Revista Diário de Bordo Ed.29

Page 1

Time de especialistas

Cresol

A melhor solução para você e sua empresa

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 CAPA PUBLICITÁRIA

EXPEDIENTE

DIRETOR GERAL

Carlos Alberto de Azevedo

DIRETOR COMERCIAL

Thiago Soares

REDAÇÃO

Leci da Silva

Bebeto Azevedo

COLUNISTAS

Bebeto Azevedo

Bernardo Tietze

Elis Soares

Évelym Ferreira

Fabiani Fortes

Làura Schirmer

Leci da Silva

Ronan Mairesse

Sérgio González

Thiago Soares

Fabiana Costa

SimonK

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Leci da Silva

MTB: 11.972

FOTOS DA CAPA

Giovani Misturini

EDIÇÃO GRÁFICA

Duca Vieira

FOTOGRAFIA

Sérgio González

DIÁRIO DE BORDO É UMA

PUBLICAÇÃO MENSAL DO GRUPO S&A

PUBLICIDADE E PROPAGANDA EIRELI

Rua Venâncio Aires, 3111 - Canoas/RS

- CEP 92110-001

E-MAIL

comercial@diariodebordo.net

PERIODICIDADE

Mensal

AS MATÉRIAS ASSINADAS NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DA REVISTA, POIS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

www.diariodebordo.net /revistadiariodebordo

2 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023

Plantio e colheita. Assim é a vida. Iniciamos um novo ciclo e o que vai acontecer? Nada muito longe daquilo que projetamos e empreendemos anteriormente. E daqui para frente? Tudo o que planejarmos e tornarmos efetivo para um novo momento, e, assim, sucessivamente. Então, não espere nada diferente do que você quis e quer, fez e faz, sonha e empreende. Simples assim. Sem mágicas. A cor do ano, o santo do ano, as comidas que trazem prosperidade, as bebidas que borbulham... Temos a imaginação fértil. Mas a real mudança é interna. Criamos muitas possibilidades. Fiquemos atentos para que não fujamos da responsabilidade pela condução do nosso destino. Nós planejamos e estamos em constante mudar e avançar. Sim, Diário de Bordo é dinâmica e não trata de verdades absolutas. Nesta edição você vai saber que o que você emite, você recebe de volta? 2022 encerrou com a Nüit de Noel, evento que emociona, revivendo o mais genuíno espírito natalino. O expert Ronan Mairesse assina esta matéria que nos fará pensar. Duvida que estamos pensando num ciclo de excelência para todos? Elis Soares mostra que é possível evoluir um pouquinho a cada dia e Bernardo Tietze conta como renovar os ciclos da vida. Quer mudar de rumo? Thiago Soares, em pleno verão, mostra para a gente um destino novo, Lucerna, na Suiça. Frio e chocolate? Eu gosto, e você? O ensino da língua inglesa nas escolas públicas deverá melhorar. Antes de duvidar ou torcer o nariz, veja o que Fabi Fortes traz para nossa informação. A antenadíssima Évelym Ferreira conta quem são os vencedores do Globo de Ouro. Sérgio González nos apresenta a Casa Cuco. Sem spoiler, vai lá e confere. O chiquérrimo aniversário “All Black” de Jussara Rycembel está na coluna de Leci da Silva. Ora Felice volta com força total no Peppo Cucina e Laura Schirmer nos apresenta o entardecer mais charmoso da capital. Quer saber? Em março estaremos lá com as candidatas a Miss Universo RS e, claro, a nossa Miss Universo RS 2022, Alina Furtado. Mudando conceitos velhos e, às vezes, arraigados, saibam que a Miss é uma mulher inteligente, bela, que empreende, luta em causas sociais, interage para o crescimento coletivo. Em Canoas, nossa colunista SimonK agendou 25 de março, no Salão de Convenções do Intercity Hotel Canoas, para a escolha da representante canoense ao Miss Universe RS. Na nossa capa, o time da Cresol, a cooperativa que veio para revolucionar o mercado, convida você a conhecer um novo jeito de cuidar das finanças.

Começamos acelerados?

Você achou? Aguardem as próximas!

Viemos para surpreender vocês.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 3 EDITORIAL

Lucerna, uma das mais belas cidades da Suiça

Lucerna é a porta de entrada da Suíça, onde se encontra todos os atributos geográficos e arquitetônicos do país. Com uma população estimada em torno de 80 mil habitantes, a cidade cultural da Suíça recebe anualmente mais de dois milhões de visitantes.

Lucerna é considerada “síntese da Suíça” e cidade da cultura. Sua localização privilegiada, às margens

do Lago Lucerna, com ruas estreitas e floridas, e a abundância de prédios históricos, fazem de Lucerna um lugar distinto e atraente, principalmente pela organização e limpeza.

Apesar de ter muitas atrações no comércio, com destaque para lojas de souvenir e relógios, muitos moradores de Lucerna trabalham em Zurique, que fica a apenas 45 km de distância.

4 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Viajando pelo Mundo
thiago@diariodebordo.net

A cidade não é movida somente pelo turismo, mas recebe anualmente milhões de turistas e é facilmente manejável a pé. Em Lucerna você encontra pontes cobertas, fontes e construções decoradas com pinturas, além de uma natureza exuberante.

Para conhecer Lucerna você pode optar por fazer um tour pelo Lago Lucerna, um passeio imperdível, que leva 50 minutos até Vitznau e Weggis, ou subir o Monte Pilatus por teleférico ou se aventurar na viagem de trem mais inclinada do planeta (45º).

O Monte Pilatus (2.132m) continua sendo muito apreciado por jovens e idosos. A presença de seus dois teleféricos, dois hotéis, sete restaurantes, o trem de cremalheira mais íngreme do mundo e o maior parque de cordas da Suíça Central prometem um dia inesquecível.

A Ponte da Capela (em alemão, “Kapellbrücke”) constitui a peça central da paisagem urbana de Lucerna, sendo considerada uma das mais antigas pontes de madeira cobertas da Europa. Tudo em Lucerna gira em torno do rio e da Ponte da Capela. No interior da ponte, encontram-se 112 pinturas

do século XVII, restauradas no século XX, que retratam a história da cidade. No meio da ponte há a Wasserturm - torre de água, que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal.

A cidade conserva prédios modernos e antigas construções históricas, que preservam a história da cidade. A capela Hofkirche, com suas duas torres pontudas, também é um símbolo da cidade! Sendo considerada uma das igrejas mais valiosas da época do renascimento alemão.

A atmosfera às margens do lago e as montanhas Rigi, Pilatus e Stanserhorn, tornam Lucerna o destino preferido de muitos grupos de turismo e turistas individuais que percorrem a Suíça central, porque aqui tem de tudo que se encontra na geografia, cultura e arquitetura suíça: lago com a mais extensa navegação da Europa, cuja viagem pelo interior dá um panorama fantástico dos Alpes; rio que atravessa o centro histórico, montanhas à vista, prédios com arquitetura fantástica e o que é muito apreciado é que você pode andar com muita tranquilidade, visto que a Suíça tem uma das menores taxas de criminalidade de todos os países industrializados.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 5 VIAJANDO PELO MUNDO | THIAGO SOARES

A beleza e altives do Flamingo

Essa ave possui bico em forma de gancho, para cavar na lama e encontrar comida. A intensidade da cor rosada de sua plumagem indicará seu nível de saúde; pois, se for mais pálida, significa que está desnutrida ou não foi alimentada da melhor maneira.

A primeira coisa que pensamos, quando ouvimos a palavra flamingo, é em um pássaro corde-rosa com pernas compridas e que se move de forma curiosa. Neste artigo, contaremos tudo sobre esse belo animal; cujo voo é verdadeiramente majestoso.

Essas aves, pertencentes ao gênero neognathae, são grandes – podem medir entre 80 e 140 centímetros de comprimento – e são caracterizadas por seus longos pescoços e pernas. Os pés são equipados com quatro dedos – três frontais e um traseiro - unidos por uma membrana.

Além disso, o bico é conhecido por sua forma de “gancho”, que lhes permite mergulhar na lama em busca de comida. Tem lamelas para filtrar o lodo. Apenas move a mandíbula superior, que é menor que a mandíbula inferior.

Todas as subespécies de flamingos são rosas; embora o tom mais claro (europeu) varie para mais escuro (caribenho). Quando os filhotes nascem, têm plumagem completamente clara; mas depois vão “mudando” enquanto se alimentam. É isso mesmo, a cor rosa vem dos carotenoides que eles obtêm da comida.

Portanto, podemos determinar se um exemplar está bem alimentado apenas observando suas penas. Essa tonalidade permite que eles, entre outras coisas, encontrem um parceiro. Se for mais rosa, é mais desejável como companheiro; caso contrário, se suas penas estiverem muito pálidas, considera-se que o exemplar está doente ou que não foi alimentado corretamente. Portanto, não é capaz de ter descendentes saudáveis!

A dieta desta ave em particular é composta de algas, camarões, crustáceos e plâncton. Para se alimentar, eles precisam viver em grandes áreas de água salgada ou alcalina; em profundidades rasas e ao nível do mar (máximo de até 5.000 metros de altura).

Os flamingos vivem em todos os continentes, exceto na Oceania e na Antártida. As três subespécies atuais são: chilena, que também habita outras áreas do sul da América do Sul; comum, na Europa, Ásia e África; e rosa, no Caribe e na América Central, que é o mais reconhecido pelo vermelho de suas penas.

6 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
VIDA ANIMAL
Por Leci da Silva
EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 7

COMPORTAMENTO

Verão é época de diversão, mas exige cuidados com as crianças

Verão é época de diversão, mas exige cuidados com as crianças. Pediatras orientam pais para evitar acidentes em piscinas ou parques

As férias de verão são um momento de alegria e diversão para os pequenos, mas de muita cautela e cuidado por parte dos pais. A atenção deve ser redobrada no cuidado com crianças e adolescentes neste período em que eles estão voltados ao lazer. Com a exposição constante ao sol, a correria na beira das piscinas, os saltos na água, as brincadeiras e os

mergulhos, as crianças estão expostas a choques, quedas e machucados. O médico e associado da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), José Paulo Ferreira, alerta que os pais não devem impedi-los de brincar, mas recomenda uma atenção especial. “Não há problema em relação ao tempo que a criança fica na água e nem ao contato com o cloro. Em piscinas bem tratadas,

8 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023

não oferece risco à pele dos pequenos. É necessário evitar, sim, o excesso de exposição ao sol. Ele é um fator agressor, que prejudica e pode machucar a pele das crianças. Protegendo-se do sol, reaplicando o protetor no período correto, utilizando chapéu e camisetas longas, é possível se divertir. Após a água, é importante um banho e um creme hidratante para pele”, explica o médico.

Como nas férias e nos dias quentes as crianças costumam ficar o dia todo na piscina, é normal que façam as refeições rapidamente e logo queiram voltar à água. O pediatra chama atenção para seja priorizada alimentação saudável e leve. “Existia muito folclore a respeito disso, principalmente da época de

nossos avós, no entanto, a verdade é que o que se recomenda é evitar comidas pesadas, que deixem o organismo lento, e aguarde-se um pouco para voltar a correr, brincar e a fazer esforços físicos. Com um alimento saudável e leve, não há necessidade de esperar um longo tempo para voltar a água e dar seguimento a diversão”, orienta o pediatra.

Fora da água, a dica é estar atento a brincadeiras de empurra-empurra, pega-pega, entre outros, pelo risco de acidentes. Também é importante lembrar os pais de nunca deixarem os pequenos desassistidos, e sempre conseguir manter um contato visual com ele, para que, caso ocorra algum problema, ele seja rapidamente auxiliado.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 9
COMPORTAMENTO

bebeto@diariodebordo.net

Nüit de Noel 20 anos celebrando o espírito natalino

A tradicional festa benemerente Nüit de Noel chegou a Canoas faz vinte anos e antecede as comemorações natalinas. A última edição aconteceu no Centro de Convenções do Intercity Canoas,

com menu assinado pelo Chef Felipe Di Sicca. Nelson Ramalho, anima e cuore da MB Gastronomia, incorporou o espírito natalino do evento e brindou a todos com um menu tipicamente natalino, claro

que algumas releituras tornaram o jantar ainda mais atrativo. Vivemos a essência do evento, que visa celebrar o espírito natalino entre amigos em prol daqueles que precisam de nós.

10 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Social
EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 11 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Nesta edição, a Nüit de Noel beneficiou a APAE Canoas. Na noite foram apresentadas fotos, assinadas por Giovani Misturini, que integrarão exposição itinerante pelos principais pontos e estabelecimentos de Canoas. A

campanha solicita que você destine seu Imposto de Renda devido para a APAE. Todas as orientações você terá nesta edição da sua Diário de Bordo e no site www. diariodebordo.net. Estiveram presentes Paulo Bogado, Dalva

Marangone, Presidente da APAE Canoas, e Gisele Pavão - Diretora Social da APAE Canoas. Na ocasião lembramos e reverenciamos a ação de pura dedicação pessoal e resultados relevantes de Ledevino Piccinini frente à entidade.

12 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Muitos amigos foram prestigiar a vigésima edição da Nüit de Noel em Canoas. Geni Rayo, responsável pelos mais importantes concursos de beleza infanto juvenis do RS, trouxe convidadas muito especiais.

Rafaela Castegiane

Miss RS Mirim - Estrela

Nauane Schimanko

Miss Infantil RS – Santo Antônio do Planalto

Julia dos Santos –Princesa Infantil RS – Porto Alegre

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 13 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Os bons sentimentos que envolvem o período do Natal comandaram a noite. Foram muito brindes e muitos bons desejos, com a atmosfera mágica do Natal envolvendo a todos. Os DJs Eddie Rezende, Roger Dreissig e Thiago Assis animaram a noite, que ainda teve participação do Grupo Swag.

14 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Nüit de Noel e as mais belas mesas natalinas

Reza a tradição que, nas recepções familiares de Natal, preparamos o melhor cardápio, vestimos um belo look e decoramos a casa e a mesa da ceia para receber os mais amados familiares e amigos. Na Nüit de Noel cada patronesse decora sua mesa. Vamos ver como foi nesta edição?

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 15 SOCIAL | BEBETO AZEVEDO

Alimentos que ajudam a combater a inflamação

Certos alimentos são comumente conhecidos por seus compostos serem favoráveis para lidar com inflamações - entre eles gengibre, cebola, açafrão-daterra (cúrcuma) e frutas vermelhas. Para praticar uma “alimentação antiinflamatória” é melhor focar em uma dieta globalmente saudável. A mesma que protege o seu coração e mantém o seu peso sob controle, também tende a reduzir a inflamação. Isso significa uma enfatização em frutas, vegetais, oleaginosas, grãos integrais, peixes e óleos saudáveis, e uma restrição nos alimentos com açúcares simples (como refrigerantes e doces), bebidas que contêm xarope de milho com alto teor de frutose (como muitos sucos e bebidas esportivas) e carboidratos refinados.

É importante comentar que os níveis de compostos antioxidantes e anti-

inflamatórios desses alimentos variam de acordo com as condições de cultivo (como clima e qualidade do solo) e com as condições de armazenamento (como temperatura e tempo de prateleira); portanto, não há como padronizar a prescrição alimentar da mesma maneira que as empresas farmacêuticas padronizam os medicamentos.

A maioria dos vegetais de cores vivas contém naturalmente altos níveis de compostos protetores. Vegetais verdes com folhas, como espinafre, couves e brócolis, contêm antioxidantes que protegem as células dos efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Já as cebolas são uma fonte rica de polifenóis anti-inflamatórios. Por sua vez, o licopeno, um nutriente do tomate, pode ajudar a reduzir a inflamação que contribui para o crescimento e a disseminação de doenças como o câncer.

16 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 NUTRIÇÃO
Por Riana Augusta Dauber - Nutricionista

As oleaginosas como as nozes e as amêndoas são potências nutricionais. Elas fornecem proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o coração. Pessoas que não consomem carne se beneficiam de suas proteínas vegetais. Algumas variedades de nozes, castanhas e sementes também são ricas em ácido alfalinolênico, um tipo de ácido graxo ômega-3 com propriedades anti-inflamatórias. Estudos descobriram que o consumo de oleaginosas e sementes está associado a marcadores reduzidos de inflamação e a um menor risco de doenças cardiovasculares e de diabetes tipo 2.

Peixes gordurosos, como salmão, sardinha, anchova e cavala, oferecem doses saudáveis de ácidos graxos ômega-3 (ácido eicosapentaenoico e ácido docosahexaenoico), que há muito se sabe podem reduzir a inflamação. O poder do ômega-3 no combate à inflamação reside em sua capacidade de interromper a produção de citocinas, a chave

para a resposta inflamatória do corpo. Como não temos o costume de comer peixes e frutos do mar todos os dias, os óleos são outra fonte abundante de ácidos graxos insaturados, desde que você os escolha com sabedoria. Os melhores óleos anti-inflamatórios são azeite de oliva, óleo de nozes (da nogueira), óleo de linhaça e óleo de canola, que podem ajudar a reduzir o colesterol e o risco de

doenças cardíacas. Use-os nas receitas e regue-os nas saladas. Ao escolher frutas, quanto mais cor em sua cesta, melhor. Morangos, mirtilos e melancia são ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Além de poder comê-los por si só, você pode usar em receitas, como em saladas e no iogurte. O que você bebe também pode influenciar os níveis de inflamação em seu corpo. O café contém polifenóis e outros compostos anti-inflamatórios. É uma bebida saudável, desde que você não exagere no creme e no açúcar. O chá verde também é rico em polifenóis e em antioxidantes.

Não é de se surpreender que os alimentos que contribuem para a inflamação sejam os mesmos geralmente considerados ruins para outros aspectos da saúde. Isso inclui refrigerantes e carboidratos refinados (como pão branco, café com leite adoçado com muito açúcar e bolo), bem como carnes vermelhas e processadas. Esses alimentos não saudáveis também podem contribuir para o ganho de peso, que é um fator de risco para inflamação. Além disso, certos componentes ou ingredientes em alimentos processados, como os emulsificantes adicionados ao sorvete, podem ter efeitos sobre a inflamação.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 17
NUTRIÇÃO

GASTRONOMIA&SABOR

Panna cotta especial

A panna cotta é uma receita clássica da confeitaria italiana, mas ganhou muita gente por seu sabor, encanto e cremosidade.

Esta sobremesa é muito saborosa e pode ser preparada para diversas situações, desde reuniões de família até eventos importantes.

INGREDIENTES

Base:

- Creme de leite fresco: 600 ml

- Açúcar refinado: 90 g

- Fava de baunilha: 1 unidade

- Gelatina sem sabor: 5 folhas

Calda:

- Frutas vermelhas (amoras, mirtilo e framboesa): 300 g

- Morango: 100 g

- Açúcar refinado: 70 g

MODO DE PREPARO

Base: Abra a fava ao meio e raspe-a com uma faca, retirando as sementinhas de baunilha. Em uma panela pequena, coloque o creme de leite e o açúcar e adicione a fava. Leve a mistura em fogo baixo até levantar fervura. Em outro recipiente, coloque as folhas de gelatina para hidratar em água filtrada com pedras de gelo. Após 5 minutos, retire as folhas da água e dissolva no creme de leite ainda quente. Mexa bem. Em forminhas individuais ou em uma forma média, distribua o conteúdo da panela. Cubra com filme de PVC transparente e leve à geladeira por 2 horas.

Calda:

Junte todos os ingredientes em uma panela média e leve ao fogo baixo por cerca de 20 a 25 minutos. Separe 1/3 das frutas cozidas e passe em uma peneira grossa. Misture com as frutas restantes. Leve à geladeira até o momento de servir, jogando a calda sobre a base.

18 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023

Como renovar bem os ciclos da vida

Quando nos deparamos com um final / início de ano, tendemos a encarar como o encerramento de algo que foi e o nascimento de algo que ainda virá. Por mais que a vida seja feita de ciclos, ela é uma só. Entretanto, a cada renascimento, surgem novas possibilidades.

Um pensamento que eu gosto de ter é que não ganhamos oportunidades, mas construímos elas ao longo da nossa preparação. Pois mesmo que surja algo “mágico” na sua frente, se você não está preparado, você não aproveita. Então, oportunidade sem preparação não é uma oportunidade, mas sim uma frustração. Agora, o que isso tem a ver com renovar bem os ciclos? Vem comigo que eu te mostro.

A cada ciclo de ano, cada renovação de possibilidades para revivermos os meses, se não nos preparamos ao longo do ano, não construímos boas oportunidades. Assim, chegamos ao final do ano rancorosos, insatisfeitos e decepcionados com a vida. Ficamos na espera de que “ano que vem será diferente”. Só que não é o ano que precisa ser diferente, é você.

Ou seja, 2023 só será um bom ano se você fizer boas preparações. Prepare bem a sua rotina, os compromissos de trabalho, a higiene do seu sono, as comunicações nos seus relacionamentos, a conexão

consigo mesmo e a forma com que lida com seu corpo. Pensa aqui comigo, será que uma pessoa que se prontifica a fazer isso, nem que seja aos poucos, tem mais chance de o ano ser ruim ou bom? Nós dois sabemos essa resposta.

Eu sei que é muita coisa, mas não precisa ser tudo para agora. Você pode se concentrar em apenas 2 delas por pelo menos 6 meses. Só isso. Nem um mês a mais e nem a menos. Após esses 6 meses, você mudou completamente a sua vida nesses 2 aspectos que se comprometeu em melhorar. Depois, mais 2 para os outros 6 meses. Ao final deste novo ciclo que se inicia, você terá melhorado 4 aspectos da sua vida. O quanto você não estará mais realizado de acordo com os seus valores e objetivos de vida? Pois então, é simples, mas não é fácil. Até porque o que é fácil, quase não tem graça.

20 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Psicologia
bernardo@diariodebordo.net

O ato de lavar as mãos frequentemente

O simples ato de lavar as mãos é de importância fundamental no nosso cotidiano

Por Leci da Silva

As mãos estão diretamente envolvidas em praticamente todas as atividades que realizamos ao longo do dia: preparar comida, comer, ir ao banheiro, lidar com dinheiro, abrir e fechar portas, segurar em corrimão etc. Existem milhões de micróbios em nossas mãos, a maior parte inofensiva e faz parte da flora microbiana natural, mas alguns podem ser nocivos. O simples ato de lavar as mãos é fundamental para a prevenção de várias doenças virais e bacterianas e pode até salvar vidas.

Higienizar as mãos frequentemente e da maneira correta é uma das principais formas de evitar inúmeras doenças. São as mãos que nos ajudam em todas as tarefas, inclusive na preparação dos nossos alimentos. Mãos sujas é o paraíso das bactérias.

Diarreia, hepatite, gripe e infecções intestinais são algumas das doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos. A água é capaz de prevenir doenças que, ainda hoje, causam milhões de mortes em todo o mundo.

22 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 SAÚDE&BEM ESTAR

A higiene das mãos é tão importante que a Organização Mundial da Saúde propôs a realização de campanhas mundiais divulgando a necessidade da higienização das mãos, uma forma econômica de manter a saúde, acessível a todos. É importante lavar as mãos antes e depois das refeições, após as idas ao banheiro, ao chegar da rua e depois do contato com objetos sujos, como o dinheiro, por exemplo. Como tocamos com as mãos, diariamente, superfície suja, com inúmeros tipos de bactérias, estamos sujeitos a uma enorme quantidade de infecções. Levar as mãos sujas aos olhos, à boca ou ao nariz pode, facilmente, provocar problemas de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Genebra, na Suíça.

Aprenda a lavar as mãos corretamente: Use água corrente e sabonete. Lave bem as palmas das mãos, a parte de cima entre os dedos, debaixo das unhas e os pulsos; Enxágue até eliminar toda a espuma e seque bem, com toalha limpa ou papel toalha.

A adoção do álcool gel e das lavagens das mãos mais frequentes, durante o surto de gripe A (H1N1) e Covid 19, fez cair o número de casos de outras doenças, como conjuntivite e gripe comum.

O hábito de lavar as mãos é baixo, mesmo entre profissionais de saúde – Uma pesquisa realizada pela ANVISA (Agência Nacional de

Vigilância Sanitária) mostrou que somente 1/3 dos hospitais do Brasil têm uma adesão à higiene acima de 70%. A maneira mais eficaz e barata de reduzir infecções hospitalares é a higienização frequente das mãos. Os pesquisadores da ANVISA visitaram 901 hospitais com 10 ou mais leitos de UTI. Em 85 deles a adesão foi maior que 70%, o que é considerado ideal. Em 130 instituições a taxa variou entre 40% e 70%.

Segundo a pesquisa, a maioria dos hospitais possui estruturas para a limpeza das mãos, como pias com sabonete e toalhas descartáveis, e, em 99% dos leitos, existe fornecimento contínuo de água tratada. O álcool gel está disponível apenas em 53% das unidades pesquisadas. A explicação para a baixa adesão a higienização das mãos está na falta de programas de treinamento e monitoramento dos profissionais. A pesquisa mostrou que 68% dos hospitais não têm verba para o treinamento em higienização das mãos.

De acordo com o coordenador de Infectologia Hospitalar da Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Eduardo Medeiros, o treinamento permanente dos profissionais é a melhor maneira para mudar as estatísticas: “Os hospitais precisam investir em treinamento constante. Os médicos e enfermeiros são pessoas bem formadas, mas a higienização é insuficiente, mesmo entre esses profissionais”, afirmou. Medeiros sugere que premiar profissionais ou áreas onde a higiene é um hábito frequente talvez seja um bom estímulo.

Para mais informações acesse o site: www.vocesabia.net

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 23 VIDA&SAÚDE

CANOAS

Inspirado pela sofisticação das viagens aéreas, o Miss Universe Canoas 2023 promete um espetáculo de beleza e nostalgia, convidando todos a embarcar em um passeio pela década de 1960, época em que o concurso se popularizou na cidade.

A cidade de Canoas foi formada por diversas etnias, como, italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos, desenvolvendo uma população que se destaca pela bela aparência e diversidade visual.

Hoje, a cidade possui o terceiro maior PIB do Estado e em pleno desenvolvimento industrial, de infraestrutura e empreendedorismo voltado a grandes projetos sociais.

Reserve seu assento para esta viagem ao universo da beleza.

O embarque será no Centro de Convenções do Hotel Intercity Canoas, no dia 25 de março de 2023.

A P E R T E O S C I N T O S P A R A U M A V I A G E M A O M U N D O D A B E L E Z A
F o t ó g r a f o : @ g i o v a n i m i s t u r i n i

CRESOL GERAÇÕES: fornecendo soluções financeiras a seus cooperados

o dia 24 de junho de 1995, no interior do Paraná, nasceu a Cresol. Um Sistema Cooperativo que se desafiou a ser e fazer a diferença e hoje se destaca como uma das principais cooperativas de crédito do Brasil.

O Sistema Cresol possui mais de 770 mil famílias cooperadas e conta com agências de relacionamento em 18 estados brasileiros, em um trabalho com foco no atendimento personalizado, fornecendo soluções

financeiras para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e de toda comunidade e, de acordo com a direção, até 2025 deverá estar presente em todo o território nacional.

No dia 17 de fevereiro, inaugurou em Nova Santa Rita, município com mais de 26 mil habitantes, localizado na Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, a 16ª Agência gaúcha da Cooperativa Cresol Gerações.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 27
N CAPA
Por Leci da Silva
“A Cresol tem um vasto campo de atuação no agro, o ponto de origem desta cooperativa, que surge em 1995 e hoje mantem-se como um dos principais meios de negócios da Cresol. O olhar ao campo é o olhar no futuro, é o olhar no crescimento de uma Nação”.
Lutielo da Costa Heming

De acordo com o gerente geral da nova agência Cresol Gerações de Nova Santa Rita, Lutielo da Costa Heming, a empresa chegou com a proposta de cooperação, de implementar e auxiliar na filosofia já presente no município. “Nosso objetivo é trazer soluções financeiras, produtos e serviços, um atendimento humanizado, de excelência e proporcionar ao associado a melhor solução em um curto período de tempo, com agilidade, respeito e muita atenção aos detalhes”, relata.

Segundo Hemingr, assim conseguem atuar de uma forma diferente, com soluções eficientes para, junto à comunidade de Nova Santa Rita, fazer um trabalho que seja contextualizado com a cooperação. “Acima de tudo, a Cresol Cooperativa pensa na comunidade como um todo, age e está muito presente em tudo que a cidade propõe, está além de só uma cooperativa, somos parceiros de Nova Santa Rita”, finaliza. Lutielo da Costa Heming Gerente Geral da Cooperativa Cresol Geração de Nova Santa Rita

“Eu acredito que o nosso diferencial, na Cooperativa Cresol Gerações, é o nosso atendimento externo. Nos dias corridos, nosso associado não precisa deslocar-se até a agência, pois, para facilitar sua vida, vamos até sua empresa, com atendimento externo humanizado e muito efetivo”, afirma.

Patrik Lazzarin Gonçalves Gerente de Pessoa Jurídica

“Estou ligada ao atendimento de clientes no pré-cadastro, identificando a necessidade de cada associado e, a partir daí, verificando o melhor produto e a melhor solução, para que possamos estar ajudando da melhor forma possível”, revela.

Janine Lopes Gomes Responsável pela carteira de Pessoa Física da Cooperativa Cresol.

“Sou responsável pela carteira de Pessoa Jurídica da Cooperativa Agência Nova Santa Rita. A Cresol, atualmente, oferece uma vasta linha de créditos para Pessoa Jurídica buscar recursos para investir em sua empresa, capital de giro, créditos rotativos e demais linhas. Oferecemos algo a mais para a sua empresa estar sempre em desenvolvimento. Somos Educadores Financeiros, trabalhamos com a orientação ao associado. O cooperativismo é isto, estar junto ao associado, orientando e auxiliando para o seu crescimento. A Cresol trabalha também com uma das melhores taxas para investidores. O investimento em cota capital, por exemplo, amplia os recursos da Cooperativa para estar investindo em mais linhas de crédito para os seus associados. E é através do investimento em Cotas Capitais da Cooperativa que, ao final de cada ano, o associado participa dos resultados na Cooperativa”, revela.

Adaiana Pfeil Dias Gerente de Pessoa Jurídica

“Tenho minha função ligada ao Agronegócio da Cresol Nova Santa Rita, atuando diretamente com as linhas de financiamentos, investimentos, custeio para aplicação dos recursos no campo, na lavoura, na pecuária, na horta e, desta forma, disponibilizando ferramentas para auxiliar dentro da produção, estimulando o crescimento da agricultura familiar e do agronegócio, e assim, fortalecer ainda mais a economia local”, afirma.

Filipe Martins Kolves Gerente do Agronegócio

“Trabalho na retaguarda da Cresol, faço o operacional, na parte de documentação toda eu organizo. Quando falta algum documento, instruo o associado o que falta e onde conseguir. Após aprovada a operação e impresso o contrato, chamo o associado para assiná-lo e em no máximo dois dias o valor está disponível para a finalidade buscada na cooperativa”, afirma. Fernanda Oliveira da Silva Atendimento Operacional

“Tenho sob minha responsabilidade o Atendimento Operacional da Cooperativa Cresol Gerações de Nova Santa Rita, tendo como foco um atendimento diferenciado e humanizado, proporcionando ao associado uma satisfação de ser cliente da Cresol Gerações. Tenho como propósito estar atenta em atualizá-los das oportunidades das aplicações em Poupança, Transferências, Seguros Residenciais e de Carros e todas as demandas da empresa”, relata.

Aline Barrozo dos Santos Atendimento Operacional

28 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 CAPA

Acesse

ou

Acesse

ACESSE
matriculas.nd.org.br
utilize
QR Code ao lado e faça já
sua inscrição
escola mais acolhedora
Canoas VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA AUXILIADORA AGENDE UMA VISITA E VENHA NOS CONHECER! (51) 3462.8600 (51) 9 9877-8932 auxiliadora@auxiliadora.net Entrada pela Rua Farias Brito, Centro de Canoas/RS INSCRIÇÕES ABERTAS
o
a
para a
e completa de
www.auxiliadora.net e conheça mais sobre o melhor colégio de Canoas! EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL - ENSINO MÉDIO - TURNO INVERSO É APRENDIZADO ���A ! MUITO MAIS QUE �������� PARA TODA A /ndauxiliadora @auxiliadorand w w w.a u x i l i a d o ra n e t ACOMPANHE AS ATIVIDADES DO CMA NAS REDES SOCIAIS CURTA. COMENTE. COMPARTILHE. Colégio Maria Auxiliadora

Chefe de Cozinha

O chef de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e por sua apresentação.

Ochefe de cozinha é o profissional responsável por organizar a cozinha de hotéis e restaurantes, elaborar cardápios e supervisionar o trabalho dos cozinheiros em restaurantes, hotéis, hospitais, residências etc.

Quem prepara os pratos são os cozinheiros, os chefes planejam a

execução do prato, o pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos de cozimento. Os cozinheiros são geralmente comandados por um chefe.

Para exercer a profissão, além do profissional ter interesse pela área de alimentos e sua preparação, outras

30 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
CARREIRA
Por Leci da Silva

características indispensáveis são higiene, metodologia, bom senso, criatividade, responsabilidade, capacidade de liderança e feeling para novas experiências.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário ser graduado em curso superior para se tornar um chefe de cozinha. Ao contrário dos gastrônomos, que precisam cursar Gastronomia. O chefe de cozinha precisa dominar as práticas culinárias, o que se adquire com a prática. Existem no mercado cursos de capacitação voltados para a área culinária, que permitem que o profissional se especialize e se renove, atualizando seus conhecimentos e adquirindo novos. Além disso, é importante que um chefe de cozinha tenha habilidades com administração, pois, na ausência de um profissional da Gastronomia, fica sob a responsabilidade dele a função de administrar a cozinha do estabelecimento.

O mercado de trabalho para os chefes de cozinha é bastante amplo, podendo atuar em restaurantes, churrascarias, pizzarias, bares, lancherias, redes de lanchonete tipo fast food, instituições públicas e privadas: trabalhando com a confecção das refeições em grande escala em refeitórios de empresas, instituições, hospitais, penitenciárias, escolas, faculdades, ONGs, hotéis, spas, pousadas, navios de cruzeiros e casas.

Além disto, a vida corrida que as pessoas levam nas grandes cidades faz crescer a busca por alimentos rápidos e saborosos, além de alimentos prontos, o que aumenta a área de atuação deste profissional, que precisa estar atento às necessidades do mercado e sempre em busca de aperfeiçoamento.

Maiores informações acesse o site: www.brasilprofissoes.com/profissoes/chefe-de-cozinha

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 31
CARREIRA

elis@diariodebordo.net

A Neurociência e Nossas Antiansiedades

Nosso cérebro tem um detector de ameaça, ativando um estado de tensão desagradável quando nos deparamos por situações reais ou criadas pelo nosso sistema interno. Agimos de forma instintiva contra o medo de algo futuro. Essa antecipação de algo futuro nos coloca em estado de alerta, que algo ruim irá acontecer, não sabendo identificar se será uma ameaça real, nos preparando como se fossemos fugir, ou participar de um atentado sobre a vida.

Em fração de segundos, um local chamado córtex visual manda informações para Amígdala cerebral ativando nosso sistema de sobrevivência, produzindo hormônio cortisol e adrenalina. Ao produzir em excesso a adrenalina, sofremos com alterações no intestino (preso, ou diarreia), suor excessivo, boca seca e o coração bate mais rápido, levando ao pensamento de fuga, criando uma memória de medo e derrota.

A ansiedade pode ser vantajosa, se for usada quando realmente corremos perigo de sobrevivência (assalto, acidentes, dentre outras situações), mas em exagero vira uma doença. O excesso acarreta o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, como: Toc, Fobias, Transtorno de Estresse PósTraumático, Síndrome do Pânico.

Quando você percebe que a ansiedade está chegando, apenas a atitude de pensar positivo não adianta. É preciso construir outras memórias, desativando no seu cérebro esses pensamentos de medo e derrota. Para esse tratamento ter um resultado eficaz, a orientação deve ser feita através de uma equipe multidisciplinar. Os psicólogos irão identificar o tipo de tratamento para cada tipo de transtorno de ansiedade. Por outro lado, o profissional de educação física, com conhecimento sobre a mente, irá determinar o seu programa de treinamento.

32 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Personal Trainer
O que muda na ansiedade quando praticamos atividade física

A antiansiedade ocorre no tratamento com terapia, medicamentos (em alguns casos) e atividade física. No caso da terapia, usa-se técnicas de mudanças de comportamento (TCC) e os remédios proporcionam um alívio aos pós sintomas.

Estudos epidemiológicos (PASCO ET AL.,2011) mostram que a atividade física regular ajuda a reduzir os sintomas, sendo defendido por alguns autores que ela distrai o cérebro.

Quando praticamos atividade física de forma regular acontece a neuroplasticidade. Usarei uma metáfora para exemplificar: como se seu computador estivesse lento e você coloca mais memória, ele fica melhor, não é mesmo? Então, ocorre da mesma forma. É como se fosse um UP GRADE no cérebro.

Por isso, a distração ocorre quando fazemos exercícios físicos. Nosso corpo produz mais suor, os batimentos cardíacos aumentam e o cérebro começa a entender que esta mudança fisiológica não é tão ruim, sensações que são semelhantes àquelas produzidas quando a ansiedade aparece.

No treinamento de indivíduos com transtornos da ansiedade, utilizo a Escala de BORG (Criada para medir percepção ao esforço).

Começo orientando uma atividade física simples, fácil e barata. Por exemplo, caminhar 3 vezes na semana, em um período de 3 meses. Com isso, já se tem uma melhora significativa.

Na minha prática profissional, considero vários fatores para um bom programa de treinos; algumas vezes as pessoas procuram

uma academia e não aderem ao programa, então, de forma progressiva, vou modificando esses treinos aeróbicos (bike, corrida, caminhada).

O Exercício Físico aeróbico produz um resultado semelhante a uma

medicação (sertralina), regulando a disposição, perda de peso, regulação do sono.

Se você estiver com algum sintoma, procure ajuda. Você pode tratá-lo e ter uma melhora significativa na sua qualidade de vida.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 33
PERSONAL TRAINER | ELIS SOARES

Cultivar Tulipas, um desafio compensador

Osignificado principal da tulipa é o amor perfeito, as tulipas sempre dão um sentido de charme e elegância para qualquer ambiente. Elas traduzem um papel significativo na arte e na cultura do tempo. Os europeus deram equivocadamente a tulipa seu nome, que vem da palavra persa turban. Enquanto isso, a popularidade da flor espalhou rapidamente, particularmente nos Países Baixos. Nos dias atuais, as Tulipas são cultivadas por todo o

mundo, mas os povos identificam ainda variedades cultivadas como “tulipas holandesas”.

Ainda se discute a origem desta bela flor, de ar elegante e sofisticado. Muito provavelmente as Flores de Tulipa tiveram sua origem em Constantinopla, atual Istambul. Algumas correntes afirmam, ainda, que é originária da China. Porém foi na Holanda que a flor Tulipa se desenvolveu enormemente e virou “paixão nacional”.

34 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 CURIOSIDADE
Tulipas, a escolha certeira de presentear alguém, pois elas expressam o amor perfeito e possuem o significado do verdadeiro amor. Por Leci da Silva

Significado das Tulipas

As tulipas vermelhas são fortemente ligadas ao amor verdadeiro, enquanto a tulipa roxa simboliza quietude e paz e as tulipas amarelas representam o amor impossível ou a luz do sol generoso. As tulipas brancas são vistas para reivindicar os valores ou emitir uma mensagem de perdão.

As Tulipas não podem ser cultivadas facilmente em climas tropicais, porque requerem a estação fria do inverno para crescerem com sucesso. Porém, já existem estufas especializadas, onde é possível simular a temperatura ideal e fazê-las florescer mais cedo que normalmente.

No passado, havia diversas técnicas para alterar as cores das tulipas, alterando naturalmente as camadas superiores e mais baixas dos pigmentos da flor. Foram criadas variedades históricas pelos tulipomaníacos holandeses, que infectavam tulipas com vírus “potyvirus”, “aphids” de pessegueiros e “persicae de myzus”, produzindo flores fantasticamente bonitas, porém fazia com que a planta infectada morresse rapidamente.

Atualmente, estas técnicas virais, para modificações das cores das tulipas, foram erradicadas completamente e é possível obter cores variadíssimas, inclusive a

cor negra, tarefa biologicamente muito difícil, mas obtida através dos offsets (enxertos) ou sementes. Se a planta é geneticamente clone da planta pai, o offset é a única maneira de ampliar o estoque para o cultivo de uma cor específica de tulipas, a Tulipa Negra, por exemplo.

Entretanto, os produtores de tulipas devem ser muito pacientes, pois qualquer inovação em uma cor padrão da tulipa exige estudo e inúmeros testes de laboratórios para se obter uma cor específica.

As tulipas vermelhas são fortemente ligadas ao amor verdadeiro, enquanto a tulipa roxa simboliza quietude e paz, quando as tulipas amarelas uma vez representam o amor impossível ou a luz do sol generoso. As tulipas brancas são vistas para reivindicar os valores ou emitir uma mensagem de perdão.

Cuidados com Tulipas

Adquirindo o botão ainda fechado, as suas flores durarão muito mais. Para aumentar ainda mais a durabilidade do seu Arranjo de Tulipas, Bouquet de Tulipas ou Vaso de Tulipas, mantenha-o em um local mais fresco possível, porém sempre com luminosidade indireta do sol. As tulipas, por se adaptarem melhor ao clima frio, no lugar de regá-las com água natural, adicionem 1 ou 2 pedras de gelo sobre o substrato, de manhã e à tarde, todos os dias. No clima tropical brasileiro é difícil conseguir que a planta floresça mais de uma vez, mas, com algumas técnicas, dá para tentar fazê-la dar flores pelo menos mais uma vez.

1 - Quando as flores da primeira floração murcharem, corte inclusive as folhas. Retire os bulbos da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.

2 - Passado esse período, planteos num vasinho plástico, com terra vegetal umedecida, sem estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plástico e coloque-o na geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C), molhando quando necessário.

3 - Passado esse tempo, é hora de tirar o vasinho da geladeira e leválo para um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre úmida.

4 - Depois disso, o vasinho deve voltar ao congelador, novamente embrulhado em plástico, onde vai permanecer por mais 6 meses.

5 - Agora é hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinquenta dias.

6 - Todo esse processo tem como objetivo simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e que estimulam os bulbos a rebrotarem.

Fonte:jardimdeflores.com.br

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 35
CURIOSIDADE

BEM VIVER & BEM MORAR

36 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
IRMÃS À OBRA

Chegou a Casa Cuco

Dia 20/12 inaugurou em Canoas a Casa Cuco. Sob o comando de Marines Claro, é uma excelente opção para compras de presentes e decoração para a casa. Marines, também, dará aulas de costura criativa e patchwork. Você não pode deixar de conhecer esta loja, que fica na rua Barão do Rio Branco, 61, no bairro Niterói. Fica a dica! Ah, pode acessar o instagram da loja @casacucors. Vale ir conhecer!

38 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
sergio@diariodebordo.net Social em Fotos
Maria Eduarda Claro de Souza, Rafaela Claro Meirelles, Lia Claro, Marines Claro, Vanessa Casagrande e Maristela Claro Alcimar Arrais, Marines Claro, Alexandra Arrais e Eduardo Oliveira Eduardo Oliveira, Marines Claro, Bernardo Lins da Silveira e Jackie Kleim Flávia e Rafaela Mallmann Rosemary Arslan e Cleidi Moreira Naira Jimenez e Marines Claro Marines Claro e Frederico Claro de Souza Dieice Scheffer e Marines Claro

Festa All Black para Jussara Rycembel

Para comemorar a chegada de novo ciclo de vida da mãe, Jussara Rycembel, a filha Roberta organizou uma elegante recepção, no Espaço Garden Festas e Eventos. O evento contou com amigas e familiares, em um entardecer de muitas surpresas e emoções. A festa contou com buffet, doces e todo glamour e alto estilo peculiar à família Rycembel. O cantor Vinny Lacerda manteve a aniversariante e convidadas em alto astral. A revista Diário de Bordo deseja muitas felicidades e muitos aniversários para esta amada.

40 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
leci@diariodebordo.net Social
Fabi Xavier e Jussara Rycembel A aniversariante Jussara Rycembel Jussara Rycembel e Roselaine Santos Jussara Rycembel e Marilene Neumann
EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 41 SOCIAL | LECI DA SILVA
Valderes da Silva, Vanete Pajack e Raquel Antunes Janiz Bandeira, Sirlei Dias Gomes, Maria H. Riquinho e Iracema Gabrdo Maria Luiza, Jussara Rycembel e Leci da Silva Márcia Assmann, Rosilene Santos e Beatriz Farias Eleonora e Jussara Rycembel Célia Fernandes e Maria Horos Beatriz Carneiro, Vanete Pajack, Raquel Antunes, Lucia Fasoli e Valderes da Silva Neiva Flores Gil Juliá e Deisy Abdala

Dança do Ventre, sensualidade a flor da pele

Considerada uma manifestação cultural milenar, Dança do Ventre tem como objetivo trabalhar o corpo, o espírito e a mente das dançarinas.

Considerada uma das sete artes, a dança é fundamental para a saúde do corpo, do espírito e da mente. Criada há mais de sete mil anos, por sacerdotisas egípcias, a Dança do Leste, devido aos movimentos, que são predominantes no ventre das dançarinas, passou a ser denominada pelos franceses como Dança do Ventre. A mulher, através da música árabe, une seus movimentos, sua expressão e sua sedução, transformando-os, no palco, em sentimentos de muita sensualidade e alegria.

42 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 ARTE&CULTURA

A arte desta dança expandiu-se pelo mundo através dos viajantes, mercadores e povos nômades (como os ciganos), juntamente com outras características da cultura Árabe, tais como a culinária, a literatura e a tapeçaria.

E, ao difundir-se, sofreu diversas influências, acumulando, em cada região, diferentes interpretações e significados. Atualmente, ela ainda se encontra em um contínuo processo de desenvolvimento, recebendo influências diversas, como por exemplo, da Dança Contemporânea, do Flamenco e da Dança Indiana.

No Brasil, a Dança do Ventre vem se destacando através de grupos de altíssimo nível. As dançarinas, com seus véus coloridos e

transparentes, aromas suaves de incensos, músicas harmoniosas e acessórias luminosos, compõem cenários perfeitos para um grande espetáculo de sensualidade e paz espiritual e mental. Esta dança não significa uma mera apresentação artística, pois seus movimentos sinuosos transcendem uma energia vital por todo o corpo humano, oportunizando o equilíbrio dos chacras, isto é, pontos de energia de nosso corpo.

As diversas coreografias desenvolvidas durante a dança proporcionam, às dançarinas, um melhor funcionamento dos órgãos internos, além de proporcionar ao corpo curvas de beleza ímpar.

De acordo com a dançarina de Dança do Ventre Cristiane Bessow de Oliveira, ao praticar a Dança do Ventre a mulher descobre-se forte, sensual, além de garantir bem-estar e elevar sua autoestima.

“Ao praticar esta dança, possibilitamos, além de benefícios estéticos, aflorar a feminilidade e obter um maior controle dos bloqueios emocionais e corporais”, afirma.

Apesar da variedade de estilos, uma característica permanece: os movimentos de quadril, alternadamente ondulatórios e fortes. Sua mensagem alegre e positiva vem conquistando

gerações, que buscam preservar e difundir as suas características: sensualidade, leveza, vitalidade, beleza e alegria.

Num espetáculo, além da Dança do Ventre em si, acompanhada ou não de véus, é comum serem apresentados números com elementos, como a Espada, o Punhal, o Candelabro, a Bengala, o Jarro, as Flores, o Pandeiro e os snujs. Algumas destas danças, tal como a dança da bengala, dança Khalige, Melea Laf, podem ser acompanhada por bailarinos masculinos.

As apresentações com serpentes, como forma de resgatar os misteriosos cultos ancestrais, também são usadas por bailarinas experientes e qualificadas. A serpente representa a sabedoria e a imortalidade. Na Dança do Leste ela também representa o elemento fogo.

Tradicionalmente, a dançarina apresenta-se descalça. Porém, desde o surgimento dos grandes espetáculos de Dança do Ventre, as dançarinas apresentam-se usando sapatos de saltos altos, talvez como uma forma de demonstrar a ascensão social desta prática oriunda do povo. Muitas dançarinas ainda preferem dançar sem os sapatos, como forma de estabelecer um contato direto com a energia da Mãe Terra.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 43
ARTE&CULTURA

laura@diariodebordo.net

Peppo Cucina

Aberta a temporada do Ora Felice

Verão marca o tradicional happy hour do Peppo Cucina.

Dando as boas-vindas ao novo ano com muito astral, o Peppo Cucina realizou, no dia 12 de janeiro, a primeira edição de 2023 do Ora Felice, projeto que mescla música e gastronomia no deck do restaurante.

Com Djs convidados a cada edição, o happy hour traz pessoas conhecidas da cena cultural e social da capital gaúcha.

No primeiro Ora Felice do ano, Lê Araújo e os violinistas Luciano Reis e Maria do Carmo embalaram a noite com suas escolhas musicais e o evento recebeu personalidades como a jornalista Mariana Fritsch e a influenciadora digital Bruna Startt.

As próximas edições, em fevereiro e março, já estão confirmadas.

@peppocucina

44 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Capital Gaúcha

ADU99 é um negócio de impacto social fundado em 2016 pela arquiteta Aline Fuhrmeister que tem como objetivo ressignificar espaços e transformar a vida das pessoas. Mensalmente, executam ações sociais que transformam lugares como asilos, escolas e ONGs em apenas um dia com o apoio de empresas parceiras e voluntários.

O último projeto realizado pela entidade em 2022 foi a revitalização da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) de Porto Alegre, que tem como atribuição prevenir, reprimir e investigar crimes de ódio. A revitalização foi implementada por um mutirão de 40 voluntários com materiais e recursos doados por pessoas físicas e empresas parceiras. A Delegacia recebeu iluminação, pintura e decoração em todos os ambientes.

Quem deseja ser um voluntário ou uma empresa apoiadora pode realizar a inscrição através do site.

Eliane Vaszkievicz

Dica da vez: Eliane Vaszkievicz faz do seu trabalho ferramenta de empoderamento feminino Vale a pena conferir o trabalho da empresária gaúcha Eliane Vaszkievicz, que é consultora de imagem e realiza coloração pessoal, análise visagista, reposicionamento de imagem profissional e demais serviços envolvendo estilo. Com a confiança de que foco e determinação mudam a vida das pessoas, ela também é escritora, palestrante e fundadora do projeto social Entre Ellas, que apoia a independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Por meio da consultoria de imagem e de seu engajamento, Eliane contribui para a construção da autoestima feminina e, consequentemente, empodera mulheres para que estejam fortalecidas em suas vidas pessoais e profissionais.

46 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 DU99
CAPITAL GAÚCHA | LAURA SCHIRMER
@dunoventaenove
DU99 cria ações sociais para ressignificar espaços de convivência
@elianevaszk
www.du99.com.br

Café do Porto

Em seu atual modelo de negócio, Café do Porto oferece produtos personalizados.

Há quase 30 anos, o Café do Porto segue criando experiências únicas ao redor do café, unindo arte, cultura e encontros especiais. Depois de encerrar o atendimento presencial na Av. Padre Chagas em 2020, a empresa deu continuidade aos seus serviços de forma online: hoje, possui uma loja virtual com diversos produtos, além oferecer diferentes opções de assinaturas.

O “Box do Café” contém o Café do Porto, moído ou em grãos, um café surpresa escolhido pela curadoria da marca e outros mimos por R$74,00 ao mês no plano anual. Já o “Selecionados do Café” apresenta um edição da linha Cafés do Porto a ser enviada para a casa do

Porto a Porto

Vinhos e espumantes brancos e rosé são ideais para dias mais quentes. Por possuirem teor alcoólico mais baixo, acidez elevada e adequarem-se à temperaturas mais frias, rótulos brancos e rosé harmonizam muito bem com o clima de verão: um dia na praia, uma tarde na piscina ou um jantar numa noite fresca.

A importadora Porto a Porto oferece ótimas opções: O Sexy Fish Blanc de Blancs é cítrico e possui toque de frutas brancas que lembram pera e pêssego. Já o vinho Pouca Roupa Rosé apresenta aroma de frutas vermelhas frescas e o Porteño Chardonay se destaca pelas frutas tropicias que o compõem, como o abacaxi. Todos os rótulos mencionados variam de R$33,00 a R$79,00 e podem ser encontrados no e-commerce Grande Adega.

assinante na quantidade desejada – para um pacote de 250g, o valor é de R$37,00 mensais no plano anual e

www.cafedoporto.com.br

para dois, R$68,00. Para começar o ano desfrutando de um dos melhores cafés da capital, acesse o site.

www.grandeadega.com.br

48 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 CAPITAL GAÚCHA | LAURA SCHIRMER
@cafedoporto95
@portoaporto

A vida é um eco, aquilo que você emite em maior frequência, volta

Há alguns anos, tive a oportunidade de conhecer, mesmo de maneira superficial, a filosofia da religião budista e uma das coisas que me chamou a atenção foi o amor e o respeito que o budismo tem por cada ser vivo. Se você assistir ao filme, baseado em fatos reais, Sete Anos no Tibet entenderá o que estou querendo dizer. Em uma das cenas, o pequeno Dalai Lama pede ao personagem interpretado por Brad Pitt que construa um cinema, mas que tenha cuidado para não matar as minhocas. O pedido causa uma grande lentidão e ansiedade no construtor, que reclama com sua Santidade, que lhe oferece uma aula sobre a importância de respeitarmos o espírito de cada ser vivo que habita este planeta. Trago isso para refletirmos sobre o atual momento que vivemos neste planeta. A competitividade, a ganância e o ego estão destruindo a nossa sociedade. A competitividade chega a um ponto que a deslealdade assume um papel vital para a conquista dos objetivos da maioria das pessoas. Parece que a malandragem e tirar vantagem são vistas como algo que deve ser aplaudido. A ganância faz com que donos de empresa pensem

mais no quanto estão pagando para um funcionário ao invés de agradecê-lo por estarem fazendo tão bem o seu trabalho, a ponto de receber a quantia que está recebendo por mérito.

O ego assumiu o posto como responsável por tantas intrigas e necessidade de poder do eu sobre os outros, fazendo com que as pessoas pensem apenas em si e esquecendo que para vivermos bem em comunidade, casamento e dentro das organizações, é necessário o diálogo, a conversa e a negociação para que as coisas sejam boas para ambos os lados. Sem isso, boas relações de networking vão acabando, casamentos são terminados por motivos bestas e empresas perdem seus melhores para a concorrência porque o ego dos líderes não aceita assumir que o outro é tão importante quanto o dono. Quando os melhores vão para a concorrência, além de ser o primeiro sinal do declínio, eles fazem um estrago no mercado. A humildade de reconhecer que para você estar bem deve fazer o bem para as pessoas e o mundo está se perdendo. Mas Ronan, não acredito na filosofia budista. Tudo bem, apenas usei como

50 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Atitude & Negócios
ronan@diariodebordo.net

metáfora, mas compare com o cristianismo, verás que é a mesma filosofia: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Não estou dizendo que você deve amar, quero dizer que devemos ser justos, íntegros e corretos com as pessoas e com o planeta. Você jamais será bem sucedido se carregar nas costas a mágoa, a ira e a raiva das pessoas que te rodearam ou te rodeiam.

&

Lute, brigue, trabalhe por alguém que r econheça o seu esforço

Um dos valores que tenho em meu DNA é ser parceiro das empresas e pessoas aos quais realizo negócios. Sempre segui aquela máxima popular que diz “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto”.

a pessoa é boa para os próximos, mas muito ruim para o mundo”. Ele encheu os olhos de lágrimas, chorou e me disse que estava com uma grave doença e que tudo que havia conquistado no início da vida como empresário provinha do tráfico de drogas, mas que fazia décadas que ele tinha saído disso.

Dono de empresa que sonega impostos, vendedor que engana o cliente ou pessoas com falta de caráter em breve terão um retorno do universo. Lembrome de um empresário muito rico que conheci e me questionou: “Ronan, por que uma pessoa que sempre foi boa para todos às vezes é pega por circunstâncias ruins da vida?” Respondi: “a vida é um eco, aquilo que você emite em maior frequência, volta. Às vezes

Acredito que em um mundo em transformação, ter parceiros de negócios e de troca de informações é essencial para enfrentarmos as incertezas pelo caminho. Sempre que encontro alguém que percebo que preciso ter ao lado, procuro ser interessante ao máximo, para cultivar e prosperar ainda mais a nossa relação. Sou do tipo que não entra pela metade, mas, ao mesmo tempo, não co prometendo aquilo que não posso cumprir. Quando olho para o passado, percebo que daquele grupo de pessoas ao qual eu fazia parte, eu era disparado o que menos sabia, que menos tinha experiência e maturidade. Quando percebi que para crescer como prossional era importante estar mais próximo de pessoas que tinham aquilo que eu desejava, procurei ajudá-los em todos os seus projetos e assim aprender “de graça” o que fazia deles vencedores em suas carreiras e negócios Muitos me chamavam de trouxa por agir assim, mas esses mesmos caram para trás e hoje

Deus tem uma balança, quanto mais bem você fizer para o mundo, melhor a balança estará para o seu lado. Lógico, não podemos afirmar que isso seja a causa da doença dele, mas pense em quantas pessoas foram prejudicadas, mortas, assassinadas, assaltadas e com suas vidas destruídas pelas drogas que esse meu cliente vendeu? A vida te dá aquilo que você envia ao universo, simples assim. Portanto, faça sempre o que é certo. Quando acontecer algo ruim, pergunte-se: onde eu deixei de fazer o correto e o que

esta experiência quer me ensinar?

Às vezes as coisas acontecem por eco mesmo, mas existem outras que acontecem apenas para a nossa evolução. O fato é que nada acontece sem uma intenção sua ou da própria consciência divina. Deus é sempre justo e quer o nosso melhor, basta entendermos o recado que ele envia a cada ato que realizamos.

ATITUDE & NEGÓCIOS | RONAN MAIRESSE
RO NAN MAIRESSE ronan@diariodebordo.net
TITUDE NEGÓCIOS
A
51 9 94667920

Garibaldi, capital Nacional do Champanha

Garibaldi, na Rota da Uva e do Vinho, entre montanhas, vales, rios e campos da Serra Gaúcha, na Região Nordeste do Estado, distante a 110 km da capital, Porto Alegre.

Conhecida como a “terra do champanha”, Garibaldi é responsável pela elaboração de mais de 80% do vinho espumante nacional e 60% dos vinhos finos produzidos no país. Em Garibaldi você vai visitar cantinas familiares e vinícolas de grande porte. Entre uma taça e outra de champanha, acompanhar o processo de elaboração dessa preciosa bebida.

Poderá, ainda, degustar um bom vinho e um saboroso suco produzido nesta terra e participar de excelentes cursos de degustação. Terá a oportunidade de interagir com agricultores e artesões e conhecer um pouco mais da cultura de Garibaldi, cantando e se divertindo. Quem visita Garibaldi, encanta-se com seu patrimônio arquitetônico; prédios do início do século passado compõem um

52 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL
Por Leci da Silva

cenário bucólico e apaixonante. O turista irá se deliciar com a culinária típica da imigração italiana, com os produtos coloniais, além das mais diversas opções de cardápios.

Entre as empresas, destacam-se as produtoras de frangos de corte. A cidade é o terceiro maior produtor de frangos de corte do Rio Grande do Sul, com 203 criadores, com produção de 43 milhões de cabeças.

Localizado na entrada do Município de Garibaldi, na rótula do Cairú, o monumento em homenagem ao Herói Farroupilha tem aproximadamente 3m90cm, pesando oito toneladas e foi erguido em concreto armado pelos escultores Carlos Lorandi e Cristóvão Hulle. O monumento apresenta Garibaldi em seu cavalo durante uma batalha. A pesquisa de imagem foi desenvolvida pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e pelo Círculo Trentino, retratando o general em 1859.

A visita à cidade inspira-se no modelo que transformou as caves europeias, principalmente as francesas, em destinos turísticos obrigatórios. O que atrai os visitantes é a oportunidade de ver de perto a elaboração do vinho, caminhar entre videiras e conhecer os diferentes tipos de uva.

Um trem, ao estilo das antigas marias-fumaças, faz o circuito que começa em Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e vai até Carlos Barbosa, num passeio de duas horas. Depois das explanações dos guias, passeios entre enormes tonéis de madeira e de alumínio e apresentações com músicos da região, chega a hora preferida dos visitantes: a degustação (de graça) dos espumantes. Em Garibaldi, o orgulho pelo produto é tão grande, que há quem afirme que o espumante está à mesa durante as refeições de grande parte das famílias que vivem na cidade.

nacional por um terço do preço de um produto estrangeiro de qualidade equivalente.

Este é, no entanto, apenas o começo de um longo caminho, que inclui mudanças de antigos e arraigados hábitos. Pesquisas mostram que o francês bebe em média seis garrafas de champanhe por ano e, ainda assim, os produtores investem sempre na divulgação da bebida. No Brasil, o consumo de espumantes cresce gradativamente a cada ano. Pesquisas revelam que aqui o consumo por pessoa é de 50 mililitros anuais.

A bebida típica das festas deu um novo impulso à economia da cidade, nos últimos anos, principalmente, devido ao crescimento das vendas do espumante no país. São mais de dez vinícolas instaladas na cidade, o que garante a ela o título de capital nacional do champanha, com direito a comemoração a cada dois anos.

O consumo da bebida vem crescendo gradualmente no Brasil. Nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, as champanherias conquistam os mais jovens e o produto nacional já é o preferido por mais da metade dos consumidores, até pelo preço. Toma-se um bom espumante

A religião permitiu ao homem a compreensão do conceito de símbolo, o ensinou a estabelecer uma relação com a vida numa dimensão bem além da aparência, permitindo encontrar o sagrado. Ensinou-lhe a identificarse como um ser distinto da natureza, porque, mais que matéria, é espírito. O seu papel e importância podem ser lidos no jogo de volumes da arquitetura da Igreja Matriz, construída para substituir a antiga igreja matriz de madeira, incendiada em 1920. O prédio atual, em estilo gótico, foi concluído em 1924, na trama, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços que se alojam no nosso íntimo, ecoando em nosso ser.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 53 CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL

O museu possibilita conhecer peças sacras, estátuas e gravuras religiosas. O Prédio, construído em duas etapas, o primeiro piso foi concluído em 1884 e o segundo em 1892, faz parte do patrimônio histórico municipal. O espaço nos faz compreender que os objetos se expandem muito além da sua aparência, pois são inscrições portadoras de nossas marcas e, porque vivem além de nós, imortalizadas.

A colonização italiana sempre rendeu os melhores elogios, com seus aromas, sabores, histórias e a paixão por conhecer a cultura que estabeleceu a atitude encantadora da Serra Gaúcha. Para oferecer aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, cinco comunidades: Santo Antônio do Araripe, Linha Araújo e Souza, São Jorge, Marcílio Dias e Santo Alexandre desenvolveram o projeto Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais, sem esquecer os bons vinhos da terra. Tudo produzido

com matéria prima cultivada em cada propriedade.

A Rota das Cantinas é um convite que resgata histórias de famílias que herdaram a arte em fazer da uva o centro de toda uma cultura. Uma paisagem deslumbrante, emoldurada por vinhas e colinas, rodeada de aromas e de uma arquitetura ímpar, que faz renascer as histórias do “nonno”, o cheirinho da comida da “nonna” e as lembranças de um tempo ainda tão presente.

Com o cuidado que alia amor e conhecimento pela terra onde se vive, a produção artesanal caminha lado a lado com a tecnologia, oferecendo produtos únicos, que enaltecem o melhor de nossas videiras. A tradição e a hospitalidade de nossa gente irão conduzir você a passear entre os vinhedos, conhecer nossas cantinas, degustar nossos produtos e saborear uma gastronomia típica, em ambientes acolhedores, cercados de história e sensações únicas!

54 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL

Cursos apaixonantes

Ae s c o l a d e g a s t r o n o m i a C h e f G o u r m e t c h e g o u a C a n o a s c o m a m i s s ã o d e a j u d a r p e s s o-

a s a d e s e n v o l v e r e m s e u s t a l e n t o s , c o m a u l a s p r á t i c a s e m é t o d o d e e n s i n o i n o v a d o r , o f e r e c e n d o a o s a l u n o s c u r s o s p r o f i s s i o n a l i z a n t e s e p o r h o b b y , c o m p r o f e s s o r e s r e n om a d o s e a p a i x o n a d o s p e l a á r e a d a e d u c a ç ã o e g a s t r o n o m i a O s c u r s o s o f e r t a d o s s ã o : C h e f d e C u i s i n e , C o z i n h a p o r h o b b y , P a n i f i c a ç ã o e c o n f e i t a r i a p r o f i s s i o n a l e p o r h o b b y , g a s t r o n o m i a f u nc i o n a l , C h e f J R ( c u r s o p a r a c r i a n ç a s a p a r t i r d o s 7 a n o s ) , B o u c h e r i e ( m e s t r e c h u r r a s q u e i r o ) , s o mm e l i e r d e v i n h o s p r o f i s s i o n a l e p o r h o b b y , B a r t e n d e r , C h e f P i z z a i o l o , G e s t ã o d e n e g ó c i o s e I n g l ê s c u l t u r a l . M a i s i n f o r m a ç õ e s p e l o t e l e f o n e 5 1 3 4 6 7 2 4 8 9 o u W h a t s a p p 5 1 9 8 6 3 0 0 4 6 9 . À f r e n t e d o e m p r e e n d i m e n t o e s t á a p r o p r i e t á r i a J u l i a n a T o r r a d a , e n f e r m e i r a g e s t o r a h á m a i s d e 1 5 a n o s , q u e t e m n a h i s t ó r i a d a f a m í l i a o e m p r e e n d e d o r i s m o " M e u s p a i s e i r m ã o t e m p a d a r i a h á 3 2 a n o s e e s s a h i s t ó r i a c o m e ç o u c o m m e u b i s a v ô , q u e v e i o d e P o r t u g a l e t e v e p a d a r i a e m R i o G r a n d e " , c o n t a J u l i a n a A r e d e d e f r a n q u i a s e s t á e m e x p a n s ã o p e l o B r a s i l e t e m c o m o p r o p ó s i t o a m u d a n ç a d e v i d a d a s p e s s o a s C o n h e ç a a e s c o l a d e g a s t r o n o m i a C h e f G o u r m e t C a n o a s , q u e e s t á l o c a l i z a d a n a A v S a n t o s F e r r e i r a

55
1 2 6 0

Educação

Capacitação norteamericana visa melhorar o ensino de Língua inglesa em escolas públicas do Brasil

Em parceira da CAPES (Fundação vinculada ao MEC, atua no âmbito da pós-graduação stricto sensu e na formação e valorização de professores da Educação Básica) e a Fulbright (programa que possibilita conexões em um mundo complexo e em constante mudanças, liderado pelo governo dos Estados Unidos), dois grupos de professores selecionados para estudar com bolsa nos Estados Unidos embarcaram (12/01) para os EUA como participantes do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI). A iniciativa é voltada para quem dá aulas do idioma nas redes públicas de ensino.

As universidades participantes são: da Carolina do Norte, do Texas, de Delaware, Temple, de Ohio e Estaduais de Michigan, Missouri e Kansas. As atividades acadêmicas incluem curso intensivo de inglês e metodologia de ensino. Após a conclusão dos estudos, os bolsistas deverão preparar dois relatórios: um com as atividades realizadas nos EUA, a ser entregue até 28 de abril, e outro com as de disseminação de conhecimento no Brasil, com envio até 31 de maio.

Segundo o site da CAPS, “o PDPI é desenvolvido em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright, do governo dos EUA. A iniciativa oferece a professores de inglês da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais. O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma”.

O edital previa a oferta de até 486 (quatrocentos e oitenta e seis) vagas, sendo distribuídas nas modalidades de curso avançado, intermediário II e intermediário I.

Os classificados foram submetidos ao teste Test of English as Foreign Language -Instuonal Tesng Program - TOEFL ITP.

Os selecionados receberão desde a passagem aérea internacional de ida e volta, como ajuda de custo, no valor de U$ 500,00 (quinhentos dólares americanos), seguro saúde, alojamento, alimentação, materiais didáticos, entre outros. Conhecimento e aperfeiçoamento na vida profissional são essenciais para desenvolvimento das habilidades e da prática profissional diária. Aos educadores fica a dica de acompanharem o site da CAPS, assim como as redes sociais, e se inscreverem nas diversas oportunidades oferecidas.

56 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
@capes_oficial

evelym@diariodebordo.net

Vencedores do Globo de Ouro 2023

Acerimônia do Globo de Ouro 2023 aconteceu na terça-feira (11/01), em Los Angeles, e marcou o retorno da premiação à TV americana, após os escândalos de corrupção no ano passado. A audiência da premiação caiu de um modo brusco de 18,3 milhões em 2020 para 6,9 milhões em 2021 e 6,3 milhões em 2023. As TV brasileiras não

transmitiram a premiação nesse ano, nem a própria TNT, que faz a transmissão oficial.

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, criada em 1944, entrega o prêmio aos melhores profissionais da área cinematográfica, dentro e fora dos EUA. É considerada uma das maiores honrarias da indústria do cinema.

58 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Social Teen

MELHOR SÉRIE DE TV - DRAMA

“A Casa do Dragão”

MELHOR SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

“Abbott Elementary”

MELHOR DIRETOR

Steven Spielberg - “Os Fabelmans”

MELHOR ROTEIRO

Martin McDonagh, “Os Banshees de Inisherin”

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

“Argentina, 1985” (Argentina)

MELHOR ATRIZ EM FILME – DRAMA

Cate Blanchett - “Tár”

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - DRAMA

Zendaya – “Euphoria”

MELHOR ATOR EM FILME – DRAMA

Austin Butler - “Elvis”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO “Pinóquio”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL EM FILME

Naatu Naatu”, Kala Bhairava, M. M. Keeravani, Rahul Sipligunj (“RRR”)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL EM FILME

Justin Hurwitz, “Babilônia”

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA-MUSICAL OU DRAMA

Tyler James Williams - “Abbott Elementary”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILME

Angela Bassett, “Pantera Negra: Wakanda para sempre”

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILME

Ke Huy Quan, “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”

MELHOR FILME – DRAMA

Os Fabelmans

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 59 SOCIAL TEEN | ÉVELYM FERREIRA
Entre os premiados, destaco:

Yoga, corpo e mente

O stress está sendo considerado por especialistas como mal do século 21, ocasionando, ao paciente, perda ou aumento de apetite, dores de cabeça, tristeza, insônia e sonolência.

Que tal praticar uma atividade, onde o stress, a fadiga e o desânimo estarão completamente longe? Isto é o que a yoga oferece a quem quer incluir em sua vida esta forma

de atividade física e mental. Trabalhando corpo e mente, a yoga nos proporciona inúmeros benefícios voltados para a saúde e para o espírito, como a melhora do tônus muscular, aumento

da flexibilidade, melhora na capacidade pulmonar, melhor desenvolvimento cardiovascular, redução do stress, postura mais equilibrada, melhor resistência física e a consciência corporal.

60 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
MENTE&CORPO

Segundo especialistas, o que distingue esta atividade é que, além de alongar o corpo, também trabalha massageando os órgãos internos e glândulas, provocando estímulos na melhora do sistema digestivo e respiratório.

As aulas de yoga são realizadas, a princípio, com movimentos leves e suaves, passando depois para o aquecimento de músculos e articulações, aumentando a resistência física, a respiração e, no final, um relaxamento e meditação.

O ideal seria a prática diária da yoga, mas com o mínimo de três vezes por semana já se pode sentir os benefícios. É recomendado usar roupas leves e próprias para atividades físicas, como: bermuda, shorts e camisetas. Os praticantes devem estar descalços.

Agora que você já tem uma idéia do que é a yoga, escolha uma dessas técnicas como asanas, pranayana, yoganidra, meditação e pratique com professores capacitados.

Fonte consultada: Fernando S. Fernandez.

EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023 61
MENTE&CORPO

Tranquilidade e confiança é fundamental para quem vai fazer uma cirurgia plástica.

Nós temos excelentes profissionais, um nome renomado, tratamentos maravilhosos e com resultados incríveis!

Rua Irmão João Maria, 202 Bairro Jardim do Lago | Canoas | RS | Fone: (51) 99179-6304
Apresenta. 25 de março de 2023 Às 19:30h No Centro de Convenções do Hotel Intercity Canoas. Av. Getúlio Vargas, 4861 Reserve o seu assento! (51) 99251-2521 @missuniversocanoas www.missuniversocanoas.com.br F o t ó g r a f o : @ a n t a r e s m a r t i n s
64 EDIÇÃO 29 | ANO 4 | JANEIRO 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.