2 minute read

A prática de esportes no Campus e os efeitos sociais.

Na próxima quinta-feira, dia 14 de julho, ocorrerá a abertura dos Jogos Interclasses em nosso Campus - SRS. Em entrevista concedida ao Jornal Correio Agricolino, o professor Mestre Paulo Fernando Mesquita Júnior falou sobre a importância da prática de esportes e a contribuição desta não só à saúde do corpo, mas também àquilo que se refere à saúde mental dos/as estudantes. Outro aspecto levantado pelo professor diz respeito à interação social, fator de extrema importância para a atualidade.

Com a preparação para os jogos em Blumenau e as oficinas de treinamento, observou-se que os anos de afas-tamento por conta do distan-ciamento social afetaram a re-lação entre os/as estudantes. Logo, percebe-se o pouco con-tato, principalmente entre as séries. Anterior à pandemia, isso se diluía a partir do primeiro ou segundo mês de aulas, já que o contato favorecia a aproximação das diversas séries. Segundo o professor, durante a visita a Blumenau, ele e o professor Mestre Fernando Dilmar Bitencourt incentivaram a uni-dade do grupo, e ficaram felizes com o resultado. Essa integração – estudantes e esporte é, conforme Paulo Júnior, o objetivo principal do projeto “IFC- Esportes”. O projeto em questão oferece as oficinas de voleibol, tênis de mesa e futsal. Também é este o objetivo dos JIFCS (Jogos Internos do IFC )que acontecerão em outubro, porém, em um âmbito mais amplo, que permite a interação não só entre estudantes de diversas séries, mas também entre servidores e servidoras do Campus SRS e Campus Avançado de Sombrio.

Advertisement

Entrega mensal

A prática de esportes no Campus e os efeitos sociais.

As oficinas: Voltando nosso olhar às oficinas, de acordo com o professor Paulo, elas atuam não só no âmbito físico, quando se pensa na saúde, mas também no incentivo das relações e amizades entre estudantes, potencializando a descoberta de um perfil e de uma identidade pessoal. Nas oficinas, os/as professores/as identificam as habilidades e, posterior, ajudam os/as estudantes a desenvolvêlas, permitindo inclusive que ajudem na condução dos jogos.

Caso tenha interesse em conhecer alguma das oficinas, ou participar, procure os professores Paulo e Fernando por meio da Coordenação de Curso Técnico.

Na saúde: Após o distanciamento social, houve um aumento considerável nos transtornos e doenças que acometem a mente. O professor Paulo, e diversos especialistas, considera os exercícios e a prática dos esportes como ferramentas essenciais para a superação desses problemas. Com a prática dos esportes, liberam-se os hormônios, tanto quanto os relaxantes como a endorfina, que desencadeia a sensação de prazer e recompensa, como os estressantes - cortisol e adrenalina, que promovem uma melhora na resistência fisiológica. Indo além da fisiologia, o esporte por ser realizado em um ambiente mais informal e livre das cobranças habituais de notas e conteúdo, ajuda a desenvolver a qualidade técnica do/da estudante, já que é o momento em que conseguem “se desligar do mundo”, focando em si mesmos/as. Outro aspecto que contribuiu para a prática de esportes diz respeito ao desenvolvimento da autoestima, elemento fundamental no combate às doença mentais, por exemplo.

Sexta-feira

Desjejum:

Café, leite e chá Pão, doce de fruta/manteiga/ mel e vitamina

Opçãosem lactose/vegana

Almoço:

5 opções de salada Arroz/feijão

Lanche: Bolo com farofa

Hambúrguer assado + (c. moída 140kg)

Batata sauté

Hambúrguer de feijão assado, maionese de aimpim sem lactose vegana.

Sujeitoaalterações "+"contémingredientes deorigemanimal "*"contémlactose

Cardápioatualizável