3 minute read

Prepare-se para o arraiá!

O IFC – Campus Santa Rosa do Sul, convida servidores, estudantes e familiares a prestigiar o grande Arraiá, que acontecerá dia 19/07/22, a partir das 14h30min, no Ginásio de Esportes.

Advertisement

A festividade contará com a apresentação das quadrilhas de todas as turmas e desfile de casais jecas. Além disso, os convidados poderão participar de brincadeiras como: pescaria, boca do palhaço, correio-elagan-

Junho-Julho, 2022 te e cadeia. Venha participar dessa festança animada e ainda saborear as deliciosas comidas e bebidas típicas, como, amendoim doce, pipoca, pinhão, cocada, quentão, cachorroquente e muito mais.

*Não serão aceitos pix e cartão.

VOCÊ É NOSSO VOCÊ É NOSSO

CONVIDADO! CONVIDADO!

NÃO PERCA! NÃO PERCA!

Entrega mensal

Orgulhodelutar:

Dia 28 de junho - Dia do orgulho LGBTQIA+.

A data existe para celebrar a luta da Comunidade LGBTQIA+ pelos direitos e pelas conquistas alcançadas. Da mesma forma, promover a conscientização para combater a homofobia.

• De onde surgiu e o porquê da sigla?

A data marca o dia de luta, porque foi no dia 28 de junho que ocorreu um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 1969.

Foi um protesto, em defesa de um clube gay em um bairro de Nova York, que ganhou muita visibilidade. Trata-se de um acontecimento histórico, visto que na época as leis contra homossexuais eram inúmeras, oprimindo quem ousasse demonstrar em público afeto não heterossexual. Tornou-se então um episódio muito marcante, dada a resistência das mais de mil pessoas que se reuniram naquele 28 de junho.

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

Orgulho de lutar: um direito de amar

Junho-Julho, 2022

O IFC - Campus Santa Rosa do Sul proporcionou diversas atividades ao/às estudantes, servidores e servidoras neste último 28 de junho. O local foi decorado com a bandeira símbolo da Comunidade. Foram distribuídos panfletos informativos e realizada uma palestra acerca da temática. Glauter Soares, Policial Civil, Militante LGBTQIA+, foi o convidado.

A sigla, na sua origem, era composta pelas letras GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) e ganhou força na década de 1990, até ser aprimorada para LGBT.

Hoje, no intuito de abraçar todes (todos/todas), a sigla LGBTQIA (L= lésbicas, G= gays, B= bissexuais, T= transexuais, Q= queer, I= intersexo, A=assexual) ganhou o sinal de mais+ para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero.

Pâmela Pereira - DJ, agitou a plateia no anfiteatro, com demonstração de força e resiliência. Todo esse evento é parte de uma ação promovida pelo NEGES, núcleo Coordenado por Samuel de Medeiros, também coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Não se pode esquecer de mencionar a participação de Edwardy Baltazar Pereira, estudante que participou da roda de conversas.

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal

Orgulho de lutar: um direito de amar

Junho-Julho, 2022

O dia do orgulho representa grande importância para a Comunidade, é um dia de reflexão e diálogo, de lutar contra os estigmas ainda existentes na sociedade

Campus.

Como foi para você, quando se descobriu?

Demorei muito tempo para me aceitar, passei meses me escondendo, mesmo gostando de uma menina, sem me dar conta Eu não me aceitava por conta da minha família

Foi bem confuso! Minha orientação sexual não era algo de que eu tinha dúvidas até então

Estudante Anônimo

É, com certeza, de extrema importância, no entanto, se torna complexo, pois do mesmo jeito que é necessária a visibilidade e o movimento, muitas pessoas da Comunidade se sentiriam mais confortáveis se não fosse necessário existir um dia específico para isso Que só possamos ser quem somos!

Estudante Anônimo

Estudante Anônimo

O momento em que você se dá conta de que se descobriu, causa um turbilhão de sentimentos diferentes, mas ter alguém para conversar, faz toda a diferença para entender que está tudo bem. Foi um processo muito bom de autoconhecimento para mim!

Foi complicado por não saber como meus familiares reagiriam, mas, aos poucos, percebi que esse era eu E eu não esconderia quem eu sou

Estudante Anônimo

Estudante Técnico

Douglas Souza

Qual a importância do dia do orgulho para você?

Estudante Anônimo

Você se sente representado/a seguro/a no ambiente escolar?

Sinto-me seguro aqui É onde sinto que posso ser quem sou, sem ser julgado Um refúgio dos preconceitos

De fato, existe uma grande diferença entre gerações, no entanto o Campus se mostra um ambiente muito bom para o convívio!

Estudante Técnico

Douglas Souza

Estudante Anônimo

Como lidar com o preconceito?

Um conselho: conversar com alguém em que você confia Ter uma rede de apoio é muito importante para aprender a lidar com o preconceito e desafios lá fora

Meu conselho é não se deixar abalar, continuar lutando pelos direitos e por respeito Ser você mesmo

Estudante Anônimo

Estudante Técnico

Douglas Souza

Entrega mensal