Câmara cobra providências da MRS para reduzir velocidade dos trens
pelos parlamentares
Os vereadores de Barra Mansa estranharam a informação, dada por representantes da MRS, de que a velocidade das composições na cidade é de 60 km/h. Isso é mais do que o permitido para automóveis em diversas vias do município. Segundo o representante da MRS, o aumento da velocidade é solicitado pela concessionária à Agência Nacional de Transportes (ANTT), que estuda a viabilidade da mudança. O presidente da Câmara, Paulo Sandro, se comprometeu a fazer todo o possível “para impedir que essa matança continue”.
CIDADES | Página 5
REDUÇÃO DOS PREÇOS
Procon intensifica fiscalização sobre postos de combustíveis na próxima semana




O Procon-RJ realiza na segunda-feira (22) uma operação fiscalizatória e de pesquisa em postos de combustíveis e em depósitos de GLP (gás de cozinha) em todas as regiões do Estado. A ação vai verificar se os estabelecimentos estão atendendo à determinação do governo federal, quanto à redução do valor dos combustíveis para o consumidor final. A atuação do Procon Estadual cumpre uma solicitação da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) em relação a efetividade da medida no estado.

ECONOMIA | Página 7
Procon Estadual atuará também no Sul Fluminesne

Barra do Piraí: Polícia Civil prende dois suspeitos de estupro em menos de 48 hs
Agentes da 88ª DP, em Barra do Piraí, prenderam dois suspeitos de estupro em
menos de dois dias. Um deles, preso nesta quinta-feira (18), é suspeito de estuprar a
ex-enteada, uma criança de 10 anos. O outro foi preso em Vassouras na terça-feira (16),
suspeito de ter estuprado uma adolescente há 10 anos.
POLÍCIA | Página 4
MAROLA Cheiro de maconha leva Polícia a prender homem com pistola 9mm
Policiais da 89ª DP cumpriam um mandado de prisão por pensão alimentícia quando ti-
veram sua atenção chamada pelo forte odor de maconha que vinha de uma casa ao lado de
onde estavam. No local, encontraram um homem em posse de uma pistola 9mm

com carregador prolongado e municiado com 18 projéteis.

POLÍCIA | Página 4
Terreno
permutado é usado pela viação Sul Fluminense para pagar dívida com credores
Terreno no Retiro foi passado para o município por força de lei e permuta, mas acabou sendo dado também como garantia para pagamento a credores. Caso foi parar na Justiça depois que a massa falida da empresa de ônibus pagou parte de uma dívida com o terreno. Apesar de ainda estar registrado em nome da Sul Fluminense, prefeitura garante que área é do município e contesta decisão da Justiça.



CIDADES | Página 6

Essiomar participa de protesto antes de Senado tirar MP de pauta
A informação de que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, retirou de pauta a Medida Provisória (MP) que transfere 5% dos recursos do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para a Embratur, agradou o ex-prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes. Ele levou um grupo com cerca de 100 pessoas para o ato público em defesa do Sesc e do Senac, na tarde de terça-feira na Cinelândia, no Centro do Rio.
POLÍTICA | Página 3
VOLTA REDONDA
Prefeitura recompõe asfalto e refaz drenagem em Três Poços
Foto: Secom PMVR

Máquinas da prefeitura trabalham na drenagem de trecho da Rua Érica Berbet
Equipes da prefeitura de Volta Redonda estão fazendo serviços de recuperação de calçada e recapeamento asfáltico
no bairro Três Poços, além de um novo sistema de drenagem da Rua Érica Berbet.

CIDADES | Página 5
Polícia prende suspeito de homicídio em Valença
Homem estava sendo procurado pela Justiça e já havia cumprido quatro anos de prisão preventiva. Contra ele havia um man-
dado de prisão condenatório, cumprido por agentes da 91ª Delegacia de Polícia (DP).
POLÍCIA | Página 4
Corpo de José Carlos Silvério, o Abacaxi, é sepultado em VR
da Faetec abre 120
|

Composições estão atravessando a cidade a 60 km/h, o que é considerado rápido demais
Munir Neto realiza ações de conscientização sobre o Maio Laranja
O
deputado articulou ações de rua e conseguiu a iluminação do
da

Prefeitura
e da
Câmara
Municipal de
Palácio Tiradentes,
Volta Redonda
Volta RedondaNo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o deputado Munir Neto (PSD) caminhou pelas ruas do centro do Rio de Janeiro. O objetivo foi conscientizar a população contra esse mal e incentivar denúncias em caso de violência ou abuso
“Muitas vezes, aquele que está sofrendo esse tipo de crime não tem voz ou consciência daquilo que ele está vivendo, principalmente na primeira infância. Então nós da sociedade, precisamos erguer a voz e dar a voz aquelas vítimas desse crime tão perverso”, destacou o deputado
A ação aconteceu também em Volta Redonda, na Praça Tiradentes, no bairro Retiro. Juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Ação Comunitária e Conselheiros Tutela-
res a equipe que atua no gabinete regional do deputado, entregou materiais informativos às pessoas que transitavam pelo local, além de explicação da campanha.
“Para combater o abuso e a violência sexual contra a criança e o adolescente é preciso romper com o ciclo de silêncio imposto pela violência. É preciso que os outros membros da família ouçam e apoiem as vítimas É preciso, principalmente, denunciar e punir o agressor”, ressaltou Carla Duarte, secretária municipal de Ação Comunitária.
Deputado usa a tribuna para falar sobre o tema
Munir, que é presidente da Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso usou a tribuna, no expediente final da sessão ordinária desta quinta-feira, dia 18, para falar sobre o “Maio Laranja”.
Em seu discurso o parlamentar destacou a importância de combater o abuso e a violência sexual contra a criança e o adolescente e noticiou alguns dados estatísticos importantes sobre o tema.
Segundo o levantamento da secretaria estadual de Saúde, no Estado do Rio de Janeiro, 70% dos casos de abuso sexual cometidos são contra meninas, na faixa etária entre 1 a 4 anos e tem na maioria das vezes, o pai como agressor sexual da criança.
“Infelizmente, as denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil ultrapassaram, pelo segundo ano consecutivo, a casa de 100 mil denúncias: foram 111.929 denúncias em 2022. Nenhuma criança ou adolescente tem de vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade”, concluiu.
Munir: “Muitas vezes, aquele que está sofrendo esse tipo de crime não tem voz ou consciência daquilo que ele está vivendo, principalmente na primeira infância”
PF já fez 163 operações contra exploração sexual infantil este ano
País
A Polícia Federal (PF) deflagrou, de janeiro a maio deste ano, em todo o país, 163 operações de combate a abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes Até o momento, 108 pessoas foram presas, 37 vítimas foram identificadas e 255 mandados de busca e apreensão foram cumpridos Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foram deflagradas oito opera-
ções: em Campina Grande e Patos na Paraíba; São José dos Campos, em São Paulo; Paranaguá e Ponta Grossa, no Paraná; Florianópolis; Porto Velho e Rio de Janeiro. Em nota, a PF afirma que a pornografia infantojuvenil é uma “grave violação dos direitos humanos e causa danos irreparáveis às vítimas”, e que, diante da “sofisticação e do crescimento” desse tipo de crime, criou uma força-tarefa capacitada para identificar crianças que forem vítimas e abusadores, por meio da análise das imagens com-
O fim de semana chegou com baixas temperaturas. Que tal aproveitar o friozinho e subir a serra? Começa nesta sexta-feira (19) a tradicional ‘Festa do Pinhão’ de Visconde de Mauá, com atrações musicais e delícias gastronômicas derivadas do pinhão. E o melhor: a entrada é franca! A festa acontece até domingo (21), no campo da Associação de Moradores do Lote 10.
Em Volta Redonda, a pedida é a Feijuca do Elon, que acontece na Paranoide neste sábado (20), a partir das 12h, com o samba inestimável da cantora Lorena Arruda (foto).
E por falar em samba, no sábado (20) tem show dos Juremeiros na Associação Atlética Banco do Brasil , em Resende, a partir das 14h. Programação é o que não falta! Confira nossa seleção, faça sua escolha e divirta-se!
Sexta 19/05
Volta Redonda
Show Amazing Tenors in Concert | Sings Bocelli Com os tenores Henrique Moretsohon, Murilo Trajano e Paulo Paolil
Horário: às 20h
Classificação: Livre
Informações: (24) 3343.1770
Local: Teatro Gacemss – R. Gen. Oswaldo Pinto da Veiga, 315 - Vila Santa Cecília.
Banda Makuna Jack (Rock), no May Fest
Horário: às 19h
partilhadas pela internet.
A Polícia Federal informa que há também parcerias com agências nacionais e internacionais, como Interpol e Europol, para o compartilhamento de informações e o estabelecimento de estratégias conjuntas, o que torna possível rastrear as origens do material, identificar as rotas de distribuição e prender os envolvidos em diferentes países
“É importante ressaltar que a atuação da PF no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes não se restringe ape-
Local: Shopping Park Sul – Rodovia dos Metalúrgicos, 1189, São Geraldo.
Banda Pub 77 (Rock)
Horário: a partir das 20h
Informações e reservas: (24) 99327.3524
Local: Cervejaria Hays – Rua Marcílio Dias, 353, Monte Castelo.
Penedo
Noite do Feed, com DJ Vidal
Horário: a partir das 20h
Informações e reservas: (24) 99828.6588
Local: Pub do Fritz – Av. das
Mangueiras, 518, Penedo.
Sábado 20/05
Volta Redonda
Feijuca do Elon com Lorena Arruda (samba e MPB)
Horário: a partir das 12h
Local: Cervejaria Paranoide– Rua
Geraldo Di Biase, 666, Aterrado.
Banda Makuna Jack
Horário: a partir das 20h
Local: Cervejaria Paranoide– Rua
Geraldo Di Biase, 666, Aterrado.
Espetáculo espírita
“Chico Xavier em pessoa”
Horário: às 19h
Classificação: Livre
nas à investigação e à repressão dos criminosos Ela também se preocupa com o resgate e a proteção das vítimas desse tipo de exploração”, diz ainda a nota da PF
No Rio de Janeiro, um homem de 21 anos foi preso com vídeos e fotos de abuso sexual infantil, em meio ao cumprimento de mandado de busca e apreensão em Seropédica, município da Baixada Fluminense O homem compartilhou vídeos e fotos de sexo envolvendo crianças e adolescentes na rede mundial de computadores
Informações: (24) 3343.1770
Local: Teatro Gacemss – R.
Gen. Oswaldo Pinto da Veiga, 315 - Vila Santa Cecília.
Queen Tributo com
Bohemian Rock Queen Cover
Horário: a partir das 22h
Local: Pianos Bar Embaixador – Travessa Luís Antônio Félix, 40, Centro.
Resende
Show com Juremeiros
Horário: a partir das 14h
Classificação: Livre
Local: Associação Atlética Banco do Brasil - Rua das Andorinhas, S/n Morada da Felicidade.
Visconde de Mauá
Festa do Pinhão
Horário: a partir das 13h30
Atrações: Lipe Camargo | Gota Serena | Camafeu | Duda
Paiva |Encontro Sertanejo |Os Clandestinos
Entrada Franca
Local: Campo de futebol da Associação de Moradores do Lote 10.
Para incluir uma programação aqui, envie para redacao@diariodovale.com.br


DIÁRIO DO VALE
Redação: rr rr redacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodovale vale vale vale.com.br .com.br .com.br
Comercial: anan anan anuncio@diariodo uncio@diariodo uncio@diariodo uncio@diariodovale vale vale.com.br .com.br .com.br

Assinatura: assinatura@diariodo assinatura@diariodovale vale vale.com.br .com.br .com.br
Diagramação: composicao@diariodo composicao@diariodovale vale vale vale.com.br .com.br .com.br .com.br
Esporte: espor espor esporte@diariodo te@diariodo te@diariodo te@diariodovale vale vale vale vale.com.br .com.br .com.br .com.br

Caderno Lazer & Cia: lazer@diariodo lazer@diariodovale vale vale.com.br .com.br .com.br
Volta Redonda amplia para 28 o número de escolas com sistema de
Volta RedondaO sistema de segurança que a Prefeitura de Volta Redonda vem instalando nas escolas da rede municipal já beneficia alunos e professores de 28 unidades de ensino E mais duas escolas – E.M. Bahia (Minerlândia) e E.M. Mato Grosso do Sul (Caieiras) – começaram a receber nesta quinta-feira (18) os novos equipamentos: “botão do pânico” – dispositivo de segurança que aciona o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) em casos de perigo iminente; além de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e sensores de presença.
A instalação é feita por empresa contratada pela administração municipal. Nesta semana, as equipes concluíram a implantação do sistema nas escolas municipais Mario Vilani (bairro Açude II) e Espírito Santo (Santo Agostinho).
O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, lembrou que o sistema de segurança será instalado em todas as unidades de ensino das redes municipal e estadual, e que o trabalho está avançando o mais rápido possível para que o benefício chegue o quanto antes a todas as escolas

“Importante salientar que o monitoramento é feito pelo Ciosp, pela empresa contratada e também pelos diretores das unidades E, além do sistema com os três dispositivos (‘botão do pânico’, câmeras e sensores), temos também profissionais dentro das escolas preparados para acionar as forças de segurança, caso tenha alguma necessidade”, acrescentou o secretário da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública). O projeto de ampliação da segurança nas escolas começou no dia 13 do mês passado e atende a uma lei de autoria do vereador Betinho Albertassi, sobre a instalação do “botão do pânico” nas escolas Confira quais unidades já contam com o sistema de segurança:
segurança
- Escola Municipal Amaral Peixoto, no Retiro;
- Escola Municipal Professor Wladir de Souza Telles, no Vila Rica/Tiradentes;
- Escola Municipal Paulo VI e Centro Municipal de Educação Infantil Aracy Carvalho Di Biase, no Açude I;
- Escola Municipal Mario Vilani, no Açude II
- Escola Municipal Jesus Menino no Belmonte;
- Escola Municipal Paraíba, na Vila Mury;
- Escola Municipal José Fontes Torres, no São Luíz;
- Escola Municipal Prof Lund Fernandes Villela, no Santa Cruz;
- Escola Municipal Prof. Waldyr Amaral Bedê e Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, no Santa Rita do Zarur;
- Escola Municipal Profª. Juracy Varanda de Almeida Gama, na Água Limpa;
- Colégio J.B Athayde, na Vila Americana;

- Escola Municipal Amazonas, Escola Municipal Fernando de Noronha, Escola Municipal São Francisco de Assis e Colégio João XXIII, no Retiro;
- Escola Municipal Sergipe, Aero Clube;
- Escola Municipal Espírito Santo e Centro Municipal de Educação Infantil Bem-MeQuer, no Santo Agostinho;
- Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Dom Bosco;
- Escola Municipal João Haasis Eucaliptal;
- Escola Municipal Rubens Machado, Vila Brasília;
- Escola Municipal Othon Reis Fernandes, Vale Verde;
- Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente, São João;
- Colégio Getúlio Vargas, Laranjal;
- Escola Municipal Maria José Campos Costa, Volta Grande;
- Creche Municipal José Ferreira dos Santos, Voldac
Comunicamos que a Edição de No 10142 saiu com erro no dia da semana: Onde se lê quarta-feira, 18 de maio de 2023; O correto é quinta-feira, 18 de maio de 2023. DIÁRIO DO VALE.
Vereadores lamentam mortes de ‘Vitão’ e ‘Abacaxi’
Essiomar: ‘Após movimento, Pacheco retira de pauta MP do Sesc/Senac’
Ex-prefeito de Angra dos Reis participou de protesto contra a perda de recursos
pelas entidades sociais do comércio
Os vereadores de Volta Redonda usaram a parte inicial da sessão desta quinta (18) para lamentar a morte de dois cidadãos bastante queridos de Volta Redonda.
Um deles foi o “Vitão”, proprietário de uma das mais tradicionais academias da cidade
Ele, inclusive, oferecia uma “entrada franca” para algumas pessoas que não podiam arcar com as mensalidades
O outro era o “Abacaxi”, figura folclórica dos meios jurídicos de saúde e também da vida noturna de Volta Redonda.
As mortes de ambos serão objeto de moções de pesar por parte da Câmara.
A moção pela morte de “Vitão” já foi apresentada. Assessores do vereador Rodrigo Furtado vão procurar familiares de “Abacaxi” para receberem a homenagem por ele
Em paz
A situação de confronto entre dois vereadores de Volta Redonda, que quase acabou em briga física, parece ter se acalmado Os dois parlamentares envolvidos estiveram presentes sem maiores problemas; um deles deixou o plenário antes do fim dos trabalhos
Ululante
De acordo com lei da deputada Tia Ju (REP), sancionada pelo governador Claudio Castro, agentes públicos que praticarem atos ilícitos previstos na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), em relação ao enfrentamento de pandemias ou estado de calamidade pública, poderão sofrer penalidades administrativas Aí o estagiário de plantão pergunta: mas já não seriam punidos de qualquer forma, independente dessa lei?
Agrava
O que a lei faz é tornar mais salgada a multa em casos de condenação pela prática de enriquecimento ilícito ou qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida. Ela será até dez vezes maior que o valor das multas civis previstas na Lei Federal. O valor da multa não poderá ser inferior a mil UFIRs-RJ o equivalente a R$ 4.333,00.
Conselho
Tomou posse na manhã de terça-feira (16), no auditório do IFRJ (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Campus Volta Redonda, no bairro Nossa Senhora das Graças, os conselheiros representantes das entidades governamentais e da sociedade civil no novo Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), para o mandato 2023/2025. São 21 conselheiros para as entidades não governamentais e 14 para as entidades governamentais, totalizando 35 conselheiros
Mesa
A mesa foi composta durante a solenidade de posse pela secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim; pelo diretor do IFRJ em Volta Redonda, professor André Isnard; Denise Alves representando o deputado estadual Munir Neto; Josinete Pinto, direto-

Angra dos Reis e Brasília
O ex-vereador e ex-prefeito interino de Angra dos Reis Essiomar Gomes recebeu favoravelmente a informação de que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, retirou de pauta a Medida Provisória (MP) que transfere 5% dos recursos do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para a Embratur Essiomar levou um grupo com cerca de 100 pessoas para o ato público em defesa do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizado, na tarde desta terça-feira (16), na Cinelândia, no centro do Rio
Na própria manifestação, Essiomar foi informado da retirada de pauta da Medida Provisória. E MP precisa ser votada até o fim de maio para evitar que perca o efeito O exvereador não esconde sua expectativa: “Espero que isso (o decurso de prazo) aconteça”, diz. Sem a MP, quase meio bi-
lhão de reais deixarão de ser retirados dos recursos do Sesc/Senac por ano
Em seu perfil no Instagram, Essiomar fez críticas ao presidente da Embratur: “Marcelo Freixo, presidente da Instituto Brasileiro de Turismo, que outrora também foi contra esse desvio agora, quer usufruir, em sua pasta, dessa verba que é privada e que emprega milhares de brasileiros e ainda proporciona cultura, saúde turismo e capacitação à população”, Escreveu.
Os protestos ocorreram simultaneamente em diversos outros estados e reuniram colaboradores do Sistema Comércio, usuários, alunos, professores, artistas e atletas contrários ao desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac destinados à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A alegação de que esse corte seria sobre um superávit, e portanto não afetaria as atividades do Sesc/Senac, foi considerada um equívoco: o orçamento de 2023 já dá destino a esses
Essiomar fala durante o evento que protesta contra corte de receitas do Sesc/Senac
valores De acordo com o presidente da Federação do Comércio do Rio (Fecomercio RJ), Antonio Queiroz, “o trabalho que o Sesc e o Senac fazem ninguém faz. O Sistema S utiliza seus recursos de forma ampla e eficiente em cultura, lazer, saúde, educação e muitas outras áreas O desvio dos 5% impacta seriamente as nossas atividades Unidades podem ser fecha-
das, empregos perdidos e milhares de atendimentos interrompidos”, avaliou. O ato contou com o apoio dos cantores Sandra Sá e Dudu Nobre, além de atletas do vôlei, como Talita Antunes e Juciely Silva. Durante a manifestação, foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado contra o desvio dos recursos O documento já conta com mais de 650 mil adesões

ra da Divisão de Direitos Humanos da SMDH (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos).
Desafios
A secretária Glória
Amorim destacou que o novo CMDH terá grandes desafios para superar: “Essa é uma data importante o conselho terá uma luta grande, serviços a prestar e desafios a vencer para implementar políticas públicas no município na defesa das mulheres, das meninas das crianças homens e pela igualdade racial. Vinte cabeças pensam melhor do que uma sozinha para desenvolver políticas públicas É preciso dialogar, ir aos bairros conversar com a comunidade vencer o machismo e o comportamento patriarcal. Ainda existe muita violência para ser combatida contra a mulher Temos um papel importante na sociedade porque: em mais de cinco mil municípios brasileiros, existem apenas pouco mais de 500 órgãos de atuação em defesa das mulheres que sofrem violência”, comparou Glória Amorim.
Faetec
A Comissão de Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta sexta-feira (19/05) audiência pública sobre as condições de trabalho e estudo na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A reunião acontece a partir das 11h, no 18º andar do edifício Lúcio Costa, sede do Legislativo fluminense
Ouvindo
A presidente da comissão, deputada Elika Takimoto (PT), disse que o encontro pretende ouvir a comunidade para promover as melhorias que a rede de ensino da Faetec necessita: “A Faetec está em todas as regiões do Estado do Rio, apostando no desenvolvimento fluminense e é referência em ensino técnico Sabemos que as condições de trabalho e estudo de muitas unidades não se encontram nos padrões ideais O intuito dessa audiência pública é ouvir a comunidade acadêmica para construir possíveis soluções para melhorar as Faetecs”, comentou.
Estado do Rio
O Governo do Estado pode ser autorizado a renegociar a redução dos encargos nos contratos de dívidas do Estado do Rio com a União É o que determina o Projeto de Lei 2.083/20, do deputado Luiz Paulo (PSD), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (18). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa. O projeto permite que a negociação seja feita dentro do acordado pelos estados do Consórcio Sul-Sudeste (COSUD), do qual o Rio faz parte Segundo a medida, o Governo do Estado ganha a prerrogativa de negociar o alongamento do pagamento da dívida, rever a incidência de juros que não tenham
sido anuais e, principalmente, reduzir a taxa de juros do serviço da dívida para que não seja superior ao crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos últimos 25 anos - entre 1998 e 2022.
Luiz Paulo afirmou que o crescimento econômico do Estado do Rio é muito inferior aos encargos dos contratos da dívida com a União “Um dos bê-á-bás da economia é que um país quebrará quando toma empréstimo e paga juros maiores do que o crescimento do PIB anual.

De 1998 a 2022, o PIB brasileiro cresceu, na média, cresceu 2,14%, e o PIB do Estado do Rio cresceu a metade Se eu estou crescendo a 1% ao ano, como vou pagar juros de quatro vezes mais?
É impossível. Como a cobrança da dívida não é para o Rio de Janeiro, mas para o
Luiz Paulo afirma que é necessário que governo estadual renegocie encargos da dívida com o governo federal
Brasil inteiro, esses juros não podiam ultrapassar o PIB nacional, tinham que ser, no máximo, IPCA mais dois pontos percentuais”, argumentou o parlamentar De acordo com o projeto os valores pecuniários
oriundos da diminuição do serviço da dívida em função da redução de juros serão aplicados, preferencialmente, em investimentos constantes do Plano Plurianual de 2024 acertados nos referidos acordos com a União
Castro cria Residências Inclusivas para substituir abrigos de pessoas com dependência e deficiência
Rio
O governador Cláudio Castro assinou, nesta quintafeira (18), o Plano Estadual de Reordenamento do Serviço de Acolhimento Institucional da rede estadual. O projeto prevê a criação de residências inclusivas nos centros urbanos, que substituirão os abrigos do Estado, visando à inclusão dos acolhidos na vida comunitária e social, além de proporcionar proteção em tempo integral. O serviço é destinado a jovens e adultos com deficiência e em situação de dependência.
- Não estamos investindo apenas nas residências inclusivas, mas sim na qualidade de vida de jovens e adultos que foram abandonados Eles são acolhidos pelo Governo do Estado, somos parte da família de cada um deles - ressaltou o governador Cláudio Castro.
A medida prevê, a princípio, a criação de 17 casas inclusivas, para os 165 acolhidos pelos quatro abrigos do Estado Cada lar receberá 10 pessoas para que o atendimento seja destinado às especificidades de cada usuário
- A data para a assinatura
do plano é muito significativa. Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Muitos jovens acolhidos pelos abrigos passaram por abuso sexual e agora estão seguros, sob proteção do Estado - explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes A residência inclusiva é uma unidade que oferta serviço de acolhimento institucional, no âmbito da proteção social especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos Essas casas serão adaptadas com estrutura física adequada e ficarão localizadas nos centros urbanos, para facilitar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária.
- Hoje é um dia memorável, um marco O Estado como garantidor de direitos, está fazendo com que essas pessoas sejam vistas e acolhidas, dentro da sua indivi-
dualidade – disse a diretora do abrigo Rego Barros, Marilia Barbosa.
Além do governador e da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, participaram da cerimônia de assinatura o ProcuradorGeral de Justiça, Luciano Mattos, o Subprocurador-Geral do Estado, Rafael Rolim, as diretoras dos abrigos estaduais e outras autoridades
Trabalho em conjunto para atender às necessidades dos acolhidos
O Ministério Público do Estado montou uma forçatarefa para, de forma conjunta com o Estado, assegurar o Plano de Reordenamento Para conhecer a realidade que se pretendia transformar foi realizado o censo psicossocial nas quatro unidades próprias de acolhimento institucional, visando identificar o perfil dos acolhidos e as principais necessidades de cada usuário, de modo a criar subsídios para elaboração do Plano, o que também poderá auxiliar no planejamento de ações voltadas para o atendimento
a pessoas com deficiência, bem como, a implementação de políticas públicas, que possibilitem a garantia do acesso aos direitos - A postura adotada pelo Governo será um grande incentivo para que municípios se engajem e participem dessa importante reestruturação Fizemos um trabalho em conjunto Esse reordenamento ocorreu graças à união do Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado e do governo estadual –disse o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos Os acolhidos serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar contendo assistente social, psicólogo terapeuta ocupacional, cuidador, e outros profissionais que serão responsáveis tanto pela manutenção da casa, quanto pelo trabalho direto com os acolhidos A mudança dos abrigos para as residências inclusivas será feita de forma gradativa e respeitará a individualidade de cada acolhido O serviço não será paralisado durante a transição. A previsão é de que até o final do ano já haja duas casas prontas para uso
“Se eu estou crescendo a 1% ao ano, como vou pagar juros de quatro vezes mais?”
Barra do Piraí
Suspeitos de estupro são presos em menos de 48 horas
Delegado reforça importância de denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes
A 88ª Delegacia de Barra do Piraí efetuou nesta terça e quinta-feira (16 e 18, respectivamente) a prisão de dois suspeitos de estupro de vulnerável. O primeiro deles, um homem de 32 anos foi detido em Vassouras Ele teria cometido o crime contra uma adolescente com quem mantinha um relacionamento O segundo, um homem de 50 anos foi preso no centro de Barra do Piraí, suspeito de estuprar uma criança de 10 anos De acordo com o delegado titular da 88ª DP Antônio Furtado, o suspeito teria cometido uma série de estu-
pros contra sua ex-enteada, na época com 10 anos de idade Alguns dos abusos teriam acontecido na frente da irmã da vítima, também criança. Ambas eram ameaçadas de morte para que não contassem à mãe sobre o que sofriam. A mãe, que viveu com o companheiro por 15 anos descobriu o abuso sofrido pela filha e, mesmo sendo ameaçada, denunciou o crime O suspeito chegou a dizer que mataria a ex-companheira com uma faca e, em seguida, se mataria, para que as duas crianças fossem encaminhadas a um abrigo. Ele, que está preso, será investigado e pode ser condenado a mais de 16 anos de
prisão
“Em ambos os casos, os estupradores tentam apontar outras versões, desqualificando as narrativas das vítimas Utilizam a ameaça para manter a impunidade e, por isso, denunciar é tão importante Assim, podemos combater esses crimes com rigidez. Essas prisões são uma demonstração da repressão que estamos travando contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes”, afirmou Furtado reforçando a importância das denúncias
Homem teria ameaçado exenteadas para que não contassem sobre os abusos
Polícia prende último suspeito de assassinar PM em Angra
Angra dos Reis
Foi preso na madrugada desta quinta-feira (18), na BR-101 (Rodovia Rio-Santos), em Angra, o último suspeito de envolvimento no assassinato do sargento Renato Tostes Carvalho, de 44 anos, em 24 de janeiro. O suspeito, de 19 anos, foi capturado por policiais do setor de inteligência do 33º Batalhão da Polícia Militar (BPM_, com apoio de setores de inteligências da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria de Segurança Pública de Angra dos Reis, na Rodovia RioSantos, em Angra.
Os policiais receberam informações do Disque De-
Foto:
Militar núncia de que o suspeito estaria se deslocando de Paraty para o Rio de Janeiro, pela Rio-Santos. Após monitoramento, os agentes abordaram um veículo Honda Civic e capturaram o jovem, que estava acompanhado da namorada, de 16 anos, e de outro jovem, de 22 anos Com o suspeito contra o qual havia um mandado de prisão preventiva pelo homicídio do sargento, foram apreendidos dois celulares O jovem foi levado a 166ª Delegacia de Polícia (DP), onde permanece preso

Polícia chegou ao suspeito através de uma denúncia
PRF realiza ação de combate à exploração sexual de crianças em Piraí
Piraí
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nesta quarta-feira (17) a operação nacional DOMIDUCA V, que trata de ações de Direitos Humanos e Repressão à Exploração de Crianças e Adolescentes. A ação aconteceu na Via Dutra. Os agentes fiscalizaram pontos vulneráveis no trecho de Piraí. No KM 242, em um posto de combustíveis, após averiguar 30 veículos e não identificar nenhuma ocorrência de criança em situação de vulnerabilidade ou vítima de exploração se-

xual, os policiais informaram aos motoristas no local, a importância de qualquer situação de exploração infantil ser denunciada através do disque 100, 180 ou 191. Ao todo 37 pessoas foram alcançadas pela ação Os agentes apresentaram o trabalho de repressão e prevenção da PRF contra a exploração sexual de crianças e adolescentes Além do local foco da operação, a equipe realizou ronda em outros estacionamentos e pontos de parada no trecho, mas nenhuma situação de vulnerabilidade e/ou exploração foi flagrada.
Guarda Municipal apreende drogas no Centro
Barra do Piraí
A Guarda Municipal, com apoio dos agentes do Segurança Presente apreendeu uma grande quantidade de drogas no Centro de Barra do Piraí, nesta quarta-feira (17). O material foi encontrado do lado de fora da Câmara Municipal. De acordo com as informações apuradas pelo DIÁRIO DO VALE, os policiais receberam a denúncia de

que um homem estaria transportando drogas da Avenida Governador Portela para o Largo da Feira. Ao ser abordado,do lado de fora da Câmara, ele teria corrido para a Praça Pedro Cunha. No local, os agentes encontraram com o homem 25 sacos plásticos, contendo um total de 1.750 pinos de cocaína. O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a 88ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado
Suspeito de homicídio é preso no Santa Rosa, em Valença
Valença
Policiais da 91ª Delegacia de Polícia (DP) prenderam nesta quinta-feira (18) um homem suspeito de homicídio Ele estava sendo procurado pela Justiça e já havia cum-
prido quatro anos de prisão preventiva. Contra ele havia um mandado de prisão condenatório – cumprido pelos policiais – expedido pela 1ª Vara de Valença. O homem foi encontrado no bairro Santa Rosa e conduzido à 91ª DP
Motoristas foram orientados pelos agentes da PRF

Policia Militar faz operação no Santo Agostinho e Três Poços
Volta Redonda
Agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em ação conjunta com o 37º BPM, realizaram uma operação nos bairros Santo Agostinho e Três Poços, nesta quinta-feira (18).
A ação contou com um blindado e duas viaturas
A operação teve como ob-
jetivo efetuar a prisão de criminosos e apreender armas de fogo, além de buscar veículos produtos de roubo ou furto Durante a ação os policiais fizeram buscas em locais de possíveis vendas de drogas No bairro Três Poços, foi apreendida uma arma e certa quantidade de crack. A operação deve continuar nos próximos dias
Resende: Polícia Civil prende homem com pistola 9mm no Surubi
Resende
Agentes da 89ª Delegacia de Polícia (DP) de Resende prenderam nesta quinta-feira (18) um homem, de 19 anos em posse de uma pistola 9mm com carregador prolongado e municiado com 18 projéteis intactos A prisão aconteceu no bairro Surubi, onde os policiais, acompanhados por um Oficial de Justiça, cumpriam um mandado de prisão por pensão alimentícia. No endereço, os agentes
sentiram cheiro de maconha vindo da residência vizinha e avistaram um homem deitado em uma cama. O suspeito demonstrou nervosismo ao notar a equipe da 89ª DP, que imediatamente se dirigiu a casa e pediu autorização à proprietária para entrar no local. Na residência, a Polícia encontrou o homem em posse da arma e deu voz de prisão Preso em flagrante, o suspeito foi conduzido para a delegacia, onde foi indiciado por posse ilegal de arma de fogo.
uso de cerol e linha chilena por pipeiros
Volta Redonda
Moradores da Rua Vicente Celestino, no Retiro, entraram em contato com o DIÁRIO DO VALE nesta quinta-feira (18) para reclamar da ação de pessoas que estão soltando pipa no local. De acordo com eles estão sendo usadas linhas com cerol e também a ‘linha chilena’.
Questionada, a prefeitura de Volta Redonda disse que a Guarda Municipal realiza rondas periódicas em locais onde já tem conhecimento de que ocorre o problema.
O secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, disse ao DIÁRIO que a ação de combate ao uso de cerol e linha chilena é permanente “Mas é preciso, quando for fla-
grada a ocorrência, ligar para a Guarda pelo 153 ou para a Polícia Militar pelo 190, informando o fato para que possamos tomar as providências cabíveis e imediatas”, informou o secretário
Crime
O cerol é uma mistura de pó de vidro e cola utilizada para ‘cortar’ a linha de outras pipas Já a linha chilena, ainda mais perigosa, pode trazer em sua composição pó de quartzo, pó de pedra lima e rejunte Ambas podem causar cortes profundos e, em alguns casos, levar a óbito A venda e o uso da linha com cerol e da linha chilena – assim como qualquer outro tipo de linha cortante – é crime previsto em lei.
Ser Ser Serviço Autônomo de Água e Esgoto de B. Mansa viço Autônomo Água Esgoto de B. viço Autônomo de Água e Esgoto de B. Mansa Autônomo Água Esgoto de B. de AVISO

Av homero leite, 572 , Saudade , Barra Mansa, RJ CEP 27.313-190 CNPJ. 29.053.402/0001-36 - Insc. Estadual: Isento
- T.P 040/23, PA 4081/21, Urbanização e reforma na ETA Nova. Dia 06/06/2023, às 09:00 h. Mais informações junto CPL telefone (24) 3323-0198, através do e-mail: licitacao.saae@gmail.com ou aindanaGerênciadeMateriais,àAvHomeroLeite,572–Saudade – Barra Mansa/RJ. Site http:/ portaldatransparência.barramansa.rj.gov.br, no menu “Licitações e Contratos / Lista Licitações”). Izabel Bastos – Presidente CPL

Moradores do Retiro denunciamPolícia Foto: Polícia Rodoviária Federal
Câmara promete reagir caso MRS não tome providências sobre linha férrea
Trens estão trafegando a 60km/h; concessionária diz que até 29 de julho será instalada sinalização sonora e luminosa em quatro passagens de nível
Barra MansaEm audiência com representantes da MRS Logística, os vereadores de Barra Mansa cobraram providências sobre o que chamam de descaso por parte da concessionária. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal.
Na ocasião, os parlamentares abordaram as necessidades urgentes do município em relação ao serviço prestado pela concessionária, responsável por operar a linha férrea que passa pela cidade O que causou estranheza aos vereadores presentes à audiência foi a informação dada pelos representantes da MRS, de que a velocidade das composições é de 60 km/h – uma velocidade acima da média permitida a veículos em alguns locais do município O especialista da MRS argumentou. E disse que o aumento da velocidade é solicitado pela concessionária à Agência Nacional de Transportes (ANTT), que estuda a viabilidade da mudança.
Ele também explicou que, no caso de uma colisão, por exemplo o trem só con-
Atividades
Volta Redonda
A prefeitura concluiu nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a série de atividades relacionadas ao ‘Maio Laranja’, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso A conclusão da campanha aconteceu no Retiro, com rodas de conversa e atividades lúdicas em escolas, bate-papo com pais e filhos no ginásio do bairro, além de panfletagem para motoristas e pedestres
Na parte da manhã, uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu uma intervenção lúdica sobre o tema com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Amaral Peixoto
De acordo com a diretoraadjunta da unidade de ensino Adriana Moura, a ação junto aos alunos foi importante porque, segundo ela, ainda há falta de conhecimento da população sobre o
segue frear totalmente após 1 km. Por fim, disse que a empresa tem metas de redução de acidentes e prazo para a melhoria na sinalização – uma das reclamações levantadas durante a audiência. Independentemente disso, o presidente da Câmara, vereador Paulo Sandro Soares, determinou à secretaria da Casa que tome providências para solicitar em caráter de urgência, a redução dessa velocidade, já que houve aumento no número de acidentes em Barra Mansa.
Paulo Sandro destacou em seu discurso, também, que em 2021 foi realizada uma reunião com a empresa e não houve resultado em relação às cobranças que foram feitas na ocasião “Vidas estão sendo ceifadas Pessoas tendo prejuízos com a perda de seus veículos abalroados por trens Moro num bairro cortado pela linha férrea, vivo de perto as consequências da passagem férrea na cidade”, desabafou o vereador, frisando que em 2021, os representantes da MRS foram alertados sobre a falta de cancelas automáticas no centro da cidade e
também da manutenção das áreas usadas pela concessionária.
“Não tivemos solução”, reforçou o presidente da Câmara. “Ainda fomos surpreendidos com o aumento da velocidade dos trens e a ampliação das composições circulando Queremos sair daqui com um compromisso da empresa e, se continuar esse descaso, vamos acionar todas as vias possíveis para impedir que essa matança continue”, pontuou.

Além dele, todos os vereadores presentes à reunião reivindicaram um plano de ação da MRS quanto à sinalização e segurança das vias férreas A vereadora Fernanda Carreiro, por exemplo, questionou o motivo do aumento da velocidade Também perguntou se houve comunicação às autoridades quanto a isso e o motivo pelo qual os trens não são mais lonados, conforme previsto em lei municipal.
O vereador Jefferson Mamede, por sua vez, perguntou aos representantes da concessionária se existe um diagnóstico que permita identificar os fatores que contribuíram para o aumen-
to do número de acidentes, quais são as ações de prevenção implementadas e se há alguma tratativa da empresa com os familiares das vítimas de acidentes
Outro lado
Representando a MRS Logística, o especialista em Relação Institucional da empresa, Rodrigo Marcos, fez uma explanação sobre o processo de acompanhamento de acidentes na linha férrea.
Disse que este ano, até o momento, a concessionária registrou um acidente com vítima fatal. “Quando ocorre um acidente há o acompanhamento da Polícia Militar
E, caso seja necessário, chamamos a perícia e a composição fica parada, aguardando Existe uma comissão que avalia as causas do acidente; se houve falha do maquinista, se foi imprudência dos transeuntes A ANTT acompanha todo acidente junto com a PM”, afirmou Rodrigo. Ele também disse que até o dia 29 de julho a empresa instalará a sinalização ativa tipo 5 – maior nível de sinalização sonora e luminosa –
nas passagens de nível da Saint-Gobain, da Rua Alberto Mutel, da Duque de Caxias e de Saudade “Pode haver uma sincronização dos sinais de trânsito com as cancelas, caso seja solicitado pelo poder público A sinalização segue todas as regras vigentes da ANTT e do Código Nacional de Trânsito”, disse o funcionário da MRS, afirmando que os locais de substituição de cancela foram definidos quando houve a renovação da concessão, em 2019.
Em relação à cobertura dos vagões de minério, que circulam na cidade, os representantes da MRS declararam que há um normativo do IBAM que autoriza o uso do polímero de alta tecnologia por meio de aspersor, que evita a poluição do ar pelo minério Os funcionários da empresa também afirmaram que este polímero não contamina o solo nem a bacia hidrográfica.
A analista de relações institucionais da empresa, Priscila Fernandes, lembrou que a empresa MRS destinou R$ 100 mil à Fundação de Infância e Juventude de Barra Mansa, que vai con-
templar cinco projetos sociais do município Ela também disse que a empresa doou 500 cestas básicas à Secretaria de Promoção Social, este ano, durante o período de chuva, para doação às famílias atingidas, além de ceder equipamento para limpeza de vias Ao final da reunião, ficou ajustado que a Câmara criará uma comissão para tratar da prevenção de acidentes em linhas férreas, juntamente às duas empresas que atuam no município: a MRS Logística e a VLI.
Adiada
A reunião desta quintafeira acontece após o adiamento, por parte da MRS Logística, de outra, que aconteceria em 30 de março Durante o encontro, foram abordados tópicos como a manutenção da área utilizada pela empresa e, sobretudo, as questões de segurança que têm resultado em acidentes na cidade. Vale lembrar que só nos últimos trinta dias, foram registrados três acidentes envolvendo trens da MRS Logística, em Barra Mansa.
assunto e sobre sua gravidade “Precisamos quebrar esse tabu de esconder, de não divulgar, porque muitas vezes são pessoas íntimas, ligadas à família, são amigos O grupo que veio é preparado, o trabalho foi muito bom. As crianças se sentiram à vontade, ouviram, foram ouvidas e temos que ficar atentos, porque esse tipo de violência é silencioso”, elogiou, acrescentando que a equipe se colocou à disposição para essa abordagem com grupo de pais e de professores Em seguida, foi a vez de as equipes da rede de garantia de direitos em Volta Redonda realizarem panfletagem de material educativo nos semáforos, na Praça Tiradentes, e atividades lúdicas com crianças, como pintura de rosto, na quadra da praça, onde também foram distribuídos pipoca e algodão doce No Ginásio Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, que fica ao lado da quadra da Praça Tiradentes foi realizado um bate-papo com pais e
crianças que praticam aulas de futsal no local – ação que foi elogiada por uma das mães presentes “Acho muito importante essa ação, porque na minha época de criança não tinha esse esclarecimento E hoje em dia, com eles tendo mais informação, evita de acontecer muitas coisas Ainda são pequenos mas já é um começo para eles terem um respaldo”, disse Priscila Carvalho, mãe de uma criança de cinco anos
Os alunos da Escola Municipal Tocantins, também no Retiro, puderam assistir à apresentação cultural de um grupo do projeto ‘Garoto Cidadão’, da Fundação CSN
Outras ações
A secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte lembrou que durante toda a semana foram feitas atividades de conscientização em diferentes pontos da cidade “Para fortalecer essa questão do abuso e exploração de crianças e adolescentes, que
OBITUÁRIO
acontece muito na sociedade e, às vezes, algumas pessoas não sabem o que fazer, a quem procurar E cabe a nós, Poder Público, falar, orientar a população A gente tem um canal direto (Disque 100), é anônimo, de extrema importância. Está sabendo de algo? Denuncie! A gente precisa combater e junto com a população”, afirmou Carla.
A campanha do “Maio Laranja” começou na segunda-feira (15) com palestras para profissionais da rede de garantia de direitos – Ministério Público, CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Creas e outros Na terça-feira (16), aconteceu blitz educativa com a Guarda Municipal de Volta Redonda. Houve distribuição de folhetos orientativos sobre o tema na Vila Santa Cecília, no bairro Dom Bosco e na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. E na quartafeira (17), ocorreu o encontro com os adolescentes assistidos no município
Carlos Silvério, o Abacaxi, é sepultado no Cemitério
José
José Carlos Silvério, o Abacaxi, foi uma figura emblemática em Volta Redonda. Ele foi sepultado na tarde desta quinta-feira (18), no Cemitério Municipal, no Retiro. Abacaxi, que era morador do bairro São Sebastião, estava internado no Hospital Regional Zilda Arns, onde faleceu por complicações médicas decorrentes de um acidente vascular cerebral.
Querido no meio político jurídico e jornalístico estava sempre presente a eventos na Câmara de Vereadores e no Fórum da cidade Frequentou palanques políticos e participou ativa-
mente da vida social de Volta Redonda.
José Carlos ganhou o apelido ‘Abacaxi’ após ter participado do programa do Chacrinha, na Globo nos anos 80. Na época, se um participante do programa cantasse mal, recebia das mãos do apresentador um abacaxi como ‘prêmio’. Abacaxi era fã da canção ‘New York, New York’, de Frank Sinatra, e cantava sempre que era convidado a fazê-lo Ele era solteiro e morava com as irmãs Sônia e Márcia.
Municipal
Volta Redonda
Com apoio de uma retroescavadeira e dois caminhões, equipes da Secretaria de Infraestruturaestãoassentando230metros de manilhas com 300 mm de diâmetro,alémde15ralosqueserão instalados ao longo da rede que comporá o novo sistema de drenagem da Rua Érica Berbet. Além disso estão sendo feito serviços de recuperação de calçada e recapeamento asfáltico “Os moradores se queixavam muito de problemas como buraco, falta de calçada. E pra receber o asfalto novo, está sendo necessário, primeiro, refazer toda a rede de drenagem da rua e também o calçamento A melhoria na drenagem é para evitar que os buracos apareçam novamente O último passo será o recapeamento do asfalto”, explicou a secretária de Infraestrutura, Poliana Moreira. Ela diz que, em paralelo à nova rede estão sendo reconstruídos 460 metros de calçada e meio-fio Em relação ao asfal-
Três Poços recebe novo sistema de drenagem e recapeamento asfáltico to o recapeamento será realizado em toda a rua, após o término dos serviços de drenagem e calçamento A previsão, de acordo com Poliana Moreira, é que todas as obras sejam concluídas no próximo mês Córrego Vila Rica Outra obra de drenagem, próxima à Rua Érica Berbet, já foi concluída pela secretaria de Infraestrutura para evitar alagamentos no bairro Três Poços Trata-se de uma nova rede nas imediações do córrego Vila Rica. A primeira etapa, que consistiu na substituição de manilhas antigas por novas estruturas com maior diâmetro,foi finalizada. O manilhamento neste trecho, que corta a Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, está pronto, assim com o asfalto que já foi reparado As equipes, segundo a prefeitura, estão finalizando a calçada para colocar o guarda-corpo O córrego também está recebendo novos muros de contenção no leito
Conselho Regional de Turismo das Agulhas Negras tem nova diretoria
Itatiaia
A nova diretoria executiva do Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras (Conretur) tomou posse durante uma cerimônia no Clube Finlândia, em Penedo, Itatiaia. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (16), contou com a participação da maioria dos conselheiros das 30 entidades que compõem a agremiação Composto por autoridades empresários e profissionais do setor o Conretur agora tem como presidente Mário Augusto Thieme que representa a CDL Resende/Itatiaia e, como vice, Francisco Nogueira Santa Rita, representante da Associação Empresarial Pró-Penedo Eles vão Na mesma cerimônia foram empossados, também, os integrantes do Conselho Fiscal para o biênio 2022/2024.
Roberta Dias de Oliveira é a nova diretora executiva; André Luis Amêndola, diretor tesoureiro. Já Marcelo Carrasco Jimenez foi empossado como diretor de Políticas Públicas; Flávio de Oliveira Marques como diretor de Marketing Denilson Sampaio da Silva tomou posse como diretor de capacitação; Emilio Castro como diretor de eventos; Antônio Carlos Abrão Teixeira como diretor de Meio Ambiente e Eliel de Assis Queiroz como diretor técnico
tora executiva do Conretur Roberta Dias de Oliveira, apresentou um histórico do conselho contextualizando sua importância, ações principais, objetivos e trajetória. A presidente do Clube Finlândia, Aime Accorsi, apresentou as ações do Clube Finlândia e do Museu Finlandês, a história e importância da imigração finlandesa para Penedo Em seguida, o recém-empossado presidente Mário Augusto Thieme fez seu discurso final, destacando os objetivos e as metas da nova gestão do Conretur Agulhas Negras “Este evento foi um marco importante para o turismo regional, reunindo autoridades, representantes do setor e membros da comunidade Ficou demonstrada aqui uma sinergia entre poder público e iniciativa privada para a definição e execução de projetos que tragam desenvolvimento para a Região das Agulhas Negras, com um turismo rentável e sustentável”, afirmou Thieme Também foram empossados os conselheiros fiscais Humberto Ettore Neto; Rosangela Acuña Loureiro Abreu e Maria Jussara Fortes Nunes A mesa da cerimônia foi composta pelo prefeito de Itatiaia Irineu Nogueira Coelho; prefeito de Quatis Aluisio D’Elias e pelo deputado Estadual Tande Vieira, dentre outras autoridades
‘MAIO LARANJA’
de conscientização sobre combate a abuso foram realizadas em vários pontos da cidade
Sul Fluminense usou terreno permutado com a prefeitura para quitar dívida da massa falida
RedondaVolta
Uma transação imobiliária envolvendo a prefeitura de Volta Redonda e a Viação Sul Fluminense aprovada pela Câmara de Vereadores e pela Justiça no ano de 2010, pode se tornar alvo de uma nova disputa judicial. O caso veio à tona depois que a massa falida da Viação Sul Fluminense ofereceu um terreno no bairro Retiro para quitar uma dívida milionária dos antigos donos com SindPass (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Sul Fluminense).
Ao tentar regularizar a escritura do imóvel na prefeitura, os representantes do SindPass se depararam com uma nova situação A prefeitura de Volta Redonda alegou que o referido imóvel, na verdade, pertencia ao município e a disputa pelas terras foi parar na 5ª Vara Civil de Volta Redonda. Durante o processo, a massa falida e o SindPass alegaram que o RGI (Registro Geral do Imóvel) estava em nome da viação Sul Fluminense, como consta em uma Certidão de Ônus Reais Em 17 de janeiro de 2023, o juízo da 5ª Vara decidiu que o terreno (inscrição municipal n° 12066) deveria ser transferido para o sindicato como forma de pagamento de parte de uma dívida de cerca de R$ 7,2 milhões Apesar da decisão do juiz Alexandre Custódio Pontual, a prefeitura recorreu. Em 13 de março um recurso assinado pela procuradora Liz de Fátima Folco pede a revogação da decisão E mais: segundo documentos apresentados pelo subprocurador-Geral do Município, Waldiney Alves de Oliveira, o terreno é do município “Se comprovada a má fé da Viação Sul Fluminense o ato pode ser convertido até mesmo, em uma ação criminal. Ainda existe a suspeita de que negociação pode estar sendo alvo de uma ação de má fé por porte da massa falida da empresa de ônibus”, disse Waldiney. O subprocurador-Geral ainda revela que o caso está
Terreno foi permutado com lei aprovada na Câmara em 2010, garante prefeitura
O subprocurador Waldiney Alves de Oliveira explicou que o terreno foi permutado com a prefeitura, depois que o governo municipal ganhou na Justiça uma reintegração de posse contra a viação Sul Fluminense Para todos entenderem: A Viação Sul Fluminense manteve por décadas uma garagem de ônibus no bairro Voldac, mas em determinado momento decidiu unilateralmente se apropriar de um pedaço da rua que passava ao lado do imóvel. O objetivo era aumentar a área da garagem, numa ação típica de grilagem de terra. A prefeitura, então entrou na Justiça pedindo a reintegração de posse, saindo vitoriosa. Com isso, a Sul Fluminense propôs como solução para que a garagem não fosse demolida fazer uma permuta com a prefeitura. Trocaria o pedaço de terra na Voldac pelo terreno na Avenida do Retiro. A proposta foi aceita e levada para discussão na Câmara Municipal, originando na aprovação da Lei 4723. Além disso, outros docu-
mentos tornam a permuta válida, pois conta até mesmo com uma carta de adjudicação expedida pelo juízo da 3º Vara Cível que foi levada a registro junto Cartório do 2º Ofício “O objetivo era regularizar a transferência de propriedade do imóvel permutado O problema é que deste então a Sul Fluminense vem se alongando a fornecer os documentos necessários para regularização em cartório, o que na visão da Procuradoria Geral do Município de maneira alguma altera a posse do terreno ao município”, destaca o subprocurador-Geral de Volta Redonda.
Segundo ele, a documentação comprovando a versão da PGM é farta. Além da lei aprovada na Câmara e da carta de adjudicação da 3ª Vara Cível, há também um ofício (0358/ 17) de 16 de março de 2017, por meio do qual foi solicitado à empresa Sul Fluminense o fornecimento de informações e documentos necessários ao registro da permuta junto ao RGI (Registro de Imóveis). O documento foi recebido na empresa em 22/03/2017, atestado por um dos advogados da Sul Fluminense “Ao que nos parece, houve má fé da empresa. Não há como todos saberem de todos os passos do processo, mas a lei aprovada na Câmara e todo o processo administrativo era de conhecimento da Sul Fluminense”, disse o Subprocurador-Geral do Município. Waldiney Alves de Oliveira.
Com o terreno incluído no espólio da Sul Fluminense, a Justiça ao cuidar da massa falida repassou o imóvel para pagamento de dívidas com credores. Toda a confusão foi descoberta quando os pretensos proprietários foram até a prefeitura dar entrada no possível pagamento de débitos do terreno Neste instante o sistema da prefeitura acusou que o terreno pretendido já era de posse do município Desta forma, toda a papelada foi retida na prefeitura e um comunicado foi expedido para
DECRETO Nº 2895 DE 18 DE MAIO DE 2023.
EMENTA: Abre Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 9.471.556,00
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, no uso das suas atribuições, com fundamento no artigo 41º, inciso I, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e tendo em vista a autorização constante do artigo 8º da Lei Municipal nº 850 de 21 de Dezembro de 2022.



DECRETA:
Art. 1º Fica Aberto crédito suplementar no valor de R$ 9.471.556,00 (Nove milhões, quatrocentos e setenta e um mil, quinhentos e cinquenta e seis reais) para atender as programações constantes do Anexo I deste Decreto;
Art. 2º Os recursos necessários à execução do dispositivo no artigo anterior decorrerão das anulações de dotações orçamentárias constantes do Anexo II deste Decreto, conforme disposto no artigo 43, parágrafo 1º, Inciso III da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964;
Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Legenda: Descrição da Fonte e Vinculo
1.500.0000 – Recursos não Vinculados de Impostos
1.100.1000 – Recursos de Impostos e Transferências de Impostos - Educação

1.100.2000 – Recursos de Impostos e Transferências de Impostos - Saúde
Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito
a Justiça. O documento foi emitido ainda em março
Desinformação gera crise na Câmara
Terreno no Retiro foi passado para o município por força de lei, mas acabou sendo dado também como garantia para pagamento com credores gerando um embate desnecessário na Câmara Municipal. “E ainda pode ter induzido a Justiça ao erro. A empresa teve sua falência confirmada no ano passado e, como de praxe, de sua massa falida estão saindo pagamentos aos credores Entre os bens disponibilizados para quitação dos débitos está um terreno localizado na Avenida do Retiro e é justamente aí que está o “x” do problema. A área foi permutada com a Prefeitura de Volta Redonda em 2010, por força da lei municipal n°4723/ 10 e que está disponível para consulta até mesmo no site da Câmara Municipal”, disse Procurado, o advogado a Massa Falida, Fábio Padilha, preferiu não se pronunciar sobre o processo Disse apenas estar aberto para acordo com as partes envolvidas
O caso do terreno chegou à Câmara Municipal somente em maio, mas acabou gerando um mal-estar entre os parlamentares, principalmente pelo fato dos debates terem sido travados sem as informações devidas À medida que os vereadores foram sendo alertados sobre o ocorrido, as acusações da oposição de omissão do governo municipal em relação a averbação do terreno foram perdendo força. No entanto, o vereador Raone Ferreira questiona por que a prefeitura não concluiu a averbação do terreno na época em que ocorreu a transação imobiliária. Segundo ele, se passaram cinco anos, entre 2010 e 2015 e nenhuma providência foi toma-
da. Raone tem usado suas redes sociais para fazer postagens sobre o caso O vereador disse que a prefeitura teria cinco anos para fazer transferência da área para o nome do município - O caso surgiu durante a audiência pública que realizamos sobre o transporte público Nos autos do processo consta o SindPass como parte Eu quero saber por que”, disse o parlamentar em entrevista ao Diário do Vale Para o secretário de Comunicação de Volta Redonda, Rafael Paiva, o caso não precisa ser levado adiante pois já foram dadas as explicações necessárias - Os documentos mostram que o terreno só não foi averbado por conta da inércia da própria Sul Fluminense, não da prefeitura. Há suspeita agora até de que a inércia tenha sido proposital. Apesar da averbação ser um meio de prova da titularidade do terre-
no não é o único meio da prefeitura comprovar a posse Tanto que há uma lei aprovada na Câmara Municipal, uma carta da própria justiça autorizando a permuta, ofícios de cobrança da prefeitura para que a empresa fizesse a parte dela. Isso sem falar nas dezenas de testemunhas que estavam presentes na sessão que aprovou a lei 4723, além dos próprios parlamentares que discutiram a mensagem. Ao que parece, houve má fé ou desorganização da Sul Fluminense, mas isso não altera o fato do terreno ser da prefeitura. Esperamos que esses esclarecimentos sejam úteis e possam ajudar a elucidar qualquer dúvida, pois todos os documentos são públicos Acredito que a partir de agora, tudo que for falado sobre o terreno em tom especulativo é um erro voluntário - disse o Secretário Municipal de Comunicação, Rafael de Paiva.
DECRETO Nº 2896 DE 18 DE MAIO DE 2023.
EMENTA: Abre Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 2.000.000,00
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, no uso das suas atribuições, com fundamento no artigo 41, inciso I, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e tendo em vista a autorização constante do artigo 8º da Lei Municipal nº 850 de 21 de Dezembro de 2022.
DECRETA:
Art. 1º Fica Aberto crédito suplementar no valor de R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Reais) para atender as programações constantes do Anexo I deste Decreto;
Art. 2º A cobertura do crédito suplementar a que se refere no artigo anterior decorrerão do excesso de arrecadação da fonte: 1.573.0000 - Royalties do Petróleo e Gás Natural Vinculado à Educação.

Art. 3º A memória de Cálculo de Excesso citada no artigo 2º encontra-se detalhada no Anexo II conforme disposto contido no artigo 43, parágrafo 1º, inciso II da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964;
Art. 4º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Legenda: Descrição da Fonte e Vinculo 1.573.0000 - Royalties do Petróleo e Gás Natural Vinculado à Educação.
Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito
Procon RJ fará operação em postos para verificar redução de preços de combustíveis

Ação da autarquia cumpre determinação
Estado do Rio
O Procon-RJ fará, na segunda-feira (22), uma operação fiscalizatória e de pesquisa em postos de combustíveis e em depósitos de GLP (gás de cozinha) em todas as regiões do Estado, incluído o Sul Fluminense e a Costa Verde A ação vai verificar se os estabelecimentos estão atendendo à determinação do governo federal, quanto à redução do valor dos combustíveis para o consumidor final. A atuação do Procon Estadual cumpre uma solicitação da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) em relação a efetividade da medida no estado - Essa fiscalização vai garantir um preço justo na bomba para o consumidor Foi uma decisão importante do governo federal e o Estado do Rio vai se esforçar para que seja cumprida pelos estabelecimentos – assegura o governador, Cláudio Castro.
A redução foi anunciada pelo Governo Federal e pela
Petrobrás, na última terçafeira (16/05). Os novos valores começaram a valer nesta quarta (17/05). O objetivo é baixar os preços para o consumidor final. Com a redução de elementos que compõem o valor da gasolina, diesel e gás de cozinha nas refinarias, é esperado uma diminuição de R$ 0,40 por litro na gasolina, R$ 0,44 por litro no diesel e de R$ 8,97 por botijão de 13kg O preço médio esperado após essa redução é de R$ 5,20 para gasolina comum, R$ 5,18 para o diesel e valor inferior a R$ 100 para os botijões de GLP Segundo a Agência Nacional do Petróleo, em pesquisa realizada no período de 07/05 a 13/ 05, a média estadual da gasolina comum e do diesel s500, girava em torno de R$ 5,62 e do GLP, R$ 97,06. Nesta quinta-feira (18/ 05), foi realizada reunião com os representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica
do governo
(CADE), para alinhar medidas e traçar parâmetros de monitoramento de preços dos combustíveis - Iniciaremos esta operação na segunda-feira porque terá transcorrido o prazo necessário para que os fornecedores adequem seus estoques e procedam o ajuste de preços - aponta Cássio Coelho, presidente da autarquia. De acordo com Coelho, a fiscalização deverá, por meio das notas fiscais, verificar o valor de venda dos produtos antes da medida e realizar a comparação dos preços após a redução anunciada.
- Entendemos que esta ordem visa a diminuição real dos valores dos combustíveis no preço final ao consumidor, e não aumentar de forma injustificada o lucro dos postos e depósitos de GLP - explica Coelho
O consumidor que desejar fazer uma denúncia ou reclamação poderá acessar os canais da autarquia através do site oficial: www.procon.rj.gov.br
federal para efetividade da medida nos estabelecimentos
Atuação do Procon Estadual cumpre uma solicitação da SENACON em relação a efetividade da medida no estado
Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE
País
A taxa de desocupação no primeiro trimestre deste ano foi maior entre as mulheres, pretos e pardos Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 10,8%, enquanto entre os homens o índice foi de apenas 7,2%. “A taxa das mulheres é 50% maior do que a dos homens Mas a gente vê que houve um aumento da taxa tanto para mulheres quanto para homens”, afirma a pesquisadora do IBGE Alessandra Brito No último trimestre de 2022, o índice de desocupação das mulheres era de 9,8% en-
dos e 6,8% entre os brancos “A maior taxa de desocupação entre mulheres e entre pessoas de cor preta e parda é um padrão estrutural do Brasil, que a pesquisa acaba refletindo Essas populações também estão sobrerrepresenta-
das na informalidade, se comparadas aos homens e às pessoas de cor branca”, explica Alessandra. Também foi verificada uma taxa maior para aqueles que têm ensino médio incompleto (15,2%). A menor taxa foi encontrada nas pessoas com ensino superior completo (4,5%). Nos demais níveis de escolaridade, os índices foram os seguintes: sem instrução (6,7%), fundamental incompleto (8,7%), fundamental completo (10,1%), médio completo (9,9%) e superior incompleto (9,2%).
Na análise das faixas etárias, os mais jovens enfrentam maiores dificuldades em encontrar emprego. De 18 a 24 anos a taxa de desocupação é de 18%. De 25 a 39 anos, a taxa cai para 8,2%. Na faixa de 40 a 59 anos, passa para 5,6%. E chega a 3,9% entre aqueles que têm mais de 60 anos | Fonte: Agência Brasil
Taxa entre mulheres ficou em 10,8%, enquanto a dos homens, 7,2% quanto o dos homens era de 6,5%. No recorte por cor ou raça, o IBGE verificou que a taxa de desocupação no primeiro trimestre deste ano, era de 11,3% entre os que se autodeclaravam pretos, 10,1% entre os par-
Programa ‘Novos Caminhos’ da Faetec abre 120 vagas no Sul Fluminense
Sul Fluminense
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, mantém abertas as inscrições para 120 vagas no curso de Qualificação Profissional na Região Médio Paraíba. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até às 12h do dia 31 de maio e devem ser feitas pelo site da instituição: www.faete c.rj.gov.br
A oportunidade faz parte do programa Novos Caminhos – Qualifica Mais Emprega Mais, do Governo Federal, e oferece vagas para o curso profissionalizante em Auxiliar Pedagógico, nas cidades de Valença, com 20 vagas; Barra do Piraí (20); Barra Mansa (20), e Rio Claro (20); Resende (20); e Pinheiral (20). Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 17 anos e Ensino Médio
completo O curso tem carga horária de 200h. O processo seletivo se dará por meio de sorteio, a ser realizado no dia 31 de maio após o encerramento das inscrições O período de matrículas vai do dia 1º ao dia 07 de junho e o início das aulas está previsto para o dia 19 de junho Os candidatos contemplados pelo sorteio que efetivarem a matrícula terão direito à bolsa formação, que garante auxílio para transporte e lanche durante o período do curso Durante a formação, o aluno irá aprender como contribuir para o desenvolvimento de ações integradas no âmbito escolar O curso ensina o processo de elaboração de projetos pedagógicos e planos de cursos; organização didática e metodológica das atividades pedagógicas; processos de avaliação do ensino e da aprendizagem, entre outros temas
Parceria vai ajudar empresas do Estado do Rio a ampliarem suas vendas online
Volta Redonda
Desde o início da pandemia, cerca de 220 mil empresas formalizadas entraram na plataforma Mercado Livre. Isso é reflexo da preocupação da companhia em oferecer serviços e ferramentas para impulsionar os negócios dos vendedores democratizando o acesso ao comércio, impactando diretamente o fomento do empreendedorismo
Foi pensando em dados como esse que uma parceria firmada entre Firjan e Mercado Livre com o objetivo de capacitar empreendedores do estado do Rio para ampliar as vendas e abrir novos mercados por meio do comércio online O Rio+Digital pretende
REFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL
democratizar os negócios eletrônicos entre as pequenas e médias empresas fluminenses associadas à Firjan e ao CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro).
Para isso, após o cadastro, os empreendedores irão passar por uma capacitação que engloba todas as etapas do ecommerce desde a abertura de uma loja virtual até a entrega ao consumidor A jornada pode ser acessada em www.firjan.com.br/mercadolivre.
O programa apresenta conteúdos práticos e objetivos sobre “por que vender”, “como vender”, “praticar as vendas” e “escalar as vendas”, além de questões que fazem parte da rotina das empresas,
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TURISMO INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Para: SMFRP
Conforme consta do Processo Administrativo nº 2775/2023, autorizo e ratifico a contratação por inexigibilidade de licitação, com base no art. 25, I da Lei Federal nº 8.666/93, da empresa CASAGRANDE EVENTOS EDUCACIONAIS LTDA, inscrita no cnpj 49.418.622/0001-23 para pagamento de inscrição no congresso internacional de educação – um novo tempo na educação, no valor global de R$ 966,00 (novecentos e sessenta e seis reais), conforme justificativa e parecer da Procuradoria Geral do Município às fls. 24 a 29 e Controladoria Geral do Município à fl. 30v do processo em questão.

Segue para empenho.
Porto Real, 16 de maio de 2023.
Maria Madalena Ferreira de Souza Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismocomo estratégias de finanças e precificação, cálculo de margem de lucro, atendimento ao cliente logística, tributação crédito, organização de estoque, entre outros temas Os empresários associados ainda têm acesso a material extra produzido pela Casa Firjan e pela Firjan IEL, voltado para a presença dos negócios no ambiente on-line: novas tendências e hábitos, marketing de influência, desenvolvimento de competências, antecipação de inovações que vão impactar mercado e negócios
são alguns dos assuntos Apesar dos avanços nos últimos anos parte dos negócios no Brasil ainda não está digitalizada, não vende on-line ou não explora as redes sociais como forma de promover seus produtos e serviços Segundo Luiz Césio Caetano, vice-presidente da Firjan, o projeto Rio+Digital, com o Mercado Livre, quer atuar exatamente neste processo, de contribuir para que as empresas encontrem novos mercados através do processo de
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 030/2023
O Município de Porto Real /RJ, através da Secretaria Municipal de Licitações Compras e Contratos torna público que realizará às 10:00 horas, do dia 01 de junho de 2023 na Sala de Licitações do Centro Administrativo Municipal no Palácio 5 de Novembro à Rua Hilário Ettore, 442, Centro Porto Real, RJ, licitação nº 030/2023 na modalidade Pregão na forma presencial, tipo menor preço, objetivando REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE SWITCHES DE REDE E ACCESS POINTS para atender a SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO conforme especificações contidas no edital e seus anexos que são parte integrante do Processo Administrativo nº 1280/2023. O Edital poderá ser retirado no portal oficial do município no endereço eletrônico https:// www.portoreal.rj.gov.br. Para retirada do edital na Secretaria de Licitações Compras e Contratos os interessados deverão trazer: 1 (uma) resma (500 folhas) de papel sulfite tamanho A4 branco e documentos de identificação civil. VALOR MÁXIMO ADMITIDO: R$ 956.551,90 (novecentos e cinquenta e seis mil, quinhentos e cinquenta e um reais e noventa centavos)
Porto Real, 18 de maio de 2023.
LETÍCIA KLOTZ DE ALMEIDA
transformação digital. “Esta iniciativa pretende abrir a oportunidade para que empresas fluminenses atuem no ambiente digital, pois
acreditamos que este é o caminho para ampliar a competitividade e melhorar o ecossistema de negócios do estado do Rio”, explica.
A nova parceria é mais uma entrega aliada ao Programa Firjan PEQ, lançado em 2021 com foco nas pequenas empresas “É senso comum que as pequenas empresas são muito importantes para a economia e para o emprego no Brasil. Com essa iniciativa, fortalecemos os empreendimentos deste perfil oferecendo fácil acesso à informação qualificada e a instrumentos de apoio compatíveis com as suas necessidades O Rio+Digital é mais uma ferramenta valiosa nesse sentido, que aproxima os empresários de uma plataforma impulsionadora de negócios”, ressalta Caetano Para o Mercado Livre, a parceria com a Firjan se soma às iniciativas da empresa para qualificar empreendedores, possibilitando sua entrada ou alavancando seus ganhos no e-commerce “O Rio de Janeiro é um mercado com grande potencial para o Mercado Livre. Nós, como e-commerce líder na América Latina, temos o papel fundamental de estar ao lado dos nossos vendedores, capacitando-os e fidelizandoos Com a Firjan, esperamos levar conhecimento e ferramentas para ajudar empreendedores micro e peque-
Programa Firjan PEQ tem foco em pequenas empresas nos negócios a ingressar ou desenvolver ainda mais seus negócios no e-commerce”, afirma André Santos, embaixador do Mercado Livre. “Vemos nessa iniciativa um poder de impacto positivo porque movimenta a economia local, gerando renda e promovendo uma melhor qualidade de vida às pessoas”, destaca. Ao concluir a jornada de conhecimento na página do Rio+Digital, os empresários se cadastram no site do Mercado Livre (caso ainda não possuam cadastro) e ingressam no ‘’Você Chegou!’’, que fornece assessoria gratuita para facilitar a experiência do novo usuário a realizar as primeiras vendas. O curso faz parte do Programa de Vendedores que oferece conteúdos e consultorias para cada momento do negócio do parceiro. As outras fases do projeto são o “Você Vendeu”, “Você Cresceu” e “Você Venceu”, com conteúdos relevantes para cada perfil de vendedor A parceria com a Firjan também contempla um bônus de R$200 em Product Ads para as empresas associadas com o intuito de impulsionar os anúncios e as vendas na plataforma.
fabiosoares@diariodovale.com.br










Um bom dia com muito glamour para meus leitores!

Antonieta Leijoto e sua filha a publicitária Silvia Leijoto
O cerimonialista Sandro

Henrique e o mestre de cerimônia Tégno Leonardo
Um Br inde à vida











Desejo muitos anos de vida, luz e saúde para nossos aniversariantes:




Ingrid Baptista
17 de Maio
Camila Lamim 20 de Maio

Aline Campos 20 de Maio
Ludmilla diz que foi convidada por Vin Diesel para “Velozes e Furiosos 10”



Soares









Inaugurou na cidade de Barra Mansa, a famosa franquia Constance, que trabalha com foco em calçados, bolsas e acessórios femininos. Na foto as empresárias

Selma Lemos e Sabrina Lemos recebendo

Rodrigo Mattos (Marketing Shopping Park Sul), e Tiago Garcia (Gerente de Expansão Shopping Park Sul).
Foi um sucesso o coquetel de inauguração do Salão de Beleza e Instituto Profissionalizante Liliane Bitencourt, no Centro de Barra Mansa. A hairstylist Liliane recebeu vários convidados especiais como Monique Thouin, Eliane Guimaraes, Rosi Shad e Fátima Lima (Vice-Prefeita).

O Secretário de Cultura de Angra dos Reis, Andrei Lara, teve um encontro super descontraído com a Miss Brasil 2015 e dona da franquia Miss Brasil (bandeira oficial do Miss Universo, o maior concurso de beleza do planeta), Marthina Brandt e o deputado federal Aureo Ribeiro. Participaram da reunião o presidente da Funarj Jackson Emerick e o assessor especial da presidência da Funari, Carlos Janan.

A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) realizou, na noite de ontem (15/05) a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva da casa, para a gestão 2023/2025. O evento aconteceu na sede da entidade e reuniu associados e autoridades do município e região. O presidente Matheus Gattás foi reeleito por unanimidade, ficando à frente da associação por mais dois anos.


A Transfuturo Veículos em Barra Mansa, apresentou na última quinta (11), para convidados especiais, clientes e imprensa, a maior novidade Iveco no Brasil, o caminhão S-Way, que é completamente novo em relação aos modelos atuais da Iveco no Brasil, e foi apresentado na Europa em 2019. Ele chega por aqui com duas versões de cabine, três tipos de tração e três potências. Em cerimônia recebendo os convidados: Felipe Siqueira, José Vitor Siqueira, Juliano Siqueira, João Carlos Siqueira e Jordana Siqueira

BláBlá Blá
Eduardo Costa surpreende Mariana Polastreli com carro de R$400 mil Marília do “BBB23” abre o coração sobre falta de oportunidades após o reality
Léo Lins diz que teve show de comédia derrubado por decisão da justiça


Tiago Leifert quebra silêncio e comenta possibilidade de voltar ao BBB: “Converso com Boninho”
Jade Picon usa vestido com recortes de R$7 mil em gravação do Altas Horas
Rodrigo Simas revela que era pressionado a assumir bissexualidade
Johnny Depp chora com sete minutos de aplauso ao seu filme em Cannes Filme “A Mãe” com Jennifer Lopez tem maior estreia da Netflix em 2023
