ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ
ASSINANTE - VENDA PROIBIDA
Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva
Sul Fluminense, domingo, 20 de maio de 2018 Ano 24 • Edição nº 8718
diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00
Arthur Gomes
ESPORTE
Voltaço vence em casa e entra no G4 O Volta Redonda recebeu o Bragantino na tarde deste sábado (19), em partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, e manteve o 100% de aproveitamento no Raulino de Oliveira. O Tricolor de Aço, que vinha de duas derrotas, fez modificações que deram resultado. Com gols de Marcelo e Luís Gustavo, a equipe venceu o time paulista e assumiu a quarta colocação do grupo B.
ESPORTES | Página 6
Domínio: Voltaço foi o melhor em campo e os gols da equipe foram marcados no primeiro tempo
Volta Redonda cria mais da metade dos empregos industriais da região Município mantém a posição de sede da maior parte dos empregos industriais do Vale do Paraíba Fluminense
Barra Mansa
Comerciantes e pedestres se queixam de pedintes Roze Martins
Comerciantes e pessoas que frequentam os principais centros comerciais de Barra Mansa reclamam do grande número de pedintes que se aglomeram nas calçadas. Em alguns casos, a queixa é sobre a abordagem ríspida aos consumidores. Em outros, é de entulho e sujeira deixada nas portas das lojas. A situação chegou a tal ponto que alguns donos de restaurantes negociam com a população de rua. Trocam marmitex pelo distanciamento da porta das lojas. A prefeitura já afirmou que está atenta e aumentará a linha de atuação.
CIDADES | Página 4
Entre janeiro de 2017 e abril de 2018, a região do Vale do Paraíba Fluminense criou 2.445 empregos na indústria. Destes, 1.290 (52,76%) foram criados em Volta Redonda. Isso demonstra que, mesmo depois da expansão industrial trazida pela implantação do pólo automotivo da região das Agulhas Negras, o município mantém a posição de sede da maior parte dos empregos industriais
do Vale do Paraíba Fluminense. Todas as indústrias da região, somadas, representavam um total de 41.302 empregos em janeiro de 2018. Só em Volta Redonda, estavam 18.184 desses postos de trabalho, o que corresponde a 44,03% do total. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
ESPECIAL | Página 3
ABOLIÇÃO E CONSTITUIÇÃO
Luta por direitos básicos ainda faz parte da rotina dos negros O chamado movimento negro do Brasil celebrou com muitos questionamentos a memória da abolição no país, decretada há 130 anos. Neste ano especificamente, os negros questionaram que direitos básicos garantidos
a todos pela Constituição ainda estão longe de chegar a parcela da população com um tom de pele diferente do branco. Avanços também foram reconhecidos, sem deixar de lado as cobranças.
NACIONAL | Página 8
Dragagem em rio mostra sofás, TVs e entulho em Barra Mansa
Andando: População de rua se aglomera nos centros comerciais de Barra Mansa
Volta Redonda
PMBM
Ponte Alta une moradias e comércio na divisa com BM Evandro Freitas (Secom)
Quem entra em Volta Redonda vindo de Barra Mansa, pela Via Sérgio Braga, se depara em primeiro lugar com o bairro Ponte Alta. A primeira impressão é que se trata de um bairro quase que exclusivamente comercial, mas uma pequena peregrinação pelas ruas mostra que vai além disso. Segundo o último Censo feito pelo IBGE, são 4.193 pessoas morando na Ponte Alta. Moradores mais antigos mostram saudosismo de um tempo em que o bairro foi mais calmo, e os mais novos contam que o bairro “tem de tudo” no comércio.
CIDADES | Página 7
Limpando: Rio Barra Mansa recebe grande operação de limpeza e dragagem
Frequenta: Ponte Alta é sempre muito procurada por gente de toda região pela vasta opção comercial
O balanço de uma operação de dragagem no Rio Barra Mansa, feita através de uma parceria da prefeitura com o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente), mostra dados e fatos lamentáveis. E também preocupantes. Cento e dezessete toneladas de resíduos já foram retirados, incluindo aí muito lixo e entulho. Pior: apare-
lhos velhos de TVs, sofás e muitos pneus estão entre itens retirados do fundo do rio que corta muitos bairros da cidade. Todo o material recolhido está sendo encaminhado para o Centro de Tratamento de Resíduo Sólido, no Km 4, exceto os pneus, que têm como destino o projeto Ecopneu.
CIDADES | Página 7