Page 1

E DIÇÃO N.º 9

M AIO — ESCOLA VIVA , VIVA A ESCOLA ! Uma Escola Viva e Vivenciada foi o que presenciamos neste maio. De facto, e na sequência do que tem acontecido durante este ano letivo, a Escola apresentou iniciativas muito ricas, demonstrativas da sua capacidade de organizar, de realizar, de partilhar, de envolver, de se adaptar, de acreditar que é sempre possível fazer melhor, dando corpo à sua interpretação do conceito ESCOLA. Demonstram-no as atividades realizadas interna e externamente. A nível interno, a receção aos alunos do 9º ano das escolas vizinhas no âmbito do dia de Escola Aberta; a semana da Informática e Multimédia, que contou com a presença do ator Pedro Tochas, para os nossos alunos e alunos de escolas de Lisboa, Amadora; a semana da Europa; o desporto escolar – organização do campeonato regional de basquetebol e participação em fases finais das modalidades praticadas na escola; a participação no questionário PISA 2012; a exposição de http://www.flickr.com/photos/sovietuk/202025681/ pintura; a apresentação à comunidade dos resultados das ações de melhoria levadas a cabo pela Escola; a palestra sobre Violência no Namoro. A nível externo, a participação no programa “Valores de Futuro – O dinheiro nas nossas vidas; a participação no Concurso RTP 2 -Quem Fala Assim; a participação na campanha do pirilampo mágico em colaboração com a Cerci; a visita ao ISG "Um dia na faculdade" ; a participação na campanha do banco alimentar; a participação no Conselho Educativo de Marvila e no Conselho Marvilense. E, em ano de comemorações do 40º aniversário da Escola, a realização da “Ceia Medieval” num ambiente extraordinário, entre o passado e o futuro. Para além desta inequívoca Escola VIVA, o lema de Viver a Escola foi amplamente sentido por todos, visível na sua envolvência nas atividades referidas, no acolhimento aos nossos visitantes e pela forma como fizeram acontecer! Doutra forma não teria sido possível. Ao aproximarmo-nos do términus do ano letivo, uma palavra para os alunos e para os pais e encarregados de educação. Se é verdade que nos domínios atrás referidos a participação e empenho tem sido louvável, sentimos que é possível reforçar esse empenho para atingir melhores resultados escolares. Nesta reta final, o nosso apelo para um último esforço, concentração e focalização nas provas que podem potenciar os vossos educandos para um novo ciclo. A todos os que tornaram este mês tão especial o nosso agradecimento e também a nossa convicção de que continuaremos a conseguir tingir os objetivos a que a Escola se propôs. Acreditámos – fomos capazes! Continuamos a acreditar. O Diretor da ESDD

MAIO 2012 

Editorial

Escola Aberta

Ceia Medieval

Semana da Informática e Multimédia

Pedro Tochas na ESDD

Projetos

Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Criatividade com Caixas de Fósforos

Plano de Ação de Melhoria

Banco Alimentar contra fome

Semana da Multimédia e Robótica

PES: Almoço Alternativo

Vista de Estudo a Sintra

Atividades do Clube de Francês

Violência no Namoro

Valores de Futuro

Um dia na Faculdade

Desenhar como um Hobby

Semana da Europa

Pintura, Desenho e Bijuteria no CRE-AM


NOTÍCIAS

P ÁGINA 2

3 DE MAIO DIA DA ESCOLA ABERTA... Foi um dia diferente durante o qual a ESDDinis abriu as suas portas à comunidade. Todos foram convidados a participar através de iniciativas que permitiram conviver com as Ciências,com as Expressões e as Artes, as Línguas, o Desportoa Multimédia e a Robótica, de diversas formas, como jogos didáticos, exposições, stands informativos, recursos digitais e oficinas. A ESDDinis foi palco animado em que os atores foram todos os intervenientes que deram a conhecer e conheceram o que por cá se faz. Neste dia de festa e de aprendizagem, ficaram também de parabéns os alunos que receberam e guiaram os nossos visitantes com tanta simpatia e competência!

CAÇA AO LIVRO NO CREAM O dia da ESCOLA ABERTA foi uma festa no CREAM! Os diferentes grupos de alunos do 9º ano que passaram pela Biblioteca, da nossa e de outras escolas vizinhas, foram convidados a participar numa “Caça ao Lvro” que despertou nos alunos a motivação para a busca de livros, aprendendo as técnica s específicas de pesquisa bibliográfica e documental , tão importantes para o seu futuro académico e profissional. A atividade ultrapassou largamente as expetativas.

Este ano algumas das atividades do espaço das Ciências, no auditório, estiveram relacionadas com o Rei D.Dinis, como as areias do Pinhal de Leiria, osmose em pétalas de rosas, a genética do rei D.Dinis, as ervas e os curandeiros do rei, a alquimia, entre outros. Esteve também o habitual espaço de jogos de matemática e ainda um espaço onde os alunos do Curso Profissional de Saúde verificaram, dum modo simples, se tínhamos a nossa coluna alinhada. Esteve ainda um espaço com o jogo elaborado pelos alunos "Quem quer passar no exame?" Em paralelo, num dos laboratórios de Biologia Geologia, vários grupos de alunos, apresentaram diferentes atividades experimentais. Foi surpreendente a azáfama e a competição saudáveis que se viveram no Centro de Recursos! O SCRIPTORIUM, recriação de um espaço de escrita e de estudo medieval onde não faltou o pergaminho, a pena, o candelabro, entre outros adereço alusivos, foi também um sucesso! Muitos “convidados” assinaram o Livro de Honra onde os comentários atestam a satisfação dos participantes. Um louvor especial a todos os que colaboraram nesta atividade , sobretudo à D. Luísa Palma pelo seu dinamismo e entusiasmo!


E DIÇÃO N.º 9

P ÁGINA 3

CEIA MEDIEVAL EM TERRAS DE ESDDINIS... Cor, alegria, princesas, aias, pajens, bobos, frades, arautos, o rei, a rainha e até uma bruxa (!) fizeram parte de uma noite mágica na ESDD. No ano em que se festejam 750 anos do nascimento de D. Dinis e os 40 anos da nossa escola, tivemos uma ceia medieval, onde a época foi recriada a rigor. Toda a ambiência (cenários, personagens, indumentária, repasto) era medieval. A comida… bem saborosa, com ervas de cheiro: comeu-se feijão, enchidos, broa, queijos, bebeu-se vinho e para sobremesa, uns doces deliciosos. Parece que chegaram uns arautos vindos do futuro e então, até café havia! A animação foi feita, e muito bem, pelo grupo Contra-Senso, que teve as suas raízes na ESDDinis, onde Miguel Mestre deu os seus primeiros passos no teatro. A noite foi também de canto e encantou… ou não fosse o nosso D.Dinis, o rei Trovador. A tradição ainda é o que era ! Mais uma vez, a ESDD organizou uma ceia medieval… O mesmo tinha acontecido há vinte anos e muitos dos presentes recordaram com nostalgia esse acontecimento. Toda a comunidade escolar se uniu e respondendo ao apelo, o colorido dos fatos invadiu a escola. Na noite do passado dia 25 de maio vivemos noite memorável onde não faltou o porco a assar nem o vinho a correr. Recebemos a visita do nosso patrono, o Rei D. Dinis e, entre danças e músicas medievais, revivemos a época em questão. PARABÉNS À ORGANIZAÇÃO E A TODOS OS PARTICIPANTES!

Pode ver mais na página da ESDD no


P ÁGINA 4

SEMANA DA INFORMÁTICA E MULTIMÉDIA 7 A 11 DE MAIO

A Semana de Informática e Multimédia, teve uma agenda completamente cheia! Houve workshops sobre robôs, instalação e configuração de computadores, palestra sobre marketing pessoal, apresentação e partilha de boas práticas na área de informática e testemunhos profissionais de ex-alunos. Foram diversos os convidados, que vieram enriquecer com os seus conhecimentos e práticas, os nossos alunos do ensino profissional de Informática e Multimédia.

Dia 8 de maio, algo inusitado e especial aconteceu…

PEDRO TOCHAS NA ESDD Integrado na Semana da Informática e Multimédia, uma das atividades mais desejada de concretizar foi a vinda do Pedro Tochas à nossa escola. - Pedro quem?

- Pedro Tochas… - Quem é o Pedro Tochas? - O “gajo” da Frize... - Ah! Aquele que é palhaço… Sim, Pedro Tochas o palhaço, e como ele disse é com muito orgulho, visto ser o trabalho e vida que gosta e que escolheu. Muita gente questionou o porquê da escolha deste artista e por que ser incluído nesta atividade, talvez com alguma razão no caso de não conhecer o seu trabalho. O principal objetivo era mostrar aos nossos alunos a importância da criatividade e o trabalho necessário para produzir trabalhos na área da multimédia; outro objetivo era aproveitar as palestras de motivação que o Pedro faz para as maiores empresas a operar em Portugal e, por último, proporcionar um bom bocado de disposição aos nossos alunos e colegas. Sim, o Pedro igual a si próprio conseguiu prender a assistência e transmitiu entre outras a mensagem da necessidade de trabalharmos para atingirmos os nossos objetivos, que a vida não é fácil mas com o nosso esforço podemos conseguir atingir os nossos sonhos. Ao longo de mais de uma hora, o Pedro falou de si, contou histórias, criou personagens, esculpiu balões e fez rir até os mais sisudos. Para quem já conhece os seus 20 anos de trabalho, não surpreendeu a sua conversa, a sua maneira de estar. Esperamos que, dentro em breve, o Pedro possa voltar ao nosso espaço, mas desta vez envolvido numa atividade mais específica e associada ao trabalho dos professores. Prof. João Silva


PROJETO LANÇAR PONTES...

P ÁGINA 5

O projeto “Lançar Pontes” envolveu alguns alunos das turmas de Psicologia B do 12ºano, e teve como grande objetivo trabalhar com turmas do 10º ano dos Cursos Científico-Humanísticos. Os temas trabalhados foram: motivação e aprendizagem, técnicas para um estudo de sucesso e gestão das emoções no espaço escola. As três turmas do 10ºano foram visitadas pelos alunos envolvidos no projeto várias vezes ao longo do ano, e o resultado foi uma extraordinária partilha de conhecimentos, mas sobretudo de experiências entre alunos de início e final do ensino secundário, que se revelou extremamente enriquecedora para todos os envolvidos. Enquanto responsável pelo projeto agradeço o empenho a todos os alunos envolvidos, que com a sua dedicação permitiram que este projeto tivesse cumprido todas as metas propostas

PROJETO VIVA A FLORESTA Foi na terça-feira dia, 22 de maio que se comemorou o

Dia

da Biodiversidade. Colaborando de forma conjunta, professores de Biologia/Geologia (Manuel Pereira) e de Educação Física ( Gumersindo Marques) realizaram uma atividade de Orientação no Parque do Vale Fundão entre as 10.05 e as 13.15, para todas as turmas do 10º ano da nossa escola, no fim da qual se realizou um almoço, com todos os alunos e professores que o desejaram (e levaram o respetivo farnel).

Certificados de Reconhecimento/ Agradecimento Todos os alunos que acompanharam as comitivas de divulgação da oferta educativa nas escolas básicas e também aqueles que participaram no Dia da Escola Aberta receberão um certificado.


P ÁGINA 6

A RTES

E EXPRESSÕES

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS As alunas do 11.º A1, na disciplina de Expressão Plástica, deram largas à sua imaginação, construindo instrumentos musicais de sopro, percussão e cordas, utilizando para tal materiais recicláveis como caixas der papel, mangueiras, canas, tubos de PVC, latas, funis, etc. Com estes instrumentos, descobriram outras possibilidades sonoras enquanto o recurso a matérias recicláveis serviu como sensibilização para a necessidade de reciclar. Previsto ainda um trabalho interdisciplinar a realizar com a disciplina de Expressão Corporal, Dramática e Musical, com vista a explorar todas as possibilidades sonoras destes instrumentos.” “Sem a música, a vida seria um erro.” Friedrich Nietzsche

CRIATIVIDADE COM CAIXAS DE FÓSFOROS Não passou despercebida a exposição "Criatividade com Caixas de fósforos" na nossa escola. A ideia desta exposição partiu da proposta de trabalho do professor Bruno Batista de Expressão Corporal, dramática e musical, aos alunos do 10ºA1, 12ºA1 e 12ºA2 do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância aquando da abordagem do tema da Criatividade. A partir de uma ou mais caixas de fósforos, os alunos teriam de criar algo, um jogo, uma utilidade, um objeto... Os alunos responderam à proposta com trabalhos bastante criativos e alguns deles surpreendentes, demonstrando as inúmeras potencialidades de uma simples caixa de fósforos.


PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA

P ÁGINA 7

No dia 2 de Maio realizou-se a sessão de apresentação de resultados do Plano de Ações de Melhoria da nossa escola, lançado em 2011. A sessão, aberta a toda a comunidade escolar, iniciou com a intervenção do Diretor da nossa Escola que expôs de forma muito clara o enquadramento do PAM no projeto educativo, no projeto de intervenção e nos resultados da última avaliação externa . Cada um dos professores, coordenadores das equipas que implementaram as onze ações de melhoria, apresentou seguidamente os resultados da respetiva ação e os aspetos que devem ser melhorados, dando uma visão do que muito se fez na escola desde maio do ano passado no sentido de corrigir os pontos fracos identificados, no processo de inquirição levado a cabo na escola em outubro e novembro de 2010, pelos vários setores da comunidade – professores, pessoal não docente, alunos, pais e encarregados de educação. Foi evidenciado o envolvimento direto de meia centena de elementos da comunidade escolar nas ações de melhoria, na sua maioria professores mas incluindo também alunos, pais e pessoal não docente, sendo valorizado o empenho de muitos outros que aderiram e tornaram possível a concretização das várias intervenções delineadas pelas equipas de trabalho. Por fim, o Diretor da empresa consultora Another Step perspetivou a abordagem que o processo de avaliação interna da escola poderá assumir, na nova etapa que agora se inicia, por forma a dar a conhecer à comunidade escolar a evolução na perceção da escola e, simultaneamente, indicar os caminhos de melhoria a percorrer face aos parâmetros em que irá incidir a próxima avaliação externa, em 2013.

Vamos todos continuar a melhorar a Escola!


P ÁGINA 8

ESDD E O BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

Tal como vem sendo hábito nos últimos anos, a Escola Secundária de D. Dinis, Marvila, Lisboa, organizou mais uma campanha de voluntariado entre os seus alunos e professores, no âmbito da Campanha de Recolha em Supermercados dos Bancos Alimentares Contra a Fome. A recolha, organizada pela Escola, funcionou no passado sábado, dia 26, no Pingo Doce da Bela Vista, entre as 9h e as 21h tendo sido recolhidos 61116 kilos de alimentos (sábado: 3158kg; domingo: 2958kg).

ROBÓTICA EM ALTA... Dia 04 de maio, na parte da manhã, visita à Escola Secundária António Damásio a convite da Direção, da Delegada de Grupo, Prof. Paula Alves e da Diretora de Curso, Prof. Lisete Pires, no âmbito da Dia Aberto da Escola e inserido na promoção ao Clube da Robótica da Escola. Os alunos das turmas 10M e 11I foram um sucesso e deram uma aula bastante interessante, quer aos alunos quer aos professores. De tarde, Concurso de Robótica no Liceu Camões onde a turma de Multimédia do 10º ano, com o seu “Castelo Branco” arrancou um delicioso 1º lugar. Todas as restantes equipas também ficaram bastante bem classificadas. No dia 11 de maio, inserido na Semana da Informática e Multimédia, a parte da tarde foi dedicada aos robots. Tivemos a participação do Instituto da Educação com a turma que se encontra a fazer a Profissionalização no Grupo de Informática, apresentando dois workshops e a retribuição da visita feita ao Liceu Camões pelas suas equipas de Robótica. Mais uma vez a turma de Multimédia do 10º ano, com o seu “Castelo Branco” arrancou um delicioso 1º lugar e a turma do 11I ficou em 3º lugar. Valeu e muito pela participação de todos.


ALMOÇO ALTERNATIVO

P ÁGINA 9

Realizou-se no dia 15 de maio, um almoço alternativo na esplanada da nossa escola integrado no Plano de Atividades do PES (Projeto de Educação para a Saúde) com a colaboração da turma C do 8.º ano. Esta atividade agradou a todos os participantes quer pela oportunidade de degustação de novos sabores, quer pelo contacto entre alunos e professores que, nesse dia, almoçaram em conjunto. Os alunos manifestaram o seu contentamento perante o reconhecimento do seu trabalho por parte de todos os presentes no almoço, como comprovam alguns destes depoimentos: “gostei muito de almoçar juntos dos professores”; “gostei muito de cozinhar e dou agora mais valor ao trabalho dos cozinheiros”; “provei coisas que julguei que nunca conseguiria provar mas gostei muito!”

EMENTA Entrada: Húmus com tostas integrais Sopa: De abóbora e batata doce Pratos: Couscous com Legumes Esparguete de quinoa com espargos Quinoa Real com gengibre e sementes de papoila Feijão azuki com legumes e curcuma Sobremesa: Creme prateado de pêra ou maçã Bebida: Chá de gengibre e limão


P ÁGINA 10

EM SINTRA COM EÇA

A propósito do estudo de Os

Maias, de Eça de Queirós, os alunos do 11ºC1 e do 11ºI, acompa-

nhados por três professoras, foram a Sintra onde, com a orientação de uma guia do Serviço Educativo da Câmara Municipal, realizaram o chamado Percurso Queirosiano, o mesmo que os protagonistas fizeram no oitavo capítulo da referida obra. O Palácio da Vila, a Fonte dos Pisões, o Hotel Lawrence e o Palácio de Seteais foram algumas das “paragens” que mereceram maior atenção. A paisagem romântica do Monte da Lua, encimada pelo Castelo dos Mouros e pelo Palácio da Pena, a todos encantou. E o piquenique no Parque das Merendas, marcado pelo convívio e pela boa disposição, foi, naturalmente, um dos momentos mais apreciados do dia! E não nos esquecemos das queijadas!…

Ao chegarem a Seteais (construído no século XVIII), Cruges sente-se desiludido com o que observa, mas Alencar começa a contar histórias e a recitar poemas que logo revitalizam a beleza de Sintra. Diz este:

‘… Tudo em Sintra é divino. Não há cantinho que não seja um poema…’ In Os Maias

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN No dia 23 de maio, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Clube de Francês, um grupo de alunos da turma 9ºA deslocaram-se ao Museu da Fundação Calouste Gulbenkian para realizar uma visita de estudo à exposição “Volta ao Mundo no Museu”. Foram acompanhados pela assistente de língua francesa, Mylène Contival e a professora de Francês, Berta Elias, terminando esta atividade com um passeio convívio pelos jardins da Fundação Ca-

louste Gulbenkian.


VISITA AO INSTITUT FRANÇAIS

P ÁGINA 11

No dia 9 de maio, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Clube de Francês e em comemoração do Dia da Europa, um grupo de alunos das turmas 7ºA e 8ºB visitaram o Institut Français em Lisboa, acompanhados pela assistente de língua francesa, Mylène Contival e a professora de Francês, Berta Elias. Foram recebidos por Denis Rey, adido de cooperação para o francês do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada de França em Portugal, que os levou à descoberta da Mediateca, do Auditório e do cinema francófono com o visionamento de alguma curtas-metragens. Esta visita, numa tarde de muito sol e calor, terminou com um refrescante passeio pelos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.

VIOLÊNCIA NO NAMORO Realizou-se no dia 29 de maio no auditório, uma palestra sobre o tema da Violência no Namoro com organização do Projeto PES, chamando a atenção dos alunos para os sinais reveladores de violência no namoro, com participação de alunos de várias turmas, professores, polícia de segurança pública e uma funcionária. O lema da ação foi:

NAMORO VIOLENTO NÃO É AMOR.

VALORES DE FUTURO Votos de parabéns para a turma do 9ºA e para a professora Anabela Aparício por ter sido selecionada para o lote de quinze finalistas de segundo e terceiro ciclo da edição 2011/12 do programa “Valores de Futuro – O dinheiro nas nossas vidas”. Ao serem selecionados para a fase final do projeto com o trabalho “Valores”, este programa convida um professor e dois alunos da turma a participar na jornada dos “mil e um valores”, que decorrerá em Lisboa no próximo dia 6 de Junho, onde irão apresentar, perante júri, a participação elaborada.


P ÁGINA 12

9ºC PASSA UM DIA NA FACULDADE... No dia 16 de maio, os alunos do 9º C tiveram um dia diferente. As aulas decorreram não na Escola Secundária D. Dinis, mas na Universidade com uma visita ao Instituto Superior de Gestão. A atividade decorreu no âmbito do programa “Economia para o sucesso”, da Junior Achievement Portugal, que continua a ser desenvolvido nas aulas de Formação Cívica. Esta visita foi dinamizada pelo monitor Dr. João Pinho, com a colaboração da professora Paula Ferreira. Os alunos, acompanhados pelas professoras Paula Ferreira e Ilda Rafael, tiveram, assim, oportunidade de visitar uma universidade, onde assistiram a uma aula, ouviram palestras preparadas especialmente para eles por professores universitários, tiveram uma visita guiada às instalações do instituto, incluindo o Palácio de Santa Clara e os respetivos jardins, e onde se deliciaram com um lanche a meio da manhã no bar do instituto na companhia de alunos universitários. O encerramento foi da responsabilidade do Diretor do ISG que deixou uma mensagem de incentivo ao estudo e ao empreendedorismo.

DESENHAR COMO UM HOBBY... No dia 2 de maio, no âmbito do programa “Economia para o sucesso”, da Junior Achievement Portugal, na aula de Formação Cívica, os alunos do 9ºC receberam uma visita especial, a convite do monitor Dr. João Pinho. Paulo Teixeira, economista de profissão e desenhista urbano (urban sketcher) por paixão, teve a generosidade de partilhar com estes alunos a arte com que ocupa o seu tempo para além das obrigações. Neste dia, os alunos puderam perceber que, para além das escolhas profissionais, também se pode ser empreendedor nos tempos livres e que essas atividades enriquecem o tempo de qualquer um de nós. SAÍMOS TODOS DALI COM VONTADE DE COMPRAR UMA MOLESKINE E COMEÇAR A DESENHAR...


P ÁGINA 13

SEMANA DA EUROPA Para comemorar o Dia da Europa, 9 de maio, alunos do projeto Clube Europeu, sob a orientação da professora Rosário César, trajaram a rigor seguindo várias tradições europeias. A exposição sobre alguns trajes nacionais e outros países da União Europeia foi visitada por algumas turmas da nossa escola.

Pintura, desenho e bijuteria no CRE-AM Maria Antónia Castro imprime nas suas pinturas a intensidade do olhar e capta os ambientes com formas muitas vezes indefinidas, com pinceladas de cor, de traços, de visões, de emoções. “A minha vida é uma viagem de descoberta em cada instante”, diz-nos. É também prisioneira das suas memórias, “recordando o passado. Tudo tão presente, tão distante.” Neste

diário

de

viagens,

“a

caminho

de…” (Índia?) vimos o “olho de elefante”, um “pedacinho de oceano” e muito mais. Eram aguarelas, óleos e acrílicos, com mistura de texturas, juntamente com bijuteria de materiais reciclados de Lurdes Marante e desenhos de João Oliveira. E foi assim, nos últimos dias de maio, em que as artes invadiram o CRE-AM!


E QUIPA

DE

COMUNICAÇÃO

ENVIE AS NOTÍCIAS DO SEU GRUPO, DEPARTAMENTO, DISCIPLINA, CLUBE, ETC. QUE NÓS FAREMOS A SUA DIVULGAÇÃO:

comunicação@esecddinis.pt

COLABORE! ESTA NEWSLETTER ESTÁ ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO!

VAI ACONTECER... Encerramento das atividades letivas 2011/2012 9.º e 12.º anos - 8 de junho 7.º, 8.º, 10.º e 11.º anos - 15 de junho Exames Básico - 18 a 21 de junho; 25 e 27 junho Secundário - 18 a 26 de junho Após a experiência bem-sucedida em Setúbal, a direção da ANPRI abraçou a ideia na área da formação de professores para o grupo de Informática, estabelecendo parcerias com Centros de Formação que permitirão realizar o Seminário G550 em quatro cidades (Coimbra, Guimarães, Lisboa e Loulé) em simultâneo, nos dias 15 e 16 de junho de 2012. O Seminário G550 tem por base a máxima “de professores de informática para professores de informática” na qual partilhamos as nossas práticas e aprendemos todos juntos, por isso, contamos convosco para participar, apresentar boas práticas e dinamizar de Workshops. A formação em Lisboa decorre na Escola Secundária D. Dinis

NOTÍCIAS ESDD MAIO 2012  

Newsletter nº9

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you