10822 - Diario - Sabado e domingo 23 e 24.08.25

Page 1


“NOSSA

LEGISLAÇÃO

MATOU UM POLICIAL” Comandante da PM responsabiliza "sistema" por morte de soldado em BM

Felipe Amaral, de 32 anos, era recém-casado e estava no início da carreira quando foi executado com cinco tiros de fuzil; criminoso envolvido no caso era foragido da “saidinha” e tinha 25 passagens pela polícia

O soldado da Polícia Militar Felipe dos Santos Amaral, de 32 anos, foi brutalmente executado em um confronto em Barra Mansa, atingido por cinco tiros de fuzil. A ação resultou também na morte de Oziel Guilherme da Silva, de 42 anos, um dos criminosos, que possuía 25 passagens pela polícia e estava foragido do sistema prisional desde maio, após não retornar de uma “saidinha”. Dos seis presos e apreendi-

Munir Neto exige reparos na BR-393 após saída de concessionária

O deputado estadual Munir Neto (PSD) cobrou melhorias urgentes na BR-393, conhecida como Rodovia do Aço, por meio de ofícios enviados ao DNIT e ao governador Cláudio Castro. A medida busca solucionar os graves problemas enfrentados pelos motoristas, como buracos,

ausência de socorro e o aumento do tráfego de veículos pesados e animais na pista, situações que se agravaram desde a saída da concessionária K-Infra, há cerca de dois meses, devido a uma disputa judicial.

 POLÍTICA | Página 3

Sul Fluminense deve atrair R$ 13,1 bilhões em investimentos até 2027

Levantamento da Firjan projeta aportes em energia, indústria e infraestrutura, reforçando o potencial econômico da região nos próximos anos

 ECONOMIA | Página 7

DOCUMENTÁRIO CELEBRA RESISTÊNCIA DO JONGO EM BARRA DO PIRAÍ

CAFÉ PROJETO FOI

 CIDADES | Página 6 DA COREOGRAFIA AO RESGATE, ALUNOS TRANSFORMAM ROBÓTICA EM ESPETÁCULO EM VOLTA REDONDA

 GERAL | Página 2

dos na operação, três usavam tornozeleira eletrônica. O caso gerou grande comoção e levantou críticas sobre a falha da legislação penal, que permite que criminosos com histórico de violência voltem às ruas, colocando em risco a vida dos cidadãos e das forças de segurança.

Barra do Piraí anuncia reajuste para professores após dois anos

A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, anunciou o reajuste salarial para professores do 6º ao 9º ano da rede

CADA VEZ MAIS BRASILEIROS VIVEM SOZINHOS, APONTA IBGE

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE, a proporção de brasileiros vivendo sozinhos aumentou 52% em 12 anos, chegando a 18,6% dos lares em 2024. O crescimento está ligado ao envelhecimento da população, com 40% dos moradores solos tendo 60 anos ou mais, e à migração por motivos de trabalho. A maioria dos homens que vivem sozinhos têm entre 30 e 59 anos, enquanto a maioria das mulheres são viúvas com mais de 60 anos.

 CIDADES | Página 5

BM TERÁ MUTIRÃO GRATUITO DE MAMOGRAFIA E ULTRASSONOGRAFIA

 CIDADES | Página 6

municipal, medida esperada pela categoria há mais de dois anos. O anúncio ocorreu em um encontro com os educado-

res, quando a prefeita reforçou seu compromisso em valorizar a categoria. A proposta, que busca corrigir uma defasagem

salarial, será encaminhada para aprovação da Câmara

 CIDADES | Página 6

 POLÍCIA | Página 4
Foto: Reprodução
Soldado Amaral estava no início da carreira de policial militar
Municipal.
Objetivo é qualificar equipes e melhorar a qualidade de vida de PCD’s
CIDADES | Página
Foto: Divulgação
Ao assumir a prefeitura, Kátia garantiu que um de seus objetivos na educação era dar o reajuste

Katia Miki anuncia reparação

salarial para professores do 6º ao

9º ano da Rede Municipal

Professores do município estão com o salário defasado há quase três anos

Barra do Piraí

A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, se reuniu com professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal para anunciar o reajuste salarial desses profissionais, algo que era esperado há mais de dois anos. O encontro aconteceu na quinta-feira (21), no auditório do UniFAA no município. Durante o encontro, Katia reforçou sua valorização ao trabalho dos professores e profissionais de Educação. “Quero deixar claro que todos os profissionais envolvidos no processo educacional da nossa rede municipal terão a valorização que merece em meu governo. Esta reparação de salário é um direito de cada um dos professores do 6º ao 9º ano, que estão há quase três anos recebendo muito menos do que deveriam. Garanto que essa realidade será mudada em breve”, disse a prefeita.

Desde seu mandato como vereadora, Katia vem lutando pela reparação. Ao assumir a prefeitura este ano, ela garantiu que um de seus objetivos na educação era fazer com que esses profissionais recebessem o que lhes é de direito. Agora, em agosto, após diversas articulações, em parceria com a secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, o objetivo está a um passo de se concretizar.

“Já estamos finalizando os processos para garantir essa grande conquista. O próximo passo é a aprovação do ajuste na Câmara Municipal. Se aprovado, e tenho certeza de que será, poderemos comemorar, pois a reparação de mais uma injustiça estará concluída”, ressaltou Katia.

A professora de educação física, Priscilla Nogueira, comentou o tema e destacou o trabalho da prefeita e seu apoio à Educação. “Depois de anos de injustiças da gestão anterior com os professores especialistas do 6º ao 9º ano, hoje temos o que comemorar. Sim, já neste mês de setembro teremos nossa reparação. A Katia ainda como vereadora, esteve do nosso lado e acompanhou nossas reuniões sempre muito atenta à nossa causa. Como candidata a prefeita, uma de suas promessas foi

a nossa reparação, ou seja, consertar um grande erro feito conosco no último governo e também priorizar a educação de Barra do Piraí. A promessa está sendo cumprida”, disse a professora, estendendo seus agradecimentos à secretária Cleide Mara Rocha e ao procurador-geral do município, Marcelo Mourão.

Festival Sabores do Vale do Café agita Conservatória

Segue até domingo (24) o Festival Sabores do Vale do Café, em Conservatória, distrito de Valença. O evento reúne gastronomia, cultura e oportunidades de negócios, valorizando a tradição regional com produtos como café, queijo, cachaça, geleias e mel. Além da exposição e venda de produtos, o festival promove a integração com outros segmentos culturais, criando um espaço para troca de experiências, tendências e oportunidades de negócios — do produtor ao consumidor final.

Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio

Paraíba, ressalta a relevância do evento. “O Festival Sa-

Um dos destaques da edição é a Mostra de Cafés Especiais, que promove, valoriza e divulga cafés da categoria Natural produzidos na região.

A ação estimula boas práticas agrícolas, fortalece a identidade

bores do Vale do Café é uma oportunidade única para vivenciar a cultura e os sabores do interior do Rio de Janeiro, conhecer histórias de quem produz e fortalecer a conexão entre campo e cidade. O Sebrae Rio levará produtores da região para que eles mostrem e comercializar seus produtos. Haverá espaços de oficinas e gastronomia, criando um ambiente vibrante para troca de conhecimento e experiências, contatos e geração de negócios”.

O evento tem apoio do Sebrae Rio em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio); Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio); Secretaria de

Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Turismo; Arranjo Produtivo Local do Café, Cachaça e Queijo

Mostra de Cafés Especiais

dos territórios e aproxima produtores do mercado consumidor por meio de análises técnicas realizadas pela Rio Coffee House, cafeteria-conceito com quase 10 anos de atuação no setor.

A avaliação seguirá o protocolo da Specialty Coffee Association (SCA) e considerará atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez e equilíbrio. “Não se trata de uma competição, mas de uma pesquisa

(APL), Governo do Estado; Prefeitura de Valença, entre outras instituições.

para valorização da qualidade do café. Os produtores participantes receberão laudo técnico, certificado e destaque simbólico pelo compromisso com a excelência”, destacou Paola Tenchini.

Volta Redonda recebe etapa regional da Olimpíada de Robótica neste sábado

Um trabalho de uma década, muitos títulos e um aprendizado eterno. A equipe de robótica do Colégio João XXIII, em Volta Redonda, reúne 65 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, entre 11 e 15 anos. Em julho, eles conquistaram o Mundial de Mostra de Robótica (MNR), em Salvador. E são bicampeões brasileiros do Torneio Juvenil de Robótica.

“Mais importante que os títulos é o desenvolvimento desses alunos e o crescimento da tecnologia. Estamos difundindo no estado inteiro essa tecnologia cada vez mais. A robótica hoje não é o futuro, ela já é o presente”, disse o professor responsável pela equipe, Frederico Pitassi. Trinta e dois alunos dessa turma disputam neste sábado (23) a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição acontece no próprio Colégio João XXIII, das 7h às 18h, com entrada aberta ao público. Serão 324 estudantes de 92 equipes de oito cidades do sul fluminense e das Regiões Metropolitana e Serrana. Uma das modalidades do evento é a Artística, em que os robôs fazem apresentações de teatro e dança. A Ludmylla Pires, de 15 anos, chegou à equipe há um ano e vive a expectativa para o torneio. “A gente tá preparando uma coreografia inspirada em “Alice no País das Maravilhas. A nossa apresentação é baseada na desenvoltura do robô. Ele dança e a gente acompanha”, descreveu Ludmylla. Já a modalidade Resgate simula um desastre natural com vítimas vivas e mortas, em que robôs autônomos enfrentam um ambiente hostil com obstáculos. O Ryan Thalys, também de 15 anos, está há três anos nesta equipe e fala da importância da robótica para a vida dele.

 Hora: 8h Barra

Evento vai reunir 324 estudantes de 92 equipes de cidades das regiões Sul Fluminense, Metropolitana e Serrana

“Não é só tecnologia, é ensinar a resolver os próprios problemas. A robótica formou tudo. Construiu uma família pra mim”, afirmou o estudante. Os vencedores desta etapa regional se classificam para a disputa estadual, no próximo dia 30, em Maricá, na Região dos Lagos. Quem vencer, avança para o Brasileiro, que acontece em outubro, em Vitória,

Resende

O grupo teatral Os Sem Palco estreia o espetáculo Cortiço no Asfalto nos dias 30 e 31, no Espaço Z, em Resende. A peça autoral, criada de forma coletiva, propõe uma reflexão poética e política sobre os efeitos da gentrificação na cidade, o apagamento da memória popular e a resistência de quem permanece nos territórios onde construiu sua história. A estreia marca o primeiro projeto autoral do grupo, fundado em 2023 após a montagem de Eles Não Usam Black Tie, dirigida por Fernanda Simões, que lotou o Espaço Z em junho de 2024 e reacendeu o debate sobre cultura e estrutura teatral em Resende. Agora, o grupo dá continuidade ao trabalho com um espetáculo inédito, viabilizado pela

Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A trama de Cortiço no Asfalto se passa em um cortiço ameaçado de demolição para a construção de um condomínio. A morte misteriosa de um jovem morador desencadeia revelações sobre relações de poder, descaso e corrupção que permeiam o espaço urbano e suas lutas invisíveis.

Além das apresentações, o grupo promove uma roda de conversa após a sessão do dia 31, com especialistas convidados, sobre o tema “Patrimônio, memória e afeto: a importância do patrimônio para a história dos resendenses”.

A entrada é gratuita, mas a lotação é limitada. O público pode acompanhar novidades, bastidores e informações sobre reservas de lugares pelo perfil @os.sem.palco no Instagram.

Barra Mansa abre inscrições para 3ª etapa do Circuito Rural em Amparo

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) abriu as inscrições para a 3ª Etapa do Circuito Rural, que será realizada no dia 14 de setembro, no distrito de Nossa Senhora do Amparo, a partir das 8h.

São 500 vagas disponíveis. O percurso da corrida será de 7 km e o da caminhada de 3 km.

Todos os participantes receberão medalhas, e os primeiros colocados nas categorias mascu-

lino e feminino serão premiados com troféus.

A taxa de inscrição é de R$ 35. O cadastro pode ser feito pelo link: https://papaleguas.org/produto/ circuito-rural-de-corridas-e-caminhadas-3a-etapa-amparo-2025/

CIRCUITO RURAL – 3ª ETAPA

Local: Nossa Senhora do Amparo

 Data: 14/09/2025

no Espírito Santo. E serve de seletiva para Mundial do ano que vem, na Coreia do Sul. “Tem a pressão de ‘jogar em casa’, sim, e de ter resultados satisfatórios. Mas o que a gente cobra deles não é título, é que eles deem os melhores de si em cada evento”, finalizou Pitassi, que também é coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Valença
Volta Redonda
Barra Mansa
Divulgação
Para Kátia, reparação de salário é direito de cada um dos professores do 6º ao 9º ano
Divulgação
Evento reúne gastronomia, cultura e negócios, valorizando produtores locais e a tradição da região
Evandro Freitas
Yuri

Praças Sávio Gama e Juarez

Antunes

têm calçamento tombado em VR

(Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Volta Redonda aprovou o Projeto de Lei nº 039/2025, que prevê o tombamento do calçamento em pedras portuguesas das praças Sávio Gama, no bairro Aterrado, e Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília. A proposta é de autoria do vereador Renan Cury e segue para sanção do prefeito.

Com a decisão, tomada na terça-feira (19), o calçamento dessas áreas passa a ser reconhecido como Patrimônio Cultural, Histórico e Paisagístico da cidade, de acordo com a Lei Municipal nº 5.662/2019. A medida tem como objetivo preservar o desenho original das pedras portuguesas, valorizando sua identidade visual e importância histórica.

Segundo o texto, qualquer intervenção futura, como reparos, substituições ou restaurações, dependerá de autorização do órgão municipal de patrimônio cultural. O Executivo também terá de garantir manutenção periódica, registrar o tombamento no Livro do Tombo Municipal e produzir laudos técnicos sobre a relevância do calçamento.

Na justificativa, Renan Cury ressaltou que as praças representam marcos urbanos de Volta Redonda e integram a memória coletiva da população. Ele destacou ainda que a técnica de pavimentação em pedras portuguesas confere singularidade e valor histórico aos espaços, reforçando a necessidade de sua preservação.

CÂMERAS

Os vereadores de Barra Mansa aprovaram nesta quinta-feira (21) uma indicação que pede a instalação de câmeras de segurança em passarelas de pedestres das novas avenidas. A proposta é do vereador Paulo Sandro, que relatou depredações nas lâmpadas desses locais. O parlamentar também sugeriu a medida para a Ponte Mauá. A ideia é incentivar o uso das travessias e aumentar a segurança da população. O pedido foi encaminhado à prefeitura, responsável pela execução.

CPI

A CPI das Câmeras da Alerj agendou para a próxima segunda-feira (25) a oitiva com os secretários estaduais de Polícia Civil e Segurança Pública, além de representantes de seguradoras e empresas de proteção veicular. O objetivo é investigar o processo de receptação de veículos roubados no Rio de Janeiro e a suspeita de que valores de resgate sejam pagos a criminosos, incluindo traficantes. A comissão busca entender a atuação das recuperadoras contratadas por essas empresas e as dinâmicas do mercado de resgate de veículos.

MULHERES

Após dez anos, o Rio de Janeiro volta a realizar a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. A 5ª edição acontece até domingo (24), no Hotel Windsor Guanabara, no Centro da capital. O encontro reunirá 462 delegadas de todas as regiões do estado, que irão consolidar propostas e eleger representantes para a etapa nacional, em Brasília. A abertura terá a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e da secretária estadual, Heloisa Aguiar. A programação inclui mesas temáticas e, no domingo, participação da escritora Conceição Evaristo.

DIREITOS

DA MULHER

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj se reunirá na próxima segunda-feira (25) para debater os desafios das trabalhadoras da segurança pública. A audiência contará com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, e a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel. O encontro visa discutir questões específicas enfrentadas por mulheres que atuam em diferentes corporações do estado, como Polícia Civil, Patrulha Maria da Penha e Guarda Municipal.

TRANSIÇÃO

Durante sua participação no Fórum Lide, nesta sexta-feira (22), o governador Cláudio Castro destacou o Rio de Janeiro como líder na agenda ambiental e na transição energética. Ele ressaltou o aumento da cobertura de Mata Atlântica e a recuperação da balneabilidade de praias. Castro também mencionou o protagonismo do estado na produção de petróleo e gás, indicando a liderança em matrizes de energia limpa, como eólica e solar, consolidando o Rio como um exemplo para a COP 30 e a agenda verde do país.

ADULTIZAÇÃO

O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, celebrou a aprovação do PL 2.628/2022 pela Câmara dos Deputados, classificando-o como um avanço na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Conhecido como PL da Adultização, o projeto aumenta a responsabilidade de plataformas, desenvolvedores e redes sociais. O texto ainda prevê a criação de uma autoridade autônoma de fiscalização, que poderá ser uma entidade já existente, como a ANPD. A matéria retornará ao Senado para votação final.

INFÂNCIA

O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou a criação de uma comissão especial para analisar a PEC 34/24, que visa garantir direitos constitucionais à primeira infância, compreendida do nascimento aos 6 anos. A proposta, de autoria da deputada Laura Carneiro, estabelece como dever da família, sociedade e Estado assegurar, com prioridade, direitos como vida, saúde, educação e respeito. O texto também prevê punições severas para crimes como abuso e exploração sexual contra crianças.

ZAMBELLI

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal licenciada Carla Zambelli por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. O placar de 7 a 2 segue o voto do relator, Gilmar Mendes, que a condena a 5 anos e 3 meses de prisão. A ação se refere ao episódio em que Zambelli perseguiu um jornalista com uma arma em 2022. Esta é a segunda condenação da parlamentar pelo STF, que já a sentenciou a 10 anos de prisão por ter invadido o sistema do CNJ.

Munir Neto cobra melhorias urgentes na BR-393

Motoristas enfrentam buracos, falta de socorro em caso de acidente ou pane e animais na pista; deputado oficiou DNIT e governador Cláudio Castro

Sul Fluminense

Buracos que aumentam em quantidade e tamanho a cada dia, falta de socorro em caso de pane ou acidente, aumento no número de veículos pesados e animais na pista. Estes são só alguns dos problemas que os motoristas que trafegam pela BR-393, a Rodovia do Aço, vêm enfrentando, principalmente no trecho entre Volta Redonda e Sapucaia, há cerca de dois meses, desde que a concessionária K-Infra deixou de operar na rodovia. A suspensão da concessionária se deu por causa de uma disputa judicial entre a empresa e o Governo Federal, que anunciou a caducidade do contrato em junho deste ano, alegando que a empresa descumpria diversas cláusulas do acordo. O processo segue no STF (Supremo Tribunal Federal), e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) é o órgão federal responsável pela rodovia atualmente. A situação levou o deputado estadual Munir Neto (PSD) a encaminhar ofícios ao presidente do DNIT, Robson Loures, ao governador Cláudio Castro, pedindo providências urgentes para os problemas apresentados na BR-393. O parlamentar também apresentou uma indicação na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) para que as autoridades competentes

Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa manifestou pesar, nesta sexta-feira (22), pelo falecimento do soldado da Polícia Militar Felipe

sejam acionadas oficialmente pela Mesa Diretora da Casa. “A população de várias cidades do Sul Fluminense - Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí Vassouras e outras - depende da BR-393 diariamente, para ir trabalhar, estudar, cumprir seus compromissos. E agora estão enfrentando uma situação complicada e perigosa, com riscos de acidentes graves, que graças a Deus não aconteceram. Mas é preciso que se tome providências

dos Santos Amaral, de 32 anos, ocorrido na noite de quinta-feira (21), durante uma ação no bairro Vila Independência. O prefeito Luiz Furlani decretou três dias de luto oficial em

antes que aconteçam, por isso acionamos as autoridades responsáveis”, disse o deputado. Munir afirmou ainda que há outros problemas causados pela suspensão da concessionária K-Infra, como o desligamento dos radares de controle de velocidade, o que está fazendo com alguns motoristas trafeguem em velocidade acima da permitida, trazendo riscos a todos os usuários da rodovia.

“Além disso, a suspensão da

memória do policial. Integrante do Grupamento de Ações Táticas (GAT) da 2ª Cia do 28º BPM, o soldado deixa um legado de coragem, dedicação à corporação e compromisso com a segurança

cobrança do pedágio está fazendo muitos caminhoneiros pegarem a BR-393 como uma forma de economizar na viagem, o que está aumentando bastante o fluxo de veículos pesados, em cerca de 30%, de acordo com estimativas que recebemos. Somado à falta de fiscalização de velocidade, é uma bomba relógio”, apontou o parlamentar, que acrescentou: “Outro problema que esse ‘atalho’ causa é o bloqueio de carretas na rodovia, depois que as transportadoras detectam o desvio na rota. São caminhões enormes parados na pista ou no acostamento, trazendo mais riscos para os motoristas”.

A falta de fiscalização e de apoio em caso de acidentes torna a situação ainda mais complicada, e o deputado afirmou que vai procurar as autoridades responsáveis para tentar agilizar ao máximo uma solução para os problemas.

“A população não pode correr riscos por causa de uma situação burocrática. Não há socorro em caso de acidentes, em uma estrada que está a cada dia mais precária. Por isso, além de enviar os ofícios, eu vou procurar o presidente do DNIT, Robson Loures, e o governador Cláudio Castro, e tenho certeza que eles entenderão a situação e tomarão as devidas providências o mais rápido possível”, afirmou Munir Neto.

pública. Em nota, a administração municipal se solidarizou com familiares, amigos e companheiros de profissão, desejando força para enfrentar a perda.

Governo estuda parceria com Bolívia para nova hidrelétrica binacional

País

O Brasil está retomando as obras voltadas à geração de energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas. Para tanto, tem feito leilões para a contratação de pequenas centrais hidrelétricas. Também está nos planos do governo a construção de uma segunda usina binacional. Desta vez, em parceria com a Bolívia, para aproveitar o potencial hídrico do Rio Madeira.

A declaração foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta sexta-feira (22) em evento no qual apresentou os resultados do leilão de contratação de energia gerada em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

“Hoje celebramos a retomada da indústria hidrelétrica no Brasil. Este é mais um Marco histórico

País

O secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Brant, avaliou que o Projeto de Lei 2.628/2022, o PL da Adultização, que estabelece regras para proteção e prevenção de crimes contra crianças e adolescentes em ambientes digitais, é um enorme avanço para a sociedade brasileira. O projeto foi aprovado esta semana pela Câmara dos Deputados. Segundo ele, a proposta aumenta a capacidade de as famílias atuarem na proteção de seus filhos, com a ampliação do compromisso do Estado e das empresas. “Se todo mundo atuar junto, tenho certeza que nossas crianças e adolescentes vão ter um ambiente digital mais seguro”, afirmou. De acordo com Brant, o projeto aumenta, principalmente, a responsabilidade das plataformas, dos desenvolvedores de jogos, aplicativos e redes sociais. “[O projeto] faz com que essa responsabilidade de acompanhamento, de proteção de crianças e adolescentes seja compartilhada entre

do governo Lula. Acabamos de fazer o leilão das PCHs de hidrelétricas até 50 megawatts, sucesso que é um passo fundamental em direção a uma transição energética justa e inclusiva”, disse o ministro.

HIDRELÉTRICA BINACIONAL

Silveira falou sobre alguns planos do governo para a retomada da indústria hidrelétrica no Brasil. Um deles seria a construção da segunda hidrelétrica binacional, a exemplo de Itaipu, construída em parceria com o Paraguai.

“Para retomada das grandes hidrelétricas, ampliamos a cooperação técnica com a Bolívia para aproveitar o potencial do Rio Madeira. Falei com o presidente Lula sobre a importância de enfrentarmos esse debate e a ideia é

famílias, empresas e Estado”, avaliou.

Um dos artigos do PL prevê que a fiscalização seja feita por uma autoridade nacional autônoma, ou seja, uma entidade da administração pública responsável por zelar, editar regulamentos e procedimentos e fiscalizar cumprimento da nova legislação. Em entrevista à TV Brasil, da Empresa Brasil Comunicação (EBC), João Brant avaliou que o país já conta com algumas entidades de acompanhamento e regulação, criadas por lei, conforme determina o PL, e que “podem suprir esse papel”, acrescentando que “ou a gente pode ter a adaptação de uma estrutura já existente para transformar e responder a essas competências”. “Não precisamos criar nada do zero. A gente pode pegar e entender quais estruturas do Estado estão mais adequadas para fazer isso. Precisa ser na lógica da lei das agências. Elas precisam ter autonomia. Tenho certeza de que a gente vai encontrar o melhor caminho”, defende.

garanto avançar. Quem sabe uma nova binacional está a caminho, repetindo o sucesso de Itaipu”, disse o ministro.

PCHS

Sobre os resultados do leilão de contratação de energia de PCHs apresentados hoje, Silveira classificou como de “extremo sucesso”, tendo resultado em uma potência contratada de 816 megawatts (MW), com deságio de 3,16%.

“A garantia física ficou em 466 megawatts médio. O preço médio ficou em R$ 392 por megawatt. Os investimentos estão estimados em R$ 8 bilhões de reais nessa indústria”, disse ele referindo-se aos 65 empreendimentos vencedores do leilão.

“Esse certame já nasceu batendo recorde, com 241 projetos

cadastrados para 3 mil megawatts totais de potência, sendo que a maior parte virá das pequenas centrais hidrelétricas”, acrescentou.

DE ACORDO COM O MME, 13 ESTADOS SERÃO CONTEMPLADOS COM OS EMPREENDIMENTOS.

Dos 65 empreendimentos vencedores, 27 estão localizados em Santa Catarina; 11 no Paraná; 7 no Rio Grande do Sul; 6 no Mato Grosso; 4 em Goiás; 2 no Mato Grosso do Sul; 2 no Rio de Janeiro; e um nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rondônia, Espírito Santo e Pernambuco. “A Região Sul foi a maior contemplada, com 45 empreendimentos”, lembrou o ministro.

Para Brant, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), por exemplo, pode “ganhar corpo, robustez e competências específicas” para se adequar ao que está previsto no PL. “Há caminhos seguros para gente fazer com que isso não seja um governo escolhendo o que fica e o que não fica na internet. Não é esse o papel [do governo]. O papel é saber se as empresas estão fazendo o suficiente para proteger crianças e adolescentes”. Questionado sobre o tempo necessário para que a definição de qual entidade da administração pública prevaleça, o secretário citou que é preciso aguardar que o PL termine sua tramitação no Congresso Nacional e seja sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

ENTENDA

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (20), em votação simbólica, o projeto de lei que estabelece regras para a proteção e a prevenção de crimes contra crianças e adolescentes em ambientes digitais. De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), a proposta contou com o apoio de centenas de organizações da sociedade civil que atuam com a proteção das crianças e adolescentes no Brasil. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI). Apesar de a proposta já ter passado pelo Senado, como houve mudanças na Câmara, agora retorna para apreciação final dos senadores. Com 16 capítulos e 41 artigos, o projeto de lei obriga plataformas digitais a tomarem medidas “razoáveis” para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais ou considerados impróprios para as faixas etárias, como exploração e abuso sexual, violência física, intimidação, assédio, promoção e comercialização de jogos de azar, práticas publicitárias predatórias e enganosas, entre outros crimes. Com informações da Agência Brasil.

Munir aponta outros problemas causados pela suspensão da concessionária K-Infra, como o desligamento dos radares de controle de velocidade

Barra Mansa

PM é executado por criminosos em Barra Mansa

Um dos envolvidos no crime tinha 25 passagens pela polícia e era foragido do sistema prisional

Basta fazer uma pesquisa rápida na internet sobre a palavra “saidinha”. Vão aparecer inúmeros resultados noticiando criminosos que foram beneficiados pela Visita Periódica ao Lar (VPL), a “saidinha”, e não retornaram mais à prisão, tornando-se foragidos. Oziel Guilherme da Silva, de 42 anos, foi um dos presos que saiu e não voltou mais. Ele havia sido preso em 2017 sob a acusação de comandar o tráfico de drogas no bairro Vila Ursulino, em Barra Mansa, morreu em confronto com a Polícia Militar na noite desta quinta-feira (21), no bairro Vila Independência. De acordo com o apurado pelo DIÁRIO DO VALE , Oziel – que tem uma extensa ficha criminal – era considerado foragido desde o dia 17 de maio deste ano. Talvez, se Oziel estivesse preso, o soldado PM Felipe dos Santos Amaral, de 32 anos, ainda estivesse vivo. No mesmo confronto em que Oziel foi morto, Felipe foi atingido por cinco tiros de fuzil. Seus colegas de farda o socorreram e levaram-no para a Santa Casa de Misericórdia, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Outro fato apurado pelo DIÁRIO DO VALE é que, dos dois adolescentes apreendidos e quatro homens presos pelo crime, três

Em resposta a casos que chocaram a opinião pública, como foi o do soldado Felipe Amaral, executado por criminosos que se beneficiavam de brechas no sistema, entrou em vigor a Lei 14.843/2024, batizada de Lei Sargento PM Dias. A medida, que entrou em vigor em 11 de abril de 2024, foi nomeada em homenagem ao sargento Roger Dias, da Polícia Militar de Minas Gerais, que morreu em serviço após um confronto com um criminoso beneficiado pela saída temporária.

A legislação em vigor desde o ano passado altera a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) para tornar as regras do sistema prisional mais rigorosas, especialmente para condenados por crimes graves. A nova lei, ao menos em tese, estabelece mudanças significativas no sistema penal. Entre elas, está o fim da saída temporária para condenados por crimes hediondos ou que envolvam violência ou grave ameaça à pessoa. A única exceção prevista é para fins educacionais, permitindo ao preso frequentar cursos profissionalizantes, de ensino médio ou superior, restritos ao tempo da atividade curricular. Outra alteração é a obrigatoriedade do exame criminológico para a progressão de regime. Agora, a passagem de um regime mais severo, como o fechado, para outro mais brando, como o semiaberto ou aberto, só poderá ocorrer mediante avaliação que comprove baixa

usavam tornozeleira eletrônica –dispositivo que, através de GPS e rede celular, monitora a localização de pessoas sob regime domiciliar, em saídas temporárias, ou sob investigação judicial. Ou seja: todos tinham anotações criminais e, ainda assim, continuaram a praticar delitos, como se os que constam em suas fichas criminais já não fossem o bastante. Outros três suspeitos conseguiram fugir. Informações de inteligência do 28º BPM indicam que Oziel preparava, com outros dez comparsas, um ataque contra uma facção rival. Entre os materiais apreendidos após o confronto que vitimou o soldado PM Amaral, estavam uma granada, duas pistolas, dois revólveres, uma réplica de pistola, três carregadores, 12 celulares e 90 munições. Natural de Volta Redonda, onde morava no bairro Santo Agostinho, Amaral era recém-casado e estava no início da carreira. A notícia de sua morte mobilizou familiares, colegas de farda e amigos, que lamentaram a perda nas redes sociais. A violência que o matou expôs mais uma vez a crueldade dos grupos armados que ignoram qualquer limite em suas disputas. O sepultamento aconteceu na tarde desta sexta-feira (22), no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda.

periculosidade, autodisciplina e indícios consistentes de adaptação ao novo regime, além da já exigida boa conduta carcerária.

A lei também reforça o uso de tornozeleiras eletrônicas, incentivando sua adoção como condição para o cumprimento de penas em regimes semiaberto ou aberto, a fim de garantir maior controle e fiscalização dos apenados.

Embora algumas partes do texto original tenham sido vetadas, o núcleo da proposta foi mantido. A legislação restringe a concessão da chamada “saidinha” e institui a obrigatoriedade do exame de periculosidade, com o objetivo central de priorizar a segurança pública e dificultar que condenados por crimes violentos obtenham benefícios sem uma análise técnica rigorosa de seu risco à sociedade.

SEM RETROATIVIDADE

O ‘xis’ da questão é que a vigência da Lei Sargento PM Dias não tem efeito retroativo. Conforme determina a Constituição, as novas regras que restringem a saída temporária valem apenas para os crimes cometidos após sua entrada em vigor, em abril de 2024. Os presos que já cumpriam pena sob a legislação antiga, mais permissiva, mantêm o direito de pleitear o benefício com base nas regras que estavam em vigor quando foram condenados, ficando resguardados do impacto de uma lei posterior e mais rigorosa.

O sistema de reconhecimento facial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que vem auxiliando as forças de segurança na retirada de foragidos das ruas de Volta Redonda, auxiliou, nessa quinta-feira (21), policiais da Operação Segurança Presente a localizarem um homem, de 26 anos, que constava nos registros da Polícia Civil como desaparecido. Durante patrulhamento de rotina pela Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Volta Redonda, policiais da Operação Segurança Presente foram acionados pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), após câmeras com sistema de reconhecimento facial identificarem o rapaz como sendo um desaparecido. Dias antes do alerta, a mãe do homem havia feito um registro na delegacia sobre o seu desaparecimento. Os policiais confirmaram a identidade do homem e o encaminharam à delegacia da Polícia Civil (93ª DP), onde o caso foi registrado como “encontro de pessoa desaparecida”. Após os procedimentos legais, ele foi liberado. De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, a ocorrência demonstra que o sistema de reconhecimento facial vai além do enfrentamento à criminalidade, mas também tem sido utilizado

COMOÇÃO

Em suas redes sociais, o secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Menezes, lamentou o ocorrido. “Recebo com imenso pesar a notícia da perda do soldado Felipe dos Santos Amaral, que tombou em confronto na Vila Independência, em Barra Mansa. O policial militar estava em uma ação para apurar denúncia sobre homens armados quando foi atingido. Mesmo socorrido e levado ao Hospital Santa Casa de Barra Mansa, infelizmente não resistiu”, escreveu. “Com cinco anos dedicados à nossa Corporação e há dois anos servindo no 28º BPM, o soldado Amaral sempre honrou a farda e a missão de proteger a sociedade. Sua partida deixa uma dor profunda em todos nós. Nos solidarizamos com a família, amigos e companheiros de farda, reafirmando nosso compromisso de seguir firmes na luta em defesa da população”, completou.

O 5º COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA (CPA) TAMBÉM DIVULGOU

NOTA:

“O Comandante do 5º CPA, Coronel Martins, oficiais e praças, manifestam profundo pesar pelo falecimento de nosso valo-

roso irmão de farda SD Felipe dos Santos Amaral, de 32 anos, ocorrido durante um confronto na Vila Independência, Barra Mansa. Com 5 anos na corporação, o soldado Amaral era lotado no 28° BPM.

Neste momento de dor, externamos nossas condolências aos familiares, amigos e companheiros de jornada, rogando a Deus que conforte seus corações e lhes dê força para superar esta irreparável perda. Que a memória de dedicação, lealdade e compromisso deixada por nosso irmão permaneça como exemplo para todos nós.

O Comando do 28º Batalhão de Polícia Militar expressou consternação em nota oficial:

“O Comando do 28º BPM, seus oficiais e praças, lamentam profundamente o falecimento do soldado PM Felipe dos Santos Amaral, de 32 anos, ocorrido durante um confronto na Vila Independência, em Barra Mansa. O militar participava de uma ação para averiguar uma denúncia sobre homens armados na região, quando foi atingido por disparos. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Santa Casa de Barra Mansa, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.

Com cinco anos de corporação, o soldado Amaral era lotado no 28º BPM (Barra Mansa) há dois anos.”

Aos 43 anos, Oziel da Silva já ostentava uma ficha extensa de anotações criminais. Vinte e cinco, para ser mais exato. Em 2017, por exemplo, ele foi preso sob suspeita de comandar o tráfico de drogas nos bairros Vila Ursulino e Vila Maria, em Barra Mansa. Também teria cometido homicídios nos bairros Vila Ursulino, Roselândia e até no município de Bananal (SP). À época, informações de inteligência davam conta de que Oziel esteve em Angra

dos Reis, de onde trouxe criminosos para ajudá-lo a tomar o controle dos pontos de tráfico de drogas em Barra Mansa e Pinheiral. Além do tráfico e da associação para o tráfico, Oziel da Silva tem anotações por roubo a mão armada; furto; receptação; porte ilegal de arma de fogo; porte ilegal de arma de fogo de uso restrito; homicídio tentado qualificado; lesão corporal; ameaça; resistência qualificada e desobediência.

“A legislação matou nosso policial”

A morte do soldado Felipe dos Santos Amaral, lotado no 28º BPM, expôs os riscos enfrentados diariamente pela Polícia Militar. Recém-casado e no início da carreira, ele foi atingido por disparos de fuzil durante uma operação contra criminosos armados na Vila Independência.

Em entrevista ao DIÁRIO

DO VALE, o comandante do 28º BPM, tenente-coronel Moisés Sardemberg, falou sobre a comoção na tropa, a atuação da PM na noite do crime e fez críticas duras ao sistema de Justiça que, segundo ele, contribui para que criminosos perigosos voltem repetidamente às ruas. Confira:

DIÁRIO DO VALE: Qual foi a reação da tropa ao receber a notícia da morte do soldado PM Amaral?

Comandante Sardemberg: Dor, tristeza, consternação, realmente só Deus para suprir nossos sentimentos e manter-nos firmes na missão de defender a sociedade. Somos a única profissão que promete defender outras pessoas, na maioria desconhecidos, até mesmo com o sacrifício da própria vida, mas não significa que estejamos prontos para isso, mas o policial militar do 28º BPM é forte, é resiliente e em respeito ao Amaral, vamos continuar fazendo Polícia e servindo e protegendo.

DIÁRIO DO VALE: O que mais sensibiliza o senhor nesse caso específico — o fato de ele ser recém-casado, estar no início

no apoio às situações de caráter social.

“O sistema de reconhecimento facial tem nos permitido agir de forma rápida e precisa, seja na prevenção de crimes ou na localização de pessoas. Esse caso demonstra que a tecnologia também tem um papel social muito importante: o de ajudar famílias a reencontrarem seus entes queridos. A ferramenta, quando aliada ao trabalho das forças de segurança, tem um único objetivo que é o de salvar vidas. O sucesso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou Coronel Henrique.

da carreira, ou o modo como foi morto?

Comandante Sardemberg: O que mais mexe comigo é o fato de estarmos buscando prender os mesmos facínoras inúmeras vezes, duas, três, quatro...vinte e cinco vezes!! Ele não teria morrido se outros atores da segurança pública tivessem feito o seu papel

DIÁRIO DO VALE: O que motivou a ação da PM na Vila Independência naquela noite?

Comandante Sardemberg: Desde maio, numa saída de visita periódica a família, um criminoso, evadido do sistema penal, provocava instabilidade na cidade de Barra Mansa, provocando guerra entre facções. A inteligência detectou o movimento e as patrulhas foram acionadas para fazer o cerco e prender os marginais. Contudo, na aproximação, um marginal veio a ser alvejado e morrer e o nosso policial também. Várias armas, granada e celulares foram apreendidos. Além de quatro presos e dois menores apreendidos.

DIÁRIO DO VALE: Os policiais já tinham informações de que enfrentariam criminosos fortemente armados, com fuzis e granadas?

Comandante Sardemberg: Sim, esses facínoras são conhecidos por provocar guerras entre facções e por isso as patrulhas estavam em alerta máximo, daí o cuidado de estarmos em superioridade numérica e armamentista, todavia, ocorreu essa

infelicidade DIÁRIO DO VALE: Há indícios de que os criminosos tenham preparado uma emboscada?

Comandante Sardemberg: Não acredito, todavia, todos os detalhes estão em apuração pela Polícia Civil.

DIÁRIO DO VALE: O criminoso morto havia sido beneficiado pela “saidinha” e não retornou à prisão. Como o senhor vê essa situação e o impacto da medida no trabalho policial?

Comandante Sardemberg: Sua pergunta só me permite uma resposta: a nossa legislação matou nosso policial. Já passou da hora da sociedade mudar essa situação DIÁRIO DO VALE: Muitos dos presos usavam tornozeleira eletrônica. Na sua avaliação, esse tipo de monitoramento é sufi-

ciente para conter criminosos de alta periculosidade?

Comandante Sardemberg: Olha, lugar de Leão é na floresta, jamais na cidade. Então não temos floresta, mas um zoológico; então pergunto: vamos deixar o leão na cidade ou no zoológico? Bem, não estamos falando de leões, zoológicos e florestas. Lugar de preso é na cadeia.

DIÁRIO DO VALE: O que precisa mudar, do ponto de vista do comando policial, para que tragédias como essa se tornem menos frequentes?

Comandante Sardemberg: O que ocorreu foi uma fatalidade. Todavia já pedimos ao Comando da Corporação mais treinamento para nossos policiais e mais equipamentos tecnológicos.

Volta Redonda é a primeira cidade no estado, depois da capital, a contar com a tecnologia de reconhecimento facial. O sistema funciona no município desde meados de novembro do ano passado. Através do Ciosp, as imagens captadas por câmeras de monitoramento da prefeitura são cruzadas com um banco de dados da Polícia Civil, que contém informações sobre pessoas procuradas pela Justiça e também desaparecidos. A partir desse cruzamento de dados, o policial em patrulhamento é alertado e faz a abordagem, conduzindo o indivíduo para a delegacia de polícia. A execução do sistema de reconhecimento

a

Volta Redonda
facial ocorre graças
uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado, através de uma cooperação entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar.
Foto: Divulgação
A ficha criminal de Oziel Guilherme da Silva
Oziel, morto nesta quinta-feira (21), tinha pelo menos 25 anotações criminais
Foto: Arquivo
Nova regra da “saidinha” para crimes graves não tem efeito retroativo
Foto: Diário do Vale
Tenente-coronel Sardemberg defende mudanças na legislação

Empreendimentos femininos representam quase metade das empresas abertas no Estado do Rio

Mais de 22.500 empresas foram abertas por mulheres nos sete primeiros meses do ano, um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2024

Estado do Rio O Rio de Janeiro vive um avanço expressivo no empreendedorismo feminino. De janeiro a julho deste ano, 22.893 novas empresas foram abertas por mulheres no estado. O número, além de significar um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 20.292 negócios femininos, representa 45,3% do total de empresas abertas no período

(50.521). Os dados são da Junta Comercial do Estado (Jucerja). “A evolução do empreendedorismo feminino reflete a determinação e a capacidade de inovação dessas empreendedoras. É um movimento que fortalece o desenvolvimento econômico e social do estado, ampliando a geração de emprego e renda para a população, e conta com nosso total apoio. Trabalhamos continuamente no sentido de criar condições para que cada vez mais mulhe-

“Eu sempre quis ter uma empresa assim. Agora consegui. O processo foi bem rápido e fácil na Junta Comercial. Tudo feito pela internet. Já estive do outro lado do balcão, no passado, e hoje, com a outra empresa, de distribuição de baterias automotivas, tenho 10 funcionários. São 10 famílias e uma responsabilidade muito grande que assumi, mas está dando certo” – conta a empreendedora.

De acordo com a Jucerja, de janeiro a julho, os municípios que tiveram maior número de empresas abertas por mulheres foram: Rio de Janeiro (11.753 novos negócios), Niterói (1.800), Duque de Caxias (764), São Gonçalo (622) e Nova Iguaçu (593 novas empresas lideradas por empreendedoras).

“O resultado é uma demonstração do sucesso das políticas públicas e iniciativas que o Governo do Estado tem implementado em prol do empreendedorismo feminino. São ações que reforçam o protagonismo da mulher no cenário econômico fluminense e apontam para mais um ano de recordes na formali-

res possam transformar seus sonhos em realidade” – afirma o governador Cláudio Castro.

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM

Transformar um sonho em realidade foi o que fez Chaienne da Silva Ajala, 36 anos, formada em Administração. Com o incentivo do marido, abriu este ano sua segunda empresa: uma distribuidora de material de limpeza descartável, no bairro de Jardim América.

zação de negócios liderados por mulheres” – comemora a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.

A FORÇA DA MULHER NA ECONOMIA FLUMINENSE

Dados da Jucerja mostram um avanço consistente no número de empresas abertas por mulheres desde 2022. Naquele ano, foram registrados 33.280 negócios liderados por mulheres em todo o estado. Em 2023, o número subiu levemente para 33.298. Já em 2024, o crescimento foi mais expressivo: 34.862 empresas abertas por mulheres, representando um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior. A tendência de alta se mantém em 2025.

Para o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio, Sergio Romay, os números refletem a força transformadora das mulheres no ambiente de negócios.

“O empreendedorismo feminino é um motor fundamental para a economia do nosso estado. Na Jucerja, trabalhamos para que cada vez mais empreendedoras tenham segurança e agilidade para formalizar seus negócios, simplificando e desburocratizando os processos e modernizando nosso sistema” – destaca Romay.

Volta Redonda amplia ações do “Agosto

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda está promovendo diversas atividades de conscientização dentro da campanha “Agosto Lilás”, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher.

A iniciativa busca sensibilizar e informar a população sobre formas de identificar situações de violência e os canais de denúncia disponíveis, além de fortalecer a rede de apoio e proteção às vítimas. O objetivo é contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher no país. Rodas de conversa e palestras estão sendo realizadas pelo Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e pelo Departamento de Políticas para

Mulheres do município, principalmente nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, destacou a importância das ações. “‘Agosto Lilás’ não é só uma campanha. É um grito, um lembrete de que ainda estamos longe do ideal. No Brasil, ser mulher é viver em estado de alerta. ‘Agosto Lilás’ é sobre falar, denunciar e, principalmente, ouvir as mulheres”, afirmou. As próximas rodas de conversa serão realizadas nos seguintes locais: – Segunda-feira (25), CRAS Santo Agostinho, às 9h – Terça-feira (26), CRAS São Luiz, às 9h – Terça-feira (26), CRAS Retiro, às 14h

– Quarta-feira (27), CRAS Mariana Torres, às 14h – Quinta-feira (28), CRAS Voldac, às 9h – Quarta-feira (17), CRAS Rústico, às 14h Como ajudar

A SMDH reforça que a população pode contribuir reconhecendo sinais de violência, não naturalizando atitudes abusivas, ouvindo sem julgamentos quem pede ajuda e compartilhando informações sobre canais de denúncia. Também é fundamental cobrar políticas públicas e iniciativas em escolas, empresas e comunidades. Canais de denúncia e apoio Em caso de urgência, a mulher deve ligar para o 190. Outros canais são: Ceam, Deam, Patrulha Maria da Penha e o aplicativo Maria da Penha Virtual.

A proporção de brasileiros que vivem sozinhos aumentou 52% em 12 anos. Em 2024, 18,6% dos domicílios eram ocupados por apenas uma pessoa, o que equivale a aproximadamente um em cada cinco. Em 2012, essa parcela era de 12,2%. Naquele ano, o Brasil tinha 61,2 milhões de domicílios, sendo 7,5 milhões unipessoais. Em 2024, eram 77,3 milhões de lares, sendo 14,4 milhões com apenas um morador.

A constatação faz parte de uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e

Estatística (IBGE). O analista da pesquisa, William Kratochwill, aponta que o crescimento de residências unipessoais está associado ao envelhecimento da população. Entre 2012 e 2024, a parcela de pessoas com 65 anos ou mais passou de 7,7% para 11,2%.

“Quarenta por cento das unidades unipessoais no Brasil são ocupadas por pessoas de 60 anos ou mais. São aqueles que ficam viúvos ou cujos filhos formam suas próprias famílias”, explica Kratochwill.

MIGRAÇÃO PARA TRABALHO

O pesquisador também aponta que o mercado de trabalho contribui para o au-

mento de lares unipessoais. “Nos grandes centros, é comum que pessoas migrem sozinhas para se estabelecer em um novo emprego”, afirma.

A pesquisa aponta que, em quatro estados, a proporção de residências com apenas um morador supera 20%:

Rio de Janeiro: 22,6%

Rio Grande do Sul: 20,9%

Goiás: 20,2%

Minas Gerais: 20,1%

Já em quatro estados do Norte e no Maranhão, o índice fica abaixo de 14%:

Roraima: 14,7%

Pará: 14,6%

Amazonas: 14,1%

Amapá: 13,6%

Maranhão: 13,5%

Mulheres e homens

Entre os 14,4 milhões de moradores solos, a maioria era homem (55,1%), enquanto 44,9% eram mulheres. Entre os homens, a maior parte (57,2%) tem entre 30 e 59 anos, geralmente pessoas que se separam ou que migram por trabalho antes de levar a família. Entre as mulheres, a faixa predominante é mais de 60 anos (55,5%), muitas viúvas com os filhos já formados. Outras formações familiares

A Pnad também identificou queda na participação de outros tipos de domicílios: Nuclear (casal, com ou sem filhos ou enteados): de 68,4% em 2012 para 65,7% em 2024. Estendidas (pessoas responsáveis e parentes não nucleares): de 17,9% para 14,5%. Compostas (com pessoas sem parentesco, agregados ou empregados): de 1,6% para

Volta Redonda
Iniciativa busca sensibilizar e informar a população sobre formas de identificar situações de violência e os canais de denúncia disponíveis

Documentário valoriza matrizes africanas em Barra do Piraí

Obra tem como eixo central o grupo mirim Memórias do Cativeiro, responsável por manter viva a tradição do jongo

Barra do Pirai

O documentário ‘Jongo - O Ritmo da Resistência’ estreou na manhã desta sexta-feira (22), em Barra do Piraí. O curta, idealizado pelo produtor Reginaldo Costa em parceria com o Instituto Cultural Beleza Negra e a prefeitura, teve o objetivo de fortalecer as matrizes africanas enraizadas na cultura da região Sul Fluminense. Gravado no Hotel Fazenda Ponte Alta, o documentário contou detalhes históricos e técnicos do Jongo, expressão cultural trazida especificamente para o sudeste brasileiro pelos escravos africanos, de origem Bantu do Congo e de Angola.

A obra tem como eixo central o grupo mirim Memórias do Cativeiro, responsável por manter viva a tradição do jongo, fortalecendo a transmissão oral e a educação patrimonial. Mais do que um registro artístico, o documentário se apresenta como um instrumento de resistência contra o apagamento cultural e reafirma a contribuição afrodescendente que faz do Brasil um país singular no cenário mundial.

Realizado com apoio da Lei

Paulo Gustavo, incentivada pelo Governo Federal e apoiada pela secretaria de Cultura e Economia

Criativa de Barra do Piraí para potencializar ações culturais a fim de dar luz a narrativas e vozes

que, durante muito tempo, permaneceram à margem da história oficial.

“Temos como objetivo ampliar o acesso do público geral a cultura e arte, principalmente a população africana. Disseminar o

conhecimento do jongo, das masterizes africanas, para fortalecer a dança e a cultura africana enraizada na essência da população”, declarou Crhistian Pires de Vasconcelos, representando a pasta.

Projeto com cães chega a Barra Mansa para inclusão de pessoas com deficiência

Barra Mansa

Em reunião realizada nesta sexta-feira (22), a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa, Luciana Alves, recebeu a coordenadora do Gepac – Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Serviços Assistidos por Cães e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Vanessa Breia, para a apresentação do curso de extensão em Intervenções Assistidas por Animais com Cães. O encontro contou ainda com a presença de Grasielle Coimbra Rezende, coordenadora da Casa Azul; do fundador do Instituto Amor de Cão, o adestrador Carlos Sardinha; do inspetor Glécio Fabiano de Moura, da Guarda Ambiental de Barra Mansa; de Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, da Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais; além de profissionais do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil).

A iniciativa busca oferecer

Barra Mansa promove mutirão de mamografia e ultrassonografia

Barra Mansa

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, promove entre os dias 25 e 30 de agosto, um mutirão gratuito de exames de imagens. O objetivo é ampliar o acesso da população a diagnósticos por imagem de forma rápida e eficiente.

Durante a ação, duas carretas equipadas com aparelhos de última geração para realização de mamografias e ultrassonografias estarão estacionadas em frente à sede da Prefeitura de Barra Mansa. Os atendimentos serão realizados das 8h às 15h, com marcações sendo feitas tanto nas unidades de saúde como diretamente no local da realização dos exames. A iniciativa é voltada para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do município, via SUS; para pessoas que estiverem, em mãos, com pedidos médicos, inclusive particulares; para colaboradores e servidores da Prefeitura Municipal de Barra Mansa (PMBM).

Serão ofertados os exames de ultrassonografia da tireoide, mamária, pélvica, transvaginal e mamografia. Os pacientes serão orientados sobre o preparo para os exames no momento da entrega da marcação. Para garantir o atendimento, é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG); cartão do SUS; comprovante de residência atualizado; e o pedido médico original. Os resultados dos exames serão entregues no mesmo dia, exceto ultrassonografia da mama e a mamografia, cujos laudos serão disponibilizados por on-line, com acesso via QR Code, entre 10 e 15 dias úteis após a realização do exame.

SERVIÇO

Mutirão de mamografia e ultrassonografia

Data: 25 a 30 de agosto

Horário: 8h às 15h

Local: Em frente à Prefeitura de Barra Mansa - Rua Oscar da Silva Marins, Centro

Voltaço tenta vitória inédita fora de casa na Série B contra a Ferroviária

A vice-prefeita Luciana Alves reforçou o compromisso da administração municipal de transformar a iniciativa em um projeto estruturado, considerando as necessidades de novos atendimentos à população.

“Nosso objetivo é colaborar

oportunidades de capacitação para agentes públicos, com o objetivo de implantar um serviço de atendimento voltado a adultos, jovens e crianças nas áreas de saúde, educação e assistência social. O curso combina formação teórica e prática, preparando os profissionais para atuar em Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) junto ao público atendido. A professora Vanessa Breia destacou que o curso já possui aplicação em âmbito estadual e ressaltou a importância de expandi-lo para novos contextos, sobretudo diante da relevância da compreensão da neurodiversidade. “O projeto de serviços assistidos por cães, iniciado no âmbito estadual com profissionais da saúde, educação, segurança pública e assistência social, vem se consolidando ao longo dos últimos anos e agora chega a Barra Mansa. A proposta é ampliar esse trabalho para o nível municipal, qualificando equipes e oferecendo uma ferramenta inovadora que contribua para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou.

para que esta experiência se transforme em um projeto organizado, capaz de qualificar equipes, preparar servidores e ampliar o atendimento às pessoas com deficiência. Com o envolvimento de instituições locais, poderemos implementar uma ação inovadora que fortaleça a inclusão e promova o desenvolvimento da rede de cuidados”, destacou.

Protocolos reforçam segurança do paciente em cirurgias de emergência no H.FOA

O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) tem reforçado seu compromisso com a segurança do paciente em cenários de urgência e emergência. A unidade segue protocolos internacionais e adota práticas multidisciplinares que asseguram qualidade e responsabilidade no atendimento, mesmo quando decisões precisam ser tomadas em tempo reduzido. De acordo com o cirurgião geral Guilherme da Silva Guimarães, o grande desafio em cirurgias de emergência está na rapidez exigida para conduzir cada etapa do atendimento. “O principal desafio está no tempo reduzido para tomada de decisões, o que exige uma equipe alinhada e uma comunicação eficiente entre esta equipe”, destacou. Ele lembra ainda que, ao contrário das cirurgias eletivas, o paciente em urgência muitas vezes não está em condições clínicas ideais e pode chegar sem exames prévios, o que reforça a necessidade de domínio dos protocolos de segurança.

CHECKLIST CIRÚRGICO DA OMS: GARANTIA EM TRÊS ETAPAS

Entre as práticas adotadas

pelo H.FOA está o checklist de cirurgia segura da Organização Mundial da Saúde (OMS). O protocolo é aplicado em três momentos essenciais: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e no encerramento do procedimento, antes de o paciente deixar a sala. De acordo com o Dr. Guilherme, a checagem envolve desde a confirmação de identidade e lateralidade até informações sobre jejum, alergias, uso de medicações profiláticas e destino do paciente após a cirurgia. “A equipe realiza checagem de dados essenciais em três etapas, garantindo que nenhuma informação relevante seja negligenciada”, explicou.

O MOMENTO CRÍTICO: O “TIME OUT”

Embora todas as etapas do checklist tenham grande importância, o médico destaca uma fase como decisiva: o chamado “time out”, realizado antes da incisão cirúrgica. “Ali é o último momento antes de se iniciar o procedimento e, se alguma dessas informações estiver equivocada, é a última oportunidade para corrigir. Depois não tem mais volta, é como a inspiração antes do mer-

gulho, filosoficamente falando”, ressaltou o cirurgião.

ORIENTAÇÕES PARA NOVOS PROFISSIONAIS

Além dos protocolos formais, o especialista reforça a importância da postura e da preparação individual de cada profissional da saúde que atua em emergências cirúrgicas. Ele elenca quatro pontos essenciais para quem inicia na área: educação continuada, manter a calma, valorizar o briefing e debriefing das equipes – ferramentas importantes para otimizar a comunicação e a segurança nas equipes de saúde – e, acima de tudo, preservar a dignidade do paciente. Sobre a formação, o cirurgião enfatiza: “Mais do que qualquer outra ciência, em cirurgia o caminho para a excelência está na repetição. Estude e treine até que os protocolos se tornem hábitos.” Já em relação ao nervosismo natural de quem atua em situações críticas, ele orienta: “O foco tem que ser o paciente. Se não temos uma firme base de estudo e treino, fica muito mais difícil manter a calma.”

Outro ponto considerado essencial é o debate em equipe antes e depois do procedimento. “O

briefing e o debriefing aumentam a sintonia da equipe, otimizam o atendimento e permitem aprender com cada experiência”, afirmou. Por fim, Dr. Guilherme reforça que a técnica nunca deve se sobrepor à essência humana do cuidado. Citando uma frase do professor Dr. Augusto Paulino, ex-presidente da Academia Nacional de Medicina, ele lembra: “Na sala de operações o sentido de cooperação, de igualdade, respeito mútuo e disciplina atingem o extremo. A pessoa mais respeitada e pela qual todos se sacrificam mantém-se inerte e alheia aos acontecimentos que se desenrolam. Que exemplo sublime de solidariedade humana, de ética e de espírito hipocrático.” Com a aplicação rigorosa desses protocolos e o compromisso diário de suas equipes, o H.FOA reafirma seu papel como referência em segurança do paciente. Mais do que seguir normas internacionais, o hospital busca cultivar uma cultura de cuidado baseada em cooperação, ética e respeito, garantindo que cada procedimento cirúrgico, seja eletivo ou de emergência, seja conduzido com excelência e humanidade.

O Voltaço enfrenta a Ferroviária neste domingo, às 18h30, em Araraquara (SP), pela 23ª rodada da Série B. O Volta Redonda não vence longe de casa desde 16 de fevereiro, ainda pelo Estadual. São 13 jogos de jejum e a segunda pior campanha como visitante da Segundona, com três empates e sete derrotas em 10 partidas. Depois de perder para o CRB, em casa, na rodada passada, a equipe ficou pressionada, com 22 pontos, dentro do Z4.

“Todos os jogos fora de casa vão ser pesados para nós. Vamos precisar pontuar, principalmente obter os três pontos. É algo que a gente vai lutar muito”, declarou o técnico Rogerio Corrêa.

Com 16 jogos pela frente, o Volta Redonda precisa melhorar o aproveitamento para buscar a permanência na Série B. Então além de treinar, o time já começou a fazer contas.

“Ninguém nunca caiu com 45 pontos. Por outro lado, a gente já viu na maioria dos anos que quem faz 42 pontos não cai. Só

que a gente vai ter que acompanhar o campeonato rodada a rodada. Está muito embolado. Temos que trabalhar para toda rodada estar fora da zona de rebaixamento”, disse o gerente de futebol do clube, Flavio Horta Jr. Este jogo será o primeiro jogo depois da saída do volante Pierre, contratado pelo Fortaleza. Sem ele e sem Robinho, da mesma posição, o treinador tem tido dificuldades para montar o meio-campo. “A alma de um time é o meio campo. É difícil quando você perde dois caras que são referências de intensidade e técnica. As características que nós temos é muito diferente do que desses dois que saíram”, comentou Rogerio, que terá outro desfalque: o zagueiro Gabriel Bahia, suspenso. E com um orçamento curto, está difícil buscar reposições a altura destes dois jogadores. “A gente tenta buscar no mercado. Só que não vai achar jogadores do nível do Robinho e do Pierre. Além da questão financeira, que também pesa, tem a questão técnica”, finalizou Flavio.

Barra Mansa recebe 1ª etapa do Circuito Rural Bike neste domingo

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa, realiza neste domingo (24) a 1ª etapa do Circuito Rural Bike – BM. A largada oficial está marcada para as 8h, na Praça Frederico José Amante Filho, conhecida como Praça Pichu, no distrito de Rialto, com previsão de encerramento ao meio-dia.

O evento é aberto à comunidade e tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta, promover saúde, estimular a mobilidade urbana e difundir valores como cidadania, companheirismo e respeito às regras. O percurso será de 46 quilômetros em estradas rurais, com controle e apoio da organização em todo o trajeto. A estrutura contará com pontos de hidratação, fornecimento de frutas e gelo na arena de chegada, ambulância de prontidão, carro de apoio e suporte mecânico. Os participantes receberão kit com número de identificação, chip de cronometragem, isotônico, barra de cereal e medalha de participação. O uso de capacete é obrigatório, assim como o respeito à sinalização e aos demais ciclistas. A organização recomenda ainda que os atletas façam avaliação médica prévia. O trânsito ao longo do percurso será controlado e, mesmo em caso de chuva, a etapa será realizada normalmente.

Volta Redonda
Volta Redonda
Barra
Documentário se apresenta como um instrumento de resistência contra o apagamento cultural
Iniciativa busca oferecer oportunidades de capacitação para agentes públicos
Foto: Gabriel Borges
Voltaço tem a segunda pior campanha como visitante da Série B, com sete derrotas em três jogos
Foto Anderson Mendes/VRFC

Sul Fluminense deve receber

R$ 13,1 bilhões em investimentos até 2027

Panorama da Firjan aponta aportes em energia, indústria e infraestrutura na região

Sul Fluminense

A região Sul Fluminense deve receber cerca de R$ 13,1 bilhões em investimentos até 2027. Os dados fazem parte do Panorama dos Investimentos do Estado do Rio de Janeiro, estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). No total, os investimentos públicos e privados previstos para o estado podem alcançar R$ 534 bilhões até 2027, sendo R$ 336 bilhões em projetos em andamento e R$ 198 bilhões em potencial. O levantamento reúne mais de mil iniciativas mapeadas, com recortes por setores e regiões.

Na indústria de transformação, o Sul Fluminense concentra R$ 9,8 bilhões em aportes da iniciativa privada. Em Resende, a Volkswagen e a Nissan realizam ampliações e modernizações em suas fábricas, enquanto em Barra Mansa a ArcelorMittal segue com investimentos. Em Porto Real, a Stellantis mantém novos projetos, e em Volta Redonda a CSN aplica recursos na modernização da Usina Presidente Vargas.

Na área de energia, o destaque é o programa de extensão da vida útil da Usina Nuclear de Angra 1, em Angra dos Reis, que prevê R$ 1,8 bilhão em investimentos para reforçar a segurança energética nacional.

Segundo a Firjan, o maior

volume de investimentos em andamento no estado é do setor de energia, que soma R$ 267,8 bilhões, puxado pelo mercado de petróleo e gás natural, com projetos de empresas como Petrobras, Shell e Equinor. Outros setores também têm grande participação. A infraestrutura reúne R$ 24,5 bilhões, com obras em concessões rodoviárias, ferroviárias e portuárias. Na indústria de transformação, além da cadeia automotiva e siderúrgica, o destaque é o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da

Marinha (Prosub), que envolve a construção de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear. Já em desenvolvimento urbano, os investimentos somam R$ 15,3 bilhões, em especial os ligados ao saneamento após a concessão da Cedae.

“Estamos entregando um panorama completo dos recursos alocados em mais de mil investimentos. É mais uma contribuição que estamos dando para o planejamento e o desenvolvimento do nosso estado. Porém, temos que acompanhar a possibilidade

de redução dos incentivos fiscais, conforme proposto pelo governo do estado, porque nesse caso ficaremos em desvantagem competitiva em relação aos outros estados e os investimentos e o desenvolvimento estarão ameaçados”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

O Panorama dos Investimentos está disponível no Observatório Firjan: https://observatorio. firjan.com.br/inteligencia-competitiva/panorama-dos-investimentos-no-estado-do-rio-de-janeiro-2025-2027

Projeto Jovem Alerta capacita adolescentes para o mercado de trabalho

Quarenta jovens de Volta Redonda, participantes do projeto Jovem Alerta – Mundo do Trabalho e Desenvolvimento Humano, receberam, nessa quinta-feira (21), seus certificados de conclusão da formação, promovida em parceria entre a Fundação Beatriz Gama (FBG) e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

A cerimônia aconteceu na FBG e encerrou o ciclo de formação para os jovens e adolescentes do Projeto de Educação e Apoio ao Adolescente (PEAA), com idades entre 14 e 18 anos. “É o encerramento de uma fase importante do PEAA, e o curso tem o objetivo de apresentar aos adolescentes e jovens algumas temáticas relacionadas ao mercado de trabalho, como vestimenta, preparação do currículo, comunicação em entrevistas de emprego e em outras situações, além do relacionamento interpessoal”, explicou a diretora-social da Fundação Beatriz Gama, Ethiene Correia.

O evento teve início pela manhã, com a presença da equipe do

Cadastro Jovem Aprendiz VR; e à tarde, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) esteve presente propondo novas parcerias para o próximo ciclo do projeto, como o curso de educação financeira. “A Secretaria da Juventude tem ofertado qualificação na área de educação financeira a jovens da cidade, por meio de diversas parcerias, principalmente para quem quer empreender. Podemos trazer esse tipo de capacitação para o ‘Jovem Alerta’, que atende quem mais precisa”, explicou o secretário da Juventude, Munir Francisco Filho. Para os jovens presentes, o sentimento foi de gratidão. “Senti mudanças na minha comunicação e melhorei muito no trabalho”, disse Pedro Henrique Silva Santos, de 15 anos. “No começo, eu não queria participar; no primeiro dia me senti inseguro. Com o passar do tempo, aprendi a gostar do curso, que me ajudou em relação à convivência e ao trabalho. O curso me ajudou a moldar meu futuro, e agora já sei o que quero ser”, comentou o formando Luiz Fer-

nando Italiano Neto, de 16 anos. Formação

O curso teve duração de três meses, divididos em 25 oficinas, com aulas duas vezes por semana, de três horas cada. As aulas aconteceram no auditório da prefeitura e em espaços parceiros, como a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB).

O presidente da FBG, Vitor Hugo Gonçalves, explicou que a fundação paga uma bolsa para que os jovens sejam inseridos no

mercado de trabalho, atuando em setores públicos e exercendo atividades práticas por quatro horas, de segunda a sexta-feira. “O Jovem Alerta complementa esse trabalho com a parte pedagógica, orientando, entre outras coisas, como se portar em um ambiente de trabalho. Parabéns a todos! Reforçamos nosso compromisso de promover mudanças positivas na vida desses jovens, oferecendo acolhimento e oportunidade de transformação pessoal e profissional”, afirmou Vitor Hugo.

A nova Rota Turística Ipiabas-Conservatória está preparada para receber visitantes que poderão aproveitar o que de melhor os distritos das cidades de Barra do Piraí e Valença tem a oferecer. Quem chega na região pela Rodovia Lúcio Meira, BR-393, depara-se com a placa instalada no trevo entre as duas cidades, que indica os atrativos. O projeto foi desenvolvido pela secretaria de estado de Turismo e Sebrae, com apoio das secretarias de Turismo das prefeituras das duas cidades e do Sicomércio.

“O lançamento dessa rota é uma iniciativa do secretário Gustavo Tutuca e tem o objetivo de oferecer mais um atrativo turístico aqui no Vale do Café para que os visitantes possam aproveitar todos os produtos do turismo rural. Além de conectar os distritos com os diversos festivais realizados aqui” disse Wanderson Farias, assessor especial da SETUR.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro, dr. Flávio Ferreira, a nova rota vai gerar desenvolvimento para os produtores locais e fomentar a região.

“A secretaria de turismo é uma grande parceira que nós temos. Nessa região do vale do café, principalmente aqui em Ipiabas e Conservatória, nós temos grandes produtores de queijos premiados, inclusive com um queijo premiado na Europa,

tem doces muito saborosos e claro o café. Eu já provei tudo isso e hoje vou aproveitar novamente”, comentou dr. Flávio. A rota, que foi lançada com divulgação a nível nacional, no stand da Santur, no Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, na quinta-feira (21), teve um segundo lançamento na data de início do Festival Sabores do Vale do Café, que será realizado em Conservatória entre os dias até dia 24.

“Conservatória é o lugar mais visitado do sul do estado porque tem o case de sucesso que é a seresta. Então, a gente fica muito satisfeito com a implantação da Rota Turística para darmos um passo nessa atividade que traz renda e emprego sendo uma indústria limpa”, afirmou o prefeito de Valença, Saulo Corra. A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki frisou que esse é um momento muito importante para o turismo da região porque com as parcerias será possível trabalhar a atividade turística de Ipiabas da maneira correta, aproveitando ainda a integração com Conservatória.

“Foi uma excelente ideia essa iniciativa da SETUR. Ipiabas e Conservatória são dois destinos que se complementam, cada um com suas características. Vamos aproveitar esse fluxo de turistas que vem da capital e de outros estados e fazer que aproveitem ao máximo a nossa região”, afirmou a prefeita de Barra do Piraí.

UGB encerra Congresso de Estudantes e comemora sucesso da 4ª Feira de Estágio

Volta Redonda

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) encerrou nesta sexta-feira (22), a quarta edição do Congresso de Estudantes (CONE). O evento, realizado em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), teve início na segunda-feira (18) e reuniu uma ampla programação de palestras, debates e atividades acadêmicas. Durante toda a semana, estudantes puderam acompanhar palestras de profissionais de diversas áreas e participar de encontros com egressos da instituição, que compartilharam experiências e trajetórias no mercado de trabalho.

Os coordenadores dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Anderson Ribeiro e João Hoppe, respectivamente, participaram da 16ª edição da Concrete Show, realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, em São Paulo. O evento é considerado um dos maiores da América Latina para o setor da construção civil e reuniu milhares de profissionais, empresas e especialistas. A participação dos representantes do UGB aconteceu a convite da presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Fluminense (Sinduscon-SF), Elissandra Cândido. Neste ano, a Concrete Show reuniu mais de 450 marcas na-

cionais e internacionais, sendo 50 estreantes, distribuídas em uma área de mais de 32 mil m². O evento apresentou inovações tecnológicas, soluções sustentáveis, novos equipamentos e tendências que já estão transformando os canteiros de obras brasileiros. Além de promover networking qualificado, a feira se consolidou como referência em conteúdo técnico e oportunidades de negócios no setor. Anderson Ribeiro destacou a importância da experiência. “Gostaria de agradecer o convite do Sinduscon para participar do Concrete Show. Foi uma oportunidade enriquecedora para nós, coordenadores, conhecermos de perto as novas tendências do mercado em diversas áreas. Essa vivência nos permite trazer novidades para os cursos de gradua-

ção, integrar ainda mais a formação acadêmica com as demandas do mercado de trabalho e, com isso, ampliar a empregabilidade

dos nossos alunos. Sem dúvida, foi um momento único e bastante engrandecedor para nós e para o UGB”, frisou Ribeiro.

O ponto alto do congresso foi a realização da 4ª Feira de Estágio do UGB, na noite desta quinta-feira (21). O evento aconteceu no estacionamento do campus Volta Redonda, em um espaço especialmente preparado para receber empresas de diferentes segmentos e milhares de estudantes. A Feira de Estágio tem se consolidado como uma das principais oportunidades para os acadêmicos conhecerem programas de estágio, políticas de contratação e possibilidades de

carreira em grandes companhias. Entre as empresas participantes deste ano estiveram CSN, Santander, TV Rio Sul, CIEE, SINE, Unimed, Beleza Natural, CDL-VR, Equipacare, Light, Konnen Academia, ArcelorMittal, Royal Supermercados e Zamix. Durante a programação, o UGB também lançou o Clube UGB+, um projeto que oferece benefícios exclusivos para alunos da instituição. A iniciativa já conta com mais de dez empresas parceiras, garantindo descontos em alimentação, saúde, lazer e outros serviços. Entre os estabelecimentos conveniados estão Casa 21 Sabores Caseiros, Bier Prosit, Luno Odontologia, Ótica Vale Sul, Sublime Look Festa, Sublime Fler, Marco Vacchi, KNN Idiomas, Baller Academia, Neto Esporte, Clube Comercial e Escudo+ Clube de Benefícios. A pró-reitora de Assuntos Acadêmicos do UGB, Elisa Alcântara, destacou a relevância da Feira de Estágio e agradeceu a participação das empresas parceiras. “A cada edição fortalecemos o vínculo entre a universidade e o mercado de trabalho, oferecendo aos nossos alunos um contato direto com grandes oportunidades. Ficamos muito felizes com o sucesso da Feira e com a adesão das empresas”, afirmou.

Volta Redonda
Volta Redonda
Dados fazem parte do Panorama dos Investimentos do Estado do Rio de Janeiro, estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Foto: Divulgação
Curso teve duração de três meses, divididos em 25 oficinas, com aulas duas vezes por semana, de três horas cada
Foto: Divulgação
Barra do Piraí

TAÍS ARAÚJO

Taís Araújo rebateu críticas às cenas de sexo com Renato Goés em Vale Tudo, onde vive a protagonista Raquel, par romântico de Ivan. Em entrevista ao Extra, a atriz afirmou que o tema ainda é tabu para parte do público e que pode gerar diferentes reações: “tem gente que vai gostar, outros vão ter repulsa”. Ela também adiantou mudanças drásticas na trama, como a volta da personagem à pobreza após Odete Roitman (Debora Bloch) se tornar sócia da Paladar, destacando a resiliência de Raquel, que passa a vender sanduíches na praia para superar as dificuldades.

DESTAQUES DA SEMANA

BIANCA ANDRADE

Bianca Andrade, a Boca Rosa, chamou atenção ao surgir de biquíni xadrez vermelho em uma praia na Croácia, exibindo a boa forma e suas tatuagens, enquanto trocava carinhos com o namorado Diego Cruz, com quem assumiu relacionamento em junho; elogiada pelos fãs com comentários como “maravilhosa demais” e “um escândalo”, a influenciadora, que já falou ao Gshow sobre como lida com críticas e haters, segue colecionando registros cheios de estilo e repercussão nas redes sociais.

CINE SHOW A rede Cine Show de Volta Redonda traz de volta a Semana do Cinema de 28 de agosto a 03 de setembro, com ingressos promocionais a R$10 e Sala GOLD por R$20, além de todos pagarem meia-entrada! Aproveite também os combos com preço especial, disponíveis na bombonière. Chame todo mundo e venha curtir o melhor do cinema nesta promoção imperdível no Cine Show de Volta Redonda!

 Léo Dias mostrou seu estilo direto e aproveitou para revelar os bastidores de sua saída do SBT, agradecendo a diretora Daniela Beyruti por liberá-lo de uma multa que o afastaria da TV por três meses e permitindo sua rápida transição para a nova emissora. Emocionado, o jornalista destacou que pretende trazer conteúdos exclusivos, entrevistas e repercussões do mundo dos famosos, enquanto a Band aposta em sua chegada para reforçar a audiência e o engajamento do público nas tardes.

 A cantora sertaneja Lauana Prado passou por momentos de pânico no início da semana durante um voo fretado entre Anápolis (GO) e Sorocaba (SP), quando a porta da aeronave se abriu em pleno ar, provocando desespero entre os passageiros e forçando um pouso de emergência. Emocionada, a artista relatou que entrou em choque e precisou de medicação após o susto, mas reforçou que todos saíram ilesos e que a aeronave estava regularizada, explicando que a porta, apesar das travas, acabou estourando devido à pressão. Ainda abalada, Lauana agradeceu as mensagens de apoio e a rmou ter vivido um momento de grande re exão, destacando a importância da proteção divina.

 Gustavo Mioto deixou de seguir Ana Castela no Instagram após rumores de um possível envolvimento da cantora com Zé Felipe, ex de Virgínia Fonseca, ganharem força nos bastidores do Farraial, em São Paulo, onde os dois teriam trocado olhares, flertes e até beijos. O gesto do sertanejo ocorre pouco depois de ele e Ana ensaiarem uma reaproximação com música em parceria e show conjunto, reacendendo a esperança dos fãs em uma reconciliação. A relação dos dois foi marcada por idas e vindas entre 2023 e 2024, e apesar da repercussão, nenhum deles se manifestou oficialmente sobre o novo afastamento.

MAIARA

Após viver relacionamentos intensos com Fernando Zor, Mohamed Nassar e Matheus Gabriel, que chegaram a abalar sua fé no amor, Maiara revelou em entrevista que voltou a acreditar nos sentimentos genuínos ao acompanhar a relação de Maraisa com Fernando Mocó, que a inspirou ao mostrar companheirismo e conexão verdadeira. Reconhecendo suas próprias decepções, ela afirmou que essas experiências a fizeram valorizar ainda mais o amor que observou no casal, e celebrou sua atual fase de serenidade afetiva e autocuidado, destacando estar “na melhor fase” da vida, cuidando da saúde do corpo, mente e espírito.

FLÁVIA ALESSANDRA

Flávia Alessandra agitou as redes sociais ao compartilhar cliques de sua temporada na Turquia, posando de biquíni fio-dental e exibindo o corpo em forma, o que rendeu uma chuva de elogios de fãs. Além das fotos sensuais, a atriz chamou atenção pelo novo visual, agora loiríssima com corte chanel, explicando que a mudança faz parte de sua rotina de transformação como atriz. E não é apenas na vida real que ela aparecerá renovada: segundo o colunista Flávio Ricco, do portal Leo Dias, Flávia voltará em breve a interpretar a vilã Sandra em Êta Mundo Melhor!, retornando à trama ainda mais poderosa e disposta a se vingar.

RAFA KALIMANN

Rafa Kalimann emocionou os fãs ao celebrar o aniversário de 27 anos de Nattan, no início da semana, com uma declaração apaixonada nas redes sociais. O casal, que viajou para Orlando para aproveitar os parques e organizar o enxoval da lha, Zuza, compartilhou momentos especiais durante a comemoração. Em seu texto, Rafa descreveu o cantor como alguém de energia rara e autêntica, com “uma aura diferente” e uma presença marcante. A in uenciadora ressaltou ainda a fé, a humildade e a alegria diária de Nattan, agradecendo pelo apoio e parceria dele durante a gestação.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.