Deccs Skateboarding Magazine #32 - Revista Skate

Page 1


SKATE AM // IND & EDIT

JHOW COVATTI insta: @jhowcovatti / Manobra: Switch Big Spin Heelflip / Local: Santarém/PA

Agradecimento e Novidades

ANDRE PAIVA

02 - Deccs Magazine

Salve!! Meu nome é Andre Paiva satisfação total, Chegamos na edição N32, gratidão a todos que estão abraçando a Revista Deccs Magazine de uma maneira incrível e acolhedora, Gratidão por todos que estão na edição N32 e aceitaram o desafio de tão pouco tempo. Gratidão também a todos os Fotógrafos e todos os leitores que estão sempre marcando presença nas edições Decimal.

EDITORIAL DIRETOR EDITORIAL: ANDRE PAIVA

REDAÇÃO: DECCSMAGAZINE

EDITOR REVISTA: ANDRE PAIVA

CORREÇÃO: DECCS MAGAZINE

REVISÃO: DECCS MAGAZINE

COMERCIAL: ANDERSON FERNANDES

EDIÇÃO: JAN DIA 11 ED: N32

ASSINE: WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR

A REVISTA DECCS MAGAZINE É UMA PUBLICAÇÃO DECIMAL DCS


Foto: Carllos Cruz Insta: @1sonhadorincuravel

INDICE

CAPA

CAPA - SANDRO SOBRAL: IND & EDIT -GIANLUCA REZENDE FLOW/AM - LUKE ARCINNO : FLOW/AM - MAICON FONTES: FLOW/AM - FELIPE ARAUJO : FLOW/AM - HENRIQUE SALLES:

12-21 02-03 06 07 08 09

FLOW/AM - HENRIQUE VALADAO:

FLOW/GIRL - BARBARABRIXEL: FLOW/GIRL - LULU MARKES: ESPAÇO/CHECK:

MATERIA - REVITALIZAÇÃO : MATERIA - ONG. CRISTO NA BASE :

WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR

10-11 22

23

24-31 32

33

Sandro Sobral Esta em nossa capa de Jan - N32 / Manobra: Manual bluntslide back side boardslide - Acompanhe a Entrevista inédita. Corre lá - Pag, 12-21.

Deccs Magazine - 03


04 - Deccs Magazine


ARTHUR RIBEIRO

Fotografo: Pedro Machado Instagram: @pepe.raw.sk8

Skatista: Arthur Ribeiro Instagram: @arthurr_rribeiro

Manobra: Hippie Jump to Early Grab Wallride Melon

Deccs Magazine - 05


ESPAÇO // FLOW/AM - O CORRE NAO PARA

LUKE

FLOW/AM

ARCINNO 25 Anos, 8 anos de skate, São Paulo / @Lukearcinno

Se apresente aos leitores? Luke Arcinno 25 anos Sou praticante de longboard freestyle Como se interessou pelo skt? Tive uma fase ruim em minha vida, precisava me distrair um pouco e o skate foi como uma válvula de escape pra mim. depois da primeira sessão nunca mais consegui parar é algo viciante. Sua família te apoiou? Não no início devido às quedas no começo eu me quebrava inteiro não tinha noção de nada hahaha mais a partir do momento que comecei a competir e ganhar veio um leve apoio. Quais são seus patrocínios? Originalskateboards e paristrucko Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Devido a pandemia tudo está parado estou focando em produção de conteúdo para as redes sociais. Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Em São Paulo tudo acontece é competitivo É preciso se dedicar para de destacar. Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Rebirth minha nova vídeo part finalizei tem uma semana,já está na fase de edição Estou muito empolgado com essa parte eu sai da minha zona de conforto e creio que vai abrir algumas portas e quebrar “certos preconceitos” Qual foi sua ultima Trip ? 2019 visitei 3 países Holanda onde competi o mundial de longboard freestyle e aproveitei pra visitar a França e a Itália. Dificuldades das Ruas em manobrar ? Um pouco o chão do Brasil não ajuda muito mas uma coisa é fato se conseguimos andar aqui andamos em qualquer lugar. Como está os preparos para 2021? Ansioso para o lançamento da nova vídeo parte e torcer que volte tudo ao normal (pandemia) saudades das competições. Para finalizar, como esta sendo se adaptar a toda essa situação do Covid-19 ? No começo foi horrível cheguei a me isolar durante uns 2 meses e mesmo assim acabei contraindo o vírus após isso ,comecei a sair pois fiquei imune e continuo tomando os meus cuidados. Agradecimentos? Aos meus patrocinadores originalskateboards paristrucko e os meus amigos Allan lima,Lucas Egídio ,Eduardo Campos,sky Uma frase? Cai nesse universo de pára-quedas e fui muito bem acolhido sou grato ao skate e os meus amigos 06 - Deccs Magazine

Fotografo: Cebola Instagram: @a.cebolada Manobra: Fakie 360 Flip


SKATE AMADOR // FLOW/AM

MAICON

Flow/AM

LIMA

19 Anos, 9 anos de skate,Carapicuíba S/P / @maicon_limaa_

Se apresente aos leitores? Meu nome é Maicon Reginaldo , e agradeço pela oportunidade. Como se interessou pelo skt? Através da minha família e um amigo muito especial o Márcio mais conhecido como Chá, e venho a agradecer todos eles . Sua família te apoiou? Sim , sempre me apoio. Quais são seus patrocínios? Não tenho no momento. Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Estamos aí sempre na correria de uma oportunidade melhor. Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Sempre evoluindo. Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Sim , um projeto com meu amigo Bruno Vinicius mais conhecido como BR e terá a participação do meu irmão e alguns amigos Qual foi sua ultima Trip ? Pro Paraná , com Garcia Rodrigues , Isabelly Avila, Nilo Brisac e Izaque Lambert. Dificuldades das Ruas em manobrar ? Sempre tem , mais tem que saber lidar. Como está os preparos para 2021? Com muita expectativa. Para finalizar, como esta sendo se adaptar a toda essa situação do Covid-19 ? No começo tava mais difícil mais agora estou conseguindo lidar. Agradecimentos? A Deus em primeiro lugar , minha família e amigos. Uma frase? Humildade na Vitória , sabedoria na derrota

Fotografo: Wandel Vianna Instagram: @wandelvianna Manobra: Fs 50-50

Deccs Magazine - 07


ESPAÇO // FLOW/AM - O CORRE NAO PARA

FLOW/AM

FELIPE

ARAUJO

27 Anos, 15 anos de skate, Uberlândia MG / @felipesktguimaraes

Se apresente aos leitores? Meu nome é Felipe Araujo Guimarães tenho 27 anos e 15 de skate. Como se interessou pelo skt? Conheci o skate em Belo Horizonte na praça Duque de Caxias. Sua família te apoiou no inicio? Minha família não apoiou no começo, só depois de muito tempo que ouve uma "aceitação". Quais são seus patrocínios? Sem patrocínio. Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Estou andando todos os dias, me esforçando pra estar sempre com skate no pé,fazendo vídeos e fotos. Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Crescendo muito, madores cabreiros aqui na cidade. Esta filmando para alguma vídeo parte? Sim, estou filmando para minha primeira vídeo part. Qual foi sua ultima Trip ? Catalão GO Dificuldades das Ruas em manobrar ? Chão ruim. Fale um pouco sobre seu foco para 2021? Evolução. Para finalizar, como esta sendo se adaptar a toda essa situação do Covid-19 ? Está sendo uma fase de conscientização e aprendizado, muito difícil ligar com isso e querer estar nas sessões com os amigos, se prevenir é a melhor forma. Mensagem/Agradecimento? Agradecer ao meu mano @uaicredu pela foto, minha namorada Andressa, minha família e meus amigos. Uma frase? Vai na fé não na sorte! 08 - Deccs Magazine

Fotografo: @griloano Instagram: @uaicreu Manobra: Backside wallride


SKATE AMADOR // FLOW/AM

HENRIQUE Flow/AM

SALLES

18 Anos, 7 anos de skate, Itapetininga sp / @henriquesallesskt

Se apresente aos leitores? Me chamo Henrique Salles. Como se interessou pelo skt? Me interessei vendo os moleque na minha antiga rua que já sabiam andar e pedi para o meu pai um skate de aniversario. Sua família te apoiou? No começo não recebia muito,mas depois que comecei morar apenas com minha mãe e meu irmão comecei receber muito apoio e incentivo. Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Passei para AM ano passado e isso me incentivo muito porque os amadores do brasil tem um nível muito alto e isso me ajuda a dar o meu melhor a cada dia.

Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Movimento aqui é bem forte porque tem varios Am que andam muito e estão no corre todo dia .

Como está os preparos para 2021? Estou trabalhando muito o psicológico para poder terminar a minha video parte e dar o melhor de mim.

Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Sim,comecei uma video parte ano passado e pretendo terminar até o final deste ano.

Para finalizar, como esta sendo se adaptar a toda essa situação do Covid-19 ? * Ta sendo difícil, sinto falta dos eventos e a maioria das pistas é obrigatório o uso de mascara, sem contar todo o cuidado que preciso ter todos os dias ao sair de casa.

Qual foi sua ultima Trip ? Minha ultima trip foi no começo de outubro para Brasilia-DF. Dificuldades das Ruas em manobrar ? Tenho muita dificuldade para andar em corrimão de escadaria e isso é oque eu mas procuro melhorar todos os dias.

Agradecimentos? Gostaria de agradecer todos que me apoiam e acreditam e mim. Uma frase? Quem quer faz acontecer.

Fotografo: Arthur Gomes Instagram: @arthurgomes.fotografia Manobra: Flip bs noseslide Deccs Magazine - 09


ESPAÇO // FLOW/AM - O CORRE NAO PARA

FLOW/AM

HENRIQUE

VALADAO 15 Anos, 7 anos de skate, Suzano SP / @_henriquevaldao

Se apresente aos leitores? Me chamo Henrique Valadao,tenho 15 anos,sou local de Suzano-SP,ando de skate desde os 8 anos

graças a união dos skatistas locais que não medem esforços pra fazer o skate crescer não só na nossa cidade mas no Brasil.

Como se interessou pelo skt? Quando eu era pequeno meu avô me levava todo sábado de manhã no parque da cidade, i la sempre via os moleques andando de skate , me divertia só olhando eles andarem, até que um dia um dos skatistas que dava aulinha gratuitas me chamou pra tentar andar, percebi que eu levava jeito, até que um dia pedi um skate de aniversário pros meus pais e comecei a fazer as aulas.

Suzano tem uma das maiores pistas de skate do Brasil, aqui acontece campeonatos nacionais importantes como o jam Suzano onde a premiação vale um vaga para o tampa AM, aonde Giovanni Vianna foi o campeão da etapa de 2018 e hoje é um dos maiores nomes do skate atual. Tudo isso graças a Davison Fortunato que é o mentor de tudo, ele juntamente com seu irmão o skatista Gabriel Fortunato que também é referecia pra nós skatistas da nova geração, abriram as portas do skate na cidade e mostraram que podemos fazer acontecer se trabalharmos com persistência, foco e fé.

Sua família te apoiou? Hoje totalmente , porém no começo eles tinham muito medo de eu me machucar, oque é normal já que todos os pais querem seus filhos inteiros, kakakak Quais são seus patrocínios? Halls Brasil, Cilp200, Freedom Fog Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Apesar de 2020 ter sido um ano muito complicado pra muitos, consegui estabelecer boas conexões e com certeza 2021 promete muita coisa boa Como anda o movimento do skate Amador em sua cidade ? Suzano tem se tornado referência na cena do skate,

Fotografo: Grael Instagram: @graelskt Manobra: Nollie heel flip bs nose slide

10 - Deccs Magazine

Esta filmando para alguma vídeo parte? Qual? Esse é o Projeto pra 2021, que começa agora em março. Vem muita coisa boa por aí Qual foi sua ultima Trip ? Passei 3 meses nos Estados Unidos com meus amigos, viajamos no final de outubro de 2019, participei do tampa AM pela primeira vez e depois fomos de carro até LA, passamos por várias cidades, acampamos no grand canyon com temperaturas abaixo de 0, andei nos picos mais conhecidos da califa, trombei vários skatista como

boo johnson, stevie williams, trent mcclung, diego najera entre outros. O mentor de tudo isso é Túlio Oliveira que aliás foi quem me levou pela primeira vez pra gringa com 12 anos e por quem eu tenho uma gratidão imensa Dificuldades das ruas em manobrar ? Dificuldade sempre vai ter , porém é só respirar fundo, crer que vc vai acertar e se jogar. Como está os preparos para 2021? 2021 já começou acelerado, em março já começamos a gravar minha vídeo parte e ainda tenho o projeto de voltar pra califa. Para finalizar, como esta sendo se adaptar a toda essa situação do Covid-19 ? Mesmo com a pandemia tentei aproveitar o máximo possível andando de skate e fazendo o corre, claro tomando todos os cuidados necessários. Agradecimentos? Em primeiro lugar a Deus e a minha família que são a base de tudo, aos patrocinadores que acreditam no meu skate e a todos os meus amigos que sempre me apoiam. Uma frase? Nunca foi sorte, sempre foi Deus


Fotografo: Grael Instagram: @graelskt Manobra: Nollie heel flip bs nose slide

Deccs Magazine - 11


N CAPA // SKATER PRO

NA EDIÇÃO DECIMAL DESSE MÊS NA DECCS MAGAZINE ESTAMOS TRAZENDO UM POUCO DA VIVÊNCIA DO SKATISTA QUE TEM 46 ANOS E 41 DE SKATE DA E 31 ANOS COMO PROFISSIONAL, DA CIDADE DE SÃO PAULO , COM MUITO SKATE NA VEIA E BASTANTE TÉCNICO EM SUAS "MANOBRAS" REPRESENTANDO O SKATEBOARD BRASILEIRO... CONHEÇA UM POUCO DA VIVENCIA DO SANDRO SOBRAL ... "SKATE PRO"

ENTREVISTA POR DECCS MAGAZINE

FOTOGRAFO: LARI INSTA - @LARIPINNA

12 - Deccs 10 Magazine - Deccs Magazine

Insta: @sandrosobral


Salve! Sandro é incrível ter você aqui na revista, conte para os Leitores quem é Sandro Sobral? Skatista desde 1980 q deixou de ser jogador de futebol profissional em troca da evolução da espécie é já estamos aí a 41 anos andando de skate sendo 31 anos como profissional fazendo acontecer. Sandro como é ter essa facilidade de executar as manobras que só você consegue mandar ? Ao longo dos anos, das décadas e de geração pra geração o skate muda e com a mudança vem a evolução e com isso a grande revolução dentro de vc afim de buscar sua identidade em cima do skate e como sou oriundo dos NTS eu criei minha própria maneira de andar e estou nessa revolução onde não vejo as manobras dos outros pra tirar as minhas e sim criar manobras e ver a arquitetura de maneira diferente e com isso consigo exteriorizar aquilo q penso. Você acompanha outros skatistas que se inspiraram em você ? Todos os dias pois somos uma grande familiaaaaaaa e em uma família um ajuda o outro. Conte sobre seus treinos e preparos físicos ? Como fui jogador de futebol, treino muito até hj pra me manter firme e forte pra continuar na batalha diária em busca da evolução Correr, pular corda, boxe, abdominais, treinamento funcional ou apenas caminhar pra quem ainda não começou, COMECE JAH Q LÁ NA FRENTE SEU CORPO AGRADECE pois estou com 46 anos é melhor do q nunca OBRIGÁH. Como foi se adaptar e ainda conseguir evoluir nessa situação global que estamos vivendo hoje do Covid-19? O skatista anda com seus parceiros sempre (videomaker, fotógrafo q geralmente são seus amigos de sessão) daí nunca aglomeramos Andamos a pandemia inteira com a mesma galera e continuamos devidamente paramentados nos roles nos deslocando de máscara e usando sempre álcool gel daí... Estamos desenvolvendo um projeto pelo centro de São Paulo com Jorge Simas, Lari Pinna, Thiago Costato, Alexandre Zikkzira e Marcelo formiga q logo menos soltaremos. As ruas estão bem mais vazias por conta da pandemia daí ficou mais fácil desenvolvermos esse documentário em plena pandemia. Deccs Magazine - 13 - 11 Deccs Magazine


CAPA // SKATER PRO

Fotografo: Lari Pinna Instagram: @laripinna Manobra: Feeble grind 14 - Deccs Magazine


Fotografo: Lari Pinna Instagram: @laripinna Manobra: Nollie tail slide nose manual

Você ainda tem um grande sonho que gostaria de realizar no skate? * Sim, ter uma videoparte mundial devidamente filmado e fotografada. Sandro conta pra nos sobre seus projetos ? Estamos gravando esse documentário com o Simas q deve ir pra alguma mídia dahoraaaaaaaaaa como Off ou Netflix. Estou filmando um documentário sobre a minha vida no Corinthians (desde o futebol até hj q sou o embaixador do skateboard lá) com o Jorge Simas tbm. Estamos fazendo um dueto formiga x Sobral q o Thiago Costato está filmando. Tudo devidamente fotografado pela

minha fotógrafa Lari Pinna o q vem rendendo várias matérias e entrevistas graças a Deus. Sandro teremos uma nova video parte ? Ooooooo mais é craruuuuuu. Conta um pouco sobre seus patrocínios e apoios que fortalece seu skate no dia a dia? Só tenho a agradecer por todas as parcerias de muitos anos e por fortalecerem a cena do verdadeiro skateboard sempreeeeeeeeee Tem coisas novas no ar... Fechei no final do ano passado duas parcerias q vem forte por aí... @gloovspzl @gloov_indaiatuba @ jc10custom @mobyoubr q são aquelas

motinhos elétricas q vcs me veem passar pra lá e pra cá e fazer vários test-drive por aí no meu Instagram onde a ideia é termos uma mobilidade elétrica q não polui, não faz barulho, não usa combustível o q não agride o meio ambiente além de não precisar ter habilitação assim como o skateboard. Fechei tbm com a @skate.4l q está fazendo as alças pra levarmos o skate de moto, bike, metrô, avião, busão, etc... as shouder bags assinadas pelo pai e tbm bonés q estão chegando pra ficar com uma nova proposta de ótimos materiais no estilo pro nosso mundo do skateboard e mobilidade. Corinthians que é o primeiro time de futebol do mundo a montar uma equipe de Deccs Magazine - 15


CAPA // SKATER PRO

Fotografo: Lari Pinna Instagram: @laripinna Manobra: Manual at all

skate com pista e todo suporte profissional pra equipe de skate onde sou skatista, team manager e embaixador do skateboard @ moskawheels já a uns 30 anos onde estou no meu segundo promodel @monkskate onde tenho meus promodel no estilo @1968skateboards rolamentos q correm mesmo @orangehousebrasil onde pego minhas cedas e tudo mais q precisar pro splifffffff @johnskateboards011 com as lixas do jeito. Sou o mais novo representante do braza da expressão “OHHHHH LUGAR” onde só os entendedores entenderão @ malacobcn. Oque tem por vim para o ano de 2021? Uma videoparte mundial se Deus quiser. Conte sobre alguma Trip que marcou sua caminhada no skate ? Europa onde eu e o @vinicencias ficamos presos por 6 dias em Madrid por termos ido juntos e como o Vinicius era piveeeeete, os caras foram muito cuzao e não deixaram ele entrar... daí como estávamos só ele e eu, azedooooooooou pra nois né LAPO kkkkkkkkkk mais foi dahoraaaaaaaaaa memooooooo assim... 16 - Deccs Magazine

Como esta sua caminhada no cenário Profissional? Cada dia melhor assim como um bom vinho. Conta um pouco sobre sua correria nas ruas ? Na rua é onde o filho chora e a mãe não vê, meu skate sempre foi evolutivo e evoluir nas ruas é pra poucos, sobreviver nela então é pra um grupo muito seleto onde sou parte integrante de tudo isso... Na rua é assim: postura e visão além do alcance pra nunca ser alcançado Na rua o rolê é diário cada lugar um lugar, na rua não se tira férias na rua vc é reconhecido de verdade e é na rua q o skatista tem q estar. Quando poderemos ver sua magia no skate sendo representado o Brasil nas Olimpíadas? Dei umas ideias evolutivas pra todos os q são de direito em se tratando de vídeos e evolução de campeonatos daí vamos veeeeeeee se terão a visão além

do alcance lá pra evoluirmos juntos e com isso chegarmos a um denominador comum e mundial mais o q eu prego mesmo é vc andar de skate pra sempre e não só na época das olimpíadas e depois ficar perdido quando não tem campeonatos pois a maior competição de um skatista é ele tentando superar a si mesmo e não o amigo de sessão... Daí quando chegar nisso estarei lá representando o BRASIL SEMPREEEEEEEEEE. Até onde o skate já levou você? Nesse mundo no mundo inteiro. Oque o skate proporcionou para sua vida? Tudo, casa, carros, família, filhos,dinheiro, exposição e o principal: MUITOS AMIGOS. Mensagem/Agradecimentos? Só tenho a agradecer a todos q de maneira direta ou indireta me fizeram chegar até aqui... 46 anos de idade e andando de skate em alto nível


Fotografo: Lari Pinna Instagram: @laripinna Manobra: Nose slide fakie manual Deccs Magazine - 17


HALF CAB NOSE SLIDE MANUAL

18 - Deccs Magazine


Fotografo: Lari Pinna Instagram: @laripinna

Deccs Magazine - 19


CABALERIAL GRIND REVERSE

20 - Deccs Magazine


Fotografo: Lari Pinna Instagram: @laripinna

Deccs Magazine - 21


FLOW/GIRL // SKATE FEMININO

FLOW/GIRL

BARBARA BRIXEL 23 Anos,3 anos de skate, Curitiba/Paraná / @_brixel

Se apresente aos leitores? Salve família Skateboard, me chamo Brabara Brixel Barão mais conhecida como Brixel, tenho 23 anos e 3 de skate, moro em Curitiba/Paraná Quando você começou a andar de skate? Como foi esse começo? Comecei em setembro de 2017 na minha segunda casa, a pista do gaúcho (Praça do Redentor), conheci a Praça através de um amigo. No começo andava com o skate emprestado dos amigos que fiz nessa minha nova fase e que ainda permanecem comigo nessa evolução. Até montar meu primeiro skate com várias peças de outras pessoas, meu skate virou o famoso "Frankenstein". Meu começo foi difícil, pois nesse mesmo ano em Dezembro quebrei meu pulso e precisei passar por uma cirurgia ficando 4 meses me recuperando. Mas isso só foi a reafirmação que eu amo o skatebord e que nada pode me parar! Qual foi o maior incentivo? Impossível falar de apenas um, é a liberdade, amigos, vivências, viagens, amor. Qual manobra que se destaque em sua sessões? Fakie Big Spin Que tipo de som você curte ouvir para andar? Música é vida mas prefiro mesmo é o som da manobra estralando. Você tem patrocínios ou apoios? Por enquanto não. Qual o seu maior sonho? Virar Pro no skate e conquistar minha independência vivendo do skate. O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? Aproveito cada momento com a minha família, amigos e muito skate! Nos meus treinos gosto sempre de me alongar, correr e fazer um pedal, sem exageros, gosto de levar uma vida leve e saudável. Meus planos futuros é viajar para fora do Brasil. Maior dificuldade em ser skatista na sua area? Com certeza a aceitação, o respeito, a igualdade, a falta de oportunidades. Fale um pouco sobre seu foco para 2021: * Meu foco é continuar correndo pelo certo, pelos meus objetivos, sonhos e meu ideal de vida, a cada dia procurando ser uma pessoa melhor! Mensagem/Agradecimento? Primeiramente, gostaria de agradecer de coração ao Andre Paiva pela oportunidade de ter meu espaço na revista, e acreditar no skate feminino. E agradecer ao skateboard por resgatar minha verdadeira essência! Uma frase? OU VOCÊ INTIMIDA O MUNDO OU O MUNDO INTIMIDA VOCÊ! 22 - Deccs Magazine

Fotografo: Arthur Gomes Instagram: @arthurgomes.fotografias Manobra: Fakie Big Spin


SKATE FEMININO // FLOW/GIRL

LULU

FLOW/GIRL

MARKES 30 Anos, 15 anos de skate, Goiânia/GO / @lulu_markes

Se apresente aos leitores? Lulu Marques Quando você começou a andar de skate? Como foi esse começo? Um tempinho bom, mais ou menos uns 15 anos atrás. Meu início foi bastante complicado, me lembro até de greve de fome pra que meus pais pudessem aceitar de fato que queria andar, lembro que propus desenvolver as atividades de casa e receber uns trocados pra juntar uma grana e comprar o meu skate. Lembro de ouvir tantos comentários péssimos na rua por ser mina e andar de skate. Nada muito fácil, mais cá estou ainda vivendo essa relação de muito amor e canela inchada. Qual foi o maior incentivo? No início era muito fã em ver os vídeos da Vanessa Torres ficava muito na pilha e me dava um gás e claro as famosas 411, e logo comecei a ser muito fã de ver os esforços e ouvir os sonhos dos meus amigos isso me incentivava de uma forma a sonhar junto. Não tem incentivo melhor do que ver o esforço dos seus e suas conquistas. Isso me motiva e incentiva até hoje está nesse meio. Andar de skate é surreal, energia mágica. Qual manobra que se destaque em sua sessões? Fs rockslide saindo de shove-it Que tipo de som você curte ouvir para andar? Sou bem aleatória, mais tenho minhas paixões, como Flora Mattos, Black Alien, Gasper e Criolo . Você tem patrocínios ou apoios? Não Qual o seu maior sonho? Viajar por vários lugares que ainda não conheci tanto nacional quanto internacional. Ver a valorização real do skate feminino. Ver os meus bem. E conquistas pessoais como descola um AP. Tentei mencionar um, mais quando se fala de sonhos são tantos. O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? Devido à pandemia alguns projetos foram arquivados até tudo voltar a sua normalidade. Mais tenho trampado muito e dado rolê com as amigas, pelo qual queremos gravar e ver cada vez mais o skate feminino crescer. Os planos futuros é evoluir, viajar, está entre amigos e família. Ver minha crew atrevidas voar (Atrevidas Crew). Maior dificuldade em ser skatista na sua area? Quando se fala em skate feminino não dá pra focar só na minha área mais por todos os cantos, nos veem a mente tanta coisa, claro que estamos sempre buscando melhoria, hoje são tantos coletivos femininos lutando pela mudança mostrando o quanto somos sim referências no skate, e isso é mágico. (Muito orgulho disso). Mais ainda vejo muita falta de valorização, respeito, desigualdade, machismo, o caminho é longo mais estamos na busca constante pra mudança. Fale um pouco sobre seu foco para 2021? Organizar meu tempo, andar mais, planejar minhas férias pra um pico da hora. Adotar mais um dog (tenho 4 rs). Viver mais minha família e amigos. E passar num concurso público do IBGE. Mensagem/Agradecimento? Agradeço os meus que sempre estão comigo, família ( pra história não finalizar triste, hoje eles até frequentam os campeonatos que participo, provei que o skate é um grande amor e jamais seria um empecilho pra outras conquistas, e sim, um gás a mais), amigos (Kamilla em especial que sempre está comigo no rolê, nas tretas rs), as pessoas que somei por onde passei e as que amamos mesmo estando longe (Divas skateiras/ Fania). E vocês que está dando abertura pro cenário feminino. Só gratidão. Uma frase? Valorize os seus.

Colaboração: @divaskateras

Fotografo: Wesley Gonzaga Instagram: @wesleygonzagaoficial Manobra: BS noseslide Deccs Magazine - 23


24 - Deccs Magazine


CHECK ESPAÇO

Skatista: LUIS MYLLA Instagram: @luismylla Fotografo: Rodolfo Carvalho Instagram: @rodolfocarvlho Manobra: Switch bs smith

Deccs Magazine - 25


GUILHERME TRAKINAS

ROCK-SLIDE NOBRA: BS BIG-SPIN INSTA : @G_TRAK - MA 26 - Deccs Magazine


Fotografo: Thyago Oliveira Instagram: @thg.oliveira

Deccs Magazine - 27


SKATER: GABRIEL OURIQUES - INSTA : @ _INST4REUBI_JAHJAH - 360 FLIP

28 - Deccs Magazine


Fotografo: Thyago Oliveira Instagram: @thg.oliveira

Deccs Magazine - 29


CHECK Fotografo: Gileade de carvalho Insta: @gsemptem

SKATER: RENAN VETTORAZO - INSTA : @R.VTTZO - MANOBRA: FLIP 30 - Deccs Magazine


CHECK

Fotografo: Felipe montanha Instagram: @montanha_pictures

SKATER: LUIS MOLINA - INSTA : @NETO_ILHABELA - MANOBRA: SWIPPER VÁRIAL 360° MOON Deccs Magazine - 31


MATÉRIA // REVITALIZAÇÃO

REVITALIZAÇÃO SIM DESTRUIÇÃO NUNCA!

E E

xternar nosso profundo estado de indignação pela falta de respeito, e incentivo com Skate Estanciano não será uma tarefa tão árdua, pois corre nas veias dos skatistas a vontade de superar cada obstáculo. Foi com muita dor, tristeza e revolta que recebemos a notícia que querem destruir o Ralf da Barão! Primeiro, partimos para o diálogo entre nós skatistas no intuito de traçar uma estratégia para definir os passos a serem dados. Por meio de uma perspectiva orbital, o bico da caneta deslizou suavemente com controle, equilíbrio e por vezes agressividade até chegar em um consenso. Porque o nosso santuário merece uma defesa à altura da tua REPRESENTATIVIDADE! E em meio a todo esse sentimento de revolta, dor e tristeza poder transcender nas linhas em branco como quem prepara um alimento que irá suprir as necessidades vitais. Assim, diante de um espaço considerado reduto da cultura alternativa estanciana, o Ralf da Barão é mais que um prato cheio, é um caldeirão de momentos inesquecíveis! Não sendo simplesmente palco apenas dos skatistas estancianos, e com 30 anos de existência, isso mesmo! São três décadas de muita adrenalina em suas transições, trazendo em si toda uma história de vida própria, rampa esta que também sempre foi utilizada para manifestações artísticas, à exemplo do grafite que sempre esteve presente em suas paredes, frases de protesto, as caixas de som tocando Rock, Rap, Reggae, etc. Um ponto que vale ressaltar é a localização do Ralf da Barão, situado na praça central da Cidade Jardim, este equipamento urbano de uso individual e coletivo compõem um conjunto arquitetônico composto por prédios públicos e privados de valor histórico e

32 - Deccs Magazine

cultural inestimável! Citando aqui como exemplos, o Paço municipal que funciona como sede da P.M.E, o Coreto dos poetas e da Lira Carlos Gomes, e a catedral Diocesana cuja padroeira é Nossa Senhora de Guadalupe, entre outros. Portanto, a proposta de destruição do Ralf da Barão possui caráter discriminatório ao mesmo tempo que presume um ato de irresponsabilidade por parte do poder público Estanciano, demostrando total falta de reconhecimento histórico, artístico, esportivo e cultural. É importante destacar também que em pleno XXI obras e intervenções em espaços urbanos de caráter público devem ser submetidas em audiências públicas para saber da opinião e posição da sociedade. O Estatuto da Cidade de 2001 estabelece que a função social, deve ser pautada de discussão social, além de termos de obrigatoriedade de audiências públicas a exemplo dos Planos Diretores. Outro exemplo marcante são as obras financiadas pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento que obriga consultas a sociedade por meio de audiências públicas, quando do projeto de obras públicas a exemplo de parques, orlas e praças. Nesta perspectiva é fundamental que intervenções de novos projetos ou reformas de praças sejam pautadas a opinião pública para tomada de decisão. Finalizando assim, dizendo que nós da Humildade Skateboard, e do NPDURS (Núcleo Permanente de Desenvolvimento Urbano Regional e Sustentável), viemos por meio deste manifestar publicamente nossa indignação, e expor para os skatistas e toda sociedade estanciana em geral que temos uma PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO. Proposta esta que tem motivação artística – cultural, trazendo na sua composição traços

com sentido, forma e movimento. Trazendo aqui também duas referências locais: assim como o Barco de Fogo que flutua no ar deslizando em um arame, nosso símbolo maior da nossa tradição junina que foi criado em nossa cidade pelo filho do Porto D’Areia, o saudoso mestre barqueiro Chico “Surdo”. Nós skatistas deslizamos em bordas, trilhos e corrimãos, e também flutuamos no ar em gaps, escadarias e transições. E para reforçar nossa versatilidade, apresentolhes a saudosa Judite Melo que soube usar da sua simplicidade e humildade para nos proporcionar ótimas sensações através da tua plasticidade ao moldar Artes Sacras com a mais pura argila. Para finalizar, deixamos novamente a ideia central que motivou o desenrolar deste MANIFESTO para que por meio dele possamos colher assinaturas de entidades, ongs, personalidades artísticas, skatistas, ativistas, youtubers, sociedade civil, associações, federações, e demais interessados(as) que venham somar e apoiar esta iniciativa. Entra lá no Perfil do Insta @lucas_ machask8 e assinem a Petição Pública! Vamos juntos lutar por espaços mais adequados para prática do Skateboard! SKATE NÃO É CRIME! REVITALIZAÇÃO SIM, DESTRUIÇÃO NUNCA! Elaboração de texto: Lucas R. V. Nascimento, Macha - Ativista do Skate, Poeta, Artesão, Escritor, Ex. Aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT, Membro fundador do NPDURS. Colaborador: Ricardo Mascarello - Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Ex. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT – Universidade Tiradentes. Estância, Janeiro de 2021

H


ESCOLA DE SKATE / MATÉRIA

ONG. CRISTO NA BASE

H H

istoria do Projeto - Skate e fé! Há quem diga que não dá para ser skatista e ser cristão ao mesmo tempo. Desde o início do projeto em 2015 temos vivenciado o contrário. Sou Renan Cardoso e líder do projeto além de skater a 23 anos e ao longo da minha caminhada como skatista pude ter um encontro de fé em Cristo, durante este processo de estudo da Bíblia (sou formado em teologia pelo seminário ADAI COLLEGE), percebi que o senso de comunidade da igreja é totalmente similar ao da comunidade do skate, assim também como os discípulos chamados por Jesus eram considerados marginalizados assim também somos nós skatistas. Todos irão concordar que se tem uma galera que tem fé é a galera do skate. Para cada gap, cada trick, corrimão que descemos é muita fé colocada em ação. É sobre isso que nós compartilhamos com a comunidade local e em especial os mais jovens, podemos e devemos vivenciar nosso rolê de skate, mas podemos e devemos fazer isso com um propósito maior. Através do skate e da base que é Cristo, da educação e do serviço, levamos amor a comunidade local e investimos nosso tempo para transformar toda uma geração. Por isso creio que quem não acredita que podemos unir skate e fé, não aprendeu nada sobre skate ou nada sobre Jesus. Deccs Magazine - 33


LEANDRO PACHECO

: OLLIE CHECOSKT - MANOBRA INSTA : @LEANDRO_PA

34 - Deccs Magazine


Fotografo: Diogo Andrade Instagram: @diogoandradefotografo Deccs Magazine - 35



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.