ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ
ASSINANTE - VENDA PROIBIDA
Sul Fluminense, domingo, 1 de outubro de 2017 Ano 24 • Edição nº 8509
Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva
diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00
Sistema de eleição proporcional permanecerá em vigor até 2018 Chamados ‘puxadores de voto’ ainda ajudarão a formar bancadas; voto de legenda continuará valendo DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Fila de espera ainda supera em muito número de doadores Paulo Dimas
As seguidas campanhas e o maior acesso na rede pública de saúde fez crescer o número de doadores de órgãos no Brasil. Realidade distante no Sul Fluminense não faz muito tempo, atualmente boa parte das cidades da região já conta com equipes para captação de órgãos. No entanto, ainda é necessário fazer mais. A constatação vem da diferença entre o número de doadores e o tamanho da fila de quem deseja lutar pela vida.
A reforma política em discussão na Câmara dos Deputados manteve até 2018 o sistema atual de eleição, com possibilidade de votos na legenda, por exemplo. Além disso, um candidato considerado “puxador de votos” poderá ajudar a eleger outro com menor potencial, da mesma maneira como ocorreu nos últimos pleitos. O “distritão”, como estava sendo chamado o sistema eleitoral provisório que funcionaria em 2018, foi rejeitado pelos deputados federais durante a semana passada. Por ele, entrariam os mais votados de cada “distrito”. Não estava certo ainda como se daria a distribuição geográfica do país para formar os tais distritos.
POLÍTICA | Página 3
Resende Recepcionistas vão se comunicar melhor com deficientes auditivos A Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é utilizada em larga escala para comunicação de deficientes auditivos, está sendo aprendida pelas recepcionistas que atuam na Rede Municipal de Saúde de Resende. De acordo com a secretaria de Saúde, a capacitação está sendo ministrada pelo servidor João Maria de Souza, que trabalha no setor de Protocolo da prefeitura e é surdo.
CIDADES | Página 4
Barra Mansa: Transplante de coração conta com 16 pessoas na fila da Santa Casa e é difícil de ocorrer
Comércio prevê alta de 10% nas contratações do Natal
CIDADES | Página 4
Barra Mansa
Vacinação antirrábica começa dia 7 de outubro Arquivo
Arquivo
Alvo: Vacina é destinada a cães e gatos a partir dos três meses de idade Os donos de animais domésticos devem ficar atentos em Barra Mansa. A Vigilância em Saúde Ambiental realiza entre os dias 7 e 21 de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, em todas as unidades de saúde, das 8h às 14h. A vacina é destinada a cães
e gatos a partir dos três meses de idade. A raiva é uma doença grave causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos e é fatal na maioria dos casos. A meta é imunizar cerca de 18 mil animais na cidade.
CIDADES | Página 6
Romeiros da região se preparam para caminhada até Aparecida Esperança: Donos de lojas estão otimistas com as vendas de fim de ano A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou durante a semana uma expectativa otimista em relação às contratações temporárias para o período natalino. De acordo com a entidade, mais de 73 mil pessoas serão absorvidas pelo mercado
de trabalho no comércio brasileiro. Caso tal número se confirme, representará uma alta de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram geradas 66,7 mil vagas temporárias de emprego.
ECONOMIA | Página 5
Na celebração pelos 300 anos do surgimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda promoverá atividades em diversas comunidades da região. A celebração se dá
no dia 12 de outubro, mas antes disso, no dia 8, fiéis da diocese participarão da III Romaria a pé ao Santuário Nacional em homenagem à santa, que fica na cidade de Aparecida, em São Paulo.
CIDADES | Página 7