Correio de Venezuela 659

Page 1

P r é m i o Ta l e n t o 2 0 0 9 Correio de Venezuela

@correiodvzla

@correiodvzla

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

publicaÇão Nº 659

Ano 16 • Depósito Legal: 199901DF222 • BsF. 50

VENEZUELA COMEMOROU VITÓRIA DE PORTUGAL NO EURO2016 A seleção portuguesa de futebol venceu o EURO2016. Uma vitória histórica construída com trabalho, sofrimento e emoção. O triunfo da alma guerreira dos lusitanos e da vontade e do querer de um País que se desdobrou pelas terras da Diáspora e que nunca perdeu a esperança. As palavras são poucas para elogiar tal determinação e querer.

Pag. 28

CLUBES

Sidónio Pestana tomou posse em Valencia A nova Junta Diretiva do Centro Social Madeirense, em Valência, no Estado Carabobo, tomou posse. Sidónio Pestana, que lidera a lista vencedora das últimas eleições, fez um apelo à unidade de todos os sócios para que possam ser executadas as mudanças necessárias para o normal funcionamento da instituição. Pag. 8

pub

Convénios entre Portugal e Venezuela retomados

Sérgio Marques trouxe conforto e ouviu conterrâneos

A Comissão Mista de Acompanhamento dos convénios entre Portugal e Venezuela reúne-se no final do corrente mês. O secretário de Estado da Internacionalização de Lisboa esteve em Caracas com um grupo de empresários. Está feita nova agenda, onde continua a figurar com destaque a cooperação e Pag. 3 intercâmbio entre os dois países.

O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira esteve na Venezuela. Uma longa ronda de 13 dias pelo País, determinado em saber como vivem os madeirenses, o seu presente e futuro. Num tempo de dificuldades Sérgio Marques leva o retrato de uma comunidade trabalhadora Pag. 4 afectada pelos problemas que hoje são comuns à situação nacional.


2 Editorial

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de julho| Correio da Venezuela

1

Sérgio Marques, secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus do Governo Regional da Madeira, esteve na Venezuela numa das mais extensas visitas oficiais de que há memória entre entidades oficiais. Foram 13 dias em que o governante madeirense se deslocou a vários estados e cidades onde se encontrou com as comunidades madeirenses no País, além de audiências com entidades oficiais. Deste forma Sérgio Marques levou as celebrações do ‘Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses’ pela Venezuela dentro, transportando o conforto e a solidariedade da Região Autónoma aos concidadãos que vivem fora das ilhas. E foi importante saber que alguém se preocupa e está presente em ocasiões menos boas, fora dos banquetes e das celebrações das associações, dos clubes e dos centros sociais. Visando todas as camadas sociais, o representante do Governo Regional da Madeira, um político que conhece bem a realidade dos Portugueses na Venezuela, quis saber como vivem, as dificuldades que experimentam e, sobretudo, quis lidar com a realidade dos

que aqui vivem. Não prometeu o que não pode, nem está ao seu alcance, mas apontou a atenção com que as autoridades madeirenses seguem o curso dos acontecimentos e a intervenção junto de entidades nacionais e internacionais, se nalguma oportunidade for solicitada. Aliás em termos de apoio aos emigrantes, na governação do presidente Miguel Albuquerque, com a intervenção de Sérgio Marques, têm sido criadas novas estruturas de apoio aos que vivem fora do arquipélago, a fim de facilitar os contactos e, duma forma particular, abreviar o tempoque demoram os despachos de diversas burocracias que, como é conhecido, no atual sistema de Administração Pública e Local em Portugal, é demorado. Esta visita foi de aproximação e de conforto. Estamos certos que todos ficaram satisfeitos e com uma melhor ideia do que está a ser feito e à disposição dos Madeirenses que pretendem tratar de qualquer assunto na sua terra. Há problemas graves para resolver, mas esses terão de contar com decisões do Governo da República, as quais têm sido pressionadas pelo Governo da Madeira atento à defesa dos interesses de quem vive fora das ilhas.

fotoflash

O Secretário de Estado da Internacionalização do Governo da República Portuguesa, Jorge Oliveira, esteve no início deste mês na Venezuela em visita oficial acompanhado por uma comitiva de empresários lusitanos. O governante português retomou assim a agenda de encontros permanentes entre as duas partes, prosseguindo a já longa e proveitosa agenda económica estabelecida entre os dois países desde o tempo do falecido Presidente Hugo Chávez, em que se estabeleceram as bases dos convénios que hoje estão em vigor e que foram em cada ano aperfeiçoados. Naturalmente que a situação económica difícil que se vive em Venezuela não tem permitido um melhor desenvolvimento e progresso dos negócios que estão referenciados. Contudo, como podemos avaliar depois desta visita do governante português nada está parado e, mais uma vez, viajaram até Caracas alguns empresários lusitanos que voltaram a rever as possibilidades de crescimento da cooperação e, nomeadamente, as necessidades que hoje estão à vista e nas quais pode ser fulcral a intervenção portuguesa. As autoridades venezuelanas explicaram a ‘Agenda Económica Bolivariana’ um documento que incorpora os denominados ’15 motores’ que contribuirão para a transição e diversificação da economia do País, antes totalmente dependente da indústria petrolífera, e na qual está reservado para os empresários e técnicos portugueses um papel de importância central, na sequência de outras intervenções em Venezuela nos últimos anos. Há ainda a assinalar que foram assinados no passado dia 18 de Junho mais 14 novos acordos, integrados nos convénios de cooperação e intercâmbio económicos entre os dois países e que determinam as próximas negociações, cuja agenda ficou combinada nesta visita do secretário de Estado Jorge Oliveira e dos empresários portugueses à capital venezuelana, onde contactaram diversos membros do Executivo Nacional Bolivariano. No final do mês haverá uma reunião da Comissão Mista de Acompanhamento dos Convénios Portugal-Venezuela, na qual se dará seguimento a outros negócios já em fase de exploração.

dois

retrospectiva

A vitória de Portugal no Campeonato da Europa de Futebol (EURO2016) bem pode considerar-se uma conquista deste nobre Povo que se espalhou pelo mundo desde há séculos e que hoje porfia em terras de Além-Mar. O apoio e a fé que desde o início da competição os protagonistas portugueses sentiram fora dos estádios são bem a prova de que a força dos cidadãos que vivem fora do País transmitem o oxigénio e a força que a vontade e o querer dinamizam num escalar de superação que todos bem conhecemos, nós que vivemos na Diáspora. Por isso a celebração de PORTUGAL CAMPEÃO EUROPEU teve em todas as partes onde vivem Portugueses um sabor diferente, de uma alegria esfusiante da conquista e do reconhecimento do valor. Em Venezuela não foi diferente e as ruas das cidades, das vilas e dos lugarejos pintaram-se de verde e vermelho, numa comemoração que ninguém esquecerá jamais. Celebrou-se no calor do triunfo, no choro do sofrimento e da emoção. Celebrou-se Portugal, através do futebol, é verdade, mas na plenitude dos feitos que os nossos compatriotas são capazes de conseguir, mesmo quando constituímos uma equipa cujos jogadores vivem em diversas nações. Que melhor prova de assinalar e confirmar todo o sentido que a palavra DIÁSPORA carrega! Foi esta união e solidariedade que reergueu uma vez mais o espírito da Nação, que não estava esquecido, mas que, por vezes, adormece nos momentos de dificuldade.

Grupo Editorial

www.correiodevenezuela.com Rif.: J-40058840-5

Director Aleixo Vieira Subdirector Agostinho Silva Gerente: Carla Vieira Editor Sergio Ferreira Soares Endereço: Av. Veracruz. Edif. La Hacienda. Piso 5, ofic. 35F. Las Mercedes, Caracas. Telefones: (0212) 9932026 / 9571 Telefax: (0212) 9916448 E-mail: editorial@correiodevenezuela.com

Chefe de redacção Sergio Ferreira Soares |Jornalistas Ommyra Moreno, Carla Salcedo Leal, Victoria Urdaneta, Kenner Prieto, Antonio Da Silva |Correspondentes Edgar Barreto (Falcón), Carlos Balaguera (Carabobo), Sandra De Andrade (Aragua), Sandra Rodríguez (La Victoria), Trinidad Macedo (Lara), Silvia K. Gonçalves (Bolívar), Mariana Santos (Nueva Esparta), Luis Canha (Mérida), Daniela García (Miranda), Antonio Dos Santos (Zulia) |Colaborações Catanho Fernandes, Arelys Gonçalves, Antonio López Villegas, Isabel Idárraga, Shary Do Patrocinio, Serafim Marques, António Delgado |Publicidade e Marketing Carla Vieira |Paginação Elsa de Sá |Fotografia Francisco Garrett |Administração Cindy Calabria |Distribuição Luis Alvarado, Carlos Agostinho Perregil R. |Impressão Grupo Últimas Noticias. Caracas -Venezuela |Tiragem 15.000 exemplares |Fontes de Informação Agência Lusa, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Ilhapress, Portuguese News Network e intercâmbio com publicações em língua portuguesa.


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Venezuela 3

VISITA DE ESTADO

Venezuela y Portugal asseguram relações bilaterais e multilaterais Sergio Ferreira Soares

O secretário de Estado para a Internacionalização de Portugal visitou terras crioulas Representantes do Governo Venezuelano realizaram uma reunião bilateral com o secretário de Estado para a Internacionalização de Portugal, Jorge Oliveira, no passado sábado 2 e no domingo 3 de julho, com o propósito de consolidar e ampliar as relações binacionais. O encontro teve lugar no âmbito da visita do representante do governo luso juntamente com uma comissão de empresários lusos interessados em investir no país. Neste encontro, realizado no salão Alba da Casa Amarilla, sede da Chancelaria venezuelana, também estiveram presentes os vice-ministros para a Europa, Samuel Moncada, e para a Cooperação Económica, Ramón Gordils, assim como o representante da Comissão de Portugal. O vice-presidente venezuelano para a área económica, Miguel Pérez Abad, convidou os empresários de Portugal a “voltar a investir” na Venezuela. «Queremos que voltem a investir, dupliquem a sua confiança nesta terra e nos acompanhem nesta aventura de construir uma Venezuela produtiva e de justiça social», disse Pérez Abad desde a sede da chancelaria local, sede do encontro. O também titular da pasta da Indústria e de Comércio explicou aos empresários portugueses presentes a agenda económica bolivariana o plano desenhado pelo governo de Caracas para recuperar a economia local, afetada pela queda dos preços do petróleo. As mesas de trabalho conjuntas decidiram integrar os investimentos de Portugal nos “15 motores” estabelecidos pelo Executivo venezuelano, com a finalidade de conseguir a diversificação económica do país sul-americano. Pérez Abad destacou a «ampla trajetória de cooperação» que prevalece entre Portugal e a Ve-

nezuela, que foi alterada no dia 18 de julho com a subscrição de 14 novos acordos de cooperação nas áreas de economia, finanças, energia, infraestruturas, saúde, alimentação e cultura. «Este é um momento de grandes oportunidades para o país apesar da situação difícil. Temos um potencial enorme para explorar e estamos decididos a fazê-lo, com a procura de novos espaços para a transformação do aparato produtivo», assinalou o ministro de Indústria e Comércio. Pérez Abad apresentou detalhadamente à delegação europeia parte dos investimentos destinados aos

diferentes sectores da economia, destacando o motor agroalimentar, o farmacêutico, turismo e exportação. Pelo seu lado, a chanceler venezuelana assegurou que as relações entre a Venezuela e Portugal «no âmbito bilateral e multilateral são excelentes», disse, assinalando a necessidade de continuar com a revisão da agenda de cooperação. Oliveira e vários membros da delegação de Portugal visitaram as instalações das Industrias Canaima, C.A., localizada dentro da Base Aérea Generalíssimo Francisco de Miranda, em La Carlota,

Caracas. A primeira linha de produção desta indústria foi inaugurada a 16 de julho de 2011. Foi uma iniciativa do comandante da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez, e resultado da cooperação com Portugal, que posteriormente deu origem ao Projeto Canaima Educativo. Nesse sentido, o vice-ministro para a Europa, Samuel Moncada, destacou que esta Comissão portuguesa está no país com o intuito de observar o potencial de crescimento na Venezuela e as amplas oportunidades que existem para criar novas empresas e projetos, com novas ideias, tendo como

base a cooperação para o crescimento do país, destaca o boletim da Chancelaria. Ainda assim, o vice-ministro para a Cooperação Económica, Ramón Gordils, reiterou o apelo a «fortalecer e ampliar as relações em todos os âmbitos, especialmente no sector económico, para continuar a crescer e diversificar as áreas onde o país europeu coopera com a Venezuela». Da mesma forma, nos finais do mês de julho, realiza-se uma Comissão mista Venezuela-Portugal, onde se espera concretizar os projetos revistos na agenda de trabalho entre ambos os países.


4 Venezuela

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

DIA DA MADEIRA

Sérgio Marques ouviu a comunidade luso-venezuelana Ommyra Moreno Suárez

Durante 13 dias pelo País manteve vários encontros com a comunidade lusa e as autoridades locais O secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, acompanhado por Gonçalo Nuno dos Santos, técnico superior do Centro das Comunidades Madeirenses, chegou à Venezuela no passado dia 24 de junho para uma visita de 13 dias ao país sul-americano no âmbito do Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses. Em representação do Governo Regional da Madeira, o secretário informou que se tratava de uma «visita de solidariedade com a comunidade e, como tal, foi preparado um programa que foi mais além da cidade de Caracas», assegurou. Em Caracas, Sérgio Marques participou na cerimónia comemorativa realizada na passada sexta-feira 1 de julho na Associação Civil Centro Português, localizada no setor de Macaracuay. No evento, foram dispostas oferendas florais perante os bustos de Luís Vaz de Camões e de Simón Bolívar, seguindo-se uma Missa Solene. Às 19h30, realizou-se um concerto com a Orquestra Sinfónica da Venezuela juntamente com a cantora luso-venezuelana Liliana Faria, no Salão Nobre do centro social. Por sua vez, o CORREIO esteve presente a entregar chapéus típicos madeirenses e a edição impressa como parte integrante da comemoração do Dia de Madeira. No Estado Vargas, Sérgio Marques visitou o Centro luso-venezuelano do Estado Vargas, onde participou no encontrou com os sócios e realizaram um ato comemorativo para o Dia da Madeira nas instalações do centro social. De seguida, o dirigente esteve presente num jantar com a junta diretiva, onde se discutiram temas de interesse para a colónia portuguesa a residir no Litoral. Por sua vez, o Grupo Folclórico do Centro Luso-venezuelano do Estado Vargas esteve

presente para animar o evento com vários números musicais. Marques juntou-se às comemorações e dançou ao som de música tradicional da Madeira. Na terça-feira 5 de julho, antes de finalizar a visita oficial, Sérgio Marques e Gonçalo Nuno dos Santos realizaram uma visita à zona do Estado de Vargas afetada pela tragédia de 1999. Naiguatá, Carmen de Uria, Los Corales e Caraballeda foram algumas das zonas visitadas pelo secretário dos Assuntos Parlamentares. Nos Teques, Estado Miranda, Sérgio Marques e Gonçalo Nuno dos Santos estiveram presentes num almoço familiar, realizado no passado domingo 3 de julho, no Santuário Virgem de Fátima, localizado no município Carrizal do Estado de Miranda. A iniciativa foi organizada pela Associação Civil Amigos de Nossa Senhora de Fátima e a Academia do Bacalhau Altos Mirandinos. Ao evento, assistiram mais de 800 pessoas, que puderam degustar de um sem número de propostas gastronómicas da cozinha tradicional portuguesa e deleitar-se com apresentações musicais a cargo dos grupos folclóricos e conjuntos musicais convidados. Marques mostrou-se satisfeito com o convite e felicitou a comunidade pelo constante apoio para a edificação do santuário. Em Valencia, Estado de Carabobo, o secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Região Autónoma, Sergio Gonçalves Marques, realizou uma visita às instalações do Centro Social Madeirense,

VISITA AO LAR Integrada na visita pelo país, o secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Região Autónoma da Madeira, Sérgio Marques, juntamente com Gonçalo Nuno dos Santos, técnico superior do Centro das Comunidades Madeirenses, visitou as instalações do Lar Padre Joaquim Ferreira para conhecer quais são as condições atuais do geriátrico lusovenezuelano. No encontro, estiveram presentes vários membros da junta diretiva do lar, a Sociedad de Beneficencia de Damas Portuguesas e a associação civil sem fins lucrativos Nietas del Lar. Durante a visita, o secretário aproveitou a ocasião para conversar com os residentes e os trabalhadores, reiterando o apoio e a solidariedade do Governo da Região Autónoma da Madeira aos seus conterrâneos na Venezuela. Para finalizar o encontro, Sérgio Marques, em representação do governo madeirense, entregou como prenda às Nietas del Lar uma imagem de Nossa Senhora do Monte.

onde foi recebido por membros da Junta Diretiva, com quem manteve uma reunião para trocar opiniões sobre diversos aspetos relacionados com a comunidade portuguesa que está a residir no Estado de Carabobo. Durante a sua visita, destacou que na Venezuela está uma das maiores comunidades portuguesas oriundas da Madeira e que, apesar de estar a atravessar um período com dificuldades devido à situação política, económica e social, neste País se continua a apostar num futuro próspero e com progresso. Numa visita Às instalações ao Centro Social Madeirense de Valencia, também esteve acompanhado pelo cônsul geral de Portugal em Valencia, João Pedro Brito Câmara, e o presidente da Academia do Bacalhau de Valencia, Mario Papel. Em Mérida, Sérgio Marques visitou a cidade de El Vigia. A comunidade mostrou-se satisfeita com a visita e pediu a intervenção do secretário de Estado para que se realizem permanências consulares em Mérida. Da mesma forma, foi solicitado o apoio para o ensino da língua portuguesa naquela localidade. Os lusitanos da região comemoraram o encontro com uma noite de fados protagonizada pela fadista Iliana Gonçalves, que ficou encarregue por interpretar as canções mais emblemáticas deste género português, nascido nos bairros lisboetas. Em Maracaibo, Estado Zulia, Sérgio Marques e Gonçalo Nuno dos Santos participaram num jantar com a comunidade lusa daquela cidade. Durante o encontro, os conterrâneos solicitaram melhorias no sinal da RTP Internacional, que, conforme reclamaram, chega com interferências. Nesse sentido, o secretário comprometeu-se a discutir o assunto com a administração da RTP quando chegasse a Portugal. Em Barquisimeto, Estado Lara, o governante visitou o Centro Luso Larense para se reunir com a comunidade madeirense e conversar com o cônsul honorário na região. No Estado Bolívar, o secretário visitou o Centro Português Venezuelano de Guayana. Nesta região, Sérgio Marques escutou os relatos da comunidade sobre as dificuldades que estão a passar.


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Publicidade 5


6 Publicidade

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

REGIÃO OCIDENTAL

Conselheiros visitaram o Estado Lara Ommyra Moreno Suárez

Os portugueses tiveram a oportunidade de conversar com as autoridades lusas sobre temas de interesse para a colónia portuguesa dessa localidade Os conselheiros das Comunidades Portuguesas pela região ocidental, Fátima de Pontes e Leonel Moniz da Silva, fizeram uma visita oficial ao Estado Lara, que se iniciou na passada sexta-feira dia 8 de julho com uma participação na jornada consular e um encontro com a comunidade em Barquisimeto. Às 15h00, realiza-se uma reunião entre os conselheiros e o cônsul honorário de Portugal em Barquisimeto, onde se trataram temas relacionados com a situação dos portugueses na região, estratégias para promover o ensino da língua e a difusão da cultura entre os lusodescendentes. Para finalizar a jornada, Pontes e Moniz da Silva assistiram a uma convocatória

Netas do Lar acompanham avós numa “Tarde a Portugal” Durante o encontro, a associação realizou várias atividades destinada a residentes do geriátrico lusovenezuelano

com os representantes de diversas instituições luso-venezuelanas. No sábado 9 de julho, estiveram presentes novamente na jornada consular e mantiveram um encontro com o padre Chulalo e um grupo de jovens na igreja Nossa Senhora de Fátima em Barquisimeto. De seguida, realizaram uma visita ao Centro Luso Larense, onde se reuniram com a junta diretiva e participaram num debate com a comunidade portuguesa, que se realizou nas instalações do centro social. Recorde-se que estes encon-

tros fazem parte dos trabalhos de acompanhamento dos conselheiros na Venezuela, acordados no Conselho das Comunidades Portuguesas, realizado no passado dia 26 de abril na cidade de Lisboa, onde foram empossados 65 representantes das diferentes colónias lusas ao nível mundial. O Conselho das Comunidades Portuguesas é um órgão assessor do governo encarregue de realizar propostas e recomendações sobre os assuntos relacionados com os lusos no estrangeiro e a sua presença no mundo.

Asoludeven escolhe nova junta diretiva A Associação de Lusodescendentes da Venezuela (Asoludeven) escolhe no próximo domingo 17 de julho a sua nova junta diretiva correspondente ao período 2012018. A única comitiva é constituída por José Alberto De Viveiros como presidente geral; Silvia Henriques como vicepresidente geral; Nivaldo Da Silva como secretário geral; Cecilia Da Silva como tesoureira geral; Jany Moreira como di-

BENEFICÊNCIA

Ommyra Moreno Suárez

ASSOCIAÇÕES

Ommyra Moreno Suárez

Venezuela 7

retor de Relações Públicas; Mario Da Silva como diretor de Relações Internacionais; Sergio Ferreira como diretor de Cultura e Educação; Juan Gonçalves como diretor para as Regiões; Sergio Da Costa como diretor de Desporto e Juventude, e Marybel Pereira como diretora de Comunicações. «Somos uma equipa construída por lusodescendentes, na sua maioria de ampla trajetória associativa no seio de diversas instituições, com grande alcance

de trabalho e capacidade organizativa. Acreditamos na integração da Comunidade para o fortalecimento dos projetos e a criação de novas propostas que destaquem o orgulho de ser lusodescendente num país tão longínquo de Portugal como a Venezuela. Nós somos como TU e queremos que te juntes à equipa: Vem e apoia uma liderança em comum! SOMOS COMO TU, SOMOS A FORÇA DA TUA VOZ!”, pode ler-se num comunicado publicado pelos dirigentes.

Os membros da associação civil em fins lucrativos “Nietas del Lar” visitaram na passada quinta-feira 30 de junho os avós do Lar Padre Joaquim Ferreira, localizado no sector Los Anaucos do Estado Miranda. A iniciativa integrada num convívio denominado “Tarde a Portugal” serviu para partilhar comida e prendas com pessoas da terceira idade que fazem vida neste importante geriátrico luso-venezuelano. Durante o encontro, as netas aproveitaram a ocasião para comemorar a Portugalidade e ver juntamente com os avós o jogo Portugal-Polónia do Europeu 2016, que está a decorrer em França, do qual resultou vencedora a seleção portuguesa, que passou para as semifinais. De seguida, foram entregues prendas do Dia da Mãe e do Dia do Pai. Por sua vez, os avozinhos mostraram-se felizes e agradecidos com a visita, onde puderam expressar as suas habilidades artísticas através de desenhos pin-

tados a mão com cores e outros materiais sendo de imediato expostos num cartaz da instituição. A jornada finalizou com um bolo para comemorar os aniversários do mês. No que se refere ao estado das instalações, as netas asseguraram que a mesma apresenta condições dignas para acolher pessoas de terceira idade que precisem de recorrer à instituição. Contudo, deixam um apelo à colónia portuguesa e à comunidade em geral para que continuem a colaborar em prol da manutenção do geriátrico. Recorde-se que “as netas” do Lar Padre Joaquim Ferreira são responsáveis por oferecer apoio ao geriátrico através de diversas iniciativas de angariação. Mesmo assim, anualmente, realizam várias visitas com o propósito de selar pelo bem-estar do local.

Como parte de um tournée pelo nosso país, Sergio Marques, secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Região Autónoma da Madeira, juntamente de Gonçalo Nuno dos Santos, técnico superior do Centro das Comunidades Madeirenses, visitou as instalações do Lar Padre Joaquim Ferreira para conhecer as condições atuais do geriátrico luso-venzuelano. No encontro, estiveram presentes vários membros da junta diretiva do Lar, a Sociedad de Beneficencia de Damas Portuguesas e a associação civil sem fins lucrativos Nietas del Lar. Durante a visita, o secretário aproveitou a ocasião para conversar com os residentes e trabalhadores, reiterando o apoio e a solidariedade do Governo da Região Autónoma da Madeira aos seus conterrâneos na Venezuela. Para finalizar o encontro, Sérgio Marques, em representação do governo madeirense, entregou como prenda ao lar uma imagem de Nossa Senhora do Monte.


8 Venezuela

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

CLUBES

Centro Social Madeirense deu posse à sua nova Junta Diretiva Ommyra Moreno Suárez

O presidente eleito, Sidonio Pestana, fez um apelo à unidade de todos os membros da instituição O Centro Social Madeirense, localizado em Valencia, Estado de Carabobo, deu posse na passada sexta-feira, 17 de junho, à nova Junta Diretiva e ao Conselho Fiscal para o período de 2016-2018. A Comissão Eleitoral do centro social foi encarregue de contar os votos, onde resultou como presidente o empresário lusodescendente Sidónio Pestana e Danny Barradas como vice-presidente; Guido Pereira é o secretário-geral, Higgins Patiño secretário de finanças, Carlos de Abreu subsecretário

de finanças, Gabriela González secretária de atas, Alexis Fernández diretora de relaciones institucionais, David Otero diretor de cul-

tura e imigração, Alexis Franquet diretor de desporto, David Figueira diretor de evento e festas, e Reinaldo Ospino segundo suplente.

Já no Conselho Fiscal foram proclamados José Antonio da Maia, José Manuel Goncalves, Rafael Oliveros, Agustinho Simoes e Luis Jaier Salazar. O ato de juramento e tomada de posse teve lugar no Salão Madeira e contou com a presença de um grupo composto de sócios e representantes dos grémios portugueses, assim como de personalidades de distintos sectores da sociedade de Valencia. Durante o seu discurso como novo presidente, Sidonio Pestana agradeceu a confiança e o apoio nas eleições do dia 5 de junho e fez um apelo à unidade de todos os membros da instituição para que «todos juntos, como uma só família, possamos concretizar as mudanças pretendidas e valem a pena pela melhoria da instituição em defesa do património de todos os associados», destacou. Ainda assim, agradeceu a todos os membros da Comissão Eleitoral pelo trabalho realizado.

CLUBES

CPVG comemora primeira promoção da língua e cultura portuguesa Ommyra Moreno Suárez

Desta forma, o clube luso-venezuelano continua a promover nos seus espaços a difusão da língua de Camões em Guayana Na passada terça-feira 5 de julho, realizou-se o ato de entrega de diplomas correspondente à primeira promoção de Língua e Cultura Portuguesa 2016 de Guayana. O evento realizou-se n Salão Lusitano do Centro Português Venezuelano de Guayana, localizado no Estado de Bolívar. Os 67 galardoados foram recebidos com uma gala especial, onde foram entregues os certificados de término por parte dos seus profes-

sores e da junta diretiva do centro social. «Felicitamos os finalistas da I Promoção da Academia da Língua e Cultura Portuguesa, que concluíram com aprovação todos os níveis. A persistência tem resultados. Felicidades!», pode ler-se num comunicado publicado na página web do clube. Por sua vez, David Pinto, presidente da Associação Venezuelana de Ensino de Língua Portuguesa (Avelp), felicitou os alunos e destacou no seu discurso o auge registado no Curso de Língua e Cultura Portuguesa ao nível nacional. Ainda assim, assinalou a necessidade de continuar a incentivar a referida iniciativa para preservar a cultura

BREVES Zona estéril serve para exportação não petroleira ■ O ministro do Poder Popular para o Comércio Exterior e Investimento Internacional, Jesus Faria, inspecionou os trabalhos de modernização da zona estéril de Puerto de La Guaira, que servirá para a exportação de produtos não petroleiros. «A zona estéril é um espaço que se habilita dentro dos portos para que as exportações se possam desenvolver de uma forma mais fluida, mais transparente e o processo de promoção do processo exportador eleve a um grau muito importante os níveis de eficiência», declarou.

Kerry expressa “os seus melhores desejos” para a Venezuela ■ O secretário de Estado

dos Estados Unidos, John Kerry, manifestou «os seus melhores desejos» para os venezuelanos nas comemorações dos 205 anos da independência, na passada quinta-feira dia 5de julho. «Em nome do presidente Obama e dos estadunidenses, deixo os meus melhores desejos ao povo venezuelano no seu 205º aniversário da independência do país, o 5 de julho», declarou Kerry na sua nota oficial.

Centros comerciais retomam horários habituais

ELEIÇÕES A Assembleia Geral do Centro Português Venezuelano de Guayana convocou todos os acionistas à primeira Assembleia Geral Ordinária do ano 2016, comemorada no passado domingo dia 10 de julho de 2016, às 9h30, nas instalações do Salão Lusitano do Centro Social. Durante a sessão, discutiram-se os procedimentos necessários para levar a efeito Eleições Gerais da Junta Diretiva, da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal.

■ Os centros comerciais Sambil e San Ignacio, informaram que a partir da próxima segunda-feira dia 11 de julho, retomarão os seus horários habituais. Já outros centros comerciais tinham também anunciado o mesmo, logo depois de ter culminado a medida estabelecida pelo executivo nacional com o objetivo de consolidar as cargas, sob pena do fenómeno “El niño”. Os centros comerciais vão trabalhar novamente de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 20h00. O horário para os domingos e feriados é entre as 12h00 e as 19h00.


9 Publicidade

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela


10 Venezuela

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

INSEGURANÇA

Cadáver de comerciante português localizado no rio Guaire Ommyra Moreno Suárez

A vítima era comerciante em Filas de Mariches O comerciante de origem portuguesa, identificado como Carlos Manuel Fernandes Gouveia, de 42 anos de idade, desapareceu no passado dia 23 de maio. A 28 de junho, o seu cadáver foi localizado na ribeira do rio Guaire, junto À urbanização Paulo VI, à entrada do bairro El Encantado. O corpo foi sepultado, sem autorização dos seus familiares, por funcionários do Serviço Nacional de Medicina e Ciências Forenses (Senamecf ) no cemitério Jardins do Cercado, na rua em direção a Guarenas. Sabe-se que os familiares foram várias vezes à morgue de Bello Monte, localizada na cidade capital, onde lhes foi dito que o corpo de Fernandes Gouveia não estava ali. Na semana passada, depois da insistência da família, admitiram que o cadáver tinha sido sepultado juntamente com outros dois não identificados. A vítima foi assassinada e depois cortaram-lhe as mãos para que não fosse feita identificação mediante impressões digitais. As autoridades identificaram-nos apenas pelas tatua-

INSEGURANÇA

Autoridades presumem que o incidente resultou de um ajuste de contas, embora não descartem outras hipóteses Na passada quarta-feira, foi assassinado Julio César Freitas Weky, de 34 anos, quando se dirigia ao seu trabalho num autocarro que fazia o trajeto entre Barcelona e Puerto La Cruz. Por volta das 9h00, na paragem do Bus de Transportes

Mais de 90% dos jovens estão inscritos no REP ■ Alfredo Graffe, ativista juvenil da Primeira Justiça, pediu à CNE para difundir de forma oportuna o processo de inscrição do Registro Eleitoral (REP) para as pessoas que têm 18 anos ou estão quase a fazer anos. Graffe informou que anualmente cerca de 800 mil jovens cumprem as normas associadas à maioridade. Contudo, nem todos se inscrevem no REP. «O ano passado, calculamos que cerca de 40 mil e dois milhões fora do RE, inscreveram-se quase 950 mil e ficam de foram mais ou menos um milhão de venezuelanos.

Continua reconstrução da praça Francisco de Miranda

gens. «Não foi autorizado. Viemos várias vezes mas nunca obtivemos resposta… Agora dizem-nos que o identificaram por uma tatuagem», explica um parente. Pessoas conhecidas afirmam

que Fernandes Gouveia morava numa moradia localizada em Filas de Mariches, na autoestrada de Petare Santa Lucía, a este de Caracas, onde se dedicava ao aluguer de quartos. Presume-se que os

Lusodescendente assassinado dentro de um autocarro

Ommyra Moreno Suárez

BREVES

inquilinos da residência estariam implicados no homicídio, pois todos abandonaram o local. A vítima era comerciante. A denúncia foi feita pela mulher no Cicpc de El Llanito.

Rápidos (BTR) de Molorca, o veículo tinha feito uma paragem para recolher um passageiro. Quando passavam frente À entrada do bairro, o homem tirou uma arma e disparou por detrás contra Freites Weky, que acolheu os tiros na parte de trás da cabeça. O lusodescendente, que ia sentado no lugar do copiloto do autocarro, teve morte imediata. O assassino desceu do autocarro logo depois de ter cometido o crime e subiu numa mota, onde um condutor o aguardava, fugindo para o bairro Molorca. O condutor, o bilheteiro e vários passageiros presenciaram o incidente, que ficou registado pela câmara de segurança da viatura. Deslocaram-se ao local funcionários do Cicpc, que transferiram o cadáver para o departamento forense do hospital Razetti. As autoridades presumem que o que levou ao crime foi um ajuste de contas, embora não descartem outras hipóteses.

■ O presidente da autarquia de Libertador de Caracas, Jorge Rodríguez, informou que a reconstrução da praça Francisco de Miranda, na avenida Baralt, está a decorrer bem, sendo que está prevista para breve a sua reinauguração. Rodríguez assegurou queconseguiram incrementar a extensão de espaços verdes na praça e a renovação dos caminhos. Acrescentou que estão a intervir nos edifícios das redondezas da praça com a ajuda da missão Bairro Tricolor. Contudo, o autarca adiantou uma data exata para o culminar dos projetos.

Produção de medicamentos na Venezuela ■ A ministra de Saúde

da Venezuela, Luisana Melo, fez um balanço sobre o funcionamento do Centro de Gestão de Coordenação e Gestão de Bens e Medicamentos para o sector público, no qual afirmou que o sistema tem capacidade para produzir 75% dos medicamentos que a população necessita. «O sistema de saúde está a construir um programa para que todos possam ter um ‘médico de cabeceira’, disse a ministra.


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Publicidade 11


12 Portugal

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

BANCA

Relatório final do inquérito ao Banif será votado em comissão a 28 de Julho Agência Lusa

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao Banif vai ser votado em sede de comissão a 28 de julho, revelou quinta-feira fonte parlamentar à agência Lusa. A mesa e os coordenadores dos partidos estiveram reunidos e ficaram calendarizados os prazos em torno do relatório dos trabalhos, a cargo do deputado do PS Eurico Brilhante Dias. Assim, o texto será enviado pelo parlamentar aos vários partidos a 21 deste mês, sendo que a 25 haverá uma reunião para a apresentação do relatório. Depois, haverá um dia para serem apresentadas as propostas de alteração antes da reunião de 28 de julho para a votação do texto.

As audições da comissão de inquérito terminaram a 21 de junho com a presença no parlamento do ministro das Finanças, Mário Cen-

teno. Em 20 de dezembro, domingo ao final da noite, Banco de Portugal e Governo anunciaram a

resolução do Banif, a venda de alguns ativos ao Santander Totta e a transferência de outros (muitos deles ‘tóxicos’) para a sociedade-veículo Oitante. A operação surpreendeu pela dimensão do dinheiro estatal envolvido, que no imediato foi de 2.255 milhões de euros, o que obrigou a um Orçamento retificativo. A este valor há ainda que somar a prestação de garantias de 746 milhões de euros e a perda dos cerca de 800 milhões de euros que o Estado tinha emprestado em 2012 e que não tinham sido devolvidos. No total, e retirando os 150 milhões de euros pagos pelo Totta, os custos para contribuintes podem chegar até 3.600 milhões de euros.

BANCA

Desvio de 3 mil milhões na Caixa Geral Agência Lusa

Mário Centeno culpa anterior Governo pelo desvio no banco público O ministro das Finanças responsabilizou na quarta-feira o anterior Governo PSD/CDS-PP pelo “desvio enormíssimo” no plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que ultrapassou os 3.000 milhões de euros. “Há um desvio enormíssimo no plano de negócios que o Governo anterior geriu com a CGD, que atinge verbas superiores a 3.000 milhões de euros, e que tão diligentemente o Governo anterior acompanhou”, acusou Mário Centeno. O ministro das Finanças respondia a questões colocadas pelo deputado do PSD António Leitão Amaro na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde foi ouvido. O deputado social-democrata trouxe ao debate a demissão da administração da CGD, liderada por José de Matos, que foi confirmada pelo Ministério das Finanças na terça-feira.

Os gestores demissionários ficam no banco público até serem substituídos por uma nova administração, o que deverá acontecer nos próximos 10 a 12 dias. “A CGD necessita de tranquilidade. A CGD é um ativo importantíssimo para o sistema bancário português, é uma referência para o país, é um pilar da economia portuguesa e do desenvolvimento económico nacional”, afirmou Mário Centeno. Nesse sentido, o governante criticou as “cambalhotas ideológicas” dos partidos que apoiavam o anterior governo, considerando que o “atuar sem fazer nada não é a maneira certa de atuar”. “Nós

faremos exatamente o contrário”, disse, defendendo que a CGD precisa de um novo Conselho de Administração, “que está em preparação para tomar posse”, de um novo modelo de governação e de um novo plano de negócios “que estão a ser preparados”. Durante a discussão, o deputado Leitão Amaro criticou ainda o Governo por aumentar o salário dos trabalhadores da CGD ao mesmo tempo de admitir que a restruturação do banco público pode implicar a saída de 2.500 trabalhadores. “No dia em que for publicado o decreto de lei [que permite esse

aumento], o PSD apresentará um projecto de apreciação parlamentar para fazer cessar a vigência desse diploma que é inaceitável”, disse. O ministro voltou a considerar que a “saída limpa foi pequena”, afirmando que hoje os portugueses sabem “exatamente” o que isso quer dizer: “Já todos percebemos também para debaixo de que tapete foi varrida a limpeza da dita saída”. “Mas os portugueses sabem também que estamos determinados na procura de uma solução que estabilize o sistema financeiro”, disse.

LIGAÇÕES

TAP liga Porto Santo a Lisboa sem escala Agência Lusa

A TAP já programou os horários para o período de Inverno IATA 2016-2017, que irá vigorar entre 30 de Outubro próximo e 25 de Março do próximo ano. O grande destaque vai para a manutenção do voo semanal, que liga Lisboa ao Porto Santo aos sábados, mas que no próximo Inverno, será directo em ambos os sentidos, deixando portanto de haver a escala no Funchal no regresso a Lisboa, como aconteceu no último período IATA. O voo partirá de Lisboa todos os sábados às 14h45, chegando ao Porto Santo às 16h20, de onde parte de volta para Lisboa às 17h10, onde chega às 18h40. Os horários ficam assim ajustados à procura turística e permitem captar passageiros noutras rotas europeias servidas pela TAP. Quanto à Madeira, o DIÁRIO apurou que irão manter-se os 6 voos diários na linha entre Lisboa e o Funchal e 2 voos diários entre o Porto e o Funchal. Os voos do Funchal para Lisboa distribuem-se ao longo do dia entre as 5h30 e as 21h30 e no sentido inverso entre as 8h00 e as 22h30. Para o Porto os voos irão operar no horário habitual, um de manhã e outro a noite, em ambos os sentidos, ligações estas que permitem servir não só o tráfego ponto a ponto destas rotas, como permitem ligações a toda a rede da TAP, no próprio dia. ‘PORTUGAL STOPOVER’ LANÇADO A TAP também lançou ontem o programa ‘Portugal Stopover’, incentivando os passageiros de longo curso, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para descobrir e visitar o País, podendo ficar até 3 dias numa destas cidades portuguesas. Atingir 300 mil turistas por ano, com um potencial impacto de 150 milhões de euros para a economia nacional, nos próximos três anos, são propósitos da companhia.


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

TRÁFICO DE PESSOAS

Nepaleses e português exploravam em Lisboa trabalhadores na apanha de morango Agência Lusa

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para dois nepaleses e apresentações periódicas para um português, todos suspeitos de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal, entre outros crimes, disse hoje à Lusa fonte oficial. O cidadão português ficou ainda proibido de contactar com os restantes arguidos e com as vítimas, acrescentou a fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Em causa está uma operação realizada pelo SEF em articulação com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), na terça-feira, em Lisboa e Almeirim, na qual foram detidos dois estrangeiros - de 32 e 29 anos - e um português, de 40 anos, e resgatados 23 cidadãos nepaleses. Na operação, intitulada “Pokhara”, verificaram que os 23 nepaleses, trabalhadores na apanha de morango em estufas na zona de Almeirim, tinham assinado con-

tratos de trabalho redigidos em português, língua que desconhecem, e cujas cláusulas não eram cumpridas, nomeadamente as relativas a remunerações. Na altura, o SEF e a ACT constataram também que a alimentação que “cada trabalhador recebia era-lhe fornecida mediante desconto no vencimento, consistindo ape-

nas em produtos, como massa, batata, cebola e arroz”, referia um comunicado do SEF. Em causa, segundo o SEF, estava a atuação do patrão dos trabalhadores e do seu ajudante, que, através de uma empresa unipessoal sediada em Lisboa, contratavam e forneciam trabalhadores estrangeiros a explorações agrícolas.

O documento do SEF referia ainda que os dois nepaleses se preparavam para abandonar Portugal, pois já possuíam bilhetes de avião. Os 23 cidadãos resgatados foram, entretanto, levados para local seguro e devidamente acompanhado por elementos da Associação para o Planeamento da Família, organismo que apoiou a ação. Na quarta-feira, fonte do SEF disse à Lusa que os 23 cidadãos estramgeiros podem optar por ficar em Portugal ou regressar ao país de origem. Se optarem por ficar em Portugal, o “SEF poderá, nos termos da lei em vigor, assegurar-lhes a emissão de Autorização de Residência atendendo à sua condição de vítimas do crime de tráfico de pessoas”. Caso pretendam regressar ao país de origem, as vítimas “serão apoiadas no âmbito do programa de apoio ao retorno voluntário e à reintegração, coordenado pela Organização Internacional para as Migrações”, precisou.

Portugal 13 MARINHA

Governo elabora Programa para a Orla Costeira do Porto Santo Agência Lusa

O Conselho do Governo Regional determinou esta quinta-feira a elaboração do Programa para a Orla Costeira do Porto Santo (POCPS), delegando essa competência na Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. “O prazo de elaboração do Programa da Orla Costeira do Porto Santo é de 18 meses, e deverá obedecer a critérios de promoção de uma política de desenvolvimento sustentável, com enfoque na proteção ambiental e valorização paisagística da zona costeira da Ilha do Porto Santo, atendendo à necessária compatibilização com os diferentes usos e atividades, que nela se desenvolvem”, apontou a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal. O executivo também decidiu “autorizar a IHM, EPERAM, a vender ao Clube Naval do Funchal o prédio rústico,

ABUSO SEXUAL

Carlos Cruz já saiu em liberdade condicional Agência Lusa

O ex-apresentador de televisão tem estado a cumprir a pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, O ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, condenado no âmbito do processo Casa Pia, saiu quinta-feira em liberdade condicional, do Estabelecimento Prisional da Carregueira, Sintra. Carlos Cruz, que já completou dois terços da pena de seis anos de prisão a que foi condenado, no âmbito do processo Casa Pia, relacionado com abusos sexuais de alunos e ex-alunos da instituição, venceu agora um recurso apresentado na Relação de Lisboa, contra a decisão do Tribunal de Execução de Penas (TEP), que, em março, recusara o pedido de liberdade con-

dicional. O ex-apresentador de televisão tem estado a cumprir a pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, no concelho de Sintra, e teve direito a duas saídas precárias, em dezembro de 2015 e no passado mês de março, por altura do seu aniversário. O ex-apresentador de televisão Carlos Cruz disse quinta-feira, à Lusa, que as primeiras horas da

liberdade condicional seriam passadas com a família e a “torcer” pela França frente à Alemanha, no jogo das meias-finais do Europeu de futebol. “Vou estar hoje com a família, que é o mais forte que se tem, e vou ver o Alemanha-França, com a esperança de que a França ganhe, o que é exatamente o que faria se estivesse dentro da [prisão da] Carregueira. A companhia é que

é diferente”, disse Carlos Cruz à agência Lusa, após sair em liberdade condicional, quinta-feira, do Estabelecimento Prisional da Carregueira, Sintra. O antigo apresentador de televisão, de 74 anos, rejubilou-se com a “decisão acertada” do Tribunal da Relação de Lisboa, que lhe concedeu a liberdade condicional e descreveu os primeiros momentos em liberdade: “Estou

a aterrar, estava numa câmara de compressão, aterrei e agora tenho de descomprimir, antes de sair da cápsula”. Quanto ao processo Casa Pia, que o condenou a seis anos de prisão por abusos sexuais de menores, e ao facto de nunca ter admitido a culpa, Carlos Cruz afirmou que “nunca poderia assumir uma coisa que não fez”, acrescentando: “Estaria lá dentro até que me obrigassem”. “Não compro a liberdade com uma mentira. A liberdade só se pode construir com a verdade”, acentuou. À saída do Estabelecimento Prisional da Carregueira, o antigo apresentador de televisão reclamara novamente a inocência, frisando que está “completamente” preparado para um novo julgamento, uma vez que não tem qualquer dúvida.“Quando se tem razão, quando se está inocente a força é enorme, não há obstáculo não há nada. Eu estive aqui mil e seiscentos e tal dias, e todos os dias eu acordava e adormecia inocente e isso dá-nos uma força que o conceito de tempo deixa de ser um conceito material, para ser um conceito abstrato, e nós vamos vivendo sempre na esperança que a verdade venha ao de cima e um dia virá”, afirmou.


14 Portugal

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

IMOBILIÁRIA

Preço das casas em Portugal subiu 5,4% com excepção do Alentejo e da Madeira Agência Lusa

O preço das casas em Portugal aumentou 5,4% no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro trimestre, com exceção do Alentejo e da Madeira, que registaram uma descida de 3,3%, segundo dados da plataforma imobiliária Idealista hoje divulgados. “Com esta subida, o preço da habitação situa-se nos 1.187 euros por metro quadrado”, revelou o índice de preços da plataforma Idealista. No segundo trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, a região de Lisboa verificou uma subida de 6% no valor a pagar pelas casas, com o preço a rondar os 1.451 euros por metro quadrado, pelo que “continua a ser a região mais cara” do país.

Depois de Lisboa, o Algarve é a segunda região mais cara para comprar casa em Portugal, uma vez que o preço se situa nos 1.361 euros por metro quadrado, após o aumento de 4% registado entre maio e junho deste ano. De acordo com o índice de preços, o valor a pagar pelas casas também subiu na região Norte onde a habitação custa 907 euros por metro quadrado, depois de um aumento de 2% - e na região Centro, que verificou uma subida de 1,9% e colocou o valor nos 948 euros por metro quadrado. “Excluindo o Alentejo e a Madeira, todas as regiões viram os seus preços aumentarem”, sublinhou a plataforma Idealista, referindo que nestas duas regiões “os proprietários pedem menos 3,3% pelas suas casas em relação ao pri-

meiro trimestre de 2016”. Apesar da descida do preço das casas, a Madeira ocupa a terceira posição da tabela das regiões

BANCA

Bruxelas financia produção de eletricidade nas ondas de Peniche com 10 ME

mais caras para adquirir habitação em Portugal, com o valor a situar-se nos 1.102 euros por metro quadrado, seguida do Alentejo, onde

o preço a pagar é de 1.101 euros por metro quadrado. Por distritos, o maior aumento do preço das casas foi em Lisboa (9,1%), seguindo-se Castelo Branco (6,7%) e Faro (4%). Já a maior descida foi registada na Madeira (-3,3%), seguida por Viana do Castelo (-3%) e Setúbal (-1,1%). “Em comparação com o primeiro trimestre de 2016, os distritos que viram os seus preços subirem foram 11”, afirmou a plataforma imobiliária. Durante o segundo trimestre deste ano, o ranking dos distritos mais caros é liderado por Lisboa, seguida por Faro e Coimbra, enquanto Santarém, Braga e Castelo Branco são os distritos com os preços mais reduzidos. No ponto de vista das capitais de distrito, o aumento do preço das casas registou-se em oito capitais, mas a subida mais acentuada foi em Castelo Branco (7,5%), seguida pelo Porto (4,4%) e Beja (3,9%). Por outro lado, Coimbra assistiu a uma descida dos preços (-6,2%), assim como Viana do Castelo (-3,8%) e Aveiro (-2,8%). “Lisboa é a capital de distrito onde é mais caro comprar, sendo 2.716 euros por metro quadrado”,

HOMICÍDIO

Casal acusado de matar rapaz de 16 anos

Agência Lusa

A tecnologia WaveRoller visa transformar a energia das ondas em energia elétrica, no âmbito da procura de novas fontes sustentáveis de energia A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) atribuíram quarta-feira um financiamento de 10 milhões de euros a um projeto que está em desenvolvimento em Peniche (Leiria) para produzir eletricidade a partir da energia das ondas. Os 10 milhões de euros - atribuídos no âmbito do mecanismo de financiamento Innovfin - irão financiar uma unidade de demonstração pioneira do conceito WaveRoller, que converte a energia das ondas em energia elétrica, segundo a Comissão Europeia. A tecnologia WaveRoller visa, com recurso a um Conversor Oscilante de Translação das Ondas

Agência Lusa

(Oscillating Wave Surge Converter - OWSC), transformar a energia das ondas em energia elétrica, no âmbito da procura de novas fontes sustentáveis de energia. “Investir nas tecnologias de energias renováveis é reforçar o papel de liderança da Europa nesta área. O nosso apoio a pioneiros no domínio das energias renováveis contribui para soluções aos desafios das alterações climáticas globais, criando emprego e crescimento económico sustentável na Europa e em Portugal”, disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos

Moedas. Segundo um comunicado de Bruxelas, a tecnologia WaveRoller, desenvolvida pela empresa finlandesa AW-Energy, revela-se promissora, despertando o interesse comercial em seis países. O empréstimo, concedido pelo BEI e apoiado pelo programa Horizonte 2020, é o primeiro a financiar um projeto ao abrigo do InnovFin Energy Demo Project, um mecanismo de dívidas setorial e inovador que visa apoiar projetos comercialmente promissores, mas considerados de risco do ponto de vista tecnológico.

O Ministério Público (MP) acusou duas pessoas de matar um rapaz de 16 anos, estrangulando-o com um cinto, de queimar o corpo com gasolina e escondê-lo num quintal em Chaves, adiantou recentemente a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto. Além de homicídio qualificado e profanação de cadáver, os arguidos, de 31 e 19 anos, estão acusados de oito crimes de roubo, um crime de furto qualificado e dois de incêndio, frisou a PGD. Segunda a acusação do MP, citada na nota da Procuradoria, os arguidos, que mantinham uma relação amorosa, decidiram planear e fazer vários assaltos na rua para obter dinheiro, abordando sempre mulheres e roubando-lhes, por esticão, carteiras e objetos em ouro. Os roubos foram realizados em 2015, no Peso da Régua, Vila

Pouca de Aguiar, Lamego, Chaves e Vila Real, referiu. A acusação salienta ainda que entre 26 de setembro e 10 de outubro desse ano, numa casa em Chaves, os arguidos, com receio de serem denunciados, mataram um rapaz de 16 anos, namorado da filha da arguida, desferindo-lhe murros em diversas partes do corpo, pancadas na cabeça com uma fritadeira e estrangulando-o com um cinto. “Posteriormente, pretendendo desfazer-se do cadáver colocaram-no na banheira da casa, queimaram-no usando gasolina e enterraram-no num quintal”, sustentou. O MP considerou que a filha da arguida, de 13 anos, acompanhou os suspeitos em vários assaltos, tal como nas “manobras” de incineração e enterramento do corpo da vítima, seu namorado.Os alegados homicidas estão em prisão preventiva, medida de coação mais gravosa.


15 Publicidade

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela


16 Publicidade

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Publicidade 17


18 Publicidade

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

Banquetes

Gales Salão Majestic Estefanía Da Silva comemorou a sua Primeira Comunhão Ommyra Moreno Suárez

Com dez anos de idade, Estefanía Da Silva Velásquez realizou a sua Primeira Comunhão numa solene e emotiva cerimónia na Igreja La Preciosísima Sangre de Jesucristo em Santa Eduvigis. Para comemorar este acontecimento, a família Da Silva Veásquez, natural da ilha da Madeira, preparou uma homenagem no Salão Majestic de Banquetes Gales, localizado no Centro Comercial Ciudad Tamanaco, a Este da cidade capital. Os seus pais, Marlyn Velásquez Da Silva e Carlos Alberto Da Silva Cabral, juntamente com o seu irmão, Carlos Javier Da Silva, deram início à celebração com umas emotivas palavras de boasvindas aos convidados, deixando os melhores desejos a Estefanía. O evento contou com a animação

musical do Grupo Almíbar, que ofereceu um repertório bastante variado com a melhor música atual. Os convidados manifestaram a sua satisfação e agrado pelo agradável e variado buffet, disposto pelo Salão Gales. A decoração do salão foi selecionada entre cores como o branco e o fúcsia, com flores naturais para dar um ar juvenil a coincidir com a celebração. Estefanía vestiu-se de Marco Aurelio, com pano de shantung de seda, mangas em tul com rosas em miniatura, uma faixa e pormenores na saia com organza, combinado com uma travessa dos mesmos materiais. Como homenagem às suas raízes, os seus familiares, membros do Grupo Folclórico Virgen de Fátima de Guatire, surpreenderam a festeira com música tradicional portuguesa.


19 Cultura

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

TEATRO

Ommyra Moreno

“Registro de Territorio” A Caixa do Centro Cultural de Chacao inaugura nos seus espaços a exposição “Registro de Territorio” de Hayfer Brea. Trata-se de um projeto que nasce de uma necessidade de avançar no estudo e apresentação de outras visões e maneiras de apresentar a paisagem. inte As primeiras foram feitas em quatro situações diferentes, entre os anos de 2011 e 2012. À volta do Lago de Valencia. As segundas vão cobrir outros seis locais no Lago de Maracaibo.

“Caracas memória íntima” A exposição é uma coletânea composta por até duzentas fotografias não profissionais pertencentes a arquivos familiares cujo motivo são pessoas conhecidas ou anónimas localizadas em diversos sítios de Caracas. O projeto propõe-se criar um retrato de Caracas desde a relação sensível das pessoas com o meio capitalino a partir da fotografia analógica digital. Neste sentido, vão ser selecionadas obras do século XIX até à presente data cujo principal motivo é abranger a maior quantidade possível de pontos geográficos da cidade. As peças ideais serão as que registam pessoas localizadas em exteriores identificáveis de Caracas.

“Imaginando a Cervantes” A exposição Imaginando a Cervantes é constituída por vinte obras e será inaugurada na sala de exposições do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Com Mariela Provenzali como curadora, a mostra desmarca-se dos atos comemorativos da comemoração mundial dos 400 anos do escritor. Os venezuelanos Ángel Hurtado, Abilio Padrón, Édgar Rodríguez Irralde, Vasco Szinetar, Jorge Pizanni, Carlos Zerpa, Fernando Wamprechts, Francisco Bugallo, Francisco Pereira, Jonidel Mendoza, José Vívenes e Marlon Herrera vão apresentar as suas propostas

“Venezolanos Desesperados” anima Centro Português Sergio Ferreira Soares

O clube da capital será palco de um verdadeiro desfile de grandes figuras da televisão A Associação Civil Centro Português, localizada na zona este de Caracas, continua a apostar fortemente no crescimento da vertente cultural dentro das suas instalações. A principal finalidade é proporcionar aos seus sócios momentos de distração na comodidade e segurança que oferece este clube luso. E é por isso mesmo que o Salão Nobre será palco de um verdadeiro desfile de destacadas figuras da televisão durante a apresentação da obra “Venezolanos Desesperados”, na próxima sexta-feira 22 de julho, às 19h30.

A reconhecida peça, original de Daniel Ferrer Cubillán e dirigida por Javier Vidal, vai deliciar a grande família do Centro Português logo depois de se ter convertido na obra mais vendida dos últimos tempos na Venezuela. Astrid Carolina Herrera, Jean Carlos Simanca, Hilda Abrahamz, Luis Gerónimo Abreu, Amanda Gutiérrez, Greysi Mena e Maria Gabriela Silva serão responsáveis por narrar esta história que dará ao público numerosas

razões para continuar a apostar na Venezuela. Na Venezuela, a ideia de emigrar é recorrente. Por alguma razão, acreditamos que qualquer país é melhor que o nosso. Contudo, o emigrante passa a vida a sentir saudades e, com a distância, a dar valor ao que tinha. No exterior, sempre serás um estrangeiro. Existem milhares de razões para ficares na Venezuela: desfrutar e apreciar o que só nós temos. É este o convite que se faz no meio de uma irónica e reflexiva história de “venezuelanos desesperados”. O salão será dividido em três setores: lateral esquerdo, lateral direito e preferencial central. Os espetadores devem chegar 20 minutos antes da hora marcada. Para mais informações sobre as entradas, deve dirigir-se à direção de cultura, localizada no piso 2 no Centro Português.

TEATRO

DANÇAS

Sergio Ferreira Soares

Escola de Flamenco do Centro Português promove“La Taberna Andaluza”

Casa Portuguesa de Aragua leva a Caracas a peça “Desnúdame” Entre a comédia e o drama, a obra fala sem pudor e com sarcasmo sobre o sexo O grupo “Os Lusíadas Theater”, da Casa Portuguesa do Estado Aragua, vai atuar nas instalações do “Bar A Nau” do Centro Português, em Caracas, para entreter o público da capital com a sua obra “Desnúdame”, no sábado 16 de julho às 20h00. Os membros deste grupo de teatro realizam este intercâmbio cultural com o clube caraquenho com a finalidade de dar a conhecer o projeto que já fez rir nas diferentes casas cheias onde tem sido apresentado na zona central do país. Sob a premissa de que “as más-línguas criticam” enquanto que “as boas dão orgasmos”, a obra tem lugar no quarto de Maria: uma mulher que, aos seus 40 anos, é capaz de falar sobre a sua vida

Sergio Ferreira Soares

sexual, contando a experiência vivida com cada um dos seus cinco maridos, com os quais teve cinco filhas. O mais peculiar desta história é que se consegue combinar a comédia com o drama de uma forma sarcástica, sem pudor. Maria, com o apoio da sua empregada, Arminta, desenvolve a história entre realidades e fantasias vividas por cada uma delas. “Desnúdame” procura despertar o apetite sexual com inteligência, demonstrando a forma como deve viver uma mulher a sua vida económica e sexual em plenitude, aproveitando as oportunidades que a vida lhes oferece.

Uma vez mais, a Escola de Flamenco Centro Português vai deleitar os sócios do referido clube capitalino durante a tradicional gala anual, que este ano de denominará “La Taberna Andaluza”. As entradas para este encontro, marcado para sexta-feira 15 de julho de 2016, a partir das 19h00, nas instalações do Salão Nobre, estão à venda n Comissão de Flamenco. Sem qualquer dúvida, trata-se de uma ocasião perfeita para que os assistentes se deleitem com os avanços deste composto grupo de dançarinas que semana a semana recebe aulas de flamenco no nosso centro social. Para além do mais, a jornada será coordenada por Diana Patrícia “La Macarena”, que terá uma participação especial nesta gala, para ensinar um pouco mais sobre as origens deste género de que surgiu em Andaluzia.

Victoria Urdaneta

Futebol entre letras O escritor português José Saramago, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1998, conhecia muito bem o poder do futebol: Durante um debate na Biblioteca Municipal de Oeiras, Lisboa, em 2006, comentou: “Mal andam as coisas se é necessário estimular a leitura, porque ninguém precisa de estimular o futebol, que tem uma fabulosa operação de propaganda.” Assim é o futebol, parte da vida de milhões de adeptos, inclusive entre os próprios escritores, como veremos mais adiante. No último Mundial, foi rendido tributo a Saramago, através do uso de uma braçadeira negra no braço, e o seleccionador nacional Carlos Queiroz dedicou-lhe uma mensagem, por ter sido “uma referência da cultura portuguesa, um exemplo de jovialidade na busca permanente de pensar, reflectir e estimular o debate sobre a cultura, os valores e a ética da sociedade.” Acima das polémicas, “uniu as pessoas de Portugal na discussão sobre as grandes questões da vida.”Há escritores que são fãs do futebol venezuelano, como Francisco Massiani ou Carlos Drummond de Andrade, grande poeta da literatura brasileira e parte da Geração de 30. Escreveu que “o futebol é um desses raros exemplos de arte corporal e mental que promove uma felicidade unânime, ainda que divida a massa consumidora em grupos antagónicos. Antagonismo formal, no fim de contas, pois a fusão íntima opera-se em torno da beleza do gesto, venha do corpo que vier (…). O difícil não é fazer mil golos, como Pelé. É fazer um golo como Pelé. Esse golo que gostaríamos tanto de fazer, mas, diabolicamente, não se deixa fazer.” O escritor uruguaio Eduardo Galeano, vencedor do prémio Casa das Américas, afirmou que o futebol é “um símbolo poderoso, um assunto misterioso” e que “muita gente encontra no futebol o único espaço de identidade em que se reconhece (…). Nas Olimpíadas da Grécia, a selecção de futebol do Iraque, em plena guerra, venceu vários jogos, e diputou as semi-finais do torneio.”


20 Cultura Moda Ommyra Moreno

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

CINEMA

Flor Elena González brilha na curta-metragem “Aurora” Ommyra Moreno Suárez

Truques para utilizar a psicologia da cor no guarda-roupa Através dos anos, numerosos estudos têm revelado que as cores influenciam o estado anímico, contudo, já foi possível demonstrar cientificamente que a cor da roupa que vestimos afeta diretamente o nosso estado de ânimo e o de outras pessoas. A roupa transmite dois tipos de sensações: primeiro estão as que tu transmites aos outros através das cores que utilizas no teu vestuário, provocando emoções que vão desde a confiança até aos ciúmes; em segundo lugar, a roupa que usas transmite sensações a ti próprio dependendo, entre outros fatores, da sua cor. A influência que a cor tem sobre o nosso estado de ânimo é muito maior do que podemos imaginar. Alguns estudos demonstram que na maioria dos casos sentimos a cor, para além de a ver. Teorias como “a terapia da cor” baseiam-se na tese de que a cor pode mudar o nosso estado de ânimo, as nossas emoções e inclusive pode afetar a nossa saúde. A cor vermelha transmite paixão, desejo e alerta. Quando o teu estado de espírito não está muito em cima, recorre a esta cor para ajudar-te a te sentir melhor. A cor roda transmite calma, paciência e romanticismo. Ajuda a diminuir o stress. A cor azul transmite criatividade, espiritualidade e segurança. Embora esteja associada a uma cor mais inspiradora, deves evitá-la quando estejas deprimida e em baixo, pois nalguns tons pode mesmo ter um efeito depressivo. O ideal é usá-lo nos dias em que sabes que estás muito ocupada, pois o azul vai ajudar-te a criar um certo balanço e concentração para sair exitosa. A cor preta transmite sofisticação, elegância e autoridade. O preto converte-se no teu melhor aliado quando queres dar uma imagem de segurança a ti própria, por exemplo, quando tens que falar com alguém que tenha autoridade.

O audiovisual conta a história de uma mulher venezuelana que emigra para os Estados Unidos A conceituada atriz luso-venezuelana Flor Elena González protagoniza, juntamente com Odel Hernández, a curta-metragem Aurora, um filme que procura mostrar a realidade migratória. A estreia do audiovisual teve lugar no passado dia 20 de junho no Miamia Theater Center, na Florida, Estados Unidos. Um ano de trabalho foi o suficiente para o diretor venezuelano Marcano levar a cabo a curta-metragem que conta a história de Aurora, uma mulher venezuelana que emigra para os Estados Uni-

dos. «Plasmam-se realidades que vivemos os que saímos dos nossos países e os diferentes motivos que nos levam a fazê-lo. Identifico-me muito com o tema, pois agora interpreto uma imigrante», destacou Flor Elena González. Acompanham Flor os venezuelanos Henry Zakka e o jovem ator Carlos Rivero, a atriz argentina Pilar Brú e o ator cubano Carlos Acosta Milián. Atualmente, a curta-metragem projeta-se no Festival de Cinema Venezuelano que se realiza em Guayana de 11 a 14 de julho. A tournée continua por várias cidades dos Estados Unidos e de outros países. «Pode-se dizer que é a representação de muitas pessoas que atrevem a fazer o mesmo, o que mostra que vão conseguir tudo o que pensam, entre outras coisas», destacou. A produção da curta-metragem lançou uma campanha através da plataforma Indiegogo,

ESPECTÁCULOS

Kimberly dos Ramos e Maria Gabriela de Faria nomeadas para os KCA México Os fãs podem votar até 21 de julho na página oficial dos prémios

ESPECTÁCULOS

Karen Ferreira e Alex Gonçalves apostam no público venezuelano

Sergio Ferreira

Em Portugal “Gyal You A Party Animal” / Charly Black “Don’t Let Me Down” / The Chainsmokers Feat. Daya “This Girl (Kungs vs. Cookin’ On 3 Burners)” / Kungs & Cookin’ On 3 Burners “Duele El Corazon” / Enrique Iglesias Feat. Wisin “Do You No Wrong” / Richie Campbell

Ommyra Moreno Suárez

Ommyra Moreno Suárez

As atrizes luso-venezuelanas Kimberly dos Ramos e Maria Gabriela de Faria, que participaram na série juvenil Grachi, estão na lista de nomeados na categoria de Melhor Atriz dos p´remios Kids Choice Adwards México da cadeia Nickelodeon. O evento realiza-se no próximo dia 21 de julho na cidade do México. Os fãs poderão eleger os quatro finalistas de cada categoria e realizar as votações através da página www.kcamexico.com ou na rede social Twitter, utilizando o hashtag #Kimberlydosramos ou #Mariagabrieladefaria. Ma categoria, as lusodescendentes vão competir com Paulna Goo, Karol Sevilla, Giovanna Reynaud, Danna Paola, Daniela Luque e María José Pescador.

onde dezenas de pessoas colaboram para conseguir tornar a curta-metragem uma realidade. Por sua vez, Marcano descreve este trabalho como «uma história universal». E acrescenta: «Não importa a nacionalidade, a cor da pele ou a língua. É sobre as segundas oportunidades», destaca.

Top Música

Atualmente, Kimberly Dos Ramos está no México e faz parte do elenco da telenovela “Vino el Amor”. Por sua vez, Maria Gabriela de Faria protagoniza a segunda temporada da série “Yo soy Franky”, onde encarna o papel de um robot com aparência adolescente. Na sua primeira temporada, a exitosa série chegou aos primeiros lugares, sendo vista por mais de dez milhões de telespetadores.

O comediante e locutor Alex Gonçalves e a sua mulher Karen Ferreira continuam no país e, embora não descartem a possibilidade de bater noutras fronteiras, prometem não abandonar o público venezuelano. Atualmente, Gonçalves está a trabalhar em transmissões pela Internet, neste caso com a segunda temporada de NoSiTV, um web show que agora poderá ser visto através da plataforma Vivolay, que transmite determinados conteúdos de forma gratuita para a Venezuela. O animador assegurou que nestas conversas surgiu a produção de um projeto para a sua mulher Karen Ferreira, um show dedicado ao entretenimento que a animadora descreveu como bastante variado. «É um programa bastante pontual, que te vai pôr em dia com o que acontece no mundo do entretenimento».

Na Venezuela “Ojitos” / Sixto Rein, El Potro y Farruko “Sayonara” / Jonathan Moly y Jerry Rivera “Ahorrate el llanto” / Guaco “Como tu” / Juan Miguel “Obsesionado” / Farruko


21 Cultura

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

MÚSICA

Ommyra Moreno Suárez

“Yo Antes de Ti” É protagonizada por Emilia Clarke e Sam Claflin, sob a direção de Thea Sharrock, fazendo o seu debut na direção de uma larga-metragem. Quando Louisa Clark, também conhecida como Lou, perde o seu trabalho como governanta, inesperadamente, tem que tentar substituir o salário que detinha e conseguir continuar a sustentar a sua família. O desespero empurra-a para um trabalho como enfermeira de Will Traynor. Trata-se de uma história que aborda o difícil tema da eutanásia.

Candy 66 dá concerto em Barquisimeto

Ommyra Moreno Suárez

“Devolvido ao remetente” A enfermeira Miranda Wells (Rosamund Pike) tem um encontro às escuras com um homem, mas infelizmente outra pessoa chega antes dele. William Finn (Siloh Fernandez) faz-se passar pelo rapaz em questão, entra na casa de Miranda e agride-a brutalmente sem motivo algum. Tudo vai mudar desde então para a protagonista quando William é detido e ela começa uma curiosa relação com o seu agressor. Este thriller psicológico é dirigido por Fouad Mikati e conta com um reportório constituído por Rosamund Pike, Siloh Fernandez, Nick Nolte, Camryn Manheim, entre outros.

“A era do gelo: Choque de mundos” O filme mostra que a caça épica da bolota catapulta Scrat ao espaço, onde acidentalmente se estabelece uma série de eventos cósmicos que transformam e ameaçam a era do gelo. Para se salvar, Sid, Manny, Diego e o resto da manada devem sair da sua casa e embarcar numa travessia cheia de comédia que os levará por terras exóticas e lhes permitirá encontrar-se com uma série de personagens muito pitorescas. Com data de estreira prevista para 22 de junho, o filme conta com a direção de Mike Thurmeier e Galen T. Chu. Sob as suas ordens estão Ray Romano (Manny), Denis Leary (Diego), John Leguizamo (Sid), Queen Latifah (Ellie) e Keke Palmer (Peaches).

A banda de metálica oferece aos fãs rock com o melhor do seu repertório musical

Na próxima sexta-feira 15 de julho, a banda Candy 66, da qual faz parte o lusodescendente Jean de Oliveira, realiza um concerto no Anfiteatro Don Pio Alvarado, dentro do complexo ferial da cidade de Barquisimeto, Estado Lara. Desta forma, a banda metálica,

constituída por Jean Carlo de Oliveira (voz e guiterra), Gustavo Morantes (bateria e percussão), José Alejandro Morantes (guitarra), Ray Díaz (baixo), Let Arteaga (teclado) e Felipe Gueber (guitarra), promete pôr a plateia a dançar ao som do rock, interpretando o seu repertório musical que inclui temas como “Sombras do sol”, “No más violencia” e “Veneno”. As entradas estarão à venda através da página http:// mpago.la/YefD. Recorde-se que a banda Candy 66 foi constituída na cidade de Caracas no ano de 1988. Consagrou-se com o público no ano de 2000, quando resultou vencedora do Festival Nuevas Bandas e começou a ter mais destaque nessa altura, quando começou a ser mais admirada por muitos seguidores do ‘metálico’ na Venezuela. As influências da banda proveem de artistas como Faith No More, Ozzy Osbourne, Korn, Sepultura, Nirvana e outros. A banda conta com o talento de Jean Carlos de Oliveira, vocalista e o principal escritor das letras da banda e quem compõe uma parte importante da música.

CERTÂMEN

No passado dia 30 de junho, o anfiteatro do Centro Sambil Caracas converteu-se numa passerelle onde a modelo luso-venezuelana Andrea Bastos se destacou. Embora não tenha obtido a faixa de Sambil Model 2016, conseguiu seduzir o público com a sua participação, posicionando-se como primeira finalista no certâmen e vencedora na categoria Rostro Vivo Play. O certâmen teve inicio oficial no anfiteatro do Centro Sambil Caracas, onde as 18 participantes desfilaram desenhos de Carlos Aquilar e acessórios de Adriano Russell. A nota musical da festa esteve assegurada com as interpretações de Francisco León, La melodía perfecta, Los tres, Kent James e Sixto Rein. O júri era constituído por importantes personalidades de diferentes setores. A segunda finalista foi Daisy Hidalgo e a primeira Andrea Bastos, sendo a vencedora da noite Francis Galindo, que será a nova imagem e a embaixadora do centros de compras.

“He aquí el hombre” Poucos se atrevem a dizer que as relações laborais são fáceis e a prova disso é o que acontece na fábrica de enchidos do senhor Obelar, local onde se desenrola a história de “He Aquí el Hombre”. A comédia reúne desde 6 de maio no Centro Cultual BOD Luis Gerónimo Abreu, Augusto Nitti, Adrián Delgado, Richard Clark e Rafael Romero, que se estreia como diretor nesta peça teatral produzida por Eduardo Fermín, Sonia Villamizar e Carlos Mayz. As ordens dadas por Obelar, o enigmático dono e senhor de uma fábrica de enchidos, são acatadas com ridícula obediência.

“Primero muerta que casada”

Andrea Bastos brilhou no Sambil Model 2016 Ommyra Moreno Suárez

Ommyra Moreno Suárez

MÚSICA

Gaélica interpreta a banda sonora de Game of Thrones Ommyra Moreno

O grupo folk caraquenho continua a somar êxitos cm os seus caraterísticos arranjos de música celta e ritmos latinos O ensamble de música celta e ritmos latinos Gaélica, da qual faz parte o lusodescendente Gabriel Figueira, foi a encarregue de interpretar “A Song of Ice and Fire”, a banda sonora da série Game of Thrones, sob a direção do reconhecido Christian Vásquez, com parte de uma antestreia do último capítulo da temporada da série da cadeia HBO. A produção desta versão contou com arranjos de Aquiles Delgado e a composição de Ramin

Djwadi e a câmara de José Flores e Joseth Chávez, assim como a Produção Geral de Elizabeth Rodriguez e Marielig Barroso. A mostra musical esteve a cargo de William González e Alírio Vegas nos violinos, David Peralta na viola e Andreína Sánchez no violoncelo, todos juntos a Gaélica, constituída por Gabriel Figueira na gaita e Whistle, Rubén Gutiérrez na guitarra acústica, Armando Álvarez no bodhran e Víctor Mora no violino. A gravação ocorre por conta de The Mystic Factory durante uma sessão ode Christian Vásquez dirigiu o grupo de músicos. Vásquez faz parte integrante do Sistema de Orquestras da Venezuela, estudou durante 17 anos com o mastro Abreu e fez parte integrante de diferentes orquestras como a Gävle Symphony Orchestra.

A atriz venezuelana Juliet Lima apresenta o seu primeiro monólogo “Primero muerta que casada”, onde interpreta quatro mulheres cujas filosofias de vida as levaram a não ter nenhuma intenção de chegar ao altar com o homem dos seus sonhos. Lima dá vida à mulher viúva, à fitness, à divorciada e à executiva, sendo que cada uma destas personagens personificam o dia-a-dia das venezuelanas que estão cercadas por causa de um casamento. Tudo isto é representado com o humor que carateriza a atriz, mas com um toque de reflexão que vai dar muito que falar entre os espetadores.

“Ahora el malandro si está austao” Emilio Lovera deleitará a plateia fazendo-se acompanhar pela banda que está com ele há mais de trinta anos durante a sua carreira artística. “El carro de Drácula”, como originalmente se denomina a anedota que vai dando a volta pelas autoestradas do país, é o mais esperado da noite. Mas antes que o público possa desfrutar das maluquices desse malandro, Emilio recordará rotinas humorísticas e não deixará de fazer as interpretações musicais de que tanto gosta e deixará todos de boca aberta com a sua capacidade de cantar.


22 Publicidade

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Opinião 23

PALAVRAS JURÍDICAS

Nacionalidade aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro

Ana Cristina Monteiro

Com a entrada em vigor da Lei Orgânica n.º 9/2015, de 29 de julho, na sua sétima alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da Nacionalidade), foi estendida a nacionalidade originária portuguesa a netos de um cidadão português, mesmo que nascidos no estrangeiro, menores ou maiores de idade, se os mesmos declararem que querem ser portugueses, possuam laços de “efetiva ligação” à comunidade nacional e inscreverem o nascimento no registo civil português, mas não só aos netos que venham a nascer já ao abrigo da lei, também aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro em data anterior à entrada em vigor. A mais-valia que trará esta alteração é que a nacionalidade portuguesa de natureza “originária” produz efeitos desde a data

do nascimento, beneficiando diretamente não só aos netos de portugueses, como também aos bisnetos, dado que os respetivos casos enquadrar-se-ão na situação de nacionalidade originária prevista no artigo 1.º, alínea c), da Lei da Nacionalidade, ou seja, serão considerados “filhos de mãe ou de pai português nascidos no estrangeiro”, não estando por tanto, os bisnetos, sujeitos ao critério da “ligação efetiva”. Por outro lado, com a nacionalidade originária poderiam atribuir a nacionalidade portuguesa, por casamento, aos cônjuges estrangeiros. O que pretendeu o legislador com esta alteração é que os filhos (netos de portugueses) não sejam castigados pela inércia ou desinteresse dos pais, de serem portu-

gueses e possam recuperar os seus laços de sangue, que assentam num predomínio do critério do ius sanguinis – que determina que a nacionalidade de uma pessoa é a dos progenitores. Relativamente à entrada em vigor da lei, o artigo nº. 6.º da Lei da Nacionalidade expressa que a nova alteração só entrará em vigor na data de início de vigência da alteração ao Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, que nos termos da referida lei devia ser feito no prazo de 30 dias após a publicação da mesma. Acontece que, até agora, o Regulamento não foi aprovado, pelo que os netos de portugueses ainda não poderão pedir a nacionalidade “originária” nos termos da Lei Orgânica nº. 9/2015 de 29 de julho.

Nesse sentido, os netos nascidos no estrangeiro com pelo menos um ascendente do 2º grau da linha reta, e que não tenham perdido a nacionalidade, poderão adquirir a nacionalidade por naturalização ao abrigo do artigo 6.º, n.º 4, da Lei da Nacionalidade n.º 37/81, de 3 de outubro e o Regulamento atuais, quando cumulativamente forem maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, conhecerem suficientemente a língua portuguesa e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, sem necessariamente residirem no território português e sem necessidade de provar a existência de uma efetiva ligação com a comunidade portuguesa.

PALAVRAS DO CORAÇÃO

Acreditar faz a diferença e nos faz campeões

Sandra Rodriguez

É difícil encontrar palavras para expressar a emoção que se faz sentir num povo quando ganha um título que o consagra como o melhor da Europa. E mais ainda quando é a primeira vez na história. Os portugueses são calmos, introvertidos, “fechados”... Poucas vezes poderá vê-los expressar seus sentimentos abertamente pelas ruas, falar e sorrir aos estranhos, celebrar todos juntos por uma mesma razão. O 10 de julho de 2016 é um dia histórico. Vai ser recordado como outro “Dia de Portugal”, não pelo nascimento de um grande poeta, mas sim pela vitória a uma grande

batalha, contra a inferioridade, a desvalorização, a falta de positivismo, e ao receio de acreditar. Nunca deves subestimar um adversário. Fernando Santos, treinador da seleção portuguesa afirmou, quando começou o Europeu de Futebol, que voltava a Portugal só no dia 11, e assim foi. Um líder que tem fixado o objetivo, e semeia a convicção, confiança, segurança e a atitude positiva em que o segue, tem grande parte do caminho percorrido. Delegar e injetar essa força no subconsciente é tão importante como os treinos físicos que um jogador deve diariamente ter. Mensagens

sábias e humildes. É evidente o trabalho em equipa, dentro e fora do relvado, e a atitude de “Pai” que teve Santos com os 23 representantes portugueses durante o Campeonato. Sorte? Falamos de sorte quando é um caso fortuito, quando não há uma preparação prévia, quando “cai do céu”. E não foi assim. Este título é uma vitória, a força, coragem, a luta, a superação e a alma do português, porque estas são as características que identificam a essência do povo pelo mundo, o que os nossos antepassados semearam no nosso sangue, mente e coração. Há festa nos cinco

continentes. Os portugueses estão em todos eles, adaptam-se finalmente a qualquer espaço físico, graças à sua essência. E o apoio de todos sentiu-se. O Presidente da República, o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa durante a Euro disse: “Somos os melhores de Europa”. Depois do jogo, compartiu o seu pensamento: “Ganhamos porque, como disse, somos os melhores”. Um dia histórico, que ficará na memória de milhares, que deixa uma grande aprendizagem: com a Fé conseguimos chegar onde queiramos, ACREDITAR FAZ A DIFERENÇA e nos faz CAMPEÕES.

O Correio de Venezuela não pode ser considerado responsável ou patrocinador das opiniões expressas neste espaço


Saúde ao dia

24 Miscelânea

Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016 | Correio da Venezuela

Decadência mental pode preceder um AVC Sergio Ferreira Soares

Um estudo publicado a 7 de Agosto último pela HealthDay, revela que a decadência na memória e nas faculdades do pensamento relacionados com a idade poderão aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e consequente morte. Os investigadores incluíram no estudo mais de 7.200 norte-americanos, a partir dos 65 anos e idade, que foram submetidos a testes a cada três anos para avaliar a sua memória de curto e longo prazo, atenção, consciência e outras funções mentais. Os que obtiveram as pontuações mais baixas nas provas apresentavam 61 por cento mais de probabilidades de sofrer um AVC que os que registaram pontuações mais altas. Em comparação com os brancos, os negros com decadência mental possuíam um risco cinco vezes más alto de AVC. Após um AVC, a função mental declinou duas vezes mais rapidamente que antes do AVC. O AVC juntamente com a decadência mental aumentou, assim, o risco de morte, segundo estudo publicado na revista Stroke. “Um AVC numa idade avançada pode ser provocado por

Carla Salcedo Leal

Reutilizar em casa

uma má função cognitiva, enquanto que uma decadência mais rápido na função cognitiva pode ser causada pelo acidente vascular cerebral”, explicou, num comunicado de imprensa da revista, o autor líder, Kumar Rajan, professor assistente de medicina interna do Centro Médico da Universidade de Rush, em Chicago. “Uma função cognitiva baixa é associada com má saúde neurológica e função cerebral. O agravamento da saúde neurológica pode conduzir a vários problemas de saúde como o AVC”, acrescentou. As investigações

anteriores mostram que uma má saúde cardiovascular pode aumentar o risco de decadência mental, mas os investigadores afirmam que este é o primeiro estudo a mostrar que a decadência mental pode aumentar o risco de AVC. As conclusões sugerem que avaliar a memória e as faculdades do pensamento dos idosos pode ajudar a identificar os que se encontram em risco sofrer um acidente vascular cerebral, ainda que o estudo apenas tenha estabelecido uma associação entre a memória e o risco de AVC, sem provar causalidade.

Alguns dizem que o lixo de uns é o tesouro de outros, mas isto é muitas vezes esquecido, e não descortinamos uma forma criativa de utilizar o que deitamos para o lixo nos nossos lares, para embelezá-los. Quantos de nós gostamos de plantas e dizemos que não temos espaço para elas em casa? Quantas vezes deitamos coisas para o lixo sem saber que podemos usá-las com a mesma qualidade da primeira vez? Talvez à primeira vista não consiga visualizar como algo possível, mas depois de ler estas dicas, pode procurar na Internet alguns tutoriais sobre como criar os objectos que lhe recomendamos. Por exemplo, depois de beber uma garrafa de vinho com os amigos, pode fazer pequenos potes para mini-plantas, que pode colocar numa parede. Sofre de inflamação dos olhos pela manhã, ou simplesmente gosta de tratamentos de beleza? Bom, depois de utilizar os saquinhos do chá, pode guardá-los directamente no frigorífico e utilizá-los até uma

semana depois para colocá-lo sobre os olhos de manhã, para reduzir a inflamação. Os frascos de plástico e de vidro são sempre uma boa opção para guardar coisas pequenas, inclusive nas caixas de ferramentas, e pode guardar, nestes recipientes, desde linhas, agulhas e botões até pregos e pequenas fichas. Provavelmente não sabia que as cascas de plátano são boas para dar brilho aos sapatos. Pode utilizá-las em vez do tradicional pano e pomada com os quais dá lustro aos seus sapatos. Há, no nosso lixo, muitas coisas que podemos utilizar com facilidade e criatividade. Pense verde.

Segredos de cozinha

Sabia que...?

Sapateira fresca

Ommyra Moreno Suárez

Qual é o lugar do mundo onde se tiram mais selfies?

O autorretrato, também conhecido como selfie, converteu-se numa técnica popular, sobretudo entre os adolescentes, para imortalizar momentos memoráveis com amigos e locais emblemáticos em todo o mundo. Contudo, com o auge dos acessórios para tirar selfies, os responsáveis dos principais locais turísticos proibiram este tipo de fotografias por provocarem acidentes e mal-estar entre turistas e residentes. Se a pergunta é: - Qual é o local onde se tiram mais selfies em todo mundo?, a resposta é dada por

Pensa Verde

um estudo feito pela web turística Attraction Tix, que analisou as imagens partilhadas nas redes sociais. Este permite concluir que no topo está a Torre Eiffel, o monumento que mais aparece em selfies. O estudo deu o primeiro lugar à torre da capital parisiense com base em 10.700 mensagens contabilizadas no decorrer do ano de 2015. No mesmo período, o segundo lugar foi para a Disney World de Orlando, com 9.870 selfies, indo o terceiro lugar para o arranha-céus mais alto do mundo, o Burj Khalifa de Dubai, com 8.860 autorretratos.

Fora do pódio, está o Big Ben de Londres com 8.780, seguido pelo Empire State Building, em quinto lugar, com 8.430 autofotos. Logo depois do edifício nova-iorquino, aparece o primeiro monumento espanhol: a Sagrada Família de Barcelona, com 4.970 selfies. No sétimo lugar reaparece a capital francesa com a Disneyland Paris (4.740). A lista das atrações turísticas com mais selfies continua com o Coliseu de Roma 4.670, o Rockefeller Center de Nova Iorque 4.290 e a Ponte Puente da Torre de Londres 3.820. Para além deste top ten, aparecem locais como a Ópera de Sidney, o Vaticano, a Estátua da Liberdade de Nova Iorque ou as ruínas de Chichén Itzá, en Yucatán (México). No que se refere à popularidade, no dia 12 de março de 2014, um autorretrato de grupo feita por Ellen DeGeneres durante a transmissão televisiva da 86ª cerimónia dos Prémios Óscar converteu-se na imagem mais partilhada da história.

Maria Silvana Catanho

1 sapateira - 1 folha de louro - 200 g de maionese - 1/2 limão - 1 colher de chá de mostarda - 1 ovo cozido - vinho verde q.b. - sal q.b. - pimenta em grão q.b.

PREPARAÇÃO: • • • • • • •

Coloque numa panela água, o limão, sal grosso , o louro, e uns grãos de pimenta. Quando estiver a ferver junte a sapateira, e deixe-a cozer durante 25 minutos. Depois de cozida retire a sapateira e deixe arrefecer. Abra a carapaça e retire para uma tigela tudo o que houver comestível, acrescente a maionese, o ovo picado a mostarda e um pouco de vinho verde. Misture tudo muito bem até obter uma massa homogénea. Recheie a carapaça da sapateira com este preparado e sirva bem fresco. Pode servir com torradas, dá uma entrada deliciosa.


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Publicidade 25


26 Desporto

Quinta-feira1530a de Outubro a 21 Quarta-feira de Novembro | Correio da Venezuela Sexta-feira Quinta-feira de Julho de6 2016 | Correiode da2014 Venezuela

Venezuela INSTITUIÇÕES

Portistas luso-venezuelanos festejaram São João com uma sardinhada Nota de Imprensa / Correio da Venezuela

O evento associativo teve lugar na sede nacional da Casa do FC Porto em Caracas. “O almoço em honra de São João do Porto é uma atividade cultural e social, enquadrada dentro dos nossos objetivos em manter vivas as tradições, usos e costumes da comunidade portuguesa na Casa ‘Azul e Branca’ na Venezuela. Num país com tantos feriados e tantas pontes, escolher datas para qualquer tipo de atividades com toda a gente disponível é uma tarefa árdua. Porem, não é por isso que íamos deixar passar por debaixo da mesa uma festa tão popular como o São João, santo padroeiro da invicta cidade”, discursou Alvarinho Sílvio Moreira, presidente da direção. Cerca de meia centenas de adeptos portistas saborearam as tradicionais sardinhas na brasa com pimentos assados e broa de milho, regado com vinhos tintos

e brancos do norte de Portugal. O evento associativo teve lugar na sede nacional da Casa do FC Porto em Caracas. “Foi uma tarde com muita irmandade entre os portistas luso-venezuelanos, um bom momento de amizade e confraternização como é costume na grande família ‘azul e branca’ na Venezuela”, indicou Alvarinho Sílvio Moreira. A secção portista na Venezuela foi fundada no ano de 1967 e teve a sua primeira sede nacional em “Alfaitaria Maia” em La Cande-

laria (#Caracas). Suas atividades associativas suspenderam-se em 1982. Para reativar a sede “Azul e Branca” na Venezuela, Alvarinho Sílvio Moreira visitou o então Presidente das Delegações e Filiais do FC Porto, Álvaro Pinto, em 1998 no estádio das Antas no Porto. Dois anos mais tarde, em data simbólica do 13 de maio de 2000, um grupo de adeptos reativaram a Casa do FC Porto na Venezuela e elegeram sucessivamente o Presidente Alvarinho Sílvio Moreira. Em 20 de julho de 2013, mais

de um milhar de portistas luso-venezuelanos homenagearam o Presidente Jorge Pinto da Costa no salão nobre do Centro Português em Caracas com um jantar de reconhecimento pela obra e record de títulos desportivos do dirigente nacional à frente do clube “Azul e Branco” A Casa do FC Porto na Venezuela é a filial Nº 43 do Futebol Clube do Porto, conta com mais de 250 sócios e recebeu a máxima distinção do Dragão de Ouro em 2011.

Clubes lusos disputaram a Supertaça Portugal-Venezuela de Futsal Os jogos foram transmitidos por Meridiano Televisión, num programa do lusodescendente No passado sábado dia 2 de julho, realizou-se a grande final da Supertaça Portugal-Venezuela de Futsal, disputada na categoria Futsal Máster 50. A atividade teve lugar no campo de honra do Centro Marítimo da Venezuela, localizado em Turumo, Estado de Miranda.

Espanha olha para a Vinotinto de basquetebol Sergio Scariolo, selecionador espanhol de basquetebol, qualificou a Venezuela como «uma rival forte e complicada» e assegurou que o jogo amigável que se realizará em Madrid no dia 23 de julho «ajudará muito» para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. «A Venezuela talvez seja uma equipa pouco reconhecida mas é um forte rival e muito complicada. Classificaram-se para os jogos, ganharam o Campeonato Sul-americano e o jogo que vamos disputar contra eles será bonito e nos ajudará muito», disse Scariolo durante a apresentação do encontro nas instalações do Triângulo de Oro.

Miguel Cabrera foi expulso pela oitava vez

FUTSAL

Ommyra Moreno Suárez

SOLTAS

O vencedor do campeonato foi o Centro Português de Caracas. O vice-campeão da jornada foi o Sporting Clube Venezuela e o terceiro lugar foi para o Centro Social Madeirense. Por seu lado, Fernando Rodrigues, conseguiu ser o “Melhor Jogador” do encontro desportivo. Importa destacar que o concurso de futsal foi transmitido em diferido pelo Meridiano Televisão, através do programa Futsal TV, do lusodescendente António da Silva.Para o próximo mês de novembro, está agendada a Supertaça de Futebol Sub 18 com a participação de doze clubes portugueses. Para este evento, espera-se a visita de vários caça-talentos provenientes de Portugal à procura de jogadores.

Somente horas depois de Miguel Cabrera ter comemorado o seu número 11 ao Jogo das Estrelas, o venezuelano demonstrou uma faceta que poucas vezes na sua carreira, por discutir com o estagiário dos Tigres de Detroit foi expulso pela oitava vez na sua carreira, por discutir com o árbitro na sexta entrada depois de pegar um “roletazo” de out. O astro dos Tigres considerou que a bola lhe tinha roçado numa perna e nunca abandonou a caixa de “bateo”. Estes marcaram out em primeira e a expulsão de Cabrera resultou de reclamações logo depois da sua decisão não ter sido revogada.

Carrera soma dez pontos em trunfo de Miami Heat

O venezuelano Michael Carrera registou dez pontos, três retrocessos, uma assistência e um roubo no minuto 14, no seu terceiro jogo com o quinteto de Florida. A jornada representa a sua melhor atuação no que resta de torneio, somando na vitória de Miami Heat por 84-68 perante a quadrilha do Magic de Orlando. Carrera, de 1,96 metros, que este ano terminou o seu ciclo universitário na Carolina do Sul, teve 4-3 em disparos de campo e mais quatro livres. O crioulo, que tenta ganhar um lugar como o melhor jogador de basquete do mundo, tem uma média de 3,5 e 5,0 retrocessos em três jogos.


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Desporto 27 Venezuela

FUTEBOL

Futebolistas venezuelanos realizam trabalhos de pré-temporada com o União da Madeira

SOLTAS Odubel Herrera brilha no Jogo das Estrelas

Ommyra Moreno Suárez

Os lusodescendentes, juntamente com outros três jogadores crioulos, estão em sessões de treino em Sant Cruz, na ilha da Madeira Os futebolistas venezuelanos Carlos Manuel Gouveia e Breitner da Silva estão a realizar trabalhos de pré-temporada com o CF União, uma equipa que vai jogar na Segunda Lia de Portugal depois de descer na passada campanha da categoria máxima. O grupo madeirense contou na temporada 2015/2016 com até cinco jogadores crioulos: Jhonder Cádiz, Edder Farías (Caracas FC), Renny Vega (DANZ) e os já mencionados Carlos Manuel e Breitner; iniciou na passada segunda-feira 4 de julho as sessões de treino no seu complexo desportivo localizado na Camacha, em Santa Cruz, na ilha da Madeira,

Odubel Herrera vai ser responsável por representar os Philies de Filadelfia no Jogo das Estrelas e embora isso seja uma grande responsabilidade o venezuelano expressou a sua satisfação por receber essa honra. Depois de tudo, não era muito complicado que o “Torito” conseguisse o boletim para estar na Liga Nacional. O jardineiro de 24 anos de idade está na sua temporada de arranque com uma média de .302 com dez “quadrangulares”, 12 bases roubadas e um excelente OBP de .388. sob o comando do novo diretor técnico Filipe Rocha. Contudo, Breitner se integrou no grupo na tarde da quinta-feira dia 7 de julho. O União da Madeira realizou, no passado sábado dia 9 de julho, o último treino da semana e disputou na quarta-feira dia 13 de julho o seu primeiro jogo de pré-temporada perante o CD Nacional, a nova equipa de Jhon Murillo.

Os futebolistas luso-venezuelanos Jean Carlos Neto e José Tafarel Ferreira destacaram na República Dominicana . No sábado 9 de julho, com José Tafarel Ferreira, o Cibao FC conseguiu a vitória por 2-0, recebendo o Club Atlético Pantoja, o que se traduz em três pontos que os coloca em segundo lugar com 29 pontos. Por sua vez, o Atlético Veja Real, dirigido pelo lusodescendente Jean Carlos Neto, ganhou no passado domingo 10 de julho, na condição de local 2-0 perante a visita da Universidade O&M da Liga Dominicana de Futebol.

FUTEBOL

Desportivo La Guaira luta por vaga na final da Fase Hexagonal 2016

Cabrera foi expulso pela oitava vez na sua carreira Somente horas depois de Miguel Cabrera ter comemorado o seu número 11 ao Jogo das Estrelas, o venezuelano demonstrou uma faceta que poucas vezes na sua carreira, por discutir com o estagiário dos Tigres de Detroit foi expulso pela oitava vez na sua carreira, por discutir com o árbitro na sexta entrada depois de pegar um “roletazo” de out. O astro dos Tigres considerou que a bola lhe tinha roçado numa perna e nunca abandonou a caixa de “bateo”. Estes marcaram out em primeira e a expulsão de Cabrera resultou de reclamações logo depois da sua decisão não ter sido revogada. O lançador crioulo, Carlos Carrasco, espera vencer dez carreiras por uma.

Ommyra Moreno Suárez

O conjunto feminino litoralense ganhou ao Carabobo por 1-0 A categoria livre de feminino do Desportivo La Guaira, onde é a lusodescendente Felicinda de Gouveia é dianteira, disputou no passado sábado 9 de julho a jornada número quatro da Fase Hexagonal 2016. Nesta oportunidade, visitou o conjunto de Carabobo no estádio Misael Delgado da cidade de Valencia. A equipa laranja conseguiu a vitória com um resultado no marcado de 1-0, o que lhe permitiu manter-se na luta pelo título. No primeiro golo, com uma potente

Michael Carrera soma dez pontos em trunfo de Miami

cabeçada de Caudia Rodriguez que passou muito próximo do poste da baliza. Passada meia hora do jogo, Isabella Goicoechea participou numa jornada confusa dentro da área de Carabobo. Após vários choques com as defesas e

a guarda-meta rival, Goicoechea conseguiu mandar a bola ao poste mas a central vinotinto Beatriz Barreto despejou o esférico que causou impacto na tabela com um resultado de 0-1. Com esta vitória, a categoria

Libre de La Guaira soma seis pontos na Fase Hexagnal, com um período de dois jogos ganhos e dois perdidos. Agora a equipa laranja prepara-se para enfrentar o quadro de Caracas, num jogo crucial com o intuito de conseguir chegar à final.

O venezuelano Michael Carrera registou dez pontos, três retrocessos, uma assistência e um roubo no minuto 14, no seu terceiro jogo com o quinteto de Florida. A jornada representa a sua melhor atuação no que resta de torneio, somando na vitória de Miami Heat por 84-68 perante a quadrilha do Magic de Orlando. Carrera, de 1,96 metros, que este ano terminou o seu ciclo universitário na Carolina do Sul, teve 4-3 em disparos de campo e mais quatro livres. O crioulo, que tenta ganhar um lugar como o melhor jogador de basquete do mundo, tem uma média de 3,5 e 5,0 retrocessos em três jogos.


26 28 Desporto

Quinta-feira1530a de Outubro a 21 Quarta-feira de Novembro | Correio da Venezuela Sexta-feira Quinta-feira de Julho de6 2016 | Correiode da2014 Venezuela

Portugal FUTEBOL

Luso-venezuelanos comemoram em grande vitória de Portugal no Europeu FUTEBOL

Ommyra Moreno Suárez

Portugal domina ‘onze’ideal da UEFA

Com bandeiras, acordeões, apitos e caravanas, os fãs festejaram em todo o país a vitória lusa

Lusa

No passado domingo 10 de julho, a colónia portuguesa na Venezuela reuniu-se nos centros sociais em todo o território nacional para apoiar a seleção lusa, que venceu a França por 1-0, conseguindo-se a Taça do Europeu 2016. Desta forma, Portugal, que perdeu a final em 2004, frente à Grécia, em terras lusas, conseguiu o seu primeiro título num grande torneio deste género. A equipa de Fernando Santos conseguiu a façanha ainda sem contar com o português Cristiano Ronaldo, que se viu obrigado a abandonar o partido ao minuto 24 devido a uma lesão. O desportista luso-guineano Éder, converteu-se na peça chave que mudou a história da Final e da seleção de Portugal. Ao minuto 79 e consolidou a vitória com o único golo do jogo marcado com um remate marcado ao longe. Mais de vinte ecrãs gigantes foram colocados em muitas cidades portuguesas para acompanhar a grande final. Em Caracas, a Associação Civil Centro Português, localizada em Macaracuay vestiu-se de verde e vermelho para receber dezenas de fãs que puderam visualizar o jogo num dos ecrãs gigantes, um na Fonte de Soda e outro no Salão Nobre. Adultos, jovens e crianças encheram o centro social, vestidos a rigor com camisolas, cachecóis e bonés da seleção lusa. Ao minuto 108, com o histórico golo de Éder, os lusos fizeram o CP vibrar com o grito de “Golo” e “Força Portugal”, celebrando assim a primeira vitória de Portugal na UEFA EURO 2016, seguindo-se uma caravana por várias ruas da cidade capital. Em Guayana, Estado de Bolívae, o Centro Português Venezuelano de Guayana colocou um ecrã gigante no Salão Lusitano do centro social, onde um grande

A seleção portuguesa de futebol, com o guarda-redes Rui Patrício, os defesas Pepe e Raphael Guerreiro e o avançado Cristiano Ronaldo, domina o ‘onze’ ideal do Euro2016 da UEFA. Na escolha feita pelos 13 observadores técnicos do organismo que rege o futebol europeu, além dos quatro jogadores que conquistaram pela primeira vez um título continental para Portugal, constam ainda os alemães Joshua Kimmich, Jerôme Boateng e Toni Kroos, os franceses Antoine Griezmann e Dimitri Payet, assim como os galeses Joe Allen e Aaron Ramsey. O ‘onze’ foi escolhido pelo grupo de observadores técnicos liderado pelo Diretor Técnico da UEFA, Ioan Lupescu, e que inclui Alex Ferguson, Alain Giresse, David Moyes, Packie Bonner, Mixu Paatelainen, Savo Milosevic, Peter Rudbaek, Gareth Southgate, Thomas Schaaf, Jean-François

número de famílias se juntaram para ver o jogo enquanto entoavam a toda a voz hinos a apoiar a seleção portuguesa. Com apitos e gritos de comemoração, os sócios do clube luso-venezuelano festejaram a vitória de Portugal na final da Eurocopa 2016, disputada no estádio de Saint-Denis, em França. No Estado Lara, a partir das 14h00, os portugueses começaram a chegar ao Centro Luso Larense, localizado em El Manzano, para se juntarem e ver o jogo da final do Euro 2016. Vestidos a rigor, os presentes disfrutaram de uma amena tarde a comemorar o orgulho português. No Estado Carabobo, a Casa

Portuguesa Venezuelana também comemorou a vitória da seleção lusa e, depois do jogo, os sócios, juntamente com os seus familiares e amigos, invadiram as ruas da cidade de Valencia, cantando a música “Apita o comboio” ao mesmo tempo que entoavam bandeiras de Portugal. Por sua vez, o Centro Social Madeirense recebeu uma multidão de fãs que viu o jogo também num ecrã gigante. Finalmente, refira-se que no estado Aragua, a “Paixão Vermelha e Verde” se fez sentir na Casa Portuguesa, onde um grande número de lusitanos estiveram presentes para comemorar o grande trunfo da seleção portuguesa.

Domergue, Ginés Meléndez e Jean-Paul Brigger. Em declarações ao sítio da UEFA na Internet, Alex Ferguson explicou os critérios da escolha: “Após um período de deliberação, os observadores escolheram uma equipa composta pelos jogadores que tiveram os melhores desempenhos das melhores equipas no UEFA EURO 2016”. “Escolhemos defesas centrais dominadores, laterais que conseguiram atacar e defender, trincos capazes de controlar o jogo e a sua dinâmica, atacantes flexíveis e criativos, com capacidade de criar e marcar golos. Acreditamos que os onze selecionados representam o melhor da competição”, explicou Alex Ferguson ao sítio da UEFA na Internet.O ‘capitão’ da seleção lusa já tinha incluído o melhor “onze” de sempre dos Campeonatos da Europa e antes já havia sido também escolhido para os 23 melhores em 2004 e 2012, o mesmo sucedendo com Pepe em 2008 e 2012.

FUTEBOL

Ronaldo:“Faltava-me algo pela selecção” Lusa

Cristiano Ronaldo exultou com a conquista do título de campeão europeu, lembrando após a vitória na final do Euro2016 que já ganhou tudo a nível de clubes e que lhe faltava o êxito com Portugal. “São momentos muito felizes na minha vida, em termos de carreira.

Chorei, festejei com a minha família, os meus amigos, os que me estão próximos. Sempre disse que ganhei tudo o que tinha para ganhar a nível de clubes, a nível individual, nas faltava-me algo pela seleção, graças a Deus consegui”, afirmou. O ‘capitão’ não escondeu o “desgosto” por ter abandonado o relvado no Stade France,


Correio da Venezuela | Sexta-feira 15 a Quinta-feira 21 de Julho de 2016

Publicidade 29


P r e m i o Ta l e n t o a l a C o m u n i c a c i ó n S o c i a l 2 0 0 9

Imagem da semana Serra da Culata amanece coberta de neve

Tesouros arqueológicos de Portugal viajam até Madrid


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.