Issuu on Google+

N EWSLETTER N. 17

UMA ESCOLA ABERTA Quando maio chegar, quem não arou tem de arar… Maio marcou! Por todas as razões… porque nos trouxe o Dia da Escola Aberta, um dia diferente num agrupamento de escolas sempre em movimento. Porque se realizaram os exames de Português e de Matemática do 1º Ciclo. Porque se realizou a Semana da Informática e Multimédia. Porque se celebrou o Dia da Liberdade de Expressão e Imprensa. Porque começou a Feira do Livro de Lisboa. Porque participámos no projeto Global Wellness que trouxe ao auditório muitas crianças do 1º Ciclo, sensibilizando– as para a

MAIO

2013

Editorial

Escola Aberta

Clube do Ambiente

Aprendizagem Intercultural

importância de uma boa postura. Porque nos preparamos para, mais uma vez, participar na Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar, que se realiza no próximo dia 1 de junho, sábado, no Pingo Doce da Bela Vista, em Lisboa. Porque a nossa querida Ana Barata nos deixou para abraçar outro projeto, após anos e anos de um profissionalismo exemplar e uma dedicação plena às pessoas com quem trabalhou. Porque se anunciam greves de professores na sua tentativa de lutar contra o descalabro que se avizinha. Sim! Maio marcou. Sobretudo porque antecede junho, o mês por que todos os professores que dão aulas anseiam, após meses e meses de dedicação a uma causa que muitos desvalorizam mas que é a essência de qualquer sociedade: A EDUCAÇÃO!

A minha alegre casinha

Iniciativas Curso Profissional AI

Semana da Informática e Multimédia

Sala de estudo


NOTÍCIAS AEDD

ESCOLA ABERTA No dia 14 de maio tivemos o dia da Escola Aberta, aqui, no D. Dinis. Os alunos dos 9º anos das escolas das redondezas puderam ter um contacto mais próximo com a realidade da nossa escola: ver o que aqui se faz, e como se faz. No auditório, um mundo de ciência com tanto para descobrir! Houve diversas ações laboratoriais, workshops, exposições, enfim, uma série de atividades que puseram a escola em rebuliço. O entusiasmo foi contagiante!

Ciência anda no Ar e Composites are FUNtastic são dois projetos do clube das Oficinas de Ciência Viva que os alunos abraçaram, e que contam com a colaboração de professores do ISEL. No dia da Escola Aberta, os alunos participantes mostraram à comunidade alguns dos trabalhos que têm vindo a realizar. A boa disposição, a disponibilidade e o empenho de todos os participantes na dinamização destas atividades (alunos, professores do ISEL e professores de Física e Química da escola) foram uma constante, contribuindo para fazer do Dia da Escola Aberta um dia especial.

Também os alunos do 11º AI, em colaboração com a diretora de curso, organizaram a sala onde fizeram a divulgação do Curso profissional de técnico de apoio à infância: vários espaços de atividades orientadas pelos alunos. Presentearam-nos, ainda, com uma exposição de trabalhos dos alunos do 12ºA1.

Página 2

17ª Edição — maio 2013


Clube do Ambiente O Clube do Ambiente está de Parabéns! Aos alunos do clube da Turma A2 do 7º Ano foi atribuído o 1º Prémio na categoria de filme publicitário do 3º ciclo, da 16ª edição do Concurso Águas Livres, 2012-2013, cujo tema era "Água Potável para um Futuro Viável". O filme foi realizado no âmbito das atividades do clube e teve a colaboração dos alunos de Multimédia. A entrega do prémio aos alunos da escola está agendada para o dia 5 de junho no Museu da Água na presença da Presidente da CAP, da Coordenadora de Projetos, de Professores, de Encarregados de Educação e Alunos convidados para esta celebração. Na sequência da abordagem deste tema, os alunos montaram também uma exposição dedicada à água, pois nunca é demais lembrar como dependemos dela! A coordenadora do Clube Teresa Moura

Lycée Camille Saint-Saëns de Rouen no D. Dinis A Europa vive momentos de grandes mudanças. Um dos objetivos da escola, é de estimular o desenvolvimento de atitudes que conduzam a uma adaptação crítica à mudança, e de práticas de abertura às comunidades nacional e internacional. O conhecimento teórico, a descrição de comportamentos diferentes, o apelo à tolerância, devem ser enriquecidos pelo contacto com outras realidades, outros comportamentos, outros valores e atitudes. Deste modo, os jovens poderão relativizar as suas referências culturais, compreender e aceitar a diferença. Assim, tomarão consciência da sua própria identidade, porque dar-se a conhecer ao outro, implica o conhecimento de si próprio! E foi neste contexto de aprendizagem intercultural, que as alunas de Francês da turma H do décimo ano, receberam no dia

23 de maio a visita dos seus colegas do Lycée Camille Saint-Saëns de Rouen com quem trocaram correspondência no decorrer do ano letivo. Após visita à escola D.Dinis, o grupo de alunos das duas escolas, acompanhado pelo professor Stéphane Blanc, a assistente de língua francesa Diolinda Millois e a professora Berta Elias, deslocou-se para o Parque das Nações onde, após um almoço convívio, realizaram um peddy-paper com equipas franco-portuguesas.

Página

3

17ª Edição — maio 2013


NOTÍCIAS AEDD

A minha alegre casinha Escalas, plantas, cortes, perspetiva, materiais, texturas, cor, imaginação, criatividade, investigação… O produto final foi este: maquete de uma casa alegre, divertida e cheia de cor. E o que tiveram de aprender para a construir... Este foi um trabalho desenvolvido na disciplina de Educação Visual, pelos alunos das turmas do 9ºB e 9ªC. E orgulhosos que eles estavam!

Curso Profissional de Apoio à Infância sempre em movimento! Workshops de modelagem e balões, de manipulação de fantoches e sessão de prevenção de maus tratos na infância, foram algumas das atividades dirigidas aos alunos do Curso Profissional de Apoio à Infância, que contaram com o apoio de uma encarregada de educação, do Instituto de Apoio à Criança e da Junta de Freguesia de Marvila. Também numa iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila, os alunos de AI integraram várias atividades, nas comemorações do Dia da Criança, que tiveram lugar na Mata Vale Fundão, aqui, mesmo ao lado do D. Dinis!

Página 4

Página 4


Semana da Europa Na Semana da Europa os trabalhos realizados e expostos tiveram como tema aglutinador a “Eco-Europa”.

Para além das tarefas de pesquisa, realização de trabalhos, impressão, elaboração de cartazes e montagem para a exposição dos mesmos, realizaram-se três atividades que manifestaram também muito interesse e empenho dos vários intervenientes, nomeadamente: O fabrico artesanal de papel reciclado; O cálculo da pegada ecológica através do preenchimento de questionado destinado a este fim; A participação do concurso “A reutilização ao serviço da arte”.

Fabrico artesanal de papel reciclado

Cálculo da pegada ecológica

Página

5

17ª Edição — maio 2013


Alunos apreciam o trabalho dos colegas

“Concorrentes em frente aos jurados”

O 2.º prémio

O nosso Presidente fez parte do júri

O 1.º prémio – a pomba da paz

3.º prémio ex aequo

Parabéns e um obrigada a todos os que participaram neste evento. Rosário César

3.º prémio ex aequo Página

6


Semana de Informática e Multimédia Decorreu durante a semana de 13 a 17 de Maio a Semana da Informática e Multimédia. Este evento contou com uma exposição de trabalhos na área do Design realizados por alunos do Curso Profissional de Técnico Multimédia. Foram também realizadas várias demonstrações do trabalho nos cursos Profissionais de Técnico de Multimédia e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (design multimédia, fotografia, animação quadros, robótica, hardware e programação), que despertaram grande interesse nas turmas visitantes. A semana iniciou-se com duas conferências sobre a segurança na internet promovida pela comissão da nacional de proteção de dados. Na terça-feira foram realizados pequenas demonstrações englobadas no "Dia Aberto" da escola. Estas iniciativas contaram com a presença de alunos de outras escolas que participaram em worksops na área da multimédia e informática. Foi também realizada uma conferência sobre robótica educativa tendo como oradores os Professores Paulo Trocato e Pedro Lima.

Sala de estudo A Sala de Estudo é um espaço que engloba um conjunto de ofertas de apoio à aprendizagem e de atividades de integração, rentabilizando os recursos físicos e humanos da escola. A Sala de Estudo tem como dinamizadores professores das diversas áreas disciplinares que procuram orientar e incentivar os alunos para a utilização deste espaço, acompanhar os alunos no esclarecimento das suas dúvidas e assegurar a criação e manutenção de um clima de estudo e de trabalho saudável e estimulante. Aqui estão algumas imagens que documentam esses momentos de aprendizagem tão preciosos para os alunos que a frequentam.

Página 7

17ª Edição — maio 2013


IMAGEM DO MÊS Equipa de comunicação

ENVIE AS NOTÍCIAS DO SEU GRUPO, DEPARTAMENTO, DISCIPLINA, CLUBE, ETC. QUE NÓS FAREMOS A SUA DIVULGAÇÃO:

comunicacao@esecddinis.pt

COLABORE! ESTA NEWSLETTER ESTÁ ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO!

http://www.moma.org/visit/calendar/exhibitions/1330? utm_source=social&utm_medium=facebook&utm_campaign=0423

VAI ACONTECER... Banco alimentar contra a fome Exames nacionais. Para mais informações veja aqui.

Gostamos... Gostamos de integrar um projeto europeu, que inclui 12 ministérios de educação. Gostamos de fazer parte de uma rede sustentável de escolas (e cada vez mais alargado), que pretende expandir a utilização das tecnologias no ensino e na aprendizagem. Gostamos de pertencer a uma comunidade forte, que oferece aos professores oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Gostamos de estabelecer ligações de “Escolas Vivas” que deem a conhecer práticas pedagógicas inovadoras. Gostamos de pertencer ao projeto Living Schools Lab!

Página 8

17ª Edição — maio 2013


Notícias AEDD