Évora Local n.º 126

Page 5

Deliberações da Câmara Municipal de Évora Em reunião pública de 28 de Novembro Câmara de Évora manifesta preocupação e solidariedade com despedimentos da Kemet A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade um voto de solidariedade aos trabalhadores da fábrica Kemet Electronics, em que expressa também preocupação pelo agravamento do desemprego no Município. O Presidente da Câmara Municipal, José Ernesto d’ Oliveira, já recebeu a Comissão Sindical e reuniu com a Administração da empresa, tendo dado conhecimento do assunto à Câmara, que se solidarizou com os trabalhadores alvo de despedimento e suas famílias, tendo ainda garantido a sua total disponibilidade para acompanhar todas as diligências que os mesmos se propõem realizar junto da Administração Central. Não obstante o despedimento coletivo de 154 trabalhadores (dos 300 que tinha), a Administração garantiu que a fábrica não vai encerrar, estando em preparação a reestruturação da estrutura produtiva, passando a produzir condensadores eletrolíticos (com melhores perspetivas futuras no mercado), em vez dos atuais condensadores de tântalo. O Presidente da Câmara Municipal deu conta também da reunião que foi solicitada pelo Movimento Empresarial da Restauração de Évora que entregou um manifesto de esclarecimento e de grande preocupação pela situação presente e futura da restauração em Évora, dadas as ameaças que pairam sobre este sector de importância determinante para a economia e valorização da nossa cidade. Toda a Câmara se solidarizou com esta dramática situação que ameaça a extinção de mais de metade dos estabelecimentos do setor a nível nacional e a destruição de pelo menos 100 mil postos de trabalho, considerando a

autarquia, que, na medida das suas possibilidades, prestará o seu apoio a estes profissionais, nomeadamente no acompanhar de todas as diligencias junto de quem tem poder de facto e na busca de soluções que possam minorar os efeitos do agravamento do IVA e de toda a situação social que se está a verificar. Um exemplo disso é a criação de parcerias para dinamizar atividades de animação em conjunto com outras entidades, entre elas a Entidade Regional de Turismo, sugestão apontada pelo Vereador António Dieb e que mereceu a concordância de todos. O facto de Évora ter uma restauração de grande qualidade, que tem um papel significativo na crescente atração turística, representa mais uma forte razão para salvaguarda deste sector, numa cidade Património da Humanidade que recebe cerca de 600 mil visitantes por ano, considerou ainda o Presidente do Município. Nesta reunião, a Câmara tomou também conhecimento do Relatório Final e Orçamento do projeto “Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2012”, cujo balanço é positivo, e aprovou, entre um conjunto de propostas para deliberação, vários processos de obras relacionados com a empresa Hagen Imobiliária, que vão permitir viabilizar a conclusão do novo empreendimento no Bairro das Pites e disponibilizar à população algumas dezenas de habitações a custos controlados.

évoralocal / pág. 05


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.