Rodas Magazine - janeiro 2023

Page 1

magazine Periodicidade: Mensal • distribuição gratuita • Ano VIIINº 91 janeiro 2023 com poster Ferrari PUrOSaNGUe LUÍS MIGUEL REGO, Ca M p E ãO d OS aç ORES d E Ra LIS “ VENCEMOS O MAIOR NÚMERO DE RALIS” Audi RS Q3 Sportback
Propriedade: Rua do Espírito Santo, 77 - r/c Esq. 9500-465 Ponta Delgada NIF: 513 281 070 Email: criativa.azores@gmail.com 962 370 110 Nº Registo: 126652 Depósito Legal: 391620/15 Diretora: Natacha Alexandra Pastor Editor: Carlos Costa Direção Comercial: Eduardo Andrade Sede da Redação/Editor: Rua Espírito Santo, nº 77 R/chão Esqº 9500-465 Ponta Delgada Sócio-gerente com mais de 5% do Capital: Carlos Costa Periodicidade: Mensal Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: Coingra - Companhia Gráfica dos AçoresParque Industrial da Ribeira Grande - Lote 33 9600-499 Ribeira Grande Design Gráfico e Paginação: Melissa Canhoto Fotografia: Carlos Costa Colaboradores: Clube Motard de São Miguel, Filipe Tavares, Pedro Botelho, Pedro Carreiro e Silva, Renato Carvalho. O uso e reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo existente nesta revista é expressamente proibido. Os anúncios existentes nesta revista são da inteira responsabilidade dos anunciantes. ESTATUTO EDITORIAL - A Revista RODAS Magazine é uma revista mensal de informação especializada no setor automóvel que oferece, quer através de textos quer de imagens, a mais ampla cobertura de assuntos, que se correlacionam com o Desporto automóvel, Desporto com e sem motor, de maior relevância que ocorram no mercado açoriano, com especial enfoque no mercado dos Açores. - A Revista RODAS Magazine é independente de qualquer poder político e económico. - A Revista RODAS Magazine pauta a sua ação em total cumprimento das normas éticas e deontológicas do Jornalismo português. - A Revista RODAS Magazine defende o pluralismo de opinião, respeita as crenças, ideologias políticas e religiosas, diferenças sociais e culturais, sem prejuízo de poder assumir as suas próprias posições. - A Revista RODAS Magazine identifica-se, como tal, com os valores da Democracia. - A Revista RODAS Magazine prosseguirá a sua linha de trabalho procurando a imparcialidade. 12 reportagem MoTo GuzzI V100 MANDELLo bREVES 10 entrevista “VENCEMoS o MAIoR NÚMERo DE RALIS” poster FERRARI PuRoSANGuE 04 06 em destaque AuDI RS Q3 SPoRTbACk 16 reportagem MSSPoRTS RALLy TEAM E AzoRES EASy RENT ENTREGAM DoNATIVoS 20

STELLA n TIS LIDEROU mERc ADO AUTO

móvEL

E m PORTU g AL

a stellantis voltou a confirmar a liderança do mercado automóvel português no ano que agora terminou. s egundo os dados da aC ap, o g rupo comercializou 51.088 veículos de p assageiros e Comerciais Ligeiros das suas marcas a barth, a lfa romeo, Citroën, ds a utomobiles, Fiat, Jeep, m aserati, o pel e p eugeot, que representam uma quota de mercado de 28,4%.

S ISTE m A cARcLOUD DISPO nívEL E m PORTU g AL

DPAI/AcAP APRESEnTA ESTUDO SObRE O AfTERmARkET Em PORTUgAL

n o final do mês de janeiro a dpai / aC ap vai apresentar um estudo sobre o presente e o futuro do aftermarket independente em p ortugal. s ob o tema “o aftermarket em p ortugal: o p resente e o Futuro”, o estudo vem analisar o setor do pós-venda independente e identificar os desafios e medidas tendentes a uma maior competitividade das empresas, num mercado em constante transformação. o s resultados do estudo, desenvolvido por uma equipa de investigadores do iseg – e xecutive e ducation, promovido pela aC ap, incidem sobre temas como a caraterização do s ector do aftermarket a utomóvel em p ortugal e do perfil do consumidor; evolução futura da procura dirigida ao pós-venda, em função das inovações tecnológicas no setor automóvel e das alterações nas preferências dos clientes; consequências da evolução futura da procura, nas estratégias futuras do canal independente do aftermarket a utomóvel.

a d rivalia, empresa do g rupo FC a Ban K, especializada em serviços para a mobilidade urbana, lançou o CarCloud, o primeiro serviço de subscrição de veículos disponível em p ortugal. n a prática, o cliente/subscritor pode desfrutar de um automóvel com a flexibilidade típica de uma subscrição, com uma duração máxima de 12 meses e a possibilidade de suspender temporariamente ou cancelar em qualquer momento, sem o pagamento de nenhuma penalização.

4 • rodas - janeiro 2023

Em PR é STI mO AUTO móvEL AUmE n TOU

mais de 1.500 milhões de euros de empréstimos para a compra de automóveis foram contratualizados até setembro de 2022. Oito em cada 10 milhões de euros financiados foram para a compra de viaturas usadas, segundo dados da associação de instituições de Crédito especializado.

breves
DR
RS SportbackQ3 em
Elementos especiais RS num SUV aprimorado
DR Natacha Alexandra Pastor
Audi
destaque

O desempenho do Audi RS Q3 Sportback é visível. A traseira poderosa com o parachoques e spoiler específicos RS. Na dianteira, destaca-se a moldura Singleframe preto brilhante. Já as cavas das rodas alargadas e as jantes liga leve de 21” são excecionais.

O motor TFSI de 2,5 litros com cinco cilindros e a suspensão desportiva RS dominam cada curva. Para aumentar a precisão da sua direção e o conforto de condução, o RS Q3

Sportback tem uma direção progressiva adaptada. Além disso, a opcional suspensão adaptativa com o Audi drive select aumentam a dinâmica de condução e a estabilidade da mesma.

O interior do Audi RS Q3 Sportback impressiona com um visual dinâmico até ao último detalhe - começando pelo volante desportivo em couro, as inserções em alumínio e o relevo específico nos encostos

janeiro 2023 - rodas • 7
em destaque

RS. Paralelamente, aconselha-se a pelo menos inteirar-se das adições do pacote design RS que certamente vai trazer detalhes adicionais e aumentar o visual desportivo.

As informações do seu Audi RS Q3 Sportback estão disponíveis em alta resolução através do Audi virtual Cockpit, com um painel de instrumentos totalmente digital de 10,25”. Com o opcional Audi virtual cockpit plus terá um upgrade para uma resolução Full HD de 12,3”.

Espaço para até cinco pessoas. O banco traseiro pode ser longitudinalmente movido até 150 milímetros e a inclinação alterada até sete posições.

Quanto ao volume da bagageira aumenta de 530 litros para uns surpreendentes e sempre bem-vindos 1.400 litros, quando os bancos são rebatidos.

Pode escolher uma das cinco carismáticas cores: Vermelho Tango; Verde Kyalami; Azul Turbo; Laranja Pulse; Branco Glacier. Tal como é apanágio da AUDI, a cada virar de página, as viaturas sob esta insígnia são dignas de bons desempenhos em várias frentes.

8 • rodas -
janeiro 2023 em destaque
janeiro 2023 - rodas • 9 em destaque outubro 2022 R. José Vasconcelos Franco, nº35 9500-652 PDL [Valados] 296 085 726 / 911 722 282 geral@acorpeliculas.pt EQ/acorpeliculas • Publicidade e Design • Criação de Logótipos • Maquetes • Decoração de Viaturas • Decoração de Espaços Comerciais • Reclamos Luminosos • Cartões de Visita • Película de Arquitetura • Película Automóvel • Paint Protection Film • Car Wrapping SERVIÇOS

CAMPEONATO DOS AÇORES DE RALIS   LUÍS MIGUEL REGO, Ca M p E ãO d OS aç ORES d E Ra LIS

“VENCEMOS O M a IOR NÚMERO d E R a LIS”

O piloto micaelense, Luís Miguel Rego, e o navegador continental, Jorge Henriques, venceram o Campeonato dos a çores de Ralis de 2022. p ara a dupla, que corre com as cores do Team a lém Mar no Skoda Fabia R5 Evo, este foi o terceiro título obtido.

Rodas magazine – Que balanço faz do campeonato de 2022?

Luís m iguel Rego – O balanço é claramente positivo e melhor não podia ser. Nós alcançamos o objectivo principal que era sermos campeões de ralis dos Açores e a conquista do tricampeonato. O nosso trabalho culmina com este grande resultado. Saímos daqui com o sentimento de dever cumprido. Ao analisar o campeonato, conseguimos perceber que fomos os mais fortes. Vencemos o maior número de ralis e a nível de estratégia fomos a equipa mais assertiva ao longo da época.

Qual o momento-chave do campeonato?

O nosso campeonato são sete provas e podemos eliminar uma pontuação. Não houve um momento-chave, mas vários ao longo do ano. Na fase de terra e no primeiro rali, o Azores Rallye, tivemos problemas com os amortecedores e fizemos um rali a pensar unicamente em terminar. Na prova seguinte, o Rali Além Mar Ilha Azul, tivemos a capacidade de dar a volta por cima fazendo um grande rali que culminou com uma vitória, relançando o campeonato. Na fase de asfalto, onde fomos muito competitivos, o primeiro rali disputado na ilha Terceira, o nosso direto adversário desiste numa fase em que nós pressionávamos bastante pelo primeiro lugar fazendo com que assumíssemos a liderança do Campeonato, embora, mesmo

10 • rodas - janeiro 2023

com esta desistência, tudo ainda estivesse em aberto. No entanto um dos momento-chave foi o Rali de Santa Maria onde vencemos pela quinta vez consecutiva e tal deixou-nos com uma margem a nível pontual que nos permitiu olhar para o campeonato de outra forma, dependendo apenas de nós próprios para sermos campeões. Na realidade não tínhamos a obrigação de ter que vencer as provas restantes até ao fim do campeonato. Esta temporada, o Team Além mar apostou em dois carros da categoria R5 e obteve o título de Equipas e os pilotos foram primeiro e terceiro classificados no c ampeonato Absoluto de Ralis dos Açores. Que apreciação faz à prestação da equipa? Este ano, o Team Além Mar decidiu apostar em duas viaturas da categoria R5. Para o Bruno Amaral esta foi a primeira época completa e também a estreia em alguns ralis. É um claro exemplo do compromisso e apoio que o Team Além Mar tem para com o desporto automóvel nos Açores, permitindo neste caso a presença de mais um piloto com um carro de categoria R5, o que só vem contribuir para o espetáculo e aumento da visibilidade do nosso campeonato. Sabemos que os R5 são os mais cobiçados quer pelos pilotos, bem como pelos adeptos e patrocinadores. Todos os anos, o Team Além Mar faz um esforço bastante grande em conseguir manter os seus pilotos na luta pelo

entrevista
Renato Carvalho António Bettencourt

campeonato, com carros competitivos que venham brindar o público e que lhes tragam o devido o retorno publicitário.

Este foi o terceiro título obtido no c ampeonato dos Açores de Ralis. Para quando uma participação a tempo inteiro no c ampeonato de Portugal de Ralis com objectivos de lutar pelo título?

É um sonho que já perseguimos há algum tempo, mas infelizmente não tem sido fácil. O Campeonato Nacional está neste momento num dos níveis mais altos de todos os tempos. Temos equipas, marcas e os melhores pilotos a disputá-lo, isto faz também com que os valores que envolve uma participação passem para níveis estratosféricos e nós não temos essa capacidade financeira. Os nossos patrocinadores têm o objetivo de focar a sua promoção na Região Autónoma dos Açores e por si só torna-se difícil conseguir montar um projeto a esse nível. Nós, por via da revalidação do título de Campeões, temos um apoio do Governo Regional dos Açores com vista à promoção do destino Açores no desporto automóvel, que permite a disputa de algumas provas fora da região. Estamos, de momento, a analisar quais as provas a realizar, sendo certo que o critério de seleção será o nível de retorno mediático que possa trazer à região.

Que apreciação faz ao estado actual do c ampeonato dos Açores de Ralis?

É um facto que o nosso campeonato não está de saúde, e que parece que de certa forma estagnou! Mas também não acho que o problema esteja na

“frente”, pois temos vindo a assistir a uma entrada gradual ao longo dos anos de mais viaturas da categoria R5 a correr. Mas também é certo que nem tudo se faz de quatro ou cinco carros e muito menos campeonatos. Desta forma precisávamos de um troféu com condições aliciantes que servisse de porta de entrada para novos valores e até mesmo para os que cá estão, como oportunidade para reposicionar e dar mais algum sentido e projeção aos seus projetos. O nosso campeonato tem custos logísticos bastante elevados comparado com outros campeonatos em Portugal, aliado ao custo de aquisição dos mais recentes carros de 2 Rodas Motrizes fica difícil para muitas equipas conseguir dar o salto e contribuir para a evolução do nosso parque automóvel que bem precisa. É necessário tomar medidas para tornar o campeonato mais acessível e competitivo. Quais os planos para o ano de 2023?

A nova época já está à porta e vamos estar presentes no campeonato de 2023 novamente com o Team Além Mar com o objectivo de renovar o título de campeão. Estamos na fase da pré-época com a preparação de toda a estrutura e a analisar as possibilidades e novidades que existem a nível de viatura. São várias as hipóteses. Ainda não tomamos uma decisão final sobre qual o carro com que vamos correr em 2023, uma vez que têm surgido algumas opções que nos têm deixado um pouco divididos quanto à decisão a tomar, por isso tudo tem de ser ponderado e garantir que temos o que é necessário para estar novamente na luta pelas vitórias.

janeiro 2023 - rodas

11
entrevista

MOtO GUzzi V100 MaNDeLLO

A V100 Mandello abre um novo capítulo, em todos os níveis. Interpreta o mundo sport-touring com uma visão inovadora e combina o que de melhor têm as roadster e as touring para proporcionar uma condução ligeira, confortável e dinâmica, também graças às tecnologias e soluções aerodinâmicas implementadas.

As duas versões diferem em termos de gráficos e conteúdo, e enquanto a Moto Guzzi V100 Mandello está repleta de equipamento de série, a versão S encontra-se num nível superior no que respeita a equipamento e tecnologia.

Adicionalmente, existe a V100 Mandello Aviazione Navale, uma edição limitada a apenas 1913 unidades para comemorar a parceria entre a Moto Guzzi e a Marinha Italiana.

A V100 Mandello apresenta diversas inovações tecnológicas. É a primeira moto a oferecer aerodinâmica adaptativa e com

reportagem
Carlos Costa Natacha Alexandra Pastor

plataforma de inércia de seis eixos, cornering ABS, suspensão semi-ativa e quick shift, entre outros elementos. É também a primeira Moto Guzzi a estrear o novo motor conhecido como “compact block”, cujas caraterísticas técnicas são altamente sofisticadas.

O novo bicilíndrico destaca-se também de todos os ou -

reportagem

tros motores construídos recentemente em Mandello pelas cabeças dos cilindros, com uma rotação a 90°, uma decisão que incrementa o espaço para as pernas e racionaliza o posicionamento de componentes nos sistemas de injeção.

Por seu turno, a caixa de seis velocidades com tecnologia patenteada, elimina os atrasos desnecessários nas engrenagens de mudanças, permitindo mais suavidade e rapidez. E pela primeira vez na Moto Guzzi, encontra-se presente o quick shift.

A sua atitude touring, por outro lado, é alcançada graças ao elevado conforto do banco, a apenas 815 mm do solo, e a uma ergonomia de

condução relaxada.

Quatro Modos de Condução: Tour, Rain, Road e Sport, cada um deles com gestão para três tipos de mapa de motor, quatro níveis de controlo de tração, dois níveis de travão-motor, a abertura dos defletores laterais e, na V100 Mandelo S, a calibração da suspensão semi-ativa Öhlins Smart EC 2.0.

Alguns dos acessórios Malas laterais; Top box; Apoio traseiro de bagagem; Defletor de vento frontal de grandes dimensões; Banco aquecido comfort/idêntico para passageiro; Punhos aquecidos (de série na V100 Mandello S); Proteções de motor e das cabeças de motor; Descanso central; Luzes auxiliares: em LED...

14 • rodas - janeiro 2023
reportagem
AUTO - CHICO OFICINA DE REPARAÇÕES AUTO 296 715 328 913 740 000 CANADA DAS CALDEIRAS - ARMAZÉM 3 - RIBEIRA GRANDE

Um valor apurado de mil euros foi entregue pelos responsáveis da equipa mSSports Rally Team à Associação Amizade 2000 nordeste. O donativo resulta da parceria estabelecida, este ano, com a empresa de rent-a-car Azores Easy Rent, empresa que destinou um valor fixo por cada aluguer registado na sua empresa, a favor desta associação sem fins lucrativos.

Tem sido pela mão de Marco Soares, piloto de ralis, e membro da MSSports Rally Team, acompanhado do seu co-piloto Fernando Nunes, que nos últimos anos tem sido possível desenvolver algumas atividades que têm gerado algumas verbas e donativos a favor da Associação Amizade 2000 Nordeste, uma associação de apoio aos deficientes e inadaptados de Nordeste, com caráter de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), conforme explica Marco Soares

em nome da equipa de rali. “Nos últimos anos temos conseguido unir vontades e realizar alguns eventos com os nossos amigos da Associação Amizade 2000. Apesar de no ano transacto a nossa equipa não ter conseguido reunir as condições necessárias para participar no Campeonato dos Açores de Ralis, essencialmente pelo investimento que foi necessário fazer na reconstrução do nosso carro, não paramos com o projeto sócio-desportivo e

16 • rodas -
reportagem
janeiro 2023
MSSportS rally teaM e azoreS eaSy rent entregaM donativo à aSSociação aMizade 2000 nordeSte
Carlos Costa Natacha Alexandra Pastor

continuamos a trabalhar com os nossos sponsors para proporcionar estes eventos como o que agora concretizamos no início deste ano de 2023. Assim, e mais uma vez, o Atlântico Bowling disponibilizou as suas instalações para um convívio que tanta alegria traz aos utentes e colaboradores da Associação Amizade 2000 do Nordeste.”

No último convívio realizado com esta associação foi assinado um protocolo de cooperação com a empresa Azores Easy Rent, que se disponibilizou a fazer reverter a favor desta associação um montante por cada aluguer de viaturas na sua rent-a-car, durante o ano de 2022. Foi, na sequência desta disponibilidade, que a MSSports

conseguiu, em conjunto com a referida empresa, entregar, agora, um cheque no valor de 1000 euros à Associação. Na mesma oportunidade, a Azores Easy Rent oficializou a renovação desta parceria para o presente ano.

“É um orgulho para nós ver os frutos do nosso projeto chegar a quem mais precisa.”

Do ponto de vista desportivo, a MSSports Rally Team está a desenvolver os seus esforços para estar presente no Azores Rally, prova que está agendada para o final do próximo mês de março, em São Miguel, mas ainda não há garantias de que tal participação se concretize, evidencia o piloto Marco Soares, já que a preparação total da viatura oficial não está finalizada.

• 17
janeiro 2023 - rodas

nacional

eStudo recoMenda uSo de capacete, Seguro e regraS MaiS apertadaS na circulação e eStacionaMento

A Autoridade da mobilidade e dos Transportes (AmT) defende alterações ao código da Estrada para obrigar ao estacionamento das trotinetas e bicicletas elétricas em espaços próprios e a utilização de capacete por crianças e jovens até aos 16 anos.

Tais considerações constam do documento “Linhas de Orientação sobre Regulação da Micromobilidade Partilhada”, da responsabilidade da AMT, a autoridade que regula o setor dos transportes, que reconhece a importância da mobilidade suave, tais como as trotinetas e bicicletas elétricas, nas cidades portuguesas, mas lembra, igualmente, os “fortes impactos negativos para o ordenamento do espaço urbano”.

O estudo clarifica o conceito de micromobilidade partilhada e formula um conjunto de recomendações dirigidas ao Estado, enquanto legislador, assim como as autarquias portuguesas, considerando o seu papel de planeamento e gestão do espaço público.

Uma das principais críticas por parte dos cidadãos à utilização de trotinetas nas cidades prende-se com estes veículos serem ‘largados’ no espaço público após utilização, causando perigo para os peões. O estudo refere que “apesar de os ‘hotspots’ serem os locais indicados para estacionar trotinetas e bicicletas, é cada vez mais frequente encontrá-las espalhadas pela cidade, provocando um embaraço nos passeios e bermas das estra-

das, para peões, em particular peões com mobilidade reduzida, podendo ser agentes provocadores de acidentes.

Questão importante do estudo é a de que devem ser introduzidas “restrições” à condução destes veículos na estrada”, tendo em conta que o Código da Estrada “não estabelece uma idade mínima para a condução de velocípedes, considerando que as crianças podem andar de bicicleta ou trotinetas na via pública, partilhando-a com automóveis e outros veículos, representando um enorme risco para a sua própria segurança e para os demais utentes”.

No presente é apenas recomendado o uso de capacete para quem circula nestes novos sistemas de mobilidade, mas o estudo admite que deverá ser obrigatório o uso de capacete por crianças e jovens com idade até aos 16 anos.

Ainda que não seja totalmente conhecido, na verdade o número de acidentes em estrada com as trotinentes é real, a considerar as fontes hospitalares, que recebem mais pacientes com pulsos partidos, entorses, fraturas de tornozelos e alguns traumatismos cranianos.

18 • rodas
- janeiro 2023
DR Natacha Alexandra Pastor

Ferrari PUrOSaNGUe

20 • rodas - janeiro 2023
janeiro 2023 - rodas • 21
dasRmagazine

Ferrari PUrOSaNGUe

O FERRARI PUROSANGUE é o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares na história da Ferrari.

O seu V12 de aspiração natural montado no meio da frente garante que o carro liberte mais potência do que qualquer outro neste segmento (725 cv) enquanto garante uma banda sonora inconfundível do motor. A excitação da condução Fabricado em Maranello é 100% garantida graças à

pesquisa aerodinâmica extremamente completa e à introdução das dinâmicas automobilísticas dos carros desportivos mais extremos da Ferrari. O novo chassis com teto de fibra de carbono é caraterizado por portas traseiras com dobradiças traseiras e aloja quatro generosos bancos elétricos aquecidos. A bagageira é a maior alguma vez vista num Ferrari e os bancos traseiros rebatem-se para fornecer ainda mais espaço.

22 • rodas - janeiro 2023 desportivos

O tema aerobridge caracteriza os flancos enquanto a forma corre ao lateralmente. O acabamento das cavas das rodas revela a segunda pele do Ferrari Purosangue sob a carroçaria. Os elementos funcionais e técnicos tornam-se uma segunda camada visual e tem-se a impressão quase de um coupé flutuante.

O Ferrari Purosangue apresenta a interface totalmente digital já adotada para o restante da linha.

O conceito de duplo cockpit foi ampliado e replicado na traseira do carro, criando quatro áreas bastante distintas em termos de funcionalidade, volumes, materiais e cores. Pela primeira vez na história da Ferrari, o habitáculo tem quatro bancos separados e reguláveis independentemente. Destaque para a sustentabilidade na produção do PUROSANGUE, onde foram considerados vários materiais reciclados.

janeiro 2023 - rodas • 23 desportivos

500 infraçõeS na operação feStaS SeguraS 2022

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores (PSP) realizou a Operação Polícia Sempre Presente – Festas Seguras 2022 que, decorreu no período de 16 de dezembro de 2022 a 02 de janeiro de 2023. Contas feitas 500 infrações detetadas em estrada e mais de 60 detenções.

Nesse sentido, a PSP realizou diversas operações de fiscalização rodoviária nas estradas açorianas, ações de prevenção criminal, junto dos vários centros históricos/comerciais, nos terminais de transporte rodoviário, em locais de maior concentração e passagem de pessoas, bem como desenvolveu algumas intervenções de fiscalização, junto de estabelecimentos de diversão noturna, incidindo sobre a atividade de segurança privada e a disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas por parte de menores.

Desta operação destacam-se os seguintes resultados operacionais:

DETE n ÇÕES:

- 62 detenções, sendo de salientar: - 19 por condução sob o efeito do álcool e 8

24 • rodas - janeiro 2023

por falta de habilitação legal para conduzir; - 1 pelo crime de roubo; - 1 pelo crime de violência doméstica; - 2 por tráfico de estupefacientes; - 8 contra a Autoridade Pública; - 12 por furto; - 2 por outros crimes; - 9 por mandado de detenção.

APREE n SÕES E IDE n TI f I c AÇÕES : - 14 viaturas e 9 documentos apreendidos; - 126 indivíduos identificados. No contexto da Segurança Rodoviária, Prevenção c riminal e de Segurança Privada: - 146 ações de fiscalização; - Fiscalizadas 2.226 viaturas, sendo detetadas 500 infrações das quais se destacam: - 175 por excesso de velocidade (controlo por radar)

- 11 por falta de inspeção periódica obrigatória; - 10 por não utilização do cinto de segurança; - 6 por condução com uso simultâneo do telemóvel; - 13 por falta de seguro obrigatório; - 176 por estacionamento indevido; - 109 infrações diversas.

regional

erSe ganha ação eM tribunal

As empresas com concessões de distribuição de gás natural em Portugal perderam um histórico litígio judicial contra a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Trata-se de um processo no qual reclamavam o direito a compensações nas suas receitas reguladas que, pelas contas da ERSE, implicariam encargos superiores a 1000 milhões de euros para os consumidores de gás. As concessionárias da distribuição de gás reclamavam, segundo a ERSE, o “direito a compensações que teriam sido negociadas com o Estado e refletidas na modificação dos contratos de concessão outorgados em 2008”.

“Em causa estavam questões relativas aos valores a reconhecer nos proveitos a recuperar pelas tarifas associados às amortizações dos seus ativos e ao alegado direito a reavaliações sucessivas desses ativos. Aquelas pretensões representariam um aumento agregado de proveitos permitidos estimado em mais de 1000 milhões de euros, ao longo do período de concessão, que seriam pagos por todos os consumidores de média e baixa pressão, independentemente do seu comercializador”,

recorda o regulador da energia.

“A ERSE, através de decisões tarifárias tomadas anualmente pelos seus sucessivos Conselhos de Administração e suportadas pelo seu corpo técnico, recusou sempre a incorporação daquelas pretensões nas decisões tarifárias com base no seu estatuto de independência e em critérios técnicos regulatórios, que mereceram acolhimento judicial”, realça ainda a entidade hoje liderada por Pedro Verdelho.

No comunicado emitido, a ERSE refere ainda que “O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, por sentença de 6 de janeiro de 2023, indeferiu todas as pretensões dos operadores das redes de distribuição relativamente aos anos gás de 20102011 a 2013-2014.

Estão, ainda, por decidir os processos anualmente propostos pelas empresas nos anos-gás posteriores ao de 2013/14 em que, contudo, os argumentos impugnatórios apresentados são em tudo semelhantes àqueles que foram utilizados nos processos objeto da sentença proferida.”, acrescenta a mesma entidade.

nacional

aos melhores preços. Escolha o seu... usados

IMPoSTo ÚNICo DE CIRCuLAção | TAbELAS DE 2023 O PAGAMENTO DO IMPOSTO PARA OS VEíCULOS DA CATEGORIA A, B, C, D E E É DEVIDO ATÉ AO CANCELAMENTO DA MATRíCULA APóS O ABATE DO VEíCULO EFETUADO NOS TERMOS DA LEI A LIQuIDAçãO DO IuC É FEITA PELO PROPRIETáRIO Ou LOCATáRIO NA PáGINA DE INTERNET DA DIREçãO-GERAL DE IMPOSTOS Ou EM QuALQuER SERVIçO DE FINANçAS CASO O PROPRIETáRIO SEJA PESSOA COLETIVA SERá OBRIGATóRIA A uTILIzAçãO DA INTERNET O COMPROVATIVO DESSA LIQuIDAçãO NãO TERá DE SER COLOCADO NO VIDRO DO VEíCuLO CABENDO AO FISCO, ATRAVÉS DO CRuzAMENTO DE DADOS, O CONTROLO DO PAGAMENTO DESSE IMPOSTO, MAS ACONSELhA-SE A CONSERVAR O COMPROVATIVO DE PAGAMENTO JuNTO DOS DOCuMENTOS DA VIATuRA O PAGAMENTO ANuAL DO IuC DEIxA DE SER EFETuADO NuM PRAzO úNICO, COMuM A TODOS OS VEíCuLOS, PASSANDO A TER DE SER PAGO NO MêS DE ANIVERSáRIO DA MATRíCuLA DO VEíCuLO, à ExCEçãO DAS EMBARCAçõES E AERONAVES. ESTA ALTERAçãO DE PRAzO LEVA A QuE O PERíODO DE PAGAMENTO SE DISTRIBuA POR TODO O ANO CIVIL combustível utilizado Imposto anual

Tabela a – Veículos maTriculaDos aTé 30 De junho De 2007

Até 1.000 Até 1.500 Até 100 19,34 12,20 8,55

Mais de 1.000 até 1.300 Mais de 1.500 até 2.000 Mais de 100 38,82 21,82 12,20

Mais de 1.300 até 1.750 Mais de 2.000 até 3.000 60,64 33,89 17,00

Mais de 1.750 até 2.600 Mais de 3.000 153,85 81,14 35,07

Mais de 2.600 até 3.500 279,39 152,13 77,47

Mais de 3.500 497,79 255,69 117,49

Escalão de cilindrada (centimetros cúbicos)

Taxa adicional segundo ano de matrícula (euros)

Posterior a 1995 Entre 1990 e 1995 Entre 1981 e 1989

Até 1.500 3,14 1,98 1,39

Mais de 1.500 até 2.000 6,31 3,55 1,98

Mais de 2.000 até 3.000 9,86 5,51 2,76

Mais de 3.000 25,01 13,19 5,70

28 • rodas - janeiro 2023
segundo o ano de matrícula (euros) gasolina cilindrada (cc) Outros produtos cilindrada (cc) Eletricidade (voltagem total) Posterior a 1995 De 1990 a 1995 De 1981 a 1989
Para ToDos os Veículos a Gasóleo enquaDráVeis na caTeGoria a, DeVerá somar uM ADICIoNAL EM SEDE DE IuC CoNFoRME TAbELA AbAIxo:

Escalão de cilindrada (centimetros cúbicos) Escalão de cilindrada Escalão de cO2 (gramas por km) Taxas (euros) NEDC WLTP

Até 1.250 30,87 Até 120 Até 140 63,32 Mais de 1.250 até 1.750 61,94 Mais de 120 até 180 Mais de 140 até 205 94,88 Mais de 1.750 até 2.500 123,76 Mais de a180 até 250 Mais de 205 até 260 206,07 Mais de 2.500 423,55 Mais de 250 Mais de 260 353,01

o cálculo Da coleTa eFeTua-se Pela soma Dos Dois comPonenTes, cilinDraDa e co2. aos Veículos Da Tabela b maTriculaDos em TerriTório nacional, aPós 1 De janeiro De 2017, aPlicam-se ainDa as seGuinTes Taxas aDicionais:

janeiro 2023 - rodas

• 29
De 2007
Tabela b
Veículos maTriculaDos a ParTir De 1 De julho
WLTP Taxas (euros) Mais de 180 até 250 Mais de 205 até 260 30,87 Mais de 250 Mais de 260 61,94 Ano de Aquisição Coeficiente 2007 1 2008 1,05 2009 1,1 2010 e seguintes 1,15
SEGuINTES CoEFIcienTes, em Função Do ano De aquisição Do Veículo ADICIoNAL EM SEDE DE IuC PARA ViaTuras a Gasóleo enquaDráVeis na caTeGoria b gasóleo - cilindrada (centímetros cúbicos) Taxa adicional (euros) Até 1250 5,02 Mais de 1250 até 1750 10,07 Mais de 1750 até 2500 20,12 Mais de 2500 68,85 Tabela e - moTociclos, ciclomoTores, Triciclos e quaDriciclos Escalão de cilindrada (centimetros cúbicos) Taxa anual segundo ano de matrícula (euros) Posterior a 1996 Entre 1992 e 1996 De 120 até 250 6,02 0 Mais de 250 até 350 8,51 6,02 Mais de 350 até 500 20,58 12,18 Mais de 500 até 750 61,83 36,41 Mais de 750 134,26 65,85
Escalão de cO2(gramas por quilómetro) nEDc Escalão de cO2(gramas por quilómetro)
na DeTerminação Do Valor ToTal Do iuc, DeVem mulTiPlicar-se à coleTa obTiDa a ParTir Da Tabela PREVISTA No NÚMERo ANTERIoR oS
35.999€ TOYOTA RAV 4 D-4D PREMIUM 2018 - Diesel - 150 CV 80.890 KM 39.499€ BMW X1 sDRIVE 18 D 2019 - Diesel - 150 Cv 54.766 KM 22.999€ HYUNDAI KAUAI 1.0 T-GDI PREMIUM 2019 - Gasolina - 120 Cv 32.884 KM 31.999€ MERCEDE s BENZ GLA 180D URBAN 2017 - Diesel - 109 CV . 49.705 KM 21.999€ RENAULT CAPTUR 0.9 TCE EXCLU s IV E 2019 - Gasolina - 90 - Cv 19.255 KM 25.999€ NI ss AN JUKE ACENTA P-CONFORT 1.0 DIG-T CX AUTO 2021 - Gasolina - 114 Cv NOVO 0 KM RENAULT MEGANE COUPÉ 2.0 T 16 V Rs 2010 - Gasolina - 250 CV 66.995 KM 22.499€ A niversário 5,6 4,4
16.499€ RENAULT CLIO sPORT TOURER 0.9 TCE LIMITED 2019 - Gasolina - 90 CV 82.364 KM Ds Ds3 1.6 BLUE HDI sPORT CHIC 2017 - Diesel - 120 Cv 5 Lugares - 3 Portas 41.999€ TOYOTA HILUX 2.4 D-4D 4WD TRIAL 2021 . Diesel . 150 Cv . 17.204 KM OPEL CORsA 1.0 T COLOR EDITION 2016 - Gasolina - 90 - Cv 60.168 KM 11.999€ TOYOTA AYGO 1.0 X-PLAY PLUs X-TOUCH 2015 - Gasolina - 69 - Cv 5 Lugares . 5 Portas 22.499€ CITROEN JUMPER 2.0 L2H2 C/ GPs 2017 - Diesel - 130 Cv 3 Lugares - 4 Portas 20.999€ VOLKsWAGEN GOLF 1.0 TsI TRENDLINE PACK 2017 - Gasolina - 110 CV 73.950 KM 15.999€ AUDI A3 2.0 TDI sPORT 2008 - Diesel - 150 Cv 130.082 KM 15.999€ NIssAN MICRA 0.9 IG-T N-CONNECTA s/s 2018 - Gasolina - 90 Cv 52.792 KM - (Varias Unidades) 13.999€ RENAULT TWINGO 0.9 TCE EXCLUsIVE 2019 - Gasolina - 90 Cv 12.124 KM 17.999€ OPEL AsTRA 1.0 BUsINEss EDITION s/s 2019 - Gasolina - 105 Cv 61.466 KM PEUGEOT PARTNER 1.6 HDI C/GIRAFON 2016 - Diesel - 100 Cv 3 Lugares - 4 Portas criativa DESIGN criativa DESIGN criativa DESIGN 14.999€ 11.999€ 6,7 3,5 18.999€
AUDI TT CABRIO 1.8 TF s I s -LINE 180CV s -TRONIC 2017 37.499€ MERCEDE s A250 E AMG 218CV HIBRIDO PLUG IN/GASOLINA 2020 40.999€ MERCEDE s s LK200 AMG 184CV AUTOMÁTICO GASOLINA 2008 20.499€ TOYOTA COROLLA 1.8 H s D CONFORT + PACK s PORT 2021 27.499€ s EAT LEON FR 150CV FULL EXTRA s GASOLINA 2017 21.499€ BMW 116D 2.0D 116CV AUTOMÁTICO DIESEL 2012 16.499€ AUDI A3 LIMOUsINE 35 TFsI s-LINE 150CV GASOLINA 2019 27.499 € MERCEDE s -BENZ C 200 2.1CDI 136CV DIESEL AUTOMÁTICO 2007 15.499€ VW GOLF 2.0 GTD 184 CV DIESEL 2016 AUDI A1 s PORTBACK 30TF s I 116CV DIESEL 2018 23.999€ 23.499€
FORD PUMA s T LINE 1.0 125 CV HIBRIDO/GASOLINA 2021 VENDIDO DACIA DU s TER 1.5DCI 4WD 110CV DIESEL 2015 18.499€ HYUNDAI TUC s ON 1.7 CRDI EXECUTIVE 116CV DIESEL 2017 22.499€ OPEL CRO ss LAND 1.2 G s LINE GASOLINA 2021 20.999€ PEUGEOT 2008 1.2 PURETECH ALLURE 82CV GASOLINA 2014 12.999€ PEUGEOT 208 1.4VTI 95CV GASOLINA 2012 9.499€ NI ss AN QA s HQAI 1.6 DCI TEKNA PREMIUM 360º 130CV 21.499€ MERCEDEs CLA 220D sHOOTING BRAKE AMG LINE 190CV 2019 41.499 € TOYOTA AURI s 1.6 VVT-I 132CV AUTOMÁTICO GASOLINA 2009 MERCEDE s B200 2.0CDI 140CV AUTOMÁTICO DIESEL 2010 16.999€ criativa DESIGN criativa DESIGN criativa DESIGN DIESEL 2017 11.499€
MITSUBISHI ASX 1.6 2018 • gasolina OPEL ZAFIRA 1.4 2018 • gasolina PEUGEOT 208 1.2 2019 • gasolina RENAULT CLIO SPORT TOURER 2017 • gasolina MERCEDES A 180D 116CV 2019 • Diesel MINI COOPER 1.5D 2016 • Diesel MITSUBISHI SPACE STAR 2018 • Gasolina VW POLO 1.0 80CV 2019 • gasolina NISSAN QASHQAI 1.5 2019 • Diesel vendido vendido vendido vendido
VW T-CROSS 1.0 2020 • Gasolina FORD TRANSIT CONNECT 1.6 2014 • diesel OPEL CORSA 1.3 CDTI 2014 • diesel RENAULT CLIO 0.9 TCE 2017 • gasolina CHEVROLET SPARK 1.2 2011 • gasolina RENAULT ZOE 2019 • Eléctrico criativa DESIGN criativa DESIGN criativa DESIGN MERCEDES ML 350 CDI 2011 • diesel RENAULT ZOE 2020 • Eléctrico VW POLO 1.0 TSI 2019 • Gasolina vendido vendido vendido
RENAULT KANGOO - 3L 2017 CHEVROLET ON LAND - 7L 2011 8,600€ R ENAULT T RAFIC - 9L 2017 OPEL VIVARO - 9L 2016 OPEL VIVARO - 9L 2017 R ENAULT T RAFIC - 9L 2004 TOYOTA AYGO 2019 DACIA LOGAN - 7L criativa DESIGN criativa DESIGN criativa FIAT FIORINO 2020 2UNIDADES(viaturasimilar) 13,600€ 10,990€ 13,200€
sMART FORTWO 2018 F IAT PANDA 2015 V OLK s WAGEN U P 2019 C ITRO ë N C1 2008 C ITRO ë N C1 2019 V OLK s WAGEN U P 2020 4,990€ 11,900€ TOYOTA YARI s D 4 D 2008 C ITRO ë N C1 2019 2UNIDADES(viaturasimilar) 12,900€ 12,600€ 8,900€ 6,900€ HONDA JAZZ 2008 5,990€

breves

PARQUE AUTOmóvEL PORTUgUÊS EnvELHEcE

AInDA mAIS

ATI v ISTAS vA n DALI z A m PAI né IS PU b LI c ITá RIOS

ativistas climáticos vandalizaram painéis publicitários da indústria automóvel em cidades de toda a europa, numa campanha coordenada para destacar o impacto ambiental do setor. em Bruxelas, a ação foi agendada para coincidir com o salão internacional do automóvel. os ativistas cobriram os cartazes dos fabricantes com as suas próprias palavras de campanha.

os ativistas debatem-se por uma política governamental mais robusta para regular a publicidade de produtos nocivos ao ambiente.

J EEP AvE ng ER é O cARRO DO An O

DR Jeep avenger conquistou o troféu “Car of the Year” 2023 (Carro do a no 2023), obtendo 328 pontos. É a primeira vez que a marca americana do grupo stellantis conquista este prestigiado troféu, que este ano celebra a sua 60ª edição. n a lista dos mais votados consta o v W id. Buzz; n issan a riya; Kia n iro; renault a ustral; p eugeot 408; toyota bZ4X.

a idade média de abate situa-se, agora, nos 24 anos. o s números apontam para uma queda no abate de viaturas antigas e uma diminuição na compra de carros novos. a média de idade dos veículos abatidos em p ortugal é de 24 anos, comparado com a média de 19 anos há uma década. e m 2022, o número de veículos abatidos diminuiu cerca de 7% face ao ano anterior, de quase 118.000 para cerca de 109.500, e há poucas novas matrículas a circular. o s ecretário- g eral da aC ap, Helder p edro indica que existe uma necessidade de renovar o parque automóvel em p ortugal, isto caso se pretenda avançar para uma verdadeira descarbonização, e isso é um dos objetivos tanto da u nião e uropeia, como do g overno português. p ara inverter esta tendência, a aC ap pede ao g overno medidas para a renovação do parque automóvel, através da reposição dos incentivos ao abate na compra de um veículo novo. e ste é um compromisso que consta no acordo com os p arceiros s ociais, que deve ser cumprido.

38 • rodas - janeiro 2023

espanha, inglaterra e Bélgica já deram um sinal de interesse pelo sistema operado pela empresa que gere a rede de carregadores de acesso público em portugal. numa recente entrevista, o responsável pela moBi.e diz que “cada vez há mais países a sondar-nos, porque também conhecem qual é a dinâmica da união europeia a nível da legislação e consideram que, de facto, portugal não é só um bom balão de ensaio, é uma experiência viva daquilo que poderá ser uma solução a adotar em países e temos tido vários contatos internacionais sobre a nossa solução”.

mO b I .E QUER E x PORTAR mODELO DE c ARRE g A mE n TO DE c ARROS EL é TRI cOS
janeiro 2023 - rodas • 39 Rua Eng. Rolando Sousa Lima, Azores Park Pav. 3.12 9500-000, Ponta Delgada accmotas@accymbron.pt NOVO CONCESSIONÁRIO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.