3 minute read

Projetos

Projetos realizados

Os projetos realizados em parceria com outras entidades e organizações buscam resolver problemas específicos.

Advertisement

As iniciativas são ancoradas sempre na missão, visão e valores da entidade, e realizadas segundo o propósito do IPH, que é de construir condições para a busca pela garantia da dignidade humana. Sob esta plataforma, a organização realizou, em 2019, três projetos.

Os Projetos Comunicaí e Entre Malhas foram realizados em parceria com a FEAC, que possibilitou o atendimento a 642 pessoas, moradores dos bairros Campo Belo e Monte Cristo, estreitando a relação do IPH com estas comunidades.

Já o Cultura Viva foi um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que o IPH apoiou, realizando atividade na Comunidade Menino Chorão, no Campo Belo, de forma que o local mantenha-se como um Ponto de Cultura. A partir da convivência e conhecimento da realidade dos moradores locais, os atendidos deste projeto foram também encaminhados para os projetos do Programa de Trabalho e Renda do IPH.

Comunicaí (Desenvolvido em 2019 - 2020) Agência de Comunicação Jovem, financiada pela FEAC, executado pelo IPH, em parceria com o Centro de Referência da Juventude Quilombo Urbano OMG, localizado no Jardim Monte Cristo. Ancorado nas ferramentas digitais, teve o intuito de valorizar e publicizar diferentes narrativas periféricas, dar voz e produzir conteúdo sobre e na comunidade.

Cultura Viva (Desenvolvido em 2019) Projeto realizado no Campo Belo, na Ocupação Menino Chorão, como Ponto de Cultura. Política cultural voltada para o reconhecimento e apoio às atividades e aos processos culturais já desenvolvidos, estimulando a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas no campo da cultura.

Entre Malhas (Desenvolvido em 2019) Projeto que realizou ações e um Ciclo de Diálogos, foi uma iniciativa da Fundação FEAC, em parceria com o IPH, que investe na mitigação dos impactos das violências e no enfrentamento para romper os ciclos que as perpetuam com objetivo de promover o bem-estar e a cultura de respeito, empatia, tolerância e paz.

“Participar do projeto foi muito bom para mim. Me deu mais confiança. Eu aprendi muitas coisas, tanto na horta, como nas questões de arte com a música e a dança. Eu sou muito grata porque com este projeto eu senti que tenho o direito de ser valorizada, respeitada e sou capaz de criar e sonhar”

Lucia Helena Silva, dona de casa Participou do Projeto Cultura Viva- Menino Chorão

“Pude entender a importância da Comunicação sendo construída dentro da comunidade. Entendo a necessidade de construir uma narrativa que seja da comunidade, porque as que vem de fora são limitadas e limitantes, então é uma forma de se reeducar para comunicar de uma forma diferente, mas que ainda assim seja acessível“

Maria Eduarda Toledo, atendida

Participou do Projeto Agência Jovem Comunicaí

“O Comunicaí foi muito importante na minha vida. Foi como conhecer um outro mundo. Eu conheci pessoas novas, aprendi muitas coisas e consigo fazer hoje coisas que eu nem imaginava. Já tinha, antes de participar do projeto, um canal no Youtube, mas aqui pude aprender muita coisa sobre câmera e vídeo e isto me ajuda muito a evoluir.

Raul Costa, atendido Participou do Projeto Agência Jovem Comunicaí

Esporte no Campo Belo

Projeto realizado no Aprender Mais Campo Belo, com a parceria do City Esperança. Promoveu ações, entre os anos 2018 e 2019, oferecendo, a crianças e adolescentes da região, atividades em diversas modalidades de esporte, visando sempre à valorização da saúde e das práticas de vida saudável.

Circolando Campo Belo

Projeto realizado entre os anos de 2018 e 2019, com apoio do Instituto Mahle, braço social da Indústria Mahle, com a proposta de fomentar atividades artísticas e culturais com os atendidos do Programa de Prevenção do IPH, sempre priorizando a aplicação da arte como um instrumento de construção de cidadania.

This article is from: