ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ
ASSINANTE - VENDA PROIBIDA
Sul Fluminense, domingo, 15 de janeiro de 2017 Ano 24 • Edição nº 8263
Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva
diariodovale.com.br | Preço: R$ 2,00
Governo do estado pede apoio na região para promover novos incentivos fiscais Chefe da Casa Civil diz que 140 empresas aguardam decisão, que pode resultar em 250 mil empregos
Educadores reclamam sobre falta de diálogo na reforma do Ensino Médio Divulgação
A decisão do Governo federal de editar uma Medida Provisória para promover a reforma do Ensino Médio foi alvo de críticas por educadores das mais diversas vertentes no Sul Fluminense. De acordo com especialistas consultados pelo DIÁRIO DO VALE, a MP impediu o debate amplo sobre os termos da reforma. Professores e sindicalistas, no entanto, apontam que o Ensino Médio realmente carecia de mudanças.
O chefe da Casa Civil do Estado do Rio, Christino Áureo, pediu aos prefeitos da região que apoiem os esforços do governo estadual para reverter a proibição, por decisão liminar da Justiça, de que o Estado do Rio conceda novos incentivos fiscais ou renove os já concedidos. Ao fazer o pedido, Áureo destacou que 140 empresas aguardam decisões sobre concessão de incentivos. Elas representam aproximadamente 250 mil empregos. Além disso, o secretário destacou que será necessário renovar alguns incentivos já concedidos a empresas que hoje estão instaladas no estado, como forma de manter a competitividade e os empregos hoje vigentes.
POLÍTICA | Página 3
Museu do Samba recebe homenagem do Iphan
ESPECIAL| Página 5
Lazer
Dois lados: Reforma é apontada como necessária, mas maneira como foi colocada é criticada
&Cia
Capa
FÉRIAS
REGIÃO
Cresce em até 80% a procura por pet sitter e hospedagem de animais nesta época do ano
Procura por cursos na área de estética aumenta Divulgação
Divulgação
Crescimento: 65,7% dos brasileiros dizem que cuidar da beleza é necessidade e não luxo
Hotel: Durante a hospedagem os animais recebem todo o cuidado necessário, como se estivessem no próprio lar A hospedagem de animais e o serviço de pet sitter, ou babá de cães e gatos, tem um crescimento de até 80% no período das festas de final de ano, seguido das férias de janeiro e Carnaval. Segundo Maria Cristina Puello, que resolveu se tor nar uma pet sitter, a
procura pelo serviço mais que dobrou, com relação aos primeiros meses de trabalho. Segundo a proprietária de um hotel para animais em Volta Redonda, neste período a procura é tão grande que chega a ter fila de espera por vagas.
CIDADES | Página 4
ATENDIMENTO AO ASSINANTE Segunda a sexta-feira das 9:00 às 18:00h Sábados das 9:00 às 11:00h
3348-1147 3347-4477
assinatura@diariodovale.com.br | diariodovale.com.br/faleconosco/
De acordo com um levantamento publicado pelo Sebrae-RJ, o Brasil ficou, em 2014, no terceiro lugar no ranking mundial na venda de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
O país representa 9,4% do consumo no mundo. Um crescimento médio de 10% ao ano, nas últimas duas décadas. Segundo o Sebrae, de 2010 a 2015, o número de registros no setor de prestação
de serviços no ramo de beleza, como salões, clínicas de estética e spas, foi a que mais cresceu entre os Microempreendedores Individuais. E com a onda de demissões muita gente precisou se reinventar.
A escassez de oportunidades no mercado formal tem motivado profissionais, em todas as cidades do Sul do Estado, a buscarem por cursos profissionalizantes.
GERAL | Página 6
Rede pública deve receber mais Alergia e intolerância alimentar exigem na hora de alimentar crianças alunos com manutenção da crise cuidados Crianças que tem algum desde reações brandas como A permanência da crise econômica faz com que famílias ‘apertem o cinto’ das mais diversas formas. Uma das maneiras mais evidentes de sentir os efeitos do baque financeiro que assola os lares está no fato de a rede pública de ensino receber um ‘inchaço’ nas matrículas. Não são
raros os casos de famílias que retiram os filhos de escolas particulares para tentar ajustar o orçamento. No ano passado esse movimento de perda de alunos na rede particular foi em 10%, mas a expectativa é que esse índice deva aumentar em 2017.
GERAL | Página 8
tipo de alergia ou intolerância alimentar exigem cuidados especiais. De acordo com a médica pediatra Efigênia Vanda de Jesus, é importante ressaltar que alergia difere de intolerância alimentar, que é uma reação adversa aos alimentos, mas sem envolvimento do sistema imunológico. No caso da alergia, os sintomas são variados,
uma coceira nos lábios, até manifestações graves que podem comprometer vários órgãos. O leite de vaca, por exemplo, é composto por muitas proteínas, o que não implica que tenha alergia à proteína de outros tecidos da vaca, como a carne e, sim a algumas proteínas que compõem o leite.
GERAL | Página 8