Revista AgroFest - 50ª Edição

Page 24

Distribuição gratuita Ano VIII - Edição 50 - Outubro / Novembro 2022 R O melhor da Agropecuária, Rodeio e Negócios
3

08 AgroVeículo

24 e 25 Aquicultura

Pesca

pintado

AgroInfo

28 AgroInfo

proibida

Cochos Pré-Moldados: Quais são os

32 AgroInfo

Pesquisadores desenvolvem cultivar mais produtiva de capim azevém

36 AgroInfo

Em novembro, começa a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa

40 AgroRodeio

Barretos revela campeões do maior rodeio da América Latina

44 AgroInfo

Secretaria de Agricultura faz ação conjunta do CAR com o Rotas Rurais pelo interior

46 AgroHeveicultura

Brasil é o sétimo maior consumidor da borracha do mundo

54 e 55 AgroEvento

Reunidas Castilho e o maior evento nacional da raça Sindi

18 e 19 Agropecuária

34 AgroInfo

Escova dente de bambu é

e pode virar adubo orgânico

50 e 51 AgroEspecial

Valtreiros percorrem

da Fé” até Aparecida do Norte

Exposições

Prudente, Ribeirão Preto, Riolândia,

do

Sertãozinho,

de

Preto,

Votuporanga.

Rodeios,

André

Diogo

Ministério

Fé do

de São Paulo,

Della Morena, Tonho

Dr. Ricardo

Pecuária

4 Distribuição em 45 cidades AGROFEST - Uma revista inovadora, informativa e de alto nível. Que foca em temas como a Suinocultura, Avicultura, Pecuária, Piscicultura, Agropecuária, Eventos, Feiras,
e
com o intuito de aproximar empresas, técnicos, produtores, parceiros, clientes entre outros. Jornalista Responsável Leandro Gasparetti MTB: 76039/SP Jornalista Gabriela Sauer – MTB: 0088662/SP Fotografia Leandro Gasparetti Projeto Gráfico | Diagramação REDE AG - 17 99212-1016 www.redeagcomunicacao.com.br Impressão Gráfica Fotogravura Rio Preto Contabilidade Trevizan Contabilidade Auditoria Osmar Trevizan Auditores e Consultores *Reproduções totais ou parciais das matérias e fotos, aqui publicadas, só serão permitidas por meio de autorização expressa dos editores. As informações prestadas nas páginas de publicidade, são de inteira responsabilidade dos clientes. Artigos assinados por colaboradores não expressam a opinião da Revista. Expo Rio Preto Arte: DLM *Jesus, eu confio em vós! Ano VIII – Edição 50 Outubro | Novembro 2022 Adamantina, Andradina, Araçatuba, Bady Bassit, Bálsamo, Barretos, Bebedouro, Birigui, Buritama, Cardoso, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Fernandópolis, Fronteira/ MG, Frutal/MG, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Jaboticabal, Jales, José Bonifácio, Junqueirópolis, Matão, Mirassol, Monte Alto, Monte Aprazível, Nhandeara, Nova Granada, Novo Horizonte, Olímpia, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Penápolis, Potirendaba, Presidente
São José
Rio
Santa
Sul,
Tanabi e
Colaboradores Secretaria
Agricultura
Paulo Belarmino,
Prado,
Silva, COBB,
Paulino,
Esperante,
da Agricultura,
e Abastecimento - MAPA, CATI. Av. Alberto Andalo, 2641 / Sala 02 – Centro Cep: 15015-000 - São José do Rio Preto/SP Contatos Redação e Publicidade: (17) 98152-5400 R Diretor Geral Leandro Gasparetti contato@magazineagrofest.com.br Diretor Comercial José Eduardo Costa comercial@magazineagrofest.com.br Tiragem 5 Mil Exemplares Periodicidade Bimestral Distribuição Gratuita 16 e 17 Ovinocultura Projeto visa fomentar ovinocultura no Noroeste Paulista
Nelore Pintado
sustentável
“Caminho
Novo Fiat Fastback 2023
do
será
em todo o país 26
RENAGRO passa a ser obrigatório
benefícios das estruturas?

COBB-VANTRESS REÚNE ESPECIALISTAS E CLIENTES DE TODO O PAÍS EM ESCOLA TÉCNICA

As tendências e tecnologias mais importantes da avicultura mun dial são discutidas durante a re alização da Escola Técnica Cobb Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Foram mais de 20 palestrantes do Brasil e dos Estados Unidos, 100 participantes de mais de 50 empresas avícolas, de todo o país, em mais de 24 horas de debates sobre os principais desafios e oportunidades da cadeia produtiva, desde o incubatório até o abatedouro.

Escola Técnica Cobb-Vantress Brasil foi realizada com mais de 100 participantes de mais de 50 empresas avícolas em Foz do Iguaçu, PR dutores quais são os seus desafios e oportunidades. Estas reuniões fazem parte da estratégia da Cobb de levar as últimas atualizações de resultados da genética Cobb, que estão com provando nossa projeção e também conhecimento e qualificação técnica para a avicultura”, pontuou.

O objetivo foi promover uma imer são de profissionais das principais em presas brasileiras para tratar de temas que vão desde a gestão estratégica do negócio, gestão de pessoas, passando por tecnologias, instalações, ambiên cia, automação, manejo, nutrição e biosseguridade, entre outros assun tos, explicou o médico veterinário e diretor Associado de Marketing da Co bb-Vantress na América do Sul, Cassia

no Bevilaqua.

“A Escola Técnica é um dos nossos eventos mais tradicionais porque reú ne clientes de todo o Brasil com a nos sa equipe global e consultores inde pendentes convidados para participar dos debates. É sempre um período de muito aprendizado para todos e esta edição vai marcar a retomada da Esco la presencial, já que nos últimos anos ela foi realizada virtualmente por cau sa da pandemia de Covid-19”, disse o executivo.

O diretor Comercial e de Serviços Técnicos da Cobb-Vantress na Amé rica do Sul, Bernardo Gallo, destaca a importância de reunir especialistas com produtores para a troca de infor mações. “O objetivo é levar informa ção qualificada para os produtores de todo o país. Nestes dias vamos discu tir tendências de mercado e de produ ção. E, sobretudo, ouvir destes pro

6 Fotos: Divlgação
AgroEmpresa

NOVO FIAT FASTBACK 2023

AFiat

lançou em setembro o seu novo SUV, o Fiat Fastback 2023, um carro inovador com alta tec nologia e com a principal característica da marca: a economia. Em São José do Rio Preto, o evento do lançamento ofi cial aconteceu na JS Marella.

O Fastback foi desenvolvido para ser a combinação perfeita do melhor de cada segmento do mercado automo tivo. Não é para menos, já que reúne a altura de solo e posição de dirigir de um SUV, um espaçoso porta-malas e a performance de um esportivo com mo torização turbo.

Disponível em três versões (Audace, Impetus e Limited Edition Powered By Abarth), o Fastback tem seis opções cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silvers tone e Vermelho Monte Carlo (esta úl tima como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth).

O modelo é fiel ao seu estilo, conse gue mesclar sobriedade e força com esportividade e elegância. Com dimen sões equilibradas, ele conta com uma silhueta mais alongada, capô maior e traseira levemente levantada próxima ao porta-malas, além das lanternas e faróis que invadem as laterais com um

design marcante.

O design do interior que é clean, esportivo e futurista também chama a atenção no Fastback. Ainda sobre o espaço interno, não tem como não fa lar do surpreendente porta-malas, que é simplesmente o maior da categoria, com impressionantes 600 litros de ca pacidade, maior comprimento, largura e abertura de acesso entre os concor rentes, além de cobertura retrátil.

A tecnologia também chama aten ção no Fiat Fastback, além do sistema multimídia, o modelo ainda traz outros itens, como cluster full digital, ar-con dicionado digital e a estreia do freio de estacionamento eletrônico na gama Fiat atual.

O gerente de vendas da JS Marella, André Luiz Silva conta que o lançamen to do Flashback foi aguardado com grande expectativa. “O modelo é o maior representante do reposiciona mento da Fiat no mercado, ocupando o topo dos nossos carros de passeio, o lançamento foi grandioso, é a melhor combinação de tudo aquilo os nossos clientes procuram em um único carro”, desta André.

Confira as condições exclusivas de lançamento do novo Fiat Fastback que a JS Marella tem para você. Endere ço: Rua Presciliano Pinto, nº3570, Jar dim Alto Rio Preto (atrás do Habib’s). Fone: (17) 3214-8000

8 Foto: Divulgação FIAT
AgroVeículo
www.jsmarella.com.br
Linha completa de jardinagem, ferramentas, máquinas elétricas, combustão e utilidades domésticas. 17 3222-5810 17 99731-0091 Mais de 1 8 mil itens em um só lugar! De 19 à 23 de outubro, no Recinto de Exposições www.casadasmangueirasrp.com.br/loja Av. Bady Bassitt, 2730 esq. com Prudente Morais - São José do Rio Preto - SP casadasmangueirasriopreto Siga nas rede sociais Confira no site ESPERAMOS VOCÊ PARA CONHECER NOSSAS SOLUÇÕES NA

SEMAE PLANTA 27 MIL MUDAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

O Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Preto iniciou, em setem bro, o plantio de 27 mil mudas de espécies nativas nas APPs – Áreas de Preservação Permanen te do córrego São Pedro e do rio Preto. As mudas estão sendo plantadas na Estância Marialva, localizada ao lado da ETE, em uma área de 196 mil m².

A operação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Árvore e do início da Primavera, contando com a participação de alunos da Escola Municipal Roberto Jorge. Com isso, o Semae atinge o total de 49 mil árvores plantadas nas APPs do rio Preto e córrego São Pedro.

A iniciativa faz parte do Projeto Plantando Água, que visa a formação de corredores ecológi cos e preservação de recursos naturais em cumprimento ao Termo de Compromisso de Recu peração Ambiental – TCRA, em Áreas de Preservação Permanente, conforme legislação local.

CARREIRO & CAPATAZ GRAVAM DVD

Um novo Carreiro e Capataz nasceu em Essência Bruta. O que se viu na noite de 13 de setembro, em São José do Rio Preto, foi uma dupla totalmente renovada, sem perder a essência, e que ousou em um projeto audiovisual de tirar o fôlego.

Modernidade que se mistura a tradição unindo dois amigos que decidiram ce lebrar os anos de carreira em uma festa fabulosa, com a participação dos convi dados especiais Mayck Lyan, Guilherme e Santiago, DJ Lucas Beat, Matogrosso e Mathias, proporcionando ao público uma experiência inesquecível.

Visivelmente felizes, Carreiro e Capataz deram um verdadeiro show de alegria, emoção e energia. “É a realização de um sonho, a celebração da nossa união como amigos e parceiros. Dividimos a vida, os palcos e nada mais justo que regis trar esse momento ao lado de vocês, que tanto nos apoiam. Muito obrigado por fazerem parte dessa história”, disseram.

A expectativa é que as primeiras faixas de Essência Bruta sejam lançadas já no segundo semestre.

PRODUÇÃO PAULISTA DE MILHO DEVE CHEGAR A 4,8 MILHÕES

DE TONELADAS EM 2022

A produção paulista de milho deve chegar a 4,8 milhões de to neladas em 2022, número 30,1% superior a produção do ano anterior. A expectativa é que a produtividade média das lavou ras paulistas atinja 5,9 mil kg por hectare, índice 21,4% maior do que a produtividade observada em 2021. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Com o resultado do desempenho de ambas as safras, acresci do do estoque de milho ainda existente (530.900 toneladas), estima-se que a quantidade de milho disponível para abastecer o mercado doméstico esteja na ordem de 5,3 milhões de tone ladas, o que representa aumento de 24,9% em relação ao ano passado.

10 AgroDestaque
Foto: Ivan Feitosa
Foto: Fabio Nunes Foto: Freepik
COAGULANTE KWAYO LÁCTICO SOFORT - Não volátil - Eficiente, econômico, Inodoro e ecológico - Isento de licença da Polícia Federal - Não provoca entupimento no cordão da sangria VANTAGENS (17) 3223 3464 (17) 99113 7751 (17) 99788 4872 @phriopreto_ /phriopreto phriopreto.com.br RUA JORGE SAAD, 3107. SÍTIO SARANDI. DISTR INDL CARLOS ARNALDO SILVA contato@phriopreto.com.br / São José do Rio Preto

CITRICULTURA E APICULTURA: COM BOAS PRÁTICAS É POSSÍVEL COEXISTÊNCIA ENTRE AS DUAS ATIVIDADES

Um estudo conduzido por especia listas em abelhas da Unesp e UFS

Car, com o apoio do Fundecitrus, concluiu que a coexistência entre citricul tura e apicultura é possível e traz ganhos para ambas.

Para identificar formas de compatibili zar essas atividades, o projeto “Coexistên cia” instalou apiários nas proximidades de fazendas comerciais de laranja e avaliou os resultados de quando boas práticas agrícolas e apícolas são seguidas.

As abelhas são responsáveis por um importante serviço de polinização e os estudos confirmaram que a polini zação realizada por elas contribui com vários aspectos relacionados à produ ção de laranja. “É possível manejar os pomares e conservar as abelhas: não houve qualquer impacto negativo nos apiários do experimento, o que eviden cia que respeitar as boas práticas mi nimiza muito os problemas”, destaca a pesquisadora do Centro de Ciências

Agrárias da UFSCar de Araras e coor denadora da pesquisa, Roberta Nocelli. Nos apiários monitorados, verificou -se ainda aumento da produção de mel nas colmeias, o que se deve à grande disponibilidade de néctar nos citros, maior quantidade de pólen armaze nado (proteína que serve de alimento para as abelhas) e manutenção das crias, mostrando que não houve alte ração no comportamento alimentar e reprodutivo.

AgroPesquisa
Fonte: FundeCitrus | Foto: Frepik

REINO RURAL SAÚDE NO CAMPO

Criada em Janeiro de 2014 e sedia da na cidade de São José do Rio Preto – SP, a Reino Rural surgiu com o objetivo de atuação no mercado do agronegócio, oferecendo produtos agropecuários de alta qualidade, com a missão de trazer “Solução Inteligen te ao homem do Campo” para um nú mero cada vez maior de consumidores, visando o aumento da Produtividade e Lucratividade do produtor rural.

Desde então são mais de 25 mil clien tes atendidos em todo o Brasil e mais de 60 toneladas de produtos vendidos somente em 2021.

A Reino Rural dedica-se a oferecer produtos da área de suplementação animal através da linha V.e.S Super Premium, fertilizantes da linha Ferti mais e energia fotovoltaica pela Reino Rural Energy. Os produtos possuem certificação, altíssima qualidade, são ecologicamente corretos e trazem o que existe de melhor no mercado, a um preço justo, gerando cumplicidade e fidelização entre empresa e o cliente final, com redução dos custos da pro dução agropecuária e aumento da pro dutividade, sem trazer riscos à saúde humana e animal.

Só uma empresa campeã do agrone gócio tem como parceiro o imperador das arenas de rodeio, Paulo Emílio, pecuarista e proprietário da Cia de Rodeio Paulo Emilio, que inclusive lan çou sua assinatura na linha de nutrição para touros.

Segundo Paulo Emilio: “A linha da Reino Rural é completa, com produtos para o gado de leite, gado de engorda, gado reprodutor, produtos para seca e período de águas. É uma infinidade

Viviane Henriques e Matheus Ferraz da Reino Rural, com o empresário e tropeiro Paulo Emílio

para todo tipo de rebanho e para os meus touros de rodeio, na Reino Rural, eu confio!” destaca Paulo Emílio”.

Segundo os diretores do grupo Ma theus Ferraz e Viviane Henriques, a Reino Rural trabalha com autoridade de quem está há quase 09 anos no se tor e há 2 anos como modelo de fran quia. A Reino Rural Franchising está presente de Norte à Sul do país, em 30 cidades de 14 estados do país.

Com a Reino Rural Franchising o

franqueado tem a liberdade de atuar de três formas: via Home Office, di retamente do conforto da sua casa, usando apenas um Notebook e Smar tphone; via Contact Center, modelo de negócio na Unidade Piloto de São José do Rio Preto, com operadores re alizando vendas por telefone ou Visita presencial ao campo: Ideal para quem gosta de estar na estrada e não dispen sa o velho aperto de mão com o agro pecuarista.

14 AgroEmpresa
Foto: Divulgação
SEJA UM FRANQUEADO: 17 3512-7205 www.reinoruralfranchising.com.br
1 7 9 8 8 0 8 6 6 6 6 C O M E R C I A L @ P W R N E T . C O M . B R Confiança Eficiência Qualidade NOSSO PORTIFÓLIO TRÁS PRODUTOS COMO SOFT-STARTER, INVERSORES, PAINEIS DE ACIONAMENTO E MOTORES. CONHEÇA NOSSOS OUTROS PRODUTOS E SERVIÇOS SITE INSTAGRAM

Projeto visa fomentarovinocultura no Noroeste Paulista

Com um agronegócio diversificado, a região de São José do Rio Preto é estratégica para a expansão da produção de ovinos. Como parte das ações que visam fomentar a cultura ovi na na região noroeste paulista, a APOVI NOS (Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores), a Prefeitura de Rio Pre to, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e a ASPACO (Associa

ção Paulista de Criadores de Ovinos), firmaram uma parceria de prestação de consultoria técnica para os criadores as sociados de ovinos da região, visando o melhoramento genético das raças.

O objetivo é realizar um plano de tra balho individual em cada propriedade, tendo em vista a singularidade carac terística de cada uma, sendo umas dis tintas das outras, com o propósito de

levantar informações, os pontos fracos e os pontos fortes, as oportunidades de mercado na região, as ameaças e o pro tagonismo de cada uma em sua ativida de, por isso, a parceria se torna de suma importância, para fazer esse trabalho e fornecer essas “ferramentas” paras os ovinocultores.

Uma estrutura como a da ANPOVI NOS dá condições para o ovinocultor

AgroOvinocultura

mostrar o seu trabalho e com perspec tivas de se tornar um centro de comer cialização, como já existe em outras re giões do Estado.

“Nosso foco é incentivar atividade, principalmente entre os pequenos e médios criadores, para que essa se tor ne uma atividade geradora de renda no campo a ser difundida na nossa região”, afirmou Paulo Vianna, presidente da As sociação Noroeste Paulista de Ovinocul tores.

A parceria entre a ASPACO e a ANPO VINOS, é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a FE

NOVI em 2021. “Com foco em genética, padronização dos animais, trazendo qualidade e rentabilidade para o ovino cultor, a partir de agora, vamos contar com o diagnóstico geral em 15 proprie dades de associados da ANPOVINOS, a fim de começar 2023, dentro do repla nejamento de melhoria genética junto a esses criadores. Esse é o papel que a Secretaria de Agricultura vem fazendo no quesito apoio técnico junto aos cria dores de ovinos”, salienta o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezutto.

O presidente da ASPACO, Francisco

Manoel Nogueira Fernandes destaca que a cidade de São José do Rio Preto tem um grande potencial de consumo do produto ovino, e as propriedades da região onde existem várias alternativas de agronegócio, a ovinocultura se encai xa perfeitamente. “O projeto desenvol vido para Rio Preto, será um piloto para esta nova fase da ovinocultura na região e que tem tudo para dar certo. A ASPA CO conta com o apoio de uma equipe técnica capacitada para compartilhar informações, coordenar eventos e pro mover desenvolvimento da ovinocultu ra”, pontua Francisco.

Foto: Leandro Gasparetti

Animais de curiosa beleza de pe lagem com manchas rubros ou negras, e que podem alinhar todas as qualidades da raça Nelore, o Nelore Pintado tem chamado a aten ção de criadores e fazendeiros do mercado pecuário nacional e interna cional por sua imponência e exoticida de. A raça que surgiu no Mato Grosso do Sul combina características pro dutivas com rusticidade, fertilidade e precocidade.

Comumente, o Nelore Pintado é criado e selecionado geneticamente por vários criatórios tradicionais na cionais da pecuária de corte, principal mente nos Estados de Mato Grosso do Norte e Sul, berço da raça, que é

Nelore Pintado

atestada e comprovada pelas princi pais instituições científicas e técnicas oficiais da zootecnia brasileira como: a Embrapa, ABCZ, Geneplus e Progra mas Estaduais de Melhoramento Ani mal. Surge para aumentar a opção de produção de carne das raças zebuínas, hoje responsáveis por 80 % da força produtiva industrial do país.

O primeiro registro genealógico ofi cial da raça no Brasil, foi feito pelo fa zendeiro e criador Walmir Lopes Can çado, com o registro do touro Pintor da Café registro nº W1 e a matriz Pin tora da Café registro nºW1.

O Nelore V3 tem como objetivo ini cial, dar continuidade no processo de seleção iniciado por Wlamir Lopes

Cançado na Fazenda Café no municí pio de Paranaíba – MS. Na atualidade, um dos principais pontos defendidos pelos selecionadores, é a capacidade de um animal transmitir para as pro gênies suas características, só que me lhoradas e cada vez mais eficientes. E não foi diferente na saga do Nelore pintado no Brasil promovido pelo Sr. Walmir. Assim, Dona Mariita foi feliz ao passar adiante a responsabilidade de garantir o legado do seu pai, para o seu neto João Antônio Soares, que passou a administrar, não somente a seleção do nelore pintado, mas tam bém o acervo genético que já havia no nelore padrão e os demais negócios da família.

18 fotos: Flávio Venancio - FV5 Produtora
AgroPecuária

Nos últimos 5 anos a seleção do gado pintado passou por uma mudança brus ca, quando João Antônio decidiu abrir o sangue do rebanho de seu bisavô, em busca de desenvolver animais segundo os conceitos do nelore moderno defen dido pelo seu ídolo, o saudoso Claúdio Sabino Carvalho, ou seja, precoce, fértil

e principalmente com boa conforma ção de carcaça, isso tudo, sem jamais perder a beleza racial, tão conquistada pelo seu bisavô Walmir.

Por fim, todas essas mudanças nas novas gerações da seleção do nelore pintado, resgatado por João Antônio com agora a marca V3, será em prol do

melhoramento genético do rebanho, pois além de gratificante no ato de ser criador, busca democratizar o que há de melhor nos leilões que participa e realiza, difundindo juntamente com seus parceiros o que poucos sabem ou sentem, a arte na pecuária, que é sele cionar nelore variedade de pelagem.

fotos: Flávio Venancio - FV5 Produtora
João Antônio Soares, pecuarista

Leilões de gado acontecerão durante a 59ª Expo Rio Preto

Emoutubro, Rio Preto é mais AGRO com a 59ª Expo Rio Preto, a maior exposição agroempresarial do No roeste Paulista, que vai gerar negócios e movimentar a pecuária com diversas atrações em cinco dias de feira, entre elas, os quatro dias de leilões que serão realizados pela Tanabi Leilões e a Astros da Arena, com apoio da Prefeitura de Rio Preto, através da Secretaria de Agri cultura e Abastecimento, no Recinto de Exposições.

O Mega Leilão de gado leiteiro apre senta animais das maiores bacias lei

teiras do país, da Fazenda Espigão da Serra, de Araxá- MG. Serão 150 animais entre vacas em lactação, vacas paridas e novilhas, na quinta-feira (20/10), a partir das 11h.

Uma seleção dos maiores das arenas, com resultado e performance com provada, o 1º Leilão de Genética BD de pulos, é a oportunidade de reforçar o plantel de atletas e matrizes, com ofer tas de fêmeas de genética e animais de performance, na sexta-feira (21/10), a partir das 14h.

O Leilão de Corte, da Tanabi Leilões

vai contar com ofertas exclusiva de mais de 1.000 animais para cria, recria e engorda, no sábado (22/10), a partir das 14h.

Uma tarde de bons negócios, confra ternização e solidariedade vão marcar o encerramento da 59ª Expo, no domingo (23/10), às 12h, com o Leilão Beneficen te em prol ao Hospital de Base, a Santa Casa e o Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, contribuindo com as instituições que sempre aco lhem Rio Preto e região, com toda ren da revertida em prol das entidades.

20 Foto: Leandro Gasparetti
AgroLeilão

Odesenvolvimento mundial tem sido cada vez mais abordado no que diz respeito a seus im pactos e consequências, levando cada vez mais a busca por atitudes, tecnolo gias e meios de produção eficientes e que tragam um conjunto de benefícios para o ambiente e a sociedade envol vida.

Diante dos desafios que isso nos apresenta, a sustentabilidade chegou ao agronegócio com a intenção de fazer ainda mais com que os avanços sejam contundentes, principalmente em relação a economia de recursos fi nanceiros e naturais envolvidos na ca deia produtiva, sendo assim, devemos buscar uma produção cada vez mais pautada em menor impacto ambiental somado a maior produtividade.

Medidas que levam em conta o uso consciente do solo e da água por exemplo são um dos principais pontos que tem tido relevância neste cenário, bem como estratégias que prezem pela conservação da fauna e flora para

Sustentabilidade no Agronegócio

manutenção do meio ambiente. Ten do como princípio os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), o Agronegócio tem papel importante na execução de mudanças, já que atua em todos esses pontos de maneira bem ampla.

No que se refere ao pilar econômico da sustentabilidade, o setor agropecu ário tem sido destaque uma vez que a cada ano que se passa, safras e núme ros recorde figuram no cenário mun dial, demonstrando assim a eficiência cada vez mais presente no dia-a-dia. Isso se deve muito ao uso de tecnolo gias, a intensificação dos sistemas de produção, ao manejo de solo e pasta gens e ao uso correto e consciente dos recursos financeiros, que se somam ao aspecto social também, uma vez que transmite a responsabilidade de empregar de maneira direta e indireta grande parcela da população.

Ainda no caráter social da susten tabilidade, nosso setor mostra cada vez mais a importância de garantir a

segurança alimentar da população, já que possibilita que se gere alimentos em numero e qualidade para que ques tões como a fome sejam encaradas e combatidas.

Porem ainda existe um grande gar galo a ser superado, pois cabe ainda ao Agro, demonstrar ainda mais o fato de que a eficiência produtiva esta atrelada de maneira positiva a conservação dos

22 Fotos:Arquivo Pessoal
AgroArtigo
Prof. MSc. Lucas Chaves De Paula Zootecnista e MSc. em Ciência Animal CRMV/SP
nº 3.853/Z

recursos naturais e ao meio ambiente, uma vez que por usarmos desses pon tos, a nossa produção depende e mui to de que todo o meio ambiente a sua volta esteja em ordem para que pos samos usufruir de uma boa produção. O uso de sistemas integrados como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agropastoris tem tido papel importante no sentido de melhor uso dos recursos naturais, e consequentemente promovendo in cremento significativo aos retornos financeiros do setor.

De modo geral, o Agronegócio bra sileiro tem sua responsabilidade cada vez mais enfatizada para que sejam ampliados os valores sobre um equi líbrio onde se produza e preserve em todos os elos da cadeia. Cabe ainda ressaltar que nós, em nossos lares po demos aumentar a sustentabilidade no mundo, consumindo de maneira consciente, reduzindo desperdícios e valorizando o processo produtivo, já que conhecendo como se produz, nós podemos agir de encontro a medidas que façam do mundo um lugar onde nosso futuro é plantado diariamente, e que os frutos sejam bons e estejam à disposição de todos.

23
17 3225 1033 www.casadascruzetas.com.br casadascruzetas@terra.com.br Av: Nossa Senhora da Paz, 2275, Jd. América, São José do Rio Preto - SP vendas@fortluz.com.br (17) 3215-9455FB.COM/FORTLUZ @fortluzmateletricosrp CONHEÇA NOSSA NOVA LOJA FORTE NO ATACADO - FORTE NO VAREJO DESDE 1994 NO MESMO ENDEREÇO, COM MUITO MAIS ESPAÇO!

Pesca do pintado será proibida em todo o país

Apesca do pintado será proibida em todo o país a partir de 5 de dezembro deste ano. A espécie Pseudoplatystoma corruscans foi inclu ída pelo Ministério do Meio Ambiente (Portaria nº 148, de 7 de junho de 2022), na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável. Isso quer dizer que, a pes ca desse peixe será proibida em todo o Brasil, incluindo a atividade esportiva do “pesque e solte”.

O surubim ou pintado é um peixe de couro de grande porte que pode me dir até 1,5 metro e pesar até 50 quilos. Essa espécie de peixe pode ser encon trada em grandes bacias, como São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai e é comum vários países da América do Sul, além do Brasil. Ele é um peixe de importância pesqueira, principalmente

no Pantanal, e muito apreciado na pes ca esportiva.

Para outras espécies conhecidas como pintados e surubins (Pseudopla tystoma punctifer e Pseudoplatystoma

tigrinum) não houve proibição de pes ca, devendo ser respeitadas apenas as legislações vigentes quanto ao defeso e ao tamanho mínimo de captura.

Apesar de algumas críticas de se

24
AgroAquicultura
Foto: Polícia Ambiental | Leandro Gasparetti @sindicatoruralriopreto CONHEÇA NOSSOS CURSOS E SERVIÇOS 17 3222-5579 @senar.riopreto
Capitão Mioransi - Polícia Ambiental

|

tores que defendem que a pesca do Pintado é importante para economia e turismo de alguns estados, a decisão é resultado de uma análise técnica do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que usa, inclusive, critérios internacionais de risco de extinção.

O Comandante da 1ª Cia de Polícia Ambiental de São José do Rio Preto, responsável pelo policiamento da área de 48 municípios da região, que abran

gem importantes nascentes do Estado de São Paulo, Capitão Mioransi ressalta que em 1º de novembro começa o perí odo defeso da Piracema, sendo assim, a partir desta data já fica a proibida a pesca do pintado e de qualquer outro peixe nativo. “Desde já, estamos refor çando a orientação e conscientização dos pescadores de primeiro momento. Em novembro começamos efetivamen te as operações e as fiscalizações”, ex plica Mioransi.

Crime: Aquele que descumprir o re gramento estabelecido estará come tendo crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), cuja pena varia de 1 (um) a 3 (três) anos de de tenção, além da lavratura do Auto de Infração Ambiental que, em regra, par te de R$ 1.000,00 acrescido de R$ 20,00 por quilo de pescado apreendido, bem como a apreensão dos equipamentos utilizados na infração (barco, motor de popa, varas, molinetes, etc).

S A F R A 2 0 2 3 j á e s t a a í A! S A F R A 2 0 2 3 j á e s t a a í ! E Eq q u e m p l a n e j a a n t e s u, e m p l a n e j a a n t e s , d e c i d e m e l h o r d! e c i d e m e l h o r !

Foto: Polícia Ambiental
Leandro Gasparetti
I S O P H Ó S N U T R I Ç Ã O A N I M A L A v . D r . C e n o b e l i n o d e B a r r o s S e r r a , 8 8 4 S ã o J o s é d o R i o P r e t o S P ( 1 7 ) 3 2 1 1 - 7 2 0 0 A
Sementes de Milho, Sorgo, SSoja, ementes de Milho, Sorgo, Soja, Milheto e MCapim ilheto e Capim Fertilizantes Fertilizantes Defensivos DAgrícolas efensivos Agrícolas

RENAGRO PASSA A SER OBRIGATÓRIO

Uma

medida do Governo Federal vai trazer mais seguran ça para os proprietários de equipamentos agrícolas, no caso de roubo ou furto. Trata-se da criação do Renagro (Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas) que pas sou ser obrigatório desde 30 de setembro. Com o registro, os órgãos de segurança pública e do Sistema Nacional de Trânsi to poderão localizar veículos furtados, contribuindo para mini mizar a prática no País.

Regulamentado pelo Decreto n.º 11.014/2022 do Governo Fe deral, o cadastro representa ainda outros benefícios.

O registro será feito por meio do ID Agro Máquinas, pla taforma desenvolvida pelo Instituto CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Passa a ser obriga tório para os veículos agrícolas que circulam em via pública e foram fabricados de 2016 para cá. Para os demais, é opcional. A plataforma do sistema vai interligar os fabricantes, as reven dedoras, os proprietários, o sistema CNA/SENAR e o MAPA.

Com o Renagro, também será possível que os tratores e

máquinas agrícolas transitem legalmente de uma propriedade a outra, sem a necessidade de emissão de Nota Fiscal, como acontecia antes. Afinal, todos os dados relevantes, como nú mero do chassi e informações do proprietário, estarão acessí veis no cadastro.

Outro ponto importante do registro é que proporcionará aos órgãos públicos dados mais confiáveis sobre o segmento, para direcionar, por exemplo, investimentos futuros. Segun do a Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), a cada ano, o país ganha 35 mil novos tratores e máquinas agrícolas. Esse mercado cresceu 56% no primeiro semestre de 2021, segundo a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Os proprietários não terão custo algum para obter o re gistro, o emplacamento e o licenciamento anual, segundo o MAPA. Além disso, “o Renagro é bem menos burocrático do que se tivéssemos que fazer a documentação como no empla camento de veículos urbanos”, compara Gustavo. Para mais informações e consultas, acesse www.idagro.com.br

26 AgroInfo
Foto: Valtra
Equipamentos CONFINAMEN semiconfiname suplementação www.BSAGRO.com.br C O N T A T E U M C O N S U L T O R 17 99123.9090 SP 16 99625.7204 SP 54 99179.4547 MT @LeAgroComunicação Bálsamo/SP

T E M O S O A

T E M O S O A G

O N O N

O N O N

S S O

S S O

N A

N

AMIGO PRODUTOR

CASA NOVA, VENHA

Mercadão

Matriz São

Jardim Maria

Preto

Rio Preto

Filial

Filial Ourinhos

Filial

Filial

Filial

Filial

27 Filial Araçatuba Rua Anhanguera, 3125, Jardim do Prado Araçatuba / SP 18 3637 8055
Tupã Rod. Com. João R. Barros, Km 529,8, Pq. Industrial II Tupã / SP 14 3404 2500 m e r c a d a o t r a t o r e s c o m b r
R
O
D
A A c e s s e n o s s o s i t e !
José do Rio
Avenida Comendador Vicente Filizola, 6300,
Cândida 15020 350 / São José do
/ SP 017 3216 8055
Rua Marginal, 2595, Jardim Colorado Ourinhos / SP 14 3302.8055
Presidente Prudente Av Joaquim Constantino, 6300, Parque Cedral Presidente Prudente / SP 18 3345 8055
Assis Avenida Dom Antonio, 2424, Jardim Paraná Assis / SP 18 3302 8055
Fernandópolis Avenida Litério Grecco, 1981, Jardim Araguaia Fernandópolis / SP 17 3465 8055
ESTAMOS DE
TOMAR UM CAFÉ COM A GENTE! Filial Araçatuba Rua Anhanguera, 3125, Jardim do Prado Araçatuba / SP 18 3637.8055
Tupã Rod Com João R Barros, Km 529,8, Pq Industrial II Tupã / SP 14 3404.2500 m e r c a d a o t r a t o r e s . c o m . b r
G R
O
D
A c e s s e n o s s o s i t e ! Mercadão Matriz São José do Rio Preto Avenida Comendador Vicente Filizola, 6300, Jardim Maria Cândida 15020 350 / São José do Rio Preto / SP 017 3216 8055 Filial Ourinhos Rua Marginal, 2595, Jardim Colorado Ourinhos / SP 14 3302 8055 Filial Presidente Prudente Av Joaquim Constantino, 6300, Parque Cedral Presidente Prudente / SP 18 3345.8055 Filial Assis Avenida Dom Antonio, 2424, Jardim Paraná Assis / SP 18 3302.8055 Filial Fernandópolis Avenida Litério Grecco, 1981, Jardim Araguaia Fernandópolis / SP 17 3465 8055 AMIGO PRODUTOR ESTAMOS DE CASA NOVA, VENHA TOMAR UM CAFÉ COM A GENTE!

COCHOS PRÉ-MOLDADOS: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DAS ESTRUTURAS?

Ouso de cochos de concreto pré -moldado são uma excelente opção para que a alimentação dos animais seja feita de forma ade quada, sem que haja risco para o gado e outras criações, com o comprometi mento das estruturas dos cochos, por serem peças de concreto e muito mais resistentes aos impactos causados pelos animais. Além disso, os cochos em concreto também são uma opção muito melhor pelo fato de não sofre rem prejuízos devido à exposição ao tempo, podendo receber sol ou chuva sem que a estrutura seja comprometi da, como acontece com as estruturas de madeira, por exemplo.

A economia proporcionada por es tas estruturas é ainda maior devido ao fato de que sua instalação é rápida e prática, especialmente por se tratar de materiais pré-moldados. Assim, com uma instalação fácil e sem a ne cessidade de grandes manutenções

posteriores.

“Pelo animal acabar ficando mais perto do cocho para poder se alimen tar, não corre desperdício de ração e água e, proporcionando um retorno financeiro maior ao pecuarista, já que reduz custo com o não desperdício e, ganho de peso do animal, receben do um melhor valor pelo animal no abate”, finaliza Elson Figueiredo dos Santos Junior, sócio proprietário da Copremo.

A Copremo é uma empresa familiar que visa suprir as necessidades dos pecuaristas, sempre inovando com os seus produtos para fazendas e pro priedades de todos os portes.

Com mais de 20 anos de história, ao longo do tempo, ampliou seus produ tos e serviços, e, atualmente reúne serviços de pré-moldagem em Bebe douros, Cochos, Reservatórios, Silos e Galpões – esse último utilizando a ori ginal e inovadora técnica de com sua

técnica personalizada e inovadores de concreto em formas exclusivas.

AgroInfo
Foto: Arquivo Pessoal
29

PESQUISADORES DESENVOLVEM CULTIVAR MAIS PRODUTIVA DE CAPIM AZEVÉM

Pesquisadores da Embrapa de senvolveram uma nova cultivar de azevém com produtividade de folhas até 20% maior em compa ração às tradicionais da mesma espé cie. É a BRS Estações, que foi lançada em setembro, durante a Expointer.

O azevém é uma forrageira de in verno muito utilizada na alimenta ção do gado leiteiro, especialmente na região Sul, podendo ser cultivada também em algumas localidades de São Paulo e Minas Gerais, desde que irrigada.

A BRS Estações se destaca pela pro dutividade de folhas, o que aumenta a qualidade do pastejo. Além disso, possui um ciclo produtivo mais longo, contribuindo para o enfrentamento do vazio forrageiro de primavera. Outra característica importante é a produtividade das sementes, já que a cultivar apresenta espigas densas e capacidade de ressemeadura natural.

“Por ser proveniente de popula

ções adaptadas à Região Sul do Bra sil, a planta tem boa adaptação e sanidade, além de possuir alta produ tividade de forragem, com excelente qualidade, devido ao florescimento tardio e à excelente relação folha/ colmo”, relata a pesquisadora da

Embrapa Clima Temperado Fernanda Bortolini.

Os produtores interessados pode rão obter as sementes da cultivar BRS Estações a partir da safra (2022/2022). Mais informações no site da Embrapa wwwembrapa.br/climatemperado

AgroInfo
Foto: Paulo Lanzetta
33 V E N D A D E T R A T O R E S E I M P L E M E N T O S A G R Í C O L A S 1 7 3 3 2 2 . 0 4 6 1 | 9 8 2 2 3 . 3 9 6 0 | 9 8 1 8 8 . 3 9 6 0 w w w . t r e v o t r a t o r e s b a r r e t o s . c o m . b r A c e s s e n o s s a L o j a O n l i n e : A v . d o s M a ç o n s , 1 2 4 5 , J a r d i m R a m o s B A R R E T O S / S P N O V O S E U S A D O S TREVO TRATORES BARRETOS

Escova dente de bambu é sustentável e pode virar adubo orgânico

Mudar a escova de dentes de plástico por uma de bambu é uma ótima opção para um sorriso mais branco e sustentável, afinal o bambu é a matéria-prima do futuro, pois é um recurso renovável, absorve gases do efeito estufa, tem uma alta taxa de crescimento, é versá til, não precisa de fertilizantes, pestici das, herbicidas, protege o solo e cres ce em diversos lugares.

A BAMBU FOR YOU é uma distribui dora de escovas de dentes em Bambu, localizada em São José do Rio Preto, que nasceu com o propósito de fazer a sua parte na transformação rumo a um mundo mais sustentável. A esco va tem cerdas de nylon, livres de BPA, que podem ser retiradas e descarta das junto aos recicláveis. O seu cabo é de bambu e pode ser enterrado como adubo orgânico. É um produto brasi leiro, não testado em animais.

A principal ideia da Bambu For You é contribuir para a diminuição de lixo

plástico no Planeta, pois certamente sua primeira escova de dentes ainda existe, já que demora cerca de 500 anos para se decompor.

As escovas de bambu não agridem o meio ambiente e caso sejam jogadas, demoram apenas 30 anos para se de compor, tempo muito menor compa rado ao das de plástico.

“Sempre tentando surpreender a quem me contrata, tive a ideia de pre sentear os noivos no momento de fe chamento de contrato, com um par de escovas de dentes, afinal quem casa, “junta as escovas de dentes” certo? E aí na pesquisa pelo produto ideal, me deparei com as escovas de dentes de bambu e neste momento nasceu uma grande paixão e mais do que isso: mi nha consciência ecológica. Descobri que elas seriam o brinde ideal e mais, que as mesmas poderiam ter os no mes dos presenteados gravados a laser! Assim nasceu a Bambu For You Brasil”, conta Milani.

Segundo ele, com a vinda da Pande mia e em meio à paralisação de festas e eventos, suas energias se voltaram para a nova empresa que cresceu e hoje é reconhecida nacionalmente, comercializando além de escovas de dentes, vários outros produtos natu rais de bambu como escova de cabelo, talheres, canudos, amplificadores de som, canetas, entre outros!

34
AgroInfo
Foto: Ricardo Milani
Venha nos visitar! www.sonneenergia.com 17 3512-2933 @sonne energia

O

COMEÇA A SEGUNDA ETAPADA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

Asegunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022 começa no dia 1º de novembro e segue até o dia 30 de novembro. Nesta etapa, deverão ser vacinados todos os animais adultos do rebanho geral, acima de 24 meses.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas en tre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produ tor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A data máxima para o Estado de São Paulo é 7 de dezembro de 2022. A de claração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

A meta é que todo o território bra sileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

O último foco da doença no Brasil ocorreu em 2006. Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido in ternacionalmente como livre de febre

QUERIDINHO

DAS FAMÍLIAS

Sucos de laranja 100% da fruta, sem adição de açúcar e conservantes, com gostinho de casa!

aftosa (zonas com e sem vacinação) pela OIE.

A doença afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos e traz pre juízos e restrições na comercialização

de produtos pecuários. A febre aftosa exige esforços constantes dos produ tores rurais e das autoridades sanitá rias para evitar a sua reintrodução no país.

36 AgroInfo EM NOVEMBRO,
Fonte: Com informações MAPA - Foto: Leandro Gasparetti (17) 99207-2152 @anatriello_sucos

SÍNDROME DO INTESTINO HEMORRÁGICO: “MORTE SÚBITA DOS BOVINOS”

Asíndrome

do intestino hemorrá gico (SIH) é uma enfermidade emergente, caracterizada por enterite necrótica hemorrágica aguda de baixa morbidade e alta mortalidade. O agente etiológico sugerido é Clostri dium perfringens tipo A, apesar da pato gênese ainda não ser bem estabelecida. A síndrome ocorre principalmente em bovinos leiteiros, embora também te nham sido descritos casos em bovinos de corte.

A enfermidade cursa com enterite necro-hemorrágica aguda e pode levar à obstrução intestinal pela formação de coágulos sanguíneos. Sua ocorrên cia tem sido relatada em vários países, entretanto, no Brasil é pouco diagnosti cada. Os animais, com histórico de ano rexia, cólica, redução na produção leitei ra e fezes de aspecto sanguinolento.

O diagnóstico foi baseado nos acha dos clínicos, laboratoriais, ultrassono gráficos e cirúrgico; sendo clinicamente evidenciada ressonância metálica no

mo gastrintestinal e as alterações nas características das fezes com melena ou coágulos de sangue verificado nesses animais, são achados considerados ca racterísticos de SIH.

O caráter agudo e grave desta enfer midade exige uma abordagem multidis ciplinar e ágil no diagnóstico precoce e na conduta terapêutica mais adequada para cada caso, a fim de promover a re cuperação clínica e retorno dos animais à produção.

O diagnóstico de SIH com base apenas nos sinais clínicos geralmente não é pos sível, porque esses sintomas também podem ser encontrados em outras do enças. Os sintomas clínicos relacionados com SIH incluem:

- Depressão repentina.

- Desidratação.

- Diminuição do consumo de ração e produção de leite.

- Distensão abdominal e dor.

- Sem fezes ou com diminuição da quantidade de fezes escuras que con

Um sintoma adicional associado à SIH são as extremidades frias. O exame retal pode revelar alças distendidas do intes

tino delgado ou até mesmo ausência de fezes, devido ao bloqueio. Frequente mente, a maioria das vacas parece estar com boa saúde antes do desenvolvimen to desta doença, daí o nome de “doença de morte súbita”, pois muitas vezes o produtor encontra uma vaca morta.

O tratamento baseia- se na avaliação clínica, terapêutica ou cirúrgica.

38
Foto: FreepikAgroColunista
Inscreva-se no nosso canal no YouTube youtube.com/RSLeiloes

BARRETOS REVELA CAMPEÕES DO MAIOR RODEIO DA AMÉRICA LATINA

Oscompetidores da 28ª edição do Barretos International Rodeo, que reuniu montarias em Tou ros, Cutiano, Sela Americana, Bareback, Team Penning e Três Tambores, foram as estrelas da 65ª Festa do Peão de Bar retos e coroaram o retorno do maior ro deio da América Latina.

Campeões na maior arena da Améri ca Latina: O Rodeio Sub-20, dedicado a revelar jovens talentos, consagrou o jo vem Wendel Bruno Barbosa Nunes, 18, de Taquaritinga-SP.

Na Sela Americana, o competidor Le andro Baldissera, de Capão Bonito/SP, sagrou-se campeão por mais um ano, ampliando a coleção de dez títulos na Arena de Barretos.

Já na montaria em cavalos no estilo Bareback, o competidor Carlos Menini, 29, de Pompeia/SP, conseguiu conquis tar o sonhado título de campeão da Fes ta do Peão de Barretos, após sete anos

de tentativa. No Team Penning, dois trios paulistas venceram as disputas. Na somatória 5, Carlos Augustinho (Olím pia/SP), João Vitor Arruda (Guaraci/SP) e Flávio Kfouri Júnior (Severínia/SP) fi zeram o melhor tempo e conquistaram o título da categoria. Enquanto que na somatória 11, o primeiro lugar ficou para o trio Anna Laura Mota (Brodoswski/ SP), Paola Gomes (Barretos/SP) e Felipe Marques (Barretos/SP).

A modalidade Cutiano teve como ven cedor o atleta de Palestina-PR, Marcos Antônio da Silva. Ele dedicou o título para mãe, que morreu durante a pande mia.

Para encerrar a noite, Fabricio Gomes realizou o sonho de criança e sagrou-se campeão das montarias em touros. De Cuiabá Paulista, o competidor garantiu o título ao parar no touro Assombrado e obter a segunda melhor nota. Com 100% de aproveitamento nas quatros noites

de disputa, Gomes levou o título e reali zou um sonho de criança. Além da fivela de campeão de Barretos, ele levou para casa R$ 200 mil e uma vaga no rodeio The American, previsto para março de 2023, no Texas, nos Estados Unidos.

O presidente de Os Independentes, Jerônimo Luiz Muzetti destacou o alto nível das competições na arena e o grande sucesso de público durante to dos os dias de evento, com arena lotada na noite de encerramento no domingo.

“Encerrar o rodeio com um público des te nos mostra que a Festa do Peão se consolidou como um evento forte e que beneficia toda região. Tenho que agra decer a nossa equipe que atuou incan savelmente nestes 11 dias para apresen tar um belo espetáculo para o público”, disse

A Festa do Peão de Barretos já tem data marcada para 2023: acontecerá de 17 a 27 de agosto.

40 Foto: Leandro Joaquim
AgroRodeio

FIDO ESTÁ HÁ 46 ANOS LEVANDO SOLUÇÕES DE ARMAZENAMENTO PARA O BRASIL

AFIDO,

empresa sediada na Es tância Turística de Olímpia (SP), vem desde 1976 atuando nos segmentos de caixas d’água, reservató rios de pequeno a grande porte, bebe douros pecuários, tanques e depósitos de uso agrícola; todos em aço, para o armazenamento de água potável, com bustíveis e outros líquidos.

A marca “FIDO” é a sigla resultante de – Fábrica de Implementos Agríco las David de Oliveira Ltda., e adotou a imagem de um cachorro pastor alemão como símbolo da lealdade e fidelidade aos seus propósitos; filosofia cultivada por seus gestores e funcionários na re lação com todos seus clientes, parceiros e amigos.

Hoje a Fábrica vem realizando pe sados investimentos em Sistemas de Produção, Administração, Controle de Qualidade e de Transportes, oferecen do produtos com preços competitivos e qualidade de ponta.

O cliente FIDO conta com todo o su

porte Comercial, de Engenharia, Assis tência Técnica, Transportes e de Atendi mento ao Cliente (SAC), que de maneira sempre cordial oferecem as melhores soluções, sempre buscando a satisfação no atendimento para gerar bons negó cios ao consumidor.

Desde o início, o cuidado com a qua lidade dos produtos, a fidelidade aos clientes e o atendimento às exigências

do mercado, fizeram-se a marca regis trada da Empresa, colocando seu nome em lugar de destaque no conceito dos inúmeros revendedores e consumido res em todos os recantos do Brasil e em algumas partes do mundo.

A FIDO fica na Rua João Peres Aidar, nº 1.600, Jd. Cecap em Olímpia/SP. Mais informações acesse www.fido.com.br. Instagram: @fido_fabrica

AgroEmpresa
Foto: Divulgação

SECRETARIA DE AGRICULTURA FAZ AÇÃO CONJUNTA

DO CAR COM O ROTAS RURAIS PELO INTERIOR

Os programas da Secretaria de Agricultura, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e Rotas Ru rais (que entrega o endereçamento digital às propriedades do campo) são de grande importância para as propriedades rurais de todo o Esta do.

O CAR, o Cadastro Ambiental Rural é uma das ferramentas mais impor tantes desenvolvidas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da SAA. Só para se ter ideia, neste mo mento, 100% das propriedades do estado (mais de 403 mil) já estão ca dastradas em sistema e, até o final do ano, 100% terá sido analisado.

Já o Rotas Rurais, que entrega o endereço, digital, às propriedades do campo, avança sobre mais de 470 municípios e até o final de outubro, estará disponível em 100% das cida des paulistas.

Agora, em ação inédita, a Secreta ria de Agricultura vai juntar ambos os

programas, realizando mutirões nas cidades do interior paulista para que o proprietário/usuário vá até um local

específico para dar o aceite no CAR e, ainda, receba impresso o seu endere ço digital do Programa Rotas Rurais.

AgroInfo
Foto: Freepik

VEREADOR PAULÉRA DESTACA A REALIZAÇÃO DA 59ª EXPO RIO PRETO

Sempre

atuante em políticas públi cas voltadas ao agro, o vereador de Rio Preto, Paulo Pauléra refor ça o seu apoio e satisfação com a reali zação da 59ª edição da Expo Rio Preto, que acontece de 19 a 23 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto .

Pauléra considera a Expo Rio Preto um evento consolidado no circuito do agronegócio regional e nacional. “A credibilidade da Expo é comprovada a cada ano, considerada um importan te simbolismo no setor agropecuário, a feira é uma das maiores e mais im portantes do Brasil em julgamento de gado em pista”, destaca o vereador.

Este ano, a Expo Rio Preto volta a receber o público com muitas atrações em os cinco dias de evento, com expo sição de bovinos e equinos, julgamen tos de raças, leilões de animais, campe onato leiteiro, palestras técnicas, praça de alimentação e entretenimento.

AgroInfo
Foto: Leandro Gasparreti

BRASIL É O SÉTIMO MAIOR CONSUMIDOR DA BORRACHA DO MUNDO

OBrasil, como 7º maior consu midor de borracha natural do mundo, tem uma posição privilegiada neste cenário, pois é o país que possuí maior potencial de aumento de área plantada.

Das atuais 250 mil ha, temos nas áreas aptas ao cultivo da cultura mais de 30 milhões de pastos degradados que se beneficiam do plantio da se ringueira gerando renda para as co munidades locais (sustentabilidade social), preservação do solo e seques trando de carbono (sustentabilidade

ambiental) e produção de matéria prima necessidade para a indústria nacional (sustentabilidade econômi ca).

Produção Brasileira de Borracha Natural: O Noroeste de São Paulo é responsável por 65% de toda a produ ção de borracha natural e possui 52% de toda a área plantada, cerca de 133 mil hectares. Outras regiões de des taque são o Estado de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, todos com cerca de 20 mil hectares cada.

O Noroeste de São Paulo é respon

sável por 65% de toda a produção de borracha natural e possui 52% de toda a área plantada, cerca de 133 mil hec tares. Outras regiões de destaque são o Estado de Mato Grosso do Sul, Goi ás e Minas Gerais, todos com cerca de 20 mil hectares cada. Uma das princi pais formas de organização desses produtores são as Cooperativas que, nos anos anteriores, desenvolveram em número e representatividade do Market Share, já representando cerca de 15% do mercado total brasileiro de borracha natural do país.

AV DOS ESTUDANTES, 3026 - JD. NOVO AEROPORTO - S.J.RIO PRETO/SP FAÇA SUA RESERVA CHOPP GERMÂNIA RIO PRETO 17 99147-2236
AgroHeveicultura Fonte: APABOR | Foto: Diogo Esperante
47
48 Fotos: Leandro Gasparetti SocialColunista 01 – O cantor João Carreiro com Cláudio da Cruz (3SSS Produções) 02 - Heitor e Nelson Moreira (NCred) Corretora de Seguros 03 –Thelma Hallal e a cantora Andreza, durante o Programa Boteco dos Brutos 07 – Paulo Roberto Nunes Cassia e André Luiz Poltronieri Miranda 08 – Os laçadores Beto Bobeda e Betinho Bobeda 09 – Marcelo Zerlin da AcquaZero Eco Wash com o cantor João Carreiro 04 – Iderval, Joe, Osmair Guareschi, o cantor Zé Neto e Nilson Guareschi 05 – Filipe Masetti Leite com a namorada Clara Davel 06 – Luis Fregonesi e Carlos Alberto Godinho 10 – Iusley e Jusley da Clinica Bem Estar em Rio Preto 11 –Tiãozinho Lima com Marco Antonio Boiadeiro 12 – Celso Moreira com o amigo Dr Sérgio Expressão 08 09 05 06 11 12 02 0301 04 10 07

VALTREIROS PERCORREM “CAMINHO DA FÉ” ATÉ APARECIDA DO NORTE

Depois

de quatro dias e cerca de 140 quilômetros rodados, o com boio de 13 tratores Valtra chegou a Aparecida do Norte (SP) em um do mingo (11 de setembro), pela manhã. O grupo de 40 pessoas, incluindo agricul tores, influenciadores digitais e repre sentantes da marca, saiu de Paraisópo lis- SP em 8 de setembro para percorrer o tradicional “Caminho da Fé”.

Foi a primeira vez que uma marca de equipamentos agrícolas promoveu uma viagem pelo trajeto. “Esse foi o percurso inicial do projeto ‘Viajando com V de Valtra’. Ao longo dos próxi mos meses, vamos percorrer diversas rotas simbólicas do Brasil para mostrar a presença do agronegócio em todo o país para o público das cidades, valori zando o produtor rural”, afirma Alexan dre Vinícius de Assis, diretor de Vendas. “É uma forma de homenagear a quem atua nesse setor tão relevante para a nação.”

A frota do “Caminho da Fé” foi for mada por tratores das mais variadas épocas, desde os tempos do clássico Valmet até modelos atuais e cheios de tecnologia, mostrando a robustez e a evolução desses maquinários e realçan do a relação da empresa com o agrone gócio brasileiro. O primeiro “Viajando com V de Valtra” no Caminho da Fé, teve desafios superados com seguran

ça, fé, amizade e interação entre os colegas de viagem. Foram três dias es petaculares e emocionantes, que com certeza vão ficar no coração de todos os que participaram.

O Mercadão de Tratores Valtra, um dos maiores revendedores da marca no Estado de São Paulo foi um dos con vidados para participar do “Caminho da Fé”, representado pelo gerente co

50
AgroEspecial
Leandro José Peres, Nilson Guareschi e Leonardo Amêndola

mercial, Nilson Guareschi, pelo agrope cuarista e cliente do Mercadão Valtra, Leonardo Amêndola, e pelo vendedor, Leandro José Peres.

Valmet 33: Participar com o trator Valmet 33 do ano de 1959, foi ideia de um dos sócios-proprietários do Merca dão, Osmair Guareschi. “A ideia surgiu durante uma feira de agronegócio, meu tio, Osmair sugeriu que o cami nho fosse percorrido com o trator que era do meu avô, por chamar atenção e ter um grande valor sentimental para todos nós do Mercadão. Eu aceitei o desafio e guiei durante todo o percur so. Foi fantástica toda a repercussão!”, conta Nilson Guareschi em entrevista à Magazine AgroFest.

“O trator foi uma vivência a mais pra mim, por se tratar do trator do meu avô, me emocionei durante todo o tra jeto e por incrível que pareça, não tive mos nenhum problema mecânico. Foi uma das maiores experiências que vivi na minha vida!”, conclui Nilson Guares chi.

Fotos: Divulgação
Nilson Guareschi, gerente comercial do Mercadão de Tratores, ao lado do Valmet 33
www.valfran.com.br Av. Nasser Marão, 2623 - CEP 15503-005 Parque Industrial - Votuporanga/SP 17 3421-2111/ValfranOficial Valfran Oficial TECNOLOGIA E DURABILIDADE É A DIFERENÇA DO CURRAL PRÉ-MOLDADO ANTI ESTRESSE CURRAL TRONCO BRETE VF PREMIUM COM ADAPTAÇÃO
S A L Ã O D E F E S T A S

SUSTENTABILIDADE IMPULSIONA EVOLUÇÃO

DA COTONICULTURA BRASILEIRA

Emduas décadas, uma revolução ocorreu na cotonicultura brasileira.

O País, que era segundo maior im portador de algodão na safra 1996/97, tornou-se segundo maior exportador mundial no ciclo 2018/19. A busca por uma produção cada vez mais sustentá vel é o que explica essa transformação.

Em vigor desde 2012, o programa ABR é o protocolo brasileiro de certificação socioambiental, que avalia o cumpri mento das leis brasileiras ambiental e trabalhista, além de boas práticas agrí colas e uso racional de insumos pelas fazendas participantes. Pautado pelo conceito de melhoria contínua, o ABR acaba estimulando, na prática, a efici ência na produção, o investimento em qualidade da fibra e rastreabilidade da pluma cultivada no País.

A grande adesão ao protocolo do ABR explica porque, no Brasil, produzir

relação à produtividade, à eficiência no uso de insumos e a atenderem as legis lações trabalhista e ambiental do Brasil.

Por isso, dizemos que o ABR tem sido um norteador do crescimento da pro

dução de algodão no País”, afirma Júlio Busato, presidente da Abrapa.

Na safra 2020/21, 84% da produção nacional foi certificada pelo programa ABR.

AgroCotonicultura
Fonte: ABRAPA - Foto: Freepik
ANUNCIE SUA EMPRESA NA 17198152-5400 7- 98152-5400 NOTÍCIAS DO AGRO EM NOSSO PORTAL: WWW.MAGAZINEAGROFEST.COM.BR

REUNIDAS CASTILHO E O MAIOR EVENTO NACIONAL DA RAÇA SINDI

De22 de setembro a 2 de outubro, a família Castilho, da Reunidas Castilho promoveu o maior even to nacional da Raça Sindi, a Semana Sin di Castilho 2022 e o 12º Leilão Essência da Raça Sindi, que aconteceu na Fazen da Tabajú, em Sales-SP e ofertou matri zes, novilhas, touros, sêmen, embriões da mais alta qualidade, avaliados em programas ABCZ (PMGZ corte e leite), exames DNA – A2A2 e andrológicos.

Sucesso na pecuária produtiva com vantagens zootécnicas conhecidas por pecuaristas de todo o Brasil e por cria dores de muitos países estrangeiros, a raça Sindi tem aptidão por produção de leite e carne. É importante desta car que, o rebanho é preservado e melhorado geneticamente pela família há 86 anos, o que contribui de forma essencial para o desenvolvimento do rebanho nacional, sendo referência genética da raça que é uma das mais promissoras e consolidadas da bovino cultura mundial.

54
AgroEvento
Adaldio Castilho Sindi Castilho

Os animais da Reunidas Castilho são de alta qualidade, proporcionando garantia de sucesso para o mercado, naquilo que ele busca na raça Sindi. “O nosso evento já se tornou uma tra dição, um ponto de encontro, recebe mos pessoas de toda parte do país e até do exterior, a Reunidas Castilho é referência em genética e considerada o berço Sindi no Brasil. Eu passei a di vulgar as qualidades e hoje é a raça que mais cresce, reunindo cada vez mais pessoas e tornando um grande suces so, pela qualidade da raça e o número de criadores que vem entrando para a raça”, conta Adaldio Castilho, da Reuni das Castilho em entrevista à Magazine AgroFest.

Fotos: Leandro Gasparetti

PREÇOS DA BORRACHA E QUEDA GLOBAL; É POSSÍVEL UMA INVERSÃO EM 2022?

Ospreços da Borracha Natural (BN) caíram de 8% a 15% entre 1º de julho e 26 de agosto em dife rentes tipos de borracha e mercados. A grande questão a ser discutida é: as quedas estão impulsionadas por exces so de produção?

A produção mundial em 2022 está prevista em 14,624 milhões de tonela das, um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior. O consumo mundial pre visto para esse ano é de 14,415 milhões de toneladas, um aumento de 1,5% em relação a 2021. O excesso de oferta no ano chega a apenas 210.000 toneladas, ou 1,5% da demanda mundial, o que é in significante em relação ao tamanho do mercado mundial. Mas, globalmente, de meados de julho a meados de dezem bro, entramos na temporada de pico de produção de borracha natural. Devido à alta temporada, a produção mensal es perada é superior ao consumo de todos os meses de julho a dezembro.

Diante desse quadro, existe a pos sibilidade de que a demanda mundial ganhe impulso e absorva o excesso de oferta? O que ocorre é que as perspec tivas de demanda por borracha natu ral são cada vez mais desafiadas pelo

crescente risco de recessão econômica. O aperto agressivo da política e os au mentos de juros previstos pelos bancos centrais nas principais economias do mundo podem prejudicar o impulso da recuperação econômica pós-Covid. Isso também pode diminuir as perspectivas de demanda por borracha natural.

A China responde por cerca de 42% da demanda global e suas perspectivas de demanda são particularmente desa fiadas pelas atividades manufatureiras interrompidas no país e a crise no setor imobiliário, responsável por um quarto do PIB chinês.

O aperto agressivo da política de juros e a situação prevalecente na China suge rem que o aumento projetado de 1,5% na demanda mundial por BN em 2022 este ja sujeito a risco de queda. Nesse caso, o excesso de oferta seria maior do que o agora projetado. A posição de oferta e demanda prevista durante o resto do ano não suporta a possibilidade do mer cado global dar uma reviravolta, pelo menos até meados de dezembro de 2022. Vários fatores não fundamentais estão pesando atualmente no mercado de borracha natural. Eles incluem ten são geopolítica entre China e Taiwan,

incerteza geopolítica decorrente da prolongada guerra Rússia-Ucrânia, in termináveis bloqueios por Covid em vá rias partes da China, forte fortalecimen to do dólar para uma alta de quase duas décadas e a contínua fraqueza nas moe das dos principais países exportadores de BN. Dessa forma, o sentimento do mercado e a confiança dos investidores estão prejudicados pelo risco e incerte zas decorrentes dos fatores acima.

56 AgroColunista Foto: Diogo Esperante
Diogo Esperante - Diretor Executivo Apabor

AGROMASTER AGORA É CAMPEVO

A Campevo é a revenda que vem para des complicar a compra de insumos agrícolas. Um projeto que nasceu no mercado do estado de São Pau lo, com a aquisição da Agromaster de Rio Preto, e que so nha em atender o Brasil. Nossa sede fica em São José do Rio Preto e teremos filiais espalhadas por São Paulo. Em 29/09 a loja de Jales foi inaugurada e na sequência outras unida des estrategicamente localizadas para atender a todos. Com parceiros como a Adufértil no NPK e muitos outros nos defensivos, foleares e sementes a Campevo vai aju dar os agricultores a fazer mais, se preocupando menos. O gerente comercial da loja de Rio Preto, Carlos Francis chette conta que as expectativas são as melhores possíveis para a nova loja. “Agora estamos ainda mais próximos do agricultor da região”, ressalta.

VACA PRODUZ 100 LITROS DE LEITE EM UM DIA E É CAMPEÃ DA AGROLEITE

A vaca Fini Renegade Beatrix venceu o torneio leiteiro da Agroleite, ao produzir a média histórica de 97,92 litros de leite diários durante três dias. A campeã chegou a registrar mais de 100 litros em um dia.

A Agroleite é a vitrine de tecnologia do leite da América Latina, acontece anualmente no mês de agosto, em Cas tro- PR, a capital nacional do leite.

A vaca que é um exemplo nobre da raça holandesa, per tence à Fazenda Fini, que é uma das mais importantes fa zendas leiteiras do Brasil, localizada na região dos campos gerais, Colônia Castrolanda, Paraná.

“Quando chegamos aqui em 1952, os campos eram um campo natural, então a primeira cultura, mais indicada, era o arroz. Devagarzinho foram implantando alguma pasta gem, como era também na Holanda”, diz Hans Jan Gro enwold.

AgroInfo Foto: Divulgação

S o l u çõ es pa ra agric u ltu ra

60
familia r! Aproveite condições na Treinamentos Certificação de Operação Manutenção Preventiva Demonstração de Equipamentos CURSOS A s s i s t ê n c i a Técnica Autorizada Você sabia que pode usar seu crédito de ICMS para comprar máquinas na Comitiva. SEU VIRAICMS NA COMITIVA!DINHEIRO Procure nossos vendedores.
61 Facili ties S olici te u m c o n s u lto r! Av. Gov. Adhemar Pereira de Barros, 1370 B. Mançor Daud | São José do Rio Preto loja.comitivamaquinaseepis.com.br Conheça nossa Loja virtual! Máquinas e EPI’s 17 3238-3359 XD Agência Digital

Olá, amigos! As fotos desta edição são de um rodeio da PRCA no estado de Colorado, na cidade de Eagle. Durante o verão nos

(Junho-Setembro), a PRCA realiza centenas de rodeios por todo os EUA. Foram 4 dias de muito esporte e muita emoção. Você pode conferir os resultados, fotos e vídeos através das minhas mídias sociais, @andresilvaphoto ou pelo meu site www.andresilva.com.br

62
EUA

REÚNE LIDERANÇAS DO AGRO PAULISTA

Emsetembro, o “2º Encontro Esta dual de Agronegócios”, mostrou o resultado do programa-piloto

ALI Rural e demais ações da parceria entre SEBRAE e FAESP/SENAR-SP, além de novos projetos para 2023. O evento aproximou diversos atores-chaves, li deranças da rede sindical rural paulista, parceiros do agronegócio e autorida des.

O Encontro contou com a participa ção de diretores e gestores do Sistema FAESP/SENAR-SP, dos escritórios regio nais do SEBRAE, sindicatos rurais e bol sistas Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-SP.

O vice-presidente da FAESP e pre sidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles res saltou a união construída dos técnicos no campo. Lembrou da dedicação de toda a cadeia do agronegócio nos últi mos anos e a superação das dificulda des enfrentadas durante o período de pandemia. “Nós sofremos demais para chegar aonde chegamos, a fim de ga rantir a segurança alimentar nacional e também mundial. A integração entre as instituições que está ocorrendo aqui é única. É uma experiência que está servindo de exemplo para todo o País. Essas parcerias estão criando condi ções efetivas para o desenvolvimento do homem do campo”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Preto, Sérgio Expressão destacou as ações do Sistema FAESP/ SENAR. “Oferecemos aqui em Rio Preto

diversos cursos com objetivo de aprimo ramento e profissionalização, buscando sempre as inovações junto a FAESP/SE NAR, para o homem do campo”.

AgroEvento 2º ENCONTRO ESTADUAL DE AGRONEGÓCIOS
Foto: Leandro Gasparetti
Sérgio Expresssão e Tirso de Salles Meirelles

www.tonhoprado.com.br

A PARTILHA

Dois amigos se encontram depois de muitos anos.

- Casei, separei e já fizemos a partilha dos bens.

- E as crianças?

- O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu.

- Então ficaram com a mãe?

- Não, ficaram com nosso advogado.

MODERNIDADE

Um rapaz chegou num velório e a pri meira coisa que perguntou foi: – Qual é a senha do Wi-Fi?

Um parente incomodado disse: – Respeite o falecido! E ele perguntou:

– É tudo junto?

PROSAS & CAUSOS COM

SOLUÇÃO DO SEUS

PROBLEMAS

Monge: O que deseja?

Mulher: Mestre, eu não sei o que fazer. Toda vez que meu marido chega em casa bêbado, nós brigamos muito. Não aguen to mais!!!

Monge: Eu tenho um ótimo remédio pra isso. Assim que o seu marido chegar em casa embriagado, basta pegar um copo de chá de erva cidreira e começar a boche char com o chá. Apenas faça bochecho e gargareje continuamente... e nada mais.

Duas semanas depois ela retorna ao monge e parecia ter nascido de novo.

Mulher: Mestre, seu conselho foi brilhante! Toda vez que meu marido chegou em casa “bêbado”, eu gargarejei, fiz bochecho com o chá e meu marido desmaiou na cama sem me bater!

Monge: Tá vendo como ficar de boca fechada resolve?

COISA DE CRIANÇA

A mãe pergunta para seu filho.

- Cadê a maçã que estava aqui na mesa?

Seu filho responde:

- Dei para um menino faminto.

A mãe pergunta:

- Quem era esse menino?

E o garoto diz.

- Eu, mamãe.

CUIDADO COM OS OVOS

Um amigo nosso ia sentar ao lado de uma senhora em um ônibus, sem perce ber um pequeno embrulho no banco.

Antes que sentasse em cima do embru lho, a senhora avisou:

- Senhor, cuidado com os ovos.

Nosso amigo, curioso, abriu o embrulho e disse:

- Mas não são ovos.

E a senhora:

- Pois é. São pregos.

COISAS DE PORTUGUES

Manuel está tomando banho, e grita para Maria:

– Ô Maria, me traz um xampu.

E Maria lhe entrega o xampu. Logo em seguida, ele grita novamente:

– Ô Maria, me traz outro xampu.

– Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem!

– É que aqui está dizendo que é para cabelos secos, e eu já molhei os meus.

TonhoPrado

CaipiraTonhoPrado

AgroColunista

CARNE MOÍDA TEM NOVAS NORMAS DE PRODUÇÃO

Foi publicada em outubro, a Por taria nº 664 que aprova o regu lamento técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) de carne moída. A norma entra em vigor a partir de 1º de novembro para estabelecimen tos e indústrias produtores de carne moída que sejam registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Pro dutos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Entre as regras atualizadas, a carne moída deverá ser embalada imediata mente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

É ingrediente obrigatório na fabri cação de carne moída, a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denomina ção de venda.

Outra regra atualizada é que a ma téria-prima para fabricação do pro duto deve ser exclusivamente carne, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. É proibida a utilização de carne indus trial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0°C e 4°C e a carne mo ída congelada à temperatura máxima de -12°C. O produto não poderá sair do equipamento de moagem com tempe ratura superior a 7°C e deve ser sub metido imediatamente ao resfriamen to ou ao congelamento rápido.

O regulamento da carne moída foi elaborado em conjunto com as associações do setor produtivo. Os estabelecimentos registrados no Mi nistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terão prazo de um ano para adequarem-se às condições previstas na Portaria.

65 AgroInfo
Foto: Freepik
Av. Gov Adhemar Pereira de Barros, 1370 B. Mançor Daud | São José do Rio Preto comitivamaquinaseepis.com.br 17 3238-3359 F a c i l i t i e s LOGÍSTICA ENGENHARIA DE UTILIDADES SERVIÇOS TREINAMENTO TERCEIRIZAÇÃO DE EQUIPES Soluções em Facilies Av. Gov Adhemar Pereira de Barros, 1370 B. Mançor Daud | São José do Rio Preto comitivamaquinaseepis.com.br 17 3238-3359 F a c i l i t i e s LOGÍSTICA ENGENHARIA DE UTILIDADES SERVIÇOS TREINAMENTO TERCEIRIZAÇÃO DE EQUIPES Soluções em Facilies

O contador de histórias

DELLA MORENA

@dellamorenarodeio

@dellamorenaoficial www.dellamorena.com.br

GENTE É COMO UMA FOLHA DE PAPEL

Naescola, por causa do meu caráter impulsivo, eu sen tia muita raiva e explodia à qualquer provocação, ma goando quem fosse, inclusive meus amigos.

Depois que a raiva passava, eu um sentia culpada e enver gonhada pelo o que tinha feito e tentava de todos os modos conseguir o perdão de quem eu tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo descul pas depois de uma mais uma explosão de raiva. Então, ele me entregou uma folha de papel lisa e disse: Amas se-a!

Eu não entendi, mas obedeci e transformei a folha de papel em uma bolinha.

Então, meu professor pediu-me para deixar a folha de pa pel como estava antes de ser amassada.

Eu estiquei o quanto pude, mas, apesar do meu esforço, mas marcas no papel continuavam muito evidentes.

Então, meu professor disse:

Vê como é difícil apagar as marcas que deixamos nas pes

soas?

O nosso coração é como esse papel… a impressão que dei xamos nele é tão difícil de apagar como esses amassados da folha que eu lhe entreguei.

Fiquei sem palavras. Ele realmente tinha razão. As lembranças levam tempo para se apagar do nosso cora ção e, às vezes, não se apagam nunca.

Assim, antes de explodir como fazia antes, lembrava-me daquele dia e tentava me controlar.

Com o tempo, aprendi a ser mais compreensiva e mais pa ciente.

Quando sinto vontade de estourar, penso nas marcas que deixei naquele papel e que, até hoje, não se apagaram do meu coração.

Depois que magoamos alguém, seja com nossas ações ou com nossas palavras, mesmo que a gente queira consertar o erro, na maioria das muitas vezes, já é tarde demais, não é mesmo?

66
66 AgroColunista

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.