Page 1

ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ

ASSINANTE - VENDA PROIBIDA

Sul Fluminense, domingo, 15 de abril de 2018 Ano 24 • Edição nº 8687

Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva

Arthur Gomes

diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00

CAMPEONATO BRASILEIRO

Voltaço pega o Operário na estreia pela Série C O Volta Redonda inicia hoje, às 15h30, em Ponta Grossa-PR, mais uma jornada em busca do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A estreia na terceira divisão nacional será diante do Operário, no estádio Germano Krüger. A escalação ainda será definida, mas a base é de atletas que disputaram o Campeonato Estadual. O adversário promete endurecer o jogo, pois vem embalado por estar bem na disputa da segunda divisão do estadual paranaense. 

ESPORTES | Página 10

Caminhando: Volta Redonda vai encarar um adversário desconhecido e com fama de perigoso

TROCA DE COMANDO

Novo delegado diz que fará ‘Raio X’ de VR para saber índices de criminalidade Celso Castello anuncia que vai trabalhar no combate à violência em conjunto com as Forças de Segurança RECURSOS DIGITAIS

Leitura infantil pode ser estimulada com aplicativos Cristina Indio do Brasil/ Agência Brasil

Muitas vezes vistas como vilãs por parte dos pais, as novas tecnologias também são empregadas em boas causas. A promoção da leitura infantil é um bom exemplo. Aplicativos educativos de histórias e literatura vêm caindo cada vez mais no gosto das crianças, em boa parte das vezes apresentados por pais mais antenados. Profissionais da área de educação afirmam que realmente os aplicativos disponíveis na internet podem ser peçaschaves para estimular o aprendizado. 

Polícia Civil e nem tão pouco pela Polícia Militar. É necessária uma cadeia de todas essas instituições e que elas estejam envolvidas nesse problema de violência”, afirmou. O delegado disse que também pretende traçar estratégias para combater um dos delitos que ocorrem com frequência: furto e roubo de veículos. 

POLÍCIA | Página 5

COLUNA ‘E NÓS COM ISSO’

Lado bom da polarização é que mais pessoas se interessam pelo assunto A crise política sem fim e crescente polarização dos discursos entre militantes de esquerda ou direita podem ser analisadas sob um aspecto positivo. Do assassinato da vereadora Marielle Franco ao projeto de Reforma da Previdência, mais

pessoas estão buscando informações sobre a política nacional. Não é preciso ir longe para ver que os fatos políticos estão tomando conta das conversas cotidianas, seja nos lares, bares e esquinas. 

LAZER | Página 4

Barra Mansa

CIDADES | Página 7

Parceria com a Votorantim pode melhorar nota no Ideb

Promovendo: Crianças podem ser estimuladas a leitura com os aplicativos certos

Volta Redonda Júlio Amaral

Curso de panificação abre chance de emprego ou de negócio próprio A Escola de Panificação do Senai mudou de endereço e agora funciona no bairro Aero Clube, em Volta Redonda. Os cursos se tornaram referência para quem busca uma colocação no mercado de trabalho ou deseja abrir um negócio próprio. Mantida pelo Senai, a escola conseguiu fechar parcerias com empresas da região e em alguns casos os alunos começam a

O novo delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Celso Gustavo Castello Ribeiro, disse que fará um “raio X” da cidade, com a intenção de identificar quais são os maiores índices de criminalidade. A intenção dele é traçar medidas de combate à violência, e combatê-las com apoio das Forças de Segurança. “A Segurança Pública não é feita apenas pela

trabalhar antes mesmo da formação. Atualmente são for madas, em média, de quatro a cinco turmas de qualificação por ano, totalizando 80 profissionais. 

CIDADES | Página 4

Incrementa: Alunos aprendem ofício que vai muito além da produção dos populares pãezinhos

A Secretaria Municipal de Educação realiza, no próximo dia 17, reunião para apresentação do PVE (Parceria Votorantim pela Educação) 2018, que beneficia escolas e profissionais da rede municipal. No ano passado, o PVE contemplou

40 educadores e 12 escolas. A meta para este ano é ambiciosa: alcançar quatro mil alunos de 17 unidades. A meta final é melhorar a nota do município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

POLÍTICA | Página 3

Angra dos Reis

Audiência debate regime aduaneiro especial que será votado na Alerj A Câmara Municipal de Angra dos Reis sediou um debate sobre o Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação (Repetro), que deve ser votado, ainda este mês, na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Trata-se de um regime tri-

butário especial que isenta de impostos a aquisição de equipamentos, no país e no exterior, para a indústria do petróleo. O encontro teve a participação de políticos de diferentes esferas e representantes do setor produtivo local. 

POLÍTICA | Página 3


2 DIÁRIO DO VALE

RESUMO DA SEMANA



DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

MOSAICO

RESUMO DA SEMANA SEGUNDA-FEIRA, DIA 09 Polícia prende suspeitos de latrocínio Policiais militares prenderam um homem e um menor em Barra Mansa por suspeita de cometer latrocínio em Volta Redonda. Um terceiro suspeito, também menor, ainda está sendo procurado. O trio teria matado Reginaldo Rodrigues, de 52 anos, que é motorista da Uber, em sua residência, no bairro Conforto. A polícia chegou até o caso após um dos suspeitos ter batido com um carro que havia carregado os pertences da vítima. Durante a investigação, o telefone da vítima ainda tocou no bolso do suspeito. O corpo de Reginald foi encontrado dentro da casa, amarrado. Havia manchas de sangue na parede e a polícia teve de arrombar a porta para entrar no imóvel. Os pertences da vítima foram achados na casa da mãe de um dos suspeitos detidos.

Ambulantes ganham novo espaço na Feira Livre Os 88 ambulantes que trabalham na Feira Livre se disseram satisfeitos com o novo local para trabalhar, escolhido por sorteio. Depois de receberem das mãos do prefeito Samuca Silva, os crachás para que possibilitem trabalhar no entorno das feiras livres dos bairros Aterrado (aos sábados) e Vila Santa Cecília (aos domingos). Desde o dia 31, os ambulantes cadastrados estão trabalhando em uma área demarcada. Na feira livre do Aterrado, eles foram instalados onde funcionava o antigo Bolsão de Veículos. Já aos domingos, eles ficam nas ruas 12 e 23-B, na Vila Santa Cecília.

de capacitação promovido pela prefeitura. A oficina denominada ‘SEI unir Forças para Melhorar’ (Sebrae Microempreendedor Individual), foi realizada no auditório da Aciap, no Centro, sem custo para as artesãs. A finalidade foi oferecer oportunidades de aprimoramento, cooperativismo e competitividade as artesãs. Segundo informações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, a ideia é promover este ano diversas oficinas que permitam o aprimoramento da competitividade das artesãs.

A polícia suspeita de que Joyce da Silva Caldeiras, de 22 anos, encontrada morta na segunda-feira (9), por funcionários da fazenda onde trabalhava, no distrito de Vargem Alegre, em Barra do Piraí, tenha sido vítima de violência sexual. Familiares da jovem disseram que Joyce desapareceu sábado (07), quando foi buscar o gado no pasto. Ela era retireira na Fazenda Bom Sucesso. Policiais civis da 88º DP (Barra do Piraí) disseram que o suspeito de ser autor do crime está foragido. Ele seria a pessoa que assediava a vítima. Por conta do assédio que estaria sofrendo, Joyce se mudou com o marido e os três filhos para Rua 3, no Mirante do Vale, no bairro Retiro, em Volta Redonda.

O Volta Redonda apresentou ontem mais dois reforços para disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Chegaram o zagueiro Lucas Cunha, de 24 anos, que jogou o Campeonato Carioca deste ano pela Cabofriense, e o atacante Dudu, de 20 anos, que estava no Tigres do Brasil-RJ. Lucas é formado no Fluminense, defendeu a Ponte Preta e já jogou em Portugal. Dudu é cria do Tigres e foi um dos destaques da Série B1 do Campeonato Carioca e da Copa Rio de 2017.

Parque Aquático tem festival de natação para crianças e idosos O Parque Aquático, na Ilha São João, teve festival de natação neste fim de semana, com a participação de 130 atletas de diversas faixas etárias, de crianças de 6 anos a idosos com 75 anos. A secretária da Smel (Secretaria de Esporte e Lazer), Maria Paula Tavares, destacou que o festival teve a finalidade de estimular o esporte e a atividade física em família. Alunos dos programas Melhor Idade em Movimento, Jovens e Adultos em Movimento e do Projeto de Iniciação Desportiva competiram nas piscinas do parque.

Terceira Idade visita sítio em Resende PMBM

Corpo e mente: Ideia do passeio partiu dos próprios idosos, com o objetivo de integrar os grupos de diferentes bairros Cerca de idosos dos grupos de Caminhada Orientada da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer visitaram anteontem o Sítio das Palmeiras, em Resende, onde fizeram diversas atividades: aulas de dança, alongamento, hidroginástica, entre outras. O professor de Educação Física, que é orientador do grupo do Centro da cidade, Fábio Leal, explicou que a ideia do passeio partiu dos próprios idosos, com o objetivo de integrar os grupos de diferentes bairros.

Exposição de Fuscas atrai admiradores de carros antigos A exposição de Fuscas, ocorrida na noite de anteontem, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, atraiu amantes de carros antigos de toda a região. Mais de 50 veículos ficaram expostos no evento, realizado pelo VW Clube de Volta Redonda, com apoio da secretaria de Cultura. O mecânico Djalma dos Santos, que levou seu filho Caio, de 13 anos, para ver os carros antigos, elogiou o evento. “Foi bem legal poder mostrar para ele os Fuscas, todos muito bonitos, e poder ouvir a história de cada carro, como foi comprado e reformado”, disse o mecânico.

Delegado pede prisão preventiva de casal suspeito de matar criança O delegado titular da 100ª DP, Marcelo Haddad, solicitou à Justiça de Porto Real decretação de prisão preventiva de casal suspeito de matar Annita Myllena Marins de Oliveira, de 3 anos. Clerisson Cleber Martins teria espancado a menina até a morte. Já a sua companheira, Fabrissa Rocha de Alcântara Real, é acusada de omissão. O crime, que chocou moradores de Porto Real, ocorreu no dia 30 de março deste ano. Com a prisão dos pais de Annita, por tráfico de drogas, a guarda da menina ficou com madrinha Fabrissa, embora a garota tivesse parentes mais próximos morando na Vila Elmira, em Barra Mansa.

Suspeito matar mecânico em Porto Real é identificado O suspeito de matar o mecânico Edson Calixto Gomes, o “Preto”, de 32 anos, ocorrido na segunda-feira (09) foi identificado. Um adolescente, que tem passagens pela polícia, seria o autor do crime. A identificação ocorreu depois que a polícia conseguiu imagens de uma câmera de segurança, com registros do crime, e prendeu um outro menor, que seria irmão do suspeito.

Artesãs participam de oficina de capacitação Um grupo de artesãs participou ontem do programa

PM apreende menores com drogas Agentes do Serviço de Inteligência (P2), do 37º Batalhão da PM apreenderam dois menores: um com 17 e outro 16 anos de idade. Na casa de um deles, a polícia encontrou granada, pistola calibre 9 milímetros, uma espingarda calibre 12, com a numeração raspada, 64 trouxinhas de maconha e 14 trouxinhas de skank. Os PMs também encontraram 41 munições de calibre 9 milímetros, rádios de comunicação, R$ 389, em dinheiro, dois celulares, 91 pinos de cocaína e farto material para endolar drogas. Os menores foram abordados na Rua Otacílio José da Silva, na Vila Niterói, em Itatiaia. Ao chegarem ao local, através de denúncia anônima, a polícia percebeu que a mãe de um dos rapazes, estava bastante apreensiva.

O DIÁRIO DO VALE vai publicar alguns comentários feitos por internautas sobre reportagens publicadas no site do jornal. Por questão de espaço, nem todos os comentários serão publicados e alguns podem ser resumidos. A redação pode sofrer algumas mudanças para adequar o 'estilo internet' a uma publicação impressa. Cartas para o jornal podem ser enviados por e-mail para cartas@diariodovale.com.br e também através do site, na seção "Fale Conosco". O endereço do site do DIÁRIO DO VALE é www.diariodovale.com.br

DIÁRIO DO VALE

Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói Volta Redonda - RJ - Cep 27283-370 - Tel: (24) 3212-1812 - 3347-4477

Redação: redacao@diariodovale.com.br  Departamento Comercial: comercial@diariodovale.com.br  Departamento de assinatura: assinatura@diariodovale.com.br



Departamento de arte: composicao@diariodovale.com.br  Esporte: esporte@diariodovale.com.br  Caderno Lazer & Cia: lazer@diariodovale.com.br ○

Diretor-Presidente: Aurélio José F. de Paiva Editora Chefe: Sônia Paes



Fundado em 5 de outubro de 1992

Educação

Interação

A Prefeitura de Angra realiza no próximo dia 18, quarta-feira, o Trabalho de Campo Marítimo com estudantes de seis unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste dia, os alunos da EJA das Escolas Municipais Nova Perequê, Cacique Cunhãbebe, Prof. Cleusa de Fortes de Pinho Jordão, Profª Tânia Rita de Oliveira, Cornélis Verolme e Raul Pompéia vão realizar visitas às ilhas da Gipóia, Porcos Grande e Pequena, Botinas e Praia das F lechas. A embarcação sairá do Cais de Santa Luzia às 8h30.

O projeto “Setrab em Rede” promove interação com o usuário e condensa as principais informações de contato em uma única imagem, direcionando a navegação através de links para a informação sobre o serviço.

Finalidade A ação tem como objetivo a orientação profissional e a ampliação dos conhecimentos sobre a área de atuação turística de Angra dos Reis, promovendo reflexões sobre o mercado de trabalho que movimenta a economia do município e gera empregos. Ao mesmo tempo, serão trabalhadas informações relativas à preservação ambiental. O transporte marítimo para execução projeto foi disponibilizado através da parceria com a Agência de Turismo Doce Angra.

Tecnologia Com a expansão das novas tecnologias, a informação ganha outra roupagem na internet. Pensando nesse novo conceito, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda lançou duas novas ferramentas digitais: Cartilha Digital e Cartão Interativo. O intuito é o de condensar as principais informações de contato e esclarecer as dúvidas do trabalhador, por meio de links de direcionamento para o serviço correspondente.

Novo sistema Conservatória g anhou um sistema novo de tratamento e abastecimento de água que beneficiará cerca de 12 mil pessoas entre moradores e visitantes. Foram construídas estações de tratamento de água e instalados

hidrômetros. As obras foram executadas com recursos de aproximadamente R$ 7 milhões, da Secretaria de Estado do Ambiente, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Eleição O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) realizou uma reunião com representantes de partidos políticos para tratar da propaganda eleitoral nas Eleições 2018. O juiz Daniel Vianna Vargas, da 118ª Zona Eleitoral, responsável pela fiscalização da propaganda na Capital, falou sobre a proibição de promover candidaturas em data anterior a 16 de agosto. O magistrado abordou, ainda, o uso de perfis falsos nas redes sociais e a utilização de impulsionamento para propaganda na internet. “Atuaremos não só de for ma responsiva, motivados por denúncias e reclamações, mas também investigativa”, explicou o juiz, que é também responsável pela fiscalização da propaganda na internet no estado do Rio.

Redação, Comercial, Administração e Assinaturas Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói - Volta Redonda - RJ Cep 27283-370

FALE COM O DIÁRIO

EMPRESA JORNALÍSTICA DIÁRIO DO VALE LTDA. CNPJ: 39.555.503/0001-69

Proprietário de uma loja de móveis planejados em Cabo Frio, Ricardo Garri participou do primeiro evento do Rio em Ação, como empreendedor indicado pelo Sebrae/RJ e também cliente da AgeRio. Segundo o empresário, montar um plano de negócios e buscar conhecimento são os primeiros passos para o sucesso. O programa tem ações previstas para Volta Redonda.

Câmeras vão vigiar acessos a Volta Redonda

QUARTA-FEIRA, DIA 11





SEXTA-FEIRA, DIA 13 A prefeitura vai implantar o projeto batizado de “Cercas Inteligentes”, que prevê a instalação de câmeras, sensores e leitores, em locais estratégicos nos acessos a Volta Redonda. O diretor-presidente da EPD (Empresa de Processamento de Dados), Matheus Moreira, explicou que a previsão é de que ainda no mês de abril o escopo final do projeto seja apresentado ao prefeito Samuca Silva. Matheus acrescentou que outro objetivo é customizar os processos internos do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) buscando gerar informações confiáveis e em tempo real.

O programa foi lançado na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e recebeu cerca de 330 participantes. A AgeRio (Agência Estadual de Fomento), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sebrae são os parceiros da iniciativa.

QUINTA-FEIRA, DIA 12

O dia da a saúde foi comemorado com uma grande ação na cidade. A ação aconteceu na Praça Ponce de Leon, Praça da Matriz, no Centro. Pelo menos 1,2 mil pessoas passaram pelo local e visitaram diversos stands com técnicos esclarecendo sobre HIV e combate a dengue. A Cruz Vermelha também esteve no local aferindo pressão e instruindo os moradores. Durante o evento, também foi realizado o IV encontro pela conscientização do autismo com apresentação do Drum Latas.

Voltaço contrata Dudu e Lucas Cunha para Série C

O projeto Rio em Ação vai oferecer às micro e pequenas empresas linhas de crédito em um total de R$ 2 bilhões de recursos. A ideia é percorrer diferentes cidades do estado para disponibilizar rede de apoio ao empreendedor, com atendimento individualizado, rodadas de negócio e orientação financeira. 

Jovem desaparecida há três dias é encontrada morta em fazenda

Dia da Saúde reúne mais de 1,2 mil pessoas em Barra Mansa

TERÇA-FEIRA, DIA 10

Linhas de crédito

Tel: (24) 3347-4477 - 98156-2843 Whatsapp para envio de matérias: (24) 99818-3199 Gráfica: Rua Geraldo Di Biase (ou Rua Governador Luiz Monteiro Portela), 485 Aterrado - Volta Redonda - Cep 27.213-080 - Tel: (24) 3346-2275 O noticiário nacional é fornecido pelas agências Folha e Lance Exemplares atrasados - Solicitar através do telefone (24) 3347-4477 DIARIO ONLINE | www.diariodovale.com.br SITE ATIVO DESDE 1996

© Copyright 2014 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.


DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

DIÁRIO DO VALE 3

POLÍTICA



Barra Mansa retoma atividades do 'Parceria Votorantim pela Educação' Iniciativa visa aumentar a proeficiência dos alunos, impactanto sobre os resultados do Ideb Arquivo

Barra Mansa De olho na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na estruturação das unidades escolares e na redução do percentual de evasão de alunos, a Secretaria de Educação realiza no próximo dia 17, reunião para apresentação do PVE (Parceria Votorantim pela Educação) 2018. O encontro será realizado no Colégio Municipal Washington Luiz, em Saudade, e envolverá representantes da educação infantil e especial, anos iniciais e finais, sala de leitura, supervisão escolar, Conselho Municipal de Educação, secretário e subsecretário de Educação e Gerência de Educação Básica. Neste mesmo dia, de 15 às 17 horas, o programa será apresentado para as duplas gestoras, formadas por diretores e orientadores pedagógicos, de 17 das 67 unidades escolares da rede municipal de ensino. As atividades do PVE prosseguem durante a semana. Dia 18, de 8 às 17 horas, as duplas gestoras realizam atividades direcionadas à gestão escolar. No dia 19, de 18 às 12 horas, serão debatidos mecanismos para a mobilização dos alunos, com dois educandos de cada unidade participante, De 13h30min às 17 horas, essa mesma discussão será realizada com representantes das entidades parceiras de fomento à leitura, como o Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), o

UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e o Rotary Clube. As reuniões serão no Colégio Municipal Marcelo Drable, no Ano Bom. Dia 20, de 8 às 14 horas, a pauta será concentrada na gestão educacional, reunindo representantes da educação infantil e especial, anos iniciais e finais no Colégio Municipal Washington Luiz.

Aprendizagem Segundo o secretário de Educação, Vantoil de Souza, este ano, o PVE tem como tema ‘Gestão com foco na aprendizagem’. “O tema contempla as necessidades do município para enfrentamento as problemáticas relacionadas à aprendizagem, além de estabelecer um plano de ação possibilitando interfaces com o processo de revisão do currículo a partir da Base Nacional Comum Curricular e dos Planos Nacional e Municipal de Educação”, explicou Vantoil, destacando que a parceria permitirá ainda a mobilização social, através das lideranças locais. A gerente de Educação Básica da SME, Saionara Maciel, destacou que, através da parceria entre a prefeitura e o Instituto Votorantim, a ideia é aumentar a proeficiência dos alunos, impactanto sobre os resultados do Ideb. -Em 2015 as séries iniciais obtiveram a nota de 5,4 para uma média projetada de 5,9. Enquanto as séries

Educação Pública: Secretário de Educação, Vantoil de Souza, diz que projeto este ano tem como tema ‘Gestão com foco na aprendizagem’ finais tiverem, neste mesmo ano, a nota 4,2 para uma média projetada de 5,5. O resultado do Ideb de 2017 está previsto para ser divulgado em maio e nossa expectativa é atingir a média 6,2 para as séries iniciais e de 5,5 para as séries finais - detalhou Saionara, explicando que o Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática, por

meio da Prova Brasil, e no fluxo escolar (taxa de aprovação). A parceria acontece pelo segundo ano consecutivo no município. Em 2017 o PVE contemplou 40 educadores e 12 escolas onde foram desenvolvidas temáticas focadas na educação inclusiva. Agora a meta é alcançar cerca de quatro mil alunos, de 17 unidades escolares.

O PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar nos municípios em que a empresa tem operação. Para orientar o trabalho desenvolvido é feita a avaliação inicial dos municípios em cada uma das competências trabalhadas no programa.

O processo e a prioridade das ações são definidos e realizados com base em um tema orientador. A partir disso, cada cidade gera um produto concreto no final do ano. Essa estratégia de formação aumenta o engajamento dos participantes e concretiza os aprendizados por meio de produções em áreas de grande importância para a educação local.

Secretaria da Mulher promove Regime aduaneiro especial é debatido na Câmara de Angra dos Reis oficina do 'Desenvolvimento Humano' Arquivo

Gabriel Borges (Secom)

Angra dos Reis

Na secretaria: Evento aconteceu na sede da entidade e contou palestra da coach Karina Lomar e teve a participação de Dayse Penna Volta Redonda A secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos promoveu a Oficina de Desenvolvimento Humano. A ação faz parte do projeto ‘Movimento Mulher’ lançado no ano passado e que vem capacitando as mulheres, auxiliando-as a desenvolver as suas habilidades. Esta é a primeira turma de mulheres do ano a participarem do curso, com direito a palestra de treinamento, da coach Karina Lomar. Novas turmas podem ser abertas para a oficina. O evento aconteceu esta semana na secretaria, que fica no Aterrado. A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, participou da abertura do

evento: “Esta é a primeira turma do ano num projeto que será realizado por 10 encontros às quartas-feiras, que deve durar cerca de dois meses e meio, buscando sempre a valorização da mulher de Volta Redonda, que deseja o respeito, e entender cada vez melhor o seu papel na sociedade com novos conhecimentos. E assim possa fazer as suas escolhas pessoais e profissionais com toda a sua autonomia e confiança”, disse. A oficina teve a participação de 14 mulheres que fizeram as inscrições, a maioria por telefone. A profissional de treinamento, Karina Lomara, distribuiu dois questionários com perguntas e comparou ao final as respostas, comentando a evolução dos participantes. Cleusa Guimarães de

Oliveira, moradora de Três Poços, disse que ligou para a secretaria para pedir ajuda jurídica e psicológica no relacionamento de casal, e foi informada da abertura da oficina: “Muito satisfeita porque realmente aprendi coisas que mudaram o meu modo de pensar e vou me valorizar mais daqui para frente. E se me convidarem para novos cursos, vou cer tamente fazer”, disse. Ângela Máximo de Souza, também elogiou a oficina: “Eu liguei interessada no curso Cuidador de Idosos, mas me falaram desse novo curso. Eu vim e gostei. Estou desempregada, mas tenho outras habilidades de trabalho em que posso desenvolver com esses conhecimentos que adquiri”, afirmou Angela.

O Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação (Repetro), que deve ser votado, ainda este mês, na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), foi tema de um debate realizado esta semana no município. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e reuniu políticos das esferas municipal, estadual e federal e representantes dos metalúrgicos. O prefeito Fernando Jordão participou do debate. O Repetro é um regime tributário especial que isenta de impostos a aquisição de equipamentos, no país e no exterior, para a indústria do petróleo. O presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), propõe condicionantes para sua adesão. - Nós queremos sim 3% do Repetro, mas para quem produz no estado do Rio. Nossa proposta é que quem produz em outro estado pague 12% de ICMS e o que vem de fora do Brasil seja tachado com 18%. Isso para defender a nossa indústria, pois o óleo está aqui e, se não fizermos um ICMS diferenciado, as obras continuarão a ser feitas lá fora, como tem acontecido – enfatizou. Após as declarações do deputado, prefeito apresentou sua preocupação com a decisão. - Os nossos trabalhadores metalúrgicos ou àqueles que vieram do setor têm sofrido muito. O que Angra quer e precisa é que a gente tenha algo favorável à construção naval. Por isso, este assunto tem que ser estudado tecnicamente, nos mínimos detalhes, para que a decisão tomada seja a mais acertada possível. Precisamos evoluir para chegar numa definição com final feliz, principalmente para o trabalhador – ponderou o prefeito.

Fernando Jordão: ‘O que Angra quer e precisa é que a gente tenha algo favorável à construção naval’ Os representantes dos metalúrgicos também mostraram preocupação: “Estamos vivendo um clima de instabilidade no setor naval. Atualmente, o Basfels está apenas com as obras de uma plataforma, a P-69, que chegam ao fim neste mês. Por isso, precisamos garantir a competitividade do estado do Rio diante dos demais 26 estados que já aderiram ao Repetro. Os campos de petróleo não saem do lugar, como disse o presidente da Alerj, mas as plataformas podem ser construídas em qualquer região – destacou a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Cristina Marcolino. Os integrantes da Comissão União pelo Emprego, criada no último ano, também emitiram sua opinião. - Nós, trabalhadores, queremos a garantia dos empregos. Esta foi uma reunião muito esclarecedora, onde pudemos buscar perante as autoridades competentes uma solução para a crise que atravessamos. Nosso estaleiro, que no auge teve 12 mil trabalhadores, hoje tem cerca de 1.400 e, no final das obras da P-69, pode deixar mais 900 pessoas desempregadas – destacou o líder sindical, membro da Comissão União pelo

Emprego. Também participaram da discussão os deputados estaduais; os vereadores; o presidente da Fundação dos Trabalhadores do antigo Estaleiro Verolme (Funtresve), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Angra dos Reis; líderes sindicais e trabalhadores metalúrgicos.

Repetro O Repetro, regime aduaneiro especial para a exploração e produção de petróleo e gás natural, que isenta de impostos a importação de equipamentos, foi criado em 1999. Desde então, o regime vem sendo prorrogado pelos governos. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer editou medida provisória que prorrogou o regime até 2040 no Brasil. Ao aderir ao Repetro, os Estados reduzem de 18% para 3% o ICMS cobrado na fase exploratória e na de desenvolvimento. O Estado do Rio renovou a adesão ao Repetro em fevereiro, através de um decreto do governador Luiz Fernando Pezão. Porém, o presidente da Alerj, André Ceciliano, sugeriu por meio do Projeto de Lei 3.660/17, a limitação do benefício apenas à fase exploratória.


4 DIÁRIO DO VALE

CIDADES



DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

Grupos de GLGBT comemoram emissão de identidade social no Detran Documento evitará constrangimentos em situações quando a aparência e o nome na carteira de identidade não correspondem, segundo grupos GLBTs Roze Martins

Roze Martins, com Agência Brasil (Especial para o DIÁRIO DO VALE)

Volta Redonda e Barra Mansa Travestis e transexuais já podem pedir ao Detran a emissão do documento de identidade com o nome social. A carteira terá os nomes registrado na certidão de nascimento e social. A finalidade, segundo a Secretaria de Direitos Humanos e Política para Mulheres, é evitar constrangimentos como quando a aparência e o nome na carteira não correspondem. O documento pode ser tirado em qualquer Detran da região. A decisão foi comemorada por de grupos GLBTs, de Volta Redonda e Barra Mansa. Eles afirmaram que a medida servirá, principalmente, para evitar constrangimentos em situações quando a aparência e o nome na carteira de identidade não correspondem. A cabeleireira Lavínia de Carvalho Queiroz, de 26 anos, é uma transexual e ficou surpresa com a notícia. Para ela, a medida vem ao encontro do desejo de muitas pessoas que enfrentam os mesmos obstáculos que ela, no dia a dia. “Para nós, mulheres trans, é muito importante ter esse apoio, essa base social. É uma medida que vai facilitar o nosso dia a dia e evitar constrangimentos. É uma grande vitória e, mesmo se contar os dois nomes, já a ameniza a sensação de desconforto”, disse a cabeleireira. A transexual Lívia Martins de Azevedo, de 25 anos, é outra que também ficou feliz. Segundo ela, o maior

problema enfrentado pelos transexuais e travestis é quando precisam participar de alguma entrevista de emprego e as pessoas se assustam ao comparar o nome que consta na documentação com a aparência dos entrevistados. - Meu nome de registro é Peterson, e não tem nada a ver com a característica da Lívia, que é quem eu realmente sou. Ter um documento com o nome social é uma grande conquista e ainda ajuda as pessoas que não sabem lidar com esse tipo de situação. Infelizmente o preconceito ainda é grande, e não será resolvido apenas com a carteira, mas ela já vai ajudar bastante. Estou desempregada há um ano, nesse período já fiz 13 entrevistas e todos ficaram de retornar. É uma situação muito complicada - disse a transexual, que já tem um processo na Justiça para a troca do nome no registro de nascimento.

‘Garantindo a cidadania’ De acordo com o coordenador da ONG Rede Nacional de Pessoas Casa Rosa, Jaime Pereira, todo tipo de iniciativa ou projeto voltado para garantir a cidadania do público LGBT é de extrema importância. Ele ressalta que o Estado do Rio é pioneiro em ações de visibilidade para a população transexual e de travestis, e que a medida irá beneficiar uma grande parcela que sempre quis ter um documento com seu nome social. - Toda ação que venha complementar o benefício

que garanta a cidadania, dessa parcela da população, é uma vitória enorme. Sabemos que são inúmeros os casos de constrangimento e preconceito que muitos enfrentam. Como o processo para que a mudança na certidão de nascimento ainda é mais demorado, ter a carteira de identidade já é um grande avanço. Temos casos na ONG que já duram oito anos”, observou o coordenador. Para o coordenador da ONG Volta Redonda Sem Homofobia, Natã Teixeira Amorim, a emissão da Carteira de Identidade Social é uma conquista ao que se refere à acolhida e a dignidade humana. Ele recorda que recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a alteração do nome civil do grupo, sem procedimentos cirúrgicos. -Essa decisão já foi aprovada e em alguns locais do Brasil já está funcionando, embora alguns cartórios ainda estejam aguardando a regulamentação pelo Conselho Nacional de Justiça, que está em andamento. Mas é preciso esclarecer que uma coisa é mudança de nome e alteração registral, e outra é inclusão do nome social (que ainda não foi alterado para nome civil) no CPF, RG Social e Titulo eleitoral - disse. Segundo Teixeira, ainda não é possível afir mar quantos e quais cartórios estão fazendo a alteração ou quando sairá a regulamentação. Porém, segundo ele, a ONG está à disposição para ajudar as pessoas que têm dúvidas sobre o processo.

Para melhor: Lavínia e Amanda ficaram surpresas com a notícia - Precisamos evitar aborrecimentos com informações distorcidas e evitar com que algumas pessoas tenham um retrabalho de fazer a inclusão do nome social agora e, após regulamentação, ter que fazer todo trabalho de alteração novamente dos documentos. Esses procedimentos podem gerar e, por isso, já estamos buscando a gratuidade para essas pessoas disse o coordenador. Fundado em 2013, o Volta Redonda Sem Homofobia busca promover a qualidade de vida, os direitos humanos e a cidadania da população de

PARCERIA

Cursos de panificação viram opção de emprego para alunos

Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e pessoas intersexo (LGBTI), profissionais do sexo e pessoas vivendo com IST/HIV e Aids.

Funcionários treinados Confor me informou o governo do Estado, os funcionários do Detran passaram por treinamento específico, desenvolvido em parceria com a secretaria, por meio do Programa Rio Sem Homofobia, para melhor atender esse público. Quem se interessar pela carteira de

Arrozal vai ter ‘shopping a céu aberto’ Piraí

Júlio Amaral

O primeiro Shopping a Céu Aber to de Ar rozal acontecerá neste domingo (15), das 9 às 18 horas, no entorno do Casarão Histórico de Arrozal e na Rua Theodora Barbosa Ribeiro. O evento reunirá diversos estabelecimentos comerciais. Além dos estandes de 22 empresas do município, haverá também programação cultural, barracas de artesanato e g astronomia. Está

Júlio Amaral (jamaral@diariodovale.com.br)

Volta Redonda Os cursos da Escola de Panificação do Senai, que fica agora no Aero C l u b e, v i r a r a m u m a oportunidade para quem pr e t e n d e i n g re s s a r n o mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Em março a unidade iniciou o primeiro curso de padeiro após a troca de endereço. O instr utor de alimentos, Gabriel Carvalho da Cunha, afirmou que graças a uma parceria que o Senai tem com empresas da região muitos alunos c o n s e g u e m e m p r e g os quando ainda estão f azendo o curso. - Alguns alunos são chamados mesmo antes de concluírem o cur so por conta da demanda de empre go. Na escola de panificação os cursos mais procurados são os de padeiro e confeiteiro. Se todos os alunos que estão no curso desejarem trabalho imediato, eles conse guem – destacou Cunha, acrescentando que o curso de panificação começou a ser oferecido em 2009, em uma unidade móvel do Senai. No entanto, segundo ele, devido a grande demanda, a escola foi inaugurada em julho de 2014, no

Oportunidade: Alunos buscam o curso para tentar novos empregos ou abrirem o próprio negócio bairro São Geraldo. Ainda de acordo com o instrutor, outra parceria que o Senai tem com o Sindicato de Panificadores permite oferecer gratuidades aos alunos que fizerem o pedido. - Atualmente são formadas, em média, de quatro a cinco tur mas de qualificação por ano, totalizando 80 profissionais. O perfil é muito variado: muitos buscam a qualificação e outros querem montar ou próprio negócio. Entre os alunos também recebemos muitos

empresários querendo se aperfeiçoarem - disse. Ingrid Fabiane Peris, de 35 anos, moradora de Pinheiral, trabalha como autônoma em casa, fazendo bolos e doces. “Este já é o meu segundo curso, o primeiro foi de confeiteiro e agora optei pelo curso de padeiro. O curso é muito bom e culinária é uma paixão e a profissão que quero seguir”, ressaltou. Quem também deseja seguir o ramo da culinária é Deivis Everton, de 30 anos. “Trabalhava numa telefonia como gerente em-

presarial, uma área muito concorrida e perdi o emprego recentemente, mas sempre gostei de cozinhar e gosto de preparar algo em casa para a família. Resolvi me ar riscar e abraçar esta oportunidade que surgiu em participar deste curso de padeiro”, disse. Deivis afir ma estar surpreso como a matemática é usada nas aulas. “Estou gostando de tudo, tanto das aulas teórica quanto da aula prática. Está sendo muito gratificante”, comenta.

identidade social, tem que fazer uma declaração de próprio punho em formulário específico disponível nas unidades do Detran. Não há custo adicional. É preciso pagar apenas um Duda (Documento Único do Detran de Ar recadação) no valor de R$ 37,15. O documento de identificação passará a ter os dois nomes impressos, o de nascimento e o social, que não poderá ser alterado e, se for necessária a emissão de segunda via por roubo, não será cobrado outro valor, bastará apresentar o boletim de ocorrência.

programado para hoje a realização da Copa Street on Road de Automodelismo etapa Arrozal. O presidente da Acepi (Associação Comercial de Piraí), Cidmar Souza, afirmou que é grande a expectativa para o evento, tanto em relação às vendas. “Esperamos um sucesso tão grande quanto do evento promovido em Piraí, no ano passado. Nosso objetivo é revitalizar a confiança no comércio local”, completou Cidmar Souza.


DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

DIÁRIO DO VALE 5

POLÍCIA/CIDADES



Novo delegado fará um ‘Raio X‘ para identificar os índices criminais Castello diz que pretende traçar estratégias para combater furto e roubo de veículo em Volta Redonda arquivo

Dicler de Mello e Souza Volta Redonda O novo delegado titular da 93ª DP, Celso Gustavo Castello Ribeiro, disse ao DIÁRIO DO VALE que fará um “raio X” da cidade, com a intenção de identificar quais são os maiores índices de criminalidade. Com isso, ele afir ma que vai se inteirar das principais necessidades dos moradores. O policial assumiu o comando DP na quarta-feira (11). Ele é carioca e era titular da DRCPIM (Delegacia de Repressão aos Crimes de Propriedade Imaterial), no Rio. Ele substitui o delegado titular Eliezer Lourenço, que foi para a 34ª DP (Bangu), no Rio. É a primeira vez que ele vai atuar numa delegacia do interior do estado. Celso foi informado por Eliezer que os principais crimes

que ele combateu, durante os dois anos e quatro meses que ficou a frente da 93ª DP, foram os homicídios e o tráfico de drogas. Uma das prioridades de Celso Castello é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela unidade policial. O delegado disse que também pretende traçar estratégias para combater um dos delitos que ocorrem com frequência: furto e roubo de veículos. As medidas de combate a este crime serão feitas em conjunto com outros órgãos de segurança pública, Guarda Municipal, Ministério Público e Judiciário, segundo ele. - A Segurança Pública não é feita apenas pela Polícia Civil e nem tão pouco pela Polícia Militar. É necessária uma cadeia de todas essas instituições e que elas estejam envolvidas nesse problema de violência –

detalhou Castello. Sobre a denúncia de que uma quadrilha de milicianos presa no Rio, no sábado passado, e que teria integrantes na região, Castello foi taxativo: “Trata-se de um assunto a ser verificado, mas, como estou chegando agora a região, é muito prematuro fazer qualquer tipo de comentário nesse sentido”. O delegado também comentou dos crimes contra vida. Segundo Castello, esses tipos de delitos precisam de uma atenção diferenciada da polícia. - Tenho experiência nesse sentido porque trabalhei por dois anos na Divisão de Homicídios da Capital, como delegado assistente, quando a unidade foi inaugurada. Todo o conhecimento que adquirir nesse período, pretendo aplicar na região – disse o delegado.

Delegado descarta atuação de milicianos em Angra Arquivo

Dicler de Mello e Souza Angra dos Reis O delegado titular da 166ª DP (Angra dos Reis), Bruno Gilaberte, admitiu ao DIÁRIO DO VALE que houve uma tentativa, no final do ano passado, de milicianos assumirem o comando no Frade. Segundo ele, os milicianos chegaram a expulsar os traficantes e espalhar terror junto aos moradores do bairro, como foram demonstrados por meio de áudios que circularam pelas redes sociais. Porém, Gilaberte informou que a tentativa de invasão foi frustrada. Mesmo com a investigações apontando para a expansão de milicianos para as cidades da Costa Verde, Gilaberte informou que, por enquanto, em Angra dos Reis não há atuação desse tipo de quadrilha, na cidade. - Em Angra, pelo mesmo por enquanto, não há nada disso não. Já houve até uma tentativa de uma milícia entrar no Frade, mas essa tentativa foi frustrada. Em Mangaratiba é que parece ter alguma coisa nesse sentido – disse Gilaberte. Operação no Rio A operação deflagrada no Rio, no final de sema-

Celso Castello: ‘A Segurança Pública não é feita apenas pela Polícia Civil e nem tão pouco pela Polícia Militar. É necessária uma cadeia de todas essas instituições’

SEM NOTA

Barreira Fiscal autua passageiros de ônibus com 2,2 toneladas de produtos Itatiaia

Bruno Gilaberte: ‘Já houve até uma tentativa de uma milícia entrar no Frade, mas essa tentativa foi frustrada’ na passado, aponto a possibilidade da existência de milicianos em Angra dos Reis e Paraty. Durante a ação, policiais civis prenderam 149 pessoas

suspeitas de integrarem uma quadrilha de milicianos em Santa Cruz, no Rio. As prisões foram feitas quando eles estavam participando de uma festa, em um sítio. Pelas investigações, os criminosos já estariam agindo, além da capital fluminense e na Baixada Fluminense, também na Costa Verde. A atuação da quadrilha foi confir mada pelo chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, delegado Rivaldo Barbosa. - A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro entregou a para a Justiça parte de uma organização criminosa que ainda tenta se impor no Estado do Rio de Janeiro. Durante a ação foram apreendidos 30 fuzis e 20 pistolas - ressaltou Rivaldo Barbosa, acrescentando que o local onde acontecia o evento era usado como “quartelgeneral da milícia”.

Agentes da Operação Barreira Fiscal, das Secretarias de Estado de Faz enda e de Gover no, em ação conjunta com a Receita Federal, encontraram 2,2 toneladas de mercadorias sem nota fiscal, no posto fiscal de Nhang api, em Itatiaia. Os produtos, entre eles roupas, calçados e bijuterias, estavam em seis ônibus de turismo que vinham de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro. A ação contou com a ajuda de cães farejadores, além do scanner de bagagem. Os auditores fiscais da Secretaria de Fazenda autuaram os passageiros dos ônibus por transpor tarem mercadoria sem do-

cumentação fiscal. A Operação Bar reira Fiscal foi lançada pela Secretaria de Estado de Gover no com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de at u a r n a a p r e e n s ã o d e drogas, ar mas e produtos pirateados e combater crimes ambientais. A OBF conta com cinco postos fixos de fiscalização: Nhang api (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 0 4 0 ) , M a t o Ve r d e ( B R 101 Norte), Ang ra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna). Além disso,

uma unidade volante da operação percor re as principais rodovias do estado. A OBF deu início às suas ações no dia 1º de fevereiro de 2010. Desde então, os a gentes cumpriram 216 mandados de prisão. Além disso, foram feitos 20.143 registros de ocor rência por diversas irregularidades, sendo 9.886 por porte de entorpecentes. No total, foram apreendidos cerca 2.582 kg de drogas. No período, os agentes fizeram 733 registros de pirataria, totalizando 71 t o n e l a d a s d e p ro d u t o s ilegais. Foram apreendidas 253 ar mas e 5.947 munições de pequeno e grosso calibre. Trinta e um veículos roubados foram recuperados.

MPRJ obtém alteração do aplicativo da Uber Rio O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, obteve alteração do aplicativo da Uber. A partir de agora, o usuário do serviço será informado do prazo de cinco minutos contados do

aceite do motorista para cancelar a viagem sem pagar multa. O compromisso da empresa multinacional norte-americana foi assumido em manifestação encaminhada ao MPRJ no dia 5 de abril, no âmbito de inquérito civil. No documento, a Uber assume o compromisso de manter definitivamente em seu aplicativo a mudança su-

gerida pela 2ª PJDCC em reunião no dia 24 de janeiro. Durante o encontro, o MPRJ pediu aos advogados da Uber que analisassem a possibilidade de incluir no aplicativo a informação de que a taxa de cancelamento só incidirá cinco minutos depois do aceite pelo motorista, o que acabou sendo incorporado pela empresa.


6 DIÁRIO DO VALE

CIDADE/ECONOMIA



DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

Distrito aguarda investimentos para explorar potencial turístico Ribeirão de São Joaquim tem atrativos históricos e ecológicos, mas faltam infraestrutura e meios de hospedagem Paulo Moreira (paulo.moreira@diaridovale.com.br)

Ribeirão de São Joaquim, Quatis Os cerca de mil habitantes de Ribeirão de São Joaquim, distrito de Quatis, podem ser beneficiados caso a lei de autoria do deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD), que declara a localidade um polo cultural, histórico e turístico, seja realmente atendida pelas ações previstas, que incluem diversas providências para fomentar o turismo nas modalidades ecológica, histórica e cultural. O avanço do turismo no distrito é uma aspiração de Dárcio Vieira, nascido e criado na localidade, e que voltou a viver lá depois de ter passado alguns anos fora. — Voltei em 2008 e vi a necessidade de fomentar o turismo como for ma de gerar empre go e renda para a população – diz. Além de contar com a lei estadual, o distrito também foi contemplado com uma lei municipal

semelhante, de autoria do vereador Celso Pineschi. Com essas leis aprovadas, Dárcio pretende tirar do papel os projetos para o turismo em Ribeirão de São Joaquim: — Pretendo fazer uma parceria com uma ONG ou associação para negociar investimentos na melhoria do distrito. Precisamos asfaltar o acesso ao distrito, obter acesso a telefonia celular, colocar sinalização turística, catalogar as potencialidades turísticas e treinar integ rantes da população, com cursos de gastronomia e qualificação em recepção e guias de turismo — afirma Vieira.

O potencial De acordo com Dárcio, Ribeirão de São Joaquim oferece, além do casario histórico, muitas paisagens de uma nature za exuberante, com uma grande quantidade de cachoeiras e uma variedade de pássaros para os turistas que gostam de obser-

var e fotografar aves. Na localidade, a impressão é que o tempo parou e as construções ruíram. Até o início do século 20, havia grandes fazendas, circulação de riqueza e pessoas, o acesso era fácil, até cassinos eram comuns em Ribeirão de São Joaquim, antiga sede do distrito, antes mesmo de Quatis. Com o declínio do café e a debandada dos fazendeiros, restaram muitas histórias, mas pouco dos casarões em estilo colonial característicos do século 18. Entre as poucas construções preservadas, está a Igreja do Patriarca São Joaquim, a primeira do povoado, erguida em 1829. No centro histórico, ainda há casas de pau a pique. Entre as dificuldades atuais para o turismo está a ausência de meios de hospedagem – o distrito não tem hotéis nem pousadas – e a falta de opções de alimentação, já que também não existem restaurantes nem lanchonetes.

A economia é baseada na pecuária leiteira, e alguns dos moradores trabalham em Quatis, ou em outros municípios.

História Sobre a origem do povoado há uma lenda, segundo a qual três irmãos _ Diogo Álvares Pereira, Boaventura Álvares Pereira e Joaquim Álvares Pereira – reunidos, marcaram a hora da saída de casa, e convencionaram que, onde se encontrassem ao meio-dia, seria estabelecida a sede da freguesia. Assim o fizeram, iniciando a construção da capela do Patriarca São Joaquim. Historicamente, o distrito deve sua origem a Joaquim José Pereira de Carvalho e sua mulher, Umbelina de Mendonça, que, em 10 de janeiro de 1827, doaram ao Patriarca São Joaquim uma área de terras destinada à construção de uma capela em honra ao referido santo e distribuição àquelas pessoas que nela desejassem levantar suas casas de

moradia e de comércio. Inicialmente per tencente a Valença, a localidade passou para Barra Mansa em 1844, em decorrência da mesma lei provincial que também anexou Quatis a este município. Enquanto afluíam tropas de Minas Gerais, e de algumas povoações vizinhas, que ali deixavam as cargas em troca de sal – quando não prosseguiam até os portos do mar – a povoação prog rediu, a ponto de se transfor mar em uma das mais importantes praças comerciais do município de Bar ra Mansa em fins do século XIX. O apogeu do povoado foi provocado pela cafeicultura, que para ali atraiu grandes fazendeiros e senhores de escravos. Diz-se mesmo que a ostentação da população era tão intensa, que o povoado teve, no século XIX e no início do século XX, até um cassino onde as rique zas eram ampliadas ou diluíam-se rapidamente nas mesas de jogo.

Com a crise que se seguiu à libertação dos escravos, o povoado iniciou sua decadência econômica e social, agravada ainda mais com a construção, no final do século XIX, de um trecho da E.F. Oeste de Minas, cujo traçado cortava as terras da freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Encruzilhada dos Quatis e não as ter ras do Patriarca São Joaquim. Este último empreendimento muito concor reu para o crescimento de Quatis, atraindo população de diversas regiões vizinhas mas, infelizmente, provocou o declínio de Ribeirão de São Joaquim, em cujo casario, ainda hoje, podemos encontrar vestígios da riqueza que imperava na sociedade dos tempos do café. As velhas fazendas de café, falidas ou abandonadas, foram adquiridas pelos migrantes mineiros, procedentes do sul das Gerais e transfor madas em importantes centros pecuaristas, principal fonte econômica do distrito.

Fisculturismo: atleta de Quatis é campeão no Rio PMQ

Quatis O professor de educação física numa academia de ginástica da cidade, Udeberson da Silva elevou o nome do município no cenário estadual do esporte ao conquistar o top 1 em sua categoria, durante o campeonato estreantes de fisiculturismo. O campeonato foi realizado no Tijuca Tênis Clube (Rio de Janeiro), e reuniu mais de 300 atletas. No fisiculturismo, a posição top 1 equivale ao primeiro lugar. A participação de Udeberson neste campeonato teve o apoio da prefeitura. Segundo o prefeito Bruno de Souza (MDB), o bom resultado alcançado pelo atleta no torneio abre caminho para que novos moradores se interessem pelo fisiculturismo. - O esporte tem sido uma das prioridades da nossa administração, visto o seu papel estratégico na formação cidadã dos moradores de Quatis. No ano passado, ampliamos as políticas públicas de esporte e vamos continuar aprimorando cada vez este segmento de fundamental importância ao bem-estar físico e mental do nosso povo – declarou Bruno de Souza. Ao lado da mulher Rafaela Fonseca, que o acompanha em todas as competições, Udeberson da Silva foi recebido pelo prefeito em seu gabinete. O atleta agora se prepara para as próximas competições, que serão as seguintes: campeonato estadual, campeonato de Duque de Caxias,

Estadual: Udeberson conquista o top 1 em campeonato realizado no Tijuca Tênis Clube

Primeiro lugar: Udeberson e a mulher Rafaela Fonseca, que o acompanha durante as competições campeonato brasileiro e os campeonatos regionais. - É muito gratificante alcançar os resultados esperados nos campeonatos que disputamos, e ao mesmo tempo, me sinto muito feliz em estar levando o nome de Quatis para outros cenários do esporte. Só tenho a agradecer a todos que me apoiam, inclu-

indo a prefeitura, o comércio e os empresários da cidade. São 23 parcerias, no total – disse o atleta campeão, acrescentando que a sua rotina de treinamentos destinados às próximas competições será feita com práticas de natação, treino de esforço e treino aeróbico, entre outros procedimentos.


DIÁRIO DO VALE 7

GERAL

DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018



Aplicativos viram ferramentas para estimular a leitura infantil Pais incentivam a busca pela literatura por meio de recursos digitais Cristina Indio do Brasil/ Agência Brasil

Roze Martins (Especial para o DIÁRIO DO VALE)

Sul Fluminense Ainda que nada substitua o prazer de folhear um livro, em meio a tantos recursos e tecnologias aos quais as crianças têm acesso os aplicativos educativos de histórias e literatura vêm caindo cada vez mais no gosto dos pais que querem estimular a leitura infantil na vida dos filhos. Nesse mês de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (2) e Dia nacional do Livro Infantil (18), profissionais da área de educação afirmam que realmente os aplicativos disponíveis na internet podem ser peças-chaves para estimular o aprendizado do público infantil. E mais: somado a isso contribuir para a formação de grandes leitores. É o que diz a professora Maria Cláudia Gomes Amaral, responsável por salas de leitura em escolas da região. - Os aplicativos de literatura infantil são muito bem-vindos para estimular o gosto pela leitura. Vivemos em uma era digital e precisamos aproveitar de todas as ferramentas disponíveis em nosso favor, usando a tecnologia para estimular também a leitura. Eu trabalho com meus alunos com o livro “É um livro” do escritor Lane Smith, que trata dessa relação entre o livro de papel e a tecnologia. As crianças adoram o texto, que de maneira lúdica e engraçada que, apesar da era digital, o livro de papel tem seu lugar garantido no coração das crianças. Devemos aproveitar as ferramentas disponíveis, mas como costumo dizer o encantamento de um livro nas mãos sempre será insubstituível - disse a professora. Para Maria Cláudia, o desafio para tornar criança um bom leitor, no futuro, é conseguir despertar nela o prazer pela leitura deleite, sem obrigação, independente de ser por meio dos tablets ou smartphones. Isso porque, dessa forma, segundo a professora, a criança descobre que ler é uma viagem fantástica que pode levá-la para qualquer lugar, sempre que ela tiver um livro em mãos. “A leitura é o caminho mais importante para se chegar ao conhecimento. Quanto mais cedo a

Na rede: Aplicativos disponíveis na internet podem ser peças-chaves para estimular o aprendizado do público infantil literatura for estimulada e oferecida para as crianças, mais cedo teremos leitores formados”, acrescentou a professora. Ainda sobre os aplicativos de literatura infantil, Maria Cláudia ressalta que o ideal seria os pais e a escola os aliarem aos livros de papel, para que as crianças também possam descobrir o prazer em manusear página por página. Na primeira infância, ela orienta que os pais devem optar por histórias rápidas e curtas, com pouco texto, enredo simples e com ilustrações grandes e coloridas que, em sua opinião, são muito bem aceitas pelos menores. - É importante ressaltar que o encantamento de um bom contador de histórias também é muito importante e faz toda a diferença para que possamos despertar nas crianças o gosto pela leitura. Os filhos aprendem pelo

exemplo e quando a criança convive com pais que leem, elas desejam ler também. Portanto pais, deixem que seus filhos vejam vocês lendo, demonstrem a eles que gostam de ler e naturalmente eles irão se aproximar da leitura também - aconselhou a professora, ao acrescentar que os livros de literatura desenvolvem a criatividade, a concentração, ampliam e estimulam a aprendizagem, a linguagem e o vocabulário das crianças.

Pais aprovam os aplicativos A dona de casa Cláudia Andrade, de 39 anos, tem o costume de baixar no celular diversos títulos de livros infantis para o filho de nove anos. Ela conta que, embora estimule que o menino também leia os livros de papel, a preferência é sempre em acompanhar as leituras pelo celular ou

Escola faz encontro com pais para aprimorar desenvolvimento de alunos Evandro Freitas (Secom)

Volta Redonda A Escola Municipal Pará em Volta Redonda, realizou na tarde de quarta-feira (11), a primeira ‘Escola de Pais’, do ano. Ao todo a direção da escola realiza quatro encontros com os pais e responsáveis das crianças para ajudar em questões pedagógicas. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade no auditório da escola que fica no bairro Retiro. Segundo Joseli Alves, mãe da Sarah, de nove anos, do 4º ano, a reunião é muito importante para o desenvolvimento das crianças. “Durante a reunião nós conseguimos conversar e tirar dúvidas, até da forma em que devemos cobrar e abordar nossos filhos. Fazer essa cobrança é muito difícil, e as mães que trabalham e não passam tanto tempo com os

tablet. “Essas crianças já nasceram sabendo mexer nesses aparelhos, elas sentem prazer em ter um em mãos e acredito que, por esse motivo, meu filho fica muito mais animado em ler através do celular. Os aplicativos são, sem dúvida, ferramentas importantes para estimular a leitura nas crianças”, afir mou Cláudia, ao acrescentar que diversos livros infantis gratuitos, incluindo títulos educativos e uma variada coleção de histórias divertidas podem ser encontradas no aplicativo. A dona de casa Alice Oliveira, de 34 anos, explica que a filha de cinco anos ainda não aprendeu a ler, mas que ela e o marido sempre utilizam o celular para contar histórias para a pequena. Segundo ela, essa foi a maneira encontrada para que a filha não utilizasse o aparelho so-

filhos é mais complicado ainda cobrar”, contou. Para a pedagoga que realizou a reunião, Maria Goreti Prado, os alunos precisam de uma rotina dentro de casa. “Tudo que é feito na escola reflete dentro de casa, e com isso sempre falamos aos pais e responsáveis, que tenham uma rotina de estudos, para estimular os filhos. Que crie também o hábito

de ler, pois ajuda no desenvolvimento”, disse a pedagoga. De acordo com a secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, a participação dos pais fortalece a educação. “A presença dos pais ajuda diretamente na vida educacional do aluno. Os responsáveis devem ser parceiros da escola visando a formação integral”, falou.

Livro de papel Com um acervo de aproximadamente 20 mil livros, a Biblioteca Pública Municipal de Barra Mansa, que funciona no Palácio Barão de Guapi, é um espaço gratuito de incentivo à leitura infanto-juvenil e a melhor opção para quem não abre mão do livro de papel. O lo-

cal possui um setor direcionado especialmente a esse público e a cada dia vem conquistando mais sócios. Hoje a biblioteca é o principal acesso a leitura gratuita, principalmente para as crianças de famílias que não possuem poder aquisitivo para acompanhar os preços das tradicionais livrarias No local as crianças têm acesso a um grande número de títulos variados e todo empréstimo é gratuito. Além de receber os pequenos visitantes, na companhia dos pais ou algum responsável, atualmente a biblioteca realiza parcerias com as escolas promovendo visitas guiadas e apresentação de seu acervo. A Biblioteca Municipal fica aberta de segunda à sexta de 8h às 17h e toda pessoa, de qualquer idade, pode pegar livros emprestados gratuitamente.

Centro do Idoso faz parceria com asilo Vila Vicentina Barra Mansa

Escola Pará: Direção faz encontros com os pais e responsáveis das crianças para ajudar em questões pedagógicas

mente para assistir vídeos, desenhos, ou jogar, mas também entender que o aparelho pode ser utilizado para se contar uma história. “Considero uma forma de estimular a leitura e sei que, tão logo aprenda a ler, ela mesma irá manter essa prática, sem a minha ajuda. Temos que utilizar a inter net a nosso favor, na educação, desenvolvimento e crescimentos dos nossos filhos e esses aplicativos podem ajudar bastante”, finalizou.

A Secretaria de Saúde, através do Centro do Idoso, firmou uma parceria com o Instituto de Longa Permanência para idosos Vila Vicentina, no bairro Ano Bom, para dar suporte com curativos, medicamentos e consultas médicas, visando uma melhor qualidade de vida aos idosos assistidos pela entidade. O coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, explicou que a ideia surgiu de um pedido do presidente da instituição, João de Paiva. Pela parceria serão disponibilizadas cinco vagas por semana para pacientes do asilo, além de duas vag as par a emergências por dia. “A Secretaria de Saúde irá nos auxiliar com todo o supor te de material para

curativos como g az e, soro, atadura, entre outros itens. A Far mácia Municipal também fornecerá os medicamentos necessários aos idosos”. Além de clínico-geral, o Centro do Idoso possui médicos de várias especialidades como geriatras, endocrinologista, pneumologista, cardiologista e dermatologista. Pimentel destacou que a parceria não seria possível sem o apoio do prefeito Rodrigo Drable e do secretário de Saúde Sérgio Gomes. - Nossa missão é levar dignidade e qualidade de vida a todos os idosos de nosso município, independente de cor, gênero ou classe social - destacou. Ele também agradeceu os moradores que ajudam as entidades voltadas a terceira idade em Barra Mansa. “Sem o apoio da

população esse trabalho que é feito com muito carinho não conse guiria atender a tantos idosos que precisam de nosso suporte. Quem cuida dos idosos, cuida do próprio Futuro”, finalizou o coordenador.

‘Mais carinho’ Os asilos já contam com um aliado no tratamento da saúde dos usuários. Trata-se do projeto Mais Carinho, que oferece um dia especial para cada instituto de long a permanência para idosos existente no município. No projeto são efetuadas assistência e orientações de cuidado aos idosos como: realização de banho no leito e de aspersão, coleta de exames laboratoriais, preventivo, curativos, roda de capoeira e consultas.


8 DIÁRIO DO VALE

NACIONAL



DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

Nacional Após a lama, depressão atinge vítimas de tragédia em Mariana Foram avaliados também o transtorno de estresse pós-traumático e o risco de suicídio Divulgação

Belo Horizonte Mais de dois anos após o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), quase 30% dos atingidos sofrem com depressão. O percentual é cinco vezes superior ao constatado na população do país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, 5,8% dos brasileiros tinham depressão (11,5 milhões de pessoas). Os dados fazem parte do projeto Prismma, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a saúde mental da população de Mariana (MG) atingida pelo rompimento da barragem, ocorrido em novembro de 2015. O transtorno de ansiedade generalizada foi diagnosticado em 32% dos entrevistados, apontando para uma prevalência três vezes maior que a existente na população brasileira. O estudo foi conduzido em parceria com a Cáritas, entidade escolhida pelos atingidos que moram em Mariana para prestar assessoria técnica no processo de reparação. No total, 64 entrevistadores aplicaram um questionário à população impactada nos dias 15, 16 e 17 de novembro do ano passado. Dos 479 indivíduos abordados, 225 adultos e 46 crianças e adolescentes até 17 anos aceitaram participar da pesquisa. O restante se recusou, alegou medo de assinar documentos ou tinha outra justificativa para não responderem às perguntas. Além da depressão e do transtorno de ansiedade generalizada, foram avaliados também o transtorno de estresse pós-traumático, o risco de suicídio e os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicotrópicas, como álcool, tabaco, maconha, crack, cocaína. - Encontramos uma prevalência aumentada de transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse na população atingida quando comparados aos dados descritos na literatura - registra o estudo.

A dependência de álcool foi diagnosticada em 5,8% da população e a de tabaco em 20%, enquanto 0,9% foi considerado dependente de maconha e 0,4% dependente de cocaína ou crack. Já o risco de suicídio foi identificado em 16,4% dos entrevistados. Entre eles, estão pessoas que declararam desejo de morte, relataram ideias suicidas, afirmaram que planejaram se suicidar no último mês ou reconhecerem já ter tentado alguma vez colocar fim à própria vida. Entre as crianças, o principal achado da pesquisa da UFMG foi a alta frequência de entrevistados que preencheram critérios para transtorno de estresse pós-traumático, superior a 82%. Nos adultos, este diagnóstico envolveu 12% dos atingidos. No recorte por sexo, notou-se que a prevalência nas mulheres, de 13,9%, foi superior em comparação com os homens, que ficou em 8,6%.

Adoecimento A tragédia de Mariana provocou a liberação no ambiente de aproximadamente 39 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que causaram devastação da vegetação nativa e poluição de afluentes e do Rio Doce, alcançando até sua foz no Espírito Santo. Dezenove pessoas morreram e comunidades foram destruídas. Em Mariana, os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu foram arrastados pela lama. O episódio é considerado a maior tragédia ambiental do país. Passados mais de dois anos da tragédia, as indenizações das vítimas ainda estão sendo calculadas e os moradores que perderam suas casas continuam morando em imóveis alugados pela empresa enquanto convivem com atrasos na reconstrução dos distritos destruídos. Segundo o relatório final da UFMG, o adoecimento da população não é um fato isolado e está conectado com estresses e processos de sofrimento social que as

Crises: Desastre deixou rastros de destruição profunda também nas vidas das pessoas famílias têm vivenciado. “Estudos têm mostrado que as lembranças do ocorrido nas tragédias podem tornar-se profundamente vivas na memória, levando a respostas pós-traumáticas. As doenças físicas crônicas, as preocupações com os meios de subsistência, a perda de emprego, a ruptura de laços sociais e as preocupações com as indenizações também foram associadas a respostas pós-traumáticas”, registra. De acordo com a literatura médica, a percepção dos riscos de danos à saúde e de morte, a perda de moradia e de entes queridos e a consciência da falta de uma satisfatória assistência em saúde são também fatores que podem levar a um diagnóstico de depressão em populações acometidas por desastres. A discriminação também é apontada como um elemento agravante, o que levou a pesquisa da UFMG a identificar se os entrevistados já haviam sido vítimas de atitudes preconceituosas motivadas

pela sua condição de atingido. Os resultados mostraram que 62,7% responderam já ter sofrido algum tipo de discriminação e 27,1% alegaram já ter sofrido algum tipo de discriminação verbal. Em 21,3% desse casos, a ocorrência se deu em lojas, restaurantes ou lanchonetes e em 12,4% em repartições públicas, como Receita Federal, cartório, departamento de trânsito, companhias de água, luz, esgoto e outras. Além disso, 17,3% dos entrevistados descreveram tratamentos diferenciados por colegas de trabalho e 12,9% já se sentiram excluídos em sua vizinhança. Relatos de preconceito foram tema de reportagem da Agência Brasil em novembro do ano passado. A UFMG colheu ainda indicadores sobre a qualidade do sono. Dificuldades para dormir no último mês foram relatados por 52% dos atingidos. Por outro lado, 53,8% classificaram seu sono como sendo ótimo

ou bom, enquanto 26,2% o consideraram regular e 19,6% ruim ou péssimo. O uso de medicamentos para dormir foi constatado em 18,2% da população e de antidepressivos em 16,9%. Em todos os casos, os entrevistados afirmaram que os remédios foram prescritos por médico. A expectativa dos pesquisadores é de que os dados possam fomentar a discussão sobre políticas públicas e planejamento em saúde, além de per mitir uma melhor orientação e alocação de recursos e estabelecer programas adaptados à realidade atual dessa população. Eles também sinalizaram a importância de planos de ação em casos de tragédia para minimizar os transtornos vinculados à saúde mental.

Fundação Renova A Fundação Renova, instituição criada em acordo entre mineradoras e governos para gerir as ações de reparação da tragédia, in-

formou em nota que também está desenvolvendo pesquisas sobre a saúde mental dos atingidos. - Em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, um estudo que irá avaliar a tendência de aumento de transtornos mentais, de uso de álcool e outras drogas nos moradores das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão – disse. A conclusão da pesquisa está prevista para fevereiro de 2019, mas resultados parciais serão usados para nortear ações da área de saúde. Na nota, a fundação afirma ainda que não tem poupado esforços para garantir aos atingidos acesso aos cuidados com a saúde. “Todos os estudos e pesquisas que permitam uma melhor compreensão dos efeitos do rompimento da barragem de Fundão sobre a saúde dos atingidos, e que possam contribuir na definição de medidas de prevenção e assistência, são acolhidos com interesse”, acrescenta.

Startups do setor financeiro Base curricular do ensino médio não serão reguladas em demasia será debatida em audiências Rio O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse que as fintechs (startups de tecnologia que atuam no setor financeiro) não sofrerão grande regulação da autoridade bancária. Ele infor mou que o assunto será debatido em audiência pública neste mês. “Não pretendemos regular em demasia, apenas regular no momento em que o sistema nos pede para fazer isso”, disse Goldfajn, que participou, em São

Paulo, da conferência Risco Moral x Risco Sistêmico: O Desafio da Garantia de Depósitos, promovida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Segundo Goldfajn, um grande número de fintechs está entrando no sistema. “É um mercado extremamente vivo”, destacou. O presidente do Banco Central destacou que as inovações permitem maior competição no sistema, além do surgimento de soluções adequadas às demandas atuais dos clientes

e de novos modelos de negócio, com redução de custos. “Temos adotado uma postura de deixar entrar, deixar competir e regular apenas quando necessário”, acrescentou. Ao falar sobre o tema da conferência, o Fundo Garantidor de Créditos, Goldfajn disse que a entidade contribui para o aumento da competitividade no sistema bancário. “Além da função principal de contribuir para a estabilidade do sistema financeiro nacional, devemos considerar também que o FGC contribui para o aumento da competitividade, ao oferecer tratamento isonômico para os depósitos segurados pela entidade.” Segundo o Banco Central, o FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, até determinado valor, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência.

Brasília

O Conselho Nacional de Educação (CNE) vai realizar audiências públicas nas cinco regiões do país para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. O documento vai orientar os currículos dessa etapa e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo do ensino médio em cada área de conhecimento. A primeira reunião será realizada em Florianópolis, no dia 11 de maio. Em seguida, haverá audiências em São Paulo (8/6), Fortaleza (6/7), Belém (10/8) e Brasília (29/ 8). A BNCC foi entregue na semana passada pelo Ministério da Educação ao CNE. O conselho deverá analisar e aprovar a BNCC antes de o documento começar a valer. No fim do ano passado,

o CNE aprovou a base curricular para as outras duas etapas do ensino básico: a educação infantil e o ensino fundamental. Também foram realizadas cinco audiências públicas, além do recebimento de sugestões pela internet. O ministro da Educação, Rossieli Soares, espera que a BNCC do ensino médio seja homologada até o fim deste ano, para que o processo de implementação possa ser iniciado em 2019.

Áreas de Conhecimento O texto entregue pelo MEC organiza a BNCC do ensino médio por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática aparecem como componentes curriculares, ou seja, disciplinas obrigatórias para os

três anos do ensino médio. Os alunos deverão cobrir toda a BNCC em, no máximo, 1,8 mil horasaula. As 1,2 mil horas restantes devem ser dedicadas ao aprofundamento no itinerário formativo de escolha do estudante. Esses itinerários serão desenvolvidos pelos estados e pelas escolas, e o MEC vai disponibilizar nos próximos meses um guia de orientação para apoiar a elaboração desses documentos. As escolas poderão oferecer itinerários formativos em cada uma das áreas do conhecimento ou combinando diferentes áreas. Outra opção é a oferta de itinerários formativos focados em algum aspecto específico de uma área. Os alunos poderão também optar por uma formação técnico-profissionalizante, que poderá ser cursada dentro da carga horária regular do ensino médio.


GERAL

DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

DIÁRIO DO VALE 9 

Comissão Interamericana de DH será informada sobre violações no Brasil Integrantes de conselho citam assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes Divulgação

Rio O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) manifestou preocupação com o aumento de denúncias de violações e o acirramento do discurso de ódio e violência presentes nos últimos dias no país, assim como a militarização da política. O alerta será remetido em forma de ofício, no próximo mês, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com sede em Washington (EUA). Nele, haverá uma avaliação sobre os direitos humanos no Brasil. Como exemplos, integrantes do conselho citam os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOLRJ) e do motorista Anderson Gomes, além do ataque à caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Laranjeiras do Sul (PR). O CNDH pode aplicar sanções, como advertência, censura pública e recomendar o afastamento de cargos, a suspensão de verbas, auxílios e subvenções a entidades com condutas contrárias aos direitos humanos. Com base nessas atribuições, o conselho enviará os ofícios e fará advertências às autoridades responsáveis.

Emblemático: Marielle foi assassinada em caso que repercutiu internacionalmente

Direitos A presidente do CNDH e defensora pública federal, Fabiana Severo, ressaltou que o Estado Democrático de Direito deve preservar os direitos civis e políticos, assim como a liberdade de expressão e de manifestação. “[Preocupa] o crescimento das agressões, as tentativas de silenciar o debate público, amplo, democrático, gerando todo esse ambiente de promover ameaças, insegurança e uma política de medo”, disse Fabiana. O vice-presidente do órgão, Darci Frigo, afirmou que o conselho está em alerta para a situação do Rio de Janeiro, pois foram recebidas denúncias de detenções de pessoas sem acompanhamento de advogados ou defensores públicos.

Cortes Durante a reunião de ontem, o CNDH citou ainda a ameaça de redução de recursos destinados às áreas de saúde, educação e moradia, a partir do teto de gastos estabelecido por medidas como a Emenda Constitucional nº 95. Em discussão anterior, na Defensoria Pública da União (DPU), o representante da Oxfam Brasil, Rafael Georges, ressaltou que o corte de recursos públicos pode levar ao ag ravamento das desigualdades sociais. “Aqui [no Brasil] e em outros países da América Latina, a desigualdade existe apesar e com a abundância de recursos. Há um processo concentrador”, observou Rafael Georges.

TJ nega recurso que proibia tatuados de fazerem concurso São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou um recurso do governo do estado que vetava a inscrição, em concursos para a Polícia Militar, de candidatos que tivessem alguma tatuagem que ficasse visível com o uso do uniforme de verão dos policiais – camisa de manga curta e bermuda. A decisão do TJ paulista foi unânime. O Tribunal considerou o texto do governo inconstitucional, atendendo a uma ação da Procuradoria-Geral de Justiça. O pe-

MP do Pará vai apurar rompimento de represas Belém

O Ministério Público do Pará instaurou inquérito civil para apurar as circunstâncias que levaram ao alagamento de parte da cidade de Paragominas. A prefeitura decretou estado de calamidade pública por causa dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na madrugada de quinta-feira (12). O rompimento de barragens de represas na região contribuiu para o aumento do volume de água dos rios. O nível do Rio Uraim, o principal do município, elevou em 4 metros, afetando mais de 350 famílias e deixando cerca de 100 desabrigadas. Duas crianças morreram. “O inquérito civil visa responsabilizar civil e criminalmente os responsáveis pela construção de

pelo menos 5 represas na cidade e também os órgãos que tenham se omitido na fiscalização a fim de prevenir o rompimento das mesmas”, informou o MPPA em nota. O órgão está trabalhando agora no levantamento dos danos causados pelo rompimento das represas, que são barragens nos rios, feitas em propriedades particulares usadas, por exemplo, para criação de peixes. O resultado do relatório técnico subsidiará as ações criminais e cíveis contra proprietários das fazendas onde as represas romperam. O Ministério Público também já requisitou, em caráter de urgência, ao Instituto Médico Legal, a realização de perícia nas fazendas a fim de subsidiar as ações. “A apuração envolverá tanto a conduta dos fazendeiros quanto a

eventual omissão dos órgãos com atribuição para fiscalizar essas construções”, informou. A prefeitura de Paragominas infor mou que também entrará com uma ação no Ministério Público para que as medidas legais e cabíveis sejam aplicadas. A Secretaria de Meio Ambiente do município está com equipes próximo às nascentes dos rios Uraim e Paragominas, fazendo o levantamento das propriedades onde as barragens se romperam para, com isso, já autuar e aplicar multa aos proprietários. A situação no município está estável e o nível dos rios baixou. As equipes da prefeitura e do governo do estado continuam atuando nos restabelecimentos dos serviços e estruturas afetadas e no atendimento às famílias desabrigadas.

dido contra o recursos alegava que a limitação ao acesso de cargos públicos por lei é admitida apenas em situações excepcionais, sendo que a proibição por conta de tatuagens fere o princípio da igualdade. O desembargador Ricardo Anafe, relator do caso, citou uma tese do Supremo Tribunal Federal sobre o acesso a cargos públicos: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição

a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”. Em outubro de 2017, o TJ já havia declarado inconstitucional o artigo da Lei 1.291 que proibia o ingresso na PM de candidatos com tatuagens visíveis. A proibição estava suspensa por uma liminar, que ontem foi confirmada de forma unânime pelos desembargadores paulistas.

Ao negar o pedido do governo do Estado, o procurador-geral do Estado, Gianpaolo Smanio, defendeu que a limitação às tatuagens é incompatível com a Constituição Estadual, sendo que os desenhos não podem fazer “referência a ideologias que exteriorizem valores ofensivos à dignidade humana, ao desempenho da função pública pretendida, incitação à violência, ameaças reais ou obscenidades”.


10 DIÁRIO DO VALE 

ESPORTES

DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

Volta Redonda estreia na Série C diante do Operário Técnico Marcelo Salles muda estilo de jogo para evitar bolas alçadas sobre a área Arthur Gomes

Ponta Grossa (PR) O Volta Redonda faz, na tarde deste domingo (13), sua estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, sonhando com a promoção da série B. O adversário é o Operário-PR, da cidade de Ponta Grossa, que receberá o tricolor de aço no estádio Germano Krüger. A classificação para a segunda divisão nacional só não foi ocorreu no ano passado devido a um gol sofrido aos 47 minutos do segundo tempo, no jogo em Volta Redonda contra o Sampaio Correia. O time do Maranhão, aliás, acabou ficando com a vaga. Agora o time muda o foco, mas as preocupações são grandes. A fraca campanha no Estadual, o pouco tempo de preparação e a qualidade do Operário estão em pauta. O time paranaense está a um passo de ser promovido à primeira divisão do estado, pois se encontra na primeira colocação do Campeonato Estadual e está invicto há vários jogos. Vem embalado. Outra preocupação do treinador do Volta Redonda está na estatura dos atletas adversários. - A informação que tenho é que são jogadores altos e especialistas em jogadas aéreas. Mudamos algumas coisas e vamos ficar atentos para não sermos surpreendidos - disse Marcelo Salles. A delegação, que viajou na sexta-feira, fez um treinamento em Curitiba e viaja nesta manhã para Ponta Grossa, onde vai encarar o primeiro desafio contra o

Nacional: Volta Redonda dá seus primeiros passos em busca do acesso à Série B Operário, apelidado de “Fantasma”, por ser um time traiçoeiro e que vem conquistando vitórias importantes desde quando foi promovido para a série C no ano passado. Os ingressos para a partida estão à venda em vários pontos da cidade parana-

ense, variando entre R$ 80,00 e R$ 40,00. A venda antecipada garante um bom público de acordo com a imprensa local.

Lateral Paraguaio é dúvida O técnico Marcelo Salles levou para o jogo em

Corinthians inicia defesa do título diante do Fluminense Rio Atual campeão, o Corinthians inicia a defesa do título do Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h(de Brasília), quando recebe o Fluminense na Arena Corinthians, em São Paulo (SP). O Timão atravessa um grande momento, pois g anhou o Campeonato Paulista há uma semana, derrotando o arquirrival Palmeiras na decisão. Além, o caneco no Estadual garantiu o bi e manteve o aproveitamento de Fábio Carille à frente do time quase que espetacular. Apesar desta realidade, o Corinthians sabe que precisa virar a chave e manter o foco no que vem pela frente. - Temos que virar a chave e deixar o que aconteceu no Campeonato Paulista para trás. Embora tenha sido muito importante. O nosso pensamento está todo voltado para a partida contra o Fluminense - disse o meia Mateus Vital. Porém, iniciar a defesa do título com triunfo não vai ser tarefa das mais tranquilas, pois o Fluminense promete muita luta. O time vem pecando na temporada. Sequer foi finalista do Estadual e acabou eliminado de maneira precoce pelo Avaí na Copa do Brasil. Apesar disso, a auto-estima está em alta. - Posso g arantir que não vai ser fácil ganhar do nosso time neste Cam-

peonato Brasileiro, pois espírito de luta e determinação são duas coisas que não vão faltar. O bicho vai pegar na competição, com grandes times como Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e o próprio Corinthians. Mas vamos batalhar sempre pensando em cada jogo. O foco é o Corinthians - disse Abel Braga, comandante do treinador. O treinador espera uma competição em alto nível. - O Campeonato Português começa com três favoritos. Na França tem um. Nos demais grandes países da Europa poucos favoritos. Aqui, pelo menos uns doze times podem se apresentar como possíveis ganhadores, fora as surpresas. Portanto, vai ser muito equilibrado mais uma ve z - disse Abel. Justamente este equilíbrio que faz o treinador do Corinthians projetar o quesito pontuação. - As projeções nem sempre acontecem, mas é importante que a gente consiga ficar se mantendo no máximo a cinco pontos de distância para o líder, já que dessa maneira podemos brigar pelo título na hora cer ta. Daí a importância de começarmos a competição com um bom resultado, ainda mais jogando em casa e diante de nossa torcida. O Brasileirão cobra regularidade e desde cedo - alertou Carille. Em ter mos de escalação o Corinthians terá

duas mudanças em relação ao time que foi campeão sobre o Palmeiras no domingo. O volante Maycon dá lugar a Renê Júnior, que não atua desde o início de março por conta de uma lesão muscular na perna direita. Já o atacante Clayson, suspenso no Estadual, reaparece no posto de Jadson. Pelo lado do Fluminense, Abel Braga está longe de ter muitas opções. Justamente por isso vai manter o time que no meio de semana derrotou o Nacional de Potosí da Bolívia por 3 a 0 pela estreia na Copa Sul-Americana. Curiosamente foi contra o F luminense que o Corinthians confirmou a conquista do título brasileiro do ano passado por antecipação. O caneco veio no mesmo palco deste domingo, na Arena Corinthians, com um triunfo, de virada, por 3 a 1. O zagueiro Henrique, hoje no Timão, abriu o marcador para os tricolores naquela ocasião. Porém, no segundo tempo brilhou a estrela do artilheiro Jô, que anotou duas vezes e garantiu a virada. Jadson completou o marcador.

CORINTHIANS-SP X FLUMINENSE-RJ Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)Horário: 16h(de Brasília) Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS) Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS) CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Fabián Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf, Maycon e Mateus Vital; Ángel Romero, Rodriguinho e Clayson Técnico: Fábio Carille FLUMIUNENSE: Júlio César, Renato Chaves, Gum e Ibañez; Gilberto, Richard, Jadson, Junior Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Júnior e Pedro Técnico: Abel Braga

Ponta Grossa 21 jogadores, entre eles o lateral direito Angel Martini, que vem se destacando nos treinamentos, mas a sua escalação ainda não foi confirmada pelo treinador. Luiz Gustavo treinou como titular e pode começar o jogo desta tarde.

Operário (PR) x Volta Redonda (RJ) Local: Estádio Germano Krüger - Ponta Grossa Hora: 15h30min Juiz: Marcos Mateus Pereira (MS) Auxs: Marcos dos Santos Brito e Ruy Cesar Lavarda Ferreira (MS) Operário: Simão, Danilo Báia Alisson, Sosa, Peixoto, Chicão, Índio, Robinho, Lucas Batatinha, Cleyton e Schumacher Técnico: Gerson Gusmão Volta Redonda: Douglas Borges; Angel Martini (Luiz Gustavo), João Guilherme, Bruno Costa e Diego Maia; Bruno Barra, Pablo e Marcelo; Luã Lúcio, Jhullian e Dja Baiano Técnico: Marcelo Salles

Vasco e Atlético-MG buscam a recuperação na estreia Rio

É possível buscar recuperação logo na estreia? Sim. Pelo menos para Vasco e Atlético-MG, que já iniciam pressionados as suas caminhadas no Campeonato Brasileiro. Ganhar é importante para ambos, que se enfrentam neste domingo, às 16h(de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). O Cruz-Maltino, que está em situação delicada na Copa Libertadores, perdeu a final do Campeonato Carioca para o Botafogo com requinte de crueldade, pois estava com a taça até os 48 minutos do segundo tempo. O Galo, que no meio de semana foi derrotado pelo San Lorenzo da Argentina por 1 a 0 pela Copa Sul-Americana, também foi superado peloo arquirrival Cruzeiro na decisão do Campeonato Mineiro. Diante de um cenário de pressão, os dois times sabem da importância de ganhar o primeiro jogo. - Não temos que pensar na situação de momento, nem nossa e nem do adversário. Temos que ir a campo e fazer a nossa parte. Se o Vasco conseguir usar bem o fator campo pode chegar longe neste Campeonato Brasileiro - disse o lateral-direito Yago Pikachu. O Galo também sabe que precisa superar os problemas para ganhar.

- Temos que trabalhar com os pés no chão e procurando corrigir os nossos erros. Tenho certeza de que podemos evoluir muito no Campeonato Brasileiro. O nosso time é qualificado e já mostrou isso. As boas partidas que fizemos não podem ser esquecidas por causa de dois jogos. Sabemos de nosso potencial. Vamos recuperar a força - disse Thiago Larghi, comandante do Atlético-MG. O desejo de triunfo na estreia se deve muito à fór mula de disputa do Brasileirão. - A regularidade é algo muito importante no Campeonato Brasileiro e por isso mesmo não podemos pensar na possibilidade de tropeçarmos logo na estreia, mesmo se tratando de um jogo contra um dos melhores times da competição. Sabemos que o elenco do Atlético Mineiro tem muita qualidade, mas o Vasco precisa se impor e fazer a lição de casa. A busca de pontos em casa no começo pode ditar o ritmo ao longo de toda a competição afirmou o arqueiro Martín Silva, que em junho deverá deixar o Vasco por cerca de 50 dias para disputar a Copa do Mundo da Rússia pela seleção do Uruguai. Para este compromisso o Vasco não poderá contar com o zagueiro equatoriano Frickson Erazo, cedido por empréstimo

pelo próprio Galo. Assim, Werley assume o posto. O restante do time é uma incógnita. Certo é que o voalnte Wellington volta após cumprir suspensão na final do Estadual e deverá compor trio de proteção aos zagueiros com o argentino Leandro Desábato e com Evander, que atuará um pouco mais avançado. Livre da suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) por conta do episódio envolvendo João Paulo, o atacante Rildo está liberado para atuar e deve começar no banco de reservas. Já pelo lado do Galo, Thiago Larghi deverá manter a base dos últimos compromissos. O atacante Roger Guedes, cortado do banco de reservas contra o San Lorenzo por conta de problemas de indisciplina, está tendo o caso analisado pela diretoria. A força do atual time está na experiência de nomes como o volante Elias, os meias Juan Cazares e Rómulo Otero, além do atacante Ricardo Oliveira

VASCO-RJ X ATLÉTICO-MG Local: São Januário Horário: 16h(de Brasília) Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO) Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO) VASCO: Martín Silva, Yago Pikachu, Paulão, Werley e Henrique; Leandro Desábato, Wellington, Evander e Wágner; Andrés Ríos e Duvier Riascos Técnico: Zé Ricardo ATLÉTICO-MG: Victor, Patric, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Luan, Elias, Juan Cazares e Rómulo Otero; Ricardo Oliveira Técnico: Thiago Larghi


E nós com isso?

O lado bom do ‘Fla-Flu’ eleitoral Polarização entre esquerda e direita está fazendo com que gente que nunca ligou para política comece a discutir o assunto

lazer@diariodovale.com.br Sul Fluminense, domingo, 15 de abril de 2018

 Página 4

Angra festeja Divino Espírito Santo Festividades vão acontecer entre os dias 11 e 20 de maio, com missas, apresentações musicais e danças folclóricas

A Festa do Divino Espírito Santo, considerada a maior manifestação religiosa e cultural de Angra dos Reis, já tem data marcada para acontecer: entre os dias 11 e 20 de maio. O império será montado no Cais de Santa Luzia. Vai ser lá que o Menino Imperador, João Gabriel Pinto dos Reis, seu séquito e o público assistirão às danças folclóricas, apresentadas por crianças e adultos. A festa será realizada através de uma parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a

Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio e a TurisAngra. Durante os festejos, as ruas do Centro serão enfeitadas com as tradicionais bandeirinhas em vermelho e branco.

Festa A Festa do Divino Espírito Santo chegou a Angra dos Reis no século XVII e conta com um preparatório de novenas, missas e

três dias presididos pelo Menino Imperador, que chega de barco no Cais de Santa Luzia. Após a chegada do Menino Imperador, o povo prestigia missas solenes e a parte profana da festividade, composta por shows musicais de artistas locais e pelas antigas danças folclóricas dos Coquinhos, Lanceiros, Jardineiras, Velhos e Marujos, que serão apresentadas em um palco que representa o “Império do Divino”. Os festejos se encerram no domingo de Pentecostes.

Programação religiosa e cultural Dia 11 de maio – sexta-feira 18h30 – Saída das bandeiras do Divino da casa das festeiras, Madalena Aparecida e Ivonete Bastos, de onde, em procissão, irão ao encontro das bandeiras das comunidades da paróquia para a Igreja Matriz, juntamente com a folia do divino 19h30 – Missa festiva na Igreja Matriz

Dia 12 de maio – sábado 18h30 - Procissão das Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do divino 19h30 – Missa na Igreja Matriz

Dia 13 de maio – domingo 17h30 – Procissão das Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do divino 18h – Missa na Igreja Matriz 20h – Missa na Igreja Matriz

Dia 14 de maio – segunda-feira 18h30– Procissão das Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do divino 19h30 – Missa na Igreja Matriz

Dia 15 de maio – terça-feira 18h30– Procissão das Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do divino 19h30 – Missa na Igreja Matriz

Dia 16 de maio – quarta-feira 18h30– Procissão das Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do divino 19h30 – Missa na Igreja Matriz

Dia 17 de junho – quinta-feira 18h30– Procissão das Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do divino 19h30 – Missa na Igreja Matriz

Dia 18 de maio – sexta-feira Maior: Festa é considerada a maior manifestação religiosa e cultural de Angra dos Reis

6h – Alvorada festiva 7h – Café com o Menino Imperador 11h – Chegada do Menino Imperador, juntamente com a folia do divino, no Cais de Santa Luzia. 12h – Almoço no Convento do Carmo 18h30– Procissão das Bandeiras saindo da casa das festeiras, juntamente com a banda de música e folia do divino 19h30 – Missa e coroação do Imperador 20h – Apresentação musical com a Banda Sereno e danças folclóricas: Coquinhos, Jardineiras e Lanceiros.

Dia 19 de maio – sábado 10h – Celebração das crianças com o Imperador, na Igreja Matriz 18h30– Procissão das Bandeiras 19h30 – Missa na Igreja Matriz 20h – Apresentação musical da dupla Bruno Perez e Erivelton Marques e danças folclóricas: Coquinhos, Velhos e Marujos.

Dia 20 de maio – domingo 6h – Alvorada festiva e amanhecer no Espírito Santo com missa e café comunitário 9h30 – Procissão das Bandeiras 10h – Missa solene na Igreja Matriz 16h – Missa festiva na Igreja Matriz 17h - Procissão do Divino Espírito Santo. Logo após haverá a troca da coroa do divino, pelo chapéu do imperador. 20h – Apresentação musical do grupo Nosso Som e danças folclóricas: Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujo.


CADERNO LAZER

2 DIÁRIO DO VALE 

DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

HORÓSCOPO

CIRCUITO ***A programação dos cinemas, exposições, teatro e música são fornecidos pelos realizadores dos eventos, e pode sofrer alterações.

Divulgação

*** O Cine Gacemss, em Volta Redonda, está em recesso.

Estreia

Rampage: Destruição Total De Brad Peyton. Com Dwayne Johnson, Naomie Harris, Malin Åkerman. Filme em 2D e 3D. AVENTURA, AÇÃO – Davis Okoye é um primatologista (Dwayne Johnson), um homem recluso que compartilha um vínculo inabalável com George, um gorila muito inteligente que está sob seus cuidados desde o nascimento. Quando um experimento genético desonesto é feito em um grupo de predadores que inclui o primata, os animais se transformam em monstros que destroem tudo em seu caminho. Agora Okoye tenta conseguir um antídoto e impedir que seu amigo provoque uma catástrofe global. Cine Show Volta Redonda – Sala 1, sessões às 14h30, 16h45 e 19h, dublado. E sessão às 21h15, legendado. Telefone (24) 33425604. Cine Show Barra Mansa – Sala 1, sessão às 19h, dublado. E sessão às 21h15, legendado. Telefone (24) 33231097. Cine Show Agulhas Negras, em Resende – Sala 2, sessões às 14h30, 16h45 e 19h, dublado. E sessão às 21h15, legendado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 1, sessões às 14h30, 16h45 e 19h, dublado. E sessão às 21h15, legendado. Telefone (24) 33672013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 1, sessões às 19h e 21h15, dublado. Cine Glória Valença – sessões às 17h, 19h15 e 21h30, dublado. Segunda (16) não terá exibição deste filme. Telefone (24) 2453-3040. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 4, sessões às 13h45, 16h30, dublado. E sessão às 21h30, legendado. Telefone (24) 33550759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (Sem avaliação), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Continuação

Um Lugar Silencioso De John Krasinski. Com John Krasinski, Emily Blunt, Millicent Simmonds. SUSPENSE, TERROR - Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som. Cine Show Volta Redonda – Sala 2, sessões às 17h20, 19h20, dublado. E sessão às 21h20, legendado. Telefone (24) 33425604. Cine Show Barra Mansa – Sala 1, sessões às 15h20 e 17h10, dublado. Telefone (24) 3323-1097. Cine Show Agulhas Negras, em Resende – Sala 1, sessões às 15h30, 17h20 e 19h20, dublado. E sessão às 21h15, legendado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 3, sessões às 17h20, 19h20 e 21:20, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 1, sessões às 15h20 e 17h10, dublado. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 2, sessões às 19h e 20h45, dublado. Telefone (24) 3355-0759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Jogador Nº1 De Steven Spielberg. Com Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn. Filme em 2D e 3D. FICÇÃO CIENTÍFICA, AÇÃO, AVENTURA - Num futuro distópico, em 2044, Wade Watts (Tye Sheridan), como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave

escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 1, sessões às 16h15 e 21h, dublado. Telefone (24) 3355-0759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Pantera Negra

Rampage: Destruição Total Ação de Brad Peyton. Com Dwayne Johnson, Naomie Harris, Malin Åkerman. Davis Okoye é um primatologista (Dwayne Johnson), um homem recluso que compartilha um vínculo inabalável com George, um gorila muito inteligente que está sob seus cuidados desde o nascimento. Quando um experimento genético desonesto é feito em um grupo de predadores que inclui o primata, os animais se transformam em monstros que destroem tudo em seu caminho. Agora Okoye tenta conseguir um antídoto e impedir que seu amigo provoque uma catástrofe global. Cine Show Volta Redonda de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir. Cine Show Volta Redonda – Sala 4, sessões às 14h e 21h, dublado. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Angra dos Reis – Sala 4, sessão às 21h, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Glória Valença – sessão às 21h30, dublado. Terça (17) não terá exibição deste filme. Telefone (24) 2453-3040. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 3, sessão às 18h30, dublado. Sala 4, sessão às 18h50, dublado. Telefone (24) 3355-0759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Nada A Perder Contra Tudo. Por Todos De Alexandre Avancini. Com Petrônio Gontijo, Dalton Vigh, Beth Goulart. Filme nacional. BIOGRAFIA, DRAMA - Cinebiografia autorizada do bispo evangélico Edir Macedo (Petrônio Gontijo), empresário fundador e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record TV. Baseado nos livros da trilogia homônima, conta a história do self made man que enfrentou diversos momentos de turbulência enquanto perseguia sua convicção. Cine Show Volta Redonda – Sala 3, sessões às 13h30, 16h, 18h30 e 21h. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Barra Mansa – Sala 2, sessões às 16h, 18h30 e 21h. Telefone (24) 3323-1097. Cine Show Resende – Sala 2, sessões às 16h, 18h30 e 21h. Telefone (24) 33546224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 2, sessões às 16h, 18h30 e 21h. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 2, sessões às 16h, 18h30 e 21h. Cine Glória Valença – sessão às 19h. Terça (17) não terá exibição deste filme. Telefone (24) 2453-3040. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 2, sessão às 14h30. Sala 3, sessão às 16h. Telefone (24) 3355-0759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Círculo de Fogo: A Revolta De Steven S. DeKnight. Com John Boyega, Scott Eastwood, Cailee Spaeny. Filme em 2D e 3D. AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA - Filho de Stacker Pentecost (Idris Elba), responsável pelo comando do programa Jaeger, Jake (John Boyega) era um promissor talento do programa de defesa, mas abandonou o treinamento e entrou no mundo do crime ao vasculhar ferrosvelhos em busca de peças de robôs abandonados. Perseguido após não encontrar uma peça valiosa, ele encontra o esconderijo da jovem Amara (Cailee Spaeny), que clandestinamente está construindo um Jaeger de porte pequeno. Ambos tentam fugir usando o robô, mas acabam sendo capturados. Para

escapar da prisão, eles são enviados ao treinamento de pilotos Jaeger. Lá Jake reencontra sua irmã de criação Mako (Rinko Kikuchi), uma heroína da época do combate contra os kaiju, que tenta lhe ajudar a se readaptar ao ambiente militar. Cine Show Resende – Sala 1, sessão 21h05, dublado. Telefone (24) 3354-6224. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 3, sessão 21h15, dublado. Telefone (24) 3355-0759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” ( e meia), “Cinema com rapadura” (), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (), “Rubens Ewald” (), “Veja” (Sem avaliação).

Os Farofeiros De Roberto Santucci. Com Maurício Manfrini, Cacau Protásio, Danielle Winits. Filme nacional. COMÉDIA - Quatro colegas de trabalho se programam para curtir o feriado prolongado em uma casa de praia e, chegando lá, descobrem que se meteram em uma tremenda roubada. Para começar o destino não é Búzios, mas Maringuaba; a residência alugada é encontrada caindo aos pedaços, bem diferente do prometido; a praia está sempre cheia; e as confusões são inúmeras. Cine Show Volta Redonda – Sala 4, sessões às 16h45 e 18h50. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Barra Mansa – Sala 2, sessão às 17h20. Telefone (24) 33231097. Cine Show Resende – Sala 1, sessão às 19h. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 4, sessões às 16h40 e 18h50. Telefone (24) 3367-2013. Cine 9 de Abril, em Volta Redonda, sessão às 19h. Telefone (24) 3348-5014. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 1, sessões às 14h15 e 18h15. Telefone (24) 3355-0759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” ( e meia), “Cinema com rapadura” (), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” ().

Uma Dobra No Tempo De Ava DuVernay. Com Storm Reid, Oprah Winfrey, Reese Witherspoon. Filme em 2D e 3D. FANTASIA, FAMÍLIA - Os irmãos Meg (Storm Reid) e Charles (Deric McCabe) decidem reencontrar o pai, um cientista que trabalha para o governo e está desaparecido desde que se envolveu em um misterioso projeto. Eles contarão com a ajuda do colega Calvin (Levi Miller) e de três excêntricas mulheres em uma ousada jornada por diferentes lugares do universo. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 2, sessão às 17h, dublado. Telefone (24) 3355-0759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (Sem avaliação), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Com Amor, Simon De Greg Berlanti. Com Nick Robinson, Jennifer Garner, Josh Duhamel. DRAMA, COMÉDIA - Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de

De Ryan Coogler. Com Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o. Filme em 2D e 3D. AÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA, FANTASIA - Após a morte do rei T’Chaka (John Kani), o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Laetitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong’o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás. Cine 9 de Abril, em Volta Redonda, sessão às 20h45h, dublado. Telefone (24) 3348-5014. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (), “Cinemascope” (), “O Globo” ( e meia), “Omelete” ( e meia), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” ( e meia).

Áries - (21-3 a 20-4) - Momento que terá êxito em lugares de educação e ensino de jovens e crianças. Conseguirá, também, ótimos resultados em novos empreendimentos, terá felicidade matrimonial, familiar e amorosa. Mente férteis e ótimas ideias. Touro - (21-4 a 205) - Momento com possibilidades só nos assuntos da profissão. Não será bem sucedido em outra empresa que já não tenha sido iniciada. No campo conjugal e, mesmo sentimental, procure ser cauteloso. Evite discussões e preocupações desnecessárias. Gêmeos - (21-5 a 20-6) - Procure começar o dia com deliberação e propósito de conseguir tudo àquilo que deseja no plano amoroso e profissional. Se o sucesso deste dia não for completo terá um período de possibilidades para levar a bom termo seus objetivos. Câncer - (21-6 a 22-7) - Momento em que sua moral e reputação estarão em jogo, se entrar em contato com pessoas de caráter duvidoso. Por outro lado, o fluxo será dos melhores para negócios relacionados com metais e materiais para construção.

Escorpião - (23-10 a 21-11) - Êxito e ótimos lucros, no comércio e na indústria de líquidos, de modo geral, e de produtos químicos para a lavoura e a veterinária. Todavia, terá algumas dificuldades, mas, se agir com otimismo e inteligência, você pode se sair bem. Sagitário - (2211 a 21-12) Una- se aqueles que poderão tornar este dia alegre e feliz. Seja prudente com assuntos de dinheiro, principalmente antes do meio dia. A influência astral, para aventuras e especulações deve ser razoável. Amor e paixão, favoráveis. Capricórnio (22-12 a 20-1) Muita habilidade literária, mente clara e penetrante e muita tendência aos assuntos elevados, estão previstos para você hoje, devido à benéfica influência de Júpiter. Sucesso profissional e financeiro.

Leão - (23-7 a 228) - Suas boas qualidades e habilidades influenciarão de maneira benéfica, pessoas importantes para você, principalmente se estas forem pessoas da família. O trabalho, as empresas e o amor estão em bom aspecto.

Aquário - (21-1 a 19-2) - Não será conveniente aventurar- se em novos negócios. Cuidado com o excesso de gastos. Mantenha- se em suas atividades rotineiras e muitos benefícios receberá em breve. Seu planeta regente, em mau aspecto, deixa você com certo grau de nervosismo em suas atitudes.

Virgem - (23-8 a 22-9) - Evite hoje, qualquer ação que possa afetar seu equilíbrio nervoso. Por outro lado, sua saúde melhorará totalmente, suas chances de sucesso geral também, pela ciência e educação, serão evidentes.

Peixes - (20-2 a 20-3) - Faça novas amizades principalmente do sexo oposto. Evite exagerar nas palavras. Dê mais atenção à sua família. Discipline mais sua mente, e não se envolva em negócios que julgue suspeito.

Pedro Coelho De Will Gluck. Com Rose Byrne, Domhnall Gleeson, Sam Neill. FAMÍLIA, AVENTURA - Pedro Coelho é um animal rebelde que apronta todas no quintal e até dentro da casa do Mr. McGregor (Domhnall Gleeson), com quem trava uma dura batalha pelo carinho da amante de animais Bea (Rose Byrne). Cine Show Volta Redonda – Sala 2, sessão às 15h20, dublado. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Resende – Sala 1, sessão às 17h, dublado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 3, sessão às 15h25 e 17h10, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Glória Valença – sessão às 17h, dublado. Terça (17) não terá exibição deste filme. Telefone (24) 2453-3040. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 3, sessão às 14, dublado. Telefone (24) 33550759. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” ( e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (), “Veja” ().

Libra - (23-9 a 22-10) - Excelente dia para tratar com agricultores, agropecuários, feirantes e agrônomos. Terá sucesso nos negócios imobiliários e muito poderá progredir, profissionalmente, hoje.

* ‘Luccas Neto em Netoland’ – A peça será apresentada dia 29 de abril, às 15h (sessão extra) e às 18h, no Cine Teatro Nove de Abril, em Volta Redonda. A classificação é livre. Mais informações pelo telefone (24) 3343-3033. A realização é do Gacemss. * ‘Whindersson Nunes em Eita, Casei!’ – A peça será apresentada dia 18 de maio, às 19h30, no Cine Teatro Nove de Abril, em Volta Redonda. A classificação é livre. Mais informações e ingressos pelo telefone (24) 3343-3033. A realização é do Gacemss. * ‘Felipe Neto Megafest’ – O artista estará em Volta Redonda no dia 3 de junho, às 18h, no Cine Teatro Nove de Abril, em Volta Redonda. A classificação é livre. Mais informações e ingressos pelo telefone (24) 3343-3033. A realização é do Gacemss.

* ‘A Decomposição do Real’ A exposição, segundo a museóloga e coordenadora do MAM, Tatiana Avelino, é fruto do primeiro edital de ocupação aberto pelo Museu, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda. Através desta proposta, artistas de todo país puderam se inscrever para expor suas obras no museu, reconhecido como um dos mais importantes espaços culturais do interior do Estado. A mostra pode ser conferida no Museu de Arte Moderna de Resende (MAM), com entrada gratuita, até o dia 4 de maio. Mais informações pelo telefone (24) 3360.6155.

Dr. José Antônio Siqueira Psicólogo - Fonoaudiologo CRP 10148

CRFa. 8807

"Dê um novo sentido à sua vida" CONVÊNIOS: CAPS, Banco do Brasil, Petrobrás, CAARJ, Saúde Bradesco e Medservice

Novo Endereço

BARRA MANSA

VOLTA REDONDA

Av. Domingos Mariano, nº83 Sl 804 Ed. Vila Lobos - Centro

Rua 25 A, nº23 - Sala 615, Ed. CBS - Centro

Tel: (24) 98803-1243

Psicoterapia Reichiana Integração Mente & Corpo Maria Isabel A. Soares

CADERNO

Lazer &Cia lazer@diariodovale.com.br

EXPEDIENTE Editado pela Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. CNPJ 07.506.590/0001-78 Rua 25-A, nº 23, sala 101 - Edifício CBS Vila Santa Cecília - Volta Redonda - CEP 27260-160

CRP 05/21711

Av. Paulo de Frotim, 590 sl 901 - Ed. Plaza Business Center Aterrado - Volta Redonda

Tel: (24) 3344-0375


Mário Sérgio CADERNO LAZER

DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

DIÁRIO DO VALE 3 

www.diariodovale.com.br/noticias/mario-sergio mariosergio@diariodovale.com.br

TÚNEL

DO

TEMPO

*A insulina se torna disponível para uso em larga escala por pacientes que sofrem de diabetes (1923). *Douglas Fairbanks, Mary Pickford e Norma e Constance Talmadge se tornam as primeiras celebridades a deixarem a marca de seus pés no cimento da calçada da fama em Hollywood (1927). *No Brasil, Juscelino Kubitschek é nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940). *O primeiro restaurante da rede Mc Donald’s é inaugurado em Des Plaines (Illinois) (1955). *O ditador cubano Fidel Castro visita os Estados Unidos pela primeira vez depois da revolução (1959). *Castelo Branco é eleito e empossado presidente pelo Congresso brasileiro com 361 votos, 72 abstenções e 37 ausências (1964). *O Pacote de Abril impõe, no Brasil, eleição indireta para governadores e nomeação de 1/3 do Senado (1977). *Morre Jean-Paul Sartre, filósofo e escritor francês (1980). *Inauguração da Disneylândia de Tóquio (1983). *Início de recadastramento de eleitores no Brasil (1986). *Na maior enchente do rio Paraguai até então, 95% do Pantanal Matogrossense é alagado (1988). *O governo Sarney começa a autorizar violações do congelamento de preços do Plano Verão (1989). *Morre Greta Garbo, atriz sueca (1990). *Liberado pelo presidente Collor o uso de cartões de crédito brasileiros no exterior (1991). *O sociólogo Darcy Ribeiro é empossado na Cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras (1993). *Um Boeing 767-200 da Air China, bate contra uma colina durante chuva torrencial e neblina perto de Puysan, Coréia do Sul, mantando 128 pessoas (2002).

Mamão

COM AÇÚCAR *Roteiro gastronômico: Hotel Bela Vista, Bistrô Casa Antiga, Fritz Cervejaria Artesanal, Di Duarte Caffé e Bistrô, Vitória Restaurante & Choperia; Relicário Bistrô; Bakmak, Bacco’s Bar e Choperia, Virada’s do Largo, Fábrica de Sabores (Madrigal), Toca do Pintado, Barão, Matos Restaurante, Escritório do Chef, Brasador Steakhouse, Zen Sushi Restaurante, Mix Grill, Gugas; Espaço MZ. *À tarde: Brasil Itália Casa de Massas. *Em Resende: Fritz Cervejaria Artesanal (Espaço Casa). *Em Penedo: Enoteca Serrana, Jardim Secreto, Rei das Trutas. Fotos: Divulgação

Zig-Zag *Hoje: Dia Mundial do Desenhista, Dia Nacional da Conservação do Solo (Brasil). *Os brasileiros têm tido cada vez mais problemas com a voz. *Segundo os dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o segundo no mundo a possuir casos de câncer na laringe. *Dos 15 mil casos existentes no país, 8 mil são fatais, apesar de as chances de cura superarem 90%, se o câncer de laringe for detectado precocemente. *Atentos ao índice e à realidade do Brasil, os alunos do curso de Medicina do UniFOA, da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, farão um evento para avaliar e conscientizar a população sobre os cuidados da voz. *A triagem gratuita irá acontecer no dia 16 de abril, das 9h às 16h, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) localizada no campus Olezio e será aberto ao público. *De acordo com a acadêmica Bárbara Garbois, a campanha tem como intuito alcançar pessoas que já tenham alguma queixa relacionada à voz como, por exemplo, alterações no timbre, tosse frequente, pigarro ou rouquidão. *“Pessoas que exigem mais da voz para trabalhar, como os professores e cantores, precisam de orientação frequente quanto à preservação”, salientou a aluna. *Aliás, o município de Volta Redonda participará da campanha nacional de vacinação contra influenza disponibilizando as doses nas 44 unidades da Atenção Básica e na Policlínica da Melhor Idade, que funciona no bairro Jardim Paraíba. *A campanha começa na terça-feira, dia 23 e abril, e vai até 30 de maio, sendo o sábado, dia 12 de maio, o Dia D de Vacinação. *O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. *A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. *O contágio é muito elevado em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados. *A transmissão também é elevada em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo.

Zig-Zag *Hoje em Volta Redonda acontece uma ação super importante: o evento Descarte Solidário de Lixo Eletrônico, na Praça Sávio Gama, no Aterrado, em frente ao Palácio 17 de Julho. *A realização é do Rotary Club, com apoio da prefeitura de Volta Redonda. *Os descartes podem ser feitos de 9h às 15h. *O presidente do Rotary Club de Volta Redonda, Anderson Ferreira de Oliveira, explicou que os aparelhos serão vendidos para empresas especializadas e os recursos serão enviados para entidades sociais. *“É importante fazer o desgaste correto desses materiais. *Muitas pessoas guardam isso em casa por anos e depois o material é descartado com lixo comum.”, disse. *Serão recolhidos aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, pilhas, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletrônicos. *O prefeito Samuca Silva destacou a importância do descarte correto de lixo eletrônico. *“Esse é um evento que será repetido outras vezes. *Descartando de maneira correta os aparelhos eletrônicos, além de preservar o meio ambiente, a gente permite a reutilização do material, contribuindo para capacitação de profissionais, geração de emprego e renda”, comentou. *Aniversariantes do dia: Aniello D Amato Filho; Ingrid Paula Moreira; Marcelo Fontes Teixeira; Aida Goulart Teixeira; Hildimila Bruno; Cléria Vaz Caetano; Isadora Guimarães; Valéria Bernardini; Isadora Guimarães; Aniello Damato Filho.

Os empresários Fernanda Toniolo e Tiago Toniolo, irmãos e sócios do Shopping do Mármore

Literalmente o bem sobrepôs ao mal, o resultado foi um grande sucesso o Festas e Negócios edição de Volta Redonda, na foto comemoraram Elisa Fonseca, Ana Paula Delgado, DJ Ranieri e a ‘Rainha Má’ com sua intacta maçã

Cristiane Cotrim Loureiro, contemplando a bela noite de luar em Fernando de Noronha

A restauranteur Ana Tereza Duarte e o estilista Ruy Dantas, no Di Duarte Caffé e Bistrô


CADERNO LAZER

4 DIÁRIO DO VALE 

DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2018

O lado bom do ‘Fla-Flu’ eleitoral Polarização entre esquerda e direita está fazendo com que gente que nunca ligou para política comece a discutir o assunto Arquivo

O hábito de prestar atenção em tudo o que se passa à minha volta – coisa que praticamente todo repórter desenvolve – me fez concluir que política, atualmente, se tornou um assunto tão comum nas conversas das pessoas como futebol, novela ou o Big Brother Brasil. Na opinião deste colunista, isso está acontecendo porque as reviravoltas no cenário nacional estão afetando o cotidiano das pessoas, em casos como a reforma trabalhista e a possibilidade de reforma da previdência, além, é claro, da repercussão de acontecimentos como o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Tudo isso, mais o fato de 2018 ser ano de eleições gerais – para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República – está fazendo com que as pessoas fiquem mais curiosas e mais dispostas a falarem sobre política. O lado bom disso é que estamos tomando consciência de que a participação política não se resume a votar em dia de eleição. Estamos nos acostumando a conversar sobre o assunto e a participar, como bem demonstram as manifestações – tanto de esquerda quando de direita – que estão se tornando cada vez mais comuns. Com mais consciência política, talvez aqueles vo-

tos decididos na última hora pela mão de algum cabo eleitoral fazendo boca de urna (ilegal, por sinal) diminuam. Isso nos traria assembleias legislativas, Congresso Nacional e governos estaduais e federal que sejam uma expressão mais racional da vontade popular. O farto noticiário político e a repercussão que ele está tendo, além da discussão

Agir contra o país onde você vive por causa do resultado da eleição é como querer que o navio onde você está afunde só porque você não gosta do capitão permanente do assunto nas redes sociais, estão fazendo com que uma parcela maior da população pense no país que quer e em quem pode deixar o Brasil real mais parecido com aquele com o qual sonhamos. Claro que, abertas as urnas e contados os votos, uma parcela da população vai ver que seu projeto de Brasil tinha menos adeptos que o de outras pessoas. Mas, pelo menos, o projeto de país que vai sair da elei-

ção será aquele que a maioria decidiu ter – e desta vez terão pensado mais sobre o caso.

Depois da eleição Como acabamos de dizer, em outubro um novo projeto para o Brasil vai surgir das urnas. Será aquele que conseguir os votos da maioria. Nesse momento, é hora de, mesmo que não estejamos do lado que teve mais votos, nos sentirmos todos vencedores. Houve debates, campanha e votação. Acabou e voltamos à vida normal. É hora de ver qual a melhor forma de contribuir para que o país realmente melhore. Mesmo que essa forma seja ser um fiscal rigoroso, apontando cada falha que encontrar no governo. O que não pode é torcer – ou, pior ainda, agir – contra o país. Isso seria mais ou menos como querer que o navio onde você está afunde porque você não gosta do capitão.

As ‘brigas por política’ Até algum tempo atrás, era muito comum ver amigos que deixavam de falar um com o outro por causa de uma zoação devido ao resultado de um jogo de futebol. Agora acontece a mesma coisa porque um é “coxinha” e o outro, “mortadela”. Se formos além da defesa dos pontos de vista de

Decisivas: Eleições gerais vão mostrar qual projeto para o Brasil tem o apoio da maioria cada um, perceberemos que, por baixo das opiniões opostas, está a mesma vontade: contribuir para que o país melhore. Enquanto o debate se der com base em argumentos, ele será positivo, pois haverá intercâmbio de infor mações. Descambar para o xingamento só acaba com amizades.

O problema das Fake News A polarização política tem o lado bom de fazer com que as pessoas percebam que, além de votarem

certo, precisam debater política e acompanhar o desempenho dos eleitos de perto. O “lado negro da força” é o uso indiscriminado de notícias falsas (ou Fake News, para usar o termo em inglês). Não existe uma tendência política mais correta nesse sentido. Direitistas e esquerdistas se valem com frequência de notícias completamente falsas ou da distorção de informações corretas para defenderem seus pontos de vista, confundindo a informação com a opinião. E o problema maior é que tem gente ficando boa nisso, fazendo notícias fal-

sas que se passam perfeitamente por infor mações confiáveis. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que vai criar uma força-tarefa para combater esse fenômeno, inclusive determinando que as notícias falsas sejam retiradas de circulação. Tomara que dê certo. E que se tenha bem claro a diferença entre opinião – que não admite juízo de valor no sentido de falsa ou verdadeira, apenas concordância ou discordância – e notícia. No segundo caso, se aconteceu, é verdade, se não aconteceu, é mentira. Simples assim.

DVD I

DVD II

Cate Blanchet é o melhor do Raknarok

O pior filme de Star Wars

Filme com Thor e Hulk preparou a plateia para a Guerra infinita

“O último Jedi” é tão ruim que imita Galática

Jedi: Infelizmente não é o último. rendo se vingar dos fãs que não gostaram do Ja Ja Binks e da sua segunda trilogia. Porque perto deste “Último Jedi” a “Ameaça Fantasma” é uma obra prima. Seria um alívio se este filme fosse mesmo o último dos Jedis. Infelizmente não é, e vem mais aí.

6. Kingsman: O Círculo Dourado

1. Big Pai, Big Filho

confronta o novo vilão, Snoke, o novo mestre do lado negro da força. E o que acontece? Nada, Snoke é eliminado em menos de cinco minutos. Acho que quando vendeu os direitos da franquia Star Wars para a Disney, George Lucas estava que-

7. Tempestade: Planeta em Fúria

8. Dunkirk 9. Star Wars - O Último Jedi 10. Extraordinário

5. Liga da Justiça

4. Pica Pau - O filme

3. Liga da Justiça

2. Assassinato no Expresso Oriente

○ ○ ○ ○

5. Thor - Ragnarock

4. A Estrela de Belém

3. Pai em Dose Dupla

2. Star Wars - O Último Jedi

1.Apenas um garoto em NovaYork

Cate Blanchet: Arrasando como super vilã. civilização de Asgard. An- e até bate um papo com o thony Hopkins retoma o Thor do Chris Hemsworpapel de Odin, o pai dos th. Satisfeita a curiosidade deuses destronado, e Benedict Cumberbatch faz uma dos fãs, de ver a briga do pequena participação como Hulk com o Thor, os dois se tor nam amigos (Que o doutor Estranho. Mas além da vilã, da nem o Super homem e o Cate Blanchet, outro des- Batman da concorrência). taque do Thor 3 é o Hulk, E Hulk entra no time de ainda interpretado pelo heróis formado pelo Thor Mark Rufallo. Os nerds, para impedir que Hela fãs de quadrinhos adoram destrua Asgard e o munimaginar o que acontece- do. A mitologia escandinaria se o super-herói x bri- va é a base para os filmes gasse com o super-herói y. do Thor, mas é claro que Aqui temos a chance de os roteiristas dão uma ver uma brig a do Hulk atualizada nos velhos micom o Thor. Diferente de tos. Asgard tem espaçonaoutros filmes, onde o ves, coisa com que os anHulk entrava mudo e saia tigos vikings nem podiam calado aqui o verdão fala sonhar. Tudo bem, esta é Asg ard na visão da Hollywood do século 21 onde todo mundo precisa ter naves tipo Jor nada nas Estrelas. 6. O Assassino: O Primeiro Alvo Um persona gem que chama a atenção na turma dos malvados é um 7. Viva - A Vida é uma Festa enorme cachorro ou lobo de computação gráfica. É 8. Caçada Brutal o fenfir que na mitologia nórdica é filho do Loki. Essa é uma par te que o 9. Extraordinário filme deixou de fora, afinal o Loki ser pai de um 10. O Poder e o Impossível cachor rão seria demais para a plateia que já conhece o personagem de * FONTE: STAR VIDEO outros filmes.

Jorge Luiz Calife Quando a serie Guerra nas Estrelas (Star Wars) estreou nos cinemas, em 1977, o sucesso foi estrondoso. E todos os estúdios de cinema queriam copiar a ideia do George Lucas. Glenn Larson, um esperto produtor de televisão, lançou a série “Galática- Astronave de Combate”, com batalhas espaciais filmadas pelo mesmo John Dykstra, que fora responsáveis pelas trucagens do primeiro Star Wars. No filme piloto a frota de naves dos heróis fugia dos implacáveis Cilônios, com uma breve parada num cassino espacial intergaláctico. É triste notar que hoje, quarenta anos depois, Star Wars está imitando a sua imitação. O último filme da saga, agora controlada pela Disney, mostra a frota de naves dos rebeldes fugindo de inimigos implacáveis durante duas horas de projeção. Com direito a uma visita a um cassino espacial. E comparando pode-se concluir que Galática era melhor, pelo menos tinha uma originalidade e um humor que esta imitação pós-moderna não tem. Os roteiristas fazem de tudo para esculhambar com a mitologia criada por Lucas (E olha que tem fã que ainda acha bom). Luke Skywalker, o grande herói da trilogia original, virou um covarde que abandonou seus amigos e passa o tempo numa ilha deserta tirando leite das tetas de um vaca alienígena. Logo no começo a nova heroína Rey (Daisy Ridley) chega na ilha e entrega a Luke seu sabre de luz perdido. Suspense, o que será que vai acontecer? Nada, Luke joga fora o sabre de luz. Rey, a super-heroína descobre o segredo de suas origens. Ela não é ninguém, é só uma pessoa comum que foi abandonada pelos pais. Lá pelo meio de filme ela

Jorge Luiz Calife A australiana Cate Blanchet adora fazer papel de vilã. Ela brilhou como a espiã russa do último filme do Indiana Jones. E agora se esbalda como a deusa da morte, Hela, na versão Marvel do crepúsculo dos deuses. O filme, que juntou Thor com o Hulk foi a última daquelas produções da Marvel que prepararam as plateias para o novo filme dos Vingadores, o apoteótico “Guerra infinita” que deve chegar aos cinemas na última semana de abril. Ao contrário da mitologia judaica-cristã, na mitologia escandinava os deuses não são eternos nem imortais. Eles tem um começo e vão ter um fim. Num apocalipse nórdico chamado Ragnarok. Mas não se preocupem, apesar da guerra que arrasa com Asgard, Thor não vai ser eliminado logo agora, na véspera da batalha contra o Thanos. O filme segue a fórmula dos maiores sucessos da franquia, com muita ação, temperada com humor. Parece que os personagens da Marvel não conseguem levar nada a sério, nem o fim do mundo e a destruição da

* FONTE: STAR VÍDEO

8687 diario domingo 15 04 2018  
8687 diario domingo 15 04 2018  
Advertisement