Edição 410

Page 1

Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

ano II Nº 410

QUARTA-FEIRA, 02 de MARÇO de 2022

Cásper Líbero foi um homem visionário e suas ideias contribuíram para o desenvolvimento da Comunicação no Brasil. Foi o responsável por modernizar o jornal impresso “A Gazeta”, unindo o jornalismo ético e correto às novas tecnologias, transformando o periódico no primeiro jornal a imprimir em cores no país. Continuou inovando quando inaugurou o Palácio da Imprensa, primeiro prédio a abrigar a redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal. No mesmo edifício, inaugurou a PRA-6 Rádio Gazeta, com grandes nomes da música lírica Admirador e incentivador do esporte, foi o idealizador da “A Gazeta Esportiva”, publicada inicialmente como coluna, posteriormente suplemento do jornal, depois de maneira independente, sendo considerado o mais completo jornal de esportes da América Latina. Idealizou a Corrida de São Silvestre, a maior e mais famosa corrida pedestre do mundo, criou a Prova Ciclística 9 de Julho, a mais tradicional do Brasil no ciclismo, e também foi o responsável pelas primeiras transmissões de um jogo de futebol, que aconteciam no Rio de Janeiro, via alto-falantes. Infelizmente, Cásper Líbero teve sua vida interrompida precocemente em um acidente de avião em agosto de 1943. Como não era casado e não tinha herdeiros, em seu testamento, o jornalista e empresário pediu que seus bens fossem destinados à criação de uma fundação para apoiar a construção de uma sociedade justa e desenvolvida, por meio da educação qualificada e da comunicação. Em 1944, nasce a Fundação Cásper Líbero.

1ª Faculdade de Jornalismo do Brasil

Seguindo o desejo manifestado por Cásper em seu testamento, a Fundação Cásper Líbero cria a primeira escola de jornalismo do país, a atual Faculdade Cásper Líbero, que posteriormente ampliou suas opções de curso na área da Comunicação.

A GAZETA ESPORTIVA

Sob administração de Cásper Líbero, o jornal “A Gazeta” criou em 1918 uma pequena coluna, de ¼ de página voltada ao segmento esportivo, entitulada “Gazeta Esportiva”. Sua popularização fez com que esta pequena coluna se transformasse em Suplemento em 24 de dezembro de 1928, agora denominado “A Gazeta – Edição Esportiva”. Em 10 de outubro de 1947, quatro anos após a morte de Cásper Líbero e sob a gestão de Carlos Joel Nelli, o suplemento tornou-se um jornal diário e ganhou um grande número de páginas. Nasceu, então, “A Gazeta Esportiva”, já apoiada no sucesso de diversas provas promovidas por “A Gazeta” como a Corrida de São Silvestre e a Prova Ciclística Nove de Julho.

A TRADICIONAL CORRIDA DE SÃO SILVESTRE

Em uma viagem que fez a Paris, CÁSPER LÍBERO ficou maravilhado com uma corrida realizada à noite, em que os corredores carregavam tochas ao longo do percurso. Decidido a promover algo semelhante no Brasil, criou uma corrida noturna a ser realizada no último dia do ano de 1925. Estava fundada a Corrida de São Silvestre, que recebeu esse nome em homenagem ao santo do dia. A corrida, a mais famosa e tradicional do Brasil e a da América do Sul, tem um percurso atual de 15 km pelo centro de São Paulo e é uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres. Entre 1925, ano de sua criação e 1944, foi disputada apenas por corredores brasileiros. O maior vencedor da prova – e recordista até a edição de 2019, quando afinal teve sua marca quebrada após 25 anos – é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, que com seis vitórias consecutivas nos anos 1980 é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias. (Fonte: Wikipedia)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.