7 minute read

e 19 Agropecuária

Next Article
AgroInfo

AgroInfo

Nelore Pintado

Animais de curiosa beleza de pelagem com manchas rubros ou negras, e que podem alinhar todas as qualidades da raça Nelore, o Nelore Pintado tem chamado a atenção de criadores e fazendeiros do mercado pecuário nacional e internacional por sua imponência e exoticidade. A raça que surgiu no Mato Grosso do Sul combina características produtivas com rusticidade, fertilidade e precocidade.

Advertisement

Comumente, o Nelore Pintado é criado e selecionado geneticamente por vários criatórios tradicionais nacionais da pecuária de corte, principalmente nos Estados de Mato Grosso do Norte e Sul, berço da raça, que é atestada e comprovada pelas principais instituições científicas e técnicas oficiais da zootecnia brasileira como: a Embrapa, ABCZ, Geneplus e Programas Estaduais de Melhoramento Animal. Surge para aumentar a opção de produção de carne das raças zebuínas, hoje responsáveis por 80 % da força produtiva industrial do país.

O primeiro registro genealógico oficial da raça no Brasil, foi feito pelo fazendeiro e criador Walmir Lopes Cançado, com o registro do touro Pintor da Café registro nº W1 e a matriz Pintora da Café registro nºW1.

O Nelore V3 tem como objetivo inicial, dar continuidade no processo de seleção iniciado por Wlamir Lopes Cançado na Fazenda Café no município de Paranaíba – MS. Na atualidade, um dos principais pontos defendidos pelos selecionadores, é a capacidade de um animal transmitir para as progênies suas características, só que melhoradas e cada vez mais eficientes. E não foi diferente na saga do Nelore pintado no Brasil promovido pelo Sr. Walmir. Assim, Dona Mariita foi feliz ao passar adiante a responsabilidade de garantir o legado do seu pai, para o seu neto João Antônio Soares, que passou a administrar, não somente a seleção do nelore pintado, mas também o acervo genético que já havia no nelore padrão e os demais negócios da família.

João Antônio Soares, pecuarista

Nos últimos 5 anos a seleção do gado pintado passou por uma mudança brusca, quando João Antônio decidiu abrir o sangue do rebanho de seu bisavô, em busca de desenvolver animais segundo os conceitos do nelore moderno defendido pelo seu ídolo, o saudoso Claúdio Sabino Carvalho, ou seja, precoce, fértil e principalmente com boa conformação de carcaça, isso tudo, sem jamais perder a beleza racial, tão conquistada pelo seu bisavô Walmir.

Por fim, todas essas mudanças nas novas gerações da seleção do nelore pintado, resgatado por João Antônio com agora a marca V3, será em prol do melhoramento genético do rebanho, pois além de gratificante no ato de ser criador, busca democratizar o que há de melhor nos leilões que participa e realiza, difundindo juntamente com seus parceiros o que poucos sabem ou sentem, a arte na pecuária, que é selecionar nelore variedade de pelagem.

Leilões de gado acontecerão durante a 59ª Expo Rio Preto

Em outubro, Rio Preto é mais AGRO com a 59ª Expo Rio Preto, a maior exposição agroempresarial do Noroeste Paulista, que vai gerar negócios e movimentar a pecuária com diversas atrações em cinco dias de feira, entre elas, os quatro dias de leilões que serão realizados pela Tanabi Leilões e a Astros da Arena, com apoio da Prefeitura de Rio Preto, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no Recinto de Exposições.

O Mega Leilão de gado leiteiro apresenta animais das maiores bacias leiteiras do país, da Fazenda Espigão da Serra, de Araxá- MG. Serão 150 animais entre vacas em lactação, vacas paridas e novilhas, na quinta-feira (20/10), a partir das 11h.

Uma seleção dos maiores das arenas, com resultado e performance comprovada, o 1º Leilão de Genética BD de pulos, é a oportunidade de reforçar o plantel de atletas e matrizes, com ofertas de fêmeas de genética e animais de performance, na sexta-feira (21/10), a partir das 14h.

O Leilão de Corte, da Tanabi Leilões vai contar com ofertas exclusiva de mais de 1.000 animais para cria, recria e engorda, no sábado (22/10), a partir das 14h.

Uma tarde de bons negócios, confraternização e solidariedade vão marcar o encerramento da 59ª Expo, no domingo (23/10), às 12h, com o Leilão Beneficente em prol ao Hospital de Base, a Santa Casa e o Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, contribuindo com as instituições que sempre acolhem Rio Preto e região, com toda renda revertida em prol das entidades.

Sustentabilidade no Agronegócio

Odesenvolvimento mundial tem sido cada vez mais abordado no que diz respeito a seus impactos e consequências, levando cada vez mais a busca por atitudes, tecnologias e meios de produção eficientes e que tragam um conjunto de benefícios para o ambiente e a sociedade envolvida.

Diante dos desafios que isso nos apresenta, a sustentabilidade chegou ao agronegócio com a intenção de fazer ainda mais com que os avanços sejam contundentes, principalmente em relação a economia de recursos financeiros e naturais envolvidos na cadeia produtiva, sendo assim, devemos buscar uma produção cada vez mais pautada em menor impacto ambiental somado a maior produtividade.

Medidas que levam em conta o uso consciente do solo e da água por exemplo são um dos principais pontos que tem tido relevância neste cenário, bem como estratégias que prezem pela conservação da fauna e flora para manutenção do meio ambiente. Tendo como princípio os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), o Agronegócio tem papel importante na execução de mudanças, já que atua em todos esses pontos de maneira bem ampla.

No que se refere ao pilar econômico da sustentabilidade, o setor agropecuário tem sido destaque uma vez que a cada ano que se passa, safras e números recorde figuram no cenário mundial, demonstrando assim a eficiência cada vez mais presente no dia-a-dia. Isso se deve muito ao uso de tecnologias, a intensificação dos sistemas de produção, ao manejo de solo e pastagens e ao uso correto e consciente dos recursos financeiros, que se somam ao aspecto social também, uma vez que transmite a responsabilidade de empregar de maneira direta e indireta grande parcela da população.

Ainda no caráter social da sustentabilidade, nosso setor mostra cada vez mais a importância de garantir a segurança alimentar da população, já que possibilita que se gere alimentos em numero e qualidade para que questões como a fome sejam encaradas e combatidas.

Porem ainda existe um grande gargalo a ser superado, pois cabe ainda ao Agro, demonstrar ainda mais o fato de que a eficiência produtiva esta atrelada de maneira positiva a conservação dos

Prof. MSc. Lucas Chaves De Paula

Zootecnista e MSc. em Ciência Animal CRMV/SP nº 3.853/Z

recursos naturais e ao meio ambiente, uma vez que por usarmos desses pontos, a nossa produção depende e muito de que todo o meio ambiente a sua volta esteja em ordem para que possamos usufruir de uma boa produção. O uso de sistemas integrados como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agropastoris tem tido papel importante no sentido de melhor uso dos recursos naturais, e consequentemente promovendo incremento significativo aos retornos financeiros do setor.

De modo geral, o Agronegócio brasileiro tem sua responsabilidade cada vez mais enfatizada para que sejam ampliados os valores sobre um equilíbrio onde se produza e preserve em todos os elos da cadeia. Cabe ainda ressaltar que nós, em nossos lares podemos aumentar a sustentabilidade no mundo, consumindo de maneira consciente, reduzindo desperdícios e valorizando o processo produtivo, já que conhecendo como se produz, nós podemos agir de encontro a medidas que façam do mundo um lugar onde nosso futuro é plantado diariamente, e que os frutos sejam bons e estejam à disposição de todos.

CONHEÇA NOSSA NOVA LOJA

NO MESMO ENDEREÇO, COM MUITO MAIS ESPAÇO! FORTE NO ATACADO - FORTE NO VAREJO DESDE 1994

FB.COM/FORTLUZ @fortluzmateletricosrp

(17) 3215-9455

This article is from: