Issuu on Google+

ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ

QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva

ASSINANTE - VENDA PROIBIDA

DIÁRIO DO VALE 1 

Sul Fluminense, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017 Ano 24 • Edição nº 8294

diariodovale.com.br | Preço: R$ 1,50

Adolescente é baleado por PM; policial diz que tiro foi acidental Sargento lotado no batalhão de Volta Redonda contou que disparo ocorreu durante uma abordagem em Barra do Piraí

FEBRE AMARELA

VR recebe 700 doses de vacina que acabam em um dia de imunização Franciele Bueno

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda recebeu ontem do Governo do Estado doses extras de vacina contra febre amarela. Em um dia de imunização, as 700 doses foram aplicadas na população que fez fila na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paraíba, próximo ao Estádio Raulino de Oliveira, onde ocorre a vacinação na cidade, mediante a distribuição de senhas. Para conseguir atender às pessoas que irão viajar para áreas endêmicas no Carnaval, principalmente Minas Gerais, o horário de atendimento foi estendido e a vacinação aconteceu ao longo do dia de ontem. 

CIDADES | Página 5

Grande procura: Pessoas chegaram cedo para conseguirem serem vacinadas ontem em Volta Redonda

Um adolescente de 17 anos ficou ferido ao ser baleado no abdômen, na noite de anteontem, em Barra do Piraí. O tiro teria sido disparado pela arma de um sargento lotado no 28º Batalhão da Polícia Militar (Volta Redonda) durante uma abordagem ao adolescente no bairro Moqueca. Na delegacia, o policial alegou que o disparo foi acidental. O adolescente está inter nado num hospital par ticular de Volta Redonda e o estado de saúde dele é grave. O caso está sendo investigado pela delegada Karina Bastos, que registrou o caso como lesão corporal decorrente de oposição de intervenção policial. O comandante do 28º BPM, tenente-coronel Luiz Damião Portella, explicou que a arma que feriu o menor era particular do policial militar, que estava de folga quando ocorreu o episódio. Ele também informou que determinou que uma equipe de inspeção da corporação acompanhe as investigações. 

Voltaço encara o Cruzeiro no Raulino pela Copa do Brasil

Barra Mansa

Paulo Dimas

O Volta Redonda retorna a Copa do Brasil hoje, tendo pela frente o Cruzeiro, às 21h45, no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, em partida única, onde só a vitória interessa, já que a derrota ou empate classifica o adversário. O Cruzeiro tem cem por cento de aproveitamento até aqui na temporada, tendo vencido os dois jogos que fez pela Primeira Liga e os três que disputou pelo Campeonato Mineiro. O Voltaço, por sua vez, chega embalado após vencer o Vasco pelo Campeonato Estadual. 

Missão: Volta Redonda tem parada difícil logo mais á noite diante do Cruzeiro

Corpo de morador de Barra Mansa continua desaparecido no Paraíba Dicler de Melo e Souza



POLÍCIA | Página 6

Rodrigo Drable e Deley buscam recursos para a Cultura em Brasília O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), se reuniu ontem com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, em Brasília. O objetivo do encontro, intermediado pelo deputado federal Deley de Oliveira (PTB), foi apresentar os projetos culturais da cidade e atrair recursos para o se-

ESPORTES | Página 13

O corpo do morador de Barra Mansa Valmir da Silva Lourenço, de 27 anos, continua desaparecido nas águas do Rio Paraíba do Sul. Uma equipe de bombeiros e dois mergulhadores, que vieram do Rio, tentaram fazer o resgate ontem, porém não tiveram sucesso. Apesar da identificação oficial só ser feita no IML (Instituto Médico Le gal), parentes de Valmir teriam conseguido reconhecer o cor po como sendo dele, já que estava ficou próximo da margem.

POLÍCIA | Página 6

tor. No encontro foram apresentadas propostas de investimentos para a manutenção da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – OSBM, para o setor de patrimônio histórico, para a modernização da Biblioteca Municipal e para o setor de formação artística. 

POLÍTICA | Página 3

Força-tarefa controla incêndio em vegetação em Porto Real Uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Defesa Civil controlou um incêndio numa vegetação na tarde de ontem no bairro Ettore. A ação do grupo durou cerca de quatro horas. Mais de cinco mil metros quadrados foram atingidos nas

proximidades da Rua Dona Betina, mas não houve feridos nem danos materiais. Atuaram no controle do fogo dez profissionais, com o apoio de um caminhãopipa, mangueiras, bombadas costais (pulverizadores de água) e abafadores.

Fugindo da agitação Folia ou descanso estão entre as opções nos hotéis e fazendas históricas da região do Vale do Café



CIDADES | Página 4

Lazer &Cia 

Capa

ATENDIMENTO AO ASSINANTE Segunda a sexta-feira das 9:00 às 18:00h Sábados das 9:00 às 11:00h

Na água: Uma equipe de bombeiros e dois mergulhadores tentaram fazer o resgate ontem, porém não tiveram sucesso

3348-1147 3347-4477

assinatura@diariodovale.com.br | diariodovale.com.br/faleconosco/


2 DIÁRIO DO VALE

POLÍTICA



QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Neto recebe Prêmio Orgulho Autista

MOSAICO

Volta Grande IV em pauta O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PV), e os secretários municipais de Saúde, Márcia Cury; e de Meio Ambiente, Alfredo Peixoto, receberam na tarde desta terça-feira, dia 14, na Sala de Reuniões da prefeitura, membros da Associação de Moradores do bairro Volta Grande IV e do Ministério Público Federal.

Premiação foi concedida em função do conjunto do trabalho realizado na cidade



Ana Paula Silva

Volta Redonda O ex-prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, e a prefeitura da cidade foram apontados como ganhadores do XI Prêmio Orgulho Autista Brasil. O motivo da premiação foi o conjunto do trabalho desenvolvido para os autistas na cidade: duas escolas públicas especializadas, equoterapia, três leis que preveem atendimento às pessoas que têm autismo e o apoio as semanas de conscientização, entre outros serviços. O prêmio será entregue em Brasília, nesta sexta (17). Em 2011, quando estava em seu terceiro mandato como prefeito, Neto recebeu o título de Prefeito Amigo dos Autistas. Agora, receberá o Prêmio Orgulho Autista Brasil ano de 2015/2016. Neto afirmou que ficou muito feliz com o reconhecimento de um trabalho que, segundo ele, é mérito de sua equipe e das organizações não-governamentais que apoiam os autistas no município: — Esta é uma conquista de toda uma equipe que trabalhou muito em Volta Redonda, a começar pelo (Carlos Roberto) Paiva, um grande vice. Não posso esquecer a Tetê (Terezinha Gonçalves, secretária municipal de Educação durante os dois mandatos mais recentes de Neto), e a sociedade organizada, que se dedica muito ao trabalho em prol das pessoas com autismo, especialmente as crianças — disse Neto. O prefeito lembrou que o fato de haver duas escolas públicas dedicadas aos au-



O prefeito esclareceu que a reunião com a CSN foi realizada por meio de uma solicitação da empresa e que não foi a prefeitura que havia agendado e convidado os participantes. 

Expectativa O diretor ambiental da associação, Leonardo Gonçalves afirmou que espera que os estudos apresentados pela CSN esteja corretos e que realmente a área esteja sem risco algum à população.

Diálogo

Juntos: Neto e Paiva definiram apoio às iniciativas tistas na cidade fez com que famílias de todo o Brasil e até do exterior viessem para Volta Redonda em busca desse atendimento. — Esse foi um trabalho que começou lá atrás, com o trabalho de diversos profissionais de educação envolvidos com essa causa. Fico orgulhoso com o reconhecimento de um trabalho que, repito, não é só meu: o que fiz foi apoiar, na medida do possível, as pessoas que se dedicam a essa causa tão importante — completou. A coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab) em Volta Redonda, Liê Ribeiro, comemorou mais um destaque para o município nessa premiação: — Como coordenadora do Moab de Volta Redonda, agradeço ao presidente nacional do Moab, Fer-

nando Cotta, pois esse prêmio tem concorrência em todo território Nacional, e mais uma vez Volta Redonda, através do prefeito Antonio Francisco Neto é ganhadora. Em 2013, a diretora Sandra Souza ganhou representando a escola Semeia, o amigo Uiara Araújo em 2016 g anhou como imprensa Rádio destaque. Agradeço imensamente também a Coordenadora do Movimento Orgulho Autista do Estado do Rio, Claudia Moraes, que sempre divulgou com orgulho o trabalho executado para os autistas e suas famílias em nossa cidade, agradeço a Secretária Therezinha Assumpção que deu continuidade a um trabalho já começado e acreditou nele. A todos os autistas nosso Respeito e parabéns prefeito Neto — disse Liê Ribeiro.

Sobre o Moab O Moab é uma Organização Não-Governamental, sem finalidades lucrativas, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas e de suas famílias. Desde 2005, o Moab realiza o evento denominado Prêmio Orgulho Autista, que destaca pessoas, órgãos e entidades que verdadeiramente trabalharam significativamente pela melhoria da qualidade de vida desse segmento. Durante a realização dos encontros, pais, familiares, amigos, especialistas, professores e outras pessoas interessadas no tema autismo trocam experiências, apresentam novas informações e, principalmente, relatam e debatem sobre suas vivências com filhos, conhecidos ou familiares autistas e aspergers.

Ednardo conversa com Detro sobre serviço de ônibus intermunicipal PMP

Pinheiral O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (PMDB) se reuniu nesta terça (14) com o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e o diretor da Diretoria Técnica Operacional do Detro, João Cassimiro Araújo, no Rio de Janeiro acompanhado do deputado estadual Gustavo Tutuca (PMDB). Na pauta, as condições do transporte coletivo entre o município e as cidades vizinhas. — Estamos atentos aos problemas enfrentados pela população e em busca de soluções diretamente com o órgão responsável pela linha intermunicipal, o Detro, do Governo do Estado — disse o prefeito. O secretário estadual de Transportes afirmou que as linhas intermunicipais de todo o estado terão licitação: — Estamos providenciando uma licitação que vai abranger todas as linhas no Estado, inclusive Pinheiral e concessionando ligações que vão permitir maior fle-

Os moradores perguntaram sobre a reunião realizada na última semana com Companhia Siderúrgica Nacional.

O procurador do Ministério Público, Júlio José Araújo Júnior, salientou a importância do diálogo e informou que a reunião no bairro entre a empresa e os moradores foi adiada por causa da forma, interpretada por ele como publicitária, que a CSN está expondo o estudo.

Fim de prazo Terminou no último dia 10 o prazo para o servidor público municipal realizar o recadastramento junto à Superintendência de Recursos Humanos, da Secretaria Executiva de Administração. O prazo inicial era de 10 a 31 de janeiro e foi prorrogado até 10 de fevereiro. Mesmo assim, 477 trabalhadores não compareceram para atualizar seus dados. Quem não realizou o cadastro, ficará fora da folha de pagamento já neste mês de fevereiro.

Sem salário Os quase 500 servidores que não regularizaram suas situações cadastrais e que terão seus pagamentos suspensos poderão apresentar sua justificativa e ainda regularizar seu cadastro. Estando tudo de acordo, entrarão em uma folha de pagamento complementar, Vale ressaltar que foi dado um prazo de mais de 40 dias, o suficiente para àqueles que estivessem de férias, voltasse aos seus locais de trabalho. Lembrando ainda que, mesmo os trabalhadores de licença, têm que comparecer e se recadastrar.

Objetivo

Encontro: Transporte coletivo é assunto de reunião entre Ednardo e integrantes do governo estadual xibilidade em outras regiões como também a Serrana — disse o secretário de Transportes. Os representantes do órgão informaram que estarão presentes na audiência pública realizada nesta quarta (15), na Câmara Municipal de Pinheiral e se comprometeram em fazer operações administrativas na cidade para avaliar e posteriormente, constatar junto a empresa.

— As denúncias que existem com relação à prestação de serviços estão sendo apuradas e vamos avaliar essa situação. Inclusive estaremos participando da audiência pública amanhã — disse o diretor do Detro. O deputado estadual Gustavo Tutuca também se comprometeu a ajudar no que for possível: — Tenho acompanhado, junto ao prefeito Ednardo,

as questões do transporte coletivo em Pinheiral. É meu compromisso com a população da cidade auxiliar nesta situação, e fiz questão de acompanhar o prefeito na reunião para mostrar ao secretário os problemas enfrentados pela população. Além disso, faço questão de comparecer amanhã na audiência, e me colocar a disposição para ajudar no que for possível — disse Tutuca.

DIÁRIO DO VALE Fundado em 5 de outubro de 1992

Diretor-Presidente: Aurélio José F. de Paiva Editora Chefe: Sônia Paes Gerente de TI: Joel Nunes de Aguiar Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói Volta Redonda - RJ - Cep 27283-370 - Tel: (24) 3348-1643 - 3347-3182

FALE COM O DIÁRIO  Redação: redacao@diariodovale.com.br  Departamento Comercial: comercial@diariodovale.com.br  Departamento de assinatura: assinatura@diariodovale.com.br  Departamento de arte: composicao@diariodovale.com.br

 Cartas: cartas@diariodovale.com.br  Esporte: esporte@diariodovale.com.br  Caderno Lazer & Cia: lazer@diariodovale.com.br  Caderno de veículo veiculos@diariodovale.com.br ○

CNPJ: 39.555.503/0001-69

EMPRESA JORNALÍSTICA DIÁRIO DO VALE LTDA.

A medida foi adotada pelo governo, com o intuito de coibir irregularidades e otimizar a mão de obra efetiva da Prefeitura, já que ao assumir este mandato, o prefeito Fernando Jordão cortou cerca de 800 cargos em comissão do organograma do executivo. Será criada uma comissão para analisar o cadastro e apontar possíveis irregularidades.

Escola Os vereadores Fábio Buchecha (PTB) e Paulinho do Raio-X (PMDB) se reuniram nesta segunda (13) com dezenas de moradores do bairro Três Poços. O intuito do encontro foi achar solu-

ções para evitar o fechamento da Escola Municipal Goiás, que fica no bairro. Segundo os moradores, aos poucos a escola está fechando, já que a cada ano menos turmas são formadas.

Intermediação Os vereadores ficaram de levar as reivindicações à secretária municipal de Educação, Rita de Cássia, para que o problema seja solucionado. De acordo com o vereador Fábio Buchecha, hoje a escola só funciona à tarde e com apenas três turmas.

Empregos O índice de desemprego e a qualificação da mão de obra no município de Barra Mansa estarão na pauta da reunião que acontece nesta quarta-feira, (15), entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, e a Superintendência Regional de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro. O encontro vai discutir ainda a municipalização do Sine (Sistema Nacional de Empregos).

Qualificação Para Agnaldo Raymundo a falta de qualificação ainda é a grande vilã que dificulta a recolocação profissional no mercado de trabalho. Outras possibilidades apontadas por Agnaldo como forma de aprimoramento profissional estão relacionadas aos cursos abertos existentes na Internet desenvolvidos por algumas universidades, e a formação técnica oferecida pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Estudos Em pouco mais de dois meses de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está estudando implantar alguns programas de formação para o trabalhador. “Queremos oferecer aos desempregados instrumentos capazes de oportunizar a sua recolocação profissional. Para isto, já fizemos contatos com as representações empresarias que vão nos repassar um diagnóstico acerca das principais demandas de mão de obra no município. Na sequencia, vamos desenvolver, em parceria com a Faetec (Fundo de Apoio à Escola Técnica), programas de orientação curricular a curto prazo, como gestão de negócios, financeira e atendimento. A expectativa é de que os cursos sejam implementados ainda neste primeiro semestre do ano”, concluiu Agnaldo.

Redação, Comercial, e Administração: Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói - Volta Redonda - RJ Cep 27283-370 - Tel: (24) 3212-1812 Atendimento a assinantes e classificados: Rua 12 (Brás Magaldi Fernandes), nº 300 - Sider Shopping - Vila Santa Cecília Cep 27260-315 - Tel.: (24) 3348-1147 - 3347-4477 Gráfica: Rua Geraldo Di Biase (ou Rua Governador Luiz Monteiro Portela), 485 Aterrado - Volta Redonda - Cep 27.213-080 - Tel: (24) 3346-2275 O noticiário nacional é fornecido pelas agências Folha e Lance Exemplares atrasados - Solicitar através do telefone (24) 3348-1643 DIARIO ONLINE | www.diariodovale.com.br SITE ATIVO DESDE 1996 • Campeão de audiência

© Copyright 2014 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.


DIÁRIO DO VALE 3

POLÍTICA

QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017



Drable e Deley se reúnem com Roberto Freire em Brasília Encontro foi para buscar investimentos para Orquestra Sinfônica e outros segmentos culturais Acácio Pinheiro – PMBM

Barra Mansa O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), o deputado federal Deley Oliveira (PTB), o Superintendente da Fundação de Cultura do município, Marcelo Bravo e o Controlador do município, Vantoil de Souza, se reuniram na manhã desta terça feira (14), com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília. ,O objetivo do encontro foi apresentar os projetos culturais da cidade e atrair recursos para o setor. No encontro foram apresentadas propostas de investimentos para a manutenção da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – OSBM, para o setor de patrimônio histórico, para a modernização da Biblioteca Municipal e para o setor de formação artística. Na avaliação de Rodrigo Drable, a cultura é uma ferramenta estratégica e contribui para o desenvolvimento da cidade. “O setor cultural tem grande importância, podendo fomentar o desenvolvimento da cidade. Por isso tem potencial para prospectar recursos em outros entes da federação e consequentemente permitir que a arrecadação local possa ser investida em outros setores emergenciais como a educação e a saúde”, declarou. No decorrer da reunião, o prefeito ainda destacou que apesar de ser uma das mais importantes orquestras do país, a OSBM ainda

Reunião: Rodrigo e Deley conversam com o ministro Roberto Freire carece de um local para a realização de concertos. O ministro Roberto Freire se propôs dar andamento às emendas parlamentares destinadas à OSBM, cujo valor residual

chega a R$ 1 milhão. Disse também sobre a importância da busca constante de estratégias para a sustentabilidade das orquestras públicas no país e apresentou ideias alternativas de capta-

Sindicato dos Metalúrgicos discute PEC da Reforma da Previdência

ção de recursos, além de elogiar as iniciativas da cidade. — Vejo que vocês têm uma estrutura interessante e que deve ser fomentada — declarou o ministro, res-

saltando pontos específicos do Fundo Nacional de Cultura, que hoje, injeta cerca de R$ 55 milhões anualmente no setor. O deputado Deley c o n s i d e ro u o e n c o n t r o

muito positivo. — Trouxemos propostas viáveis de serem realizadas e o ministro demonstrou bastante interesse em atender as demandas apresentadas — destacou Deley.

Alexandre Serfiotis recebe três prefeitos em Brasília Divulgação

Parceria: Celi Baltazar, Jauldo Neto e Serfiotis se unem na busca de recursos para a área de Saúde Brasília

Convida: Silvio Campos afirma que população precisa tomar conhecimento dos termos do projeto Volta Redonda O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense promove nesta quarta-feira (15), às 18 horas, na Câmara Municipal de Volta Redonda, um ato contra a PEC (Proposta de Emenda á Constituição) da reforma da previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB). De acordo com o presidente do sindicato, Silvio Campos objetivo do evento é esclarecer a população sobre os prejuízos que os trabalhadores podem ter caso a reforma seja aprovada sem mudanças. — Precisamos conhecer os projetos de lei, nos mínimos detalhes, para levar este debate para os locais de trabalho e mobilizar os trabalhadores. É preciso estar pronto para ir às ruas e dizer não a essas tentativas de golpe — ressaltou. O vereador Carlinhos

Santana (SD) tomou a iniciativa de pedir ao presidente da Câmara Municipal, Sidney Dinho (PEN), que cedesse o espaço para o evento. O vereador afirma que, caso a PEC seja aprovada em seu formato atual, o valor de todas as aposentadorias pelo regime geral (INSS), será calculado com base em 51% das médias de contribuições, acrescida de 1% por ano de contribuição, exceto quem já tenha direito adquirido. — Temos certeza de que a reforma tem que ocorrer, mas discordamos da forma como ela está sendo apresentada. A idade mínima e o tempo de contribuição que estão sendo propostos transferem toda a conta para a classe trabalhadora — disse Santana, que também é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e teve apoio da diretoria da entidade sindical durante sua campanha.

De acordo com o vereador, todos os parlamentares foram convidados para o ato. — Agradeço ao Dinho pela cessão do espaço e espero que não só os vereadores, mas toda a população compareça a este ato. É preciso que as pessoas saibam que mudanças vai haver e como isso vai afetar a classe trabalhadora — afirma Carlinhos Santana.

Palestras O ato contará com a presença do advogado voltarredondense João Campanário, que entrou, em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), com uma ação contra a PEC. Profissionais do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) também falarão sobre as consequências da aprovação da emenda proposta pelo governo federal.

No último dia 8, o deputado federal Alexandre Serfiotis (PMDB) recebeu, em seu gabinete em Brasília, a visita de autoridades de três municípios fluminenses: Engenheiro Paulo de Frontin, Silva Jardim e Sapucaia. Durante os encontros, o parlamentar ouviu atentamente as demandas apresentadas pelas autoridades e se comprometeu a fazer gestão junto ao Governo Federal para o atendimento às solicitações. Durante reunião com o prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, Jauldo Neto, da qual participaram a secretária de Saúde, Celi Baltazar, e o assessor especial William Cabral, o deputado recebeu o pedido para que sejam apresentadas emendas ao Orçamento da União em prol da saúde pública do município. No outro encontro, com o prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, o deputado conheceu melhor as prioridades da gestão municipal e também as demandas para a qualificação da saúde pública. Representando o municí-

pio de Sapucaia, o prefeito Fabrício Baião, acompanhado do assessor Thiago Werbmelinger e do vereador Rildo Rodrigues, também formulou pedidos para a área da saúde. Na ocasião, o deputado Alexandre Serfiotis informou que apresentou emenda no valor de R$400 mil ao Orçamento da União 2017 para a Atenção Básica do município. O deputado disse que vai se empenhar para que as solicitações apresentadas possam ser viabilizadas e reafirmou seu compromisso com os municípios do estado do Rio de Janeiro. — Sempre afirmei que meu gabinete em Brasília estaria de portas abertas para atender as autoridades fluminenses, sejam elas das esferas estadual, regionais ou municipais. E tenho procurado, nestes dois anos de mandato, fazer isso, recebendo prefeitos, vereadores e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Fui eleito para representar os interesses do estado do Rio de Janeiro e o que estiver ao meu alcance, não medirei esforços para ajudar — disse o deputado.

Verba homologada O Ministério das Cidades homologou, neste mês de fevereiro, contrato no valor de R$1.968.428,11, em favor do município de Porto Real, para a execução de serviços de pavimentação, recapeamento asfáltico e sinalização de quatro vias da cidade. Os logradouros a serem beneficiados são Rua Duque de Caxias (Parque Mariana), Avenida B (Jardim das Acácias) e Ruas Ana Maria Bernardelli e Hilário Ettore (Centro). A previsão é de que dentro de 60 dias o processo esteja todo concluído e as obras iniciadas, beneficiando os moradores das vias e o tráfego de pessoas e veículos. O deputado federal Alexandre Serfiotis comemorou na assinatura do contrato e, consequentemente, na realização da obra. “Este contrato é oriundo de recursos extra-orçamentários de 2015, que conseguimos conquistar para o município com muito empenho e dedicação. É uma alegria imensa fazer parte desta conquista”, disse o deputado.


4 DIÁRIO DO VALE

CIDADES



QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Bombeiros, Guarda e Defesa Civil controlam incêndio em vegetação Mais de cinco mil metros quadrados foram atingidos no bairro Ettore; ninguém ficou ferido Divulgação

Porto Real Um incêndio, com labaredas de até dez metros de altura, queimou a vegetação e se alastrou na tarde de ontem no bairro Ettore. O fogo foi controlado pelos agentes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, após quatro horas de trabalho. Mais de cinco mil metros quadrados foram atingidos nas proximidades da Rua Dona Betina, mas não houve feridos nem danos materiais. Atuaram no controle do fogo dez profissionais, com o apoio de um caminhão pipa, mangueiras, bombadas costais (pulverizadores de água) e abafadores. - Felizmente, consegui-

mos conter as chamas e evitar que o incêndio tivesse causados maiores problemas à cidade - conta o chefe da Guarda Municipal, Ronei Soares. As causas ainda estão sendo investigadas, mas está sendo estudada a possibilidade de ter sido proposital: - Infelizmente é muito comum a prática de queimar folhagem ou de limpeza de pasto através de queimadas. É preciso que a população tenha consciência que estas ações, além de colocar e risco a vida das pessoas, são crimes ambientais com pena de prisão de um a quatro anos e multa – disse o diretor de Defesa Civil, Leandro Souza. Ele reforçou a impor-

Centro de Controle de Zoonoses é reaberto no bairro Vicentina II Resende Depois de mais de um ano sem atendimento ao público, o CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Resende foi reaberto, com consultório veterinário, fazendo cirurgias básicas e programando feira de filhotes mensais, para adoção responsável. Mantido pela prefeitura, o CCZ, localizado no bairro Vicentina II, realizou no mês de janeiro, 37 pequenas cirurgias de castração em cães e gatos (machos e fêmeas) para maior controle da população animal na cidade. O CCZ é o símbolo da luta em Resende contra o Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, zika e chikungunya. Além disso, combate pragas e vetores, como ratos, escorpiões e cobras. São os funcionários do CCZ, os vigilantes sanitários, que visitam residências e recolhem amostras nas residências para detectar focos de mosquitos. A entidade abriga ainda um laboratório de análises de insetos, um gatil, canil, curral para animais de grande porte apreendidos (equinos e bovinos). A reestruturação do local, em janeiro, trouxe de volta as chamadas protetoras, pes-

soas que cuidam de animais abandonados. O coordenador do CCZ Resende, médico veterinário Rodrigo Campos Teixeira, conta que o CCZ terá em breve uma recepção para o público. - Esse prédio estava abandonado, o canil ocupado com entulhos e o atendimento ao público suspenso. A equipe fez diversas modificações, criamos um consultório veterinário, reorganizamos o canil e criamos uma agenda especial de atendimento ao público, sendo na segunda, terça e quarta-feira para o público em geral. Às quintas e sextasfeiras o atendimento é destinado aos animais encaminhados pelas protetoras e representantes de ONGs - explicou o coordenador. Atendendo solicitação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD), o CCZ já tem um plano de atuação para este ano, que vai levar em conta a sugestão das protetoras de animais, que são: a reabertura do consultório veterinário, a realização de feira de filhotes com adoções responsáveis e a realização de procedimentos cirúrgicos básicos. O coordenador do CCZ explicou como será o funcionamento do local nos próximos meses.

Itatiaia oferece transporte gratuito a 312 estudantes universitários Itatiaia A secretaria de Educação oferece transporte gratuito para os alunos que cursam faculdade nos municípios de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. Os veículos, custeados pelo governo municipal, levam os estudantes para os centros universitários Estácio de Sá, Dom Bosco, UBM Barra Mansa e Volta Redonda, UniFoa, UFF e UGB. Atualmente, 312 estudantes são beneficiados com o transporte universitário. Devido à grande procura do serviço, os estudantes de Cruzeiro também serão contemplados brevemente com o benefício, além do bairro Campo Alegre que ganhou mais uma linha, pois atende a 118 pessoas. - Neste ano foi criado o departamento de transporte escolar que já esta fazendo a manutenção dos ônibus. Nosso objetivo é trabalhar

com a manutenção preventiva e criar uma lei de normatização do transporte escolar - contou Jorge Botelho, coordenador do setor de transporte escolar. Ao todo, são seis6 ônibus e uma van a serviço dos universitários, sendo quatro para Resende, um para Barra Mansa e um para Volta Redonda. Já a van, transporta os moradores de Maromba para Resende. Além disso, há um ônibus somente para os alunos que fazem curso técnico em Resende. - Estamos trabalhando para otimizar e melhorar a qualidade do serviço visando não só o conforto, mas principalmente a segurança - ressaltou Jorge. Para o prefeito Eduardo Guedes, investir na Educação de jovens e adultos é sua meta de gestão. Ele disse que pretende ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior na cidade.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO

Aviso A Prefeitura Municipal de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a publicação de edital de Processo Seletivo Público, a realizar-se por meio de provas, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias. A integra dos Editais nº.:001/2017 e nº.:002/2017 (respectivamente) podem ser acessados no site da Prefeitura [http://www.quatis.rj.gov.br/], no Boletim Oficial [de 15/02/2017] e na sede das Unidades Básicas de Saúde do Município [ESF e UBS]. Atenciosamente, Ana Lúcia Nogueira Gama Galvão Secretária Municipal de Saúde

tância do cidadão comunicar às autoridades competentes rapidamente a existência de um foco. Tanto a Defesa Civil, pelo telefone 3353-3537, quanto a Guarda Municipal, pelo telefone 3353-1245 podem ser acionadas. O incêndio de anteontem é o terceiro em menos de cinco dias na cidade. No sábado, um grande foco foi controlado na região do bairro Colina e outro se alastrou até a linha de trem, no bairro São José. - Apenas alguns dias sem chuva já são suficientes para criar as condições para que o fogo se alastre. Uma simples guimba de cigarro pode causar um transtorno enorme para os moradores – ressaltou.

Combate: Fogo em vegetação do bairro Ettore foi controlado depois de quase quatro horas de trabalho

Iniciada segunda etapa de obras na estrada que liga Quatis a Falcão Divulgação PMQ

Quatis Teve início nesta semana a segunda etapa de melhorias na RJ-159, que liga a área urbana de Quatis ao distrito de Falcão, na zona rural. Os serviços de roçada, capina e de tapa-buraco serão realizados a partir da entrada do município, no bairro Barrinha. A extensão deste trecho é de aproximadamente 19 quilômetros. O prazo para a conclusão dos trabalhos feito pela prefeitura é de 20 dias. A RJ-159, que é uma rodovia estadual, começa no distrito de Floriano (Barra Mansa), passa por Quatis e termina na cidade mineira de Passa Vinte. A estrada representa o acesso principal ao município para os veículos provenientes da Via Dutra. O prefeito Bruno de Souza (PMDB) disse que a conservação e manutenção desta rodovia competem ao governo do estado, mas em razão da crise financeira da administração estadual, a prefeitura decidiu realizar estes serviços durante o mês de fevereiro, visando melhorar as condições de segurança dos

RJ-159: Prefeito de Quatis determinou a melhoria da estrada que liga o município ao estado de Minas Gerais motoristas que trafegam pela rodovia. – O volume de veículos que chegam ou saem de Quatis é muito intenso na RJ-159. A estrada representa também uma das vias mais importantes do itinerário dos ônibus intermunicipais responsáveis pela ligação de Quatis com as cidades de Porto Real, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. Temos a consciência das dificuldades econômicas enfrentadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro, motivo pelo qual resolvemos realizar os trabalhos de conservação

Condomínio do Edifício Cecisa II Largo 9 de abril, Nº 27, Vila Santa Cecília, Volta Redonda - RJ Tel.: (024) 3342-4805 - CNPJ 36.503.761/0001-03

necessários, pois a rodovia atende diretamente e diariamente a população de Quatis – declarou o prefeito. A primeira etapa dos serviços de melhorias na RJ-159 também foi feita pela prefeitura, na semana passada, quando quatro operários da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos executaram a operação tapa-buracos e a roçada no trecho entre a ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, no distrito de Floriano, e o pórtico de Quatis, totalizando mais de quatro quilômetros de extensão. Os operários responsáveis pela recuperação deste trecho trabalharam com o auxílio de um caminhão e uma máquina retroescavadeira.

– Existem muitos produtores rurais em Falcão e Joaquim Leite. Além disso, a rodovia representa também uma alter nativa de chegada ou saída para São Joaquim, o outro distrito de Quatis localizado na zona rural. Portanto, a estrada deve ser considerada estratégica não apenas ao dia a dia dos moradores da área urbana, mas também para a economia e o turismo da cidade – concluiu o prefeito. Há pouco mais de dois anos, graças a uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado do Rio de Janeiro, a RJ-159 recebeu obras de pavimentação e drenagem no trecho aproximado de seis quilômetros entre o distrito de Falcão e Passa Vinte. A cerimônia de inauguração destas melhorias, cujo investimento foi de R$ 22 milhões, contou com a presença do prefeito Bruno de Souza, que na época exercia o seu primeiro mandato. Com a realização destas obras, a largura do trecho aumentou em mais de seis metros e determinados pontos receberam serviços visando melhorar o acostamento da pista nas duas laterais. Foram realizados ainda serviços de sinalização.

Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS GABINETE DO PREFEITO

Pela Síndica, Ficam os senhores condôminos do Edifício CECISA II, situado no Largo Nove de Abril nº. 27, Vila Santa Cecília, Volta Redonda - RJ, convocados para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 06 de abril de 2017, neste mesmo Edifício, na sala 322, às 18h em primeira convocação ou às 18h30min, independente do número de presentes, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem: a) Aprovação do orçamento discriminativo das receitas e despesas do exercício findo; b) Aprovação do orçamento discriminativo das receitas e despesas para os próximos 12 (doze) meses; c) Eleição de Síndico; d) Eleição dos membros efetivos e suplentes do Conselho Consultivo.

Audiência Pública O Prefeito Municipal de Quatis em cumprimento ao disposto na Lei Complementar nº 101/2000 “Lei de Responsabilidade Fiscal”, em seu artigo 9º, parágrafo 4º, comunica a quem interessar possa, que estará sendo realizada em 22 de Fevereiro de 2017, às 10:00 horas na Câmara Municipal de Quatis, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais da Administração Municipal relativas ao 3º Quadrimestre de 2016. Quatis, 15 de Fevereiro de 2017. Raimundo de Souza Prefeito Municipal

Volta Redonda, 15 de fevereiro de 2017. Rejane P. Lemos G. de França Síndica

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Paraty SECRETARIA DE SAÚDE TERMO ADITIVO 001/2017

SINDICATO DOS PROPAGANDISTAS, PROPAGANDISTAS VENDEDORES E VENDEDORES DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DO SUL FLUMINENSE — SINPROSULF-RJ.

Termo Aditivo nº 003 ao contrato nº 006/2014 celebrado entre o Fundo Municipal de Saúde e Antônio Carvalho de Jesus, referente à alteração das cláusulas Quarta – Do Preço e Sexta – Do Prazo do referido contrato, proveniente do Pregão Presencial nº 033/2013, sofrendo um acréscimo de R$ 64.743,96 (sessenta e quatro mil setecentos e quarenta e três reais e noventa e seis centavos) e uma prorrogação do prazo contratual de mais 12 (doze) meses. As alterações estão fundamentadas no Artigo 57, Inciso II da Lei Federal nº 8.666/93.

EDITAL CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANO 2017

Paraty, 09 de Janeiro de 2017. Martha Cardoso Cruz / Secretária Municipal de Saúde/FMS

O SINDICATO DOS PROPAGANDISTAS, PROPAGANDISTAS VENDEDORES E VENDEDORES DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DO SUL FLUMINENSE - SINPROSULF-RJ, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob o nº 39.761.648/ 0001-16 e registrada no Ministério do Trabalho por meio do processo nº 46232.002400/ 2011-98, e do Código Sindical/MTE nº 000.000.000.90227-6, com sede Rua Quarenta, nº 13, Bairro: Vila Santa Cecília, Volta Redonda/RJ, CEP: 27.260-200, em conformidade com o que dispõe o art. 605, combinado com o art. 582, ambos da CLT, vem comunicar as empresas empregadoras que atuam no ramo de Produtos Farmacêuticos nos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda/RJ, acerca da obrigação de descontar da folha de pagamento de seus empregados Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos o valor da CONTRIBUIÇÃO SINDICAL devida pelos colaboradores, que corresponde a 01 (um) dia da remuneração relativa ao mês de MARÇO de 2017, e recolhê-la em estabelecimento bancário (CEF ou lotéricas conveniadas), em conta específica do Sindicato, até o dia 30 de abril de 2016, conforme dispõe o art. 582 da CLT, em guias próprias de recolhimento da contribuição sindical urbana (GRCSU) disponível no site https://sindical.caixa.gov.br/. As empresas deverão enviar ao Sindicato, no prazo máximo de 15 (quinze) dias após o pagamento, cópia da guia de recolhimento da contribuição sindical (GRCSU) devidamente quitada, bem como relação nominal, discriminação (no verso ou anexo), dos empregados contribuintes, indicando a função de cada um, remuneração base para cálculo e valor descontado/recolhido, nos termos do parágrafo 2º do art. 583 da CLT c/c a portaria nº 172 de 06.04.2005 do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS GABINETE DO PREFEITO

Audiência Pública EMENTA: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DO 3º QUADRIMESTRE DE 2016. A Prefeitura Municipal de Quatis em cumprimento ao disposto na Lei Complementar Federal nº 141/2012 convida a todos os munícipes e demais interessados para a AUDIÊNCIA PÚBLICA de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2016 do Fundo Municipal de Saúde. A Audiência Pública será realizada no dia 22 de Fevereiro de 2017, quarta-feira, às 10:30 horas na sede da Câmara Municipal de Quatis. Venham conhecer as ações já realizadas, com espaço aberto para críticas, sugestões e/ou elogios. Quatis, 15 de Fevereiro de 2017.

Volta Redonda/RJ, 15 de fevereiro de 2017.

Ana Lúcia Nogueira da Gama Galvão Secretária Municipal de Saúde

ADMILSON LOURENCO Presidente do Sindicato

Raimundo de Souza Prefeito Municipal


QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

DIÁRIO DO VALE 5

CIDADES



FEBRE AMARELA

Doses extras de vacina chegam mas acabam em horas em VR Setecentas unidades foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde; horários de atendimento foram ampliados Franciele Bueno

MPF quer que Volta Redonda elabore plano de atendimento de vacinação

Imunização: Vacinação em Volta Redonda contra febre amarela está acontecendo na UBS Jardim Paraíba, próximo ao estádio de futebol Volta Redonda A Secretaria de Saúde de Volta Redonda recebeu ontem do Governo do Estado doses extras de vacina contra febre amarela. O curioso é que as 700 doses extras acabaram em horas. Ao longo do dia, a população fez fila na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paraíba, próximo ao Estádio Raulino de Oliveira, onde ocorre a vacinação na cidade, mediante a distribuição de senhas. De acordo com Rafael Polastro, da Superintendência de Vigilância em Saúde de Volta Redonda, para conseguir imunizar a população que vai viajar no Carnaval, principalmente para cidades de Minas Gerais (estado onde há o surto da doença), os horários de atendimento foram expandidos ontem,

já que o Ministério da Saúde recomenda que a imunização ocorra 10 dias antes de uma viagem. A vacinação das doses extras aconteceram a partir das 8h e foram encerradas às 17h. Polastro disse que todo o estoque do município foi aplicado ontem e uma nova remessa de vacinas foi solicitada à Secretaria Estadual de Saúde. Ele fez um apelo para que apenas as pessoas que forem viajar para áreas endêmicas se vacinem. - Não temos como controlar o acesso dos moradores a vacina, mas fazemos um apelo para a população de Volta Redonda que quem realmente for viajar para as áreas de risco que se imunize – frisou, acrescentando que idosos com mais de 60 anos devem levar à unidade a autorização médica

para receber a vacina, devido aos efeitos colaterais. Polastro comentou ainda que Volta Redonda não é uma área de risco e nunca registrou nenhum caso da doença. Ele disse que quem já tomou a vacina e está dentro do prazo de 10 anos (período de imunização) não precisa se imunizar novamente. Quem enfrentou a fila para garantir a vacina antes da viagem de Carnaval foi a moradora de Volta Redonda Maria Luiza de Carvalho. Ela que passará a folia no Espírito Santo, estado considerado área endêmica, chegou à unidade de saúde às 7h e ficou por mais de sete horas na fila. - O prazo de imunização me preocupou. Estou com viagem marcada para a próxima quinta-feira para o Espírito Santo e tenho que tomar a vacina

hoje para viajar com tranquilidade – disse. A universitária Ana Catarina da Silva contou que chegou para se vacinar às 10h, também falando sobre o prazo recomendado pelo Ministério da Saúde, já que viaja Santa Rita do Jacutinga (MG) no Carnaval. - Vou viajar para Santa Rita do Jacutinga no Carnaval com um grupo de amigos. Cheguei às 10h na fila e consegui a senha 101, é a primeira vez que estou procurando a vacinação e tenho que tomar a vacina hoje para garantir a imunização antes da viagem. Tem muita gente na fila e poderia ter uma tenda para nos auxiliar nesse sol, estou com sombrinha, mas tem muitas pessoas que não trouxeram. A organização deveria ser melhor para nos atender – criticou.

Procura por vacina contra febre amarela é grande em Barra Mansa Divulgação PMAR

Barra Mansa A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Marlene Fialho de Miranda, comentou que a procura pela vacinação contra febre amarela está sendo grande no município, apesar da cidade não apresentar risco de surto ou contaminação pelo vírus. “Barra Mansa não é considerada área endêmica e mesmo assim a procura pela vacina foi grande nas últimas semanas.” A previsão é que a procura pela vacina cresça nos dias que antecedem o Carnaval. No entanto, a orientação de Marlene é que só devem se imunizar pessoas que forem para áreas com risco de contaminação, devido às reações que ela pode provocar. - Não há necessidade de tomar se não for viajar para áreas contaminadas. A vacina é feita com vírus vivo e pode causar reações como febre, dor de cabeça e dor muscular – alertou. Os foliões que pretendem passar o Carnaval em áreas afetadas pela doença, como cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, além do noroeste do Rio de Janeiro, devem tomar a va-

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao município de Volta Redonda e à secretaria de Saúde para que elaborem um plano de atendimento à população que deseja receber a vacina de febre amarela. No documento, o MPF solicita que os órgãos estabeleçam critérios de atendimento, observando situações prioritárias e endêmicas, com ampla publicidade e transparência, e sempre buscando a universalização do acesso. O procurador da República Julio José Araujo Junior, responsável pela recomendação, oficiou o prazo de 15 dias para que o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PV), e a secretaria de Saúde se manifestem sobre o acatamento da recomendação. A medida, segundo o MPF, é fruto da enorme procura pela vacina por parte de pessoas não enquadradas no perfil epidemiológico estabelecido pelo Ministério da Saúde, o que estaria resultando na inacessibilidade das pessoas do critério estabelecido ou que irão a locais em que a doença é endêmica. De acordo com o ministério, as áreas com

Procura por passagens de ônibus para MG e ES registram queda A procura por passagens de ônibus para cidades de Minas Gerais e Espírito Santo registraram queda nas últimas semanas, segundo funcionários de empresas de transporte ouvidos pelo DIÁRIO DO VALE e que trabalham na Rodoviária Francisco Torres, no Centro de Volta Redonda. Um funcionário de uma empresa que faz viagens para cidades mineiras como: São Lourenço, Viçosa, Barbacena, além de Belo Horizonte, revelou que houve uma queda de 40% na venda de passagens em relação ao Carnaval do ano passado. Acre-

cina, segundo recomendações do Ministério da Saúde. Quem pretende viajar no sábado, dia 25 de fevereiro, por exemplo, a orientação é que tome a vacina até hoje, para que seja eficaz. Outra medida de prevenção que pode ser adotada é o uso de repelente. Em Barra Mansa, a vacinação está sendo feita às terças e sextas-feiras, das 8h ao meio dia, mediante

senhas de atendimento, na Secretaria de Saúde, que fica na Rua Pinto Ribeiro, no Centro.

Minas Gerais é o estado com maior número da doença De acordo com o boletim divulgado na última segunda-feira, 13, pelo Ministério da Saúde, o Brasil teve 234 casos de febre amarela e 79 mortes este

ano. Desse total, 69 foram registrados em Minas Gerais. O vírus é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes e está presente em áreas de mata, rurais e silvestres. A lista completa de municípios com risco de contaminação da febre amarela pode ser encontrada na página principal do site do Ministério da Saúde (http:/ /portalsaude.saude.gov.br/).

dita-se que o que contribuiu com a baixa procura seja o surto da febre amarela no estado. Na viação que tem Além Paraíba, Carangola, Itaperuna, Juiz de Fora, Muriaé e Leopoldina o movimento também caiu, de acordo com uma funcionária da empresa. Apesar da baixa procura por passagens, há a expectativa que haja um aumento na semana vem. Já para a Vitória, capital do Espírito Santo, o movimento sofreu uma forte queda. Funcionários acreditam que o problema seja pela greve da Polícia Militar no estado.

Greve de funcionários que fazem coleta de lixo continua em Angra Angra dos Reis

Problema: Funcionários estão em greve e prefeitura não está conseguir suprir o serviço com ações emergenciais

recomendação da vacina compreendem as regiões Norte e Centro-Oeste, parte dos estados da região Sul e do Maranhão, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. A recomendação do MPF relata o caso de uma moradora de Volta Redonda que irá prestar concurso público em Manaus (AM), onde a febre amarela é considerada endêmica. Ela não conseguiu ter acesso à vacinação devido à grande quantidade de pessoas, que, segundo o MPF, as quais não estariam expostas ao risco, mas têm lotado os postos de saúde. Questionado sobre o fato, o município informou, por meio de sua Secretária de Saúde, ter adotado medidas de racionalização das 350 doses mensais de vacinas contra febre amarela recebidas exclusivamente da Secretaria Estadual de Saúde. O procurador da República Julio José Araujo Junior, responsável pela recomendação, oficiou o prazo de 15 dias para que o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, e a secretaria de Saúde se manifestem sobre o acatamento da recomendação.

Funcionários da Limppar, empresa responsável pela coleta de lixo em Angra dos Reis, continuam em greve por conta de impasses salariais com a firma. Por conta disso, a prefeitura está solicitando que moradores evitem fazer o descarte do lixo, sendo assim, retendo-o enquanto a coleta não se regularize. Segundo a prefeitura, com isso o poder público quer evitar maiores danos à ordem pública, como o acúmulo de lixo nas ruas e a consequente proliferação de vetores, dentre outros problemas. A prefeitura informou que está tomando todas as providencias judiciais cabíveis, para resolver em definitivo esse problema causado pelo impasse entre a empresa e seus funcionários. As ações emergenciais da prefeitura em relação aos últimos dias de paralisação do serviço prestado pela empresa, não vêm suportando a quantidade

produzida de lixo. A produção diária de lixo no município chega a quase 200 toneladas, e nas últimas 24 horas, devido à nova greve dos funcionários da Limppar, a prefeitura só teve capacidade para recolher 50% deste acumulo, mesmo diante de um grande esforço dos funcionários do Serviço Público e da Matos Teixeira, e dos equipamentos não apropriados e disponíveis ao governo para fazer o recolhimento do lixo na cidade. Em apenas uma semana de acumulo de lixo, os números podem representar 600 toneladas, o que corresponde a um mês de lixo produzido pela Ilha Grande. A prefeitura pede a compreensão da população, consciente do problema que vem enfrentando na coleta do lixo, devido às constantes paralisações e descontinuidade do serviço prestado pela Limppar. A retomada da normalidade no recolhimento do lixo será feita o mais rápido possível.


6 DIÁRIO DO VALE 

POLÍCIA

QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Menor é baleado em abordagem policial em Barra do Piraí Sargento lotado no 28º BPM disse que tiro teria sido disparado acidentalmente após adolescente reagir Barra do Piraí Um menor de 17 anos ficou ferido ao ser baleado no abdômen, na noite de anteontem, em Barra do Piraí. O tiro teria sido disparado pela arma de um sargento lotado no 28º Batalhão da Polícia Militar (Volta Redonda) durante uma abordagem ao adolescente. O menor estaria em atitude suspeita e reagiu à abordagem policial tentando tomar o revólver que o PM usava. Na delegacia (88ª DP), o policial alegou que o disparo foi acidental. O adolescente está internado num hospital particu-

lar de Volta Redonda e o estado de saúde dele é grave. O caso está sendo investigado pela delegada Karina Bastos. Ao depor na 88ª DP (Barra do Piraí), o policial disse que por volta das 18h20 de segunda-feira, estava de folga, em casa, no bairro Moqueca, quando ficou observando o adolescente numa atitude suspeita. Segundo o sargento, ele já conhecia o rapaz pelo envolvimento no tráfico de drogas e viu quando ele mexia no celular, como que se estivesse trocando mensagens com alguém. O PM disse ainda que

ao tentar fazer a abordagem, o adolescente saiu andando de onde estava, como se estivesse fugindo. O sargento disse que então se identificou como policial e pediu para que o menor parasse. Ao revistá-lo, o PM teria achado um pequeno sacolé de maconha. Neste tempo, pela versão do policial, o menor teria segurado o cano da arma dele na tentativa de tomála dele quando ocorreu o disparo que o atingiu no abdômen. O policial contou que chamou atendimento médico e também solicitou a presença da Polícia Militar.

O sargento então se apresentou na delegacia, onde entregou a arma. A delegada registrou o caso como lesão corporal decorrente de oposição de intervenção policial. Procurado pelo DIÁRIO DO VALE para comentar o caso, o comandante do 28º BPM, tenente-coronel Luiz Damião Portella, explicou que a arma que feriu o menor era particular do policial militar, que estava de folga quando ocorreu o episódio. Ele também informou que determinou que uma equipe de inspeção da corporação acompanhe as investigações.

Corpo de ajudante de pedreiro continua desaparecido em rio O corpo do ajudante de pedreiro Valmir da Silva Lourenço, de 27 anos, continua desaparecido nas águas do Rio Paraíba do Sul. Uma equipe de bombeiros e dois mergulhadores, que vieram do Rio, tentaram fazer o resgate ontem, porém não tiveram sucesso. Apesar da identificação oficial só ser feita no IML (Instituto Médico Legal), parentes de Valmir teriam conseguido reconhecer o corpo como sendo dele, já que estava ficou próximo da margem. Valmir é morador no bairro Santa Clara, em Barra Mansa. Segundo familiares, ele desapareceu no último dia 7, quando saiu de

casa e avisou a avó que buscaria uma bicicleta no conserto, mas que voltaria logo porque estava com fome. A irmã dele, Vanessa da Silva Lourenço, de 29 anos, disse que um dia antes de desaparecer, Valmir brigou com a namorada. Até ontem as buscas estiveram concentradas no Rio Paraíba, próximo a Igreja Projeto Vida, na Avenida Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio), no Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda. A dificuldade no resgate do corpo é por da força da água, já que onde o cadáver foi visto é perto da barragem feita pela CSN para captar água. Uma draga também foi usada para auxiliar os bombeiros, mas não a operação não teve sucesso.

No Paraíba do Sul: Bombeiros fazem buscas ao cadáver na altura do Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda

Policiais do 33º Batalhão da PM (Angra dos Reis) apreenderam na segunda-feira um caminhão baú roubado em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. O veículo estava sendo ocupado por dois homens que fugiram, pela

PORTARIA Nº 0247 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇOES LEGAIS R E S O L V E: Art. 1º - NOMEAR, a partir de 08/02/2017, BRUNA ROMEIRO CESAR, para o Cargo em Comissão CC1 de Diretora de Gestão Administrativa da Controladoria Geral do Município. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

PORTARIA Nº 0294 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Cristian Dias FGR II Rogerio de Freitas Coutinho FGR II

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação, revogando as disposições em contrário. Jorge Serfiotis Prefeito

PORTARIA Nº 0295 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇOES LEGAIS R E S O L V E: Art. 1º - NOMEAR, a partir de 01/02/2017, EVISON FERREIRA DE MOURA, para o Cargo em Comissão CC4 de Assessor de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário. Jorge Serfiotis Prefeito

DECRETO Nº 2093 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2017.

Apreensão: Grupo abandonou munições de calibre e drogas; policia conseguiu prender um deles

si do veículo estava adulterado. Na 166ª DP (Angra dos Reis), os policiais conseguiram descobrir, por meio da Infoseg (serviço de informática da polícia) numa pesquisa mais aprofundada, o número do motor do caminhão e que ele tinha sido roubado, no dia 6 de

fevereiro deste mês, em frente a uma empresa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os policiais telefonaram para o proprietário do caminhão e informaram que a carteira de habilitação do motorista estava dentro do caminhão que foi abandonado pelos dois suspeitos.

Abre ao Orçamento, a favor de diversas Secretarias Municipais, Crédito Suplementar no valor global de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), para reforço das dotações consignadas no orçamento vigente. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, no uso de suas atribuições, com fundamento no artigo 41º, inciso I, da Lei Federal Nº 4.320, de 17 de março de 1964, e tendo em vista a autorização constante do artigo 8º da Lei Municipal Nº 583 de 05 de dezembro de 2016, DECRETA: Art. 1º - Fica aberto crédito suplementar no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), para atender as programações constantes do Anexo I deste Decreto; Art. 2º - Os recursos necessários à execução do disposto no artigo anterior decorrerão das anulações de dotações orçamentárias constantes do Anexo II deste Decreto, conforme disposto contido no artigo 43, parágrafo 1º, Inciso III da Lei Federal Nº4. 320, de 17 de março de 1964; Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Familiares de PMs estão impedindo saída de viaturas do Batalhão de VR Volta Redonda O comandante do 28º Batalhão da PM (Volta Redonda), tenente-coronel Luiz Damião Portella, disse ontem que parentes de PMs estão impedindo a saída de viaturas que entraram no quartel para abastecer. Os manifestantes estão há cinco dias em frente à entrada do batalhão, no bairro Niterói, onde montaram barracas e um banheiro químico.

- Os manifestantes permitem que as viaturas entrem para abastecer, mas impedem que os veículos retornem às ruas para fazer o patrulhamento de rotina – disse Portella. O militar explicou que no fim de semana, os parentes dos policiais chegaram a desobstruir a entrada do quartel, mas nesta terça-feira passaram a não cumprir mais o acordo que firmaram com ele. No sábado, Portella chegou até a

FGR I

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TURISMO 1023 Zara Neri Rodrigues e Silva FGR I 0912 Carlos Eduardo Cabral Costa FGR I 5306 Nubia do Nascimento Siqueira FGR I 0072 Cristina Pimenta de Andrade FGR I 5647 Silvana Maria de Souza Marques Silva FGR I 5815 Patricia Ribeiro Farjado Campos FGR I 5281 Maraísa Cristina dos Reis FGR I 0959 Jackeline Dias Siqueira G. dos Reis FGR I 2083 Nilziane da Silva Pereira FGR I 5319 Rhuana Helena de Souza FGR I 1073 Rosenberg da Silva Sardinha FGR I 1070 Zeila Duque Butinhão FGR I 2260 2979

PM apreende munições calibre 12 e drogas em Barra Mansa

contramão, na RJ-155 (Rodovia Satur nino Braga), onde observaram a barreira armada pelos PM, próximo ao bairro Serra D’água. Os suspeitos foram perseguidos, mas desceram do caminhão e fugiram por um matagal. Os agentes viram que o chas-

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1299 Janaina Patrícia da Silva

PM de Angra apreende caminhão roubado em Itaguaí Angra dos Reis

AVISO PREGÕES Pregão SRP 07/2017 – OBJETO: Eventual aquisição de cimento. Processo: 135/17 – dia 07/03/2017 – 09 horas. PREGÃO 13/2017 – OBJETO: Manutenção preventiva e corretiva condicionadores de ar. Processo: 181/2017 – dia 08/03/2017 – 09 horas. PREGÃO SRP 14/2017 – OBJETO: Eventual aquisição de ferramentas. Processo: 182/2017 – dia 09/03/2017 – 09 horas. Mais informações junto a CPL pelo tel 24 3323 0198 ramal 232. E. mail licitacao.saae@gmail.com Site: www.saaebm.rj.gov.br Barra Mansa 14/02/2017 – Izabel Cristina Ferreira Bastos - Pregoeira.

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA E PLANEJAMENTO 2299 Carlos Renato da Costa FGR I 1302 Ernani Luis Marques da Silva Fonseca FGR II 2897 Janaina Ribeiro dos Santos FGR II 5360 Carla Guerini Coutinho FGR II 2230 Jose Elias Nagib FGR III 5204 Vanila Azevedo Novaes Rocha FGR III

tráfico de drogas.

Já em Barra Mansa, policiais militares aprenderam, também na segundafeira, seis munições de calibre 12, 29 trouxinhas de maconha e oito pinos de cocaína. O material foi abandonado por um grupo de homens que estavam no Jardim Central. Durante a perseguição, um dos suspeitos foi alcançado e preso. Com ele, os PMs encontraram uma munição. O caso foi registrado na 90ª DP (Barra Mansa).

Pregoeira do SAAE Barra Mansa comunica o seguinte: Pregão 09/ 2017 alterar redação contrato parágrafo quarto para apresentação de seguro contra terceiros. Incluir ata cláusula 5º - 5.7 – O fornecedor registrado deverá apresentar seguro contra terceiros. Pregão 08/2017 incluir cláusula 4º, paragrafo 5º apresentação de seguro contra terceiros. Incluir ata cláusula 5º - 5.7 – O fornecedor registrado deverá apresentar seguro contra terceiros.

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS Matrícula Nome Simbologia 2087 Jose Marcio da Silva FGR I 2789 Valnete da Silva FGR I

Cedida pela Polícia Militar

Um homem foi preso anteontem com 37 pedras de crack, próximo à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Policiais militares encontraram ainda com o suspeito R$ 26. Segundo os PMs, o homem teria confessado que era integrante de uma facção criminosa. Ele ainda teria revelado aos policiais que venderia drogas para um traficante conhecido como Maicon, o MK. Os PMs disseram ainda que comunicaram o fato à mãe do suspeito. Ele foi levado para a 89ª DP (Resende), onde foi indiciado por

COMISSAO PERMANENTE DE LICITACAO AVISOS DIVERSOS

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS. R E S O L V E: Art. 1º - DESIGNAR, a partir de 01/02/2017, os servidores relacionados abaixo, para exercer a Função Gratificada:

Homem é preso com crack próximo à Aman, em Resende Resende

Rua Bernadino I. Silva, 37 - Centro, Barra Mansa - R.J. CEP: 27345-350 CNPJ. 29.053.402/0001-36 - Insc. Estadual: Isento Tel.: (24) 3323.0198 / 3322.6195 – Fax: (24) 33225934

Jorge Serfiotis Prefeito Dicler de Melo e Souza

Volta Redonda

Ser viço Autônomo de Água e Esgoto de B. Mansa Serviço

advertir que os manifestantes poderiam ser presos caso não desbloqueassem o acesso ao batalhão. O policial disse que acha a manifestação justa, mas que não pode prejudicar o trabalho da PM. Segundo o comandante, para evitar confronto com parentes dos PMs, está deslocando as viaturas para outros pontos da cidade, mas o problema será para fazer o abastecimento. Em outros batalhões do

Sul Fluminense não há concentração de parentes. Em Angra dos Reis, por exemplo, a PM trabalha normalmente. Na última segunda-feira, os policiais militares fizeram uma operação no Morro da Caixa D’água, após receberem informações de que traficantes estariam fortemente armados e coagindo moradores. Eles cercaram o local, revistaram alguns suspeitos, mas não prenderam ninguém.

Legenda: Descrição da Fonte e Vínculo: 0000– Recursos Próprios 0500 – Salário Educação Jorge Serfiotis Prefeito Municipal


DIÁRIO DO VALE 7

ECONOMIA

QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017



Caixa divulga calendário de saques do FGTS inativo de 2017 Beneficiários terão quatro opções para recebimento dos valores de contas inativas Brasília A Caixa criou em seu site uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar para 0800-726-2017, para que possam, de forma personalizada, saber valor, data e local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas, mas é necessário lembrar que os saques só podem ser feitos em contas que foram desativadas até 31 de dezembro de 2015. Para reforçar os atendimentos, a Caixa vai abrir as agências os primeiros sábados dos cronogramas mensais de pagamento (com exceção de abril, mês que a data coincide com a Semana Santa). As datas serão 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

to em caixas eletrônicos. Para valores de até R$ 1.500, é possível sacar só com a senha do Cartão do Cidadão, mesmo que o beneficiário tenha perdido o documento. Para valores de até R$ 3.000, o saque pode ser feito com Cartão do Cidadão e a respectiva senha. Os valores do FGTS inativo também podem ser retirados em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Neste caso, o beneficiário vai precisar do Cartão do Cidadão, da respectiva senha e de um documento de identificação. Há, ainda, a possibilidade de retirar o dinheiro diretamente nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS (Programa de Integração Social) e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou termo de rescisão do contrato de trabalho).

Beneficiários por estado Como sacar o FGTS inativo Os beneficiários terão quatro opções para recebimento dos valores de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: quem tem conta-corrente na Caixa poderá pedir o recebimento do crédito em conta, por meio do site das contas inativas. O saque também pode ser fei-

O estado com maior número de beneficiários é São Paulo (10 milhões), seguido de Minas Gerais (3,3 milhões) e Rio de Janeiro (2,8 milhões). A faixa etária com maior número de beneficiários é entre 25 e 29 anos. Confira o número de pessoas, por estado, que poderão receber sacar o FGTS de contas inativas.

Passo 1 A primeira coisa que você deve fazer é descobrir se realmente tem algum valor a receber. De acordo com as regras estipuladas pela Caixa Econômica, só terão direito ao saque os trabalhadores com contratos de trabalho finalizados até 31 de dezembro de 2015 que não tenham sacado o benefício. A Caixa criou uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. Para descobrir se tem algum valor a receber, o trabalhador deve acessar o site www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar para 0800726-2017. O trabalhador receberá um atendimento personalizado para descobrir o valor, a data e o local mais convenientes para os saques.

Passo 2 É importante ficar atento às datas estipuladas para os saques do FGTS. A Caixa organizou o calendário de acordo com as datas de nascimento dos beneficiários. Quem nasceu em março, abril e maio deve sacar o benefício entre 10 de abril e 11 de maio. Trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Nascidos em setembro, outubro e novembro vão receber os valores entre 16 de junho e 13 de ju-

Calendário de saque das contas inativas do FGTS Abertura do calendário 10 de março 10 de Abril 12 de Maio 16 de Junho 14 de Julho lho. Já os trabalhadores nascidos em dezembro poderão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho. Quem perder a data de saque estipulada pela Caixa, terá uma segunda chance até o dia 31 de julho de 2017. Por exemplo, caso o trabalhador nascido em janeiro deixe de tirar o benefício até o dia 10 de abril, ele terá até 31 de julho para fazer o saque. A Caixa alerta que, após essa data, o trabalhador deverá se enquadrar em outra hipótese de saque (como aposentadoria ou aquisição de moradia própria) para receber os valores.

Passo 3 Os beneficiários terão quatro opções para recebimento dos valores. Quem tem conta-corrente na Caixa poderá pedir o recebimento do crédito em conta pela internet. Não há restrição de valores. O saque também pode ser feito em caixas eletrônicos desde que o valor não ultrapasse R$ 3 mil. Para valores até R$ 1,5 mil, é

Trabalhadores nascidos Janeiro e Fevereiro Março, Abril e Maio Junho, Julho e Agosto Setembro, Outubro e Novembro Dezembro

Horário de atendimento aos sábados (*) Mês Fevereiro Março Maio Junho Julho possível sacar o benefício apenas com a senha do Cartão do Cidadão. Para créditos até R$ 3 mil, o saque no caixa eletrônico deve ser feito com o Cartão do Cidadão e a respectiva senha. A retirada do FGTS inativo também pode ser feita em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, com a apresentação do Cartão Cidadão, a senha e um documento de identificação. O valor máximo de saque está limitado em R$ 3 mil. Por último, o cidadão também pode retirar o dinheiro diretamente nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS

Sábado 18 11 13 17 15 e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou termo de rescisão do contrato de trabalho). O Cartão do Cidadão pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa. Para que o atendimento seja mais rápido, é necessário ter em mãos o número do PIS. Para cadastrar ou recadastrar a senha, o trabalhador pode se dirigir a uma agência da Caixa. Também há a opção de fazer a Senha Cidadão em uma casa lotérica. Para isso, o trabalhador deve iniciar atendimento no telefone 0800-726-0207.

Meirelles diz que saque do FGTS ajuda a diminuir tamanho do Estado Divulgação

Brasília O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira (14) que a per missão para o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajudará a diminuir o tamanho do Estado, ou seja, a interferência do Poder Público na economia. Meirelles deu a declaração no Palácio do Planalto, durante anúncio do calendário de saques do FGTS. - (As medidas) estão inseridas em um processo maior, que é o de diminuição do tamanho do Estado, em benefício da alocação de mais recursos para a sociedade brasileira - afirmou o ministro. Segundo Meirelles, o objetivo do governo é uma política econômica que gere mais e renda. “Podemos discutir os meios de chegar lá. Mas o objetivo final é esse”. De acordo com Meirelles, o saque ajudará na recuperação da economia. “O trabalhador poderá sacar recursos que permitem a cada um consumir, poupar, investir. Outra forma de beneficiar é o pagamento de dívida, outra forma de alavancar a economia. O endividamento das famílias e pessoas é o maior impeditivo para um crescimento mais rápido”, comentou.

Crescimento do PIB O ministro fez referência também às projeções de crescimento para o Produto Inter no Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país) em 2017. Oficialmente, a equipe econômica mantém a previsão de crescimento de 1% do PIB para este

Meirelles: ‘O trabalhador poderá sacar recursos que permitem a cada um consumir’ ano. O mercado financeiro, no entanto, estima alta menor, de 0,5%. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê 0,2% e a Organização das Nações Unidas (ONU), 0,6%. “Temos perspectiva de crescimento [do PIB] neste trimestre para o ano de 2017. A média de 2017 contra 2016 é um número menor porque partimos de uma base muito baixa”, acrescentou. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse que, com a autorização do saque das contas inativas, o governo demonstra “atos concretos” em favor do trabalhador. Ele citou outras

medidas, como a extensão do prazo do saque do abono salarial de 2016 e o plano de reforma da legislação trabalhista, anunciado no fim do ano passado. “Isso mostra sintonia com a sociedade.” O calendário de saques de contas inativas do FGTS começa em 10 de março e vai até julho. Pode sacar os recursos quem tem contas inativadas até 31 de dezembro de 2015.

Habitação O financiamento da habitação e o setor construção civil não serão afetados pelo saque dos recursos

das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), afirmou ontem o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo Meirelles, o governo fez cálculos “rigorosos” para evitar um possível impacto. “Fizemos cálculos atuariais bastante rigorosos e concluímos que há recursos suficientes para assegurar recursos, em nível adequado, para financiamento da habitação no país. Não terá nenhum problema nessa área”, disse o ministro a jornalistas, após o anúncio do calendário de saques. O cronograma será de acordo com o aniversário dos be-

neficiários e começa em 10 de março. O ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, destacou que um dos motivos pelos quais a autorização de saque restringese às contas inativadas até 31 de dezembro de 2015 é manter o equilíbrio na utilização dos recursos do FGTS. Segundo Oliveira, o governo não considera estender a autorização às contas que ficaram inativas após a data. “Temos tido bastante cuidado com a sustentabilidade do sistema do FGTS. Essas coisas foram calculadas e simula-

das. Qualquer medida adicional dependerá de passar por esse tipo de avaliação”, disse. No início deste mês, o governo anunciou a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida. O orçamento do programa subiu de R$ 64,4 bilhões para R$ 72,9 bilhões, um incremento de R$ 8,5 bilhões. O limite de renda para participar do programa também foi aumentado de R$ 6,5 mil para R$ 9 mil por família. Na ocasião, o presidente Michel Temer afirmou que as mudanças representam uma combinação de programa social e estímulo ao setor da construção civil.


8 DIÁRIO DO VALE

ECONOMIA



QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Bandeiras tarifárias terão novos valores em 2017 Valores das bandeiras tarifárias são revisados a cada ano, de acordo com as variações de custo de energia ABr

bandeira que é impressa na conta de luz (ver melha, amarela ou verde) indica o custo da energia, em função das condições de geração de eletricidade. Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país.

Brasília As bandeiras tarifárias que são aplicadas nas contas de luz terão novos valores neste ano. A bandeira amarela vai passar de R$ 1,50 para R$ 2 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos. A bandeira vermelha patamar 1 fica inalterada, em R$ 3 para cada 100 kWh e o valor da bandeira vermelha patamar 2 cairá de R$ 4,50 para R$ 3,50 a cada 100 kWh. Os novos valores foram aprovados nesta terça-feira (14) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A proposta recebeu contribuições por meio de audiência pública. As distribuidoras pleitearam a criação de novo patamar de bandeira amarela, mas o relator entendeu que a estrutura atual é a mais adequada. - Além do aspecto econômico, o sistema de bandeiras tarifárias possui caráter educativo, e é uma forma transparente de comunicar aos consumidores que as condições de geração de energia elétrica no país estão menos favoráveis, no caso de bandeira amarela, ou mais custosas, de acordo com o patamar de bandeira vermelha que é acionado - explicou o di-

Risco hidrológico

Mudanças: Proposta recebeu contribuições por meio de audiência pública retor José Jurhosa, relator da proposta. Os valores das bandeiras tarifárias são revisados a cada ano, de acordo com

as variações de custo de energia. Desde dezembro do ano passado, a bandeira tarifária aplicada nas contas de luz é a verde, ou

seja, sem cobrança extra para os consumidores. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recom-

BNDES lança aplicativo para micro, pequenas e médias empresas

Comércio varejista recua e fecha com queda em 2016 Divulgação

Rio Com o recuo de 2% no volume de vendas de novembro para dezembro do ano passado, o comércio varejista fechou 2016 com queda acumulada de 6,2%. É o pior resultado do setor desde o início da série histórica, em 2001. No ano passado, o resultado foi negativo (-4,3%). Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os números do fechamento do ano passado. A queda de 2% no volume de vendas do comércio varejista, na série livre de influências sazonais, ocorreu após o setor ter fechado novembro com alta de 1%. Em relação a dezembro de 2015, as vendas do setor fecharam com queda de 4,9%. A variação da receita nominal do comércio varejista também fechou dezembro com queda de 2,1%, embora tenha sido positiva tanto no resultado acumulado do ano (4,5%) como na comparação com dezembro do ano passado, que foi de 2%. No comércio varejista ampliado, que agrega também atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, os resultados foram negativos: -0,1% em relação a novembro; -6,7% comparativamente a dezembro de 2015; e -8,7% no acumulado dos 12 meses de 2016. Do ponto de vista das receitas nominais, o varejo ampliado fechou com queda de receita de 0,3% de novembro para dezembro; de 1,2% comparativamente a dezembro de 2015 e de 0,7% no acumulado dos 12 meses de 2016.

Perfil generalizado A queda de 6,2% no volume de vendas do comér-

Histórica: Queda de 6,2% no volume de vendas do comércio varejista no ano passado é a pior da série cio varejista no ano passado, a maior da série histórica e superando a de 2015, que havia sido de 4,3% – a maior até então – teve perfil generalizado e atingiu as oito atividades que compõem o varejo, seis das quais registrando as quedas mais acentuadas de suas séries históricas. O fraco desempenho do setor em 2016 teve como principal destaque o recuo de 3,1% do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tiveram o pior resultado desde os 4,8% de 2003. O setor exerceu a maior influência negativa na redução do total do varejo. Segundo o IBGE, “a perda da renda real e o aumento de preços dos alimentos em domicílio, no mesmo período, foram os principais responsáveis pelo desempenho negativo do setor”. Também se destacaram móveis e eletrodomésticos (-12,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,5%); combustíveis e lubrificantes (-9,2%); tecidos, vestuário e calçados (10,9%); artigos farmacêuti-

cos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,1%); equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (12,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-16,1%). O resultado do item móveis e eletrodomésticos (12,6%) foi menos acentuado do que o de 2015 (-14,1%), mas contribuiu com o segundo maior impacto negativo na taxa anual do comércio varejista. “Com uma dinâmica de vendas associada à disponibilidade de crédito e a evolução dos rendimentos, o resultado do setor, abaixo da média geral, foi influenciado principalmente pela elevação da taxa de juros nas operações de crédito às pessoas físicas e pela queda da massa real de rendimentos”, avaliaram economistas do IBGE. Já o setor de combustíveis e lubrificantes, com queda de 9,2%, representou a quarta maior contribuição negativa no resultado anual do varejo. “De acordo com o IBGE, esse resultado, abaixo da média geral, foi influenciado pela redução da massa real, além do impacto, devido ao recuo do ritmo da ativida-

por os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a energia de hidrelétricas. A cor da

A Aneel também decidiu abrir uma nova audiência pública para para discutir como o aumento do risco hidrológico deste ano será repassado para as tarifas dos consumidores. A expectativa da Aneel é que o custo desse risco, que reflete a falta de chuvas e a geração menor de energia pelas hidrelétricas, e não é coberto com a bandeira tarifária, possa chegar a R$ 5 bilhões neste ano, o que pode significar um impacto de 2,5% nas tarifas de energia. Mas, de acordo com a Aneel, esse não será um custo novo para os consumidores, apenas será aplicado nos reajustes das tarifas deste ano, em vez de entrar apenas no ano que vem, com correção pela taxa Selic.

de econômica. Apesar do caráter essencial de uso, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, ao recuar 2,1% em 2016, teve o primeiro recuo da série histórica, iniciada em 2004.

Comércio Varejista Ampliado Os dados do IBGE indicam que, ao fechar o ano passado com queda acumulada de 8,7% frente a 2015, o comércio varejista ampliado teve a queda mais acentuada da série histórica. Para economistas do instituto, o resultado do comércio varejista ampliado reflete o comportamento das vendas de veículos, motos, partes e peças, que chegaram a cair 14% no ano passado e, ainda, do setor de material de construção, com queda de 10,7% sobre 2015. As duas atividades compõem o comércio varejista ampliado. Segundo o IBGE, os fatores que justificam tal desempenho são “a diminuição do ritmo de financiamentos, a elevação da taxa de juros e a restrição orçamentária das famílias”.

Rio O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou um aplicativo móvel para o segmento de micro, pequenos e médios empresários. O app BNDES MPME será lançado oficialmente na Feira do Empreendedor 2017, que começa dia 18 em São Paulo, mas já está disponível para download para smartphones e tablets nos sistemas Android e iOS. Segundo o chefe do Departamento de Relacionamento Institucional do banco, Carlos Alberto Vianna Costa, “o aplicativo navega internamente nos sistemas operacionais da instituição e permite às MPMEs que já são clientes do BNDES pesquisarem o status de suas demandas de crédito junto ao banco.” A ferramenta, segundo o coordenador do Departamento de Sistemas da Área de Tecnologia da Informação do BNDES, Rodrigo Gama, vai desburocratizar o acesso a essas informações. “[O aplicativo] permite que você, com um simples toque na tela do seu celular, atualize ou veja o andamento de todas as opera-

ções que escolheu, colocou entre seus favoritos. Essa é a principal coisa que o aplicativo traz de novo.” O app também atende aos bancos repassadores de recursos do BNDES e aos fornecedores de máquinas e equipamentos.

Ampliação A expectativa é que o novo aplicativo contribua para ampliar a participação do segmento de micro e pequenas nos desembolsos do BNDES. Além dessa ferramenta, o banco tem investido em outras ações com esse objetivo, entre elas a criação de um portal de acesso exclusivo às linhas de crédito do banco, que deve ser lançado em junho. “Por meio desse portal, a gente pode oferecer as linhas aos agentes financeiros, permitir o fomento ao ambiente de negócios e ampliar o acesso desse público às linhas do BNDES”, disse Vianna Costa. A participação das micro, pequenas e médias empresas nos desembolsos do BNDES no ano passado atingiu R$ 27,2 bilhões, cerca de 30% do total liberado pelo banco.

Tesouro cobriu R$ 108 milhões de dívidas não pagas pelo Rio Rio A União cobriu, em janeiro, R$ 108,2 milhões de dívidas não pagas pelo estado do Rio de Janeiro, informou o Tesouro Nacional. O órgão também cobriu R$ 2,19 milhões não pagos pela prefeitura de Natal (RN), totalizando R$ 110,4 milhões em débitos garantidos pela União no mês passado. Desse total, segundo o Tesouro, a União conseguiu recuperar R$ 91,55 milhões (82,9%) do Rio e da prefeitura de Natal em janeiro por meio da retenção de repasses aos entes públicos inadimplentes. Entre as verbas bloqueadas, estão receitas dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios e parcelas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Exportação e do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dados como garantia pelos governos locais. O Tesouro não divulgou qual parcela dos R$ 91,55 milhões recuperados corresponde ao gover no do Rio e à

prefeitura de Natal. Ao honrar uma garantia, o Tesouro retém não apenas o valor não pago da dívida como inclui juros de mora, multa e correção pela taxa Selic – juros básicos da economia. Em todo o ano passado, a União cobriu R$ 2,37 bilhões de dívidas em atraso de estados e municípios. Desse total, R$ 2,23 bilhões corresponderam ao estado do Rio de Janeiro; R$ 107,1 milhões ao Mato Grosso; e R$ 27,42 milhões a Roraima. Em relação aos municípios, o Tesouro Nacional honrou R$ 15,81 milhões de dívidas no período, dos quais R$ 10,92 milhões correspondem à prefeitura de Natal. Em 2016, a União recuperou R$ 1,99 bilhão (83,9% do total coberto). De acordo com o Tesouro, ainda há um saldo a recuperar de R$ 388,9 milhões relativos a 2016 por causa da liminar da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, concedida no último dia 3, que impede a União de bloquear repasses ao Rio de Janeiro.


QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

DIÁRIO DO VALE 9

POLÍTICA



Nacional MPF denuncia Cabral por 184 crimes Com 99 páginas, denúncia também inclui crimes de lavagem de dinheiro praticados por outras dez pessoas Arquivo

Brasília O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) apresentou nesta terça-feira (14) nova denúncia à 7ª Vara Federal contra o ex-gover nador Sérgio Cabral por 184 crimes de lavagem de dinheiro. Os fatos foram investigados na Operação Eficiência, dentro da força-taref a da Oper ação Lava Jato no estado. Com 99 páginas, a denúncia também inclui crimes de lavagem de dinheiro praticados por outras dez pessoas: Carlos Miranda (147 crimes), Carlos Bezerra (97 crimes), Sérgio Castro de Oliveira (6 crimes), Ary Ferreira da Costa Filho (2 crimes), Adriana Ancelmo (7 crimes), Thiago de Araga o Gonçalves (7 crimes), Francisco de Assis Neto (29 crimes), Álvaro Jose Galliez Novis (32 crimes) e dois doleiros que agiriam como operadores financeiros do grupo. Na denúncia, Sérgio de Oliveira, Thiago de Aragão, Francisco de Assis e Álvaro Novis também aparecem como integrantes da organização criminosa que seria liderada pelo ex-governador. Segundo a investigação, os doleiros recebiam dinheiro em espécie originário de corrupção, custodiavam os valores e depois distribuíam para pagamentos de despesas dos acusados. De acordo com o MPF, os colaboradores entregaram uma planilha de controle de caixa “que aponta que os recursos por eles custodiados foram utilizados para pagamen-

tos de despesas, no período de 1º de agosto de 2014 a 10 de junho de 2015, no valor de R$ 39.757.947,69 – uma média de aproximadamente R$ 4 milhões por mês”. De acordo com o MPF, as provas reunidas nas operações Calicute e Eficiência “comprovaram que Sérgio Cabral, no comando da organização criminosa, Carlos Miranda, Carlos Bezerra, Sérgio de Oliveira, Thiago Aragão, Adriana Ancelmo, Álvaro Novis, Francisco de Assis Neto, Ary Ferreira da Costa Filho e os colaboradores promoveram a lavagem de ativos no Brasil”. As principais formas de atuação do grupo para dar aparência de legal aos valores conseguidos com atos de corrupção eram pagamento de despesas pessoais de Sérgio Cabral e Carlos Miranda e seus familiares; movimentação de recursos para Carlos Bezerra, distribuição de recursos por Sérgio de Oliveira, envio de valores para Thiago Aragão e Francisco de Assis Neto e a entrega de valores por Álvaro Novis aos colaboradores. O MPF infor ma que essa denúncia inclui apenas crimes cometidos no Brasil e que as investigações continuam. Portanto, novas denúncias ainda podem ser feitas.

Cuidados médicos O ex-governador passou mal na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona oeste da capital fluminense.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Cabral foi atendido no ambulatório da cadeia e, em seguida, encaminhado para exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Hamilton Agostinho de Castro Vieira, que também fica no complexo presidiário. Segundo a secretaria, o ex-governador passa bem e já voltou para a cela onde está preso desde 17 de novembro do ano passado, denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Investigações da Operação Calicute, do Ministério Público Federal (MPF), apontam que o esquema de propinas, lavagem de dinheiro e outros crimes praticados pela quadrilha movimentou mais de R$ 450 milhões. Na semana passada, a 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro aceitou denúncia contra Sérgio Cabral, sua mulher, Adriana Ancelmo, o empresário Eike Batista e mais seis pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro. Eles já estavam com prisão preventiva decretada por causa das investigações das operações Calicute e Eficiência, que apuram desvio de dinheiro público do estado do Rio de Janeiro.

Saque: Sérgio Cabral é acusado de liderar esquema que desviou milhares de reais das contas públicas

Ministro do STF mantém nomeação Relator da reforma de Moreira para a Secretaria-Geral trabalhista diz que Brasília O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello decidiu nesta terça-feira (14) manter a nomeação do ministro Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República. Mello é relator de dois mandados de segurança nos quais a Rede Sustentabilidade e o PSOL questionam a indicação. Na decisão, Mello entendeu que a nomeação de alguém para o cargo de ministro do Estado não pode ser encarado como um fato de obstrução da Justiça. O ministro também destacou que a prerrogativa de foro privilegiado é uma consequência da nomeação. “A nomeação de alguém para o cargo de ministro de Estado, desde que preenchidos os requisitos previstos no Artigo 87 da Constituição da República, não configura , por si só, hipótese

de desvio de finalidade. Eis que a prerrogativa de foro – que traduz consequência natural e necessária decorrente da investidura no cargo de ministro de Estado não importa em obstrução e, muito menos, em paralisação dos atos de investigação criminal ou de persecução penal”, disse Mello. Segundo Celso de Mello, o foro privilegiado não significa imunidade contra investigações. “A mera outorga da condição político-jurídica de ministro de Estado não estabelece qualquer círculo de imunidade em torno desse qualificado agente auxiliar do presidente da República, pois, mesmo investido em mencionado cargo, o ministro de Estado, ainda que dispondo da prerrogativa de foro, nas infrações penais comuns, perante o Supremo Tribunal Federal, não receberá qualquer espécie de tratamento preferencial ou sele-

tivo, uma vez que a prerrogativa de foro não confere qualquer privilégio de ordem pessoal a quem dela seja titular.” A decisão do ministro do STF coloca fim à guerra de liminares na Justiça Federal contra a ida de Moreira Franco para a secretaria com status de ministério. Na semana passada, houve três liminares que cassaram a indicação e outras três que liberaram a posse. A validade da nomeação de Moreira Franco foi defendida pela Advocacia-Geral da União (AGU), que contesta o principal argumento dos autores das ações. Todos alegam que a situação de Moreira Franco se assemelha ao caso da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil pela então presidenta Dilma Rousseff, no ano passado. Na ocasião, o ministro

do STF Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula por entender que a medida foi tomada para conceder foro privilegiado ao ex-presidente e evitar que ele fosse julgado pelo juiz federal Sérgio Moro nas ações da Lava Jato. Para a AGU, as situações são distintas, porque Moreira Franco, diferentemente do ex-presidente, já exercia funções no atual governo, como secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado em setembro de 2016. Segundo a AGU, a transformação do cargo teve como função fortalecer o programa governamental. Moreira Franco é citado na Operação Lava Jato. Na segunda (13), o presidente Michel Temer defendeu a permanência do ministro na Secretaria-Geral e disse que afastará eventuais integrantes do governo que virarem réus na investigação.

NO CNJ, Cármen Lúcia defende publicidade da vida pública Brasília A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, defendeu nesta terça-feira (14) o princípio da publicidade total na vida pública. “Não existe República possível se as coisas não estiverem escancaradas”, afirmou a ministra, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cármen Lúcia manifestou-se em julgamento no CNJ sobre um pedido de providências em que o Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins (Sinjusto) solicitava ao órgão que barrasse a publicação

de informações sobre a produtividade de servidores, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). A ministra considerou que devem ser tornadas públicas todas as informações acerca da produtividade de servidores públicos, de modo que possam ser comparadas pelos cidadãos e que os próprios funcionários públicos possam melhorar sua atuação. O entendimento dela prevaleceu no julgamento. Cármen Lúcia divergiu do voto da conselheira Daldice Santana, que havia concordado com o pedido de providências para que as in-

formações não fossem divulgadas, evitando assim comparações e constrangimentos pessoais aos servidores públicos e aos magistrados. Ao se posicionar a favor da divulgação integral das informações, Cármen Lúcia usou o exemplo do STF, em que cada ministro tem publicado periodicamente quantos processos não julgados estão em seu gabinete. “Todos aqui presentes já viram que a minha sala hoje é filmada, o que eu escrevo, como escrevo. E eu sei que estou no cargo. Se não quero participar, não devia, como disse Sócrates, sequer ter o empenho de sair de casa. Quem cuida

das coisas da cidade, dá-se a público inteiramente.” Para a ministra, o princípio da publicidade na vida pública em todos os Poderes está claro na Constituição. “A vida em público, em uma república, se faz em público”. “Desde o dia 5 de outubro de 1988, está no Artigo 37 da Constituição que a administração pública direta e indireta, de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, da moralidade e da publicidade. Não precisava nem dessa Lei de Transparência [Lei 12.527/2011]”, acrescentou.

apresentará parecer em 4 de maio Rio

O relator do Projeto de Lei (PL) 6787/16 que modifica diversos pontos da legislação trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), disse hoje (14) que pretende entregar seu parecer à comissão especial que analisa a matéria no dia 4 de maio. “Evidentemente, dependendo do desenrolar dos trabalhos, esse prazo pode ser reduzido ou estendido para atender às demandas da comissão”, disse Marinho durante a primeira reunião do colegiado para definir o roteiro de trabalho e deliberar sobre requerimentos. A reforma encaminhada pelo governo prevê, entre outros pontos, alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para que negociações entre patrão e empregado tenham mais valor do que o previsto na legislação em relação a itens como o parcelamento de férias, a participação nos lucros da empresa e mudanças na jornada de trabalho. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o relator tem 10 sessões de plenário para apresentar seu parecer. Marinho propôs a realização de 11 audiências pú-

blicas para debater o tema. Ele pretende convidar especialistas, representantes de órgãos de classe, sindicalistas, procuradores e magistrados para discutir a proposta. Até o momento, os deputados apresentaram mais 10 requerimentos pedindo mais debates a respeito do tema. Os deputados acordaram ainda que o prazo para a apresentação de emendas terá início com a realização da quinta audiência. A contar dessa data, os deputados terão cinco sessões para apresentar sugestões ao texto. Antes da apresentação do roteiro de trabalho, foram eleitos o segundo e o terceiro vice-presidentes da comissão. Ocuparão os cargos, respectivamente, os deputados Gorete Pereira (PR-CE) e Eli Corrêa Filho (DEM-SP). Os deputados da oposição criticaram o que chamaram de “prazo exíguo” para o debate no colegiado. “São mudanças muito profundas na legislação do trabalho, não dá para fazer um debate aprofundado com tão pouco tempo e aprovar uma matéria que mexe com a vida de milhões de trabalhadores”, disse o deputado Pepe Vargas (PT-RS).


10 DIÁRIO DO VALE

GERAL



QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Patrulhamento das Forças Armadas no Rio terá até 9 mil militares Atuação foi autorizada pelo presidente Michel Temer em decreto publicado no Diário Oficial da União Rio O policiamento das Forças Armadas na região metropolitana do Rio de Janeiro contará com 9 mil homens e será empregado em missões definidas com o objetivo de liberar efetivo da Polícia Militar (PM). As informações foram anunciadas na manhã desta terçafeira (14) pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, que afir mou que a ação tem caráter preventivo. - Não existe nenhum descontrole, não existe nenhuma insuficiência de meios e capacidade ou indisponibilidade dos recursos dos órgãos de segurança pública para a manutenção da lei e da ordem [no Rio]. Diferentemente do que se passou e vem se pas-

sando em alguma medida no Espírito Santo, não há descontrole, não há desordem - destacou o ministro. A atuação das Forças Ar madas foi autorizada pelo presidente Michel Temer em decreto publicado no Diário Oficial da União. O governador Luiz Fernando Pezão havia solicitado o emprego das Forças Armadas até o dia 5 de março, mas a operação inicialmente vai durar até 22 de fevereiro. Segundo o ministro, o prazo é padrão, e a continuidade da operação após esse período será reavaliada. A operação começa imediatamente. Militares da 1ª Divisão do Exército vão patrulhar a Via Transolímpica e pontos da Avenida Brasil próximos a Deodo-

ro, além da orla de Niterói e praças de São Gonçalo. Fuzileiros navais vão atuar em bairros da zona sul e centro do Rio, do Leblon ao Caju. Segundo os militares presentes na divulgação da operação, não foi solicitado o patrulhamento de favelas. O ministro da Defesa acrescentou que os protestos na região da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) já vêm sendo cobertos pela PM e pela Força Nacional. “As Forças Armadas estarão em terceira linha, portanto em reserva, para qualquer eventualidade que se faça necessária”, disse Jungmann. Com o patrulhamento das áreas definidas, o ministro acredita que a Polícia Militar vai ter seu

contingente liberado para cobrir as manifestações e atender a outras necessidades da região. “Nossa presença se dá para liberar efetivos da Polícia Militar para necessidades decor rentes de manifestações, como também de uma sobrecarga que existe por conta dos turnos que estão sendo realizados pela polícia”.

Espírito Santo O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que a per manência das Forças Armadas no Espírito Santo vai ser prorrogada para além dos de z dias iniciais deter minados no decreto assinado pelo presidente Michel Temer em 8 de fevereiro.

Aplicativo de celular torna mais ágil combate ao Aedes aegypti

Inicialmente, o decreto previa a atuação entre os dias 6 e 16 de fevereiro, mas o ministro disse que a situação “requer, sem sombra de dúvida, a prorrogação”. “Vamos permanecer o tempo que for necessário, até que a normalidade se reinstaure”, disse o ministro, que informou que há cerca de 3,1 mil militares patrulhando o estado. Jungmann defendeu que a atuação das Forças Armadas se dá em obediência à Constituição e disse que a presença dos militares garantiu a vida da população no estado. “Se elas não tivessem entrado em operação já na segunda-feira e, com isso, derrubado os arrastões, incêndios e saques, a popula-

ção de lá estaria à mercê de vândalos e teria sua vida em risco”. O ministro comparou as manifestações de parentes de PMs no Espírito Santo e no Rio de Janeiro e disse que a área de inteligência do ministério não tem a expectativa de que o movimento fluminense tenha as mesmas proporções que o capixaba. “(No Rio) é muito diferente da situação no Espirito Santo, onde tivemos um motim com tropas armadas e aquarteladas”, disse. “Não temos um problema em termos hierárquicos e não temos um problema em termos da regularidade do policiamento. São coisas distintas e não existe, para nós, a expectativa desse contágio”.

Justiça proíbe prefeitura de São Paulo de apagar grafites

Divulgação

São Paulo A Justiça paulista determinou que a prefeitura pare de remover as pinturas em forma de grafite ou outras manifestações artísticas do gênero sob pena de multa diária no valor de R$ 500 mil diários, além de outras sanções. A decisão foi tomada pelo juiz Adriano Marcos Laroca, da 12ª Vara da Fazenda Pública, ao acatar ação popular movida contra o Executivo municipal e o prefeito João Doria. Em seu despacho, o juiz considerou que a iniciativa da prefeitura não poderia ter sido adotada sem antes ter sido submetida ao crivo do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) para a devida autorização. No pedido ao juiz, os autores justificam que, ao cobrir de cor cinza obras de grafite espalhadas pela cidade como parte do programa Cidade Limpa (caso do mural da Avenida 23 de Maio), sem “aparente critério técnico”, a prefeitura teria causado irreparável dano paisagístico e cultural. Na liminar, o juíz questi-

Combate: Sistema foi divulgado inicialmente para os servidores da administração pública

Brasília Um sistema disponibilizado em aplicativo de celular torna mais ágil o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e está disponível, gratuitamente, para todas as prefeituras municipais do país. O sistema foi desenvolvido em parceria por pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CoppeUFRJ); pela empresa nascente Lemobs, da Incubadora de Empresas da Coppe; e pelo Ministério do Planejamento. O pesquisador da Coppe Sérgio Rodrigues, coordenador-técnico do sistema, disse que o foco é a questão da agilidade e da confiabilidade da informação. O fato de ser disponibilizado um aplicativo móvel de celular, disponível tanto para

Android como para iOS, torna a operação mais ágil. Ele pode ser acessado também via web. “Qualquer usuário pode, em tempo real, denunciar e coletar [informações de] focos do mosquito”. Uma vez coletada, a informação é repassada diretamente para a Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), que gerencia e monitora as ações de mobilização e combate ao Aedes aegypti. O sistema foi divulgado inicialmente para os servidores da administração pública federal. Dezesseis mil servidores foram selecionados e treinados para identificar onde existem possíveis focos do mosquito, bem como tomar medidas relacionadas à limpeza desses focos. Atualmente, em torno de mil usuários de 300 órgãos utilizam essa ferramenta e são responsáveis por lançar essas infor mações, entre os quais a

Caixa Econômica Federal e o próprio Ministério do Planejamento. No início do projeto, os responsáveis pelo sistema em cada órgão, chamados pontos focais, faziam a vistoria a cada semana e coletavam dados de onde foi encontrado ou não foco do mosquito. “Essa é uma informação riquíssima e confiável para que a Sala Nacional [de Coordenação e Controle] possa tomar as medidas adequadas nos locais onde está havendo maior incidência do mosquito”, disse Rodrigues. Agora, os dados são lançados em tempo real e com georreferenciamento. O sistema está sendo oferecido aos 5.567 municípios brasileiros. Até o momento, três cidades já demonstraram interesse em adotar o sistema: Nova Friburgo (RJ), Recreio (MG) e Jequié (BA). Como a divulgação está sendo feita desde ontem (14), o pesquisa-

dor da Coppe aguarda adesão “em massa” das prefeituras a partir deste mês. Ainda esta semana, ele vai conversar com a Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica do Estado do Rio de Janeiro, com esse objetivo. Embora o aplicativo móvel possa ser utilizado por qualquer pessoa, não há intenção de estender seu uso para os cidadãos comuns, porque uma das premissas básicas do sistema é a confiabilidade da informação. “Quem utiliza hoje esse aplicativo é treinado previamente, porque nós temos uma quantidade limitada de agentes de Saúde no Brasil e estamos privilegiando a informação que seja fidedigna para que os agentes tenham uma ação direcionada. Há, sim, uma estratégia de se pensar em ampliar essa divulgação mas, no momento, a gente está privilegiando essa atividade e a confiabilidade do lançamento dos dados”.

onou a medida afirmando que “é de se pensar se tal ação, sob forte recalque janista, não seria preconceituosa e autoritária, excludente de expressões culturais que buscam justamente a inserção social e a integração de pessoas com realidades ou experiências tão diferentes, princípios ou valores estes que, necessariamente, deveriam nortear as políticas da cultura e do desenvolvimento urbano”. - Também é de se ponderar se, ao invés de excluir e marginalizar jovens de baixa renda pelo aumento da proibição, não seria melhor acolhê-los em programas de desenvolvimento de suas habilidades artísticas, afastando-os do crime organizado - completou o juiz. A prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria de comunicação, informou que irá recorrer da liminar, assim que for notificada. Em sua defesa, o município pretende anexar documentos com os planos de ampliação dos grafites na cidade, além de um programa que prevê o encaminhamento de pichadores à prática das artes de rua.

TJ-SP autoriza polícia a usar gás lacrimogêneo e balas de borracha São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) voltou a autorizar o uso balas de borracha e gás lacrimogêneo pela Polícia Militar em manifestações. A decisão foi proferida em resposta a um recurso apresentado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo contra a suspensão, em outubro de 2016, da decisão que proibia o uso dos artefatos. Na decisão, o presidente do TJ-SP, Paulo Dimas Mascaretti, deter mina que a utilização de balas de borracha e gás lacrimogêneo deve ser restrita a situações excepcionais, quando o protesto perder o caráter pacífico. Para o presidente do TJSP, impedir que a PM utilize esses meios de defesa coloca em risco a ordem, a segurança pública, a vida da população e dos policiais militares. “Sobretudo considerando que em meio a manifestantes ordeiros e bem-intencionados existem outros tantos com objetivos inconfessáveis – black blocs, arruaceiros e ladrões

oportunistas”, argumentou o magistrado.

Procedimentos Apesar da liberação dos artefatos, o governo estadual deverá apresentar projetos definindo parâmetros de atuação da PM durante protestos. Além disso, todos os policiais que acompanham as manifestações deverão estar identificados. E a polícia não poderá restringir tempo ou local de reuniões e manifestações públicas. Pela determinação, os PMs não poderão portar armas de fogo em protestos, “salvo na exclusiva hipótese de legítima defesa própria ou de terceiro para afastar grave risco de morte”. Caso as regras não sejam cumpridas, o governo estadual pode ser multado. Em novembro, o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Maina Kiai, criticou a suspensão da decisão que proibia o uso de balas de borracha e gás lacrimogêneo em protestos e elogiou a elaboração do protocolo para a atuação policial em protestos.


QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

DIÁRIO DO VALE 11

INTERNACIONAL



EUA acusam vice-presidente da Venezuela de tráfico de drogas Tarek El Aissami rejeitou as acusações e novas sanções dos Estados Unidos Divulgação

Washington Os Estados Unidos anunciaram a adoção de uma série de sanções financeiras contra o vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, acusado pelo país de ser traficante de drogas internacional. As informações são da Radio France Internationale. Segundo um comunicado divulgado pelo Tesouro Nacional americano, “as sanções são o resultado de vários anos de investigação que visam importantes traficantes de drogas nos EUA”. De acordo com o texto, as medidas também demonstram que a influência e o poder não protegem aqueles que se envolvem em atividades ilegais”. De acordo com o Tesouro americano, El Aissami “facilitou a distribuição de drogas na Venezuela, controlando os portos ea decolagem de aviões de uma base aérea do país.” O vicepresidente também recebeu propina para facilitar a entrega de carregamento de drogas do cartel liderado pelo venezuelano Walid Makled Garcia, afirmam os membros do órgão americano. El Aissami também está vinculado ao envio de drogas ao cartel de Los Zetas, um dos mais perigosos do México. O vice-presidente, 42 anos, chavista convicto, é um dos dirigentes mais influentes do Partido Socialista Unificado da Venezuela, que está no poder desde 1999. Ele foi nomeado à vice-presidência do país em janeiro. Até agora, El Aissami era visto como o provável sucessor do presidente Nicolás Maduro. Ele foi governador do estado de Aragua, considerado como um dos mais violentos do país, e acusado de ter facilitado a

Compasso de espera

Tareck El Assami: ‘É um reconhecimento da minha condição de revolucionário anti-imperialista’ entrega de passaportes venezuelanos a supostos terroristas.

Cartéis Tareck El Assami também foi ministro da Justiça durante quatro anos, a partir de 2008, durante a presidência de Hugo Chávez. Na época, ficou conhecido pela luta contra os cartéis venezuelanos. Além dele, outro venezuelano está envolvido no caso: o empresário Lopez Bello, acusado de lavar o dinheiro do tráfico de El Aissami. Treze empresas de Bello, baseadas nos EUA, Reino Unido e Panamá, foram incluídas numa lista negra. Ele também é alvo das sanções e foi proibido de realizar transações comerciais nos EUA, além de ter suas contas congeladas. As sanções contra o vice-presidente prometem complicar ainda mais as relações entre Washington e Caracas.

Tarek rebate acusações O vice-presidente da Venezuela, Tarek El Aissami, rejeitou nesta terça-feira as acusações e sanções dos Estados Unidos contra ele por tráfico inter nacional de drogas, classificando-as de “agressão miserável e infame” e pondo fim à trégua que o governo de Nicolás Maduro deu ao presidente americano, Donald Trump. As infor mações são da Agência France-Presse (AFP). “Pessoalmente, recebo esta miserável e infame agressão como um reconhecimento da minha condição de revolucionário anti-imperialista. Venceremos”, escreveu El Aissami no Twitter, respondendo ao anúncio do congelamento dos bens que possa ter em território americano. O empresário José Lopez Bello, acusado de lavar o dinheiro do tráfico de El Aissami, também foi alvo de sanções e proibido de fazer

negócios com qualquer cidadão ou empresa americana. O Departamento do Tesouro dos EUA acusa Aissami de facilitar, proteger e monitorar carregamentos de drogas da Venezuela para o México e os Estados Unidos, enquanto era ministro do Interior (20082012) e governador do estado de Aragua (2012-2017). O vice-presidente considera que a acusação é um ataque contra o governo do presidente Nicolás Maduro, cuja popularidade está abalada por uma grave crise, com escassez aguda de alimentos e medicamentos e uma inflação projetada pelo FMI em 1.660% para 2017. - Essas provocações miseráveis não devem nos distrair da nossa principal tarefa, que é acompanhar @NicolasMaduro na recuperação econômica - acrescentou El Aissami. Mas as autoridades americanas dizem que as san-

China surpreende e condena na ONU teste de míssil da Coreia do Norte Nova York O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou por unanimidade, em reunião de emergência realizada na segunda-feira (13), o teste de um míssil nortecoreano e pediu aos paísesmembros que redobrem os esforços para que as sanções impostas à Coreia do Norte sejam aplicadas. Em nota, o conselho diz “deplorar as atividades de mísseis balísticos da República da Coreia do Norte, que contribuem para o desenvolvimento do sistema de armas nucleares do país e o aumento da tensão”. As informações são da Agência France-Presse (AFP). O texto da ONU também lamenta que o país asiático esteja destinando recursos para esse tipo de atividade, em detrimento das grandes necessidades de seus cidadãos. A surpresa ficou por conta da condenação dos testes norte-coreanos pela China, tradicional aliada do regime de Pyongyang. A China é o maior aliado da Coreia do Norte e destino de 70% das exportações norte-coreanas. Pequim ainda mantém um diálogo importante com os norte-coreanos, mas parece estar perdendo a paciência com a situação. Ontem, por meio do seu porta-voz, o governo chinês condenou os testes e reiterou que eles violam as resoluções da ONU. Pediu que todas as partes envolvidas evitem movimentos que possam aumentar as tensões e disse que todos deveriam “buscar a contenção e

China continua se armando mais rápido do que demais países A China continua se armando mais rápido do que outros países, ao ponto de estar, em algumas áreas militares, “em quase paridade com o Ocidente”, segundo o relatório anual do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (International Institute for Strategic Studies – IISS), organização de pesquisa baseada em Londres. As informações são da Agência France-Presse. “A superioridade tecnológica militar do Ocidente, considerada consolidada, é cada vez mais desafiada”, afirma John Chipman, diretor do IISS,

na apresentação, em Londres, do relatório anual da entidade, que faz referência ao equilíbrio das forças armadas no mundo. Desde 2012, as despesas mundiais com a defesa não pararam de crescer, entre 5% e 6% ao ano. No entanto, globalmente, o nível caiu 0,4% em 2016, principalmente devido a uma redução no Oriente Médio, cuja economia tem sido prejudicada pela queda dos preços do petróleo. A China destinou em 2016 um orçamento de 145 bilhões de dólares para a defesa, mais de um terço dos gastos de todo o continente asiático. Muito longe dos Es-

tados Unidos (US$ 604,5 bilhões), mas à frente da Rússia (com US$ 58,9 bilhões), Arábia Saudita (US$ 56,9) e Reino Unido (US$ 52,2). Depois de criticar por muitos anos os programas armamentistas da antiga União Soviética ou da Rússia, a China “possui agora seus próprios canais de pesquisa, desenvolvimento e construção” de armas, aponta o IISS. Além disso, o país asiático, que também investe maciçamente em navios e submarinos, “começa a vender armas ao exterior”, afirma o diretor Chipman.

manter em conjunto a paz e segurança na região”. O porta-voz chinês afirmou ainda que o seu país vai participar das reuniões na ONU sobre o lançamento dos mísseis com “uma atitude responsável e construtiva”. O Japão e a Coreia do Sul foram os primeiros a se manifestar contra os testes, até porque são os vizinhos mais próximos e, em tese, estariam ao alcance dos mísseis norte-coreanos. Segundo a Yonhap, agência de notícias estatal da Coreia do Sul, os foguetes têm capacidade de atingir alvos a mais de de 2 mil quilômetros, o que poderia afetar cidades como Tóquio, Seul e Hong Kong. Nesta terçafeira (14), o Japão admitiu que novas sanções à Coreia do Norte poderão estar em

cima da mesa e apelou à China para assumir um papel “construtivo” na resposta a mais este teste.

dando para os chineses causavam incertezas para a relação. Trump já havia falado com 18 países, mas não com a China. O telefonema entre as duas partes pode ajudar a quebrar um pouco o gelo. A China recebeu bem o contato e disse que o país está preparado para trabalhar com os Estados Unidos e que a cooperação entre ambos beneficiará todo o mundo. Durante o telefonema, Trump reconheceu a política da “China Única” dos chineses. Para a República Popular da China, Taiwan é parte da China, pois só há uma China. Esta é a posição de todos os países mundo, exceto 21 que ainda reconhecem Taiwan (e não têm relações diplomáticas com a China).

EUA e China O teste norte-coreano também está sendo visto como uma provocação ao recém-empossado governo dos Estados Unidos (EUA) e provocou inúmeras reações pelo mundo. No domingo (12), durante encontro com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o presidente Donald Trump havia dito que os americanos apoiavam 100% de seus aliados japoneses na região. O presidente chinês Xi Jinping recebeu finalmente um telefonema de Trump na semana passada. Os sinais que os EUA vinham

Até agora, Maduro havia voltado suas baterias contra Barack Obama, cujo governo declarou a Venezuela uma ameaça para a segurança dos EUA e decretou sanções contra sete funcionários venezuelanos, os quais são impedidos de voltar àquele país. Mas Maduro tem tratado com cautela o governo Trump, de quem chegou a dizer ser vítima de uma “campanha de ódio”. No entanto, Maduro decidiu que devia entrar em compasso de espera. Trump, por sua vez, referiu-se tangencialmente à Venezuela em sua campanha eleitoral, advertindo que se não fosse eleito, a Suprema Corte poderia transformar os Estados Unidos em algo parecido ao país sul-americano. Mas, segundo a Casa Branca, na segunda-feira Trump expressou ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, num telefonema, sua preocupação com a crise venezuelana. O secretário-executivo da opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, advertiu que o caso El Aissami “poderia comprometer as relações” com “o único país que paga ‘cash’ (em dinheiro) à Venezuela pelo petróleo. Agora dirão que o Departamento do Tesou-

ções “são o resultado de anos de investigação” e não estão vinculadas à nomeação de El Aissami à vicepresidência. Segundo o Departamento do Tesouro dos

ro dos EUA plantou (produziu provas falsas), como eles plantam nos opositores, para fazê-los apodrecer nas prisões do regime”, afirmou o expresidente do Parlamento, o opositor Henry Ramos. El Aissami, um advogado de 42 anos, foi nomeado vice-presidente em 4 de janeiro, após uma ascensão meteórica nas fileiras do chavismo - onde começou como líder estudantil -, e uma notória presença midiática no último ano, sempre ao lado de Maduro. O presidente lhe passou várias de suas atribuições, entre elas expropriar bens e nomear vice-ministros, e o nomeou chefe do chamado “comando antigolpe”, responsável pela recente detenção de meia dúzia de adversários do governo. Maduro assegurou que as acusações recentes dos EUA são “ataques do imperialismo” para desestabilizar a “revolução bolivariana”, fundada pelo falecido líder Hugo Chávez (19992013). O de putado g overnista Pedro Car reño declarou à AFP que os Estados Unidos buscam, com a acusação contra El Aissami, “uma vez mais satanizar, estigmatizar e criminalizar a revolução”.

EUA, El Aissami teria recebido pagamentos do narcotraficante venezuelano Walid Makled e teria ligações com o violento cartel mexicano Los Zetas.

Assessor de Trump renuncia depois de admitir que mentiu Washington Com menos de um mês na Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump enfrenta a primeira crise de gabinete. Michael Flynn, a principal autoridade na área de segurança norte-americana, renunciou, após a divulgação de notícia sobre uma conversa que teve com um embaixador russo nos Estados Unidos, Sergei Kisliak. Trump nomeou o general Joseph Keith Kellogg Jr. interinamente em seu lugar, enquanto inicia os contatos para encontrar um nome definitivo para o posto. A renúncia de Flynn ocorreu depois de notícias de que ele enganou o vicepresidente norte-americano, Mike Pence, e outros funcionários do governo e mentiu sobre o teor de suas conversas com o embaixador da Rússia, antes mesmo de Trump tomar posse. Em carta de demissão, cujo texto foi enviado pela Casa Branca, por email, aos repórteres, Flynn disse que fez vários telefonemas para o embaixador russo durante o período de transição do ex-presidente Barack Obama para Donald Trump. Na carta, ele admitiu que deu “informações incompletas” a Pence sobre essas conversas. Flynn disse a Pence

que não discutiu com autoridades russas as sanções dos Estados Unidos contra a Rússia, aprovadas pelo então presidente Obama nos dias que antecederam a posse de Trump. Essa garantia dada pelo ex-conselheiro de Segurança Nacional levou Pence a defender Flynn em várias entrevistas à televisão. Mas, nesta segunda-feira (13), a imprensa norteamericana noticiou que o Departamento de Justiça advertiu a Casa Branca que Flynn não tinha sido totalmente franco sobre suas conversas com o embaixador russo. Para o Departamento de Justiça, Flynn ficou vulnerável a possíveis chantagens de autoridades russas por não ter contado toda a verdade a Pence. Na carta, Flynn afirmou que fez inúmeros telefonemas a funcionários estrangeiros durante a transição. “Infelizmente, por causa do rápido ritmo dos eventos, inadvertidamente, informei o vice-presidente eleito e outros com dados incompletos sobre meus telefonemas com o embaixador russo”, acrescentou. “Sinceramente, pedi desculpas ao presidente [Trump] e ao vicepresidente [Mike Pence], que aceitaram minhas desculpas”.


12 DIÁRIO DO VALE

ESPORTES



QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Voltaço encara o Cruzeiro no Raulino Jogo promete emoções, pois as duas equipes chegam embaladas após bons resultados no fim de semana Paulo Dimas

Volta Redonda Após três anos sem disputar a Copa do Brasil, o Volta Redonda voltará a jogar a competição nacional nesta quarta-feira (15). Pela frente, o Esquadrão de Aço terá o Cruzeiro, às 21h45, no Estádio Raulino de Oliveira, em partida única, onde só a vitória interessa, já que a derrota ou empate classifica o adversário. Revelado pela equipe mineira e um dos principais nomes na vitória contra o Vasco no último domingo, dia 12, pelo Estadual, o goleiro Douglas destaca que a equipe chega motivada para buscar a vitória e se classificar para a segunda fase. - Vai ser um jogo muito difícil e vamos precisar entrar em campo com o mesmo empenho que tivemos contra o Vasco. O Cruzeiro tem um elenco de muita qualidade, mas precisamos vencer para nos classificarmos. Então, não adianta só nos defendermos para não tomar gol, vamos precisar jogar com inteligência para sair de campo com a vitória. Acredito muito na nossa equipe e tenho certeza que podemos conseguir a classificação– destacou. Esta será a quinta participação do Voltaço na Copa do Brasil. A melhor campanha foi em 2006, quando a equipe chegou às quartas de final da competição, mas acabou eliminada pelo Vasco.

Ingressos promocionais A diretoria do Esquadrão de Aço preparou uma promoção para os seus torcedores. As entradas para a arquibancada estão sendo vendidas a R$ 10 + 1 kg de alimento, que será doado para a Apae-VR (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda). Já as cadeiras sociais estão sendo vendidas a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). A promoção não vale para a torcida visitante, com isso, os ingressos para

Segurança: Douglas Borges vem ganhando destaque com grandes atuações na meta do Voltaço os cruzeirenses estão sendo vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), para a arquibancada, e R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), para as cadeiras sociais. Pelo regulamento, a Raposa tem a vantagem de empatar neste que será o jogo único entre os times. Ao Voltaço, apenas a vitória interessa para poder enfrentar, na etapa seguinte, o São Francisco-PA, que eliminou o Botafogo-PB com um triunfo por 3 a 0. O Cruzeiro tem cem por cento de aproveitamento até aqui na temporada, tendo vencido os dois jogos que fez pela Primeira Liga e os três que disputou pelo

Campeonato Mineiro, incluindo os 4 a 0 sobre o Tupi no fim de semana. Porém, esse fato não chega a animar o técnico Mano Menezes, que admite que para ele a primeira decisão do time no ano será mesmo diante do Volta Redonda, já que se trata de um jogo eliminatório. - Vamos para a primeira decisão do ano, pois não podemos pensar na possibilidade de uma derrota e jogaremos na casa do adversário. Por isso mesmo precisamos estar atentos ao longo dos noventa minutos e trabalhando com a seriedade que o confronto pede disse Mano.

Os cruzeirenses ligaram o sinal de alerta depois da vitória de 1 a 0 do Volta Redonda sobre o Vasco no fim de semana, que manteve o Voltaço vivo na luta por uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. - O jogo contra o Volta Redonda é muito perigoso. Primeiro, logicamente por ser uma partida única e se você estiver em um mau dia pode se despedir de uma competição tida como muito importante dentro do clube, uma prioridade. O Cruzeiro sabe dessa situação, mas se preocupa ainda mais com o Volta Redon-

COPA DO BRASIL

Fluminense tenta manter boa fase em visita ao Globo-RN Ceara-Mirim Líder do Grupo C da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, com 12 pontos e cem por cento de aproveitamento, já classificado para as semifinais, o Fluminense tenta manter a boa fase na Copa do Brasil. A estreia será nesta quarta-feira, às 21h45(de Brasília), quando o time visita o Globo-RN no Estádio Barrettão, em Ceara-Mirim (RN). Pelo regulamento novo da competição, essa etapa é disputada em um jogo único com o Fluminense, dono de melhor posição no Ranking de Clubes da CBF, tendo a vantagem do empate para poder avançar. Mesmo assim existe uma certa preocupação, afinal de contas, uma derrota custaria uma precoce eliminação. - Nós vamos encontrar dificuldades porque o regulamento é diferente. Preferia o anterior, quando a gente podia até perder o primeiro

jogo que tinha a recuperação em casa. Mas não adianta ficar lamentando, ainda mais porque a regra é para todos. Vamos precisar fazer mais uma decisão no meio desta semana e torcer para que o trabalho mais uma vez possa fluir da maneira como vem acontecendo. Respeitamos o Globo e sabemos que eles pensam na classificação assim como a gente. Portanto, vamos a campo pensando em dar o nosso melhor e evitar qualquer tipo de surpresa - disse o técnico Abel Braga. Mas não é apenas o regulamento que preocupa. O Globo está há um ano e cinco meses invicto em seu estádio e montou um bom time para esta temporada, figurando na vice-liderança do Campeonato Potiguar, atrás apenas do ABC. - O nosso adversário não é ingênuo. Muito pelo contrário. É muito forte dentro de casa e está planejando a classificação. O Fluminense tem a noção exta do tama-

nho do problema que tem pela frente, mas nós também sabemos que somos capazes de encontrar mos a melhor solução para este problema - disse o goleiro Júlio César. Em termos de escalação, Abel Braga não quis antecipar muita coisa, mas deve escalar o que tem de melhor à disposição. O goleiro Diego Cavalieri, se recuperando de entorse no tornozelo esquerdo, e o zagueiro Renato Chaves, lutando contra edema no joelho direito, não foram relacionados para que não corram risco de aprofundar a lesão. Pelo lado do Globo, o técnico Luizinho Lopes deu a entender que vai esperar pelo Fluminense. - Vamos atacar, mas sem nos expormos. O Fluminense também vai querer buscar o jogo e temos que encontrar o momento certo de construírmos o resultado, pois uma simples vitória garante a nossa classificação disse Luizinho.

O treinador vai manter a base que vem se destacando no Campeonato Portiguar. O principal destaque do time é o lateral-esquerdo Renatinho Carioca, de 36 anos, revelado nas categorias de base do Botafogo. Quem avançar deste compromisso vai enfrentar na segunda fase da Copa do Brasil o vitorioso do confronto entre Sinop-MT e Salgueiro-PE, que se enfrentam nesta quinta-feira, no Mato Grosso. Os pernambucanos têm a vantagem do empate para avançarem.

GLOBO-RN X FLUMINENSE-RJ Local: Estádio Barrettão, em Ceara-Mirim (RN) Horário: 21h45(de Brasília) Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP) Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) GLOBO: Rafael, Angelo, Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca; Leomir, Denis, Pablo Oliveira e Bismarck; Romarinho e Luizão Técnico: Luizinho Lopes FLUMINENSE: Júlio César, Lucas, Nogueira, Henrique e Léo Pelé; Douglas, Jéferson Orejuela, Gustavo Scarpa, Junior Sornoza e Wellington Silva; Henrique Dourado Técnico: Abel Braga

da, que já mostrou contra o Vasco ter montado um grande time para esta temporada - avisou o meia Robinho. Para este jogo o Cruzeiro pode ter uma novidade em sua escalação. Poupado contra o Tupi por conta de um incômodo muscular, o zagueiro Manoel pode reaparecer entre os titulares, na vaga de Kunty Caicedo. Pelo lado do Volta Redonda, o técnico Cairo Lima se mostra esperançoso em conseguir a classificação. - Vamos trabalhar com o pensamento de conseguirmos a classificação, pois jogaremos em casa e vamos

tentar no impor. O Cruzeiro é um dos grandes clubes do país e com certeza carrega o favoritismo. Porém, o Volta Redonda vai vender caro caso tenha um resultado negativo - disse Cairo.

VOLTA REDONDA X CRUZEIRO Local: Estádio Raulino de Oliveira Horário: 21h45(de Brasília) Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP) Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP) VOLTA REDONDA: Douglas Borges, Henrique, Felipe, Luan e Cristiano; João Cleriston, Marcelo, Diego Souza e Luís Gustavo; David Batista e Pipico Técnico: Cairo Lima CRUZEIRO: Rafael, Ezequiel, Leo, Manoel (Kunty Caicedo) e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Alisson; Arrascaeta e Rafael Sobis Técnico: Mano Menezes

Desafio Mountain Bike XCM acontecerá no domingo em BM Barra Mansa A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, apoiará o Desafio de Barra Mansa de Mountain Bike XCM, no próximo domingo dia 19 do ano em curso, no Distrito de Rialto. As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro (com desconto) www.papa leguas.org.

De acordo com Secretária Municipal Juventude, Esporte Lazer Rose Vilela, “a competição vai movimentar o Distrito com uma expectativa de 300 ciclistas. Este ano o Desafio de Mountain Bike, está sendo realizado pela AKS em conjunto com a Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro que representa a contagem de pontos para o ranking Estadual RJ Classe 3”.

Serviço Horário de largada: 09 horas e 30 minutos Percurso: PRO (54 km) e SPORT (30 km) Categorias por idade: A partir de 13 anos até over 60; Cinco pontos de hidratação Premiação: Medalha para os 250 primeiros colocados; Prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000,00 e brindes.


EM CENA

Poesia na praça

lazer@diariodovale.com.br Sul Fluminense, Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Evento surgiu da necessidade de os jovens terem uma nova oportunidade de se expressarem  Página 4

Fugindo da agitação Folia ou descanso estão entre as opções nos hotéis e fazendas históricas da região do Vale do Café Fotos: Divulgação

Enquanto a temperatura alcança os 40 graus no Rio de Janeiro, os municípios do Vale do Paraíba registram noites frescas com temperaturas entre 22ºC e 23ºC. O clima e a atmosfera são favoráveis para quem quer fugir da tríade multidão, suor e calor inerente à festa do Momo nos cinco dias de Carnaval. Para quem gosta do ritmo em escala mais branda, é possível evitar o engarrafamento rumo ao sambódromo sem deixar de aproveitar o samba. Os municípios de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores têm desfile de seus tradicionais blocos de rua, onde o clima familiar prevalece. Já os hotéis fazenda são favoritos quando a opção é relaxar e aproveitar tudo que o local tem a oferecer. A Fazenda União, em Rio das Flores, integrante do Roteiros do Charme, compõe seu pacote de carnaval com estrutura completa de lazer, gastronomia apurada e festas comemorativas à caráter para as crianças e adultos. A Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, adianta a comemoração e tem pacote pré-carnaval entre os dias 17 e 19, de sexta-feira a sábado, com direito a baile de máscaras e jantar à luz de velas, além de recreação com monitores e atividades pela fazendinha, horta e piscina. As duas fazendas oferecem visita guiada pela casa sede com guia que faz referência ao período em que foram construídas e habitadas, sendo mais uma atração incluída no pacote. Vassouras, conhecida como a Princesinha do Café, oferece um leque de opções de hospedagem para os diferentes graus de animação. O Mara Palace Hotel tem pacote completo de cinco dias com atividades fitness diárias, aulão de samba, festa à fantasia e presença de bateria da escola de samba. Tendo como ponto alto sua localização, o hóspede do Mara fica no centro histórico da cidade e pode conhecer os pontos turísticos a pé. O carnaval no Hotel Santa Amália já é tradicional na cidade e a procura já começa meses antes. O pacote completo de cinco dias tem festa carnavalesca, recreação, hidroginástica e inclui abadá para o bloco da cidade. Quem procura descansar e relaxar durante o feriado tem como opção a Pousada e Apart Vila Hibisco, localizado no coração da cidade, que oferece pacotes de quatro e cinco diárias com café da manhã incluído.

Visitação histórica, artesanato e gastronomia O visitante do Vale do Café pode passear pelos pontos turísticos e combinar com visita às fazendas históricas, que funcionam para visitação normalmente durante o carnaval. Em Vassouras, as Fazendas Cachoeira Grande, que pertenceu ao Barão de Vassouras e também oferece tour pelo museu de carros antigos, abre nos dias

24, 26, 27 e 28 de fevereiro, às 15h. A Santa Eufrásia, única fazenda privada tombada pelo Iphan, estará aberta diariamente, com visitação uma vez por dia, às 10h ou 14h. A Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, irá receber nos dias 24, 25 e 27, com visita às 11h e 15h. Nos dias 26 e 28 funcionará apenas para visitação em grupo. Próxima à Fazenda do Paraízo está a Florart, loja que reúne a produção dos artesãos locais feitos de taboa, tecido e materiais reaproveitados. Na Florart as artesãs disponibilizam objetos coloridos e bordados que retratam o carnaval no interior. A gastronomia também se adequa à festividade com iguarias que remetem à alegria do carnaval sem a necessidade de estar na avenida. O Restaurante Manequinho, em Piraí, tem no menu a Tilápia Tropicália, que mescla mousseline de banana, maracujá e curry ao filé crocante do peixe e a Tilápia Recheada com Molho de Maracujá, indicada para a estação, que serve o filé com arroz de espinafre e molho cítrico. Em Rio das Flores é possível degustar uma das cachaças mais reverenciadas da região. O alambique da Cachaça Werneck, que recebeu diversas medalhas pelo Concurso Mundial de Bruxelas, fica aberto à visitação, permitindo que se conheça toda a produção da bebida de alto padrão, disponível nos tipos tradicional, prata e ouro. As visitas acontecem todos os dias, com agendamento.

Flores e orgânicos nas fazendas históricas Como grande produtora do grão no século XIX, a região do Vale do Café é referência no turismo histórico rural. Aos visitantes do período, além das visitações, elas oferecem atividades agregadas, trazendo novidades ao passeio. A Fazenda Vista Alegre, em Valença, além de funcionar como guest-house, hospedagem em clima intimista que inclui café da manhã, estará aberta a visitação durante todo o período, sempre às 11h e 15h. Durante o verão, os visitantes terão a oportunidade de deixar suas raízes no lugar: pode-se plantar um lírio da paz no jardim como forma de perpetuar seu vínculo e desejar seu retorno à região. Colocar a mão na terra, além de aprender sobre história do Brasil é a experiência oferecida pela Fazenda Alliança, que se destaca pelo desenvolvimento de produtos orgânicos certificados. Além da visita histórica ao circuito do café, o visitante pode escolher o que quiser da horta e pomar no sistema “colha e pague”. O guia também irá explicar sobre os benefícios do consumo de alimentos sem agrotóxico e a respeito das PANCs, plantas alimentícias não convencionais, que abrem um universo de novas possibilidades para alimentação com itens produzidos localmente.

SERVIÇO Para todos os gostos: Cidades da região têm opções de folia, tranquilidade, gastronomia e descanso

Mais informações pelos telefones (21) 98442-8421 / (21) 2553-0414.


CADERNO LAZER

2 DIÁRIO DO VALE 

QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

CIRCUITO *** A programação dos cinemas, exposições, teatro e música são fornecidos pelos realizadores dos eventos, e pode sofrer alterações. *** Até o fechamento desta edição o Cine A, Shopping PátioMix Resende e o Cine 9 de Abril em Volta Redonda não haviam divulgado suas programações.

Estreia

A Criada De Park Chan-Wook. Com Kim MinHee, Kim Tae-Ri, Ha Jung-Woo. DRAMA, ROMANCE, SUSPENSE Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko. Cine Gacemss, em Volta Redonda – sessão às 18h30. Telefone (24) 3343-3033. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (««« e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (««««), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” («««).

Cinquenta Tons Mais Escuros De James Foley. Com Dakota Johnson, Jamie Dornan, Bella Heathcote. DRAMA, ERÓTICO - Adaptação do segundo livro da trilogia de E. L. James iniciada em Cinquenta Tons de Cinza (2015). Incomodada com os hábitos e atitudes de Christian Grey (Jamie Dornan), Anastasia (Dakota Johnson) decide terminar o relacionamento e focar no desenvolvimento de sua carreira. O desejo, porém, fala mais alto e ela logo volta aos jogos sexuais do conturbado empresário. Cine Show Volta Redonda – Sala 2, sessões às 14h15, 16h35 e 19h, dublado. Sessão às 21h20, legendado. Sala 3, sessão às 19h10, legendado. Sessão às 21h30, dublado. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Barra Mansa – Sala 1, sessões às 14h, 16h20, 18h45 e 21h05, dublado. Telefone (24) 3323-1097. Cine Show Resende – Sala 1, sessão às 18h50, legendado. Sessão às 21h10, dublado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Agulhas Negras, em Resende – Sala 1, sessões às 14h15, 16h35 e 19h, dublado. Sessão às 21h20, legendado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 2, sessões às 14h15, 16h35 e 19h, dublado. Sessão às 21h20, legendado. Sala 4, sessões às 19h10 e 21h30, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 1, sessões às 14h, 16h20, 18h45 e 21h05, dublado. Cine Glória Valença – sessões às 16h30, 19h e 21h30, dublado. Telefone (24) 2453-3040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (« e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” («), “Omelete” (««««), “Rubens Ewald” («), “Veja” («).

LEGO Batman: O Filme De Chris McKay. Com Will Arnett, Zach Galifianakis, Michael Cera.

Divulgação

ANIMAÇÃO - Extremamente egocêntrico, Batman leva uma vida solitária como o herói de Gotham City. Apesar disto, ele curte bastante o posto de celebridade e o fato de sempre ser chamado pela polícia quando surge algum problema - que ele, inevitavelmente, resolve. Quando o comissário Gordon se aposenta, quem assume em seu lugar é sua filha Barbara Gordon, que deseja implementar alguns métodos de eficiência de forma que a polícia não seja tão dependente do Batman. O herói, é claro, não gosta da ideia, por mais que sinta uma forte atração por Barbara. Paralelamente, o Coringa elabora um plano contra o HomemMorcego motivado pelo fato de que ele não o reconhece como seu maior arquinimigo. Cine Show Volta Redonda – Sala 1, sessões às 16h20, 18h40 e 21h, dublado. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Barra Mansa – Sala 2, sessões às 14h40, 16h50 e 19h, dublado. Telefone (24) 33231097. Cine Show Agulhas Negras, em Resende – Sala 2, sessões às 16h20, 18h40 e 21h, dublado. Telefone (24) 33546224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 1, sessões às 16h20, 18h40 e 21h, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 2, sessões às 14h30, 16h40 e 18h55, dublado. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (««« e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” («««), “Omelete” (««««), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” («««).

Continuação

Elle De Paul Verhoeven. Com Isabelle Huppert, Laurent Lafitte, Anne Consigny. SUSPENSE - Michèle (Isabelle Huppert) é a executiva-chefe de uma empresa de videogames, a qual administra do mesmo jeito que administra sua vida amorosa e sentimental: com mão de ferro, organizando tudo de maneira precisa e ordenada. Sua rotina é quebrada quando ela é atacada por um desconhecido, dentro de sua própria casa. No entanto, ela decide não deixar que isso a abale. O problema é que o agressor misterioso ainda não desistiu dela. Cine Gacemss, em Volta Redonda – sessão às 21h. Telefone (24) 3343-3033. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (««««), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (««), “Omelete” («««««), “Rubens Ewald” («««««), “Veja” (««««).

Minha Mãe é uma Peça 2 De César Rodrigues. Com Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier. Filme nacional. COMÉDIA - Dona Hermínia (Paulo Gustavo) está de volta, desta vez rica, pois passou a apresentar um bem-sucedido programa de TV. Porém, a personagem superprotetora vai ter que lidar com o ninho vazio, afinal Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) resolvem criar asas e sair de casa. Para balancear, Garib (Bruno Bebianno), o primogênito, chega com o neto. E ela também vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena (Patricya Travassos), a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York. Cine Show Volta Redonda – Sala 3, sessão às 17h20. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Resende – Sala 2, sessão às 17h25. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 4, sessão às 17h20. Telefone (24) 3367-2013. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (««« e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” («««), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (««).

Moana - Um Mar de Aventuras De John Musker, Ron Clements. Com Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Alan Tudyk. Filme 2D e 3D.

* ‘Carnaval em Revista’ – A exposição apresenta 17 capas de revistas tradicionais que fizeram a cobertura do carnaval entre as décadas de 1950 e 1980, como Manchete, Fatos & Fotos, Gente, e O Cruzeiro. A mostra está no Museu da Imagem e do Som de Resende, no andar térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, no Centro Histórico da cidade, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, até dia 24 de fevereiro. * ‘Louvado a Maria no Tricentenário’ - No ensejo das comemorações dos 300 anos de devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a prefeitura de Angra dos Reis, através da secretaria executiva de Cultura e Patrimônio, apresenta a exposição ‘Louvado a Maria no Tricentenário – Nossa Senhora da Conceição Aparecida – 300 anos de devoção’. A exposição poderá ser conferida até o dia 30 de abril. O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9h ao meio dia e das 14h às 17h, no Largo da Lapa, Rua Dr. Bastos, s/nº - Centro, Angra dos Reis.

Nacional ‘TOC - Transtornada Obsessiva Compulsiva’, com Tatá Werneck, está sendo exibido em Resende e Angra dos Reis Kika K (Tatá Werneck) é uma atriz que está em novelas, campanhas publicitárias e é idolatrada por milhões de fãs. Mas por trás das aparências, está em crise com sua vida pessoal e profissional, enquanto precisa lidar com as limitações de seu Transtorno Obsessivo Compulsivo. Kika se depara com Felipão, um fã obsessivo (Luis Lobianco), um namorado galã sem noção (Bruno Gagliasso) e os compromissos profissionais marcados pela exigente empresária (Vera Holtz).

ANIMAÇÃO, FAMÍLIA, AVENTURA - Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo. Cine Glória Valença – sessão às 17h, dublado. Telefone (24) 2453-3040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” («««« e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” («««« e meia), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” («««««), “Rubens Ewald” («««), “Veja” (Sem avaliação).

O Chamado 3 De F. Javier Gutiérrez. Com Matilda Lutz, Alex Roe, Vincent D’Onofrio. TERROR - Julia (Matilda Anna Ingrid Lutz) fica preocupada quando seu namorado, Holt (Alex Roe), começa a explorar a lenda urbana sobre um vídeo misterioso. Lenda esta que diz que quem assiste morre depois de sete dias. Ela se sacrifica para salvar seu namorado e acaba fazendo uma descoberta terrível: há um “filme dentro do filme” que ninguém nunca viu antes. Cine Show Volta Redonda – Sala 4, sessões às 14h35, 18h55 e 21h05, dublado. Telefone (24) 33425604. Cine Show Barra Mansa – Sala 2, sessão às 21h10, dublado. Telefone (24) 3323-1097. Cine Show Resende – Sala 2, sessões às 15h20, 19h10 e 21h15, dublado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 3, sessões às 19h15 e 21h25, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 2, sessão às 21h10, dublado. Cine Glória Valença – sessão às

21h40, dublado. Telefone (24) 24533040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (««), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (««), “Omelete” («), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Passageiros De Morten Tyldum. Com Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen. Filme 3D. FICÇÃO CIENTÍFICA, ROMANCE, AÇÃO - Durante uma viagem de rotina no espaço, dois passageiros são despertados 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo. Cine Show Angra dos Reis – Sala 3, sessão às 14h40, dublado. Telefone (24) 3367-2013. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (««), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” («««), “Omelete” (««), “Rubens Ewald” («««), “Veja” («««).

Resident Evil 6: O Capítulo Final De Paul W.S. Anderson. Com Milla Jovovich, Ali Larter, Iain Glen. AÇÃO, TERROR - Sobrevivente do massacre zumbi, Alice (Milla Jovovich) retorna para onde o pesadelo começou, Raccoon City, onde a Umbrella Corporation reúne suas forças para um ataque final contra os remanescentes do apocalipse. Para vencer a dura batalha final e salvar a raça hu-

HOJE NA TV  05:00 06:00 07:30 08:50 10:08 10:50 12:00 12:47 13:20 13:58 15:13 16:53 17:52 18:25 19:11 19:31 20:30 20:54 21:45 23:45 00:08 00:45 01:32 03:14

Band  06:00 06:30 07:30 08:00 09:10 10:10 11:00 12:30 14:00 15:00 16:00 16:45 17:15 19:34 20:45 21:30 22:22 22:30 00:00 00:55 00:58 01:00 02:35 03:00

TV RIO SUL Hora Um Bom Dia RJ Bom Dia Brasil Mais Você Bem Estar Encontro com Fátima Bernardes RJTV 1ª Edição Globo Esporte Jornal Hoje Vídeo Show Sessão da Tarde Um Príncipe em Minha Vida Vale a Pena Ver de Novo Cheias de Charme Malhação: Pro Dia Nascer Feliz Sol Nascente RJTV 2ª Edição Rock Story Jornal Nacional A Lei do Amor Futebol Big Brother Brasil Jornal da Globo Lendas do Amanhã Corujão – Obsessiva Corujão – Deus É Brasileiro

BAND Gerando Vencedores Jornal Bandnews Posso Crer no Amanhã Café com Jornal - Edição Brasil Dia Dia Os Simpsons Jogo Aberto Os Donos da Bola Programação não definida Game Phone Band Folia 2017 - Boletim Jornal do Rio Liga dos Campeões da UEFA Jornal da Band Ezel Show da Fé Band Folia 2017 - Boletim Cine Band Jornal da Noite Que Fim Levou? Bandeira Verde – Boletim O Melhor da Liga Vídeos Incríveis Igreja Universal

 06:00 07:00 07:30 08:30 10:30 11:45 12:50 13:15 14:45 15:45 16:45 17:45 18:30 19:20 19:45 20:30 21:30 22:15 22:45 00:30 01:30

SBT SBT Notícias SBT Rio Manhã SBT Notícias Mundo Disney Bom Dia & Cia SBT Rio SBT Esporte Rio Clube do Chaves Fofocalizando Casos de Família Rubi Querida Inimiga O Que A Vida Me Roubou SBT Cidade SBT Brasil Carinha de Anjo Chiquititas Pra Ganhar É Só Rodar Programa do Ratinho The Noite com Danilo Gentili SBT Notícias

Record  RECORD 06:30 07:28 08:55 10:00 12:00 14:45 15:45

Balanço Geral Manhã RJ No Ar Fala Brasil Hoje Em Dia Balanço Geral RJ Amor e Intrigas Vidas em Jogo

mana, a heroína recruta velhos e novos amigos. Cine Show Volta Redonda – Sala 3, sessão às 15h10, dublado. Sala 4, sessão às 16h40, dublado. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Resende – Sala 1, sessões às 16h35, dublado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 3, sessão às 17h, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Glória Valença – sessão às 19h15, dublado. Telefone (24) 2453-3040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” («« e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (««), “Omelete” (««««), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (««).

TOC - Transtornada Obsessiva Compulsiva De Paulinho Caruso, Teo Poppovick. Com Tatá Werneck, Bruno Gagliasso, Vera Holtz. Filme nacional. COMÉDIA - Kika K (Tatá Werneck) é uma atriz que está em novelas, campanhas publicitárias e é idolatrada por milhões de fãs. Mas por trás das aparências, está em crise com sua vida pessoal e profissional, enquanto precisa lidar com as limitações de seu Transtorno Obsessivo Compulsivo. Kika se depara com Felipão, um fã obsessivo (Luis Lobianco), um namorado galã sem noção (Bruno Gagliasso) e os compromissos profissionais marcados pela exigente empresária (Vera Holtz). Cine Show Resende – Sala 1, sessão às 14h30. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 4, sessão às 15h10. Telefone (24) 3367-2013. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (««««), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” («««), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” («««).

* ‘Meu Coração é Mantiqueira’ - O Centro Cultural Visconde de Mauá e a Pro-Fundação-Mantiqueira apresentam a coletiva de bordados e aquarelas de Nivea Leite. Os trabalhos podem ser conferidos no Centro Cultural Visconde de Mauá aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, até dia 12 de março de 2017. O local abre também durante a semana para as visitas guiadas escolares, previamente agendadas. Mais informações pelo e-mail (maua.centrocultural@gmail.com). * ‘Novos Ventos Sobre a Serra – Arte Viva em Resende’ – A exposição é composta por desenhos, pinturas, performances, vídeos e fotos que marcaram o processo de produção dos artistas convidados. Os trabalhos estão no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende e podem ser conferidos até dia 3 de março, de segunda a sextafeira, das 12h às 18h. O MAM fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, Centro Histórico. * ‘Tr3s e Uma’ – A exposição reúne os artistas David Pedrosa, Júlio Garcia, Raphael Abbott e Rafaela Maia e conta com grafite, caricatura e muralismo. Os trabalhos podem ser conferidos até o mês de março na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, na Rua do Comércio, s/nº, no Centro de Angra dos Reis. A entrada é gratuita e o espaço abre ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 16h; e domingo, das 9h às 14h. * ‘Verde Oliva’ – A exposição com fotos de Pedro Luz pode ser conferida no Foyer do Teatro Acadêmico da Academia Militar das Agulhas Negras, na Rodovia Presidente Dutra, Km 306, Penedo, Itatiaia. Os trabalhos ficarão expostos até dia 31 de março. Mais informações pelo e-mail (fotografia@pedroluz.com.br). * ‘História de São João Marcos’ - A Casa da Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal apresenta a mostra permanente, que reúne fotos e relatos de antigos moradores sobre a primeira cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1939. Pode ser vista na Sala José Joaquim de Moraes Penna (Praça Fagundes Varela, Centro, Rio Claro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. * ‘Retratos do Jongo’ – A exposição dos fotógrafos Carlos Augusto e Carla Godinho, pode ser conferida no Ponto de Cultura do Jongo de Pinheiral, na Rua Bulhões de Carvalhos, nº 146, Centro. As visitas devem ser agendadas pelo email (creasfjongopinheiral@ig.com.br). Mais informações pelo telefone (24) 97401-9776.

HORÓSCOPO 16:30 18:00 19:30 20:40 21:40 22:30 00:15 01:15 02:00

Cidade Alerta Cidade Alerta Rio Escrava Isaura A Terra Prometida Jornal da Record Gugu CSI Nova Iorque Fala Que Eu Te Escuto Programação IURD

RedeTV!  REDE TV! 05:00 08:30 09:00 09:30 10:00 12:00 15:00 17:00 18:00 18:05 19:15 20:30 21:30 22:30 00:00 00:30 01:30 02:00 03:00

Igreja Internacional da Graça de Deus AmericaShop Te Peguei Tá Sabendo? Melhor Pra Você Igreja Universal do Reino de Deus A Tarde é Sua Igreja Universal do Reino de Deus Te Peguei Master Game RedeTV News Igreja Internacional da Graça de Deus TV Fama Super Pop Leitura Dinâmica Programa Amaury Jr Viagem Cultural Igreja Universal do Reino de Deus Igreja da Graça no Seu Lar

* Programação fornecida pelas emissoras, sujeita a alterações.

Áries - (21-3 a 204) - As novas amizades que tem feito ultimamente, hoje se apresentarão de forma agradável e benéfica para você. Por outro lado, deve dar mais atenção aos familiares, a pessoa amada, e até mesmo aos menos afortunados. Touro - (21-4 a 20-5) - Influência astral inclinará você às mudanças em negócios, de emprego ou até mesmo de residência. O aumento de sua popularidade será evidente, apesar de alguns reveses ou queda. Excelente ao amor e diversões. Gêmeos - (21-5 a 20-6) - Tendência aos excessos de prazer, aos amores extraconjugais. Evite tais coisas para não ser prejudicado de um momento para o outro. Elevação de personalidade e das chances gerais. O seu horóscopo de hoje, revela uma tendência a você procurar relacionamentos clandestinos, omitindo a verdade para conseguir o que deseja nesse sentido. Câncer - (21-6 a 227) - Bom período para solicitar a casa própria em um órgão competente do governo, se ainda não a tem. Sucesso nos transportes. Harmonia familiar e êxito sentimental e amoroso. Por outro lado, o seu grande desprendimento pessoal, faz com que as pessoas acreditem mais em você. Cuide-se para não enganar ninguém.

CADERNO

Lazer&Cia lazer@diariodovale.com.br

Leão - (23-7 a 22-8) Ótimo ao amor e as questões de dinheiro. Este período corresponde a um anseio de você querer controlar todos os ambientes em que estiver, ou mesmo manter o seu poder de decisão sobre todas as pessoas que entrar em contato. Virgem - (23-8 a 22-9) - Vontade de crescer. Esta benéfica influencia atingirá diretamente sua capacidade mental, dando mais disposição para entabular e pensar nas novas empresas e especulações que pretende realizar. Favorável à loteria e a sorteios. No trabalho, desenvolva de modo ordenado toda a sua rotina. Libra - (23-9 a 22-10) - Muita atividade física e mental você empregará neste período. Mas no final, sairá vencedor. Os meios de comunicações, transportes estão favorecidos. Contudo, evite desavenças na vida familiar e amorosa. Mantenha acalma. Escorpião - (23-10 a 2111) - Deverá neste dia, tomar uma atitude firme quanto aos negócio e ser mais constante em seus projetos e no trabalho. Êxito nos jogos, sorteios e na loteria. Momento em que terá muito sucesso ao tratar com autoridades civis e na solução de seus problemas profissionais, financeiros e pessoais. Sagitário - (22-11 a 21-12) - Muito bom dia para fazer novas experiências científicas ou psíquicas, para assinatura de contratos e para as diversões, prazer

e a vida sentimental e amorosa. Pode iniciar longas viagens, o fluxo favorece. Quanto à parte amorosa, evite atropelos e aguarde outra oportunidade. Pode viajar a negócios que será bem sucedido. Capricórnio - (2212 a 20-1) - Mantenha-se calmo ao invés de ficar nervoso e inquieto por qualquer coisa que possa não lhe agradar. Saiba, que você está vivendo uma fase positiva. Deverá evitar quaisquer ações vis. Você vai querer escapar de modo negativo dos seus afazeres domésticos. Aquário - (21-1 a 192) - Muito bom dia para fazer novas experiências científicas ou psíquicas, para a assinatura de contratos e as diversões, prazer e a vida sentimental e amorosa. Momento favorável para as diversões. Se você ainda não encontrou alguém que o faça se sentir apoiado [a], não desista. Os astros estão a seu favor, e vão ajudá-lo nesse encontro. Peixes - (20-2 a 203) - Espetacular influência astral para o seu signo. Forte magnetismo pessoal, o que contribuirá para o seu sucesso, junto às altas personalidades. O êxito financeiro será óbvio e conseguirá obter o que pretende. Você está vivendo situações em que está exposto demais, e não gostaria de ficar nesta situação.

EXPEDIENTE Editado pela Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. CNPJ 07.506.590/0001-78 Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói Volta Redonda - RJ - Cep 27283-370 - Tel: (24) 3348-1643 - 3347-3182


Mário Sérgio

QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

CADERNO LAZER

DIÁRIO DO VALE 3 

Faltam

2

dias para o Carná Folia

www.diariodovale.com.br/noticias/mario-sergio mariosergio@diariodovale.com.br

TÚNEL

DO

*O Governo português cria a Comissão para o Estudo da Reforma Ortográfica (1911). *Fundação do Instituto de Engenharia em São Paulo (1917). *Primeira sessão do Tribunal Permanente de Justiça Internacional, precursor do Tribunal Penal Internacional (1922). *Morre Paulo de Frontin, político e engenheiro brasileiro (1933). *Segunda Guerra Mundial: Rendição das forças britânicas, australianas e indianas em Singapura perante o cerco

TEMPO

do exército imperial japonês (1942). *Conferência de Zurique, que determina a independência de Chipre (1959). *Morre Nat King Cole, cantor estadunidense (1965). *Reino Unido e Irlanda adotam a divisão monetária decimal (1971). *Morre Milton Moraes, ator brasileiro (1993). *Tropas russas começam a retirada da Chechênia (Tchetchênia) (2001). *O site de vídeos YouTube é criado (2005). *Na Bélgica, o acidente ferroviário de Halle, provoca cerca de 20 mortes (2010). Fotos: Divulgação

A pastora Virginia Estevão, estará hoje à noite, realizando palestra na Associação Comercial de Volta Redonda

Sheila Pedron (aniversariante do dia)

Néia Teixeira (aniversariante do dia) com seus amores Jorge Amado e Luma Teixeira Dias

Zig-Zag

*As redes sociais não só prejudicam namoros, como também podem acabar com seu primeiro encontro. *Pelo menos é o que diz o estudo “Singles in America”, do site de relac i o n a m e n t o s “Match.com” realizado há três anos. *A pesquisa, realizada com mais de cinco mil solteiros e 1095 pessoas casadas, descobriu que 48% das mulheres pesquisam seus pretendentes no Facebook antes do primeiro encontro, e podem cancelá-lo de acordo com o que encontrarem. *Isso não é exclusividade do sexo feminino: 38% dos homens também recorrem a rede social, apesar de quase a metade deles acharem o comportamento inaceitável. *O estudo revelou também que 49% das entrevistadas, contra 27% dos participantes masculinos, cancelaria o encontro por conta de posts no Facebook. *O site foi além, e investigou também o peso da aparência na rede social: 27% dos homens disseram que limpam o mural antes de aceitar o pedido de alguma pretendente, para melhorar a imagem que passam. *Continua aumentando o número de confirmações de presenças para o Carná Folia que estarei realizando nesta sexta-feira, nos elegantes salões do tradicional Hotel Bela Vista: a médica otorrinolaringologista e plástica facial, Iramaia Pifano e o namorado Jessé de Hollanda Cordeiro Júnior; a colunista Maria Emília os empresários Mario LaGatta e Vanessa La-Gatta, Viviane Lacerda, Diego Gomes e Rodner; os empresários Pedro Alexandre Cople Pereira e Ceres Caetano Cavalcanti; Davi Costa; Barbara Sant’Anna e o advogado Daniel Souza, os empresários Angélica Lessa e José Carlos Nascimento, Rosane Souza e Gilberto; a jornalista Angélica Leal, o colunista social Fábio Soares, a fisioterapeuta Célia Escobar e o empresário Luiz Cláudio Escobar; a estilista Mary a rigor, Lurdes Guerra, o vereador de Barra Mansa, Elias da Corbama, com suas irmãs Alessandra Romeiro e Adriana Romeiro, seguida de mais e muito mais. *O Carná Folia, é a oportunidade das pessoas se reunirem no maior alto astral, num reencontro onde a maioria estava de férias. *Além do excelente serviço de buffet, assinatura da FJ Festas e Eventos, participação especial com Guerra e sua Banda. Imperdível. *Convites antecipados na Stileto e Barra Jóias. *Em tempo: Acontece pela manhã, a partir das 9h30m, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda, o ‘Café com Negócios’. *O encontro que reunirá profissionais do setor, servirá para apresentar o ‘Expo & Decora’.

Sala Vip *Será hoje às 19h30, que a Pastora Virgínia Estevão, pela quarta vez visita Volta Redonda. *Vem com a missão de Ministrar a cura interior através do Espírito Santo e estimular o crescimento espiritual daqueles que querem ter um relacionamento profundo com Deus. *Ela estará realizando este importante recado a todos que desejarem, na Associação Comercial de Volta Redonda. Entrada franca. *O advogado Paulo Pançardes e Lúcia Pançardes, acabam de completar 53 anos de felicíssimo casamento. *É claro, que a família

Dr. José Antônio Siqueira Psicólogo - Fonoaudiologo CRP 10148

CRFa. 8807

"Dê um novo sentido à sua vida" CONVÊNIOS: CAPS, Banco do Brasil, Petrobrás, CAARJ, Saúde Bradesco e Medservice

Novo Endereço

BARRA MANSA

VOLTA REDONDA

Av. Domingos Mariano, nº83 Sl 804 Ed. Vila Lobos - Centro

Rua 25 A, nº23 - Sala 615, Ed. CBS - Centro

Tel: (24) 8803-1243

não deixou a data passar sem uma grande comemoração. *Aniversariantes do Dia: Vinicius Belo; o restauranteur Fábio Hott; a advogada Luciana Amaral; o médico Hiroshi Matsuda Filho; Daniel Botelho Porto; o empresário Maurílio Marcelino; Carlos Henrique (Dyguita); Fernanda Franco; André Selvatti Nunes; Fernanda Franco; Julineri Gomes Santos; Alexandra Copi; Renê Rosa; Maria das Graças Mostacada; Olavo Almeida; Raquel Pacheco Rodrigues; Ana Rosa Pereira; Sidnéia de Jesus Teixeira; Juliana Farias; Emiliana Casagrande; Marco Carva-

lho; René Rosa; Karine Simões Azevedo; Néia Jesus Teixeira. *Também a realizadora de eventos, Sheila Pedron troca de idade hoje, ganha os primeiros abraços de seu amado, Luiz Alber to Leite e das filhas Sarah e Lara Pedron. *Néia Jesus Teixeira, desper tando de nova idade. Os primeiros abraços de Jorge Amado e da filha Luma Teixeira Dias. *Recebe muitas homenagens, e as comemorações continuam, no Carná Folia, quando estarão com um grande grupo.

Psicoterapia Reichiana Integração Mente & Corpo Maria Isabel A. Soares CRP 05/21711

Av. Paulo de Frotim, 590 sl 901 - Ed. Plaza Business Center Aterrado - Volta Redonda

Tel: (24) 3344-0375


CADERNO LAZER

4 DIÁRIO DO VALE 

QUARTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Poesia na praça Evento surgiu da necessidade de os jovens terem uma nova oportunidade de se expressarem A Praça do Pam, Centro de Angra dos Reis, recebeu no final do mês de janeiro a segunda edição do “Slam Consciência”, um evento do tipo “Poetry Slam”, ou seja, poetas e poetisas recitam seus trabalhos autorais. Os concorrentes são avaliados por um júri formado por cinco pessoas da plateia que dão notas de 0 a 10, onde a maior e a menor nota são retiradas. Após a soma das notas restantes o poeta ou poetisa com a maior nota vence o Slam. Em todas as edições, além do momento de poesia (slam), ocorre também palestras de temas atuais. O tema da primeira edição foi “feminismo” e o da segunda edição foi “acessibilidade”. Os eventos acontecem uma vez por mês, sempre no primeiro domingo do mês. Segundo os organizadores, o campeão ou campeã do slam recebe um prêmio simbólico. De acordo com João Carlos dos Santos, a segunda edição foi legal. “Tivemos quatro participantes no slam, e a campeã foi a Lais Pimentel. Tivemos também uma palestra com o Matheus Marinho sobre o tema acessibilidade”. Quando perguntado sobre a próxima edição João disse que as expectativas para a terceira edição são as melhores possíveis, pois o tema da palestra será algo atual e polêmico. O evento surgiu da necessidade de os jovens terem uma nova oportunidade de se expressarem. “É bacana, pois os jovens assistem a uma palestra de algum tema atual e ao final podem opinar ou fazer perguntas ao palestrante”. O público das primeiras edições ficou em torno de 50 pessoas. Ao ser perguntado sobre a falta de luz o coordenador disse que tanto a primeira quanto a segunda edição foram feitas no escuro, pois as lâmpadas da praça não estão acendendo. “Comuniquei ao atual secretário de Cultura, João Willy, sobre essa falta de luz, mas até o momento nada foi feito. Esperamos que esse problema de iluminação pública possa ser resolvido o quanto antes, pois no mês de março faremos nossa terceira edição”. Sucesso e vida longa ao evento!

ação Fotos: Divulg

Reflexão e questionamentos sobre o teatro Fotos:Divulgação

‘O que Se Leva da Vida’: Peça tem 60 minutos de duração e tem classificação indicativa de 10 anos O Coletivo Diletante, núcleo de artistas angrenses coordenados por Bruno Carlos, ator e diretor do espetáculo, voltará em cartaz com “O que se leva da Vida”. A peça, que realizou algumas apresentações ano passado, volta em cartaz no dia 18 de fevereiro (sábado), com duas sessões, no Centro Cultural Theophilo Massad. A primeira sessão será às 18h e segunda às 20h. O valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia e antecipado). Os ingressos podem ser adquiridos online até dia 17 através do site (https:// www.sympla.com.br/espetaculo-o-que-seleva-da-vida__116434) e haverá ainda venda no dia do evento, uma hora antes de

cada apresentação. “O que Se Leva da Vida” é o primeiro espetáculo do Coletivo Diletante que a partir de jogos e exercícios teatrais busca contar histórias dentro da temática da vida, utilizando situações simples do cotidiano, e usando de dramaturgias consagradas como a “A barca do inferno” - Gil Vicente, “Paixão” - Adriana Falcão, “A máquina” - João Falcão, “Estragou a TV” - Luiz Fernando Veríssimo e “Alice no País das Maravilhas” - Lewis Carroll. Propondo um novo olhar sobre esses textos o grupo busca uma reflexão e questionamento sobre o teatro. A peça tem 60 minutos e tem classificação indicativa de 10 anos.

Fica técnica Elenco: Fernando Messias, Gabriel Vasconcelos, Jamile Lisboa, Matheus Assis, Julia Melo, Juliette Lima, Paloma Amorim, Bruno Carlos Gênero: Comédia Técnica: Brenda Rodrigues, Ariadna Santos Direção: Bruno Carlos a vez acontecem um s to en Ev ’: ia nc mingo do mês ‘Slam Consciê e no primeiro do pr m se , ês m r po

Texto e adaptação: Coletivo Diletante, Bruno Carlos Preparação corporal: Alessandra Lemos Levantamento teórico: Alexandre Francisco Criação de luz: Gustavo Valente

Serviço A peça será apresentada na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, Centro Cultural Theophilo Massad, Centro

FOLIA

RIO

Blocos do Rio de Janeiro pregam a inclusão no Carnaval de 2017

Escolas interculturais já atenderam 950 alunos

O Carnaval ainda não foi aberto oficialmente, mas os blocos já vêm fazendo há vários dias a alegria dos foliões, em distintos bairros do Rio de Janeiro. Alguns blocos, porém, apresentam características peculiares, porque têm como objetivo comum a inclusão. As informações são da Agência Brasil. Formado principalmente por pessoas com deficiência, o Bloco Eficiente saiu no último dia 12, na Praça Paris, centro do Rio, pelo quarto ano consecutivo. O bloco foi fundado por Bruna Saldanha, mãe de Isabel, de 8 anos, e de Artur, de 3 anos, que nasceram com paralisia cerebral devido a problemas no parto, e Morena, de 3 meses, nascida por cesárea e sem problemas de saúde. A médica Sandra Martins, que trata de pacientes em reabilitação, é entusiasta do Bloco Eficiente. Segundo ela, a agremiação transmite uma mensagem de superação. “Não é um problema que vai derrubar a alegria das pessoas”, diz. Segundo ela, o tema central deste car naval continua sendo a inclusão. “A mensagem é de esperança, de luta, de que é possível ainda se divertir, apesar de a cidade não ter todas as condições de acessibilidade ne-

cessárias para pessoas com deficiência”, comenta.

Drogas

partes financeira e emocional. “Desde criança, eu via os problemas que isso causava dentro da minha família. Hoje, sempre que posso, faço campanhas e estou dentro de movimentos contra o álcool e as drogas”, comentou.

No mesmo dia, na Avenida Atlântica, o Bloco Alegria Sem Ressaca, formado por ex-dependentes químicos, familiares, amigos e profissionais de saúde, fez Cadeirantes a festa na Avenida Atlântica, na altura da Rua RepúTambém for mado por blica do Peru, em Copaca- pessoas com deficiência, o bana. Desfilando pelo 13º bloco Senta Que Eu Empurano seguido, ro, foi fundao bloco faz do em 2008, prevenção ao no bairro do abuso de álCatete, por Bloco ‘Senta Que cool e ao uso Ana Cláudia Eu Empurro’ de drogas e Monteiro, procura mosque ficou cadesfila sempre na trar que dá deirante sexta-feira de para brincar após sofrer durante o um acidente Carnaval carnaval sem de carro há excessos e de 15 anos. Adforma saudáministradovel. ra de empresas e amante A edição deste ano teve do carnaval, Ana Cláudia como padrinho o lutador de decidiu criar o bloco para MMA José Aldo. O bloco já que pessoas com deficiênciteve apoio do jogador de fu- as pudessem se divertir tebol Zico, da atriz Luiza sem preocupação com tuTomé, e dos cantores Tere- multos no carnaval de rua sa Cristina e Eduardo Dus- do Rio de Janeiro. sek, entre outros nomes faO que ela não imaginamosos. Por meio da sua as- va era que o bloco crescesessoria de imprensa, José ria. Atualmente, ele é seAldo lembrou que seu pai guido por cerca de 3 mil teve grandes problemas pessoas. “Tem cadeirantes com alcoolismo, que afeta- na bateria, no meio do bloram muito sua família nas co e até de outros estados,

como Minas Gerais e Paraná, que todo ano vêm prestigiar”, disse Ana Cláudia. O Senta Que Eu Empurro comemora em 2017 dez anos de fundação, com desfile na sexta-feira de carnaval (24), às 18h. A concentração é na Rua Artur Bernardes, número 26. Conhecido por demonstrar que os limites podem ser superados, o bloco está ainda em busca de patrocínio para complementar os gastos do desfile. “É um bloco bem barato, porque a gente paga só o essencial. O resto é voluntariado”, explica Ana Cláudia. As despesas fixas incluem as camisas dos componentes, o carro de som e o transporte do cantor e dos instrumentos. Por ser uma agremiação diferenciada, de cunho social, que reúne pessoas com deficiências, o Senta Que Eu Empurro conseguiu abatimento no preço do caminhão de som. O bloco não paga os integrantes da bateria, que são todos voluntários, alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Senta Que Eu Empurro desfila sempre na sexta-feira de carnaval. O samba-enredo deste ano já está pronto. Ele fala da crise que o país atravessa e da esperança de um mundo melhor.

Escolas bilíngues da rede estadual – integrantes do programa Dupla Escola – têm ajudado alunos a conquistarem oportunidades no mercado de trabalho com um diferencial: fluência em línguas como francês, inglês, espanhol, turco e mandarim. Os colégios estaduais interculturais, além do ensino médio regular, preparam os jovens para o competitivo mundo globalizado. Entre 2014 e 2016, as unidades interculturais atenderam a 957 estudantes. Desses, 193 se formaram em 2016. As primeiras escolas neste formato iniciaram o ano letivo em 2014. Hoje, são cinco unidades. A proposta curricular visa à formação plena do estudante

que tenha por objetivo desenvolver a proficiência na língua estrangeira, com ações pedagógicas formais e não formais que possam contribuir no aprendizado do idioma, valorizando aspectos culturais e a interculturalidade. O contato dos alunos com a cultura de outro país se dá também através de eventos, como datas comemorativas, e até de viagens ao país ao qual a unidade está ligada. No total, 51 alunos já fizeram intercâmbios. – Esse conhecimento amplia o horizonte dos estudantes. Um fator importante é falar fluentemente uma outra língua – disse o secretário de Educação, Wagner Victer.

Idiomas e disciplinas diferenciadas Colégio Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto – Localizada no Méier, unidade oferece ensino em PortuguêsEspanhol e eixo em Ciências Humanas. CIEP 117 – Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos – Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, escola oferece Inglês e eixo em Globalização. CIEP 449 – Leonel de Moura Brizola – Intercultural BrasilFrança – Em Charitas, Niterói, unidade tem aulas de Francês e eixo em Biologia e Meio Ambiente. Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China – Oferece Mandarim e Inglês e eixo em Ciências Exatas. Fica em Charitas, Niterói. CIEP 218 – Ministro Hermes Lima Brasil – Intercultural Brasil-Turquia – Tem aulas de Turco e Inglês e eixo em Física e Informática. A escola fica em Duque de Caxias, na Baixada.


8294 diario do vale quarta feira 15 02 2017