Page 1

Boletim de Circulação Interna da I. A. E. "Amélia Rodrigues" Ano 6 - nº 13 - Outubro/2006

Investir no social é acreditar no futuro

Campanha de Alimentos da Escola de Formação de Soldados da PM beneficia a Amélia Rodrigues Crianças e Adolescentes do CJ e CPA participaram no dia 28 de agosto de 2006 do encerramento da Campanha de Arrecadação de Alimentos promovida pela Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A atividade fez parte dos 22º Jogos de Integração do Centro de Formação de Soldados Cel. PM Eduardo Assumpção. Na oportunidade, as crianças apresentaram o Hino do Centro de Formação e puderam interagir com os soldados num clima de espontaneidade, muito importante para os nossos jovens habituados a uma cultura de "ter medo da polícia". Durante a campanha, os soldados conseguiram mais de 27 toneladas de alimentos, que foram doados a entidades beneficentes. Desse total, aproximadamente oito toneladas foram arrecadadas pela 5ª Cia. de Santo André foram destinadas à Instituição Amélia Rodrigues. "Ficamos muito emocionados e agradecidos aos Comandantes e soldados da 5ª Cia., pois pudemos

dividir os produtos doados com outras entidades da região", afirma dona Terezinha de Jesus Sardano, presidente da Instituição Amélia Rodrigues. As entidades assistenciais que receberam as doações foram as

seguintes: Próximos Passos, Caap, Lar Benvindo, Creche Cata-Preta, Cidade dos Meninos, Apae, Educandário Simão Pedro, Criança Cidadã, Ágape, Casa de Lucas, Lar do Betinho e Abrapec.

Projeto Alimentação Saudável Durante a infância é que se constroem bons hábitos. Por isso, as Educadoras Bernadete de Oliveira e Luciana Feliciano Costa criaram um Projeto de Alimentação especial que está sendo introduzido na Pré-Escola nível I. "Queremos reforçar a importância dos alimentos para uma vida saudável, já que muitas crianças recusam alimentos como saladas, legumes e frutas" afirma a coordenadora pedagógica Fernanda

Mombelli. A idéia é sensibilizar as crianças sobre a importância de comer estes alimentos por meio de histórias, brinquedos feitos com sucatas , rótulos de alimentos, vídeos do Cocoricó, etc. "Algumas modificações alimentares já podem ser sentidas, mas ainda há muito a ser feito. Temos crianças que recusam até o arroz se houver algum legume misturado", conclui Solange Penachio, assessora sócio-educativa.


Nossos pequenos estão crescendo! Nada mais gratificante do que acompanhar a evolução das crianças que chegam a Instituição desde o berçário. Hoje, as crianças que não se locomoviam, já andam muito bem, tomam água, suco e leite sozinhas (na mamadeira), pedem água, bolacha e brinquedo, são bastante comunicativas e até pedem música, mostrando o armário onde fica guardado o aparelho de som. Tudo isso se deve ao empenho das educadoras do berçário: Marli Aparecida Rodrigues Santos e Vera Lúcia da Cunha Villa e educadoras do Nível II: Andréia dos Santos e Roseli Verdini, incansáveis na hora de

estimular os pequenos com massagens, atividades com rolo, bola de Bobath, Anda Nenê, escorregador, túnel e outras "brincadeiras" que visam proporcionar o desenvolvimento de habilidades motora e cognitivas, preparando-as para os desafios dos outros níveis da creche. Esta tarefa já é dominada pelas crianças da Creche Nível II, que iniciaram agosto com grandes progressos, boa coordenação bi manual, motora fina, e sensibilidade em texturas e percepções. Com facilidade, elas reconhecerem parte do seu corpo, ajudam as educadoras a tirar as roupas na hora do banho,

O parquinho está pronto! As crianças da Instituição Amélia Rodrigues já podem brincar no playground com mais segurança. O parquinho passou por uma reforma completa, ganhou novos brinquedos e o piso recebeu revestimento especial de borracha

Apoio

2

granulada. Macio e antiderrapante, o novo piso amortece impactos, protegendo os pequenos em caso de quedas e escorregões. A doação foi feita pela Brasibor Indústria de Artefatos de Borracha (www.brasibor.com.br).

reconhecem seus pertences e lembram da higiene bucal e comem sem deixar os alimentos caírem na mesa. Para isso é fundamental as atividades na casinha de boneca, onde vivenciam seu cotidiano, interpretando com espontaneidade, tentam trocar as roupas das bonecas e fazem comidinhas utilizando os utensílios domésticos com segurança. Na Creche Nível III, as educadoras Kelli Regina dos Santos Rocha e Márcia da Conceição, estão direcionando as crianças para os primeiros contatos com o mundo das letras. Os pequenos já reconhecem as vogais A e E no próprio uniforme!

Letramento mais divertido Através de jogos, brincadeiras e muita música, as crianças da Pré-escola nível II estão dando os primeiros passos para sua alfabetização. As educadoras Andréia Vieira de Lima e Janice Pires, responsáveis pelo Projeto de Letramento, asseguram que aprender de uma forma mais divertida e lúdica permite um desenvolvimento integral sem o uso de "cartilhas", preparando a turma para a 1ª série do Ensino Fundamental.


Folclore é cultura e diversão As crianças e adolescentes do CJ e CPA, dirigidas pelos educadores Andréa dos Santos, Juliana Clayr Lima Hodel e Ricardo Arnosti Keidel, comemoraram o mês do Folclore explorando o tema de acordo com os seus conhecimentos e curiosidades. Assim, trabalharam lendas, frases de pára-choque de caminhão, mitos e assombrações, superstições, parlendas, músicas, brincadeiras, trava-língua e até a confecção de um livrinho que incentivou pesquisas, roda de conversa, construção coletiva de textos, histórias e muitas brincadeiras. Os adolescentes do CPA matutino resolveram representar a culinária, reunindo receitas de pratos comuns em seus ambientes familiares. Depois de pesquisas e de muita conversa, surgiu a idéia de fazer um livro para reunir as informações. O Receitas Folclóricas do CPA da Manhã, reúne receitas que fazem parte da tradição familiar do grupo, como cuscuz, tapioca, feijoada, bolo de milho...Na capa, arte especial feita com grãos e macarrão!

Orientação Emocional também se aprende na Amélia As crianças e adolescentes do CJ e CPA estão tendo aulas de Orientação Emocional e Intuitiva. As próprias educadoras das turmas reservam um tempo uma vez por semana para de forma descontraída estimular a troca de sentimentos e opiniões. A atividade inclui relaxamento, roda de conversas sobre sentimentos e a troca de experiências. O objetivo é desenvolver o hábito de contar histórias, trabalhar mais a concentração, as mudanças de atitudes, o auto-conhecimento e o respeito às opiniões e sentimentos dos colegas, fundamentais para uma vida emocionalmente saudável.

Acontece Ações Comunitárias e Voluntariado As voluntárias da costura continuam fazendo reformas de roupas para a comunidade e confeccionando apliques em toalhas, estojos, chinelos e outros produtos artesanais para serem vendidos em eventos e bazares. Caprichosas, elas são mestras em transformar retalhos e sobras de aviamentos em peças úteis e decorativas e avisam: doações de materiais para costura são muito bem-vindas, mesmo aquelas sobras de linhas, fitas e retalhos!

Bazar Permanente O Bazar Permanente da entidade continua funcionando, com roupas, calçados e produtos para casa com preços bem camaradas. Ele fica aberto para a comunidade durante toda a semana, na própria Instituição Amélia Rodrigues, na Rua Silveiras, 17, Vila Guiomar. Anote os horários: as segundas e quartas das 13 às 17 horas; as terças e quintas das 9h às 11h30 horas e as sextas, das 13h30 às 16h. Por isso, continuamos em campanha permanente de arrecadação de roupas,

calçados, objetos e utensílios domésticos em bom estado. Colabore! Curso de Informática para a comunidade A professora voluntária Inês Penachio Pereira está ministrando cursos semestrais de Infor mática na Instituição Amélia Rodrigues. Com duas aulas semanais, as segundas e quartas-feiras, o curso é oferecido em dois horários: das 17h às 18 horas e das 18h às 19h. As vagas são com inscrições no início dos semestres.

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pelo magia da nossa palavra. O professor assim não morre jamais". Ruben Alves Essa edição do Fique por Dentro é uma homenagem da Instituição Amélia Rodrigues a todos os educadores.

Apoio

3


Aconteceu Noite da Pizza foi um sucesso Graças à participação voluntária dos trabalhadores da Amélia Rodrigues e integrantes do Centro Espírita Bezerra de Menezes, a nossa tradicional Noite da Pizza foi uma delícia! Além do ambiente animado e do espírito de confraternização reinante entre as pessoas, a noite teve um saldo financeiro muito importante para a Instituição: foram vendidas mais de 420 pizzas, além de doces portugueses e refrigerantes, o que rendeu R$ 4 mil reais!

Dia dos Pais na Amélia Rodrigues Os pais das crianças que

freqüentam a Instituição foram homenageados no dia 11 de agosto com um café da manhã e receberam cartões e presentes feitos carinhosamente pelos filhos. Apesar do horário e compromissos de trabalho, 20 pais estiveram na Instituição, para a alegria das crianças. Nossos agradecimentos às padarias Vitória Régia, Nanci e Doceria Campestre que fizeram a doação de pães e bolos para o evento.

Viação Guaianases patrocina lanche no Mc Donald As crianças e adolescentes da Instituição tiveram uma boa surpresa: ganharam vales para degustar um Mc

Lanche Feliz em qualquer unidade do Mc Donald! A iniciativa foi da Viação Guaianazes de Transporte, que também participa do Projeto Investidor Social da Instituição.

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente comemorou 16 anos A Instituição Amélia Rodrigues comemorou o aniversário do ECA Estatuto da Criança e do Adolescente. A turma do CPA (tarde) participou da confecção de um painel no dia 11 de agosto, no CESA Cata Preta. No dia 27, foi a vez dos alunos do CJ e CPA apresentarem números de dança e empolgarem o público no Parque Central, sob o comando do professor Edgard Rosa.

Dia das Crianças comemorado a todo vapor O Dia das Crianças na Amélia Rodrigues foi comemorado com uma programação eclética e muito divertida em três dias de festa. Teve Desfile do Ridículo com personagens como bailarinas, homem aranha, piratas, odaliscas, palhaços; apresentação teatral em inglês do episódio "Branca de Neve" com alunos da Microcamp e tarde divertida com pump (rampa de

Feira do Voluntariado

4

Expediente

salto) e octógono (rolo de oito lados para fazer cambalhotas) para a criançada brincar e ainda muitas guloseimas doces e salgados que foram feitos pelas mães dos alunos. Além disso teve presente para criançada, dança e muito doce. Acompanhe nas fotos os melhores momentos.

A Instituição Amélia Rodrigues participa nos próximos dias sete, oito e nove de dezembro da 10ª Feira do Voluntariado. O evento será na Praça do Carmo em Santo André e terá muito artesanato. Nos dias sete e oito será das 8 às 17h e no sábado das 8 às 15h

É uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues Rua Silveiras, 17 - Vila Guiomar - Santo André - SP - Cep: 09071-100 Tel: (11) 3186-9788 - www.ameliarodrigues.org.br Reportagem: Vitoria Facchina - imprensa@investidorsocial.org.br Programação Visual e Diagramação: m2comunicação - 4997-0744 Impressão: Unic Gráfica e Editora Ltda. - 4991-2488

Fique Por Dentro 13  

Fique Por Dentro é uma publicação da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que atende 214 cr...