1 minute read

Compromisso Socioambiental

Tendo a Agenda 2030 sido assinada em setembro de 2015, o Instituto Padre Haroldo iniciou um trabalho de identificação de ações que a entidade poderia iniciar e/ou intensificar para contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

A entidade tem constantemente buscado refletir sobre as melhores práticas para a sustentabilidade ambiental. Em 2018, a entidade realizou uma grande ação em parceria com a SOS Mata Atlântica, e plantou 20 mil mudas de árvores na Fazenda do Senhor Jesus, onde abriga, desde 1978, a Comunidade Terapêutica Masculina. A ação cobriu cerca de 8 hectares com plantas nativas da Mata Atlântica em área localizada em uma bacia hidrográfica prioritária para fins de conservação.

Advertisement

Para Antonio Ambiel, vice-presidente do Instituto Padre Haroldo, que fez a proposta de parceria para a SOS Mata Atlântica, “o plantio de árvores além de ser uma ação de preservação do Meio Ambiente, também evidencia a preocupação do Programa de Recuperação de integrar o tratamento da dependência química com ações de cidadania e sustentabilidade ambiental. O programa também cultiva horta orgânica para consumo da instituição, difundindo assim práticas sustentáveis e saudáveis entre os acolhidos.”

Além dessa ação, a entidade ainda investe em ações que impactam diariamente na vida dos atendidos e trabalhadores e na melhoria da sustentabilidade ambiental: - Reciclagem de papeis utilizados pelos departamentos administrativos; - Bazares de itens usados, aumentando a vida útil dos produtos doados; - Nosso ateliê de costura utiliza materiais que seriam descartados pela indústria têxtil em suas produções; - Muitas de nossas residências possuem horta.

Em fevereiro de 2019, em uma homenagem à comemoração do centenário do Padre Haroldo, proposta por um grupo de promotores públicos, foram plantadas 100 mudas de árvores no Bosque Padre Haroldo, na Fazenda do Senhor Jesus.

A grande horta da Fazenda do Senhor Jesus produz grande quantidade de verduras e legumes, que complementam as mais de 67 mil refeições / mês servidas no Instituto.

This article is from: