Revista Diário de Bordo 33

Page 1

Ana Moraes uma história

de desafios e conquistas

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Maria Brechane, a joia rara do RS MISS UNIVERSO 2023 Entrevista com Ten. Cel. André Luiz Stein
PÚBLICA
SEGURANÇA

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL

Carlos Alberto de Azevedo

DIRETOR COMERCIAL

Thiago Soares

REDAÇÃO

Leci da Silva

Bebeto Azevedo

COLUNISTAS

Bebeto Azevedo

Bernardo Tietze

Elis Soares

Évelym Ferreira

Fabiani Fortes

Làura Schirmer

Leci da Silva

Ronan Mairesse

Sérgio González

Thiago Soares

Simon K

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Leci da Silva

MTB: 11.972

FOTOS DA CAPA

Estúdio Misturini

EDIÇÃO GRÁFICA

Duca Vieira

FOTOGRAFIA

Sérgio González

DIÁRIO DE BORDO É UMA

PUBLICAÇÃO MENSAL DO GRUPO S&A

PUBLICIDADE E PROPAGANDA EIRELI

Rua Venâncio Aires, 3111 - Canoas/RS

- CEP 92110-001

E-MAIL

comercial@diariodebordo.net

PERIODICIDADE

Mensal

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DA REVISTA, POIS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

www.diariodebordo.net /revistadiariodebordo

2 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023

O mês de maio de findou. O mês mais poético do ano, na minha visão. E tão cheio de significados. É tradicionalmente conhecido como o mês das noivas e nele se comemora o Dia das Mães. Temos ainda o Dia das Famílias, que acredito que seja a nossa base, e é através dela que somos inseridos neste mundão. Bem ou mal? Cada um vive e faz a sua história. Tem o Dia da Adoção. E os significativos dias do Trabalho e Abolição da Escravatura. Quantas coisas lindas, ligadas aos melhores afetos para comemorarmos. Vamos conhecer uma mulher incrível: Ana Moraes, a canoense do bairro Niterói que associa maternidade ao trabalho. Sim, ela é uma mulher que faz a diferença. Para isso, certamente se superou. Difícil? Talvez. Mas Bernardo Tietze nos mostra caminhos para a superação. E uma jovem em intercâmbio na Europa? Viajar para o exterior, sem familiares, para uma experiência valiosa. Evelym Ferreira conta tudo o que sentiu na própria pele. As situações difíceis e imprevisíveis podem ser vividas com menores dificuldades, se utilizarmos a Inteligência Emocional, nos conta Fabi Fortes. O maior brechó beneficente está chegando, sob a batuta de Cláudia Bartelle, e a quarta edição estará surpreendente, nos confidencia Làura Schirmer. Valderes da Silva, que foi nossa capa, aniversariou e Leci da Silva mostra tudo o que nossa querida amiga viveu naquela noite. A tão solicitada segurança pública é assunto para o Ten. Cel. André Luiz Stein, do 15° BPM, com nossa jornalista Leci da Silva. Ronan Mairesse mostra que liderar implica em assumir responsabilidades, e todos nós, em algum momento da vida, somos ou seremos líderes. O Miss Universo RS 2023 foi um grandioso evento, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, com apresentação do Intercity Hotel Canoas e Casa 22 POA por Cris Bittar e Douglas Ribeiro. Sérgio González mostra um pouco da moda praia da grife Alma de Sereia, da brasileira residente em Milão, Olivia Gama. Ela vestiu as candidatas ao MURS na coreografia e desfile de maiôs. Ser miss faz parte do sonho e imaginário de muitas mulheres, e aqui contamos tudo sobre a eleição, por unanimidade, de Maria Brechane. A Maria Gaúcha, que quer ser a Maria Brasileira. Eu, claro, vou torcer por ela e você? Conte pra gente no @missuniversors. Boa leitura!

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 3 EDITORIAL

A importância das frutas em uma alimentação saudável

De acordo com dados da pesquisa Vigitel Brasil 2021, divulgada pelo Ministério da Saúde no último ano, apenas 34,2% dos brasileiros incluem frutas e hortaliças em suas refeições em cinco ou mais dias da semana. O que reflete um resultado preocupante com relação aos hábitos de alimentação da população. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é consumir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

Isabela Xavier, nutricionista e coordenadora de Nutrição da Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, afirma que, para uma dieta balanceada, a inclusão de frutas é essencial. “As frutas desempenham um papel de extrema importância no nosso corpo, por serem fontes naturais de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e nutrientes essenciais para a garantia do bom funcionamento do nosso organismo, com benefícios que vão desde o ganho de energia e disposição, devido a ingestão de carboidratos naturais, até a melhora da imunidade, equilíbrio das funções fisiológicas e muito mais”, completa a especialista.

Dicas de consumo:

O Brasil é conhecido por sua vasta riqueza natural, com dezenas de frutas nativas e típicas do ecossistema nacional, com características, formas de consumo e benefícios diversos. Para Isabela, a melhor forma de aumentar o consumo destes alimentos é explorando sua diversidade. “Importante identificarmos o que gostamos, dessa forma, a alimentação será nutritiva e ao mesmo tempo prazerosa, tornando o ato de consumir frutas um hábito natural”, conclui.

E para a forma de consumo a nutricionista traz algumas dicas. “Valorizar receitas e alimentos que priorizam os aspectos naturais das frutas, como vitaminas, o consumo in natura, saladas e outros tipos de receitas que zelam pela permanência dos nutrientes e sais minerais presentes naquele alimento, estão entre as melhores formas de apostas nas frutas. Como o Brasil é rico na variedade e tipos, fica mais fácil apostar neste formato sem enjoar”, conta.

No mercado alimentício, foodtechs como a Mombora investem na oferta de produtos saudáveis para a população. Hoje, a marca é a única em seu mercado com aposta 100% natural, desde a sua cadeia produtiva até a oferta final para o consumidor, além de possuir, como base de seus alimentos, frutas típicas do país, como o cacau, cambuci, goiaba, maracujá, limão e muitas outras.

Já para os alimentos ultraprocessados, a dica é se atentar aos rótulos. De acordo com Isabela, na hora de analisar, menos é mais, uma vez que alimentos que passam por processos mais naturais de produção possuem uma concentração menor de ingredientes, além de dispensarem a inclusão de aromas, corantes e conservantes artificiais, que podem ser prejudiciais para o organismo. “Devemos nos atentar para o que consumimos, principalmente com a evolução da nossa sociedade pela busca da praticidade e agilidade na rotina, que acaba proporcionando impactos negativos na qualidade de vida das pessoas; cuidar do que comemos é uma forma de nos cuidarmos”, finaliza a especialista.

4 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
NUTRIÇÃO
Por Leci da Silva

As principais tendências para as noivas em 2023

Ouniverso da moda se renova com frequência e para as noivas isso não poderia ser diferente. Todo ano, novas tendências fazem parte das mais renomadas coleções de estilistas do mundo inteiro, ditando o que será usado pela maioria das mulheres, no dia de seus casamentos.

A estilista de vestidos de noiva Flayza Vieira, que produz peças exclusivas feitas por encomenda para cada mulher, acredita que o trabalho em detalhes no próprio tecido dos vestidos é uma tendência forte para 2023. “Além do uso do tule, a escolha pelo tomara que caia e o foco no volume das peças, veremos mais esculturas nos vestidos, mais detalhes feitos com o próprio tecido, diminuindo o uso da renda como um artifício”, relata.

Embora opções mais modernas e diferentes sejam pautadas pelas noivas, o vestido de casamento branco ainda é líder em todas as buscas. “Nos últimos anos, a procura por vestidos floridos ou com cores diferentes aumentou consideravelmente. No entanto, ainda assim, os vestidos brancos e mais tradicionais seguem sendo os de maior desejo por parte das noivas”, revela a estilista.

Flayza alerta sobre as decisões adequadas na hora de escolher os decotes. “O decote nas costas está em alta, porque é um diferencial elegante e sensual. É a cara da mulher brasileira. Por outro lado, o decote frontal depende de onde

6 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 EMPREENDEDORISMO
Por Leci da Silva

será realizada a cerimônia. Um casamento na igreja, por exemplo, pede um pouco de cuidado nesse sentido”, pontua.

Os detalhes da peça vão ser moldados de acordo com a personalidade da noiva. “Depende do estilo dela, do que ela usa no próprio dia a dia. Como estilista, costumo analisar esse perfil e ver o que ela já está usando. Se é uma noiva cheia de acessórios, com a roupa casual com muitos detalhes, é nítido que ela vai querer detalhes feitos com renda e bordado. Por outro lado, se a noiva está com uma vestimenta mais minimalista, ela vai preferir um tecido mais clean”, sugere.

De acordo com a estilista, 2023 trará uma mescla entre vestidos glamurosos e minimalistas. “Acredito que a modelagem será repleta de glamour, porém, com tecidos trabalhados de uma forma mais simples. Os estilistas terão maior liberdade criativa para criar volumes com o próprio tecido, desenvolvendo peças que podem ser inovadoras. O uso de renda irá diminuir, principalmente pelos problemas com a importação desse tipo de material. Por outro lado, o bordado produzido no Brasil é de altíssima qualidade e continuará sendo escolhido por algumas noivas”, projeta.

A pandemia aumentou uma tendência que já estava em crescimento, que são os casamentos em espaços abertos. “Isso abriu um leque de possibilidades. As pessoas começaram a ver com bons olhos esse tipo de casamento e acho que é um movimento sem volta. As cerimônias realizadas em igrejas diminuíram muito, enquanto casar no campo e na praia virou prática comum. Isso também atinge a escolha de vestidos, que seguem uma linha mais leve, com florais e apliques bordados”, pontua.

Para Flayza Vieira, quando o assunto é vestidos de noiva, não existem tendências que saem de moda.

“Casar é um sonho. Então a questão é adaptar-se ao que aquela mulher sempre sonhou, independente do design que ela quer aplicar no vestido que irá usar nesse dia tão importante”, finaliza.

Apaixonada pelo universo do casamento e pela moda, Flayza Vieira teve seu talento descoberto aos cinco anos de idade, quando desenhava e fazia roupas para as

bonecas e sua avó a ajudava com a máquina de costura. Considera-se uma ferramenta da mulher, que a procura e desenvolve o vestido de acordo com o biótipo e o estilo de cada uma. Adora ouvir as suas histórias, pois por meio delas adiciona um significado para o vestido tão especial. Ama o universo do casamento, por considerá-lo um dos dias mais importantes para a mulher.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 7 EMPREENDEDORISMO

thiago@diariodebordo.net

6 destinos para as férias no Caribe

Os destinos do Caribe estão no topo da lista dos mais procurados pelos brasileiros (e por turistas do mundo inteiro) para uma viagem em qualquer época do ano. Calor, praias estruturadas, mar de águas cristalinas e uma grande oferta de atrações e resorts com tudo incluído estão entre as características desses paraísos caribenhos. Veja seis lugares do Caribe que são as apostas da Abreu para as próximas viagens de férias.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 9
Viajando pelo Mundo

Aruba

A Ilha Feliz encanta os turistas pelas suas atrações, belas paisagens e vida noturna agitada. A capital Oranjestad está cheia de patrimônios históricos e o centro é ideal para fazer compras. Entre as praias, destaque para Palm Beach, onde se concentra todo o burburinho da ilha. Dali saem os principais passeios de barco pela região. A Abreu recomenda visitar a Flamingo Beach, praia que abriga os famosos e simpáticos flamingos cor-de-rosa e é um dos cartões-postais de Aruba.

Saint Martin Curaçao

Saint Martin é a parte francesa da ilha caribenha colonizada por franceses e holandeses (Sint Maarten). O lado francês é recomendado para quem busca descanso e praias menos movimentadas. As regiões próximas às praias concentram diversos hotéis e restaurantes charmosos. Já na parte mais central da ilha, há bares e restaurantes populares. Entre as praias, a Abreu indica Orient Beach, que tem uma excelente estrutura, e Baie Rouge, com areias finas e fofas. Já no lado holandês, a dica é uma passagem pela praia de Maho Beach, para acompanhar a chegada e decolagem dos aviões; Great Bay, em Philipsburg, com ótimos restaurantes e comércio, onde também atracam os grandes navios; e Mullet Bay, que possui restaurantes mais despojados e muitas cadeiras na praia.

Curaçao é um destino perfeito para toda família ter experiências inesquecíveis. São mais de 35 praias de incrível beleza para explorar. Percorrendo a ilha, é possível apreciar a arte e os cafés de Pieter-

maai e praticar diversas atividades aquáticas, além de fazer passeios de jipe e até mesmo visitar uma curiosa fazenda de avestruzes. Um passeio obrigatório indicado pela Abreu é visitar os bairros icônicos de Otrobanda e Punda. Por lá estão as lindas e famosas casas coloridas, lojas e diversos restaurantes.

10 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
VIAJANDO PELO MUNDO | THIAGO SOARES

Bahamas

As Bahamas são um conjunto de ilhas de língua inglesa que ficam entre Cuba e a Flórida. Por lá, é possível deslumbrar-se em inúmeros pontos de mergulho e snorkel, nadar com golfinhos e praticar uma infinidade de esportes aquáticos. Há hotéis luxuosos, cassinos e ótimas opções para compras também. A Abreu recomenda um passeio pela capital Nassau, repleta de cultura, lojas, restaurantes e praias.

Cuba

Há uma infinidade de opções para toda a família no destino. Segundo os especialistas da Abreu, o centro histórico de Havana deve ser visitado a pé para uma melhor apreciação dos edifícios e casas do tempo colonial. Em Varadero, há uma grande variedade de resorts com estrutura para famílias, sendo muitos deles de frente para as lindas praias de areia branca e o mar azul. Já os cayos, que cercam Cuba por todos os lados, são extraordinários e a maioria deles abriga hotéis de rede com toda a infraestrutura necessária para apreciar o destino com conforto e tranquilidade.

República Dominicana

A República Dominicana tem um dos litorais mais bonitos do mundo, sendo Punta Cana um dos prin-

cipais destinos turísticos do país. Com temperaturas altas o ano todo, é ideal para relaxar em uma das muitas praias de areia branca e água azul-turquesa ou aproveitar atividades por terra, água e ar. A Abreu indica aos turistas um pas-

seio para desfrutar de momentos incríveis em meio à natureza, visitando o Parque Nacional de Leste, reserva natural protegida com uma enorme biodiversidade marinha e terrestre e vestígios arqueológicos.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 11 VIAJANDO PELO MUNDO | THIAGO SOARES
Sugestão de pauta de Lisia Minelli (Abreu Turismo)

DJ Xaropinho, um profissional Open Format

Com uma carreira que soma 30 anos de trabalho, Douglas M. Burckardt (DJ Xaropinho) iniciou esta caminhada na adolescência, fazendo festas na escola de ensino fundamental.

De acordo com Xaropinho, está sempre em busca de aprimoramento profissional. “Com meu conhecimento técnico trago aos palcos um repertório denominado Open Format (Todos os estilos)”, relata.

Segundo o DJ, o mercado de festas enfrentou grande dificuldade durante os tempos de pandemia, mas tudo passa. “O mercado está voltando ao normal e, em 2022, fui indicado para o Prêmio de

Melhor Dj do Estado nas categorias Open Format e Funk e fui agraciado, pela Associação Gaúcha de DJS (AGDJS), com o Prêmio de Melhor DJ de Funk do RS, premiação essa que me permite colher bons frutos”, afirma satisfeito.

Para o DJ Xaropinho, sua dedicação em todos os eventos que atua lhe garante trabalho o ano inteiro, realizando shows e apresentações com muita descontração e participação do público, como nos festivais Planeta Atlântida e Universo Alegria. “Atualmente trabalho bastante em casas noturnas da região metropolitana e, também, em eventos maiores, realizando abertura de grandes shows e levando meu trabalho a diversas cidades do RS”, conclui.

12 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 MÚSICA
Por Leci da Silva

CANOAS TEM A MELHOR PARRILLA URUGUAIA

Miss Universo RS, muito mais que beleza

Amarca Miss Universo Rio Grande do Sul firmou parceria com o Senac e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a fim de demonstrar que o concurso vai muito além da beleza, estabelecendo compromisso com a promoção de oportunidades de trabalho e com o engajamento social. No dia 3 de maio ocorreu o Feirão do em-

prego SENAC, na sede da entidade, em Canoas, em colaboração com a Prefeitura do município. Além da presença dos profissionais de RH das empresas contratantes, foram oferecidos serviços gratuitos, como corte de cabelo, aferição da pressão, teste de glicemia, quick massagem, oficinas de elaboração de currículo e orientações para entrevistas de emprego.

14 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Social Bebeto Azevedo
bebeto@diariodebordo.net

Já no dia que sucedeu o concurso, 07 de maio, aconteceu o Brechó Segunda Vida, no Centro de Eventos Parkshopping Canoas. O objetivo foi arrecadar renda para a construção da sede da APAE Canoas, a partir da venda de peças coletadas em ação previamente realizada com as candidatas do Miss Universo.

A administração do concurso, comandada por Bebeto Azevedo, repaginou a identidade do Miss Universo RS. Assim, relacionou a competição com outras áreas de atuação, valorizando habilidades filantrópicas e fomentando o mercado de trabalho.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 15 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

A alimentação é a receita para todas as fases da vida da mulher

Analisando todas as etapas da vida da mulher, é possível perceber que a alimentação e o estilo de vida contribuem significativamente para o aparecimento de doenças, infertilidade, intercorrências, e, quanto ao bem-estar e a qualidade de vida, muito mais do que nos homens.

Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, especializada em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, formada em Coaching Nutricional e palestrante, “as mulheres possuem o coração menor, veias e artérias com calibres menores, maior percentual de gordura, que se explica pela necessidade da produção de

hormônios sexuais para que a mulher consiga gestar um bebê, enfim, uma infinidade de particularidades que se explicam facilmente quando analisamos um pouco o passar dos anos e as fases da vida de uma mulher”, afirma Larralde.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a adolescência, uma das fases mais importantes na vida da mulher, é o período que vai dos 10 aos 19 anos. Nessa fase, com a puberdade, o crescimento e a maturação óssea e sexual tornam-se acelerados, junto à chegada da menarca (primeira menstruação). Com a influência da alimentação e o estilo de vida, essa fase pode ser antecipada em até 3 a 4 anos.

16 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
NUTRIÇÃO&SAÚDE
Por Leci da Silva

Para Fernanda, parceira da Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, referência em oferecer saúde e bem-estar, manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares desde jovem, aliada ao sono adequado, traz benefícios à saúde a longo prazo. “É necessário atentar-se para o aumento da necessidade energética do cardápio, ao aporte adequado de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras, com maior destaque para as insaturadas) e dos seguintes micronutrientes: cálcio, vitamina D, ferro, zinco, vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B para um bom funcionamento do organismo e desenvolvimento”, afirma Fernanda.

Na fase adulta, dos 20 aos 59 anos, cuidados com a alimentação saudável e outros hábitos adequados de vida devem ser mantidos e aperfeiçoados, de acordo com o acompanhamento médico e nutricional, a fim de garantir a manutenção da saúde, tanto nesta quanto para a próxima fase da vida, e ainda cola-

borar com o processo, se o desejo for engravidar.

Algumas mulheres em idade reprodutiva enfrentam algumas dificuldades ao tentarem ser mães. Fatores ambientais, como deficiências nutricionais e ingestão de xenobióticos (pesticidas, inseticidas, metais pesados, alumínio, aditivos alimentares e plásticos), bem como sedentarismo, peso corporal extremo (abaixo do peso e sobrepeso/obesidade), estresse psicológico e hormônios desequilibrados podem ter um grande impacto na fertilidade. “Vemos o quanto os hábitos podem ser ainda mais delicados nesse momento da vida. Em uma gravidez, a rotina irá definir se será uma gestação mais ou menos segura. Quanto ao bebê, esses mesmos hábitos irão influenciar se ele terá ou não predisposição para desenvolver alguma doença associada à alimentação e ao estilo de vida da mãe. Por isso, alguns nutrientes são fundamentais nessa etapa da vida, entre eles: metilfolato, coenzima Q10, vitamina D, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, ômega-3, vitamina E, zinco

e selênio. Além disso, atentar-se para a saúde intestinal, que é de suma importância para a absorção de todos esses nutrientes descritos e consumidos no dia a dia”, informa a nutricionista.

Agora, quando a mulher entra na fase do climatério - fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, por volta dos 40 anos e que se estende até os 65 anos - a atenção precisa ser redobrada, para alívio dos sintomas e prevenção de outras doenças. Nessa fase, a produção dos hormônios ovarianos (principalmente estrogênio e progesterona) diminui gradativamente, levando a alterações físicas e psicológicas que afetam a qualidade de vida da mulher.

Um estudo da Universidade de Leeds, publicado em maio de 2018 no Journal of Epidemiology and Community Health, relaciona o consumo de certos alimentos a um atraso no início da menopausa. Os pesquisadores observaram que as mulheres que comiam mais peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, apresentavam

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 17
NUTRIÇÃO&SAÚDE

um atraso de 3,3 anos na cessação definitiva da menstruação. As que comiam mais fontes de vitamina B6 (batata, feijão, milho) e zinco (peixe, camarão, carne, leguminosas e oleaginosas) também demoraram um pouco mais para chegar à menopausa. No mesmo estudo da Universidade de Leeds, as mulheres que consumiam quantidades acima da média de massas e grãos refinados tendiam a chegar a esse estágio um ano e meio antes das demais participantes.

Fernanda afirma que uma dieta balanceada anti-inflamatória, antioxidante e rica em gorduras boas (mono e poli-insaturadas) ajuda as mulheres a passarem melhor a fase da menopausa. “A taxa de perda óssea nesse momento é relativamente rápida, o que se deve à diminuição do estrogênio e ao aumento da idade, por isso a atenção especial deve ser dada à ingestão de cálcio, fósforo e vitamina D, nutrientes relacionados à prevenção da osteoporose”, acrescenta ela.

Ao longo de toda a vida, o corpo exige cuidados que por muitas vezes a alimentação disposta diariamente não é suficiente. Por isso, a Bio Mundo, focada em produtos naturais, nutrição esportiva e suplementação, surge para acompanhar e facilitar a rotina. Nela é possível encontrar desde os itens mais básicos, para uma alimentação diária, até produtos mais específicos para suplementação, itens livres de lactose, sem gordura, veganos, diet, light, integrais, sem glúten, funcionais, vegetarianos, que somam, em média, 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel. Todos esses produtos contribuem para uma dieta rica em vitaminas e nutrientes para o corpo, principalmente quando se trata do organismo feminino.

Outro ponto importante, e que muito se ouve falar recentemente, é sobre a suplementação. A pesquisa de mercado “Hábitos de

Consumo de Suplementos Alimentares”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), mostra um alto índice de adoção da prática, desde o primeiro recorte etário da pesquisa, entre mulheres de 17 e 24 anos, em que 72% afirmam utilizar a suplementação como complemento aos seus cuidados com a saúde. E o índice segue aumentando conforme a idade. Entre aquelas com 25 a 30 anos, o percentual sobe para 78%; entre 31 e 40, 82%; entre 41 e 50, 89%; entre 51 e 60, 90%; chegando ao ápice de 95% entre aquelas com 61 anos ou mais. “Suplementação existe para ser a ‘cereja do bolo’. Pode-se comparar plantar uma semente maravilhosa em um solo infértil, fraco e pobre em nutrientes. Antes de pensar na suplementação, é necessário ajustar todo o organismo, a alimentação, quadros inflamatórios crônicos que possam existir, tudo para que entre em perfeita harmonia e, assim, ser potencializado”, conclui a nutricionista.

O objetivo da suplementação é complementar a dieta, fornecendo proteínas, carboidratos, aminoácidos, antioxidantes, colágeno, nutrientes e vitaminas ao corpo, um importante aliado de uma rotina e alimentação saudável. Atualmente, os suplementos mais consumidos entre as mulheres estão as vitaminas (multivitamínicos e vitamina C), minerais (Cálcio) e proteínas (Whey Protein e colágeno).

Por fim, é fato que bons hábitos adquiridos desde jovem e mantidos ao longo dos anos tem uma grande influência na saúde do corpo, por isso é importante que a mulher esteja sempre em dia com a saúde, através de exames laboratoriais, acompanhamento médico, uma rotina de sono reparadora, se hidrate adequadamente, utilize uma suplementação antioxidante e anti-inflamatória, o que pode auxiliar em uma proteção e longevidade para essa mulher.

18 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
NUTRIÇÃO&SAÚDE

A saúde e o bem-estar nunca estiveram tão em alta como nos dias de hoje E, em busca de uma vida mais saudável, muitas pessoas estão optando por suplementos naturais, à base de vitaminas, em vez de remédios industrializados. Afinal, muitos remédios de farmácia podem ser tóxicos e levar à dependência, a longo prazo.

Mas, afinal, o que são suplementos naturais à base de vitaminas? Eles são uma forma segura e eficaz de ajudar o corpo a obter os nutrientes necessários para manter a saúde a longo prazo

Diferentemente dos remédios de farmácia, que são feitos com produtos químicos sintéticos, os suplementos naturais são baseados em vitaminas e minerais encontrados em alimentos naturais

Para entender mais sobre essa alternativa, conversamos com especialistas na área de saúde e bemestar, que nos explicaram a diferença entre os dois tipos de produtos

"Os suplementos naturais são facilmente absorvidos pelo corpo, o que significa que o corpo pode obter o máximo de benefícios desses nutrientes. Já os remédios de farmácia geralmente são feitos com produtos químicos sintéticos, que podem ser tóxicos para o corpo, quando usados em excesso", explica a nutricionista Julia Santos, parceira da Always Fit.

Miss Universo RS 2023 foi um grande espetáculo

Com a chegada das candidatas a Miss Universo RS 2023 ao Intercity Hotel Canoas, iniciava o confinamento ao maior concurso de beleza do Estado. Desde o primeiro encontro, o clima de amizade e companheirismo tomou conta de todas.

20 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Social Bebeto Azevedo
bebeto@diariodebordo.net

Cris Bittar e Doug Ribeiro, anima e cuore da Casa 22 POA, trouxeram todo seu staff para cuidar da beleza das candidatas. Foram muitas horas de incansável dedicação e trabalho, para que elas brilhassem ainda mais.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 21 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Ao entardecer, a coordenação e grupo de candidatas ao MURS 23 foram recebidas pelo Vice-governador Gabriel Souza, que desejou sucesso a todas e colocou o Governo do Estado à disposição do certame.

22 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Após serem fotografadas por Antares Martins, que assinou as fotos oficiais das candidatas, elas foram recebidas por este colunista e coordenador do evento, para descontraído encontro. Na ocasião, elas conheceram o staff do concurso e tiveram alegres momentos ao revelar a amiga secreta de cada uma.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 23 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Para a grande final, as candidatas usaram maiôs e saída de banho grifadas por Olívia Gama, da Alma de Sereia. A estilista, que reside em Milão, na Itália, veio exclusivamente para trazer os looks e integrar o corpo de jurados.

Para tudo sair como projetado pelo diretor de estilo e produção, Oliver Laporta foi o responsável pela coreografia de passarela e Matheus Costa assinou a dança, que foi apresentada na abertura do concurso.

24 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Em Canoas, as misses puderam conhecer um pouco da rua mais alegre, iluminada e repleta de bares e restaurantes. Ana Gouvea recebeu, no Brasa & Beer, para jantar, com cardápio especialmente preparado para as candidatas. Um show especialmente preparado para elas fez com que subissem ao palco e soltassem a voz. Foi muito divertido.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 25 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

O Centro de Eventos do ParkShopping Canoas recebeu as candidatas, que conheceram o amplo e aconchegante espaço de eventos de Canoas. O dia foi repleto de ensaios.

Mas, à noite, o glamour tomou conta do espaço. As candidatas participaram de semifinal, onde foram entrevistadas pelos jurados especialmente convidados para este momento, em sala especial. Logo após, no palco, desfilaram com os maiôs Alma de Sereia e belíssimos trajes de gala

26 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Maria Brechane, de Rio Grande, é a vencedora do Miss Universo RS

Aedição 2023 do tradicional Miss Universo RS entrou para a história dos concursos de beleza no estado. Pela primeira vez, as regras foram atualizadas, permitindo que mulheres casadas, divorciadas e mães participassem da disputa. Além disso, teve sua primeira candidata transgênero. A noite de graça, elegância e culto à beleza da mulher gaúcha ocorreu no sábado, 06 de maio, em Canoas.

As candidatas ao título foram avaliadas por um time de jurados de peso, que contou com o fotógrafo Antares Martins, a estilista Olivia Gama, o maquiador Andy Rodrigues, a Diretora-geral do Miss Universo Brasil Marthina Brandt, o cirurgião plástico Fabrício Bervian, a empresária do ramo estético Mariana Geisel, o publicitário Carlos Totti, a jornalista Anna Dennz e a empresária Rejane Tavares.

Na primeira etapa da seleção, os jurados escolheram as top 12 finalistas. Fizeram parte do grupo Vitoria de Brito Likoski, de Taquara, e Natália Suyan, de Torres. Ambas são mães e puderam participar do concurso graças às adaptações nas regras. Além de Andrielli Rozin, de São Lourenço

do Sul, candidata casada, e Bethina Marcante, de São Borja, primeira candidata transgênero a participar da disputa.

Em seguida foram escolhidas as top 5: Jaquiele Silva, de Canoas; Nicole da Costa Alarcony, de Passo Fundo; Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande; Talita Hartmann, de São Vicente do Sul, e Vitoria de Brito Likoski, de Taquara. A revelação da vencedora aconteceu de uma forma inovadora. Para garantir a transparência dos votos, cada jurado escreveu o nome de sua favorita em um papel e entregou a Bebeto, que revelou um por um ao vivo. Surpreendendo o público que assistia ao espetáculo, todos haviam escolhido o mesmo nome: Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande.

Com estilo assinado por Xico Gonçalvez, o Miss Universo RS teve como narrativa principal a Era do Ouro, com o tema “Em Busca de Joias Raras”, e contou com um show de apresentações e figurinos sofisticados. O sucesso desta edição não é em vão, o RS é o estado que mais elegeu vencedoras do Miss Brasil, com 14 vitórias. Em 1963, a gaúcha Ieda Vargas recebeu a coroa de Miss Universo, tornando-se uma das duas ganhadoras brasileiras do título.

28 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Social Bebeto Azevedo
bebeto@diariodebordo.net
EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 29 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
30 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO
Av. Independência, 755 - Porto Alegre | Fone: (51) 3372-8803 Mostra Noivas | BarraShoppingSul - Porto Alegre Foto: Cláudia Cardoso Maison Exubere

Maria Brechane, a Joia Rara vencedora do Miss Universo Rio Grande do Sul 2023

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 33
MISS UNIVERSO RIO GRANDE DO SUL 2023
Por Leci da Silva

Nome: Maria Eduarda Brechane

Idade: 19 anos

Estado Civil: Solteira

DB - Família, bem maior que possuímos, como é ficar longe por meses?

Maria Brechane – É uma tarefa difícil, diria que está sendo o maior desafio, porque fui criada em uma casa com muito amor e muito incentivo. Então, mesmo estando longe, eles continuam enviando esta energia e todo este amor por mim através de mensagens, ligações de vídeos e juntos fazemos com que este momentos fique mais leve, até porque sei que, mesmo distantes, eles estão perto e estão felizes comigo e isto me deixa feliz: a felicidade da minha família

DB - Conte-nos uma lembrança marcante de infância:

Maria Brechane – Um momento que marcou muito, e ele acaba tendo a ver pontualmente com o momento que eu vivo hoje, foi quando, no ano de 2018, era dia de uma prova, no final do ensino fundamental, e eu estava muito nervosa, pois era uma prova final e, quando eu voltei para casa, com aquele nervosismo todo, sentei e, sem nem perceber, era dia de Miss Universo; quando eu me sentei para assistir, manifestei minha preferência por uma Miss e ela ganhou o concurso, era Catriona Gray, representante das Filipinas e Miss Universo 2018, que continua sendo minha Miss preferida. Lembro que toda aquela angústia, aquele medo daquele momento normal da minha vida, passou por conta daquele sorriso de Catriona Gray, Miss Universo 2018. Ali percebi que eu queria fazer aquilo com a vida das pessoas, de maneira indireta, tornar tudo mais leve.

DB - Muitos são os projetos que realizas; fale sobre seu trabalho junto às escolas com as crianças

Maria Brechane – Eu era uma criança privilegiada, porque tive oportunidade de fazer todos os

reforços, todas as atividades curriculares que eu quis. Tentei tudo de tudo, porque o mundo é muito grande e não saberemos se gostamos se não tentar. Vi, ao longo do tempo, com a minha família fazendo projetos sociais, que isto era algo meu e que muitas crianças não tinham estas oportunidades que mudam a vida, então, quando comecei a fazer os meus próprios projetos sociais e eu como mulher queria impactar a sociedade, pensei exatamente no privilégio que tive e que muitos jovens não têm. Comecei a trabalhar em cima disto. Hoje, meu projeto social trabalha com cultura, esporte e educação, que são bases para a infância das crianças e ajuda a tirá-las da rua, ajuda a tirar das telas e expande criatividade do intelecto, e para isso estou fazendo para outros o que minha família fez por mim, abraçando todos eles.

DB - O que te levou, ainda muito jovem, estudar libras e hoje trabalhar com crianças nas escolas?

Maria Brechane – Quem me levou a este trabalho foi a minha mãe, que me apresentou a todo este universo das crianças surdas e deficiente auditivas. Aos 10 anos de idade fui na escola bilingue pela primeira vez e lá fui acolhida pelas crianças que tinham a minha idade, elas se comunicavam comigo e me davam sinal que é um apelido; naquele momento me senti tão parte de algo que no normal não seria meu, que eu não quis mais sair, aí comecei a aprender e estudar; hoje, parte dos meu projetos sociais também se aplicam a estas crianças, mostrando que, além de eu ter tido este privilégio, as que tem a deficiência auditiva também podem, porque a limitação não precisa nos limitar e podemos ir onde quisermos. Se eles me mostraram, uma ouvinte, podia comunicar-me com a língua de sinais, eles, que não são ouvintes, podem chegar a lugares inimagináveis, com certeza.

DB - Seu sonho de Miss Universo RS está realizado, agora nos relate a emoção do momento em palavras?

34 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
MISS UNIVERSO RIO GRANDE DO SUL 2023

Maria Brechane – A sensação que prevalece é de gratidão e foi isto que encheu meu coração no momento que subi no palco, antes mesmo de ganhar, e quando recebi a coroa. Gratidão à minha família, gratidão a Deus por ter colocado este momento lindo na minha trajetória de vida, gratidão ao pessoal que trabalhou por trás das câmeras, atrás dos palcos, ao meu staff, que fez um trabalho maravilhoso, gratidão à organização do Miss Universo Rio Grande do Sul e a minha coordenadora municipal Natacha Cardoso. Minha gratidão a todos, pois este trabalho eu não fiz sozinha, eu não ganhei o Miss Universo RS sozinha e não vou para o Miss Brasil sozinha, preciso agradecer a todas as pessoas que estão me ajudando a chegar até lá, então esta é a sensação principal, gratidão por tudo e todos.

DB - Muitos preparativos para o Miss Universo Brasil, quais os planos para cumprir os compromissos deste título?

Maria Brechane – É uma preparação muito intensa que temos agora, pois o tempo do Miss Universo RS para o Miss Universo Brasil não é longo, são dois meses que temos pela frente para trabalhar; para tanto, tenho uma equipe em peso fazendo com que este meu sonho, que também é sonho de todo um estado, se torne realidade, pois será a 15ª coroa para o Miss Brasil, no Miss Rio Grande do Sul. Os projetos são muitos para seguir: meus projetos sociais, que são muito importantes, e também as preparações física, oratória, inteligência emocional, muito trabalho pela frente para se chegar num concurso de beleza, e tudo isto estamos trabalhando. Uma Miss é uma pessoa completa, é mais que um corpo, mais que um rosto, é uma mente, é uma boa passarela, é a soma de tudo, este tudo que estamos trabalhando, sempre mantendo a Maria, nunca vamos mudar quem eu sou, vamos seguir levando a Maria, que é gaúcha, que é brasileira e que é do mundo.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 35
MISS UNIVERSO RIO GRANDE DO SUL 2023

DB - Chega o Miss Universo e você é eleita a mulher mais bonita do mundo. Quais os seus planos para este cargo?

Maria Brechane – Ganhar o Miss Universo é uma conquista muito grande, não só minha, mas de um país inteiro, e isto eleva a autoestima das mulheres brasileiras, que há 60 anos estão sem ter o título de mulher mais bonita do mundo; meche com a autoconfiança e levar comigo pautas deste tipo é muito importante. Falo que um dos problemas que ainda temos é o autocuidado feminino e a autoavaliação, e é isto que eu quero levar para o Miss Brasil, pois precisamos nos amar, cuidar de nós mesmas, para depois prestar atenção nos outros a nossa volta; é isto que levo como Miss Universo RS para o Miss Universo Brasil e, se Deus quiser, para o Miss Universo, esta força de empoderar outras mulheres.

DB - Mulher forte, guerreira, determinada; de onde vem esta força?

Maria Brechane – Eu sou uma mulher criada em uma família de mulheres; minha força vem de cada uma das mulheres que batalhou muito para que eu chegasse aonde cheguei. Minha avó, que foi mãe solteira, que ao 60 anos começou uma faculdade, inspirou-me a ser uma mulher melhor. Minha mãe, uma mulher que se reinventa todos os dias, que cuida maravilhosamente de duas meninas, eu e minha irmã mais nova, e a minha própria irmã mais nova, que tem qualidades maravilhosas, tem dons artísticos e tem uma leveza de viver que inspira. A Maria é um pedacinho, um compilado das melhores coisas das mulheres fortes, guerreiras e determinadas da minha família.

DB - Cumprindo todos os projetos como Miss Universo, sua última etapa, quais os projetos profissionais de Maria Eduarda Brechane para sua vida?

Maria Brechane – Sou estudante de jornalismo, na (UCPEL) Universidade Católica de Pelotas, e, ao longo da minha trajetória fica clara a paixão pela comunicação, o que me leva a seguir como comunicadora, pois, como Miss, comunico com todos os cantos do mundo, falo para todas e em nome de todas, e, como jornalista, quero seguir isto, quero trabalhar levando informação para as pessoas, levando leveza, diversão e felicidade, isto é o que eu quero comunicar, hoje e sempre, da Maria Miss Universo RS até a Maria pós Miss Universo.

Bate Volta!

Time do coração: Internacional

Comida preferida: Batata

Filme que veria de novo: A vida é bela

Qual livro leu e sugere aos leitores: Uma História do Mundo, de David Coimbra

Realização profissional: Miss Universo

Sonho de consumo: Minha casa própria

Mulher perfeita: Determinada

Homem ideal: Companheiro

Hobby: Todo e qualquer esporte

Participaria de um reality show: Quem sabe um dia, o futuro a Deus pertence

Trilha sonora da sua vida: Aquarela do Brasil

Título de sua autobiografia: Não há limites, quando se quer!

Algo que fez no passado e não faria hoje: Não levar as coisas tão a sério

To nem aí para: Hater

Quero mais: Amor e esperança pro mundo

36 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
2023
MISS UNIVERSO RIO GRANDE DO SUL
EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 37

Rosângela Ceccin apresenta três estilos, nesta edição do Diário de Bordo.

OEspaço Ambientallize, capitaneado pela empresária Rejane Tavares, foi o local escolhido para o editorial de moda da marca Rosângela Ceccin, que inaugurou mais uma loja no Pontal Shopping. O Espaço Ambientallize foi assinado pela arquiteta Tais Puntel e teve como modelo a Miss Rio Grande do Sul 2023, Maria Eduarda Brechane, sob as lentes do fotógrafo Antares Martins.

1. Para estar bem-vestida, não é preciso decotes ou roupas apertadas. No estilo confy, peças leves, confortáveis e soltas ao corpo.

EDITORIAL DE

2. Estilo Moderno é o que há de mais atualizado no mundo da moda. Peças dramáticas e de personalidade forte. É pensar fora da caixa e ser divertida.

3. O Estilo Glam Rock surgiu nos anos 70, junto ao movimento punk, para contrastar com o hippie. Possui elementos futuristas e marcantes. Os paetês, plataforma, látex e o spike fazem parte desta tendência.

Espaço Ambientalize

Rua Dona Margarida, 621 Navegantes - Porto Alegre (51) 3357-3600

Loja Rosângela Ceccin

Av. Padre Cacique, 2893 lojas 1050 e 1051

Cristal - Porto Alegre (51) 99442- 9989

Jorge Bischoff ParkShopping Canoas Av. Farroupilha, 4545, loja 3123

Marechal Rondon - Canoas (51) 99930-1985

Cabelo e Maquiagem

Casa 22 POA por Cris Bittar e Douglas Ribeiro

Rua Quintino Bocaiúva, 906

Floresta - Porto Alegre (51) 4061-6600

Fotógrafo Profissional Antares Martins

Rua Corrêa Lima, 1448

Santa Tereza - Porto Alegre (51) 98454-0660

38 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
MO DA

S E N T I R D O R

N Ã O É N O R M A L

É c o m u m q u e a s p e s s o a s s e a u t o m e d i q u e m q u a n d o s i n t a m d o r , o u a p e n a s c o n v i v a m c o m a m e s m a , p o r é m a d o r é u m s i n a l d e a l e r t a d o o r g a n i s m o q u e a l g o n ã o e s t á b e m

O u s o d e a n a l g é s i c o s p o d e t r a z e r d i v e r s a s c o m p l i c a ç õ e s , i n c l u i n d o a d e p e n d ê n c i a q u í m i c a d a m e d i c a ç ã o Q u a n d o o o r g a n i s m o “ a c o s t u m a ” c o m u m a c e r t a d o s a g e m , é n e c e s s á r i o a u m e n t a r a d o s a g e m p a r a q u e h a j a e f e i t o , i s t o é , c a d a v e z m a i s t e r á n e c e s s i d a d e d e t o m a r m a i s m e d i c a ç ã o .

N e s t e s c a s o s é i n d i c a d o a m a s s a g e m , q u e é u m a t é c n i c a d a á r e a d a s a ú d e q u e a l i v i a d o r e s f í s i c a s e a u x i l i a n o t r a t a m e n t o t e r a p ê u t i c o . D e s t a f o r m a , é r e c o m e n d a d o p r o c u r a r u m m a s s o t e r a p e u t a s e m p r e q u e e s t i v e r p r e c i s a n d o r e l a x a r e a l i v i a r d o r e s m u s c u l a r e s e m q u a l q u e r r e g i ã o d o c o r p o e a t é m e s m o d o r e s d e c a b e ç a

S o u p r o f i s s i o n a l d e E d u c a ç ã o F í s i c a e M a s s o t e r a p i a , e s p e c i a l i s t a e m a l í v i o d a d o r a t r a v é s d e d i v e r s a s t é c n i c a s c o m o , L i b e r a ç ã o M i o f a s c i a l , M a s s a g e m T e r a p ê u t i c a , V e n t o s a t e r a p i a , D i s f u n ç ã o t e m p o r o m a n d i b u l a r ( A T M ) , T a p p i n g , e n t r e o u t r a s , a t u a n d o n a á r e a d e s d e 2 0 1 0 .

A t u a l m e n t e p o s s u o u m e s p a ç o n a S o u l C l i n i c l o c a l i z a d a n o E d . J a r d i m d o L a g o , R u a L i b e r d a d e , 3 3

- s a l a 5 0 8 - M a l R o n d o n e m C a n o a s

E s p e r o v o c ê !

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 39
Laura Laguna
5 1 9 9 8 9 4 - 3 4 3 6

Beterraba: a raiz que melhora o seu desempenho em treinos

Uma raiz de cor forte e sabor doce. A beterraba é um daqueles alimentos que devem ser consumidos por inteiro. Versátil, ela possui uma alta concentração de antioxidantes e

nutrientes, com elevado poder medicinal e preventivo. Motivos para inserir esse tubérculo na dieta não faltam, desde o café da manhã, em um suco detox, até o jantar, em uma salada caprichada.

40 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 NUTRIÇÃO

Quais os principais nutrientes da beterraba?

Para começar, trata-se de um vegetal pobre em gorduras, ideal para fazer parte da dieta de quem deseja perder peso. Mas não apenas isso. A beterraba é especialmente rica em ferro e, por isso, previne e combate casos de anemia (que é causada pela carência desse mineral no sangue). Outro destaque é a presença de betacianina, pigmento responsável pela coloração da raiz. Alimentos com grandes quantidades dessa substância são poderosos antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças, inclusive de alguns tipos de câncer. A beterraba também conta com um aminoácido essencial chamado glutamina. Ele é importante para o bom funcionamento do trato intestinal, assim como as fibras, que também estão muito presentes neste vegetal. Ela é fonte de ácido fólico, vitaminas A e C, manganês e potássio.

Por que é um bom alimento para a saúde mental?

São diversos os estudos que mostram os benefícios desse vegetal para o sistema nervoso. Para começar, o consumo regular aumenta o fluxo de sangue no cérebro, o que é importante para evitar doenças degenerativas, como a demência, em pessoas idosas. Além disso, a beterraba contém uma substância chamada betaína, importante para tratamentos de depressão, e triptofano, aminoácido essencial que promove a sensação de bem-estar.

Por que muitos atletas consomem beterraba para melhorar o desempenho?

A beterraba é um alimento que fornece energia para o organismo, o que aumenta a resistência. Tudo isso graças a uma substância chamada nitrato, que é convertida em óxido nítrico e fornece mais nutrientes e oxigênio para os músculos. Já a betaína reduz a fadiga muscular e aumenta a força. Alguns estudos mostram, inclusive, que corredores que consomem a beterraba antes de uma competi-

ção chegam a correr até 3% mais rápido e ter sua resistência aumentada em até 16%.

Ela também é benéfica para o coração?

Sim. Além dos benefícios citados para o desempenho esportivo, o nitrato também ajuda a reduzir a pressão arterial. E a betacianina, que age como antioxidante, colabora para diminuir os níveis do colesterol LDL (o colesterol ruim) e proteger as paredes das artérias, assim como outros antioxidantes, como carotenoides e flavonoides. Tudo isso é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.

da hortaliça (o que equivale a três unidades pequenas) concentra 10% do valor diário recomendado de fibras. As fibras regularizam o trato intestinal e promovem a saúde digestiva.

O açúcar da beterraba faz bem?

O açúcar é o responsável pelo sabor doce do alimento. Por sinal, a beterraba é um dos vegetais que mais concentram açúcar e, de fato, ele é saudável. Isso porque ele é liberado lentamente no organismo, o que evita os picos de insulina no sangue. Outra vantagem é que a beterraba não tem muitas calorias e, portanto, não prejudica a dieta.

É verdade que a beterraba ajuda na saúde sexual?

Pesquisas já mostraram que a população da Roma Antiga já conhecia os benefícios da beterraba para a saúde sexual. Desde aquela época, o suco de beterraba era utilizado como medicamento afrodisíaco. A ciência confirmou os conhecimentos da antiguidade: a beterraba contém alta concentração de boro, um mineral diretamente relacionado à produção de hormônios sexuais em homens e mulheres.

Grávidas podem comer beterraba?

Não só podem como devem. Por ser rica em ferro, ela ajuda a prevenir casos de anemia, comuns nesse período. Os minerais potássio e manganês são indicados para fortalecer os músculos e tratar casos de artrite, algo também que deve ser levado em consideração nessa fase. E, claro, os bebês também se beneficiam com o consumo. Isso porque o ácido fólico previne a má formação do feto, garantindo que os tecidos se desenvolvam de forma saudável, assim como o tubo neural e a medula espinhal. O sis tema imunológico também é forta lecido.

Essa raiz é boa para a digestão? Sim. Esse é outro benefício da be taína, já que ela normaliza a secre ção ácida do estômago. Mas gran de parte do benefício do alimento ao sistema digestivo está nas fi bras. Uma porção de 100 gramas

Qual a melhor forma de consumir beterraba?

A melhor forma de consumir a beterraba é crua. Isso porque a betalaína perde as propriedades em altas temperaturas. Uma boa opção é consumir o vegetal em saladas ou, ainda, na forma de suco. Meio litro da bebida tem propriedades nutricionais equivalentes a 200 gramas do vegetal cozido. Se for consumir a raiz cozida, a dica é prepará-la no vapor e deixar cozinhar por no máximo 15 minutos, para evitar

NUTRIÇÃO

Lei Maria da Penha: patrimônio das Mulheres Brasileiras

Ao completar 17 anos, a Lei Maria da Penha deve ser comemorada, pois sabemos o que é uma vida marcada pela violência e ela chegou para auxiliar no combate a todo tipo de violência.

Por Leci da Silva

Sabe-se que as mulheres sentem na pele a dor de cada mulher que tem sua integridade física violada. Mas o fenômeno histórico-político e estrutural denominado

“violência contra a mulher” marca a sociedade brasileira como uma gravíssima questão civilizacional, como gravíssimo problema de saúde pública, político e econômico.

42 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 DIREITOS HUMANOS

A cada poucos segundos (nem sabemos mais ao certo) uma mulher, no Brasil, é vítima de algum tipo de violência (física, sexual, patrimonial, institucional, psicológica). A cada 5 anos de vida com violência, as mulheres perdem 1 ano de vida saudável. Por conta da violência, desenvolvem e/ou potencializam transtornos emocionais, problemas físicos, diabetes, hipertensão e até câncer. Perdem a oportunidade de estudar, trabalhar fora de casa, construir uma carreira e militar politicamente.

Sim, o machismo e a violência perseguem e maltratam mulheres, até que elas fiquem do tamanho que eles desejam. Quando não matam, todos os dias, com ódio, crueldade e necessidade de eliminar mulheres que dizem NÃO. A sociedade machista não se conforma com mulheres que dizem NÃO à violência e sempre encontra um jeito de taxá-las de loucas, histéricas e, acima de tudo, culpadas. Por mais que seja possível romper com o ciclo da violência, as marcas continuam lá e os rótulos e as calúnias também.

Antes da LMP tornar-se uma realidade sancionada em tempos de ampla democracia em nosso país, as atuantes no Centro Socorro Abreu e na Rede Comunitária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher já eram conhecidas

como “confuseiras” demais, pois, com o apoio e a orientação de companheiras feministas do campo jurídico e das pastorais sociais, elaboravam uma campanha que reivindicava a existência de varas especiais para julgamento de casos da violência contra a mulher, ainda não compreendido, de fato, como crime específico.

Passaram-se anos nessa peleja, sendo chamadas de as “loucas da vara” ou mesmo “loucas por vara” ou ainda “loucas por não ter varas”. A sociedade não cansa, apesar de todos os avanços que ela mesma promoveu, de bestializá-las, enxergando-as como seres definidos por taxas hormonais.

mento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) como uma das três melhores legislações do mundo voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Seu objetivo é criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar, estipulando punição adequada a todo aquele que a descumprir.

A LMP, em pouco tempo, tornou-se a Lei mais comentada e conhecida em todo país, apontada como uma das mais avançadas do mundo. Era muito mais do que esperado e o papel era divulgá-la ainda mais, torná-la de domínio público e fazê-la patrimônio da civilização contra a barbárie.

Existe esperança na luta contra a violência

A proposta nasceu da necessidade de se ter celeridade nos processos de violência contra a mulher, de estabelecer medidas de proteção a mulheres e crianças, de impedir a perda de patrimônio construído a dois ou mesmo trazido pela mulher antes do casamento ou da relação estável. A vara especial de enfrentamento à violência contra a mulher seria o “oásis jurídico”, em meio aos crimes que se legitimavam como: “zelo”, “paixão”, “amor ferido”, “honra” e sabemos lá mais o quê. Era a possibilidade real de punir a violência contra a mulher, tipificada de feminicídio anos depois. Mais uma grande vitória do feminismo brasileiro que trata a morte de mulheres por seus companheiros e ex-companheiros como crime.

Criada em 7 de agosto de 2006, e posta em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano, a lei é classificada pelo Fundo de Desenvolvi-

Neste anos, milhares de mulheres morreram ou se mataram, vítimas de seus algozes; muitas adoeceram, enlouqueceram, desistiram de tentar ser livres da violência. Mas, milhares de outras encontraram um novo caminho, milhares conseguiram romper com o ciclo que as consumia, romperam com o medo, a agressão e a morte.

E milhares estão nascendo e crescendo num tempo de intensas mudanças. Tendo escolhas e esperança, apesar de todos os pesares.

Ainda falta muito. É preciso preservar e fortalecer a democracia e soberania nacionais. A vida e a integridade física e emocional das mulheres precisam estar protegidas por um estado laico, forte e garantidor de direitos.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 43
DIREITOS HUMANOS
A luta nunca termina
Denuncie sem medo! Disque 180
Colaboração: Eliana Gomes - Fundadora e Vice Presidenta do Centro Socorro Abreu.

Social em Fotos Sérgio González

sergio@diariodebordo.net

A Alma de Sereia de Olivia Gama

A alagoana Olivia Gama, residente em Milão, esteve em Canoas patrocinando o concurso Miss Universo RS 2023, vestindo as candidatas com sua moda praia Alma de Sereia, produzida em Maceió. Além da modelagem super moderna e da alta qualidade, vale ressaltar o intuito inclusivo da marca, utilizando, em suas campanhas, modelos portadores de síndrome de Down e vitiligo, sendo a primeira marca de moda praia do nordeste com modelos T21. Parabéns, Olivia pelo trabalho social de inclusão e pela grande qualidade dos produtos. Em breve as gaúchas poderão ter Alma de Sereia!

44 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 45 SOCIAL EM FOTOS | SÉRGIO GONZÁLEZ

SEGURANÇA PÚBLICA

Tenente-Coronel André Luiz Stein

Responsável pelo 15º BPM de Canoas

OTenente-Coronel André Luiz Stein, que comanda o 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM) desde 25 de janeiro, responsável pelo policiamento ostensivo de Canoas e Nova Santa Rita, recebeu a jornalista da revista Diário de Bordo para entrevista sobre como os indivíduos devem se proteger e ter mais segurança.

De acordo com o Coronel André Luiz Stein, a orientação sempre passada à população é, ao perceber algo suspeito ou desconfiar que possa ser vitimada por qualquer tipo de delito, ligar imediatamente para o 190. “Ao receber o chamado, enviaremos uma guarnição para averiguação e dar toda segurança, verificando, antes de ocorrer o delito, se visualizamos algum individuo suspeito, fazendo, assim, um trabalho preventivo”, relata.

Segundo o Coronel Stein, a BM patrulha as ruas de forma a prevenir delitos, atentando a pessoas e veículos que possam ter potencial

de crime, bem como a veículos que possam ser instrumento de delito. Além de prevenção diária, em que são priorizados aqueles pontos de maior possibilidade da prática de crimes, a corporação também está atenta aos chamados de emergência. “A primeira orientação, portanto, é que a comunidade faça contato através do 190 ou de algum destacamento que temos fora da sede”, afirma. Stein diz, ainda, que são quatro companhias destacadas, uma em cada quadrante do município: a primeira companhia no Bairro Mathias Velho, abrangendo o entorno do Bairro Mathias Velho e o centro de Canoas; a segunda companhia no Bairro Niterói, abrangendo também o Bairro Nossa Senhora das Graças; a terceira companhia no Bairro Guajuviras, pegando todos os bairros entre a BR-116 e Av. Santos Ferreira, até os limites de Esteio e Cachoeirinha; a quarta companhia, sediada no Bairro Rio Branco, abrangendo todos os bairros desde o centro de Canoas em direção à Porto Alegre, abaixo da BR-116”, informa.

46 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Por Leci da Silva

Conforme informação do coronel Stein, a orientação é estar atento quando estiver transitando fora de sua residência, tendo uma atenção especial, para uma conduta segura. “Sempre procuramos não culpabilizar a vítima, que não pode ser culpada por ter sido assaltada, mas, às vezes, um pouco de atenção, por se mostrar atenta, pode até inibir a ação do delinquente, que está esperando uma oportunidade de pegar alguém desatendo. No roubo de veículo, por exemplo, quando a pessoa fica muito tempo parada dentro do carro sem se deslocar, esperando alguém, ou entra no veículo e fica fazendo outras coisas antes de se deslocar, possibilitando oportunidade para o meliante abordar essa pessoa, o conselho é que se tiver algo a fazer, que o faça fora do automóvel, no destino, na residência ou onde estiver, entrando no veículo para ligá-lo e arrancar logo”, recomenda.

De acordo com o coronel André Stein, a chegada e a saída da residência, também, é um momento muito sensível, sendo importante que a pessoa visualize os arredores antes de abrir o portão, evitando alguém que esteja no entorno, que poderá fazer a abordagem criminosa, piorando a situação se o delinquente entrar na residência, podendo passar a ter uma situação criminosa mais agravada, pois afeta a intimidade da família, provocando abalos psicológicos, tornando a situação aterrorizante, por isso priorizamos que se tenha esse cuidado na saída e na chegada na residência”, assegura.

Segundo o coronel Stein, quanto ao celular, o smartphone, atualmente, uma ferramenta indispensável para as pessoas, desde o telefone, que hoje não é mais quase utilizada a linha telefônica, mas através da linha de dados da internet, sendo até uma agência bancária, na qual se pode fazer todas as operações bancárias no próprio celular, razão de ser uma ferramenta importantíssima, facilitando muito acesso à comunicação e às informações noticiosas. “Este ato desvirtua a

atenção das pessoas e, por exemplo, quando o condutor faz uso do celular ao volante, ele se coloca em situação de risco e coloca outras pessoas nessa situação, sendo importante que a pessoa tenha essa percepção, que tem momentos para utilizar esse instrumento e tem momentos que necessitamos manter a atenção para atividades prioritárias, como quem está dirigindo tem de estar atento ao trânsito e, também, como falamos antes, ao entrar no veículo ficar ali, parado, atento ao celular e desatento com o que acontece ao seu redor, sem se dar conta da velocidade do tempo quando estamos atendo ao smartphone, ficando suscetíveis de ser vitimados por meliantes”, conta. O Coronel fala, ainda, que o roubo de veículos é um crime que preocupa muito, pois ele é aplicado através de violência ou grave ameaça. “Razão pela qual é um dos crimes que procuramos focar dentro de nossa atuação, para prevenir e para evitar que ocorra, justamente pelo risco que a pessoa se coloca, principalmente quando o autor faz uso de arma de fogo, colocando a vítima em sérios riscos”, afirma.

Em relação às escolas, o coronel André Stein relata a existência do projeto social, que é o principal projeto de ordem social e preventiva da brigada, que é o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. “Através desse programa, o policial visita escolas e tem um cronograma de aulas com os alunos,

nas quais ele passa uma série de orientações, para que esses jovens, crianças, adolescentes, pré-adolescentes, jovens adultos, tenham consciência dos riscos que eles se colocam em contato com as drogas e, também, das armadilhas que as pessoas acabam tendo de enfrentar durante a vida, em relação à violência, os abusos, comportamentos inseguros”, informa. Stein completa, ainda, que são uma série de orientações, num cronograma didaticamente produzido, sendo essa a primeira maneira que a BM tem de lidar com o público escolar, oferecendo a segurança naquela prevenção primária, primando pelo comportamento seguro de alunos, professores, funcionários de escola e pais. “É um programa que tem três pilares: escola, polícia e família e, também é uma forma de aproximarmos a Brigada Militar desse público, tanto escola, quanto família, mostrando nossa preocupação em evitar que as pessoas se envolvam em atos criminosos, tanto por problemas da droga, que infelizmente é o carro chefe hoje, bem como para evitar violências desnecessárias”, diz.

De acordo com o coronel André Stein, o atendimento nas escolas é feito pelo patrulhamento escolar, onde os patrulheiros visitam as escolas, interagem com os professores e com a direção das escolas, bem como com alunos, quando detectada alguma fragilidade que precisa ser tratada naquele momento pela Brigada Militar. Essa atuação também é preventiva e busca identificar focos de riscos e fazer essa inteiração diretamente pelo policiamento. “Em abril tivemos essa crise no meio escolar, potencializadas por muito desinformação, por notícias falsas. Claro que o incidente ocorrido em Santa Catarina foi de bastante gravidade, que acabou desencadeando um verdadeiro pânico, quase que uma histeria, por parte das pessoas que convivem nesse meio escolar, especialmente os pais. Tratamos esse assunto de maneira a prevenir e atacando as desinformações”, assegura.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 47
ENTREVISTA

Stein salienta, ainda, que muito embora tenhamos episódios graves, nos últimos vinte anos, em escolas Brasil a fora, nenhum desses episódios ocorreu no Rio Grande do Sul. “Trabalhamos muito para evitar que esse tipo de fato ocorra, o que nos leva a, mais uma vez, pedir às pessoas que, tomando conhecimento de qualquer situação que possa representar um risco para o público escolar, faça a comunicação, que nos alerte via 190, pois damos sempre prioridades a essas demandas escolares, pois é foco de nossas preocupações oferecer segurança para essas pessoas”, destaca.

Quanto ao comprometimento com a segurança, o Coronel André Stein comenta que, dentro do plano estratégico da Brigada Militar, a instituição se propõe a oferecer segurança à comunidade, de modo a melhorar a qualidade de vida e oportunizar o desenvolvimento do estado. “Nessa linha, procuramos qualificar nossa prestação de serviços cada vez mais, seja pelo treinamento de nosso efetivo, seja pela agregação de novos policiais, que tem sido incluídos gradualmente, através dos concursos mais recentes, sempre trabalhando o treinamento e a capacitação desses policiais, para que eles tenham condições de atender, de maneira adequada, os anseios de nossa co-

munidade. Essa é nossa prioridade número um”, assevera.

Segundo Stein, a corporação está sempre fazendo melhorias, tanto estruturais, quanto no trabalho policial em si, para tal, adotar técnicas de acompanhamento dos policiais, pois eles também precisam estar seguros, amparados pela corporação, para que possam oferecer amparo para a comunidade, especialmente no que respeita a oferecer uma segurança efetiva, fazendo com que as pessoas tenham a percepção de que estão seguras e, ao mesmo tempo, quando houver uma quebra dessa segurança, que possam oferecer um pronto atendimento. “Não tem nenhuma fórmula mágica, pois a demanda precisa de muito trabalho, muita dedicação, muita orientação e atualização constante, monitorando as tendências da criminalidade, para poder agir de imediato para neutralizá-las, e assim, cada vez mais reduzir a incidência criminal, no que estamos tendo bastante sucesso, nos últimos anos, na redução da criminalidade. Tem momentos que ela oscila, mas sempre conseguimos neutralizar essas pendências. Quando há uma tendência de elevação, a gente consegue neutralizar, justamente pela análise criminal para que possamos enfrentá-la de forma eficaz”, conta.

De acordo com André Stein, a segurança é algo muito perene e a gente precisa oferecer uma segurança efetiva. É preciso que a pessoa tenha certeza que está segura e que, se tiver qualquer contratempo, vai ser prontamente atendida pela corporação. “Não é fácil isso, pois demandada recursos (pessoal, viaturas, armamento, valores), mas a gente sempre procura adequar-se para enfrentar as dificuldades e sobrepô-las, para ter sucesso na nossa proposta”, reafirma.

Quanto à segurança da comunidade, segundo o coronel Stein, atender bem a comunidade e oferecer uma prestação de serviço de qualidade é a proposta da Brigada Militar e, ainda, ser uma referência nacional em trabalho policial; o esforço para isto é muito sentido pela população. “O 15º BPM é uma unidade diferenciada. Canoas é um grande desafio, é uma cidade muito grande, tem suas aflições exatamente por ser a terceira maior população do estado, mas ela tem crescido muito e boa parte desse crescimento se deve à situação da segurança, que possibilita que os empreendimentos se realizem. Essa é uma tarefa da corporação, que temos seguido à risca, atender as necessidades da comunidade e oportunizar que essa comunidade continue prosperando”, conclui.

48 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 ENTREVISTA

BEM-VINDO SEJA

Somos a Emagrecentro Canoas.

Você conhece a Emagrecentro Canoas? Atuamos na cidade de Canoas há mais de 9 anos.

Somos a clínica estética pioneira na cidade e já ajudamos centenas de pessoas a emagrecer de forma saudável e duradoura, encontrando sua autoestima, saúde e bem estar.

O Método 4F, nosso protocolo de emagrecimento, é cientificamente comprovado em artigos científicos publicados em revistas internacionais.

Em média, nossos clientes conseguem eliminar -10% do peso corporal em 5 semanas.

Nossa equipe de especialistas também está comprometida com a entrega de resultados nos procedimentos corporais, como:

•Tratamento para celulite

•Estrias

•Gordura localizada

•Flacidez

•Capilar

•Escleroterapia

A criomodelagem da Emagrecentro Canoas tem sido o procedimento mais procurado do verão para o tratamento de gordura localizada e escultura corporal.

A Dra Mariana Geisel, nossa especialista em harmonização facial, realça a beleza das suas clientes, recuperando sinais do envelhecimento com as técnicas: a Preenchimentos, botox e Bioestimuladores de colágeno.

Vamos ajudar a cuidar de voce! ^

Vamos juntas?

Rua São Pedro, 426 | Marechal Rondon (Bem próximo ao ParkShopping)

Se você está em busca de saúde física e estética nos chame no Whats!

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 49

SOLIDARIEDADE

ONG Pé de Chulé, o amor em forma de salvar vidas

AONG Pé de Chulé está localizada na zona sul de Porto Alegre, bairro Belém Novo, sendo a única da região metropolitana de POA a atuar exclusivamente com resgate de equinos vítimas de maus tratos, recebendo também animais de outras regiões, como o litoral.

Atualmente com uma lotação de 70 cavalos, em sua maioria idosos, debilitados ou incapacitados para qualquer tipo de uso (montaria ou esporte), devido aos abusos que sofreram.

A ONG tem sua atuação independente e não possui vinculação político-partidária, não recebe verbas públicas ou privadas de qualquer natureza, contando somente com doações e eventos para manter o trabalho vivo e atuante.

Para quem sentir o desejo de auxiliar, os responsáveis aceitam doações espontâneas no pix:

CNPJ 35030574000197 ou e-mail pedechuleong@gmail.com

Para maiores informações, acesse as redes sociais @grupopedechule ongpedechule

50 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Por Leci da Silva

Como treinar no frio?

Nosso corpo tenta, o tempo todo, se manter aquecido, e isso ocorre por meio de contração muscular, que é realizada de forma involuntária pelo sistema nervoso central. Essas contrações têm como objetivo manter o calor.

A temperatura corporal varia entre 36,5ºC e 37ºC, mesmo que o ambiente externo esteja 0ºC.

Em locais com temperaturas baixas, como aqui no RGS, é bem natural que as pessoas fiquem mais encolhidas, com preguiça e com uma tendência a não se exercitar. Mas sabemos os benefícios que mexer o corpo, em qualquer estação, pode nos trazer.

QUEM nunca se perguntou: faz mal treinar no frio? AFIRMO para vocês, atletas da vida real, de alta performance, queridos leitores, que alguns cuidados precisam ser tomados, mas de forma nenhuma se deve deixar de treinar.

As atividades ao ar livre, como corrida e caminhadas, são ótimas, mas como nosso corpo fisiologicamente tem a tendência de concentrar nossa temperatura no centro do corpo, nossas extremidades ficam mais geladas (pés, mãos e cabeça), bem como nossa face.

52 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Personal Trainer Elis Soares
elis@diariodebordo.net
Esfriou?

Nesse caso, é muito comum pensarmos que “fui treinar na rua e peguei uma gripe’’; isso não ocorre pelo ar frio e sim por ter entrado em contato com um vírus.

A gripe é um vírus e o que acontece é que o frio, ao entrar no nosso seio da face, pode não dar tempo de diminuir a temperatura do ar inalado até chegar aos brônquios pulmonares e, mesmo que o indivíduo não seja asmático, poderá sentir uma sensação de falta de ar.

Por isso, PROTEJA SEU ROSTO, PÉS E MÃOS. Tenha Atenção também nas atividades aquáticas, as quais devem ser mantidas e, assim que sair da água, coloque a vestimenta adequada para manter teu corpo aquecido.

Para os praticantes de musculação e outras modalidades de exercícios resistidos, recomendo um aquecimento para iniciar atividade, não apenas ir para esteira, que é um aquecimento geral.

Vai treinar supino? Faça repetições umas 15 a 20 com uma carga mais baixa, referente ao peso que irá utilizar após. Para os já treinados, utilizo esta estratégia. Já para iniciantes, como exercício preparatório, utilizo sem carga. De forma geral, trago este exemplo, mas precisamos respeitar um dos princípios do treinamento, que é individualidade biológica. Nós, profissionais de educação física, repetimos: “não existe receita de bolo’’.

Além de treinamento, nosso organismo passa por algumas mudanças no frio:

Alimentação

Sentimos mais fome, devido alteração para nossa regulação de temperatura. Consequência boa é que também elevamos nosso gasto energético. Boas escolhas alimentares influenciam na perda de peso.

Hidratação

Aumento da dor

Diminuímos a sede, pois ocorre uma alteração em um hormônio chamado de vasopressina. TOME água, chás. Use tecidos confortáveis, que te possibilite proteger as extremidades, principalmente, e coloque uma roupa que consiga treinar e não ficar molhada durante o exercício, mas, se isso ocorrer, troque imediatamente pós treino. A tecnologia já nos oferta tecidos como corta vento, que permite a transpiração e proteção em ambientes externos. Atenção redobrada para dias de chuva também (dica para corredores).

Vestimentas

Os ossos têm vasos sanguíneos e a diminuição da irrigação sanguínea traz, como consequência, o aumento da dor. ASSIM COMO ALGUM LOCAL QUE TENHA TIDO LESÕES, e isso acontece porque, naquele local, a membrana (tecido reconstruído) aumenta seus sensores de dor. Em uma recente pesquisa, constataram também a liberação de glóbulos brancos, liberando mais substâncias inflamatórias no local de dor.

TREINAR NA ESTAÇÃO MAIS FRIA

DO ANO terá ótimos resultados e saúde, além de auxiliar na busca um corpo esteticamente mais bonito para o verão.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 53 PERSONAL TRAINER | ELIS SOARES

Coleção Pietra Kode reinterpreta beleza clássica de grandes pedras italianas

Inovação, sustentabilidade e sofisticação. Esse é o espírito da nova linha de Dekton® da Cosentino. Trata-se da Coleção Pietra Kode, inspirada na arquitetura italiana, visa conectar o desempenho dos produtos do Grupo Cosentino com a beleza contemporânea, à medida que alude à estética de três pedras clássicas: Vicenza, Travertino e Ceppo di Gre. A série foi desenvolvida em colaboração com o argentino Daniel Germani, designer vencedor de grandes prêmios, como o NYX Design Award de 2021 e o Interior Design Award/Winner de 2020.

Para chegar neste resultado, o grupo Cosentino decodificou os elementos que constituem, desde os aspectos visuais até a parte estrutural das pedras, conectando o classicismo à modernidade, de modo que Daniel Germani pôde reinterpretá-las com o poderio de quem atravessa o tempo em nuances, cores e texturas, oferecendo uma experiência que é, sobretudo, sensorial.

A Coleção Pietra Kode, assim como as demais linhas de Dekton®, é resistente à abrasão, riscos, impactos, água e manchas. A série é inspirada

54 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 DECORAÇÃO

ainda no trabalho de Vitruvio, arquiteto romano que concebeu algumas ideias que até hoje norteiam o segmento, tais como a beleza, a robustez e a utilidade.

Segundo Daniel Germani, a linha representa justamente uma reinterpretação das pedras clássicas. “Para esta coleção, dediquei muito tempo para decifrar a história de cada pedra clássica da arquitetura italiana e depois imaginá-las em um design contemporâneo, com todos os benefícios e propriedades do Dekton. Pietra Kode é uma proposta moderna, que mostra o luxo nos pequenos e discretos detalhes. Ele é projetado com o futuro em mente e pode embelezar qualquer espaço e projetar de uma forma que nunca sai de moda”, destaca.

A Coleção Pietra Kode estreia no Brasil sendo parte do estande que o Grupo Cosentino preparou para a Expo Revestir deste ano, em um projeto desenvolvido pela arquiteta Juliana Pippi, que ainda reúne peças das coleções Kraftizen e Onirika. Andreia Cristina Mariotto, Gerente de Marketing da Cosentino Brasil, elucida a versatilidade e a beleza dos produtos que compõem o espaço “A Coleção Pietra Kode carrega a essência dos nossos produtos, tendo o poder do Dekton aliado a alternativas estéticas únicas, que atualizam a perspectiva sobre três das pedras clássicas mais bonitas da Itália. No estande, é possível entender como essa linha pode ser combinada com outras peças da Cosentino”, frisa.

Dekton® Pietra Kode conta com sete cores, que são distribuídas entre três vertentes de peças. Assim, a Vicenza Kode reinterpreta um material que deu vida às vilas e palácios projetados no Cinquecento, pelo arquiteto Andrea Palladio, e aposta em tons neutros, quentes e versáteis, englobando as cores Nebbia, Avorio, Grigio e Grafite.

Sabbia e Marmorio, tons que integram a Travertine Kode, por sua vez, evocam a sobriedade do estilo clássico, conforme tem inspiração atrelada à pedra Travertino. As cores têm a força de criar espaços amplos e recheados de luz, sendo indicadas para pisos e paredes de banheiros, cozinhas e espaços externos.

A cor Ceppo, da vertente Cepo Kode, acentua a riqueza dos tons cinzas e azulados, repleta de detalhes. A cor remete à pedra Ceppo Di Gre, parte viva da história arquitetônica de Milão, e é útil para trazer personalidade para qualquer ambiente interior ou exterior.

O Grupo Cosentino é uma companhia familiar e líder global, que produz e distribui superfícies de alto valor e inovação para arquitetura e design. Como uma empresa líder, a Cosentino imagina e antecipa, junto com seus consumidores e parceiros, soluções de design que oferecem valor e inspiração para a vida das pessoas. Essa conquista é possível por meio das marcas pioneiras, que são líderes em seus respectivos segmentos: Silestone®, Dekton® e Sensa®. Superfícies avançadas tecnologicamente, que permitem a criação de projetos para a casa e para o espaço público.

O grupo baseia seu desenvolvimento na expansão internacional, um programa inovador de pesquisa e desenvolvimento, respeito pelo meio ambiente e sustentabilidade, e seu constante compromisso com a sociedade e as comunidades locais onde opera, educação, igualdade, saúde e segurança.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 55
DECORAÇÃO

Um pouco de Ana Moraes, a Mulher ‘mãe’ que trabalha e faz!

A vida é feita de sonhos, desafios e lutas, devemos superar para conquistar os resultados almejado.

ACanoense, nascida e criada no Bairro Niterói, estudou em escolas públicas com orgulho, onde fez muitas amizades e começou sua militância política como líder de turma e no Grupo de Jovens da Igreja, sempre incentivando todos a buscarem seus sonhos, e sem desculpas por ter estudado em escola pública, pois isto não a impediu de realizar os seus. Cursou Faculdade de Direito, sendo formada e pós-graduada em Direito na UniRitter/Canoas, que considera uma das melhores faculdades, não só da nossa cidade, mas do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa MBA em Gestão Pública na Faculdade IBRA Brasília, pois acredita que é de extrema importância o agente público se especializar, ter conhecimento, para que haja uma melhoria na qualidade dos serviços e um aumento de eficiência no setor público, para melhor atender o cidadão.

CAPA

Cresceu tentando descobrir qual era sua missão, qual era a sua luta, assim como grande parte dos adolescentes, sempre espelhando-se nos pais, que sempre foram voluntários em ações comunitárias e sociais, ajudando a melhorar a vida das pessoas. Sua trajetória profissional começa aos 14 anos, quando, para auxiliar na renda familiar, inicia a trabalhar em uma fábrica de jeans, logo passando a ser estagiária na Caixa Federal, onde diz que muito aprendeu.

Ana Moraes é casada com o Advogado e Professor Doutor Tiago Oliveira de Castilhos há 14 anos, com quem constituiu uma linda e abençoada família, com os filhos Vitória (estudante de Direito) e Pedro (estudante no 4º ano do ensino fundamental). “Ser mãe é o meu melhor papel, a maternidade, mesmo com todos os seus desafios, é uma dádiva de Deus. Ser o porto seguro de outro ser humano e oferecer-lhe um amor puro e verdadeiro é algo quase inexplicável”, diz Ana Moraes.

Para Ana Moraes, as causas sociais sempre foram de alta relevância, pois acredita que ajudar as pessoas é uma forma de construir novas histórias através do social. Sendo assim, percebeu a necessidade de participar dos meios políticos e so-

ciais com a finalidade de equipar-se com ferramentas para melhor alcançar as mudanças que a sociedade ansia.

Ainda em 2016, engajada em poder ajudar mais as pessoas, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereadora de Canoas. Apesar de não eleita, ficou extremamente grata e motivada por ter recebido 843 votos, uma expressiva votação para primeira candidatura, o que fez com que entrasse para a história como a mulher mais votada da coligação que participou.

Em 2017, assume a importante pasta da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Canoas. Atuando como Gestora

Pública, teve a felicidade de propor algumas pautas que viraram projetos, como a implantação da Campanha da ONU Mulher em Canoas e o Dia Laranja pelo fim da violência contra as Mulheres e Meninas, este em parceria com o Clube Soroptimista Internacional de Canoas, do qual tem orgulho de ser associada. Realizou diversos projetos, como: Cabide Solidário em prol do próximo; Elas+Belas, autoestima para as Mulheres em situação de violência doméstica e familiar; o Projeto Papo Consciente, com palestras de diversos assuntos para os jovens em escolas públicas e Ejas, implantou, na Rede de Enfrentamento a violência doméstica de Canoas, o atendimento às Meninas acima dos 14 anos, no Centro de Referência para as Mulher Patrícia Esber; participou do Projeto Por mim, empregabilidade para as Mulheres, entre outros.

Redação

Em 2019 assumiu interinamente o cargo de Secretária na Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Social de Canoas. Também ocupou o cargo de Secretária Geral do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres COMDIM Canoas, de 2017 a 2022. Como colaboradora e Voluntária do Movimento para as Pessoas com Deficiência, Ana Moraes afirma que “Eu empurro esta causa”.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 57 CAPA
“Ana Moraes, recebeu a Capa da revista Diário de Bordo de presente por ter colocado o maior número de pessoas na Feijoadíssima de 2022”

Participou do Fórum Estadual dos Direitos das Mulheres do RS e foi convidada para palestrar sobre os mecanismos e ferramentas de combate à Violência contra Mulheres e Meninas em diversos espaços, como escolas, hospitais, Ubs, Cras, Creas Universidades, igrejas e associações comunitárias.

Ao longo do tempo, realizou vários trabalhos voluntários voltados para ações sociais em prol da inclusão social e profissional das pessoas vulneráveis. A convite, passou a participar, como associada, de entidades e Ongs que prestam serviços voluntários, tais como: Lions Clube Canoas Centro, Clube Soroptimista Internacional de Canoas e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas.

Foi, também, Subprefeita da Subprefeitura da região central, nomeada em 2021 pelo Prefeito Municipal de Canoas, com tarefas de coordenar uma eficiente equipe de trabalho encarregada de demandas solicitadas pelos cidadãos canoenses, fiscalizando todos os serviços executados nas ruas, avenidas, praças e parques, escolas, creches e nos equipamentos sociais e municipais existentes, nos limites da região central.

Em 2022 concorreu ao cargo de Deputada Estadual pela cidade de Canoas, o que valeu como grande experiência, conhecendo muitas pessoas e cidades no nosso Rio Grande do Sul. “Fiquei muita feliz em saber que fui a mulher mais votada do meu partido e que aumentou significativamente o meu capital político em Canoas. Acredito que a presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido profundas mudanças nas relações domésticas e sociais. É dessa forma que entendo que as mulheres têm uma importante contribuição para dar à política. Hoje, as mulheres representam metade do eleitorado no Brasil; estou no caminho certo”, afirma Ana.

58 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 CAPA

Entrevistada pela redação da Revista Diário de Bordo de maio 2023, Ana Moraes assim respondeu aos questionamentos que lhe apresentamos:

Diário de Bordo: Gostaríamos de saber qual seu trabalho para um mundo melhor a todos os brasileiros?

ANA MORAES: Escolhi o meio político para exercer minha atividade profissional, sempre acreditando que meu trabalho esteja baseado na ética, na verdade e na legalidade. O ser humano, seus direitos e necessidades sociais, são prioridades para mim. Acredito que contribuo para um mundo melhor, realizando meu trabalho com engajamento e carregando estas bases, o que entendo seja condições para mudanças de verdade e para a construção de um mundo melhor para se viver.

DB: Algumas pessoas afirmam que sucesso não é algo que se consegue, mas, sim, que se conquista. Quais as etapas para que se tenha chance de sucesso?

ANA MORAES: Acredito que algumas etapas são importantes para alcançarmos o sucesso, como ter uma base consolidada de si mesma, de quem tu é e onde quer chegar. Buscar conhecimento, ter foco e persistência em seus objetivos e manter sua verdadeira essência, ou seja, sem corromper seus princípios e valores, ser eu mesma!

DB: Nos dias atuais, a mulher tem adotado, cada vez mais, uma postura atuante e independente. Em sua opinião, quais as barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho?

ANA MORAES: Infelizmente, a primeira delas ainda é a cultura do machismo, que engessa a forma das pessoas ver o mundo e ver que somos seres humanos diferentes, com habilidades e competências únicas, mas com direitos iguais. Além disto, mesmo com a crescente independência da mulher, muitas de nós ainda precisa acreditar mais em si mesma, pois somos capazes de realizar tudo o que almejamos. E, por fim, os desafios da vida, do dia a dia, precisam ser encarados com muita garra e determinação.

DB: Gostaríamos de saber como Ana Moraes, mãe, figura pública, voluntária, uma Mulher com multifunção, concilia a maternidade e a carreira profissional?

ANA MORAES: Muitas mulheres, assim como eu, enfrentaram ou enfrentam diversos desafios no mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito à maternidade. Acredito que conciliar a maternidade e o trabalho deveria em um mundo ideal, onde não existisse desigualdade de gênero, onde todos seriam responsáveis pela criação dos filhos e as mulheres não precisariam conciliar maternidade e carreira, pois todos contribuiriam igualmente e as mulheres não ficariam sobrecarregadas. Meu esposo compartilha esta responsabilidade comigo e, com planejamento familiar, conseguimos ajudar um ao outro na criação dos nossos filhos e assim aproveitar mais o nosso tempo para fazer diversas coisas.

DB: Em sua opinião, as pessoas nascem com características empreendedoras e multifunção ou elas as desenvolvem conforme a necessidade?

ANA MORAES: Na minha opinião, Deus dá a todas as pessoas um

dom, que cada uma descobre e desenvolve de maneira diferente uma das outras. Na pandemia vi muitas pessoas desenvolvendo-se no empreendedorismo por necessidade, que estava relacionado a falta de opção de trabalho e renda.

Outras ao se reinventarem como empreendedores, abriram seus negócios por vislumbrarem uma oportunidade, e não somente pela falta de opção de renda, mas também se descobrindo com mais potencial e habilidades e com isto tornando-se uma pessoa como multifunção.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 59
CAPA
Empreender é o futuro!

Claudia Bartelle promove 4ª edição de seu bazar beneficente

Desde 2018, a influenciadora gaúcha Claudia Bartelle realiza um bazar beneficente, cujo valor das vendas é 100% revertido à Casa de Apoio Madre Ana. O espaço de acolhimento é destinado a pacientes pediátricos e familiares que vêm do interior do Rio Grande do Sul, e de outros estados do país, em busca de tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Com três edições do evento já realizadas, nos anos de 2018, 2019 e 2022, Claudia – em parceria com apoiadores e colaboradores – já arrecadou mais de 1 milhão de reais, que contribuíram para garantir acesso à saúde, ao lazer, à alimentação e à cultura dentro do lar de apoio.

A edição do bazar, que tem por objetivo vender produtos de grifes nacionais e internacionais em apenas um dia, acontecerá no dia 15 de junho, na Associação Leopoldina Juvenil, das 10h às 20h. Quem deseja doar itens para o bazar deve levá-los ao Brechó Me Gusta (Félix da Cunha, 770 – Moinhos de Vento) e identificá-los como doações para o Bazar Claudia Bartelle & Friends.

60 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Capital Gaúcha Làura Schirmer
laura@ls8consultoria.com.br
@claudiabartelle @casadeapoiomadreana
Claudia Bartelle e Dr. Fernando Lucchese Fotos: Ale Pinho

UMA Incorporadora ressignifica o mundo corporativo em um empreendimento de alto padrão

Localizado no ponto mais nobre da Av. Carlos Gomes, a 10 min. do aeroporto e 8 min. da Unisinos e principais colégios, o UMA Corporate – empreendimento de alto padrão administrado pela UMA Incorporadora – promete aliar conforto, praticidade e performance no mundo corporativo. O projeto terá 112 salas, que variam de 51m² a 156m², podendo ser unificadas até chegarem a 771m² (laje corporativa), além de contar com 225 vagas de estacionamento,

auditório para 120 pessoas e Roof Garden Plaza com 980m², que proporciona uma nova maneira de trabalhar ao ar livre. O local terá acesso exclusivo e direto ao novo shopping da Cia Zaffari, localizado entre as Ruas Furriel Luiz Antônio de Vargas e Regente. Com 50% da obra já executada, a previsão de entrega do UMA Corporate é para dezembro de 2024. As salas já estão à venda e os valores variam de acordo com o tamanho, andar e forma de pagamento.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 61 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
@uma_incorporadora

Paganini sugere receitas para comemorar o Dia da Itália

APaganini, marca italiana de produtos gastronômicos importada pela Porto a Porto, chega ao Dia da Itália, comemorado em 2 de junho, representada por produtos selecionados cuidadosamente e advindos das melhores regiões do país europeu, como a Umbria, a Puglia e a Toscana. Ideais para receitas típicas da localidade, os ingredientes demonstram uma verdadeira conexão com as raízes da empresa, que nasceu na Itália e, ao se expandir também para o Brasil, tornou-se a maior linha de produtos

italianos gourmet do país. A marca, que recentemente passou por uma repaginação em sua identidade visual, modificando suas embalagens e logotipo, oferece em seu website – também renovado – uma variedade de receitas para comemorar o Dia da Itália no conforto de casa. As opções incluem rigatone com camarão, risoto de funghi porcini e polenta com cream cheese e queijo pecorino. Todas as receitas presentes no site podem ser desenvolvidas com produtos Paganini, que vão desde massas comuns a azeites elaborados.

62 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
@portoaporto @paganinigastronomia

Scienza Hub oferece protocolo Dermalifting como tratamento ideal para o inverno

Afim de oferecer as melhores técnicas de tratamento estético, a Scienza Hub, clínica de estética e tecnologia, focada em trazer o que há de mais moderno no mercado da beleza, desenvolveu seu protocolo Dermalifting, que associa técnicas de microagulhamento a ativos exclusivos que induzem a produção de colágeno. O tratamento, exclusivo da Scienza Hub, é ideal para ser

realizado no inverno, por conta da baixa incidência de radiação solar na estação, que diminui os riscos à pele gerados pela exposição excessiva ao sol. O Dermalifting pode ser feito no rosto, pescoço e colo, tratando, na mesma sessão, queixas comuns, como flacidez, rugas, linhas de expressão, cicatrizes de acne e manchas, resultando em uma pele mais rejuvenescida, luminosa e firme.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 63 CAPITAL GAÚCHA | LÀURA SCHIRMER
@scienza.hub

Inteligência Emocional

AInteligência emocional é uma das competências mais relevantes para o êxito profissional e relações interpessoais saudáveis e motivadoras. A IE abrange habilidades que nos auxiliam a lidar com dificuldades e situações imprevisíveis. Segundo o relatório Future of Jobs Survey, divulgado pelo World Economic Forum (2020), a IE está presente no ranking das quinze competências comportamentais mais demandadas até o ano de 2025.

Os pilares da Inteligência Emocional são a autoconsciência e a autogestão, competências pessoais

que estão intrínsecas nas nossas ações diárias. A autoconsciência é a capacidade de olhar para si e administrar as próprias emoções, buscando um maior autoconhecimento e compreensão. Já a consciência social é a habilidade de entender o que as outras pessoas estão sentindo, percebendo como as ações individuais e coletivas podem afetar o todo.

A gestão de relacionamentos é outro pilar essencial da IE, que permite lidar com as emoções dos outros, desenvolvendo empatia e habilidades sociais importantes para um bom relacionamento interpessoal e efetiva comunicação.

É uma habilidade fundamental para trabalhar em equipe e desenvolver liderança, promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Desenvolver a Inteligência Emocional pode oferecer benefícios significativos para a vida pessoal e profissional, como autoconhecimento, empatia, assertividade, resiliência, capacidade de adaptação e tomada de decisão consciente e equilibrada. É uma habilidade que pode ser aprimorada por meio de coaching, treinamentos e desenvolvimento pessoal, além de ser uma competência cada vez mais valorizada pelas empresas.

64 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
fabiani@diariodebordo.net Educação

bernardo@diariodebordo.net

Aprenda a se superar

Asuperação é um processo, não um momento único. É muito comum conhecermos histórias de superação em que o indivíduo passa por uma sequência de adversidades e, no final, ele consegue ter sucesso, apesar de tudo. Muitas destas histórias mostram um ponto de virada, em que o que estava dando errado passa a dar certo, e a pessoa triunfa, mas não é bem assim.

A superação não acontece do dia para a noite e nem a partir de somente um evento. Ela é um punhado de momentos em que a pessoa persistiu, dando murro em ponta de faca, até as coisas funcionarem. Superar algo significa persistir até que a única consequência seja a vitória.

Quem você acha que é mais possível de vencer: alguém que não desiste ou alguém que é muito bom, porém tolera pouca frustração? A resposta é a primeira opção, porque quem não desiste, uma hora ou outra vai achar o caminho certo para percorrer. A superação é o montante de problemas que surgem e que são resolvidos ao longo do tempo, com muita determinação.

Não existe atalho, nem fórmula mágica. É levantar a cabeça e solucionar, ao invés de reclamar. O

66 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Psicologia

que você precisa colocar na sua mente é a insatisfação com a mediocridade e a fome de solucionar problemas. Junte estes dois e pronto, a sua superação vai acontecer em algum momento. Pode ser que leve dias, semanas, meses ou anos, mas uma hora ela vai ser real.

Outro ponto que trago é a paciência, pois, como o tempo é indeterminado e você não sabe exatamente quando que vai acontecer, é preciso ter princípios neste caminho. Sem princípios éticos você fraqueja e age no impulso. Paciência requer disciplina, confiança e perspectiva. Para ter tudo isso, você vai precisar de responsabilidades e compromissos para se manter em movimento, porque é muito fácil parar quando você não está mais a fim de continuar.

Portanto, treine a sua capacidade de agir, mesmo sem perceber grandes mudanças, mas saiba o que você está buscando com as suas ações. Analise constantemente se você está progredindo ou não no seu processo. A superação necessita de constante atualização sobre seu estado atual e passado, para então, planejar o futuro.

Entenda que depende muito mais de você do que das suas condições atuais. Todo mundo tem limitações e desvantagens. Alguns mais do que outros, com dificuldades diferentes. Mas, sinceramente, isso não importa. De qualquer forma, é você que vai ter que dar conta, independente se é justo ou não. Sendo assim, vai do quão determinado você está para se movimentar ao invés de jogar a culpa para outra pessoa.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 67
PSICOLOGIA | BERNARDO TIETZE

A beleza e encanto das variedades de suculentas existentes

As suculentas alegram os olhos e são ótimas para se ter em casa. Com suas formas, cores e tamanhos variados, plantas suculentas são verdadeiras esculturas vivas e ficam lindas plantadas em conjunto, formando minijardins.

Dependendo das espécies, podem durar até 4 ou 5 anos no mesmo recipiente e, depois desse período, pode ser necessário renovar a terra e/ou transplantar as plantas que cresceram demais para ou-

tros recipientes. Você pode substituí-las por outras menores, se quiser continuar usando o mesmo vidro. Para decorar com suculentas, opte por areias, galhos secos, pedrinhas, cristais ou outros materiais inertes. Além de dar um up na estética, esses elementos ajudarão na drenagem do terrário.

Mas lembre-se que a protagonista da peça será sempre a planta, então tenha atenção ao que ela precisa para crescer bonita e saudável.

68 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 FLORES&PLANTAS
EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 69 HOTEL INTERCITY CANOAS Hotel Intercity Canoas Avenida Getúlio Vargas, 4861 - Canoas / RS Cep 92010-011 +55 51 2500-5060 | +55 (51) 4042.1403 intercityhoteis.com.br Fique pertinho da gente Restaurante aberto ao público Pet Friendly Criança Free até 7 anos Centro de eventos para até 500 pessoas Check-in online pelo Orange App

Parabéns à querida Valderes da Silva

Comemorar mais um ano de vida é sempre uma festa, e para a carismática Valderes da Silva não é diferente. Val comemorou troca de idade, juntamente com familiares e amigos, na Portofino - Galeteria e Casa de Massas, de propriedade da filha Vanessa Walter. Mais e mais sucesso e saúde a esta amiga, com as bençãos de Deus!

70 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
leci@diariodebordo.net Social Leci da Silva
EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 71 SOCIAL | LECI DA SILVA

Uma nova experiência Onix

No dia 10 de maio, foram comemorados os 3 anos do ONIX HAIR SALON. Junto a comemoração de aniversário, os empresários Cássio Facchini e Dodô Gheleen, apresentaram o novo layout do salão, que proporciona mais conforto e traz uma nova experiência para suas clientes.

Agora, repaginado, o salão traz uma aparência mais moderna e sofisticada, com amplo espaço na ár ea da recepção e das manicures, além de várias outras melhorias.

Em clima de festa, a equipe do salão recebeu as clientes e amigas com um delicioso coquetel e muita música, para embalar o dia de comemorações. A festa também contou com a presença de algumas personalidades influentes da Cidade de Canoas. O evento foi um sucesso nas redes sociais.

Confira um pouco das mudanças, e o que rolou nessa reinauguração e comemoração dos 3 anos de muito sucesso

72 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
BELEZA
X EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Por Luan Lauckmann

VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA AUXILIADORA

Acesse matriculas.nd.org.br

ou utilize o QR Code ao lado e faça já a sua inscrição para a escola mais acolhedora e completa de Canoas

Acesse www.auxiliadora.net e conheça mais sobre o melhor colégio de Canoas!

ACESSE
AGENDE UMA VISITA E VENHA NOS CONHECER! (51) 3462.8600 (51) 9 9877-8932 auxiliadora@auxiliadora.net Entrada pela Rua Farias Brito, Centro de Canoas/RS
INSCRIÇÕES ABERTAS
/ndauxiliadora @auxiliadorand w w w.a u x i l i a d o ra n e t ACOMPANHE AS ATIVIDADES DO CMA NAS REDES SOCIAIS CURTA. COMENTE. COMPARTILHE. Colégio Maria Auxiliadora
TRANSFORMAÇÃO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL
FUNDAMENTAL - ENSINO MÉDIO - TURNO INVERSO
PARA
FORMAÇÃO DE
- ENSINO

Intercâmbio na Europa, uma experiência transformadora

Você, jovem aventureiro, já pensou em explorar o Velho Continente? O intercâmbio é uma oportunidade única de ampliar horizontes, aprender novas culturas, aprimorar o idioma e criar memórias inesquecíveis. Vou destacar três destinos imperdíveis e que eu amei ter conhecido: Roma, Paris e Inglaterra. Preparados para embarcar comigo nessa jornada?

Roma, a Cidade Eterna, é uma verdadeira aula de história viva. Ao visitar a capital italiana, você terá a chance de caminhar pelas ruas que abrigam o Coliseu, o imponente símbolo do Império Romano. Eu fiquei encantada ao conhecer!! Aprecie as obras de arte do Vaticano, como a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Não deixem de apreciar a culinária italiana, saboreando autênti -

cas massas, pizzas e gelatos (eu amei os gelatos). Impossível não se apaixonar por essa cidade repleta de encantos!

Paris, a cidade das luzes, é um verdadeiro sonho para os apaixonados por arte, moda e gastronomia. Suba a Torre Eiffel e contemple a deslumbrante vista panorâmica da cidade. Desbrave o Museu do Louvre e se maravilhe com a Mona Lisa. Caminhe às margens do Rio Sena e perca-se pelas charmosas ruas de Montmartre. Experimente os deliciosos macarons, croissants e queijos franceses. Paris vai te envolver com seu charme.

A Inglaterra, com sua rica tradição e diversidade, é um destino cativante. Em Londres, visite o icônico Big Ben, explore o imponente Palácio de Buckingham e assista a troca da guarda. Conheça o

74 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Social Teen Évelym Ferreira
evelym@diariodebordo.net

Museu Britânico, onde poderá admirar artefatos históricos de diferentes culturas. Desfrute do famoso chá da tarde em um tradicional pub inglês. Em Oxford, mergulhe na atmosfera acadêmica e encante-se com suas renomadas universidades. Aprenda muito sobre a cultura britânica, divertindo-se nas animadas ruas de Liverpool e Manchester.

Além dessas cidades incríveis, a Europa oferece uma ampla variedade de destinos turísticos fascinantes. Aproveite seu intercâmbio para conhecer outros países vizinhos, como a Espanha, a Alemanha e a Holanda. Viaje de trem pela Europa e desfrute da facilida-

de de se locomover entre os países, mergulhando em diferentes culturas e tradições.

Lembre-se de que um intercâmbio não se trata apenas de turismo, mas também de aprendizado. Durante sua estadia, você terá a chance de aprimorar o idioma local, desenvolver habilidades interpessoais e ganhar independência. Viver em um país estrangeiro proporciona um crescimento pessoal sem igual, permitindo que você supere desafios.

Eu amei essa experiência e imersão. Super indico a todos, pois o conhecimento e a cultura adquiridos são incalculáveis.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 75
SOCIAL TEEN | ÉVELYM FERREIRA

Olivas de Gramado realiza colheita da safra 2023

OOlivas de Gramado celebra o resultado alcançado em sua terceira colheita de frutos. Neste ano, o empreendimento estima atingir mais de 10 toneladas de azeitonas, entre as varietais Arbequina, Picual, Frantoio, Koroneiki, Ascolana e Manzanilla, cultivadas nos 29 hectares plantados do parque.

Todo o processo é realizado por colaboradores do empreendimento, já que exige delicadeza e conhecimento para garantir a integridade do fruto, preservando as características sensoriais e organolépticas das olivas. Após retirado da árvore, o fruto precisa ser mantido em baixa temperatura e processado em menos de 24h.

76 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 ECONOMIA&NEGÓCIOS

André Bertolucci, azeitólogo responsável no Olivas de Gramado, prevê a produção de um azeite capaz de representar o Brasil em competições internacionais. “Trabalhamos com muito amor e carinho, sempre buscando um azeite premium de alta qualidade, capaz de representar o Brasil nos melhores concursos de olivicultura do mundo, como o New York Olive Oil Competition e o Terraolivo, maior concurso de azeites realizado no Oriente Médio, entre outros”, explica.

O exemplar “Terroir Serrano - safra 2023”, feito a partir desta colheita, é disponibilizado para comercialização na Boutique do Azeite, loja dentro do Parque Olivas de Gramado, e no site.

Localizado a 14 quilômetros do centro, na localidade de Linha Nova, o Olivas de Gramado reúne plantio de oliveiras, trattoria com gastronomia colonial, piquenique, turismo rural, fazendinha com mini animais, mirantes para o canyon Pedra Branca, trilhas autoguiadas e grife exclusiva de azeites de oliva extravirgem e souvenirs.

Olivas de Gramado

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 77 ECONOMIA&NEGÓCIOS
Fotos: Sergio Azevedo

ronan@diariodebordo.net

Liderar é assumir a responsabilidade

Quando comecei a trabalhar como líder de empresa, em meados de 1998, 1999, logo comecei a buscar conhecimentos que pudessem me ajudar a liderar pessoas. Desde aquela época, mesmo com pouco conhecimento, rapidamente cheguei à conclusão que, se o líder deseja resultado, ele precisa trabalhar as pessoas para terem resultados, ou seja, foco no desenvolvimento humano é essencial dentro das organizações, e, para tanto, eu deveria me aprimorar também. Ser líder não é uma tarefa nada fácil, em um mundo onde o ego prevalece. As nossas decisões são questionadas o tempo todo. As pessoas, em sua maioria, apenas sabem criticar e, quando olhamos para tais críticas, percebemos que todas elas levam o líder a prejudicar o futuro da empresa em prol daquele que “sugeriu” que faria melhor.

Quando tomamos decisões, elas devem ser para o bem do empreendimento e ainda de forma justa para as pessoas. Liderar apenas vendo o lado do negócio leva a empresa a uma cultura onde as

pessoas que entram ali sintam-se desvalorizadas, por outro lado, liderar apenas olhando o interesse da equipe, pode levar a empresa à falência. É preciso ter equilíbrio nessa relação. Da mesma maneira que você manda pintar a sede administrativa, manda lavar os carros e renovar a fachada, é também necessário investir na equipe. Se são as pessoas que dão resultado, nós, como líderes, devemos ser justos e investir nelas também. Não existe nada pior para o clima organizacional do que um líder ausente, que apenas “mete pressão”. Líderes assim não conhecem a realidade e suas ações acabam por não inspirar as pessoas à ação. Mesmo que o profissional esteja distante, em termo de distância mesmo, a pessoa que ocupa o cargo de liderança deve fazê-la sentir que ele está ao lado. Hoje a tecnologia ajuda muito.

A internet e o WhatsApp são as principais ferramentas no auxílio à gestão de pessoas. Imagine só Henry Ford ou Abraham Lincoln, e até mesmo Mandela, o que teriam feito, em termos de resultados, se tivessem essa tecnologia disponível em

78 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Atitude & Negócios
Ronan Mairesse

suas épocas. Imagine Mahatma Ghandi, que libertou a Índia e África no século passado, se ele tivesse acesso a uma chamada de vídeo na época? Certamente ele libertaria o mundo inteiro da opressão e até mesmo da fome. Porque estou falando isso. A liderança tem tudo nas mãos para se mostrar presente o tempo todo, através de ligações, áudios e, principalmente, chamadas de vídeo. Essa última, por exemplo, deve ser mais explorada. O cérebro emocional reage apenas quando olhamos para a outra pessoa, portanto, use e abuse dessa ferramenta.

O que desejo chamar atenção hoje é que nós, líderes, nunca tivemos tantos recursos para desenvolver as pessoas a buscarem mais e ainda levá-las à excelência. Pena que a maioria de nós não tem

paciência e o que se escuta nas reuniões gerenciais são gerentes reclamando de supervisores e supervisores de vendedores. E o pior, quando vamos analisar o tempo que essas pessoas investiram para desenvolver a cadeia hierárquica toda, não passa de 10% do tempo investido, quando Rham Charam, pai da execução perfeita, recomenda que até dois terços do tempo do líder deve ser treinando e dando feedbacks. Portanto, em tempos de crise como agora, apenas você, líder, tem o poder, seja pelo cargo, seja por sua pessoa, de mudar a realidade. Invista o seu tempo em desenvolver pessoas. Ofereça apoio e feedbacks, comemore junto e, quando não der nada certo, ofereça apoio e direcione as pessoas a um aprendizado, para serem melhores na próxima vez.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 79 ATITUDE & NEGÓCIOS | RONAN MAIRESSE

Quais os benefícios do Mix Feeding para os pets?

Algumas pessoas já possuem o hábito de misturar alimentos úmidos à ração seca do pet, mas você sabia que, além de deixar a refeição mais saborosa, essa mistura pode trazer outros benefícios?

O mercado petfood é dinâmico e inovador, e tem apresentado grande crescimento nos últimos anos. As inovações neste segmento ocorrem por meio dos ingredientes utilizados em sua composição, na

forma que esses alimentos são preparados e, ainda, como estes são fornecidos aos cães e gatos.

Hoje em dia, muito se fala acerca da mistura de alimentos – conhecida também como mix feeding. Tal terminologia, utilizada pelos atuais estudiosos especialistas em nutrição de cães e gatos, diz respeito à combinação do alimento seco (que possui em torno de 10% de umidade) com o úmido (que possui em torno de 80% de umidade) em uma

80 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
VIDA ANIMAL

mesma refeição, que pode ser oferecido no mesmo comedouro (no caso de cães) ou em comedouros separados (mais bem aceito no caso de gatos).

O uso do mix feeding também vem ganhando cada vez mais adeptos, tanto pelo fato de deixar o alimento mais atrativo, como também pelos benefícios que essa mistura agrega para a nutrição dos animais. Katiani Silva Venturini, Zootecnista especialista em nutrição de cães e gatos e Coordenadora do Centro de Pesquisas da Special Dog Company, lista alguns dos benefícios que o mix feeding pode agregar, quando empregado à rotina alimentar dos pets:

Diversidade de texturas e aromas - Os sachês (pedaços ao molho) e patês aumentam a atratividade e palatabilidade (sabor) do alimento, levando a um enriquecimento de sensações. Quando realizado o mix feeding, ocorre a mistura de texturas e aromas, tornando o alimento mais atrativo aos animais com apetites caprichosos, seja por serem animais mais seletivos, convalescentes (em recuperação de alguma enfermidade) ou ainda animais seniores, facilitando a mastigação e a deglutição do alimento por esses animais.

Benefício para a saúde urinária - A inclusão de alimentos úmidos (sachês e patês) na rotina alimentar aumenta a ingestão hídrica dos pets, o que é muito benéfico para cães de raças pequenas e gatos, colaborando para a saúde dos pets

que têm predisposição ao desenvolvimento de cálculos renais.

Evita a neofobia em gatos - Em caso de gatos, o uso do mix feeding promove experiência para filhotes em fase de socialização, evitando a neofobia (fobia ou aversão a coisas novas).

Muitos gatos não aceitam o alimento úmido, pois, em sua fase de filhote, não foram apresentados a diferentes alimentos e texturas. Tal fato pode desencadear nos gatos a neofobia, que é a aversão ao novo, neste caso a um novo alimento.

Perda de peso - Alimentos úmidos apresentam menor densidade calórica e maior volume de alimento, devido ao seu alto teor de umidade. A associação destes alimentos com os secos proporciona maior volume de alimento ingerido por refeição, promovendo maior saciedade nos animais, quando comparado ao fornecimento do alimento seco de forma isolada.

Redução de custos - A mistura de alimentos úmidos e secos auxilia na redução de custos, pois uma alimentação 100% úmida tende a ser mais cara, quando comparada ao fornecimento apenas do alimento seco. Tal fato ocorre pois, devido ao alto teor de umidade dos alimentos úmidos, os nutrientes presentes neste tipo de alimento encontram-se de forma diluída, sendo necessária uma grande

quantidade de alimento para atender às necessidades nutricionais do pet.

Vale a pena ressaltar que, caso o tutor opte pelo fornecimento de alimento na modalidade mix feeding, é necessária uma consulta com um especialista em nutrição de cães e gatos para indicar a melhor combinação de alimento seco e úmido, e os alimentos corretos para seu pet.

Além disso, o especialista irá realizar o cálculo correto da quantidade de ambos os alimentos, de acordo com a necessidade energética do seu animal, evitando, dessa forma, o desequilíbrio nutricional.

Outro ponto importante é observar o comportamento alimentar do pet. Se o cão ou gato apresenta o hábito de não comer todo o alimento fornecido no momento que a refeição é servida, é necessário realizar o descarte desta sobra de alimento. Devido ao seu processamento, as rações úmidas tendem a deteriorar mais rapidamente que a ração seca, além de atrair insetos, como moscas, no alimento.

Como podemos perceber, o mix feeding, quando fornecido corretamente, torna a alimentação ainda mais saborosa, agrega diversos benefícios aos cães e gatos e ainda atende às necessidades nutricionais diárias dos nossos melhores amigos.

EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023 81 VIDA ANIMAL
84 EDIÇÃO 33 | ANO 4 | MAIO 2023
Parabéns Maria Eduarda Brechane.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.