ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ
ASSINANTE - VENDA PROIBIDA
Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva
Sul Fluminense, domingo, 4 de março de 2018 Ano 24 • Edição nº 8647
diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00
Bandidos estão melhores armados e cada vez mais audaciosos na região Apreensões de pistolas, fuzis, metralhadoras e submetralhadoras estão mais comuns; granadas chegam às comunidades Arquivo
Os bandidos que agem na região Sul Fluminense estão melhores ar mados e cada vez mais envolvidos em confrontos entre grupos rivais e com a polícia. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP), que mostram um avanço na capacidade letal dos criminosos na região nos últimos anos. Em 2016, foram apreendidas 832 armas em 2016 na área da 5ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública), mas esse número salta para 944 ao longo de 2017. A diferença do número de pistolas apreendidas entre um ano e outro é assustador: em 2016 foram 197 armas do tipo e em 2017 o número chegou a 296. O número de fuzis também pulou de cinco para oito. Impressiona também que todos os batalhões de Polícia Militar da região tenham registrado apreensões de granadas.
Arsenal: Apreensões de armas mostra que fuzis, metralhadoras e granadas estão cada vez mais presentes
VOLTA REDONDA
Crise econômica faz crescer buscas por atendimento do CVV Em funcionamento há 17 anos em Volta Redonda, o CVV (Centro de Valorização da Vida) registra uma alta na busca por seus serviços no último ano. Dois fatores chamam atenção: o novo sistema de telefone implantado pelo órgão e a crise econômica. Com o número 188 em rede, os atendimentos ficaram facilitados, pois ficou mais fácil para as pessoas entrarem em contato. Entre as queixas mais comuns, está o desemprego e a falta de dinheiro.
ECONOMIA | Página 8
OLHOS ABERTOS
Celulares e computadores podem prejudicar visão dos pequenos O uso de celulares, computadores, tablets e smartphones por parte das crianças e adolescentes deve ser vigiado de perto pelos pais. Além de prestar muita atenção no conteúdo acessado, os mais velhos devem ficar atentos ao tempo em que os pequeninos ficam na frente dos aparelhos. O uso excessivo pode causar problemas na visão deles. A miopia é um deles.
CIDADES | Página 5
POLÍCIA | Página 4
Samuca tem dúvida se aceita convite para ser candidato a governador O prefeito Samuca Silva, do partido Podemos, foi convidado para ser candidato a governador do Estado do Rio, mas está em dúvida. O grande problema é que, para
ser candidato, Samuca teria que renunciar ao cargo de Prefeito de Volta Redonda. Veja mais detalhes na coluna “Mosaico”.
MOSAICO | Página 2
MINISTÉRIO DO TRABALHO
Sul Fluminense tem janeiro fraco na geração de emprego Dados do Ministério do Trabalho mostraram que as maiores cidades do Sul Fluminense patinaram na geração de empregos no primeiro mês do ano. O balanço fechado em janeiro mostra que houve mais demissões que admissões. A única exceção foi Re-
sende, que conseguiu saldo positivo de 43 empregos. Volta Redonda teve 240 vagas fechadas e Barra Mansa ter minou o mês com 22 empregos. Angra dos Reis segue com a economia em baixa: são 246 desligamentos no período.
ECONOMIA | Página 8
RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
Cartórios relatam baixa na procura por união estável Os cartórios de Volta Redonda e Barra Mansa registraram poucas uniões oficiais entre pessoas do mesmo sexo. Um balanço feito desde o meio de maio de 2014, quando se tornou possível para homossexuais fazer o chamado casa-
mento no civil, mostra que forma apenas 28 cerimônias do tipo. Os profissionais dos cartórios acreditam que a baixa se deve por várias razões, mas apontam a falta de divulgação como uma delas.
CIDADES | Página 4