Edição 453

Page 1

Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

ano II

QUINTA-FEIRA, 21 de ABRIL de 2022

Nº 453

MARIA LÚCIA E O BRASÃO DO CENTENÁRIO

O Resgate de nosso símbolo primeiro está esperando o posicionamento das nossas autoridades constituídas. Desde a sua criação em 1952, o Brasão do Centenário de Botucatu encanta e carrega, com maestria, a história da cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas... A poetisa botucatuense, hoje Patrona da ABL – Academia Botucatuense de Letras traz a sua posição clara a favor da volta do nosso Símbolo Municipal. Leia texto na pág. 2

O SIMBOLISMO CÍVICO DE BOTUCATU O Simbolismo Cívico em Botucatu As Três Pedras estão associadas à imagem que se tem de Botucatu. Sim, a natureza foi pródiga ao nos presentear com as Três Pedras que são, no visual magnífico que temos no topo da Cuesta, os pés do Gigante Deitado... E a revista Peabiru escolheu como seu logotipo a imagem das Três Pedras estilizada no Brasão do Centenário.

ESSE BRASÃO É BOTUCATU ! Na descrição da Lei que criou o nosso Brasão do Centenário, vemos o retrato de Botucatu:

No primeiro brasão a referência às Três Pedras (três Montanhas) e ao caminho do Peabiru (“caminho ascendente lembra as estradas coloniais que fizeram da serra um carreadouro de civilização e de povoamento”) e os rios paralelos que são o Tietê e o Pardo “confirmam o ensinamento de que Botucatu cumpriu desde os seus primórdios a missão de conduzir através de seu território a civilização e a conquista. A Capela ensina que “a primeira construção e tentativa de povoamento é devida aos padres da Companhia de Jesus (Jesuítas) que ali mantiveram uma fazenda de criar, de 1719 a 1760, na qual fazenda nasceram os primeiros botucatuenses cristãos”. E a Capela mostra que “a cidade nasceu para a civilização, tal como o Brasil e São Paulo, sob o signo da Cruz de Cristo”. O Café Amarelo ou Café de Botucatu está em nosso primeiro brasão, “lembrando que o município não só foi grande produtor de café mas também origem dessa importante variedade de café”.

O GIGANTE DEITADO (ilustração de Vinício Aloise ao pé do Gigante, as Três Pedras)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.