1 minute read

Lixo: o elefante na sala

O lixo é considerado um dos maiores problemas ambientais do mundo, hoje. Segundo dados do IBGE, uma pessoa produz por ano 343 quilos de lixo. Considerando o total da população brasileira, cerca de 80 milhões de toneladas residuais são produzidas a cada ano. Além da grande quantidade, o que assusta, é a destinação incorreta destes materiais. Você sabia que mais de 80% do material que vai para os aterros sanitários e lixões poderia ter

Junho-Julho, 2022

Advertisement

Ditado:Elefantenasala Quandoumapessoausaa frase:

"Háumelefantenasala"está referenciandoaumproblema grandeemqueaspessoas ignoram

"Oelefante"podeseraplicado emdiferentesexemplos,como éocasodolixononosso ambiente outra destinação? Afinal, será que o seu “lixo” pode ser útil para alguém?

A definição de “lixo”, segundo o dicionário Michaelis é: “Resíduos provenientes de atividades domésticas, industriais, comerciais que não prestam e são jogados fora”. A palavra “lixo” não é mais utilizada no meio técnico, preferindo-se os termos resíduo e rejeito. Entenda a diferença entre eles:

Resíduo: é tudo aquilo que pode ser reutilizado e reciclado. Para isto, este material precisa ser separado corretamente, o que permitirá a sua destinação para outros fins. Muitos dos resíduos que vão para os aterros sanitários poderiam ser reciclados e voltar como matéria-prima para as in-

Entrega mensal dústrias e, os resíduos orgânicos utilizados na compostagem.

Lixo: o elefante na sala

Junho-Julho, 2022

Rejeito: é um tipo específico de resíduo em que todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já foram esgotadas e não há solução final para o item ou parte dele e, portanto, as únicas destinações plausíveis são encaminhá-lo para um aterro sanitário licenciado ambientalmente ou para a incineração, desde que não prejudique o meio ambiente.

Apesar da grande preocupação com o meio em que vivemos, percebe-se a falta de interesse da sociedade no que diz respeito ao destino dos resíduos.

Infelizmente, as pessoas não priorizam a preservação dos recursos naturais e, nas raras vezes que isso ocorre, é porque eles representam uma ameaça para a saúde. Há, ainda, muito caminho a ser trilhado!

Acompanhe as notícias sobre essa Acompanhe as notícias sobre essa Acompanhe notícias sobre essa temática nas próximas edições do temática nas próximas do temática nas próximas edições do Correio Agricolino e comece, a partir Correio Agricolino e comece, a partir Correio Agricolino e comece, a partir de hoje, a praticar a regra dos 3 Rs de hoje, a praticar a regra dos 3 Rs de hoje, a praticar a regra dos 3 Rs ““Reduzir,ReciclareReutilizar” “Reduzir,ReciclareReutilizar”. Reduzir,ReciclareReutilizar”

Jornal estudantil do IFC Campus Santa Rosa do Sul

Entrega mensal