8633 diario domingo 18 02 2018

Page 1

ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ

ASSINANTE - VENDA PROIBIDA

Sul Fluminense, domingo, 18 de fevereiro de 2018 Ano 24 • Edição nº 8633

Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva

diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00

Montadoras da região têm alta nas vendas em 2017 Nissan, MAN e Jaguar Land Rover crescem no mercado interno; PSA Peugeot Citroën exporta mais da metade da produção

Época de calor e chuvas faz aumentar aparecimento de animais peçonhentos Divulgação

Neste período de chuvas contínuas e calor intenso a Vigilância Ambiental de Volta Redonda tem recomendado atenção da população em relação ao aparecimento de animais peçonhentos. Segundo a veterinária Janaína Soledad, as maiores incidências são de cobras, aranhas, escorpiões e lacraias, pois nesta época estes animais estão buscando abrigos por conta da chuva. Por outro lado, no verão as pessoas procuram mais atividades ao ar livre e acabam expostas aos locais onde esses animais se abrigam. Ela lembra que Volta Redonda tem presença constante do escorpião, sendo que na região de Vila Rica e Belvedere tem um maior histórico de aparecimentos.

O setor automotivo do Sul Fluminense acompanhou a tendência nacional e registrou alta das vendas em 2017, na comparação com 2016. Das quatro montadoras instaladas na região, três (Nissan, MAN e Jaguar Land Rover) tiveram aumento de vendas no mercado interno. A PSA Peugeot Citroën registrou um recuo de 1,74% nas suas vendas dentro do Brasil, mas teve um forte aumento (de 37%) nas exportações, que passaram das 55 mil unidades. Com isso, a fabricante de capital francês registrou mais vendas para o exterior do que dentro do Brasil.

Espaço para a gastronomia ‘Festival Urbana Comida de Rua’ será realizado em Pinheiral entre os dias 2 e 4 de março

CIDADES | Página 4

Lazer

Perigo: Nesta época do ano tende a ocorrer um aumento na demanda de atendimentos por picadas de aranhas e escorpiões

&Cia

Plantas medicinais devem ser usadas com atenção

Capa

INTERNET

Divulgação

Muitas pessoas recorrem a chãs para curar uma gripe, uma dor ou um mal estar. Mas, segundo a bióloga e pesquisadora Bárbara Kerly Alves Pimentel, o consumo de plantas medicinais como automedicação pode causar problemas de saúde e deve ser feito com cuidado. Entre as principais vantagens da fitoterapia, está a facilidade de obtenção das plantas. Todo consumo de substâncias naturais deve ser regrado, pois exageros podem desencadear reações desastrosas devido aos componentes presentes nas plantas medicinais.

ESPECIAL | Página 3

Pais devem ficar atentos a conteúdo acessado pelos filhos na web Roze Martins

CIDADES | Página 5

Cuidados: Não é indicado fazer uso de planta medicinal sem o auxílio de um especialista

PROUNI

BARRA MANSA

Estudantes da primeira chamada podem conferir o resultado Acabou a ansiedade para alguns estudantes. Foi divulgado na internet o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos pré-selecionados têm até o próximo dia 23 para apresentar nas instituições de ensino os documentos que compro-

vem as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação. Para quem não foi pré-selecionado ainda haverá a segunda chamada a ser divulgada no dia 2 de março.

CIDADES | Página 4

Antes tranquilas, ruas do Centro sofrem com crimes Antes consideradas tranquilas, as ruas Jorge Lóssio e Santos Dumont, no Centro de Barra Mansa, tornaram-se palcos cada vez mais frequentes para ação de bandidos. Os moradores sofrem, principalmente, com roubos, furtos e assaltos. O coronel Márcio dos Santos Guimarães, coman-

dante do 28º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou que é de grande importância que os moradores acionem a Polícia Militar tão logo aconteça o crime, seja furto ou assalto e que, posteriormente, façam o boletim de ocorrência na delegacia.

POLÍCIA | Página 6

Risco: Crianças podem adquirir comportamentos inadequados a sua faixa etária Atualmente, a maioria das crianças está conectada, seja em um joguinho ou a sites de desenhos infantis. Dados nacionais apontam que dos cem canais de maior audiência no YouTube, no Brasil, cerca de 50 abordam conteúdo consumido por crianças até 12 anos. Segundo psicólogos, nessa idade as crianças são facilmente influenciadas pelas informa-

ções que recebem. A morte recente de uma menina de apenas sete anos, que sofreu uma parada cardíaca depois de participar do chamado ‘desafio do desodorante’ após ver um vídeo na internet, faz novamente os pais ficarem atentos. Mais do que nunca é necessário regular o tempo e o conteúdo que os pequenos passam na web.

CIDADES | Página 7


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.