
1 minute read
Economia forte
Notoriamente conhecida por sua economia pulsante, Jundiaí a cada ano se destaca ainda mais no cenário econômico do país, por sua forte economia.
Com localização privilegiada, o município recebe todos os anos novas empresas e empreendimentos imobiliários. A industrialização jundiaiense foi bem estruturada. A cidade vivenciou determinados ciclos econômicos que contribuíram para formar a crescente economia dos dias atuais.
Advertisement
Com mais de 30 ramos industriais, entre eles bebidas e alimentos, Jundiaí alcançou a nona colocação no ranking que divulga o Produto Interno Bruto (PIB), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com R$ 15,1 bilhões.
Muitas indústrias instaladas no município não param de investir na ampliação das suas unidades. Dessa forma, a cidade gera renda e emprego para a população. Em 2010, a cidade foi a primeira colocada no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal dos municípios brasileiros, com mais de 300 mil habitantes. As áreas que serviram de base para o resultado do índice foram: educação, saúde e emprego & renda.
Qualificação dos munícipes
Um dos fatores que contribui diretamente para o desenvolvimento de Jundiaí é a mão de obra qualificada da população.
A prefeitura da cidade investe no setor de formação profissional e garante as empresas instaladas e que se instalarão no município, trabalhadores capacitados para as mais variadas funções. São FATEC, ETEC, SENAI, SENAC, além de faculdades e de cursos profissionalizantes gratuitos, na cidade, que todos os anos formam profissionais qualificados para as indústrias de Jundiaí.
Agricultura em alta
A agricultura jundiaiense em 2010 teve um grande papel de destaque. Os incentivos realizados no setor superaram as expectativas previstas de crescimento. O apoio que a prefeitura deu a agricultura, através da sua Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foi primordial para o desenvolvimento da área rural.
Através de seminários de capacitação do agricultor e de visitas aos locais de produção agrícola, o agronegócio deu um salto na produção e comercia- lização de seus produtos. Essa representatividade do setor é fruto da política séria adotada pelo município de incentivo aos trabalhadores rurais e a valorização da produção agrícola.

Os programas desenvolvidos pela Secretaria são: Programa de Monitoramento de Fertilidade do Solo, Programa de Qualificação da Mão de Obra, Programa Campo Limpo e o Programa Saúde no Campo. Todos os Programas visam à melhoria da qualidade da produção, bem como a qualificação dos agricultores e a orientação no manuseio de agrotóxicos.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Jundiaí contou com a parceria de alguns órgãos do município para a realização desses Programas. Hoje, o agricultor conta com incentivos e apoio desde a preparação do solo para o plantio, passando pelo descarte das embalagens dos agrotóxicos até a comercialização dos produtos.