Page 1

N EWSLETTER N. 16

MARÇO / ABRIL

LIBERDADE, PROCURA-SE!

2013

Editorial

Visitas de estudo

Futurália

Badoca Park

Aula de campo: geologia e ambiente

Semana da leitura

Em abril, o Agrupamento de Escolas D.

Dia da Poesia

Dinis aposta no valor da liberdade, criando um

Instalação Ver o Mar

Concurso de escrita

PES

A brincar é que a gente se entende

Semana da francofonia

Deutsch bitte!

Festival Nacional de Robótica

Já diziam os nossos pais: no princípio ou no fim, abril costuma ser ruim! Mas enganaram-se. Chegou abril, trazendo consigo águas mil e os primeiros raios do sol que nos faltava começaram. Mas não foi só chuva e sol o que abril nos trouxe. Com ele, chegou também a renovada esperança na força da LIBERDADE para fazermos das nossas escolas, do nosso país, das nossas vidas algo melhor… Em abril, a palavra andou à solta pela escola e fora dela. Celebrou-se o Dia da Poesia e também o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a lembrar-nos a importância da leitura nas nossas vidas e nas dos nossos alunos, cada vez mais cheias do lixo informativo que nos invade por todos os lados se não estivermos atentos. Abril foi também o mês da Robótica e da abertura da escola a todos os que nos visitaram. As aulas fora de portas marcaram de novo presença neste mês e a celebrálas, eis aqui os relatos dessas experiências que levam os alunos ao contacto com a vida a acontecer lá fora.

quotidiano escolar sempre em movimento para dentro e para fora de nós. Professores e alunos desenvolvem diariamente estratégias para preparar um ideal de futuro que se deseja e se espera – seja feito de pessoas melhores e mais capazes de empreender, de criar soluções alternativas para problemas já velhos e, por isso mesmo, repetitivos. Por isso, mais uma vez, muita coisa aconteceu no nosso universo escolar no último mês. Parece que a escola se uniu ao espírito de abril e quase fez uma revolução. Porque, diz o ditado, não há mês mais irritado que abril quando zangado. E, zangados, pusemos a escola em movimento.


NOTÍCIAS AEDD

Visitas de Estudo No AEDD continuamos a valorizar a interligação entre a teoria e a prática, porque “Eu ouço e esqueço, eu vejo e relembro, eu faço e entendo” (provérbio chinês)

Clube Ciência Viva: aula fora de portas No âmbito das Oficinas da Ciência Viva, durante o mês de março, as turmas dos 10º C1, 10ºC2, 11ºC1 e 11º C2 deslocaram-se, em diferentes dias, ao ISEL para uma aula diferente.

Visualização de espetros no laboratório de Química do ISEL

Preparação de alimento para a levedura

Assim, foi possível aos nossos alunos realizarem nos laboratórios de Química desta instituição de ensino superior, a identificação de elementos químicos através de ensaios de chama, a análise de espetros, a determinação do ponto de fusão de uma substância, a determinação da constante de equilíbrio de uma reação, e o estudo da influência de alguns parâmetros na velocidade de uma reação de equilíbrio. Nos laboratórios de bioquímica, os nossos alunos realizaram a identificação do DNA de suspeitos numa possível cena de crime, aplicando a técnica de DNA fingerprinting e uma atividade relativa à respiração celular de uma levedura, em condições aeróbias e anaeróbias, avaliando a biomassa formada por observação ao microscópio. Artigo elaborado pelas professoras Paula Antão e Eunice Godinho Fotografias tiradas pelos alunos do 10ºC”

Página 2

16ª Edição — março/abril de 2013


Futurália: a vida é tua! Descobre o teu caminho O D. Dinis esteve presente no dia 15 de março (Dia Mundial do Consumidor) com os alunos do 10º e 12º anos de Economia, na maior feira de educação, formação e orientação educativa – Futurália. Foi com muito entusiasmo que planearam a sua presença. Nestas imagens, é visível o empenho e dedicação dos nossos alunos na divulgação da escola! Parabéns também ao grupo de dança que nos proporcionou um momento de grande entretenimento.

Visita de Estudo ao Badoca Park

Página 3


Fomos visitar as praias do Paimogo e Consolação e o museu de fósseis da Lourinhã No dia 12 de Abril os alunos do 11º Ano de Ciências e Tecnologia tiveram uma aula de campo , outdoor, no âmbito da Geologia e Ambiente. Esta atividade foi partilhada com os alunos que integram o Clube do Ambiente do 7º A e B. Na Praia do Paimogo observaram os estratos e o ambiente Sedimentar típico das nossas arribas. É de salientar que foi dessas camadas de sedimentos que saíram os fósseis preservados no Museu da Lourinhã onde estiveram após o almoço. Na praia da consolação identificaram fósseis de invertebrados marinhos nomeadamente bivalves, corais e turritelas. O sol aqueceu-nos durante todo o dia o que contribuiu para animar e criar uma excelente motivação para a realização das tarefas propostas. As professoras Isabel Marques, Isabela Teixeira e Teresa Moura acompanharam os seus alunos e felicitaram-nos pelo interesse demonstrado.

Nas aulas, dão-se definições, explicações e mostram-se imagens. No campo, reconhecem-se os conteúdos das aulas, percebem-se os detalhes e compreende-se a realidade! Página 4


Educação Sexual A equipa do PES continua a trabalhar a Educação para a Saúde e a Educação Sexual. E os alunos gostam! Este ano, mais uma vez, a APF (Associação de Planeamento Familiar) colaborou com a nossa equipa. As sessões de Educação Sexual, semana de 8 a 12 de abril, contaram com a colaboração das alunas do 10ºH, Cíntia, Sara, Elena, Inês, Bárbara Santos e Bárbara Venâncio, na sua preparação. Foi uma atividade muito produtiva e interessante, uma vez que os alunos das turmas envolvidas, 8ºB2, 9ºC2, 10ºE, 10ºC1, 10ºC2 e 10ºD, colocaram questões muito pertinentes e viram as suas dúvidas esclarecidas. Pela Equipa do PES, prof. Graça Ribeiro

A brincar é que a gente se entende! Em vésperas da Páscoa, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância foram animar a tarde das crianças da Escola João dos Santos, do nosso Agrupamento. E partilharam alegria, afeto e muita brincadeira, bem visíveis nestas imagens…

Página 5


Semana da Leitura No dia 12 de março, toda a comunidade escolar do Agrupamento participou na atividade “Escola a Ler”, promovida pelas professoras de Português e pela Biblioteca da Escola Básica 2,3 de Marvila. As docentes consideraram oportuno, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, continuar a dinamizar esta atividade, contribuindo, deste modo, para a criação de hábitos de leitura que possam, por sua vez, desenvolver competências linguísticas e culturais nos nossos alunos.

Escola a L ER

Mãos à obra! De 11 a 15 de março decorreu na nossa escola a Semana da Leitura, uma iniciativa integrada no Plano Nacional de Leitura, que celebrou a Leitura e o Mar. Das nossas atividades constaram uma sessão de “A Hora do Conto”, uma exposição intitulada “A leitura e o Mar”, que pretendeu dar conta da importância do mar na literatura desde a Idade Média até aos nossos dias, uma instalação “LER O MAR”, realizada em parceria com a disciplina de Educação Visual, a sessão “Agora digo eu um poema” e a participação no Concurso de Escrita do PNL.

INSTALAÇÃO “LER O MAR” Durante a Semana da Leitura esteve exposta no átrio da escola uma instalação que mereceu os elogios de todos quantos nela repararam. Os alunos do 8ºA responderam ao desafio – Ler o Mar - e, com preciosa ajuda da professora de Educação Visual, criaram livros, muitos livros, de tamanhos, volume, cores e títulos diversos, que pairavam poeticamente sobre o mar (uma superfície de três metros em forma de onda, pintada de azul). E viva a criatividade! Página 6

16ª Edição — março/abril de 2013


Dia da Poesia Este ano o Dia da Poesia “apanhou-nos” na interrupção de atividades letivas, mas isso não foi obstáculo para nós que antecipámos a sua comemoração para o dia 12 de março. Lançámos o desafio aos nossos alunos que com “engenho e arte”, redigiram belíssimos textos poéticos que constaram de um painel afixado no átrio da Escola— Na D. Dinis há poetas! Eis um dos poemas que integraram o painel: Pequeno e singelo barco Atravessa as águas vivaças Enraivecidas de sal, Corta correntes incessantes Que o envolvem, majestosamente, Como haviam feito antes Naquele sombrio local Onde tudo nasce e morre Na luz do poente. Areias varridas pelo sonho Malva e dourado Anseiam com mágoa Por aquilo que não há de chegar. À costa, na espuma leve e branca, Eis que uma carta, uma ilusão, Ali descansa, em puro sossego, E tudo parece ser em vão. Todas as suas palavras ganham vida: Palavras que navegaram nas ondas Numa saudade nunca esquecida, Palavras vindas do ocaso, Mas levadas pelo uivar do vento.

Exposição a leitura e o mar

Palavras sem significado Nem ninguém para as escutar… Escutam-nas o mar, os peixes e as algas, Escuta-as a voz murmurante do silêncio… O cais repousa no espelho Daquilo que não deveria chegar. Pequeno e singelo barco, Volta para onde pertences, Volta desse pesadelo, Ouve minhas preces… E tudo, até as palavras Que pareciam em vão, Trarão meu viver de volta Nesta amargura dissolvida Em tua solidão, ó Mar… Jéssica Pires, nº 16 – 8º A2

Concurso de escrita Integrado na Semana da Leitura, decorreu o Concurso de Escrita, do Plano Nacional de Leitura. Alguns dos nossos alunos corresponderam ao desafio e redigiram textos que irão a concurso. Em junho publicaremos os melhores textos! Parabéns a todos os alunos que participaram!

Também na semana da leitura, estiveram expostos vários textos sobre o mar na literatura portuguesa. A literatura portuguesa tem salpicos de mar e cheira a maresia. Povoado por mitos, lendas, ilhas paradisíacas, vimos e sentimos o mar tal como os nossos alunos no-lo apresentaram, através da nossa literatura.

Página

7

16ª Edição — março/abril de 2013


Felizmente há luar!

NOTÍCIAS AEDD

Drama narrativo de carácter épico, retrata a trágica apoteose do movimento liberal oitocentista, em Portugal. Apresenta as condições da sociedade portuguesa do início do séc. XIX e a revolta dos mais esclarecidos, muitas vezes organizados em sociedades secretas, mostra o mundo e o homem em constante transformação, mostra a preocupação com o homem e o seu destino, a luta contra a miséria e a alienação e a denúncia da ausência de moral, alerta para a necessidade de uma sociedade solidária que permita a verdadeira realização do homem. De acordo com Brecht, Sttau Monteiro proporciona uma análise crítica da sociedade, mostrando a realidade, do modo a levar os espectadores a reagir criticamente e a tomar uma posição. Os alunos do 12º ano foram assistir a uma encenação ligada ao Grupo de Teatro CONTRA SENSO, nascido na ESDD.

Falar verdade a mentir Esta é uma comédia que nos traz o teatro dentro do teatro, a representação dentro da representação, e que, através do humor de Garrett, nos leva a refletir sobre os valores da sociedade lisboeta do séc. XIX, onde imperava o lema “salve-se quem puder”. Os alunos do 8º ano tiveram oportunidade de assistir à representação desta peça no último dia 9 de abril, uma experiência viva e interativa com os espetadores.

O teatro aqui tão perto! Página 8


Semana da francofonia A escola D.Dinis festejou a “Semana da francofonia” de 3 a 17 de abril de 2013. Os alunos das turmas de francês e os alunos do clube de francês participaram na realização da exposição e das atividades da Semana da francofonia de acordo com as dez palavras da francofonia.

Os trabalhos dos alunos de francês das diversas turmas foram expostos no corredor principal da escola. Esta exposição ocorreu numa semana e reuniu diferentes temas tratados nas aulas como les saisons de l’année, la famille, la gastronomie française, la ville de Rouen (cidade da assistente de francês), les clichés sobre os franceses, as diversas festas francesas. …

Os alunos do clube de francês das turmas do 7º, 8º,9ºe 10º ano criaram um árvore apresentando as palavras da francofonia e uma história com essas palavras, chamada “Romeo & Juliette… e Shrek”. Com a ajuda da assistente de francês, realizaram uma dramatização que coloca em cena um príncipe, Romeo, que se apaixona por uma jovem artista, Juliette. Mas tal como na história, o mau Shrek ataca a cidade e ameaça os habitantes. Além da história, os alunos desenvolveram e apresentaram, no auditório da escola, uma peça de teatro durante o “Evento karaoke em francês”, no dia 17 de abril.

Et voilà! Página

10

16ª Edição — março/abril de 2013


LE PETIT-DÉJEUNER FRANÇAIS

No dia 11 de abril de 2013, Le petit-déjeuner francophone, integrado na Semana da francofonia, juntou no corredor principal da escola a comunidade educativa D.Dinis em torno trufes, croissants, tarte aux pommes, crepes, gâteaux au chocolat, “roses des sables” e ainda muitos outros doces … Bon appetit! A aprendizagem de línguas estrangeiras é indispensável para uma boa comunicação com o mundo. Abrem-se, assim, portas para o desenvolvimento pessoal e cultural. Ao conhecer outras culturas, os alunos ampliam a sua capacidade de pensar e sentir e a de outros povos. O domínio de outras línguas significa crescimento, desenvolvimento e melhores condições para acompanhar as rápidas mudanças do século XXI. Nós, no AADD estamos atentos, e esta realidade já mora aqui! Através dos nossos clubes, proporcionamos um espaço de aprendizagem complementar às atividades letivas, onde se conjugam aspetos lúdicos e didáticos.

Página

11


Festival Nacional de Robótica 2013 O Festival Nacional de Robótica tem como objetivo a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs. O festival funciona ainda como seleção das equipas portuguesas para as competições do Robocup, a competição de robótica com mais prestígio a nível mundial. Este ano, a 13ª edição do Festival Nacional de Robótica foi organizada pela Agrupamento de Escolas D.Dinis e estiveram envolvidos cerca de 500 alunos, distribuídos por uma centena equipas, sendo normalmente cerca de oitenta por cento provenientes de escolas do Ensino Básico e Secundário. Na edição que agora terminou, participaram ainda duas equipas estrangeiras, entre as quais os atuais campeões do mundo de futebol robótico medio, os Tech United, de Eindoven, Holanda. Participaram ainda equipas campeãs nacionais e os atuais campeões mundiais de Dança Júnior, uma equipa portuguesa.

Página 11


Equipa de comunicação

IMAGEM DO MÊS

ENVIE AS NOTÍCIAS DO SEU GRUPO, DEPARTAMENTO, DISCIPLINA, CLUBE, ETC. QUE NÓS FAREMOS A SUA DIVULGAÇÃO:

COLABORE! ESTA NEWSLETTER ESTÁ ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO!

http://images.metmuseum.org/CRDImages/ep/web-large/DT1902.jpg

A turma do 9º D participou no programa Valores de Futuro que é um programa educativo dirigido aos alunos do Ensino Básico que aborda conteúdos de educação financeira e educação de valores.

Efetuámos com a Clínica de Chelas um protocolo no sentido de proporcionar aos alunos do Agrupamento melhores condições de acesso a cuidados de saúde, nomeadamente nas seguintes áreas: Medicina Dentária, Ortodontia, Psicologia, Psiquiatria, Terapia da Fala, Oftalmologia, Dermatologia e exames de Eletrocardiograma (ECG). Todos poderão beneficiar de condições de preço mais favoráveis, sendo ainda atribuídos descontos adicionais para os alunos abrangidos pela Ação Social Escolar, escalões A e B. Os descontos variam consoante as especialidades, podendo atingir os 75%.

VAI ACONTECER Os participantes do Projeto Clube Europeu andam numa azáfama com a preparação da Semana da Europa já no início de maio! Haverá uma exposição e um concurso. Veja mais aqui. Vamos estar atentos…

E vem aí o mês de maio “maduro maio”. Que não nos esmoreça a voz para o celebrar! Página 12

16ª Edição — março/abril de 2013

AEDD notícias nº16  

Newsletter março abril

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you