Issuu on Google+

ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ

SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva

ASSINANTE - VENDA PROIBIDA

DIÁRIO DO VALE 1 

Sul Fluminense, sábado, 14 de janeiro de 2017 Ano 24 • Edição nº 8262

diariodovale.com.br | Preço: R$ 1,50

Homem é morto em VR e operação em Barra Mansa prende quatro com drogas Vítima foi baleada na frente de casa no Belmonte; suspeitos de tráfico presos na Piteiras estavam impondo ‘toque de recolher’

Novo comandante da GMVR quer aproximar corporação da população Divulgação PMVR/Gabriel Borges

O novo comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni Souza, falou que quer aproximar a corporação da população da cidade, priorizando o aumento do efetivo e a segurança. Ele é o primeiro integrante da corporação a se tornar comandante em 62 anos. O prefeito Samuca Silva (PV) visitou o grupamento na manhã de ontem e aproveitou para analisar as condições da sede da GMVR. Durante a visita, Samuca anunciou que vai agilizar o processo para abertura de um concurso público para Guarda Municipal. 

CIDADES | Página 4

Sob nova direção: Dalboni e Samuca estiveram ontem na sede da Guarda Municipal de Volta Redonda

Um homem foi assassinado na noite de anteontem, em Volta Redonda. Fernando Bendavid, de 22 anos, estavam em frente à casa dele, no bairro Belmonte, quando foi baleado. A vítima chegou a correr para dentro de casa, mas não resistiu aos ferimentos. O irmão dele também foi baleado e acabou socorrido no Hospital São João Batista, onde está internado. Já em Barra Mansa, uma operação conjunta entre polícias Civil e Militar prendeu três pessoas e apreendeu um menor de idade na manhã de ontem, no bairro Piteiras. Uma grande quantidade de drogas, uma pistola calibre 22 e munições. Segundo a polícia de Volta Redonda, responsável pela investigação, o trio estaria impondo “toque de recolher” no bairro. 

Drable realiza entrega de licença ambiental para condomínio residencial Divulgação PMBM/Chico de Assis

O primeiro alvará ambiental emitido pela administração do prefeito Rodrigo Drable (PMDB) foi entregue ontem. O documento é destinado a liberação da implantação da rede de tratamento de esgoto no Condomínio Residencial Vale Encantado, na Vila Cantagalo, às margens da Via Dutra. A área foi adquirida por uma empresa particular. A entrega contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Claudio Cruz, o Baianinho, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, além de vereadores. 

CIDADES | Página 5

POLÍCIA | Página 6

Defesa de Hudson Braga pede que ele fique em prisão domiciliar A defesa do ex-secretário de obras do governo de Sérgio Cabral, Hudson Braga, solicitou que seja concedido a ele a prisão domiciliar. Há um temor pela integridade física do ex-secretário, depois que circularam rumores de que ele estaria inte-

ressado em fazer um acordo de delação premiada. Hudson era o homem de confiança do atual governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e foi um dos coordenadores da campanha de Pezão ao governo, em 2014. 

POLÍTICA | Página 3

Fortes chuvas deixam 15 desalojados em Angra

Alvará: Documento é destinado a liberação da implantação da rede de tratamento de esgoto às margens da Via Dutra

Quinze pessoas estão desalojadas depois das fortes chuvas que vem atingindo Angra dos Reis desde a última quarta-feira. A informação é da Defesa Civil da cidade que intensificou as ações de monitoramento e vistoria nesta se-

mana. Segundo o órgão, bairros da região sul do município foram os mais atingidos, inclusive com deslizamentos e queda de árvores. Apesar dos registros, não houve feridos até o momento. 

ESPECIAL | Página 2

Procura por vacina contra febre amarela cresce em BM Cresceu em Barra Mansa a procura pela vacina contra a Febre Amarela. O aumento ocorreu após o boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira, pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, onde número de casos suspeitos já somam 110 este ano. A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Marlene Fialho, alerta que a vacinação é necessária somente para quem precisa ir para alguma cidade com risco de transmissão da doença. Além da vacina, o município também está disponibilizando a imunização contra HPV em meninos com idade entre 12 e 13 anos. 

CIDADES | Página 5

Selo Sesc lança disco inédito, concebido por Gilberto Mendes Este é o primeiro registro oficial do ‘Festival Música Nova’; direção musical e artística é do maestro norteamericano Jack Fortner

Precaução: Procura cresceu após surto de casos suspeitos da doença em Minas Gerais

Lazer &Cia 

Capa


2 DIÁRIO DO VALE

ESPECIAL



SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

Chuvas fortes atingem Angra dos Reis

MOSAICO

Explicado O chefe da Casa Civil do governo do Estado do Rio, Christino Áureo, disse que as menções na Imprensa a casas de massagem, salões de beleza e joalherias recebendo incentivos fiscais foram “maldade” da mídia.

Bairros do sul do município foram os mais atingidos; previsão é de que tempo melhore no domingo



Prefeitura Angra dos Reis

Angra dos Reis O município está em estado de alerta desde a quarta-feira, dia 11, devido ao risco moderado de chuvas. A informação é da Defesa Civil municipal de Angra, que intensificou suas ações de monitoramento e vistoria nesta semana, com as primeiras chuvas fortes de verão neste ano. Na quarta e quinta-feira, choveu forte principalmente na região sul do município e em Monsuaba. O maior índice pluviométrico acumulado nas últimas 72 horas é do bairro do Bracuí (243 mm). Na Gamboa do Bracuí, 15 pessoas ficaram desalojadas e precisaram ir ao ponto de apoio da localidade. Os pontos de apoio são locais pré-estipulados pela Defesa Civil para receber as pessoas nas situações de emergência. Elas receberam colchonetes dos agentes de Defesa Civil e foram para casas de parentes. Bracuí, Gamboa do Bracuí, Santa Rita, Frade e Vila Histórica de Mambucaba foram os bairros mais afetados. As principais ocorrências foram pontos de alagamento, pequenos deslizamentos e quedas de árvores. No Sertãozinho do Frade houve um deslizamento que atingiu uma residência, mas sem vítimas. No Morro do Abel, a queda de uma árvore também atingiu uma residência, mas também não houve vítimas. Os agentes de Defesa Civil estiveram em diversos locais de ocorrência fazendo vistorias e procedendo a retirada de árvores caídas. O órgão enviou SMS de alerta aos moradores de áreas de risco, para que ficassem atentos, e de alar me, quando há necessidade de que os moradores saiam de suas casas e se dirijam a locais seguros. De acordo com a previsão meteorológica, o sábado, dia 14, será parecido com os últimos dois dias, com céu nublado e riscos de pancadas de chuvas de verão. O domingo, dia 15, tem tendência de melhora, mas com o céu variando de nublado a parcialmente nublado. - Nossas equipes continuam em campo fazendo seus trabalhos e nossa orientação é para que os moradores fiquem atentos. Havendo qualquer problema eles devem entrar em contato com a Defesa Civil – orienta o secretário da pasta, Jairo Fiães.

Segundo ele, a casa de massagem havia se declarado como bar e restaurante, uma categoria onde há milhares de estabelecimentos, apenas na Capital do Estado do Rio, e a fiscalização, feita por amostragem, não pegou a irregularidade. 

Áureo acrescentou que os bares e restaurantes estão entre os segmentos da economia que, com os incentivos, aumentaram o valor arrecadado aos cofres públicos. 

Sobre os salões de beleza, ele lembrou que a beneficiada é a indústria de cosméticos, que tem grande importância econômica para o Estado do Rio. 

Os salões entraram na lista porque usam os produtos dessa indústria. Assim como os bares e restaurantes, eles compensam com o aumento de receita a redução nas alíquotas de imposto. 

As joalherias entraram na história por causa de um caso envolvendo uma joia, registrado nos escândalos que atingiram o governo Cabral, são outro setor que, segundo Áureo justifica o incentivo com o aumento de arrecadação. 

Casos isolados E, ainda de acordo com Áureo, a exposição de casos isolados acabou por criar problemas para milhares de outras empresas que não tinha nada a ver com as histórias.

Problema: Equipe remove árvores na Estrada do Contorno

Costa Verde cria SOS para reprimir desordem

Rito

Divulgação

Áureo lembrou que, além da liminar judicial que o governo do Estado do Rio pretende solucionar através de diálogo com o Ministério Público, existe uma lei aprovada pela Alerj e sancionada pelo governador Luiz Fer nando Pezão que estabelece um rito para a aprovação dos incentivos fiscais.

Menos pior O chefe da Casa Civil admite que a concessão dos incentivos vai ficar menos rápida com o rito, mas deixou claro que acha melhor haver incentivos com rito do que não haver incentivo nenhum, o que esvaziaria a economia fluminense.

Tem mais

Reunidos: Prefeitos da Costa verde se unem por segurança As ameaças provocadas pelo turismo desordenado na Costa Verde levaram os prefeitos de Angra dos Reis, Paraty, Itaguaí e Mangaratiba a lançarem, com outras autoridades, nesta quinta-feira, o programa SOS Costa Verde. Entre as decisões tomadas na reunião realizada no condomínio Portobello, em Mangaratiba, está um pedido ao gover nador Luiz Fer nando Pezão para elaboração de um plano definitivo de segurança pública para a Costa Verde. A reunião foi coordenada pelo secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, e contou com a presença com o comandante regional da PM, coronel César Augusto Rosa, e representantes da Associação dos Condomínios da Costa Verde, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de

Transportes Rodoviários (Detro), Capitania dos Portos, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande. O SOS Costa Verde será um grupo de monitoramento, envolvendo representantes de todos os órgãos municipais e de segurança, que vai facilitar e dar rapidez na tomada de decisões urgentes envolvendo a segurança na região, especialmente na alta temporada do verão e nos fins de semana prolongados. - O resultado da reunião foi muito positivo porque agora os prefeitos e demais autoridades vão falar a mesma língua, já que os problemas são comuns a todos. Foram eliminadas barreiras que impediam ações urgentes de ordenamento e de segurança, sobretudo na RioSantos. Os resultados serão apresentados ao Secretário de Segurança, Roberto Sá disse o presidente da Associ-

ação dos Condomínios, Manoel Francisco de Oliveira. Além da segurança pública, os transportes (terrestre e náutico) também foram o destaque da reunião. Ficou decido que as ações conjuntas vão atingir a Rio-Santos, o Arco Metropolitano, demais vias de acesso à Costa Verde e na Baía da Ilha Grande. As prefeituras vão colaborar com espaço, pessoal e suporte para as ações de fiscalização que forem executadas. - Os órgãos de segurança se comprometeram a iniciar, de imediato, um trabalho conjunto, com apoio dos municípios e duração permanente, para reprimir a desordem na Costa Verde. As ações de preservação da ordem são importantes para os moradores, veranistas e turistas - afirmou o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.

O DIÁRIO DO VALE vai publicar alguns comentários feitos por internautas sobre reportagens publicadas no site do jornal. Por questão de espaço, nem todos os comentários serão publicados e alguns podem ser resumidos. A redação pode sofrer algumas mudanças para adequar o 'estilo internet' a uma publicação impressa. Cartas para o jornal podem ser enviados por e-mail para cartas@diariodovale.com.br e também através do site, na seção "Fale Conosco". O endereço do site do DIÁRIO DO VALE é www.diariodovale.com.br

DIÁRIO DO VALE Fundado em 5 de outubro de 1992

Diretor-Presidente: Aurélio José F. de Paiva Editora Chefe: Sônia Paes Gerente de TI: Joel Nunes de Aguiar Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói Volta Redonda - RJ - Cep 27283-370 - Tel: (24) 3348-1643 - 3347-3182

FALE COM O DIÁRIO  Redação: redacao@diariodovale.com.br  Departamento Comercial: comercial@diariodovale.com.br  Departamento de assinatura: assinatura@diariodovale.com.br  Departamento de arte: composicao@diariodovale.com.br

 Cartas: cartas@diariodovale.com.br  Esporte: esporte@diariodovale.com.br  Caderno Lazer & Cia: lazer@diariodovale.com.br  Caderno de veículo veiculos@diariodovale.com.br ○

CNPJ: 39.555.503/0001-69

EMPRESA JORNALÍSTICA DIÁRIO DO VALE LTDA.

Neste domingo, nas edições online e impressa do DIÁRIO DO VALE, será publicada uma extensa reportagem sobre os incentivos fiscais.

Carnaval A cidade do Rio de Janeiro deve receber 1,1 milhão de turistas para o período do carnaval, de 24 a 28 de fevereiro. A estimativa é da Empresa de Turismo do Município (Riotur), que prevê renda em torno de R$ 3 bilhões, proveniente do movimento de visitantes . O orçamento da prefeitura do Rio para o carnaval é de aproximadamente R$ 55 milhões. Valor definido pela administração do ex-prefeito Eduardo Paes.

Sem falta Para Marcelo Alves, presidente da Riotur, não faltará nada na estrutura para as apresentações de escolas de samba, blocos de rua, bandas e eventos populares nos bairros. Dez dias após tomar posse, o presidente prometeu o melhor car naval que já ocorreu na cidade, especialmente porque é uma fonte de recursos para

melhorar a economia do município.

Ordenamento e segurança Mário Filippo, do comitê gestor criado para a organização do carnaval, disse que haverá ordenamento e segurança para evitar tumultos com a passagem de blocos independentes que marcam os desfiles por meio de redes sociais e não têm autorização da prefeitura para se apresentar.

Blocos O centro da cidade, a Barra da Tijuca e a zona sul são as áreas com maior número de desfiles de blocos de rua, mas em outras regiões também haverá programação. A Riotur pretende espalhar opções para toda a cidade, como a Estrada Intendente Magalhães, na zona norte, onde haverá desfiles de escolas de samba dos grupos das séries B, C e D e do Grupo II de Blocos de Enredo, entre sábado e terça-feira.

Local A apresentação de blocos com maior concentração de público ficou restrita à Rua Primeiro de Março, no centro. Alguns, como o Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, tinham pedido para se apresentar na Avenida Presidente Vargas, via de grande movimentação, também no centro, e que tem mais espaço, mas depois de análise dos órgãos que vão participar das operações do carnaval, o local não foi recomendado.

Carnaval no Boulevard Outra novidade para este ano é a inclusão do Boulevard Olímpico, na Orla Conde, região portuária, como espaço de atração de foliões. Marcelo Alves disse que durante os Jogos Rio 2016 o local reuniu grande concentração de moradores e visitantes, e para o carnaval a expectativa é que isso se repita. Haverá também um palco, na Praça Mauá, para a apresentação de shows de música popular brasileira. A programação está sendo preparada.

Redação, Comercial, e Administração: Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói - Volta Redonda - RJ Cep 27283-370 - Tel: (24) 3212-1812 Atendimento a assinantes e classificados: Rua 12 (Brás Magaldi Fernandes), nº 300 - Sider Shopping - Vila Santa Cecília Cep 27260-315 - Tel.: (24) 3348-1147 - 3347-4477 Gráfica: Rua Geraldo Di Biase (ou Rua Governador Luiz Monteiro Portela), 485 Aterrado - Volta Redonda - Cep 27.213-080 - Tel: (24) 3346-2275 O noticiário nacional é fornecido pelas agências Folha e Lance Exemplares atrasados - Solicitar através do telefone (24) 3348-1643 DIARIO ONLINE | www.diariodovale.com.br SITE ATIVO DESDE 1996 • Campeão de audiência

© Copyright 2014 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.


SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

DIÁRIO DO VALE 3

POLÍTICA



Prefeituras da região sentem efeitos de crise financeira no Estado do Rio Dificuldades financeiras enfrentadas por prefeituras se agravam devido a atrasos nos repasses feitos pelo governo estadual Arquivo

Sul Fluminense Os prefeitos de Barra do Piraí, Mário Esteves (PRB), Pinheiral, Ednardo Barbosa (PMDB), Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), Volta Redonda, Samuca Silva (PV) e Piraí, Dr. Luiz Antônio (PDT), concordam em que as dificuldades financeiras que o Estado do Rio atravessa estão contribuindo para tornar mais complicada a administração das finanças municipais. Durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico realizado nesta sexta (13), em Piraí, Mário Esteves afirmou que espera que o governo estadual consiga reverter a proibição de incentivos fiscais para atrair mais investimentos e ter mais receita, mas acrescentou que vai recorrer á Justiça para receber vários repasses que continuam atrasados: — Isso é necessário,

porque a prefeitura precisa dessas verbas e quem entra com processo judicial acaba saindo na frente — disse Esteves. O prefeito de Pinheiral admitiu que há repasses em atraso, mas acrescentou que ainda não tem um quadro completo da intensidade do problema: “Só vou ter noção real do volume de repasses ao fim deste mês”, calculou Ednardo. Já Rodrigo Drable afirmou que os repasses para a manutenção das UPAs, que eram motivo de queixas por seu antecessor, continuam acontecendo. Ele disse que vai estabelecer um cronograma diferenciado de trabalho: — Vamos fazer com que a administração municipal funcione de acordo com os repasses— declarou Rodrigo. Samuca Silva afirmou que a prefeitura de Volta Redonda também está

sem receber os repasses destinados às UPAs, e também disse que ainda não tem um quadro exato de como estão os repasses: — Ainda não tenho um levantamento completo das receitas provenientes do governo estadual — afirmou. O prefeito de Piraí também concordou que os repasses estão refletindo a situação do governo do Estado do Rio, e assim como a arrecadação estadual, estão caindo. — A situação do Estado do Rio prejudica os municípios. Este Fórum trata do assunto e o objetivo é que as condições melhorem — disse Luiz Antônio.

Na Justiça: Mário Esteves entra com processo para receber verbas do governo estadual

Defesa de Hudson Braga pede prisão domiciliar Arquivo

Rio e Volta Redonda A integridade física do ex-secretário de obras no governo de Sérgio Cabral, Hudson Braga, estaria correndo risco depois que circularam rumores de que ele estaria interessado em fazer um acordo de delação premiada. Com esse argumento, semelhante ao usado, com sucesso, por Paulo Magalhães Pinto, ex-assessor de Cabral, a defesa de Braga pediu, na última quinta-feira (12), que ele tenha a prisão domiciliar concedida. Hudson era o homem de confiança do atual governador do RJ, Luiz Fernando Pezão. Braga foi um dos coordenadores da campanha de Pezão ao governo, em 2014. De acordo com os autos, ele é réu na Justiça Federal por improbidade administrativa, acusado de cometer irregularidades na contratação de empresas, após a tragédia que matou mais de 900 pessoas na re-

Arquivo

Tentativa: Defesa de Hudson Braga pede que ele vá para a prisão domiciliar gião serrana e outras centenas de desaparecidos, em 2011. Braga teve a prisão preventiva decretada por

ser suspeito de atuar como um dos principais operantes no esquema de desvio de recursos federais comandados por Sér-

gio Cabral. Se gundo os promotores, ele participava ativamente do esquema utilizando empresas para lavar dinheiro.

Tutuca visita Ednardo na Prefeitura de Pinheiral Aline Gouvêa – Prefeitura de Pinheiral

Pinheiral O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa(PMDB) recebeu no final da tarde desta sexta-feira (13), no gabinete da Prefeitura Municipal de Pinheiral, o Deputado Estadual, Gustavo Tutuca. Foi a primeira visita de Tutuca a Ednardo após a eleição. Emocionado o prefeito relembrou sua trajetória quando disputou a eleição pela primeira vez e ressaltou a gratidão ao amigo pelo incentivo não só no pleito eleitoral. — Eu lembro lá em 2012 quando fomos pra rua, sem recursos e depois em junho, aniversário da cidade que você disse vamos pra rua pedir voto, independente de apoio — relembrou emocionado Ednardo. — Minha visita hoje

Rodrigo Drable critica grupo de professores que ocupou prefeitura

Juntos: Ednardo e Tutuca lembram apoio nas campanhas pela prefeitura como o Deputado Estadual mais votado da cidade é que tem um compromisso gigante e tenho certeza

que todo esforço que fiz pela cidade vai encontrar com um grupo que vai criar as oportunidades e as

condições pra fazer a diferença. O que espero de vocês é que façam diferente — disse o deputado.

Queixa: Rodrigo afirma que grupo de professores agiu com intransigência Barra Mansa O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB) qualificou como intransigência a ação de um grupo de professores que permaneceu, durante parte da manhã desta sexta (13) no hall do segundo andar da sede da Prefeitura de Barra Mansa, reclamando o pagamento do salário de dezembro e as férias. Nesse pavimento fica o gabinete do prefeito. De acordo com Rodrigo, os professores agiram com intransigência: — Em menos de quinze dias, já pagamos o décimo-terceiro e marcamos o pagamento das férias para dia 17, além de confirmar que o pagamento de janeiro será feito na data certa. Então, acho um pouco de intransigência. Estamos fazendo um esforço enor-

me para pagar três folhas em um único mês, e eles reclamam que querem receber quatro? Não nego que os débitos existam, mas a situação é de crise e estamos trabalhando para resolver — disse o prefeito. Dos quatro salários cobrados pelos professores, dois (o de dezembro e o décimo-terceiro) são responsabilidade da administração anterior. Rodrigo disse ainda que o pagamento das férias dentro do mês de janeiro é uma coisa inédita: — Estamos fazendo coisas que nunca foram feitas antes. Entendo que os profissionais de educação estejam contrariados por não terem recebido em dezembro, mas o esforço que estamos fazendo poderia e deveria ser levado em consideração — declarou.


4 DIÁRIO DO VALE

CIDADES



SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

Guarda Municipal de VR pretende ficar mais próxima dos cidadãos Segundo novo comandante da corporação, prioridade é aumentar o efetivo e a segurança da população Divulgação PMVR/Gabriel Borges

Volta Redonda A Guarda Municipal está sob novo comando, trata-se de Paulo Henrique Dalboni Souza, há 26 anos na corporação. Segundo Dalboni, ele pretende aproximar a Guarda Municipal da população da cidade, priorizando o aumento do efetivo e a segurança. - É necessário o aumento do efetivo, sabemos que o momento em que o país passa é delicado, mas a segurança pública é um dos pilares da sociedade e nosso efetivo está bastante reduzido – disse. Dalboni destacou também a importância de ser integrante da corporação, já que há 62 anos isso não acontecia e, segundo ele, é importante conhecer as necessidades dos guardas municipais. - Nós já fomos a maior Guarda do Sul Fluminense. Nós já fomos referência nacional. E hoje, nós nos encontramos nessa situação de penúria, de gradação material e psicológica. O meu compromisso é resga-

tar o entusiasmo que há muito tempo não existia dentro de nós – disse Dalboni, citando que hoje a Guarda Municipal está com o efetivo reduzido, com veículos sucateados e até falta de uniformes. Dalboni explicou que embora a maioria dos agentes seja doutrinada no militarismo, a intenção é atuar de uma forma diferente. - As guardas municipais tem uma conotação civil. Somos uma guarda comunitária. Somos mais próximos dos cidadãos que as polícias – avaliou, destacando a parceria com os demais órgãos de segurança do município. - Acredito ser muito importante essa parceria com os órgãos de segurança, pois costumo dizer que juntos poderemos oferecer nossos serviços de segurança pública com maior eficácia. Essa integração é bastante salutar e benéfica para Volta Redonda – finalizou. O prefeito Samuca Silva (PV) visitou o grupamento na manhã de on-

tem e aproveitou para analisar as condições da sede da GMVR. Durante a visita, Samuca anunciou que vai agilizar o processo para abertura de um concurso público para Guarda Municipal. - Eu tenho uma relação muito boa com a GM, quero resgatar a imagem da Guarda como aliada protetora da comunidade. Sempre que vocês precisarem, eu vou estar com vocês. Quero lidar com os problemas da prefeitura de frente. Eu pedi para o comandante encaminhar o pedido de concurso público para Guarda Municipal. É o meu compromisso imediato - afirmou.

A Guarda Municipal de Volta Redonda Em Volta Redonda, a Guarda Municipal realiza o serviço de Patrulha Escolar, resguardando a área escolar, promovendo segurança à professores, alunos e funcionários. Também atua como Patrulha Comunitária, que ligada às associa-

Novo comandante: Dalboni pretende resgatar autoestima e entusiasmo dos guardas municipais de Volta Redonda ções de moradores e auxilia de forma mais direta nas questões de segurança dos bairros. No Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), a Guarda

Suser participa de encontros com associações de moradores Divulgação PMVR/Yuri Melo

Volta Redonda A Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) registrou, do início do ano até ontem, mais de 100 demandas referentes à sinalização, transporte coletivo, alterações de trânsito, entre outros assuntos. A nova direção da autarquia, que está interinamente com Isabella de Brito, acredita que o número de solicitações ocorre devido o novo relacionamento implementado pela nova gestão municipal, entre a população e o órgão. - Nós temos o dever de ouvir todas as demandas e dar um retorno. Se não forem possíveis, continuaremos a buscar outras soluções em conjunto com a população. O usuário, quando traz a demanda, está prestando um serviço, está contribuindo conosco - disse Isabella. Algumas dessas demandas chegaram ao gabinete da direção da Suser na manhã de ontem, durante reunião com representantes da Associação de Moradores do bairro Santa Rita do Zarur. O presidente da associação, Carlinhos Barros, acompanhado de seu primeiro secretário, Maurílio Ovídio, levou à equipe da Suser solicitações ligadas ao transporte coletivo e ao trânsito do bairro. - Também tratamos de ações que foram tomadas no passado sem ouvir a população. Mas isso vai mudar. Está sendo muito importante essa ligação entre a comunidade e a Suser. Todas as comunidades de Volta Redonda têm muito a ganhar com isso. Agora, seremos ouvidos de fato. Saímos satisfeitos com tudo que foi passado. Vamos aguardar as providências que serão tomadas e marcar uma outra reunião para ver o saldo, se foi positivo ou não - disse Carlinhos Barros.

Feedback: Funcionários da Suser estiveram conversando e ouvindo reclamações de moradores de Volta Redonda

Moradores da Vila Mury pedem semáforos e mudança na sinalização das ruas A nova direção da Suser também se reuniu com o presidente da Associação dos Moradores da Vila Mury e Limoeiro, Charley Antonio de Almeida Paula. O encontro aconteceu na quinta-feira (12), no bairro. Charley disse que um dos problemas do bairro foi a implantação de mão dupla na Rua Joaquim Lourenço. - Tentamos, inutil-

Durante o encontro, os representantes da Associação reivindicaram mudanças nas três linhas de ônibus que atendem o bairro (300 – ConfortoSanta Rita do Zarur; 305 – Santa Rita do Zarur-Jardim Amália; e 310 – Santa Rita do Zarur-Açude). Também foi solicitado intervenções em sinalizações e pinturas de vias do bairro, que já foram fei-

mente, mudar isso em 2013. Essa medida causa sérios prejuízos para quem mora aqui - disse o morador. A falta de um semáforo na saída da Avenida das Indústrias para a Avenida Beira Rio é outra situação que ele reclamou. - A via ficou perigosíssima para os motoristas que se arriscam diariamente neste trecho para deixar o bairro Vila Mury. Há riscos de acidentes graves - con-

cluiu Charley. O engenheiro José Márcio Figueira afirmou que a Suser atenderá as demandas no melhor prazo possível. - A Suser considera justa as reivindicações e temos que ficar atentos a essas demandas legítimas da comunidade. Vamos verificar a possibilidade e a viabilidade técnica para atender - ressaltou José Marcio.

tas e outra que eles consideram necessárias. A direção da Suser sugeriu à associação de moradores que seja criado um registro das solicitações para ser apresentado à Superintendência, visando estreitar essa relação entre comunidade e autarquia. Segundo Isabella, uma equipe irá ao bairro para verificar as demandas apresentadas, trazê-las

para análise e para que sejam tomadas as devidas providências. - Vamos atender as solicitações, mas é preciso que as soluções estejam de acordo com a lei e sejam viáveis tecnicamente. Estamos criando controles inter nos dessas demandas. Nosso objetivo é criar um sistema público de transporte - afirmou Isabella.

Municipal trabalha em conjunto com as polícias Civil e Militar, bem como a outros órgãos. Dois pontos da GMVR estão localizados em pontos estratégicos da cidade para dar maior suporte

na segurança e também contribuir com o patrulhamento. Eles estão na Rodoviária Francisco Torres, no Centro, e um na Avenida Adalberto de Barros Nunes, a Beira Rio.

Procura por academias cresce na região Volta Redonda e Barra Mansa É comum nesta época do ano, após os excessos alimentares feitos nas festas de fim de ano, muitas pessoas recorrerem às academias para conseguir perder os quilinhos extras. Além da boa saúde, muitos se preocupam com a questão estética, visando principalmente o Car naval para poder expor o corpo em boa forma. Na região, as academias já sentem essa demanda, que chega a sofrer uma alta de até 40%. O personal trainer Guilherme Telles, que trabalha numa academia que fica na Vila Santa Cecília em Volta Redonda, contou que a partir da segunda semana de janeiro houve um aumento na procura por atividades físicas, tanto homens quanto mulheres. Ele comentou que as aulas coletivas tem feito sucesso, principalmente com elas. - Com os excessos alimentares das festas de fim de ano e as promessas de ano novo, muitos já iniciaram desde a segunda semana de janeiro a procura pela musculação, até por causa da proximidade do Carnaval. A academia registrou um aumento de 40% nesse período e a procura pelas aulas coletivas também aumentou – disse. O personal trainer destacou ainda que para iniciar qualquer atividade física, o ideal é passar por uma avaliação médica. Na academia onde ele trabalha, Guilherme explicou que essa avaliação é feita também por um professor de educação física e um fisioterapeuta. Aos iniciantes, Guilherme recomenda musculação de duas a três vezes por semana e cuidados com a alimentação para poder obter resultados mais satisfatórios. - O que recomendamos para os iniciantes é fazer a musculação de duas a três vezes por semana e manter o exercício físico aliado a uma alimentação equilibrada. A parte da alimentação o ideal é procurar um nutricionista para montar um cardápio que auxilie com o resultado corporal em que o aluno deseja conquistar – falou, acrescentando que jamais um aluno deve fazer

qualquer tipo de exercício físico em jejum, e sim procurar se alimentar e hidratar bem o corpo antes, durante e depois das atividades. - Não é recomendável fazer qualquer tipo de exercício físico em jejum, muitos alunos acham que isso vai alterar o resultado no corpo e é um mito. É necessário se alimentar e hidratar o corpo tomando água antes, durante e depois dos treinos. É importante também, no caso da musculação, descansar e retomar os exercícios que podem durar até 50 minutos, vai depender da resistência do aluno e de seu condicionamento físico – comentou.

Crise ‘ajuda’ a manter movimento Em uma academia no Centro de Barra Mansa, o movimento nesta época chegou a crescer 25%. Segundo um dos sócios da academia, Guilherme de Andrade Figueira, a crise financeira e o Car naval têm contribuído para que as atividades continuem com força total. Os serviços mais procurados são musculação e exercícios na piscina por conta do verão – natação, hidroginástica e waterbike. - Normalmente a gente tem uma procura maior nesta época do ano por conta do verão, mas quando o Carnaval é muito próximo, como neste ano que é em fevereiro, as pessoas costumam querer dar aquela secada para poder mostrar mais o corpo neste período. E a crise financeira também tem contribuído para o aumento. As famílias que costumavam viajar nesta época do ano para Cabo Frio, por exemplo, não viajaram e os pais acabaram colocando as crianças para fazer alguma atividade, seja nas aulas de natação, no judô, que está cheio. Então acho que a crise também ajudou nesse sentido. Com pouco dinheiro as pessoas viram a academia como forma de entretenimento, temos funcionado até mesmo sábado e domingo – disse Figueira, citando que alunos que costumavam trancar a matrícula nesta época do ano não a fizeram, além da adesão de novos.


SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

DIÁRIO DO VALE 5

CIDADES



Cresce procura por vacina contra a febre amarela Secretaria de Saúde alerta que vacinação é necessária somente para quem precisa ir para cidade com risco de transmissão da doença Paulo Dimas

Barra Mansa A procura pela vacina contra a Febre Amarela aumentou consideravelmente na manhã de ontem após o boletim epidemiológico divulgado na última quintafeira, pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, onde número de casos suspeitos já somam 110 este ano. A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Marlene Fialho, alerta que a vacinação é necessária somente para quem precisa ir para alguma cidade com risco de transmissão da doença. – Quem mora em Barra Mansa não precisa tomar a vacina, aqui não é área endêmica. Ela é uma vacina de vírus vivo e pode dar diversas reações, sem necessidade. A população deve ter consciência disso e só tomar a vacina se realmente for viajar – afirmou. A secretaria de Saúde informou também que está se reestruturando para oferecer, a partir do próximo mês, a vacina contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano – Human Papiloma Virus) também para os meninos com idade entre 12 e 13 anos. Hoje, a vacinação faz parte somente do calendário das meninas. A vacina é quadrivalente, protege contra quatro tipos mais invasivos do vírus.

Barra do Piraí inicia vacinação contra HPV em meninos

Setor de Imunização: Coordenadora Marlene Fialho informou que a procura pela vacina contra Febre Amarela aumentou consideravelmente Junto com o HPV, os adolescentes passarão a ser vacinados também contra a Meningite C. A vacina contra o HPV tem a finalidade de reduzir a incidência do câncer de colo de útero e vulvas nas mulheres, prevenir o câncer de pênis, ânus nos meninos, e prevenir o câncer de boca e orofaringe (parte da garganta, logo atrás da boca) e verrugas genitais em ambos os sexos. De acordo com Marlene

Fialho, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, os funcionários do setor estão sendo capacitados para iniciar o calendário, conforme solicitação do Ministério da Saúde. - Nossa rede está recebendo a vacina, sendo capacitada e estudando a melhor forma de oferecer o melhor local para vacinação. Mas a partir de fevereiro disponibilizaremos as doses - detalhou a coordenadora.

Marlene explicou que os meninos deverão receber duas doses da vacina com intervalo de seis meses. Em 2017, serão vacinados os meninos de 12 e 13 anos; em 2018 os meninos de 11 e 12 anos; em 2019 os meninos de 10 e 11 anos; em 2020 os meninos de nove e 10 anos. Em relação à vacinação contra a meningite C, os adolescentes deverão receber um reforço ou dose única, conforme a situação vacinal encontrada.

Primeira licença ambiental é entregue pelo governo Drable Divulgação PMBM/ Chico de Assis

Barra Mansa O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Claudio Cruz, o Baianinho, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, entregou ontem, ao empresário Edvaldo Xavier de Carvalho, o Fafal, o primeiro alvará emitido pela administração municipal neste ano. O documento é destinado a liberação da implantação da rede de tratamento de esgoto no Condomínio Residencial Vale Encantado, na Vila Cantagalo, às margens da Via Dutra. A área foi adquirida por uma empresa particular. Baianinho comemorou a agilidade da liberação do documento e destacou que o empreendimento é um desejo do prefeito. - Vamos ter um empreendimento de um condomínio residencial, onde era a antiga vila de moradores da Dupont, que estava desativada – disse. Ele também destacou que o condomínio será sustentável. - O interessante é que todo resíduo sólido que for gerado no condomínio será tratado dentro do próprio

Primeiro ato: Entrega do alvará foi feita pelo prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário e vereadores local – comentou. O secretário também falou da integração com outras secretarias visando buscar a celeridade na liberação dos alvarás. – Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico para buscar agilizar a liberação de alvarás para os empresários que estão dispostos a investir na cidade e gerar renda e trabalho, sempre respeitando a legislação – disse o secretário. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, o local é de excelente localização.

Cartão alimentação de funcionários da prefeitura já pode ser usado Angra dos Reis O cartão Verocard, destinado aos funcionários da prefeitura de Angra dos Reis para compras de alimentos e pagamento de refeições, já pode ser usado normalmente. A dívida do mês de dezembro, de R$ 1,9 milhão, foi paga e o contrato está sendo renovado, segundo informações do governo municipal.

- O parecer foi feito pela Procuradoria-Geral do Município - disse o secretário de Administração, Carlos Macedo Costa. Ele informou que o contrato havia vencido no dia 7 de janeiro e que entrou em contato com a empresa que presta os serviços, a Verocheque, pedindo uma reconsideração porque sem o pagamento ela havia bloqueado os cartões.

- Além da geração de emprego deste empreendimento, este condomínio ficará em num ponto estratégico, nas redondezas da Via Dutra. Vale destacar que é difícil encontrar um terreno deste tamanho na cidade, já que temos muitas dificuldades de espaço - revelou. O empresário Fafal destacou a infraestrutura da área e informou que a intenção é transformar o local em um bairro no futuro. - Já temos 24 casas, um clube e um lago, que serão revitalizados e mantidos, para preservar a história da localidade. Noventa por cento das ruas já existe e a

infraestrutura de drenagem é perfeita. A intenção é termos 200 casas em 10 anos disse Fafal, acrescentando que a prefeitura atuou como uma facilitadora para o empreendimento. – Vamos fazer uma nova forma de moradia, com muita natureza, segurança e qualidade de vida. Nossa intenção é atrair para os empresários que buscam investir na cidade e que procuram uma moradia de alto padrão. A prefeitura vem atuando como uma facilitadora e sinalizou que quer conversar com as empresas para melhorar o ambiente de negócio – destacou. Drable enfatizou que todo empreendimento que gera desenvolvimento para o município deve ter o apoio da prefeitura. - Esta área é fundamental para o desenvolvimento. Todo empreendimento que gerar riqueza, emprego e que atraia novos empreendedores ele tem que receber todo nosso apoio - afirmou o prefeito. Também participaram do encontro os vereadores Elias da Corbama, Marcell Castro, Thiago Valério, Zélio Show, Marquinhos Pitombeira, além do vereador de Volta Redonda, Carlinhos Santana.

ABEVR Associação Beneficente Evangélica de Volta Redonda Fundada em 12 de agosto de 1963. CNPJ 30.421.770/0001-79 Utilidade Pública em 05/09/1965 na Câmara Municipal de Volta Redonda Registro no CNES nº 44006006499/98.52

Eleição (edital de convocação) De conformidade com o estatuto da ABEVR, Associação Beneficente Evangélica de Volta Redonda, o seu presidente convoca os associados em dia com as mensalidades e em comunhão com a igreja, para a eleição da diretoria do próximo triênio a realizar-se aos vinte e nove dias do mês de janeiro de 2017 em primeira convocação com dois terços dos associados às nove horas. Em segunda convocação com metade mais um dos associados às nove horas e tinta minutos e em última convocação com os associados presentes às dez horas. ORDEM DO DIA: 1-Eleição da diretoria para triênio 2017- 2019

A secretaria municipal de Saúde de Barra do Piraí iniciou nesta semana a vacinação contra o vírus HPV, em meninos de 12 e 13 anos. A vacinação é oferecida pelo Ministério da Saúde e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da imunização é proteger os meninos contra as doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV, como os cânceres de pênis, garganta e ânus. Adolescentes nesta faixa etária devem procurar o Posto de Saúde Albert Sabin, no bairro Santana, para os procedimentos de vacinação. De acordo com a técnica de enfermagem do suporte técnico do Setor de Imunização, Roselaine de Assis Silva Custódio, as vacinas são distribuídas em duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A definição da faixa-etária de 12 a 13 anos é para que a vacinação proteja as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. - Os benefícios estão diretamente ligados com a vida sexual de meninos e meninas nesta faixa etária. O HPV é responsável por transmitir o câncer de colo de útero, podendo ainda provocar lesões nos órgãos genitais dos meninos, câncer de cancro, de pênis e de garganta. As meninas já estão sendo vacinadas há mais tempo e, agora, com os meninos, vamos avançar ainda mais no combate ao ví-

rus - frisou Roselaine. A profissional diz que, brevemente, o Sistema Municipal de Saúde vai disponibilizar a vacina nos demais postos da cidade. - Estamos aguardando uma posição; é bem provável que, já na semana que vem, tenhamos esta vacina em alguns postos da Atenção Básica, nos bairros completou, alertando para a baixa procura de ambos os sexos no combate ao vírus. Para se vacinar, os adolescentes devem estar na faixa etária entre 12 e 13 anos, ir com responsável legal, munidos de cartão da vacinação e o cartão SUS. São impreteríveis que levem tais documentos. O Brasil é o primeiro país da América Latina a liberar as doses de vacina contra o HPV para meninos. A vacina é segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Meningite C O Posto de Saúde Albert Sabin também aderiu, já no início deste ano, à vacinação contra a meningite C. Os procedimentos são os mesmos, sejam de faixa etária e documentação. - Como o calendário de vacinação neste ano apresentou mudanças, muitos estão focados no HPV, mas, meningite é uma doença séria e precisa de vacina no seu combate - ressaltou Roselaine.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EXTRATO DO TERMO DE PRORROGAÇÃO Nº 02 AO CONTRATO Nº 049/2015. 01 – CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Porto Real. 02 – CONTRATADA: Daniel de Carvalho Alves Serviços Elétricos Me 03 – OBJETO: Serviço de Manutenção Preventiva e Corretiva nas Estações Elevatórias de Esgoto Sanitário. 04 – PRAZO: 03 (três) Meses 05 – PROCESSO ADMINISTRATIVO: 1795/2015 06 - DATA DA ASSINATURA: 06/01/2017

EXTRATO DO TERMO DE RESCISÃO AO CONTRATO 005/2016. 01 – CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Porto Real. 02 – CONTRATADA: Rene Ramos Comércio e Serviços Me 03 – OBJETO: Fornecimento de Galão de Água Mineral de 20 Litro 04 – PROCESSO ADMINISTRATIVO: 4688/2015. 07 - DATA DA RESCISÃO: 22/12/2016.

EXTRATO DO TERMO DE PRORROGAÇÃO Nº 01 AO CONTRATO Nº 002/2014. 01 – CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Porto Real. 02 – CONTRATADA: Arcon Cunha Artefatos de Concreto Ltda 03 – OBJETO: Locação de Imóvel utilizado pela Secretaria de Ordem Pública 04 – PRAZO: 02 (dois) meses 05 – PROCESSO ADMINISTRATIVO: 3550/2014 06 - DATA DA ASSINATURA: 22/12/2016 AUTORIZO e RATIFICO, a Dispensa de Licitação, referente ao Processo 648/2016, conforme artigo 24 inciso II da lei 8.666/93, com base nos PARECERES da Controladoria Geral do Município e da Procuradoria Geral do Município em favor de: T.F. Bombas Injetores Ltda Me, inscrita no CNPJ sob o n 08.926.177/0001-25, no valor de R$ 6.762,00 (seis mil, setecentos e sessenta e dois reais). Porto Real, 15 de Dezembro de 2016. _______________________________________________ Laura Resende Alves Secretária Municipal de Assitência Social, Direitos Humanos e Habitação


6 DIÁRIO DO VALE

POLÍCIA



SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

Jovem é morto e irmão baleado em VR Vítima chegou a correr para casa, mas não sobreviveu; em BM três suspeitos de tráfico foram presos e um menor é apreendido Volta Redonda Fernando Bendavid, de 22 anos, foi assassinado na noite de anteontem, no bairro Belmonte. Ele estava em frente a uma casa, junto com o irmão Igor Bendavid, de 19 anos, que também foi baleado, mas sobreviveu. Fernando, mesmo ferido, chegou a correr para dentro do imóvel, mas não resistiu aos ferimentos. Igor foi socorrido no Hospital São João Batista, onde se encontra internado. Policiais militares tiveram dificuldades em conseguir registrar depoimento de testemunhas. Ninguém foi preso até agora. O delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Eliezer Lourenço, instaurou inquérito para investigar os dois crimes, ou seja, o assassinato e a tentativa de homicídio. Ele deve ouvir os parentes e conhecidos das vítimas e aguardar a recuperação da saúde de Igor, para

também registar o seu depoimento. Em Barra Mansa, três pessoas foram presas e um menor apreendido nesta manhã de ontem, no bairro Piteiras. Também foram apreendidas 284 pedras de crack, 74 cápsulas de cocaína, material para embalar entorpecentes, três toucas, três celulares, um tablet e uma balança de precisão, além de uma pistola calibre 22, uma carabina de chumbinho, cinco uniformes militares, com jaquetas e calças, e munições. As prisões e apreensões foram resultados de uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar. De acordo com informações da Polícia Civil, a ação foi registrada no bairro Boa Sorte. De acordo com informações da polícia, o trio estaria impondo “toque de recolher” no bairro. Eles foram levados para a 93ª Delegacia de Polícia (Volta Redonda) que foi responsável pela investigação.

Preso suspeito de ser o chefe do tráfico em Rio Claro Cedida pela Polícia Civil

Rio Claro Policiais civis da 168ª DP (Rio Claro), coordenados pelo delegado titular, Michel Floroschk, prenderam anteontem, Jorge Lopes da Silva Júnior, o “Cuia”, de 33 anos, suspeito de tráfico de drogas. Ele foi detido por meio de um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça de Rio Claro. Floroschk disse que Cuia seria o chefe do tráfico no Mor ro do Estado. O suspeito foi localizado pelos policiais escondido numa casa no Centro da cidade. - As investigações co-

meçaram em abril de 2016, quando drogas foram apreendidas em um carro abandonado no Morro do Estado. Cuia já teve outras passagens pela polícia anteriormente – disse o delegado. Ele seria encaminhado ainda ontem para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Preso: ‘Cuia’ seria o chefe do tráfico no Morro do Estado, em Rio Claro

Marinheiro que atirou no PM apreende menor ex-patrão é transferido com drogas em Resende para presídio no Rio

Cedida pela PM

Angra dos Reis O marinheiro D i e go Vaz Viana, de 27 anos, foi transferido ontem, da cela provisória da 166ª DP (Ang ra dos Reis), para o Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio. Ele confessou ter atirado no ex-patrão, Antônio Carlos Lima da Silva, empresário no ramo de turismo, na último quinta-feira, porque, segundo ele, a vítima devia dinheiro a ele. O empresário levou um tiro no pescoço e está internado no Hospital da Japuiba. A tentativa de homicídio foi na Rodovia RioSantos, próximo ao bairro Camorim Grande, também em Angra. Diego foi preso por policiais do 33º Batalhão da PM. Levado para a 166ª DP (Angra dos Reis), ele confessou a autoria do crime ao delegado Bruno Gilaberte. - Diego disse que pretendia matar o ex-patrão porque o empresário devia dinheiro a ele. O suspeito

não revelou o valor da dívida. Atualmente, o marinheiro particular estava trabalhando numa escuna fazendo passeios com turistas pelo mar de Angra disse o delegado, acrescentando que o estado de saúde do empresário piorou. Diego Vaz, junto com um ir mão e um amigo, que já foram identificados e estão foragidos, estavam num Honda Civic prata quando interceptaram o Focus prata do empresário na Rio-Santos. Após atirar na vítima, eles fugiram e foram perseguidos por policiais militares. O trio acabou batendo o Civic em outros dois carros e durante a fuga, que ocorreu na mesma rodovia. Diego foi preso e os outros dois ocupantes do veículo conseguiram fugir. Gilaberte disse que o revólver usado no crime foi levado pelos outros dois comparsas que fugiram. O delegado informou que o irmão do marinheiro e o amigo dele estão sendo procurados pela polícia. Foto Cedida pela PM

Resende Policiais do 37º Batalhão da PM apreenderam na tarde de anteontem um menor de 17 anos por suspeita tráfico de drogas. O flagrante foi na Rua do Ouro, no bairro Fazenda da Barra III. Segundo os agentes, após receberem denúncia

Valença

bado e abandonado no bairro Lambicada, em Angra dos Reis. O veículo foi rebocado para o pátio da 166ª DP (Angra dos Reis).

LEI Nº 2095/2017 ALTERA O ART. 3º DA LEI Nº 1337/2002 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Carlos José Gama Miranda, Prefeito Municipal de Paraty, faz saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE PARATY aprovou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Art. 1º O Art. 3º da Lei nº 1337/2002, passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 3º O desconto será feito nos termos da Lei 7418, de 16 de dezembro de 1985, Art. 4º, parágrafo único. Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua aprovação plenária, revogadas as disposições em contrário. Prefeitura Municipal de Paraty, 10 de janeiro de 2017. Carlos José Gama Miranda - Prefeito -

Apreensão: Drogas foram apreendidas na casa do menor no bairro Fazenda da Barra III, em Resende de que o suspeito traficava drogas no local, eles abordaram o menor, que tentou fugir jogando 20 cápsulas de cocaína fora. Ao ser preso, o adolescente confessou que vendia drogas e que na casa dele havia mais 14 trouxinhas de maconha. O material foi apreendido e o menor levado para a 89ª DP (Resende).

Identificado homem que morreu ao trocar tiros com PMs

Policiais do 33ª Batalhão da PM recuperaram no início da manhã desta quinta-feira (12), um Honda Civic, placa KVU7410, que teria sido rou-

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Paraty Secretaria Executiva de Governo

Foi identificado como João Vitor Monteiro Costa da Silva o homem que morreu na madrugada de quinta-feira, durante troca de tiros com policiais da 3ª Companhia da PM, em Valença. Outros quatro comparsas, que também estavam num Ecosport, foram feridos e estão internados no Hospital Universitário de Valença. O comandante do 10º Batalhão da PM, Wagner Mello, disse que três dos suspeitos eram do Comple-

xo do Amarelinho, em Irajá, no Rio. Eles traziam uma carga de drogas para Valença e foram interceptados pelos PMs, no bairro Canteiros. Os integrantes da quadrilha chegaram a bater com o carro que estavaram na viatura da PM na tentativa de furar o bloqueio. No Ecosport foram encontrados 200 papelotes de cocaína, uma pistola e um revólver, de calibre 38. Ainda de acordo com o comandante, os suspeitos pretendiam estabelecer um ponto de venda de drogas na cidade.

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Paraty Secretaria Executiva de Governo LEI Nº 2096/2017 DISPÕE SOBRE A AUTORIZAÇÃO DO PODER EXECUTIVO A CONTRATAR EMPRESAS OU MANTER EM PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, A OPERAR E MANTER OS EQUIPAMENTOS E BENS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PARATY NA MODALIDADE DE CONCESSÃO, PERMISSÃO OU AINDA EM PARTICIPAÇÃO PÚBLICO PRIVADA. O Prefeito Municipal de Paraty, Exmº. Sr. Carlos José Gama Miranda, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal de Paraty APROVA e eu SANCIONO a seguinte Lei: Art. 1º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado, em consonância com o disposto na Constituição Federal, artigo 175, com a Lei Federal 11.079, de 30 de dezembro de 2004, com a Lei Federal nº 11.445, de janeiro de 2007, Lei Federal nº 8.666/93 com a Lei Orgânica do Município de Paraty de 05 de abril de 1990 e suas emendas complementares, mais precisos nos artigos 7º. 31º. 107º. 110º. 205º. e 226,concomitante com a Lei Municipal 1.471 de 02 de setembro de 2005, Lei Ordinária 1.890/ 13 e demais normas legais pertinentes, a outorgar, através do instituto da Parceria Público-Privada, na modalidade de Concessão, Permissão e Participação, a prestação de serviços dos equipamentos e serviços Públicos do Município de Paraty. Art. 2º A presente Lei deverá ser regida em conformidade com as Leis 8.987/95 e Lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995. as quais dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços Públicos previsto no artigo 175 da Constituição Federal. Art. 3º Os recursos para arrecadação e investimento oriundos dos bens Públicos poderão ter seu amparo legal em conformidade com a Lei Ordinária 1.890/13, que cria o Fundo de Parceria PúblicoPrivada no Município de Paraty. Art. 4º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a Reger as normas cabíveis de que trata este assunto, bem como estabelecer critérios em sua aplicabilidade nas concessões, devendo estas serem por Ato do Chefe do Poder Executivo. Art. 5º Esta Lei entra em vigor trinta dias após a publicação, revogam-se as disposições em contrário. Prefeitura Municipal de Paraty, 10 de janeiro de 2017. Carlos José Gama Miranda Prefeito Municipal


DIÁRIO DO VALE 7

ECONOMIA

SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017



Resende agiliza liberação de alvarás Prefeito aponta que agilidade na emissão de documento estimula empreendedores a saírem da informalidade Divulgação

Resende Desde o início deste ano, quem procura a prefeitura em busca de um alvará para regularizar seu negócio se depara com um procedimento mais ágil por parte dos órgãos responsáveis pela expedição do documento. A boa notícia é resultado de um novo modelo de gestão implantado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, o que já possibilitou a aprovação de pedidos de abertura para 19 novas empresas na cidade em pouco mais de dez dias. A atual gestão já analisou, entre novos e remanescentes de antes de janeiro, 48 pedidos de alvará. Entre eles, um processo datado de junho do ano passado, que foi finalizado e liberado nestes primeiros dias de governo. Outro, protocolado no dia 2 de janeiro, foi expedido em tempo recorde: apenas oito dias. Até então, as solicitações levavam, no mínimo, 40 dias para serem respondidas. Entre as novas medidas está o aumento na frequência de reuniões da Comissão Per manente de Análise de Consulta Prévia (COPACOP). O grupo ampliou para dois o número de encontros semanais, dinamizando o fluxo e a capacidade de análises

processuais. De acordo com o secretário pasta, Raphael Gattás, o objetivo da Prefeitura é tirar da informalidade potenciais empresários. A agilidade na emissão dos alvarás, segundo o executivo, é um incentivo a este público, que muitas vezes se mantém irregular em função das dificuldades até então encontradas. - Além da criação de empregos, a regularização dos negócios é essencial para a geração de renda no município. A oferta de empresas sérias e profissionalizadas também garante direitos básicos do consumidor, além do bom atendimento que deve ser prestado aos clientes. É uma via de mão dupla, onde todos saem ganhando – explica Raphael Gattás. Outra ação adotada pela Secretaria foi a comunicação mais dinâmica entre a Prefeitura e os solicitantes. Anteriormente, apenas o DAT (Departamento de Arrecadação Tributária) disponibilizava respostas sobre as possíveis irregularidades e pendências de cada pedido. Atualmente, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo entra em contato diretamente com os requerentes para informar e solicitar informações, caso necessário. Para o prefeito Diogo Balieiro, a entrega rápida dos alvarás

representa o compromisso da Prefeitura com agilidade deste tipo de processo, trazendo benefícios para toda a cidade. - O setor do comércio em Resende se destaca entre os principais empregadores da população. Estamos trabalhando pela valorização da classe. A agilidade na emissão dos alvarás é um importante mecanismo para o desenvolvimento desta bandeira. Mais empresas é sinônimo de mais postos de trabalho, o que se reflete em mais qualidade de vida, além da garantia da manutenção de serviços básicos para o cidadão – contextualiza o prefeito. O COPACOP é formado por membros de secretarias e órgãos estratégicos em relação à autorização de funcionamento dos estabelecimentos. Fazem parte da comissão representantes das pastas de Fazenda e Obras, além da Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (Amar) e do setor jurídico, gerenciados atualmente pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Rápido: Empreendedor recebe alvará das mãos de Diogo Balieiro e do secretário Raphael

Prefeitura acaba com taxa de alvará para MEI Gabriel Borges/PMVR

Painel eletrônico para acompanhamento de licitações é instalado na prefeitura Divulgação

Custos: Samuca participa da entrega do primeiro alvará com novo modelo

Volta Redonda O microempreendedor individual Hugo José Mariano Pinheiro pode, finalmente, emitir suas notas fiscais aos clientes sem preocupação. Ao acrescentar uma função em seu cadastro do MEI, no ano passado, Hugo foi surpreendido com a cobrança de uma taxa de R$ 800. - Volta Redonda era a única cidade que cobrava essa taxa. Nenhum município da região fazia isso e não dava para ti-

rar esse valor do orçamento mensal - comentou Hugo, que trabalha no setor de decoração de festas há 10 anos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, afir mou que não haverá mais cobrança de taxa de alvará para MEI e que o microempreeendedor pagará apenas o valor cobrado pelos impostos municipais e estaduais referentes à categoria. - Quem tem interesse em se le galizar, pode

procurar a prefeitura. O MEI aqui tem espaço. O que queremos é que o microempresário e a cidade cresçam juntos disse. O prefeito Samuca Silva fez questão de entregar o primeiro alvará. “Quem quer trabalhar, tem prioridade em nosso governo. Essa retirada da taxa representa nossa intenção em gerar emprego e renda”, afirmou o prefeito, que fez questão de assinar o documento e desejou sucesso ao microempresário.

Visível: Acompanhamento fica facilitado com novo modelo adotado em Barra Mansa

Barra Mansa A prefeitura instalou nesta quinta-feira (12) o painel eletrônico que informa o andamento dos processos realizados pela Comissão Permanente de Licitação. O dispositivo fica localizado na recepção do primeiro andar do Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral, numa área de livre acesso à população. O equipamento utilizado foi reaproveitado de outro setor e não gerou custos aos cofres públicos. O uso

desse tipo de ferramenta é pioneiro na região. A intenção do prefeito Rodrigo Drable é dar transparência as ações do Executivo. “Nosso compromisso é dar transparência total a todos os atos da prefeitura e esse é apenas o primeiro passo”, destacou. O gerente de compras da prefeitura, Júlio Cini, afirmou que a população e os fornecedores têm o direito de acompanhar o andamento das licitações, com atualizações diárias de infor mações, como

avisos de abertura e fechamento dos processos de tomada de preços e concorrência, além dos valores gastos. “Esse é o compromisso e a obrigação da administração pública”, declarou Além do painel eletrônico e atualização do site portal transparência, a criação de outras ferramentas estão sendo desenvolvidas em conjunto pelas secretarias de Administração Pública, Desenvolvimento Econômico e Coordenadoria de Comunicação Social.


8 DIÁRIO DO VALE

ECONOMIA



SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

OIT: efeitos da recessão vão aumentar desemprego mundial Ritmo de aumento da força de trabalho supera o da criação de empregos Divulgação

Rio A taxa mundial de desemprego continuará subindo em 2017, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O novo relatório divulgado pela organização estima que este ano haverá um aumento de 3,4 milhões de pessoas desempregadas. A previsão é que o número de pessoas desempregadas no mundo inteiro chegue a aproximadamente 201 milhões. A tendência de crescimento deve se estender até 2018, ano que deve registrar aumento de 2,7 milhões de desempregados em relação a 2017. Segundo a direção da OIT, o desemprego continuará subindo nos próximos anos porque o ritmo de aumento da força de trabalho supera o da criação de empregos. A organização alerta que o crescimento econômico mundial “segue decepcionante”, fato que inibe a criação de empregos suficientes e de qualidade. O relatório publicado destaca que o desafio do desemprego é mais grave na América Latina e Caribe e na África Subsaariana, que ainda enfrentam os efeitos da recente recessão econômica de seus países. O dado, segundo alerta a OIT, pode levar ao aumento da pobreza e dos movimentos migratórios em direção aos países de-

Para todos: Desafio do desemprego é mais grave na América Latina e Caribe e na África

senvolvidos, entre outras consequências sociais.

Situação do Brasil Sobre o Brasil, o relató-

rio conclui que os efeitos da recessão econômica de 2016 continuarão em 2017, o que elevará o número de desempregados brasileiros para 13,6 milhões,

contra os 12,4 milhões registrados em 2016. A taxa de desemprego no Brasil passará dos atuais 11,5% para 12,4%, o que representa um au-

Meirelles antecipará volta de Davos para negociar acordo com o estado

mento de mais de um milhão de desempregados em 2017. A situação brasileira agrava o nível de desemprego na América Latina, que pode atingir a

taxa de desemprego de 8,4%, índice puxado pela crise econômica e deterioração dos empregos do maior país da região, afirma o documento.

Governo reduz em R$ 37,5 bilhões volume de restos a pagar para 2017

Arquivo

Rio

Brasília

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, antecipará a sua volta do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, para participar das negociações de ajuda financeira ao estado do Rio de Janeiro. O ministro ficará em Davos até quarta-feira (18) à noite e chegará ao Brasil na quinta-feira (19) para retomar as discussões com o governo fluminense. O Fórum Econômico Mundial começa domingo (15) e vai até sábado (21). De acordo com o Ministério da Fazenda, Meirelles partirá do Brasil no sábado à noite e terá reuniões bilaterias na Suíça com presidentes de bancos, de multinacionais e autoridades de três países: Argentina, Suíça e Arábia Saudita. O compromisso mais importante de Meirelles ocorrerá na quarta-feira, quando ele e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, se reunirão pela primeira vez com o novo ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne, e o presidente do BC do país vizinho, Federico Sturzenegger. Esse será o primeiro encontro das equipes econômicas dos

Os restos a pagar do governo federal caíram 20% de 2016 para 2017. O número foi divulgado pelo Tesouro Nacional. Segundo o órgão, o volume de restos a pagar caiu de R$ 185,7 bilhões em 2016 para R$ 148,2 bilhões este ano. São considerados restos a pagar as despesas empenhadas (autorizadas) num ano, mas não pagas até o fim do exercício fiscal, ficando para o ano seguinte. De acordo com o Ministério da Fazenda, a redução do passivo é a maior dos últimos dez anos, mesmo se desconsiderar os pagamentos dos passivos com bancos oficiais e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que inflaram os restos a pagar em 2016. Em relação a participação no total do orçamento, os restos a pagar voltaram aos níveis do ano de 2008. Para 2017, essas verbas corresponderam a 6,6% do orçamento total do ano, contra 8,5% em 2016, 12,3% em 2015 e 13,4% em 2014. Segundo o Tesouro, a redução dos restos a pagar em 2017 deve-se a três motivos. O primeiro é o cancelamento de autorizações para serviços que ainda não haviam sido executados. O gover no também ampliou o uso de recursos financeiros levantados por meio de títulos públicos e quitou mais restos a pagar que em anos anteriores. No ano passado, dos R$ 185,7 bilhões de restos a pagar, a equipe econômica executou R$ 105,6 bilhões, 57% do total. Em termos proporcionais, a execução é a maior observada desde 2011. A execução dos restos a pagar foi acelerada após a aprovação da emenda constitucional que limita o crescimento dos gastos públicos.

Modelo: Meirelles diz que modelo do Rio será levado adiante com outros estados dois países desde que o presidente argentino, Mauricio Macri, trocou os titulares dos dois órgãos, no fim de dezembro. Na terça-feira (17), Meirelles se reunirá com o ministro das Finanças da Suíça, Ueli Maurer. Também está previsto um encontro com o ministro das Finanças da Arábia Saudita, em horário ainda não definido.

Segundo o Ministério da Fazenda, o ministro deverá explicar aos empresários e representantes de gover nos estrangeiros a atual situação econômica do Brasil e as medidas postas em prática pelo governo brasileiro, como a criação de um teto de gastos públicos e a proposta de reforma da Previdência. O principal destaque, no en-

tanto, serão as reformas microeconômicas, que visam reduzir a burocracia e facilitar os investimentos no país. Além de Meirelles e Goldfajn, irão a Davos representando o governo brasileiro os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, e de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Faturamento da indústria cresce 4,5% em novembro Rio A indústria brasileira registrou aumento de 4,5% no faturamento real e de 0,7% nas horas trabalhadas em novembro na comparação com outubro. As informações foram divulgadas, em Brasília, na pesquisa Indicadores Industriais, da

Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados são dessazonalizados, ou seja, ajustados para o período em que foram coletados. Os indicadores relativos ao mercado de trabalho, no entanto, continuaram a observar queda. O indicador do emprego recuou 0,3% na comparação com outubro,

enquanto a massa salarial real caiu 2,1% e o rendimento médio real, 1,5% para o mesmo período. A utilização da capacidade instalada ficou em 76,6%, apenas 0,1 ponto percentual acima do piso da série histórica. Para a CNI, os números de novembro não sinalizam recuperação da atividade

industrial. A entidade destacou na pesquisa que “a comparação anual dos indicadores continua a mostrar quedas expressivas”. O faturamento real, por exemplo, recuou 9,9% e as horas trabalhadas caíram 5,5% em novembro de 2016 na comparação com o mesmo mês de 2015.

De acordo com a emenda, o governo poderá gastar, em 2017, até 7,2% a mais que em 2016. Para ampliar o teto, o governo usou parte dos R$ 46,8 bilhões obtidos com a regularização de recursos no exterior (também conhecida como repatriação) para acelerar a execução dos restos a pagar e alcançar um limite maior de gastos para este ano.

Atividade Econômica A atividade econômica teve variação positiva após quatro meses consecutivos de retração, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) cresceu 0,2%, em novembro, comparado a outubro. Na comparação entre novembro de 2016 e novembro de 2015, houve queda de 2%. No ano acumulado do ano, o IBC-Br acusa queda de 4,59% e, em 12 meses encerrados em novembro, retração de 4,76%, nos dados sem ajuste.

Evolução da atividade econômica O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.


SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

POLÍTICA

DIÁRIO DO VALE 9 

Nacional Geddel e Cunha agiam dentro da Caixa para beneficiar empresa, afirma MPF Ação cita Cunha e ex-ministro Geddel Vieira Lima como suspeitos de possíveis crimes de corrupção Divulgação

Brasília A operação que a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (13), no Distrito Federal, Bahia, Paraná e São Paulo para investigar um suposto esquema de fraudes na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013, teve origem na obtenção de informações extraídas de um aparelho celular apreendido em 2015, do expresidente da Câmara, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ao pedir à Justiça Federal autorização para a PF cumprir sete mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais das quatro unidades da federação, o Ministério Público Federal (MPF) citou Cunha e o exministro Geddel Vieira Lima como suspeitos de possíveis crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, praticados entre 2011 e 2013. Para o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, Geddel “valeu-se de seu cargo na Caixa para, de forma orquestrada, beneficiar empresas com liberações de créditos dentro de sua área de alçada e fornecer infor mações privilegiadas para outros membros da quadrilha composta, ainda, por Eduardo Cunha” e outros. Também são representados o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Ferreira Cleto; o ex-vicepresidente de Gestão de Ativos Marcos Roberto Vasconcelos, exonerado do cargo a pedido em setembro de 2016; o servidor da Caixa, José Henrique Marques da Cruz, que chegou a ocupar a vice-presidência de Varejo e Atendimento do banco, além do

Caiu: Geddel foi ministro e um dos aliados mais próximos do presidente Michel Temer fundador da Marfrig Alimentos, Marcos Antonio Molina, e do doleiro Lúcio Bolonha Funaro. Segundo o MPF, o exdeputado Eduardo Cunha manipulava a liberação de créditos na Caixa com o envolvimento de Cleto e, possivelmente, do então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira, mencionado em diversas mensagens eletrônicas como beneficiários de valores desviados por meio do esquema. Geddel ocupou a vicepresidência de Pessoa Jurídica da Caixa entre março de 2011 e dezembro de 2013. Entre 2007 e 2010, período do segundo governo Lula, Geddel chefiou o Mi-

nistério da Integração Nacional. Em maio de 2016, voltou ao Palácio do Planalto como ministro-chefe da secretaria de governo do presidente Michel Temer, deixando o cargo em novembro do mesmo ano, alvo de suspeitas de ter atuado para beneficiar uma construtora na Bahia. De acordo com o MPF, foi o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto quem, ao prestar depoimentos à Procuradoria-Geral da República, acusou Eduardo Cunha de ter recebido propina de empresas em troca da liberação de verbas do Fundo de Investimento do Fundo de

Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS ). A gestão do fundo estava sob a responsabilidade da vicepresidência de Gestão de Ativos, então ocupada por Marcos Roberto Vasconcelos, que foi exonerado do cargo a pedido, em setembro de 2016. Para o procurador Cordeiro Lopes, os indícios de irregularidades já reunidos apontam que os investigados operaram para fraudar a liberação de créditos da Caixa empregando técnicas semelhantes às usadas para desviar recursos da Petrobras e já reveladas pela Operação Lava Jato. Entre outras acusações, o procurador sustenta que Cunha obti-

nha empréstimos fraudulentos para empresas participantes do esquema junto à diretoria comandada por Geddel. Dentre as empresas citadas como beneficiárias do esquema estão o grupo J&F, a BR Vias (pertencente ao Grupo Constantino e alvo da Operação Lava Jato), a Oeste Sul Empreendimentos Imobiliários, Digibrás, Inepar, Grupo Bertin, entre outras. “A BR Vias beneficiavase de sistemática ilícita para obtenção de recursos junto à CEF, contando com a participação ativa do então vice-presidente de Pessoa Jurídica, Geddel Vieira Lima, bem como do ex-deputado federal Eduar-

do Cunha e de Fábio Cleto e Lúcio Bolonha”, afirma o procurador. Em uma mensagem extraída do telefone apreendido de Cunha, Geddel informa o expresidente da Câmara de que há problemas na liberação de créditos para a Oeste Sul. “Outras mensagens dão testemunho de que, assim como a BR Vias, outras empresas vinculadas à família Constantino negociavam a obtenção de recursos na vice-presidência de Pessoas Jurídicas da CEF”, relata Cordeiro Lopes, mencionando o grupo Marfrig e Seara como beneficiários do esquema. Diante dos argumentos e elementos apresentados pelo MPF, o juiz federal Allisney de Souza Oliveira autorizou a PF a fazer buscas e apreender documentos em endereços residenciais e comerciais ligados aos investigados e na própria Caixa. Também a pedido do MPF, o magistrado suspendeu o sigilo de todo o processo, inicialmente enviado ao STF, devido ao foro privilegiado de que Geddel e Cunha dispunham no início das investigações e, posteriormente, remetidos para o Tribunal Regional Federal do Distrito Federal. Procurada, a assessoria do PMDB informou que Geddel ainda não se pronunciou sobre as suspeitas. A reportagem ainda não conseguiu contato com o ex-ministro, com os advogados de Eduardo Cunha e com os demais alvos dos mandados de busca e apreensão. A Caixa informou que o banco está em contato permanente com as autoridades, prestando irrestrita colaboração com as investigações, procedimento que continuará sendo adotado pela instituição.

PF prende três suspeitos ligados a desaparecimento de brasileiros Brasília A Polícia Federal prendeu três pessoas relacionadas à quadrilha de traficantes de pessoas que intermediou a viagem de 12 brasileiros desaparecidos nas Bahamas desde novembro do ano passado. As prisões ocorreram no âmbito da Operação Piratas do Caribe em Rondônia, deflagrada na madrugada desta sextafeira (13) em Rondônia, Minas Gerais e Santa Catarina. Além das prisões, os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão de documentos e outras provas. Os policiais seguem em campo na busca de mais dois suspeitos. Segundo o delegado da Polícia Federal de Ji Paraná (RO), Raphael

Baggio de Luca, a maior dificuldade da investigação do caso é o medo dos parentes dos desaparecidos em revelar a identidade dos chamados coiotes, responsáveis por intermediar a imigração legal. “Os familiares estão muito receosos em falar e quando falam pedem para ficar no anonimato.” Essa conduta, segundo o delegado, dificulta o trabalho da polícia em conseguir com o Judiciário autorização para entrar em endereços suspeitos e efetuar prisões. - Há uma grande diferença entre uma notícia anônima e um elemento testemunhal. Somente com o relato anônimo, fica mais difícil para a polícia sustentar diante do juiz a necessi-

dade de uma medida que nos permita adentrar na esfera de liberdade das pessoas, como violação de domicílio dos suspeitos, por exemplo – disse. Segundo Baggio, que coordena a operação, os suspeitos continuaram atuando na prática de aliciamento e intermediação de imigrantes ilegais, mesmo depois do desaparecimento do grupo nas Bahamas e da repercussão caso. A Polícia Federal disse que os coiotes poderão ser responsabilizados pelo que tiver ocorrido com os migrantes que desapareceram durante a suposta travessia entre as Bahamas e os Estados Unidos. “A partir do momento que você cria o risco de desobedecer um ordenamento jurídico, se esse

risco vier a ocorrer e gerar resultados como acidentes, sequestro ou cárcere privado, que possam atingir um bem que a gente estime, por exemplo a vida, essas pessoas serão responsabilizadas de acordo com a norma jurídica. Então, se houver um atentado contra a vida, eles responderão por homicídio, se for contra liberdade, responderão por cárcere privado”, explica Baggio.

Informações internacionais A PF recebeu informações das autoridades de Cuba, das Bahamas, da República Dominicana e dos Estados Unidos e em nenhum desses países foi registrada a prisão dos brasileiros desaparecidos. Se-

gundo o delegado federal, há fortes indícios de corrupção de agentes de imigração das Bahamas, o que facilita a ação dos coiotes naquele país em parceria com os traficantes do Brasil. Os nomes dos brasileiros desaparecidos ainda serão incluídos na lista de difusão amarela, um alerta internacional de pessoas desaparecidos. A demora para inclusão dos dados no mecanismo internacional também se deve à resistência dos familiares em autorizar a divulgação da identidade das vítimas, segundo a PF. Baggio diz que as informações podem contribuir para o esclarecimento do caso. “Desde que recebemos a notícia desse caso esta-

mos trabalhando e só vamos parar quando elucidar. Se alguém souber do paradeiro dessas pessoas, pode ir à delegacia da PF. Estamos com apoio do Itamaraty e da coordenação nacional de Direitos Humanos da PF para ir atrás desse grupo em qualquer lugar do mundo, se for preciso”, declarou. Por telefone, a mãe de um dos brasileiros desaparecidos, Marta Gonçalves, disse à Agência Brasil que ficou sabendo da operação da polícia por meio do grupo criado em uma rede social por familiares dos outros integrantes que desapareceram. Ela afir mou que todos continuam na mesma situação, sem informação e com esperanças de que o caso seja esclarecido.


10 DIÁRIO DO VALE

GERAL



SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

PRISÕES

Ministério Público do Rio propõe grupo para enfrentar superlotação Em 2016, o número de presos se aproximou do dobro de vagas, com 50.482 detentos para 27.242 vagas ABr

Rio O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) propôs que um colegiado formado por diversos órgãos estaduais elabore um plano para reduzir a superlotação dos presídios fluminenses. A criação do grupo foi solicitada ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, diante do aumento de 50% no número de detentos entre 2013 e 2016, período em que os presídios ganharam apenas 0,6% a mais de vagas. O encarceramento ocorreu em um cenário que já era de lotação. Em 2013, o estado tinha 33.627 detentos em 27.069 vagas. Em 2016, o número de presos se aproximou do dobro de vagas, com 50.482 detentos para 27.242 vagas. Em dezembro de 2016, a taxa de ocupação dos presídios do estado do Rio chegou a 185%, mais que 60 pontos percentuais acima dos 124% de 2013. O grupo seria formado pelo MP, a Vara de Execuções Penais, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Penitenciário Estadual e dos Conselhos da Comunidade, por representantes da sociedade como familiares de detentos, comerciantes, religiosos e advogados. A primeira reunião do colegiado deve ocorrer em até 15 dias, com os órgãos

Crescendo: Houve aumento de 50% no número de detentos entre 2013 e 2016 que manifestarem interesse em integrá-lo. O objetivo do grupo será reduzir a superlotação dos presídios a 137,5% nas prisões masculinas e 110% nas femininas. Entre as medidas propostas pelo MP está o remanejamento de presos, a recuperação de vagas indisponí-

veis por interdição e a comunicação aos juízos criminais sobre presos provisórios com mais de 90 e 180 dias de encarceramento.

Mortes cresceram 90% No período em que aumentou a população carce-

rária também cresceu o número de mortes dentro dos presídios. Em 2013, 133 pessoas morreram nas prisões fluminenses, número que subiu 90,9% em 2016, para 254. O subcoordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública, Leonardo Rosa, acredita

Iphan completa 80 anos com grande patrimônio e poucos recursos Rio “Se o Brasil tem uma cara, essa cara foi dada pelo Iphan”. Assim, a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, descreve a importância do órgão que completou 80 anos nesta sexta-feira (13) com a missão de preservar o patrimônio material e imaterial do país. Entretanto, ela faz o alerta para o risco que o instituto corre de não conseguir cumprir o seu papel em razão, principalmente, da falta de orçamento e de quadro funcional. O Iphan foi criado em 13 de janeiro de 1937, por meio da Lei nº 378 e, segundo Kátia, esses 80 anos foram fundamentais para a construção de identidade nacional e preservação da memória do Brasil. “Nos anos 30, com a chegada do automóvel e com as políticas higienistas, as pessoas buscavam o progresso, a industrialização. Aquelas cidades coloniais teriam que dar espaço às grandes avenidas, então começou uma destruição em massa e um rompimento com esse passado colonial. Foi preciso que uma elite de intelectuais liderasse esse movimento de preservação. Começaram uma corrida contra o tempo e contra a destruição. Assim, o Iphan ja nasceu nessa luta de preservar nossa memória”, disse. Ao longo de sua trajetória, a política nacional de patrimônio foi expandida e se relaciona hoje com diversos campos como gestão urbana e ambiental, direitos humanos e culturais, atuando desde o poder de polícia e fiscalização até a educação, formação profissional e pesquisa e envolvimento internacional. O Iphan foi a primeira instituição de preservação

Valorização do patrimônio material e imaterial Para ela, é preciso uma estratégia de educação e valorização do patrimônio material e imaterial do país. “Esse mundo a que chegamos agora é onde você tem essa massificação, essa globalização, o ser humano muito ligado à matéria, às coisas e inteligências artificiais que o futuro está nos destinando. Então essa dimensão humana, de nossas histórias, nossas memórias, e toda a trajetória humana, essa construção coletiva do ser humano precisa se valorizada”, disse. Kátia explica que o Brasil possui uma diversidade cultural que poucos países têm, mas também uma baixa autoestima. “Esse ativo, em um futuro que vai chegando, é o que vai nos diferenciar nesse mundo globalizado. Nós temos que elevar nossa autoestima, nós somos muito e não estamos enxergando o quanto nós somos. Nossos políticos têm que entender que é essa dimensão humana é que vai destacar o Brasil lá fora”, ressaltou Kátia. A valorização e a ocupação do patrimônio, para a presidente do Iphan, partem de uma compreensão politica, de

um amadurecimento da população, que passa, necessariamente, por um processo de formação educacional de compreensão da importância desse ativo para a população brasileira perante o mundo. O patrimônio precisa ser ocupado para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país, é uma questão política e estratégica perante o mundo, afirma a presidente. “Em países que têm um história muito mais antiga, os centros históricos são utilizados como um ativo, até porque não têm mais para onde crescer, então eles trazem o progresso e o desenvolvimento usando o patrimônio, ocupando as cidades históricas e os significados e as referencias culturais fazendo parte da modernidade e da contemporaneidade”, disse, explicando que o patrimônio é um ativo turístico e de estoque imobiliário incrível que no Brasil fica abandonado. Nesses 80 anos de atividade, foram tombados 87 conjuntos urbanos (o que implica em cerca de 80 mil bens em áreas tombadas e 531 mil imóveis em áreas de entorno já delimitadas) e três estão sob tombamento provisório.

Nessas áreas, o Iphan atua e investe recursos, tanto direta, na forma de obras de qualificação, quanto indiretamente, por meio de parcerias com outras instituições, além do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas e dos Planos de Mobilidade e Acessibilidade Urbana. Em 2017, segundo Kátia, o Iphan vai entregar mais de 700 obras de restauração em 44 cidades, entre praças, mercados, passeios públicos e pontes. O instituto tem sob sua proteção 40 bens imateriais registrados, 1.262 bens materiais tombados, oito terreiros de matrizes africanas, 24 mil sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de objetos arrolados (incluindo o acervo museológico), cerca de 250 mil volumes bibliográficos e vasta documentação de arquivo. Na página do Iphan está disponível uma linha do tempo com os fatos que marcaram a história da preservação do patrimônio cultural no Brasil. A iniciativa é aberta a contribuições e procura promover o debate e a reflexão sobre memória e o patrimônio cultural.

do patrimônio da América Latina e hoje luta para continuar esse trabalho. Ele está presente em todo o território nacional, com 27 superintendências estaduais, 26 escritórios técnicos, dois parques nacionais e cinco unidades especiais e responde por uma gama de atribuições constitucionais. - O Iphan já está corren-

do risco com um corpo técnico diminuto diante da suas complexas atribuições e da quantidade absurda de bens que temos sob nossa responsabilidade. Temos uma situação quase de insolvência - disse a presidente, contando que metade dos 698 funcionários da instituição deve se aposentar nos próximos dois anos.

Além de não ter previsão de novos concursos, não existe plano de carreira e os salários são muito baixos no Iphan, segundo Kátia, o que causou uma evasão gigantesca no órgão. O Iphan é vinculado ao Ministério da Cultura, que tem um dos menores orçamentos da Esplanada dos Ministérios.

que a superlotação tem relação com o aumento ainda maior do número de óbitos. - São mortes silenciosas. E estão morrendo cada vez mais, principalmente nas unidades que têm superlotação. Há uma correlação clara - disse Rosa. Em 2017, 11 mortes já fo-

ram registradas nos 50 presídios do estado, segundo a Seap. A secretaria explica que todos os casos são apurados por uma sindicância interna, e os corpos são encaminhados ao Instituto Médico Legal para perícia. - Se essa média de 2017 se mantiver, vai bater o recorde de 2016 - prevê o defensor. “São mortes na maioria das vezes naturais ou por doenças, e doenças ligadas ao aparelho respiratório, como pneumonia e tuberculose”. Problemas de pele também são frequentemente encontrados por defensores públicos que atendem aos presos nos presídios, e as condições, afirma Leonardo Rosa, afetam os agentes penitenciários: “Eles trabalham em condições de alto risco e expostos a pegar doenças”. A solução para a superlotação dos presídios, na visão do defensor, é complexa e também passa pela adoção de penas alternativas ao encarceramento. Além disso, ele considera importante acelerar o julgamento dos presos provisórios, que permanecem detidos antes mesmo da condenação e estão perto de corresponder a 50% da população carcerária. - A retenção carcerária na Vara de Execuções Penais é gritante. Os pedidos (de liberdade ou indulto) demoram a ser analisados, e são avaliados com uma cultura de encarceramento – disse.

Minas decreta situação de emergência em regiões afetadas pela febre amarela Belo Horizonte O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, decretou nesta sextafeira (13) situação de emergência em saúde pública na área de abrangência das unidades regionais de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni. Essa região, que inclui 152 municípios, é a mais afetada pelas ocorrências de febre amarela no estado. A situação de emergência autoriza a adoção de medidas administrativas para conter a doença e agiliza processos para a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários, dispensando licitação em alguns casos. Também fica permitida a contratação de funcionários temporários para ações exclusivas de combate à febre amarela. O decreto também cria uma sala para monitoramento das ações administrativas. Participarão desses trabalhos diversos órgãos do estado, entre os quais a Secretaria de Saúde (SES-MG), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Segundo texto publicado no Diário Oficial do estado, o decreto considera que “a febre amarela é uma doença de potencial epidêmico e elevada letalidade”. Em boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (12), a SES-MG informou que o número de casos suspeitos em 2017 no estado de Minas Gerais já são 110. Desses, 20 são tratados

como casos prováveis, cujos pacientes apresentaram exame laboratorial preliminar positivo. No entanto, a confirmação final depende da investigação de outros fatores. Os outros 90 casos ainda estão sendo analisados. O governo mineiro também informou que, dos 30 óbitos suspeitos, dez já são considerados prováveis.

Vacinas A recomendação para a população é manter em dia a vacinação contra febre amarela, disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação ocorre em dose única, devendo ser reforçada após dez anos. No caso de recém-nascidos, é administrada uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos. Mas, como se trata de uma situação atípica, que inspira cuidados, nas regiões afetadas, bebês com 6 meses estão recebendo duas doses com intervalo de 30 dias. A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e ocorre em alguns países da América do Sul, da América Central e da África. No meio rural e silvestre, é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Já em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika e febre chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da febre amarela no Brasil não ocorre em áreas urbanas desde 1942. Até o momento, todos os casos suspeitos em Minas Gerais são considerados de transmissão silvestre.


SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

DIÁRIO DO VALE 11

ESPORTES



Flamengo confirma Rômulo como reforço; Conca é apresentado Cria do Vasco chega para defender o maior rival; meia argentino chega após se destacar pelo Fluminense Divulgação

Rio O preparador físico particular de Rômulo já havia revelado o destino do jogador, mas agora é oficial. O volante é o mais novo reforço do Flamengo para a temporada 2017. O Spartak, da Rússia, divulgou uma nota oficial agradecendo os serviços prestados pelo brasileiro e comunicando sua rescisão contratual. Pouco depois, o Rubro-Negro divulgou o acordo, válido por quatro anos. Rômulo viajou a Moscou para rescindir seu contrato amigavelmente. Ainda neste fim de semana ele retorna ao Brasil para alinhar com o clube carioca a data de sua apresentação. Ele chega para competir por uma vaga no meiocampo com Márcio Araújo, já que Willian Arão, Conca e Diego deverão ser os outros três jogadores do setor. “Nosso clube agradece o tempo que per maneceu aqui com os espartaquistas e deseja sucesso no futuro de sua carreira”, escreveu o Spartak, que ainda lembrou da estreia do brasileiro pelo clube, em agosto de 2012, contra o Rubin Kazan. Rômulo foi revelado pelo Porto de Caruaru, time do interior de pernambucano. Em 2010 acabou se transferindo para o Vasco, ainda nos juniores. A passagem do volante pelas categorias de base do Cruz-Maltino durou pouco, sendo promovido ao time profissional no ano seguinte e fazendo parte do time titular campeão da Copa do Brasil. Em 2012 foi para a Rússia e representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres, quando o time do técnico Mano Menezes faturou a medalha de prata.

CONCA EXALTA O CLUBE O Flamengo apresentou nesta sexta-feira o meia Dario Conca como reforço para a temporada. O argentino, que se recupera de le-

Nova pele: Conca é apresentado e exalta tamanho do Flamengo para o futebol mundial são no joelho, só tem previsão de estrear em abril. O jogador exaltou o clube e a atitude dos dirigentes na negociação. - Poder vestir a camisa é um orgulho pra mim. Minha família está feliz, eu também. Vou lutar muito para o bem do Flamengo. A seriedade que o Flamengo mostrou, o planejamento, me apoiaram. Vestir a camisa do Flamengo todo mundo sabe a importância - disse. Conca elogiou o elenco rubro-negro para a Libertadores. O argentino espera poder ajudar o time a conquistar a competição e po-

der voltar a jogar um Mundial de Clubes. - Flamengo está com um bom elenco. Poder disputar Libertadores vai ser importante para a minha carreira e para o Flamengo. Libertadores todos sabem a importância, pode te levar para o Mundial. Todos os clubes da América sonham ganhar - declarou. O meia argentino chega a um elenco recheado e com um nome de peso na mesma posição. O comandante do setor criativo flamenguista é Diego, um dos pilares da boa campanha do time no Brasileirão 2016. No entanto, Con-

ca não quis saber de se preocupar com a concorrência e valorizou a qualidade dos novos companheiros. - O Diego é um grande jogador, conhecido mundialmente. É o melhor meia do Brasil. Vai ser importante - jogar ao lado dele, mas isso vai depender do treinador, tem muitos jogadores de qualidade, tenho que trabalhar muito para garantir uma vaga entre os 11. Mas jogar ao lado de tantos grandes jogadores será um prazer -, explicou. A chegada do novo camisa 19 ao Fla esbarra em algumas questões delicada.

Goleiro Gatito Fernández é apresentado oficialmente Rio O Botafogo apresentou nesta sexta-feira mais um reforço para a temporada. O goleiro Gatito Fernández chega ao clube após se destacar pelo Figueirense em 2016. O jogador destacou a grandeza do Alvinegro e espera fazer sucesso em General Severiano. - Fui recebido muito bem aqui. É o que eu estava esperando desde o início no Brasil. Fui muito feliz por onde passei, mas o jogador sempre busca algo a mais. O Botafogo é um

grande clube, com uma grande torcida e uma grande história. As coisas tendem a melhorar daqui para frente - disse. Gatito Fernández chega para ser o goleiro do Botafogo na Libertadores. Sem poder contar com Jefferson, que se recupera de cirurgia, o paraguaio terá que fazer a torcida esquecer Sidão, que teve boa passagem pelo clube na temporada passada e se transferiu para o São Paulo. Mesmo assim, o jogador manteve a humildade e não se considera titular.

- O Jefferson é o ídolo do clube, um jogador de Seleção. Se eu tiver chance de jogar, vou dar o meu melhor. Passei por isso no Figueirense. Cheguei depois do Thiago Volpi e do Muralha. Já lidei com isso. Mas o Botafogo tem outros dois grandes goleiros. O Helton Leite e o Saulo - declarou. O paraguaio falou sobre a chance de jogar a Libertadores. Gatito Fernández destacou que o Botafogo terá compromisso complicado contra o Colo Colo, mas espera que a equipe avance na principal compe-

tição sul-americana da temporada. - Libertadores é a competição mais importante do continente. O Colo-Colo é um grande time do Chile, mas o Botafogo é um grande do Brasil. O elenco é praticamente o mesmo do ano passado. Isso ajuda, até pelo pouco tempo de preparação. Se Deus quiser, vamos conseguir passar do Colo-Colo e quem sabe vamos ao Paraguai pegar o Olímpia, um time que conheço. Se Deus quiser, vamos chegar longe- finalizou.

Vasco mantém confiança por Luís Fabiano Rio O elenco do Vasco está nos EUA, onde realiza a segunda parte da pré-temporada e vai disputar a Florida Cup. No entanto, no Rio de Janeiro, os dirigentes cruzmaltinos tentam confirmar a chegada de mais reforços. Os nomes que estão

mais próximos são do meia Wagner e do atacante Luís Fabiano. Enquanto a negociação com Wagner está adiantada e o jogador pode ser anunciado nos próximos dias, a situação de Luís Fabiano é mais complicada. O jogador tenta a rescisão de contrato com o Tianjin Quanjian, da

China. Tanto que tem viagem agendada para a Ásia para finalizar o assunto. Em São Januário, os dirigentes não falam sobre o assunto, mas veem com otimismo o acerto com o jogador, de 36 anos. Além do Vasco, a Ponte Preta, clube que o revelou, também tenta a contratação

de Luís Fabiano. A chegada de Luís Fabiano é a esperança dos cruzmaltinos em acabar com a dificuldade no setor ofensivo, apresentada durante os jogos-treino na pré-temporada. Contra Bonsucesso e Madureira, o Vasco marcou somente um gol, com o zagueiro Ricardo, da base.

Tigres visita o Nova Iguaçu na Baixada Rio Depois de empatar com a Cabofriense, em Xerém, o Tigres do Brasil vai em busca da primeira vitória no torneio seletivo do Campeonato Carioca. O time dirigido pelo ex-jogador Felipe vai encarar o Nova Iguaçu, às

16h30min, deste sábado, no estádio Laranjão, na Baixada Fluminense, pela segunda rodada da competição. O treinador ficou insatisfeito com a postura do seu time que abriu 2 a 0 no jogo de estreia, mas permitiu a reação da equipe de Cabo Frio na segunda eta-

pa. Felipe disse que o erro cometido pelo goleiro Santiago foi fundamental para provocar a reação do adversário. O Nova Iguaçu também não passou de um empate na primeira rodada. Ficou no zero a zero com a Portuguesa. No Alair Corrêa, às

16h30min, em Cabo Frio, a Cabofriense vai receber o Campos. A equipe visitante vem de empate por 1 a 1, em casa com o Bonsucesso. Também em busca da primeira vitória, Bonsucesso e Portuguesa se enfrentarão às 16h30min, em Teixeira de Castro.

A primeira é o fato de Conca estar machucado, com previsão de retorno somente para maio, a segunda é que ele teve passagens pelos dois principais rivais rubro-negros, Vasco e Fluminense, e inclusive foi campeão brasileiro com o Tricolor. O atleta de 33 anos, que estava no Shanghai SIPG antes de retornar ao Brasil, porém, encarou o fato de reencontrar o Flu como natural e espera encarar os clássicos da mesma forma que todos os outros jogos. - Sei da importância que terá o Fla-Flu, mas não

posso pensar pessoalmente. Será outro jogo importante. Não adianta falar que nunca vai jogar num rival. Sempre respeitei os clubes. Tenho que viver o presente - comentou. Por fim, o jogador falou sobre a recuperação da lesão no joelho. Conca preferiu não deter minar um prazo para sua estreia com a camisa rubro-negra na temporada. - Com o tempo estou melhor. Dizer quando vou estar em campo é difícil, gostaria que fosse esse fim de semana, mas vou esperar finalizou.

FIFA

Ausência de Del Nero em encontros da Conmebol alerta comitê Zurique, Suíça Marco Polo Del Nero segue na mira do Comitê de Ética da Fifa. A entidade estaria de olho em possíveis infrações do presidente da CBF, que não comparece às reuniões do comitê executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, realizadas geralmente em Assunção, no Paraguai. Por conta de sua ausência, o brasileiro estaria descumprindo o estatuto da entidade que regula o futebol na América do Sul. O motivo do presidente da CBF não ir aos encontros seria o temor de ser preso ao sair do país. Baseando-se em medidas jurídicas, ficando no Brasil Del Nero se livra de parar atrás das grades, como aconteceu com seu antecessor José Maria Marín, em maio, na Suíça. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Câmara de investigação da Fifa confirmou que há processos contra Marco Polo Del Nero, entretanto, não foram re-

veladas possíveis punições ao dirigente. Desde maio de 2015, quando fortes nomes do mundo do futebol foram presos em Zurique, Del Nero prefere permanecer no Brasil, inclusive, não acompanhando a Seleção Brasileira em seus compromissos. Em setembro do ano passado, para livrar a barra de Del Nero, a Conmebol lançou uma nova edição de seu estatuto. Foi excluída a previsão de punição para presidentes das federações associadas que não viajassem para os encontros da entidade, além de aceitar a presença de um representante no lugar dos dirigentes. O escolhido para representar Marco Polo Del Nero nas reuniões do Conselho é o atual presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos. Desde 2016 assumiu a tarefa de viajar a Assunção regularmente, ainda que o estatuto tenha sido modificado e entrado em vigor meses depois.


12 DIÁRIO DO VALE

ESPORTES



SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

Voltaço faz ajustes contra o Taubaté Será o terceiro teste do novo time para a temporada 2017; paulistas se preparam para série A-2 Arquivo

FLUMINENSE

Dirigente revela dificuldade em negociar jogadores Rio

Oportunidades: Volta Redonda tem bom teste logo mais diante do Taubaté Manoel Alves Volta Redonda Os torcedores do Volta Redonda terão, na manhã deste sábado (14), a chance de conhecer o time que o técnico Cairo Lima está montando para a temporada de 2017. Às 9 horas, o Voltaço encara o Taubaté, no CT do bairro Aero Clube, no compromisso mais complicado que deve ter antes da estreia no Campeonato Estadual. Algumas caras novas, velhos conhecidos e a chance de um comparativo entre o time campeão da série D e o atual elenco. Este será o terceiro jogo-treino. O primeiro foi contra o Tigres do Brasil e o Voltaço venceu por 2 a 1, em Xerém. No início da semana outra vitória, des-

ta vez contra o Juventus, por 3 a 0, no Centro de Treinamento. Hoje será um teste mais aprimorado, contra um time bem estruturado do Vale do Paraíba paulista, que está se preparando para disputar a competitiva da Série A-2 do torneio paulista. Cairo Lima confirmou a manutenção do time que treinou na tarde de sexta-feira para iniciar o jogo-treino. Douglas; Henrique, Luan, Mailson e Cristiano; João Cleriston, Higor Leite, Marcelo e Diego Souza; Pipico e David Batista. Os remanescentes da série D são: Luan e Mailson na zaga; Cristiano na lateral-esquerda; João Cleriston e Marcelo no meio campo; e David Batista no ataque.

Velhos conhecidos que retornam são: Henrique, Higor Leite, Pedro Rosa e o goleiro Douglas. Estes que disputaram o estadual de 2015 e se juntam com caras novas como Diego Souza, Pipico, Octávio, Mauro Gabriel, Caio Cezar, Anderson, Tiago (goleiro), Felipe, Adriano e Fabiano. Tafine, Luiz Gustavo, Jorginho, Luquinha, Iogo, Diogo Alves, Gustavo, Alan Cariús, Pablo, Vinicius, Jorge Luiz, Marcio são da casa. Gilberto e Gomes renovaram contrato e estão integrados ao elenco. O clube ainda busca mais um ou dois jogadores para fechar o elenco, que este ano terá o Campeonato Estadual, Copa do Brasil, Série C e Copa Rio na temporada.

O Fluminense segue em busca de reforços para a temporada, mas precisa negociar alguns jogadores para não colocar as finanças do clube em perigo. O vice de futebol Fernando Veiga revelou que alguns atletas que não fazem parte dos planos da comissão técnica preferem permanecer nas Laranjeiras a buscar novos rumos. - Nós sentamos com o Abel e vamos trabalhar com um elenco de 28 a 30 atletas, já com perfil estabelecido por nós. Precisamos dar uma enxugada no elenco. Têm atletas no grupo que realmente a gente não tem interesse em contar. Conversamos com os jogadores, com os representantes dos atletas e alguns infelizmente, mesmo sabendo que não fazem parte dos planos e não terão chances no elenco, não querem sair disse, sem citar nomes. O dirigente afir mou que desde a mudança da comissão técnica, os tricolores já negociaram 26 jogadores, mas precisam se desfazer de mais para ficar com o elenco na medida certa para o técnico

Abel Braga. Fer nando Veiga falou sobre o perfil de atleta que o Fluminense não pretende contar para 2017. - Os jogadores que queremos negociar são jogadores que não se encaixam no perfil que a gente quer para o Fluminense esse ano, que o Abel quer trabalhar, Além disso, são jogadores com salário alto - declarou. Nomes como o do atacante Osvaldo e do zagueiro Gum estão no perfil mencionado por Fernando Veiga. O meia Cícero era outro que não se enquadrava, mas foi negociado com São Paulo. Já em relação às chegadas, o Fluminense confirmou até o momento as chegadas do lateral direito Lucas, além dos equatorianos Sornoza e Orejuela.

Copinha O Fluminense foi à rua Javari nesta sextafeira encarar o Juventus em partida válida pela terceira fase da Copa São Paulo de Juniores. O Tricolor carioca saiu na frente logo no início da partida, mas não soube

suportar a pressão do adversário que, empurrado pela torcida que lotou o pequeno estádio, foi atrás do resultado e venceu por 2 a 1. O Fluminense abriu o placar aos sete minutos de bola rolando, numa jogada individual de Mascarenhas. O lateral recebeu na esquerda, se livrou da marcação e arriscou de fora da área. A bola foi no canto direito de Tanaka, e o montinho artilheiro enganou o goleiro do Juventus. A equipe paulista passou a pressionar o Flu e foi melhor em campo durante quase toda a partida. O gol de empate saiu aos 43 minutos. Cesinha cobrou escanteio pela esquerda do ataque, a zaga não cortou e, quase no segundo pau, Thiaguinho subiu sozinho para cabecear para o fundo da rede. A virada do Moleque Travesso veio aos oito do segundo tempo, novamente em cobrança de escanteio de Cesinha. Bola levantada na área, a defesa não corta e no meio de um bolo de jogadores, Vinícius finaliza de cabeça e dá números finais ao confronto.


É ANIMAL

Posse responsável, saiba o que é Para ter um animalzinho é preciso que todos os membros da família estejam de acordo com a vinda dele para casa

lazer@diariodovale.com.br Sul Fluminense, sábado, 14 de janeiro de 2017

 Página 4

Divulgação

Realizado desde 1962: Festival Música Nova é um evento internacional e anual de música contemporânea

Selo Sesc lança disco inédito, concebido por Gilberto Mendes Este é o primeiro registro oficial do ‘Festival Música Nova’; direção musical e artística é do maestro norte-americano Jack Fortner Idealizado pelo maestro e compositor Gilberto Mendes, morto em janeiro de 2016, o CD “Festival Música Nova” é o primeiro e único registro oficial do mais importante evento da música experimental da América Latina. O festival é realizado desde 1962 sob a concepção de Mendes, um dos pioneiros da música concreta brasileira e do Manifesto Música Nova. O concerto de lançamento acontece dia 20 de janeiro no Sesc Santos. O CD duplo traz repertório com peças apresentadas pelo ensemble Música Nova na edição de 2014 do Festival, em Ribeirão Preto, gravadas posteriormente sob a regência do maestro norte-americano Jack Fortner. Duas delas são de autoria de Gilberto Mendes (“Longhom Trio” e “Ulisses em Copacabana, Surfando com James Joyce e Doroty Lamour”). Há outras quatro composições de nomes ligados ao Festival: “Divertimento Água Mineral”, de Paulo Costa Lima; “Prenascença”, de Gil Nuno Vaz; “L’Attente”, de Tatiana Cantazaro; e “Granite Blocks/Quiet Water”, de Jack Fortner. No CD do encarte, o jornalista Gil Nuno Vaz descreve o disco: “é um significativo ensemble de 13 peças, escritas por 12 autores, formando um painel que, se não chega a dar conta de toda a diversidade criativa que o Festival vem mostrando há décadas, cumpre satisfatoriamente a função de representar esse ‘espírito’ do evento idealizado por Gilberto Mendes”. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, conta que Gilberto Mendes procurou o Sesc São Paulo em 2015 com a proposta de gravar o disco. “As grava-

ções foram avançando e o primeiro registro do Festival estava caminhando. Porém, no primeiro dia de 2016, Gilberto Mendes partiu, deixando-nos saudosos de sua presença, mas gratos por toda sua obra. Dessa forma, esse trabalho tornou-se mais que uma homenagem ao Festival Música Nova. É também uma homenagem do Sesc ao mestre Gilberto Mendes”. O CD “Festival Música Nova” custa R$ 20 e está à venda nas unidades do Sesc e no link (http://www.sescsp.org.br/livraria).

Sobre o Festival Música Nova O Festival Música Nova, idealizado por Gilberto Mendes, é um evento internacional e anual de música contemporânea realizado desde 1962, que teve seu nascimento em São Paulo. Nos últimos anos, já trouxe ao Sesc nomes de destaque da cena internacional como os compositores Pierre Henry e Alvin Luci, além do Arditti Quartet e integrantes da IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique), criado por Pierre Boulez. Um dos objetivos do Festival é instigar o movimento por uma música revolucionária, nova, em oposição ao academismo dominante. Sua realização proporciona o desenvolvimento de uma história do segmento da vida musical brasileira, voltado para a criação de vanguarda, para o experimentalismo e a criação de novas linguagens e técnicas musicais. Já foi produzido simultaneamente nas cidades de Santos e São Paulo, além de realização de concertos em Ribeirão Preto e Campinas. Desde 2012, sob direção artística de Ru-

bens Russomanno Ricciardi, o Festival vem sendo realizado pelo Departamento de Música USP de Ribeirão Preto, em parceria com o Sesc São Paulo, com concertos e cursos no campus e na unidade Sesc da mesma cidade.

Selo Sesc O Selo Sesc tem como objetivo registrar o que de melhor é produzido na área cultural. Constrói um acervo artístico pontuado por obras de variados estilos, da música ao teatro e cinema. Por exemplo, lançou em 2016 os CDs “MPB4 - 50 anos – O Sonho, a Vida, a Roda Viva!”, “Donato Elétrico” (de João Donato), “Rei Vadio” (Romulo Fróes) e “Portrait” (Maury Buchala), “Lambendo a Colher” (Rolando Boldrin), “Ascensão” (Serena Assumpção), “A Saga da Travessia”, de Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, “Novos Mares”, de Fortuna, “Curado”, do sexteto Hurtmold e do músico Paulo Santos - além dos DVDs ”O Fim do Mundo, Enfim” e “O Sal da Terra – Uma Viagem com Sebastião Salgado”.

Serviço O lançamento do CD Festival Música Nova acontece dia 20 de janeiro, às 21h, no Sesc Santos (Teatro), Rua Conselheiro Ribas, 136, Santos. Os ingressos custam R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) e R$ 6 (credencial plena). Mais informações pelo telefone (11) 3807-6146.


CADERNO LAZER

2 DIÁRIO DO VALE 

SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

CIRCUITO *** A programação dos cinemas, exposições, teatro e música são fornecidos pelos realizadores dos eventos, e pode sofrer alterações. *** Até o fechamento desta edição o Cine 9 de Abril, em Volta Redonda, não havia divulgado sua programação.

Estreia

Assassin’s Creed De Justin Kurzel. Com Michael Fassbender, Marion Cotillard, Jeremy Irons. Filme em 2D e 3D. AÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA - Callum Lynch (Michael Fassbender) descobre que é descendente de um membro da Ordem dos Assassinos e, via memória genética, revive as aventuras do guerreiro Aguilar, seu ancestral espanhol do século XV. Dotado de novos conhecimentos e incríveis habilidades, ele volta aos dias de hoje pronto para enfrentar os Templários. Versão para as telonas do game Assassin’s Creed. Cine Show Volta Redonda – Sala 4, sessões às 14h15, 16h35 e 19h, dublado. Sessão às 21h20, legendado. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Barra Mansa – Sala 1, sessão às 21h, dublado. Sala 2, sessões às 14h50 e 17h10, dublado. Telefone (24) 33231097. Cine Show Resende – Sala 1, sessões às 14h, 16h20 e 18h40, dublado. Sessão às 21h, legendado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 4, sessões às 14h10, 16h30 e 18h55, dublado. Sessão às 21h15, legendado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 2, sessões às 14h50, 17h10 e 21h20, dublado. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 3, sessões às 14h30, 16h45 e 19h10, dublado. Sessão às 21h30, legendado. Telefone (24) 3355-2977. Cine Glória Valença – sessões às 19h15 e 21h35, dublado. Domingo a sessão das 21h15 será legendada. Segunda-feira, dia 16, não haverá sessão deste filme. Telefone (24) 2453-3040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (Sem avaliação), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Eu Fico Loko De Bruno Garotti. Com Filipe Bragança, Christian Figueiredo, Giovanna Grigio. Filme nacional. COMÉDIA - Christian (Filipe Bragança) é um adolescente pouco popular na escola, que também não tem vida fácil em casa. Enquanto sofre bullying dos colegas e busca a sua própria identidade, ele se preocupa com o primeiro beijo, a primeira noite com uma garota... Christian também é um cinéfilo que grava paródias de filmes para colocar na Internet. Aos poucos, ele decide usar as redes sociais para contar as suas histórias de vida. Cine Show Resende – Sala 2, sessões às 15h50 e 21h15. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 3, sessões às 14h50, 19h10 e 21h05. Telefone (24) 3367-2013. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (Sem avaliação), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação),

“Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Divulgação

Neruda

De Garth Jennings. Com Mariana Ximenes, Wanessa Camargo, Fiuk. Filme em 3D e 2D.

De Pablo Larraín. Com Luis Gnecco, Gael García Bernal, Mercedes Morán DRAMA, BIOGRAFIA, POLICIAL - No final da década de 1940, um inspetor (Gael García Bernal) persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco), ganhador do Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista. Cine Gacemss, em Volta Redonda – sessão às 19h. Telefone (24) 3343-3033. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” ().

O Filho Eterno De Paulo Machline. Com Marcos Veras, Débora Falabella, Uyara Torrente. Filme nacional.

Drama

DRAMA - O casal Roberto (Marcos Veras) e Cláudia (Débora Falabella) aguarda ansiosamente pela chegada de seu primeiro bebê. Roberto, que é escritor, vê a chegada do filho com esperança e como um ponto de partida para uma mudança completa de vida. Mas toda a áurea de alegria dos pais é transformada em incerteza e medo com a descoberta de que Fabrício, o bebê, é portador da Síndrome de Down. A insatisfação e a vergonha tomam conta do pai, que terá de enfrentar muitos desafios para encontrar o verdadeiro significado da paternidade. Cine Gacemss, em Volta Redonda – sessão às 21h. Telefone (24) 3343-3033. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” ().

Continuação

Dominação De Brad Peyton. Com Aaron Eckhart, Carice Van Houten, John Pirruccello. TERROR, SUSPENSE - Um exorcista não convencional, que é capaz de entrar no subconsciente de uma mente possuída, conhece uma outra pessoa com a mesma capacidade enquanto confronta seu próximo caso, um garoto de nove anos de idade que está possuído por um demônio do seu passado. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 1, sessão às 19h, dublado. Telefone (24) 3355-2977. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (Sem avaliação), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Invasão Zumbi De Sang-Ho Yeon. Com Gong Yoo, Yumi Jung, Dong-seok Ma. AÇÃO, TERROR, SUSPENSE - Em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, um vírus que transforma as pessoas em zumbis, se espalha. A cidade conseguiu com sucesso se defender da epidemia, mas agora eles devem lutar pelas suas sobrevivências. Cine Show Angra dos Reis – Sala 3, sessão às 16h50, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 1, sessão às 16h40, dublado. Telefone (24) 3355-2977.

Longa nacional ‘O Filho Eterno’ está sendo exibido no Cine Gacemss, em Volta Redonda Com Marcos Veras, Débora Falabella e Uyara Torrente, o filme conta a história do casal Roberto (Marcos Veras) e Cláudia (Débora Falabella), que aguarda ansiosamente pela chegada de seu primeiro bebê. Roberto, que é escritor, vê a chegada do filho com esperança e como um ponto de partida para uma mudança completa de vida. Mas toda a áurea de alegria dos pais é transformada em incerteza e medo com a descoberta de que Fabrício, o bebê, é portador da Síndrome de Down. A insatisfação e a vergonha tomam conta do pai, que terá de enfrentar muitos desafios para encontrar o verdadeiro significado da paternidade.

AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” ().

Minha Mãe é uma Peça 2 De César Rodrigues. Com Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier. Filme nacional. COMÉDIA - Dona Hermínia (Paulo Gustavo) está de volta, desta vez rica, pois passou a apresentar um bem-sucedido programa de TV. Porém, a personagem superprotetora vai ter que lidar com o ninho vazio, afinal Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) resolvem criar asas e sair de casa. Para balancear, Garib (Bruno Bebianno), o primogênito, chega com o neto. E ela também vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena (Patricya Travassos), a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York. Cine Show Volta Redonda – Sala 2, sessões às 14h, 15h50, 17h45, 19h45 e 21h30. Sala 3, sessões às 17h30, 19h30 e 21h20. Telefone (24) 33425604. Cine Show Barra Mansa – Sala 2, sessões às 19h30 e 21h15. Telefone (24) 3323-1097. Cine Show Resende – Sala 2, sessões às 17h45 e 19h30. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Agulhas Negras, em Resende – Sala 1, sessões às 15h30, 17h15, 19h15 e 21h05. Telefone (24) 33546224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 2, sessões às 14h, 15h50, 17h45, 19h45 e 21h30. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 1, sessão às 21h10. Sala 2, sessão às 19h30. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 2, sessões às 17h20, 19h15 e 21h10. Tele-

fone (24) 3355-2977. Cine Glória Valença – sessões às 19h30 e 21h30. Terça-feira, dia 17, não haverá sessão deste filme. Telefone (24) 2453-3040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” ( e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” ().

Moana - Um Mar de Aventuras De John Musker, Ron Clements. Com Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Alan Tudyk. Filme 2D e 3D. ANIMAÇÃO, FAMÍLIA, AVENTURA - Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo. Cine Show Volta Redonda – Sala 1, sessões às 14h, 16h20, 18h45 e 21h05, dublado. Telefone (24) 3342-5604. Cine Show Barra Mansa – Sala 1, sessões às 14h, 16h20 e 18h40, dublado. Telefone (24) 3323-1097. Cine Show Agulhas Negras, em Resende – Sala 2, sessões às 16h20, 18h40 e 21h, dublado. Telefone (24) 3354-6224. Cine Show Angra dos Reis – Sala 1, sessões às 14h, 16h15, 18h40 e 21h, dublado. Telefone (24) 3367-2013. Cine Show Barra do Piraí – Sala 1, sessões às 14h10, 16h30 e

HOJE NA TV  Globo TV Rede

RIO SUL

Até o fechamento da edição a emissora não havia liberado a programação do dia.

 Band 06:00 06:30 06:52 07:00 07:30 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 11:00 11:45 12:00 13:00 13:45 16:00 18:10 19:20 20:25 21:10 22:00 22:10 22:30 00:20 01:15

BAND Vida no Lar Mundo Real Quadrangular Gerando Vencedores Tempo de Reconstruir Exerça sua Fé Louvor e Mensagem Artes na TV Pauta Zero Projeto Vida Nova Dia Dia Papo de Boleiro Vitória em Cristo Vídeos Incríveis NBB Caixa Brasil Urgente Floripa Cup Jornal da Band Ezel Show da Fé Show Business Preview Mr. Bean Floripa Cup Show Business Cinema na Madrugada

02:50 04:20 05:40 SBT 06:00 07:00 10:00 10:30 12:30 13:00 13:40 14:15 18:15 18:45 19:45 20:30 21:30 00:00 02:00

Salém Dragon Ball Z Kai Vídeos Incríveis

SBT Chaves Sábado Animado Parque Patati Patatá Mundo Disney Esporte Mágico Programa Atual Kenan & Kel Programa Raul Gil Chaves Super Nanny SBT Brasil Esquadrão da Moda Sabadão com Celso Portiolli Cine Belas Artes - Batman Begins SBT Notícias

Record  RECORD 06:30 07:00 10:15 12:00 13:00 15:30 17:30 19:45 20:30

Programação IURD Fala Brasil Especial Esporte Fantástico The Love School Record Kids - Pica Pau Cine Aventura Cidade Alerta Especial Jornal da Record Especial Programa da Sabrina

Sing - Quem Canta Seus Males Espanta

18h50, dublado. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 1, sessão às 21h, dublado. Sala 4, sessões às 14h10, 16h30 e 18h50, dublado. Telefone (24) 3355-2977. Cine Glória Valença – sessão às 17h, dublado. Segunda-feira, dia 16, não haverá sessão deste filme. Telefone (24) 2453-3040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” ( e meia), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

Passageiros De Morten Tyldum. Com Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen. Filme 3D. FICÇÃO CIENTÍFICA, ROMANCE, AÇÃO - Durante uma viagem de rotina no espaço, dois passageiros são despertados 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 1, sessão às 14h20, dublado. Sala 4, sessão às 21h15, dublado. Telefone (24) 3355-2977. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (Sem avaliação), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

ANIMAÇÃO, COMÉDIA, FAMÍLIA - Um empolgado coala chamado Buster decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. A disputa movimenta o mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de olho nos 15 minutos de fama e US$ 100 mil dólares de prêmio. Cine Show Volta Redonda – Sala 3, sessão às 15h10, dublado. Telefone (24) 33425604. Cine Show Agulhas Negras, em Resende – Sala 2, sessão às 14h, dublado. Telefone (24) 3354-6224. Cine A, Shopping PátioMix Resende – Sala 2, sessão às 15h, dublado. Telefone (24) 3355-2977. Cine Glória Valença – sessão às 17h10, dublado. Terça-feira, dia 17, não haverá sessão deste filme. Telefone (24) 2453-3040. AVALIAÇÃO: “AdoroCinema” (), “Cinema com rapadura” (Sem avaliação), “Cinemascope” (Sem avaliação), “O Globo” (Sem avaliação), “Omelete” (), “Rubens Ewald” (Sem avaliação), “Veja” (Sem avaliação).

* ‘Coisas do Mar’ – A exposição das artesãs Zuleide Rodrigues e Izabele Luzia, com a participação de Zuleide Rodrigues, pode ser conferida na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, em Angra dos Reis. As artistas têm em comum o fato de trabalharem com conchas, fibra da bananeira e material de demolição. A mostra pode ser visitada até o dia 29 de janeiro, de terça a sextafeira, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 16h; e domingo, das 9h às 14h. * ‘Meu Coração é Mantiqueira’ - O Centro Cultural Visconde de Mauá e a ProFundação-Mantiqueira apresentam a coletiva de bordados e aquarelas de Nivea Leite. Os trabalhos podem ser conferidos no Centro Cultural Visconde de Mauá aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, até dia 12 de março de 2017. O local abre também durante a semana para as visitas guiadas escolares, previamente agendadas. Mais informações pelo email (maua.centrocultural@gmail.com). * ‘Projeto Mulheres Incríveis’ – O trabalho da fotógrafa Fabiola Ito pode ser conferido até dia 31 de janeiro no Centro de Cultura Fazenda da Posse, Rua Dário Aragão, nº 2, Centro, em Barra Mansa. Mais informações pelo telefone (24) 3322-3855. * ‘História de São João Marcos’ - A Casa da Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal apresenta a mostra permanente, que reúne fotos e relatos de antigos moradores sobre a primeira cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1939. Pode ser vista na Sala José Joaquim de Moraes Penna (Praça Fagundes Varela, Centro, Rio Claro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. * ‘Retratos do Jongo’ – A exposição dos fotógrafos Carlos Augusto e Carla Godinho, pode ser conferida no Ponto de Cultura do Jongo de Pinheiral, na Rua Bulhões de Carvalhos, nº 146, Centro. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail (creasfjongopinheiral@ig.com.br). Mais informações pelo telefone (24) 974019776.

HORÓSCOPO 23:00 01:15 02:00

Legendários Fala Que Eu Te Escuto Programação IURD

 REDE TV! RedeTV! 05:00 08:00 08:30 09:00 09:30 10:00 10:30 11:00 12:00 13:00 13:30 14:00 16:30 18:30 19:30 20:30 21:30 22:15 23:00 00:30 01:30 02:30 03:00

Programa Ultrafarma America Sub Família Debaixo da Graça Vitória em Cristo America Sub Rompendo em Fé Proclamai Igreja Universal do Reino de Deus Assembleia de Deus no Brasil Família Debaixo da Graça Camisaria Fascynius SuperLiga de Vôlei Master Game Ritmo Brasil Amaury Jr. Show Igreja Internacional da Graça de Deus RedeTV News Operação de Risco Mega Senha Encrenca - Reprise Desafio Premiado Igreja Bola de Neve Igreja da Graça no Seu Lar

* Programação fornecida pelas emissoras, sujeita a alterações.

Áries - (21-3 a 20-4) Se as coisas não correrem bem pela manhã, esteja certo de que a tarde ou pelo menos à noite, serão mais favorecidos. Muita intensidade e disponibilidade para a recreação e um maior contato com a natureza só vai lhe fazer bem. Touro - (21-4 a 20-5) Dia em que poderá contar com as melhores condições nos negócios, nas especulações e obrigações sociais. Haverá melhoria no campo amoroso e familiar. Você passa por um bom período para mudança de residência ou emprego. Gêmeos - (21-5 a 20-6) Os aspectos astrais indicam relações harmoniosas com o cônjuge, pessoas amigas, vizinhos e familiares. O êxito financeiro, profissional e social, também será evidente. Se você pretende ter uma conversa franca e direta com o seu par amoroso, este é um momento adequado. Câncer - (21-6 a 22-7) Dia em que haverá muita tranquilidade na vida familiar com bastante disposição para solucionar problemas. Contudo, evite discussões com a pessoa amada, rivais e inimigos. Procure descan-

CADERNO

Lazer&Cia lazer@diariodovale.com.br

sar mais, principalmente dormindo as horas suficientes.

um simples resfriado poderá deixá-lo de cama.

Leão - (23-7 a 22-8) Fase em que receberá boas sugestões para solucionar suas dificuldades financeiras, e bom momento também para iniciar negócios imobiliários. A preocupação com o trabalho pode ser fundamentada pois, durante o período atravessará uma fase difícil.

Sagitário - (22-11 a 21-12) Seja decidido para que tudo possa sair conforme seus desejos. Cuide da saúde, não se precipite e não se deixe influenciar por maus pensamentos. Qualquer plano que você possa fazer em relação a uma viagem, encontra-se bem amparada.

Virgem - (23-8 a 22-9) Período que lhe promete muito êxito material, devido ao bom aspecto astral em seu horóscopo. Todavia, para que tudo saia conforme suas pretensões haja com otimismo, confiança em si e mais entusiasmo. Felicidade amorosa e sentimental.

Capricórnio - (2212 a 20-1) Viagem imprevista ou visita inesperada poderá modificar os seus planos, na parte da tarde. Boa influência aos seus interesses econômicos e também no que se refere ao trabalho e a vida sentimental e amorosa.

Libra - (23-9 a 22-10) Todos os assuntos importantes, particularmente os de ordem financeira, se tratados com interesse e inteligência, obterão os mais excelentes resultados. Tendências a aventuras o esperam. Procure moderar o fumo e a bebida.

Aquário - (21-1 a 19-2) Indícios de excelentes contatos com pessoas mais idosas que você e de bom nível financeiro e material. Aproveite tal oportunidade para tirar algum proveito. Inteligência clara e forte magnetismo pessoal.

Escorpião - (23-10 a 2111) Viver em paz e sem perturbação será muito importante agora. Para que isso aconteça, evite participar de intrigas e rivalidades com quem quer que seja. Previna-se em relação à saúde, pois

Peixes - (20-2 a 203) Não é um dia totalmente favorável para tratar de negócios. Contudo, o dia pode ser bom para iniciar novos conhecimentos profissionais, para serem postos em prática brevemente. Experimente fazer alguma coisa extra.

EXPEDIENTE Editado pela Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. CNPJ 07.506.590/0001-78 Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 160, loja 1 - Niterói Volta Redonda - RJ - Cep 27283-370 - Tel: (24) 3348-1643 - 3347-3182


Mário Sérgio

SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

CADERNO LAZER

DIÁRIO DO VALE 3 

www.diariodovale.com.br/noticias/mario-sergio mariosergio@diariodovale.com.br

A designer de interiores e diretora do Grupo Intactta Cátia Vianna, Regina Araújo e o publicitário e apresentador do Canal 36, Carlos de Araújo, na pista do Dancing Days

TÚNEL

DO

*O telefone é patenteado por Alexander Graham Bell, apesar de ter sido inventado por Antônio Meucci (1876). *Estreia da ópera Tosca, de Puccini (1900). *Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro (1914). *O presidente norteamericano Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill iniciam uma conferência de guerra em Casablanca (1943). *Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Inver no em Oslo (1952). *A musa do cinema Marilyn Monroe casa-se com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. A união dura apenas nove meses, pois ele era violento e ciumento (1954). *Jacqueline Kennedy faz sua primeira aparição pública na TV desde o assassinato de seu marido John, presidente dos Estados Unidos, em novembro do ano anterior (1964). *Início da missão espacial Soyuz 4 (1969). *Elvis Presley realiza o show ‘Aloha from Hawaii’, realizado em Ho-

TEMPO

nululu, que foi o primeiro musical a ser transmitido via satélite para mais de 40 países e visto por mais de 1 bilhão de pessoas (1973). *O general Ernesto Geisel é escolhido presidente da República por eleição indireta. Ele assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas que anunciavam o fim do milagre econômico e ameaçavam o regime militar. Em 1974, a inflação chegaria a 34,5% (1974). *Os presidentes da Rússia, Borís Iéltsin e dos EUA, Bill Clinton, firmam em Moscou, com o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, um acordo para eliminar todos os mísseis nucleares estratégicos exsoviéticos (1994). *Último show da Legião Urbana, em Santos (1995). *O canal de televisão NBC concorda em pagar ao estúdio Warner Brothers a quantia de US$ 13 milhões por episódio da série ER (1998). *Criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) – Órgão do governo brasileiro (2000). *A sonda CassiniHuygens aterra em Titã (2005). *Giorgio Napolitano renuncia à presidência da Itália (2015).

Sala Vip *Aniversariantes do dia: Ricardo Gandolpho da Rocha; Ana Maria Galli Gonçalves; Frederico Maia (Fredim); Daniely Reis Fonseca; Irani Bastos de Freitas; Arlete Corty; Elizete Braga; Laura Silva; Sabrina Mageste. *A designer de interiores, Cátia Andréia Vianna, comemora hoje seu aniversário, na pista do Dancing Days. *Ela inclusive estará capitaneando enor me grupo de amigos. *O cerimonialista Sandro Henrique e o de-

corador Markos Paulo, estão na contagem regressiva para merecido descanso. *Embarcam dia 22 rumo a paradisíaca Maragogi. *A empresária Cidália Marques, demonstra uma resistência a toda prova. *Depois de aproveitar bastante todos os dias, durante as duas semanas, pelo Rio de Janeiro, Angra e Búzios, indo além de seus horários de sono. *Ontem após ter aterrissado cedo em Portugal, ela já seguiu quase de imediato para participar de um congresso, onde foi uma das palestrantes.

Porta Aberta *A Central de Empregos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, está disponibilizando diversas oportunidades em dezenas de empresas da cidade de Volta Redonda para quem deseja uma vaga no comércio. *Para o cadastro na

vaga desejada basta inscrever-se através do site www.cdlvr.org.br a qualquer hora e de qualquer lugar, evitando deslocamentos e gastos com transportes. *Caso seu currículo seja selecionado, a equipe CDLVR entrará em contato para iniciar o processo seletivo.

Nos Embalos *Será logo mais que estarei promovendo o Dancing Days, na Danceteria do Casarão. Aliás, será o primeiro do ano. *O DJ Júnior (mago do flashback) estará fa-

zendo o ‘frisson’ na pista, tocando os melhores hits dos Anos 70, 80 e 90. *Os convites antecipados e mesas, podem ser adquiridos na Stileto (Rua 16 nº 61 – Vila Santa Cecília).

Fotos: Divulgação

Os empresários Nilson Braga e Dine Annechino, o advogado Gustavo Possidente e a psicóloga Patrícia Possidente, em noite de Dancing Days

Zig-Zag *Hoje: Dia de São Marcelo, Dia de Felicitas, deusa romana da sorte e da fortuna; Dia do Treinador de Futebol. *Estudo do Sistema FIRJAN listou a viabilidade de licitação em 126 projetos por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no estado e municípios fluminenses, totalizando R$ 41,1 bilhões em investimentos privados. *Só no Sul Fluminense, estes projetos potenciais podem representar mais de R$ 775,5 milhões em investimentos. *Para a Federação, como o poder público passa por grandes dificuldades e sem recursos para grandes investimentos, ampliar a participação do setor privado é a forma mais rápida para reaquecer a economia estadual, gerar empregos e aumentar a arrecadação. *Do total de 126 projetos, levantados por meio do Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 do Sistema FIRJAN, 33 são de competência do estado, com potencial de R$ 22,4 bilhões. *Já os outros 93 projetos são de competência municipal, com potencial de R$ 18,7 bilhões. *Além de substituir investimentos públicos por privados ao longo do período de concessões e PPPs, o estado ainda melhoraria o seu caixa com a arrecadação de mais impostos a partir do crescimento das cadeias produtivas. *Nos municípios alguns projetos ainda pode gerar ganhos com outorgas – pagamentos pela exploração de determinados serviços. *De acordo com o estudo, na esfera estadual, os setores com potencial de concessão ou PPPs são, por exemplo, as rodovias RJ-081 (Via Light), RJ-102 (Estrada Governador Paulo Torres), RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) e RJ-140 (Rodovia da Integração). *Outros projetos viáveis apontados pelo estudo estão na área de logística - Centros Logísticos Industriais Alfandegados -, abastecimento de água e saneamento básico, sob a responsabilidade da Cedae - em diversos municípios -, além da expansão da Linha 2 do Metrô (Estácio-Praça XV). *Já nos municípios, o estudo da FIRJAN destaca as áreas de iluminação pública, abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, mobilidade urbana (gestão de vaga certa e radares), além de limpeza urbana. *Apesar de todo o potencial fluminense, até agora, tanto no estado como nos municípios existem apenas nove PPPs ativas em seis setores, com investimentos de R$ 15,8 bilhões. *No Brasil existem 89 PPPs ativas em 17 setores, totalizando investimentos de R$ 138,1 bilhões. *Segundo cálculos da FIRJAN, na região Sul Fluminense, há espaço para concessão ou PPP’s em sete setores: educação, gestão de trânsito, iluminação pública, logística, resíduos sólidos, saneamento básico e saúde. *Com destaque para o de saneamento básico, que apresenta o maior potencial na região (R$ 228,3 milhões), seguido por resíduos sólidos (R$ 211 milhões), iluminação pública (R$ 161,1 milhões), logística (R$ 160 milhões) e gestão de trânsito (R$ 15,1 milhões).

*Nas áreas de logística e saneamento básico, há concessões de competência estadual, mas que beneficiam diretamente os municípios. *O estudo alerta ainda que, mesmo havendo atratividade para o setor privado, a adoção de PPPs e concessões necessita de medidas voltadas a dar segurança aos investidores. *Entre essas ações, destacam-se a adoção da Matriz Categorizada de Fatores de Riscos e a regulamentação dos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI). *As “Oportunidades para concessões e parcerias público-privadas no estado e nos municípios do Rio de Janeiro” podem ser acessadas por meio deste link: http:// bit.ly/2hBFRRy

Sandro Taranto e Cláudia Taranto, na pista do Dancing Days

Nicanor Melo, a empresária cultural Solange Jacob Whehaibe e Solange Hanan, em noite de Dancing Days


CADERNO LAZER

4 DIÁRIO DO VALE 

SÁBADO, 14 DE JANEIRO DE 2017

Posse responsável, saiba o que é Para ter um animalzinho é preciso que todos os membros da família estejam de acordo com a vinda dele para casa Há milhares de anos atrás o homem domesticou algumas espécies de animais, dentre eles os cães e gatos. A partir desse momento, os animais passaram a ser mais vulneráveis e dependentes de nós seres humanos, sendo assim, o homem traz até hoje a herança da responsabilidade de garantir-lhes a sobrevivência. Nos dias de hoje há muitas pessoas que cuidam de seus animais de forma exemplar, oferecendo-lhes muito carinho, atenção, os devidos cuidados e respeito, proporcionando assim uma vida digna que eles merecem. Porém, ainda existem muitas pessoas, que por impulso, adquirem um animalzinho, mas depois se arrependem, e acabam cometendo o erro de se desfazerem deles, como se fosse um objeto que não tem sentimento. Os motivos pelos quais se desfazem dos seus bichinhos, na maioria das vezes são banais e inaceitáveis. Muitas são as desculpinhas esfarrapadas, do tipo: eles fazem muita sujeira, vou viajar e não tenho com quem deixar, vou mudar para apartamento, estou grávida e não posso ter animais... Enfim, o que essas pessoas não sabem, é que quando adquirimos um bichinho ele se apega demais a gente, se sentindo parte da família, e depois ao serem abandonados, eles se sentem rejeitados e sofrem muito com isso. E o que é pior, muitos entram em profunda tristeza, param de comer e chegam até a morrer por causa disso. Por isso, é importantíssimo, não agirmos por impulso e sempre que a hipótese de ter um bichinho seja levantada, ela deve ser bem analisada, levando em consideração que você será res-

rio, para prevenção e tratamento de possíveis doenças que possam aparecer, além de vacinação periódica, vermifugação e controle de pulgas e carrapatos. O animal jamais deve ser medicado - Os animais vivem em sem a orientação do veterimédia 12 anos, e ele vai pre- nário, este tipo de conduta cisar de você durante todos pode ocasionar graves proesses anos e principalmente blemas de saúde no animal, podendo até levá-lo a óbito; na velhice; - A alimentação tem que - É preciso se atentar às características do animal, ser saudável e de qualidade, por exemplo, saber o tama- e para isso algumas rações nho do animal quando adul- são a melhor opção, pois to, determinar o espaço físi- fornecem todos os nutrientes, vitaco que ele irá minas e precisar. Já minerais suas caracterísOs animais não que eles ticas comportanecessimentais (ativos, devem pagar com tam; calmos, carenA tes, brincaas suas vidas o água deve lhões, bravos), preço da ser fornesão importancida diarites para saber inconsequência amente, se ele se adeem vasiqua ao estilo de humana lhas limvida da família; pas, sem- Eles irão pre fresca precisar de uma acomodação, podendo e deve ficar à disposição do ser dentro de casa ou no animal, mas em local com quintal, jamais sozinho na sombra, arejado e limpo; - É preciso cuidar da hirua. Sair sozinhos às ruas pode acarretar ataques às giene deles, pois necessitam pessoas, sérios acidentes, de banhos regulares, escovapodem se perder ou até ção em caso de pelos longos, mesmo serem atropelados e escovação de dentes, corte de unha, limpeza de ouvido até mortos; - Precisam de abrigo que e em algumas raças de toseja aconchegante e seguro, sas periódicas; - Assim como os humaque o proteja do sol, frio, chuva e correntes de vento nos, eles necessitam pratie limpo, para isso a limpeza car atividade física para uma melhor qualidade de tem que ser frequente; - Precisam de um local vida, sendo os passeios uma para fazerem suas necessi- ótima opção, para isso é dades, sendo separado e preciso disponibilidade de afastado de onde ficam. Se o um horário diário para essa local escolhido for nas ruas prática. Ao ir às ruas, eles e praças, é indispensável devem ser levados sempre que as fezes sejam recolhi- com coleira e guiados por das, com auxílio de um sa- um responsável; - Os animais são exploraquinho e jogadas no lixo; - Tem que ter acompa- dores, principalmente quannhamento médico veteriná- do filhotes, por isso requer ponsável por ele durante toda sua vida e que terá que cumprir com obrigações e isso requer tempo, dinheiro e disposição. Por isso saiba que:

muito cuidado, sendo preciso adequar o ambiente para tê-los, por exemplo, produtos de limpeza, materiais tóxicos, remédios e outros produtos perigosos, devem ficar isolados, sem que eles possam ter acesso; - Terá que redobrar os cuidados em algumas épocas do ano, quando houver tempestades ou épocas de festas, pois os animais não gostam de barulhos altos, sendo assim se assustam e podem acabar se machucando com barulhos de sons altos, trovões, rojões e bombas, pois seu sistema auditivo é muito mais sensível que o nosso; - Eles necessitam de carinho e atenção, para lhes preservar a saúde psicológica e garantir bons comportamentos, sendo preciso que se dedique um tempo disponível para interagir, brincar, acariciar e lhe dar atenção; - Os animais têm que ser educados, para uma convivência pacífica com todos. Porém, alguns problemas comportamentais necessitam de adestramento, o que é uma despesa a mais. Mas lembre-se, nunca o eduque pelo medo, mas sim pela autoridade; - Eles precisam estar identificados com uma plaquinha, ou se possível com microchip ou tatuagem. Se, acidentalmente, ele se perder, há maiores chances de você reencontrá-lo; - A castração é a melhor maneira de evitar crias indesejadas, abandonos, além de prevenir doenças como câncer, tumores e prolongar a vida do animalzinho; - Para ter um animalzinho é preciso que todos os membros da família estejam de acordo com a vinda dele para casa. Divergências entre os familiares podem cau-

sar uma situação muito estressante tanto para humanos como para os animais. E os animais são os mais prejudicados. Enfim, são tantos cuidados, gastos e dedicação, tanta responsabilidade, que devemos mesmo parar para pensar se estamos aptos para termos um bichinho. Se diante disso tudo que falei, você ainda quer um animalzinho, mas não vai poder cumprir com todas essas obrigações, então fica aí uma dica: Não o tenha! Lembre-se, a vida deles nas ruas é muito sofrida, os animais são tratados pela maioria da sociedade

como um transtorno. Porque vivem sem cuidados básicos em um ambiente hostil, tornam-se completamente vulneráveis a doenças, correndo o risco frequente de envenenamento, atos de crueldade, atropelamento e morte. Aos sobreviventes, resta uma vida de fome, frio, desconforto, dor, angústia, carência, medo e solidão. Sem falar que abandono além de ser crime previsto pela Lei Federal nº 9605/98, deve ser encarado como ato cruel e desprezível. Os animais não devem pagar com as suas vidas o preço da inconsequência humana!

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail (glayce.cassaro@diariodovale.com.br). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

CULTURA

ABL disponibiliza na internet manuscritos de três obras de Machado de Assis Os manuscritos originais de dois romances e de um poema de Machado de Assis (1839-1908), um dos mais importantes escritores brasileiros, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), já podem ser consultados na internet, no site (www.academia.org.br). Até agora, os originais só podiam ser acessados nos computadores instalados na sede do Arquivo Múcio Leão, da ABL, no centro do Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.

Os romances são Esaú e Jacó e Memorial de Aires, os dois últimos publicados por Machado, e o poema heroico cômico O Almada. Os manuscritos mostram o processo criativo do autor, inclusive as correções nos textos, assim como as mudanças dos nomes de determinados personagens. De acordo com a chefe do Arquivo da ABL, Maria Oliveira, a ideia é disponibilizar todos os manuscritos disponíveis de Machado de Assis. “A equipe de arquivistas do Múcio Leão vem

desenvolvendo a alimenta- arquivístico e uma coleção ção da base de dados, com a de documentos, segundo Maria Oliveiinclusão das ra. informações “O fundo e imagens diO presidente da ABL, arquivístico gitais para o Domício Proença Filho, é o conjunto novo sistema. diz que a divulgação de documenO trabalho dos manuscritos tos produziestá sendo de Machado de Assis dos e/ou rerealizado atende a interessados cebidos pelo pela Coordede todo o mundo titular no nadora dos exercício de Arquivos dos Acadêmicos, Juliana Amo- suas atividades e no decorrer de sua vida, naturalrim”, disse. O acervo documental do mente acumulados pelo próArquivo Machado de Assis prio. Já a coleção de docuestá dividido em um fundo mentos é o resultado daque-

les reunidos pela ABL, por intermédio de parentes do autor, amigos, estudiosos e correlatos, cujo conteúdo trata de temas, assuntos, impressões e aspectos relativos ao acadêmico e que complementam as informações do fundo arquivístico”, explicou. Para o presidente da ABL, Domício Proença Filho, o novo serviço é uma etapa importante do projeto de preservação e difusão da totalidade dos arquivos de acadêmicos e acadêmicas desenvolvido pelo Arquivo

Múcio Leão, dirigido pelo historiador José Murilo de Carvalho, também membro da Academia. “A antecipação do presente processo de migração para sua base de dados deve-se à solicitação de um grande número de interessados de todas as partes do mundo, de conhecer os manuscritos do escritor [Machado de Assis]. Com isso, a Academia dá sequência ao cumprimento de seus objetivos primeiros, vinculados ao culto da língua e da literatura nacional”, disse.


8262 diario do vale sabado 14 01 2017