EDIÇÃO ESPECIAL Praia Cidade em Movimento

Page 59

O MUNDO

PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

N

uma manhã em que o sol e a nuvem brigavam por um destaque, o Centro Histórico da Cidade vestiu-se de azul e branco e ténis nos pés para festejar o Dia da Liberdade e da Democracia. Dez mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos invadiram a Praça Alexandre Albuquerque para participar no 10º aniversário da Corrida da Liberdade que homenageou os 160 anos da elevação da Praia à categoria de Cidade. A Corrida da Liberdade é o maior evento desportivo do país. Por isso, a Câmara Municipal da Praia está empenhada em transformá-la num evento Internacional e conquistar atletas e público dos quatro cantos do mundo. Razão pela qual a Autarquia fez um enorme investimento na organização e deu uma nova estrutura à Corrida com a introdução de novas categorias. Uma das novidades desta edição, além da meia-maratona e corrida jovem, foi a introdução da corrida escolar de quatro quilómetros, direcionada aos estudantes do Ensino Secundário que foi disputada por equipas e pela classificação individual, e a “Corrida I” que teve como público idosos e crianças. A competição contou com a participação de atletas profissionais vindos de todo país e também do Senegal, França, Portugal e Estados Unidos, além de escolas, empresas, associações comunitárias, ins-

59

tituições e ONGs que estavam distinguidas pelas suas bandeiras. Por falar em vindas, grandes figuras do desporto internacional como os ilustres Magriços José Augusto da célebre Selecção Portuguesa que conquistou a medalha de bronze no mundial de 1966, António Simões, Hilário da Conceição e António Veloso, o antigo capitão do Sport Lisboa e Benfica vieram à Cidade correr e prestigiar a décima edição da Corrida da Liberdade. Antes de pôr o pé na estrada, os amantes do atletismo puderam informar-se sobre os benefícios da prática da actividade física, além de consultas gratuitas de rastreio da hipertensão, glicémia IMC e os seus respectivos cuidados na feira de saúde promovida pela CMP em parceria com o programa “MexiMexê” do Ministério do Desporto. Depois de ter chegado à meta no Largo do Estádio da Várzea, como é habitualmente, os praienses receberam os seus kits da corrida. Entretanto, ainda tinham energia para participar na Mega-Aula de Ginástica, que aconteceu após a corrida com a demonstração de uma aula de actividade física tradicional chinesa. E assim foi o feriado de 13 de Janeiro, um dia que era para ser de descanso. Entretanto, os adeptos do atletismo preferiram festejar a liberdade e democracia com muito folego e emoção na Corrida da Liberdade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.