Page 1

P r é m i o Ta l e n t o 2 0 0 9 Correio de Venezuela

@correiodvzla

@correiodvzla

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

publicaÇão Nº 627

Ano 15 • Depósito Legal: 199901DF222 • BsF. 20

Passos Coelho indigitado primeiro-ministro A Escola de Idiomas Modernos da UCV promove, através da fundação Fundeim, cursos de idiomas com níveis de básico a avançado, que são ministrados durante a semana e aos sábados nas instalações da universidade. Pag. 6 pub

A directora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) afirmou, na passada segunda-feira, 19 de Outubro, que os emigrantes lusos devem “integrar-se e participar” cada vez mais Pag. 16 nas comunidades locais.

Curta-metragem de Raul Simão triunfa no Festival de Cinema ELCO ‘Neverson’, uma curta-metragem do género acção escrita e dirigida pelo cineasta luso-descendente Raul Simão, triunfou em duas categorias da quinta edição do Festival de Cinema Entre Longas e Curtas do Oriente (ELCO). Pag. 18

DESPORTO

Igreja propõe i ntegração dos emigrantes nas comunidades locais

CULTURA

falar português é cada vez mais importante

diàspora

VENEZUELA

18 dias depois das eleições e depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, Cavaco Silva decidiu indigitar, na quinta-feira, 22 de Outubro, Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro.

Pag. 10

Centro Português foi o epicentro da natação mirandina Entre 19 e 24 de Outubro, a piscina olímpica do Centro Português, de Caracas, converteu-se no epicentro da natação do estado Miranda, recebendo mais de 300 atletas para disputar um lugar nas delegações que vão competir na próxima Copa da FEVEDA. Pag. 30


2 Editorial

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

retrospectiva Não podemos deixar de ver com muito orgulho e emoção auge que vêm experimentado os cursos de língua portuguesa para o novo período 2015-2016. Pudemos conhecer que no Curso do Centro Português foram batidos os recordes de inscritos. O mesmo acontece com os cursos que são ministrados na UCV, Colégio San Agustin de El Paraiso, Colégio Los Chaguaramos, Colégio Virgen de Fátima, Colégio Luís de Camões e muitos outros situados no interior do país. Quer seja pelo interesse crescente que recai sobre este idioma no contexto global, ou pela necessidade que

dois

1

muitos sentem em aprender outra língua para emigrar, não podemos deixar de sentir uma enorme felicidade pelo simples facto de que cada vez são mais pessoas a aprender, e não só o idioma de Camões e de Pessoa, como também a estudar a fundo a cultura e a história de Portugal. Agora bem, aqui fica a seguinte chamada de atenção face à crítica que muitos fazem: o idioma, tal como o passaporte ou a nacionalidade, não é uma mera ferramenta que se “utiliza” quando temos necessidade… Neste caso, as razões devem ser sempre de força maior.

três

Sempre acreditamos naquelas pessoas que perante as adversidades sabem crescer e recorrer às capacidades e talentos pessoais para ultrapassar os obstáculos, não apenas os próprios como até os de terceiros. Esta semana pudemos apreciar com muito positivismo o triunfo nos palcos de um grande número de luso-descendentes, que procuram alegrar a vida de todos os cidadãos, que retribuem reconhecendo o seu talento e pedindo para que continuem a trabalhar pelo país que os viu nascer ou os acolheu quando ainda eram crianças. Falamos de Marilyn Ascensao, Jose Manuel Ascensao, Victor Hugo Gomes, Dairo Piñeres e Manuel de Bastos, que praticamente tomaram conta da cena teatral caraquenha com uma grande variedade de peças para todos os gostos. Caso semelhante, embora noutros âmbitos, é o de Raul Simao, um luso-descendente que triunfou recentemente num festival de curtas-metragens no oriente e que desde já se prepara para continuar a trabalhar pelo desenvolvimento da arte cinematográfica nacional.

fotoflash

O clima de insegurança que em diversas oportunidades tem sido lamentado nesta página, volta a ser protagonista. Como se não bastassem as notícias de sequestros e assassinatos de portugueses e luso-descendentes que têm sido veiculadas nas últimas semanas, agora constatamos com tristeza um cenário que decorre desta situação generalizada e tem levado a que alguns projectos da comunidade lusitana na Venezuela estejam a enfrentar dificuldades ao nível de adesão de pessoas. Estamos a falar especificamente do caso das Academias da Espetada, que têm vindo a assistir à redução do números de mulheres que participam nas suas actividades. Inicialmente alteraram as regras de modo a permitir a participação de homens, para que houvesse um maior sentimento de segurança. Contudo, pudemos saber junto de fonte segura que nem sequer esta estratégia, chamemos-lhe assim, tem funcionado. Daí que no seio de algumas destas associações esteja a ser equacionada a possibilidade de reduzir o número de actividades, que já não acontecerão mensalmente, mas entre três a quatro. As damas atribuem esta mudança de planos à situação de insegurança que tem gerado desconfiança e medo entre “amigas” na hora de sair à rua para participar em jantares e outros convívios nocturnos.

Monumental. Eis o termo que melhor define o Sistema de Orquestras Sinfónicas da Venezuela. Um trabalho precioso e complexo, que tem influenciado positivamente muitas centenas de crianças e jovens de parcos recursos que têm passado pelas suas fileiras e que hoje são uma referência como cidadãos, não apenas na Venezuela, como também no mundo inteiro. Na semana passada, a Orquestra Sinfónica Juvenil de Caracas foi encarregada de deleitar o público lisboeta, em Portugal, com um magistral concerto no quadro da digressão europeia 2015 da orquestra. É um orgulho testemunhar que um projecto venezuelano seja tido em conta no estrangeiro e sirva de exemplo para a formação de novas ideias como a Orquestra Geração em Portugal. A música, tal como tantos outras âmbitos, converte-se assim num elemento que nos une e que permite fazer-nos sentir que os portugueses e os venezuelanos são um povo irmão, partilhando valores de honestidade, paz, trabalho, compromisso e uma profunda paixão por tudo aquilo a que se dedica realizar.

Grupo Editorial

www.correiodevenezuela.com Rif.: J-40058840-5

Director Aleixo Vieira Subdirector Agostinho Silva Gerente: Carla Vieira Editor Sergio Ferreira Soares Endereço: Av. Veracruz. Edif. La Hacienda. Piso 5, ofic. 35F. Las Mercedes, Caracas. Telefones: (0212) 9932026 / 9571 Telefax: (0212) 9916448 E-mail: editorial@correiodevenezuela.com

Chefe de redacção Sergio Ferreira Soares |Jornalistas Carla Salcedo Leal, Victoria Urdaneta, Ommyra Moreno, Kenner Prieto, Antonio Da Silva |Correspondentes Edgar Barreto (Falcón), Carlos Balaguera (Carabobo), Sandra De Andrade (Aragua), Sandra Rodríguez (La Victoria), Trinidad Macedo (Lara), Silvia K. Gonçalves (Bolívar), Mariana Santos (Nueva Esparta), Luis Canha (Mérida), Daniela García (Miranda), Antonio Dos Santos (Zulia) |Colaborações Catanho Fernandes, Arelys Gonçalves, Antonio López Villegas, Isabel Idárraga, Shary Do Patrocinio, Serafim Marques, António Delgado |Publicidade e Marketing Carla Vieira |Paginação Elsa de Sá |Fotografia Francisco Garrett |Administração Yenny Ávila |Distribuição Luis Alvarado, Carlos Agostinho Perregil R. |Impressão Grupo Últimas Noticias. Caracas -Venezuela |Tiragem 15.000 exemplares |Fontes de Informação Agência Lusa, Diário de Notícias, Diário de Notícias da Madeira, Ilhapress, Portuguese News Network e intercâmbio com publicações em língua portuguesa.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Política

Estrangeiros não podem votar no 6D é o seu centro de votação entrando no sítio da internet do Conselho Nacional Eleitoral (www.cne. gob.ve) e digitando o seu número de cédula de identidade no campo “Consulte sus Datos”. Também podem faze-lo enviando o número de cédula, via mensagem de texto, para CNER (2637) ou telefonando para o 0800-VOTEMOS (08008683667).

Sergio Ferreira Soares

Os venezuelanos que residem no exterior também ficam de fora das próximas eleições por eliminação do voto ‘al Parlatino’ Nas próximas eleições parlamentares de 6 de Dezembro, nas quais serão escolhidos os 167 deputados à Assembleia Nacional (AN), apenas poderão votar os cidadãos venezuelanos residentes no pais. Os estrangeiros ficam de fora do acto nesta ocasião, pois a AN é o órgão do Poder Público Nacional e o artigo 64 da Constituição da República Bolivariana da Venezuela estabelece que o voto dos estrangeiros maiores de 18 anos, com mais de dez anos de residência no país, é limitativa a “eleições locais, municipais e estaduais”. Mas os estrangeiros não serão os únicos: os venezuelanos residentes no exterior tão-pouco poderão sufragar, já que as eleições visam áreas geográficas do território nacional (Municípios e/ou Paróquias) conformadas em circunscrições nominais para o Voto Nominal e estaduais para o Voto Lista. Em 2010 podiam exercer o direito ‘al Parlatino’, mas este ano o Governo eliminou a eleição destes cargos. Alguns países também permitem o voto estrangeiro em eleições locais, mas apenas três per-

o dado

Para saber se foi seleccionado para a mesa de voto vá ao sítio da internet do CNE (www.cne.gov.ve). Ao abrir a página, no lado direito, aparece um quadro cinzento no qual deve digitar o número de cédula para obter a informação. Aparecerão os seus dados e se foi escolhido como membro de mesa ou das juntas paroquiais, municipais ou regionais. mitem ao residente estrangeiro participar em eleições nacionais: Chile, Uruguai e Nova Zelândia. Nesta edição publicamos um guia fácil para responder a todas as dúvidas relacionadas com as próximas eleições, nas quais podem participar os luso-descendentes nascidos no país.

estão habilitados a exercer o direito de voto. Quem tem direito a votar no 6-D? Todos os venezuelanos inscritos no Registo Eleitoral (RE) e que residam em território nacional.

Quando decorrerão as Eleições Parlamentares de 2015? O CNE convocou oficialmente as Eleições Parlamentares para o domingo, 6 de Dezembro de 2015.

Quais são os requisitos para votar? Os únicos requisitos são estar inscrito no Registo Eleitoral e apresentar a cédula de identidade laminada, sem importar a sua validade.

Quantos eleitores poderão nas Eleições? Mais de 19 milhões de eleitores

Onde é que podem consultar os eleitores o seu lugar de votação? Os eleitores podem saber qual

Como devem eleger os venezuelanos os deputados à Assembleia Nacional? Por circunscrição nominal (Municípios e/ou Paróquias) e entidade federal, através de uma votação livre, universal, directa, personalizada e secreta com representação proporcional. Como deverão votar os venezuelanos para eleger os deputados à Assembleia Nacional? Através de um sistema de duplo voto: um de tipo nominal (circunscrições) e outro tipo lista (Estado). O número de votos depende da localidade onde se encontre presente o eleitor. Como elegem os venezuelanos os deputados indígenas à Assembleia Nacional? Os povos indígenas têm direito a três (3) deputados, de acordo com os artigos 186 da Constituição da República, 179 e 180 da LOPRE. Estes três deputados, serão eleitos por três circunscrições eleitorais: um deputado pela Região Ocidente (Zulia, Mérida e Trujillo); um deputado pela Região Sul (Amazonas e Apure); e um deputado pela Região Oriente (Anzoátegui, Bolívar, Delta Amacuro, Monagas e Sucre).

Venezuela 3 breves Governo estima barril de petróleo a 40 dólares O governo da Venezuela estima que o preço médio do barril do petróleo, a grande fonte de divisas do país, seja de 40 dólares em 2016, segundo o projecto de lei do orçamento para o próximo ano apresentado na terça-feira, 20 de Outubro. Como é costume, governo subavalia o preço do petróleo nas suas contas para prevenirse caso venha a verificar-se eventuais quedas. Para este ano estava previsto o barril a 60 dólares, mas com a queda dos preços internacionais o preço ficou abaixo deste patamar.

PDVSA compra 25% de petrolífera de Antígua A Venezuela assinou um acordo no sábado, 17 de Outubro, com o governo de Antígua e Barbuda, para a compra de uma participação de 25% na West Indies Oil Company (WIOC), informou a empresa estatal de petróleo da Venezuela. (PDVSA). A empresa não forneceu detalhes financeiros da compra de participação na empresa controlada pelo governo da ilha caribenha. A Venezuela, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), tem procurado mais espaço de armazenamento na região.

Salário mínimo aumenta 30% a partir de Novembro

sequestro

Comerciante português assassinado em El Junquito Carla Salcedo Leal csalcedo@correiodevenezuela.com

Corpo da vítima foi encontrado em Turumo, na sequência de um sequestro Na manhã de sexta-feira, 16 de Outubro, foi encontrado sem vida o comerciante luso-venezuelano Duarte Lorenzo Figueira Martins,

de 34 anos de idade, que havia sido retirado à força da sua residência, situada no quilómetro 16 de El Junquito, na noite anterior. A descoberta do corpo foi efectuada numa via alterna que liga Turumo com o bairro La Dolorita de Petare. Segundo a versão policial, Figueira Martins, que proprietário de uma queijaria, foi interceptado por um grupo armado, perto das 9 da noite, quando se encontrava na sua residência, onde foi baleado por ter

oferecido resistência. Os assaltantes introduziram o comerciante na bagageira do seu automóvel, um BMW, e levaram-no até à zona onde o corpo veio a ser encontrado. Também roubaram alguns electrodomésticos da casa da vítima. Depois de o irmão da vítima ter denunciado o alegado sequestro, a polícia começou a investigar, tendo logrado, através de um sistema de satélite, determinar a localização dos sequestradores, que preten-

diam cobrar um resgate pela vítima, que já se encontrava sem vida. Foi assim que se deu com a vivenda no bairro Juan XXII de Petare, desde a qual os presumíveis sequestradores comunicaram com a família da vítima. No local, elementos da Polisucre detiveram uma mulher e dois homens por suspeitas de envolvimento no caso, tendo ainda apreendido uma arma, telemóveis e roupa da vítima, assim como um televisor e uma carrinha de marca Nissan.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira, 16 de Outubro, um aumento de 30% do salário mínimo dos venezuelanos, em vigor a partir de Novembro próximo. “Para proteger o salário, decidi decretar um aumento do salário mínimo nacional de 30%”, disse Maduro, que falava durante um encontro com trabalhadores que teve lugar na Siderúrgica de Orinoco (Sidor), em Guyana, a 700 quilómetros a sudeste de Caracas.


4 Venezuela

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Tradição

Fiéis recordam Fátima em vários estados do país

Fotografias com história

Sergio Ferreira / Daniela Garcìa

Caracas, Lara, Anzoátegui e Miranda acolheram celebrações em homenagem à santa É tradição que todos os meses de Maio e Outubro, a comunidade lusitana radicada na Venezuela leve a cabo uma grande quantidade de celebrações para honrar a Virgem de Fátima, como forma de recordar a última aparição da santa lusa. Este ano, no âmbito do 98.º aniversário das aparições, algumas instituições promoveram diversas iniciativas para desfrute de portugueses e venezuelanos em geral. No passado dia 12, a comunidade lusitana radicada em Anaco, Estado Anzoátegui, celebrou a Virgem de Fátima com uma variedade de actividades que se estendeu das 10:00am até depois das 11:00pm. A jornada teve início com a colocação de uma oferta floral no monumento do pai da Pátria, Simón Bolívar, na Praça Bolívar da localidade. Posteriormente, às 6:00pm, levou-se a cabo uma missa solene pela paz do mundo na igreja Cristo Rey, seguida de uma procissão de velas pela avenida Mérida, avenida Portuguesa e rua Urdaneta. Às 9 da noite, teve início a festa, com a actuação de Sandra e Ricardo Rodríguez, e a jornada finalizou com um espectáculo de fogo de artificio. O Centro Português, situado na zona Este da capital venezuelana, celebrou o 98.º aniversário da última aparição da Virgem de Fátima com as suas tradicionais missa e procissão. A iniciativa, que teve lugar pelas 6 da tarde, contou com a participação em massa dos associados, que encheram a capela e demonstraram a sua fé e devoção pela santa. Na terça-feira, 13 de Outubro, a paróquia Nuestra señora de Fátima Oeste, situada na cidade de Barquisimeto, Estado de Lara, celebrou na companhia de muitos fiéis, entre os quais se encontravam alguns representantes da Asoludeven Lara, um acto de fé para comemorar a última aparição da Virgem de Fátima. A liturgia foi dedicada a toda a simbologia relacionada com a história das aparições da Virgem de

Fátima. As crianças da paróquia realizaram um acto conhecido como “La danza del sol” que evoca a tradição desta data importante. Os fiéis elevaram as suas petições à Virgem pela paz na Venezuela e o bem-estar dos venezuelanos. “Apenas pedimos à nossa mãe que interceda junto do seu filho pelas necessidades de cada um dos venezuelanos, assim como pelas nossas vidas, saúde e projectos”, assegurou Zenaida Teles Dos Ramos, director do núcleo regional da Associação de Luso Descendentes da Venezuela. Por seu turno, a Associação Civil Amigos Nossa Senhora de Fátima Altos Mirandinos, que está a impulsionar a primeira réplica moderna do Santuário original na localidade de Llano Alto, Lomas de Urquía, promoveu uma missa na zona do templo, cujas obras estão já avançadas, no dia 13, terça, à noite. A 18 de Outubro foi realizado o III e último arraial deste ano no Santuário de Fátima situado em Lomas de Urquia, Carrizal, Estado de Miranda. A celebração começou com a missa, às 9:00, que foi oficiada pelo padre José António da Conceição e o Bispo de Caracas. Os representantes eclesiásticos agradeceram à comunidade pelo seu contínuo apoio e por sempre serem tão fiéis às suas crenças. A tarde dói animada pelo locutora Gisselle de Sousa. O cônsul honorário de Los Altos Mirandinos, Pedro Gonçalves, mostrou-se muito satisfeito com o avanço da obra e convidou a comunidade em general para, no pró-

ximo 15 de Novembro, comparecer num almoço que será promovido pela Academia do Bacalhau no Salão Topacio, no Centro Comercial La Casona, às 1:00pm. A tarde foi passada entre muita alegria, tendo os festeiros provado pratos típicos portugueses, tais como sopa de milho, espetadas e bolo do caco, e ainda uma grande variedade de bebidas. O evento foi animado por distintos grupos musicais, como Los Reyes de La Gaita. Também actuaram vários grupos folclóricos, como o grupo “Así es mi pueblo” e o “Grupo Folclórico de Minho”, que fechou a festa interpretando alguns dos seus bailes típicos. Na última actividade promovida pelo Comité de Damas da associação, o padre José António da Conceição indicou que esperam que o Santuário seja inaugurado a 8 de Julho de 2017. “Esta obra será uma festa não só da comunidade lusitana que está unida mas também de toda a comunidade católica de Los Altos Mirandinos e da Venezuela”. No domingo, 18 de Outubro, na igreja El Salvador da Avenida Victoria, Las Acacias, no Sudoeste de Caracas, a comunidade lusitana organizou a sua própria celebração em honra à Virgem. A jornada começou pelas 11:00 am com o Santo Rosário e a missa, e posteriormente a procissão, que finalizou com a actuação da Banda Recreativa Madeirense da Venezuela. À tarde, a partir das 5:00pm, a festa começou com a actuação do Grupo Folclórico Pérola do Atlântico, para além de venda de comidas e bebidas típicas.

Manuel de Arriaga Fernando Cámara Fcamara@correiodevenezuela.com

A imagem desta semana pertence a Manuel de Arriaga, que nasceu a 8 de Julho de 1840 na Horta e faleceu em Lisboa a 5 de Março de 1917. É uma das pessoas mais importantes na história de Portugal porque foi o primeiro Presidente eleito de Portugal, substituindo Teófilo Braga no cargo. O seu mandato começou a 24 de Agosto de 1911 e finalizou a 26 de Maio de 1915. Fez os estudos de Direito na Universidade de Coimbra, começou em 1860 e finalizou em 1865. A acrescentar a isso, foi membro do Partido Republicano e escolhido deputado quatro vezes pela Madeira. Jacinto Nunes, Azevedo e Silva, Bernardino Pinheiro, Teófilo Braga e Francisco Homen Cristo também fazia parte do referido directório. Foi considerado um grande orador e os seus discursos ajudaram a dar um impulso à causa republicana. Ele e o irmão eram republicanos e o seu pai monárquico. Devido a isso, o seu pai decidiu cortar relações com os seus filhos e proibiu-os de regressar a casa. Por isso, viu-se obrigado a trabalhar para poder pagar os seus estudos. Dava aulas de inglês como professor particular, aproveitando os conhecimentos de uma preceptora dos Estados Unidos contratada pela sua famí-

lia na Horta. Quando estava em Coimbra, deu-se a conhecer como um amante da literatura e da poesia. Até ao final da sua vida, teve uma actividade literária e cultural, que o tornaram parte da Geração de 70. Sendo já um advogado de renome em Lisboa, em Maio de 1871 foi um dos 12 que assinaram o programa de conferências democráticas do casino lisbonense. Tornou-se um dos membros da geração doutrinária do republicanismo português, afirmando-se como um dos seus principais ideólogos. Foi sempre parte do republicanismo unitário e democrático, rejeitando o anticlericalismo que marcava o republicanismo lusitano daquele momento. A 23 de Outubro de 1910 foi designado reitor da Universidade de Coimbra e o vice-reitor foi Sidónio Pais. Isto foi depois da Restauração da República. Depois de chegar à presidência, o seu partido estava a desmembrar-se e tratou de reunificar. No entanto, não conseguiu fazê-lo. Teófilo Braga substitui-o em 1915. Foi sepultado no panteão familiar no cemitério dos Prazeres, e mudado para o panteão nacional de Santa Engrácia, cumprindo a decisão votada por unanimidade na Assembleia da República a 16 de Setembro de 2004.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 5


6 Venezuela

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Idioma

Aprender a falar português é cada vez ais importante Ommyra Moreno

Língua de Camões está cada vez mais próxima dos venezuelanos e está a crescer cada vez mais A Escola de Idiomas Modernos da Universidade Central da Venezuela (UCV) promove, através da fundação Fundeim, cursos de idiomas com níveis de básico a avançado, que são ministrados durante a semana e aos sábados nas instalações da universidade. A professora Carmen González, coordenadora do departamento de Português da Fundeim, destacou, em entrevista ao CORREIO, o auge e a importância dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa nos últimos anos. “O português é uma língua importantíssima no mundo inteiro, com um número imenso de falantes, um pouco mais de 200 milhões de pessoas. A cultura destes países é muito rica e particularmente na Venezuela, devido à nossa relação tão próxima com a comunidade lusodescendente, é conhecida e apreciada por todos cá. Mesmo que no se tenha nenhum motivo prático para aprende-lo, a experiência de entrar em contacto com outras línguas e as suas culturas enriquece-nos como seres humanos, e o português é uma língua próxima do coração dos venezuelanos”, ob-

servou. De igual modo destacou o interesse por parte de venezuelanos e pessoas de outras nacionalidades em aprender o idioma. “No princípio, a maioria dos estudantes eram luso-descendentes que procuravam corrigir ou aprender gramática e conseguir uma certificação, mas com o tempo tudo mudou. Hoje em dia notamos que a maioria dos estudantes são venezuelanos de diferentes ascendências interessados em aprender o idioma”, disse. González assegura que o número de estudantes de Português está a aumentar e considera que o principal factor é a proximidade com o Brasil. “O interesse por conhecer a língua aumenta, assim como também um grande número de ofertas de trabalho e de estudo que este país oferece. E também porque muitos luso-descendentes desejam aproveitar a oportunidade de poder ir para o país de origem dos pais, em busca de novas oportunidades de trabalho e de estudo, já que têm o apoio

González assegura que o número de estudantes de Português está a aumentar.

das suas famílias lá. Todo isto leva a que muitas pessoas desejem aprender e certificar a língua portuguesa”, explicou. A professora Carmen González considera que a grande dificuldade na aprendizagem da língua portuguesa deriva das semelhanças que possui com o espanhol, o que provoca confusões, sobretudo no início da aprendizagem. “Quando há uma maior compreensão do funcionamento da língua, superam as dificuldades. Além disso há uma grande quantidade de chamados “falsos amigos”, ou palavras que se parecem a algumas do espanhol mas com um significado completamente diferente em português”. “Em Fundeim insistimos em manter um equilíbrio entre as duas variantes, mostrando as suas diferenças e realçando as suas semelhanças, além de ensinar a cultura dos países africanos lusófonos, assim como a do Brasil e de Portugal. Pensamos que a língua portuguesa deve ser aprendida na sua totalidade, sem favorecer nenhuma variante em particular. No entanto, uma vez que o estudante tenha escolhido uma variante, élhe sugerido que a pratique até a aperfeiçoar”, destacou González quando questionada sobre a preferência dos estudantes entre as variantes do idioma. Também indicou que sem importar a variante, ao culminar o curso, o estudante deve ser capaz de desenvolver as quatro habilidades essenciais de qualquer idioma, isto é, ler, escrever, escutar e falar com uma com-

Proidiomas Os estudantes de português de Proidiomas compartiram com o CORREIO, indicando os termos mais difíceis que tiveram de aprender em português. As dificuldades surgem com palavras que têm a letra “H” intercalada como milho, joelho e coelho e com a letra “R” como carro, rapariga ou arrumar. A professora Maria da Conceição, assegura que o conflito em articular palavras deve-se à falta de prática da nasalidade, referindo-se ao processo fonético mediante o qual o som que usualmente é oral, se pronuncia com o velo do paladar para baixo e o fluxo de ar sai pela cavidade nasal. Portanto, aconselha-se a dar atenção a estas consonantes para que sejam entoadas as palavras com o timbre e a característica sonora correcta.

preensão avançada da língua portuguesa. O Português é um idioma rentável A professora Digna Tovar é uma venezuelana que faz parte do primeiro grupo de licenciados em Português pela Universidade Central da Venezuela (UCV), através da qual obteve uma bolsa no prestigiado Instituto Camões em Portugal, que se encarrega de promover intercâmbios culturais para dar a conhecer a língua portuguesa. Depois de passar um ano em Portugal, decidiu especializar-se nas universidade do Porto e de Lisboa como professora de Português, e desde então tem se dedicado ao idioma luso desde há mais de 24 anos.

Beneficência

Academias da Espetada prosseguem com as suas actividades sociais Ommyra Moreno

Caracas e Maracay continuam a promover as suas tertúlias

A Academia da Espetada Mãe, com sede na cidade de Maracay, Estado Aragua, celebrou na passada sexta-feira, 16 de Outubro, uma tertúlia intitulada ‘Té con chachareo’, no Salão Jogo de Dama da Casa Portuguesa, como informou a presidente, Ana Maria de Abreu.

A reunião decorreu sob o conceito de partilhar uma merenda entre amigas, com a tarde a ser animada com diversos jogos e dinâmicas. Os fundos recolhidos neste encontro destinam-se ao Lar Geriátrico Luso-Venezuelano (Gerlusoven) e à Fundação Martín,

que dá apoio a crianças com paralisia cerebral. A Academia da Espetada Caracas prepara uma nova tertúlia, intitulada ‘Bingo Halloween’, para convívio e recolha de fundos para diferentes causas sociais. O jantar terá lugar no restaurante Terrazas

Actualmente, dirige o departamento de Português da Escola de Idiomas Modernos na UCV e no instituto de línguas Proidiomas. Apesar do interesse mostrado nos últimos anos por parte dos estudantes em aprender o idioma, Tovar assegura que o quórum foi afectado pela emigração dos alunos para outros países. É assim que envia uma mensagem clara para aqueles que ainda têm dúvidas de que é proveitoso aprender o Português. “O português é um idioma rentável e não só por ser a quarta língua mais falada no mundo senão que pelo contexto geográfico em que nos encontramos, com uma potência como o Brasil na vizinhança é sumamente importante aprender o idioma”, destacou.

Steak House de Las Mercedes, e está marcada para as 12:30 pm de domingo, 25 de Outubro. A presidente da Academia, Sílvia Henriques, pede aos participantes que colaborem com brinquedos, artigos de higiene, alimentos não perecíveis, alimentos para bebés e crianças, também não perecíveis, para serem doados a causas sociais que a Academia apoia. A entrada nesta tertúlia tem um custo de 1500 ‘bingos’, e quem quiser participar deverá confirmar através dos telefones 0424 2388189/0412 3634522.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 7


8 Venezuela

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Idioma

Centro de Vargas promove curso de Português Ommyra Moreno

Todos os sócios podem participar nesta iniciativa. O Centro Luso Venezuelano de Catia la Mar, situado no sector Weekend do Estado Vargas, inicia este mês o Curso de Língua e Cultura Portuguesa 2015-2016. Nesse sentido, representantes da instituição fazem um apelo a todos os interessados para se inscrevam. O curso será às terças e sextas, das 5:00 pm às 7:00pm e das 7:00 pm às 9:00 pm. A iniciativa destina-se a crianças a partir dos 6 anos e adultos em geral. Faz parte do pensum do curso a expressão oral e escrita, a língua portuguesa e a compreensão de leitura. Os requisitos para formalizar a inscrição são uma foto tipo BI, uma fotocópia da cédula, e preencher o plano nos escritórios do centro. As pessoas interessadas em realizar o curso podem contactar o centro através do telefone (0212) 351 760.

Coordenadas Morada: Centro Luso Venezuelano, Rua Alfareria, Urbanização Week-End. Catia La Mar, Estado Vargas.

clubes

Estudantina do Centro Social Madeirense comemorou 18 anos Ommyra Moreno

O grupo Coral e a Estudantina do Centro Social Madeirense agradaram o público com as suas actuações. O comité de Cultura do Centro Social Madeirense, situado em San Diego, Estado Carabobo, celebrou o18.º aniversário da sua Estudan-

tina no Salão Funchal, na noite de 16 de Outubro. Muitos sócios e amigos do grupo marcaram presença na celebração, mostrando o orgulho que sentem pelo trabalho realizado. A festa começou pelas 6 da tarde e contou com a participação de estudantinas convidadas como a Fundação Adágio, Estudantina Juvenil Lino Gallardo e Ensamble Medio Punto e Pata é Gallina. Os representantes da Estudantina mostraram-se optimistas em relação ao futuro do grupo e asseguram que continuarão a trabalhar arduamente para o crescimento do mesmo.Ç

clubes

Araure celebrou ‘A Grande Noite dos Anos Dourados’ Ommyra Moreno

Os fundos recolhidos nesta festa destinamse à Cruz Vermelha Venezuelana. ‘A Grande Noite dos Anos Dourados’ aconteceu no anfiteatro do Centro Social Luso-Venezuelano, situado em Araure, Estado Portu-

guesa, no passado dia 17. O evento começou pelas 8:00pm com a actuação de Los Terrícolas e Los 007. Sergio Pérez, da banda tributo do Grupo Miramar e do Medio Siglo, grupos na lista de convidados à celebração convocada por este centro social português. O presidente da junta directiva do clube, Orlando Alvarado, informou que os fundos recolhidos com esta festa destinam-se à Cruz Vermelha Venezuelana.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidad 9


10 Portugal

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Legislativas 2015

Passos Coelho indigitado primeiro-ministro CORREIO/LUSA

Presidente da República lamenta falta de entendimento para solução estável e duradoura 18 dias depois das eleições e depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, Cavaco Silva decidiu indigitar, na quinta-feira, 22 de Outubro, Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro. O presidente da República lembrou que em 40 anos sempre foi escolhido para primeiro-ministro quem ganhou as eleições e lamentou que o seu pedido para entendimentos entre PSD e PS, em nome de solução estável e duradoura, não tivesse surtido efeito. “Sigo a regra que sempre vigorou” referiu Cavaco Silva, lembrando que o processo de constituição do governo continua agora na Assembleia da República. “A última palavra cabe aos deputados. A rejeição do programa de Governo implica a sua demissão. Cabe aos deputados apreciar o programa do Governo (…) O Presidente assumiu a sua responsabilidade. Cabe aos deputados assumirem as suas”, referiu. A Constituição da República prevê que o primeiro-ministro é “nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos

representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”. Apesar de PSD e CDS não terem maioria absoluta e a estabilidade governativa que desejaria, Cavaco Silva considera que esta opção é melhor do que uma outra solução que, a seu ver, “poderia ter consequências financeiras, económicas e sociais mais graves” e seria “uma alternativa claramente inconsistente”. Nas eleições de 04 de outubro, a coligação Portugal à Frente (PSD/ CDS-PP) perdeu a maioria absoluta e obteve 107 mandatos (89 do PSD e 18 do CDS-PP). O PS elegeu 86 deputados, o BE 19, a CDU 17 (dois do PEV e 15 do PCP) e o PAN elegeu um deputado. O cenário de governo à esquerda não seduziu Cavaco Silva. Sublinhando que é ao Presidente da República que cabe “de forma inteiramente livre” fazer um juízo sobre as soluções políticas com vista à nomeação do primeiro-ministro, disse ser “significativo” que não tenham sido apresentadas por PS, BE, PCP e PEV “garantias de uma solução alternativa estável, duradoura e credível”. PS lamenta “perda de tempo” O deputado socialista João Soares lamentou que o Presidente da República tenha indigitado o líder do PSD como primeiro-ministro, numa decisão que faz o país “perder tempo” porque “inevitavelmente” Passos Coelho vai ser derrubado no parlamento. “Penso muito sinceramente

que esta decisão do Presidente da República faz o país perder tempo porque inevitavelmente aquele que foi indigitado como futuro primeiro-ministro vai cair nesta Assembleia da República, não tenho sobre isso qualquer espécie de dúvidas”, afirmou João Soares aos jornalistas no parlamento. De acordo com João Soares, “vai ser preciso chamar alguém que esteja em condições de assegurar um Governo estável e duradouro em termos de apoio parlamentar, e isso só pode ser feito pelo PS, pelo BE e pelo PCP”. PSD apela à “responsabilidade parlamentar” dos socialistas O porta-voz dos sociais-democratas considerou que a indigitação do presidente do PSD como primeiro-ministro respeita a prática constitucional portuguesa e apelou à “responsabilidade parlamentar” dos socialistas para que haja “estabilidade política do Governo”. Numa declaração aos jornalistas, na sede nacional do PSD, em Lisboa, Marco António Costa sustentou que, se sociais-democratas e centristas não podem “oferecer uma solução de maior estabilidade” governativa, isso deve-se “exclusivamente à responsabilidade do PS, que não quis de forma manifesta dar qualquer oportunidade a que se criasse condições de um entendimento”. O vice-presidente e porta-voz do PSD disse esperar “que seja possível contar com o sentido de responsabilidade daqueles que no arco parlamentar no passado

sempre estiveram coincidentes com as grandes causas nacionais” e deixou um apelo: “Se até agora não foi possível encontrar essa disponibilidade do PS, que no âmbito da responsabilidade parlamentar seja possível encontrar a estabilidade que não foi até aqui encontrada nas negociações”. PCP fala em “postura de confronto e desrespeito pela Constituição” O líder parlamentar do PCP afirmou que a decisão do Presidente da República de voltar a indigitar Passos Coelho como primeiro-ministro “traduz uma postura de confronto e desrespeito pela Constituição da República Portuguesa”. “Esta decisão é inaceitável, revela absoluto desprezo pela vontade expressa pelo povo português nas eleições de 4 de Outubro e total ausência de imparcialidade”, declarou João Oliveira, nos Passos Perdidos do parlamento. Segundo o deputado comunista, Cavaco Silva colocou-se “totalmente ao serviço do PSD e do CDS, cuja acção governativa os portugueses quiseram ver interrompida”. “O Presidente é inteiramente responsável e terá de assumir todas as consequências pela instabilidade que cria e resultará desta decisão”, acrescentou, relativamente à hipótese de um eventual executivo em gestão acaso o novo Governo venha a ser “chumbado” na Assembleia da República. João Oliveira reiterou a intenção do seu grupo parlamentar de apresentar uma moção de rejeição do programa do futuro Governo

PSD/CDS-PP. Cavaco Silva considerou que, apesar do Governo PSD/CDS-PP poder não assegurar inteiramente a estabilidade política necessária, “a alternativa claramente inconsistente sugerida por outras forças políticas” teria consequências financeiras, económicas e sociais “muito mais graves”. BE diz que Passos foi salvo devido à sua “costela de direita” O líder parlamentar do BE acusou o Presidente da República de tentar salvar as vidas políticas de Passos Coelho e Paulo Portas ao indigitar o primeiro para voltar a formar Governo, devido à sua “costela de direita”. “O país precisava de um Presidente responsável que não fizesse o país perder tempo e não se comportasse como se estivesse dependente da sua costela de direita, particularmente de apoio a PSD/ CDS”, afirmou Pedro Filipe Soares, no parlamento. Segundo o deputado bloquista, “PSD e CDS perderam a maioria, perderam a legitimidade para continuarem a governar e só o Presidente é que os quer salvar, nesta situação”. “Da nossa parte, rejeitaremos este Governo e ele, no que de nós depender, não terá viabilidade em termos de programa”, reafirmou, referindo-se à moção de rejeição já prometida na noite eleitoral, embora reconhecendo que a decisão de Cavaco Silva tem “legitimidade formal e constitucional, mas “ignora completamente as audições junto dos partidos políticos”,


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidad 11


12 Portugal

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Educação

Ensino superior português tem das propinas mais altas da Europa

Os empréstimos a estudantes para financiar a sua educação estão também a ganhar expressividade. FOTO DR CORREIO/LUSA

De acordo o relatório Eurydice, que analisa gastos com licenciaturas, mestrados e mestrados integrados Portugal é um dos países europeus onde os estudantes universitários pagam propinas e taxas mais elevadas, mas é também um dos que oferece bolsas de estudo mais altas, de acordo com um relatório europeu. De acordo com os dados do relatório Eurydice, que analisa sobretudo os gastos com licenciaturas, mas também com mestrados e mestrados integrados, os estudantes portugueses fazem parte de um grupo alargado de países onde todos os alunos do ensino superior pagam propinas e taxas de frequência, mas destacam-se por integrarem um grupo mais restrito de nove países nos quais o que se paga anualmente para frequentar o ensino superior varia entre os 1.001 euros e os 5.000 euros (Irlanda, Espanha, Itália, Letónia, Lituânia, Hungria, Holanda, Suíça e Portugal). Só o Reino Unido, excluindo a Escócia (que não cobra propinas),

supera estes noves países, ao cobrar mais de 5.000 euros anuais. Por outro lado, na Estónia, desde 2013-2014, os alunos só pagam propinas se não passarem, a cada ano, a todas as disciplinas e, ainda assim, a escola pode decidir não cobrar mesmo que o aluno não atinja esse objectivo. No que diz respeito a bolsas de estudo, Portugal, à semelhança da grande maioria dos países europeus, apoia os alunos que não tenham capacidade financeira para pagar as propinas, havendo também a possibilidade de ser dado um apoio por mérito escolar, o que, no mapa europeu, praticamente só é possível no leste. É no norte da Europa que há mais alunos a receberem bolsas do Estado, com a Finlândia a financiar todos os seus alunos através deste tipo de apoio. Portugal tinha, em 2013-2014 (os últimos dados disponíveis), 17% de alunos do ensino superior com bolsas de estudo por necessidade financeira. Quanto ao valor das bolsas de estudo, Portugal é também dos países com bolsas mais elevadas, cujo valor anual pode ultrapassar os 5.000 euros. A Islândia é o único país europeu que não tem qualquer sistema de bolsas de estudo para apoiar estudantes do ensino superior. No relatório alerta-se no entan-

to, que os valores mínimos e máximos das bolsas de estudo “não devem ser considerados de forma isolada em relação a outros aspectos do sistema de apoio”. “Na verdade, bolsas de valor elevado por necessidade financeira estão apenas disponíveis para uma minoria dos alunos, enquanto o sistema dos países nórdicos garante um nível de financiamento universal relativamente elevado”, lê-se no documento. Os empréstimos a estudantes para financiar a sua educação estão também a ganhar expressividade, de acordo com o relatório Eurydice. “Muitos países oferecem agora apoio, na forma de empréstimos, com os Governos a assegurarem taxas de juro e condições de pagamento. Este tipo de financiamento é usado por mais de 5% dos estudantes em 23 sistemas de ensino superior”, refere o documento. Em Portugal os apoios à frequência do ensino superior, além das bolsas de estudo, fazem-se sobretudo na forma de benefícios fiscais e subsídios às famílias, refere o relatório. O documento ressalva que financiar directamente o aluno, como optam por fazer os países nórdicos, ou apoiar a família, como em Portugal ou França, é revelador de “significantes diferenças culturais na Europa”.

Clima

Primeiros nove meses foram os mais quentes alguma vez registados CORREIO/LUSA

Segundo a NOAA, 2014 foi o ano mais quente desde o início dos registos de temperatura, em 1880, e 2015 poderá bater um novo recorde Os primeiros nove meses de 2015 foram os mais quentes alguma vez registados no planeta, anunciou, a 21 de Outubro, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o que parece confirmar uma aceleração do aquecimento global. Segundo a NOAA, 2014 foi o ano mais quente desde o início dos registos de temperatura, em 1880, e 2015 poderá bater um novo recorde. Entre Janeiro e Setembro deste ano, a temperatura na superfície da terra e no oceano ultrapassou a média de 0,85 graus Celsius no século XX e foi a mais elevada no período entre 1880 e 2015, batendo o recorde anterior, estabelecido em 2014. O mês passado, também foi o mês mais quente registado desde 1880, segundo a NOAA. Em Setembro, a temperatura na superfície da terra e do

oceano foi de 0,90 graus acima da média para o século XX e é a mais elevada registada entre 1880 e 2015. Setembro foi também o mês em 2015 a bater o recorde mensal de temperatura na superfície da terra, depois de Fevereiro, Março, Maio, Junho, Julho e Agosto. No mês passado, a extensão de gelo do Árctico era de 28,8%, ou 1,8 milhões de quilómetros quadrados, abaixo da média no período entre 1981-2010 e o quarto mais baixo desde o início das observações satélite, em 1981. Os gases efeitos de estufa emitidos para atmosfera contribuíram para o aquecimento global, atingindo níveis recorde em 2014, segundo um relatório internacional divulgado em Julho pela NOAA. O Painel Climático Internacional demonstrou que a “temperatura na superfície da Terra aumentou quase um grau Celsius desde o início do século XX e até 2,5 graus Celsius em algumas zonas de África, Ásia e da América do Norte e do Sul, por causa da acumulação daqueles gases emitidos por actividades humanas”. A NOAA divulgou os dados semanas antes da realização em Paris, entre 21 e 30 de Novembro, da Conferência do Clima, durante a qual 195 países vão tentar negociar um acordo global para limitar o aquecimento global.

O mês passado, também foi o mês mais quente registado desde 1880. FOTO DR


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidad 13

Banquetes

Gales

Salón Windsor

Génesis Novita Mendes festejou 15 anos no país das maravilhas Ommyra Moreno Fotógrafo: Domingo Ciorciano

No sábado, 10 de Outubro, no Salão Windsor de Banquetes Gales, situado no Centro Comercial Ciudad Tamanaco (CCCT), Génesis Novita Mendes festejou 15 primaveras de vida na companhia de familiares e amigos com uma deslumbrante recepção ao estilo de Alice no país das maravilhas. A celebração começou com um vídeo onde o pais da jovem, Sergio Novita e Karina Mendes de Novita, davam as boas-vindas aos convidados. Depois foi a vez dos amigos e família que vivem

no exterior desejarem um feliz aniversário a Génesis, a quem se referem carinhosamente como “Chuchi”. A quinzenária impressionou os presentes com um vestido cor de champanhe drapejado na parte inferior e com acessórios a tono. A velada começou com a tradicional valsa de quinzenária e posteriormente o momento foi festejado na pista de baile com os seus amigos ao ritmo da música urbana. Os personagens de Alicia no país das maravilhas marcaram presença na celebração para entreter os presentes com frases e cenas conhecidas do filme.


14 Portugal

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Cooperação

Portugal e Espanha têm 290 ME de fundos até 2020 CORREIO/LUSA

Cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai dispor de 290 milhões de euros dos novos fundos europeus Uma representante da comissária de Política Regional da União Europeia (UE) anunciou, no passado 21 de Outubro, em Viana do Castelo, que a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai dispor de 290 milhões de euros dos novos fundos europeus. Verónica Gaffey, que falava durante uma reunião de trabalho com entidades do Norte de Portugal e da Galiza, adiantou que as áreas

CORREIO/LUSA

Receita de bilheteira reverte para a Plataforma de Apoio aos Refugiados e para o Conselho Português para os Refugiados Dez cidades portuguesas são palco, no domingo, de outros tantos concertos, no âmbito da iniciativa “Portugal solidário”, cuja receita de bilheteira reverte para a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e para o Conselho Português para os Refugiados (CPR). Promovida por jovens de escolas de música locais, a “Portugal solidário” reúne instrumentalistas, solistas, coros e orquestras, e vai decorrer no continente, Açores e Madeira, segundo os organizadores. Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, Helder Moutinho, António Victorino d’Almeida, Tiago Bettencourt, Viviane, Ala dos Namorados, Tito Paris, Carlos Guilherme, Mísia, Maria João e Mário Laginha,

Verónica Gaffey reuniu-se com entidades do Norte de Portugal e da Galiza. FOTO DR

prioritárias até 2020 são as que se prendem com a inovação, investigação, desenvolvimento económico, ambiente, coesão territorial, eficiência de recursos, entre outras. O presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, José Soeiro, também presente na reunião, adiantou que desde 1994 já

foram investidos na cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha cerca de 1700 milhões de euros, sendo que, no período entre 2007/2013 o montante aplicado naquela fronteira rondou os 267 milhões de euros. A deslocação de Verónica Gaffey, que é também chefe da Unida-

de de Avaliação da Direcção Geral da Política Regional da Comissão Europeia, à capital do Alto Minho foi organizada pela Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET),com o apoio da associação transfronteiriça, Eixo Atlântico. Integra-se num conjunto de visitas que a Comissão Europeia está a realizar a dez fronteiras europeias para avaliar o impacto de 25 anos de implementação do programa de cooperação territorial Interreg. “É uma forma de conhecer os projectos implementados no terreno e levar essas ideias para Bruxelas”, sustentou aquela responsável. No encontro, em Viana do Castelo, onde participaram representantes de universidades do Norte de Portugal e da Galiza, da RIET, do Eixo Atlântico, empresários e outras entidades da euroregião, Verónica Gaffey anunciou ainda UE está a promover uma consulta pública, ‘online’, para “ouvir os cidadãos, empresários, e instituições”, sobre o impacto daquele programa comunitário, e recolher sugestões e soluções de investimento para os novos fundos. Explicou que se trata de uma forma de recolher as “boas práticas”, realizadas até agora na aplicação dos fundos comunitários, “para as aplicar noutras zonas de fronteira” ao abrigo dos novos fundos europeus.

Solidariedade

“Portugal solidário”em dez cidades para ajudar refugiados Ricardo Ribeiro, Vitorino, Mafalda Arnauth, Zeca Medeiros e Rita Redshoes são alguns dos artistas que aderiram à iniciativa de forma “absolutamente desinteressada”, acrescenta a organização. Faro (Teatro das Figuras), Elvas (Cine-Teatro), Lisboa (Aula Magna), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente), Covilhã (Teatro Municipal), Espinho (Auditório - Academia de Música), Lamego (Teatro Ribeiro Conceição), Bragança (Teatro Municipal), Funchal (Teatro Baltazar Dias) e Ponta Delgada (Portas do Mar) são as cidades onde decorrerão os concertos, que têm um custo de ingresso de dez euros. “Consciencializar as pessoas para a dimensão da catástrofe humana dos refugiados” e reflectir sobre a “grande crise de valores” que a Europa atravessa, sem que possa “ficar indiferente” à situação, são,

A “Portugal solidário” é promovida por jovens de escolas de música locais. FOTO DR

segundo a organização, objectivos da iniciativa. Através dos contactos das escolas de música foi também criada uma rede para recolha de vestuário, calçado e mantimentos, a enviar para os centros de acolhimento e registo dos refugiados na zona da Croácia, Eslovénia, Hungria, em articulação com a Cruz Vermelha,

segundo a organização. No domingo, nos auditórios onde vão decorrer os concertos, serão também recolhidos bens e alimentos. Também no domingo, no Porto, a Casa da Música e o Hard Club serão palco de dois concertos cujas receitas de bilheteira vão reverter para o CPR.

Economia

Receitas turísticas aumentaram quase 11% até Agosto CORREIO/LUSA

Divulgou o ministério da Economia, citando dados do Banco de Portugal As receitas turísticas geradas em Portugal até Agosto foram de 7,612 mil milhões de euros, mais 10,8% face ao mesmo período do ano passado, divulgou o ministério da Economia, citando dados do Banco de Portugal. Já as despesas turísticas foram de 2,422 mil milhões de euros mais 9,2% do que no mesmo período do ano passado, pelo que o saldo do turismo na balança comercial foi de 5,190 mil milhões de euros até Agosto, mais 11,6%. Só em Agosto, as receitas turísticas foram de 1,610 mil milhões de euros, mais 6% em relação ao mesmo mês de 2014. O Ministério da Economia cruzou o crescimento de 3,7% no número de dormidas de não residentes com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), que dão conta de um total de 4,6 milhões de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros em Junho, para concluir que “cada dormida de turistas estrangeiros representa hoje mais receita do que há um ano”. Quanto às receitas apenas com turistas internacionais, entre Janeiro e Agosto, houve um aumento de 11%, ainda que a subida nas dormidas de estrangeiros tenha sido menor, de 6,7%. Para o Governo, estes números “contrariam a ideia de que o crescimento do turismo em Portugal se baseia apenas na massificação da actividade turística”. Por dia, afirmou o Ministério da Economia, os turistas estrangeiros deixaram em Portugal mais de 31 milhões de euros, num aumento face aos 28,2 milhões de euros diários do período homólogo do ano passado.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 15


16 Diáspora

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Migrações

Igreja propõe integração dos emigrantes nas comunidades locais

Economia

Remessas subiram 10,7% em Agosto CORREIO/LUSA

As verbas enviadas pelos estrangeiros a trabalhar em Portugal aumentaram 4,4% para 50 milhões. As remessas dos emigrantes portugueses subiram 10,7%, para 257,2 milhões de euros em Agosto deste ano, ao passo que as verbas enviadas pelos estrangeiros a trabalhar em Portugal aumentaram 4,4% para 50 milhões. De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, disponibilizado na terça-feira,

Emigrantes “devem integrar-se e participar” na vida das comunidades de acolhimento.

CORREIO/ECCLESIA

Defende a directora da Obra Católica Portuguesa de Migrações A directora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) afirmou, na passada segundafeira, 19 de Outubro, que os emigrantes lusos devem “integrar-se e participar” cada vez mais nas comunidades locais. De partida para o encontro europeu das missões católicas de Língua Portuguesa, que decorreu entre 20 e 23 de Outubro, na cidade italiana de Brescia, Eugénia Quaresma realçou à Agência EC-

CLESIA que os responsáveis “vão auscultar” as comunidades portugueses a residir no estrangeiro e “debruçar-se sobre o papel da catequese” no quotidiano da vida dos emigrantes. O “grande desafio é o da interculturalidade” e mais do que ficar “isolados”, os emigrantes “devem estabelecer pontes e dialogar”, sublinhou. Para a responsável da OCPM, os emigrantes têm de perceber se a sua estadia no país que os acolheu é sazonal ou “é para ficar” e se optarem por ficar “devem integrar-se e participar” na vida das comunidades de acolhimento. O encontro europeu vai abordar o tema ‘O papel das Missões na catequese e na participação dos migrantes face às actuais tendências das dioceses de acolhimento’.

“Reforçar o diálogo solidário e a colaboração concreta entre as estruturas da Igreja de origem e de destino”; “redescobrir o potencial missionário dos migrantes na ‘nova evangelização’ da Europa” e prosseguir na reflexão sobre a “integração” à luz da pastoral intracomunitária proposta na Instrução ‘Erga Migrantes Charitas Christi’ são alguns dos objectivos da iniciativa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA. D. António Vitalino, bispo de Beja e responsável pelo acompanhamento do sector da Pastoral da Mobilidade Humana na Conferência Episcopal Portuguesa, e Eugénia Quaresma participaram no encontro onde estavam inscritos 55 sacerdotes, religiosas e leigos comprometidos com as missões católicas de língua portuguesa em sete países.

As remessas dos emigrantes portugueses subiram 10,7%.

20 de Outubro, os portugueses a trabalhar no estrangeiro enviaram em Agosto deste ano 257,2 milhões de euros, o que representa uma subida de 10,7% face aos 232,3 enviados em Agosto do ano passado. Em sentido inverso, as verbas enviadas pelos estrangeiros a trabalhar em Portugal aumentaram de 47,75 milhões de euros, em Agosto de 2014, para 50 milhões de euros em Agosto deste ano, o que representa uma subida de 4,46%. Como é habitual, os emigrantes portugueses em França foram os que mais contribuíram, tendo enviado 85,7 milhões de euros, ao passo que os trabalhadores na Suíça remeteram para Portugal o equivalente a 62,3 milhões de euros.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidad 17


18 Cultura

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Espectáculos

Victoria Urdaneta

‘Plan, Plin, Plun, histórias de arlequins’ A obra escrita e dirigida por Pedro Arias chega para divertir e deixar uma grande mensagem, especialmente ao público infantil, através da história de três arlequins e de um trabalho audiovisual que inclui efeitos especiais, acrobacias e bailes, com as actuações de Leonardo Angulo, Kathy Famiglietti, Verónica Guerra e Jonattan Sierralta; sob a produção do grupo de teatro Acting, a música é de Javier Lee e as coreografias de Thays Murillo. Data: 24 de Outubro, às 16h00. Dias 25, às 15h00 Lugar: Teatro Santa Fe, Caracas.

Kimberly regressa com ‘Quién es Quién’

Sergio Ferreira Soares

Tania nos estrados ‘Ni con niños, ni con perros, ni con Tania Sarabia’. Assim se chama a obra protagonizada pela actriz venezuelana que tem conquistado tanto o mundo do teatro, como o cinema e a televisão. Soma numerosas peças, uma atrás da outra, colhendo grandes êxitos de bilheteira e, desta vez, não é excepção. Agora reúne fragmentos de anteriores monólogos e conta com Carlitos Jorgez como apresentador, sob a produção de Jorgita Rodríguez e Paola Villegas. Data: 22 de Outubro, às 19h00. Lugar: BOD, La Castellana, Caracas.

‘Estamos nisso’ Mariela Celis dá o seu contributo para o sucesso do ‘stand up comedy’ na Venezuela e o público não apenas responde com entusiasmo, como também com muitas gargalhadas. A fórmula é simples e ao mesmo tempo poderosa. Trata-se de contar abertamente histórias pessoais, desde histórias com piada nos meios de comunicação até as peripécias em busca do amor, passando pelos exercícios, os acertos, os erros, enfim, tudo o que implica a vida e sempre com humor, porque assim se chega mais longe… ou se é mais feliz. Data: 22 de Outubro, às 20h00. Lugar: Trasnocho Cultural.

A luso-venezuelana tem o papel de antagonista na história de dois gémeos separados à nascença. Já esta tudo pronto para que no próximo dia 26 de Outubro a luso-venezuelana Kimberly dos Ramos regresse ao pequeno ecrã mexicano, protagonizando uma nova telenovela, “Quién es Quién”.

O drama da Telemundo também marca o regresso de Danna Paola à televisão. A história está, assim, a poucos dias da estreia, e a cadeia hispana já lançou o novo trailler desta ficção. A história centra-se em dois irmãos gémeos separados à nascença: Ambos jovens, têm uma vida muito diferente um do outro. Reencontram-se numa situação inesperada e decidem trocar identidades. Nesta comédia romântica, escrita por Laura Sosa e dirigida por Luis Manzo, o telespectador po-

derá desfrutar de impressionantes paisagens e cenários de Miami e de Los Angeles. Conta com a produção executiva de de Joshua Mintz e Carmen Urbaneja, para além das representações de Eugenio Siller (Pedro / Leonardo), Danna (Paloma), Laura Flores (Inés) e Kimberly dos Ramos (Fernanda Manrique). “Quién es Quién” é a primeira produção da Telemundo na qual Danna Paola participa. A actriz interpreta a personagem de Paloma, uma mãe jovem e solteira encarregue de um posto de venda de flores, que apesar da desconfiança dos homens, vai conhecer o amor de forma inesperada. Pela primeira vez na sua carreira de actor, Eugenio Siller interpretará dois personagens: Pedro (conhecido como Perico) e Leonardo, irmãos gémeos que trocam as suas vidas depois de sofrerem um acidente. No meio de múltiplos encontros e desencontros, o destino unirá os caminhos destes homens idênticos no aspecto, mas de personalidades muito diferentes. Laura Flores regressa ao ecrã da Telemundo como Inés, uma mãe forte e decidida que vencerá todos os obstáculos em prol do bemestar da sua família. Por seu turno, Kimberly dos Ramos trará toda a malícia e as intrigas como antagonista desta história. A sua personagem, Fernanda Manrique, é uma bela mulher que tem um enorme desejo de vingança. Os telespectadores poderão seguir esta produção através das contas do Facebook www.facebook. com/quienesquienTV.

Cinema

Curta-metragem de Raul Simão triunfa no Festival de Cinema ELCO Marcos Ramos Jardim

Conseguiu o galardão para Melhor Curtametragem com ‘Neverson’. Uma vez mais o sangue lusitano volta a colher êxitos. No que se refere ao cinema, ‘Neverson’, uma curta-metragem do género acção escrita e dirigida pelo cineasta luso-descendente Raul Simão, triunfou em duas categorias da quinta edição do Festival de Cinema Entre Longas e Curtas do Oriente (ELCO), cuja sessão de encerramento de-

correu na sala 8 dos Cines Unidos do Centro Comercial Regina em Puerto La Cruz, Estado Anzoategui, a 26 de Setembro. ‘Neverson’ conseguiu o prémio para Melhor Curta de Ficção Nacional e também o de Melhor Curta-metragem do ELCO 2015. A actriz principal, Juliana Cuervos, e parte da equipa de produção de ‘Nerverson’ receberam a estatueta do ELCO. “A curta-metragem ‘Neverson’ tem como principal objectivo contar as nossas próprias histórias, as dos nossos vizinhos, das nossas comunidades, abrindo uma janela para um mundo que temos tão próximo e muitas vezes desconhecermos”, explicou o realizador, Raul

Simão. O filme conta a história de uma mãe que, com uma gravidez de alto risco, dá à luz ao seu quarto filho num hospital muito longe de casa. Naquele lar esperam-na os três filhos que ainda são muito pequenos para se poderem orientar sozinhos. Simão, de 38 anos, espera, da mesma forma que toda a equipa de ‘Neverson’, continuar a competir e a projectar a curta-metragem nos festivais e mostras cinematográficas da Venezuela. O filme também conseguiu triunfar o ano passado, na terceira edição do Festival de Cinema Comunitário e Independente de Aragua e Carabobo, para além de na primeira edição do Festival de Curtas El Nacional, já este ano.

Victoria Urdaneta

Conversas em torno da música A livraria Lugar Comum e a Fundação Novas Banda continuam as interessantes conversas sobre a arte e a música. Nesta oportunidade, o evento intitula-se ‘Quando a Pop se tornou venezuelana: do Grupo Melao a Yordano’, onde se aprofundará o caminho percorrido pelos artistas crioulos e o seu contributo para o género. Participarão Alejandro Blanco Uribe e Ezequiel Serrano, assim como Xariell Sarabia no papel de moderador. A entrada é livre. Data: 22 de Outubro Local: Livraria Lugar Común, Altamira Sur.

Profundas superfícies O artista venezuelano Ángel Hernández expõe ‘Profundas superfícies’, uma selecção de obras caracterizadas pela criatividade, pelos os contrastes mas também pelas harmonias, a diversidade de cores e formas, de sensações e mensagens. Para informações detalhadas estão disponíveis os números (0212) 730-3316 y (0416) 539-3731, assim como através do endereço centrodearte.danielsuarez@ gmail.com. Entrada Livre Data: Durante Outubro e até 8 de Novembro. Local: Centro de Arte Daniel Suárez, Alta Florida, Caracas.

Centro documental Existe um valioso património artístico resguardado no Centro Documental do Teatro Teresa Carreño criado em 1998 para recolher, catalogar, preservar e divulgar a obra da instituição, facilitando o acesso público e apoiando a investigação, mediante a colecção hemerográfica, a fotográfica, a bibliográfica, a de cartazes, a videográfica, a de partituras e a de reconhecimentos. Data: De segunda a sexta, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 Local: Nível da bilheteira, ao lado da Librería del Sur, Teatro Teresa Carreño.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 19


20 Cultura

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Representação

Sergio Ferreira

A conspiração de Novembro Peter Devereaux, alias ‘The November Man’, é um veterano e perigoso ex-agente da CIA que desfruta de umas férias e de uma vida tranquila na Suíça. Mas de repente é-lhe reclamada uma última missão: Proteger uma testemunha chave para a Agência. A missão leva-o a enfrentar o seu antigo protegido num jogo mortal que implica oficiais com importantes cargos no Governo nos Estados Unidos e o Presidente da Rússia. O filme, dirigido por Roger Donaldson, conta com as representações de Pierce Brosnan, Luke Bracey e Kurylenko.

Como casar-se antes dos 30 Neste filme, o cineasta Manuel Pifano não pretende mostrar um trabalho tácito como conselheiro matrimonial, planeia sim um simples desenvolvimento da sequência fílmica, para assim mostrar a existência de quatro condições que em algum momento poderão servir aos apaixonados para desfrutar de um matrimónio feliz, tranquilo e duradouro pelo resto das suas vidas. O elenco de ‘Como casar-se antes dos 30’ centra as suas representações em MalenKaminski, Alexander Leterni e Pablo Yotich.

No coração do mar No Inverno de 1820, o baleeiro de Nova Inglaterra, Essex, foi agredido por algo a que ninguém poderia dar crédito: Uma baleia de tamanho e vontade descomunal, com um sentido de vingança quase humano. Este facto real que provocou um desastre marítimo foi a inspiração para Moby-Dick de Melville. Mas a novela só contou metade da história. ‘No coração do mar’ revela as horríveis consequências do encontro, quando os sobreviventes da tripulação foram forçados até ao limite e viram-se obrigados a fazer o impensável para manter-se vivos. Dirigido por Ron Howard.

Manuel De Bastos tomou conta do teatro picante caraquenho

Letras do Coração A velha armadura de Dom Quixote de La Mancha

Sergio Ferreira Soares

O luso-descendente conta com várias obras que estão em função em simultâneo Sucesso. Assim se resume o momento que está a viver o lusodescendente Manuel de Bastos no âmbito teatral caraquenho, onde tem conseguido posicionar diferentes obras em simultâneo. A primeira peça, “Blancanieves y las siete locas”, estará em função todas as segundas-feiras até 26 de Outubro, sempre às 7:30pm, no Teatro Chacaíto. Trata-se de uma peça teatral repleta de humor, boas actuações e muitas surpresas numa estonteante versão de um dos clássicos infantis mais importantes de todos os tempos. O enredo, as piadas inteligentes e as situações fazem com que esta peça seja uma comédia musical onde o público vai desfrutar do princípio ao fim. Os personagens desta história, produzida por Vito Meo e dirigida por Bastos, são atípicos e representam diversas características do ser humano: partindo do padrão dos anões do conto original, tomaramse as características representativas e isto acrescentou-se o toque particular e cómico de “las locas”, o príncipe, a madrasta e a mesma branca de neve. A montagem é divertida, algo pícara e de humor

requintado. O toque cómico é propiciado pelas loucas e um príncipe actor que depois de perder tudo decide formar parte de um grupo de teatro formado por vários actores gay que seriam os sete anõezinhos, e desta forma podemos encontrarnos com uma louca com dupla personalidade, una rabugenta e uma muito feliz, uma que simula o anão dorminhoco porque se lhe passa no limbo, uma que tem por ídolo María Conchita Alonso e representa o anão alérgico, Suspiro Sublime o anão romântico e Corina, o anão mudo dono do teatro, a maldade marca presença graças a Amadora. Depois do êxito obtido com as temporadas anteriores, a peça “Ano… ahora hablo yo” continua a dar que falar todos as quintas-fei-

ras no Teatro Chacaíto, às 7:30pm. Uma comedia picante mas com um profundo realismo, ideia original de Manuel Bastos e escrita por Marianella Alonzo. Trata de uma academia de jovens ‘strippers’ que se envolvem num tema muito profundo e que para muitos ainda continua sendo um tabu. Seis histórias novas contadas por estes jovens que a partir do ponto de vista que pensam os personagens e que além disso contam com características muito marcadas que nos levam a uma reflexão inquestionável: o ser humano tem que aprender a conhecer o seu corpo, as suas limitações e arriscar-se a experimentar coisas novas, mas sobretudo, ser felizes e conseguir a plenitude no que toca ao tema sexual.

Representação

Lusos afirmam-se no teatro infantil Sergio Ferreira Soares

José Manuel Ascensão e Victor Hugo Gomes continuam a oferecer entretenimento nos palcos. Depois do êxito alcançado com ‘Aladino y su lámpara maravillosa’ (‘Aladino e a sua lâmpada maravilhosa’), os luso-descendentes José Manuel Ascensão e Victor Hugo

Gomes continuam a oferecer entretenimento ao público teatral infantil caraquenho, com a peça ‘Congelados: una aventura sobre hielo’ . A obra apresenta-se até 22 de Novembro, domingo, no Teatro Escena 8 de Las Mercedes. Elsa é a princesa mais velha do Reino de Verão e que herdará o trono como rainha ao atingir a maioridade. A jovem alteza nasceu com um dom muito especial, “a magia de fazer gelo”, com poderes que tem desde criança mas que não consegue controlar e que mantém em segredo. Ao chegar o momento

da sua coroação, Elsa é denunciada à frente de todos e, vítima do medo, foge do Palácio para construir o seu próprio reino de gelo e ser ela mesma. Em breve a irmã, Ana, parte à sua procura, numa grande travessia de Inverno. Uma grande aventura produzida pelo Grupo Colibrí, escrita por Víctor Hugo Gomes e dirigida por José Manuel Ascensão. Conta com música de Juan Pablo García e coreografias de Ramphis Sierra. Uma obra especial para todos os que adoraram ‘Frozen’. Apresentase aos sábados e domingos às 2:00 pm.

Revestido da velha armadura da fé percorro montado no dorso de Rocinante os caminhos ancestrais dos pastores sonhando como Dom Quixote de La Mancha defender o ideal de cavaleiro andante. Enfrento as deceções e os dissabores de quem nasceu no tempo errado de quem anda no sentido contrário ao da multidão, mas contra tudo e contra todos cansado e com o corpo alquebrado prometeu pelejar pelos oprimidos, os injustiçados e perseguidos. Nada temerei, nem os gigantes da iniquidade, a bondade infinita e o sentimento de justiça transcendem os moinhos que empoam a realidade. Daniel Bastos, “A velha armadura de Dom Quixote de La Mancha”, in Terra.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidad 21


22 Cultura Lifestyle

Com estes oito truques, vestir-se bem nunca foi tão fácil e cómodo! Ommyra Moreno Suárez Fonte: Publico.pt

1. Retire do armário toda a roupa incómoda Não é preciso colocá-la no lixo, simplesmente afastá-la da vista para centrar-se na roupa cómoda que na verdade deseja vestir. O resto não faz mais do que ocupar espaço. 2. Deixe-se seduzir pela paleta de cores neutras Desta forma, a sua roupa combinará entre si e construirá os seus looks formais e informais rapidamente. 3. Faça das coisas práticas o seu estilo Se consegue tirar e pôr uma peça de roupa em três segundos, não deixará de usá-la. Se leva mais tempo, não a usará nunca. Com calças de cordões, vestidos soltos e tecidos elásticos, não terá que preocupar-se mais com o tempo que demora a vestir e a tirar. 4. Assegure-se que pode lavar toda a sua roupa na máquina A sério, se compra algo que depois terá de levar à lavandaria, vai usar até que suje e depois estará seis meses na roupa suja ou acabará acidentalmente na máquina de lavar e vai estragarse. Acaba de pagar uma fortuna por algo que não vai usar. 5. Lave a sua roupa com água fria e seque-a a baixa potência A sua roupa durará mais e não terá de preocupar-se tão cedo em comprar peças novas. 6. Não pense em saltos altos Os sapatos planos, as sapatilhas, os tacões baixos e largos são muito chique, dia e noite, trabalho ou fim-de-semana. Não precisa calçar uns sapatos salto agulha para brilhar, nem tão pouco deixá-los mortos no armário. 7. Procure um bom macacão São cómodos e combinam com quase todo. Têm a facilidade de um vestido sem o risco de mostrar ao mundo a sua roupa interior quando o vento soprar mais forte 8. Evite parecer desalinhado com a roupa larga

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Música

Orquestra Sinfónica Juvenil de Caracas actuou em Lisboa

Recomendações musicais Os temas mais ouvidos em Portugal…

Sergio Ferreira Soares

O grupo nacional deleitou o público no início da sua digressão europeia A Orquestra Sinfónica Juvenil de Caracas (OSJC) ofereceu um concerto no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, da cidade de Lisboa, no passado no dia 17 de Outubro, como parte da sua digressão Europa 2015. O grupo é composto por 198 membros e o maestro Dietrich Paredes dirigiu o concerto da OSJC numa sala repleta de amantes do Sistema de Orquestras Venezuelano. Para o maestro Dietrich Paredes, Lisboa é uma cidade que possui um “muito elevado nível cultural e musical, por isso a orquestra vem preparada para deixar a alma no palco”. A passagem da OSJC por Lisboa não só contemplou o concerto do sábado, mas também uma agenda que compreendeu ensaios abertos ao público e às escolas de música, assim como para academias. Para além disso, participou em actividades culturais organizadas pelos membros da OSJC, a partir dos ensinamentos que receberam

Teatro

no âmbito do Sistema, projecto do Estado venezuelano que foi replicado em 42 países, entre os quais está Portugal, com a Orquestra Geração. “Há um ensaio que é em conjunto com o Conservatório de Música de Lisboa e outro que é com a Orquestra Geração, que é uma

Marilyn Ascensão volta aos palcos caraquenhos Sergio Ferreira Soares

A luso-descendente faz parte das “69 Sombras de Greysmar Guaramato Chacon” A reconhecida actriz luso-descendente Marilyn Ascensao, irmã de José Manuel Ascensão, regressa aos palcos venezuelanos como parte do elenco da divertida sátira teatral “69 Sombras de Greysmar Guaramato Chacón”. Depois da

orquestra que está a trabalhar com base no Sistema venezuelano”, explicou o maestro Dietrich Paredes. Depois da actuação em Lisboa, a OSJC partiu para Bordéus, Toulouse, Barcelona, Castellón de la Plana e Saragoza, onde continua a sua digressão 2015, até 27 de Outubro.

uma bem-sucedida temporada em Caracas, com mais de duas mil pessoas que viveram a experiência, regressa com um estupendo elenco que dá vida aos divertidos personagens desta insuspeita produção inspirada no polémico filme “As 50 Sombras de Grey”. Imagina tornar realidade o filme que sonhou e geri-lo a seu gosto? É isso precisamente que ocorre em palco com esta divertida obra que consegue romper com o idealismo e conjuga a rotina de todos os venezuelanos com situações “de filme”. Para além de Marilyn, o elenco é formado por figuras juvenis conhecidas no mundo teatral e televisivo: Melissa Inojosa, Machado, Grouber Materan, Yarnaldo Rey e Michael Reyes. A peça, dirigida por Yanosky Muñoz e com produção de Marco Pérez e Nangel Giménez, apresenta-se todos os sábados às 7:00pm e domingos às 6:30pm no Teatro Santa Fe, até 31 de Outubro.

“Photograph” de Ed Sheeran / Felix Jaehn Remix “Já Decidi” de DJ Ademar & Boy Teddy “Wings” de Birdy “A Thousand Years” de Christina Perri “Where Are Ü Now” de Skrillex & Diplo with Justin Bieber

... e na Venezuela

“Vip” de Marlo “Tus Besos” de Aran “Como Tu No Hay Ninguna” de Pucho Y Tucutu “Quiero Verte” de Angel Y Khriz “Tras De Idiota Cobarde” de Mia Miusic


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 23


24 Opinião

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

JURIDICAMENTE FALANDO DE PORTUGAL

Como saber se tem contas esquecidas nos bancos portugueses

António Delgado

São frequentes as situações em que as pessoas ou empresas abrem contas bancárias das mais diversas espécies (contas à ordem ou a prazo, contas poupança para os filhos, contas específicas para determinada finalidade, ou outras) mas que entretanto desconhecem que existem ou, por lapso, se esqueceram de encerrar. Neste artigo saiba como pode verificar se tem contas activas nos bancos portugueses. Antes de mais, convém esclarecer que muitas destas contas, sen-

do usadas ou não, custam dinheiro. Contas bancárias não usadas tornam-se mais caras do que contas em uso. Porquê? Há contas à ordem que são grátis quando há um certo saldo ou movimentação da conta. Caso não haja movimentação na conta, perde-se a isenção da anuidade. Muitas vezes os clientes não se apercebem que estão a pagar comissões bancárias até o saldo da conta acabar. Para evitar essas situações clientes bancários podem exigir uma lista de todas as suas contas junto do

Banco de Portugal. Para obter essa lista há duas formas: Ou se dirige a um balcão do Banco de Portugal ou faz o seu pedido através da internet Para receber a lista de todas as suas contas tem que se registar na página do Banco de Portugal através deste link: https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/ BasedeDadosdeContasBancarias/ Paginas/ObterMapa.aspx Para consultar a sua situação, as pessoas singulares necessitam do seu Cartão de Cidadão ou do seu

número de contribuinte juntamente com a senha de acesso ao Portal das Finanças. Depois de entrar terá acesso aos dados das contas que tem activas em todos os bancos a operar em Portugal. Se encontrar contas não utilizadas, convém fechar essas contas junto do respectivo banco, visto que contas não utilizadas podem ser bastante dispendiosas. Poderá também aproveitar para rever e renegociar as condições que tem em cada banco, se for esse o caso.

por dinheiro, pondo em risco o vulnerável poder que usurparam. É assim que apenas se apresenta uma oportunidade, o povo engrandecido, cheio de tanta mentira e abusos de poder, que vai pelas suas cabeças. A Venezuela, “terra de graça”, na minha humilde opinião, aproxima-se perigosamente deste momento difícil e cruel, mas aparentemente necessário, segundo algumas vozes dos conhecedores da política. Esta realidade é inegável e não pode ser escondida e nunca antes vista na história re-

publicana do país. o regime actual oculta uma bomba já activada desde há tempo, com o seu ‘tic tac’ e tudo, que o defunto, responsável de todo este desastre, entregou nas mãos de quem hoje detém o poder. Apenas há que esperar a que expluda. Oxalá me engane, mas os sinais são inequívocos. O fim não pode ser outro que não o que todos sabemos: “Quem semeia ventos, colhe tempestades”. Isso foi justamente o que semearam.

altatribuna

A mesma história

Antonio López Villegas

Se há algo que ninguém pode negar é que ao longo da história, os regimes totalitários sempre careceram daquilo a que chamamos moral e ética. Chegam ao poder e mediante enganos e promessas. Depois instalam-se até que a morte lhes atinja por qualquer via. Geralmente pela menos imaginada e a menos desejada, porque pensam que podem “saltarse a la torera” dos desejos dos povos e os mandatos da história. Uma vez instalados deixam cair as suas máscaras. Rodeiam-se de acólitos incondicio-

nais geralmente da mesma craveira: medíocres e parasitas. Semeiam a corrupção permitido que façam e desfaçam com dinheiro público sob a sombra protectora do estado enquanto eles se fazem de surdos. É uma conduta reiterada de todos os regimes. Mas repito, a história da humanidade tem demonstrado até à exaustão que nenhuma sociedade pode aguentar-se desta maneira. Simplesmente porque a corrupção é um cancro que gera metáteses rapidamente e os aldrabões nunca saciam a sua sede

O CORREIO da Venezuela não pode ser considerado responsável e/ou patrocinador das opiniões que são expressas neste espaço.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 25


saúde em día

26 MISCELÂNIA

Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015 | Correio da Venezuela

Como actuar ante uma queimadura

Percorrendo a Venezuela

Correio da Venezuela

Cubiro

Queimadura é o dano provocado à pele e outros tecidos por agentes com alta temperatura como o fogo, líquidos aquecidos, vapor ou objectos quentes. A radiação, o laser e substâncias químicas também podem provocar queimaduras. I mediatamente coloque e mantenha a área queimada sob água fria ou gelada até aliviar a dor. Não coloque qualquer produto na queimadura (pasta de den-

te, manteiga…). Não ajudam e atrapalham a limpeza das lesões. Nem mesmo os cremes para queimadura, vendidos nas farmácias, devem ser colocados sem a orientação de um médico. Caso formem-se bolhas, não as estoure. Se isto for necessário, deve ser feito por um médico. Procure sempre atendimento médico para avaliação da necessidade de tratamento das lesões para uma melhor cicatrização.

Atenção: queimaduras em áreas muito extensas, mesmo que superficiais, podem representar risco de vida. Procure imediatamente atendimento médico. Após cicatrizada, evite expor a área queimada ao sol, pois aumenta o risco de escurecimento. Mesmo protegendo-a, pode ocorrer o escurecimento da pele, chamado de hiperpigmentação pós-inflamatória, que pode ser tratado pelo dermatologista. Em hipótese alguma nos casos de queimaduras deve-se: Retirar qualquer pedaço de roupa ou tecido que porventura ficarem agarrados à pele da vítima; Estourar as bolhas que se formaram, nem retirar a pele das que já estouraram; Aplicar gelo sobre as queimaduras, pois ele também causa queimaduras; Aplicar receitas caseiras como: manteiga, creme dental, entre outros.

Sabia que…? Carla Salcedo

Sergio Ferreira

Cubiro é uma bela povoação localizada nas montanhas a sul de Barquisimeto, no Município Jiménez, Estado de Lara. Foi fundado a 20 de Dezembro de 1545, encontra-se a 57 quilómetros a sul de Barquisimeto e é uma das povoações mais antigas da Venezuela. Nele pode-se desfrutar de um clima agradável e de belas edificações, sendo perfeito para passar um fim de semana. Além de ser um turístico, é também um dos centros agrícolas do Estado de Lara. A este povoação dirigem-se os agricultores das redondezas para comercializar os seus produtos. Na Igreja da povoação encontram-se sepultados os restos mortais de Diego de Lozada, ilustre fundador da cidade de Caracas e de Cubiro, entre outras

3:33: Hora mística? Já despertou alguma vez a meio da noite e descobriu que são 03.33? Pior ainda: No dia seguinte abriu os olhos à mesma hora, sem razão alguma? Pois bem, esse número tornou-se numa espécie de lenda urbana, mas que tem uma explicação científica. Para que fique mais tranquilo, trata-se de um fenómeno comum. Durante muitos anos, e graças a milhares de testemunhos em todo o mundo, esta hora passou a ser conhecida como ‘Hora do Morto’, associando-se ao instante em que mais fenómenos paranormais se experimentam. Mas para além disso, também se provou que essa hora coincide com um fenómeno denominado ‘paralisia do sono’. Tanta fama esta hora ganhou que inclusive alguns católicos se dedicaram a procurar uma explicação, segundo a qual Jesus Cristo morreu às 15:00 h, sendo as 03:00 am a hora oposta. A referida hora compreenderia uma espécie de portal para que surja tudo aquilo que é inquietante e maligno, tudo o que tenta desafiar a Santíssima Trindade. Não obstante, o que a ciência

cidades e povoações. Ali faleceu e foi sepultado com a armadura que uso em vida. As distintas paisagens de Cubiro são um dos seus grandes encantos. Entre eles destaca-se a de valle de Quibor, desde onde se divisa a plenitude dos domínios desta povoação. Outro dos atractivos que oferece Cubiro para o turista que desfruta do contacto com a natureza são os passeios a cavalo no parque las Lomas, além do Parque Nacional Yacambú. Entre os seus atractivos turísticos estão Lomas de Cubiro, Cueva de los Carraos, o Parque el Higuerón e a Igreja de San Miguel de Arcángel. Também podem ser visitadas a Casa Cultural - Unión de Artesanos, Capilla Santa Rosalía, e as doçarias Miguelina e Menita.

segredos de cozinha

Peito de frango agridoce

Receita por: Joana Isabel Sousa Prato elaborado por: Sub-Chefe Silvio Rodrigues - Four Views Hotels

diz é que é habitual que aconteçam mais mortes entre as 03:00 am e as 05:00 am, porque é neste período que o sistema imunitário do nosso corpo está mais vulnerável. É uma altura que só morrem pessoas muito doentes ou terminais, simplesmente porque estão mais débeis. Entretanto, médicos e psiquiatras asseguram que despertar a esta hora inexplicavelmente não é mais do que um efeito inconsciente do stress e também de um aspecto evolutivo que o ser humano continua a experimentar. Trata-se do medo da noite, do inesperado.

Um medo colectivo da escuridão, que se traduz num aguçar dos sentidos, uma sensação de alerta que faz com que nos despertemos de repente, como que alarmados, como se algo ocorresse, pelo que cientificamente, a explicação é que despertar a esta hora é algo instintivo. Historicamente, a nossa espécie era mais vulnerável durante a noite que de dia, portanto, somos propensos a uma maior sensação de medo durante esse tempo. A explicação convence-o? Bons sonhos!

Ingredientes

>> 4 peitos de frango >> 3 Maças >> 2 Beringelas >> 6 Tomates Cherry >> 1 dl de Natas >> 10 gr de pinhões tostados >> Caril q.b.b >> Sal q.b. >> Pimenta q.b. >> Azeite q.b.

Preparação • • •

Tempere os peitos de frango, e leve a uma frigideira com pouco azeite, deixando cozinhar. Corte as maçãs aos gomos e a beringela, levando-as ao grelhador até cozinhar, junte num tabuleiro com os tomates e leve ao forno a 200ºc durante 6 minutos. Junte as natas e o caril numa panela e deixe ferver, coloque em lume brando e deixe cozinhar por 5 minutos, tempere a gosto e sirva.


Publicidade 27

J-00360930-7

Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

4ta. Transversal, entre A. Andr茅s Bello y Alfredo Jhan. Urbanizaci贸n Los Palos Grandes, Caracas, ZP 1060


26 28 Desporto

Quinta-feira Outubro a Quarta-feira 6 dedeNovembro de 2014 | Correio da Venezuela Quinta-feira 30 22 de a Quarta-feira 28 de Outubro 2015 | Correio da Venezuela

Portugal

Taça de Portugal

Penafiel e Gil Vicente eliminam Guimarães e Tondela da Taça

Esta foi a quarta derrota consecutiva de Sérgio Conceição. FOTO DR CORREIO/LUSA

Na quarta ronda, estarão ainda sete equipas da II Liga e dez do CNS O Penafiel e o Gil Vicente foram, no passado 18 de Outubro, os protagonistas da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao

afastarem da prova duas equipas da I Liga, Vitória de Guimarães e Tondela, respectivamente. Dois golos do Penafiel na segunda parte, o primeiro por Yero, aos 50 minutos, e o segundo por Gonçalo Abreu, aos 69, ambos de cabeça, derrubaram o Vitória de Guimarães, numa partida em que o melhor colectivo dos locais fez a diferença, junto ao guarda-redes Ivo Gonçalves.

O primeiro golo resultou de uma falha de concentração da defesa vimaranense, na execução de um pontapé de canto, e o segundo de um cruzamento da direita para a área, onde Gonçalo Abreu, com um ‘salto de peixe’, não desperdiçou. Esta foi a quarta derrota consecutiva de Sérgio Conceição no comando técnico do Vitória de Guimarães, o que lhe valeu, no fi-

nal do jogo, um monumental coro de assobios por parte dos muitos adeptos vimaranenses. Já a equipa de Barcelos, chegou a estar a perder desde o minuto 16, altura em que Luís Alberto colocou o Tondela na frente do marcador, mas não foi capaz de evitar que o adversário, altamente motivado e a jogar em casa, operasse a reviravolta no resultado com inteiro mérito. Mesmo a jogar sem vários dos seus habituais titulares, como Cadú, Paulinho, Simy, Pedro Lemos e Vítor Gonçalves, a equipa de Nandinho foi melhor na segunda parte e traduziu essa supremacia com dois golos, o primeiro por Peks, aos 65 minutos, e o segundo por Platiny, aos 80. Se Vitória de Guimarães e Tondela caíram - como o Desportivo das Aves, no sábado (3-2 ao Moreirense, após prolongamento) -, outras quatro da I Liga – Boavista, Arouca, Marítimo e Estoril-Praia – só se salvaram no tempo extra. A equipa do Bessa teve em Zé Manuel a sua grande figura, ao marcar os dois golos da sua equipa na vitória sobre o Loures, clube que compete no Campeonato Nacional de Seniores (CNS), o primeiro aos 61 minutos e o segundo aos 113, quebrando a resistência da equipa lisboeta, que entrou para este período em inferioridade numérica. O Arouca também teve necessidade de ir a prolongamento para afastar o Leixões, da II Liga, da Taça, depois de ter estado em vantagem, graças a um golo de Nuno Valente aos 54 minutos. João Pedro forçou o tempo extra, com um tento aos 80, mas, aos 102, Ivo

Rodrigues qualificou a equipa da I Liga. Menos expectáveis, foram as dificuldades que o Marítimo se deparou para ultrapassar um adversário da série C do CNS, o Lusitânia de Lourosa, cuja resistência só quebrou por razões de natureza física, no prolongamento, quando Rúben Ferreira e Marega marcaram, aos 110 e 117 minutos. Os insulares há muito que actuavam reduzidos a 10. Finalmente, o Estoril-Praia não se adaptou ao relvado do Gondomar e só no prolongamento, aos 95 minutos, através de um penálti concretizado por Léo Bonatini, por desvio da bola com o braço de Adilson, é que conseguiu o apuramento. A expulsão do estorilista Anderson Isiti, aos 86 minutos, deu esperança ao Gondomar para o prolongamento, mas foi ‘sol de pouca dura’, uma vez que, aos 93 minutos, Adilson viu o segundo cartão amarelo e deixou as duas equipas com 10. Além de Boavista, Marítimo, Arouca e Estoril-Praia, também se apuraram para a quarta eliminatória as equipas do Rio Ave, Académica, União da Madeira, Nacional e Paços de Ferreira, todas da I Liga, juntando-se a Benfica, Belenenses, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Setúbal e FC Porto. Na quarta ronda, estarão ainda sete equipas da II Liga (Desportivo de Chaves, Feirense, Desportivo das Aves, Portimonense, Gil Vicente, Farense e Penafiel) e 10 do CNS (Casa Pia, Trofense, Fafe, Caldas, Cova da Piedade, Angrense, Atlético da Malveira, Benfica e Castelo Branco, Amarante e Operário).

Liga dos Campeões

FC Porto vence Maccabi e isola-se no grupo G CORREIO/LUSA

No dia em que Ruben Neves se tornou no mais jovem capitão da história da ‘Champions’ O FC Porto isolou-se, na terçafeira, 20 de Outubro, no comando do Grupo G da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer em casa o Maccabi Telavive, por 2-0, em jogo da terceira jornada. Num dia em que Ruben Neves

se tornou no mais jovem capitão da história da ‘Champions’, o camaronês Aboubakar (37 minutos) e o argelino Brahimi (41) marcaram os golos do 20.º triunfo consecutivo dos ‘dragões’ em casa. Com este triunfo, o FC Porto passou a somar sete pontos, mais dois do que o Dínamo de Kiev e três do que o Chelsea, equipas que empataram a zero na Ucrânia, enquanto o Maccabi ainda não pontuou. O Benfica sofreu, na quartafeira, 21 de Outubro, a sua primeira derrota no Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, ao perder

com os turcos do Galatasaray, em Istambul, por 2-1. No Estádio Ali Sami Yen, o bicampeão português inaugurou o marcador aos dois minutos, por Nico Gaitán, mas o Galatasaray deu a volta antes do intervalo, com golos de Selçuk Inan, aos 19 minutos, de grande penalidade, e Podolski, aos 33. Depois de ter arrancado com duas vitórias, o Benfica manteve seis pontos e foi igualado na liderança do grupo pelo Atlético de Madrid, que goleou em casa o Astana, por 4-0. O Galatasaray segue em quarto, com quatro pontos, e a equipa cazaque é última, com um.

O FC Porto não precisou de acelerar para vencer os israelitas. FOTO DR


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 29


26 30 Desporto

Quinta-feira Outubro a Quarta-feira 6 dede Novembro de 2014 Correio da Venezuela Quinta-feira 30 22 de a Quarta-feira 28 de Outubro 2015 | Correio da|Venezuela

Venezuela

Torneio de Preparação

breves

Hernández mantém La Guaira na liderança Sergio Ferreira Soares

Jogador deu a vitória sobre o Petare FC em jogo da 14.ª jornada O Deportivo La Guaira mantém-se na liderança do Torneio de Preparação fruto da vitória alcançada, no último minuto de jogo, frente ao Petare FC, durante a 14.ª jornada da competição preparatória para a nova dinâmica do futebol venezuelano, levada a cabo no domingo, 18 de Outubro. Óscar Hernández cabeceou com sucesso na última jogada (’90) do jogo, e acabou por dar os três pontos à equipa visitante no Estádio Olímpico da UCV, em Caracas.

clubes

Com este triunfo, a equipa ‘litoralense’ chegou aos 28 pontos, o que permitiu manter a liderança isolada do Torneio de Preparação, com mais um ponto que o Zamora FC, que venceu por 1-2 o Estudiantes de Mérida em jogo disputado na capital emeritense. Os golos do Zamora foram marcados por Leonardo Vargas (‘25) e Ricardo Clarke (‘52); enquanto que Winston Azuaje (‘44) descontou pelo Mérida. O Deportivo Lara também venceu por 1-2, desta feita ante o Zulia FC, tendo os golos sido anotados por Severino (62’), Jesús Hernández (79’) e e Jacobo Kouffati (90’), de grande penalidade. Igual resultado foi registado no jogo opôs o Portuguesa ao Mineros. Os tentos foram assinados

Jhonattan no top10 Jhonattan Vegas rematou a sua actuação no Frys.com Open, disputado na Califórnia, com 73 tacadas, finalizando na décima casa deste torneio que integra o PGA Tour. Vegas completou a safra de 277 contactos, posicionandose entre os melhores golfistas deste evento que abriu a temporada 2015-2016. O torneio reuniu 144 profissionais da modalidade, pelo que a sólida participação de Jhonattan permite-lhe somar importantes pontos para procurar o seu cartão na PGA.

por Heder García (8’ e 82’). Pelos de Guayana, marcou Ángelo Peña (60’). Nos outros encontros da ronda, o Estudiantes de Caracas-Caracas FC terminou sem golos; UreñaTucanes empatados a uma bola - Juan Carlos Ortiz (72’) e Kleudes Garcia (89’); e o Carabobo venceu por 2-0 o Atlético Venezuela, graças aos golos de Aquiles Ocando (45’) e Eduardo Bello (56’). O Aragua FC e Deportivo Táchi-

Centro Português foi o epicentro da natação mirandina Carla Salcedo Leal csalcedo@correiodevenezuela.com

Mais de 300 atletas participaram no evento desportivo em busca de um lugar na Copa FEVEDA Entre 19 e 24 de Outubro, a piscina olímpica do Centro Português, de Caracas, converteu-se no epicentro da natação do estado Miranda, recebendo mais de 300 atletas para disputar um lugar nas delegações que vão competir na próxima Copa da Federação Venezuelana de Desportos Aquáticos (FEVEDA).

ra empataram a duas bolas, com golos de Yamith Cuesta (43’), Ángel Chourio (79’), José Meza (81’) e José Reyes (83’). Antes, no sábado, 17 de Outubro, o Metropolitanos venceu por 2-0 o Llaneros, com golos de David Centeno (30’) e Guillermo Banquez (40’). Já o Deportivo Anzoátegui e o Trujillanos empataram a uma bola, com golos de Alexander Rondon (42’) e Maurice Cova (72’).

As categorias Infantil A e B, Juvenil A e Juvenil B, e Máxima, nos estilos mariposa, costas, livre e combinado, tiveram o seu momento durante uma semana marcada por uma competição saudável e muito companheirismo, tendo-se destacado a delegação do clube anfitrião com mais de 20 nadadores, o que representa um importante avanço nesta modalidade, já que até há poucos anos, o Centro Português apenas competia com dois ou três nadadores. No encontro participaram os clubes de natação do Centro Ítalo Venezuelano, da Alcaldía de Los Salias, Sport Center, Emil Friedman, La Trinidad, Parque Miranda, Bravos D.C., Nuestra Señora del Camino, Altamira Tenis Club e Hebraíca. Com os tempos alcançados nesta Copa de Massificação, os nadadores de cada clube passam à ronda seguinte, correspondente à Copa FEVEDA, na que competirão para alcançar um lugar e posteriormente classificar-se para os nacionais da modalidade, sob a representação do Estado de Miranda.

Todos contentes com Greivis Greivis Vásquez continua dando que falar na NBA, depois de jogar durante 8 minutos e 45 segundos com o Bucks de Milwaukee ante o Wizard de Washington. Se bem que Greivis não tenha conseguido encestar qualquer ponto durante os últimos encontros, desta vez realizou cinco assistências directas, convertendo-se num dos líderes da sua equipa.

Platini recebeu dinheiro de Blatter O presidente da UEFA, Michel Platini, admitiu que a verba de 1,8 milhões de euros que recebeu do presidente da FIFA, Joseph Blatter, se baseia num “acordo de cavalheiros” e não num contrato escrito. Numa entrevista ao jornal francês “Le Monde”, Platini, suspenso pelo Comité de Ética da FIFA por 90 dias, refere que “na legislação suíça um contrato verbal tem o mesmo valor de um contrato escrito”. Platini disse ao jornal que o acordo foi feito em Singapura em 1998, quando Blatter, que também se encontra suspenso por 90 dias, lhe propôs que fosse seu conselheiro de futebol e lhe perguntou quanto queria ganhar.


Correio da Venezuela | Quinta-feira 22 a Quarta-feira 28 de Outubro de 2015

Publicidade 31


imagens da semana

eles respondem

P r ê m i o Ta l e n t o C o m u n i c a ç ã o S o c i a l 2 0 0 9

#Participe #Opine / Muchas han sido las personalidades que se han hecho un nombre en la historia de Venezuela, bien sea por su participación en la política o por el aporte que dieron a la sociedad desde diversos ámbitos de actividad. Queremos saber tu opinión: desde tu punto de vista, ¿quién es la persona más emblemática de la historia venezolana? #Encuesta #PreguntadelaSemana

Pé de venezuelano entra para o livro dos recordes

Pierrepita: Antonio Guzmán Blanco, el ilustre americano Coromotovenero: El doctor Jose Gregorio Hernanadez Macarfaso: Tristemente el ex-presidente Chavez, no por lo que ha dejado como aporte sino por lo propagandista que fue Maryanacesar: Indio Coromoto, a quien la Santa Virgen, se le aparecio angelo.pereira.165: Yo, porque he trabajado duro, he pagado mis impuestos al día, jamás le robé a nadie y amo a esta tierra mas q a nada y aunque no soy reconocido ni me han dado una medallita, sigo haciendo todo mi esfuerzo porque este sea el mejor país del mundo.

Correio de Venezuela / @correiodvzla

Trinta mil garrafas submergidas no Alqueva para criar Vinho da Água

jascencao86: Que hace el destructor de la República como una opción? Por mentir y despilfarrar el dinero para mantenerse en el poder y mantener una payasada durante años es relevante??? Orlando Andrade: El general Medina Angarita y Perez Jimenez. Si ambos hubieran gobernado 30 años c /u como lo hizo Jardim en Madeira Venezuela serí a uno de los mejores países del mundo Manuel de Abreu: Sin dudas todos dejaron huellas en la historia de vzla Mi respeto y admiracion por todos en especial al Dr jose gregorio Hernandes por su humildad y amor por las Personas que atendia en su consultorio

Correio de Venezuela  

Edición 627

Correio de Venezuela  

Edición 627

Advertisement