

























Dia de começar a alimentar o espírito natalício
Neste feriado, depois de montar a árvore de Natal, porque não, começar com um filme de Natal em família? Ficam aqui algumas sugestões bem tradicionais: Sozinho em Casa 1,2 e 3, Um Conto de Natal, Polar Express, Grinch, O Anti Pai Natal, Crónicas de Nárnia, O Amor Acontece, Milagre em Manhattan, O Calendário de Natal, entre outros.
Divirtam se!
Jantar à luz das velas é uma excelente forma de criar um momento em família diferente e divertido. Poderá também ser um ótimo momento para falar com as crianças sobre o Natal deste ano e as mudanças que poderão ocorrer face às celebrações de anos anteriores. As mudanças previamente conversadas, terão um impacto diferenciado nas vivências das crianças.
Aproveitem este momento!
Dia de escolher roupas e brinquedos para doar
Envolver as crianças na ação de doar, é uma ótima maneira de promover a solidariedade. Sensibilizem para a importância de ajudar quem não tem tudo e vive momentos difíceis. Escolham uma instituição que aceite doações nesta fase pandémica e, se vos fizer sentido, deixem as crianças participar no momento da entrega. Será um momento intenso e de aprendizagem, certamente. Obrigada!
Fica aqui uma receita bem simples e divertida de bolachas de manteiga para fazer em família e ao som de músicas de Natal.
Ingredientes 250 g de manteiga derretida 200 g de açúcar 1 colher de essência de baunilha 550 g de farinha 1 ovo
Divirtam se!
Misture o açúcar com a manteiga e a essência de baunilha e aos poucos junte a farinha – junte o ovo no fim.
Quando a massa estiver homogénea, coloque a refrigerar durante meia hora.
Estenda a massa com um rolo e com formas cortantes de Natal, forme as bolachas. Leve as bolachas ao forno por 10/15 minutos a 150ºC.
Escolher a sobremesa, o prato principal ou até mesmo ter a opção de escolha para decidir se come ou não a sopa, torna-se um privilégio que, enquadrado nesta atividade do calendário de advento, contribui para a magia do Natal. É dar espaço à criatividade e gosto de pequenos e graúdos neste dia. Aproveitem!
Dia de fazer postais de Natal para os/as vizinhos/as
Desenhos, escrita, pintura, colagens, origamis… tudo é permitido no dia surpreender quem nos rodeia. Deixar à porta ou colocar na caixa do correio, em família decidam qual será a melhor opção.
Divirtam se!
A gratidão é fundamental nas nossas vidas, principalmente para tirar o foco das ausências e valorizarmos as presenças, o que temos. Falem sobre o que se sentem gratos e criem um frasco no qual vão colocar diariamente os motivos que têm para se sentirem gratos. Sempre que se sentirem desanimados, poderão consultar o que colocaram no frasco e relembrar as razões que têm para se alegrarem.
Dia de fazer postais de Natal para os/as avós e familiares
Desenhos, escrita, pintura, colagens, origamis… tudo é permitido para caprichar no carinho à nossa família. Deixar à porta, colocar na caixa do correio, enviar por correio ou esperar pela noite de Natal, em família decidam qual a melhor opção. Divirtam-se!
Dia de ler uma história, uma lenda ou um conto de Natal
Existem várias opções alusivas a esta época festiva. Em formato físico ou online, vale a pena explorar.
Ficam aqui algumas sugestões: Consultem alguns livros aqui.
Poderão encontrar contos aqui.
Divirtam-se!
Dia de construir um jogo de memória dos sentimentos natalícios
Criem um jogo de memória simples com emoções e sentimentos que associem ao Natal. Cada um ilustra o(s) seu(s) par(es) igual(is) e no final falem dessas emoções e divirtam se a jogar memória em família
Dia de visitar as luzes de Natal da nossa cidade
Ao final do dia, antes do jantar, façam um passeio em família até ao ponto mais atrativo de iluminação de Natal da cidade onde vivem. Um belo momento para lembrar a magia do Natal e fazer uns registos fotográficos em família para mais tarde relembrar. Aproveitem!
Dia de relaxamento em família ao deitar
Na hora de deitar, criem um espaço para colocar em prática um momento de relaxamento e concentração em si próprio e no seu corpo. Ouçam aqui as viagens para vos acompanhar neste momento. Escolham uma e deixem-se levar. Muita serenidade!
Deem asas à vossa imaginação e com os materiais que houver em casa (recicláveis, reutilizáveis ou não) e façam um presépio (ver aqui), um fantoche (ver aqui), enfeites de natal para a árvore ou para a casa (ver aqui), origamis (ver aqui), ou outro trabalho manual que vos apeteça.
E, se vos fizer sentido, porque não pensar em oferecer o resultado final?
Dia de ligar a alguém com quem não falamos há muito tempo
Pensem em alguém de quem gostam muito mas que a vida atribulada do dia a dia fez com que já não falem há algum tempo. Liguem ou façam uma videochamada com essa pessoa e relembrem lhe o quão importante é na vossa vida. Vai ser ótimo para todo/as.
Bons reencontros!
Dia de fazer pizza (ou outro prato ao vosso gosto)
Juntem os ingredientes favoritos de cada membro da família e deixem a imaginação fluir. Fica aqui uma receita bem simples da massa para fazer em família.
Ingredientes 250g de farinha de trigo fina 125 ml de água morna
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal grosso
1 fio de azeite Divirtam se!
Numa taça misture a farinha e o fermento Faça uma cova a meio e coloque lá a água morna e dissolva o sal com a ajuda de um garfo. Junte o azeite. Misture tudo até a massa descolar da taça e polvilhe a bancada com farinha. Amasse bem com as mãos e vá polvilhando com farinha até que fique macia, elástica e fofa. Faça uma bola e estique a massa no formato que desejar
Escolham o que desejam semear. Juntem todo o material e deixem nas semanas seguintes a magia da natureza acontecer. Terão o vosso momento em família materializado de forma bonita e natural.
O que semear em dezembro: Legumes e hortaliças: agrião, cebolas, espinafres, ervilhas, favas, rabanetes e rúcula Flores: capuchinhas, ervilhas de cheiro e goivos Ervas aromáticas: salsa, coentros, cebolinho
Cultivem com amor!
Fonte: Cultivos da CaseiroNunca é demais promover a bondade e a gentileza juntos dos mais novos. Assim, hoje especialmente, é dia de motivar as crianças da casa a praticar boas ações durante o dia. Ao jantar, todos elementos da família irão partilhar as suas boas ações e conversar sobre como se sentiram ao praticá-las.
Aproveitem muito!
Dia de fazer uma lista de desejos para 2023
Conversar sobre o que fizemos ou não fizemos, sobre o que atingimos ou não atingimos, sobre o que ganhamos ou perdemos, sobre surpresas, alegrias e desilusões, é uma oportunidade para olhar para o futuro e imaginar. Um ótimo momento de partilha e conhecimento entre todos/as. Apontem os vossos desejos e guardem junto à árvore até ao próximo Natal. Nessa altura, voltem a ler os vossos desejos e conversem em família sobre eles.
Boas reflexões!
Surpreender os colegas da escola (infantário/colégio/ATL) e/ou do trabalho pode ser uma bela forma de começar a semana. Decidam em família o que levar e partilhem ao jantar as reações que tiveram dos vossos coelgas. Será certamente um excelente dia de partilha e generosidade. Aproveitem!
Decidam em família o jogo ou os jogos que vão escolher e passem uma tarde divertida. Acompanhem com pipocas, sumo, fruta, música de Natal e muitas gargalhadas.
Divirtam se!
Visite este link e imprima uma ou várias mandalas para cada elemento da família. A atividade de colorir uma mandala pode ter efeitos benéficos quando pensamos em desenvolvimento infantil. Ao pintar mandalas desenvolve competências como o planeamento, a motricidade fina, a atenção e a concentração e muito afeto em mais um momento em família.
Boas pinturas!
Escrita pelas crianças ou pelos adultos, em modo prosa ou poema, com personagens reais ou não, não há limites para a imaginação. Mantenham a tradição e em 10 anos terão memórias imensas de deixar sorrisos e nostalgia. Muita inspiração!
Em família decidam um doce que todos/as irão gostar. Entre rabanadas, aletria, leite creme, sonhos, tronco de Natal, filhoses, arroz doce, pudim, bolo rei e pão de ló, certamente reunirão consenso e será possível um momento divertido e doce, em família na cozinha.
Bom apetite!
E não é disso que se trata o Natal?
Consigam um momento em que cada elemento da família enumera aos restantes elementos 5 características que mais gosta na outra pessoa. Falem sobre como se sentiram ao ouvir a opinião de cada um/a. Terminem com um abraço em família e vivam a consoada e o dia de Natal com muito amor e união.