Edição 135

Page 1

Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

Réplica da Torre Eiffel na inauguração da Cia de Força e Luz de Botucatu – 1905

ano I Nº 135

QUINTA-FEIRA, 15 de ABRIL de 2021

Pioneiros do Setor Elétrico Engenheiro Manfredo Costa comandou a construção da usina do Rio Pardo, em Botucatu

Botucatu está definitivamente ligada à implantação do Setor Elétrico no Estado de São Paulo. Já em 1905 foi constituída a EMPRESA FORÇA E LUZ DE BOTUCATU, numa iniciativa pioneira da Família Cardoso de Almeida, tendo à frente o Engenheiro Manfredo Antônio da Costa. A inauguração festiva ocorreu em 1907, e estácom registrado na publicação oficial da CPFL, “Energia e Desenvolvimento”, de 1982: “A inauguração, em 1907, do fornecimento de energia da cidade de Botucatu, é

exemplo claro da euforia que tomava conta das populações interioranas quando da chegada desse fator de progresso. Dois coretos foram construídos, um deles curiosamente imitando a Torre Eiffel, para abrigar a Banda da Força Pública de São Paulo e a cidade teve suas ruas transformadas em belos e vistosos jardins, enquanto à população foram distribuídos distintivos com a inscrição “FIAT LUZ”. Manfredo Antônio Costa esteve à frente da implantação da Força e Luz de Botucatu e também da implantação

de outras três usinas no Oeste Paulista: São Miguel (1908), Dois Córregos (1910) e Pederneiras (1911). E foram essas 4 empresas que inicialmente integraram a CPFL, criada em 1912, com sede em São Paulo e que foi logo em seguida transferida para Campinas. O nome de Manfredo Costa ficou como um dos mais destacados pioneiros do setor de energia elétrica no Estado de São Paulo, juntamente com Luiz de Queiroz, Armando de Salles Oliveira, José Balbino de Siqueira, Eloy Chaves e outros.

CPFL – 2021: O QUE ACONTECE?!?

Já em dezembro de 2020, a Prefeitura Municipal de Botucatu, atendendo aos reclamos constantes e reiterados da população, do comércio e dos prestadores de serviço marcou e realizou reunião com toda a cúpula gerencial da CPFL, sob a presidência do Prefeito Mário Pardini. O assunto era grave e o DIÁRIO DA CUESTA estampou a no�cia na capa de sua edição 28, de 11 de dezembro de 2020. Na ocasião – 1 ano atrás! – a CPFL se comprometeu a reforçar suas equipes de manutenção para que as constantes quedas de energia fossem controladas. O problema, infelizmente, continua com nítida falta de controle por parte da empresa. E a CPFL que já foi considerada uma empresa modelar ... Prefeito Pardini, vamos cobrar a CPFL ?!? AFINAL, O QUE ACONTECE ?!?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.