Page 1

E DIÇÃO N.º 8

E SDD - ESCOLA EM MOVIMENTO ... Entrámos em abril com as energias retemperadas, prontos para um terceiro período ainda mais exigente. Começámos em grande! É motivo de orgulho, o 1º lugar que a turma do 10ºano de Multimédia obteve no concurso promovido pelo Media Lab do Diário de Notícias, com a criação de um jornal temático. Da mesma turma, o grupo Outsiders rumou a Guimarães e participou no Festival Nacional da Robótica 2012. O Museu do Oriente foi “invadido” por alunos de diferentes escolas de Lisboa. A ESDD também esteve presente e de que maneira! O mote foi Educação para o Empreendedorismo. Muito oportuno, particularmente, nesta conjuntura atual. Oportuno é também despertar nos nossos alunos uma conduta precavida e prudente na hora de gerir as suas economias. Assim, várias turmas dos 7ºs e 9ºs anos participaram no projeto Valores de Futuro. Com o propósito de divulgar a oferta educativa para o próximo ano letivo, equipas de professores e alunos “vestiram a camisola” da D.Dinis e visitaram as escolas da zona oriental. A aprendizagem ao longo da vida é uma necessidade inquestionável. O Centro de Formação de Escolas António Sérgio continua a propor formação de qualidade para professores, correspondendo à complexidade que a profissão docente nos apresenta atualmente. A revisão da estrutura curricular está na ordem do dia. Organizaram-se, então, na ESDD, sessões de esclarecimento para os alunos do 11º ano, sobre o leque de opções da formação específica. Foram diversas as atividades fora de portas - teatro, cinema, exposições- tendo sempre, como pano de fundo, o desenvolvimento da civilidade, sensibilidade, capacidade crítica e reflexiva dos alunos. No dia 23 de abril - Dia Mundial do Livro - as letras andaram à solta! Mais uma iniciativa que aliou o jogo à aprendizagem. E é assim a ESDD - abre portas ao desafio, ao pensamento, à criatividade, enfim… à liberdade!

ABRIL 2012 

Editorial

Alunos ESDD brilham fora da escola…

Participação no Festival de Robótica 2012

Girls’ Day na CISCO

“Eu conto…” (PNL)

Cursos EFA vão ao teatro

Programa Valores de Futuro

Educação para o Empreendedorismo da Junior Achievement Portugal

Dia Mundial do Livro

Hora na escola

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento

Formação para pessoal não docente— Formas de Interação Oral e Escrita

Concurso Nacional de Leitura .– Final Distrital

Visita de Estudo à exposição Fernando Pessoa Plural

Clube de Francês organiza karaoke

Últimas

Vai acontecer...


P ÁGINA 2

NOTÍCIAS ESDD

ALUNOS DA ESDD BRILHAM FORA DA ESCOLA... A participação dos nossos alunos em atividades em representação da Escola continua a ser motivo de grande satisfação para toda a comunidade escolar. A comprová-lo, vejamos as seguintes participações externas: Participação honrosa no Concurso Nacional de Leitura 2012 – Fase Distrital de Lisboa (Ariana Ferreira - 8º ano; Estefânia Almeida 9º ano; Jessica Pires - 7º ano).

Turma 10º Multimédia ganhou o 1º lugar na construção de uma página temática do Diário de Notícias (MEDIA LAB). O MEDIA LAB contribui para a Educação para os Media, sensibilizando os educadores e os jovens para uma participação cívica, promovendo o entendimento da importância dos jornais e websites de media, através de um programa educativo. Os alunos do 10ºM responderam ao desafio do Media Lab, do DN, para a criação de um jornal temático. Questionaram, mexeram e criaram o “Jornal Dinis”, feito no template disponibilizado, com imagens totalmente da sua autoria. E foram os vencedores deste desafio. Como prémio os alunos irão visitar a redação do jornal, assim com, participar no "workshop - primeira página", no dia 6 de junho.

Junior Achievement - MasterCard Innovation Challenge (9º ano), onde também se alcançaram uns brilhantes 1º lugar - Carolina Saavedra, 9ºC, 2º lugar - Marcos Aleixo, 9ºA e 3º lugar - Ana Cláudia Oliveira, 9ºA.


E DIÇÃO N.º 8

P ÁGINA 3

ESDD no Festival Nacional de Robótica 2012 Decorreu em Guimarães, dias 10 a 15 de Abril, o festival nacional de Robótica com a missão de promover a Ciência e a Tecnologia através de competições robóticas, mobilizando estudantes de todos os níveis de ensino. Este ano participaram duas turmas da ESDD: equipa do 11I, RobotMinds e equipa do 10M, Os Outsiders, orientados pelos professores Ana Raquel Rendeiro, Carlos Almeida e Filipa Lopes. No âmbito das atividades desenvolvidas no Clube de Formação Informática e Multimédia, deslocaram-se no passado fim de semana, dias 13, 14 e 15, a Guimarães, a fim de participarem no Festival Nacional de Robótica 2012, duas equipas de alunos das turmas 10M e 11I. Ambas as equipas participaram no torneio designado de "Busca e Salvamento". Os Outsiders concluíram a sua prova em vigésimo quinto lugar, num total de 39 equipas. Os Robtminds concluíram a finalíssima obtendo o décimo segundo lugar.

Divulgação da oferta educativa Equipas da nossa Escola constituídas por professores das áreas de Letras, Ciências, dos Cursos Profissionais, Tecnológico de Desporto, dos Serviços de Psicologia e Orientação e por alunos de vários Cursos do nível secundário (que foram fantásticos…) deslocaram-se durante o mês de abril a Escolas Básicas com 3º ciclo da zona oriental de Lisboa, nomeadamente às de Marvila, Olivais, Olaias, Damião de Góis e Fernando Pessoa. Foi nosso objetivo conhecer os “finalistas” de 9º ano destas Escolas e as suas expetativas, ajudá-los a melhor compreender os cursos de nível secundário e dar-lhes conhecimento da oferta educativa da nossa Escola e dos nossos (muitos) recursos. Missão cumprida nesta primeira etapa, que será complementada pela visita destas turmas à Escola Secundária D. Dinis no dia 3 de maio, dia da “Escola Aberta”. Claro que não esquecemos as nossas turmas do 9ºA, B, C e D, com quem também reunimos e conversámos, bem como os Encarregados de Educação, a quem tivemos o prazer de apresentar a nossa oferta e proceder a esclarecimentos diversos. Esperamos que a próxima etapa da vida escolar de todos estes jovens seja favorável a um percurso de sucesso pessoal e profissional.


P ÁGINA 4

-

GIRLS’DAY N A C ISCO —26

DE ABRIL

COM A PARTICPAÇÃO DAS ALUNAS DO 11º ANO DE MULTIMÉDIA

Girls in ICT Days. A designação dá nome a uma iniciativa da Fundação Portuguesa das Comunicações e Museu das Comunicações. Importa um conceito criado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que definiu um dia para celebrar e promover os interesses e oportunidades que as TIC podem oferecer às mulheres, a nível profissional. A Cisco Portugal também já anunciou que vai juntar-se à iniciativa europeia Girls in ICT Days. A empresa convidou 60 raparigas de três escolas diferentes: Colégio Mira Rio, Escola D. Dinis e um grupo do programa Escolhas. Os participantes vão fazer apresentações de 15 minutos sobre diferentes tópicos, como tecnologias ecológicas, responsabilidade social, ou a importância das mulheres no mundo da tecnologia. Está também prevista a partilha de experiências, através de Telepresença, com raparigas no Rio de Janeiro e de São Paulo no Brasil, um "encontro" marcado para as 14 horas.

“EU CONTO…” Este ano aceitámos o desafio lançado pelo PNL na Semana da Leitura e participámos no concurso “Eu Conto!”. Os alunos do 7º A escreveram contos sobre Cooperação e Solidariedade, temática proposta pela ONU para o ano de 2012. Foi selecionado o conto da Jéssica Lopes - Ideias luminosas para Planetas Apagados - que se encontra exposto no CREAM. A capa também é da autoria da aluna, conforme o regulamento do concurso. Aqui vai um cheirinho! BOA SORTE, JÉSSICA!


CURSOS EFA VÃO AO TEATRO…

P ÁGINA 5

À NOITE Os Cursos EFA voltam a mostrar a sua vitalidade na ESDD através de mais uma inicia5tiva. Desta vez, os formandos e os formadores das turmas EFA A1 e A2 foram assistir a uma peça de teatro, À Noite, espetáculo inspirado na obra, "Sonho de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, no teatro Malaposta. Esta produção foi realizada pelo grupo de Teatro Contra- Senso. Este grupo teve a sua origem no antigo Liceu D. Dinis, local onde se estreou há dezasseis anos. Foi uma noite diferente, cheia de cor, e dinamismo

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

VALORES DE FUTURO A nossa escola participou ativamente no programa Valores de Futuro em várias turmas do 7º ano (A e C) e do 9º ano (A, B e D). As professoras participantes: Anabela Aparício (Hist. e FC), Irene Ferreira (EV, DT e FC), Cristina Moreira (Ing., FC, DT) e Eunice Godinho (FQ, FC e DT) contaram com a boa participação de voluntárias do programa em quatro turmas: 7º A e C e 9º B e D , que realizaram um jogo divertido em grupo sobre a "gestão da semanada. Os alunos aprenderam a importância de poupar e de gerir o dinheiro que temos. Foi também muito importante para desenvolver o espírito de equipa, as necessidades concretas e os valores. No próximo período nestas turmas e noutras do

iremos continuar o trabalho 3º ciclo.

Os alunos do 9.A reciados à coragem, ao altruísfidelidade, apresentando em das.

fletiram sobre valores assomo, amizade, confiança e anexo as conclusões retira-

PODE CONSULTAR ESTES TRABALHOS EM: www.valoresdefuturo.com


P ÁGINA 6

Master Card Innovation Challenge – Junior Achievement Portugal

No âmbito do projeto Educação para o Empreendedorismo da Junior Achievement Portugal, da responsabilidade da professora Paula Ferreira, e que envolve as professoras Ana Quelhas e Brites Magro, 17 alunos, das turmas 9ºA, 9ºB e 9ºC, participaram, no dia 20 de Abril, num desafio "empresarial" – Master Card Innovation Challenge –, no Museu Fundação do Oriente. Foram acompanhados desde as 8 horas até às 21 horas pela psicóloga da nossa escola, Drª Margarida Forte, e pela professora Paula Ferreira. O desafio envolveu 100 alunos de cinco escolas da Grande Lisboa que foram estimulados a resolver um desafio em apenas doze horas. Nesta maratona, os alunos construiram uma plataforma educativa ligada à poupança e gestão de finanças. Os alunos da ESDD envolveram-se seriamente neste desafio, desenvolvendo um verdadeiro trabalho de equipa com alunos de diferentes escolas. No final do dia, as equipas de três dos nossos alunos foram contempladas com os apetecidos prémios. A Ana Cláudia Oliveira, do 9ºA, ficou em 3º lugar; o Marcos Aleixo, do 9ºA, ficou em 2º lugar; a Carolina Alves, do 9ºC, conseguiu o 1º lugar. Foi um dia excelente em que os nossos alunos desenvolveram competências tão relevantes no mercado de trabalho e em que puderam aplicar os seus conhecimentos académicos.


DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

P ÁGINA 7

"Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir." Francis Bacon Comemorou-se no dia 23 de abril o Dia Mundial do Livro com um painel informativo no átrio da escola e com a realização de um jogo – “Caça às Palavras” – no CREAM. O objetivo era levar os alunos a encontrar livros, páginas, frases e palavras a partir de pistas fornecidas em cartões em forma de livro aberto. Participaram alunos de três turmas (7ºC, 8ºA e 8ºB) que se divertiram a aprender a localizar e consultar livros na Biblioteca.

HORTA NA ESCOLA ESDD...

Os alunos do 10ºC1 participaram ativamente na construção da horta da Escola, tratando do solo e meando feijão, ervilhas, couves, alface, tomate e pepino. Plantaram também xuxu e ervas aromáticas como coentros, poejo, hortelã e alecrim.

se-


P ÁGINA 8

VISITA DE ESTUDO AO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

No dia 13 de abril de 2012, alguns alunos da Escola Secundária D. Dinis, do 9º e 11º anos, e as professoras Eunice Godinho e Laura Santos foram a uma visita estudo ao Pavilhão do Conhecimento, para assistir a uma palestra sobre a física e a química. Na palestra foram apresentados vários criadores de invenções de que precisamos para o nosso dia-a-dia. Alguns dos inventores abordados eram já nossos conhecidos, pois já os tínhamos estudado nas aulas de Ciências

Físico-Químicas.

palestra

por dois professores uni-

foi

versitários,

comunicada Jorge

Esta

Calado

professor de química do

Instituto Superior Técnico e

Carlos Fiolhais professor

de Física da Universidade

de Coimbra.

Durante a palestra,

o que mais nos chamou

a atenção foi a frase tão

conhecida de Lavoisier:

“ nada se perde, nada se

cria, tudo se transfor-

ma”. Nós, alunos, gostá-

mos da visita de estudo

por ter sido uma visita dife-

rente e por termos apro-

fundado com professores universitários o nosso conhecimento no âmbito das ciências físicoquímicas.

FORMAÇÃO PARA PESSOAL NÃO DOCENTE— FORMAS DE INTERAÇÃO ORAL E ESCRITA Decorreu no passado dia 29 de março uma ação de formação destinada a todo o pessoal não docente (operacional e técnico bem como os elementos do I.E.F.P. presentes na nossa instituição) sobre o tema FORMAS DE INTERAÇÃO ORAL E ESCRITA com a duração de 7 horas. Esta ação foi dinamizada pela Dr.ª Branca Luísa dos Santos.


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FINAL DISTRITAL NO MUDE

P ÁGINA 9

No dia 17 de abril, acompanhadas pela professora Lourdes Rosa, apresentámo-nos às 9h30 no Museu do Design e da Moda (MUDE) para participarmos na final distrital do Concurso Nacional de Leitura. Estávamos ansiosas e um bocadinho nervosas, pois os livros sobre os quais incidiria a prova - "Platero e Eu", de Juan Jiménes, e "Os Livros que Devoraram o meu Pai", de Afonso Cruz – não eram muito fáceis!... Quando chegámos, fomos acolhidas numa sala onde nos apresentaram as regras do concurso e fizemos a Prova Escrita. De seguida, fomos ver a exposição do Museu e depois fomos almoçar com a professora que também nos levou a dar um passeio pela baixa e a conhecer o elevador de Santa Justa e "A Brasileira", onde está a famosa escultura de Fernando Pessoa, que foi frequentador assíduo deste café. À tarde fomos ver se tínhamos ficado apuradas para a Prova Oral - o que não aconteceu… mas ficámos para ver os apurados, o espetáculo de dança, a entrega de prémios e os dois grandes vencedores. De regresso à escola, parámos para lanchar no célebre "A Brasileira". E assim foi o nosso dia, no qual vivemos uma experiência única! Jéssica Pires (7ºA), Ariana Ferreira, (8º C), Estefânia Almeida (9º B)

Antero de Quental, 18 de abril, 170 anos

A equipa do CREAM assinalou o aniversário de um dos maiores escritores portugueses com a elaboração de um painel em que se relembram os movimentos literários e artísticos em que Antero se integra e algumas das suas poesias.


P ÁGINA 10

A CONTECEU ...

VISITA DE ESTUDO À EXPOSIÇÃO FERNANDO PESSOA PLURAL As turmas do H2 e A2 do 12º ano realizaram no dia 2 de março, uma visita de estudo à exposição Fernado Pessoa Plural, no âmbito da disciplina de Português. Trata-se de uma muito interessante exposição multimédia, que apresenta, de forma sóbria e apelativa, os heterónimos de Pessoa a serem explorados pelos visitantes. Pode observar-se a famosa arca do Poeta bem como constatar que “ Pessoa escrevia em todo o lado, até nas facturas …” Uma longa mesa com livros convida à leitura e muitos alunos aí permaneceram durante algum tempo.

CLUBE DE FRANCÊS ORGANIZA CONCURSO DE KARAOKE No dia 20 de março, em comemoração do Dia Internacional da Francofonia, realizou-se no auditório um concurso de Karaoke promovido pelo Clube de Francês com a colaboração de alunos da turma 9ºC na organização do evento. Participaram cantores das turmas 7ºA, 8ºB, 9ºA, 12ºA2 e 12ºM1, sagrando-se vencedores, na categoria individual, Nenegale Embaló com o tema C’est moi et toi de Léa Castel / David Carreira e, na categoria grupo, Alexandre Borges / Érica Costa / Jéssica Pires / Tatiana Trindade com o tema Non, non, non de Camélia Jordana.

Reciclagem - O Gesto do Presente e do Futuro

O futuro do nosso planeta está em perigo. É obrigação de todos contribuirmos para proteger a “nossa única casa”. Podemos fazê-lo com grandes gestos que passam rapidamente ou com pequenos gestos repetidos por todos, no nosso dia a dia. Na nossa escola desenvolveu-se, no âmbito da ação de melhoria “Educação Ambiental”, um trabalho que pretende transformar a escola secundária d. Dinis numa escola amiga do ambiente. Neste contexto os alunos transformaram caixas de papelão que continham as resmas de papel A4 da reprografia, em caixotes para reciclagem de papel que foram distribuídos por todas as salas de todos os pavilhões. A direção distribuiu ecopontos, para recolha seletiva do lixo, em pontos estratégicos da nossa escola. Compete, agora, a todos nós fazer da reciclagem o gesto de todos os dias.


P ÁGINA 11

ARTE E EXPRESSÕES Exposição de receção aos encarregados de educação

ISTO PODE INTERESSAR-LHE ... BULLYING... A vinda dos encarregados educação à escola é um momento importante na vida dos nossos alunos. Com esta exposição pretendemos que os pais/ encarregados de educação possam usufruir e apreciar os trabalhos dos seus filhos/educandos.

SALA DE ESTUDO

Realizou-se no Auditório da Escola Secundária António Damásio, no dia 19 de abril de 2012, pelas 18h um Seminário sobre a Violência em contexto Escolar : Bullying, que contou com a presença da Mestre Nazaré Barros, professora e investigadora nesta área. Está prevista a realização de uma ação de formação neste âmbito, dirigida a docentes.

A partir da próxima 2ªfeira, 23 de abril, e por proposta da Coordenadora Cristina Moreira e parecer favorável do Conselho Pedagógico, a Sala de Estudo passou para o piso zero e o Gabinete do Aluno e Serviço de Substituições para o 1º andar. Ambos os espaços já se encontram equipados com os respetivos materiais. Tendo em conta a acessibilidade do espaço, iremos neste "sprint" final do ano letivo, reforçar ainda mais o estudo dos alunos, para que venham a obter as melhores classificações tanto na avaliação interna como na avaliação externa.

Agradecemos a colaboração de todos.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES Perspetivando o desenvolvimento profissional docente, está a decorrer no Centro de Formação António Sérgio, formação na área das TIC em regime presencial e b-learning. CONSULTE O SITE DO CENTRO!

http://www.cfantoniosergio.edu.pt/


P ÁGINA 12

E QUIPA

A IMAGEM DO MÊS

DE

COMUNICAÇÃO

ENVIE AS NOTÍCIAS DO SEU GRUPO, DEPARTAMENTO, DISCIPLINA, CLUBE, ETC. QUE NÓS FAREMOS A SUA DIVULGAÇÃO:

comunicação@esecddinis.pt

COLABORE! ESTA NEWSLETTER ESTÁ ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO!

VAI ACONTECER... ESCOLA ABERTA NA ESDD

Processo de Auto –

3 de maio

Avaliação da Escola

2 de maio a 30 de maio de 2012,

Apresentação de resultados do Plano de Ação de Melhoria à comunidade escolar

Segurança na Internet - 15 h, 0,6 créditos, dirigida a educadores e professores do ensino básico e secundário, organizada por este Centro de Formação em parceria com a Universidade Nova de Lisboa. Semana da Europa 7 a 14 de maio O Clube Europeu vai, através da exposição a realizar na Semana da Europa, dar a conhecer alguns costumes e trajes regionais de Portugal e de outros países da UE.

2 de maio de 2012, com início às 14h30, no Auditório

Notícias ESDD Abril  

Newsletter da ESDDinis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you