Praia Cidade em Movimento - SÉRIE II - 6ª EDIÇÃO

Page 1


FICHA TÉCNICA

Propriedade: Câmara Municipal da Praia Praça Alexandre Albuquerque, Cidade da Praia - Santiago Cabo Verde, CP 108 E-mail: camaradapraia@gmail.com

Produção e Edição: Gabinete de Comunicação e Imagem Coordenação: Vereador José Eduardo dos Santos Ulisses Barreto - Director do Gabinete de Comunicação e Imagem Textos: Maria José Varela Rewriter: António Monteiro Fotografias: Otelino Vieira | José Ramos | Buck Wahnon Foto Capa: David Gomes Colaboradores: Padre António Ferreira | João Gomes Paginação e Grafismo: Rittos Santos | Arielle Teixeira

2



AÇÃO SOCIAL


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

CERCA DE 150 FAMÍLIAS FOR A DA POBREZA EXTREMA COM APOIO DA CASA SOLIDÁRIA Casa Solidária: 150 famílias beneficiadas no primeiro ano da implementação do projecto

são dos munícipes através da doação de vestuários e calçados.

O projecto Casa Solidária implementada pela Direcção de Acção Social da Câmara Municipal da Praia (CMP), há um ano, já beneficiou cerca de 150 famílias.

“Todas as semanas são recolhidas uma grande quantidade de roupas nas caixas solidárias instaladas em diversos pontos da cidade”, sublinha a vereadora, indicando que o número de donativos recebidos foi muito superior ao número de artigos distribuídos aos beneficiários, existindo neste momento um bom stock de materiais recolhidos.

São famílias em situação de vulnerabilidade social que passaram por uma criteriosa avaliação socioeconómica, tendo recebido para além de alimentos, através de cestas básicas, roupas, lençóis, toalhas, cortinas, brinquedos para crianças e outros utensílios e equipamentos.

“Beneficiamos somente às famílias em situação de vulnerabilidade social, que passaram por uma criteriosa avaliação socioeconómica”, garante.

A Casa Solidária, localizada na zona de Achadinha Pires, surgiu como forma de acudir aos numerosos pedidos chegados à Câmara Municipal, de pessoas solicitando apoios por diversos motivos.

Ao todo foram recolhidos através das caixas solidárias instaladas no Platô, Achada Santo António (Esquadra da Polícia e Escola Secundária Cesaltina Ramos) e Palmarejo (Praça e supermercado Calú e Ângela) aproximadamente 17.500 produtos entre as quais roupas, sapatos e brinquedos, cortinas, lençóis, entre outros.

São pessoas em situações emergenciais por causa da perda de bens de primeira necessidade devido a incêndios ou causas naturais, por causa da pobreza extrema, famílias numerosas que vivem em situação económica precária devido ao desemprego, à ausência de habitação condigna e motivos outros relacionados com a saúde.

Para além da recolha nas caixas solidárias, houve doações feitas por empresas e instituições num total de cerca de dois mil desde géneros alimentícios a produtos de higiene, roupas, máquina de lavar, materiais escolares, colchões, brinquedos, entre outros.

Para maior eficácia desse projecto, a Direcção de Acção Social instalou em diversos pontos de Cidade da Praia “Caixas Solidárias”, onde os munícipes podem deixar as suas doações de forma rápida e cómoda.

A Casa Solidária serve também de suporte ao projecto Anjos da Noite, um outro programa da Câmara Municipal da Praia que dá assistência aos sem-abrigo da capital do país.

Para a vereadora da CMP para as áreas de Acção Social, Género e Educação Pré-escolar, Ednalva Cardoso, ao fim do primeiro ano de funcionamento desse projecto pode-se afirmar que os resultados das “Caixas Solidárias” são bastante satisfatórios, principalmente no que tange à ade-

Mensalmente doou cerca de 450 mudas????? de roupas, sapatos, lençóis e toalhas ao projecto Anjos da Noite contribuindo de uma forma geral para a melhoria das condições de vida dessas famílias e dessas pessoas.

5


AMBIENTE

VI EDIÇÃO DA FEIR A D O AMBIENTE COM ENFO QUE NA RECICLAGEM este ano a feira contou com uma participação expressiva, sobretudo das escolas, das associações ligadas ao ambiente e instituições públicas e privadas, que quiseram passar informações e consciencializar as pessoas para a importância da preservação do meio ambiente.

O Parque 05 de Junho, na Cidade da Praia, acolheu de 05 a 07 de Junho, mais uma edição da Feira do Ambiente, evento promovido pela Câmara Municipal da Praia, com o objectivo de oferecer aos cidadãos um espaço de divulgação de trabalhos e de troca de experiências sobre temas de interesse ambiental.

Foi a VI edição desta feira, enquadrada no Programa de Educação Ambiental da edilidade, mas que está-se a transformar num evento intermunicipal, contando com a participação de instituições não só da Praia como também de outros municípios da ilha de Santiago. Resíduos sólidos, gestão da água, higiene e saúde pública, energias renováveis, conservação da natureza e requalificação ambiental foram os temas que estiveram em destaque nesta feira que arrancou precisamente no Dia Mundial do Ambiente que este ano foi celebrado sob o lema “Acabe com a poluição plástica”. À semelhança das edições anteriores, também

6

O edil Óscar Santos explicou que o envolvimento das crianças, de forma particular, dos alunos do ensino básico, foi sobretudo, no sentido de sensibilizá-los para a importância da reciclagem e da necessidade da protecção do ambiente por forma que as mesmas possam servir de veículo de passagem de mensagens aos mais graúdos. “Durante um ano as criancinhas trabalham na discipli-

na educação artística e têm a chance de verem os seus trabalhos serem colocados em exposição na feira do ambiente. Nós pensamos que o veículo mais fácil são as crianças que depois vão influenciar os pais, porque as pessoas com mais idade têm


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

mais dificuldades em aprender coisas novas”, ressaltou.

rem um rendimento extra. “Foi uma excelente feira,

Transformação do lixo em porque conseguimos mostrar que Cabo Verde tem maobra de arte Para além da exposição de plantas, da realização de palestras, de concursos de cultura geral sobre tema do ambiente, jogos tradicionais, gincana/jogos educativos, oficina de jardinagem, a feira contou com uma bela exposição de variadas peças de artesanato confecionadas a partir da transformação do lixo.

téria-prima para o artesanato Made in Cabo Verde, sem gastar muito dinheiro”, congratulou o artesão e professor de Arte, Gustavo Duarte. Para incentivar a participação foi realizado um concurso com atribuição de

Como em todos os anos, foi registada uma boa participação de artesões e exposição de trabalhos realizados nas escolas pelos alunos, cuja matéria-prima eram materiais recolhidos na natureza ou material reciclado como caixas de leite e sumos de fruta, caixas de fruta, chapas, garrafas de plástico, cortiça, copos descartáveis, pedaços de madeira, entre outros. A grande atracção da feira foi sem dúvida a cachoeira feita com caixote de frutas e um fontenário com movimentação de água, confeccionado com caixa de leite, feitos pelo artesã e professor de arte, Gustavo Duarte. Apesar de a feira não ter tido carácter comercial, já que o objectivo era sensibilizar as pessoas para a importância da reciclagem e para a preservação do meio ambiente, houve venda de grande parte das peças expostas. Para além da compra no local, os artesões tiveram ainda encomendações, criando, deste modo, a possibilidade de obte-

prémios. O primeiro classificado recebeu um prémio monetário de 10 mil escudos e um kit de materiais de trabalho no valor de 15 mil escudos, o segundo lugar teve um prémio de 5 mil escudos e kit de materiais e o terceiro lugar um kit de materiais.

7


AMBIENTE

Apelo à redução na utilização do plástico em Cabo Verde. A VI edição da feira, como anteriormente referido, arrancou no Dia Mundial do Ambiente, que este ano se assinalou sob o lema “Acabe com a poluição plástica”. Na cerimónia abertura o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que foi um dos visitantes da feira, aproveitou para apelar aos cabo-verdianos a reduzir cada vez a utilização do plástico em Cabo Verde, por forma a minimizar a poluição ambiental, um problema que já ganhou escala planetária e afecta o arquipélago. “Estima-se que por minuto estaríamos a comercializar cerca de um milhão de garrafas de plástico no nosso planeta. De acordo com os dados temos, cerca de cinco triliões de sacos de plástico no planeta, e isto está a ganhar uma proporção bastante perigosa para os ecossistemas, sobretudo, o ecossistema marinho”, frisou o governante. Neste sentido, salientou que os cabo-verdianos e residentes não podem ficar indiferentes perante esta problemática, tendo em conta a extensão do território marítimo existente em Cabo Verde e a importância do ecossistema marinho para a sobrevivência do país que é insular. “Ainda que tenhamos um país pequeno, todos nesse planeta estão convidados a

8


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

envolver-se na resolução desse problema. Portanto, a mensagem de hoje é de evitarmos ao máximo a utilização do plástico e na medida do possível reutilizar o plástico e buscar alternativa à sua utilização”, apelou. Gilberto Silva lembrou que o país já conta com uma lei do plástico. O desafio agora é apostar na fiscalização e na educação e sensibilização ambiental, pelo que realçou a importância da realização das feiras do ambiente, por parte da edilidade praiense, e que conta com uma forte participação das escolas.

População praiense mais consciencializada Seis anos passados sobre a realização da I edição da Feira do Ambiente e da implementação do programa de educação ambiental pela edilidade praiense, o vereador para área do Ambiente e Saneamento, Paulo Cesar Velhinho, considerou que hoje a população praiense está mais consciencializada para questões relacionadas com o meio ambiente, bem como do saneamento.

“Temos conseguido alcançar os objectivos que levaram à institucionalização da feira. Por exemplo, a nível do saneamento temos tido muitos ganhos. Hoje as pessoas não querem as suas zonas sujas e sabem que para tal têm de colaborar, não jogando lixo nas ruas”, disse. Contudo, salientou que há ainda algum caminho a percorrer já que a mudança de comportamento é um processo. “A partir do momento em que conseguirmos consciencializar a população de que ela tem de se preocupar com o meio ambiente e com o saneamento, só temos a ganhar”. Neste sentido o responsável para o sector do Ambiente no município da Praia indicou que que a realização da feira do ambiente é para continuar. Para além da feira, a Câmara Municipal desenvolve outras actividades visando a educação ambiental das pessoas naquela que é o maior centro urbano do país. De entre as instituições que participaram da feira este ano

9

estão a ANAS, a Electra, o INIDA, o INDP, a Delegacia de Saúde, a Câmara Municipal de São Domingos, a Câmara Municipal de São Miguel, Agir, Inktoner e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Movimento Civil para as comunidades, ADAD, Associação Lantuna, Associação Bons Amigos e a Cuercus Cabo Verde. Estiveram presentes ainda as escolas secundárias Pedro Gomes e Regina Silva, Liceu de São Domingos, Escola Secundária Amor de Deus, Centro Educativo Miraflores, Escola Secundária Cónego Jacinto, Liceu Achada Grande Frente, Escola Constantino Semedo, Pólo Educativo São Francisco, Escola Secundária de Salineiro, Escola de Achada Mato, de Pico Leão, Complexo Educativo, de São Miguel, Liceu Domingos Ramos e Escola António Nunes.


HOMENAGEM

A

Avenida que liga as rotundas de Lém-Ferreira e Achada Grande-Frente, na Praia, passou a ostentar o nome de Avenida António Mascarenhas Monteiro, uma homenagem da Câmara Municipal àquele que foi o primeiro presidente da Republica de Cabo Verde democraticamente eleito. A inauguração aconteceu no dia 09 de Junho, na presença de familiares do falecido Presidente, de altas entidades nacionais, membros do corpo diplomático e outros convidados, numa cerimónia que foi presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Além de atribuir o seu nome à Avenida à Câmara Municipal, sob proposta da Fundação António Mascarenhas Monteiro, QUEM VAI? vai edificar um busto do antigo presidente na Rotunda de Lém-Ferreira, sendo que o prazo para a inauguração desse memorial é de 12 de meses. Essa é, segundo o Presidente da Câmara Municipal, Óscar Santos, a forma que a autarquia praiense escolheu para homenagear e perpetuar na memória dos praienses e dos cabo-verdianos o nome daquele foi o primeiro presidente democraticamente eleito em Cabo Verde.

UMA HOMENAGEM AO 1º PRESIDENTE DEMO CR ATICAMENTE ELEITO

Apesar de não ter nascido no Município da Praia, António Mascarenhas Monteiro que é natural de Ribeira da Barca, concelho de Santa Catarina, estudou e viveu na Cidade da Praia, e era um munícipe preocupado com a cidade onde viveu uma boa parte da sua vida. “Entendemos que é uma justa ho-

10


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

menagem, porque foi o primeiro presidente eleito democraticamente em Cabo Verde e deu uma contribuição valiosa para a instalação da democracia em Cabo Verde”, justificou o edil. “Um gesto muito simbólico e bonito a um grande democrata” A cerimónia de inauguração, conforme referido, foi presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que classificou esse gesto para com o antigo presidente da república de “muito simbólico e bonito”. O actual Chefe de Estado recordou Mascarenhas Monteiro como um grande democrata e um grande estadista, acrescentado que esta é uma homenagem a um homem que foi uma das figuras mais marcantes da história política recente do país.

tanto amou, ter uma Avenida com o seu nome” Da parte dos familiares intervieram o filho Gamal Mascarenhas e a viúva Odete Pinheiro, que agradeceram a “nobre e justa homenagem” da edilidade praiense para com o ente querido. “Não sendo sua cidade natal ou de infância, Praia foi sem dúvida a cidade da sua expressão cidadã, onde fez os seus estudos secundários e onde se radicou após seus estudos superiores e sua participação na luta pela emancipação nacional”, considerou o filho Gamal Mascarenhas. Nas suas palavras, foi na capital cabo-verdiana que Tony, como era carinhosamente tratado pelos familiares e pelos amigos, dedicou

“Tony merece desta Praia, que ele tanto amou, ter uma Avenida com o seu nome. Ele não se sentia bem ou tão bem em nenhum outro lugar do mundo, senão na Praia”, confidenciou.

“É simbólico ter o seu nome numa avenida da capital, uma cidade onde ele viveu, onde ele estudou e que ele gostava. Portanto, a partir de agora, é o nome que fica aqui, e é a maneira de lembrarmos sempre do presidente Mascarenhas Monteiro”, disse o Presidente da República.

Satisfação e gratidão dos familiares “Tony merece desta Praia, que ele

A mesma satisfação foi partilhada pela viuva Odete Pinheiro que conheceu muito bem o apreço que Mascarenhas Monteiro nutria pela Cidade da Praia.

toda a sua energia às causas da reconstrução, da democratização e do desenvolvimento nacional, tendo sempre o interesse do povo cabo-verdiano como norteador da sua acção cidadã. “Essa nobre e justa homenagem enche a todos nós de júbilo, aumentando ainda mais o grande orgulho que sentimos de termos tido o privilégio de fazer parte da sua família e dos círculos da sua amizade”, enalteceu.

11

Falecido a 16 de Setembro de 2016, aos 72 anos, António Manuel Mascarenhas Monteiro foi eleito Presidente da República em 1991 e reeleito pela segunda vez em 1996, tendo permanecido no cargo até 2001. Entre 1977 e 1980, desempenhou o cargo de secretário-geral da Assembleia Nacional Popular, transitando, depois, para o Supremo Tribunal de Justiça que presidiu de 1980 a 1990. Mascarenhas Monteiro foi também um dos fundadores da Ordem dos Advogados e participou em diversas delegações internacionais de Cabo Verde.


CULTURA

DÉCIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL BADJA KU SOL CELEBRADO COM GRANDES NOMES DA MÚSICA NACIONAL


@fontebadjakusol

Depois de, em 2017, ter conseguido inscrever o nome de Cabo Verde no Guinness World Records (livro de recordes mundiais), com a maior cachupa do mundo, que era um dos grandes objectivos da empresa Cavibel, promotora do Festival Badja Ku Sol, este ano a organização apostou num cartaz de peso para abrilhantar o evento que completou 10 anos. Foram dois dias muita música que levou para a Praia da Gamboa, na Cidade Praia, milhares de pessoas que quiseram aproveitar bem o final de semana (07e 08 de Julho). “Quisemos dar a esse público que nos prestigiou com a sua presença dois dias de espectáculo com artistas que marcaram e continuam a marcar a música cabo-verdiana”, explicou a responsável de Marketing e Relações Públicas da empresa Cavibel, Hernídia Tavares. Do cartaz constaram artistas como Loony Johnson, Lura, Ferro Gaita, Ricky Boy, Kino Cabral, Grace Évora, Gil Semedo, Lejemea, Beto Dias, Dynamo, Blacka e Big Z Patronato. No primeiro dia do certame, realizado 7 de Julho, subiram ao palco Big Z Patronato, Loony Johnson, Lura, Ferro Gaita, Ricky Boy e Kino Cabral. Já no segundo dia o publico vibrou com Grace Évora, Gil Semedo, Lejemea, Beto Dias, Dynamo e Blacka. O público gostou do que viu e ouviu e espera mais para o próximo ano.


CULTURA

CIDADE DA PRAIA PARTICIPA NA XII REUNIÃO ANUAL DA REDE DAS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

O

presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, participou de 12 a 15 de Junho, em Cracóvia e Katowice, na Polónia, na XII Reunião Anual da Rede das Cidades Criativas da UNESCO que teve como lema “Confluências Criativas”. O evento contou com a participação de mais de 350 delegados, incluindo 40 autarcas, representando as 180 cidades-membro da Rede e proporcionou às cidades-membro e sectores criativos locais uma plataforma de conexão.

tentáveis por meio da cultura e mostrar suas iniciativas mais inovadoras. Segundo o documento final, durante o fórum propôs-se a realização de uma mesa redonda de alto nível sobre criatividade e sustentabilidade, falou-se das formas (abordagens e instrumento) para melhorar as

Da agenda comum estiveram questões relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo sido realçado que os mesmos só podem ser alcançados agrupando recursos, melhorando a comunicação em todas as fronteiras e abordando o futuro com uma visão estratégica. Além de estarem no centro do plenário deste ano onde foram apresentadas iniciativas inovadoras e criativas, os ODS também foram abordados nos workshops dos campos criativos. À margem da reunião, e como já vem sendo hábito desde de 2015, foi realizado o fórum dos presidentes das câmaras, uma plataforma essencial para demonstrar o compromisso político das cidades-membro com a criatividade e um espaço que serve para as mesmas compartilharem suas estratégias para construírem cidades mais sus-

cidades através da criatividade nas políticas municipais e das formas para contribuir para os ODS. Neste sentido, a Cidade Municipal da Praia propôs o desenvolvimento e a implementação de políticas para a promoção do turismo sustentável que crie empregos e promova a cultura e os produtos locais. De uma forma mais específica apontou-se para a promoção de políticas orientadas para o

15

desenvolvimento que apoiem as actividades produtivas, a criação de emprego decente, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação e incentivem a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas. O encontro foi ainda oportunidade para os membros reiteraram o compromisso com a Declaração de Missão e o Enquadramento Estratégico da Rede, integrando ainda mais cultura e criatividade em iniciativas, políticas e projectos implementados a nível local, com vista a facilitar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - incluindo a igualdade de gênero e juventude, empoderamento - bem como a Nova Agenda Urbana, em estreita parceria com a UNESCO. Também foi reiterado o compromisso com o fortalecimento da cooperação entre as cidades-membro e com os acordos institucionais consolidados, com vista a promover o intercâmbio de boas práticas, bem como facilitar a experimentação cruzada e a inovação. A Cidade da Praia foi eleita membro da Rede das Cidades Criativas da UNESCO no tema Música, em Outubro de 2017, passando a ser a segunda cidade africana e a décima nona a nível mundial a pertencer à Rede no domínio da música.


DESPORTO

GLOBAL RUNNING DAY: PRAIA ENTRE AS 24 CIDADES NO MUNDO A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) celebrou, no dia 06 de Junho, o Global Running Day (Dia Mundial da Corrida) e para assinalar a data foi promovida a 1ª edição da “IAAF Run 24:1” tendo como lema “Superando o Sol”. A “IAAF Run 24:1” é uma série de 24 corridas de uma milha (1 quilometro e 600 metros) que foram disputadas em todo o mundo, em 15 fusos horários diferentes para, em simultâneo, comemorar o Dia Mundial da Corrida, assinalado na primeira quarta-feira de Junho. Praia foi uma das cidades escolhidas, tendo o evento sido organizado a nível local pela Federa-

16

ção Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) em parceria com a Câmara Municipal da Praia e a Direcção-Geral do Desporto. Na capital cabo-verdiana, de acordo com a organização, a corrida contou com mais de um milhar de pessoas, cumprindo uma das exigências do evento, que teve transmissão directa através de uma plataforma digital criada pela IAAF. Na perspectiva do vereador do Desporto da Câmara Municipal da Praia, José Eduardo dos Santos, a escolha da Cidade da Praia para receber esse evento demonstra o prestígio que a mesma tem tido na organização de grandes eventos desportivos, como é o caso da Corrida da Liberdade, que vem


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

sendo realizada há dez anos. “Ao sermos escolhidos não poderíamos deixar passar em branco esta oportunidade de acolher na nossa cidade um grande evento mundial. A IAAF tem mais de 100 associados e entre esses escolheram 24 federações nacionais para acolher este evento”, regozijou-se o vereador.

O Global Running Day é um evento internacional que se celebra à escala mundial, sempre na primeira quarta-feira do mês de Junho, e constitui uma data de celebração para todos aqueles que gostam da corrida e da caminhada.

A corrida da Praia teve duas capitãs, designadamente Isménia Frederico, ela que foi a primeira atleta olímpica cabo-verdiana e Ariana Rodrigues, atleta fundista veterana , e contou com a prestigiosa participação do Presidente da República. Jorge Carlos Fonseca mostrou-se orgulhoso não só pelo facto de a Cidade da Praia ter sido escolhida para acolher este evento, mas também por ser uma cidade “activa, de ar livre, de espaços e com pessoas interessadas” na prática do exercício físico. Segundo o Chefe de Estado, este gesto demonstra que Praia e Cabo Verde estão em sintonia com o mundo e que todos os cabo-verdianos privilegiam as práticas saudáveis. No mesmo sentido Isménia Frederico considerou que essa corrida foi uma grande festa do desporto e um evento que ajudou a promover a prática do exercício físico, mas também a cidade capital e o arquipélago a nível mundial. “A nível do desporto acho que devemos abraçar mais, ser mais participativos e dinâmicos, não só pela prática do atletismo, mas pelo desporto em geral de modo a combatermos os males sociais que atingem muitos bairros da capital e do país, sobretudo a camada juvenil”, salientou. A 1ª edição da IAAF Run 24:1 contou ainda que a participação do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, do Diretor-Geral do Desporto, Anildo Santos, do vereador para área do Desporto da Câmara Municipal da Praia, José Eduardo do Santos, e de outras individualidades. Com partida do centro da Cidade da Praia, (Platô), pelas 17:00, a corrida desceu pela Avenida da Liberdade, passou pela Avenida de Cuba, e terminou no Largo de Quebra- Canela com actividade de “Mexemexê”.

17


DESPORTO

TORNEIO INTERZONA “SUBORBOLA” MAIS UM MOMENTO DE COMPETIÇÃO E CONVIVÊNCIA ENTRE JOVENS

18


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

Mais de 1500 jovens de várias localidades do Município da Praia estiveram envolvidos no torneio interzona denominado “Suborbola” desenvolvido nas modalidades de futebol de 11 e futsal. O torneio, promovido pela Câmara Municipal da Praia, no âmbito das actividades comemorativas do Dia do Município da Praia, decorreu de 05 de Maio a 23 de Julho saindo campeãs as equipas de Eugénio Lima, na modalidade de futebol de 11, e Di Nos - Achada Santo António, a nível do futsal. Ao todo participaram 40 equipas de futebol de 11 e 40 equipas de futsal, tendo os jogos sido realizados em simultâneo, em todos os campos relvados, placas desportivas e polivalentes da Cidade da Praia. Os jogos foram realizados em três fases. A primeira foi a fase preliminar disputada entre as equipas da mesma localidade. Para a segunda fase passaram os vencedores de cada zona, e desses saíram as equipas que representaram as cinco regiões administrativas que participaram na última fase da competição. A final foi disputada pelas equipas de Eugénio Lima e Achada Grande Frente, tendo saído vencedora a equipa de Eugénio Lima na modalidade de futebol de 11. A nível de futsal a final foi jogada entre as equipas de Di Nos de Achada Santo António e de Achadinha, tendo a equipa de Di Nos sagrado campeã. Segundo a directora da Juventude e Desporto, Zuleica Semedo, esta foi a 8ª edição do torneio interzona que este ano levou o nome de Suborbola por envolver praticamente todos os bairros periféricos da Cidade da Praia. O objectivo, de acordo com a mesma responsável, é de promover a sã convivência entre os jovens das várias localidades e ao mesmo tempo promover ainda mais o futebol na capital do país. A responsável pelo sector do desporto na Câmara Municipal da Praia destacou a evolução deste torneio que a cada ano que passa conta com a adesão de mais equipas e de maior número de bairros.

19


DESPORTO

COPA DA RIBEIRA: UMA COMPETIÇÃO DE AMIZADE E CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS BAIRROS

D

urante cerca de dois meses na Ribeira de Moinho, que separa as zonas de Vila Nova e Lém Cachorro da Fazenda, num campo de terra batida improvisada, foi realizada a Copa Ribeira. Os jogos, futebol de 11, decorriam à tarde e aos finais de semana. Participaram da copa 16 equipas de 16 bairros da Cidade da Praia, com a final a ser realizadas na tarde do dia 21 de julho. Este ano o torneio da Ribeira levou o nome da copa, por este o ano da realização do mundial de futebol, que teve lugar na Rússia, mas as competições da Ribeira do Moinho, já vêm de longa data e os jogos iniciam no mês de maio e junho e prolongam-se sempre até que chuva e as cheias destruam o campo. Um torneio que é promovido pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com as associações comunitárias, com objectivo de promover a amizade e a confraternização entre os jovens e entre os bairros, sobretudo, no período das férias. É uma forma de ocupar o tempo livre dos jovens e dar a esse espaço, que por altura das comemorações do Dia do Município, recebe a corrida de cavalos, outra dinâmica. “É também uma forma de promover a amizade e a confraternização entre os jovens. Usar o desporto como forma de convivência e ter os jovens afastados dos males sociais. Houve aqui a competição, mas houve também a união e a confraternização, e hoje estamos muito satisfeitos”, disse a directora do Desporto da Câmara Municipal, Zuleica Semedo.

20


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

RUA GELEIRA DO BAIRRO DE VILA NOVA

O GRANDE VENCEDOR DA COPA DA RIBEIRA

A

final da Copa Ribeira, teve lugar no dia 21 de julho, tendo em disputa as equipas de Barcelona de Achadinha Pires e Rua Geleira de Vila Nova, tendo saído vencedora a equipa Rua Geleira. Foi um jogo bem disputado, tendo as duas equipas ido para as grandes penalidades, durante a qual, os jovens de Vila Nova conseguiram marcar mais golos. Segundo o capitão do grupo, Leni Gonçalves, a equipa participa nos torneios da Ribeira há três anos, e sempre esteve na final, tendo este ano conseguido alcançar o seu objectivo que era de ser campeão. Trata-se conforme disse Leni Gonçalves, de uma iniciativa louvável da autarquia praiense, que contribui para afastar os jovens dos maus ambientes propícios para o consumo de drogas, bebidas alcoólicas e da prostituição. “Essa competição foi também uma oportunidade para conhecermos outros colegas e promovermos amizades entre jovens de diversas localidades, sobretudo nesse período e que muitos jovens estão em casa sem nada para fazer”, disse. Os três primeiros classificados receberam as taças de primeiro, de segundo e terceiro lugares e todos os jogadores que passaram à ultima fase receberam medalhas. Após da final da Copa a Ribeira a Ribeira do Moinho está a receber os jogos de futebol das crianças.

21


TECNOLOGIA

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA UMA CIDADE INTELIGENTE ATÉ 2025 A autarquia praiense quer no horizonte de 2015, ter uma cidade com soluções inteligentes, nas mais diversas áreas por forma a melhorar a qualidade de vida da população da capital do país. Com este propósito a CMP lançou em finais de Maio, em parceria com o Grupo Loid Engenharia e a Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC), o projecto “Smart Cities” e um concurso de ideias denominado “Smart Cities – Praia 2025 – Cidade com Sorriso”. O objectivo do projecto, segundo o vereador para a área do Urbanismo, Rafael Fernandes, é trazer alguma inteligência às aplicações da cidade, sobretudo para tornar mais amigável a relação do

22

cidadão com a cidade, através de diversos serviços, por forma a facilitar a vida das pessoas. “Encurtar caminhos, tornar os cidadãos mais próximos das instituições, tanto públicas como privadas, dentro de um território”, explicou o vereador. No fundo, o que se pretende é tornar mais eficiente os serviços, as infra-estruturas e os equipamentos e, sobretudo, tornar a cidade um sítio aprazível de viver. Rafael Fernandes apontou exemplos de aplicações para áreas de transporte público, recolha do lixo, farmácias de serviço, entre outras.


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

“A ideia é que até 2025 possamos ter uma cidade considerada inteligente e para tal as ideias devem começar a ser introduzidas agora” sustentou. Daí a realização do concurso de ideias denominado “Smart Cities – Praia 2025 – Cidade com Sorriso” direcionado, sobretudo, para os jovens como forma de lhes dar oportunidade de participarem no desenvolvimento de cidades inteligentes e de entrarem no mundo fascinante da tecnologia e do desenvolvimento, criando soluções inteligentes que melhorar a qualidade de vida das populações.

resíduos sólidos, educação, saúde e governança. Ao todo, foram recebidas um total de 60 ideias enviadas por 50 candidatos, dos quais 44 são do sexo masculino e seis do sexo feminino. Estes candidatos tiveram oportunidade de participar em finais de Junho num workshop para trabalharem e aprimorar as ideias e depois têm mais três meses para apresentarem os projectos finais que vão ser avaliados por um júri. “A equipa de júri vai avaliar a parte da viabilidade, o impacto na comunidade e a inovação, sendo que a oportunidade maior é o facto de os vencedores transformarem suas ideias numa possível empresa que venha a ser rentável e exportar o serviço para outras partes”, conforme explicou o representante da AJEC, Luís Frederico.

“Queremos que os jovens imaginem como é que gostariam de ter a Praia em 2025 com as novas tecnologias e apresentar soluções de inovação para que tenhamos uma cidade inteligente, que promova o desenvolvimento económico”, sustentou Loide Monteiro, presidente do grupo Loid Engenharia. “Podemos aplicar inteligência em qualquer actividade dentro de uma cidade. Sabemos que há muitas pessoas com ideias brilhantes, mas falta uma plataforma para apresentar e depois aplicar as mesmas”, acrescentou a engenheira Loide Monteiro. O concurso abarca eixos como eficiência energética, água, novas tecnologias, tratamento de

Depois haverá um prazo de 30 dias para os elementos do júri fazerem a selecção. Os premiados, no total nove, serão conhecidos no mês de Outubro, conforme os organizadores. De acordo com Loide Monteiro, pretende-se que o próximo passo seja a incubação das ideias que vencerem, isto é, transformar essas ideias em “Start-Ups” de onde sairão os produtos que vão ser implementados na urbanização inteligente que se quer para a Cidade da Praia.

23


COOPERAÇCÃO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA “IMPRESSIONADO” COM OBRAS REALIZADAS NA CIDADE DA PRAIA

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, esteve a visitar o Município da Praia nos dias 08 e 09 de Junho. Uma resposta a um convite do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, e cujo objectivo era de mostrar in loco ao Chefe de Estado as obras de requalificação em curso e o desenvolvimento da Cidade da Praia, no geral. Acompanhado do edil praiense,

dos vereadores, do presidente da Assembleia Municipal e de eleitos nacionais e municipais, Jorge Carlos Fonseca visitou as obras da rua pedonal Diogo Gomes, das ruas Ténis e dos Correios, visitou o mercado municipal e a rua pedonal, o projecto de micro jardinagem e a Guarda Municipal. O Presidente da República visitou ainda as obras de drenagem da ribeira da entrada do Paiol, ago-

24

ra inauguradas, as obras de drenagem e do miradouro de Ponta d’Água, da drenagem de fundo Calabaceira, as obras na encosta do Pensamento e o campo de futebol do mesmo bairro e a Ribeira de Fonton. Depois de percorrer as diversas localidades e de visitar as obras realizadas, Jorge Carlos Fonseca disse que gostou do que viu, e afirmou que a Cidade da Praia está a


PRAIA CIDADE EM MOVIMENTO

crescer e a crescer bem. “Tive a oportunidade de visitar os trabalhos de requalificação urbana e a percepção que eu tenho é que a Cidade da Praia está a crescer e a crescer bem, no essencial. Já vi uma projecção na Câmara Municipal, mas queria verificar a pé a andar, ver e ouvir as explicações para ter uma noção mais real das coisas”, disse o PR reiterando que gostou do que viu. Para justificar a sua opinião, Jorge Carlos Fonseca citou o exemplo da localidade de Fonton, que, segundo disse, era considerado o foco da maior incidência do paludismo na Cidade da Praia, mas que com os trabalhos realizados pela Câmara Municipal saiu dessa condição de grande foco dos mosquitos e das doenças de transmissão vectorial. “Quando houve aqui o surto do paludismo (2017) o representante da OMS esteve a dizer-me que as zonas de Fonton e Cobon eram zonas de grande incidência de paludismo. A taxa tem diminuído grandemente em virtude das obras de requalificação que foram realizadas nessas zonas”, enalteceu o Chefe de Estado que destacou a forma amistosa como foram recebidos pelos moradores durante a visita a essas localidades. Durante a recepção nos Paços no Concelho, no início da visita, Jorge Carlos Fonseca foi brindado com a apresentação do projecto “Praia do Futuro”, um instrumento que projecta a Cidade da Praia no horizonte 2020-2030, estando previstas

várias obras estruturantes para preparar a capital do país para os desafios que se avizinham.

sidade de perspectivar a cidade para os próximos 10 anos”, salientou.

No final da visita, o Presidente da República afirmou que há uma visível dinâmica de crescimento da capital e de procura de harmonização dos bairros com assimetrias claras.

“Há uma visível dinâmica de crescimento da capital”

“Esse esforço deve prosseguir com determinação e ambição”, recomendou. Uma recomendação prontamente acatada. Aliás, a determinação da autarquia praiense tem sido sistemática, indicou o edil Óscar Santos. O autarca disse que a cidade capital do país está a crescer “bastante”, pelo que urge a sua preparação para os desafios que se impõem com esse crescimento. “Neste momento Praia conta com uma população estimada em 170 mil habitantes e uma população ambulante de 30 mil pessoas, daí a neces-

25

O projecto “Praia do Futuro” prevê a criação de túneis para ligar as zonas de Chã de Areia / Terra Branca e Sucupira /Avenida dos Combatentes. Igualmente previsto está a instalação de teleféricos e viadutos nos bairros de Vila Nova e da Fazenda. Projectos que na perspectiva do edil visam, sobretudo, melhorar a mobilidade, tendo em vista a previsão do aumento dos investimentos, sobretudo em hotéis, na capital cabo-verdiana. “Acho que foi uma boa experiência mostrar ao senhor presidente tudo que está a acontecer na Cidade da Praia porque muitas vezes as pessoas moram na Cidade da Praia, mas não conhecem muito bem a cidade. Portanto, são obras estruturantes para elevar a autoestima dos praienses”, salientou.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.