Page 1

PB—

manual da marca


brandbook akera


objetivo O objetivo deste manual é normatizar e simplificar a aplicação dos elementos da identidade visual da Akera, garantindo a máxima consistência na comunicação da empresa. Por isso, é fundamental que todas as recomendações descritas neste guia sejam seguidas em todas as ações de comunicação da marca, garantindo a qualidade da aplicação e a assimilação da marca por parte do público.

2— 3

brandbook akera


brandbook akera

conceito CONCEITO


Todo mundo quer ser um pouco brasileiro, menos o próprio brasileiro. A gente busca lá fora o que tem de melhor em casa. E o que que a gente diz que tem de melhor? O que eles acham que é o nosso melhor. As praias, as mulheres, o carnaval, a música. Disso, todo o mundo gosta, até o brasileiro. Mas nós temos muito mais. Vamos mostrar que não existe só uma forma de ser brasileiro, afinal são tantos Brasis dentro desse país. Vamos mostrar que dentro desse mundo que é o Brasil, a gente tem tudo que há de melhor. Vamos mostrar que o importante é torcer pelo nosso país, é vestir a camisa.

Vamos mostrar que nós vestimos brasileiro.

4— 5

manifesto


brandbook akera

a marca Akera é uma marca de moda praia e o caminho conceitual adotado remete ao movimento das ondas, elemento presente no universo do empreendimento. A partir de alterações formais tipográficas, a palavra acompanha o movimento de onda, trazendo fluidez e força. O núcleo da identidade visual da Akera é um logotipo, composto pela parte tipográfica. Esse núcleo se desdobra em três diferentes assinaturas: vertical resumida, vertical completa e horizontal completa. Veja a seguir o uso correto para cada uma das versões.


vertical completa

horizontal completa

6— 7

vertical resumida


brandbook akera

versões cromáticas A marca tem 6 versões cromáticas institucionais: preta, azul, laranja, amarela, nude e verde. As cores podem ser utilizadas para intensificar o contraste da marca com o fundo e dar dinamismo para a mesma.

versão negativa


o azul e o laranja são as cores preferenciais por questões de contraste e reconhecimento de marca, portanto devem ser as cores priorizadas.

versões secundárias as outras cores devem ser utilizadas esporadicamente.

8— 9

versões preferenciais


brandbook akera

código cromático As cores possuem grande importância na identificação visual de uma marca e sua utilização de forma estratégica otimiza o reconhecimento por parte do público. O sistema de identidade visual da Akera é composto por 5 cores + preto. É importante atentar para a relação entre os códigos cromáticos e suas respectivas mídias. Na criação de uma aplicação a ser visualizada numa tela, deve-se levar em conta os códigos RGB e/ou Web Safe. Em peças impressas, o código a ser verificado é o CMYK. Ele guiará todos os tipos de produção, de impressões digitais (plotters) a têxteis (silks sobre tecido). A impressão em quatro cores (CMYK) também é a mais comum para reproduzir materiais como fôlderes, filipetas e apresentações impressas que contenham fotos e gráficos coloridos. Além disso, a tabela Pantone será mais utilizada em produções envolvendo silk screen sobre tecido ou papel.


Pantone® 691 C C 5 M 18 Y 11 K 0 R 237 G 210 B 209 #eed2d2

laranja Pantone® 165 C C 0 M 80 Y 100 K 0 R 241 G 90 B 34 f#15a22

amarelo Pantone® 136 C C6 M4 Y 100 K 0 R 246 G 226 B 1 #f5e201

azul Pantone® 2728 C C 100 M 90 Y 0 K 0 R 33 G 64 B 154 #21409a

verde Pantone® 339 C C 90 M 0 Y 60 K 0 R 237 G 28 B 36 #00ae8e

10—11

nude


brandbook akera

símbolo Para complementar seu sistema de identidade visual, a Akera tem um símbolo que pode ser aplicado em momentos em que o logotipo principal não seja usado. O símbolo preferencialmente deve ser aplicado distante do logotipo.

versão preferencial (traço)


versão cor

versão negativa

12—13

versão traço e cor


brandbook akera

relação positivo/ negativo Para garantir a legibilidade da marca, é importante escolher a melhor versão cromática considerando a luminosidade do fundo. Veja abaixo a tabela de luminosidade, que varia de 10% a 100% de preto.

10%

20%

30%

40%


14—15

50%

60%

70%

80%

90%

100%


brandbook akera

Fundos com imagem Ao aplicar o logotipo sobre uma imagem fotográfica, deve-se usar o mesmo raciocínio de contrastes apresentado anteriormente. Além disso, é importante ressaltar que a marca colorida deve ser utilizada em ocasiões de imagens em preto e branco ou em tons análogos. Nas demais situações, recomenda-se a utilização da marca em versão negativa - levando sempre em conta a luminosidade da área da imagem em que elas serão aplicadas.


16—17

Fundos coloridos A observação da luminosidade e do tom do fundo serve também para assegurar a legibilidade da identidade. Recomenda-se sempre buscar o melhor contraste entre a marca e o fundo.


brandbook akera

integridade visual Para preservar a integridade visual da identidade, dois parâmetros são importantes: a área de proteção e o limite de redução. A área de proteção tem como objetivo preservar a visibilidade e a leitura da marca, evitando aproximação excessiva de outros elementos. Ela indica os limites ao redor do núcleo da identidade que não devem ser ultrapassados por outros elementos gráficos. No caso da marca da Akera, essa área é determinada pelas dimensões da letra “r”, conforme demonstrado no esquema abaixo.

Área de proteção


18—19

Os limites de redução servem para assegurar que o logotipo esteja legível e compreensível, mesmo em tamanhos pequenos. O tamanho mínimo de uso da marca da Akera é definido pela largura da parte tipográfica, como no exemplo abaixo.

Limites de redução

Aplicações Impressas

Aplicações Digitais


brandbook akera

tipografia As famílias tipográficas Karmilla e Grouch BT foram as escolhidas para toda a comunicação da Akera. A Karmilla é a preferencial e deve ser utilizada em textos em geral, sejam eles em mídia impressa ou digital. Entre os pesos disponíveis, as variações regular e bold podem ser utilizadas. Assim o processo de estabelecer hierarquias de informação se torna flexível e eficiente. A Grouch BT pode ser utilizada somente para títulos, destaques e específicas informações, sempre com um tamanho de letra grande (acima de 16 pt). Nos casos em que a Karmilla não possa ser utilizada, como em documentos de edição abertos ou textos em corpo de e-mail, a família tipográfica Helvetica deve substituí-la. Por ser uma fonte de sistema, ela está disponível em todos os computadores e pode ser visualizada sem perda de padrão.


20—21

Karmilla Karmilla Regular Nullabor sitiorempor rende doluptatios re molenim explant abo. Nam reheni inctotas aut volori temquid ucius, tem sunt dolestis acernatem as est “rehendus ium dit que sunt el modit modicilitas.

Grouch BT a tipografia em questão só poderá ser utilizada acima do corpo 16 pt. Para corpos menores, utilizar a Karmilla e suas variações.

Karmilla Bold Nullabor sitiorempor rende doluptatios re molenim explant abo. Nam reheni inctotas aut volori temquid ucius, tem sunt dolestis acernatem as est “rehendus ium dit que sunt el modit modicilitas.

Nullabor sitiorempor rende doluptatios re molenim explant abo. Nam reheni inctotas aut volori temquid ucius, tem sunt dolestis acernatem as est “rehendus ium dit que sunt el modit modicilitas.


brandbook akera

linguagem visual Para compor o universo da marca e dar o toque de fluidez e dinamismo necessários para a Akera, alguns elementos visuais foram desenvolvidos.

grafismos tem a função de apoiar a marca e gerar composições visuais. Novos grafismos podem ser desenhados, respeitando as características fluidas dos grafismos base. Os mesmos podem ser utilizados alternando entre as 5 cores da marca.


22— 23

versão traço os grafismos podem ser utilizados preenchidos ou com outline (contorno).


brandbook akera

exemplos de composiçþes


24—25

trabalhando com imagens e textos nesses casos, o grafismo pode sobrepor ou não a imagem, como nos exemplos. Preferencialmente, o texto deve ser aplicado centralizado no eixo central da peça.


brandbook akera


26—27


brandbook akera

2017Š identity developed by www.cadubocai.com manifesto louise alves

manual da marca / Akera  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you