Deccs Skateboarding Magazine #36 - Revista Skate

Page 1


SKATE AM // IND & EDIT

Agradecimento e Novidades

ANDRE PAIVA

04 - Deccs Magazine

Salve!! Meu nome é Andre Paiva satisfação total, Chegamos na edição N36, gratidão a todos que estão abraçando a Revista Deccs Magazine de uma maneira incrível e acolhedora, Gratidão por todos que estão na edição N36 e aceitaram o desafio de tão pouco tempo. Gratidão também a todos os Fotógrafos e todos os leitores que estão sempre marcando presença nas edições Decimal.

EDITORIAL DIRETOR EDITORIAL: ANDRE PAIVA

REDAÇÃO: DECCSMAGAZINE

EDITOR REVISTA: ANDRE PAIVA

CORREÇÃO: DECCS MAGAZINE

REVISÃO: DECCS MAGAZINE

COMERCIAL: ANDERSON FERNANDES

EDIÇÃO: FEV DIA 21 ED: N36

ASSINE: WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR

A REVISTA DECCS MAGAZINE É UMA PUBLICAÇÃO DECIMAL DCS


INDICE

CAPA

CAPA - ANDRÉ WILLIAN: IND & EDIT - CAIO CRUZ FLOW/AM - DERICK BRUNO : FLOW/AM - LEANDRO PACHECO: FLOW/AM - MARCELO DE ARAÚJO : FLOW/AM - ALEX VITOR :

08-19 2-3 04 05 06 07

FLOW/CHECK:

20-27

FLOW/MATERIA - NO CAMINHO DA PEDRA :

28-29

FLOW/MATERIA - PIXEL SKATE ART:

30-31

FLOW/MATERIA - SKATE EM GOIANIA:

32-35

WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR

André Willian Esta em nossa capa de FEVN36/ Com um Switch Pop Shove It - Acompanhe a Entrevista inédita. Corre lá - Pag, 08-19. DeccsMagazine Magazine- -0505 Deccs


FLOW/AM // SKATE AMADOR

FLOW/AM

DERICK

BRUNO

24 Anos, 15 anos de skate, Goiânia-GO / @derickbruno_ Se apresente aos leitores? Nasci e morei em Uberlândia-MG, morei também em Pouso Alegre-MG, lugares onde aprendi e evolui muito como pessoa e skatista. Graças ao skate sou e posso buscar ser uma pessoa melhor a cada dia. Sou grato por todo o ensinamento que o ele me proporciona a cada dia. Skate é Vida. Literalmente! Como se interessou pelo skt? Meu irmão mais velho tinha um skate tubarão, quando eu subi pela primeira vez no skate foi amor a primeira vista! Sua família te apoiou no inicio? Sim, mas era algo recíproco, eu só tinha apoio se eu andasse na linha, escola, afazeres, trabalho, disciplina, etc. Mas perdi muito com meus pais por sempre "tocar o terror", mas hoje sou grato pela educação e ensinamentos, pois aprendi que nada é de graça nessa vida, você precisa batalhar para merecer! Quais são seus patrocínios? Hoockah Thug, Educa Skate, Aos Skateboarding Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Tô bastante satisfeito, andando muito de skate, produzindo sempre algo novo, viajando, etc... Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Acho bem da hora, muitos no corre de estar sempre produzindo ou apenas mantendo a chama do skate acesa. Aqui na city tem muito skatista. Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Sim, uma videopart independete com meu amigo irmão videomaker Yorrans Miranda e algumas imagens adicionais com videomakers amigos verdadeiros. Qual foi sua ultima Trip ? Brasília, São Paulo e Chile, momentos eternizados. Dificuldades das Ruas em manobrar ? * Sim, dificuldade do chão ruim do braza, mas fazemos da dificuldade uma oportunidade. Fale um pouco sobre seu foco para 2021? Andar de skate, fazer o bem, tempo com a família, trabalhar, evoluir e progredir. Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos? Primeiramente a Deus, minha família, amigos, aos reais e a todos que somam ou somaram comigo de algum maneira, seja da mais simples possível. Uma frase? Seja ou continue sendo real sempre! Faça seu corre sem atrasar o lado de ninguém! Seja original, assim a criatividade aflora e você irá prosperar! O universo conspira pra quem corre certo! 04 - Deccs Magazine


SKATE AMADOR // FLOW/AM

LEANDRO Flow/AM

PACHECO

29 Anos, 16 anos de skate, Pedro Leopoldo (MG) / @leandro_pachecoskt

Se apresente aos leitores? Meu nome é Leandro Pacheco Moreira conhecido pela crew do skate como Pacheco. Como se interessou pelo skt? Então me interessei pelo skate em 2004 meu amigo me chamaram pra ir em um evento de skate e pra ser sincero nem tava muito afim de não tinha uma visão ampla sobre via o pessoal passando de skate pra lá e pra cá e no dia desse evento vi manobras pra todo lado aí já era me apaixonei alí mesmo e começou minha jornada. Sua família te apoiou no inicio? Sim sempre me apoiaram principalmente minha. Obrigado Dona Lenita. Quais são seus patrocínios? Feeling sakateboad L5 oficial Criativa skateboard Underground silk Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Então nos últimos anos tava pegando fogo estávamos na pegada saindo pra andar e filmar quase todos os dias mas no momento estou me recuperando de uma lesão no joelho. Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? A cena do skate aq está maravilhosa vários skatistas andando pra caramba em todas as categorias e desfrutando do paraíso de skate plaza q foi inaugurado a dois anos. Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Sim uma parte independente. Qual foi sua ultima Trip ? Foi em Santos e uma das mais lokas q vivi e com aqueles amigos q fizeram toda diferença na trip. Dificuldades das Ruas em manobrar ? Então no meu ponto de vista é o asfalto grosso as calçadas ruins e quando conseguimos achar um pico legal aparece alguém pra embaçar kkk é por isso q a maioria das vezes temos q viajar pra outros lugares a procura de picos perfeitos mas é isso né quem não tem Cão caça com Gato o negócio é partir pra cima e evoluir com o q temos e ser grato por isso todo o tempo. Fale um pouco sobre seu foco para 2021? Por enquanto meu foco pra esse ano é me recuperar bem pra poder voltar com força total. Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Então se eu fosse agradecer tudo e todas as pessoas q me ajudam ia virar um livro de agradecimento mas em especial queria agradecer a feeling e a L5 oficial q vem me ajudando no meu fortalecimento e acreditando no meu sonho. Uma frase? Seja inabalável

Deccs Magazine - 05


FLOW/AM // SKATE AMADOR

FLOW/AM

MARCELO ARAUJO

31 Anos, 20 anos de skate, Uberlândia/MG / @mucuimskateshop Se apresente aos leitores? Meu nome é Marcelo Mucuim, tenho 31 anos e sou natural de Uberlândia/MG. Como se interessou pelo skt? Comecei andar de skate em meados dos anos 2000. Tive o primeiro contato através do meu irmão mais velho, naquela época passava o dia inteiro fora de casa e só queria saber de skate 24 horas. Sua família te apoiou no inicio? Sim, meu pai foi o meu primeiro patrocinador. Quais são seus patrocínios? Mucuim SkateShop. Hoje graças a Deus sou o proprietário da loja que tem no time 04 atletas contando comigo. Como esta sendo sua correria no cenário Amador? No momento tenho focado mais em gravar para fazer minha vídeo parte. Levo o skate na minha vida hoje como lazer, algo bem natural, meu estilo de vida mesmo, criando meus próprios desafios na busca de uma evolução constante. Procuro elevar o meu nível de skate sempre ao máximo para pode incentivar a cena local, aquele velho ditado "um puxa o outro".

06 - Deccs Magazine

Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Estamos vivendo um momento muito diferenciado na cidade graças a um local chamado "Galpão Skate DIY". É um local abandonado a muitos anos que é perfeito, e com a união de todos conseguimos fazer algumas vaquinhas e nós mesmos construímos vários obstáculos. A prefeitura da cidade não apoia o esporte, e pra piorar devido a pandemia as pistas da cidade estão todas fechadas, como eles não fazem nós mesmos fazemos, o nosso lema é "do it yourself", ou seja, faça você mesmo. O Galpão conseguiu reunir todos skatistas da cidade em um local só, acabou com aquele negócio de turma de um bairro e turma de outro bairro, hoje andamos todos juntos em um local só. Esse movimento está fazendo com que o nível de skate esteja sempre lá no alto!

Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Sim, a minha própria parte. Qual foi sua ultima Trip ? São Paulo/SP

Dificuldades das Ruas em manobrar ? O de sempre mesmo, chão ruim, guardinha embaçando, iluminação, etc. É complicado! Fale um pouco sobre seu foco para 2021? Infelizmente comecei o ano lesionado, talvez vou precisar fazer uma cirurgia no pé esquerdo. No momento meu foco está na minha recuperação, porém tenho várias manobras e vários locais que não sai da mente, e assim que recuperar quero manobrar e muito! Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos? Queria mandar um salve pra galera do "Tem Rolê" que é o nosso grupo de skaista "véio". Um salve para o Ricardo Porva que sempre nos inspira. Agradecer ao Gustavo Silva pelos cliques brabos de sempre e pela oportunidade de estar presente nesse espaço Flow/AM. E por ultimo um agradecimento a minha família, a minha equipe de atletas, ao meu braço direito Tiago Monteiro, e ao Deus grande arquiteto do universo. ObriGADU! Uma frase? De skatista pra skatista sempre!


SKATE AMADOR // FLOW/AM

ALEX

Flow/AM

VITOR

22 Anos, 9 anos de skate, Osasco - SP / @alexvtr036

Se apresente aos leitores? Salve família, primeiramente gostaria de agradecer a Deccs Magazine pela oportunidade ! Meu nome é Alex Vitor, tenho 22 anos, 9 anos andando de skate e sou local de Osasco - SP, e atualmente trabalho como gerente da Ollie´s Point Skateshop. Como se interessou pelo skt? Desde criança sempre curti a vivência do skate, minhas primeiras influências no skate vieram do THPS 4, ficava varias horas assistindo as mini video part do Andrew Reynalds, Bam Margera, Geoff Rowley e do Jamie Thomas que tinham no jogo. Sempre via alguns amigos do meu irmão mais velho andando de skate na praça, bem em frente aonde eu morava. Ficava vendo eles mandarem varias tricks e eu achava a coisa mais foda do mundo, acho que foi ai que eu comecei a querer muito andar de skate. Depois de muito tempo pedindo um skate pros meus pais, meu pai me deu um board montado de mercado, era um skate tubarão ainda, estilo anos 80 hahaha. Sua família te apoiou no inicio? Eu creio que meus pais não viam o skate como algo bom, mas sempre que podiam me ajudavam a comprar algumas peças, com grana da passagem pra ir até outras cidades correr campeonato e foi graças ao meu irmão mais velho que me levou pra montar meu primeiro skate de verdade em uma skateshop, sou muito grato a ele por ter me incentivado lá no começo. Quais são seus patrocínios? Tenho patrocínio da Ollie´s Point Skateshop e apoio da Metal Skate que é uma marca de obstáculos p/skate. Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Ultimamente estou focando mais em gravar, tirar fotos e produzir conteúdo do que correr campeonatos mas ainda participo de algumas competições. Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Em Osasco tem um cena bem forte no skate, tem vários moleques marretando forte e algumas marcas da região que fortalecem a cena também, mas infelizmente ainda falta muito incentivo em relação a pistas, eventos e campeonatos. Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Estou filmando pra minha primeira video part mas ainda sem data de lançamento. Qual foi sua ultima Trip ? Minha ultima trip de skate foi pra assistir o Street League no Rio de Janeiro em 2019. Dificuldades das Ruas em manobrar ? Você achar o pico perfeito e não ter ninguém pra salvar no rec haha Fale um pouco sobre seu foco para 2021? Em 2021 quero ver a cena da minha quebrada crescer cada vez mais por isso vou organizar outros campeonatos e incentivar cada vez mais, ainda vamos ter nosso lugar pra andar de skate DIY, viajar pelo Brasa e gravar pra minha video part junto com os meus brothers e que a Vans me note também ta na lista hahaha Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos? Queria agradecer a minha família por me ajudar a correr atras do meu sonho, a Ollie´s Point Skateshop pela oportunidade de trabalhar com o que eu mais amo e ainda ser skatista patrocinado da loja com vários outros manos que são inspiração pra mim, aos G´s principalmente e aos meus amigos e todos que já me fortaleceram de alguma forma, e a Deccs magazine pela oportunidade ! Valeu família !!! Uma frase? Skate salvou minha vida, é sobre isso. Deccs Magazine - 07


CAPA // Skater PRO

ANDRE WILL NA EDIÇÃO DECIMAL DESSE MÊS NA DECCS MAGAZINE ESTAMOS TRAZENDO UM POUCO DA VIVÊNCIA DO SKATISTA QUE RECENTEMENTE PASSOU PARA PROFISSIONAL, SKATISTA DA CIDADE DE BRASÍLIA - DF, COM MUITO SKATE, HOJE REPRESENTANDO O CENÁRIO PROFISSIONAL DE SKATE BRASILEIRO... CONHEÇA UM POUCO DA VIVENCIA DO ANDRE WILL ... "SKATER PROFISSIONAL" ENTREVISTA POR DECCS MAGAZINE

FOTOGRAFO: ANDRÉ CAMARGO

@andre_will Salve! Will é incrível ter você aqui na revista, se apresente para os Leitores. Prazer, André Willian! Conhecido pelos amigos de infância como Andrezinho, mas hoje em dia como Andre Will, por causa do meu instagram @andre_will. Nasci e fui criado em Brasília, cidade maravilhosa onde fiz muitos amigos e vivo bons momentos com o skate. Will você foi reconhecido como profissional pela CBSK, conte como foi essa experiência? Desde ainda pequeno sempre me imaginei sendo um skatista profissional, não sabia muito sobre a caminhada para chegar a profissionalização, mas fomos fazendo aquele corre de skatista, até isso se concretizar. Uma coisa que escutei do meu pai, que sempre me apoia, foi que eu deveria ser profissional mesmo antes de ser profissional. Profissional nos pensamentos, nas atitudes e postura. De amador para profissional o que mudou em sua caminhada? Sinto que a palavra "profissional" tem um grande peso, além da questão de respeito que essa palavra carrega tem a parte de responsabilidades. O skatista profissional, precisa trabalhar muito, e como figura pública, tem a possibilidade de influenciar pessoas que estão ao seu alcance. Vejo isso como uma boa maneira de tentar melhorar o convívio social e o mundo, levando o skate por onde vou. Você acompanha outros skatistas que se inspiraram em você ? Acompanho sempre! Skatistas que se inspiraram em mim acabaram criando um laço muito bacana e se tornaram meus amigos. Hoje grande parte de minhas inspirações são meus amigos e pessoas boas que estão no meu dia a dia. Conte um pouco sobre seus treinos e preparos físicos? Quando mais novo comecei uma parceria com a academia do meu bairro Riacho Fundo, a Acqua Medley (atualmente Club Medley). Sob direção de atletas e um ex skatista, fui muito bem recebido, comecei a me preparar e cuidar melhor do meu corpo, buscando uma qualidade de vida dentro do skate, para poder andar de skate sempre e evitar lesões. Costumava treinar na academia com uma boa frequência treinos voltados para o skate, mas quando não da para frequentar a academia treino em casa com uns objetos que tenho, e nessa pandemia criei gosto pela corrida de rua. Algum desejo em especial que gostaria de almejar como skatista em 2021 ? Tenho muito sonhos como skatista. Passar para profissional aqui no Brasil com certeza foi uma grande realização, também para minha família, namorada e amigos que sempre me acompanham. Quero ter condições melhores para fomentar 08 - Deccs Magazine


Deccs Magazine - 09


CAPA // Skater PRO

10 - Deccs Magazine


ainda mais o nome do skate e ajudar mais as pessoas que necessitam. O skate salva, como outro esportes, e percebo que as vezes pode ser uma falta de oportunidade para uma vida ser salva pelo skate. Até onde o skate já te levou ? O skate me leva da minha casa para o mundo. Tive a honra de conhecer muitas cidades, culturas e alguns países. O skate me mostrou que o mundo é pequeno e ele pode nos levar longe. E uma das coisas mais importantes, o skate me levou a fazer muitas amizades, em idiomas diferentes, e muitas aqui no nosso Brasil, que não dá pra ter ideia. O skate abre portas em todos lugares. É claro que em alguns lugares precisa ser mais respeitado, pois ainda temos pessoas que não conhecem do skate e não dão o valor que ele merece. Conte sobre alguma Trip que marcou sua caminhada ? Sempre que viajo é um marco na minha caminhada, um aprendizado tanto no Brasil como para fora dele. Mas com certeza, uma das viagens que está sempre na minha mente é a tour que fiz pela Europa em 2018. Fui com amigos de Brasília para Paris, comemos muitos croissants, conhecemos a torre Eiffel e Ratatouille, se as ruas de La Ville-Du-Bois falassem... Depois peguei meu caminho para Barcelona, fiz bons amigos, andei de skate pela bela arquitetura da cidade que parece ser planejada para andar de skate e acabávamos na praia, o pôr do sol era depois das 21h. Para finalizar fui à Praga, um idioma totalmente diferente, não conseguia entender nem o que estava escrito na embalagem de leite. Minha primeira refeição que fiz quando cheguei foi pão francês com rúcula. Aprendi o básico para uma saudação e depois ia desenrolando no inglês com as Tchecas. As pessoas bem educadas e receptivas, gostei do clima de Praga. Conheci o clássico pico Stalin Plaza e o grande evento Mystic.

A sua primeira Trip para fora do Brasil, como foi essa experiência? Minha primeira viagem para andar de skate no exterior foi em 2015 para Califórnia, EUA, eu tinha 19 anos e me aventurei com meu pai. Era tudo muito novo, chegar em um país de outro idioma e cultura diferente me fizeram sentir aquele frio na barriga. Começou no avião quando a aeromoça perguntou em inglês de maneira rápida e sutil se queríamos café, com ou sem leite, com ou sem açúcar e quantidades. Olhei pro meu pai, não entendemos quase nada, rimos e tomamos café com um pouco de açúcar. Depois disso comecei a abrir a mente e entender melhor como era o idioma. Chegamos em Los Angeles, encontrei o grande skatista Brasiliense e amigo Alber Leandro, que me apresentou spots clássicos do mundo do skate e turistamos por lugares que costumava ver nos filmes de Hollywood. Conhecemos a grande LA, exploramos escolas, ladeiras e picos do centro, conheci grandes skatistas que sempre admirei. Em Santa Ana cidade da Califa conquistei o primeiro lugar em um campeonato de melhor linha e o Alber Leandro o de melhor manobra. A brilhante Las Vegas, chegamos em torno de 3h da madrugada com os irmãos Argentinos Lucas e David. Eu e Alber, saímos manobrando pela cidade passando por hotéis cassinos, escorregando nas bordas e pulando escadas, até sermos parados por dois policiais de bicicletas. Haviam muitas luzes, músicas, drinks e dançarinas no balcões, coisa de filme. Andei muito de skate, comi muita besteira, conheci boas pessoas e lugares incríveis. Foi uma das viagens mais iradas que fizemos! Depois fui mais vezes aos EUA, é sempre muito bom colar na terra do tio Sam. O que tem por vim para o ano de 2021? Apesar de toda esta crise que estamos passando desde o início da pandemia no Brasil e no mundo, muita coisa mudou, muita coisa parou e outras deixaram de se realizar, mas sou otimista. Sei que muita coisa boa está por vir para todos nós. O skate como todo esporte voltou, com medidas de segurança, ainda de forma tímida, mas vamos

superar a fase atual. Todos precisam continuar trabalhando, etc... mas não pode se esquecer das medidas de segurança. Tanto o skate como outros esportes o retorno precisa ser mantido com muita consciência de todos. Teremos sua Video Part em 2021 como profissional ? O trabalho não para, e se Deus quiser vamos finalizar vários projetos. Seu Pro model de shape já esta por vir? conte um pouco. Olha, está vindo coisa boa ai, e muitas outras em andamento. Logo teremos novidades. Queremos deixar esse espaço aberto para você estar deixando sua mensagem e agradecimento. Sou rodeado de pessoas boas e incríveis, e agradeço a Deus sempre! Minha família, Pai Willian, Mãe Sônia, Irmã Daniela, me dão suporte muito especial na minha carreira, sem eles eu não estaria onde estou. Minha namorada Luanna que é parceirona também está sempre comigo me motivando. Meus amigos. Meus patrocinadores HUF Brasil, Moska Wheels, Acqua Medley, Taverna Barbearia, Daniel Rosa Odonto. E também a Overstreet e a Keep Pushing que sempre fortalecem. Quero mandar um abraço especial a Graci Santiago, amiga, skater e fotógrafa, guerreira que faz o maior corre por amor ao skate. E também os parceiros e amigos André Camargo (vídeo maker, fotógrafo), ao Pepe, skater e fotógrafo, e tantos outros. Se você tem um sonho procure com humildade, dando o seu melhor e com sabedoria os caminhos para sua realização, e vá em frente, sempre com respeito ao próximo. E plante o bem, que você colherá boas coisas. Plante uma árvore também, devolvendo um pouco do que tiramos da natureza. E saibam, em qualquer esporte tem espaço para todos. Obrigado DECCS Magazine! Deccs Magazine - 11


CAPA // Skater PRO

12 - Deccs Magazine


Deccs Magazine - 13


CAPA // Skater PRO

14 - Deccs Magazine


Deccs Magazine - 15


CAPA // Skater PRO

16 - Deccs Magazine


Deccs Magazine - 17


CAPA // Skater PRO

18 - Deccs Magazine


Deccs Magazine - 19


20 - Deccs Magazine


Deccs Magazine - 21


CHECK 22 - Deccs Magazine


CHECK Deccs Magazine - 23


CHECK 24 - Deccs Magazine


CHECK Deccs Magazine - 25


CHECK 26 - Deccs Magazine


CHECK Deccs Magazine - 27


MATÉRIA // NO CAMINHO DA PEDRA

o

Olá , boa noite a todos , Meu nome é Regis Adriano 46 anos, mas a maioria me conhece por Gringo , ando de skate desde os 13 anos , aos 18 anos comecei a fumar -maconha , antes de fazer 20 já estava cheirando e aos 21 experimentado o crack . Minha vida foi a milhões impulsivo , compulsivo me envolvi no trafico andava de skate todos os dias , sempre louco e doido e antes de chegar aos 25 estava cumprindo pena na penitenciaria de Franco Da Rocha condenando a 4 anos e 8 meses por tráfico. Até então já estava usando constantemente , mas não puro , na cadeia pensei que conseguiria parar , também tinha e comecei a fazer dividas , muitas vezes minha família nem tinha dinheiro para me visitar , e tinham que fazer depósitos bancários para pagar dividas que eu havia feito de drogas. Fiquei preso quase 3 anos , quando sai , consegui um emprego numa empresa aqui onde moro , foi quando tive uma oportunidade de criar uma micro empresa e mudar definitivamente a minha vida e da minha família , mas ao invés disso comecei a fumar crack dentro da firma e guardar kilos de droga para um traficante , quanto mais dinheiro eu ganhava , mais eu fumava . Até que a polícia invadiu , não achou nada felizmente mas tive que fechar a firma devendo para todos eu me internei , passarias ainda por outras 6 internações mais , todas sem sucesso . Após a primeira internação eu ainda achava que poderia fumar um , mesmo que mais devagar . Mais uma internação , saia e voltava ao uso , arrumava um trabalho , recebia , não conseguia trabalhar no outro dia perdia o emprego , ficava deprimido voltava a fumar , desta forma foi a minha vida por mais de vinte anos , roubando os objetos de casa , saia para andar de skate e 28 - Deccs Magazine

vendia o skate por R$10,00 , contava uma mentira todos me ajudavam estava novamente com um skate , isso até o primeiro trago e vendia mais um skate . Perdi a conta de quantos skates eu vendi por causa do crack , skates de R$600,00 R$700,00 . Devido a tudo isso as internações , as pessoas me vendo dias no corre aqui na quebrada sem ir para casa ao menos descansar , tomar um banho , por causa dos olhares e por não acreditar mais ser possível mudar de vida , conseguir parar de fumar , desisti de tentar ficar bem e fui morar na cracolândia abandonei tudo e todos , já sabia para onde ir e por lá permaneci por outros 5 anos . Eu tentei sair de lá por diversas vezes , mas algo sempre acontecia e eu acabava ficando e quando conseguia sair , nas recaídas era para lá que eu voltava. Todas as vezes que por lá estava , o Raoni Silva sempre me encontrava , andasse eu por onde fosse , muitas pessoas me viram nesta condição ,algumas se aproximavam e tentava me resgatar , outros fingiam que não me reconheciam e a verdade é que eu preferia assim , mas como disse foram muitos anos de skate e skatista sempre dá uma força para o outro e o Camarão sempre trocava uma idéia comigo para que eu voltasse para casa e em algumas vezes suas palavras entrarão no meu coração e eu ia embora , mas na primeira dificuldade eu voltava para

o centro e quando fosse ver lá estava eu novamente .E não sei como explicar lá vinha ele novamente , poxa rejão de novo aqui . Um dos momentos mais difíceis para mim , foi um domingo que eu estava indo em direção ao matilha , pois lá servem um macarrão para os moradores de rua aos domingos e era uma 09:00hrs 09:30hrs e ao olhar para a consolação vi alguns moleques de skate , nada demais centro , skate , roozevelt mas ai começaram a surgir mais e mais e não paravam de descer agora centenas , e logo milhares eu nunca havia visto algo parecido , comecei a olhar para mim com as unhas dos pés enormes e negras de sujeira , estava há mais de um ano sem tomar banho , cheio de piolhos , ali mesmo comecei a chorar . Eu queria estar ali no meio deles , fazendo parte daquilo , mas estava sujo , cagado , mijado e com fome .Depois de algum tempo fiquei sabendo como se chamava O evento SKT OF DAY . Depois deste dia , mais uma vez tentei caminhar em busca de uma qualidade de vida melhor . Hoje já são mais de 2 anos vivendo isso , o skate voltou a ocupar seu lugar na minha , e mais que isso ele hoje me proporciona um prazer do bem . Posso afirmar com toda a razão Skate salva.


NO CAMINHO DA PEDRA / MATÉRIA

Deccs Magazine - 29


MATERIA // PIXEL SKATE ART

MATERIA/ PIXEL SKATE ART

MARKUS

GABRIEL 2 Anos, 6 anos de skate, Pouso Alegre / @markus_skt

S

Salvee , me chamo Markus Gabriel e moro na ZR de Pouso Alegre-MG. Eu sou criador do projeto Pixel Skate Art. Com tentativas fracassadas de ser um skatista pro, e empreendedor, eu comprei uma câmera e comecei a tirar fotos dos meus amigos que andam de skate, até que tive a ideia de criar a Pixel. A P.S.A surgiu na necessidade e no sonho de viver a cultura skateboard, pois, onde moro a pouco suporte para os skatistas e a bastante skatistas bons na região. O projeto se resume em fazer fotos e postar nas redes sociais, e a ideia é fazer com que esses skatistas tenham mais visibilidades , e de alguma forma eu estar podendo ajudar. Não somente fotografando skate, eu comecei registrando os graffiti e as pichações nas ruas, sempre querendo passar um pouco de cultura e informação para aqueles que acompanham, e de um tempo pra cá já estou sendo convidado para registrar os eventos de graffiti que rola por aqui, pois esse elemento do hip-hop, junto com o mestre de cerimonia (MC), é oque está em ascensão aqui no sul de minas. Apesar de ainda ser um projeto pequeno, não venho medindo esforços para estar na sessão com os parceiros, sem apoio ou patrocínio estou na batalha para estar nas ruas andando de skate e fotografando. Eu vejo a necessidade de propagar tanto o skate quanto a arte urbana pois só quem esta em meio a ela esta ligada nos movimentos, e minha intenção é alcançar as pessoas de fora dessa bolha para conhecer esse lado da arte, que por muitos somos tirados de marginais, mas sem se quer saber oque é arte e o que é esporte. O que é arte pra você?

30 - Deccs Magazine


Deccs Magazine - 31


MATÉRIA // SKATE EM GOIANIA

m

Meu nome é Eliaber Dias, casado com Patrícia Rezende, pai de Laura, Sofia e Olivia Rezende Dias. Sou natural de Macapa/ AP. Minha história no Skateboard começa em Maceio/AL em 1992, quando ganhei meu primeiro skate. Depois de um tempo mudei para Natal/ RN, onde comecei a andar de skate nas ruas do Centro de Natal. Em 1998 me mudei para Trindade/ GO, e em seguida fomos morar em Goiânia /GO, onde já tinha uma cena acontecendo. A galera se encontrava na Pista de Skate do Parque Mutirama, onde também comecei a treinar. Foi um periodo bem legal de evolução, conheci muitos amigos, e onde também conheci minha esposa Patrícia Rezende, que ja tinha uma história no Skate Feminino Brasileiro nos anos 90. A qual não esta praticando atualmente, mas colabora junto a AGSK8 (ASSOCIAÇÃO GOIANA DE SKATEBOARD). Estamos a frente do Circuito Goiano de Skateboard, contribuindo com vários outros eventos em nossa região fomentando o skateboard. Hoje nossa filha Laura Rezende pratica skateboard, e é tri- campeã goiana, e trilha o mesmo caminho da mãe, saindo de Goiânia para participar de eventos nacionais. Está participando do OISTU Street e estamos muito orgulhosos de seu desempenho e esforço. Nossas filhas Sofia e Olivia são praticam ginastica artística (mas gostam muito de skate) . Sou grato a Deus por ter uma Família Skateboard. OBS: Devemos ser pessoas de fé, para conquistarmos nossos objetivos. Esqueci de falar que a História era longa kkkkkk mais é. Isso, muito Skateboard para Geral que é Real mesmo Skateboard. (Isso foi um resumo k) Uma Família tradicional do Skate Goiano. (Trem bom)! 32 - Deccs Magazine


SKATE EM GOIANIA / MATÉRIA

Deccs Magazine - 33


MATÉRIA // SKATE EM GOIANIA

34 - Deccs Magazine


SKATE EM GOIANIA / MATÉRIA

Deccs Magazine - 35



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.