Newsletter Entre Nós CEERDL | 2020

Page 1

JAN - DEZ

UM ANO MARCADO PELA PANDEMIA… COVID-19

|1


Nota Introdutória Um Ano Longo e Difícil O contexto pandémico vivido em 2020 colocou às Organizações novos e inesperados desafios. O CEERDL adaptou-se. Reequacionou o funcionamento dos serviços, definiu o Plano de Prevenção e Contingência e a partir dele adotou medidas que garantiram a proteção e segurança de TODOS, especialmente das pessoas que atende. A Organização planeou, reagiu e manteve a sua atividade adaptando-se às novas regras e às novas necessidades de atendimento. Mesmo nas alturas em que o Centro de Atividades Ocupacional, Fórum Sócio Ocupacional e Centro de Reabilitação Profissional suspenderam o atendimento presencial, o apoio e a intervenção continuou à distância ou no domicílio. Embora tenha sido um ano atípico, em que muitas atividades e projetos foram adiados e outros adaptados, selecionamos um conjunto de acontecimentos que ilustram a resistência e o vigor do CEERDL. Foi decisivo a consciencialização dos colaboradores e a assunção do papel que cada um desempenha na Proteção do outro, no dever quotidiano de cumprir com a MISSÃO Organizacional e da responsabilidade que temos para com os mais vulneráveis. A corresponsabilização de cada um, a nossa capacidade de resiliência, a coesão de TODOS, fez a diferença nesta batalha!

Missão C E E R D L Prestar serviços que promovam a qualidade de vida de grupos vulneráveis e suas famílias e que possibilitem as condições de acesso aos seus direitos de cidadãos, em igualdade de |2 oportunidades.


Em retrospetiva… VISITARAM-NOS... ANDEBOL ADAPTADO | AJUDAS TÉCNICAS PROJETO MYMACHINE - MAQUINA ARCO IRIS PROGRAMA ECO ESCOLAS SIGNIFICATIVO AZUL | PAPEL POR ALIMENTOS ATIVISMO MUNDIAL RESULTADOS PARCERIAS PARA A EMPREGABILIDADE PARCERIA COMERCIAL GRUPO BARROS & MOREIRA ATIVIDADES FÓRUM PRÉMIO FIDELIDADE COMUNIDADE - FILME INOVAÇÃO & CONHECIMENTO RESPOSTAS SOCIAS - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO SERVIÇOS À COMUNIDADE - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO CENTRO REABILITAÇÃO PROFISSIONAL - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA A INCLUSÃO - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO SEPARA & GANHA MANUTENÇÃO MATA RAINHA D. LEONOR E PARQUE D. CARLOS I PRODUTOS DA MATA SPORTING CLUBE DAS CALDAS - VOLEIBOL MISSÃO CONTINENTE - GRUPO SONAE SELO DE BOAS PRÁTICAS - SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO PARTICIPAÇÃO SOCIAL - ANA SARAMAGO CABELEIREIROS REVISTA FENACERCI CAMPANHA PIRILAMPO MÁGICO INICIATIVAS SOCIAIS - GRUPO JERÓNIMO MARTINS CASES -RANKING COOPERATIVAS DO RAMO SOLIDARIEDADE SOCIAL CANDIDATURAS E PROJECTOS CANDIDATURAS PARES - OBRAS DE REAQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO CANDIDATURAS NÃO SELECIONADAS E PROJECTOS ADIADOS APOIOS A EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE PROTEÇÃO ESCOLA DE SARGENTOS DO EXÉRCITO - CABAZES DE NATAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAÚL PROENÇA - CABAZES DE NATAL Visão C E E R D L Participar ativamente na construção de uma sociedade que olha a diferença com igualdade, visando a qualidade de vida e a integração social.

|3


VISITARAM-NOS... Em janeiro, tivemos oportunidade de receber no CACI (centro de atividades para a capacitação e inclusão) alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Raul Proença. Estas visitas têm objetivos de sensibilização para as questões da não discriminação, aceitação e inclusão social, procurando proporcionar momentos de aprendizagem, e de oportunidades que eduquem para a diversidade e para a cidadania. As crianças foram inseridas em pequenos grupos nas áreas ocupacionais, atividades físicas, movimento animação e drama criativo, conhecimentos gerais, TIC, artes manuais, interagindo com os clientes, e sendo por estes instruídos para realização das atividades. Partilharam ainda formas alternativas de comunicação e meios de compensação, nomeadamente a utilização do sistema Braille, pictogramas, capacete de ponteiros e outros produtos de apoio que atenuam as limitações ao nível da participação das pessoas com incapacidades.

|4


ANDEBOL ADAPTADO A Associação Cister Sport de Alcobaça clube de andebol de Alcobaça convidou o CEERDL para o desenvolvimento da prática de andebol na população com deficiência intelectual, enquanto foi possível realizar atividades e intercâmbios desportivos, estiveram envolvidos na descoberta desta modalidade, clientes do CAO, Fórum e Clube do Cliente.

AJUDAS TÉCNICAS No início do ano acompanhámos 5 clientes do CACI ao Centro de Paralisia Cerebral da Calouste Gulbenkian, para avaliação de produtos de apoio, nomeadamente cadeiras de rodas e respetivos acessórios. Foi apresentada e aprovada candidatura ao Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) da segurança social. As cadeiras estão já em utilização e têm sido essenciais á melhoria da qualidade de vida destes clientes. |5


PROJETO MYMACHINE - MAQUINA ARCO IRIS

No ano letivo 2019-2020, os formandos do Centro de Reabilitação Profissional (CRP), foram desafiados, pelos alunos do 4º ano do Complexo Escolar do Furadouro – Óbidos, a participar na construção da máquina “arco iris”. Esta máquina, tem como objetivo contribuir para afastar as moscas da sala da aula. A atividade foi desenvolvida ao abrigo da parceria com o projeto “MyMachine”.

Desenho máquina arco-íris alunos 1º e 2º ano CE Furadouro

|6


PROGRAMA ECO ESCOLAS No âmbito da candidatura ao Programa Eco-Escolas, os formandos definiram o “ECOCódigo”; elaboraram um cartaz para divulgação do mesmo;

e em Dezembro, participaram num concurso promovido em parceria com Compal intitulado “Os enfeites de Natal são por tua conta”, que foram elaborados com recurso a embalagens tetra-pack.

|7


SIGNIFICATIVO AZUL

No âmbito da parceria “Significativo Azul” celebrada entre o CEERDL e a PSP, foram realizadas duas ações de sensibilização subordinadas aos temas: “Violência Doméstica e Violência no Namoro”, a 4 de dezembro; e “SIM À DiFERENÇA”, a 14 de janeiro, tendo sido participadas por formandos de vários cursos.

PAPEL POR ALIMENTOS No âmbito da Campanha “Papel por Alimentos”, um grupo de formandos deslocou às instalações do Banco Alimentar do Oeste para proceder à entrega de papel e material informático inutilizado, com o objetivo de serem “trocados” por alimentos para quem mais necessita.

|8


ATIVISMO MUNDIAL

A “MARATONA DE CARTAS”, é o maior evento de ativismo do mundo, organizado pela Amnistia Internacional. Tem como objetivo sensibilizar para um conjunto de casos selecionados de pessoas que viram os seus direitos violados, fazendo pressão para que as autoridades atuem imediatamente e para que todos os que abusam de direitos humanos sejam apresentados à justiça. O evento decorreu entre 1 de novembro e 31 de janeiro, sendo que pela primeira vez a assinatura das cartas se efetuou exclusivamente em formato digital, bastando inserir o código atribuído à escola. O CEERDL contou com a participação de cerca de 52 formandos que quiseram dar o seu contributo nesta ação. |9


RESULTADOS PARCERIAS PARA A EMPREGABILIDADE No decurso de 2020, contrariando o impacto pandémico na economia, os resultados obtidos no apoio à empregabilidade e Ocupação socioprofissional dos nossos clientes foram surpreendentes, possíveis graças ao trabalho de parceria desenvolvido com as entidades parceiras da região, assim como com o Centro de Emprego Local. Qt./Vínculo

9 (nove) CEI+ Contrato de Emprego Inserção

8 (oito) CTC Contratos a Termo Certo

2 (dois) EI Estágio de Inserção

Entidade Parceira

Função/Tarefa

Centro de Apoio Social do Nadadouro

Limpeza

Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor CRL

Ajudante Familiar

Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira

Ajudante Familiar

Montepio Rainha Dª Leonor-Centro Apoio Idosos Dr.E

Lavadeira e Engomadora de Roupa

Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor CRL

Operador de Jardinagem

Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha

Cantoneira de Limpeza

Junta de Freguesia de Benedita

Cantoneiro de Limpeza

Sociedade de Instrução e Recreio "Os Pimpões"

Trabalhador de Limpeza

Casa do Povo do Concelho de Óbidos

Trabalhador Limpeza

Centro Hospitalar do Oeste E.P.E - Unidade C. Rainha

Serviço de Aprovisionamento

Centro Hospitalar do Oeste E.P.E - Unidade C. Rainha

Arquivo - Apoio Serviço Financeiro

Pedro Miguel Teófilo Lucas - Flores & Companhia

Operador de Jardinagem

União Freguesias C. Rª N.S.Pópulo Coto e S.Gregório

Operador de Jardinagem

João Costa Carvalho Teixeira

Operador Agrícola

Condomínio Residencial D. Dinis

Auxiliar de Serviços Gerais

Paraíso do Coto, Lda

Ajudante de Cozinha

RainhaDis - Sociedade de Distribuição, S.A (E.Leclerc)

Tarefas de Armazém / reciclagem

Vale & Costa, Lda - Maratona Café

Auxiliar de Cozinha

Briofer Unipessoal Lda

Auxiliar de Serralheiro

2 (dois) OE João Costa Carvalho Teixeira Ocupação em Obiverde, Lda. Empresa

Trabalhador Agrícola Floricultor

| 10


O GRUPO BARROS & MOREIRA O Grupo Barros & Moreira é parceiro comercial do CEERDL para a realização de “Trabalho à Tarefa” no Fórum Sócio Ocupacional. Este ano ampliaram a sua contribuição e participação social, aumentando o envolvimento de empresas do grupo: BMwood - mobiliário de banho, BMglass - soluções de vidro e a BMplast injeção de termoplásticos. O trabalho realizado implica a montagem e ensacamento de acessórios para mobiliário de casa de banho. Esta parceria suporta a dinamização de atividades de reabilitação funcional e estabilização emocional. Alcançar objetivos em grupo, aumentar ritmos de execução, melhorar capacidade de decisão e de autonomia, permanecer focado na tarefa, são alguns dos benefícios que os nossos clientes têm alcançado. Esta parceria tem ainda contribuído para a redução da estigmatização social pelo reconhecimento da participação útil na produção de produtos comercializados em todo o país e no exterior. Em 2020, foram entregues 52.037 embalagens, com um retorno financeiro de 1.561,11€ https://ctesi.pt/pt/grupo-bm/sobre-o-grupo-bm

| 11


ATIVIDADES FÓRUM Após alguns meses de interrupção devido à pandemia, foi tempo de nos reencontrarmos e pormos mãos à obra, no envolvimento em diversas atividades estruturantes, com significado, que visam o desenvolvimento de competências...

….a melhoria da funcionalidade e participação na dinâmica organizacional...

… e ainda, a participação em atividades que contribuem para o bem-estar de todos como sendo, a manutenção de espaços verdes, quer das instalações do Fórum, quer na Mata e, o corte, embalagem e comercialização de lenha - Produtos da Mata.

| 12


PRÉMIO FIDELIDADE COMUNIDADE - FILME O projeto “Cozinha Pedagógica” foi um dos premiados na 2ª edição do prémio Fidelidade Comunidade em 2018. Este apoio proporcionou a renovação e apetrechamento da cozinha do Fórum Sócio-Ocupacional por forma a permitir desenvolver novas competências a 20 pessoas com doença mental, apoiando-as no treino da sua autonomia em atividades diárias. A execução do projeto foi acompanhada pela equipa da Fidelidade Comunidade, que em 2020 editou um vídeo em parceria com as entidades/projetos vencedores. O vídeo encontra-se disponível em https://www.dropbox.com/s/2ydygxcobetb14r/CEERDL%20Legendado.mov?dl=0

| 13


INOVAÇÃO E CONHECIMENTO O estudo de avaliação das “atitudes das crianças e jovens para com os seus pares com necessidades educativas especiais” surge no âmbito do projeto FantochARTE, realizado em meio escolar, e visa contribuir para a compreensão das atitudes das crianças e jovens do 1º ciclo para com os seus pares com necessidades educativas especiais (nee). FantochARTE é um projeto de intervenção comunitária promovido pelo CEERDL e apoiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR) que visa, através da dinamização do Teatro de Fantoches, sensibilizar crianças e jovens para a inclusão social. Contou com a parceria do Agrupamento de Escolas Raul Proença de Caldas da Rainha e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Bombarral, igualmente parceiros do Centro de Recursos para a Inclusão. Objetivos

Instrumento e Metodologia

1. Estudar as atitudes dos alunos do 1º ciclo para com os seus pares com necessidades educativas especiais. 2. Desenvolver nas crianças e jovens a aceitação da diferença e atitudes de não discriminação. 3. Promover o contacto dos alunos de 1º ciclo e comunidade escolar com pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e problemas de saúde mental. 4. Promover a literacia em saúde mental e emocional.

Foi obtido consentimento para utilização do instrumento por parte do primeiro autor do estudo de adaptação para português da escala - Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps (Dias, Sousa, Gonçalves, Flores & Pérez, 2016); bem como às adaptações propostas à versão reduzida, com o propósito de se poder contribuir para um estudo preliminar de adaptação do questionário a uma população de crianças mais jovens, especificamente, do primeiro ciclo. Deste modo, e a fim de facilitar a compreensão dos itens, foi efetuada introdução de símbolos (smiles) escolhidos de acordo com a expressão que mais se adequa e, complementar à escala de tipo Likert (discordo totalmente, discordo, não sei, concordo, concordo totalmente), em tom de cor gradiente para uma melhor perceção por parte das crianças. Estes e outros cuidados metodológicos extra foram igualmente refletidos com o autor da escala, numa relação de colaboração entre a equipa técnica e o investigador.

| 14


INOVAÇÃO E CONHECIMENTO Procedimento A aplicação do questionário deu-se em dois momentos: (1) fase de pré-teste e (2) fase de pós-teste, tendo como objetivo a comparação de resultados antes e após a exposição dos alunos ao teatro de fantoches, cujas histórias foram desenvolvidas por clientes do Fórum Sócio-Ocupacional. Após os dois momentos de recolha, procedeu-se à análise dos dados com recurso ao programa estatístico SPSS, tendo os resultados sido categorizados em diversos índices de aceitação social.

Resultados Preliminares Após a exposição ao FantochARTE, verificou-se um aumento do índice médio de aceitação social na amostra total (N= 432; =4.12) quando comparado com a fase pré-teste (N=461; =3.98). Os resultados sugerem que a exposição dos alunos ao fantochARTE aumentou os níveis de aceitação social face aos seus pares.

Conclusão

Consentimento Informado e Confidencialidade

Os resultados preliminares são bastantes satisfatórios e sugerem que o contacto com pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais/problemas de saúde mental e a exposição a programas de sensibilização influenciam favoravelmente as atitudes dos alunos do 1º ciclo face aos seus pares com necessidades educativas especiais. Podemos, pois, concluir, que o contacto contribui para a aceitação social, sendo muito importante que seja promovido em idades precoces.

O presente estudo cumpriu todas as normas éticas para estudos desta natureza, nomeadamente, pedidos de autorização para recolha de dados às entidades competentes e encarregados de educação, bem como garantia do anonimato e confidencialidade dos dados.

| 15


RESPOSTAS SOCIAS - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO O Serviço de Apoio Domiciliário e o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação (CAARPD), mantiveram o seu atendimento, durante todo o ano. Seguindo as recomendações da DGS e orientações da entidade tutelar ajustaram o acompanhamento por forma a garantir resposta às necessidades dos clientes. Alguns atendimentos passaram a ser feitos com recurso às tecnologias, por videochamada/ telefone e reforçaram-se atividade/apoios no domicílio. Nos períodos em que o Fórum Sócio ocupacional e Centro de Atividades Ocupacionais, suspenderam as atividades presenciais, manteve-se o acompanhamento aos clientes destes serviços também por videochamada/telefone e apoios no domicílio.

| 16


RESPOSTAS SOCIAS - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO Os residentes com maiores dependências e vulnerabilidades, viram as suas rotinas substancialmente alteradas. Acautelando a saúde dos clientes e colaboradores, foi assegurado um atendimento ajustado ao contexto pandémico mas sempre de resposta adequada às necessidades individuais e de grupo. O Lar Residencial reinventou-se, funcionou 24h ao dia e foram reajustados os planos de atividades e planos individuais. Pela impossibilidade de frequentarem presencialmente os seus contextos ocupacionais, na residência foram desenvolvidas atividades de estimulação socio cognitiva, motora e sensorial, e atividades lúdicas e recreativas adaptadas.

Os residentes com maior autonomia e os de Residência Autónoma, mantiveram sempre as suas atividades de ocupação, formação ou emprego, cumprindo-se regras de proteção e o condicionamento de atividades sociais.

| 17


SERVIÇOS À COMUNIDADE - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO Os Serviços à Comunidade mantiveram a sua atividade, durante todo o ano, com a exceção da piscina da rainha. No entanto, a atividade esteve condicionada pelo próprio mercado de venda e pelo cumprimento das obrigações governamentais ao funcionamento de cada uma das atividades. As atividades de piscina foram suspensas no confinamento de Março. Por opção do CEERDL, a piscina não reabriu até ao final do ano, uma vez que atende maioritariamente pessoas com mais de 60 anos e com saúde vulnerável. As limitações à circulação e os períodos de confinamento condicionaram o mercado empresarial e particular. A utilização deste serviço desceu abruptamente por comparação ao ano anterior. No entanto, registou maior movimento na altura de verão, fase em que as restrições abrandaram. As regras ao funcionamento da restauração foram apertadas e constrangeram o funcionamento do refeitório durante todo o ano. Em períodos de confinamento e/ou suspensão da prestação nas instalações, o refeitório funcionou normalmente para clientes e colaboradores e em take away ou em serviço de esplanada para clientes externos. O serviço de jardinagem ocorreu durante todo o ano. No entanto, por razões de confinamento e económicas, houve clientes que pediram a suspensão da prestação. A área de produção e comercialização de flores de corte foi a mais afetada financeiramente pela situação pandémica. Apesar de nunca ter sido encerrada ou suspensa, o mercado de venda paralisou, sendo inexistente em algumas fases a comercialização. Especialmente comprometida foi a campanha da Páscoa, cujo confinamento e encerramento de atividades e eventos impossibilitou a venda de flores prontas a colher e entregar. | 18


CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO O Centro de Reabilitação Profissional adaptou o seu funcionamento e instalações ao contexto pandémico, no seguimento das orientações das entidades de tutela. A prestação de serviços de formação e apoio à integração e manutenção do emprego, exigiu adaptação de horários e de grupos formativos, ajuste das formas tradicionais de acompanhamento e articulação com empresas e famílias. Em altura de confinamento, foram suspensas as atividades formativas tendo sido realizadas atividades imprescindíveis para a fase de retoma, nomeadamente o acompanhamento individualizado a formandos, com recurso às novas tecnologias; atualização de bases de dados e dossier técnico-pedagógico; manutenção dos espaços formativos ajardinados e agrícolas; criação de novos espaços de refeição e de formação ao ar livre; reorganização de espaços formativos, de atendimento e secretaria de forma a assegurar as recomendações da DGS.

CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA A INCLUSÃO - ADAPTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO À semelhança com as demais atividades letivas, o Centro de Recursos para a Inclusão manteve a prestação de todos os apoios especializados: psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e psicomotricidade, com recurso essencialmente à modalidade à distância, privilegiando o contacto próximo com as famílias e garantindo atendimentos individualizados. Foi efetuado levantamento de necessidades dos alunos e seus agregados familiares, no sentido de adaptar a intervenção aos recursos existentes. Nos casos em que as escolas mantiveram o atendimento presencial a alunos com mais vulnerabilidades, mantiveram-se os atendimentos presenciais. Este foi um ano letivo muito penalizador para todos! Mas muito em particular para os alunos e famílias que por si só já se debatem com maiores dificuldades académicas e inclusão social, situação que potenciou um aumento das desigualdades; De referir ainda que, apesar de todo o esforço de adaptação, a prestação do CRI foi igualmente afetada negativamente por uma maior dificuldade de contratação de técnicos especializados. | 19


MATA RAINHA D. LEONOR E PARQUE D. CARLOS I Durante o ano de 2020, o CEERDL por protocolo com a União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nª Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, participou na Limpeza e manutenção dos caminhos e zonas arbustivas e de jardim da Mata Rainha D. Leonor e do Parque D. Carlos I. Estas atividades de ocupação, formação e reabilitação envolvem clientes de Centro de Atividades Ocupacionais, Fórum Sócio-Ocupacional e Formação Profissional. A matéria orgânica e madeira resultante destas ações, é tratada e gerida em centro de combustagem, posteriormente é recolocada nas zonas verdes do parque e mata ou ensacada para venda à comunidade, com a marca Produtos da Mata.

| 20


PRODUTOS DA MATA Produtos da Mata, iniciativa realizada em parceria com a União de Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Srª do Pópulo, Coto e S. Gregório, foi financiada pelo Prémio Fidelidade Comunidade 2018. A participação na manutenção da Mata Rainha D. Leonor e Parque D. Carlos I, envolve vários serviços do CEERDL (Centro de Atividades Ocupacionais; Fórum Socio-Ocupacional; Formação Profissional e Espaços Verdes CEERDL) Desta manutenção - poda, corte de arbustos, recolha e compostagem da folhagem, resultam desperdícios que são transformados em novos produtos: Fertilizante Orgânico e Lenha Variada. Este projeto tem reconhecida relevância ambiental e social. Faz reutilização de desperdício, criando valor, e ainda contribui para a Inclusão Social dos nossos clientes por dar visibilidade às suas competências e potencialidades.

Em 2020, 747,75€€, foi o valor resultante da venda no comércio local dos materiais: lenha variada e fertilizante orgânico, foi aplicado na compra de uma máquina corta -mato, em uso na manutenção da Mata Rainha D. Leonor e Parque D. Carlos I, completando deste modo um ciclo ambiental. Para a comercialização destes produtos contámos com a parceria comercial da Agriloja, Ecolenhas e Cooagrical. | 21


SEPARA & GANHA

RECICLAR É SEMPRE GANHAR No ano letivo de 2019/2020 o CEERDL, participou no Concurso “Separa e Ganha” da ValorSul, apoiado pelo Município de Caldas da Rainha. É um programa que promove a reciclagem e as boas práticas ambientais na comunidade escolar, e esta foi a edição mais participada de sempre abrangendo 86.000 participantes. Nesta edição, foram recolhidas e enviadas para reciclagem 303 toneladas de plástico & metal e 514 toneladas de papel & cartão. Estes resíduos foram assim retirados do circuito de recolha de resíduos para aterro. Em cada instalação do CEERDL existem

ECOPONTOS AMARELOS

e

ECOPONTOS AZUIS onde são recolhidas embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida, papel e cartão. O material de todos os ECOPONTOS AMARELOS foi recolhido por clientes do CAO e colocado no Refeitório o Garfo, tendo sido semanalmente recolhido pela Valorsul O material de todos os ECOPONTOS AZUIS foi recolhido por clientes do CAO e colocado no ECOPONTO AZUL em frente ao CAO. Todo o material colocado nestes ecopontos azuis, por nós e pela comunidade, contou a favor do CEERDL. A adesão ao concurso “Separa e Ganha” veio consolidar as

RECICLAGEM

BOAS PRÁTICAS DE

já existentes na instituição. Em torno de um objetivo comum,

melhorámos os nossos hábitos de separação, dos colaboradores e dos clientes. Porque

RECICLAR É SEMPRE GANHAR!

, continuamos no ano letivo

2020/2021 O CEERDL recebeu um Prémio de Participação de 323,65€ que resultou da entrega de 8.455 Kg de PLÁSTICO, a que foi atribuído um prémio no valor de 253,65€, e da entrega 910 Kg de PAPEL, a que foi atribuído um prémio no valor de 70,00€. | 22


SEPARA & GANHA SEPARA E GANHA NO AMARELO - INSTITUIÇÕES CALDAS DA RAINHA

No total foram recolhidos 4.856kg

SEPARA E GANHA NO AZUL - INSTITUIÇÕES CALDAS DA RAINHA

No total foram recolhidos 16.969kg

| 23


SPORTING CLUBE DAS CALDAS - VOLEIBOL A equipa de seniores masculinos de voleibol do Sporting Clube das Caldas disputa o Campeonato Nacional da I Divisão. A época desportiva 2020/2021 iniciou em outubro. 6 residentes no CEERDL, prestaram apoio logístico à equipa técnica em todos os jogos oficiais realizados em casa. Foi uma experiência muito enriquecedora para os participantes!

Foto in https://www.facebook.com/SportingClubeCaldas/photos/a.799977586699946/3656595007704842/

| 24


MISSÃO CONTINENTE - GRUPO SONAE A Missão Continente combate o desperdício a partir do reaproveitamento de produtos que os clientes já não selecionam “os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições de segurança e higiene alimentar, e, portanto, de consumo”. O programa beneficiou em 2020, 54 instituições de solidariedade social no distrito de Leiria. O CEERDL beneficia semanalmente destes donativos a partir das lojas do Modelo Continente, Wells e Zippy de Caldas da Rainha. Este ano recebeu donativos no valor de 10.027,56 €. Esta rede nacional de donativos é apoiada pela PHENIX, empresa social e ambiental que tem o objetivo de reduzir o desperdício alimentar e não alimentar da grande distribuição. É parceira do Continente para a gestão de donativos e convidou o CEERDL a desenvolver um troféu da marca PHENIX para entrega no Modelo de Caldas durante a época natalícia. O troféu foi concebido no Centro de Atividades Ocupacionais.

AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA Em 2020, a Autoridade Tributária e Aduaneira, entregou ao CEERDL referente à consignação do IRS de 2018, 4.001,14€. Entregou ainda, referente à consignação de 15% do IVA suportado, 634,08€. Estes valores são apuros dos contribuintes que assinalaram o CEERDL para contribuição na sua prestação de contas de 2018. | 25


SELO DE BOAS PRÁTICAS - SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

Selo de Boas Práticas da Plataforma Supra Concelhia do Oeste O CEERDL viu reconhecida a sua metodologia de trabalho que espelha, acima de tudo, a visão e cultura organizacionais. Pretende, acima de tudo, contribuir para reverter ciclos geracionais de pobreza multidimensional mas ao mesmo tempo estimular a autonomia e níveis de funcionalidade. Nessa medida, para além da prestação de serviços tipificados: fornecimento de refeições, tratamento de roupa, higiene habitacional, o SAD - CEERDL é fortemente focado no Treino de Competências Pessoais e Psicossociais, Gestão Financeira, Acompanhamento Clínico, Psicoeducação, Sensibilização e Apoio Individualizado, familiar e parental, contando com o acompanhamento sistemático de técnicos especializados na área da Psicologia e Serviço Social. O que pretendemos é que os beneficiários do serviço e seus familiares desenvolvam competências que possam ser treináveis mas que essencialmente possam ser replicáveis e dissemináveis às gerações futuras. E é com esta linha de pensamento que queremos que as pessoas consigam fazer as suas mudanças e consigam projetar-se no futuro em igualdade de oportunidades.

| 26


A participação social da comunidade empresarial, afirma a utilidade pública da nossa organização. Os Cabeleireiros Ana Saramago, dinamizaram uma campanha de sensibilização. Durante 1 semana, cada cliente atendido contribuiu com 5€ para o CEERDL. A verba angariada foi de 500€ e foi aplicada na aquisição de marquesa para reabilitação funcional. | 27


REVISTA FENACERCI O Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor participou na revista da FENACERCI 2020. O tema desta edição versa a Saúde na qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, o CEERDL enviou artigo sobre o projeto Mais Saúde Oral https://www.yumpu.com/pt/document/read/64302050/revista-fenacerci-2020

| 28


CAMPANHA PIRILAMPO MÁGICO Pela impossibilidade de se realizarem ações de divulgação presenciais e vendas de rua, a Campanha do Pirilampo Mágico de 2020, não ocorreu. Aguarda-se a campanha de 2021, que está prevista decorrer em outubro depois do regresso às aulas. O Pirilampo irá andar por aí a espalhar magia e solidariedade, e contará com o apoio habitual de TODOS! https://www.fenacerci.pt/2020/04/04/campanha-pirilampo-magico-adiada/

| 29


INICIATIVAS SOCIAIS - GRUPO GERÓNIMO MARTINS

Promoção da Inclusão Social e Empreendedorismo Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo social e a sustentabilidade financeira das instituições do terceiro sector, o Pingo Doce promove a comercialização de produtos desenvolvidos por instituições que se dedicam ao combate à exclusão social na sociedade portuguesa. Desde 2011 que está ativo o apoio ao CEERDL – Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, uma cooperativa que serve 540 pessoas com algum tipo de deficiência ou doença mental, através da prestação de serviços que promovem a sua qualidade de vida. O Pingo Doce compra ao CEERDL cerca 50 mil monobouquets de lírios por ano, o que representa cerca de 22% da faturação anual da área de floricultura do CEERDL. O sucesso desta parceria viabilizou o aumento da produção, o que permitiu melhores resultados financeiros para a instituição, viabilizando a melhoria de instalações e condições de trabalho. A equipa foi alargada e o CEERDL passou, em 2020, a empregar 13 pessoas com vulnerabilidades, permitindo assim o seu acesso ao mercado de trabalho. Inhttps://www.jeronimomartins.com/pt/responsabilidade/apoiar-comunidades-envolventes/iniciativas-sociais/

| 30


CASES -RANKING COOPERATIVAS DO RAMO SOLIDARIEDADE SOCIAL A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Publicou em 2020, “As 100 Maiores Cooperativas - 2018”. O CEERDL integra o ranking das cinco maiores Cooperativas do Ramo Solidariedade Social https://www.cases.pt/wp-content/uploads/2020/07/100-Maiores-Cooperativas.pdf

| 31


CANDIDATURAS E PROJECTOS O Projeto Europeu InteGrid envolveu 8 países europeus. Em Portugal, ocorreu em Alcochete, Caldas da Rainha, Valverde e Mafra, teve a participação de 145 clientes domésticos e 20 clientes de média tensão. Os resultados apontaram para a obtenção de um autoconsumo de 57%, ou seja, energia renovável gerada localmente e gerida na rede de distribuição, reduzindo o consumo de forma proporcional”. O CEERDL participou neste projeto de investigação e neste âmbito foi instalado no Fórum Sócio ocupacional do CEERDL um HEMS (Sistema de Gestão de Energia), um Painel Fotovoltaico, uma Máquina de Lavar a Roupa Inteligente e uma Bateria.

A Fidelidade entregou ao

CEERDL doação de salvado proveniente de um sinistro por eles indemnizado. Foram artigos diversos de casa, jardim e material escolar. Estes produtos foram utilizados em atividades de formação e ocupação, foram entregues aos nossos clientes, como presentes de natal, e serviram para renovação e decoração de estruturas de apoio residencial. | 32


CANDIDATURAS PARES - OBRAS DE REAQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO Ampliar, Reabilitar e Renovar o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Requalificar o Lar Residencial A Centro de Atividades Ocupacionais

Foi apresentado em candidatura a edificação de novos espaços e a reabilitação dos atuais, mas também a renovação de materiais e equipamentos. Este investimento está previsto ser realizado pelo valor de 799.665,17€ (+IVA). É uma aposta na melhoria contínua da prestação de serviços focalizada na satisfação das necessidades dos nossos clientes e da comunidade. Atualmente a resposta social tem capacidade e apoia 80 pessoas e pretende acrescer atendimento a mais 30 beneficiários com deficiência grave e profunda. Com esta oportunidade de financiamento, pretende-se Reabilitar e modernizar o edificado existente, potenciando a sua vida útil e melhorando as condições de utilização e segurança, saúde e de acessibilidade. E ainda a Construção de estrutura contigua que acresça e rentabilize o equipamento social já existente.

Lar Residencial A

A requalificação desta estrutura vai reforçar uma intervenção especializada e focalizada no bem-estar e qualidade de vida de 12 residentes. O investimento irá possibilitar a reorganização funcional do equipamento existente e a melhoria das suas condições de habitabilidade, assegurando requisitos de bem-estar, qualidade de vida e inclusão social dos beneficiários. Garantir espaços suficientes e harmoniosos e condições essenciais de salubridade, acessibilidade, conforto, eficiência energética e acessibilidade, irá conferir-lhe características de desempenho e de funcionalidade que claramente acrescentarão qualidade ao atendimento. O investimento no processo de reabilitação e modernização, dos espaços e equipamentos tem um valor previsto de 269.838,00€ (+IVA)

| 33


CANDIDATURAS NÃO SELECIONADAS E PROJECTOS ADIADOS Candidatura apresentada à 3.ª Edição do Prémio Fidelidade Comunidade, para construção de Parque Urbano Adaptado na estrutura de CAO. Candidatura apresentada à Dgartes, para desenvolvimento de Workshops de teatro e cinema em Fórum Sócio Ocupacional. Candidatura apresentada à Gulbenkian Cuida, no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19, destinada a reforçar a capacidade de resposta do serviço de SAD. Candidatura apresentada ao Prémio Agir para aquisição de equipamentos de jardinagem para os “Espaços Verdes”. Candidatura apresentada à 2ª edição do Prémio Rural para ampliação do serviço de Jardinagem – “Espaços Verdes”. Candidatura presentada à 11ª edição do Prémio Capacitar, para qualificação da estrutura de Lar Residencial A. As candidaturas ao INR: “Conhecer as Regiões de Portugal”, “YesWEekend 2” e “Vira e Volta ao FantochARTE” foram aprovadas mas, pela sua natureza implicavam saídas culturais, de lazer e de apresentações em escolas, o que em contexto pandémico era difícil de concretizar em condições de segurança. Foram assim as 3 declinadas pelo CEERDL. | 34


APOIOS A EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE PROTEÇÃO O desconcertante inicio de pandemia exigiu a reestruturação de espaços, adaptações ao funcionamento e o reforço na aquisição de equipamentos e materiais de higienização e proteção. O CEERDL contou com o apoio de várias entidades. No âmbito do Programa de Apoio ao Reforço de Emergência, a CONFECOOP, entregou ao CEERDL: 13800 Máscaras Cirúrgicas; 9 200 Aventais Descartáveis; 1 800 Luvas em Nitrilo; 50L de Álcool Gel; 175L Desinfetante multiusos; 2 Dispensadores verticais; 2 Termómetros. O Programa Adaptar Social +, apoiou o CEERDL na adaptação de espaços: 2 quartos de isolamento em Lar Residencial; Equipamento para refeitório de CAO; aquisição de máscaras e materiais de desinfeção e higienização. Andreia Ferreira Nabais, Irmã da Sandra Fernandes, cliente do lar Residencial fabricou 250 viseiras para proteção individual, utilizando impressora em 3D, papel de acetato e elásticos. O Município de Caldas da Rainha, entregou ao CEERDL 250 máscaras TNT reutilizáveis. #CosturarUmaaldeiaSolidária foi uma ação da União de Frequesias, que envolveu voluntários da comunidade no fabrico de máscaras TNT reutilizáveis. O CEERDL beneficiou de 250 máscaras. O Grupo Barros & Moreira desenvolveu uma campanha solidária de venda de máscaras cirúrgicas, a favor do CEERDL e dos Bombeiros Voluntários de Óbidos. Desta campanha reverteram para a instituição 150L de gel desinfetante e 7 000 máscaras cirúrgicas. | 35


ESCOLA DE SARGENTOS DO EXÉRCITO - CABAZES DE NATAL A Escola de Sargentos do Exército visitou o CEERDL e entregou produtos alimentares. Parte dos bens foram distribuídos em cabazes de natal às famílias e clientes com maiores carências e vulnerabilidades sociais. Os restantes bens foram ainda distribuídos pelos clientes do Serviço de Apoio Domiciliário e utilizados nas estruturas do Serviço Residencial.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAÚL PROENÇA - CABAZES DE NATAL O Agrupamento de Escolas Raúl Proença, dinamizou a semana Raúl Proença, este ano sem intercâmbios e com atividades condicionadas. De entre as atividades definidas pelos alunos e docentes, realizaram recolha e distribuição de alimentos não perecíveis. Ao CEERDL foram entregues alimentos de 4 turmas. Parte dos bens foram distribuídos em cabazes de natal às famílias e clientes com maiores carências e vulnerabilidades sociais. Os restantes bens foram ainda distribuídos pelos clientes do Serviço de Apoio Domiciliário e utilizados nas estruturas do Serviço Residencial.

| 36


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.