Revista Diário de Bordo Edição 38

Page 1

MICHELE E IARA DUTRA

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 I’M DUAS IRMÃS SEMIJOIAS A MARCA DA MULHER MOD ER N A

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL

Carlos Alberto de Azevedo

DIRETOR COMERCIAL

Thiago Soares

REDAÇÃO

Leci da Silva

Bebeto Azevedo

COLUNISTAS

Bebeto Azevedo

Bernardo Tietze

Elis Soares

Évelym Ferreira

Fabiani Fortes

Làura Schirmer

Leci da Silva

Ronan Mairesse

Sérgio González

Thiago Soares

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Leci da Silva

MTB: 11.972

FOTO DA CAPA

Estúdio Misturini

EDIÇÃO GRÁFICA

Duca Vieira

FOTOGRAFIA

Sérgio González

DIÁRIO DE BORDO É UMA

PUBLICAÇÃO DO GRUPO S&A

PUBLICIDADE E PROPAGANDA EIRELI

Rua Venâncio Aires, 3111 - Canoas/RS - CEP 92110-001

E-MAIL

comercial@diariodebordo.net

PERIODICIDADE Mensal

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DA REVISTA, POIS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

2 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
www.diariodebordo.net /revistadiariodebordo

Chegamos no mês de março de 2024! A revista Diário de Bordo retorna das férias com sua bateria completa, para este ano que promete. Neste mês das mulheres, as nossas passageiras VIPS são as irmãs empreendedoras Iara e Michele Dutra, atuantes no ramo de semijoias, criam peças únicas, na cidade de Canoas, que estão expandindo seus negócios e estão em busca de mulheres que queiram ganhar uma renda extra garantida. E o mês está cheio de novidades e celebrações. A Revista Diário de Bordo, celebrando 7 anos de parceria com o ParkShopping Canoas e com a Multiplan, lançou, dia 08 de março, a Exposição Mulheres que Plantam e Colhem, idealizada pelo médico Bebeto Azevedo. Ele idealiza e nós colocamos em prática. Essas mulheres estão compartilhando sua receita de sucesso com a comunidade canoense. E nós seguimos para o nosso próximo jantar do projeto Diário de Bordo Por Aí… No mês de abril, desembarcaremos na Itália e conheceremos sobre a sua cultura, música e gastronomia. Vamos juntos? Chegou a hora da sua empresa patrocinar nossos eventos e ter a visibilidade máxima. Nossos espaços publicitários já estão sendo comercializados e finalizaremos, em 28 de julho, com a famosa Feijoadíssima by Bebeto Azevedo. Antes dela, faremos mais um Diário de Bordo Por Aí, Festival do Xis, Miss Grand Rio Grande do Sul 2024, Musical Timbaúva, Dra. Rosangela Terapeuta, Prêmio Laney Langaro e finalizamos o primeiro mês do segundo semestre. Várias possibilidades para sua marca ter muita visibilidade e estar conosco. Nossos números orgânicos, para este primeiro trimestre, já ultrapassaram 1,5 milhões de usuários somente no Instagram. Estamos colhendo o que plantamos desde o início das nossas operações. Nossos colunistas estão cheios de novidades em suas páginas. Bernardo Tietze nos ensina que a nossa vida é uma obra de arte. Você é um vencedor ou gosta de inventar desculpas? Elis Soares iniciou o ano com tudo. Nossa colunista teen conta, nesta edição, tudo sobre o Critics Choice Awards. Fabiani Fortes nos ensina a domar o monstro digital. A famosa Làura Schirmer nos atualiza dos eventos e novidades da capital gaúcha e do Ora Felice, que é realizado no restaurante italiano, na rua dona Laura, que completa 20 anos. Inovação em 2024 é uma obrigação da liderança, nos ensina o mestre Ronan Mairesse. Nossa jornalista entrevistou a fênix, que ressurgiu das cinzas pelas mãos do médico Bebeto Azevedo, através do programa Primeira Infância Melhor, que ele implantou na cidade e virou referência no Brasil. Ele nos conta, nesta edição sobre os eventos mais badalados da cidade. E Sérgio González nos mostra um pouco dos Clics da exposição, que fica até o dia 31 de março no seu Park. Eu falo demais? Imagina! Viva a Revista Diário de Bordo! Fofocas são para os fracos e não temos disponibilidade por aqui. Para os fortes temos muito conteúdo. Boa leitura!

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 3 EDITORIAL

Banco de Sangue Virtual, um olhar de amor ao próximo

Ricardo Nunes, diretor do Instituto Maria Odete Xavier (MOX), o Banco de Sangue Virtual, é natural de Cachoeira do Sul/RS, casado com Suyan, pai de Guilherme e Eduarda Nunes e é Publicitário, com formação em Processos Gerenciais.

Um homem visionário, comprometido com a transformação social. Sua liderança inspiradora guia a organização na promoção de mudanças significativas. Com paixão pela causa, ele mobiliza recursos e

Por Leci da Silva

promove a conscientização sobre a importância da doação para um futuro melhor. A visão humanitária do diretor Ricardo transcende desafios, incentivando a participação ativa da comunidade. Sua dedicação incansável fortalece os laços entre o Banco de Sangue Virtual e aqueles que acreditam na construção de um amanhã mais solidário e sustentável.

Com uma visão inspiradora, Ricardo e sua equipe lideram a organização com paixão e sabedoria,

buscando incessantemente soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela comunidade. Sua abordagem estratégica e foco na sustentabilidade refletem não apenas em números, mas também na qualidade de vida dos beneficiários do Instituto. “O Banco de Sangue Virtual tem sua origem, finalidade e funcionalidade de todo sistema no ato de eu ser um doador há mais de 30 anos, sempre vendo a necessidade e desespero de pessoas, de familiares e de amigos em busca de doadores. O Banco tem

4 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 VOLUNTARIADO

como finalidade atender as demandas das necessidades de doação de sangue, através da inserção de tal necessidade no Banco, detectando os doadores cadastrados com seu tipo sanguíneo, que receberão um aviso, convidando-os para doar, sempre que um paciente próximo precisar de doador compatível. Iniciamos em Porto Alegre e logo avançamos pelo estado, atendendo, atualmente, todos os Bancos de Sangue e Hemocentros do estado”, relata.

Ainda de acordo com Ricardo, “o receptor do sangue, ou algum familiar ou amigo por ele, pode solicitar a atuação do Banco de Sangue Virtual através do site www.bancodesanguevirtual.com.br, clicando no link ‘Preciso de Sangue!’ (no canto superior direito da página), quando abre uma página a ser preenchida com os dados do receptor (nome completo, e-mail, WhatsApp, tipo sanguíneo e local de doação, em qualquer parte do estado do Rio Grande do Sul)”, enfatiza.

Ricardo informa que o cadastro dos doadores também é através do site. A pessoa que esteja disposta e queira ajudar outras pessoas, através da doação de sangue, pode preencher o formulário de doadores, passando a receber as solicitações e demandas por WhatsApp. “Neste mesmo canal, o doador pode tirar qualquer dúvida que tenha sobre Doação de Sangue, sobre medicamento que está usando, sintomas e/ou doenças que tenha, enfim qualquer dúvida. Este Canal é privado, somente nós recebemos a pergunta e somente quem perguntou recebe a resposta e quem responde as perguntas aos doadores, de forma anônima, são as coordenadoras dos principais Bancos de Sangue do Estado, que são parceiras voluntárias do projeto e estão ali para esclarecer dúvidas”, afirma.

Além de sua liderança visionária, Ricardo é conhecido por sua capacidade de envolver a comunidade local, empresas e outros setores da sociedade, demonstrando sua

habilidade em construir pontes e superar desafios complexos. A transparência e prestação de contas são princípios fundamentais para Ricardo. “Valorizo a confiança dos doadores e da comunidade, garantindo que cada recurso seja utilizado de maneira eficaz e ética. Sua integridade é um farol que guia a organização, estabelecendo um padrão elevado para todos os envolvidos na missão do Banco de Sangue Virtual. Trabalhamos com duas plataformas, que disparam os e-mails e Whatsapp para a equipe: a Dinamize, que dispara os e-mails, empresa gaúcha que atende o mercado nacional e internacional, já adequada a LGPD, e a WDAY BRASL, empresa de Santa Catarina,

“Exemplo concreto: qualquer pessoa, em qualquer parte do Estado, que estiver precisando de doadores, é só entrar em contato com o Banco de Sangue Virtual e a equipe entra em contato com os doadores cadastrados no município indicado e ajuda o paciente em necessidade.”

que dispara as comunicações pelo Whatsapp, também já alinhada a LGPD, proporcionando-nos a tranquilidade de trabalhar com a segurança de nossos dados”, salienta.

Considerando que todas as ideias, por melhores que sejam (e o Banco de Sangue Virtual é uma excelente ideia, não se pode deixar de reconhecer), podem ser aperfeiçoadas e/ou melhoradas, segundo Ricardo, muitas são as perspectivas de crescimento e aperfeiçoamento e/ ou melhorias para o Banco de Sangue Virtual. “Eu tenho o sonho de ter o aplicativo do Banco de Sangue Virtual, pois possibilitará uma interação maior com os doadores; por exemplo, a qualquer momento e lugar que o doador fizer a doação, poderá comunicar através do App e o próprio sistema, automaticamente, vai congelá-lo, por três meses, se for mulher, ou por dois meses, se for homem, ciente de que homens podem doar de dois em dois meses e mulheres de três em três meses. Isto possibilitaria fazer um quantitativo estatístico para saber quantas pessoas foram doar, para qual pessoa, para qual Banco de Sangue, ano, mês e dia, controle que, no momento, não temos. O App também poderá localizar o doador por geolocalização, podendo fazer a solicitação à pessoa mais próxima a fazer a doação ao paciente que necessita no momento, dando maior eficiência e agilidade a todo o processo”, destaca,

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 5 VOLUNTARIADO
“Doação de

sangue é uma forma de caridade. Quando a pessoa pensa em doar já está fazendo o bem. Faz o bem para si mesmo e

para até quatro pessoas, que estão no hospital.”

Ricardo revela, também, com exclusividade à revista Diário de Bordo, que, a partir deste ano de 2024, foi fechada uma parceria com o SICOOB para lançar o Banco de Sangue Virtual no Paraná, onde os paranaenses, assim como os gaúchos, vão poder utilizar o Banco de Sangue Virtual. A ideia é que todos os estados venham a ter e conhecer o Banco de Sangue Virtual.

A empatia do Ricardo é evidente em cada projeto implementado pelo Banco de Sangue Virtual. Ele compreende profundamente as necessidades da comunidade e trabalha incansavelmente para criar programas que, não apenas ofereçam assistência imediata, mas, também, capacitem as pes-

soas para construírem um futuro mais promissor.

Segundo Ricardo, a doação é um ato de caridade, pois ao doarmos uma bolsa de sangue estaremos auxiliando até quatro pessoas. “Às vezes vamos motivados a fazer a doação por um familiar ou por um amigo e, no final, acabamos ajudando até quatro pessoas, e isto se dá porque, quando a gente faz a doação, a bolsa é estratificada em componentes do sangue, separando plaquetas, crioprecipitado, soro e plasma, elementos que, separadamente, podem ajudar pacientes diversos, e esta é a verdadeira caridade e exemplo de amor, é fazer o bem sem olhar a quem”, pontua. Nunes relata, ainda, que a doação de sangue é o verdadeiro

amor ao próximo, é não pensar somente em si. “Nós amamos pessoas que pensam em pessoas e, com certeza, podemos transformar o mundo. A partir do momento que a gente começa pensar no outro de forma coletiva, isto faz com que o mundo ao nosso redor seja contagiado com nossas ações”, reforça.

O legado do Ricardo vai além dos resultados tangíveis da organização. Sua influência positiva é sentida não apenas pelos beneficiários diretos, mas por todos que têm o privilégio de trabalhar ao seu lado. “O compromisso com a justiça social e a construção de um amanhã mais solidário nos inspira e nos motiva todos os dias a compartilhar dessa jornada transformadora”, finaliza.

“Vamos entrar 2024 pensando no próximo de forma coletiva.
Hoje podemos ser a pessoa que ajuda, amanhã poderemos vir a ser a que precisa da ajuda.”
6 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 VOLUNTARIADO

DECORAÇÃO

Tendências de Decoração para 2024

Oano de 2024 promete trazer uma série de mudanças emocionantes e inovadoras no universo da decoração de interiores. As tendências para este ano refletem a busca por equilíbrio entre o conforto familiar e a estética contemporânea, incorporando elementos que estimulam os sentidos, promovem ambientes acolhedores e valorizam a sustentabilidade. Vamos explorar algumas das principais tendências que estão moldando o cenário da decoração em 2024.

Sustentabilidade como Pilar

Fundamental

Em resposta à crescente preocupação com o meio ambiente, a decoração sustentável ganha destaque. Materiais reciclados, móveis eco-friendly e técnicas de design com baixo impacto ambiental estão no centro das escolhas conscientes dos consumidores. A valorização do artesanato local e a reutilização de peças antigas, também se destacam como práticas essenciais.

Cores Naturais e Terrosas

Paletas de cores inspiradas na natureza, como tons de terra, verdes suaves e azuis serenos, ganham popularidade. Essas cores transmitem uma sensação de calma e conexão com o ambiente, promovendo uma atmosfera tranquila e equilibrada nos espaços residenciais.

8 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024

Minimalismo Funcional

O minimalismo mantém sua relevância, associado a uma abordagem mais funcional. Móveis multifuncionais e designs que otimizam o espaço tornam-se essenciais para atender às necessidades práticas dos ambientes urbanos modernos.

Tecnologia Integrada

A integração de tecnologia de forma discreta e inteligente torna-se uma tendência importante. Móveis e acessórios que incorporam sistemas de automação residencial, realidade aumentada e outras inovações tecnológicas oferecem praticidade e um toque futurista aos ambientes.

Texturas Sensoriais

O foco em texturas torna-se uma parte crucial do design de interiores. Materiais táteis, como veludo, lã e couro, são combinados para criar uma experiência sensorial envolvente. Tapetes felpudos, almofadas texturizadas e revestimentos tridimensionais nas paredes ganham destaque.

Em 2024, a decoração de interiores está intrinsecamente ligada à busca por significado, sustentabilidade e conforto. A fusão de estilos, a valorização da natureza e a integração de tecnologia inteligente moldam os espaços residenciais de maneira inovadora, refletindo a evolução contínua das aspirações estéticas e funcionais da sociedade.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 9 DECORAÇÃO

Social Teen Évelym Ferreira

evelym@diariodebordo.net

Critics Choice Awards

No brilho e glamour da noite do Critics Choice Awards, um momento resplandeceu com uma luz particularmente forte: o discurso inspirador da talentosa atriz America Ferrera. Conhecida por sua atuação marcante em “Quatro Amigas e um Jeans Viajante”, Ferrera não apenas recebeu o prestigioso prêmio SeeHer, mas também usou sua plataforma para destacar uma ques-

tão crucial: o espaço das mulheres latinas no mundo do cinema.

Em seu discurso, Ferrera não poupou palavras ao abordar a importância da representatividade e da persistência. Ela compartilhou sua jornada desde a infância até alcançar um lugar que parecia distante de suas expectativas iniciais. Ferrera enfatizou o papel essencial de figuras como Margot

10 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024

Robbie e Greta Gerwig, que confiaram em seu talento e contribuíram para abrir portas que antes pareciam inacessíveis.

A atriz expressou sua gratidão a Robbie, reconhecendo sua visão e coragem ao levar adiante projetos que desafiam estereótipos de gênero, como o filme Barbie, uma ideia inicialmente descartada por ser considerada “muito feminina”. Este gesto não só deu vida a personagens que desafiam padrões, mas também ofereceu ao mundo uma nova perspectiva sobre o que é possível no cinema.

Da mesma forma, Ferrera homenageou Gerwig, destacando sua habilidade como cineasta e sua capacidade de contar histórias femininas de forma autêntica e poderosa. Ao escolher Ferrera para interpretar o papel de Glória, Gerwig não apenas reconheceu seu talento, mas também desafiou a noção de que histórias centradas em mulheres têm menos impacto ou alcance.

No entanto, apesar desses avanços notáveis, é fundamental reconhecer que o espaço das mulheres latinas no cinema continua a ser limitado e muitas vezes marginalizado. Embora figuras como Ferrera, Robbie e Gerwig abram caminho, a indústria cinematográfica ainda tem um longo caminho a percorrer para garantir uma representação verdadeiramente diversificada e inclusiva.

O reconhecimento de Ferrera no Critics Choice Awards é um lembrete poderoso de que o talento e a determinação das mulheres latinas não podem ser subestimados. No entanto, também serve como um chamado à ação para uma mudança mais ampla e duradoura na indústria do entretenimento. Somente quando todas as vozes são ouvidas e todas as histórias são contadas poderemos verdadeiramente celebrar a riqueza e a diversidade do cinema contemporâneo.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 11 SOCIAL TEEN | ÉVELYM FERREIRA

Bernardo Tietze

A vida como uma obra de arte

Não importa a quão colorida seja uma pintura, o quadro é mais do que apenas tinta. Quando você olha para o seu quadro, que cores ele tem? Que traçados você, como artista, desenha as curvas da sua vida? Qual é a força das suas pinceladas? Você trata seu quadro com força ou com leveza? A arte e as projeções subjetivas são mais do que mistura de cores e estilos de pinceladas. Existe movimento, mesmo parado. Existe dor, mesmo em silêncio. Existe clareza, mesmo no escuro. A vida é uma obra de arte.

Essa obra de arte nos permite pintar experiências novas em cima de traumas antigos. Ela muda suas imagens, sem perder a sua essência. É objeto de desejo, ao mesmo tempo que pode ser um alvo de arrependimentos. Viver é muito mais do que acordar todos os dias para trabalhar e seguir o fluxo da vida pós-moderna.

Cada habilidade nova, cada contato novo, cada semana nova é uma oportunidade de ampliar o seu quadro e fazê-lo o mais a sua cara possível. Permitir-se viver é tirar as amarras do artista que vive dentro de ti. Livre para criar, nossa criatividade encontra solução onde só víamos problemas. E isso é o que a Psicologia busca proporcionar para as pessoas, ampliar a visão para sair das molduras e se aventurar em outros hemisférios.

12 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
bernardo@diariodebordo.net Psicologia

Usar da Psicologia como ferramenta para construção de uma vida que vale a pena viver é fundamental para a autorrealização e o orgulho da vida que se constrói, ou melhor, do quadro que se pinta. Neste texto, convido-os a refletir juntos sobre a relação da arte com a sua vida. O lugar do protagonismo de si como o artista desconhecido, que faz as suas artes, independentemente da opinião alheia e das críticas culturais. Você coloca a moldura que quiser, sem precisar caber na moldura dos outros.

Por meio das nossas expressões, identificamos quem somos, a que viemos e para onde nos organizamos a ir. Jamais releve um sentimento latente, uma dor silenciada ou uma angústia incontrolável. O corpo fala, assim como a mente não se aquieta. Esses são sinais de que uma mudança é necessária. Não se negligencie, assim como o artista não diminui a sua própria obra. Pelo contrário, tome a frente, faça jus à sua pessoa e se posicione com valor. Isso faz toda a diferença, quando for a hora de se expor.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 13 PSICOLOGIA | BERNARDO TIETZE

Iara e Michele, profissionais de visão à frente da empresa I’M Duas Irmãs Semijoias

Por Leci da Silva

No efervescente universo empresarial de semijoias, desponta um duo dinâmico que vai além dos laços sanguíneos, unindo paixão, visão e comprometimento. As irmãs Iara Paust Dutra e Michele Paust Dutra são protagonistas de uma história empreendedora, que floresceu como uma joia rara no mercado.

Michele Paust Dutra, 42 anos, nascida em Santa Maria e moradora de Canoas há 40 anos, casada com Alexandre Gonçalves há 18 anos, tem os filhos Larissa (16 anos), Ângelo (10 anos) e Miguel (9 anos). Formada em gestão financeira, com MBA em gestão de políticas públicas, é experiente na área financeira, analista de relacionamento e empreendedora desde sempre.

De acordo com Michele, a maternidade lhe fez empreendedora, pois ser mãe é uma experiência única, possibilitando muito crescimento e aprendizado, e, junto com os desafios que a maternidade traz, surgem novos caminhos, novas possibilidades, um novo olhar para o mundo. “Quando recebemos o diagnóstico da minha filha primogênita, Larissa, sabia que me tornaria uma mulher multifacetada. Ter um filho especial é algo único e nos acorda para um novo mundo,

14 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
CAPA
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 15

cheio de dúvidas, de incertezas, mas também de ideias, e, principalmente, de fé e coragem”, relata. A empresária diz, ainda, que sua vontade sempre foi ir além, sempre pensando: se posso fazer para ela, posso fazer para mais pessoas. “Parei para pensar em quantas mulheres você conhece que já fizeram doces ‘pra fora’, salgados, que costuram roupas, que vendem produtos, lingerie, semijoia, para complementar a renda em casa, ou como muitas mulheres são provedoras financeiramente de seus lares”, salienta.

Michele salienta que, sempre entendeu que, para cuidar do outro, precisaria cuidar de si, e tudo no tempo certo, aos poucos e no tempo que conseguiu se qualificar e foi se tornando uma empreendedora, vendendo algo, aprendendo trabalhos manuais, pois de uma coisa tinha certeza nesta vida, que o conhecimento ninguém pode nos tirar. Sua maior motivação é sua família, mas a filha especial é a que mais a ensina e inspira. Por ela tornou-se uma mulher mais forte e resiliente. “Aprenda uma atividade manual e a exerça enquanto aguarda a terapia do seu filho ou quando ele estiver na escola, se for esta a realidade da sua família. Aprenda algo novo, descubra seu talento e vá se lapidando, você é capaz de ir muito além do que possa imaginar”, afirma.

Originárias de uma família humilde, onde o amor, o afeto, o respeito mútuo e o incentivo para estudar, trabalhar e construir um futuro sólido sempre estavam presentes, as irmãs muito cedo já se mostraram empreendedoras e iniciaram o trabalho na área de vendas. De acordo com Michele, já casada e com filhos, sendo uma com deficiência, precisando de internações hospitalares constantes, há 16 anos, quando ela nasceu e precisava ficar internada, ela começou a fabricar semijoias para gerar uma renda. “Estas peças eu vendia nos hospitais para enfermeiras e médicas, que adoravam as peças exclusivas que eu fabricava. Foi quando me descobri como uma

empreendedora no ramo de semijoias. Mas, por demandar maior cuidado com minha filha, só reiniciei a fabricação de semijoias com a parceria de minha irmã Iara”, afirma.

Iara Suzana Paust Dutra, 40 anos, natural de Santa Maria, tem como formação Técnico em Marketing, é mãe do Kauã, de 19 anos, seu orgulho, razão e motivação de tudo.

De acordo com Iara, sua experiência profissional sempre foi na área comercial e administrativa, descobrindo-se empreendedora nos últimos seis anos. “Com o falecimento da minha mãe, fiquei responsável pela minha irmã Ana,

“Coragem, determinação e trabalho árduo são os componenteschave de ser empresária. E, embora certamente haja obstáculos ao longo do caminho, tudo faz parte do início de uma jornada da qual você se orgulhará nos próximos anos, ao olhar para trás”.

que é PCD, renunciei ao emprego formal pela necessidade de cuidados com ela e reorganizei a vida, pelos desafios que estavam por vir. Então comecei a trabalhar com vendas. Foi a melhor escolha que poderia ter feito. Abracei com todas as forças as mudanças que a vida me proporcionou e me descobri uma mulher forte”, relata.

De acordo com Iara, hoje ser empresária lhe faz ter orgulho da estrada que percorreu até aqui, uma estrada que não foi fácil, mas não foi impossível. “Eu e minha irmã Michele (uma das pessoas mais especiais da minha vida) tínhamos

16 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 CAPA

sonhos em comum e uma família linda para zelar. Nosso conhecimento, coragem e fé fizeram que começássemos nosso próprio negócio, que era tão pequeno, em uma sala de casa, e hoje estamos com nossa loja, onde colocamos todo nosso amor em tudo que fazemos. Nossa Loja I’M Duas Irmãs Semijoias”, destaca.

Segundo Michele, antes de ter a atual loja física, as irmãs tiveram suas primeiras revendedoras, pessoas de seu círculo de amizade, tendo elaborado, para este trabalho de campo, um planejamento estratégico e um plano de negócio para revenda. “Pensamos em como a revendedora iria vender, quanto iria lucrar, o quanto precisaria conhecer nossas peças, o suporte que iríamos oferecer para esta revendedora, nossas embalagens e estojos de semijoias; pensamos tudo em prol desta revendedora que ia trabalhar com nossas peças, pois, como um dia já estivemos no lugar de revendedora, queríamos o melhor para ela. Sabemos o quanto é importante gerar renda para seu lar e quanto isto é impactante emocionalmente, para que possa se sentir importante e valorizada como mulher e geradora de renda para sua família, sendo que muitas vezes é a única. Hoje somos sucesso em venda com nossas revendedoras”, destaca.

O início da jornada empresarial das irmãs não foi isento de desafios, mas tinham no coração sem-

“Sou uma pessoa de muita fé e sou muito grata por cada momento vivido sempre, seja ele ruim ou bom, pois nada acontece por acaso. Estamos nessa vida para aprender e evoluir”.
Iara Paust Dutra

pre o desejo de trabalhar com semijoias, com venda própria e com revendedoras. “Em um mercado competitivo, precisávamos nos destacar não apenas pela qualidade excepcional de nossas semijoias, mas também pela capacidade de inovação, na atualização de tendências, no investimento em pesquisa de mercado e antecipando-se às demandas dos clientes, o que nos levou a conquistar um lugar de destaque rapidamente”, revelam as irmãs.

De acordo com Michele, a sinergia entre as irmãs é palpável, não apenas nos designs exclusivos, mas, também, na gestão eficiente dos negócios. Iara, com sua visão estratégica, foca na administração, na logística, nas parcerias e na expansão da marca, e o cuidado com a equipe de revendedoras, enquanto Michele, dotada de um talento artístico excepcional para criação, é responsável pelas belíssimas peças. Essa combinação única de habilidades tem sido a força propulsora por trás do sucesso contínuo da empresa. “A vontade de abrir a loja física surgiu em 2021, em meio à pandemia. Com muita resiliência, fé e amor, em outubro de 2022 nasce a I’M Duas Irmãs Semijoias. Decidimos que era o momento de abrir o nosso próprio negócio, unindo forças para criar algo único. Para concretizar este sonho, contamos com um planejamento sucinto e a ajuda de nosso pai, com investimento inicial, com o qual compramos passagem para São Paulo,

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 17 CAPA

após garimparmos, com muito ‘pé no chão’, fornecedores de peças e serviços para nossas primeiras montagens de semijoias. Pesquisar e estudar o mercado de banho certificado e de boa qualidade foi tarefa fundamental para o sucesso de nossos produtos”, assevera.

A marca fundada por Iara e Michele, a I’M Duas Irmãs Semijoias, não é apenas uma linha de semijoias, é uma expressão de elegância, estilo e personalidade. Cada peça é meticulosamente concebida, resultando em uma coleção que transcende as tendências passageiras, tornando-se atemporal. Essa abordagem distinta cativou um público fiel, ávido por adquirir não apenas uma joia, mas uma narrativa que ressoa com seu próprio senso de identidade. “Nosso trabalho é carregado de amor e dedicação, tanto na montagem das peças, quanto na dedicação aos nossos clientes e com as revendedoras”, revela Iara

“Trabalhar com Iara e Michele é muito satisfatório, pois são profissionais dedicadas e eficientes. Estão sempre dispostas a escutar e buscar uma melhoria contínua para todos os envolvidos e isso é excelente para o desenvolvimento profissional de todas nós”.

Revendedora Gisele Carine dos Santos Albres

Além do compromisso com a excelência na produção, Iara e Michele também cultivam não somente ser empreendedoras, mas ajudar outras pessoas a empreenderem. E para que aprendam, realizam cursos para quem tiver interesse, sempre com um olhar atento para as tendências e uma inclinação inata para o design, para que consigam ter sua própria renda, o que destaca as irmãs como líderes visionárias no setor. “Consideramos

uma missão ensinar outras pessoas a fazer o mesmo trabalho, considerando muito mais a essência de nosso negócio, passando nosso conhecimento e ajudando outras pessoas a ter sua própria renda, com a revenda das peças”, salienta Iara.

A marca fundada por Iara e Michele, a I’M Duas Irmãs Semijoias, não é apenas uma linha de semijoias, é uma expressão de elegância, estilo e personalidade. Cada peça é meticulosamente concebida, resultando em uma coleção que transcende as tendências passageiras, tornando-se atemporal. Essa abordagem distinta cativou um público fiel, ávido por adquirir não apenas uma joia, mas uma narrativa que ressoa com seu próprio senso de identidade. “Nosso trabalho é carregado de amor e dedicação, tanto na montagem das peças, quanto na dedicação aos nossos clientes e com as revendedoras”, revela Iara

Além do compromisso com a excelência na produção, Iara e Miche-

“Quando falamos em peças personalizadas, a I’M Duas Irmãs Semijoias vende desejos, realiza sonhos, constrói sentimentos e valores por todo o contexto”.
18 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
CAPA

le também cultivam não somente ser empreendedoras, mas ajudar outras pessoas a empreenderem. E para que aprendam, realizam cursos para quem tiver interesse, sempre com um olhar atento para as tendências e uma inclinação inata para o design, para que consigam ter sua própria renda, o que destaca as irmãs como líderes visionárias no setor. “Consideramos uma missão ensinar outras pessoas a fazer o mesmo trabalho, considerando muito mais a essência de nosso negócio, passando nosso conhecimento e ajudando outras pessoas a ter sua própria renda, com a revenda das peças”, salienta Iara.

Em um mundo onde a competição acirrada muitas vezes obscurece os valores fundamentais, as irmãs Iara e Michele produzem um trabalho de semijoias que vai além do brilho superficial. Sua jornada empreendedora não é apenas sobre conquistar mercados, mas sobre criar um legado duradouro, onde a beleza é intrinsecamente ligada à ética, inovação e responsabilidade. “Temos o comprometimento de trabalhar com fornecedores especializados, em produtos, em banho de semijoias, e temos na cidade de Guaporé um mundo para explorar, pois sempre tivemos pessoas que nos auxiliaram nos primeiros processos. Temos a certeza de que nunca estamos sozinhas. Precisamos desta rede que formamos e o valor que damos às

pessoas faz com que atraíamos pessoas boas em nosso caminho. Nosso negócio também acabou agregando estes contatos com as pessoas e acabamos descobrindo um universo muito grande, o que nos permitiu aprimorarmos o conceito no nosso negócio”, enfatizam.

Segundo as irmãs, a descoberta da cidade de Guaporé foi o start que precisavam para encontrar bons fornecedores; isto aconteceu e hoje contam com estes fornecedores certificados e um excelente banho de qualidade, que compõem as peças produzidas pela I’M Duas Irmãs Semijoias. “Funcionando há um ano e quatro meses, trabalhando com ética e perseverança, com incremento em quantidade de peças, os 5.000,00 reais de investimento de nosso pai tornou-se em um valor mui-

“Nos desafiamos, acreditamos e realizamos um trabalho íntegro, com construção de valores e realização de sonhos, ensinando o amor ao próximo como nossa missão de vida, este é o legado da I’M Duas Irmãs Semijoias”.

to maior, em material e número de semijoias prontas, o que hoje nos permite atender uma cartela grande de clientes”, enfatizam as irmãs, que destacam, ainda, que a loja já tem seu nome reconhecido em Canoas, que os clientes têm conhecimento sobre os produtos e métodos diferenciados da I’M Duas Irmãs Semijoias. “O nosso processo é realizado com a compra dos componentes para montar peças de semijoias no bruto, que recebem um banho na galvânica, podendo ser prata ou ouro, no milésimo do ouro que a gente quer fornecer para o cliente, e que seja uma peça de bastante durabilidade e qualidade. Em seguida as peças vão para o ateliê, para o processo de criação, para depois irem para o consumidor final, seja através de nossa loja ou de nossas revendedoras. E, muito mais que isto, criamos peças personalizadas, consertamos peças para os clientes e, em especial, restauramos peças de valor sentimental e

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 19
CAPA

inestimável, com toda responsabilidade e confiança”, concluem

A história dessas duas empresárias é uma joia reluzente, não apenas no mundo das semijoias, mas também no panorama inspirador do empreendedorismo e empoderamento feminino.

@imdesignerjoias

(51) 99883-1915

“Na I’M Duas Irmãs Semijoias o lucro é uma consequência de todo trabalho envolvido nas peças oferecidas aos nossos clientes”.
20 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
CAPA
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 21

Social Leci da Silva

leci@diariodebordo.net

Jussara Rycembel aniversariou

Parabéns, querida amiga Jussara Rycembel! Que a data especial comemorada no Salão da família, a Garden Centro de Eventos, traga muitas alegrias, amor e realizações. Que a vida continue a presenteá-la com momentos incríveis e conquistas memoráveis, sempre rodeada de familiares e amigas. Que cada novo ano seja repleto de saúde, felicidade e sucesso. Que a luz que você irradia continue iluminando o caminho de todos ao seu redor. Feliz aniversário, de toda a equipe da revista Diário de Bordo.

22 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
Enzo, Jussara e Roberta Jussara Rycembel Rita, Jussara, Lesle e Beatriz Farias
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 23 SOCIAL | LECI DA SILVA
Lu, Fabi, Jussara, Esther, Márcia, Loiva e Pâmela Bernardini Marilene, Jussara,Zilma e Ana Wiezzer Márcia, Luiza, Soraia, Rosilene, Zilma e Valderes da Silva Fabíula, Jussara e Janete Amaral Carmen, Marilene, Lindamar, Márcia, Jussara, Valderes, Luiza, Bernadete e Zilma Biazus Jussara e Oneida Di Domenico

Social Leci da Silva

leci@diariodebordo.net

Cinquenta anos de casados

Márcia e Flávio Assmann celebraram suas Bodas de Ouro. Ao longo dessas cinco décadas, construíram uma história sólida, repleta de momentos inesquecíveis e de superações. O comprometimento mútuo e cumplicidade são fontes de inspiração para todos ao seu redor. A equipe da revista Diário de Bordo renova votos de felicidade ao casal, desejando que cada dia seja repleto de amor, saúde e alegrias compartilhadas, juntamente à família e aos amigos.

24 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
Paula, Flávio, Márcia Assmann e e o genro Maurício Flávio e Márcia Assmann
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 25 SOCIAL | LECI DA SILVA
Sérgio e Ieda, Adelar e Jaqueline, Márcia e Flávio, Simone e Dirlei, Marília e Eduardo Paula e a neta Mirela, Márcio Assmann e Ana Assmann, neto Willian, Cyro e Flávia Assmann. Jussara, Flávio, Márcia e Rose Guindani Teodoro, Leci, Flávio, Márcia, Lindamar, Valdemar, Eva e esposo Bernadete, Rose, Rosilene, Lindamar, Jussara, Eva, Valderes e Sandra Bassegio.

Abel e Lione celebram união

Abel e Lione, unidos pelo amor, celebraram a união de duas almas destinadas a trilhar juntos o caminho da vida. Juntamente com a família, padrinhos e amigos e em meio a risos e lágrimas de felicidade, prometem compartilhar sonhos, construir memórias e enfrentar desafios lado a lado. Que a jornada que agora começam seja repleta de amor, companheirismo e momentos inesquecíveis. A equipe da revista Diário de Bordo deseja muitas felicidades ao casal Abel e Lione, nesta jornada que é a promessa de uma vida plena e feliz a dois.

26 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
leci@diariodebordo.net Social Leci da Silva
Abel Rosa da Silva e Lione Gil Ilha Os noivos Lione Gil Ilha e Abel Rosa da Silva Vagner Bastos, Lione, Abel e Latara Laux
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 27
Lione, Abel e Ivone Ilha Ademar Gregis e os noivos Felipe Ilha, os noivos e Marielen Castro Carlos Alberto Ilha, Denise Ribeiro, os noivos e Derik Ilha Ariel, os noivos e Simone Pedrosa Guilherme Brandtener, os noivos e Ione Ilha Os noivos, familiares e padrinhos no cartório
SOCIAL | LECI DA SILVA
Teodoro, os noivos e Leci da Silva

Social Leci da Silva Sociedade em férias

Em meio ao frenesi da rotina diária, a sociedade se entrega às merecidas férias, buscando alívio do estresse cotidiano. As férias não apenas renovam energias, mas também redefinem relações sociais. É um período de descontração, encontros descompromissados e laços fortalecidos. As preocupações do trabalho cedem espaço para momentos de lazer, promovendo a conexão com familiares e amigos. Algumas personalidades de nossa sociedade em férias revelam sua face mais leve, onde o tempo é apreciado e a felicidade é o principal destino.

O queridíssimo casal Carlos e Valderes da Silva curtiram as férias em família em um cruzeiro pelas Bahamas, a bordo do majestoso MSC Seashore.

Tatiane Possebom escolheu Trancoso, na Bahia, para as merecidas férias. Trancoso, com suas praias paradisíacas, areias douradas, coqueirais exuberantes e o mar de águas cristalinas, proporciona um refúgio tranquilo. Um destino que mescla charme rústico e beleza natural, ideal para quem busca relaxamento e experiências autênticas à beira-mar.

28 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
leci@diariodebordo.net

Janiz Bandeira e Taniamar Alberton curtiram a Praia de Ponta Verde, em Maceió/Al. Uma praia cercada por águas transparentes, areia fina e muita tranquilidade, a Praia de Ponta Verde pede, obrigatoriamente, um bom descanso à beira-mar.

Lindamar e o esposo Valdemar de Godoi passaram lindos momentos em família em Dubai, a cidade conhecida pela opulência, nos Emirados Árabes Unidos.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 29 SOCIAL | LECI DA SILVA
Mano Changes e Tábata Bier, em Fernando de Noronha. A praia é considerada o paraíso brasileiro no Atlântico, pois encanta com suas praias deslumbrantes e ecossistema marinho preservado.
Cuidado além da pele:
Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética como aliada do envelhecimento saudável

Apassagem do tempo é inevitável, mas envelhecer não precisa ser sinônimo de perder a vitalidade, a autoestima e o bem-estar. Na jornada do envelhecimento, a pele desempenha um papel crucial, refletindo não apenas nossa idade cronológica, mas também nossos hábitos de vida, saúde e bem-estar emocional. É nesse contexto que a

30 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
ESPECIAL

dermatologia se torna uma aliada poderosa, oferecendo tratamentos especializados que não apenas amenizam os sinais visíveis do envelhecimento, mas também promovem um envelhecimento saudável.

Nesse cenário, Dra. Greice Chaves e Dr. Wagner Bertolini, fundadores da Clínica Monpiel, entenderam a importância de oferecer uma abordagem completa e integrada à saúde da pele. Mais do que simplesmente tratar queixas dermatológicas, a Monpiel nasceu com a missão de promover o envelhecimento saudável, ajudando os pacientes a viverem suas melhores versões em todas as fases da vida. “Acreditamos que cuidar da pele vai além da estética. É uma questão de saúde e bem-estar. Por isso, oferecemos uma ampla gama de tratamentos que abordam desde as mais simples preocupações estéticas até as condições dermatológicas mais complexas.” - Wagner Bertolini

Procedimentos inovadores para uma pele saudável e rejuvenescida

Zye Laser

Combinando d iferentes tipos de laser, o Zye Laser trata diversas queixas, desde manchas e rugas até flacidez e poros dilatados. Sua tecnologia avançada proporciona resultados eficazes e duradouros.

UltracellQ+

Este procedimento revolucionário oferece um efeito lifting sem cirurgia, estimulando o colágeno e reduzindo a gordura de forma não-invasiva. Com resultados visíveis em poucas sessões, é a escolha ideal para quem busca rejuvenescimento facial.

Cirurgia de Mohs

Considerada o padrão de excelência no tratamento do câncer de pele, a Cirurgia de Mohs é realizada por dermatologistas especializados, garantindo a remoção completa do câncer com taxas de cura superiores a 99%.

Além desses procedimentos, a Monpiel oferece uma variedade de injetáveis, como toxina botulínica, preenchimento e bioestimuladores de colágeno, que proporcionam resultados naturais e duradouros. “Cada paciente é recebido com cuidado, respeito e empatia. Acreditamos que o autocuidado é essencial para uma vida plena e feliz, e estamos aqui para ajudá-lo a sentir-se bem consigo mesmo, dentro e fora”. - Greice Chaves

A tecnologia desempenha um papel crucial nos tratamentos oferecidos pela Monpiel, garantindo resultados eficazes e seguros. Contudo, além das tecnologias de ponta, são os valores fundamentais da clínica que a distinguem. O compromisso com a excelência médica, a segurança do paciente e o bem-estar emocional são inegociáveis, refletindo-se em cada interação com os pacientes.

Como mencionado pelo Dr. Wagner, “Não apenas tratamos a pele, mas também cuidamos do bem-estar e conforto de cada paciente. É nosso compromisso garantir que cada indivíduo se sinta confiante em sua própria pele, em todas as etapas da vida”.

Seja para uma consulta dermatológica de rotina, um procedimento estético avançado ou o tratamento de uma condição dermatológica complexa, na Monpiel, os pacientes podem esperar uma experiência única, marcada pela expertise

médica, atenção individualizada e um ambiente que promove o autocuidado e o bem-estar. Porque, afinal, envelhecer com saúde é mais do que uma questão de aparência - é uma expressão de amor-próprio e autocuidado.

Cuide-se hoje para um amanhã mais saudável!

ESPECIAL

Chinchilas, um animal exótico e dócil

Cuidar de chinchilas requer atenção especial para garantir o bem-estar e a saúde desses roedores. Ela é dócil e tem hábitos noturnos. Ela precisa de espaço para fazer exercícios, então é necessária uma gaiola grande e, de preferência, equipadas com acessórios próprios para isso, como rampas e brinquedos. O material da gaiola, além dos potes de comida e água, deve ser metal, já que a chinchila pode roer outros materiais.

A chinchila vem de lugares mais frios e, portanto, não suporta temperaturas elevadas. Se o ambiente que ela for ficar for muito quente, vai precisar de um ar-condicionado. A alimentação é crucial, forneça feno de qualidade, pois é essencial para a digestão e

desgaste dentário. Ração específica para chinchilas deve compor a maior parte da dieta, evitando alimentos ricos em gordura e açúcar. Ofereça água fresca diariamente, preferencialmente em um bebedouro de bico.

Chinchilas são animais sociais, então evite mantê-las isoladas. Se possível, tenha mais de uma chinchila para que possam interagir e se entreter mutuamente. No entanto, introduza novos companheiros com cuidado, para evitar confrontos.

A manutenção da higiene é crucial; limpe a gaiola regularmente, removendo fezes, restos de comida e trocando a serragem. O banho de poeira é uma necessidade para esses roedores. Forneça uma

caixa de banho com areia especial para chinchilas algumas vezes por semana.

A saúde veterinária é uma prioridade. Agende consultas regulares e esteja atento a sinais de doença, como perda de apetite, pelos arrepiados ou dificuldade respiratória. Chinchilas são sensíveis a mudanças de temperatura, portanto, mantenha a gaiola em um local fresco e livre de correntes de ar.

Por fim, ofereça amor e interação. Chinchilas são animais curiosos e adoram ser manuseadas com gentileza. Dedique tempo diário para brincar e criar vínculos. Seguindo essas orientações, você proporcionará uma vida longa, feliz e saudável para sua chinchila de estimação.

32 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
MUNDO ANIMAL

Chocoland Hotel Gramado é destaque na hotelaria temática

Localizado na encantadora cidade de Gramado, o Chocoland Hotel emerge como uma joia reluzente na coroa da hotelaria temática. Inaugurado em 27 de junho 2023, com uma proposta inovadora e irresistível, este estabelecimento não é apenas um lugar para se hospedar, é uma experiência sensorial que encanta os visitantes desde o primeiro momento.

O Chocoland Hotel Gramado é um verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate. Desde a fachada até os detalhes mais sutis da decoração, a atmosfera do hotel é permeada pelo aroma doce e reconfortante do cacau. Cada quarto é uma poesia ao mundo do chocolate, com elementos de design que remetem a esse universo indulgente, proporcionando uma estadia única e memorável.

34 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
EMPREENDEDORISMO

A recepção calorosa dos funcionários do Chocoland Hotel é como uma degustação de chocolate premium: suave, rica e sempre deixando um gostinho de quero mais. A equipe está preparada para atender às necessidades dos hóspedes, garantindo que cada estadia seja personalizada e inesquecível. A hospitalidade é elevada a um patamar superior, onde o cuidado com os detalhes é a marca registrada.

Os quartos do Chocoland Hotel não são apenas acomodações, são verdadeiros santuários de conforto e elegância. Roupas de cama macias como trufas, decoração envolvente e amenidades cuidadosamente selecionadas criam um ambiente acolhedor, que convida os hóspedes a se entregarem a momentos de relaxamento e prazer.

Um destaque incontestável do Chocoland Hotel Gramado é o seu restaurante, onde a culinária se transforma em uma experiência sensorial única. O cardápio, elaborado com maestria, apresenta pratos que exploram as nuances

do chocolate de maneiras surpreendentes, desde entradas até sobremesas. Cada refeição se torna uma celebração da paixão pelo chocolate, elevando o paladar a novas alturas.

“O Chocoland Hotel Gramado foi um dos stands mais visitados durante o Festuris”.

O Chocoland conta com 76 suítes temáticas, distribuídas em seis modalidades: Trufa, Choco Blanc, Chocolover, Chocólatra, Vinho Tinto e Espumante. Existem opções mais voltadas para a família com crianças, que possuem decoração lúdica e surpresas como a cama secreta do Pingol, além de suítes com decoração clássica palaciana e mais reservadas, indicadas para casais. Ao todo, o empreendimento tem 7 mil metros

quadrados de área construída, contemplando, além das suítes, diversos espaços de experiências e convivência voltados ao entretenimento, gastronomia, saúde, bem-estar e eventos. “Realizamos um trabalho a muitas mãos para tornar este sonho uma realidade. Pensamos em cada detalhe com muito carinho, para encantar, surpreender e emocionar cada pessoa que nos visitar. Através das experiências de nosso castelo, queremos passar a mensagem de que precisamos nos movimentar para realizar os nossos sonhos. Somos um palco onde o chocolate é o protagonista e Gramado, mais uma vez, confirma porque é esse destino turístico tão desejado pelas pessoas. O Chocoland vem para reforçar isso”, destaca a idealizadora Daniela Gallassini, que junto com seu esposo Daniel Rodolfo da Silva, é a idealizadora e diretora do Chocoland Hotel Gramado.

A localização estratégica do Chocoland Hotel, em Gramado, cercado pela beleza natural da região, acrescenta ainda mais encanto à

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 35
EMPREENDEDORISMO

experiência. Os hóspedes têm fácil acesso às atrações locais, enquanto podem retornar ao hotel para desfrutar do seu refúgio doce e acolhedor.

Em resumo, o Chocoland Hotel Gramado não é apenas um destino de hospedagem, é uma celebração apaixonada do chocolate em todas as suas formas. Desde a chegada até a partida, os hóspedes são envolvidos em uma experiência que estimula os sentidos, desperta a curiosidade e deixa uma doce lembrança, que perdura muito além da estadia. Este é um verdadeiro paraíso para os amantes do chocolate e um marco indiscutível na hotelaria temática.

O Chocoland está localizado na capital nacional do chocolate artesanal, Gramado/RS, em área nobre, na Avenida Borges de Medeiros, 4877. As reservas para hospedagem podem ser feitas diretamente pelo site www.chocoland.com.br ou através da central de reservas pelo WhatsApp (54) 2108-4114. Mais informações sobre o empreendimento no Instagram @chocolandhotelgramado.

36 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
EMPREENDEDORISMO
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 37 www.dlineacanoas.com.br 51 3785.5595 Rua Brasil, 675, Centro, Canoas - RS

GASTRONOMIA

Filé Mignon ao Molho de Vinho Tinto

Por Leci da Silva

Este prato gourmet é apreciado por sua textura delicada e sabor refinado. O filé mignon, um corte nobre de carne bovina, é grelhado ou selado para manter sua suculência, enquanto o molho de vinho tinto é preparado com ingredientes como cebola, alho, ervas

e, claro, vinho tinto, resultando em uma combinação de sabores intensos e sofisticados. Para este início de ano, a jornalista da revista Diário de Bordo indica uma saborosa receita, para surpreender seus familiares e visitas, veja ao lado:

INGREDIENTES

- 2 porções de filé mignon (aproximadamente 200g cada)

- Sal e pimenta a gosto

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

- 2 dentes de alho picados

- 1/2 xícara de vinho tinto seco

- 1/2 xícara de caldo de carne

- 1 colher de sopa de manteiga

- 1 colher de chá de farinha de arroz

- Ervas frescas (tomilho, alecrim, salsa) para decorar

MODO DE PREPARO

Comece temperando os filés mignon com sal e pimenta a gosto. Certifique-se de que estejam em temperatura ambiente antes de cozinhar.

Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione os filés mignon à frigideira e cozinhe por cerca de 3-4 minutos de cada lado, para um ponto médio. O tempo de cozimento pode variar de acordo com a espessura da carne e a preferência de cozimento.

Retire os filés da frigideira e reserve em um prato coberto, para manter aquecidos.

Na mesma frigideira, adicione o alho picado e refogue por cerca de um minuto. Em seguida, adicione o vinho tinto e o caldo de carne. Deixe ferver, raspando o fundo da frigideira para soltar todos os sabores.

Reduza o fogo e deixe o molho reduzir até cerca de metade, o que deve levar de 5 a 7 minutos.

Em uma tigela pequena, misture a manteiga e a farinha de arroz para criar uma pasta. Adicione essa pasta ao molho e mexa bem para engrossar.

Volte os filés mignon à frigideira para aquecer por mais 2 minutos, cobrindo-os com o molho.

Sirva os filés mignon com o molho por cima e decore com ervas frescas, como tomilho, alecrim e salsa.

Sirva com acompanhamentos como purê de batatas, risoto de alho poró, legumes cozidos no vapor ou uma salada de folhas verdes.

38 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
&SABORES

elis@diariodebordo.net

Os vencedores têm metas e os perdedores inventam desculpas

Qual é o corpo que você deseja ter em 2024?

Achegada de um novo ano nos inspira a traçar metas diferentes das quais vivenciamos em outros anos, seja uma promoção no trabalho, seja adquirir um carro novo.

Ou ainda ter mais tempo com a família, aprender um novo idioma, conseguir abrir um novo negócio.

Há também aqueles que desejam ler mais, correr seus cinco primei-

ros quilômetros, mudar hábitos ruins, como deixar de fumar ou de beber álcool todos os finais de semana.

Construir um corpo melhor e mais saudável tem sido uma busca quase impossível para alguns.

Mas calma, queridos leitores, o que me refiro aqui é sobre metas inalcançáveis.

Um Exemplo: um indivíduo que nunca leu uma página irá conseguir fazer uma leitura de um livro de 300 em dois dias?

A pessoa que nunca tocou violão irá conseguir tocar as notas e acordes de uma música de Tom Jobim na primeira aula de violão?

Todas as vezes que colocamos um objetivo com tempo curto para aprendizado e para desenvolver-

40 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
Personal Trainer Elis Soares

mos novas habilidades, significa que será ineficaz, ocorrerá a frustração, o sentimento de incapacidade e que perdemos para a meta.

Assim ocorre também com exercício físico, o indivíduo se matricula em uma academia, na primeira semana vai todos os dias, na próxima semana vai apenas dois dias e pensa: não vejo resultados, consequentemente não obtém uma boa aderência ao programa de treinos.

Sabemos que o personal Trainner pode ajudar a manipular diversas variáveis, para que o indivíduo obtenha melhores resultados em menor tempo, como: prescrição de carga, volume e intensidade em treinos individualizados.

Isso irá aumentar a probabilidade de resultados positivos, assim como a aderência a novos hábitos, aumentando a frequência de treinos, elevando a disposição e, também, é uma forma de prevenir futuras lesões, no decorrer do seu projeto ‘corpo melhor’.

Treinar te faz melhorar teu condicionamento cardiorrespiratório (frequência cardíaca, VO2 máximo), metabólico (captação de glicose, sensibilidade da insulina) e hormonal (insulina, cortisol, adrenalina).

O que fazer para que em 2024 eu consiga ter um corpo melhor? Comprometa-se com metas reais, queira muito, esqueça as desculpas que você mesmo conta para não conseguir.

Se eu pudesse dizer que existe um segredo, este seria: AGIR! INVESTIR em si mesmo é a chave para todas as áreas da vida prosperar. Busque lugares, pessoas e construa um ambiente favorável à realização desses objetivos.

Feliz mente e corpo novos! Ser sua melhor versão irá te exigir disciplina, em alguns dias você não vai querer ir treinar. Mas vou deixar uma reflexão: quem vence se dedica. A ESCOLHA É DE QUEM?

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 41 PERSONAL TRAINER | ELIS SOARES

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Conquistas e Desafios: O Papel da Mulher do Século XXI

Por Leci da Silva

Aimportância da mulher na sociedade é inestimável e multifacetada. Ao longo da história, as mulheres têm desempenhado papéis cruciais em diversos campos, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Reconhecer a importância das mulheres não é apenas uma questão de equidade, mas também uma valorização da diversidade e da riqueza que a participação feminina traz para o mundo.

No âmbito econômico, as mulheres desempenham um papel vital como profissionais, empreendedoras e consumidoras. A força de trabalho feminina é uma fonte crucial de talento, inovação e habilidades. A igualdade de oportunidades no mercado de trabalho não apenas promove a justiça, mas também impulsiona o crescimento econômico. Empoderar as mulheres economicamente não beneficia apenas as próprias mulheres, mas toda a sociedade.

Além disso, as mulheres têm um impacto significativo no desenvolvimento da família e da comunidade. Mães desempenham um papel fundamental na criação e educação de crianças, moldando valores e comportamentos. A participação ativa das mulheres na comunidade fortalece os laços sociais e promove uma sociedade mais coesa. Investir nas mulheres é investir no bem-estar e na estabilidade de toda a sociedade.

No campo da educação, as mulheres têm conquistado avanços notáveis, demonstrando excelência em diversas disciplinas. A promoção da educação feminina não apenas amplia o acesso ao conhecimento, mas também abre portas para oportunidades profissionais e liderança em diversas áreas. Mulheres bem-educadas não só contribuem para o progresso individual, mas também para o avanço global da sociedade.

No entanto, apesar dos progressos alcançados, ainda existem desafios a serem superados. A luta por igualdade de gênero persiste, exigindo esforços contínuos para eliminar disparidades salariais, combater a violência de gênero e promover a representação das mulheres em cargos de liderança. A celebração da importância da mulher não deve ser apenas retórica, mas deve se traduzir em ações concretas para criar um mundo mais justo e igualitário.

Em resumo, a importância da mulher é indiscutível e abrange todos os aspectos da sociedade. Reconhecer, valorizar e promover a participação ativa das mulheres não apenas fortalece a equidade de gênero, mas também enriquece a sociedade como um todo. A verdadeira igualdade só será alcançada quando as contribuições das mulheres forem plenamente reconhecidas e respeitadas em todos os setores da vida.

Lukas Frohlich, o nome de sucesso na área da beleza

Por Leci da Silva

Lukas Frohlich, 39 anos, natural de Guaíba, é um visionário, que se destaca por sua notável visão estratégica e habilidades empreendedoras. Com uma carreira marcada por sucessos, Frohlich se tornou uma figura proeminente no cenário de eventos e de modelo.

De acordo com Lukas, modelo talentoso, é vocalista conhecido por sua voz cativante e presença de palco envolvente, destacando-se como ícone da música. Sua habilidade única como modelo e vocalista encanta fãs, consolidando-o como uma figura versátil e inspiradora na indústria do entretenimento. “Trabalho com eventos há mais de 21 anos, vocalista da banda de pop rock chamada DNA e, atualmente, detenho o título de Mister Rio Grande de Sul, dos concursos @ missemisterbrasil e Mister Fitness, da mesma franquia”, relata.

44 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
MUNDO MISTER

Segundo Lukas, trabalha desde os 16 anos e, através da Agência Ford Models RS, sempre incentivado por sua mãe, realizou um curso de modelo, ficando na Agência por dois anos. “No meio da moda, recebia convites para participar de concursos, mas não sentia que combinasse comigo, até participar pela primeira vez do concurso ‘O Homem Mais Bonito do RS’, realizado pelo amigo Marcelo Soes, no qual fiquei entre os primeiros; logo veio o convite para participar do ‘Mister Universo RS’, do querido Laney Langaro, conquistando o título de ‘Mister Eco RS 2015’, quando segui para Bahia, representando nosso estado”, descreve.

No âmbito da ir à luta pelo seus objetivos, Lukas Frohlich não tem medo de desafiar o status quo. Ele busca constantemente maneiras de melhorar processos e adotar novas perspectivas, pois, segundo Froelich, os concursos abrem portas e escrevem a história neste meio. “Tenho vários títulos, pois já participei de várias franquias neste meio Mister, são eles: Mister Eco RS, Mister Guaíba, Mister Grand Portugal, Mister Santa Catarina, Mister Meso América e, atualmente, tenho os títulos de Mister RS Brasil 2023-24 e Mister Grand.Int. Tourism 2023-24”, revela orgulhoso.

Para Lukas, os concursos de modelos e Mister destacam beleza, elegância e confiança e revelam talentos promissores. Mas é preciso cautela e estar preparado para todo o processo, demonstrando estar focado em todo o concurso. “O recado que deixo, para quem quer participar neste meio, é nunca entrar só para ganhar uma faixa, mas sempre para aproveitar as coisas em volta do concurso, pois as portas que se abrem para você só de estar participando são inúmeras, com o título vindo ou não; então, aproveite cada momento do concurso para abraçar estas oportunidade, o título será consequência ou não, mas você deve focar o máximo na experiência”, conclui.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 45
MUNDO MISTER

Lázaro Diego, capacidade, competência e talento profissional

Por Leci da Silva

Lázaro Diego Ienczak é uma figura multifacetada, que desempenha papéis diversos, destacando-se como trabalhador, amigo, educador físico, modelo e detentor de inúmeros títulos de beleza. Sua jornada profissional é marcada por dedicação e paixão, refletindo-se em todas as áreas de sua vida.

Lázaro é natural de Canoas, e, entre idas e vindas pelo mundo, sempre optou por voltar para Canoas, onde vive a sua família. É conhecido como um profissional dedicado, amigo leal às amizades e às coisas que gosta. “Acordo cedo todos os dias para trabalhar e no meio do trabalho tiro um tempo para fazer musculação e corrida e, como Educador Físico de formação, sempre cuidei muito da minha saúde e do meu bem estar físico, mental e espiritual”, enfatiza.

Lázaro salienta, ainda, que trabalha como Analista de Crédito, mas é um entusiasta das criptomoedas, procurando sempre estar estudando,

46 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
MUNDO MISTER

investindo e aprendendo. “Sou Piloto de Kart amador e amante do automobilismo, gosto de estar no meu apartamento, ficar tranquilo olhando filmes, lendo livros, gosto de cozinhar, tomar um bom vinho, mas também gosto de sair, viajar, passear, conhecer outros lugares, outras culturas, ao lado de minha namorada, ao lado de quem gosto de compartilhar bons momentos”, relata.

Trabalho

Como trabalhador incansável, Lázaro Diego enfrenta os desafios do cotidiano com determinação e ética. Sua total entrega ao trabalho fica estampada em cada missão que abraça. Sua busca constante por excelência o impulsiona a superar obstáculos, consolidando uma reputação sólida no meio profissional.

Na esfera pessoal, Lázaro Diego é reconhecido como um amigo leal e confiável. Sua empatia e habilidade em cultivar relacionamentos duradouros tornam-no uma presença valiosa na vida daqueles ao seu redor. “Eu compartilho alegrias e enfrento desafios ao lado de meus amigos, criando uma rede de apoio que transcende o meu âmbito profissional”, afirma.

Vida de Modelo

De acordo com Lázaro, a carreira de Modelo foi acontecendo aos poucos, após ter participado do Homem Mais Bonito de Porto Alegre e ter ficado em segundo lugar, em 2009, concurso que lhe proporcionou conhecer pessoas e desenvolver outras potencialidades. “Fiz algumas fotos e alguns trabalhos como modelo, mas as coisas foram melhorando e fui trabalhando casa vez mais e mais, concomitante com a Educação física; dava aulas de Pilates e atuava como Personal, até que um dia decidi me dedicar somente à carreira de Modelo e como Mister, passando a participar de outros concursos, quando o Mister Eco RS me abriu mais portas, pas-

sando, naturalmente, a aproveitar as oportunidades. Modelei aqui no RS, em São Paulo e no Rio de Janeiro, tendo participado até de Novela na Globo, e no exterior, em Milão, Paris, Equador e Argentina. O gosto pela moda e por tudo que o trabalho me proporcionava me fez muito feliz”, relatou.

Em suma, Lázaro Diego é uma figura admirável, que transcende as fronteiras tradicionais de suas funções. “Meu compromisso com o trabalho, lealdade como amigo, influência e minha presença marcante como modelo, Mister Eco RS, Mister Guaíba 2009, Mister Canoas 2012, Mister Mato Grosso do Sul 2013, Mister ECO RS 2014, Mister Goldem Brasil 2015 e Mister Real Brasil Universe 2015, demonstraram a versatilidade e a integridade que hoje me definem. Minha trajetória é o testemunho de

como é possível equilibrar sucesso profissional com uma vida pessoal rica e significativa”, pontua.

Com uma carreira profissional atuante, concomitante com os inúmeros títulos em concursos de Mister e Modelo, Lázaro deixa claro que, com trabalho, determinação e foco, é possível realizar sonhos e ter sucesso profissional e pessoal. “Atingir a fama e o sucesso, sendo reconhecido dentro de um meio do qual nem sonhava, é incrível e, para mim, era inimaginável. Mas o principal tesouro que carregamos é aquilo que somos, eu sempre mantive meus valores e princípios, meu caráter e humildade, isto é a base de tudo, o êxito só vem aliado para aqueles que jamais perdem a sua essência. Então, se eu tivesse que dar um conselho, seria este”, conclui.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 47
MUNDO MISTER

Aquecimento Global e as alterações no planeta

Por Leci da Silva

Oaquecimento global é um fenômeno climático que tem causado uma intensa alteração no nosso planeta. Este processo é impulsionado principalmente pelo aumento das concentrações de gases de efeito estufa

na atmosfera, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxidos de nitrogênio (NOx), resultantes de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e processos industriais.

48 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 MEIO AMBIENTE

As consequências do aquecimento global são vastas e impactam diversos aspectos do meio ambiente. Uma das mudanças mais evidentes é o aumento da temperatura média da Terra. Isso tem contribuído para eventos climáticos extremos, como ondas de calor mais intensas, furacões mais poderosos, secas prolongadas e enchentes devastadoras.

Além disso, o derretimento das calotas polares e das geleiras em todo o mundo é uma das manifestações mais visíveis do aquecimento global. Esse fenômeno contribui para o aumento do nível do mar, ameaçando comunidades costeiras e ecossistemas sensíveis.

A biodiversidade também está

sendo afetada com alterações nos habitats naturais e padrões migratórios de diversas espécies. Ecossistemas como recifes de coral, florestas tropicais e áreas polares enfrentam ameaças crescentes, devido às mudanças climáticas, colocando em risco a sobrevivência de muitas formas de vida.

Além dos impactos ambientais, o aquecimento global também tem implicações sociais e econômicas. Comunidades vulneráveis, especialmente em países em desenvolvimento, enfrentam desafios adicionais, devido a eventos climáticos extremos, escassez de água e perda de recursos naturais.

Para combater o aquecimento global, é crucial adotar práticas sustentáveis, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, investir em energias renováveis e promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Ações individuais, bem como esforços globais coordenados, são essenciais para mitigar os impactos do aquecimento global e garantir um futuro mais sustentável para o nosso planeta.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 49 MEIO AMBIENTE

Os diversos benefícios da maçã

Por Leci da Silva

Amaçã é uma fruta muito conhecida e consumida em todo o mundo. Como todas as frutas, a maçã traz muitos benefícios para a saúde, como amplamente reconhecido. Dentre os benefícios à saúde da maçã, podemos citar:

Melhora a saúde digestiva: As maçãs são ricas em fibras solúveis, como a

pectina, que podem ajudar a regular o sistema digestivo, prevenir a constipação e melhorar a saúde intestinal.

Reduz o risco de diabetes: Estudos sugerem que o consumo regular de maçãs pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, devido à sua capacidade de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

50 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
FRUTAS&SAÚDE

Promove a saúde do coração: As maçãs são uma boa fonte de antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a proteger as células do coração contra danos causados pelos radicais livres. Além disso, as fibras da maçã podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Apoia a perda de peso: Devido ao seu alto teor de fibras e baixo teor calórico, as maçãs podem ser um lanche saudável para ajudar a controlar o apetite e a reduzir a ingestão de calorias.

Melhora a saúde bucal: Mastigar maçãs estimula a produção de saliva, o que pode ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. Além disso, a fibra das maçãs pode ajudar a limpar os dentes.

Hidratação: As maçãs são compostas principalmente de água (cerca de 85%), o que as torna uma escolha refrescante para manter-se hidratado.

Proteção contra doenças neurodegenerativas: Alguns estudos sugerem que os antioxidantes encontrados nas maçãs podem estar ligados a um menor risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Suporte à função pulmonar: O consumo regular de maçãs pode estar associado a uma melhor função pulmonar, o que pode ser benéfico para pessoas com asma ou outras condições respiratórias.

Lembre-se de que, embora as maçãs ofereçam diversos benefícios à saúde, é importante incluí-las em uma dieta equilibrada e saudável, para aproveitar ao máximo seus benefícios. Além disso, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas na sua alimentação, especialmente se você tiver preocupações de saúde específicas.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 51
FRUTAS&SAÚDE

Ora Felice do Peppo Cucina abre temporada de aniversário do restaurante italiano

Dando as boas-vindas ao ano em que o Peppo Cucina comemora “20 anni”, o restaurante italiano iniciou as celebrações com o Ora Felice, a programação de verão da casa, mesclando música e gastronomia no deck. Andréa Martins e Pedro Hoffmann, idealizadores do Peppo Cucina, recepcionam os convidados, influenciadores e imprensa em noites de muita música, espumantes, drinks, gastronomia e uma decoração inspirada no clima festivo do verão italiano.

Ao longo do ano, o local oferecerá jantares harmonizados, novos pratos para o cardápio e um vinho especial “20 anni”. Além de uma volta ao tempo nas redes sociais, onde o cliente e o apreciador da culinária italiana poderão descobrir histórias inéditas sobre o conceito, a concepção dos pratos e muitos outros detalhes que compõem a linha do tempo do restaurante.

@peppocucina

52 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
Capital Gaúcha
Schirmer
laura@ls8consultoria.com.br
Làura

I Congresso de Fisioterapia em Cirurgia Plástica no Ambiente Hospitalar acontece em abril

Visando ser um marco nos eventos do segmento, com a reunião de profissionais de renome e extremamente qualificados, o I Congresso de Fisioterapia em Cirurgia Plástica no Ambiente Hospitalar – FisioPlastic já tem data marcada: de 11 a 14 de abril, no Medplex Santana. Voltado para a capacitação dos profissionais da área, estão confirmadas palestras de especialistas, como Dr. Charles Berres, Dra. Poliana Rodrigues e Dr. Pedro Westphalen.

O Congresso é idealizado pela fisioterapeuta Letícia Machado, que é a primeira profissional certificada em Total Definer de Porto Alegre. O FisioPlastic será uma oportunidade única de conhecimento, trazendo temas como uso assertivo do taping, boas práticas em Bloco Cirúrgico, intercorrências no pós-operatório imediato, entre outros. Mais informações sobre programação e ingressos no site fisioplastic. encontrodigital.com.br.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 53 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER

Gravura Galeria de Arte: Mostra Luzes e Sombras une o clássico e inovação em suas obras

No mês de março, a Gravura Galeria de Arte promove a vernissage da mostra Luzes e Sombras, da artista e arquiteta catarinense A.Bomm. Com uma carreira consolidada em arquitetura, diversas publicações em revistas e livros especializados, Bomm apresenta, pela primeira vez na capital gaúcha, outro talento: a pintura. Com um olhar apurado, delicado e sensível, fortemente inclinado ao estilo clássico, ela passeia por vários materiais clássicos dos velhos mestres, como grafite e carvão, porém, dedica-se à pintura a óleo sobre tela.

O projeto inicial para esta exposição de pinturas é fazer com que o espectador se reporte a um tempo em que o belo, na sua essência, é verdadeiramente valorizado. Luzes e sombras, mistérios e revelações, e os olhares que destacam a expressão das personagens retratadas. “Este é um convite legítimo a despertar de um sono profundo, no qual os sonhos e a realidade se confundem, e, através dos sentidos, compreender novos ângulo de observação do mundo dos nossos semelhantes”, garante a artista.

A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de março - das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados – e as obras poderão ser adquiridas no local.

@gravuragaleria

54 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER

Paço Santo Inácio, empreendimento dá UMA Incorporadora, inicia as operações na casa histórica

OPaço Santo Inácio é uma das casas que considero mais bonitas de Porto Alegre (Rua Santo Inácio, nº 295, Moinhos de Vento), que agora abre as portas ao público. Empreendimento da UMA Incorporadora preserva características do projeto original - realizado no início do século passado e listado como patrimônio cultural - apresentando harmonia entre o antigo e o novo. Com operações permanentes, como salas de coworking Paço by Onyx, o restaurante Le Cochon

Volant, auditório multiuso, salas de reuniões e memorial histórico, é uma opção maravilhosa para trabalho ou lazer.

Idealizado para, também, abrigar um centro de cultura e pensamento, terá atividades promovidas pela UMA Incorporadora nos próximos meses de 2024. Promete ser um espaço onde gastronomia, facilidades corporativas e cultura se encontram. Vale a pena conferir!

@uma_incorporadora

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 55 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER

Sarah Mauer Mendes é Campeã Meeting Brasil de Judô Sub-21 de 2024

Por Leci da Silva

Sarah Mauer Mendes brilhou intensamente no Meeting Brasil de Judô Sub-21 de 2024. Demonstrando uma habilidade excepcional e determinação inabalável, a atleta, com sua técnica refinada e agilidade impressionante, conquistou o título de campeã de forma magistral.

Ao longo do torneio, Sarah Mauer Mendes exibiu um desempenho notável em cada luta, superando adversárias com maestria e estratégia. Seu domínio no tatame não apenas refletiu sua destreza física, mas também sua maturidade mental e astúcia tática, sendo a única a medalhar nas duas catego -

56 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
ESPORTE

rias. A vitória não foi apenas uma questão de força, mas também de inteligência e controle emocional.

A jornada de Sarah até o título foi marcada por momentos de tensão e emoção, com cada combate sendo uma demonstração de sua dedicação incansável ao esporte e sua equipe de apoio. Seu comprometimento com a excelência e a busca constante por aprimoramento a destacaram como uma verdadeira campeã.

Além de suas habilidades atléticas, Sarah Mauer Mendes também se destacou pelo fair play e respeito aos seus oponentes. Sua postura exemplar, dentro e fora do tatame, não a tornou “apenas” uma vencedora, mas também uma inspiração para a próxima geração de judocas.

O título de campeã do Meeting Brasil de Judô Sub-21 de 2024 não só consagra o talento de Sarah Mauer Mendes, mas também representa o resultado de anos de trabalho árduo, sacrifícios e dedicação ao judô. Sua vitória não é apenas um triunfo pessoal, mas uma conquista para toda a comunidade esportiva, evidenciando o potencial do judô brasileiro no cenário internacional. Fotos Anderson Neves e divulgação da família.

Sarah Mauer Mendes, para dar seguimento à sua carreira, deverá fazer estágio na Europa e se preparar para as Olimpíadas de Los Angeles, de 2028. Para tanto, a atleta está em busca de patrocínio para seguir viagem para o cenário Internacional. O custo da viagem, para o sonho de estagiar na Europa, é de R$ 20.000,00, estando a família arrecadando valores através de eventos específicos para tanto. Para quem puder e sentir no coração o desejo de ajudar, com uma contribuição espontânea, esta atleta a realizar seu grande sonho de ir às Olimpíadas, o Pix da atleta Sarah Mauer Mendes é seu CPF, 063.877.970-71. Para patrocinar este talento gaúcho, entre em contato com sua Mãe, Grasiela Mauer, pelo fone/whats (51) 99169.9896

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 57
ESPORTE

Luciana Mignoni, inspiração de competência e dedicação

LPor Leci da Silva

uciana Mignoni, 44 anos, é uma profissional que se destaca com habilidade excepcional em suas modalidades esportivas e por sua dedicação e paixão pela massoterapia, especialização que escolheu como profissão.

Natural de Lagoa Vermelha, décima primeira e última filha de um casal classe média baixa, sonhava em seguir a carreira do esporte, que sempre fez parte de sua vida. Neste sonho teve na mãe, Lourdes Matos da Silva Mignoni, o apoio e sua maior incentivadora. “Sonhava com as Olimpíadas de Barcelona, ser um dia como meus ídolos Ana Moser e Carlão. Aos 15 anos minha família veio morar em Novo Hamburgo, em busca de trabalho e estudo para todos, quando iniciei trabalhando numa padaria, inclusive sábados e domingos. Nas poucas horas vagas, jogava vôlei na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, onde logo conheci meninas que jogavam na Unisinos, Ulbra, Sogipa, focando minha vida no esporte e nos estudos”, relata.

Segundo Luciana, aos 18 anos sonhava em ter uma casa, para o que já guardava parte do dinheiro que recebia de seu trabalho. Envolvida com a família e trabalhando muito, a vida foi melhorando, quando recebe uma oportunidade de trabalhar numa agência de turismo, o que a

58 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
ESPORTE

levou a estudar turismo e passar a viajar bastante, vindo a conhecer um francês que veio a se tornar o pai de seus filhos. “Com 20 anos, fui jogar vôlei na segunda divisão da França, onde iniciei os estudos em estética e tive os meus filhos gêmeos, Lucas e Davi Mignoni, que completaram 18 anos neste mês de janeiro/2024”, fala orgulhosa.

Após a separação, passou a viver no Brasil com seus filhos, já com sua sonhada casa própria, enfrentando muitas dificuldades para criar os filhos sozinha, mas, com muita fé e garra, busca no esporte o renascimento e superação para seus desafios. “Direcionei meus filhos para o esporte (Judô) e vivenciava o esporte, divulgando meu trabalho, o meu método de trabalho, que criei enquanto morava na Europa e que leva meu nome ‘Método Luciana Mignoni’; podemos dizer que a Luciana renasceu no esporte no judô”, pontua.

De acordo com Luciana, sua jornada no mundo esportivo vem desde tenra idade, revelando um talento promissor a cada dia e a conduzindo a uma carreira notável. Mignoni é uma figura multifacetada, que se destaca no mundo esportivo, no campo da massoterapia e no fisiculturismo. Sua trajetória impressionante reflete uma dedicação incansável a servir aos outros e ao seu aprimoramento pessoal. “Enquanto divulgava meu trabalho, tornando-me conhecida na área que atuava, para ajudar no pagamento de minha casa, sustento e estudo de meus filhos, vendi lingerie, Mary Kay e, contando sempre com o apoio e auxílio de meus filhos, pagamos nossa casa, vencemos cada batalha e comemoramos cada vitória juntos”, afirma.

No universo esportivo, Luciana é reconhecida como uma esportista exemplar, com realizações notáveis em diversas modalidades. Sua paixão pelo esporte começou desde cedo, moldando sua jornada para se tornar uma atleta completa. Seu comprometimento com a excelência é evidente em cada competição que participa, inspirando

seus colegas, bem como aqueles que a acompanham. “Vir morar em Canoas tem muito a ver com o potencial do lugar para nossa área de atuação e perto da grande capital”, salienta.

Além de suas proezas no esporte, Luciana também é uma renomada massoterapeuta; com compreensão profunda do corpo humano, suas habilidades técnicas a tornam uma terapeuta altamente procurada. “Com cursos técnicos de massoterapia realizados na França, no SENAC gaúcho e em São Paulo, aperfeiçoei-me e continuo aperfeiçoando-me periodicamente, inclusive fora do Brasil, como cursos na Espanha, onde encontro métodos diferentes e busco aprimorar cada vez mais meu método de trabalho,

mostrando aos meus pacientes a importância do cuidado físico para atletas e indivíduos comuns, atentando que a frequência aos exercícios proporciona tanto alívio para dores musculares quanto promove o bem-estar geral”, enfatiza.

O fisiculturismo, outra faceta da vida de Luciana, destaca seu comprometimento com a força e a resistência física. Como fisiculturista, ela desafia seus próprios limites, demonstrando uma determinação inabalável para superar obstáculos. Sua participação em competições de fisiculturismo, não apenas demonstra sua força física, mas também inspira outros a perseguirem seus objetivos com tenacidade. “No fisiculturismo trago uma outra filosofia de vida natural, onde agra-

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 59
ESPORTE

deço, imensamente, ao treinador Carlos Ortiz, de Porto Alegre, por sempre acreditar no meu trabalho e aceitar estar comigo em todos os meu projetos, e pela parceria do profissional João Marozo, que hoje me auxilia nos treinamentos; orientado pelo treinador Ortiz, estou me preparando para a próxima competição, que será em maio de 2024”, destaca.

Luciana Mignoni é mais do que uma atleta, massoterapeuta e fisiculturista, ela personifica a filosofia de uma vida equilibrada e dedicada ao crescimento pessoal e autoestima. Sua habilidade em equilibrar o rigor dos treinos esportivos com a sensibilidade da massoterapia destaca sua abordagem própria para a saúde e o bem-estar. Sua história serve como um exemplo inspirador de como a paixão, a determinação e a diversidade de habilidades podem se entrelaçar para criar uma jornada extraordinária. “Muito me agrado com a aceitação do meu ‘Método Luciana Mignoni’, que tem como objetivo principal o resgate do auto conhecimento do seu corpo. O método identifica cada ponto do corpo do paciente e aí faço o diagnóstico dos pontos que estão causando a dor ou que tem que ser melhorado. Meu método sempre irá buscar o melhor do paciente, resgatando-se cada dia mais, braço, perna, postura e autoestima”, descreve.

Seja no campo esportivo, na sala de massoterapia ou nas competições, Luciana Mignoni continua a surpreender e motivar aqueles ao seu redor. Sua dedicação incansável à excelência, combinada com sua compaixão pelo cuidado com a saúde do corpo, solidifica seu lugar como uma figura notável e inspiradora em múltiplos campos. “Com meus filhos adultos, eu fui crescendo de acordo com a maturidade dos filhos e me permiti crescer, também, cuidando do meu corpo, da minha forma de pensar e tendo força, resistência física e mental, fórmula que sempre busquei, estar cada dia melhor mentalmente, para acompanhar todo o processo”, conclui.

60 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
ESPORTE

SUPER AÇÃO

Uma fênix chamada Valéria da Silva

Valéria da Silva, dez filhos, onze netos, à espera dos bisnetos, um exemplo inspirador de resiliência e superação, transformou-se de uma situação de vulnerabilidade para uma mulher empoderada e determinada. Nascida em um contexto desafiador, enfrentou adversidades desde cedo, mas sua jornada é marcada por uma notável força interior de afeto e amor à família e ao próximo.

Valéria da Silva, natural de Santa Cruz do Sul e moradora de Canoas há mais de 45 anos, teve que lidar com as limitações impostas pela falta de recursos financeiros e acesso a oportunidades para o crescimento profissional, tanto por falta de ajuda, quanto por falta de conhecimento. “Ao ficar viúva, com quatro filhos, passei muitas necessidades; não re-

cebia pensão e, nova na cidade, não tinha muitas amizades e até familiares, muitas vezes, ocultavam-se ao meu pedido de ajuda. Tristezas e falta de informação transformaram-me em uma mãe desligada e sem motivação, gostava de bailes e festas, muitas vezes deixando os filhos com outras pessoas, mas, como tudo na vida é lição, as muitas dificuldades transformaram-me numa pessoa feliz pelas conquistas”, salienta.

No entanto, ao invés de sucumbir às dificuldades, Valéria buscou conhecimento, com dedicação e resiliência, desafiando as expectativas e ultrapassando as barreiras que se apresentavam diante de si a cada dia. “Moradora da Vila Natal, conheci o PIM - Primeira Infância Melhor, coordenado, em Canoas, pelo Médico Pediatra Carlos Alberto de Azeve-

62 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024

do (Bebeto) e Jane Dallacorte, que entraram na minha casa, que não tinha porta, janela e nem assoalho e dormíamos todos em uma única cama, para nos aquecermos no inverno, pois sempre cuidei dos meus filhos sozinha e era prioridade dar o que comer a eles”, relata.

De acordo com Valéria, ao conhecer o PIM e ter ajuda para si e seus filhos, passou a ter motivação, buscar conhecimento, viver com sua família uma vida de dignidade e, também, conheceu iniciativas comunitárias e sociais, reconhecendo a importância de contribuir para o bem-estar daqueles que compartilham circunstâncias similares a sua. Sua atuação na comunidade não apenas fortaleceu os laços sociais, mas também evidenciou seu comprometimento em ser parte da transformação que tanto almejava. “Neste momento de minha vida, através do Programa do PIM, eu já era reconhecida como mulher e mãe e passei a participar, efetivamente, das reuniões e dos projetos do Primeira Infância Melhor; quando as visitadoras vinham na minha casa, já encontravam um lar limpo e repleto de motivação”, descreve.

Valéria relata, ainda, o empenho e incentivo do coordenador médico Bebeto Azevedo para que melhorasse cada vez mais e, através dos cursos proporcionados pelo projeto, passou a fazer trabalhos manuais, rabicó de cabelo, com geração de uma pequena renda. “Com esta renda, conseguia colocar comida na mesa para minha família e, nesta época, minha família passou a me ajudar, na medida do possível; só me faltava, de minha família, a motivação para seguir em frente, lutar e nunca desistir”, desabafa.

Valéria buscou empoderar-se em diversos aspectos, desenvolvendo

habilidades profissionais e ampliando sua rede de contatos e, com garra, emergiu como uma empreendedora visionária, aproveitando as oportunidades que surgiam para criar um impacto positivo em sua vida, de sua família e daqueles ao seu redor. “Nas palestras, na comunidade, procuro fortalecer esta força de nunca desistir, de lembrar que eu venci e que todas nós podemos ser quem nós queremos e desejamos ser, basta não desanimar, lembrando que amigo não é só aquele que te ajuda na prática, mas, também, aquele que te empurra e te impulsiona a fazer as coisas que temos que fazer. Na minha vida, encontrei o Bebeto Azevedo, que sempre me motivou a ser cada dia melhor para mim, minha família e na comunidade onde estou inserida”, salienta.

“Sentimento de gratidão por todos os parceiros, em especial ao amigo e incentivador Bebeto Azevedo, por nunca me deixar desistir e poder hoje dizer que sou uma mulher empoderada ajudando a empoderar outras mulheres.”

Valéria da Silva

Segundo Valéria, a casa que hoje abriga sua família foi adquirida com muita luta e ajuda de amigos e familiares. “Graças a minha fé, nunca perdi a esperança de ter

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 63
SUPER AÇÃO

uma casa própria e, cada dia que acordo, agradeço a Deus por mais um dia, agradeço pelos filhos serem crianças que pedem benção à mãe, aos avós e familiares, e por ter o convívio e cuidar de minha mãe com 86 anos”, afirma.

Para Valéria, o PIM era o programa com profissionais que davam assistência constante e realizavam todos os cursos oferecidos, focavam nos ensinamentos e tinha um coordenador que motivava as pessoas a serem melhores a cada dia, sendo fundamental para seu desenvolvimento e crescimento. “Com esta ajuda e motivação, passei a trabalhar como voluntária no PIM, nas Festas de 15 anos Comunitários organizadas pelo projeto, iniciando na parte de decoração e hoje tenho minha empresa de decoração e, paralelo ao meu trabalho, com ajuda de parceiros, realizo, com minha assinatura, o projeto solidário Realizando Sonhos, junto com Heli Rodrigues e a sobrinha Gisele Oliveira”, relata.

De acordo com Valéria, o projeto “Realizando Sonhos” consiste em organizar um Baile de 15 anos para meninas carentes, com o auxílio de vários parceiros. “Salão para festas, palestras, orientação das Conselheiras Tutelares do município, palestra de médicas com orientação sobre a saúde da Mulher, mimos para as meninas, conquistados pelos parceiros Bebeto Azevedo e Simone Arantes, em parce-

ria com as lojas do ParqueShopping Canoas, somando para a realização do evento”, destacaa. Valéria enumera, também, que promove, anualmente, as Festa de Natal, Festa de Páscoa para as Crianças, A Valorização da Mulher, Dia das Mães, Dia da Criança e a Mais Bela Comunitária, sempre com a parceria do Salão do empresário Daurinei Alt e o Prêmio “Comunidade em Ação”, premiando o cidadão Solidário.

Valéria tornou-se uma defensora incansável dos direitos das mulheres, utilizando sua própria jornada como exemplo inspirador. Sua voz ressoa em espaços onde a representatividade é crucial, destacando a importância de incluir diferentes perspectivas para promover uma sociedade mais justa. “Para agra-

“Comunidade em Ação, diretora Valeria da Silva, Vice-Diretora

Heli Rodrigues, Secretária Gisele Oliveira, padrinhos Bebeto Azevedo, Thiago Soares, Daurinei Alt e Babinho Entretenimento.”

Valéria da Silva

ciar os parceiros de jornada, criei o projeto ‘Comunidade em Ação’, que tem como objetivo prestigiar a todos que nos auxiliam durante o ano e engloba uma série de comunidades, que se unem para ter um maior poder de alcance na ajuda às comunidades carentes do município”, informa.

Valéria da Silva personifica a transformação pessoal e social, passando de uma posição vulnerável para uma liderança empoderada. Sua história nos lembra que, mesmo diante das adversidades, é possível transcender as expectativas, conquistar objetivos e impactar positivamente a sociedade. Valéria é um marco de esperança e um testemunho vivo de que a resiliência e a determinação podem moldar um futuro mais brilhante.

64 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
SUPER AÇÃO

Exposição Mulheres que Plantam e Colhem

Para celebrar o mês de março, dedicado às Mulheres, a Revista Diário de Bordo, o ParkShopping Canoas e a loja Jorge Bischoff lançaram, durante coquetel para convidados, no dia 08/03, às 19:00h, no LOUNGE MULTI VC, no 2º piso do ParkShopping Canoas, a exposição “Mulheres que Plantam e Colhem” e a ação “Partilhando Vivências e Histórias”. A Exposição ficará aberta no horário de funcionamento do ParkShopping Canoas, até 31/03/2024, às 22:00h. Fotos: Giovanni Misturinni e Sérgio González.

66 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
González
sergio@diariodebordo.net Social em Fotos Sérgio
Dra. Mariana e Rodrigo Geisel Valderes da Silva, Ieda Wobeto e Beth Colombo
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 67 SOCIAL EM FOTOS | SÉRGIO GONZÁLEZ
Mulheres que Plantam e Colhem Oneida Di Domenico Gisele Pavão
68 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 SOCIAL EM FOTOS | SÉRGIO GONZÁLEZ
Graça Boides Rejane e Vilson Fachi Márcia da Rosa e Léslei Bettú Momento “Partilhando Vivências e Histórias!” Vladimir Bertoly e Miriam Rosa Moschetta Luísa Deckertt, Simara Marques, Nicholas e Katielle Pedrotti Leci da Silva, Viviane Carvalho, Elis Soares, Miriam Moschetta e Graça Boides
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 69 SOCIAL EM FOTOS | SÉRGIO GONZÁLEZ
Júlia e Cleber de Oliveira Equipe da revista Diário de Bordo Tatiane Possebon e Marcelo Hummes

Atitude & Negócios

ronan@diariodebordo.net

Ronan Mairesse

Inovação é uma obrigação da liderança

APior que viver no passado é seguir fazendo o mesmo que você fazia há vinte anos e, ainda, esperar resultados melhores. A dinâmica do mundo dos negócios mudou e vem mudando em uma velocidade que a maior parte de nós tem dificuldade de aprender. Brinco que, quando entendemos uma onda de inovação, já existe mais duas vindo em nossa direção. Por um lado, temos um desafio maior de encontrar pessoas com os soft skills

ideais para vendas e por outro lado, temos que nós, como empresários e empreendedores, inovar na maneira como chegamos, conquistamos e fazemos negócios com os clientes que, também são totalmente diferentes do passado.

Um ponto que vejo, ainda, muita resistência é a importância de ter, dentro de seu estabelecimento comercial, uma pessoa especialista em redes socais. Para você ter uma ideia, mais de 50%

70 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024

das vendas começam pela internet, sendo por pesquisas no Google ou por postagens, reels e stories no Facebook, Instagram, TIK TOK ou recebimento de encartes e promoções no WhatsApp. Penso que, analisando o que tenho visto no mercado, a importância de existir uma pessoa que cuida 100% do contato digital com o cliente não é mais um opção de luxo e sim uma necessidade. Vejo muitos pontos comerciais cometendo o erro de pedir para os próprios vendedores alimentarem as redes sociais com postagens e vídeos. Digo erro porque uma pessoa que vende é uma especialista em atendimento, quando uma pessoa que cuida da rede social é alguém especialista no momento, seja através de acontecimentos dentro da loja, seja pelas famosas trends que surgem diariamente na internet. O vendedor digital é aquele profissional dentro da empresa que mostra e desperta o desejo no cliente de adquirir aquele produto ou serviço.

Não é necessário ser um profissional de marketing formado, mas alguém com a sensibilidade de mostrar aquilo que os seguidores querem ver. Quer um exemplo? Veja aqueles perfis de manicure, pedicure. Elas postam o antes e depois e assim mostram o resultado do seu trabalho, assim preenchendo suas agendas. Veja os médicos, psicólogos, fisioterapeutas que se tornaram influencers, pois postam dicas, orientações e o seu dia a dia, fazendo com que milhares de pessoas o procurem pelo que são e pelo que oferecem na internet.

Vendedores de carros e de moradias também estão seguindo o mesmo exemplo, aumentando e muito a sua base de seguidores. Recentemente palestrei para uma das maiores redes de supermercados do Rio Grande do Sul e vi, na prática, o que eles têm feito com suas redes sociais. Uma equipe de três pessoas passa o dia de loja em loja, postando vídeos que

despertam o desejo do cliente em comprar. Por exemplo, em um dia quente, em que uma bebida gelada cai super bem, postam promoções de seus produtos de uma maneira divertida, despertando o desejo do seguidor em visitar uma das unidades e comprar determinado produto.

Para que tenha resultado, o profissional que cuida das redes sociais precisa ser 100% focado, como eu disse, para pegar o momento, o que está acontecendo naquele dia e observar os produtos e serviços que os seguidores mais se interessam. Então, se você ainda não tem ninguém pensando e cuidando dessa relação, mude, inove, mas traga alguém para dentro de seu ponto de venda. Digo dentro, porque essa pessoa não pode estar longe, tem que estar ali, lado a lado com você e os vendedores, para perceber a realidade e postar aquilo que é mais importante no momento.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 71 ATITUDE & NEGÓCIOS | RONAN MAIRESSE

O cuidado dos seus pés com profissional especializado

Por Leci da Silva

Apodologia é uma área da saúde especializada no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações dos pés e suas repercussões no corpo humano. Os podologistas são profissionais capacitados a lidar com uma variedade de condições podais, desde problemas comuns, como calos e unhas encravadas, até questões mais

72 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 MEDICINA&SAÚDE

complexas, como deformidades estruturais e patologias dermatológicas.

A Revista Diário de Bordo ouviu o podólogo Ronaldo Zanchin, da Estética Vecajo, que afirmou que o cuidado com os pés é essencial, uma vez que eles sustentam todo o peso do corpo e estão constantemente em contato com diversas superfícies. “A podologia desempenha um papel crucial na promoção da saúde global, pois problemas nos pés podem afetar a postura, a marcha e até mesmo causar desconfortos em outras áreas do corpo, como joelhos, quadris e coluna”, salienta.

Os podologistas utilizam técnicas variadas para avaliar e tratar as condições podais. Isso inclui procedimentos como a remoção de calosidades, tratamento de unhas encravadas, ortoplastias para correção de deformidades, além de orientações sobre cuidados preventivos e escolha adequada de calçados. Além disso, a podologia desempenha um papel importante no cuidado de pacientes com condições específicas, como diabetes, pois a doença pode afetar negativamente os pés, aumentando o risco de complicações.

Zanchin ainda salienta que os podologistas desempenham um papel crucial na prevenção e no tratamento de úlceras e infecções em pacientes diabéticos, contribuindo para a qualidade de vida e prevenção de complicações mais graves. “A podologia é uma disciplina que vai além da estética dos pés, envolvendo a saúde e o bem-estar do paciente como um todo”, salienta. Afirma, também, que com a expertise dos podologistas é possível abordar uma ampla gama de condições podais, melhorando a qualidade de vida e promovendo a saúde global dos indivíduos. “Portanto, é fundamental reconhecer a importância da podologia como parte integrante da equipe de profissionais de saúde”, conclui.

Fotos: Sérgio González

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 73 MEDICINA&SAÚDE

bebeto@diariodebordo.net

Gustavo Bredow festeja 40 anos com evento cheio de surpresas

Gustavo Bredow, em sua clínica, transforma seu ambiente de trabalho em verdadeiros eventos. Não poderia ser diferente na comemoração dos seus 40 anos, quando reuniu muitos amigos, familiares e admiradores do seu trabalho para festejar esta icônica data na Casa Impero. Na chegada, éramos recepcionados por artistas circenses, o que já dava para entender o que viria pela frente. Inúmeras atrações e a fala do aniversariante, após um vídeo contando toda a sua trajetória, emocionou a todos. Para finalizar, a Escola de Samba Unidos da Feijoadíssima fez todos os presentes caírem no samba.

74 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
Social Bebeto Azevedo
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 75 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
76 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Universo Coleçao @daniele.altajoalheria Daniele Silva ALTA Joalheria (51) 99119.8633

O uso da internet por crianças e adolescentes

As inovações da era digital, presentes em todas as situações da vida moderna, trouxeram significativas mudanças também na educação das crianças. Enquanto a internet oferece uma variedade de recursos e oportunidades educacionais, sociais e de entretenimento, também apresenta desafios e preocupações. Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:

78 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
TECNOLOGIA

1 - Oportunidades educacionais: A internet oferece acesso a uma vasta quantidade de informações educacionais e recursos online que podem auxiliar no aprendizado formal e informal. Plataformas de ensino online, tutoriais e jogos educativos são exemplos de como a internet pode ser uma ferramenta valiosa para crianças e adolescentes.

2 - Socialização online: As redes sociais e outras plataformas de comunicação online permitem que crianças e adolescentes se conectem com colegas, familiares e amigos. No entanto, é importante ensinar sobre a importância de comportamentos seguros e respeitosos online.

3 - Riscos e preocupações: Exposição a conteúdo inadequado: Crianças podem encontrar conteúdo inapropriado, como violência, linguagem ofensiva, drogas ou atividades prejudiciais.

4 - Cyberbullying: A internet pode ser um ambiente propício para o bullying online, que pode ter consequências sérias para o bem-estar emocional das crianças.

5 - Privacidade: Crianças podem não compreender totalmente os riscos associados ao compartilhamento excessivo de informações pessoais online.

6 - Controle parental: Ferramentas de controle parental são importantes para ajudar os pais a monitorarem e limitar o acesso de crianças a conteúdos inadequados. Conversas abertas e honestas entre pais e filhos são essenciais para ensinar boas práticas online.

7 - Tempo de Tela: É importante equilibrar o tempo gasto online com outras atividades, como exercícios físicos, leitura e interações sociais presenciais.

8 - Alfabetização digital: Ensinar habilidades digitais e promover a alfabetização digital desde cedo é

crucial para que crianças e adolescentes possam usar a internet de maneira segura e responsável.

9 - Conscientização sobre fake news: Ensinar crianças a avaliar criticamente as informações online, identificando notícias falsas e fontes confiáveis.

Os pais, educadores e responsáveis desempenham um papel fundamental em orientar e supervisionar o uso da internet por crianças e adolescentes, promovendo uma abordagem equilibrada, que aproveite os benefícios e minimize os riscos associados ao mundo online.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 79
TECNOLOGIA

Preservação do ecossistema e o bem do planeta

Asustentabilidade é um conceito fundamental no cenário atual, pois busca equilibrar as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias demandas. Esse paradigma permeia diversos setores da sociedade, incluindo economia, meio ambiente e sociedade, e visa promover práticas que respeitem os limites naturais do planeta. Nesse contexto, a busca por soluções sustentáveis tornou-se uma prioridade global.

No âmbito ambiental, a sustentabilidade está intrinsecamente ligada à preservação dos ecossistemas e à mitigação das mudanças climáticas. A adoção de fontes de energia renovável, como solar e eólica, representa um passo crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a promoção da reciclagem e a gestão responsável dos recursos naturais são práticas que contribuem para a conservação da biodiversidade e a manutenção dos ecossistemas.

80 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 SUSTENTABILIDADE

No campo econômico, a sustentabilidade implica em repensar modelos de produção e consumo. Empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas minimizam seu impacto ambiental, mas também fortalecem sua reputação e contribuem para a construção de uma economia mais equitativa e resiliente. Investir em inovações tecnológicas e processos produtivos mais eficientes pode resultar em benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os negócios.

A dimensão social da sustentabilidade abrange a promoção da igualdade, da justiça social e do respeito aos direitos humanos. Iniciativas que buscam inclusão, diversidade e condições de trabalho justas estão alinhadas com esse princípio. Além disso, a educação e a conscientização desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais sustentável, capacitando indivíduos a tomar decisões informadas e engajadas.

A implementação efetiva da sustentabilidade requer a colaboração de governos, empresas, organizações não governamentais

e cidadãos. Políticas públicas que incentivem práticas sustentáveis, regulamentações ambientais e a criação de incentivos fiscais são instrumentos essenciais nesse processo.

O engajamento da sociedade civil é igualmente vital, uma vez que a pressão popular pode influenciar a adoção de práticas mais responsáveis por parte das empresas e governos.

Em resumo, a sustentabilidade é um imperativo para garantir o bem-estar das gerações presentes e futuras. Ela representa uma abordagem holística que transcende fronteiras e setores, buscando integrar as dimensões econômica, ambiental e social. Ao adotarmos um estilo de vida sustentável e promovermos mudanças em nossas comunidades, podemos contribuir para a construção de um mundo mais equilibrado e resiliente.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 81 SUSTENTABILIDADE

Educação

Fabiani Fortes

Domando o Monstro Digital

Aera digital nos presenteou com ferramentas incríveis, como smartphones, smartwatches, videogames e outros dispositivos inteligentes. Porém, para as crianças, esses objetos mágicos podem se transformar em monstros, especialmente porque seus cérebros ainda estão em desenvolvimento.

O vício em celular ou medo irracional de ficar sem o celular ou aparelhos eletrônicos, conhecido como nomofobia, é ainda mais

prejudicial para crianças e adolescentes. Seus cérebros em formação são facilmente moldados por hábitos, tornando a dependência mais difícil de superar. O uso excessivo dos celulares altera os mecanismos neurais, roubando sua atenção, sono e até mesmo o desenvolvimento saudável.

Estudos comprovam que o celular, mesmo desligado, prejudica o desempenho escolar. Quanto mais próximo o aparelho, menor

o foco e a capacidade de aprendizado. As consequências são graves, como: Depressão, Ansiedade, Perda de sono.

Cerca de 25% das crianças e jovens já apresentam uso problemático do celular, o que aumenta o risco de depressão, ansiedade e problemas de sono. A luz azul do aparelho interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono, causando noites mal dormidas e diversos outros problemas de saúde.

82 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
fabiani@diariodebordo.net

Quais os sinais de alerta?

Revisar o celular constantemente sem nenhuma razão específica;

Sentir-se ansioso ou inquieto se está sem o celular;

Evitar interação social para passar mais tempo no celular;

Distrair-se facilmente com redes sociais e aplicativos.

Entre as causas mais reconhecidas da dependência de celular estão a baixa autoestima e os problemas na hora de manter relações sociais. A insegurança é o fator mais comum que causa a nomofobia, pois muitos jovens se tornam dependentes de outros e encontram em seus celulares uma forma de se

sentirem presentes em seu círculo social. O perfeccionismo é outra razão para este transtorno, pois os que sofrem sentem a necessidade de atuar sem cometer um único erro. Por exemplo, se este tipo de usuário recebe uma chamada e não tem seu celular em mãos, ele se sente decepcionado e o desespero toma conta.

Qualquer pessoa pode sofrer de nomofobia. Entretanto, este transtorno tende a afetar mais os adolescentes, sendo a faixa etária mais predominante a de 14 a 16 anos. As gerações mais jovens correm maior risco de se tornarem nomofóbicas por duas razões:

Sentem uma forte necessidade de serem aceitas pelos outros;

Estão mais familiarizadas com as novas tecnologias do que as pessoas mais velhas.

Mas a pergunta essencial nesse contexto é: como domar o monstro da nomofobia?

Notificações silenciadas: menos barulho, mais paz!

Fora do quarto: nada de celular na hora de dormir!

Tempo de tela limitado: defina horários para usar o aparelho.

Atividades offline: incentive brincadeiras e exercícios físicos.

Lembrando que o celular é uma ferramenta útil, mas não deve controlar a vida da sua família. Encontre o equilíbrio e utilize-o com moderação, para garantir a saúde física e mental das crianças, e esteja alerta para os sinais.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 83 EDUCAÇÃO | FABIANI FORTES

Pedras Preciosas e seus encantos

Por Leci da Silva

Abeleza das pedras preciosas é algo que fascina a humanidade há milênios. Essas gemas naturais são apreciadas por sua rara beleza, cores vibrantes e propriedades ópticas únicas. Aqui estão alguns aspectos que contribuem para a beleza das pedras preciosas:

Cores Exuberantes: Muitas pedras preciosas são conhecidas por suas cores intensas e variadas. Por exemplo, a esmeralda exibe um verde profundo, a safira pode ter tons de azul, amarelo, rosa e ou-

tras cores, enquanto o rubi é famoso por seu vermelho intenso. A variedade de cores disponíveis nas pedras preciosas adiciona um elemento único à sua beleza.

Brilho e Cintilação: A forma como a luz interage com as superfícies internas das pedras preciosas contribui para seu brilho e cintilação. Gemas bem lapidadas refletem a luz de maneira única, criando efeitos visuais deslumbrantes.

Transparência e Clareza: A transparência de uma pedra preciosa, juntamente

84 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 CURIOSIDADES

com sua clareza, afeta significativamente sua beleza. Pedras preciosas cristalinas e transparentes, como o diamante, muitas vezes são altamente valorizadas.

Dureza e Durabilidade: A resistência e a durabilidade das pedras preciosas também contribuem para sua beleza. Pedras duras e resistentes são mais propensas a manter sua beleza ao longo do tempo, resistindo a arranhões e danos.

Origem e História: Algumas pedras preciosas têm histórias fascinantes e lendas associadas a elas, o que pode aumentar sua beleza aos olhos das pessoas. Diamantes, por exemplo, são frequentemente associados ao amor e à eternidade.

Corte e Lapidação: A habilidade do lapidário ao esculpir a pedra também desempenha um papel crucial em sua beleza. Diferentes cortes, como o brilhante, esmeralda ou princesa, podem realçar diferentes aspectos da pedra, otimizando sua aparência.

Raridade e Exclusividade: A raridade de certas pedras preciosas contribui para sua beleza perce-

bida. Pedras preciosas raras e exclusivas muitas vezes são mais valorizadas devido à sua escassez no mercado.

Propriedades Metafísicas: Algumas pessoas acreditam em propriedades metafísicas associadas a certas pedras preciosas. Essas crenças podem adicionar uma camada extra de beleza percebida para aqueles que atribuem signi-

ficados espirituais ou místicos às gemas.

A combinação desses fatores torna as pedras preciosas objetos de fascínio e desejo, tanto do ponto de vista estético quanto cultural. Elas são usadas em joias, objetos de arte e têm um papel significativo em diversas tradições culturais ao redor do mundo.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 85 CURIOSIDADES

thiago@diariodebordo.net

Descubra a magia da Romênia

ARomênia, situada no sudeste da Europa, é um país fascinante com uma rica herança histórica, beleza natural deslumbrante e uma mistura cativante de culturas. Com uma população diversificada e uma paisagem que varia desde os picos dos Cárpatos até o Mar Negro, a Romênia oferece uma experiência única para os viajantes.

86 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
Turismo & Viagem

A capital, Bucareste, é um ponto focal da cultura e da arquitetura. Apelidada de ‘Paris do Oriente’, a cidade possui uma combinação eclética de estilos arquitetônicos, desde edifícios históricos como o Palácio do Parlamento, um dos maiores do mundo, até cafés boêmios e bairros animados.

Os Cárpatos, que cortam o país, oferecem paisagens espetaculares, perfeitas para os amantes da natureza. A região da Transilvânia, famosa por sua associação com a lenda do Conde Drácula, é pontilhada por castelos impressionantes, como o Castelo de Bran. As aldeias da Transilvânia, com suas casas tradicionais e tradições preservadas, proporcionam uma visão única da vida rural romena.

A cultura romena é profundamente enraizada na música folclórica, danças tradicionais e festivais coloridos. A comida romena é uma delícia para os paladares, com pratos como sarmale (charutos de repolho recheados), mămăligă (polenta) e mititei (salsichas grelhadas) sendo destaques. Os mercados locais oferecem uma variedade de produtos frescos e artesanato autêntico.

EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 87 TURISMO & VIAGEM | THIAGO SOARES

A Romênia, também, abriga uma rica herança histórica, evidenciada por seus mosteiros pintados em Bucovina, Patrimônio Mundial da UNESCO. Esses mosteiros são adornados com afrescos vibrantes que contam histórias bíblicas e folclóricas, proporcionando uma experiência única de imersão na arte sacra.

As cidades medievais da Romênia, como Sibiu e Sighișoara, exibem uma arquitetura encantadora e praças pitorescas. Sighișoara, em particular, é conhecida como o local de nascimento de Vlad, o Empalador, que inspirou a lenda de Drácula. As ruas de paralelepípedos e as casas coloridas fazem dessas cidades um deleite para os visitantes.

A Romênia é um destino que oferece uma experiência autêntica e enriquecedora. Seja explorando a vida urbana de Bucareste, apreciando a natureza intocada dos Cárpatos ou mergulhando na rica herança cultural, os visitantes encontrarão uma terra repleta de surpresas e beleza inigualável.

88 EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024
TURISMO & VIAGEM | THIAGO SOARES
EDIÇÃO 38 | ANO 5 | 2024 89
Clique Aqui Clique Aqui Clique Aqui Clique Aqui
M I S S G R A N D R I O G R A N D E D O S U L
@missgrandriograndedosul
SS GRAND GRANDE DO SUL
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.