Revista Diário de Bordo 35

Page 1

Maria Brechane

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
MISS UNIVERSO BRASIL 2023

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL

Carlos Alberto de Azevedo

DIRETOR COMERCIAL

Thiago Soares

REDAÇÃO

Leci da Silva

Bebeto Azevedo

COLUNISTAS

Bebeto Azevedo

Bernardo Tietze

Elis Soares

Évelym Ferreira

Fabiani Fortes

Làura Schirmer

Leci da Silva

Ronan Mairesse

Sérgio González

Thiago Soares

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Leci da Silva

MTB: 11.972

FOTO DA CAPA/BEAUTY

ITA MAZUTTI/ELISEU ALMEIDA

EDIÇÃO GRÁFICA

Duca Vieira

FOTOGRAFIA

Sérgio González

DIÁRIO DE BORDO É UMA

PUBLICAÇÃO DO GRUPO S&A

PUBLICIDADE E PROPAGANDA EIRELI

Rua Venâncio Aires, 3111 - Canoas/RS

- CEP 92110-001

E-MAIL

comercial@diariodebordo.net

PERIODICIDADE

Mensal

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DA REVISTA, POIS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

www.diariodebordo.net /revistadiariodebordo

2 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023

Falemos de sonhos. De cada um. Com a dimensão de cada um. Da intensidade que cada um quer. Especialmente falaremos do sonho de Maria Brechane, agora nossa Miss Universo Brasil.

Um sonho de menina, que cresceu com ela. E o mais bonito, muito bem cuidado por ela e por todos que a cercam. Aos 14 anos Eder Sampaio apresenta Maria para Natasha Cardoso. A partir daí você vai ver que é importante um forte desejo, um investimento de muito tempo, perseverança e resiliência. Não há orgulho maior que ver este grandioso sonho ser, agora, verdade. Nossa jornalista Leci da Silva ouviu muitas histórias recheadas de carinho, de força e luta. Vale a pena sabermos que grandes vitórias vem de muitas batalhas, de muito estudo, de muito querer. Conheça Rio Grande, a cidade do sul do Estado que elegeu, pela primeira vez, uma Miss RS e Miss Brasil. Você vai aprender como fazer uma deliciosa Tainha Assada, prato típico da terra da nossa Miss. E os já famosos bolinhos da D. Cerli, avó da Miss? Você vai poder fazer e experimentar. Não se assuste! A nutricionista Riana Augusta Dauber nos fala da Dieta de Miss. Um dos momentos mais comentados e noticiados do Miss Universo Brasil foi o retorno dos trajes típicos e, claro, o traje da gaúcha, que mostrou ao mundo a Chama Crioula. São Sepé, terra que sedia o fogo de chão, tudo mostrado nesta edição.

Na coluna da Leci, as posses das novas diretorias dos clubes de Lions de Canoas. Certamente muito comprometimento e trabalhos em prol dos mais vulneráveis. Contem com nosso apoio, sempre. Ronan Mairesse conta que a inovação está cada vez mais presente no mundo dos negócios.

É possível emagrecer para este verão? Elis Soares, nossa articulista e personal trainer, conta tudo para os melhores resultados. Sempre ligada nos grandes eventos, Làura Schirmer nos traz o jantar Ilhas da Gastronomia, que arrecadou mais de 96 mil reais para o ICD – Instituto da Criança com Diabetes. Mostramos um pouco mais do trabalho elogiadíssimo de Lufe Torres, que eterniza momentos em fotos maravilhosas. Bacco é o mais novo empreendimento na serra gaúcha. Conheça nesta edição. E as novidades em saúde e beleza? Mariana Geisel, da Emagrecentro Canoas, esclarece para você novos protocolos. Ana Gouvea é a empresária que destacamos neste mês. Seu empreendimento Brasa & Beer é referência na alta gastronomia.

E para alegria de todos, está confirmada para o domingo, 24 de setembro, ao meio-dia, a Feijoadíssima 2023. Com o tema Raízes, falaremos das raízes que nos dão sustentação. E que permitem germinarmos e brotarmos. E a presença da nossa Miss Universo Brasil, Maria Brechane, que vai apresentar o elogiado traje típico e, também, do criador e executor Bruno Oliveira, que é o maior e mais reconhecido estilista de fantasias, trajes, figurinos de grandes espetáculos e looks de efeito.

Esperamos todos vocês por lá. Enquanto isso, nos manteremos ligados pela mais nova edição da Diário de Bordo. Boa Leitura!

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 3 EDITORIAL
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”
Johann Goethe

Dieta de Miss

Tenho acompanhado Maria Eduarda Brechane, eleita Miss Universo Rio Grande do Sul. Quem conhece de perto o mundo das misses e modelos sabe que ter qualidades como elegância, fascínio e feminilidade não são suficientes. Para ser campeã nessa categoria é preciso cultivar uma relação saudável e consciente consigo mesma e com a mesa.

A dieta prescrita para uma miss é saudável e balanceada. Nos dias de hoje, parece quase impossível ter uma alimentação saudável e, diferentemente do que muitos pensam, esse tipo de alimentação não precisa ser cheia de restrições ou sem sabor. Uma dieta adequada é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. É preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.

Dentre os principais erros na rotina alimentar podemos citar o consumo excessivo de sal nos alimentos. Esse erro está relacionado com o aumento da pressão arterial e, também, com o aumento da retenção de líquidos. Devemos evitar também os temperos prontos. É importante montar pratos coloridos e caprichar nas verduras, frutas e legumes; esses alimentos são essenciais para nos fornecer vitaminas e fibras.

Certamente nossa miss se hidrata adequadamente; beba, no mínimo, 2 litros de água por dia; precisamos de água, a água faz uma limpeza em todo nosso organismo, hidrata nossa pele, e é por ela que vitaminas e minerais chegam às células de todo nosso corpo. Jamais “pule” as refeições. Ao pular refeições, uma pessoa fica muito tempo sem se alimentar e isso pode fazer com que, na hora de se alimentar, a pessoa coma exageradamente.

Comece aos poucos criando hábitos saudáveis; uma dica é se alimentar devagar. Comer rápido demais nos deixa a sensação de peso, de sono, e faz com que comamos mais do que o necessário também. Dê preferência para alimentos integrais. Da mesma forma acontece com a farinha branca, ou seja, após um processo de refinamento, todo o valor nutricional dela foi retirado, restando apenas o carboidrato.

E como manter a dieta viajando tanto? Aposte em lanches saudáveis. Quando saímos de casa as tentações começam a aparecer, já que é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado do que algo saudável. Por isso, prepare lanches saudáveis que você possa levar com você, por exemplo, um mix de castanhas, que é facilmente transportado em saquinhos, ou um sanduíche integral e frutas.

4 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
NUTRIÇÃO

Morgan e Germano celebram o amor

Fernando Carvalho e Graça Boides foram para os Estados Unidos com uma grandiosa missão, celebrar o casamento do filho Germano Boides com Morgan Huyler. O paradisíaco cenário escolhido foram as montanhas de Poconos, no estado da Pensilvânia. Momento de muita emoção e alegria imensurável marcaram a cerimônia, com muito verde e natureza exuberante.

6 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Social Bebeto Azevedo
bebeto@diariodebordo.net

CANOAS TEM A MELHOR PARRILLA URUGUAIA

Rio Grande, terra da Miss Universo Brasil 2023 Maria Eduarda Brechane

Rio Grande vive um momento especial desde a escolha da Miss Universo Rio Grande do Sul 2023, em Canoas, passando pela eleição da Miss Universo Brasil 2023, em São Paulo, levando sua conterrânea, Maria Eduarda Brechane, a representar o Brasil, em novembro, no Miss Universo, em El Salvador.

A cidade natal da Miss Universo Brasil 2023, com 200 mil habitantes, tem se destacado em âmbito estadual e nacional ao longo dos últimos anos. Com a ampliação

do canal no porto, novos investimentos deram outro fôlego à economia do município. Rio Grande conta uma economia extremamente competitiva e diversificada, sendo bem abastecida de bens e serviços em todas as área.

De acordo com o Prefeito Fabio Branco, o município do Rio Grande tem uma base econômica em cima do complexo portuário, um dos portos mais importantes do Estado, sendo o que mais movimenta cargas, batendo recordes sobre recordes em movimentação, nos últimos anos. As

8 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
CIDADE
Por Leci da Silva

cargas são setorizadas em containers, grãos e líquidos. “Esta diversidade de cargas é um diferencial do porto do Rio Grande, que tem uma área de distrito industrial que auxilia neste processo de desenvolvimento econômico, também com diversidade da indústria de fertilizantes, grãos, óleo de soja, petroquímica, que é um diferencial pelo complexo e pelo porto ser um grande vetor de desenvolvimento, tendo, realmente, esta importância”, afirma.

O prefeito relata, também, que o Polo Naval, que já foi muito forte, sendo construídas várias plataformas, ainda hoje vem sendo um ativo importante, através do dique seco do Estaleiro Rio Grande, o primeiro Dique Seco de grande porte do Brasil e o maior da América Latina, e mão de obra. Há cerca de dois anos vem sendo trabalhada uma retomada gradual do setor, como reparo e manutenção de plataformas. “Agora tivemos uma notícia excelente, que é o desmantelamento de uma plataforma da Petrobrás, que vai proporcionar serviço por pelo menos um ano de contrato, mas estamos atentos nos próximos editais da Petrobrás, para que a gente possa preencher este espaço também na construção de módulos, trazendo a retomada do setor, talvez não na escala que já tivemos, mas com fundamental importância na geração de empre-

go e renda, no desenvolvimento da indústria gaúcha e ocupar o distrito industrial do Rio Grande”, relata.

A cidade do Rio Grande é um dos municípios que compõem a Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, localizada no extremo sul do país, com o maior complexo lacustre do mundo: Lagoa Mangueira, Lagoa Mirim e Laguna dos Patos. Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Rio Grande, Lú Compiani Branco, “a cidade é quase toda cercada por águas, mantém nas ruas e avenidas belos prédios e monumentos típicos da arquitetura portuguesa do século passado, com toques de outras culturas, que também fizeram parte da formação da cidade. Enquanto o centro da cidade é tipicamente português, em sua entrada, por exemplo, está ainda o único sítio urbano característico da época de industrialização do Estado – a fábrica e Vila Rheingantz, grupo alemão que escolheu construir aqui a primeira indústria têxtil do Brasil, com uma característica arquitetônica totalmente germânica”, relata.

De acordo com a Secretária Lú, além do aspecto f ísico da cidade e seus prédios, a gastronomia também lembra a colonização portuguesa e açoriana, à base de pescados e frutos do mar, a bebida típica é a “Jeropiga”, uma espécie de vinho alicorado, que muito se assemelha a um vinho do Porto. “Os produtos são feitos artesanalmente na Ilha dos Marinheiros, local característico onde, além da chegada por terra, pode-se chegar pela laguna, de barco, local que atrai cada vez mais visitantes”, conta.

Segundo conta a secretária, a cidade hoje se posiciona como o terceiro destino turístico mais visitado no Estado, perdendo apenas para a capital Porto Alegre e para a tradicional Gramado (pesquisa realizada pelo SEBRAE e SETUR). “Quase uma península, Rio Grande é bas-

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 9
CIDADE
Fotos: Raquel Thormann

tante privilegiada pela natureza, possui a Praia do Cassino, a maior do mundo em extensão, com seus 223km unindo-se a vizinha praia do Hermenegildo, o balneário Cassino pode ser visitado o ano inteiro, por possuir excelente e completa infraestrutura”, fala. Lú conta, também, que a praia é bastante propícia para a prática de esportes náuticos, caminhadas, contemplação de aves migratórias, pesca esportiva, amadora e pode-se realizar o emocionante e tradicional passeio de vagonetas (carrinhos movidos a vela e empurrados pelos vagoneteiros, que adentram 4 km o Oceano Atlântico). “Podemos apreciar, também, os Molhes da Barra, uma das maiores obras de engenharia oceâ nica do século passado e, no trajeto, pode-se apreciar a imensidão do mar e avistar golfinhos e outros animais marinhos, como o nosso visitante ilustre, o leão marinho, oriundo do Uruguai”, relata

Além das águas oceânicas da Praia do Cassino, Lú relata, ainda, que a cidade possui a Praia da Capilha, banhada pelas calmas e doces águas da Lagoa Mirim e, próximo a ela, temos a Reserva Ecológica do Taim, com 32 mil hectares e uma infinidade de animais silvestres. Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, cordões e campos de dunas. “Enfim, Rio

10 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
CIDADE
“Uma cidade cercada por águas, este ano foi chancelada pelo congresso como a ‘Capital Nacional das Águas’”.
Lú Compiani Branco

Grande é o berço das águas, seja na sua praia de mar, na sua praia de lagoa, na zona rural, na travessia dos Molhes da Barra à Barra do Chuí, entre museus ou em toda sua orla do centro histórico banhado pela Laguna dos Patos, onde a comunidade e visitantes vão apreciar o pôr do sol, diante do espetáculo das águas que circundam a cidade e fazem do Rio Grande um marco em qualquer viagem”, conta.

Para a secretária, o Festival do Mar - Festimar é um evento construído em cima de quatro pilares: Desenvolvimento, Cultura, Gastronomia e Esportes. “É um evento que nasceu descentralizado, justamente para provocar maior interação da comunidade e turistas com as diversas regiões da Cidade do Rio Grande. O Festimar busca potencializar a relação da cidade com a Economia Azul e o potencial turístico das águas ao nosso redor. A primeira edição movimentou mais de 30 mil pessoas apenas na área esportiva. O Festimar bus-

ca a união regional, com atrações também em São José do Norte. Em 2024, o Festimar ocorrerá entre 21 e 31 de março”, afirma.

Segundo o Secretário Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, Luis Henrique Drevnovicz, a secretaria desenvolve inúmeros projetos para o incentivo e a disseminação das diferentes áreas da cultura de Rio Grande. “Trabalhamos com muitos projetos em paralelo, como a Recuperação do Patrimônio Material e Imaterial, Revitalização do Centro Histórico da Cidade, Museu a Céu Aberto, entre outros. A construção conjunta de uma agenda Binacional, em parceria com o consulado Uruguaio, envolvendo cidades do referido Pais, bem como de municípios brasileiros fronteiriços”, comenta.

O secretário destaca, ainda, projetos de incentivo à leitura. A “Lei do Livro”, instituída pela Resolução Legislativa nº 02, de 15 de setembro de 2014, e Resolução Legislativa n°

03, de 22 de julho de 2021, promovida pela Câmara Municipal de Rio Grande, juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, viabiliza o processo de trabalho em torno da organização e execução da proposta literária, determinando a publicação anual de cerca de 1000 exemplares de obras de autoria de escritores nascidos no Município do Rio Grande ou radicados há pelo menos 05 (cinco) anos na cidade. A implantação do “Lumina Mundo”, um projeto recentemente premiado na categoria Cultura da 4ª edição do Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Uma iniciativa que visa incentivar o hábito da leitura por meio da distribuição gratuita de livros à população, sem nenhum tipo de exigência ou mesmo necessidade de devolução, estimulando, também, o sentimento de responsabilidade pelo livro e seu destino. O trabalho é desenvolvido com a descentralização, por meio de uma unidade móvel especial, promovendo a leitura de forma democrática, em diferentes espaços do Município. “É um projeto inovador, que entrega livros à população, que leva a leitura ao encontro das pessoas. Ao contrário do empréstimo, ele aposta na doação e na livre circulação dos livros entre as pessoas”, reforça o secretário da Cultura do município. Sobre o reconhecimento do “Lumina Mundo” na premiação estadual, o secretário destaca que a premiação coloca Rio Grande em evidência entre as melhores gestões municipais do RS. “Esse é

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 11
CIDADE

um prêmio de grande importância no Estado. As melhores práticas de administração do Rio Grande do Sul são premiadas e estar entre elas nos coloca entre os municípios que estão transformando a vida da população”, afirma. Para o Prefeito Fábio Branco, essa valorização é importante para reconhecer o trabalho da equipe local, assim como também serve de exemplo para novas propostas.

De acordo com Luis Henrique Drevnovicz, também trabalham em parceria com um projeto de valorização da Cultura Gaúcha, realizando o “Acampamento Farroupilha”, no Camping Municipal do Cassino, em conjunto com a Secretaria do Cassino, onde Piquetes e CTGs de toda a região participam integrados em uma grande programação cultural e artística, no desenvolvimento, valorização e propagação da cultura gaúcha. “São 10 dias de evento com shows, rodeio artístico, torneios de jogos campeiros, além de exposição artesanal e gastronomia típica, em 3ª Edição este ano, sendo um dos municípios pioneiros em Acampamentos Farroupilhas do RS”, relata.

Por fim, o secretário Drevnovicz relata os projetos “Luzes de Natal”, “Natal do Centro Histórico” e o “Ondas de Natal”. “O Ondas de Natal ocorre no Balneário Cassino e foi um resgate, hoje é considerado um dos eventos natalinos mais movimentados nos últimos anos no extremo sul do Estado do Rio grande do Sul. Conta com grandes shows e desfiles temáticos, envolvendo mais de 150 artistas riograndinos em um grande espetáculo de cores, luzes, magia e encantamento, contando temas que envolvem o Natal no contexto da Praia do Cassino”, afirma.

Ainda segundo o secretário, quanto aos projetos com incentivos através de Leis, atualmente estão trabalhando com a “Lei Paulo Gustavo”, e Rio Grande já apresentou seu Plano de Ação ao Ministério da Cultura, o qual foi aprovado e o Município já está com o valor de R$

1.722.323,17 do recurso disponível em conta. “Este valor será repassado aos produtores e realizadores de audiovisuais e, também, a artistas e agentes culturais, mediante Editais Públicos que estão em fase de elaboração e serão lançados ainda este ano, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Município. Estes são alguns dos projetos desenvolvidos pela secretaria”, conclui o secretário Luis Henrique Drevnovicz.

12 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
CIDADE

São Sepé e sua cultura gaúcha

São Sepé, um município que traz em suas raízes muitas histórias da tradição gaúcha, está localizado na região central do estado, distante 265 quilômetros da Porto Alegre. O município, que leva o nome de um dos maiores guerreiros do Brasil, Sepé Tiaraju, tem cerca de 23 mil habitantes, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foi fundado em 1876.

De acordo com o prefeito municipal João Luis Vargas, o Fogo que nunca se apaga, origem do Fogo Crioulo, apesar de já ser de conhecimento geral dos gaúchos, ultrapassou as fronteiras de nosso estado, até do Brasil, com o traje típico apresentado por Maria Brechane, representante Gaúcha que venceu o Miss Universo Brasil 2023. “O fogo de chão tem um aspecto importantíssimo na história dos galpões nas fazendas

14 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
TRADIÇÃO&CULTURA
Por Leci da Silva

no Rio Grande antigo. O traje típico apresentado pela Miss Universo Brasil 2023 amplia ainda mais a história deste fogo que representa para São Sepé oportunidade de implementação na nossa rural”, afirma.

Acrescenta o prefeito que um dos pontos turísticos na caracterização política de São Sepé é a Fazenda Boqueirão, onde o líder Borges de Medeiros fez ali sua morada por algum tempo com os líderes do movimento positivista. “Temos também a Gruta do Marco que é uma formação geológica que apresenta um cenário digno de filme. A Rota Turística também visita em alguns pontos do município o típico almoço campeiro, principalmente com farta carne de ovinos”, relata.

De acordo com Diretor-Geral do Escritório de Desenvolvimento Onéssimo Curto, a cidade de São Sepé, cujas origens remontam há 140 anos, vem buscando o desenvolvimento engajado na sua cultura e nos seus pontos turísticos. “Na entrada da cidade temos a estátua de

Sepé Tiaraju, monumento inaugurado na década de 90 em homenagem ao índio Sepé, muito visitado pelos turistas; a Festa do Divino Espírito Santo, realizada todos os anos, consiste em uma semana de festa, encerrando no domingo com almoço ao meio dia e jantar à noite, com sorteio de prêmios; a Igreja Matriz das Mercês, localizada em frente a praça das Mercês, praça essa considerada a mais bonita do estado; a Fonte da Bica, um recanto localizado no centro da cidade, significa mais que uma vertente para os moradores, que há anos alimenta o imaginário popular, pelo que é dito em seus azulejos que “Quem desta água bebe, aqui voltará”, e a Gruta do Marco, hoje propriedade particular da família Flávio Lorentz cedida para o município para visitação, que, segundo a lenda, é mantida limpa pela índia Pulquéria, após seu amado, vindo gravemente ferido da batalha, morrer em seus braços”, revela.

Onéssimo Curto conta, ainda, que o principal ponto turístico da cidade é o ‘Fogo de Chão’, a famosa cha-

ma que nunca se apaga, localizada na Fazenda Boqueirão. O fogo de chão, que tem mais de 200 anos e é mantido acesso permanentemente pela família Simões Pires, serviu de inspiração para o artista Bruno Oliveira confeccionar o traje típico da nossa Miss Universo Brasil Maria Eduarda Brechane. Ao redor desse fogo, que foi acesso para preparo da alimentação dos gaúchos que trabalhavam com o gado e viajavam por ali, sendo mantido aceso passou a ser ponto de encontro para prosear, abrigarem-se do frio e, com o mate correndo de mão em mão, formar uma roda de chimarrão. “A familia Pires, que já está na sua sétima geração, mantem este comprometimento de cuidar da chama acesa, chama essa que é distribuída pela 13ª Região Tradicionalista, na semana Farroupilha, e levada a cavalo para as 30 regiões tradicionalistas de todo o estado”, afirma Onésimo.

Ainda conforme Onéssimo, a dona Gilda Pires, uma das proprietárias que administra a fazenda, conta que a arquitetura do Galpão se mantem intacta. “A irregularidade do telhado, na época feito com telhas moldadas nas coxas dos escravos, resultando em telhas de tamanhos variados, a picumã do local petrificada pelos anos que o fogo se mantem aceso, as cadeiras que foram ocupadas pela primeira geração da família e que ainda são mantidas ao redor do fogo, tudo como em sua origem. Acredita-se que muitas decisões políticas também foram tomadas ao redor do fogo, o que muito orgulho nos traz. Agora, caminhamos para 8ª edição da Rota Turística Rural, realizada uma vez por mês, com algumas edições extras a pedido de algumas entidades, como Lions, que trazem pessoas de outros países para conhecer. Pelo valor de R$: 70,00, o visitante tem café colonial, almoço e passeio, tudo incluído. Mais de 350 pessoas já participaram da Rota Turística Rural, organizada pelo Escritório do Desenvolvimento”, relata.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus David Leão, a cidade está orgulhosa

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 15
TRADIÇÃO&CULTURA

de Maria Brechane e sua conquista usando como traje típico a Chama Crioula, que traz o olhar cultural do Brasil a São Sepé. Por iniciativa do vereador Humberto Pires Stoduto e presidente Matheus Leão, irão prestar homenagem a Miss Universo RS Maria Brechane com a medalha Sepé Tiarajú. “O que motiva a vinda dela a São Sepé é se conectar ainda mais com as raízes gaúchas e poder sentir a atmosfera e a potência da tradição do Fogo de Chão, que ela homenageou com o traje tão elogiado, já que fomos representados de

forma expressiva a nível nacional pela iniciativa da coordenação do Miss Universo Rio Grande do Sul”, afirma o presidente.

Segundo Matheus David Leão, a homenagem impõem-se pela grandeza da iniciativa da coordenação do Miss Universo Rio Grande do Sul 2023. “O Fogo de Chão está no imaginário popular gaúcho, sendo fonte de tradição e muita curiosidade. É um símbolo bem conhecido pelas pessoas engajadas no movimento tradicionalista. Porém, ainda não

é tão conhecido da grande população, tendo em vista que São Sepé é uma cidade pequena do interior. As homenagens consistem em reconhecer o ato deles de valorizar esse símbolo e difundi-lo para todo o Brasil, através do concurso. Foi algo muito importante, mexeu com a autoestima dos sepeenses, atraiu os olhares para o município e valorizou a cultura gaúcha, conectando mais pessoas com a história do Fogo de Chão”, conclui.

Fotos: Mateus Barreto e https://farrapo.com.br

16 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
TRADIÇÃO
CULTURA
&

Bolinho de Batata

Receita de Bolinho de Batata feitos por dona Cerli Rocha, técnica de nutrição e vó da Miss Universo Brasil 2023. Aos 13 anos, Maria decidiu ir atrás de seu sonho e ir para São Paulo, onde faria testes em agências. Para ajudar nas passagens e despesas, sua vó fazia os bolinhos e Maria vendia e entregava nas casas, e em um mês juntaram o valor para duas passagem de ônibus. Hoje Maria agradece a sua vó e seu amor fraternal pelo momento que está vivendo, agora rumo a El Salvador, em busca da coroa de Miss Universo.

INGREDIENTES

- 1 kg de Bata Rosa

- 1 kg de carne moída

- Farinha de trigo para enrolar os bolinhos

- Manteiga

- Ovos picados

- Óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Cozinhar a batata até ficar no ponto de descascar (deve ser a batata rosa - a branca fica muito mole e desanda quando se coloca a farinha).

Cozida a batata rosa, descascar e amassar ainda quente.

Na batata amassada, colocar a 2 colheres de manteiga e sal a gosto e colocar para descansar e esfriar. Colocar 4 ovos a cozinhar e, quando pronto, esmagar com o garfo num recipiente com temperinho verde cortado miudinho.

Colocar numa panela óleo, a carne moída, cebola e sal a gosto.

Após pronto o guisado, escorrer o excesso de líquido e reservar.

Fazer uma mistura de guisado, ovo e temperinho.

Para fazer os bolinhos abra a mão e coloque uma média de 80 gramas de massa de batata e vá colocando a farinha aos poucos, logo coloque uma colher de sopa da mistura de guisado, ovos e temperinho e enrole colocando a farinha ao redor para moldar.

Fritar em óleo não muito quente para evitar que fique cru por dentro e queimado por fora.

Servir quentinho. Bom apetite!

18 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
GASTRONOMIA&SABORES

Tainha assada no forno

A Tainha assada no forno é daquelas receitas capazes de reunir no almoço de domingo a família e amigos. E nada melhor que descobrir um jeito simples, prático e extremamente delicioso de prepará-la, utilizando ingredientes frescos e super fáceis de achar. Vamos compartilhar com você esta receita que vai acertar precisamente o seu estômago e coração!

INGREDIENTES

- 1 tainha grande inteira

- Sal a gosto

- Suco de limão a gosto

- 1 colher de manteiga

- Coentro

- 2 dentes de alho

- Salsa e cebolinha a gosto

- 1/2 cebola

- Batata para acompanhar

MODO DE PREPARO

Em uma tigela, colocar o sal, o coentro, o limão e o alho.

Misturar bem e regar o peixe (fazer cortes no peixe para o tempero, penetrar).

Colocar coentro dentro e fora do peixe.

Deixar marinar por cerca de 2 horas (na geladeira).

Retirar o coentro do peixe antes de colocar para assar.

Untar uma forma com óleo.

Colocar o peixe e levar para assar em forno médio por cerca de 1 hora e meia à 2 horas ou até dourar.

Servir acompanhado de batatas cozidas e passadas no forno para dourar.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 19
GASTRONOMA&SABORES

Jardim suspenso aproximando o verde das residências

Avida urbana tem afastado o ser humano da natureza, para muitos a solução mais fácil para ter uma horta ou um jardim em casa é adotar a estratégia de jardim suspenso. Os jardins verticais, como também são chamados, podem ser instalados tanto nos ambientes externos, quanto internos.

20 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 DECORAÇÃO

Muitos são os exemplos de jardins suspensos para os mais diversos ambientes. Assim, eles vão desde os modelos mais densos, como as paredes verdes, que ocupam uma extensa área na parede e, também os mais discretos, com apenas alguns vasinhos pequenos.

Antes de qualquer coisa, temos que definir o local onde será colocado o jardim suspenso. Qualquer lugar da casa pode receber um jardim suspenso, desde que ofereça condições adequadas de luz e temperatura, necessidades essas que variam de acordo com a espécie de planta escolhida. Sala de estar, jantar, quartos, varanda, cozinha e banheiros são algumas sugestões de onde montar o jardim suspenso.

Quais plantas escolher para um jardim suspenso - As plantas mais comumente utilizadas para criar o jardim suspenso são as folhagens, especialmente aquelas de ramos pendentes como a jiboia, a samam-

baia ou a véu de noiva. Isso porque a maioria dessas espécies aprecia viver a meia sombra, condição geralmente encontrada dentro de casa. Outra dica importante é escolher plantas de raízes curtas e de pouco crescimento, já que o jardim suspenso não oferece condições para que plantas maiores se desenvolvam adequadamente e, caso sejam utilizadas, podem prejudicar as espécies vizinhas, além de comprometer a estrutura do jardim suspenso.

nham ao menos luz indireta, para realizar os processos químicos e biológicos necessários ao seu desenvolvimento.

Além de trazer frescor e purificar o ambiente, o jardim suspenso, ainda, cumpre uma grande função decorativa. E a melhor parte disso é que você pode montar o jardim suspenso de acordo com a proposta de decoração da casa.

Cuidados necessários com o jardim suspenso - É fundamental o cuidado com a iluminação adequada às plantas, isso não quer dizer necessariamente que elas devem ficar sob luz solar direta, mas que te-

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 21
MEIO AMBIENTE
“As plantas trazem vida e alegram os ambientes da casa”
“A solução moderna para o paisagismo em pequenos espaços atende pelo nome de jardim suspenso ou jardim vertical”

A fotografia e os encontros

22 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023

CONFECÇÕES DE ALTA QUALIDADE PARA SUA MARCA

W W W . I A F A . C O M . B R ( 5 1 ) 9 8 6 8 6 6 0 0 2 ( 5 1 ) 3 3 6 2 4 4 5 5
CAPA

A Gaúcha Maria Brechane é a Miss Universo Brasil 2023

Uma criança tímida, estudiosa, vaidosa, ligada à família, filha primogênita do casal Rivelino e Juliana, irmã de Julya Brechane, esta é a rio-grandina Maria Eduarda Brechane, Miss Universo Brasil 2023.

De acordo com a mãe, Juliana Brechane, Maria e a mana Julya sempre participaram de danças, ballet, ginástica olímpica, handebol, futsal, vôlei e da cultura tradicionalista. “A Maria, quando criança, pediu para participar de grupos tradicionalistas, e levou a irmã mais nova com ela, passando a participar de rodeios, invernadas, apresentações, no DTG Estância de São Pedro, em Rio Grande”, uma de suas paixões.

Juliana relata que, como pais sempre proporcionaram muitas atividades diferentes, procurando fazer com que as filhas tivessem alternativas no futuro, pois eram crianças, mas tinham certeza de que elas deviam ter o esporte e a arte na vida delas, para poderem ter alternativa de escolha no futuro, poder escolher o que elas quisessem, ter as portas abertas para poder escolher. “Nossa maior preocupação, quando decidimos ter filhos, era em relação à educação e às oportunidades que elas teriam. A gente sempre fez o possível para que elas pudessem ter a maior gama de possibilidades, desde criança, quando ofertamos muitas atividades além da escola, como o meio tradicionalista, que é muito forte na nossa cidade, e nos-

sa família sempre esteve envolvida e elas também”, relata.

Juliana conta que o pai da Maria, ex-jogador de futebol, fez com que as filhas crescessem no meio do esporte. Juliana é corredora de rua há 20 anos, ela e Maria são medalhistas de corrida de rua, isto fez com que entendessem que o esporte é necessário na vida de toda a criança e é isso que a Maria leva para as palestras dela nas escolas, porque ela viu essa necessidade na vida dela, ela viu que isso abriu portas e ela leva isso nos projetos sociais dela. “Ela sempre fala em todos os projetos o quanto é importante praticar um tipo de esporte, o quanto é importante estudar, o quanto é importante fazer cursos, o quanto é importante ter a arte no dia a dia”, declara Juliana.

Segundo a mãe, Maria é apaixonada pela cultura, declama, participou de vários concursos declamando, dançando, é entendedora da cultura do estado, todo esse meio é muito natural para as duas. “A irmã Julya (16) é prenda titulada, participa de concursos de declamação, tendo ficado em terceiro lugar agora em julho”, conta.

De uma família diversificada, Maria tem, por parte de pai, ascendência alemã, e por parte de mãe, ascendência indígena, italiana e portuguesa. “Esta mistura de raças é bem forte em nossa família, traz a força, a determinação e o foco nos objetivos a que se propõem”, afirma a mãe.

De acordo com Juliana, Maria é muito ligada às madrinhas Natalia

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 25
CAPA

e Alice e aos primos, e aos avós, que sempre foram muito presentes, tanto maternos, quanto paternos. Desde pequena Maria teve uma ligação muito forte com a vó materna, dona Cerli Rocha, técnica de nutrição e exímia cozinheira, que sempre esteve presente fazendo pratos especiais para Maria, sempre fazendo um agrado para os quatro netos, pelos quais é apaixonada. Maria foi criada nesse ambiente, onde sempre teve comemoração, pois a família sempre comemorou tudo e ela adora comemorações, festas, e desde pequena, junto à irmã, sempre lidaram com todas as pessoas, sem distinção. A mesa sempre fez parte da família Brechane, com a avó cozinheira sempre responsável pela comida: bolinho de batata é uma tradição, o peixe, a tainha assada, e, sendo de uma cidade marítima, Maria foi criada comendo peixe e camarão. “Tenho muita convivência com a Maria Eduarda, a Dudinha, cuidava dela, levava para a escola, para creche, para a aula de inglês, fazia sempre as comidinhas que ela gostava e quando tinha apresentação da Maria, de futebol, ginástica olímpica, ballet, eu estava lá, presente, convidada para aplaudir o seu talento”, conta a vó amorosa. A vó relata, ainda, que as comidinhas que fazia para ela quando pequena, faz até hoje. “Ela gosta muito de batata suíça, recheada com legumes e queijo, bolinha de batata sem recheio, ratatouille, bolos, salgadinhos. Desde os treze anos focamos mais nos seus sonhos, pois é muito estudiosa, carinhosa e merece todo esse apoio familiar e do Brasil, para a realização de seu sonho. Mesmo à distância, ela se comunica comigo, em vídeo, em conversa pelo telefone, está sempre atenta a tudo o que acontece aqui na nossa família”, relata a avó emocionada.

Juliana conta que Maria estudou boa parte de sua infância e adolescência na escola adventista, onde recebeu uma homenagem, quando ganhou o título de Miss Universo Rio Grande do Sul 2023. “Ela tem uma base de educação cristã bem forte, sendo que todas as escolas por onde ela passou são escolas

cristãs, estando a religião bem forte na nossa vida familiar”, declara.

De acordo com Juliana, o gosto pela linguagem de sinais (libras) teve início quando a mãe dava palestras sobre trânsito para crianças, nas escolas. “Um dia fui à escola bilingue (escola de surdos) e levei-a junto em uma das palestras. Ela tinha uns 8 ou 9 anos, sendo muito bem acolhida, recebendo o sinal dela (que é o nome em libras), tinham crianças da idade dela e tinham jovens e ali Maria viu que todos somos iguais, todos temos os mesmos objetivos, que são individuais e que tem os mesmos sonhos, levando a Maria a querer estudar libras para se comunicar com esses iguais e levar para todos os cantos que todos somos iguais”, declara a mãe.

De acordo com a mãe Juliana, Maria sempre foi diferente de todas as outras crianças, muito cedo dando indícios do que ela queria ser. Já com três anos de idade Maria escolhia suas roupas, decidia o que ela queria; ela já gostava de coisas que geralmente as crianças não ligam muito. “Ainda quando estava no

pré, 5 ou 6 anos, Maria se acordava uma hora mais cedo para passar hidratante no rosto, protetor solar, isso sempre foi uma preocupação dela desde pequena, muito vaidosa, sempre gostou de cuidar-se”, conta.

Aos oito anos, segundo a mãe, Maria disse a ela queria ser modelo e na cidade não tinha nenhuma agência, mas no ano seguinte foi uma agência na cidade, ela par-

26 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
CAPA

ticipou da agência, sendo muito elogiada, e quando a agência foi embora ela fez a mãe prometer que se tirasse notas boas durante todos os anos, na escola, assim que terminasse o fundamental a mãe a levaria para uma agência, em São Paulo. “Eu prometi e com treze anos ela terminou o ensino fundamental e com treze anos eu levei-a a São Paulo, ela fez teste em quatro agências e passou nas quatro agências. Também para esta jornada a vó Cerli teve grande participação, pois, para auxiliar na viagem, fazia bolinhos de batata e Maria vendia e entregava”, foi uma grande alegria, diz a mãe, para ela e toda a família.

Ao retornar de São Paulo, de acordo com a mãe, Maria Eduarda nunca mais parou de trabalhar como modelo, sempre manteve contato com as agências, trabalhando, fazendo fotos e desfiles. “Foi quando se interessou pelo mundo miss e começou a participar de vários concursos. Começou vencendo um concurso de Mais Bela Prenda, realizado pela Rádio Oceano, de Rio Grande, com 15 anos, abrindo muitas portas para ela, sendo contratada pela rádio para fazer um quadro que passava a agenda tradicionalista e entrevistava. Foi quando se interessou pelo jornalismo”, afirma.

Segundo a mãe, desde novinha Maria sempre trabalhou, começando a ganhar o dinheiro dela com treze anos, e sempre deixou muito claro que queria ser modelo, que queria ser miss. “Maria sempre estudou muito, é muito focada, muito determinada, nunca repetiu um ano, suas notas sempre foram um exemplo e tudo que ela se determina a fazer, faz bem feito”, conta a mãe orgulhosa.

Vivendo o Mundo Miss

Maria foi Mais Bela Prenda do Grupo Oceano 2019, representando o DTG Estâ ncia de São Pedro de Rio Grande, Soberana do Turismo do Rio Grande do Sul de 2021, Rainha do Olifeira 2023, de Guaíba.

Aos 15 anos Maria foi apresentada à Natasha Cardoso, que mais tarde a convidou para participar do Soberana do Turismo do Rio Grande do Sul, em 2021, seu primeiro grande evento oficial. “Realizamos reuniões onde, enquanto coordenadora, observei os pontos fortes e os em que precisávamos fortalecer, pois Maria não tinha experiência. Começamos os trabalhos de preparação e Maria me surpreendia sempre, pois reproduzia de forma impecável tudo o que lhe era ensinado. Sempre atenta e dedicada, era muito detalhista e boa ouvinte, fosse nas aulas de oratória ou de passarela. Sinto-me muito feliz por integrar esse projeto. São dez anos de carreira como coordenadora. Diante de tantas misses, que tive o privilégio de coordenar, Maria foi especial, por toda a sua doçura. Gratidão por fazer parte dessa linda família chamada Miss Universo Rio Grande do Sul”, relata Nati.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 27 CAPA

Seu sonho de ser Miss já é realidade e a cada dia Maria mais se aproxima do sonho de ser Miss Universo. Maria Brechane venceu, no dia 6 de maio, representando Rio Grande, o concurso Miss Universo Rio Grande do Sul 2023, coordenado por Bebeto Azevedo e produzido por S&A Eventos (Thiago Soares), que teve como tema “Em Busca de Joias Raras”. Na noite de 8 de julho, no Pátio Welucci (Brooklin), na capital paulista, ocorreu a final do 69º concurso Miss Universo Brasil, edição 2023, onde Maria foi eleita por um qualificado corpo de jurados.

De um total de 27 lindas mulheres, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, a representante gaúcha destacou-se em todos os quesitos, arrematando a 15ª coroa para o Rio Grande do Sul, ficando a do Mato Grosso, Bárbara Reis, em segundo lugar e a de São Paulo, Vitória Brodt (gaúcha de Porto Alegre), em terceiro.

Após ter impressionado os jurados nas entrevistas que antecederam a grande final, Maria Brechane, ao responder novas perguntas no Top 7, foi a única candidata a cumprimentar a todos em libras.

Considerando-se bairrista e expressando “satisfação e felicidade” ao vencer o concurso, em entrevista a uma rede de comunicação gaúcha, Maria Eduarda Brechane assim descreveu seus sentimentos: “A sensação é de estar no caminho certo. Saber que eu dei o meu melhor e daí vieram os melhores resultados. Muita gratidão por todo o processo e por todas as pessoas que passaram por ele”. “Representar o Rio Grande do Sul no Miss Brasil é algo muito especial para mim, porque eu sou bairrista e apaixonada pelo meu Estado. Ter o nome ‘Rio Grande do Sul’ ali tornou tudo mais mágico, tive uma sensação inexplicável de gratidão, de felicidade”, disse Maria.

A Miss Universo Brasil 2023, que integra o DTG Estâ ncia de São Pedro (Rio Grande), trouxe sua paixão por sua terra natal no traje típico, que foi inspirado na Chama Criou-

la, que se origina num fogo que a família Simões Pires, que tem raízes na história gaúcha, mantém aceso há mais de 200 anos, em um galpão, na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, na Região Central do estado, a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre. Em 1947, no início da expressão da cultura tradicional gaúcha, os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira, por primeira vez, tiraram uma centelha da Chama Crioula e, a cavalo, trouxeram para Porto Alegre e acenderam o primeiro candeeiro crioulo na Capital Gaúcha, que, a partir daí, repete-se

todos os anos, na Semana Farroupilha (20 de setembro é a data máxima Farroupilha). “O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) se apropria dessa questão do fogo, dá mais ênfase para o fogo simbólico, do civismo, da nação, do patriotismo. Esse fogo que, como na Grécia antiga, fogo olímpico que percorria os diversos lugares, então percorre as diversas cidades do Rio Grande do Sul, para integrá-las na cultura rio-grandense, com a Chama Crioula”, afirma o professor de história da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Júlio Ricardo Quevedo.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 29
CAPA

No traje de gala, outro ponto de destaque da agora Miss Universo Brasil 2023, Maria Brechane apresentou-se com o vestido “Deusa das Águas”, obra da estilista Daniela Setogutti (Novo Hamburgo/ RS), que inspirou-se nos mares e suas profundezas e, descrevendo sua criação, assim expressou-se: “Nosso atelier buscou a essência de Maria e toda sua conexão com as águas e, assim, cada raio do vestido ‘Deusa das Águas’ foi bordado buscando enfatizar os diferentes caminhos que a água faz e, além disso, a mistura de pedras possibilitou a formação de um degradê de tons único. Os raios começam de forma linear e na parte superior do vestido se sobrepõem e são apresentados em alto relevo para representar a formação das ondas”, afirma.

O Miss Universo 2023, a ser disputado entre as mais belas mulheres do mundo, será a 72ª edição do concurso de beleza Miss Universo, no qual R’Bonney Gabriel, dos Estados Unidos, coroará sua sucessora. A grande final, em 18 de novembro, será em San Salvador, capital de El Salvador, na América Central.

A direção da Revista Diário de Bordo e sua equipe desejam o sucesso de Maria Brechane no Miss Universo 2023 e esperam que o Brasil tenha, este ano, sua terceira Miss Universo, para o que emanamos nossos melhores votos de sucesso.

De volta ao Rio Grande do Sul, a Miss Universo Brasil 2023, Maria Eduarda Brechane, revê a família e cumpri agenda de compromissos com órgão de imprensas e autoridades. A revista Diário de Bordo falou com Maria, pela primeira vez após ser coroada Miss Universo Brasil 2023, nas dependências do Hotel Intercity Canoas, na tarde de 14/08.

CAPA

DB - O Brasil já tem sua joia rara. As redes sociais já estão colocando a candidata brasileira como uma das favoritas a conquistar o Miss Universo 2023, o que resulta em maior responsabilidade para a Miss Universo Brasil 2023. Como você consegue lidar com esses sentimentos? Quais técnicas usas para suportar esse peso e manter-se calma e focada no resultado pretendido?

Maria Brechane - Não existe uma chave da perfeição, mas existe um caminho para dar o seu melhor. Estar calma, segura, entendendo que você está cumprindo o seu propósito, que você se dedicou o suficiente para aquilo, ajuda para que você consiga manter a calma durante todo o confinamento, durante a final. É confiar no seu potencial. Quando você sabe onde você quer chegar, você consegue chegar lá.

DB - Nas palavras de Maria Brechane, “ser Miss é uma vocação”. Vocação que você afirmou ter desde muito cedo e estás demonstrando nos últimos tempos. Representando não só as mulheres, mas toda a nação brasileira, sendo coroada Miss Universo 2023, como a rio-grandina Maria Brechane descreve o mundo a sua volta e o que poderá fazer para melhorá-lo?

Maria Brechane - A Miss hoje trabalha muito na questão de diplomacia, ela leva informação e problema de outros países para tentar achar solução. Ela é o elo entre o poder público e as políticas e as deficiências da sociedade. Hoje a miss trabalha dessa maneira. Então, entender todas as sociedades da qual eu tiver contato, saber como eu posso ajudar como mulher, como porta voz, e assim fazer parte da diferença, fazer parte da mudança. Para fazermos a diferença, não precisamos fazer nada revolucionário. Pequenos gestos, às vezes, já impactam de forma positiva a sociedade e a vida das pessoas. E assim, mudam realidades!

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 31 CAPA

Bacco Wine Heaven, o primeiro Resort Eno Experiences do Brasil

om uma localização privilegiada e uma vista de tirar o folego, o Vale dos Vinhedos, em Garibaldi/RS, prepara-se para receber um projeto inovador, que reúne condo-hotel, vinhedos, vinícola, produção personalizada de vinho e infraestrutura completa de lazer e gastronomia.

O Bacco Wine Heaven (1º Resort Eno Experiences do Brasil), empreendimento da Stremma Incorporadora, dos irmãos Diogo e Humberto Giacomello, chega para elevar ainda mais a região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, um destino muito cobiçado por apreciadores de vinhos e espumantes. Funcionando

32 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
EMPREENDIMENTO&NEGÓCIOS
C

em sistema condo-hotel, o empreendimento contará com vinícola própria, produção personalizada de vinho, trilha ecológica e uma área de preservação de 10 mil m2. O grande diferencial do complexo enoturístico é proporcionar uma experiência única aos moradores, que poderão produzir e assinar os próprios vinhos e espumantes, armazenando as barricas em adega profissional.

Segundo Diogo, os proprietários podem desfrutar livremente de suas unidades e, quando não estiverem utilizando, podem disponibilizá-la para um sistema de locação desenvolvido pela incorporadora, proporcionando uma rentabilidade aos proprietários. “O empreendimento é um resort, com a infraestrutura completa de resort, com piscina, spa, sauna, piscina terapêutica, restaurantes, wine garden, wine bar, e o principal do projeto é que o Bacco, já na denominação, tem a alcunha de ser o primeiro eno resort do Brasil, porque o empreendimento vai ter uma vinícola dentro, proporcionando, em virtude disso, diversas experiências aos proprietários e

aos hóspedes”, pontua. O empresário relata, ainda, que os proprietários poderão, junto ao enólogo, produzir o seu próprio vinho ou espumante dentro do empreendimento. “Vai ter de fato uma vinícola, vai ter uma cave, para armazenamento dos vinhos, sendo algo totalmente inovador, e vai estar constantemente proporcionando aos usuários eventos temáticos, relacionados ao mundo do vinho, sendo uma demanda, atualmente, no Vale dos Vinhedos”, afirma.

Contando com uma área de preservação de 10 mil m² e trilha ecológica, alguns quesitos de sustentabilidade também integram os diferenciais do Bacco Wine Heaven, como: iluminação de led, geração fotovoltaica em 100% da extensão condominial, reaproveitamento da água da chuva, telhado verde e tomada para carregamento de veículos elétricos.

O primeiro Resort Eno Experiences do Brasil oferece uma infraestrutura completa de lazer, com diversas opções para você desfrutar, incluindo restaurante com deliciosas opções gastronômicas, wine garden para degustar os melhores vinhos, sky bar para apreciar uma vista incrível do vale, além de vinícola própria para você conhecer e aprender sobre todo o processo de produção dos vinhos.

Todas as 372 unidades hoteleiras terão vista para o Vale dos Vinhedos e sacadas, distribuídas em sete torres, variando de tipologia entre lofts, studios e duplex, com 1 e 2 dormitórios. O sistema condo-hotel permite ao investidor usufruir de sua infraestrutura, quando de-

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 33
EMPREENDIMENTO&NEGÓCIOS

sejar, ou gerar renda, deixando o apartamento à disposição no pool de locação, que será administrado por uma central do próprio negócio. De acordo com o empresário Diogo, o empreendimento tem toda uma característica focada com a sustentabilidade do ambiente, sendo o projeto todo concebido voltado à sustentabilidade, para não agredir e não causar impacto ao meio ambiente. “O empreendimento já é um sucesso, está com 40% das unidades comercializadas, iniciadas as obras em agosto, com prazo de entrega de 36 meses”, revela. O valor investido para a construção do empreendimento ficará na casa dos R$ 100 milhões.

Somente na fase de pré-lançamento já foram comercializadas 35% das unidades. O projeto leva a assinatura da Urban Mind Desenvolvimento e Participações e da Dallanora Projetos & Consultoria.

Se você é um amante do vinho e deseja viver uma experiência única, Bacco Wine Heaven é o lugar perfeito para você. Para sentir a energia deste espaço, que ganhará 18 mil m² de área construída, já está em operação um wine bar com deck, aberto ao público de terça a domingo. Venha conhecer e se maravilhar com o paraíso do vinho, da qualidade de vida e ótima gastronomia!

34 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 EMPREENDIMENTO&NEGÓCIOS
Fotos: Sérgio González.

Emagrecer para o verão!

Conquistar um corpo mais bonito e saudável está na lista de prioridades de muitos de nós. Para que isso aconteça, resultando em melhorias, é necessário planejamento: financeiro e de tempo.

Mas fique calmo, muitas vezes atitudes simples precisam de esforço apenas e não tanto investimento. Nesta matéria vou trazer algumas sugestões para você, leitor, que busca sua melhor versão.

As dicas servem para aqueles que buscam um bom resultado para o verão - usando aquela canga branca – e, também para aqueles que buscam caminharem na beira do mar de forma que não chegue no final fadigado.

É IMPORTANTE traçar metas, agir em direção aos seus objetivos. Vamos entender melhor como podemos buscar isso. COMECE agindo. Exemplo: uma pessoa que nunca praticou exercício, não come alimentos saudáveis em suas principais refeições, de uma hora para outra decide mudar! ENTÃO ela vai lá, escolhe academia mais barata, investe em uma roupa cara e na primeira semana ela faz ingestão de frutas e verduras, porém na sua compra do mercado leva muitos alimentos processados (pizza,

36 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Personal Trainer
Soares
elis@diariodebordo.net
Elis

pães, chocolate, bolachas), para quando ela não conseguir preparar suas refeições. O que irá acontecer? Ela consegue na primeira semana diminuir o peso, se esforça, se sente bem e continua...e conforme vai melhorando começa a cansar demais, não está bem nutrida.

Vai seis vezes na academia na primeira semana e na terceira já foi duas vezes, pois está fadigada.

RESULTADO: em um mês não aderiu ao programa de treinos específicos para seu perfil, investiu seu tempo e dinheiro e não colheu o resultado que esperava.

Como podem perceber a partir do exemplo citado, vontade sem planejamento não traz resultados. Se vocês esperam uma forma mágica ou receita de bolo, sinto muito.

A ciência orienta para outro caminho. Através da prática de muitos alunos e alunas dedicadas - os quais me auxiliam nesta construção deste conhecimento - tenho muitos exemplos de ótimos resultados, aliando a ciência e comprovações práticas do funcionamento.

Para que você possa efetivamente “emagrecer até o verão, precisa querer”, quem já escutou essa frase?

Temos vários fatores fisiológicos e mentais envolvidos neste processo de emagrecimento, desconsiderar isso é um grande erro de muitos profissionais e familiares.

Sem desmotivar ninguém que esteja bem acima do que pensa ser seu peso ideal, busco orientar para atitudes que irão ser eficazes para a vida toda, não apenas para o verão.

Mas por que é importante treinar e fazer dieta? Se eu só fazendo dieta emagreço? O exercício físico aumenta a resposta hormonal no tecido adiposo e no músculo es-

quelético que terão vários efeitos positivos fisiológicos (Paoli,2014).

A musculação é uma ótima estratégia para isso, combinada com treinos aeróbicos, pois irá potencializar seu projeto de emagrecimento.

Então, dito tudo isso, por onde começo? Programa tua semana, estipule horários de treinos, vá ao supermercado e compre apenas alimentos que irão ao encontro do seu objetivo, não seja extremista, coma seu chocolate 70%, caminhe nos finais de semana, para ajudar

o seu corpo a entender que foi feito para o movimento, tome água, durma melhor.

Atitudes que podem ser batidas, mas realmente faz a diferença na balança. Investe em bons profissionais (nutricionista, personal, psicólogo, massoterapeuta), os resultados são mais eficazes quando não estamos sozinhos.

Acredite que é possível mudar a sua realidade de hoje e depois me conta como foi esta experiência. O corpo que você deseja no verão pode ser construído agora!

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 37 PERSONAL TRAINER | ELIS SOARES

leci@diariodebordo.net

Posse dos Lions Club de Canoas

O mês de junho foi de Festivas de posses das novas diretorias para a AL 23/24, dos Lions Club canoenses. Os eventos contaram com a participação de autoridades de Lions de Canoas, região metropolitana, companheiros e convidados. A equipe da revista Diariodebordo.net parabeniza as diretorias empossadas para o novo ano.

Solenidade de troca de diretoria do Lions Canoas Santa Rita, realizada no reservado do Restaurante Italianíssimo, no dia 15.06.23. Presidente eleita para o Ano Leonístico 2023/2024, CaL Eleonora Ribeiro.

Solenidade de troca de diretoria do Lions Canoas Niterói, no Restaurante Renascer, realizada no dia 20.06.23. Presidente eleita para o Ano Leonístico 2023/2024, CaL Dora Setti.

Solenidade de troca de diretoria do Lions Canoas Centro, realizada no reservado do Restaurante Italianíssimo, no dia 28.06.23. Presidente eleita para o Ano Leonístico 2023/2024, CaL Doraci Patlaff.

38 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Social Leci da Silva

Threads: a nova rede social e assunto do momento

Anova rede social da Meta é o assunto do momento. O lançamento foi antecipado pela Meta e está disponível em mais de 100 países. Gratuita, a nova aplicação possibilita postagens de texto de até 500 caracteres e, além disso, os usuários podem publicar fotos, links e vídeos de até 5 minutos. No feed, além das contas que o usuário segue, aparecem publicações de criadores sugeridos pelo próprio algoritmo.

Assim que foi liberada, a nova rede social já passou a contar com muitos perfis de famosos e influenciadores. Foram necessários menos de 24 horas após o lançamento do Threads, aplicativo de mensagens que deve rivalizar com o Twitter, para Mark Zuckerberg, CEO e co-fundador da Meta, poder celebrar publicamente uma marca importante, que atraiu uma grande expectativa do público, alcançando a impressionante marca de 100 milhões de usuários nos primeiros cinco dias.

O aplicativo, que está disponível em mais de 100 países para iOS e Android, é gratuito e, até o momento, está livre de anúncios. Ao contrário do seu concorrente, também não oferece assinaturas pagas para a disponibilização de recursos, como o selo de verificação ou a capacidade de publicar textos maiores.

Vinculado ao Instagram, é necessário login na outra rede da empresa para conseguir acessar o Threads. Assim como na sua rede “irmã”, os perfis podem ser públicos ou fechados. As diferenças se dão pelo fato de que é possível selecionar quem poderá responder aos posts (todos, apenas seguidores ou somente usuários citados na publicação) e que até o momento não há publicidade na nova rede.

Todos os menores de 16 anos (ou menores de 18 anos em alguns países) terão um perfil automaticamente privado, quando entrarem no aplicativo. Você pode optar por

seguir as mesmas contas que segue no Instagram e, também, encontrar outras pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos que você. Os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como o leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis no Threads.

O discurso da própria empresa é que o objetivo com a criação do Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor com fotos e vídeos e expandir para o texto, se tornando um espaço para que as pessoas expressem as suas ideias de forma criativa.

Ou seja, Threads é mais uma ferramenta para trazer a facilidade para criar conteúdo, expor ideias, divulgar trabalhos e, assim como todas as outras redes sociais, pode ser muito positiva para os seus objetivos.

40 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 INTERNET
Por Leci da Silva /revistadiariodebordo

Um exemplo inspirador da importância em Libras

ALíngua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, é a essência da comunicação utilizada pelos surdos em território brasileiro. Sua trajetória remonta ao século XIX, com uma influência marcante do imperador Dom Pedro II, que convidou o professor francês Ernest Huet para iniciar a educação de surdos no país.

Ao contrário de equívocos comuns, trata-se de uma forma de comunicação gestual-visual, na qual a expressão facial, corporal e os gestos desempenham papel fundamental. Vale destacar que a Libras não é uma mera versão sinalizada do português; ela possui características distintas que a tornam única e autônoma.

A Importância da Educação em Libras é um desafio em evolução, pois a educação já é uma pauta prioritária em diversos países, porém no Brasil ainda está em processo de desenvolvimento nesse campo. Em 2002, um marco significativo foi alcançado com o

42 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Educação Fabiani

reconhecimento oficial da Libras como meio legal de comunicação e expressão para as comunidades de pessoas surdas no país, pela Lei nº 10.436.

No ano de 2023, durante o fenômeno do Miss Universo Brasil, o Rio Grande do Sul foi palco de um exemplo notável de engajamento. A Miss Brasil Universo 2023, Maria Brechane, demonstrou coragem e consciência ao enfatizar a importância do investimento na educação e em Libras. Maria, uma poliglota, reconheceu o privilégio de ter recebido uma educação de qualidade proporcionada por seus pais, incluindo o conhecimento em Libras. Esse foi um lindo exem-

plo de pessoas que têm oportunidade de espaço de fala e usam para promover e contribuir com algo significativo.

Para promover a inclusão e a acessibilidade, é essencial que a Língua Brasileira de Sinais seja inserida como disciplina básica no currículo do ensino fundamental nas escolas. Essa medida visa reconhecer a Libras como uma língua oficial do país, permitindo que a comunicação e a integração de todos os cidadãos sejam plenas e igualitárias.

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é muito mais do que um conjunto de gestos; é a essência da

comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Sua história está intrinsecamente ligada à educação e à luta por direitos linguísticos. Através de exemplos inspiradores, como o de Maria Brechane, fica evidente que a discussão sobre a educação em Libras deve ser promovida e incentivada em todo o país, visando construir uma sociedade inclusiva e verdadeiramente diversa. Reconhecer e valorizar a Libras é honrar a identidade e a riqueza cultural das comunidades surdas, caminhando em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 43
EDUCAÇÃO | FABIANI FORTES

Nutri Infusion e os ativos essenciais

Emagrecentro, uma clínica moderna, que tem à disposição de seus clientes tecnologia de ponta, trazendo o que há de mais avançado no mercado em estética para o tratamento do corpo e rosto. A revista Diário de Bordo foi conversar com a empresária Mariana Geisel e conhecer o protocolo com o revolucionário Nutri Infusion.

O protocolo de nutrição Nutri Infusion age em sinergismo entre si, melhorando a produção de fibras elásticas, antioxidante e regeneração celular. Além disso, pode ser utilizado para preparo de pele em tratamentos estéticos com segurança, proporcionando nutrição, hidratação e suporte para produção de novas fibras com qualidade. De acordo com Mariana Geisel, empresária com formação e especializações na área estética facial, o Nutri Infusion é uma reposição de vitaminas, minerais, antioxidantes e ativos que ajudam a melhorar o organismo como um todo. “A gente percebe muitos reflexos positivos, como melhora do cabelo, de queda de cabelo, melhora das unhas, melhora da pele e, também, melhora no sistema imunológico, com uma resposta mais forte, de disposição, de energia, a pessoa se sente mais disposta, melhora a qualidade do sono, estabelece um equilíbrio para o organismo, que é importante para a manutenção da nossa saúde”, relata.

44 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
ESTÉTICA&SAÚDE

Segundo a empresária, seu principal público são de pós bariátricos, sintomas da menopausa e para o público que deseja construir mais saúde e beleza e que necessitam suplementar o organismo com vitaminas e minerais ao longo da vida, pois não absorvem na sua totalidade dos alimentos. “Ao fazer a infusão com Nutri Infusion, direto na veia, se tem a garantia de que o produto foi absorvido 100% e percebe-se a influência positiva desses produtos”, conta. Mariana relata, ainda, que o Nutri Infusion é muito usado por quem quer perder peso, porque tem ativos que ajudam a controlar a ansiedade, a fome, principalmente a vontade de comer doce. “Para melhorar os sintomas da menopausa, o Nutri Infusion tem sido eficiente na entrega de mais disposição, energia e melhora da qualidade do sono”, salienta.

Para a enfermeira esteta Aline Melo, formada há 20 anos e que realiza a aplicação do Nutri Infusion na Emagrecentro, o Nutri Infusion é uma terapia com soro fisiológico 0,9%, ao qual são adicionados vários nutrientes, como glicina, lisina, cromo, selênio e zinco, que vão trabalhar trazendo inúmeros benefícios. “Os nutrientes e minerais são fornecidos diretamente na rede venosa do paciente e ficam totalmente disponíveis para serem usados pelo organismo, de acordo com a necessidade de cada situação”, afirma. De acordo com a esteta Aline Melo, antes do procedimento é feita uma

avaliação do paciente, através de questionamentos, preenchimento de formulários e encaminhamento a exames clínicos. “Para pacientes autoimunes e em tratamento oncológico faz-se necessária liberação médica para o procedimento; gestantes e lactantes tem contraindicação absoluta”, relata.

Segundo Aline, para a aplicação do Nutri Infusion é feito uma punção periférica, em uma veia, e infunde, em torno de uma hora e meia, para receber a solução de 250ml de soro fisiológico com mais 10ml dos elementos, para qualquer indivíduo. “Conforme os benefícios que o corpo vai usufruindo, dependendo do grau de deficiência, as aplicações podem ser semanais, quinzenais e mensais, para manutenção, mantendo os níveis adequados. Se a pessoa está num nível de estresse, de cansaço, às vezes no emagrecimento que acaba perdendo muito nutriente, numa instabilidade, pode ser necessário usar semanalmente, regulando todas as funções do organismo”, salienta. Aline reforça, ainda, o uso do Nutri Infusion na função de regular a queima de gordura, a função celular e os níveis hormonais. “Esses radicais livres trabalham nesta fase celular, então temos o ácido alfa lipóico, a prolina, que trabalha no colágeno de melhora da pele, as unhas, os cabelos, os tendões, para as pessoas que tem artrose; o zinco, trabalha na produção de testosterona, insulina e os corticoides

da adrenal, para quem tem insuficiência adrenal, hipotiroidismo, ele trabalha regulando essa parte hormonal, regulando o estado de ansiedade, trabalha no emagrecimento”, descreve Aline.

Mariana relata: “É um tratamento simples, tranquilo, realizado num espaço especialmente preparado na clínica, onde o paciente fica em uma poltrona confortável, TV com Netflix, internet, podendo trabalhar no seu computador, com celular na mão, deixamos à disposição do paciente o que quiser fazer neste momento de relaxamento, gostoso, prazeroso e de descanso, durante a aplicação do Nutri Infusion. A aplicação não é dolorida, apenas uma picadinha na pulsão venosa e o restante é só aguardar o Nutri Infusion acontecer”, conclui Mariana Geisel.

Vamos falar dos benefícios?

• Aumento da Imunidade

• Aumento da Energia e disposição

• Estimula produção de colágeno

• Regula níveis de glicose no sangue

• Reduz ansiedade

• Sono reparado

• Antioxidante

• Cabelos e Unha mais fortes

• Energia e disposição

• Mantem a saúde da pele

• Evita doenças cardiovasculares

• Fortalece o sistema imunológico

• Ajuda a combater a insônia

• Fortalecimento do fio do cabelo

• Fortalecimento da unha

Olha aí quantos benefícios de apenas 1 dos ativos do Nutri Infusion!

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 45
ESTÉTICA&SAÚDE

Como a carreira de Miss impulsionou meu crescimento pessoal e profissional

Desde os meus 9 anos de idade, eu já era uma figura atuante no universo miss, conquistando valiosas lições a cada passo dado nas passarelas. Agora, aos 16 anos, compartilho com vocês como essa experiência me auxiliou de diversas maneiras, impulsionando o meu crescimento pessoal e profissional.

Entre os marcos da minha trajetória, destaca-se a participação histórica aos 12 anos, representando o Brasil nos Estados Unidos, sendo a primeira Brasileira Pré-Teen a competir no maior concurso de Miss para crianças e adolescentes do mundo, reconhecido pelo Guinness World Records. O fascínio do momento foi complementado pela minha habilidade de me expressar fluentemente em inglês, resultado de um interesse desde muito cedo no estudo de línguas.

O aprendizado também esteve presente em minhas aulas com Deise Nunes (Miss Brasil 1986), no Brasil, e Lu Celania Sierra (Supermodel internacional e Coreógrafa do Miss Universe), nos Estados Unidos, proporcionando-me um

46 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
evelym@diariodebordo.net Social Teen Évelym Ferreira

amplo conhecimento sobre as passarelas e os concursos de Miss.

Além de viajar e conhecer diversos países, destaco o desenvolvimento de autoconfiança e autoestima como uma das principais conquistas em minha jornada. Preparar-me para os concursos envolveu aprimorar a minha imagem pessoal e aperfeiçoar minhas habilidades de comunicação e oratória.

Para mim, essa experiência nos concursos de Miss abriu inúmeras oportunidades de carreira, permitindo que muitas meninas, como eu, seguissem os passos do universo da moda, beleza, entretenimento e mídia. Hoje, eu brilho como comunicadora, apresentando com maestria o meu próprio programa lifestyle, o Évy TV. Minha influência tamb ém se estende como colunista Teen da revista Diário de Bordo e atuando como influenciadora digital.

Ainda mais notável, em 2023, a estilista e produtora Simon K me convidou para coreografar as candidatas do concurso Miss Universo Canoas 2023. Minha experiência e conhecimento fizeram desta uma tarefa prazerosa, sendo uma honra para mim me tornar a coreógrafa mais jovem da história do evento.

O futuro? Aos meus 16 anos, estudo muito, pois ainda estou no ensino médio e me preparando para o vestibular. Também faço curso de teatro e quero aprender outros idiomas. Pretendo continuar com minha carreira de apresentadora, sem deixar de lado a parte de influenciadora digital, que tamb ém é uma das minhas paixões. Com determinação e objetividade, sigo em busca de novos desafios e oportunidades, levando a minha mensagem de empoderamento, inspiração e foco também nos estudos para todas as meninas que sonham em ser Miss.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 47 SOCIAL TEEN | ÉVELYM FERREIRA

ronan@diariodebordo.net

O mundo dos negócios e a inovação na roda de conversas

Nunca estive tão próximo do empreendedorismo raiz como estou agora. Devido às diversas palestras que tenho feito na área de inovação e vendas, principalmente para associações comerciais, CDLs e o SEBRAE, tenho conhecido pessoas que estão buscando aprimorar-se para iniciar um empreendimento do zero ou aprimorar seus produtos e serviços, a partir das novas tendência de mercado. No mundo dos negócios, a inovação deixou de ser algo distante para virar assunto do cotidiano daqueles que empreendem no Brasil e no mundo.

Todos os dias existem milhares de pessoas que buscam desenvolver modelos de negócio, que querem satisfazer as necessidades e resolver problemas dos clientes. O interessante é que esses novos empreendedores, ou aqueles que abraçaram a causa da inovação, buscam responder diariamente perguntas que visam posicionar suas empresas e marcas em uma condição que faça a clientela sentir a relevância de seus empreendimentos naquela sociedade. Criar valor se tornou o pilar central de quem deseja ter sucesso

no mundo dos negócios. Aquele que começa uma nova empresa querendo fazer o mesmo, do mesmo jeito, nas mesmas condições, inevitavelmente estará começando um negócio com anos de atraso. Antes de iniciar é essencial ouvir, pesquisar, conversar com pessoas mais sábias, que já estão jogando um jogo diferente, antes de colocar dinheiro em um novo negócio.

Já escutei de empresários consagrados em seus segmentos que não têm paciência para discutir ideias com um grupo de pessoas. Muitos me dizem que é total perda de tempo envolver-se com grupos de pessoas que investem horas da semana discutindo ideias e imaginando soluções que poderiam agradar a sociedade. O que esses empresários não sabem que para inovar é preciso diversidade de pensamentos. É preciso de brainstorm (chuva de ideias) para que uma ideia relevante apareça. Muitos dos novos empreendedores passam meses, até mesmo mais de um ano conversando com pessoas dos mais diversos segmentos, para daí então ter uma ideia de que pode ser viável de ser implementada como um negócio novo ou

48 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Atitude
Negócios
&

como uma inovação naquilo que já existe. Às vezes essas empresas novas ou já consolidadas não irão trazer grandes transformações, em termos de entrega, mas discutir ideias com diversos profissionais pode ajudar a pensar fora da caixa, melhorando, assim, os processos e levando a empresa a inovar na marca, fabricação, logística, acessibilidade, redução de risco, e tudo isso impactará no preço. Se você perceber a ideia da Uber ou do 99Taxi, foram geniais e acabaram mudando totalmente um setor da economia, no caso o serviço de transportes em geral, com ônibus municipais e táxis. Será que se os taxistas e empresas de ônibus estivessem buscando a diversidade

de ideias e brainstorms antes não poderiam ter tido uma ideia semelhante e mantido o seu mercado quase que intacto?

Tenho certeza de que algo bom teria saído dessas conversas. É importante que se diga, inovar não significa encher a sua empresa de tecnologias, mas sim buscar ideias para agregar ainda mais valor. A tecnologia em si é uma das diversas ferramentas da inovação. É possível inovar em vendas e liderança sem colocar um centavo para isso, basta você reunir a sua equipe e bater papo com o objetivo de encontrar novas formas de vender e impactar o mercado. Quando falo bater papo, quero dizer criar

um ambiente onde as pessoas possam falar e ser ouvidas com respeito, da maneira mais leve possível. É importante se você for fazer isso, que deixe claro que a conversa será descontraída, mas não é por isso que não deve ser importante, responsável, com um objetivo de potencializar o resultado. Quando as pessoas da equipe são ouvidas, as mais diversas ideias irão surgir. Coisas que mesmo você, que é o empreendedor fundador, nunca tinha pensado, e esse é o objetivo, usar o potencial coletivo para agregar mais qualidade e percepção de excelência naqueles que fazem negócios com você.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 49 ATITUDE & NEGÓCIOS | RONAN MAIRESSE

bernardo@diariodebordo.net

Como ser uma campeã sem perder a humildade

Em apenas 2 meses entre a competição regional e nacional, Maria Brechane deixou de representar a cidade de Rio Grande para representar o nosso país. Com esta mudança, a responsabilidade aumenta, a exposição bomba e a coroa pesa mais. Como lidar com uma conquista tão grande em tão pouco tempo? Como aprender a elevar o seu nível com tanta pressão e ansiedade no percurso? Como ser a campeã que nos representa, sem perder a sua essência pessoal? Afinal de contas, representar um país não é para qualquer um.

Algo incrível de notar na Maria é a autenticidade na sua oratória e o seu posicionamento alinhado com a sua pessoa. É esperado dela alegria, leveza e delicadeza, ao mesmo tempo que em se apresenta em questões sérias e necessárias. Imagine toda esta expectativa em você, onde, a qualquer momento, algum desvio poderá ser considerado uma falta de profissionalismo ou “defeito”. Psicologicamente falando, ela só se tornou campeã porque a sua forma de lidar com toda a pressão até agora tem sido de maneira espontânea. Maria Brechane não precisou fingir alegria, leveza e delicadeza, nem o seu interesse por questões sociais. Ela é o que transparece, por isso foi a escolhida.

50 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Psicologia

O que separa uma campeã de todo o resto é a sua excelência não falsificada. Ninguém se torna campeã sem antes ser uma campeã. A jornada antecede o resultado. A coroa é apenas a consequência de Maria ser quem ela é. Desta forma, ser campeã é ser humilde. É reconhecer os seus pontos fortes e os de melhoria, trabalhando naquilo que faz sentido para ela e para aquilo que quer de sua vida e trabalho.

Reconhecer a sua essência e segui-la foi o que tornou possível a Miss Rio Grande ser escolhida como a Miss Brasil. Digo com propriedade

estas questões, pois acompanhei a sua seleção no Miss Rio Grande do Sul e era nítido o seu diferencial, a transparência com quem ela realmente é. Este detalhe é o que dá segurança para ser campeã da sua maneira e lidar com as expectativas com maior autoconfiança. Autenticidade empodera e ser humilde não é ter pouco recurso, mas é não deixar que o “status” suba à cabeça e te torne outra pessoa.

Com a nossa Miss, é muito pelo contrário. Ela sim é uma campeã de estilo, verdadeiramente alinhada com a sua identidade, aptidões

e personalidade. Foi isso que concretizou as conquistas de ser reconhecida como a campeã que ela já era. Portanto, eu te convido a pensar sobre a sua essência e sobre as conquistas que você ainda tem a realizar como consequência de ser quem você é. Seja autêntica, espontânea e verdadeira com o seu potencial. Não deixe que as expectativas alheias te corrompam e faça você querer se mostrar mais do que é, pois é aí que você se sabota. Quando você pertence a um lugar, você chegará nele em algum momento.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 51
PSICOLOGIA | BERNARDO TIETZE

Capital Gaúcha

Làura Schirmer

laura@ls8consultoria.com.br

Gostaria de iniciar esta coluna parabenizando a nossa Miss Universo Brasil 2023 Maria Eduarda Brechane, com quem tivemos o prazer de trabalhar no Miss Universo Rio Grande do Sul. Com toda a sua graça, leveza, elegância e beleza tenho certeza de que a nossa gaúcha tem grandes chances de trazer, novamente para o nosso estado, a coroa de Miss Universo. Sucesso, Maria!

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 53

Jantar Ilhas da Gastronomia arrecada mais de R$ 96 mil reais

Marcando os 25 anos do Instituto da Criança com Diabetes (ICD), o Jantar Ilhas da Gastronomia, tradicionalmente promovido pelo instituto em prol de recursos para auxiliar crianças e jovens com Diabetes Tipo 1, arrecadou cerca de R$ 96 mil reais em recursos. O evento foi um verdadeiro show de solidariedade e reuniu mais de 500 pessoas, entre voluntários e convidados em prol da causa. Em uma edição com

vivências completamente diferentes, as 13 ilhas de pratos salgados, quatro ilhas de doces, espaço de drinks e café foram desenhados em novo layout, pelo arquiteto Mário Englert, no hall de entrada e nos salões Leopoldina e Imperatriz. Logo na entrada, os convidados puderam ver a exposição de uma joia de celebração inédita, feita pelo Studio Leila Fraga, e que foi leiloada durante o jantar.

54 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
institutodacriancacomdiabetes

Grilo comemora terceiro aniversário com ação social em Porto Alegre

Em comemoração ao terceiro ano de operações em Porto Alegre, no mês de aniversário, a Grilo Mobilidade retomou a sua campanha “pulos do bem”, que recolhe doações de itens de higiene pessoal, cobertores e alimentos, em prol do movimento POA QUE CUIDA, idealizado e executado pelo Gabinete da Primeira-Dama de Porto Alegre. Para o CEO da Grilo, Carlos Novaes, a ação em comemoração ao aniversário da startup vem ao encontro do propósito da marca. “Somos uma plataforma de impacto, queremos fazer a diferença conectando pessoas e proporcionando consciência dos seus papéis na sociedade. Estamos muito honrados em poder oportunizar essa jornada solidária aos usuários Grilo”, afirma.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 55 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
@grilomobilidade

Beco Santo Guerra recebe revitalização

ADU99, a convite da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN) e apoio da Prefeitura de Porto Alegre, revitalizou o Beco Santo Guerra, localizado na região do Quarto Distrito. Conhecido como “Beco do Medo”, o local possui grande circulação de pessoas, já que está próximo da estação Farrapos e do Trensurb, e se encontrava em condições precárias e de abandono. Mais de 70 colaboradores coloriram os muros,

o piso, plantaram vegetação e posicionaram bicicletários e bancos, além de uma geladeira de livros do Projeto Livroteca. A AEHN adotou a travessa em 2022 e será responsável por sua gestão e conservação. O Vice-Prefeito da capital, Ricardo Gomes, e o Secretário do Meio Ambiente, Germano Bremm, os vereadores Ramiro Rosário e Mônica Leal, além da presidente da AEHN, Marise Mariano, estiveram prestigiando a ação.

56 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
@dunoventaenove

Paganini lança linha de massas recheadas

APaganini, marca reconhecida por seus produtos italianos de alta qualidade, anunciou o lançamento da sua linha de massas recheadas em junho, a tempo de receber o inverno com uma experiência culinária única. Produzidas na Itália, as massas recheadas estão disponíveis em quatro opções: Tortelinni Funghi Porcini, que é recheado com o famoso e nobre cogumelo Porcini; Ravioli formaggio e tartufo, com recheio de queijo e trufa negra; o Tortellini Prosciutto Cru, que leva

presunto cru e queijo, e o Tortelloni Ricota e Spinaci, à base de queijo ricota e espinafre.

A linha de massas recheadas da Paganini, excelente alternativa para harmonizar com vinhos selecionados da Porto a Porto, pode ser encontrada em redes de supermercados, empórios e lojas especializadas, em todo o território nacional.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 57 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
@paganinigastronomia @portoaporto

Trem do Pampa

Uma viagem pela nossa querência

Chegada do equipamento em Sant’Ana do Livramento confirma o início da operação ainda para o segundo semestre.

Por Leci da Silva

O“Trem do Pampa” está quase pronto para sua viagem inicial. A chegada à cidade do trem modelo “VLT Prosper”, produzido pela Marcopolo Rail, na manhã do 06/07/2023, é mais uma etapa marcante deste projeto, que tem à frente a empresa Giordani Turismo, e está cada vez mais próximo da população e dos visitantes da Fronteira da Paz.

Mais de dez anos separam a ideia dos gestores da empresa, com sede em Bento Gonçalves (responsável pela ope-

ração do passeio Maria Fumaça - Trem do Vinho), da concretização e início da operação em Sant’Ana do Livramento. “Fomos muito resilientes em todo o processo, pois acreditamos que o ‘Trem do Pampa’ é um projeto que vai agregar valor à toda a região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo, além de apresentar mais uma opção aos turistas que buscam o destino para compras. Já teríamos desistido se de fato não acreditássemos no potencial”, afirma Andréia Zucchi, diretora administrativa da Giordani.

58 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 FERROVIA GAÚCHA

A empresa já está presente na cidade há pelo menos dois anos, realizando roçada e manutenção nos trilhos e dormentes da via férrea. Mais recentemente encerrou-se o processo de reforma e melhorias estruturais na Estação Férrea de Livramento, que será usada como bilheteria e área de acesso à plataforma de embarque do passeio.

Em maio, funcionários da Giordani se uniram à Prefeitura Municipal e Batalhões Militares locais em uma ação ambiental. O objetivo foi a conscientização dos moradores da comunidade lindeira sobre a importância da manutenção dos ambientes limpos e organizados para a saúde e bem estar da própria comunidade. Parte do trajeto urbano dos trilhos também recebeu o plantio de mais de 3 mil mudas de plantas como agapantus, hortênsias, heras, cerca vivas e bambus. Uma segunda etapa estava prevista para o mês de julho, com previsão do plantio de mais 3 mil mudas de flores.

de vinhos brasileiros da empresa também está inclusa no bilhete do passeio.

Inspirado no formato de sucesso do “Trem do Vinho”, que completa 30 anos de passeios em 2023, o passeio “Trem do Pampa” vai ter como tema a cultura gaúcha e os encantos do Pampa, com atrações musicais e culturais, apresentadas por artistas locais dentro do trem, nos vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet”.

Durante os vinte quilômetros que separam as Estações Livramento e Palomas, o passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem única do Pampa, contemplar o cartão postal da cidade, que é o Cerro de Palomas, apreciar os parreirais em forma de espaldeira e conhecer o terroir da região através da degustação, a bordo. Serão oferecidos vinhos das variedades Cabernet Franc, Gewurztraminer e suco de uva, produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group. A visitação ao primeiro free shop

Um diferencial importante no “Trem do Pampa” é o próprio trem. O modelo ‘VLT Prosper’ foi o primeiro veículo ferroviário produzido pela Marcopolo Rail, adquirido pela Giordani Turismo em dezembro de 2020. A sigla ‘VLT’ quer dizer veículo leve sobre trilhos, o que significa um trem silencioso, equipado com janelas de vista panorâmica, ar-condicionado, sistema de som e imagem, poltronas reclináveis e acessibilidade. “O Prosper é um trem 100% nacional, que reforça o compromisso da Marcopolo de aprimorar o transporte de passageiros de alta capacidade, com soluções inovadoras e tecnológicas. O ‘Trem do Pampa’ foi customizado para a operação turística, com isso, os passageiros terão uma experiência única em termos de conforto e segurança, além de uma vista panorâmica. Essa entrega demonstrou a versatilidade de atendimento da companhia aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos”, pontua Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Inicialmente, o passeio será operado apenas aos sábados, em dois horários. O primeiro com saída às 14h (sentido Sant´Ana do Livramento / Palomas), visitação à

Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento. O segundo horário parte de ônibus da Estação de Livramento, às 13h30min, faz a visita na Vinícola Almadén e em seguida embarca no Trem do Pampa na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento. Cada horário recebe até 100 passageiros e os roteiros têm duração aproximada de 2h30, sendo 1h10 a bordo do trem. O valor do passeio, por pessoa, é R$ 135,00, crianças até 5 anos, no colo, são isentas.

Trem sobre rodas atravessou o RS

Para chegar ao seu destino o “Trem do Pampa” atravessou o Rio Grande do Sul. Desde segunda-feira, dia 03 de julho, uma grande operação logística envolveu mais de 35 pessoas no deslocamento do “VLT Prosper” por mais de 730 quilômetros, entre Bento Gonçalves, na Serra, até Sant’Ana do Livramento.

O comboio com duas carretas para cargas especiais (cada uma com 28 metros) e outras duas carretas de apoio, foi escoltado por batedores e chamou atenção pela cena inusitada de um trem andando sobre rodas.

Em rodovias federais, os carros não puderam ultrapassar os 60km/h, e em rodovias estaduais 50km/h,

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 59 FERROVIA GAÚCHA
Uma viagem pela nossa querência

com isso a viagem foi dividida em 4 etapas. No primeiro dia (03/7), o trecho entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Dia 04/7, passagem pelos vales, região metropolitana de Porto Alegre, seguindo até Pelotas. Dia 05/7, região Sul, entre Pelotas e até próximo ao acesso de Sant’Ana do Livramento. Finalmente dia 06 de julho, a chegada do trem à Estação de Livramento.

A Giordani Turismo tem 30 anos de atuação no segmento de turismo. Desde 1993 é a operadora oficial do passeio Maria Fumaça - Trem do Vinho. Empresa referência na preservação e disseminação da história e cultura local, também administra o Parque Cultural Epopeia Italiana, e oferece mais de 30 opções de roteiros, que contemplam variados atrativos da região, vendidos na própria agência (Bento Gonçalves/RS) ou nas melhores agências e operadoras do Brasil. Usa sua expertise para a captação e operação de eventos de todos os segmentos e grupos corporativos.

Para maiores informações acesse o site www.giordaniturismo.com.br

60 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 FERROVIA GAÚCHA
EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 61 HOTEL INTERCITY CANOAS Hotel Intercity Canoas Avenida Getúlio Vargas, 4861 - Canoas / RS Cep 92010-011 +55 51 2500-5060 | +55 (51) 4042.1403 intercityhoteis.com.br Fique pertinho da gente Restaurante aberto ao público Pet Friendly Criança Free até 7 anos Centro de eventos para até 500 pessoas Check-in online pelo Orange App

Galeteria e Casa de Massas Portofino

AGaleteria e Casa de Massas Portofino chegou a Canoas com o propósito de oferecer o que há de melhor no ramo de galeteria, com um atendimento de qualidade, em um ambiente incrível e uma linha de produtos de excelência. Extremamente ampla, bem iluminada e com uma decoração harmoniosa e de muito bom gosto.

62 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
EMPREENDIMENTO&NEGÓCIOS

A Portofino oferece uma experiência gastronômica de tirar o folego:

• Drinks: Caipirinhas de morango, limão ou abacaxi; Caipivodkas de melancia, morango e hortelã ou, se preferir, maracujá com abacaxi.

• Acompanhamentos: pastel de queijo, polenta frita, salada de batata com maionese e cenoura, radicci com bacon, mix de folhas e conservas.

• Entrada: Sopa de capeletti, pasta de alho caponata de berinjela, pão da nonna, patê com base de cream cheese de azeitona e geléia de abacaxi com pimenta.

• Rodízio de massas: nhoque recheado de mussarela com molho Portofino, espaguete ao alho e óleo, talharim ao molho de nata, penne à bolonhesa, tortéi de moranga ao pomodoro, nhoque 4 queijos, lasanha de frango com requeijão, espaguete ao pesto, talharim ao fungi, rondelle de presunto e queijo ao molho de nata, tortéi ao molho de nata, espaguete à carbonara, lasanha à bolonhesa, canelone de carne de panela coberto de molho de nata e talharim ao molho branco com camarão e muito mais

• Carnes: Galeto ao primo canto, costela suína, salsichão bolinha e linguiça jiboia.

• Sobremesas: Lasanha de abacaxi, panqueca de chocolate, sagu de vinho com creme, ambrosia e pudim.

• Na saída é servido um cafezinho com chantininho.

Venha conhecer nossos almoços de quinta-feira a domingo, e as jantas de quarta-feira a sábado.

A Portofino espera você com uma equipe de garçons qualificada e um atendimento diferenciado, que faz toda a diferença.

Portofino

Rua Brasil, 1558 - Térreo Centro - Canoas

Reservas: (51) 3922.0222

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 63
EMPREENDIMENTO&NEGÓCIOS

Lufe Torres: o ato de eternizar momentos

As fotos transmitem mensagens, contam histórias, retratam momentos, ocasiões especiais e as grandes conquistas. O expert em fotografia Luis Felipe Torres fotografou, em seu estúdio, no bairro Petrópolis, a Miss Universo Brasil Maria Brechane em seu momento de traje de gala, para a campanha do Miss Universo Brasil. A revista Diário de Bordo conversou com o fotógrafo Luis Felipe para edição que traz na capa Maria Brechane, já coroada Miss Universo Brasil.

DB - O que levou Lufe Torres para a fotografia e qual a motivação para escolher a fotografia como profissão?

Luis Felipe - Costumo pensar que há duas maneiras de responder a essa pergunta. Para a fotografia em si, enquanto imagem e ato de fotografar, foi uma certa recuperação de uma atração pelo visual desde criança, por desenhar, pintar, leitura, em especial histórias em quadrinhos e a arte de contar uma estória com imagens. E a parte da profissão, essa encontrou eco quando percebi que gostava de estar cercado de pessoas, conhecer gente nova e trabalhar com equipes, trocar ideias. Conheci gente maravilhosa no meu trabalho anterior, em escritório de e-commerce, mas parte da minha inquietação era o desejo de estar do lado de fora de um ambiente de quatro paredes.

64 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 FOTOGRAFIA
Por Leci da Silva

DB - Conte aos leitores da Revista Diário de Bordo on line sobre sua trajetória na fotografia.

Luis Felipe - Minha primeira experiência aconteceu por acaso - em 2012, uma amiga que iria fotografar um evento de dois dias para uns conhecidos precisou se ausentar, e acabou que ela me ensinou a mexer na câmera e naquelas 48h, eu aprendi à força a regular, enquadrar e testar os limites daquela primeira câmera. Essa mesma amiga era apaixonada por moda - eu não conhecia nada desse universo. Comecei ajudando nas primeiras sessões e herdei alguns dos seus trabalhos, que se tornaram meus primeiros, quando ela foi largando esse ramo. Conciliei por dois anos meu trabalho fotográfico com o escritório onde trabalhei por quase 12 anos. Em 2014, decidi pela minha demissão e investi na carreira em definitivo. Em 2016 entrei em um primeiro estúdio com outro colega fotógrafo, e em 2019, migrei para o meu estúdio atual, no bairro Petrópolis.

DB - Como você descreve a fotografia?

Luis Felipe - Tenho um amigo que me chamou uma vez de “profissional da memória”. Gosto de partir dessa ideia porque me remete a entender que aquele registro, seja capturado de forma espontânea ou criado a partir da criatividade, é um recorte do tempo, de um momento. E a minha maior busca é que esses momentos sejam uma boa lembrança para aqueles que estão conectados e envolvidos. A fotografia tem, a meu ver, uma contradição que me norteia: é um espaço criativo, que considero infinito, porque ela tem limitações: o tamanho do recorte da imagem, a quantidade de luz que permite captar, o que tem na frente da lente na hora do clique. E isso é o mais intenso: ser criativo dentro dos limites que o meio impõe - escolher o que fica na frente da lente, a luz, as cores que entram, que ficam, se me afasto ou me aproximo do que será clicado. Ser mais criativo justamente porque há limitações

que precisam ser transcendidas.

DB - A profissão de fotógrafo tem um leque amplo de trabalho. Existe uma área que você mais gosta de atuar?

Luis Felipe - Embora eu me divirta e adore cobrir certos tipos de eventos, porque são espaços onde as pessoas estão felizes e descontraídas, me identifico mais nas áreas em que é possível colocar um planejamento e construir uma ideia, um conceito, com uma equipe de pessoas que conversam e contribuem para criar um produto melhor. Contar uma estória a partir disso. Esse tipo de refinamento, de burilar a fotografia, encontro mais na fotografia comercial, publicitária, em especial na fotografia de moda e de produto.

DB - Que conselho você daria para os que estão dando os primeiros passos na área da fotografia?

Luis Felipe - Às vezes, é muito tentador e fácil acreditar que vai haver um momento, um trabalho específico, um contato, que vai mudar tudo na nossa carreira e vai virar uma chave: “foi aqui que tudo mudou”. E o que observei é que a carreira - e acho que vale para todas - é uma sucessão contínua de um trabalho que leva para o próximo, uma pessoa que indica para outra. É um meio de relações, como tantos outros, e uma frase que repito muito é que nunca se sabe de onde virá o próximo contrato. Uma equipe que trabalha bem contagia o clima de todos. Então acho que resumo muito do que penso em consistência e tratar bem as pessoas.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 65
FOTOGRAFIA

Brasa & Beer, um restaurante diferenciado

Ana Gouveia, mãe de três filhos Suelen, Kelly e Willian, sempre amou gastronomia; há 25 anos já fazia jantares temáticos na sua casa e convidava amigos, foi quando entendeu que era diferente, pois na época as pessoas faziam um churrasquinho e ela procurava inovar, cozinhando ela mesma todos os pratos.

De acordo com Ana, ela fazia jantares com comida mineira, comida baiana, comida gaúcha, desde a entrada até a sobremesa, com tudo voltado ao tema escolhido. “A família e os convidados ficavam apaixonados pela minha comida. O tempo foi passando, tive outros negócios, tive loja de automóveis, loja de decoração, e depois eu tive três franquias da Cacau Show, em Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas, no Canoas Shopping. Como eu só pegava o produto e entregava ao cliente e sabia que queria muito mais, pensava, a gastronomia sempre foi minha paixão e uma coisa familiar”, relata.

Segundo Ana, o tempo passa e em 2018 chegou à conclusão de que era hora de fazer o que mais amava, trabalhar com comida e trabalhar com algo que encantasse os seus clientes: decidiu ir em busca de seu restaurante. “Mesmo amando a gastronomia, o que muito já sabia na prática, eu quiz ter a teoria

66 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 EMPRESA
O restaurante Brasa & Beer, da empresária Ana Gouveia, localiza-se numa avenida que concentra a diversificada gastronomia de Canoas

e voltei às salas de aula. Fiz o Curso de Gastronomia no Senac, em Porto Alegre, e lá fiquei um ano e meio, sem faltar nenhuma aula, diga-se de passagem, pela paixão que eu tinha; conheci a história de cada país, a história de cada estado e como começou a gastronomia, e daí tudo aquilo que já tinha na prática juntou-se ao teórico”, afirma. Neste momento, preparada, Ana conta que decidiu abrir seu restaurante, mas, guerreira, determinada e comprometida, decidiu que queria mais que ser expert em gastronomia diferenciada. “Compreendi que só gastronomia era pouco, eu amo assar, eu gosto de carnes, então decidi fazer um curso de Parrilheira e um curso de Cervejeira. Cervejeira não é para fazer cerveja, mas precisava ter esse embasamento para saber o que vai numa cerveja, o que encanta tanto as pessoas com a cerveja, qual a diferença de uma Ipa, de uma Apa, de uma Weisse, eu tinha de ter esse conhecimento”, revela.

Ana relata que teve que baixar as portas e pensar no que fazer. Como supôs que passaria logo, deu folga aos seus auxiliares por uma semana e decidiu que estava na hora voltar e ver o que fazer, mas não dava mais para voltar, não tinha como abrir. Chamou sua equipe e comunicou que ia trabalhar e quem quisesse ficar iria seguir com ela, quatro ficaram. “Para manter o Brasa & Beer vivo, decidi fazer vianda, barmans foram ser entregadores, as atendentes foram ser minhas auxiliares de cozinha e eu coloquei minha ‘Dolmã’ e fui cozinhar. Sabia que não ia pagar a minha despesa do Brasa com aquilo; o foco foi manter o Brasa na mídia, com postagens atualizadas todos os dias no Instragran da empresa por seu filho Willian Posoco, seu maior fã e incentivador; manter meus funcionários aqui, porque eu sabia que eu ía voltar, eu sabia que ia abrir minhas portas de novo”, descreve.

De acordo com a empresária, foi neste momento que, agora sim, sentiu-se pronta a abrir o restaurante dos sonhos, o Brasa & Beer. “Abrimos em 27 de novembro de 2019, com a casa lotada, fila na porta, lista de espera, tudo certo, até que em março veio a pandemia, que me fez, dia 19 de março, baixar as portas, após três meses e meio de total sucesso”, conta.

A pandemia passou e o Brasa e sua equipe estavam a postos. Ana revela que sabe que Deus está a seu lado nos momento difíceis e nos momentos bons e decidiu agraciar-lhe com momentos bem legais, pela coragem da espera e confiança que tudo ia ficar bem. “Em 2023 participei do ‘Comida de Buteco’, recebi as candidatas ao Miss Universo Rio Grande do Sul, com seu coordenador Bebeto Azevedo, numa noite linda de viver, foi maravilhoso ver aquelas meninas aqui, abrilhantando meu bar”, relata emocionada.

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 67
EMPRESA
“O Brasa & Beer é um lugar para reunir amigos, reunir a família, para comer bem, beber bem e escutar uma ótima música.”
Ana Gouveia
“Eu tenho um restaurante que serve comida de buteco, feijoada no ‘Destemperados’, que recebe as meninas do Miss Universo RS 2023.”
Ana Gouveia

Ana conta que o Brasa & Beer oferece a seus clientes um cardápio e um atendimento diferenciado, atendendo de terça a sábado à noite e domingo das 12h às 16h. “Há dois anos, no sábado a casa oferece uma feijoada especial no almoço, feita especialmente por mim, com música ao vivo. Eu faço três tipos de feijoada: uma feijoada completa, outra só de linguiça e outra só de costela defumada, para quem não come todas as coisas. Como acompanhamento temos farofa de abacaxi, farofa de banana, farofa de bacon, couve à mineira, salteada e finalizada com bacon, um arroz diferenciado, desenvolvido por mim, um arroz creoli temperado, com tempero especial feito por mim”, afirma. Ana conta, ainda, que com sua feijoada conheceu o pessoal do Santander, que é patrocinador dos “Destemperados”, “Eles vieram ao Brasa & Beer, comeram minha feijoada e me convidaram para participar do ‘Destemperados’ , foi algo muito especial para mim, porque uma coisa é tu estar dentro do teu restaurante e ter os teus clientes, agora lá não, lá eu estava me apresentando com uma feijoada e eles tinham convidados, os convidados do Santander, eram clientes, gerentes de Bancos, pessoas que vão lá só para isso. “Fiquei agradecida pelo convite e disse: se é para ir, vou com minha feijoada; levei toda louça de barro e ficou lindo. Servi 15 pessoas sentadas e mais umas 8 em pé; tinha mais as pessoas do shopping, me vendo pelo vidro da cozinha, inclusive meus filhos, pelo lado de fora, e as pessoas comeram e repetiram e isso foi maravilhoso”, conta orgulhosa.

Segundo Ana, o cardápio do Brasa & Beer é composto com a Parrilla de dois metros e meio, com o braseiro sempre acesso, porque ele é o coração do Brasa; tem as carnes uruguaias, as porções que acompanham são arroz parrilheiro, feijão mexido e aquela comida campeira com gosto de Rio Grande do Sul. “Sirvo comida de buteco, que é bolinhos, linguiças, petiscos que vem na mesa, hamburguer, porque os pais vinham com os filhos para comer carnes e os filhos queriam hamburguer, então eu tenho dois hamburguers com pão com fermentação natural, de costela assada na brasa e bacon de barriga, cortado e assado aqui, e o pratinho kids, desenvolvido por mim, com uma porção de arroz enformadinho, batatinha sorriso, tomatinho cereja, mini cenouras, filé de frango ou filé mignon, com 60g, com dois ovinhos de codorna fritos em cima do arroz, com uma porção separada de caldinho de feijão, um sucesso com as crianças”, diz. Ana relata, ainda, que às quartas-feiras à noite tem o buffet de sopas, todas produzidas no Brasa. “São dez tipos de sopas: caldinho de feijão, mocotó, capeletti, creme de aipim, creme de moranga, creme de ervilha, creme de milho, vichyssoise, sopa de legumes e lentilha e seus acompanhamentos. Também temos o rodízio de petiscos, que consiste em batata frita, bolinho

de costela, coraçãozinho, batata rústica, linguiça de pernil assada, polenta frita, filé de frango e filé mignon.”, afirma.

De acordo com Ana, no Brasa & Beer podem serem realizados eventos, sem taxa de locação, com escolha do cardápio, dentro das opções do estabelecimento. O contratante entra somente com os convidados. Não cobramos 10%, o cliente só paga o que pediu. “Os restaurantes estão se preocupando, cada vez mais, em receber. Não é mais o tempo em que as pessoas saiam de Canoas, para jantar em Porto Alegre. Agora o pessoal está vindo de Porto Alegre jantar em Canoas, porque nós temos o que oferecer. “Na Doutor Sezefredo tu escolhe o que tu quer comer, pois tem todo o tipo de comida. Se quiser um hamburguer, um xis, comida japonesa, churrasco, tudo com qualidade. Estamos muito engajados em entregar o melhor para nossos clientes”, concluiu.

Brasa&Beer

aberto de terça à sábado à noite e domingo ao meio dia, até as 16 horas.

68 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
EMPRESA

Cavalo, um animal e a sintonia com humanos

Assim como o cachorro, que é considerado o melhor amigo do homem, os cavalos possuem muita sensibilidade. Eles são dotados de beleza, carisma e, ao mesmo tempo, passam uma sensação de liberdade e poder.

A carismática Miss Universo Brasil Maria Eduarda Brechane tem gosto pelo animal e, ao ser participante do DTG Estância de São Pedro, aprendeu a andar e, sempre que pode, curti um passeio a cavalo, em Rio Grande, sua terra natal.

Simbolicamente, o cavalo costuma ser visto como representação de força, celeridade e encanto. Por isso, esses equinos são amados por muitos e podem ser criados como animal de estimação.

De acordo com a veterinária Letícia Zin Goulart, ter um cavalo, no entanto, não é uma tarefa tão fácil; o primeiro passo é conseguir comprar um. “Pode-se adquirir um animal em leilão, diretamente com os produtores dos animais, em haras, cabanhas e centros de treinamentos”, explica a veterinária.

Apesar de não ser tão comum, como ocorre com cães e gatos, é possível adotar cavalos que, por algum motivo, foram abandonados. “Alguns são animais que se aposentaram de seus esportes ou, até mesmo, animais que sofriam maus-tratos”, analisa a veterinária.

Segundo Letícia Zin, não existe uma raça específica que seja mais indicada para quem deseja ter um cavalo como animal de estimação. “O que realmente importa é a docilidade de cada animal, o que é algo particular, independente de raça”, conta a veterinária pós graduanda em Clínica e Cirurgia de Equinos.

Letícia Zin ressalta a importância de procurar um profissional

da área para tirar dúvidas sobre o manejo e cuidados gerais com o animal. “É preciso estar ciente do custo que um cavalo gera mensalmente, saber do que ele se alimenta, ter em mente um local onde ele vai ficar (se em casa, hotelarias, hípicas), cuidados sanitários com vermífugos e vacinas e realização de exames de sangue para doenças infectocontagiosas, de acordo com as normas de cada estado do país”, concluí.

70 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
MUNDO ANIMAL

BEM-VINDO SEJA

Somos a Emagrecentro Canoas.

Você conhece a Emagrecentro Canoas? Atuamos na cidade de Canoas há mais de 9 anos.

Somos a clínica estética pioneira na cidade e já ajudamos centenas de pessoas a emagrecer de forma saudável e duradoura, encontrando sua autoestima, saúde e bem estar.

O Método 4F, nosso protocolo de emagrecimento, é cientificamente comprovado em artigos científicos publicados em revistas internacionais.

Em média, nossos clientes conseguem eliminar -10% do peso corporal em 5 semanas.

Nossa equipe de especialistas também está comprometida com a entrega de resultados nos procedimentos corporais, como:

•Tratamento para celulite

•Estrias

•Gordura localizada

•Flacidez

•Capilar

•Escleroterapia

A criomodelagem da Emagrecentro Canoas tem sido o procedimento mais procurado do verão para o tratamento de gordura localizada e escultura corporal.

A Dra Mariana Geisel, nossa especialista em harmonização facial, realça a beleza das suas clientes, recuperando sinais do envelhecimento com as técnicas: a Preenchimentos, botox e Bioestimuladores de colágeno.

Vamos ajudar a cuidar de voce! ^

Vamos juntas?

Rua São Pedro, 426 | Marechal Rondon (Bem próximo ao ParkShopping)

Se você está em busca de saúde física e estética nos chame no Whats!

EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 71

thiago@diariodebordo.net

A Rede One Spa inaugura nova unidade no ParkShopping Canoas

Fabianne Alves, diretora da One Spa, traz à Canoas a primeira unidade da rede própria

lém de compras, relaxar e cuidar do corpo e da mente são outros motivos para passear pelo ParkShopping Canoas, a partir do mês de agosto. Esse foi o mês escolhido pela empresária Fabianne Alves para a inauguração da quinta unidade da rede One Spa. A marca visiona uma expansão por meio do fortalecimento da sua rede própria e projeta crescimento de 20% de faturamento em 2023. Com o investimento de meio milhão de reais, a nova operação da região metropolitana, no ParkShopping Canoas, segue o padrão estabelecido para as unidades da rede: ambiente com sete salas para medicina e estética, rituais de massagens, spas e relaxamentos com inspiração Thai, tratamentos faciais e corporais, banhos de imersão aromatizados e espaço para eventos personalizados.

A empresa, que completou 16 anos de história, é referência em spa urbano no Sul do país. Possui unidades em Porto Alegre, no bairro Mont’Serrat, nos Escritórios Boutique do Shopping Iguatemi, no complexo comercial Trend Orla, e em Viamão, no Vila Ventura Ecoresort. A nova unidade é a primeira da rede com funcionamento todos os dias, de Segunda à Sábado, das 10h às 22h, e aos Domingos, das 14h às 20h.

“É com imensa alegria que estamos levando beleza e bem-estar para Canoas e região metropolitana. Nosso desejo é fazer com que os clientes vivam experiências e não vejam o One Spa apenas como um serviço. As pessoas gostam de ser cuidadas e é essa nossa expertise. Temos uma equipe totalmente voltada para isso. Queremos que os nossos clientes saiam de lá encantados “, explica a diretora Fabianne Alves.

72 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Social
Fabianne Alves, diretora da One Spa.
EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 73 SOCIAL | THIAGO SOARES
74 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 SOCIAL | THIAGO SOARES
76 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 SOCIAL | THIAGO SOARES
EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 77 SOCIAL | THIAGO SOARES
78 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 SOCIAL | THIAGO SOARES
EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023 79 SOCIAL | THIAGO SOARES

DodoGheleen

Anova coleção de Inverno 2023 que o cabeleireiro profissional Dodo Gheleen apresenta em seu portfólio, busca oferecer inspiração, com a proposta principal de cabelos iluminados, cores vibrantes e na intensidade certa, com baixa manutenção, para mulheres reais, que buscam praticidade e inovação no seu dia a dia.

A coleção foi construída e inspirada à partir do mais novo lançamento da marca Wella, com a nova linha de coloração, a Kolleston Perfect, que traz novas nuances em sua cartela de cores.

Caramel Brown é um moreno Iluminado em que foi utilizada a Técnica No Bleach Blondes, uma técnica de mechas sem descoloração que reduz o tempo de salão entregando resultados poderosos e preservando a saúde dos fios

Stylist @simonk arantes

Vanilla Soft, para este cabelo foi utilizado um iluminado com muita naturalidade, mechas em pontos estratégicos, sendo um cabelo com baixa manutenção

Ginger Amadeirado, neste tom foi utilizado uma tonalidade de ruivo mais fechada, também sem descoloração, tudo feito com as novas nuances da K.P.

• Fotografia @estudiomisturini

Vestimentas @nukk outlet

• Maquiagem @viccamargo

• Produção @onixhairsalon

80 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
BELEZA X EDIÇÃO 35 | ANO 4 |
N o v a C o l e ç ã o
Por Luan Lauckmann
b y

DodoGheleen

82 EDIÇÃO 35 | ANO 4 | 2023
Clique Aqui Clique Aqui Clique Aqui Clique Aqui