Savala Calçados

Page 1

Câmara de Dirigentes Lojistas de Carandaí

PRATA DA CASA

Agosto 2016

SAVALA CALÇADOS MANTÉM TRADIÇÃO FAMILIAR NO COMÉRCIO DE SAPATOS Em 1985, motivado por alguns amigos que acreditavam no potencial de crescimento do comércio carandaiense, o senhor Milton Rocha investiu em uma loja de sapatos na cidade. Na época, o comerciante morava em Conselheiro Lafaiete, de onde vinha todos os dias para administrar a Savala Calçados. O negócio deu tão certo que após seis meses ele se mudou para Carandaí com a família. No início a loja funcionava na Rua Maria de Melo Baêta, onde hoje fica o Calçadão. As atividades eram restritas à venda de calçados. Mas algum tempo depois, visando atender a demandas dos próprios clientes, o empresário investiu também no comércio de confecções. Com o crescimento das vendas, a loja foi dividida em duas, cada uma delas dedicada à um dos ramos de negócios: a Savala Calçados, que continuou no Calçadão e a Saveste Modas, que passou a funcionar na rua Imaculada Conceição. Em 1998, após construir um imóvel maior e capaz de acomodar as duas atividades, o senhor Milton voltou a unir as duas lojas e manteve o nome Saveste.

Em 2004, Leonardo Rocha decidiu seguir os passos do pai e investir no comércio de sapatos. A loja recebeu o mesmo nome do primeiro negócio da família, fundado na década de 80.

Tradição familiar

Em 2004, Leonardo Rocha, filho mais velho do senhor Milton, decidiu seguir os passos do pai: ele e sua esposa Juliana Rocha abriram uma loja de sapatos. Em homenagem ao patriarca da família e visando facilitar o reconhecimento entre os clientes, optaram por usar o nome Savala Calçados. Apesar da experiência do

casal, que já havia trabalhado nos negócios da família Rocha durante muitos anos, Juliana conta que o começo foi difícil. Ela ressalta que era preciso ter cuidado, expertise e conhecer bem o gosto dos clientes na hora da escolha dos produtos, para evitar que muitos deles ficassem ‘encalhados’ nas prateleiras. Além disso, de acordo com a empresária, demorou 1


Agosto 2016

Câmara de Dirigentes Lojistas de Carandaí

Em 2007 os comerciantes resolveram investir no comércio de produtos esportivos.

um tempo até que ganhassem a confiança dos fornecedores e conseguissem melhores condições de pagamento. “Os cinco primeiros anos foram muito difíceis. A gente não via retorno e tínhamos que estar sempre investindo. Com o tempo as coisas foram chegando no lugar e estamos aqui até hoje”, conta. No início, Juliana e Leonardo trabalhavam com poucas marcas e focavam na venda de calçados. Cerca de três anos depois de fundarem a loja, conheceram a linha de produtos esportivos de uma das marcas de tênis com as quais trabalham e decidiram investir nesse nicho de negócios. Hoje, os artigos da linha esportiva representam uma porcentagem significativa das vendas.

E para manter o ritmo dos negócios, os empresários apostam em uma das características do comércio carandaiense: a proximidade com os clientes. “Como a cidade é pequena, a gente conhece muita gente e há facilidade de abrir o crediário, sem ter que pedir tantos documentos e informações”, afirma a comerciante, que demonstra preocupação em oferecer aos consumidores as melhores formas de pagamento. Para Juliana, o bom atendimento é também um fator essencial para a conquista e fidelização dos clientes. A empresária afirma que uma de suas preocupações é a de instruir bem suas funcionárias, ressaltando sempre a necessidade de tratar os fregueses com atenção, educação e carinho.

Driblando a crise

Segundo Juliana as vendas do Natal de 2015 foram um pouco melhores do que as do mesmo período do ano anterior, porém as mesmas giraram em torno de mercadorias mais baratas. Assim, uma saída para manter o ritmo das vendas em 2016 foi apostar no básico e em produtos cuja saída é maior. “Eu diminui um pouco as compras para o Inverno deste ano, mas não muito, porque não podemos deixar de ter opção”, conta Juliana. E mesmo em meio à muitas dificuldades, seja para abrir um negócio ou para mantê-lo em tempos de crise, a comerciante encoraja quem quer começar: “Vale a pena. Tem que ter coragem e boa vontade. Não pode desanimar!”. 2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.