Correio Agricolino 1ª Edição

Page 1

Entrega mensal

A ESPE CORREIO AGRICOLINO

NESTA EDIÇÃO:

Introdução ao jornal Arraiá do IFC

Lixo e seus impactos

Práticas esportivas

Orgulho LGBTQIA+

Informações úteis

Um Jornal?

A ideia de desenvolver um jornal escolar surgiu com um propósito definido: levar informações relevantes aos estudantes. Todavia, o projeto foi sendo moldado e aperfeiçoado e, dessa forma, o objetivo recebeu outra direção: ser a “voz” dos alunos no ambiente escolar.

Com a formação e a definição de seus integrantes e de sua estrutura, a equipe responsável pelo jornal analisou e definiu os temas pautados nesta edição. Mais que levar informações aos estudantes, o jornal tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento da comunidade escolar. Dessa forma, a equipe busca atuar no ambiente de ensino, sendo seu Corre

Junho-Julho, 2022 Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul
Estudante Ana Clara Porto do IFC Santa Rosa do Sul de braços abertos.

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

Lixo: o elefante na sala

O lixo é considerado um dos maiores problemas ambientais do mundo, hoje. Segundo dados do IBGE, uma pessoa produz por ano 343 quilos de lixo. Considerando o total da população brasileira, cerca de 80 milhões de toneladas residuais são produzidas a cada ano. Além da grande quantidade, o que assusta, é a destinação incorreta destes materiais. Você sabia que mais de 80% do material que vai para os aterros sanitários e lixões poderia ter

Junho-Julho, 2022

Ditado:Elefantenasala Quandoumapessoausaa frase:

"Háumelefantenasala"está referenciandoaumproblema grandeemqueaspessoas ignoram

"Oelefante"podeseraplicado emdiferentesexemplos,como éocasodolixononosso ambiente

outra destinação? Afinal, será que o seu “lixo” pode ser útil para alguém?

A definição de “lixo”, segundo o dicionário Michaelis é: “Resíduos provenientes de atividades domésticas, industriais, comerciais que não prestam e são jogados fora”. A palavra “lixo” não é mais utilizada no meio técnico, preferindo-se os termos resíduo e rejeito. Entenda a diferença entre eles:

Resíduo: é tudo aquilo que pode ser reutilizado e reciclado. Para isto, este material precisa ser separado corretamente, o que permitirá a sua destinação para outros fins. Muitos dos resíduos que vão para os aterros sanitários poderiam ser reciclados e voltar como matéria-prima para as in-

Imagem representativa do lixo capturada no ambiente da instituição.

Entrega mensal dústrias e, os resíduos orgânicos utilizados na compostagem.

Lixo: o elefante na sala

Junho-Julho, 2022

Rejeito: é um tipo específico de resíduo em que todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já foram esgotadas e não há solução final para o item ou parte dele e, portanto, as únicas destinações plausíveis são encaminhá-lo para um aterro sanitário licenciado ambientalmente ou para a incineração, desde que não prejudique o meio ambiente.

Apesar da grande preocupação com o meio em que vivemos, percebe-se a falta de interesse da sociedade no que diz respeito ao destino dos resíduos.

Infelizmente, as pessoas não priorizam a preservação dos recursos naturais e, nas raras vezes que isso ocorre, é porque eles representam uma ameaça para a saúde. Há, ainda, muito caminho a ser trilhado!

Acompanhe as notícias sobre essa Acompanhe as notícias sobre essa Acompanhe notícias sobre essa temática nas próximas edições do temática nas próximas do temática nas próximas edições do Correio Agricolino e comece, a partir Correio Agricolino e comece, a partir Correio Agricolino e comece, a partir de hoje, a praticar a regra dos 3 Rs de hoje, a praticar a regra dos 3 Rs de hoje, a praticar a regra dos 3 Rs ““Reduzir,ReciclareReutilizar” “Reduzir,ReciclareReutilizar”. Reduzir,ReciclareReutilizar”

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

Prepare-se para o arraiá!

O IFC – Campus Santa Rosa do Sul, convida servidores, estudantes e familiares a prestigiar o grande Arraiá, que acontecerá dia 19/07/22, a partir das 14h30min, no Ginásio de Esportes.

A festividade contará com a apresentação das quadrilhas de todas as turmas e desfile de casais jecas. Além disso, os convidados poderão participar de brincadeiras como: pescaria, boca do palhaço, correio-elagan-

Junho-Julho, 2022

te e cadeia. Venha participar dessa festança animada e ainda saborear as deliciosas comidas e bebidas típicas, como, amendoim doce, pipoca, pinhão, cocada, quentão, cachorroquente e muito mais.

*Não serão aceitos pix e cartão.

VOCÊ É NOSSO VOCÊ É NOSSO

CONVIDADO! CONVIDADO!

NÃO PERCA! NÃO PERCA!

Foto de acervo do CEI Novo Mundo. João Vitório Salvaro Mariot no Arraiá, 2022. Anúncio em panfleto do Arraiá no IFC

Entrega mensal

Orgulhodelutar:

Dia 28 de junho - Dia do orgulho LGBTQIA+.

A data existe para celebrar a luta da Comunidade LGBTQIA+ pelos direitos e pelas conquistas alcançadas. Da mesma forma, promover a conscientização para combater a homofobia.

• De onde surgiu e o porquê da sigla?

A data marca o dia de luta, porque foi no dia 28 de junho que ocorreu um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 1969.

Foi um protesto, em defesa de um clube gay em um bairro de Nova York, que ganhou muita visibilidade. Trata-se de um acontecimento histórico, visto que na época as leis contra homossexuais eram inúmeras, oprimindo quem ousasse demonstrar em público afeto não heterossexual. Tornou-se então um episódio muito marcante, dada a resistência das mais de mil pessoas que se reuniram naquele 28 de junho.

estudantil do IFC Campus
umdireitodeamar Junho-Julho, 2022 Jornal
Santa Rosa do Sul
Foto de partes dos integrantes presentes no dia do Orgulho LGBTQIA+ no IFC.

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

Orgulho de lutar: um direito de amar

Junho-Julho, 2022

O IFC - Campus Santa Rosa do Sul proporcionou diversas atividades ao/às estudantes, servidores e servidoras neste último 28 de junho. O local foi decorado com a bandeira símbolo da Comunidade. Foram distribuídos panfletos informativos e realizada uma palestra acerca da temática. Glauter Soares, Policial Civil, Militante LGBTQIA+, foi o convidado.

A sigla, na sua origem, era composta pelas letras GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) e ganhou força na década de 1990, até ser aprimorada para LGBT.

Hoje, no intuito de abraçar todes (todos/todas), a sigla LGBTQIA (L= lésbicas, G= gays, B= bissexuais, T= transexuais, Q= queer, I= intersexo, A=assexual) ganhou o sinal de mais+ para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero.

Pâmela Pereira - DJ, agitou a plateia no anfiteatro, com demonstração de força e resiliência. Todo esse evento é parte de uma ação promovida pelo NEGES, núcleo Coordenado por Samuel de Medeiros, também coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Não se pode esquecer de mencionar a participação de Edwardy Baltazar Pereira, estudante que participou da roda de conversas.

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

Orgulho de lutar: um direito de amar

Junho-Julho, 2022

O dia do orgulho representa grande importância para a Comunidade, é um dia de reflexão e diálogo, de lutar contra os estigmas ainda existentes na sociedade

Campus.

Como foi para você, quando se descobriu?

Demorei muito tempo para me aceitar, passei meses me escondendo, mesmo gostando de uma menina, sem me dar conta Eu não me aceitava por conta da minha família

Foi bem confuso! Minha orientação sexual não era algo de que eu tinha dúvidas até então

Estudante Anônimo

É, com certeza, de extrema importância, no entanto, se torna complexo, pois do mesmo jeito que é necessária a visibilidade e o movimento, muitas pessoas da Comunidade se sentiriam mais confortáveis se não fosse necessário existir um dia específico para isso Que só possamos ser quem somos!

Estudante Anônimo

Estudante Anônimo

O momento em que você se dá conta de que se descobriu, causa um turbilhão de sentimentos diferentes, mas ter alguém para conversar, faz toda a diferença para entender que está tudo bem. Foi um processo muito bom de autoconhecimento para mim!

Foi complicado por não saber como meus familiares reagiriam, mas, aos poucos, percebi que esse era eu E eu não esconderia quem eu sou

Estudante Anônimo

Estudante Técnico

Qual a importância do dia do orgulho para você?

Estudante Anônimo

Você se sente representado/a seguro/a no ambiente escolar?

Sinto-me seguro aqui É onde sinto que posso ser quem sou, sem ser julgado Um refúgio dos preconceitos

De fato, existe uma grande diferença entre gerações, no entanto o Campus se mostra um ambiente muito bom para o convívio!

Estudante Técnico

Douglas Souza

Estudante Anônimo

Como lidar com o preconceito?

Um conselho: conversar com alguém em que você confia Ter uma rede de apoio é muito importante para aprender a lidar com o preconceito e desafios lá fora

Meu conselho é não se deixar abalar, continuar lutando pelos direitos e por respeito Ser você mesmo

Estudante Anônimo

Estudante Técnico

Douglas Souza

Com intuito de representar a Comunidade, foi realizada uma pesquisa com perguntas direcionadas aos/às estudantes do

Entrega mensal

A prática de esportes no Campus e os efeitos sociais.

Na próxima quinta-feira, dia 14 de julho, ocorrerá a abertura dos Jogos Interclasses em nosso Campus - SRS. Em entrevista concedida ao Jornal Correio Agricolino, o professor Mestre Paulo Fernando Mesquita Júnior falou sobre a importância da prática de esportes e a contribuição desta não só à saúde do corpo, mas também àquilo que se refere à saúde mental dos/as estudantes. Outro aspecto levantado pelo professor diz respeito à interação social, fator de extrema importância para a atualidade.

Com a preparação para os jogos em Blumenau e as oficinas de treinamento, observou-se que os anos de afas-tamento por conta do distan-ciamento social afetaram a re-lação entre os/as estudantes. Logo, percebe-se o pouco con-tato, principalmente entre as séries. Anterior à pandemia, isso se diluía a partir do primeiro ou segundo mês de aulas, já que o contato favorecia

a aproximação das diversas séries. Segundo o professor, durante a visita a Blumenau, ele e o professor Mestre Fernando Dilmar Bitencourt incentivaram a uni-dade do grupo, e ficaram felizes com o resultado. Essa integração – estudantes e esporte é, conforme Paulo Júnior, o objetivo principal do projeto “IFC- Esportes”. O projeto em questão oferece as oficinas de voleibol, tênis de mesa e futsal. Também é este o objetivo dos JIFCS (Jogos Internos do IFC )que acontecerão em outubro, porém, em um âmbito mais amplo, que permite a interação não só entre estudantes de diversas séries, mas também entre servidores e servidoras do Campus SRS e Campus Avançado de Sombrio.

Junho-Julho,
2022
Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

A prática de esportes no Campus e os efeitos sociais.

As oficinas: Voltando nosso olhar às oficinas, de acordo com o professor Paulo, elas atuam não só no âmbito físico, quando se pensa na saúde, mas também no incentivo das relações e amizades entre estudantes, potencializando a descoberta de um perfil e de uma identidade pessoal. Nas oficinas, os/as professores/as identificam as habilidades e, posterior, ajudam os/as estudantes a desenvolvêlas, permitindo inclusive que ajudem na condução dos jogos.

Caso tenha interesse em conhecer alguma das oficinas, ou participar, procure os professores Paulo e Fernando por meio da Coordenação de Curso Técnico.

Na saúde: Após o distanciamento social, houve um aumento considerável nos transtornos e doenças que acometem a mente. O professor Paulo, e diversos especialistas, considera os exercícios e a prática dos esportes como ferramentas essenciais para a superação desses problemas. Com a prática dos esportes, liberam-se os hormônios, tanto

quanto os relaxantes como a endorfina, que desencadeia a sensação de prazer e recompensa, como os estressantes - cortisol e adrenalina, que promovem uma melhora na resistência fisiológica. Indo além da fisiologia, o esporte por ser realizado em um ambiente mais informal e livre das cobranças habituais de notas e conteúdo, ajuda a desenvolver a qualidade técnica do/da estudante, já que é o momento em que conseguem “se desligar do mundo”, focando em si mesmos/as. Outro aspecto que contribuiu para a prática de esportes diz respeito ao desenvolvimento da autoestima, elemento fundamental no combate às doença mentais, por exemplo.

Junho-Julho,
2022 Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Sexta-feira

Desjejum:

Café, leite e chá Pão, doce de fruta/manteiga/ mel e vitamina

Opçãosem lactose/vegana

Almoço:

5 opções de salada Arroz/feijão

Lanche: Bolo com farofa

Hambúrguer assado + (c. moída 140kg)

Batata sauté

Hambúrguer de feijão assado, maionese de aimpim sem lactose vegana.

Sujeitoaalterações "+"contémingredientes deorigemanimal "*"contémlactose

Cardápioatualizável

6 3 7 1 1 8 3 4 7 2 1 5

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

NOSSA EQUIPE DE NOSSA EQUIPE DE NOSSA EQUIPE DE

FUNDADORES: FUNDADORES: FUNDADORES:

ANA CAROLINA RIBEIRO: REDATORA ANA CAROLINA RIBEIRO: REDATORA ANA RIBEIRO: REDATORA (NOTÍCIA ARRAIÁ) (NOTÍCIA ARRAIÁ) (NOTÍCIA ARRAIÁ)

ANA CLARA MACHADO: REDATORA ANA CLARA MACHADO: REDATORA ANA CLARA MACHADO: REDATORA

(LIXO: O ELEFANTE NA SALA) (LIXO: O ELEFANTE NA SALA) (LIXO: O ELEFANTE NA SALA)

ANA CLARA PORTO: REDATORA ANA CLARA PORTO: REDATORA ANA CLARA PORTO: REDATORA

(ORGULHO (ORGULHO (ORGULHO L LG G GB B BT T TQ Q QI I IA A A+ + +) ) )

GABRIEL PILTZ: REDATOR GABRIEL PILTZ: REDATOR GABRIEL PILTZ: REDATOR (PRÁTICA DE ESPORTES) (PRÁTICA DE ESPORTES) (PRÁTICA ESPORTES)

KLEITON HOMEM: REDATOR E EDITOR KLEITON HOMEM: E EDITOR KLEITON HOMEM: REDATOR E EDITOR (INTRODUÇÃO) (INTRODUÇÃO) (INTRODUÇÃO)

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS ÀS PROFESSORAS: AGRADECIMENTOS ESPECIAIS ÀS PROFESSORAS: AGRADECIMENTOS ESPECIAIS ÀS PROFESSORAS:

CRISTINA DALPIAZ CRISTINA DALPIAZ CRISTINA DALPIAZ

CRISTINA FREYGANG CRISTINA FREYGANG CRISTINA

DAIANE FREGULIA DAIANE DAIANE FREGULIA

SILVANE DAMINELLI SILVANE DAMINELLI SILVANE DAMINELLI

TALITA SALVARO SALVARO TALITA SALVARO

SEM VOCÊS, ESSE PROJETO ESTARIA LONGE DE SEM ESSE PROJETO ESTARIA LONGE DE VOCÊS, PROJETO ESTARIA LONGE DE CHEGAR ATÉ AQUI. CHEGAR ATÉ AQUI. ATÉ AQUI.

POR FIM, AGRADECIMENTOS AOS LEITORES POR

POR FIM, AGRADECIMENTOS AOS LEITORES POR

POR AGRADECIMENTOS AOS LEITORES POR

PRESTIGIAREM O INÍCIO DE UMA MUDANÇA NA

PRESTIGIAREM O INÍCIO DE UMA MUDANÇA NA

PRESTIGIAREM O INÍCIO DE UMA MUDANÇA NA COMUNIDADE ESCOLAR. COMUNIDADE ESCOLAR. COMUNIDADE ESCOLAR.

Junho-Julho, 2022
Siga o Instagram do jornal @correio_agricolino
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.