
3 minute read
A força do voluntariado

Lisiane Ambiel
Advertisement
Muitos são os motivos que despertam nas pessoas o desejo de se tornar um voluntário. Algumas pessoas se veem atraídas pela satisfação de ajudar o próximo através da realização de um trabalho social, outros são motivados pela gratidão. Mas há algo maior que motiva tudo isto: o amor.
Lisiane Ambiel, diretora do Programa de Voluntários do IPH (Instituto Padre Haroldo), salienta que o voluntariado é uma forma da instituição receber apoio da sociedade civil – voluntários e profissionais pro bono – por meio de atividades planejadas e inseridas no cotidiano de cada setor do Instituto. O voluntariado, além de criar um vínculo entre a instituição e a sociedade, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores, dos acolhidos e dos próprios voluntários.
MOTIVAÇÕES
Lisiane aponta que a escolha do IPH para realização do voluntariado tem diversas razões: o conhecimento do Padre Haroldo e do seu trabalho, a indicação de amigos, divulgação nas mídias, TLC (Treinamento de Liderança Cristã), eventos, entre outros. “Os voluntários consideram o IPH uma instituição séria, com integridade. Alguns se apresentam para um trabalho e necessidade já definida e divulgada, como apoio nas atividades do Bazar e Nota Fiscal Paulista. Outros se apresentam simplesmente para ajudar no que for preciso, com grande disposição para aprender e ensinar”, salienta a diretora.
EXPERIÊNCIA PRÓPRIA
“Conheci o Padre Haroldo e a entidade através do TLC. Há alguns anos já acompanhava e participava das atividades, mas de modo simples e pontual. Minha participação com um trabalho mais sistemático veio após a aposentadoria, em 2017. A motivação foi e continua sendo o fato de a instituição zelar pela honestidade e, mesmo com enormes desafios, o foco é sempre a dignidade das pessoas e a crença na possibilidade de transformação do ser humano. Isso ocorre em qualquer um dos serviços oferecidos, seja com os acolhidos e suas famílias, com os funcionários e com os voluntários”.
PARA OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR...
A captação de voluntários é feita semestralmente (normalmente em março e agosto), através de edital, abertura de vagas e apresentação institucional. Os interessados no voluntariado devem acompanhar a liberação das inscrições nas redes sociais e no site do Instituto.
Aparecido Doti
“A escolha do IPH, foi algo que me remeteu aos tempos de juventude, quando participava dos retiros de jovens na Vila Brandina, coordenado pelo Padre Haroldo e o Sr Divino. Na época, pude atuar como voluntário no suporte aos atendidos na Fazenda do Senhor Jesus.
Quando me aposentei, pensei nessa oportunidade de compartilhar e poder contribuir com a Instituição. Então me inscrevi no programa de voluntariado para a área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, pois atuei no mundo corporativo por mais de 30 anos. Fui carinhosamente recebido por todos e hoje estou desenvolvendo atividades que contribuem para a melhoria dos processos.
Quando penso em voluntariado, penso que tudo que aprendi, as experiências que vivi, sejam profissionais ou pessoais podem de alguma maneira contribuir para o crescimento e aprendizado de outros. Todo esse aprendizado, na minha visão não deve ser guardado para mim, mas sim compartilhado. O voluntariado me remete a doar; doar o tempo, me dedicar, buscar o melhor, contribuir e sentir que o que estou doando não é só tempo, mas sim uma retribuição a tudo que a vida me proporcionou e aos objetivos atingidos.
É importante deixar que tudo que envolva esse processo seja de entrega, por um projeto que se pretende implementar, por um suporte que podemos dar em razão da experiência adquirida, tendo empatia por tudo aquilo que é proposto e pelas pessoas envolvidas nas atividades.
Toda essa dedicação retorna de forma maravilhosa nos resultados alcançados, nas conquistas das pessoas com quem convivemos, nas experiências que trocamos. Aqui posso dizer que muito estou aprendendo!
O importante do voluntariado é estar disposto sempre a contribuir, ajudar, crescer junto, fazer com que a sua atividade de voluntariado seja algo que te faça bem, te traga um sorriso no rosto, te deixe feliz em ser voluntário e, principalmente, não esperar nada em troca, apenas que tudo caminhe para um bem maior.”

Aparecido Doti
Voluntário do IPH e Membro do Conselho Consultivo
