10820 - Diario - Quinta-feita 21.08.25

Page 1


21 de agosto de 2025 | Ano 32 • Edição 10820

TRÁFICO

MANTINHA

MÃE E FILHO

EM CATIVEIRO POR “VINGANÇA”

EM VR

 POLÍCIA | Página 4

RJ REGULAMENTA MÁQUINAS DE APOSTAS

ELETRÔNICAS

 POLÍTICA | Página 3

UGB E DR. FRANCISCO

SAMPAIO RECEBEM HOMENAGEM

POR REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO

Sob a liderança do Dr. Francisco Sampaio, o UGB consolida-se como instituição de excelência no ensino superior, reconhecida por iniciativas inovadoras como a primeira turma exclusiva de Administração para PCDs. Seu compromisso com a inclusão social e educacional reflete-se em projetos gratuitos e na expansão de cursos, como o aguardado curso de Medicina.

A homenagem recebida pela Câmara Municipal coroa os relevantes serviços prestados à comunidade e destaca o papel transformador da instituição na região.

 POLÍTICA | Página 3

VALE DO CAFÉ INAUGURA ROTA TURÍSTICA ENTRE IPIABAS E CONSERVATÓRIA

 ECONOMIA | Página 7

PINHEIRAL

IFRJ ABRE 200

VAGAS PARA ENSINO TÉCNICO GRATUITO

 ECONOMIA | Página 7

JOVEM DE 14 ANOS COMANDA TRIBUTO A MICHAEL JACKSON EM VR

 GERAL | Página 2

RIO CLARO

Herança do café ganha projeto de revitalização

Secretário Gustavo Tutuca lidera urbanização da Fazenda da Grama em Rio Claro, antigo centro do império cafeeiro no Vale do Café

Reconhecimento facial prende

Um homem de 27 anos, procurado por associação ao tráfico de drogas, foi preso nesta quarta-feira (20) no Centro de

Volta Redonda. Ele caminhava pela Avenida Amaral Peixoto quando foi identificado pelo sistema de reconhecimento

facial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), operado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pú-

blica (Ciosp). A partir do alerta, agentes da Operação Segurança Presente o abordaram. O mandado de prisão foi confirmado

e ele permaneceu detido na 93ª Delegacia de

Capela, ainda de pé, é testemunha da grandiosidade arquitetônica e social da Fazenda da Grama
Polícia.
POLÍCIA | Página 4

Evento “Pelas Ruas de São João

Marcos” promove debate social

Evento no parque arqueológico une a memória da cidade perdida com uma reflexão contemporânea sobre vulnerabilidade social

Rio Claro

No dia 30 de agosto, sábado, acontece o evento “Pelas Ruas de São João Marcos”, iniciativa que combina arte, memória e debate social para refletir sobre o espaço urbano.

A programação começa às 10h, com um café de boas-vindas, seguido pela apresentação da Cia. Risca, grupo circense de Volta Redonda. O espetáculo, voltado ao público infantil, mistura humor, acrobacias e poesia visual, evocando a tradição popular das ruas como lugar de convivência. À tarde, o foco se volta para a discussão sobre vulnerabilidade social. A psicóloga Isabella Resende e a assistente social Bruna Naira conduzem a roda de conversa “A invisibilidade das ruas”, com reflexões sobre a realidade das populações em situação de rua e propostas de acolhimento e inclusão.

O evento busca valorizar as ruas como espaços de memória, arte e encontro, ao mesmo tempo em que problematiza os desafios da exclusão. A iniciativa também

conecta o chão histórico da antiga cidade de São João Marcos às questões sociais contemporâneas. A entrada é gratuita. Em caso de chuva, a programação poderá ser adiada.

SOBRE SÃO JOÃO MARCOS

São João Marcos foi uma antiga cidade fluminense fundada no período colonial, no século XVIII, e chegou a se destacar como um importante polo cafeeiro do Vale do Paraíba. Localizada em uma rota estratégica entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, prosperou com a economia do café, mas entrou em declínio a partir da crise do ciclo cafeeiro e, sobretudo, com a decisão do governo de desapropriar e demolir a cidade, na década de 1940, para a construção da represa de Ribeirão das Lajes, da Light. Hoje, suas ruínas preservadas dão origem ao Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, que mantém viva a memória da cidade desaparecida, oferecendo ao público experiências culturais, históricas e educativas.

Serviço:

Pelas Ruas de São João Marcos

 Data: 30 de agosto de 2025, a partir das 10h

 Local: Estrada RJ-149, Km 20 (Rio Claro–Mangaratiba), Rio Claro  Mais informações: @parquesaojoaomarcos

Inscrições abertas para 7,5 mil vagas em cursos gratuitos para professores

Estado do Rio

A Fundação Cecierj, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, abre 7.550 vagas gratuitas para o Programa de Formação Continuada de Professores. As aulas são totalmente online e voltadas para profissionais da educação básica.

Os interessados podem se inscrever até 7 de setembro pelo site do Cecierj. É possível se matricular em até duas disciplinas, cada uma com 30 horas. Após completar 120 horas de curso (quatro disciplinas), o professor recebe um certificado de atualização.

As aulas serão de 16 de setembro a 8 de dezembro. Neste último trimestre de 2025, o programa oferece 37 disciplinas em áreas como Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos, e Educação Especial e Inclusiva. Treze dessas disciplinas são inéditas.

Na área de Ciências da Natureza, por exemplo, existe a possibilidade de buscar atualização sobre as inovações no ensino de biotecnologias ou microbiologia, conhecer mais sobre como ensinar a química ou a física do dia a dia com disciplina como o “O fan-

tástico mundo dos polímeros” e “Física em movimento: aplicações cotidianas para um ensino relevante”. É possível ainda se aprofundar em temas atuais como na nova disciplina “A inteligência artificial no ensino de ciências e a discussão do pensamento crítico”. Já na Matemática, uma das principais novidades é a oferta da disciplina “GeoGebra na sala de aula”, uma ferramenta digital para o professor que quer inovar no ensino de geometria plana e espacial. Há também uma nova oferta do curso preparatório para o mestrado para mestrado profissional em Matemática (Profmat). Na área de Ciências Humanas serão diversas oportunidades com foco em Antropologia, Sociologia, filosofia, História e geografia. Dois dos novos cursos em oferta nesta área são: “Tecer em história: os usos da história local em sala de aula” e “Vozes da independência: as heroínas do 2 de julho da Bahia”. Na área de “Prática Docente” e “Educação Especial e Inclusiva” há um leque de opções para fortalecer as práticas docentes inclusivas na educação básica, como uso de jogos tabuleiro em sala de aula, princípios

da propriedade intelectual para prática docente, bem estar e promoção da saúde mental do professor no dia a dia da escola. Já a área de Tecnologias Educacionais apresenta propostas inovadoras com foco na discussão mais atual deste momento – O uso prático da Inteligência Artificial na educação básica.

“Os cursos são uma oportunidade única de formação continuada para profissionais da educação básica de todo o estado do Rio de Janeiro, trazendo ideias, propostas e debates pertinentes e inovadores para apoio ao dia a dia do profes-

sor em sala de aula. Essa é uma forma de se conectar e aprender a colaborar e trocar experiências com colegas de outras escolas e municípios, além de estreitar o contato acadêmico com uma equipe de excelentes especialistas que atuam como professores e mediadores das disciplinas. Não perca essa oportunidade de melhorar seu currículo e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho”, destacou Daniel Salvador, diretor da Extensão da Fundação Cecierj, responsável pela oferta do Programa de Formação de Professores.

Jovem de 14 anos homenageia Michael Jackson com show gratuito em VR

A cidade recebe no dia 29 de agosto, às 19h30, no palco do Centro Cultural Fundação CSN, um show gratuito em homenagem ao Rei do Pop, Michael Jackson. A data do espetáculo também marca a homenagem ao aniversário do astro. Produzida e dirigida por Caio Rangel, jovem artista de 14 anos, volta-redondense, a apresentação “Michael – O Legado Continua” terá performances de dança e um roteiro todo inspirado nas turnês do saudoso cantor estadunidense, mas com a originalidade da voz e da criatividade do artista de Volta Redonda. O espetáculo – sujeito à lotação – terá entrada gratuita ao público. Caio, que também é ator, dançarino e instrumentista, iniciou sua carreira musical aos três anos, com apresentações na escola de música Sonatta. Aos seis anos, ingressou no teatro e já tem em seu currículo quatro peças apresentadas pela Cia.

Arte em Cena, com destaque para “O Amor de Suassuna”, dirigida por Nei Rafael, em 2024, na qual viveu o personagem Euricão. “Hoje quero contribuir, com a minha arte, para a continuidade de toda a potência extraordinária que o Rei do Pop foi e sempre será”, declara Caio. Ele começou a se interessar por Michael Jackson aos cinco anos, assistindo vídeos de shows na internet, e desde então dedica-se a cantar e dançar as músicas do ídolo internacional. Neste ano, Caio iniciou seus estudos de Artes Cênicas na renomada escola de teatro carioca “O Tablado” e foi aprovado na categoria musical para a 27ª Mostra de Esquetes da instituição. “O legado do Michael atravessou gerações e me alcançou”, reforça o jovem artista, que já mostra uma carreira musical promissora.

O público pode acompanhar seu histórico, agenda e alguns recortes de suas atuações artísticas pelo Instagram: @caiorangel. oficial.

Serviço:

 Show: Caio Rangel em “Michael – O Legado Continua”

 Data: 29 de agosto de 2025

 Horário: 19h30

 Local: Centro Cultural Fundação CSN, Volta Redonda (RJ)

 Entrada: gratuita – sujeito à lotação

 Instagram: @caiorangel.oficia

Especialista ensina método simples para crianças aprenderem a usar os “Porquês”

País

Mesmo durante a vida adulta, a questão ortográfica sobre a forma correta de empregar os “porquês” ainda gera momentos de dúvida durante a escrita. Já na fase de alfabetização dos alunos, a dúvida mais frequente é para saber se a palavra é escrita junta ou separada, com ou sem acento. Caso a explicação seja incorreta ou apresentada de uma maneira complicada, a incerteza no uso da palavra correta pode prolongar o erro por toda a vida. Pensando nisso, Robson Kubis, especialista em idiomas do Grupo MoveEdu, detentor da Ensina Mais Turma da Mônica, marca referência no segmento de apoio escolar, dá dicas gramaticais e sugestões de como explicar de maneira simples a diferença entre os usos dos “porquês” para os pequenos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CADA UM DELES?

Durante a vida adulta e especialmente na era digital, em que as abreviações são frequentes, muitas vezes deixamos de aplicar a escrita da palavra corretamente. Por isso, é preciso relembrar as regras gramaticais para explicar de forma clara para as crianças. Por que: deve ser usado em perguntas diretas ou indiretas, pode ser substituído por “por qual motivo” ou “por qual razão” na escrita da frase. Por quê: é aplicado sempre no fim da frase, com o mesmo sentido de “por qual razão?”.

Porque: tem o mesmo sentido de “pois” e só deve ser usado em respostas e explicações. Porquê: sempre deve ser acompanhado de um determinante, como um artigo ou um numeral, e é sinônimo de “motivo” ou “razão”

COMO EXPLICAR TODAS ESSAS REGRAS PARA OS PEQUENOS?

José Júnior destaca que estimular a criatividade e utilizar exemplos cotidianos das crianças podem facilitar o processo e tornar o conteúdo significativo para a realidade delas. Isso é fundamental para que a informação seja absorvida facilmente.

USAR EXEMPLOS

COTIDIANOS NA ROTINA DA CRIANÇA

Use exemplos práticos e cotidianos para apresentar o uso dos porquês nessas situações, assim fica mais fácil do pequeno assimilar naturalmente as regras e deixar o processo mais leve. Frases como “Por que você não comeu toda a comida?”, “Você está bravo por quê?”, “Porque eu queria brincar.” ou “Quero saber o porquê dessa confusão.” podem aproximar a

linguagem da realidade da criança e tornar o processo de aprendizagem mais divertido.

FAZER

JOGOS E ATIVIDADES

Faça atividades lúdicas e interativas, que desenvolvam a curiosidade do pequeno e deixem o conteúdo mais envolvente, como criar jogos de encaixe com as palavras e conectar as frases com a versão correta, ou crie desenhos relacionados às situações.

TRABALHAR COM EXEMPLOS VISUAIS

Os exemplos visuais fazem toda a diferença durante as atividades lúdicas, assim, fica mais fácil para algumas crianças assimilarem e colocarem a teoria em prática, fixando o conteúdo de forma mais concreta. Para isso, podem ser usadas ilustrações, cartões com cores diferentes, cartazes e histórias em quadrinhos para unir a teoria e a imagem.

INCENTIVAR A FASE DOS PORQUÊS

A fase da alfabetização coincide com o momento em que os pequenos fazem muitas perguntas, a famosa fase dos “porquês”. Mesmo que os adultos não saibam de todas as respostas, é bom aproveitar a curiosidade natural deles no dia a dia para explicar na prática o uso dos porquês. Quanto mais a criança questiona, mais oportunidades para explicar como cada forma da palavra é usada.

LER OU CRIAR HISTÓRIAS

O público infantil adora histórias, principalmente durante a fase de alfabetização que estão com a empolgação de aprender a ler. Diante disso, é importante incentivar a leitura durante esse processo com histórias em que a palavra aparece em diferentes contextos, ou para estimular a criatividade. Além disso, para ensinar a regra gramatical, você pode criar histórias usando as diferentes versões dos “porquês” para deixar tudo mais divertido e significativo para os pequenos.

USAR A INTERNET COMO UM APOIO

Essa ajuda vai muito além da regra, pois os conteúdos educativos na internet podem ser bons aliados dos pais durante a alfabetização. Quando são bem utilizados com a devida supervisão, é possível que a criança revise a parte teórica já estudada previamente e pratique em jogos digitais com exercícios interativos que deixarão o processo de aprendizagem mais divertido, exercitando a atenção, a leitura e a gramática de forma mais leve.

Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025 no país

País

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado em 57 municípios indica que pelo menos 29 mulheres foram vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio praticado com arma de fogo em 2025, até a primeira quinzena de agosto. Na comparação com o mesmo período de 2024, houve crescimento de 45%. Das 29 vítimas, 76% não sobreviveram, ou seja, 22 morreram. Em 2024, das 20 baleadas, 60% não sobreviveram: 12 mulheres morreram e oito ficaram feridas. O maior número de casos ocorreu na região metropolitana do Recife: 31% de todos os casos registrados. Foram 13 vítimas (oito mortas e cinco feridas) em 2025. No ano passado, o número tinha sido de oito vítimas (seis mortas e duas feridas).

Na Grande Belém, houve dois registros de mortes em 2025. Em 2024, o número foi de uma ferida. Em Salvador e região metropolitana, o total de vítimas passou de duas mortas e duas feridas, para quatro mortas. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o número de vítimas subiu de sete (quatro mortas e três feridas) em 2024 para 10 (oito mortas e duas feridas) em 2025.

AMBIENTE E AGRESSORES

O principal lugar onde aconteceram os crimes foi o ambiente doméstico. Das 29 vítimas, 15 foram atingidas dentro de casa. Cinco foram baleadas dentro de bares. Do total de vítimas, 25 foram atingidas por companheiros ou ex-companheiros, ou seja, 86% dos casos. Um quarto dos casos (7) teve como agressores agentes de segurança. Com informações da Agência Brasil.

Ruínas da casa do Capitão-Mór da antiga cidade, fundada em 1739
Divulgação/MCTIC
Aulas online de curta duração são oferecidas pela Fundação Cecierj; prazo vai até
“Cassino

digital” do Estado do Rio está com as cartas na mesa

(Foto: Reprodução Internet)

O governo do Rio de Janeiro regulamentou o funcionamento das máquinas de apostas eletrônicas, como Vídeo Lottery Terminals (VLTs), totens e terminais de jogos. Publicado no Diário Oficial, o decreto prevê regras de segurança, transparência e proteção ao consumidor.



A medida, segundo a Loterj, deve gerar empregos e movimentar o turismo. As máquinas só poderão operar com credenciamento e homologação da Loterj, integradas a sistemas de rastreabilidade, proteção de dados e prevenção à lavagem de dinheiro.



O regulamento exige cadastro de jogadores com autenticação multifatorial (KYC) e proíbe pagamentos em dinheiro.

Também determina certificações internacionais e QR Codes regulatórios nos equipamentos. Para o governador Cláudio Castro, a iniciativa busca moralizar o setor e combater jogos ilegais. O presidente da Loterj, Hazenclever Cançado, classificou a regulamentação como marco histórico e modelo para o setor lotérico nacional.

CNH

O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu o fim da obrigatoriedade de autoescolas para a obtenção da CNH, argumentando que o modelo atual é caro e excludente. Ele citou que a medida visa a inclusão social e que 70% da população é favorável à mudança. A proposta, no entanto, enfrenta críticas de deputados e da Federação Nacional das Autoescolas, que temem o impacto na qualificação dos motoristas e a perda de empregos no setor. Renan Filho defende que as autoescolas podem continuar existindo, mas sem a obrigatoriedade.

NAVIOS DE GUERRA

Os EUA enviaram navios de guerra à costa da Venezuela por ordem de Donald Trump, com chegada prevista para esta quarta-feira (20). Oficialmente voltada ao combate ao narcotráfico, a operação é vista como escalada de pressão contra Nicolás Maduro. A Casa Branca classificou o presidente venezuelano como “chefe de cartel narcoterrorista”. Trump ameaçou usar “toda a força americana” contra o governo, que os EUA não reconhecem como legítimo. O Itamaraty informou que o Brasil, por enquanto, apenas acompanha a movimentação e avalia seus impactos na região.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Barra Mansa realizou, nesta quarta-feira (20), o IV Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro debateu políticas de produção sustentável de alimentos, preservação ambiental e combate à fome. Foram eleitos os novos membros do COMSEA para o biênio 2025-2027. Também foram escolhidos os delegados que representarão o município na 6ª Conferência Estadual, em setembro. O evento contou com representantes de secretarias municipais, conselheiros, a vice-prefeita Luciana Alves e o vereador Eduardo Pimentel.

VOTO

IMPRESSO

A CCJ do Senado aprovou o novo Código Eleitoral, que reúne sete leis em um texto de quase 900 artigos. A proposta traz pontos polêmicos, como a volta do voto impresso, aprovada por 14 a 12, apesar de já ter sido considerada inconstitucional pelo STF. O texto mantém a cota de 30% de candidaturas femininas e reserva 20% das cadeiras legislativas para mulheres por 20 anos. Também libera candidatos a financiarem campanhas com recursos próprios até o teto total de gastos,

Fazenda da Grama terá projeto de urbanização histórica

Secretário Gustavo Tutuca articula com Estado e Prefeitura obras que unem infraestrutura, turismo e preservação do patrimônio do ciclo do café em Rio Claro

Rio Claro

O deputado estadual e secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, participou de uma reunião estratégica com o vereador João do Gás, de Rio Claro, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e o presidente do INEA, Renato Jordão, para tratar da urbanização do bairro Fazenda da Grama, através do programa Limpa Rio Margens. Esta é uma antiga demanda da população local.

O projeto, que tem apoio direto da Prefeitura de Rio Claro e do Governo do Estado, prevê obras de infraestrutura e ordenamento urbano em uma das áreas mais tradicionais do município. A proposta alia desenvolvimento urbano, preservação ambiental e valorização turística, e tem potencial para transformar a região em um novo ponto de interesse para

favorecendo os mais ricos. O projeto ainda prevê punições mais brandas para fake news e regras para propaganda digital, mas precisa passar pelo plenário e retornar à Câmara.

INSS I

A oposição assumiu o comando da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente da comissão, enquanto o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) será o relator responsável pelo parecer final. A escolha surpreendeu o Senado, já que Viana derrotou Omar Aziz (PSD-AM), candidato apoiado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, por 17 votos a 14. Com a vitória, a oposição passou a controlar tanto a presidência quanto a relatoria. A investigação apura um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões, que teria atingido cerca de 3,2 milhões de beneficiários entre 2020 e 2025.

INSS II

Segundo a Polícia Federal, associações de fachada criadas por meio de “laranjas” faziam cobranças sem autorização. O dinheiro já está sendo devolvido pelo INSS dentro de um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal, e os aposentados e pensionistas precisam contestar os descontos até 14 de novembro pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou em agências dos Correios. Até agora, mais de 1,8 milhão de pessoas aderiram ao acordo — cerca de 75% dos que têm direito — e a expectativa é que 99% recebam os valores até a próxima segunda-feira (25).

VAPE

Sites de comércio eletrônico e redes sociais têm 48 horas para remover anúncios e conteúdos sobre cigarros eletrônicos, cuja venda e publicidade são proibidas no Brasil. A determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, que notificou plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Mercado Livre. As empresas terão dez dias úteis para apresentar relatórios das medidas adotadas, incluindo remoções, bloqueios e controles de moderação. O governo federal reforçou que a restrição vale mesmo para conteúdos voltados a maiores de 18 anos, já que o produto é ilegal no país. A Anvisa mantém desde 2009 a proibição de fabricação, importação, comércio e propaganda desses dispositivos eletrônicos para fumar.

Barra Mansa

Foto: Divulgação

moradores e visitantes. “A Fazenda da Grama tem história, identidade e muito potencial. Esse projeto vai melhorar a qualidade de vida da população local, trazer mais segurança urbana e ainda fortalecer o turismo no município. É uma agenda que une infraestrutura, meio-ambiente e desenvolvimento regional, e estamos empenhados em fazer acontecer”, destacou Gustavo Tutuca. Durante a reunião, Tutuca também agradeceu ao prefeito Babton Biondi e ao governador Cláudio Castro, destacando a importância do alinhamento entre os entes públicos para que projetos como esse saiam do papel e tragam benefícios reais à população do interior do estado.

A Fazenda da Grama, em Rio Claro, é um local de profundo valor histórico, sendo uma das propriedades mais importantes de Joaquim José de Souza Breves, conhecido como o “Rei do Café”. Ela não era apenas uma fazenda, mas o centro administrativo de um império cafeeiro no século XIX, um símbolo da opulência e do poder da elite imperial. O casarão, que foi destruído por um incêndio, e a capela, ainda de pé, são testemunhos da grandiosidade arquitetônica e social da época. Sua história, ligada ao auge do ciclo do café no Brasil, torna o local uma peça fundamental na preservação da memória do Vale do Café, atraindo o interesse de historiadores, moradores e turistas que buscam entender o legado deixado por esse período de riqueza e transformação.

Barra Mansa terá terminal ferroviário de R$ 20 milhões

O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, recebeu na tarde desta quarta-feira (20), a visita do diretor de Relações Institucionais da MRS (Malha Regional Sudeste), Gustavo Bambini. Eles foram ao Parque Industrial da cidade, à margem da Via Dutra, onde anunciaram o investimento de R$20 milhões para a instalação de um terminal ferroviário da empresa no local, validando a área como hub logístico do Sul Fluminense.

Furlani e Bambini estavam acompanhados do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar Carvalho; do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Bruno Paciello; da presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Fernanda Moysés; e do diretor da empresa Duo Valle - que já adquiriu área no local, Rafael Campos de Oliveira.

“O futuro de Barra Mansa é aqui, trazendo empregabilidade, desenvolvimento, renda e progresso para nossa amada cidade. Anunciamos hoje esta importante conquista, não só para os nossos munícipes, mas também para quem quiser investir no crescimento de suas empresas. O Parque Industrial vai possibilitar um futuro promissor a todos”, destacou Furlani. Bambini disse que este, provavelmente, será o maior investimento da empresa feito na região nos próximos anos.

“A gente sabe que tem um diferencial quando a ferrovia acessa um grande terminal de cargas. É uma forma de parceria que vai gerar a indução de desenvolvimento, um investimento vultoso da nossa parte para construir esse terminal. E isso vai garantir que outras empresas que dependem da operação ferroviária possam se instalar aqui. Certamente é uma parceria para o desenvolvimento econômico de Barra Mansa, para o desenvolvimento da MRS - de

certa forma, para o desenvolvimento da ferrovia como um todo. Acredito que este será um dos investimentos mais importantes que a gente vai fazer no Sul Fluminense nos próximos anos “, destacou o diretor da MRS. “Um avanço para o desenvolvimento econômico de Barra Mansa”, destacou o secretário Cesar Carvalho. “Estamos muito felizes com a notícia, pois viabiliza a instalação de diversas empresas para nosso Parque Industrial e a geração de milhares de empregos. Nosso Parque já é uma realidade e está cada dia mais atrativo para novos empreendimentos. Venham para Barra Mansa, pois estamos de braços abertos para receber mais empreendedores na nossa cidade”, acrescentou. “É um passo muito importante, que permite nos aproximar do futuro mais promissor de Barra Mansa”, enfatizou a presidente da Aciap-BM, Fernanda Moysés. Bruno Paciello reforçou que, com o terminal ferroviário, Barra Mansa se tornará um ponto

central de conexão e distribuição no Sul Fluminense. “Estamos muito felizes com a vida do diretor institucional da MRS, que fez questão de estar aqui conosco e conhecer todo o projeto. É mais um passo para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Faltam poucas áreas disponíveis para comercialização. Quem tiver interesse em adquirir, pode entrar em contato com a Companhia de Desenvolvimento através da rede social (@codebm)”, disse Bruno.

PARQUE INDUSTRIAL

O Parque Industrial possui uma área de 700 mil m², de grande potencial logístico para toda a região Sul Fluminense, pois está localizado à margem da Via Presidente Dutra e agora integra, além do modal rodoviário, o ferroviário também. Além desta grande vantagem, as empresas que se instalarem no local podem gozar do benefício fiscal da lei estadual nº 8.960/21 (Lei do Aço), que reduz o ICMS de 18% para 3%.

Reitor do UGB, Dr. Francisco Sampaio recebe Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara de Volta Redonda

O reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Dr. Francisco Sampaio, foi homenageado pela Câmara Municipal de Volta Redonda na noite desta terça-feira, dia 19. Durante a sessão solene, ele recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos, proposta pelo vereador Rodrigo Furtado, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela instituição à cidade e à região. Um dos principais motivos da homenagem foi a formatura da primeira turma exclusiva do curso de graduação em Administração para Pessoas com Deficiência (PCDs), realizada no último dia 15, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda. O projeto é pioneiro e garantiu formação 100% gratuita para 25 alunos.

Em seu discurso, o vereador destacou o papel do reitor à frente da instituição. “Meu pai sempre dizia: dai honra a quem tem honra. O Dr. Francisco Sampaio realiza um trabalho fantástico no UGB. Tivemos em Volta Redonda a primeira turma de PCD totalmente gratuita, que mostrou que é possível sonhar e alcançar, contribuindo de forma significativa para a inclusão social. Além disso, é importante destacar o investimento que o UGB vem fazendo na área da saúde, com a implantação do primeiro curso de Medicina da região, que vai ampliar o acesso da população e suprir a carência de médicos nos municípios. É uma moção merecida. Eu escolho a dedo quem homenageio. Por fim, meus agradecimentos também a toda a equipe acadêmica, que faz do UGB um centro de referência

em educação superior”, afirmou. RECONHECIMENTO E NOVOS INVESTIMENTOS

Ao agradecer a homenagem, em pronunciamento na tribuna, Dr. Francisco Sampaio destacou o compromisso social e os investimentos que o UGB vem realizando. “Recebo esta homenagem com alegria e gratidão. O UGB completa 57 anos de atividades ininterruptas, oferecendo bolsas de estudos em diferentes percentuais, inclusive gratuitas. Na última semana, formamos 25 administradores PCDs em um curso totalmente custeado pela instituição. Também desenvolvemos metodologias próprias para deficientes auditivos e visuais, sempre com bolsas integrais. Criamos ainda grupos de assistência jurídica, psicológica e

nutricional, gratuitos e abertos à comunidade”, destacou.

O reitor lembrou ainda da criação do Centro de Ciências da Saúde e da expectativa para o início do curso de Medicina, previsto para março de 2026, no campus Barra do Piraí. “Nosso objetivo é ampliar o acesso à saúde e formar profissionais qualificados que possam atender à região. O UGB não tem fins lucrativos; nosso interesse é garantir a sustentabilidade e continuar investindo em projetos que cumpram nossa função social”, concluiu.

O evento contou ainda com a presença da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcântara, do diretor do Instituto de Gestão e Humanidades (IGH), Júlio Dias, e do diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia (ITE), Gustavo de Paiva.

Resende lança sistema que integra órgãos municipais, estaduais e federais

Resende

A Prefeitura de Resende vai lançar, nesta sexta-feira (22), o Regin 2.0, um sistema que integra órgãos municipais, estaduais e federais em uma única plataforma online. A cerimônia será realizada na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, na Rua Henrique Sivori, 47, 2º andar, bairro Campos Elíseos, às 10h30. Com o Regin 2.0, será possível abrir empresas de forma to-

talmente digital, sem necessidade de deslocamento ou entrega de documentos físicos. O sistema funciona como um “balcão único” virtual, centralizando informações, analisando dados em tempo real e automatizando processos que antes eram feitos manualmente. A inovação reduz o tempo de espera, aumenta a eficiência e garante mais transparência para os empreendedores de Resende. A novidade facilitará a rotina

empresarial, garantindo maior agilidade na abertura e manutenção de negócios. Todo o processo será realizado pelo portal, de forma segura e sustentável, eliminando o uso de papel e contribuindo para o meio ambiente. “O Regin 2.0 é um divisor de águas para o empreendedor de Resende. Estamos trazendo mais agilidade, menos burocracia e mais eficiência para quem quer abrir ou manter o seu negócio na cidade. É um passo importante

para modernizar e fortalecer o ambiente de negócios local”, afirmou Fernando Rodrigues, secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços. As inscrições para o evento de lançamento podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLSeYgs9i8VO-

Volta Redonda
“Projeto vai melhorar a qualidade de vida da população local, trazer mais segurança urbana e ainda fortalecer o turismo no município”, diz Tutuca

mantidos em cárcere pelo tráfico são libertados em VR

GMVR libertou dupla mantida em cativeiro como “punição” no Belo Horizonte; vítima estava há 3 dias sem comer

Volta Redonda

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) resgatou nesta quarta-feira (20), uma mulher, de 24 anos, e seu filho, de um ano e 10 meses, que estavam sendo mantidos em cárcere privado no bairro Belo Horizonte. A ação foi desencadeada após denúncia encaminhada pelo Conselho Tutelar II à Patrulha de Proteção à Criança e ao Adolescente – serviço da Semop.

A vítima relatou que estava há cerca de uma semana em cárcere privado e que havia três dias que não se alimentava. Ela foi encontrada junto com o filho, em condições de vulnerabilidade.

A mulher contou aos guardas municipais que a situação de cárcere teria sido imposta por integrantes do tráfico de drogas local como forma de punição após um desentendimento dela com uma vizinha. A “pena”, segundo ela, teria duração até 17 de setembro. No momento do resgate, ela apresentava hematomas pelo corpo e um ferimento no supercílio,

já suturado. Após o resgate e a realização de um boletim de ocorrência na 93ª Delegacia de Polícia, a mulher

foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro Três Poços, para exame de corpo de delito. Em seguida, mãe e

filho foram levados ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), onde receberam acolhimento e acompanhamento especializado. Eles seguirão sendo atendidos pela rede de proteção do município.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da rede de proteção no atendimento e enalteceu a criação das patrulhas especializadas, como a de Proteção à Criança e ao Adolescente.

“A partir de uma denúncia que chegou à nossa patrulha de Proteção à Criança e ao Adolescente, conseguimos dar fim a uma situação degradante de cárcere privado. Parabenizo a quem procurou o Conselho Tutelar e fez a denúncia, assim como os nossos agentes da Guarda Municipal que atuaram de forma precisa e segura para resgatar essa mulher e seu filho. Agora, a Polícia Civil vai investigar e responsabilizar os envolvidos”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.

Procurado por tráfico é preso em Volta

Redonda por reconhecimento facial

Um homem de 27 anos, procurado por associação ao tráfico de drogas, foi preso nesta quarta-feira (20) após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Ele caminhava pela Avenida Amaral Peixoto, no Centro, quando foi localizado por agentes da Operação Segurança Presente. Após ser reconhecido pelo sistema de reconhecimento facial operado pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), um alerta foi emitido. De imediato, policiais que faziam patrulhamento nas proximidades realizaram a abordagem. O homem não resistiu e foi encaminhado à 93ª Delegacia de Polícia, onde o mandado de prisão em aberto foi confirmado. Ele permaneceu preso.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que a prisão demonstra a eficácia da tecnologia aliada ao trabalho integrado das

forças de segurança em Volta Redonda. “Temos obtido resultados contundentes com o uso do sistema de reconhecimento facial em Volta Redonda, com prisões de foragidos por associação ao tráfico, tráfico de drogas e até homicídio. E o melhor: sem qualquer efeito colateral. Não é mais o futuro, mas sim o presente da Segurança Pública em Volta Redonda. Hoje a cidade é mais segura graças ao emprego da inteligência e tecnologia”, afirmou o secretário.

Pioneirismo na segurança pública

Volta Redonda é a primeira cidade no estado, depois da capital, a contar com a tecnologia de reconhecimento facial. O sistema funciona no município desde meados de novembro do ano passado. Através do Ciosp, as imagens captadas por câmeras de monitoramento da prefeitura são cruzadas com um banco de dados da Polícia Civil, que contém informações sobre pessoas procuradas pela Justiça. A partir desse

cruzamento de dados, o policial em patrulhamento é alertado e faz a abordagem, conduzindo o suspeito para a delegacia de polícia.

A execução do sistema de reconhecimento facial ocorre

Jovem é preso suspeito de receptação de moto roubada em VR

Volta Redonda

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) recuperou, na tarde de terça-feira (19), uma motocicleta roubada e prendeu um jovem de 19 anos suspeito de receptação. O veículo havia sido levado no dia 14 de fevereiro, em Queimados, na Baixada Fluminense, e foi identificado pelas câmeras de leitura de placas veiculares da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A tecnologia detectou que a moto, com restrição por roubo, circulava pela cidade durante a manhã. A informação foi repassada à Polícia Civil, que iniciou diligências para localizá-la. Ao mesmo tempo, equipes de motocicletas da GMVR foram acionadas e conseguiram interceptar o suspeito no bairro Ponte Alta. Durante a abordagem, os agentes verificaram que a motocicleta estava com a placa dobrada e a parte traseira raspada, os recursos usados para dificultar a fiscalização e indícios de uso em manobras irregulares. O jovem que conduzia o veículo se apresentou como proprietário, mas

foi constatado que a moto tinha registro de roubo. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à 93ª Delegacia de Polícia. Na delegacia, o jovem foi autuado por receptação de produto roubado, com fiança estipulada em um salário mínimo. O veículo permanecerá apreendido até ser devolvido ao verdadeiro dono. O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, destacou a importância do uso da tecnologia no apoio às forças de segurança do município. “Graças aos nossos profissionais do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), da Guarda Municipal e aos parceiros da Polícia Civil, conseguimos identificar e retirar de circulação esse veículo com restrição criminal. É um trabalho integrado que demonstra que os investimentos em tecnologia e softwares de ponta feitos pelo poder público municipal estão trazendo resultados consistentes. Quem ganha com isso é a população, que pode viver em uma cidade cada vez mais segura. Estamos avançando”, afirmou.

Trem atinge carreta em Paraíba do Sul

Paraíba do Sul

Na manhã desta quarta-feira (20), um trem atingiu uma carreta na Avenida Ayrton Senna, no Centro de Paraíba do Sul.

Imagens mostram a parte traseira da carreta nos trilhos, pouco antes da aproximação do trem,

a abordagem

graças a uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado, através de uma cooperação entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar.

Governo do Estado lança plataforma inédita do Observatório do Feminicídio

Estado do Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta quarta-feira (20/08), uma plataforma digital inédita do Observatório do Feminicídio, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher. A ferramenta reúne dados de segurança, justiça e saúde que vão ajudar na formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Com linguagem acessível, o portal apresenta seis painéis interativos, entre eles um levantamento inédito da Secretaria de Estado de Saúde que revela: em 2024, foram registradas 148 notificações diárias de violência contra mulheres em unidades de saúde. Neste ano, a média está em 139 por dia, o que representa uma redução de 6%.

“O Rio de Janeiro dá mais um passo no combate à violência contra a mulher. Esta iniciativa consolida o papel do Estado como articulador de políticas públicas baseadas em dados e evidências, garantindo mais eficiência no enfrentamento a este grave problema social. Estamos trabalhando para garantir a cada mulher o direito de viver com dignidade, autonomia e segurança”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Os dados da SES-RJ mostram que, entre os 42.152 casos noti-

ficados em 2024, 30.978 (73,5%) tiveram mulheres como vítimas. A violência física aparece como a principal forma de agressão, enquanto o estupro é o tipo de violência sexual mais frequente. Outro dado alarmante é a reincidência: 42% dos casos ocorreram de forma repetida. “Pela primeira vez, reunimos em um só espaço dados de órgãos públicos que denunciam, investigam, julgam e acolhem. É uma iniciativa que une ciência e dados para enfrentar uma das formas mais cruéis de violência contra a mulher. Nosso compromisso é continuar trabalhando para que nenhuma mulher seja silenciada pela violência”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar. Outro dado preocupante mostrado pelo levantamento é a repetição das agressões: cerca de 42% dos casos notificados ocorreram de forma reincidente. “Os casos de feminicídio e agressões a mulheres são constantes e alarmantes. A iniciativa de integrar o novo painel da Saúde RJ com informações sobre as notificações compulsórias a outras áreas do Governo em ferramenta única é importantíssima. Certamente vai ajudar a formular novas políticas públicas para enfrentamento deste tipo de violência. Essa força tarefa é fundamental para garantir que as mulheres estejam protegidas e acolhidas”,

destacou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Durante o evento, também foram lançados uma cartilha informativa destinada ao público em geral e um curso de capacitação para agentes de segurança. “ É fundamental que nos unamos ao Governo do Estado para enfrentar esse problema. Instituições como a UFRJ têm a responsabilidade de não apenas produzir conhecimento, mas também de se posicionar diante das injustiças” , disse a vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci. Rede de proteção para combater feminicídio

Números do Instituto de Segurança Pública (ISP) que estão no painel do Observatório do Feminicídio mostram que entre janeiro e julho de 2025, o Rio de Janeiro registrou 53 casos de feminicídio. O dado representa uma redução de 12 casos em relação ao mesmo período de 2024. Já na esfera da Justiça, o painel do TJ-RJ aponta que, no primeiro semestre de 2025, foram concedidas 23.440 medidas protetivas de urgência e efetuadas 3.032 prisões.

O Governo do Estado investe em ações e programas voltados à prevenção da violência contra as mulheres e no fortalecimento da rede de proteção às vítimas. A Polícia Militar conta com a Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, que já realizou mais de 336

mil atendimentos. Pelo app Rede Mulher, criado pelo Governo do Estado, é possível acionar a Central 190 da Polícia Militar pelo botão de emergência que envia em tempo real a localização da vítima, além de solicitar medidas protetivas.

As mulheres contam ainda com os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM e CIAMs), que oferecem atendimento psicológico, jurídico e social para mulheres em situação de violência. As três unidades da Secretaria da Mulher realizaram mais de 11 mil atendimentos em 2024. Além disso, o Governo oferece um abrigo sigiloso para mulheres em vulnerabilidade.

O Observatório do Feminicídio conta com apoio técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da participação da Secretaria de Estado de Saúde, do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj. A iniciativa tem caráter multidisciplinar e funciona como uma ferramenta de integração de dados de órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos, além de acolher sobreviventes e familiares. A iniciativa conta com investimento de R$ 2,4 milhões da Secretaria de Estado da Mulher.

quando a buzina é acionada. Em seguida, o trem colide com o veículo, que é lançado contra um muro. O tanque da carreta, usado para transporte de gás natural, estava vazio no momento do acidente. Ninguém ficou ferido.

Fiscalização em VR apreende 15 pássaros mantidos irregularmente

Volta Redonda

Uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda, com apoio da Guarda Municipal (GMVR), realizou nesta quarta-feira (20) uma apreensão de 15 pássaros mantidos presos irregularmente, durante ação de fiscalização no bairro Retiro.

A equipe foi acionada para averiguar uma denúncia de maus-tratos contra um cachorro, mas, ao chegar ao local, encontrou as aves em gaiolas, sem os registros legais obrigatórios. Os animais estavam em posse de um criador irregular e foram imediatamente apreendidas.

O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda para os devidos procedimentos legais. A legislação prevê multas que podem chegar a R$ 60 mil em situações como esta.

A SMPDA afirmou que continuará acompanhando o processo e os pássaros apreendidos serão encaminhados ao Cetas, Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama, em Seropédica.

“Nosso trabalho é garantir que os animais, sejam domésticos ou silvestres, tenham seus direitos respeitados. Apreensões como essa reforçam que manter animais de forma irregular é crime e não será tolerado em Volta Redonda. Vamos continuar atuando firmes na fiscalização e contamos com a população para denunciar situações de maus-tratos e irregularidades”, afirmou o secretário da SMPDA, Paulinho AP. “A parceria entre as secretarias de Ordem Pública (Semop) e a de Proteção e Defesa Animal tem sido fundamental para coibir práticas ilegais, como o comércio e a criação irregular de animais silvestres. Essa ação conjunta mostra que estamos atentos e trabalhando para proteger não apenas a segurança da população, mas também o meio ambiente e a fauna da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.

Volta Redonda
Mãe e filho foram levados ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), onde receberam acolhimento e acompanhamento especializado
Policiais que faziam patrulhamento nas proximidades realizaram
Foto: Divulgação Semop-VR
Veículo foi identificado por câmeras da Semop e interceptado no bairro Ponte Alta
Foto: Divulgação/Semop

Sul Fluminense

Imagine ter menos de 40 anos e, de repente, ver seu corpo entrar em uma fase que muitas mulheres só enfrentam depois dos 50. A menopausa precoce, também chamada de insuficiência ovariana prematura, afeta 1 em cada 100 mulheres, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A condição interrompe de forma precoce a ovulação e a produção de hormônios como estrogênio e progesterona, trazendo consequências físicas, emocionais e sociais que muitas vezes surpreendem pela intensidade.

Conheça o impacto silencioso da menopausa precoce

Condição afeta 1% das mulheres no mundo e pode trazer impactos físicos, emocionais e sociais, alerta especialista da Organonl

“É um processo irreversível e que pode causar um impacto emocional profundo. Muitas mulheres sentem que estão envelhecendo antes da hora e podem vivenciar um luto pela infertilidade”, afirma Nanci Utida, Diretora Associada de Assuntos Médicos da Organon Brasil.

SINTOMAS QUE PASSAM

DESPERCEBIDOS

A condição pode surgir espontaneamente ou como consequência de doenças autoimunes, tratamentos contra o câncer e cirurgias. Seus sinais, no entanto, nem sempre são

reconhecidos de imediato.

“Sintomas como alterações no ciclo menstrual, dificuldade para dormir, lapsos de memória, irritabilidade, pele mais ressecada e diminuição da libido podem ser confundidos com estresse ou cansaço, o que retarda o diagnóstico”, explica Nanci.

Entre os exames que ajudam a identificar o problema está a dosagem do hormônio anti-Mülleriano – um marcador importante da reserva ovariana, mas que ainda não é solicitado

rotineiramente.

A menopausa precoce não é apenas uma questão reprodutiva: ela acelera processos de envelhecimento e aumenta o risco de osteoporose, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e pode trazer até quadros de depressão e ansiedade.

TRATAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO

Segundo a médica, embora não seja possível reverter a condição, o tratamento individualizado, que pode incluir reposição hormonal, suplementação de cálcio e vitamina D, atividade física e apoio psi-

cológico, é fundamental para melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações.

“No caso da menopausa precoce, os benefícios da reposição hormonal costumam superar os riscos, especialmente para proteger a saúde óssea e cardiovascular”, reforça.

Apesar da percepção de que a condição está se tornando mais frequente, uma pesquisa global publicada na revista científica Climacteric , que reuniu dados de 31 estudos realizados em diferentes países entre 1980 e 2017, mostrou que os índices permanecem estáveis nas últimas décadas: cerca de 3,7% das mulheres apresentam

insuficiência ovariana primária e 12,2% passam pela menopausa precoce.

O que aumentou, de acordo com a especialista, foi a conscientização, a procura por ginecologistas e o acesso a exames que permitem identificar casos antes negligenciados.

“Falar sobre menopausa precoce é romper o silêncio em torno de um tema que impacta diretamente a vida, a autoestima e o futuro de muitas mulheres. Informação é a primeira etapa para o cuidado”, conclui.

Blitz educativa conscientiza sobre população em situação de rua

Campanha distribuiu panfletos e apresentou equipamentos de acolhimento

que oferecem acolhimento e assistência à população em situação de rua.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) promoveu uma blitz educativa em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, nesta terça-feira (19). A mobilização ocorreu em dois pontos de grande circulação, próximo ao Hospital Santa Cecília, no bairro Laranjal, e no cruzamento em frente à loja Americanas, na Vila Santa Cecília.

A ação contou com a participação da equipe de abordagem do Departamento de Proteção Especial (DPES), do Abrigo Seu Nadim e do Centro Pop, além do apoio da Guarda Municipal (GMVR) e das secretarias municipais de Educação (SME), da Pessoa com Deficiência (SMPD) e de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH). Durante a blitz, foram distribuídos panfletos com informações sobre os equipamentos públicos

A diretora do Departamento de Proteção Especial, Mariana Pimenta, ressaltou a importância da ação. “Volta Redonda possui uma rede integrada de atendimento à população em situação de rua. É através de políticas públicas e serviços comprometidos que conseguimos avançar no processo de saída das ruas e alcançar resultados positivos para todos.”

A subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, destacou que a campanha busca sensibilizar a sociedade. “Estamos dialogando com a população para mostrar os serviços oferecidos pela rede municipal. Nosso papel é garantir um atendimento humanizado e criar condições para que essas pessoas reconstruam suas vidas. Para isso, é fundamental que a sociedade caminhe junto com o Poder Público.”

Moradores que passaram

pelos pontos da blitz aprovaram a iniciativa. Para a empresária Astrid Borges, moradora do bairro Parque das Ilhas, a ação dá visibilidade aos serviços existentes. “É importante porque muitas pessoas não sabem onde procurar ajuda. A divulgação mostra que há uma rede preparada para atender quem precisa”, destacou.

Já o aposentado Paulo Roberto Oliveira reforçou a necessidade de ações permanentes. “Esse trabalho precisa ser constante para conscientizar a população e apoiar essas pessoas. Quanto mais presente for o Poder Público, melhor para todos”, enfatizou. Rede completa de assistência

A Prefeitura de Volta Redonda mantém uma rede de apoio à população em situação de rua, que inclui a equipe de abordagem social, o Centro Pop, a Casa de Passagem, o Abrigo Municipal Seu Nadim e o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), localizado na rodoviária.

Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, por meio do setor de Educação Permanente, promoveu o evento “Integração Ensino-Serviço e Comunidade”, com o tema “Vivenciando o SUS: Desafios, práticas e transformações na saúde pública”. A atividade, que contou com apresentação cultural do grupo Meninos do Batuque, da Fundação CSN, aconteceu na noite desta terça-feira (19), no Teatro Maestro

Franklin de Carvalho Junior, no bairro Laranjal. De acordo com a diretora do Departamento de Educação Permanente da SMS, Marcilea Dias Sá, o objetivo principal foi fazer o acolhimento dos futuros trabalhadores da Saúde na Rede de Atenção à Saúde (RAS) em Volta Redonda. “Esse evento recebe os estagiários que começarão a atuar no segundo semestre. Recebemos cerca de três mil estagiários ao ano”, explicou.

Ela acrescentou que, considerando os estágios obrigatórios dos futuros trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde) em Volta Redonda, a Integração Ensino-Serviço e Comunidade pretende uma maior aproximação entre Secretaria Municipal de Saúde, escolas de nível técnico e superior, serviços de saúde e comunidade. “O evento tem como objetivo acolher e integrar os futuros profissionais da Saúde — de nível superior e técnico — às

dinâmicas do SUS local, promovendo um espaço de reflexão coletiva e diálogo entre ensino, serviço, gestão e controle social. A atividade é alinhada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), reforçando o compromisso com uma formação crítica, ética e socialmente engajada”, falou Marcilea.

“O acolhimento é um marco importante na formação em saúde. Ele representa o início de uma nova jornada, onde o estu-

dante é convidado a olhar para o SUS não apenas como um campo de prática, mas como um projeto político de defesa do direito à saúde”, destacou. O público-alvo foi formado por estudantes da área da saúde, de nível técnico e superior, mas o evento também reuniu gestores, técnicos, residentes médicos, profissionais preceptores dos estagiários e professores supervisores técnicos, além de representantes das instituições de ensino superior e técnico que

possuem acordo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós, da SMS, levamos tão a sério a política de educação permanente na saúde, que temos um departamento só para isso. E atuamos no acolhimento com equidade, igualdade e liberdade, de forma justa, dentro dos preceitos do SUS a todos que vão compor as nossas

equipes de saúde”, afirmou a secretária de Saúde de Volta Redonda, Marcia Cury.
Jean Alves/Smas
Mobilização ocorreu em dois pontos de grande circulação, próximo ao Hospital Santa Cecília, no bairro Laranjal, e no cruzamento em frente à loja Americanas, na Vila Santa Cecília

Luciana Alves dá posse aos novos membros do Conselho da Cidade em Barra Mansa

Conselho das Cidades é composto por representantes do poder público, da sociedade civil e de diversos segmentos da comunidade

Barra Mansa

A vice-prefeita de Barra Mansa, Luciana Alves, deu posse aos novos membros do Conselho da Cidade, que atuarão no biênio 2025-2027. O ato aconteceu no Gabinete da Prefeitura, na tarde desta quarta-feira (20), e marcou o início de um novo ciclo de debates e ações voltadas ao desenvolvimento urbano e planejamento da cidade.

Luciana, também secretária municipal da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância do conselho como instrumento de construção coletiva para o futuro do município.

“O Conselho da Cidade é essencial para o desenvolvimento de Barra Mansa. Ele é um espaço de ação, de planejamento e, acima de tudo, de responsabilidade”, afirmou.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, foi empossado como presidente do Conselho e parabenizou os novos membros, destacando o papel fundamental que cada um

Titulares:

Eros dos Santos

Larissa Canesqui

José Cordeiro

Rodrigo Viana César Carvalho

Suplentes

Claudio Rogerio Pimentel Escobar

Geovana Julio dos Santos

Adelaide Maria Antônio Werneck

Guilherme Augusto Fonseca

Bruno Gomes Meireles

Legislativo

Titulares

Everton Pezão

Eduardo Pimentel

Suplentes

Elias Barbosa Romeiro José Klévis da Silva

Angra dos Reis

A Secretaria de Segurança

Pública de Angra dos Reis, por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana e Transportes Concedidos, realizou na manhã de terça-feira (19), na Praça do Porto, no Centro, uma vistoria nos ônibus do transporte coletivo de passageiros. A ação, de caráter rotineiro, contou com o apoio da Associa-

Ação marca o início de um novo ciclo de debates e ações voltadas ao desenvolvimento urbano e planejamento da cidade

desempenhará na formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“A responsabilidade é grande quando falamos em planejamento urbano, acessibilidade,

mobilidade e moradia. Por isso, é fundamental que o Conselho atue com compromisso e escuta ativa da sociedade”, disse Eros.

O Conselho das Cidades é composto por representantes do poder público, da sociedade civil

Representantes do Executivo:

Movimentos sociais populares

Titulares

Gilmar José Félix - PAC Carlos Roberto ASSOCIAÇÃO DOS AUTISTAS

Muary Dias QuintanilhaASSOCIAÇÃO PASTORAL E ECOLÓGICA

Edmar F. Emiliano - FAMBAM

Suplentes

Marcos Antônio Marques PAC

Geraldo Magela de Barros

ASSOCIAÇÃO DOS AUTISTAS

William Resende de Castro JrASSOCIAÇÃO PASTORAL E ECOLÓGICA

André Paulo - FAMBAM Trabalhadores através de

suas entidades sindicais

Titulares

Antônio Marcelino de Carvalho - SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS

Augusto Rezende - SINDICATO RURAL

Suplentes

Lilian da Silva Barbieri - SINDICATO RURAL

Washington de Oliveira Alberice - SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS

Operadoras de serviço público

Titulares

Diego Sebastian C. SouzaSAAE

Lucas Gomes Leal - SINDPASS

Suplentes

ção Angrense dos Deficientes Físicos (AADEF Angra) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo foi verificar se os veículos estão em conformidade com as normas de acessibilidade, garantindo embarque e desembarque seguros, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida. Durante a vistoria, foram avaliados itens essenciais, com atenção especial aos elevadores de

acesso. Todos estavam em pleno funcionamento.

O secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa, destacou a importância da iniciativa. “Garantir a total acessibilidade dos ônibus é fundamental. Essas vistorias asseguram que todos possam se deslocar com segurança e conforto, respeitando os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, afirmou.

e de diversos segmentos da comunidade, tendo como objetivo contribuir para a formulação de diretrizes e ações que promovam o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Barra Mansa.

Vera Lúcia Teixeira - SAAE

Dr. Flávio Lourenço BrandãoSINDPASS

Empresarial relacionado ao desenvolvimento urbano

Titular

Manoel Duarte - ACIAP

Suplente

Jeferson Silva Ferreira – CDL Representantes profissionais

Titular

Cláudio Rodrigues IgnácioCAU

Suplente Pedro Valente - OAB

O superintendente de Mobilidade Urbana e Transportes Concedidos, Marcel Araújo, ressaltou o trabalho integrado. “Essa fiscalização permite acompanhar de perto o funcionamento dos veículos e verificar se tudo está conforme a lei. Trabalhar junto ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência fortalece nosso compromisso com um transporte público mais inclusivo e seguro”, disse.

H.FOA anuncia início do atendimento pediátrico no Centro Médico

Volta Redonda O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) lançou, nesta semana, o atendimento pediátrico em seu ambulatório, um passo importante na ampliação da assistência à saúde infantil na região. A novidade busca oferecer cuidado especializado, humanizado e acessível para crianças e adolescentes, fortalecendo o conceito de atendimento integral à família. O serviço já está em funcionamento, com consultas agendadas. De acordo com a diretora médica do H.FOA, Dra. Luciana Guimarães, a iniciativa representa mais do que a abertura de um novo serviço, mas sim a complementação do cuidado já prestado às famílias. “É muito importante para nós conseguir trazer crianças e adolescentes para serem atendidos conosco, principalmente porque complementa o atendimento familiar. Somos uma instituição com grande desenvolvimento tecnológico, mas também prezamos por integrar o cuidado à família como um todo. O pediatra torna-se fundamental nesse tratamento de excelência”, destacou. O atendimento será oferecido diariamente no ambulatório do hospital, o que garante acesso contínuo às famílias. Segundo a médica pediatra Dra. Thaís Ferraz, que integra a equipe responsável pelo novo serviço, a inclusão da pediatria no Centro Médico era uma demanda antiga.

“Já oferecíamos atendimento para os demais membros da família, mas faltava para os pequenos.

Quem é pai sabe a importância desse acolhimento. Agora toda a família poderá ser contemplada em nosso ambulatório”, afirmou.

O H.FOA também preparou sua equipe para garantir acolhimento e qualidade no atendimento às crianças. Segundo Dra. Luciana, muitos profissionais já possuem experiência em pediatria em diferentes instituições. Além disso, a estrutura do hospital conta com UTI pediátrica e neonatal com mais de 20 leitos, oferecendo suporte completo.

“Já temos uma equipe treinada e experiente. O que faltava era a parte técnica, porque o humano já faz parte do nosso DNA”, reforçou a diretora médica. A médica pediatra Thaís Ferraz falou ainda sobre o impacto regional do serviço.

“Não é só para Volta Redonda, o H.FOA atende toda a região. Sabemos da carência de serviços pediátricos. Eu completo 10 anos de pediatria e trago essa experiência para ajudar as crianças da região. Queremos fazer a diferença.”

Outro diferencial é a integração do ambulatório pediátrico com os demais setores do hospital.

“O atendimento pediátrico se conecta com a UTI neonatal e pediátrica, além de exames e outros serviços. Com isso, conseguimos acompanhar desde o planejamento familiar até o cuidado da criança. Estamos estruturando também serviços de fertilidade e genética, sempre com foco no atendimento integral da família”, explicou Dra. Luciana.

Detran.RJ promove curso de educação para o trânsito em Angra dos Reis

Angra dos Reis

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran. RJ, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Angra dos Reis, promoveu nesta terça-feira (19), uma capacitação para professores e profissionais ligados ao trânsito. O encontro foi realizado na Sala de Vídeo do Teatro Municipal e teve como objetivo sensibilizar os participantes para atuarem como multiplicadores da educação para o trânsito em toda a cidade.

Segundo Wagner Dias, diretor de Educação para o Trânsito de

Angra dos Reis, a proposta vai além do repasse de regras. “Mais do que transmitir normas, buscamos inspirar atitudes conscientes e responsáveis. Cada profissional capacitado aqui poderá levar essas práticas para suas escolas, comunidades e espaços de atuação, contribuindo para um trânsito mais seguro e humano em nossa cidade”, afirmou. O curso apresentou estratégias pedagógicas e ferramentas práticas para que os participantes possam promover a conscientização sobre segurança viária de forma eficaz, alcançando motoristas, pedestres e ciclistas.

Educação em Tempo Integral de Resende entra em mapa nacional do Mec

Resende

O projeto de gestão da Educação em Tempo Integral aplicado na rede municipal de ensino de Resende foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar o novo Mapa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral. A iniciativa reconhece ações bem-sucedidas de gestão e planejamento pedagógico na ampliação do programa Escola em Tempo Integral em todo o Brasil. Na região do Médio Paraíba, Resende e Barra Mansa são os únicos municípios selecionados.

felizes com esse reconhecimento e seguimos comprometidos em expandir ainda mais esse modelo”, reforça Rosa. Nos últimos oito anos, a educação pública de Resende passou por uma transformação. Mais de 90% das unidades escolares foram reformadas e ampliadas, permitindo quase 4 mil novas matrículas no modelo de tempo integral. Em 2025, sete novas escolas passaram a oferecer essa modalidade, contemplando alunos do Ensino Fundamental I e II.

O Parque do Ingá será palco de um encontro que une espiritualidade, cultura e defesa da natureza. O evento “Tambores pelo Meio Ambiente” acontece neste domingo (24), a partir das 8h, e é promovido pela Comissão de Terreiros do Sul Fluminense – Mojubá, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A atividade é gratuita e aberta ao público.

A proposta é dar voz à força ancestral dos tambores em um ato simbólico em defesa do meio ambiente. Com o lema

“Axé para a mata! Axé para todos nós!”, o evento reforça o compromisso histórico dos povos de

terreiro com a preservação ambiental. Para essas comunidades tradicionais de matriz africana, proteger a natureza é também preservar sua fé, seus ritos e sua identidade cultural. Durante o encontro, haverá distribuição de mudas nativas pela Smma, além do lançamento da nova edição da Cartilha Mojubá, publicação que valoriza e dá visibilidade às casas tradicionais de matriz africana da região. A Patrulha de Garantias Fundamentais, da Semop, também marcará presença, reforçando o compromisso com os direitos e a proteção das tradições religiosas afro-brasileiras. O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Fuede, destacou a importância da ini-

Intitulada “Gestão Integrada como alicerce da Educação em Tempo Integral”, a proposta descreve os principais investimentos e estratégias adotadas pela Prefeitura de Resende para elevar a qualidade do ensino público. Entre as ações, a secretária de Educação, Rosa Frech, destaca a revitalização de unidades escolares, ampliação de vagas, introdução de tecnologias educacionais e formação continuada de professores. Atualmente, 17 escolas e 26 creches do município oferecem o modelo de ensino em tempo integral, beneficiando quase 5 mil alunos.

“Entendemos que a Educação em Tempo Integral é uma ferramenta importante para a formação completa dos nossos alunos e não medimos esforços para garantir a qualidade das atividades oferecidas. Estamos muito

O prefeito Tande Vieira celebrou o reconhecimento do MEC e destacou o trabalho da equipe. “Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho sério, comprometido e inovador que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. Esse reconhecimento do MEC mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar garantindo uma educação de qualidade e um futuro melhor para Resende”, afirmou. O programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, propõe uma jornada de permanência mínima de sete horas diárias nas escolas públicas. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes participam de oficinas de recomposição da aprendizagem, robótica, esportes, cultura, sustentabilidade, idiomas, informática, teatro, dança e empreendedorismo, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fotos: Gabriel Borges
Volta Redonda
Foto: Divulgação

Nova rota turística une seresta e natureza no Vale do Café

Percurso entre Ipiabas e Conservatória será lançado no Salão do Turismo de SP com apoio do Sebrae

Barra do Piraí/Valença

O Vale do Café ganha mais um atrativo turístico. A Rota Ipiabas–Conservatória será lançada nesta quinta-feira (21), no 9º Salão do Turismo, em São Paulo, com a presença de representantes do Sebrae Rio.

IFRJ Pinheiral abre inscrições para cursos técnicos gratuitos integrados ao Ensino Médio

Pinheiral

O roteiro surgiu a partir de oficinas de integração e capacitação promovidas pelo Sebrae, que reuniram empresários locais para valorizar as características de cada destino: Conservatória, conhecida como “terra da seresta”, e Ipiabas, famosa pelas belezas naturais e pela Serra da Beleza, que liga os dois lugares. “O projeto não só integra os atrativos, mas também incentiva a troca de experiências entre os empreendedores, fortalecendo os negócios e ampliando a oferta turística da região”, diz Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba.

O presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, visitou nesta quarta-feira (20), com parte de sua diretoria, as dependências da Unidade Aterrado da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, onde conheceu várias atividades da entidade, como a parte médica, que oferece mais de 23 especialidades. Durante a visita, Prado assinou sua ficha de inscrição e se tornar um associado da AAPVR. Em solenidade no auditório do 2º andar do Centro de Saúde e Assistência Social (CISA) da AAPVR, o presidente da FOA lembrou que foi funcionário da instituição há 30 anos, integrando o Departamento Jurídico. Disse que foi naquela época que conheceu o ex-presidente Ubirajara Vaz, a quem classificou de um

O lançamento conta com apoio da Secretaria Estadual de Turismo e das secretarias municipais de Barra do Piraí e Vassouras,

“espírito irrequieto” e que, por esse e outros motivos, previu que a Associação iria crescer muito sob sua administração. “Eu estava certo e a AAPVR cresceu tanto, com o Ubirajara, que se tornou a maior do gêne-

ro na América Latina”, afirmou Eduardo Prado.

Para o presidente do Grupo AAPVR, Geraldo Vida, a visita do presidente da FOA e de parte de sua diretoria à Unidade Aterrado é um passo importante para uma

reforçando a importância da cooperação para desenvolver o setor. Além da apresentação em São Paulo, a rota terá inauguração simbólica em 22 de agosto, às 17h, no trevo do Posto Chalé (BR-393), em Barra do Piraí, e será exibida ao público durante o Festival Sabores do Vale do Café, em Conservatória.

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Pinheiral, abriu inscrições para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Ao todo, são mais de 200 vagas gratuitas disponíveis nas áreas de Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 28 de setembro, no site https://idecan.org.br

Para participar, o candidato deve preencher o formulário com seus documentos pessoais, como RG e CPF. Na modalidade integrada, o

estudante cursa simultaneamente o Ensino Médio e o curso técnico dentro da unidade, que funciona em uma fazenda de 318 hectares e conta com mais de 20 laboratórios. Além da formação, os alunos têm direito a até 60 passagens intermunicipais gratuitas por mês e refeições sem custo no campus. Também há oportunidades de intercâmbio, monitoria e participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Com mais de 100 anos de história na região, o IFRJ Pinheiral reforça seu papel como referência em educação e inovação no Sul Fluminense.

parceria que será muito benéfica para os associados e comunidade em geral.

“Nós estamos conversando há algum tempo e já temos alinhavado alguns projetos que deverão ser anunciados em breve. Ficamos muito felizes com a visita do presidente da FOA, que, como todos sabemos, administra o Hospital FOA, antigo Hinja, com excelência no atendimento, incluindo a cirurgia robótica. Tenho certeza de que, em pouco tempo, esses projetos poderão ser postos em prática”, afirmou Geraldo Vida.

Acompanharam o presidente da FOA Luciana Guimarães, diretora médica; Heitor Santos, coordenador de robótica; Elizângela Laffiti, assessora executiva, Ernane Nunes, gerente comercial e Joseane Sampaio, superintendente executiva.

A CSN inaugurou Centro Integrado de Monitoramento de Ativos (CIMA), nesta terça-feira (20), na Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda. O novo espaço representa um marco para a companhia, trazendo um modelo inovador de acompanhamento de ativos críticos e colocando a empresa de forma definitiva na era da Indústria 4.0.

O CIMA integra tecnologias avançadas de monitoramento on-line e técnicas preditivas que permitem identificar, em tempo real, alterações no funcionamento dos equipamentos. Isso significa antecipar falhas, aumentar a confiabilidade e, ao mesmo tempo, reforçar a segurança das operações.

Atualmente, já são monitora-

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia realiza nesta sexta-feira (22), às 14h30, no Teatro Municipal Oswaldo Motta, no Centro, a cerimônia oficial de lançamento do REGIN 2.0 - nova versão do Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas.

A implantação do REGIN 2.0 marca mais um passo na modernização dos serviços públicos do município, com foco na automatização da emissão de alvarás e na desburocratização dos processos de abertura e legalização de empresas.

Segundo o coordenador da Sala do Empreendedor, Raí Ribeiro, o novo sistema traz uma mudança significativa: a emissão automática de alvarás provisórios para atividades previamente classificadas como permitidas em determinados endereços.

“Se a empresa solicitar a viabilidade para uma atividade já liberada naquela localidade, o sistema aprova automaticamente, gera o alvará provisório e o processo segue apenas para análise de exigências complementares, como questões tributárias ou sanitárias, quando necessário”, explicou o

dos 83 equipamentos de grande porte por meio de 174 sensores, número que deve mais que dobrar nos próximos meses, chegando a 171 ativos acompanhados e 424 sensores instalados. Essa expansão vai garantir maior eficiência e disponibilidade dos ativos, reduzindo custos de manutenção e aumentando a produtividade da usina. De acordo com a companhia, o projeto tem um diferencial importante: toda a implantação foi realizada por equipes próprias da CSN. Esse protagonismo evidencia a força técnica e a capacidade de inovação dos trabalhadores da companhia, que transformaram um desafio complexo em um centro moderno e estratégico. Para o Diretor Executivo de Produção da Siderurgia, Márcio Lins, o CIMA inaugura uma nova etapa na história da empresa. “Com o CIMA, entramos de forma definitiva na Indústria 4.0. Estamos conectando tecnologia, inovação e pessoas para operações mais inteligentes e seguras. Esse é um passo estratégico para a competitividade da CSN e motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.

O Gerente Geral de Oficinas

coordenador.

Raí também destaca que essa automatização reduz consideravelmente o tempo de análise e emissão de documentos. “A meta, segundo a Junta Comercial, é liberar todos os alvarás provisórios no prazo de até uma hora, contemplando atividades de baixo e médio risco. Além disso, o sistema classifica automaticamente o nível de risco da atividade, otimizando o fluxo interno e garantindo mais eficiência tanto para os empreendedores quanto para os órgãos fiscalizadores. Conforme a classificação, o sistema abre automaticamente um campo para análise pela secretaria competente”, completou.

Itatiaia é o quinto município, entre os 92 do Estado do Rio de Janeiro, a implantar o REGIN 2.0, consolidando-se como referência em inovação na gestão pública local. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Isaque Farizel, ressaltou que a implementação do novo sistema não gerou custos para o município. “A implantação do REGIN 2.0 foi totalmente gratuita. Contamos com o apoio de especialistas do SEBRAE, da Junta Comercial do Estado do Rio de

e Serviços, Álvaro Silva, reforça a importância do envolvimento dos profissionais da empresa. “A grande conquista do CIMA é que ele foi totalmente implantado por nossas equipes internas. Isso mostra a capacidade técnica da CSN e o talento dos nossos profissionais, que transformaram um projeto desafiador em realidade.”

Janeiro e da Prosolution, que capacitaram nossa equipe. Em janeiro, não havia nenhum sistema em funcionamento. Implantamos o REGIN 1.0 e rapidamente evoluímos para o 2.0. Hoje, Itatiaia é o quinto município do estado a alcançar essa modernização, o que representa um grande salto na qualidade dos nossos serviços”, destacou. O prefeito Kaio Márcio celebrou o avanço e destacou o compromisso da Prefeitura com a eficiência e o desenvolvimento econômico. “Modernizar a administração pública é uma prioridade do nosso governo. A implantação do REGIN 2.0 representa mais agilidade para o empreendedor, mais transparência nos processos

e mais desenvolvimento para a cidade. Estamos trabalhando para que Itatiaia seja cada vez mais um ambiente favorável para quem quer investir, gerar empregos e crescer”, afirmou o prefeito.

TREINAMENTO DA EQUIPE TÉCNICA

Para viabilizar a implantação do REGIN 2.0, a Prefeitura realizou o treinamento da equipe técnica com capacitações realizadas durante uma semana. Participam do treinamento servidores da Sala do Empreendedor, das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Planejamento, além dos Departamentos de Fiscalização Tributária, Transporte e Vigilância Sanitária.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 14/2025

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 544/2024 - FMS

OBJETO: REPUBLICAÇÃO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA LOCAÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM TOMÓGRAFO HELICOIDAL MULTISLICE COM NO MÍNIMO 16 CANAIS COMPLETO, CONFORME AS CARACTERÍSTICAS CONSTANTES NESTE EDITAL E/OU TERMO DE REFERÊNCIA; Data/Hora: 4/9/2025 às 09:30 horas.

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2025

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 5772/2025 - FME

OBJETO: REPUBLICAÇÃO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE LINK DE INTERNET (FIBRA ÓTICA); Data/Hora: 5/9/2025 às 09:30 horas.

Maiores informações e Retirada de Edital: Departamento de Licitações sito a Rua das Acácias, nº. 13 Fundos 2º andar - Bairro: Ipê - Pinheiral. Tel.: (24) 22102-0240 Ramal: 237. E-mail/ Sites: licitacao@pinheiral.rj.gov.br / https://novobbmnet. com.br/ / https://transparencia.betha.cloud/#/LxwrdDMDjzGjXmlXr0SUBg==/consulta/98595

Jéssica Cristina Cardoso Fernandes Pregoeira

QUATIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES, COMPRAS E CONTRATOS AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº22/2025 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM REFORMA PARA REVITALIZAÇÃO DO LABORATORIO E ESPAÇO DE CONVIVENCIA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) AS PROPOSTAS serão autenticadas e abertas no dia 08 de setembro de 2025, às 09:00 horas. O Edital está disponível para download em transparencia.quatis.rj.gov.br Quatis, 20 de agosto de 2025.

LUCIANA VERRI-Secretária Municipal de Licitações, Compras e Contratos

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 35/2025

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS HIDRÁULICOS PARA ATENDER AOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO; A sessão de disputa do pregão iniciará no dia 10 de setembro de 2025, às 10:00hs no Portal da Bolsa de licitações do Brasil-BLL no endereço www.bll.org.br. O Edital está disponível para download em transparencia.quatis.rj.gov.br Quatis, 20 de agosto de 2025.

LUCIANA VERRI-Secretária Municipal de Licitações, Compras e Contratos

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS SECRETARIA MUNICIPAL DE LICITAÇÕES, COMPRAS E CONTRATOS AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 36/2025

OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE LIMPEZA PARA ATENDER AS NECESSIDADES ADMINISTRATIVAS; A sessão de disputa do pregão iniciará no dia 04 de setembro de 2025, às 10:00hs, no Portal da Bolsa de licitações do Brasil-BLL no endereço www.bll.org.br. O Edital está disponível para download em transparencia.quatis.rj.gov.br Quatis, 20 de agosto de 2025.

LUCIANA VERRI-Secretária Municipal de Licitações, Compras e Contratos

Volta Redonda
Volta Redonda
Itatiaia
Em visita à Unidade Aterrado, Eduardo Prado se associou à entidade
Novo sistema traz como mudança a emissão automática de alvarás provisórios para atividades
Centro Integrado de Monitoramento de Ativos reforça segurança, eficiência e inovação na Usina Presidente Vargas

Samba da Jurema faz edição de arraiá com forró e ação solidária

Festa no domingo (24) em Barra Mansa terá shows, comidas típicas e recreação infantil; renda é revertida para projetos sociais

As festas juninas chegam ao fim, mas a alegria, o sabor e o calor humano dessa época permanecem no ar. O período mais esperado do ano é marcado por comidas típicas irresistíveis, música, dança e aquele clima de encontros e reencontros que traz boas memórias. É nesse cenário que o Samba da Jurema encerra a temporada de 2025 das “festinhas” com uma edição inédita: o Arraiá do Samba da Jurema.

E já que o amor do brasileiro pelas festas juninas é uma unanimidade, elas foram oficialmente estendidas no calendário até o fim de agosto. Por isso mesmo, neste domingo (24), a partir das 11h, o Espaço J.Charme vai se transformar em uma verdadeira quermesse.

O evento promete um domingo inteiro de festa, reunindo o melhor da cultura popular em um formato especial. E como é arraiá, vai ter forró, e como é Samba da Jurema, é lógico que vai ter muito samba raiz e pagode 90. As atrações vão celebrar a diversidade da música brasileira: o forró do grupo Rasta Sandália e a roda de samba dos Juremeiros. Os intervalos serão animados pelo DJ Gustavo Peixoto. O evento beneficente é conheci-

do por sua famosa roda de samba que dura muitas horas e não deixa ninguém parado — e assim continuará sendo. Nada muda! “Como o arraiá é nosso, é lógico que vai ter samba, samba raiz, pagode e muita ‘na palma da mão’”, diz o organizador voluntário do evento, Davi Tedesco. A programação ainda conta com a Mostra de Economia Criativa Cordel de São Roque, com Moda, Arte e Fé. As tradicionais barracas típicas vão oferecer: Pizza frita (APAE Volta Redonda); Acarajé, salsichão, milho verde e sanduíche de pernil (Casa Ju-

rema); Batata e mandioca frita e isca de peixe (Galpão Cultural/Samba do Mulato); Pipoca (Instituto Dagaz); e Tortas e doces (SOS Volta Redonda). As doações de alimentos feitas nos ingressos solidários serão distribuídas entre as instituições participantes e também para a Casa Rosa Acolhimento Diário.

Os pequenos sempre serão bem-vindos e, por isso, haverá uma área dedicada à recreação infantil com a turma do Anima Aí.

Os ingressos já estão à venda no Sympla e nos pontos de venda físico,

VR terá festival de cinema voltado a questões ambientais em novembro

Volta Redonda

O 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, em Volta Redonda. A programação prevê a exibição de documentários nacionais e internacionais e a realização de oficinas e debates sobre mudanças climáticas e impactos ambientais.

O evento é organizado pela produtora Urbano Filmes em parceria com o Ecofalante, considerado o maior festival de cinema socioambiental da América Latina, e tem coprodução da Cavideo. As atividades ocorrerão no Gacemss, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni e no auditório da UFF, em Santa Cecília. A entrada será gratuita. As inscrições de produções brasileiras para a mostra competitiva estarão abertas de 20 de agosto a 10 de setembro pelo site festivalvrambiental.com.br. Podem concorrer documentários de curta, média e longa-metragem produzidos entre 2023 e 2025.

Os filmes serão exibidos em três mostras: Competição Nacional, Panorama Internacional e 1 Minuto Clima. Esta última reunirá vídeos de um minuto feitos por alunos da Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, em oficinas promovidas pelo festival, e também por estudantes da UFF de Volta Redonda. “O festival pretende oferecer ao público um debate reflexivo sobre a emergência climática, tema que abrange os principais problemas ambientais contemporâneos - que vão desde as inundações das cidades provocadas pelas intensidades de chuvas,

desabamentos de encostas, secas prolongadas até mesmo a insegurança hídrica e alimentar que forçam milhares de pessoas a deixarem suas casas no mundo todo”, comenta o produtor e cineasta volta-redondense Marco Antônio Pereira, idealizador do festival. A curadoria do festival é assinada por Andrea Cals, produtora e parecerista de conteúdo audiovisual; Eliane Pessoa Omena, bióloga marinha e consultora ambiental; e Saulo França Rosa, produtor e curador do Ecofalante.

 Evento: Samba da Jurema

Serviço:

 Data: 24 de agosto de 2025

 Horário: a partir das 11h

 Shows: Rasta Sandália e Juremeiros

 DJ: Gustavo Peixoto

 Local: Espaço J.Charme, R. Antônio Elias Arbex, 771 – Boa Vista III, Barra Mansa/RJ

 Ingressos no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/arraia-do-samba-da-jurema-vista-seu-xadrez/305627 Ingressos solidários nos pontos de venda físicos: R$ 35,00 + 1 kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo novo

 Outras informações: redes sociais do Samba da Jurema ou (24) 988156313

Pontos de venda:

no formato de Ingresso Solidário, a partir de R$35 + 1 kg de alimento não perecível ou brinquedo novo. A renda arrecadada será revertida para apoiar os projetos.

Com reconhecimento oficial como Patrimônio Imaterial Cultural de Volta Redonda e do Estado do Rio de Janeiro, o Samba da Jurema reforça mais uma vez seu papel de promover cultura, inclusão e solidariedade — agora em ritmo de forró e samba.

BARRA MANSA

ATAME + Mula Manca

{Segunda a Sexta, das 9h às 18h30 | Sábado, das 9h às 13h}

Rua Orozimbo Ribeiro, 28 – Centro (em frente à Estação Ferroviária)

RESENDE

Cia do Pelo

{Segunda a Sexta, das 10h às 18h | Sábado, das 10h às 15h} Rua Gulhot Rodrigues, 118 – Loja 2 – Campos Elíseos

VOLTA REDONDA

A Fornada Pães

{Segunda a Sexta, das 10h às 19h | Sábado, das 10h às 13h} Avenida Dezessete de Julho, 276 – Aterrado

MIT Burger {Terça a Domingo, das 19h às 23h} Avenida Dezessete de Julho, 248 – Aterrado

Desfile de 7 de Setembro Volta Redonda realiza reunião para discutir a organização do desfile

Volta

A Secretaria Municipal de Comunicação de Volta Redonda (Secom), realizou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório do Palácio 17 de Julho, uma reunião para apresentar os detalhes sobre a realização do Desfile Cívico de 7 de Setembro, em que se comemora o 203º aniversário da Independência do Brasil, realizado todos os anos no bairro Aterrado. Estiveram presentes o responsável pela organização do evento, Ernesto Carboni; o subsecretário de Comunicação, Luiz Fernandes Jed; representantes de diversos setores da administração municipal, além de instituições e associações, entre outras, que irão participar do desfile.

O desfile será aberto pela Banda e Coral Municipais, logo depois do hasteamento da bandeira, que ocorre às 8h, na Praça Sávio Gama, e contará com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto e demais autoridades do município. A concentração dos participantes será na Avenida da Integração e na Rua Neme Felipe; o desfile, assim como nos anos anteriores, será realizado na Avenida Paulo de Frontin, a partir da esquina com a Neme Felipe, no sentido contrário de tráfego dos veículos. O final da participação será na esquina com a Rua Luz Alves Pereira, e a dispersão acontece no trecho da Luiz Alves Pereira que vai até a esquina com a Avenida 7 de Setembro.

A reunião serviu, ainda, para confirmar a expectativa de participantes de cada instituição, tirar dúvidas dos participantes e acertar detalhes pontuais, entre outras orientações. “Vamos contar com

mais de 10 mil desfilantes de 50 entidades do município, entre elas, escolas municipais, estaduais, particulares, clubes de serviços e instituições assistenciais. O empenho de todos os participantes nos ajuda a fazer um grande desfile e organizado. Mais uma vez, a Secom contará com apoio de secretarias municipais, como a Esporte e Lazer (Smel), Assistência Social (Smas) e Guarda Municipal, para nos ajudar na organização e bom andamento do desfile”, disse o coordenador, Ernesto Carboni. Quanto a outros detalhes do desfile, a estrutura vai contar com Ponto de Encontro na Praça Sávio Gama, onde fica a sede da Prefeitura; no mesmo local ficarão a tenda para autistas, palanque para Pessoas com Deficiências (PCDs), palanque oficial para as autoridades, palanque para a Banda Municipal, posto médico, ambulâncias e banheiros químicos, com a área de fanfarras nas proximidades. Haverá, ainda, distribuição de água para quem for desfilar, com banheiros químicos nas áreas de concentração e policiamento reforçado, com apoio da Guarda Municipal, Po-

lícia Militar, Segurança presente, com monitoramento de toda a via do e desfile e no entorno pelas câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). “Assim como no ano passado, todo as calçadas do trecho do desfile da Avenida Paulo de Frontin, será delimitado com grades, facilitando para que os desfilantes possam ter uma pista mais livre para se apresentarem e o público veja o desfile com maior comodidade”, completa o coordenador. O prefeito Antônio Francisco, foi informado de todas as ações que serão tomadas para a realização do desfile, e aproveitou para agradecer a participação das entidades no evento. “O desfile de Volta Redonda, sem dúvidas, é o maior de toda a região. E o melhor, é um evento de paz, onde todos priorizam apresentar as suas entidades com muita criatividade e, principalmente, com alegria e sem competição. Mais uma vez, teremos um evento maravilhoso, onde queremos juntos prestar homenagens ao nosso país”, disse o prefeito, ressaltando que toda a prefeitura está envolvida no evento.

Barra Mansa se prepara para o 33º Torneio Leiteiro de Amparo

Barra Mansa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa (SMDR) e da Fundação Cultura, em parceria com os produtores rurais de Amparo, realizará a partir do dia 11 de setembro (quinta-feira), o 33º Torneio Leiteiro de Amparo. A programação seguirá até o dia 14 (domingo), com destaques para produtores rurais, premiações para diferentes categorias de produção diária de leite – livre e de vacas de até 30, 40 e 50 quilos. Atrações musicais vão animar o evento nos quatro dias. Ônibus extras serão disponibilizados para garantir o fácil acesso da população.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Bruno Meirelles, o evento representará um marco significativo no encerramento do calendário de eventos rurais do ano. “Iniciamos este Torneio Leiteiro com grande expectativa e entusiasmo. Além da valorização do trabalho dos nossos produtores, o torneio é uma oportunidade importante para promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a cadeia produtiva do leite no município. Estamos confiantes de que teremos resultados expressivos, tanto em produtividade quanto em engajamento da comunidade rural”, destacou Bruno.

Confira a programação: Quinta-feira (11) 19h- Missa Sertaneja

20h- Abertura Oficial

21h- Ministério Sarand a Terra Ferida (Gospel) Sexta-feira (12)

20h30- Alecsandro Rios

22h30- Os Brabos do Forró 01h- Pegada Xique

Sábado (13) 20h30- Márcia Gomes 23h- Banda Zero Bala 01h- Batidão Sertanejo Domingo (14) 08h- Corrida Rural 11h- Entrega de Prêmios

15h30- Banda Pé Quente

18h30- Leandro Martins

21h30- Rodrigo Gavi DJ Vinny toca nos intervalos dos shows todos os dias

Divulgação
Programação ainda conta com a Mostra de Economia Criativa Cordel de São Roque
O cineasta Marco Antônio Pereira é idealizador do festival
Geraldo Gonçalves
Desfile será aberto pela Banda e Coral Municipais, logo depois do hasteamento da bandeira, que ocorre às 8h, na Praça Sávio Gama

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
10820 - Diario - Quinta-feita 21.08.25 by Diário do Vale - Issuu