2 minute read

A cidade mais competitiva do Brasil

Programa Minha Empresa

Para incentivar o crescimento e evitar que as micro, pequenas e médias empresas de Barueri encerrem suas atividades, a prefeitura, em parceria com o Sebrae e a aceleradora de negócios InovaHub implantou o Programa Minha Empresa.

Advertisement

Através da sua Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), o município trabalhará com as startups e as micro, pequenas e médias empresas, inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e sediadas na cidade.

As empresas, que se inscreverem no Programa terão acesso aos conteúdos e mentorias online.

Esse material de conhecimento poderá ajudar os empreendedores a alcançarem novos patamares de crescimento.

As estartups, que participarem do Programa Minha Empresa, ainda disputarão uma vaga no reality show “Batalha das Startups – Etapa Barueri”. A vencedora receberá um prêmio de R$ 1 milhão em aceleração e mídia e mais uma viagem ao Vale do Silício, nos EUA. Já as micro, pequenas e médias empresas concorrem a um prêmio de R$ 100 mil em mídia e participará de um reality show, exibido no programa Inova 360.

Pelo segundo ano consecutivo, Barueri foi eleita à cidade mais competitiva do Brasil, de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo.

A cidade lidera o ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios. Em 2021, ela alcançou a nota geral de 68,26 pontos; a diferença dessa pontuação para a do ano anterior é de 3,93 pontos acima do que sua nota obtida no ano anterior.

O estudo do CLP analisa três dimensões: Insti- tuições, Sociedade e Economia; no qual são analisadas 13 categorias: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Dentre os 411 municípios, com mais de 80 mil habitantes, Barueri alcançou a primeira posição, seguido pelos municípios de São Caetano do Sul/SP e Florianópolis/SC; respectivamente.

Semana do Empreendedorismo feminino

A prefeitura de Barueri, através da sua Secretaria da Mulher e em parceria com o Sebrae, realizou a Semana do Empreendedorismo Feminino.

O evento tem o objetivo de criar novas oportunidades para o empreendedorismo feminino, com encontros e palestras relacionados ao tema. Nos dias do evento há exposição dos produtos das empreendedoras baruerienses.

Permanentemente, a cidade conta com o posto Sebrae Aqui Mulher, que auxilia as mulheres da cidade a buscarem seus objetivos e a montarem seus negócios. No local é possível obter informações sobre como ser um Microempreendedor Individual (MEI).

Programa Meu futuro

Voltado para a qualificação profissional do cidadão barueriense, o Programa Meu Futuro, da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho oferece gratuitamente cursos profissionalizantes.

Dentre os cursos oferecidos estão os de eletricista autônomo, controlador de acesso, processos gerenciais e gestão de pequenos negócios. As aulas ficarão disponíveis na plataforma on-line, para acesso dos alunos.

Evolução Consolidada

Com localização privilegiada na região, o Iguatemi Alphaville está localizado entre as alamedas Rio Negro e Xingu, na principal entrada e no coração do bairro. Em seu projeto concebido no conceito multiuso: além do shopping, abriga a iTower, uma torre de escritórios, foram incorporados aspectos de sustentabilidade.

Sua arquitetura traz grandes skylights que proporcionam total integração com o exterior e oferecem ao público luminosidade natural, proximidade com a natureza e uma vista privilegiada.

No mix de lojas, com marcas consagradas e exclusivas, as novidades estão sempre presentes. Entre as mais recentes, figuram a nova loja LeLis Blanc, a loja Tânia Bulhões e os restaurantes Sushi Nouveau e Camponesa, que enriqueceram um dos polos gastronômicos mais fortes da região. Na área de entretenimento, destaque para a reabertura da Sala Júnior da Cinépolis, a primeira do gênero na América do Sul.