ASSINANTE - VENDA PROIBIDA
Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva
Sul Fluminense, segunda-feira, 19 de março de 2018 Ano 24 • Edição nº 8662
diariodovale.com.br | Preço: R$ 1,50
Empresa de Barra Mansa teria de comprovar origem das partes de corpos que guardava Especialista diz que legislação obriga a instituição que origina as partes de corpos a documentar o envio; empresa na Vila Ursulino tinha dezenas de crânios e outras partes de corpos Paulo Dimas (Arquivo)
Um especialista entrevistado pelo DIÁRIO DO VALE afirmou ontem que a instituição que encaminhou à empresa OPX Ambiental as partes de corpos, chamadas peças anatômicas na linguagem técnica do setor, teria a obrigação de emitir documentos detalhando a origem do material. Uma operação feita na sexta-feira (16) encontrou numa empresa privada de Barra Mansa, que fica na Vila Ursulino, dezenas de crânios e até braços e outras partes de corpos com traços mais antigos ou até muito mais recentes. A operação, feita pelo Inea e agentes da Secretaria do Meio Ambiente de Barra Mansa, com apoio da Polícia Civil, foi desencadeada após denúncias feitas pelos moradores, apontando irregularidades no local. Os moradores fizeram, inclusive, um dossiê e enviaram ao Ministério Público. O DIÁRIO DO VALE tentou, por diversas vezes, ouvir a empresa ontem, mas não obteve retorno.
ESPECIAL | Página 5
Fiscalizada: Moradores fizeram dossiê informando que empresa estaria operando de maneira irregular
CAMPEONATO ESTADUAL
PINHEIRAL
Voltaço vai disputar seletiva para não cair e os quatro grandes vão às semifinais Paulo Dimas
O Voltaço perdeu por 3 a 2 para o Boavista ontem, no Raulino de Oliveira, e vai precisar disputar a seletiva para tentar permanecer na divisão de elite do futebol do Estado do Rio em 2019. Enquanto isso, na última rodada do segundo turno do Campeonato Estadual, os quatro grandes fizeram garantiram suas vagas nas semifinais do segundo turno do estadual. O Vasco vai enfrentar o Botafogo em uma das partidas. O outro jogo para definir quem disputa o título do segundo turno será um FlaFlu.
Confronto entre Ednardo e vereadores de oposição chega à Justiça O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (MDB), está enfrentando a oposição de cinco dos nove vereadores da cidade. A maioria oposicionista tem feito vários requerimentos de infor mação ao prefeito e, insatisfeita, com as respostas recebidas, recorreu à Justiça. De sua parte, a prefeitura apresentou queixa-crime
por abuso de autoridade e destruição de sinal ou edital contra um vereador que destruiu o lacre de uma embalagem com pacotes de arroz com validade vencida, marcada para devolução ao fornecedor. O parlamentar teria feito fotografias para afirmar que a escola servia alimento vencido aos alunos.
POLÍTICA | Página 3
DUTRA
Três homens são presos por suspeita de estelionato
ESPORTES | Página 10
Por pouco: Voltaço conseguiu empatar com Boavista após estar perdendo por 2 a 0, mas tomou gol no final Reprodução Facebook
Família faz campanha para trazer corpo de jovem morto em Portugal Familiares e amigos de Marcos Augusto, de 23 anos, conhecido como Dengo, iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro para o translado do corpo de Portugal para Governador Valadares, em Minas Gerais, cidade natal do jovem. Ele morava em Volta Redonda e morreu na semana passada, em Portugal, em virtude de um desmoronamento de encosta na praia da Ursa, em Sintra. O custeio do traslado gira em torno de R$ 17 mil. Marcos estudava na UFF (Universidade Federal Fluminense) e era monitor de matemática do Colégio Interativo, em Volta Redonda.
CIDADES | Página 6
Tragédia: Marcos morava em Volta Redonda e morreu numa praia de Sintra, em Portugal
A Polícia Rodoviária Federal prendeu três homens no sábado (17), no Km 227 da Dutra, em Piraí, por suspeita de estelionato. Eles foram abordados em um Renault Sandero com placa de São Paulo e no veículo foram encontrados cartão bancário, máquina de car-
tão de crédito e um telefone, utilizados para uso de clonagem de cartão. Um dos passageiros tinha um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de furto e um outro passageiro tem passagens por homicídio e furto.
POLÍCIA | Página 4
BM intensifica vacinação contra HPV e meningite C A vacinação dos adolescentes contra o HPV e a meningite C está sendo intensificada pela Secretaria de Saúde de Barra Mansa. Devem receber a dose contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a faixa etária de imunização contra a Meningite C é para adolescentes de 11 a 14 anos. Todas as Unidades Bá-
sicas de Saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Utilizando a linguagem das séries famosas para se aproximar dos adolescentes, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Não perca a nova temporada de vacinação contra a meningite C e o HPV”.
CIDADES | Página 6