
1 minute read
Incentivo aos esportes radicais
O incentivo às diversas modalidades esportivas em Jundiaí sempre foi uma constante. Em 2010, o município investiu nos esportes radicais. Um dos eventos de destaque que marcou essa nova tendência na cidade foi a Virada Jovem do Interior Paulista.
O evento, promovido pela prefeitura de Jundiaí, através da Assessoria da Juventude do município e outras secretarias, segue o modelo da Virada Cultural Paulista.
Advertisement
A 1ª edição foi realizada com a presença de um grande público. Em cada ponto da cidade aconteceram apresentações artísticas para todos os gostos, além de shows musicais, exposições e atividades interativas.
Festival Radical
O Complexo Esportivo José Brenna, no bairro do Sororoca foi o palco do Festival Radical de Jundiaí.
O local reuniu skatistas, ciclistas e patinadores roller. O evento reuniu uma variedade de praticantes dessas modalidades radicais. Destinado aos atletas com até 17 anos de idade, o Festival atraiu 1,2 mil pessoas.
Os primeiros colocados receberam troféus e medalhas. O primeiro colocado na categoria skate foi Renato Barros Soares, na categoria Bike foi Vinícius Portela e no roller foi Wesley.
Programa Segundo Tempo
Fruto da parceria entre a prefeitura de Jundiaí e o Ministério do Esporte, o Programa Segundo Tempo já atraiu muitas crianças e adolescentes nos contraturnos das aulas regulares.
Desde 2009 o Programa foi instalado no município. De lá para cá, os participantes, de 7 a 17 anos vem realizando atividades esportivas e de lazer, nos complexos esportivos de Jundiaí.
As modalidades esportivas disponibilizadas para os alunos são: ginástica artística e rítmica, atletismo, natação, basquete, handbol, futsal, futebol de campo, tênis, karatê, judô, taekwondo e capoeira.
Ao final das atividades os alunos recebem um lanche para repor as energias. Os monitores do Programa são universitários dos cursos de pedagogia e educação física, que realizam esse trabalho sob o acompanhamento de coordenadores.