
5 minute read
Programa de Trabalho e Renda
TRABALHO E RENDA FRENTES DE TRABALHO
DADOS DE ATENDIMENTO - MÉDIA ANUAL
Advertisement
+ 300 cursos EAD acessados + 20 cursos presenciais + 150 pessoas empregadas (trabalho formal ou não-formal) + 50 pessoas elevaram o nível de escolaridade + 250 pessoas fizeram seu currículo vitae
O Programa de Trabalho e Renda do Instituto Padre Haroldo tem como objetivo criar condições para que os atendidos dos diversos serviços da entidade, seus familiares e pessoas da comunidade, tenham oportunidades para desenvolver competências técnicas e comportamentais para o trabalho, qualificação profissional, empreendedorismo e iniciativas de geração de renda. Busca facilitar a inserção no universo do trabalho e remuneração que favoreçam os processos de autonomia financeira. Para a realização de suas atividades, o Programa conta com parcerias com empresas e voluntários pro-bono, que cedem recursos, tempo e conhecimento, abrindo novas perspectivas para o futuro e auxiliando no desenvolvimento profissional e pessoal de nossos atendidos. Através dessas parcerias, foram promovidos diversos cursos nas áreas de panificação, confeitaria, alfabetização tecnológica, manutenção, vendas, atendimento ao cliente e abordagens voltadas para o empreendedorismo.
- Capacitação profissional
Cursos de qualificação profissional em modalidade presencial com estágios práticos ou EAD (Ensino à Distância)
GERE – Núcleos de Geração de Renda e Empreendedorismo
Formações em empreendedorismo e apoio para o desenvolvimento de negócios sociais, coletivos ou individuais, que favoreçam a geração de renda e a economia criativa.
PVP - Programa de Valorização Profissional
Envolve a melhoria da empregabilidade, autoconhecimento, valores e autoestima em seminários dinâmicos, coletivos e com apoio individualizado.
ALGUNS CURSOS REALIZADOS
Eletricista e instalador residencial
Curso realizado em parceria com o SEBRAE, teve o objetivo de desenvolver competências para a prestação de serviços em manutenção preventiva e corretiva em instalações comerciais e residenciais, dentro das normas técnicas e de segurança.
Os resultados apresentados pelos participantes, demonstram que a capacitação oferecida, de fato, agrega muito valor à sua vida. As parcerias estabelecidas, e as que estão em construção, também nos motivam, não somente a continuar, mas também a oferecer oportunidades criativas.
Maria Lúcia Costa, Coordenadora do Programa Trabalho & Renda Alfabetização tecnológica
O Curso é realizado com o auxílio de estagiários e voluntários, com o objetivo de ensinar e instrumentalizar atendidos do Instituto Padre Haroldo e comunidade para o uso das ferramentas e canais tecnológicos.
O fantástico mundo das vendas
Curso realizado em parceria com a CMR Consultoria, contou com participantes de diversos serviços e abordou técnicas de vendas como compreensão sobre o perfil do comprador, comunicação, relacionamento, desenvolvimento da venda e “como vender a si mesmo”.
Reconquista
O curso de Confeitaria foi realizado pelo Instituto Padre Haroldo, financiado pelo Banco da Providência, e em parceria com o SEBRAE, o SENAI, a Stone e o Instituto Phi. Com vinte e oito vagas disponíveis, o curso foi baseado na Metodologia das 3 fases, elaborada pelo Banco da Providência.
A metodologia vai muito além da capacitação profissional, trazendo elementos de desenvolvimento humano e de empreendedorismo, como planejamento, gestão financeira, proatividade na família e comunidade, reconhecimento de si como um sujeito de direitos, autovalorização, descoberta de potenciais e trabalho em grupo, entre outros elementos que visam à ampliação e consciência de si mesmo.
Ao final do curso, foi entregue a cada aluno um “recurso semente”, no valor de R$ 1300,00, para que comprassem ingredientes, utensílios e eletrodomésticos para iniciar suas produções e empreendimento. Esse recurso, para muitos está sendo um divisor de águas na vida, com esperança de fazer a transformação, de forma ancorada em todo o aprendizado absorvido ao longo do projeto.
Erick Cabrera participou do curso e conta que gostou muito. “Tem bastante conteúdo e uma carga horária muito boa. A formação pelo SEBRAE também é muito boa e o recurso semente auxilia quem não tem dinheiro para iniciar uma empresa. Ao final do curso, ainda temos seis meses de acompanhamento com os professores e na minha carreira de empreendedor, gostaria de abrir uma padaria, fazendo bolos, pães, café da manhã, chocolate quente... Ter um negócio que gere lucro, para ter uma renda melhor.”

O ateliê começou com o grupo “Marias Cheias de Graça”, composto por mulheres de baixa renda que trabalhavam com produção de itens diversos por meio da costura, e foi apoiado pelo IPH a partir da solicitação da mãe de um atendido da instituição. Em 2021, a proposta foi alterada para que o projeto se tornasse um espaço ampliado de costura e outras artes.
Atualmente a equipe de trabalhadoras e voluntárias usa seus talentos para ampliar as referências dos participantes das oficinas (atendidos, familiares e pessoas da comunidade), oferece formações e produz itens para venda, com os recursos revertidos para a sustentabilidade do projeto. Muitos produtos são feitos com matérias-primas que seriam descartadas pela indústria têxtil e utilizam materiais recicláveis, como as bolsas produzidas com fitas de lona.

Ateliê de Costura e Geração de Renda

"Hoje trabalhamos com a produção de itens lúdicos (jogos e brinquedos), utilitários (bolsas, necessaires, porta-trecos, etc) e customizados (fantasias e peças sob medida), além do reparo de peças. Valorizamos as qualidades e habilidades de todos e essa troca de vivências e experiências é muito rica!", afirma Silvia Fonseca, coordenadora do projeto.
@asmariascheiasdegraca (19) 99149-7670
PVP Programa de Valorização Profissional
O PVP – Programa de Valorização Profissional - é um conjunto de atividades complementares realizado em parceria com estagiários do Curso de Psicologia da PUC Campinas, através da coordenação do Prof. Aguinaldo Neri, membro da diretoria do IPH.
O PVP foi concebido, desenvolvido e oferecido como fortalecimento para as condições de empregabilidade dos nossos atendidos. Ele parte do princípio que a sustentabilidade pessoal, via trabalho (emprego ou outras formas de oferecer o que sabemos fazer) é vital para a autonomia e resgate dos rumos da própria vida.
As atividades do PVP podem ser apresentadas na seguinte sequência:
Trilhando novos caminhos
Seminários apresentando uma visão positiva do trabalho e ao mesmo tempo, fortalecendo a motivação para o retorno ou a busca de novas oportunidades de trabalho;
Pé na tábua
Seminários mais específicos, voltados para o estímulo ao empreendedorismo, inovação e visão de carreira;
AgRHega
Orientações mais específicas para a elaboração e divulgação de currículos, além da preparação para as oportunidades de entrevistas que aparecerem.


Professor Aguinaldo Neri
Se pensarmos no impacto econômico e psicológico que a falta de trabalho (desemprego) provoca, teremos uma noção mais próxima da importância do Programa de Valorização Profissional para a vida dos atendidos. Receber informações precisas sobre o mundo do trabalho, estímulos e orientações para a melhoria das próprias competências e apoio para o processo de busca de trabalho são vitais nos dias de hoje, para retomar a autonomia.