Newsletter nº13 dezembro

Page 1

N EWSLETTER N. 13

E FOI ASSIM ... E foi assim que, sem nos darmos conta, o primeiro período chegou ao fim! Claro que a expressão “sem darmos conta” é um verdadeiro eufemismo. Porque demos conta, sim. Porque vivemos intensamente, dia após dia, a vida na escola. Porque trabalhar com 30 alunos por turma foi um desafio permanente. Porque não cruzámos os braços e mantivemos o dinamismo que, mesmo em tempos de crise, nos caracteriza. Porque, mesmo perante todas as vicissitudes, o grupo de profissionais que faz o AEDD não desiste perante os obstáculos. Estivemos na escola e fora dela, em atividades extracurriculares. Procurámos tornar os nossos alunos mais ricos com as experiências de aprendizagem que lhes proporcionámos. Mas, sobretudo, nunca perdemos de vista a necessidade de passar a mensagem de que estamos todos juntos no mesmo barco que navega em direção a um futuro desconhecido.

DEZEMBRO 

Editorial

Metamorfoses de uma Obra

Roteiro pessoano

Formandos do Curso noturno

Atividades desportivas

Novas do meu amigo

Desenvolvimento profissional

Pequeno almoço animado

 E foi assim que, sem darmos conta, dezembro chegou. E com ele a azáfama das avaliações. As reuniões, as pautas, as atas e os termos sucederam-se. Celebrouse a época com o tradicional almoço. Confraternizou-se. E os rostos, já cansados de  tanto funcionar, sorriram: É NATAL! Janeiro espera por nós, frio e incerto. Cá estaremos para fazer de 2013 o ano de todas as esperanças. Porque nós, no AEDD, acreditamos que a educação  pode fazer a diferença! Talvez a única grande diferença possa vir daqui: de uma educação para os valores, para os sentimentos e para a vida. Essa vida ocupada e  exigente, da qual, por vezes, nos apetece a todos desligar um pouco.

BOA INTERRUPÇÃO LETIVA PARA TODOS!

2012

Cuisine du chef

Renas do Pai Natal

Banco alimentar

Almoço de Natal


NOTÍCIAS

Metamorfoses de uma Obra Os alunos do 12ºA1 do Curso Profissional de Técnico de Apoio à infância, nas aulas de Expressão Plástica, realizaram experiências plásticas, tendo como referente imagens de obras de arte. Com a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente os programas de Photoshot e Paint, os alunos reconstruiram e desconstruíram estas imagens dando-lhes um novo significado e uma leitura diferente. Estas experiências aplicadas em contexto de trabalho são fundamentais, porque proporcionam às crianças o acesso à arte e às suas obras. O contacto com obras de arte (através de livros, internet, museus…) permite o desenvolvimento capacidades criativas e experiências sensoriais. A arte é um meio de expressão e de comunicação.

Roteiro Pessoano No dia 11 de dezembro, no âmbito das atividades desenvolvidas na disciplina de Português, um grupo de alunos da turma 12ºA, acompanhado pelas professoras Berta e Elias e Fátima Carvalheira, realizaram o roteiro Pessoano pela cidade de Lisboa. Esta visita teve início na faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde contemplaram as gravuras de Almada Negreiros das quais se destacam as figuras dos heterónimos de Fernando Pessoa. Em seguida, deambularam pelas ruas da Baixa de Lisboa, passando por locais emblemáticos frequentados pelo Poeta como o largo de S. Carlos, a Brasileira do Chiado e a rua Augusta, terminando no Martinho da Arcada, na Praça do Comércio.

Página 2

13ª Edição — dezembro de 2012


Três meses de atividades do Curso Noturno Os formandos do Curso Noturno continuam a dar que falar. E foram muitas as suas iniciativas! Logo no início do período, ainda em setembro, foram ao Teatro da Malaposta assistir à peça Ser do Planeta. Em outubro, no auditório da escola sede, foi a vez de assistirem ao visionamento do filme Se os Olhares Matassem, seguido de uma análise numa perspetiva behavorista. Em novembro , mais uma Comunidade de Leitores! Desta vez, dinamizada pela Dra. Isabel Ferreira, com o conto Fronteira de Miguel Torga, conduziu o imaginário dos formandos ao universo do Portugal dos anos 60/70, onde existiam fronteiras e a vida se “jogava” e vencia, através de códigos secretos entre as pessoas e as linhas de fronteira. Durante o mês de novembro, os formandos da turma de Ação Educativa, em parceria com o Exército de Salvação, participaram na Ronda da Sopa. Foi uma experiência inesquecível, de tal modo que pretendem voltar a dar a “sopa” aos sem-abrigo. Associaram-se ao desafio do Copo Solidário, obtendo copos e produtos de higiene que doaram aos mais desfavorecidos. Para terminar as atividades deste período, realizou-se, como habitualmente, o Jantar de Natal, no dia 12 de dezembro, na sala de convívio. Participaram todos os formandos dos cursos EFA, formadores, direção e convidados. Se o Natal é a festa da Família, da Solidariedade, da Amizade e do Amor, foi exatamente ISTO o que sentimos! Quando acreditamos e damos espaço à imaginação dos nossos formandos, à capacidade de organização e de solidariedade, só se espera uma coisa: Admiração! Houve Convívio, Partilha, Generosidade, Alegria, Felicidade, Confraternização… que dizer mais? Os sentimentos de todos os presentes são a confirmação e a prova de que vale a pena acreditar na nobreza e na generosidade de pessoas simples mas humanamente GRANDES!

No dia 14 de dezembro formandos, formadores do curso noturno e professores do ensino diurno foram assistir ao musical: Road de autoria e encenação de Miguel Mestre (nosso antigo aluno), no Auditório Fernando Pessa - Espaço Municipal da Flamenga.

Página 3


NOTÍCIAS

Atividades Desportivas, sempre! Esteja sol ou esteja chuva, no final de cada período as atividades desportivas cá estão! E os alunos vibram com os campeonatos inter turmas. Lá para baixo, no pavilhão gimnodesportivo, a azáfama é grande! Foi assim em dezembro…

Novas do meu amigo A rádio continua a animar os intervalos dos nossos alunos! A música faz-nos bem. Sossega e desassossega-nos a alma. E é vê-los todos juntos, na salas dos alunos, cheios de energia. Algo que os une: alegria , um feliz e mágico sentimento. Temos vida na Escola!

Desenvolvimento profissional O Centro de Formação António Sérgio continua atento às necessidades de formação e atualização dos professores, que exigem novas abordagens, novas competências, novos ambientes de aprendi-zagem. Para dar resposta a estes desafios da escola na sociedade de informação e do conhecimento, o CFAS apresenta um plano de formação que reflete as preocupações sentidas pelos professores. As inscrições já estão abertas. Aqui pode obter informações detalhadas.

Página 4

13ª Edição — dezembro de 2012


Pequeno almoço caloroso Mais um ano que cumpriu a tradição: alunos e professores dos cursos de Informática e de Multimédia encontraram-se para um pequeno almoço bem recheado e bem caloroso. Foi no dia 13, pelas 10.00.

Diolinda Millois, a assistente de Francês e dinamizadora do Clube de Francês, trouxe-nos a sua língua, a sua cultura e também a sua arte culinária! E porque a ocasião assim o pede ( n’est-ce pas?)os alunos dos sétimo, oitavo e nono anos tiveram direito a uma atividade d’ Art culinaire. Colaboraram na preparação e degustaram o gâteau du Père Noël, um bolo de chocolate com queijo mascarpone e morangos e os sablés de Noël, deliciosas bolachas de canela. Também foram divulgadas receitas de outras iguarias da gastronomia francesa de Natal. Bon appétit!

Página 5


NOTÍCIAS

As Renas do Pai Natal e outra que tal... As Renas do Pai Natal andaram por aí! O trenó do pai Natal é puxado por oito renas. E não é que elas vieram ao AEDD? Pois… os alunos da turma do 12º AI dinamizaram este conto e alegraram o dia das crianças do ensino préescolar do nosso Agrupamento! No dia 3 de dezembro foi a vez dos alunos do 1º ciclo do Agrupamento participarem na Festa de Natal, promovida pelo Curso de Técnico de Apoio à Infância.

Banco alimentar Estivemos presentes, como sempre! O Agrupamento de Escolas D. Dinis colaborou, mais uma vez, na campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. No hipermercado Pingo Doce da Bela Vista, em Lisboa, foram recolhidos, no sábado dia 1 de dezembro, 5177 kg de alimentos, o que estabeleceu um novo recorde nas recolhas realizadas neste local. A todos os voluntários (alunos, professores, funcionários, antigos alunos e professores) e a todos os que contribuíram, o nosso OBRIGADO!

Página 6

13ª Edição — dezembro de 2012


Almoço de Natal no AEDD

Que saudades que já tínhamos dum almoço “à maneira”! Todos aqueles que trabalham no AEDD foram convidados. Foi no dia 18 à volta da mesa, cumprindo, mais uma vez, o bom gosto de um saboroso convívio. Celebrou-se assim o Natal. Com bacalhau, claro. Mas não para fazer jus ao ditado “para quem é bacalhau basta”… Não senhor! O bacalhau (assado com batatinhas e grelos) foi confecionado com muito carinho. E isso transpareceu no seu sabor. Transpareceu no ambiente. De um dia para o outro, o auditório transformou-se num lugar mágico, cheio pessoas e iguarias. Aqui vai um like, da nossa parte. É isto que faz a diferença…

! l a at

N z i l e F

Página

7


IMAGEM DO MÊS Equipa de comunicação

ENVIE AS NOTÍCIAS DO SEU GRUPO, DEPARTAMENTO, DISCIPLINA, CLUBE, ETC. QUE NÓS FAREMOS A SUA DIVULGAÇÃO:

comunicacao@esecddinis.pt

COLABORE! ESTA NEWSLETTER ESTÁ ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO ACORDO http://www.museu.presidencia.pt/item_images/

Estamos no facebook em https://www.facebook.com/ESDDinis?

Natal Leio o teu nome Na página da noite: Menino Deus... E fico a meditar No milagre dobrado De ser Deus e menino. Em Deus não acredito. Mas de ti como posso duvidar? Todos os dias nascem Meninos pobres em currais de gado. Crianças que são ânsias alargadas De horizontes pequenos. Humanas alvoradas... A divindade é o menos. Miguel Torga

Página 8

13ª Edição — dezembro de 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.